Na minha visão, essa é a sensação que nós sentimos ao ver um cadáver. Acho que foi uma evolução pra reconhecer a morte, algo idêntico a um humano, mas sem vida, sem brilho, sem alma…
Concordo. Pode ser mesmo. Esse negócio de vale da estranheza, pode ser basicamente o medo do desconhecido. De algo que nunca vimos, não conhecemos, não experimentamos, não sabemos como agir ou reagir diante daquilo.....
Também acho que faz sentido se pensarmos que nós tivemos que competir durante mt tempo com outras espécies de humanos, que não eram Homo sapiens. Pareciam uns dos nossos, mas ao mesmo tempo pareciam outra espécie, que tá competindo por recursos. É mais interessante sentir maior empatia por seres da mesma espécie que você, desumanizando os mais diferentes, já que vc precisa competir por recursos limitados.
Isso me lembra da normalização de medo de bonecas realistas na infância. Ao menos na minha infância, não só eu, mas maioria das crianças que eu conhecia tinham histórias sobre medo de bonecas; mas n qualquer tipo de boneca, sempre era em relação aquelas mais realistas, com olhos de vidro principalmente.
Cara isso me lembrou um caso meu eu tinha medo pra CARALHO do filme a invenção de Hugo cabret por causa do robô q tinha nele mn eu não dormi umas 2 noites eu não me incomodei muito com expresso polar mais a invenção de Hugo cabret me traumatizou vei
Eu tenho uma boneca de 1,50cm que é muito realista mas tem aquele “quase” que sempre que olho pra ela me dá uma sensação de estranha. Ganhei ela aos 5 anos, guardo ela até hoje por ser sentimental, mas fica trancada na dispensa kkkkk tenho 23 anos.
E aquelas bonecas realistas de recém nascido? Vi uma no shopping "dormindo". O medo daquela boneca abrir os olhos me fez esquecer o que tinha ido fazer no shopping.
Sobre a questão final: sim, aconteceu isso durante a evolução dos sapiens, eles conviveram com no mínimo quatro outras espécies homo e é bem capaz que essa sensação de aversão tenha surgido justamente para fazer os sapiens diferenciar o próprio grupo dos demais (neandertais, denisovanos, etc).
Acontece comigo com aqueles bebês realistas, não consigo olhar sem sentir um desconforto. Faz sentido pra mim, a estranheza ser por não saber qual sentimento sentir por aquela coisa
Spoiler . . . Não veja Quando descubro q menina alice, não é humano, senti uma estranheza, pq tinha super apegado a ela ai descubro q ela é robo. reviravolta, jogo mt bom
12:00 pode muito bem ter acontecido exatamente isso, já que em um ponto da historia, tinha a ocorrência de 3 espécies do gênero homo ocorrendo simultaneamente, e pensando por esse ponto, pode ter sido o vale da estranheza um ponto inicial da extinção dessas espécies ou um resultado de interseções entre elas.
Que medo, será que nossos antepassados mataram os que eram muito parecidos mas não iguais? Será que os muito parecidos eram maus ou outra coisa? Da pra fazer um filme disso 👀
não faz muito sentido, já que os antigos homo sapiens tiveram filhos hibridos com esses humanos. você não faria bebês com algo que te traz aversão. Fora que os homo sapiens eram a espécie mais numerosa da época, as outras espécies humanas não representavam uma ameaça real para os seres humanos, consequentemente é improvável que esse evento tenha causado alguma pressão seletiva para desenvolvermos isso em nosso cérebro. O vídeo mostra que o experimento também foi feito com macacos e que eles tem uma aversão parecida com a nossa. Provavelmente esse instinto é mais antigo que a humanidade.
O livro Sapiens dá um ótimo exemplo disso ao abordar o possível genocídio dos neandertais provocado pelos sapiens. "Eles eram semelhantes demais para se ignorar e diferentes demais para se tolerar"
pensei ao menos nisso. Acredito que qdo o Sapiens encontrava com indivíduos que não eram sapiens, esse mecanismo de estranhamento fazia com q eles não quisessem procriar com esses indivíduos…garantindo assim a « pureza » da espécie. Esse mecanismo ajudou aos ancestrais do homem permanecerem cruzando apenas com individuos de sua pp. sp.
Essa tática de aversão foi usada por hajime isayama, criador do mangá "shingeki no kyojin" para fazer a aparência dos titans. Ele conta que percebeu isso quando um bêbado permaneceu olhando pra ele com o rosto estático e sorridente durante um bom tempo e isso lhe causou estranheza. A maioria dos titans possuem olhos arregalados, possuem uma quantidade extrema de dentes e são todos muito certinhos. Isayama conta que o nosso maior medo é do nós mesmo, por isso que os titans possuem aparências humanas. Pra quem já está acostumado com a estética do mangá, ou do anime, isso já nem funciona mais, porém pra quem começar a ler ou assistir vai causar um pequeno desconforto com essas coisas aparecendo bem na sua cara kk.
Fala não no primeiro episódio que a mãe do eren foi devorada mesmo não sendo nada demais o desconforto foi tão grande que demorei meses até começar a conseguir maratonar a série
Realmente, os titãs são macabros. Ainda mais quando era animados pelo estúdio Wit. Acho que no Mappa eles perderam um pouco essa estranheza porque a animação ficou menos realista. Mas todos os titãs são bizarros. O que mais me incomodava era a Mãe do Connie e o Titã Sorridente.
Por isso não comecei a assistir, meu amigo me indicou aí foi me mostrar um pouco de um EP eu disse QUEM? KKKKK Vou nada, me causou desconforto demaisss
"Se o Vale da Estranheza for algo realmente biológico, que nós desenvolvemos ao longo da nossa evolução, isso talvez queira dizer que em algum momento de nossa história nós tivemos que cuidar com coisas que pareciam humanas, mas que não eram..." Pronto, o gatilho dos teóricos da conspiração explodiu nesse momento! kkkkkkk
Teoria sem sentido ou base racional, a questão é que os humanos estão muito preso no próprio EGO, por isso qualquer coisa como alienígenas parece estranho, ou seja, uma espécie estúpida de racismo. Fica difícil levar a sério quem prega essa teoria ridícula como algo real, vai jogar um Game a 24 fps ou com gráficos ruins....
Eu parei pra pensar um pouco. E não é por isso que talvez muita gente tenha medo do michael jackson? O cara literalmente estava começando a parecer quase humano. Expressões faciais travadas e aparência não tão comum com que estamos acostumados.
O final do vídeo me lembra o livro Sapiens, do Yuval Noah Harari, onde ele especula que os Sapiens podem ter levado os Neandertais a extinção por não achar eles parecidos o suficiente com os Sapiens, mas ao mesmo tempo com muitas características em comum pra simplesmente ignora-los
Isso tbm me faz lembrar da história humana, quando os navegadores europeus chegaram aqui na América eles se espantaram com os indígenas, talvez isso tbm tenha relação com esse vale da estranheza.
12:00 parando para pensar, sim. por um grande período de tempo nós humanos tivemos que conviver com outros hominídeos que pareciam humanos mas não eram homo sapiens. Pode estar aqui um possível caminho para uma explicação. Seres que não tinham nosso nível de inteligência e pensamento abstrato mas que interagiram e até se reproduziram conosco.
Homo neanderthalensis por exemplo. Também eram humanos porém com características físicas diferentes do Homo sapiens. Alguns estudos apontam que 20k anos atrás eles ainda existiam e muito provavelmente foi o Homo sapiens que causou sua extinção, o que indica que havia muito conflito entre ambos.
11:59 - Talvez sejam os outros hominídeos com os quais a gente competia. Talvez a gente tenha desenvolvido isso pra saber identificar quem provavelmente era da mesma espécie que a nossa, e saber quem era um provável híbrido nascido do cruzamento da nossa espécie com outra. Também poderia servir pra indentificar melhor um indivíduo com alguma deficiência comprometedora, quem sabe.
Eu pensei nisso tbm, porém se fosse o caso, sentiríamos o tal vale da estranheza ao ver imagens das outras especies, mas oq sentimos é com coisas quase perfeitamente parecida conosco, portanto acredito q as outras espécies n são o caso de sentirmos o vale da estranheza por serem bem diferentes.
Vc me fez pensar em Pareidolia, que é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório. Pense na pré-história: se uma pessoa conseguisse identificar os olhos e boca de um predador escondido na mata, ela teria mais chances de fugir e sobreviver. Quem tivesse dificuldade em ver um rosto camuflado ali provavelmente seria pego de surpresa - e consequentemente viraria jantar. Assim, a seleção natural atua preservando os indivíduos que possuem facilidade em ver rostos em vários lugares.
Aconteceu isso com o filme do Sonic. O primeiro modelo do personagem era muito realista com muitas características “humanas” tornando ele um “quase “ humano. Ouve muitas críticas ao modelo do personagem e refizeram todo o filme trocando o modelo por um mais cartonizado que lembrava mais até os próprios vídeo games.
"Edward mãos de tesoura" aquele cenário de rua tão certinho, casas coloridas, grama baixa, céu azul... Sinto algo como se fosse esse vale da estranheza, mas não é com robôs ou animações semelhantes a humanos. Faz um vídeo sobre, Pedro!
Poxa cara pensava que era só eu sksksks eu gosto muito desse filme, mas os cenários das casas coloridas com o céu sempre azul (sendo o único contraste alí o próprio Edward) me causavam um desconforto...
Eu não gosto daquela cena pq todos os elementos são perfeitos e, na vida real, a maioria das coisas em nossa volta apresentam falhas, defeitos, desgastes e etc
O vale da estranheza acontece de forma coletiva no filme "CATS", todo mundo acha bizarro a forma como eles misturaram características humanas com felinos. Poderia ter usado esse filme como um parâmetro mais evidente dessa situação.
@@ighao6032 em Sonic, além do design horrível, os padrões de expressões do Sonic para determinados sentimentos tava errado demais. Na hora da surpresa, ele ficava triste, na hora de euforia era raiva, na raiva era apatia...
Sou tentado a acreditar que isso nao existe. Porque nao existiu essa "polemica" com Darth Maul? Ou mesmo aquelas gangues da America Central que tatuam o rosto?
Acontece muito em filmes de live-action também. Ouvi dizer que a Disney teve que aumentar os olhos dos leões do Rei Leão, pq eles tavam muito realistas e incomodava.
ta mas edai que vc ouviu dizer isso? eu ja ouvi dizer que a terra é plana , que a terra é oca, que a terra é o centro do universo etc, quer dizer nada.
Eu sinto um pouco disso em "A Casa Monstro", o estilo é mais cartoonizado, mas tem alguns movimentos bem realisticamente estranhos kkkk não sei se é impressão minha ou realmente tem algo disso no filme
sempre que esse filme o expresso polar passava nas noites de natal, eu amava assistir, mas afirmo que eu sentia algo estranho sim, a ambientação as expressões… não sei explicar, parece algo que eu sei e conheço.
Parece com a sensação de sentir vergonha alheia não é? Vc sente um desconforto! Acho que esse fenômeno, vale da estranheza, nos faz sentir incômodos pq remete a uma pessoa passando vergonha. Já que nós associamos pessoas agindo estranho em público com passar vergonha.
Lembro do livro "Sapiens", parafraseando uma frase que fala da nossa relação com os outros exemplares do gênero Homo "Parecidos demais para não serem notados, mas diferentes o bastante para não serem aceitos".
Depende. Você pode ser absurdamente atraído por uma pessoa com plásticas, mas não saber disso por causa da qualidade das plásticas. Já vi rapazes acreditando que certas asiáticas são iguais as moças de Final Fantasy naturalmente, kkkkk.
Um exemplo desse "vale da estranheza", vi uma foto de um cachorro peludo, que depois da tosa, passou a ter uma expressão fácil semelhante a um ser humano, algo bizarro mesmo, antes as expressões e o olhar
Eu sempre senti uma aflição de olhar nos olhos de algumas espécies de macacos. Pra mim parecia que uma alma humana tava presa dentro deles. Agora eu sei que pode ser esse vale da estranheza.
@@FernandoVilela se for a mesma foto que eu tô pensando, ali colocaram um efeito de careca no cachorro e o aplicativo reconheceu como um humano, por isso ele ficou com um olhar humano.
Esse final: "Tivemos de lidar com coisas que pareciam humanas mas não eram" abre um suspense para pensar na possibilidade de contatos com extra terrestres ao longo da história humana, e uma possível estranheza necessária para sobrevivência. Seria ótimo encontrar conteúdo sobre ets nesse canal.
Quando vi o expresso polar no começo percebi algo diferente no filme mas nao me causou desconforto, passei o filme todo prestando atençao em cada detalhe achei uma obra de arte
No filme "Eu Robô" eles decidiram não usar pele de textura similar a humana . Para não cair no vale da estranheza . Mas isso foi uma decisão da empresa retratada no filme e não uma decisão dos produtores do filme .
Fantástico. É a mesma sensação causada por uma máscara, daquelas de látex, como nos filmes de terror ou aqueles bonecos ultrarealistas estilo baby reborn. Impossível não sentir aflição vendo aquilo.
Acho que um bom exemplo seria a personagem Aloy do Horizon, vc sabe que é um jogo e que não é real, porém é tão bem feita que quando vc olha de primeira consegue se sentir confortável com a ideia de que é uma pessoa de verdade.
Irmão, sou completamente grato por você fornecer um conteúdo de qualidade. Vejo tantas coisas desnecessárias e emburrecedoras que já perdi o tesão de ver vídeos novos por aqui, mas faço do seu canal A exceção. Sou grato em nome da nossa sociedade, por existir pessoas como você. Parabéns pelo trabalho!
Tava procurando alguém que comentasse sobre isso huahuahua realmente, muito provável que os milênios convivendo com espécies homo diferentes que muitas vezes podiam representar uma ameaça por competitividade acabaria gerando isso. A versão fantasiosa e menos tediosa que isso seria algo como aliens humanoides que caçavam humanos no passado distante, alguma dessas viagens do History Channel kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu era uma criança muito estranha, assistia esse filme o dia inteiro. Não achava ele estranho, pelo contrário, era incrível para mim, eu amava o estilo dela e amava as animações daquele estilo. Nunca vi nada de estranho naquela animação, talvez porque fosse meu filme favorito na época, eu tinha uns 6 ou 7 anos.
8:03 inclusive este é o motivo pelo qual sentimos o famoso "fedor de velho"! hahaha. Conseguirmos naturalmente "cheirar" o sistema imunológico de outros seres humanos.
Mas esse cheiro realmente existe, se fizer um teste cego cheirando uma criança e um velho você vai saber quem é o velho devido a alcalinização das células, os idosos tem células mais ácidas enquanto que a criança tem células mais alcalinas.
Mano, que satisfação ver esse vídeo. É um assunto que eu sempre penso comigo mesmo e sempre tento entender, eu quase sempre chego a conclusão "é quase humano, mas tá errado", mas eu nunca soube explicar, pois eu não anotava ou escrevia, sempre pensava aleatoriamente e ficava muito confuso tentar explicar. Obrigado cientistas por fazerem pesquisas curiosas e meio inúteis para saciar a nossa curiosidade.
Cara, é só ir no zoológico, vc fica tenso, até se acostumar, completamente biológico! Enquanto seu gato tá distraído, passar o pé próximo dele, garante boas risadas de um salto único.
eu vi esse filme uma vez, é um dos meus favoritos e eu nunca tive coragem de ver de novo... nunca lidei bem com o incomodo causado, mas a história me faz lembrar até hoje.
As características temporais do tempo? Assim como a não presença de qualquer depicção de seres aproximados de seres humanos se transformando ou só mostrando algum comportamento estranho (sus?) ? Ou a provável origem desse traço nosso sendo a capacidade de reconhecer emoções humanas vindo da nossa natureza social?
Acho que faz sentido imaginar que o vale da estranheza existe pra repudiar cadáveres e pessoas com doenças que mudem muito sua aparência.Essas coisas sendo assustadoras
Na verdade o "vale da estranheza" é um fenômeno instintivo que nos ajuda a identificar seres que têm a forma humana mas que não se parecem conosco. E conosco entenda humanos mesmo. Esse desconforto é algo que você não tem com pessoas muito altas, baixas, feias ou até mesmo deformadas de alguma forma. Você sente outra coisa por alguém com uma face deformada/desfigurada mas isso NÃO cai nesse "vale". Essa estranheza você sente vendo um robô/imagem em 3D, que pode ter uma aparência que até pode te enganar por um segundo, a tecnologia para construção facial avançou muito nos últimos anos, mas depois, instintivamente, você percebe que aquilo não é um ser humano como você, por mais que no seu consciência uma associação lógica diga que é.
@@Kl-oz8gf justamente,eu botei só o que eu penso ser a razão da existência do vale da estranheza.Ai o cara não aceitou minha opinião e só copiou o vídeo e botou digitado
até hoje penso que isso foi uma jogada de marketing muito bem pensada KKKKKK pq nunca acostumamos e provavelmente nunca iremos nos acostumar com um sonic parecido com o ouriço real, a animação teria que ser estilizada msm que se passasse no mundo real. e estranhamente combinou muito mais com o filme do que a primeira versão ''realista'' dele
Eu tenho uma fobia relacionada a isso. Eu simplesmente não consigo chegar perto de estátuas vivas e principalmente pessoas fantasiadas (não cosplay, mas pessoas vestidas como um leão de pelucia gigante), me faz sentir EXTREMAMENTE desconfortável e até desencadeia crise de choro caso (como já ocorreu) o bixo venha atrás de mim. Depois desse video essa sensação de estranheza faz bem mais sentido
Eu amo o Expresso Polar!! Eu e meu irmão quando éramos crianças la para os 7 anos, assistíamos MUITO esse filme e até hoje temo um IMENSO carinho pelo filme, hoje tenho 19 anos e o meu irmão 21.
Nosso padrão de comportamento é buscar similaridades pra criar empatia e finalmente criar uma interação genuína. Quando conhecemos alguém é normal buscar padrões e fazer perguntas como de onde a pessoa é e gostos particulares pois por mais q a primeira vista não faz diferença o fato em comum dos dois gostarem de sushi e serem cariocas, isso gera empatia e conforto pra haver o mínimo de interação. Isso não acontece quando não podemos fazer uma leitura de similaridades, a fobia de palhaços também tem a ver com isso já que não podemos fazer uma leitura genuína dos sentimentos de alguém maquiado como palhaço e isso gera desconforto e estranheza. Bem essa é minha teoria, estudando vendas aprendi que gerar empatia com o cliente aumenta exponencialmente a chance de gerar negócio. Tudo envolve enpatia, por isso sociopatas se destacam na sociedade, as pessoas normais fazem isso instintivamente, psicopatas criam esses momentos e manipulam essa sensação de familiaridade pra gerar empatia. Na minha opinião por isso robôs humanoides e bebês realistas causam estranheza em boa parte da população. Queremos acreditar que é real, mas um alerta inconsciente age informando que estamos sendo enganados. Isso não ocorre com animações cartunescas pois sabemos que é um "teatro", sentimos empatia com personagens de filmes e novelas mesmo sabendo que são atores pois sabemos que estamos consumindo uma simulação. Isso não ocorre com representações realistas de nós mesmos.
"Em algum momento de nossa historia, talvez precisávamos lidar com coisas que pareciam humanas mas n eram humanas" pqp ate me arrepiei e ate pode ser vdd tbm, nesse mundo eu n duvido de mais nada, tudo pode acontecer so vai depender de nos se vamos conseguir encherga o acontecimento ou não 🤷♂️
@Lelouch vi Britânnia não tem como dizer, tem grandes chances de ter existido, do mesmo jeito q tem chances de n ter existido, não podemos falar q as chances eram grandes ou pequenas, pq não tem nenhum jeito de saber
@Lelouch vi Britânnia eu não acho, acredito q tem muitas coisas do passado q não sabemos por talvez ter ocorrido tão antigamente q não tinham como registrar q essa espécie existiu, e também pode ter sido algo q não era da Terra, e q nunca morreu, só partiu, por isso não tem fósseis
Boa noite Pedro. Minha mãe sempre me dizia: "Nunca subestime aquilo que você não conhece". Agora eu percebi uma relação da frase com o vale da estranheza. E isso gera um comportamento no nosso cérebro de defesa e ataque instintivamente. Muitíssimo obrigada.❤
O homo sapien-sapien, não foi o limite da nossa evolução, convivemos e até procríamos com outros hominídeos mas houveram conflitos, pela identificação de semelhanças da raça predominante, claro também houve o fator climático e de distanciamento social. Por isso ela afirma "não tão natural". Sendo menos sutil, pela lógica do vale da estranheza, se você fosse um homo sapien-sapien ancestral, iria querer preservar o que te assemelha, nas entrelinhas isso que quer dizer "tivemos que cuidar com coisas que pareciam humanas mas que não eram..."
Sim, nós já precisamos lidar com isso de ver uma coisa "humana e não humana" ao mesmo tempo. Hoje é mt difícil tentar processar o que seria isso, mas é só lembrar que coexistimos com outras espécies de humanos durante a evolução kkkk os caras pareciam mt com a gente, mas ao mesmo tempo não pareciam. Competindo por recursos limitados, é mt interessante desenvolver maior empatia dentro da sua própria espécie, e criar certa aversão por aqueles que são quase isso, mas não são. Tanto que realmente ajudamos a extinguir todos eles kkkkk
Desde que eu era criança, sempre assistia Expresso Polar, até mesmo na minha adolescência eu assistia muito, mas eu nunca tive medo, sempre achei incrível.
A questão nem é exatamente sentir pavor ou algo assim e sim achar estranho, tipo quando a gente não tira o olho dos detalhes e a gente fica pensando toda hora "eu sei que isso é fake, olha o quanto isso é fake"
Uma coisa que eu li uma vez sobre o vale da estranheza que me deixou bem... reflexivo uma vez foi: o vale da estranheza existe porque possivelmente algo não humano, mas quase, convivia com nossos antepassados e os que conseguiam distinguir eles da nossa espécie formaram esse "sentimento"
Eu senti essa sensação pela primeira vez na infância, tinha nem 10 anos, assistindo o homem bicentenário, na minha cabeça aquele robô naquela época já era o "quase" um humano, e nem pele tinha, hj n a nada de mais.
O mesmo acontece em "Marte precisa de mães" é um filme perturbador. Em " As aventuras de Tim Tim" por exemplo eles diminuíram os olhos e aumentaram o nariz de todas as personagens e resolveu
O vale da estranheza é muito real, quando eu via toy story eu ficava de boa naquela cena macabra do Andy no quarto dos brinquedos estragados, mas tinha aquela aversão ao menino que queimava os brinquedos na churrasqueira.
Se você não sabe, a gente teve que lidar com Neanderthals que eram do gênero homo. A teoria mais aceita é que nós que matamos eles, pode estar aí a resposta
8:33 resposta: livre arbítrio ( capacidade de escolher entre o bem e o mal), empatia ( capacidade não só de se colocar no lugar do outro, mas até de se sacrificar) e amar (amar exige sacrifício, só o humano tem essa qualidade).
A minha ideia é que o vale da estranheza é o sentimento que fica entre a empatia e a indiferença entre nossa própria espécie, por exemplo, quando eu era pequeno eu tinha pesadelos onde meu pai era substituído por um alienígena que era um clone dele, por mais que ele era idêntico, eu sabia que não era meu pai, então eu sabia se eu sentia empatia, ou aversão, ou indiferença, no final eu ficava tão aflito que eu acordava. Acho que o mesmo se aplicaria para qualquer clone humano, ou substituto, onde a pessoa deveria agir como a outra agia, mas não o faz
Assim como os caras a cima, eu tive um sonho meio parecido. Eu tava na casa do meu amigo e a gente tava jogando, até que alguém bate na porta e quando a gente viu, era algo igual a um humano, mas a gente sabia que não era. Ele ficava nos seguindo estranhamente, depois mais deles vão aparecendo e a gente decide fugir, e quando a gente foge, a rua fica vazia com todos eles nos seguindo (o pesadelo se passava de noite, então ficou mais estranho ainda).
2 роки тому+12
Nossa, muito interessante! Vendo esse vídeo eu imediatamente lembrei de algo da minha área que é a ginástica: a questão da Flexibilidade. Dentro da ginástica, a flexibilidade é muito exigida e contribui muito para a questão estética nos movimentos, deixando-os mais bonitos.. PORÉM, existe uma linha muito tênue entre a beleza e a "bizarrice".. alguns movimentos com uma flexibilidade muito exacerbada já não parecem mais tão esteticamente bonitos assim, chegando a serem estranhos, "esquisitos".. Claro que a questão estética desses movimentos também tem muita relação com os gostos pessoais, afinal muitas pessoas acham esses movimentos de flex exagerada como bonitos.. já outras pessoas, e eu me incluo nisso, vemos muitas vezes esses movimentos com estranheza.. enfim..
@@jpxchacal nao acho, se voce olhar um neandertal ou outra espécie humana de tão semelhante nao da pra dizer olhando que e outra espécie. Um exemplo disso e que existem varias pessoas com caracteridtixas neandertais(supercilios grandes, baixas e fortes) e tenho quase certeza que essas características nao te causam aflição
11:49 - O Vale da Estranheza sendo algo biológico e uma característica da evolução humana pode ser um indício que os seres humanos no início de sua evolução, e como sendo parte de um experimento, lidavam com seres de outros planetas mais evoluídos (ou como ascéticos diriam, seres espirituais) que pareciam ser à sua imagem e semelhança (em Gênesis o versículo diz "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" no plural mesmo, era "Deus" falando com outros semelhantes aos humanos, mas não humanos). Ou como um camarada disse em outro post, apenas a consequência de Homo Sapiens (nossa espécie) tentando diferenciar uma espécie parecida mais selvagem e mesmo agressiva, como um neandertal por exemplo.
Muitas pessoas sentiram essa sensação assistindo ao episódio Jibaro do Volume 3 de Love, Death and Robots. Por ser uma animação 3D ultrarealista, aliada a sons propositalmente feitos para incomodar e ausência de falas, muitas pessoas se sentiram incomodadas e acharam ruim, sendo que o episódio é maravilhoso em tudo, tanto animação quanto a história em si. Vendo o seu vídeo acho que encontrei a resposta sobre o pq muitas pessoas relataram a mesma coisa sobre esse episódio.
Eu me senti assim. Mesmo não sendo um episódio de terror eu praticamente assisti com os olhos fechados. Nunca fiquei tão incomodado com uma animação. Só consegui apreciar o episódio vendo cenas esparsas no UA-cam, e isso na 3a ou 4a tentativa.
No meu caso, a visão de robôs de aparência quase humana desperta não só o sentimento de estranheza, como também o de perigo kk. Fico com a impressão de que a qualquer momento aquela máquina vai ganhar consciência e sair do controle humano.
Tipo aquela galera do filme Eu, Robô. Quando eles saem do caminhão e pulam no carro eu fiquei em choque pq eu ainda tinha uma esperança que eles fossem comportados kkkkkk
acho que por extinto, qualquer coisa que não esteja sobre nosso contrale e que nosso consciente sabe que vai nos causar danos acaba nos deixando em alerta
8:48 Os humanos não só dependem de categorizar as coisas, categorizar e criar regras é o que nos faz como espécie! Seja um código de regras e sons (chamado de linguagem), seja coisas que funcionam ou não (como aprendizagem por tentativa e erro)
Que vídeo incrível! Agora eu entendi o motivo de eu estranhar "As aventuras de Tintim" quando assisti pela primeira e segunda vez. Tive uma certa estranheza com as feições dos personagens. Hoje em dia já me acostumei (depois de assistir várias vezes), porém lembro que quando estreiou o filme em 2011, eu achei bizarro! 👀
Ia comentar isso! Expresso polar nem foi tão desconfortável quanto Tintin, e olha que a escolha de manter as feições dos cartuns foi justamente para tentar diminuir isso
Acho o filme do tintim bem de boas, é um filme lindo graficamente e os personagens não são estranhos, agora expresso polar é outro nível de estranheza, tem uns personagens que chegam a me dar medo
Quando eu era criança, eu assiti uma animação japonesa chamada As viagens de Chiriro, - eu acho que esse é o nome - e as criaturas que não tinham aparência de humanos mas agima como tal, mas davam medo. Assisti depois de adulta e não sinto medo.
Caraca, O final foi o maior plot kkkkkkk, a teoria de que talvez já tenhamos lidado com coisas que pareciam humanas mas que não eram, simplesmente genial.
Talvez outras “raças” de humanos, era parecidos suficientes mas não era iguais literalmente a nós, os do tipo neandertal que foram extintos por nós talvez seja isso tbm
Pedro me fez lembrar aquele filme A.I Inteligência Artificial, onde tem uma cena em que o robô David estava num evento de destruição de robôs, e não deixam destruir o David porque ele é extremamente parecido com um garoto humano.
Por isso que desde criança eu sentia aversão em assistir A.I Inteligência Artificial, sempre achei que fosse fobia ou medo, normalmente filmes com I.A me deixam super aflita e quanto mais a I.A é semelhante ao humano, mais aflita eu fico.
Nossa isso pra mim é muita novidade, não fazia ideia que existia pessoas como vc! Com medo do que parece real... Que loucura kkkkk mas ok.. eu sou autista deve ser por isso que não sou assim
Pra mim, remeteu a um apresentador retornando de um merchan gravado, em programa vespertino, hahahaha
2 роки тому+48
Mano, eu tenho a mesma percepção quando a pessoa está perto de morrer, tenho a impressão que a pessoa está mais inchada ou com sinal fraco de ligação com o cérebro.
@@gabrielemachado1581 Acho que ele quis dizer no sentido de quando uma pessoa está prestes a morrer, seja por causa de uma doença como câncer ou pneumonia q seja, ela fica estranha, literalmente o q o vale da estranheza é, por exemplo, muita gente achou estranho aquela foto tirada dias ou até horas antes da rainha Elizabeth falecer, a aparência dela estava estranha e não sabemos explicar exatamente o porquê
Sobre o final do vídeo, eu pensava muito a respeito do vale da estranheza e já me perguntei se ele não pode ter surgido na época em que convivíamos com outros hominídeos. Talvez o vale da estranheza tenha surgido como forma de nos ajudar a distinguir as características que diferenciavam um homo sapiens de um neanderthal, por exemplo.
Acabei de começar o vídeo, mas SIMMMM, esse filme do expresso polar me dava pesadelos quando eu era pequena, uma sensação ruim....e nunca mais consegui assistir novamente, só de pensar me dá uma sensação estranha.
COMO o Pedro fala desse assunto e ESQUECE (!!!) de citar SONIC?!?!?! O MAIOR caso de ESTRANHEZA que foi CONSERTADO após a péssima recepção do público!!!
@@daniellimaferreira2684 pois é... talvez o que tenha incomodado o povo, não tenho sido o fato de se parecer ou não com o ser humano, mas sim o design daquela versão inicial não se parecer com o Sonic que todo mundo conhece dos games.
Quando vi o filme achei primeiramente que era algo ligado a suspense ou terror pela estranheza emocional...o robô que "imita as emoções faciais" na vida real me causou a mesma coisa era mt bizarro ainda mais quando afirmou que se quisesse poderia acabar com os humanos
Até pessoas muito diferentes de nós, nos causam desconforto, muitas vezes. Imagina outras situações. Somos bombardeados de padrões de beleza, filmes e histórias de fantasmas, bonecos assustadores. Também demonizamos coisas e aparências.
11:50 eu tinha pensado a mesma coisa no inicio do vídeo, é bizarro pensar assim, vai que no passado seres humanoides nos caçavam e tinhamos que saber a diferença entre humanos e não humanos, ai do nada eles desaparecem sem deixar vestigios, doidera.
Nessa época tinha outras espécies de humanos pelo mundo, mas talvez um ser que se parecia com um homo sapiens se infiltrava nos grupos para fazer algum mal
Acho que é pq dá a sensação de algo familiar mas ao mesmo tempo estranho, tipo vc sabe como é uma tv ligando mas você não ligou ela e isso confunde o seu cérebro com algo familiar mas estranho, e isso lhe dá medo e aversão, como nos lymiar space
7:25 O conto de Isaac Azimov O homem bicentenário (não confundir com o filme) trata desse assunto. O robô desejava ser considerado um homem pra ter os "direitos humanos" e no final ele decide programar a sua própria morte para se tornar "humano" ...
22 de junho de 2024, manhã de sábado: Acabei de assistir a um vídeo lançado há 22 minutos em um outro canal, no qual, pela primeira vez, ouvi menção a esse termo "Vale da estranheza". Por ter me chamado a atenção, pausei o vídeo e, imediatamente vim fazer uma pesquisa aqui mesmo na plataforma a respeito do termo e chego a essa pérola do *Ciência Todo Dia*. Que vídeo, pessoal! Que texto... Que narração, apresentação, animação e, sobretudo, que profundidade... inclusive filosófica! (acho que cheguei ao próprio Vale da estranheza me deparando com esse material produzido por vocês). Parabéns... Belo trabalho! Ah, meu clímax? O pressuposto no final. Eu simplesmente me arrepiei!
a franquia yakuza (os jogos mais recentes) possuem modelos dos personagens super realistas também, e alguns são baseados em pessoas reais. é bem convincente, algumas vezes você esquece que é um jogo e não causa essa estranheza, só em alguns momentos que você não consegue ver aquilo como 100% perto da realidade
eu me sentia mt desconfortável assistindo Expresso Polar tá explicado
2 роки тому
@@DDyreO Isso, obrigada! Claramente de um a intenção era fazer algo realista e de outro algo mais cartunizado, como o tamanho dos olhos e formato do rosto, como dido no vídeo. As coisas mais próximas que as animações 3D se preocupam mais aparentemente, são texturas, cabelos, pelos mais reais, mas não deixa de ser cartunizado por isso.
O que estão achando desses vídeos mais trabalhados? 👀
Depois de ver eu falo
Parece bom só achei paia o ruido de fundo as vezes
Ótimos!
Faça um video sobre estoicismo!!
Incrível
8:33 - Oq nos faz humanos é a capacidade de selecionar imagens com semáforos ou faixas de pedestres 👍🏻
[ ] I'm not a robot
@@fwkzz I'm am Whatsapp 2 😎😎🤙🤙🤙
Ou selecionar 🌴Palmeiras, bicicletas ou 🚍ônibus...
hidrantes
@@col.billkilgore4341 Selecionar escadas e montanhas.
Na minha visão, essa é a sensação que nós sentimos ao ver um cadáver. Acho que foi uma evolução pra reconhecer a morte, algo idêntico a um humano, mas sem vida, sem brilho, sem alma…
Concordo. Pode ser mesmo. Esse negócio de vale da estranheza, pode ser basicamente o medo do desconhecido. De algo que nunca vimos, não conhecemos, não experimentamos, não sabemos como agir ou reagir diante daquilo.....
@@u.b.g.1471 conceito também conhecido na gringa como Uncanny, recomendo pesquisar, é bem bizarro.
Perfeito!
Também acho que faz sentido se pensarmos que nós tivemos que competir durante mt tempo com outras espécies de humanos, que não eram Homo sapiens. Pareciam uns dos nossos, mas ao mesmo tempo pareciam outra espécie, que tá competindo por recursos. É mais interessante sentir maior empatia por seres da mesma espécie que você, desumanizando os mais diferentes, já que vc precisa competir por recursos limitados.
@@u.b.g.1471 se for isso, imagina o que sentiam nossos antepassados
Isso me lembra da normalização de medo de bonecas realistas na infância. Ao menos na minha infância, não só eu, mas maioria das crianças que eu conhecia tinham histórias sobre medo de bonecas; mas n qualquer tipo de boneca, sempre era em relação aquelas mais realistas, com olhos de vidro principalmente.
Cara isso me lembrou um caso meu eu tinha medo pra CARALHO do filme a invenção de Hugo cabret por causa do robô q tinha nele mn eu não dormi umas 2 noites eu não me incomodei muito com expresso polar mais a invenção de Hugo cabret me traumatizou vei
@AdrianoRCSSIM
Eu tenho uma boneca de 1,50cm que é muito realista mas tem aquele “quase” que sempre que olho pra ela me dá uma sensação de estranha. Ganhei ela aos 5 anos, guardo ela até hoje por ser sentimental, mas fica trancada na dispensa kkkkk tenho 23 anos.
E aquelas bonecas realistas de recém nascido? Vi uma no shopping "dormindo". O medo daquela boneca abrir os olhos me fez esquecer o que tinha ido fazer no shopping.
Na minha infância nos anos 80, tínhamos muito medo de bonecas kkkkk Da Xuxa, do Fofão e um tempo depois ainda veio o filme do Chuck.
Sobre a questão final: sim, aconteceu isso durante a evolução dos sapiens, eles conviveram com no mínimo quatro outras espécies homo e é bem capaz que essa sensação de aversão tenha surgido justamente para fazer os sapiens diferenciar o próprio grupo dos demais (neandertais, denisovanos, etc).
No seu caso, em específico, qual dos grupos você pertence?
@@virgiliosantospereira7276 sapiens
Exatamente oq eu pensei! Ele não falou isso
Já ia comentar isso!! 🙌🏻
@@mimisouza5283 o que não quer dizer que seja consensual
Acontece comigo com aqueles bebês realistas, não consigo olhar sem sentir um desconforto. Faz sentido pra mim, a estranheza ser por não saber qual sentimento sentir por aquela coisa
O que me desconforta nesses bebês realistas é que eles parecem mortos.
@@leonardoalcantara1509 também, mano. Acho sinistro quem tem
Eu nem consigo olhar pra eles... Dá um desconforto enorme.
Excelente exemplo
Pois é! Pois é! Pois é! Pois é!
Isso só mostra o quão incrível o jogo "Detroit: Become Human" é.
O jogo usa modelos realistas, mas não passa essa estranheza.
nossa simmm pensei nisso
Real
isso é pq os humanos dentro do jogo tem a mesma feição dos robôs, seria diferente se eles fossem mais robotizados cinzentos e travadões
Spoiler
.
.
.
Não veja
Quando descubro q menina alice, não é humano, senti uma estranheza, pq tinha super apegado a ela ai descubro q ela é robo. reviravolta, jogo mt bom
Boa referência
12:00 pode muito bem ter acontecido exatamente isso, já que em um ponto da historia, tinha a ocorrência de 3 espécies do gênero homo ocorrendo simultaneamente, e pensando por esse ponto, pode ter sido o vale da estranheza um ponto inicial da extinção dessas espécies ou um resultado de interseções entre elas.
Esse era o comentário que eu tava procurando...Faz muito sentido !
isso faz sentido pra car****
Que medo, será que nossos antepassados mataram os que eram muito parecidos mas não iguais? Será que os muito parecidos eram maus ou outra coisa? Da pra fazer um filme disso 👀
não faz muito sentido, já que os antigos homo sapiens tiveram filhos hibridos com esses humanos. você não faria bebês com algo que te traz aversão. Fora que os homo sapiens eram a espécie mais numerosa da época, as outras espécies humanas não representavam uma ameaça real para os seres humanos, consequentemente é improvável que esse evento tenha causado alguma pressão seletiva para desenvolvermos isso em nosso cérebro. O vídeo mostra que o experimento também foi feito com macacos e que eles tem uma aversão parecida com a nossa. Provavelmente esse instinto é mais antigo que a humanidade.
@@elinildo1000 dizem que as outras espécies de humanos eram parecidas demais para ignorar e diferentes demais para tolerar 😨
O livro Sapiens dá um ótimo exemplo disso ao abordar o possível genocídio dos neandertais provocado pelos sapiens. "Eles eram semelhantes demais para se ignorar e diferentes demais para se tolerar"
Verdade, livro fantástico
pensei ao menos nisso. Acredito que qdo o Sapiens encontrava com indivíduos que não eram sapiens, esse mecanismo de estranhamento fazia com q eles não quisessem procriar com esses indivíduos…garantindo assim a « pureza » da espécie. Esse mecanismo ajudou aos ancestrais do homem permanecerem cruzando apenas com individuos de sua pp. sp.
@@carolchristinadefaria6503nem tanto, tem pessoas em certas regiões que chegam a ter 4% de dna neanderthal
Essa tática de aversão foi usada por hajime isayama, criador do mangá "shingeki no kyojin" para fazer a aparência dos titans. Ele conta que percebeu isso quando um bêbado permaneceu olhando pra ele com o rosto estático e sorridente durante um bom tempo e isso lhe causou estranheza. A maioria dos titans possuem olhos arregalados, possuem uma quantidade extrema de dentes e são todos muito certinhos. Isayama conta que o nosso maior medo é do nós mesmo, por isso que os titans possuem aparências humanas. Pra quem já está acostumado com a estética do mangá, ou do anime, isso já nem funciona mais, porém pra quem começar a ler ou assistir vai causar um pequeno desconforto com essas coisas aparecendo bem na sua cara kk.
Fala não no primeiro episódio que a mãe do eren foi devorada mesmo não sendo nada demais o desconforto foi tão grande que demorei meses até começar a conseguir maratonar a série
@@lucas_mendesoficial1643 kkkkkk, o close na cara da titan sorridente é cabuloso
Realmente, os titãs são macabros. Ainda mais quando era animados pelo estúdio Wit. Acho que no Mappa eles perderam um pouco essa estranheza porque a animação ficou menos realista. Mas todos os titãs são bizarros. O que mais me incomodava era a Mãe do Connie e o Titã Sorridente.
@@matheusalbinobaima26 o titan da mãe do connie já era estranha, ficou mais ainda quando ela, em forma de titan, chama por ele do nd kkkk
Por isso não comecei a assistir, meu amigo me indicou aí foi me mostrar um pouco de um EP eu disse QUEM? KKKKK
Vou nada, me causou desconforto demaisss
"Se o Vale da Estranheza for algo realmente biológico, que nós desenvolvemos ao longo da nossa evolução, isso talvez queira dizer que em algum momento de nossa história nós tivemos que cuidar com coisas que pareciam humanas, mas que não eram..."
Pronto, o gatilho dos teóricos da conspiração explodiu nesse momento! kkkkkkk
Teoria sem sentido ou base racional, a questão é que os humanos estão muito preso no próprio EGO, por isso qualquer coisa como alienígenas parece estranho, ou seja, uma espécie estúpida de racismo.
Fica difícil levar a sério quem prega essa teoria ridícula como algo real, vai jogar um Game a 24 fps ou com gráficos ruins....
Cadaveres
E se for verdade?
Antes tinha outras espécies de humanos né? Talvez elas se cruzaram....
Alienígenas
Eu parei pra pensar um pouco. E não é por isso que talvez muita gente tenha medo do michael jackson? O cara literalmente estava começando a parecer quase humano. Expressões faciais travadas e aparência não tão comum com que estamos acostumados.
Bem mencionado, sempre fui fã mas inegavel que com o passar dos anos começou a se tornar perturbador até
Ele é um fofo mas realmente,ele tava no vale da estranheza
Faz bastante sentido na real
Realmente
tnh medo do mj
O final do vídeo me lembra o livro Sapiens, do Yuval Noah Harari, onde ele especula que os Sapiens podem ter levado os Neandertais a extinção por não achar eles parecidos o suficiente com os Sapiens, mas ao mesmo tempo com muitas características em comum pra simplesmente ignora-los
sim concordo
Sim man, boa observação
Isso tbm me faz lembrar da história humana, quando os navegadores europeus chegaram aqui na América eles se espantaram com os indígenas, talvez isso tbm tenha relação com esse vale da estranheza.
Uau
Tentaram fazer isso com os africanos também em alguns países.
12:00 parando para pensar, sim. por um grande período de tempo nós humanos tivemos que conviver com outros hominídeos que pareciam humanos mas não eram homo sapiens. Pode estar aqui um possível caminho para uma explicação. Seres que não tinham nosso nível de inteligência e pensamento abstrato mas que interagiram e até se reproduziram conosco.
Booa... Essa era a hipótese que faz total sentido com a reflexão no final do vídeo.
isso foi a primeira coisa que pensei tmb
como os neandertais?
Homo erectus?
Homo neanderthalensis por exemplo. Também eram humanos porém com características físicas diferentes do Homo sapiens. Alguns estudos apontam que 20k anos atrás eles ainda existiam e muito provavelmente foi o Homo sapiens que causou sua extinção, o que indica que havia muito conflito entre ambos.
11:59 - Talvez sejam os outros hominídeos com os quais a gente competia.
Talvez a gente tenha desenvolvido isso pra saber identificar quem provavelmente era da mesma espécie que a nossa, e saber quem era um provável híbrido nascido do cruzamento da nossa espécie com outra.
Também poderia servir pra indentificar melhor um indivíduo com alguma deficiência comprometedora, quem sabe.
Grandes símios me causam desconforto, principalmente se estiverem em zôo.
o que acabou por levar a guerras e extinção de outras espécies humanas no passado, nós somos descendentes daqueles que venceram.
Já existiram até 3 espécies de humanos na mesma época. Então faz sentido.
Eu pensei nisso tbm, porém se fosse o caso, sentiríamos o tal vale da estranheza ao ver imagens das outras especies, mas oq sentimos é com coisas quase perfeitamente parecida conosco, portanto acredito q as outras espécies n são o caso de sentirmos o vale da estranheza por serem bem diferentes.
Neandertais, macacos, tudo menos alienigena
Vc me fez pensar em Pareidolia, que é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório. Pense na pré-história: se uma pessoa conseguisse identificar os olhos e boca de um predador escondido na mata, ela teria mais chances de fugir e sobreviver. Quem tivesse dificuldade em ver um rosto camuflado ali provavelmente seria pego de surpresa - e consequentemente viraria jantar. Assim, a seleção natural atua preservando os indivíduos que possuem facilidade em ver rostos em vários lugares.
Isso é muito interessante
Aconteceu isso com o filme do Sonic. O primeiro modelo do personagem era muito realista com muitas características “humanas” tornando ele um “quase “ humano. Ouve muitas críticas ao modelo do personagem e refizeram todo o filme trocando o modelo por um mais cartonizado que lembrava mais até os próprios vídeo games.
realmente, faz muito sentido
Não, a galera reclamou pq realmente tava horrível kkkkkk o segundo ficou bem mais carismático.
"Edward mãos de tesoura" aquele cenário de rua tão certinho, casas coloridas, grama baixa, céu azul...
Sinto algo como se fosse esse vale da estranheza, mas não é com robôs ou animações semelhantes a humanos.
Faz um vídeo sobre, Pedro!
É pq é algo irreal, feito pra ser diferente do normal
Poxa cara pensava que era só eu sksksks eu gosto muito desse filme, mas os cenários das casas coloridas com o céu sempre azul (sendo o único contraste alí o próprio Edward) me causavam um desconforto...
Procure um pouco sobre dreamcore e weirdcore
Eu não gosto daquela cena pq todos os elementos são perfeitos e, na vida real, a maioria das coisas em nossa volta apresentam falhas, defeitos, desgastes e etc
Eu não gosto de jeito nenhum daquele cenário, é desconfortável, estranho, perfeito demais
O vale da estranheza acontece de forma coletiva no filme "CATS", todo mundo acha bizarro a forma como eles misturaram características humanas com felinos.
Poderia ter usado esse filme como um parâmetro mais evidente dessa situação.
Ah vá, até parece que vc não curtiu Thundercats... quando fizerem o live action deste, vc não irá vê-lo ou ficará se cagando no cinema.
@@virgiliosantospereira7276 CATS ≠ Thundercats
o live action do sonic (antes de mudarem por causa do público) também é um case com vale da estranheza muito mais evidente
@@ighao6032 em Sonic, além do design horrível, os padrões de expressões do Sonic para determinados sentimentos tava errado demais. Na hora da surpresa, ele ficava triste, na hora de euforia era raiva, na raiva era apatia...
Sou tentado a acreditar que isso nao existe. Porque nao existiu essa "polemica" com Darth Maul? Ou mesmo aquelas gangues da America Central que tatuam o rosto?
Acontece muito em filmes de live-action também. Ouvi dizer que a Disney teve que aumentar os olhos dos leões do Rei Leão, pq eles tavam muito realistas e incomodava.
ta mas edai que vc ouviu dizer isso? eu ja ouvi dizer que a terra é plana , que a terra é oca, que a terra é o centro do universo etc, quer dizer nada.
@@pablo-kx3to calma mano,toma um chá
@@julio1365 Né mano cara chato da porra
@@julio1365 o cara tá estressado e vem descontar aqui kķk
@@emersonsilva19728 ainda bem que ninguém aqui pode se encontra kkkkk
Eu sinto um pouco disso em "A Casa Monstro", o estilo é mais cartoonizado, mas tem alguns movimentos bem realisticamente estranhos kkkk não sei se é impressão minha ou realmente tem algo disso no filme
O filme foi animado com a técnica do motion capture (ou mocap para simplificar tudo), por isso eles se movem de uma forma esquisita no filme
SIM! Eu sinto isso com aquele filme dos fantasmas de Scrooge (algo do tipo).
eu sinto isso com aquele desenho "paranorman" desde pequeno sinto essa sensação e eu assistia cm meu primo ele tb sente isso!
Principalmente quando aquele cara do bigode volta correndo, come o chocolate de boca aberta, e sai correndo de novo
Os filmes da Barbie
sempre que esse filme o expresso polar passava nas noites de natal, eu amava assistir, mas afirmo que eu sentia algo estranho sim, a ambientação as expressões… não sei explicar, parece algo que eu sei e conheço.
Simm, eu tbm sentia, pensei que era só eu 😅😅
Eu não entendi foi nada desse filme.
Foda se?
Simmm eu tbm!
Parece com a sensação de sentir vergonha alheia não é? Vc sente um desconforto! Acho que esse fenômeno, vale da estranheza, nos faz sentir incômodos pq remete a uma pessoa passando vergonha. Já que nós associamos pessoas agindo estranho em público com passar vergonha.
Lembro do livro "Sapiens", parafraseando uma frase que fala da nossa relação com os outros exemplares do gênero Homo "Parecidos demais para não serem notados, mas diferentes o bastante para não serem aceitos".
Será que é por isso que quando pessoas fazem cirurgias plásticas exageradas, elas causam estranheza/aversão?
Ótimo vídeo!
Caraca
É mesmo 🤔
Depende. Você pode ser absurdamente atraído por uma pessoa com plásticas, mas não saber disso por causa da qualidade das plásticas. Já vi rapazes acreditando que certas asiáticas são iguais as moças de Final Fantasy naturalmente, kkkkk.
👍
faz sentido! rsssss
Sim! Os humanos da pré-história tiveram que lutar contra diferentes espécies humanas!
Os sapiens Sapiens lutavam contra os Neandertals no Paleolítico.
Que que tem a ver? Ver um macaco não ativa o vale
Exatamente
@@joroc Macacos não, pois são de outros gêneros. Agora, espécies humanas são estranhamente parecidas com ser humanos.
Interessante
@Dawang mas isso que ele falou é uma das teorias mais aceitas para o por quê do vale da estranheza
Um exemplo desse "vale da estranheza", vi uma foto de um cachorro peludo, que depois da tosa, passou a ter uma expressão fácil semelhante a um ser humano, algo bizarro mesmo, antes as expressões e o olhar
Eu sempre senti uma aflição de olhar nos olhos de algumas espécies de macacos. Pra mim parecia que uma alma humana tava presa dentro deles. Agora eu sei que pode ser esse vale da estranheza.
@@luizab1 eu ia comentar isso sobre os macacos!
Por um acaso não é aquela foto de um cachorro que rasparam a cabeça dele e ficou parecendo um humano sinistro, né ??
Aquilo é muito estranho!!
@@FernandoVilela fica mais bizarro quando vc vê os olhos dele brilhando e as orelhas no lugar errado 😅
@@FernandoVilela se for a mesma foto que eu tô pensando, ali colocaram um efeito de careca no cachorro e o aplicativo reconheceu como um humano, por isso ele ficou com um olhar humano.
Esse final: "Tivemos de lidar com coisas que pareciam humanas mas não eram" abre um suspense para pensar na possibilidade de contatos com extra terrestres ao longo da história humana, e uma possível estranheza necessária para sobrevivência. Seria ótimo encontrar conteúdo sobre ets nesse canal.
os annunakis
Não só extraterrestres, também houve outros tipos de humanos
Quando vi o expresso polar no começo percebi algo diferente no filme mas nao me causou desconforto, passei o filme todo prestando atençao em cada detalhe achei uma obra de arte
Acho que robôs menos "humanos" são uma tendência. No filme Interstellar, o robô que auxiliava os tripulantes era em forma de barra, por exemplo.
melhor design, o bicho é só um bloco kkkkkk
Aqui em casa nos referimos a ele como "robô geladeira"
o bicho é uma barra de proteína que fala KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
No filme "Eu Robô" eles decidiram não usar pele de textura similar a humana . Para não cair no vale da estranheza . Mas isso foi uma decisão da empresa retratada no filme e não uma decisão dos produtores do filme .
mas se a tendência pro futuro for rôbos cada vez mais parecidos com humanos o jogo vira
Fantástico. É a mesma sensação causada por uma máscara, daquelas de látex, como nos filmes de terror ou aqueles bonecos ultrarealistas estilo baby reborn. Impossível não sentir aflição vendo aquilo.
Baby reborn é amaldiçoado
@@JoaoPedro-dx6pn parece um cadaver plastificado
O filme "A pele que habito" do Almodovár explora muito esse terror psicológico/tensão de estética humana ou quase isso, seu comentário me lembrou isso
Isso é um sentimento falso colocado alí por judeus cara, tem nada a ver isso
Bebes bonecos realistas da agonia mesmo
Acho que um bom exemplo seria a personagem Aloy do Horizon, vc sabe que é um jogo e que não é real, porém é tão bem feita que quando vc olha de primeira consegue se sentir confortável com a ideia de que é uma pessoa de verdade.
A Aloy do Horizon forbidden west é mais realista que a Aloy do Horizon zero dawn (que não tinha expressões faciais muito boas).
Esse apresentador é excepcional!
Fala bem, interage bem com a câmera, e tem uma simpatia cativante. Parabéns!
Irmão, sou completamente grato por você fornecer um conteúdo de qualidade. Vejo tantas coisas desnecessárias e emburrecedoras que já perdi o tesão de ver vídeos novos por aqui, mas faço do seu canal A exceção.
Sou grato em nome da nossa sociedade, por existir pessoas como você. Parabéns pelo trabalho!
Isso foi muito especifíco
nossa, que ser intelectual, deveria se trancar com livros e deixar de usar essa arma de burrice que é a internet. salvem o nosso darwin da geração 🤲
@@juniorsanttos5496 só faltou o "pq EU sou um cara legal, no meio de tanto Zé droguinha 😞"
@@MarianaFlores-uf7cu eu tenho um asco desse tipo de gente KKKK mds
@@juniorsanttos5496ze droginha 😅
12:00 sim, já existiu outras espécies de humanos convivendo e competindo na mesma era.
penso a mesma coisa que voce isso é um mecanismo de saber diferenciar um picho de um humano semelhante a nos, mas que nao é nossa especie
Essa foi minha resposta quando ouvi falar pela primeira vez sobre o vale da estranheza
Tava procurando alguém que comentasse sobre isso huahuahua realmente, muito provável que os milênios convivendo com espécies homo diferentes que muitas vezes podiam representar uma ameaça por competitividade acabaria gerando isso. A versão fantasiosa e menos tediosa que isso seria algo como aliens humanoides que caçavam humanos no passado distante, alguma dessas viagens do History Channel kkkkkkkkkkkkkkkkkk
não, humanos são Homo Sapiens. O que existiram foram outras espécies do gênero Homo
Ou aliens. ALIENS, VC ESQUECEU DOS ALIENS!
Caraca, esse finalzinho foi bem tenebroso, mas achei sensacional o vídeos, nunca havia ouvido falar desse tal vale da estranheza
Simmmmmmm
Esse final me fez pensar sobre o convivio do homo sapiens com outras espécies como homo neanderthalensis, floresiensis entre outros..
Eu era uma criança muito estranha, assistia esse filme o dia inteiro. Não achava ele estranho, pelo contrário, era incrível para mim, eu amava o estilo dela e amava as animações daquele estilo. Nunca vi nada de estranho naquela animação, talvez porque fosse meu filme favorito na época, eu tinha uns 6 ou 7 anos.
Você não era estranho, você era normal.
@@Kitten_S2 kakakakaa q bom
@@Kitten_S2 eu acho, como se ser estranho fosse bom
Eu TB via o dia todo, da hora de acordar até dormir, todos os dias. Replay em cima de replay! Meu pai ficava louco. TB era meu filme preferido
Eu adorava assistir pq eu sentia a vibe do natal nele
Cada vídeo é de uma maestria sem igual, perfeitamente dirigido e baseado!!
concordo plenamente
8:03 inclusive este é o motivo pelo qual sentimos o famoso "fedor de velho"! hahaha. Conseguirmos naturalmente "cheirar" o sistema imunológico de outros seres humanos.
Mas esse cheiro realmente existe, se fizer um teste cego cheirando uma criança e um velho você vai saber quem é o velho devido a alcalinização das células, os idosos tem células mais ácidas enquanto que a criança tem células mais alcalinas.
@@robertodias2141 sim
Kkkkkk fedor de velho
Velho doente e esquisito 😂
Cheiro de vókkkkk
Mano, que satisfação ver esse vídeo. É um assunto que eu sempre penso comigo mesmo e sempre tento entender, eu quase sempre chego a conclusão "é quase humano, mas tá errado", mas eu nunca soube explicar, pois eu não anotava ou escrevia, sempre pensava aleatoriamente e ficava muito confuso tentar explicar. Obrigado cientistas por fazerem pesquisas curiosas e meio inúteis para saciar a nossa curiosidade.
bom, ñ é inutil se teve um propósito e o cumpriu
O paradoxo do filme com CGI bosta! 🤣
Cara, é só ir no zoológico, vc fica tenso, até se acostumar, completamente biológico! Enquanto seu gato tá distraído, passar o pé próximo dele, garante boas risadas de um salto único.
Quando era criança tinha muito medo do filme "A.I. Inteligência artificial" e o motivo só está fazendo sentido para mim agora. MT bom esse vídeo 😅
Pensei que era só eu.
Pra mim é estranho até j😅
eu vi esse filme uma vez, é um dos meus favoritos e eu nunca tive coragem de ver de novo... nunca lidei bem com o incomodo causado, mas a história me faz lembrar até hoje.
E eu com o filme "O homem sem sombra" 😂
Ou "a casa de cera" 😅
Essa foi a crise existencial mais incrível do canal. Se o planeta já teve algumas extinções, quem me garante que não foi por esse motivo aí????
Se aconteceu ou não, eu n sei, mas q daria um filme muito foda ah se daria kkkk
@@paulolibrelottoferroli2193 Com certeza daria um filme foda
outros humanos existiam fora a gente uma forma de protecao quando eramos irracionais ?
As características temporais do tempo? Assim como a não presença de qualquer depicção de seres aproximados de seres humanos se transformando ou só mostrando algum comportamento estranho (sus?) ? Ou a provável origem desse traço nosso sendo a capacidade de reconhecer emoções humanas vindo da nossa natureza social?
Existiram várias espécies de Humanos que conviveram com a gente, seria realmente foda se fosse por isso
Acho que faz sentido imaginar que o vale da estranheza existe pra repudiar cadáveres e pessoas com doenças que mudem muito sua aparência.Essas coisas sendo assustadoras
Na verdade o "vale da estranheza" é um fenômeno instintivo que nos ajuda a identificar seres que têm a forma humana mas que não se parecem conosco. E conosco entenda humanos mesmo.
Esse desconforto é algo que você não tem com pessoas muito altas, baixas, feias ou até mesmo deformadas de alguma forma. Você sente outra coisa por alguém com uma face deformada/desfigurada mas isso NÃO cai nesse "vale".
Essa estranheza você sente vendo um robô/imagem em 3D, que pode ter uma aparência que até pode te enganar por um segundo, a tecnologia para construção facial avançou muito nos últimos anos, mas depois, instintivamente, você percebe que aquilo não é um ser humano como você, por mais que no seu consciência uma associação lógica diga que é.
@@AlexanderPR2 foda-se 👍(porém, concordo)
@@mayllerk7019 ???????
@@AlexanderPR2 o carinha fez um vídeo de 10 min falando sobre isso ,bem ali ,mas tá bom kk
@@Kl-oz8gf justamente,eu botei só o que eu penso ser a razão da existência do vale da estranheza.Ai o cara não aceitou minha opinião e só copiou o vídeo e botou digitado
Sobre filmes reeditados, tivemos o Sonic recentemente também! Aquela primeira versão dele gerou tanta estranheza que eles tiveram que refazer tudo.
até hoje penso que isso foi uma jogada de marketing muito bem pensada KKKKKK pq nunca acostumamos e provavelmente nunca iremos nos acostumar com um sonic parecido com o ouriço real, a animação teria que ser estilizada msm que se passasse no mundo real. e estranhamente combinou muito mais com o filme do que a primeira versão ''realista'' dele
Aquele caso não foi resultado de uma estranheza no sentido do vídeo, o que o pessoal reclamou foi que não parecia o personagem original.
Sim, mas além de todos acharem o design bizarro, acho que teve o fator nostalgia também.
@@LanDopz mas muita gente reclamou que ele era "estranho demais" ou seja, parecia um humano mas não parecia até o metaforando fez um vídeo sobre isso
Acho q n, só ficou feio e nada parecido com o jogo mesmo. Mas n chegou a dar agonia a aparecia dele
Eu tenho uma fobia relacionada a isso. Eu simplesmente não consigo chegar perto de estátuas vivas e principalmente pessoas fantasiadas (não cosplay, mas pessoas vestidas como um leão de pelucia gigante), me faz sentir EXTREMAMENTE desconfortável e até desencadeia crise de choro caso (como já ocorreu) o bixo venha atrás de mim.
Depois desse video essa sensação de estranheza faz bem mais sentido
Sinto o mesmo. Até manequim e boneca. É algo muito estranho
Também tenho essa fobia,é tão esquisita q nem sei como explicar o pq tenho
@@tekaraujoc sim eu me sentia muito desconfortável perto de manequim quando era criança agora eu não sinto isso medo ou estranheza
Vai se tratar sua louca
Pior é quando as pessoas fazem modificações corporais extremas.
Eu amo o Expresso Polar!! Eu e meu irmão quando éramos crianças la para os 7 anos, assistíamos MUITO esse filme e até hoje temo um IMENSO carinho pelo filme, hoje tenho 19 anos e o meu irmão 21.
Ok
Exato, cmg tbm, assisti algumas vezes qnd era criança, e hj com 22 é o único filme q gerou uma emoção e tenho lembranças de pequeno
fiquei com vontade de assistir só pelo nome
Nosso padrão de comportamento é buscar similaridades pra criar empatia e finalmente criar uma interação genuína.
Quando conhecemos alguém é normal buscar padrões e fazer perguntas como de onde a pessoa é e gostos particulares pois por mais q a primeira vista não faz diferença o fato em comum dos dois gostarem de sushi e serem cariocas, isso gera empatia e conforto pra haver o mínimo de interação.
Isso não acontece quando não podemos fazer uma leitura de similaridades, a fobia de palhaços também tem a ver com isso já que não podemos fazer uma leitura genuína dos sentimentos de alguém maquiado como palhaço e isso gera desconforto e estranheza.
Bem essa é minha teoria, estudando vendas aprendi que gerar empatia com o cliente aumenta exponencialmente a chance de gerar negócio.
Tudo envolve enpatia, por isso sociopatas se destacam na sociedade, as pessoas normais fazem isso instintivamente, psicopatas criam esses momentos e manipulam essa sensação de familiaridade pra gerar empatia.
Na minha opinião por isso robôs humanoides e bebês realistas causam estranheza em boa parte da população. Queremos acreditar que é real, mas um alerta inconsciente age informando que estamos sendo enganados.
Isso não ocorre com animações cartunescas pois sabemos que é um "teatro", sentimos empatia com personagens de filmes e novelas mesmo sabendo que são atores pois sabemos que estamos consumindo uma simulação. Isso não ocorre com representações realistas de nós mesmos.
"Em algum momento de nossa historia, talvez precisávamos lidar com coisas que pareciam humanas mas n eram humanas" pqp ate me arrepiei e ate pode ser vdd tbm, nesse mundo eu n duvido de mais nada, tudo pode acontecer so vai depender de nos se vamos conseguir encherga o acontecimento ou não 🤷♂️
@Lelouch vi Britânnia sim, mas pode ter sido algo ainda pior
@Lelouch vi Britânnia não tem como dizer, tem grandes chances de ter existido, do mesmo jeito q tem chances de n ter existido, não podemos falar q as chances eram grandes ou pequenas, pq não tem nenhum jeito de saber
@Lelouch vi Britânnia eu não acho, acredito q tem muitas coisas do passado q não sabemos por talvez ter ocorrido tão antigamente q não tinham como registrar q essa espécie existiu, e também pode ter sido algo q não era da Terra, e q nunca morreu, só partiu, por isso não tem fósseis
Hmmmmm arrepiou foi
Boa noite Pedro. Minha mãe sempre me dizia: "Nunca subestime aquilo que você não conhece". Agora eu percebi uma relação da frase com o vale da estranheza. E isso gera um comportamento no nosso cérebro de defesa e ataque instintivamente. Muitíssimo obrigada.❤
Pedro, crie legendas possíveis em inglês, para maior disseminação do conteúdo no mundo, vamos aumentar as proporções do canal
Isso não é uma descoberta brasileira kk pesquisa ucany valley no UA-cam ta cheio de conteúdo inclusive esse cara copiou dos gringos.
Gringo odeia ler legenda.
@@sakuraa2008 e quem disse que é?? Militou errado, volte 10 casas
Gringo nem sabe onde fica o brasil....
@@josevictorribeirolisboa7576 blz mas no q isso afeta o grammy?
Como disse harari, à respeito do genocídio dos neandertais, "eram similares demais para ignorar, mas diferentes demais para tolerar"
Mas foi o clima que matou os neandertais
@@elderleon1844 o clima tenso entre os brothers
@@henmorais kkkk
Uchiha itachi
@@henmorais kkkk
A frase final me fez lembrar do livro: Sapiens - Uma breve História da Humanidade ( Yuval Harari). Que a seleção natural, não foi tão natural assim.
Eu li o Livro... nao entendi sua colocação.
Nos explique esse trecho, por favor!
.
O homo sapien-sapien, não foi o limite da nossa evolução, convivemos e até procríamos com outros hominídeos mas houveram conflitos, pela identificação de semelhanças da raça predominante, claro também houve o fator climático e de distanciamento social. Por isso ela afirma "não tão natural". Sendo menos sutil, pela lógica do vale da estranheza, se você fosse um homo sapien-sapien ancestral, iria querer preservar o que te assemelha, nas entrelinhas isso que quer dizer "tivemos que cuidar com coisas que pareciam humanas mas que não eram..."
isso me lembrou o começo do filme prometheus
Sim, nós já precisamos lidar com isso de ver uma coisa "humana e não humana" ao mesmo tempo. Hoje é mt difícil tentar processar o que seria isso, mas é só lembrar que coexistimos com outras espécies de humanos durante a evolução kkkk os caras pareciam mt com a gente, mas ao mesmo tempo não pareciam. Competindo por recursos limitados, é mt interessante desenvolver maior empatia dentro da sua própria espécie, e criar certa aversão por aqueles que são quase isso, mas não são. Tanto que realmente ajudamos a extinguir todos eles kkkkk
Freud tem um estudo parecido: O estranho familiar (Das Unheimliche), que inclusive cita uma historia sobre uma boneca...
Desde que eu era criança, sempre assistia Expresso Polar, até mesmo na minha adolescência eu assistia muito, mas eu nunca tive medo, sempre achei incrível.
A questão nem é exatamente sentir pavor ou algo assim e sim achar estranho, tipo quando a gente não tira o olho dos detalhes e a gente fica pensando toda hora "eu sei que isso é fake, olha o quanto isso é fake"
@Shin Eu to falando do boneco querendo parecer humano mas mesmo assim continua ainda nao sendo perfeito
@@neomagirer acho que sou a única pessoa que nunca sentiu isso então
Uma coisa que eu li uma vez sobre o vale da estranheza que me deixou bem... reflexivo uma vez foi: o vale da estranheza existe porque possivelmente algo não humano, mas quase, convivia com nossos antepassados e os que conseguiam distinguir eles da nossa espécie formaram esse "sentimento"
Eu senti essa sensação pela primeira vez na infância, tinha nem 10 anos, assistindo o homem bicentenário, na minha cabeça aquele robô naquela época já era o "quase" um humano, e nem pele tinha, hj n a nada de mais.
Eu senti isso assistindo a invenção de Hugo cabret mn pqp q medo daquele robozinho quando criança
Nunca consegui ver O Homem Bicentenário, me causava mais aversão o fato que era um robô muito tosco tentando parecer um robô muito avançado!
O mesmo acontece em "Marte precisa de mães" é um filme perturbador. Em " As aventuras de Tim Tim" por exemplo eles diminuíram os olhos e aumentaram o nariz de todas as personagens e resolveu
Noooooooooossa você falou certissímo.
Está explicado porque eu nunca gostei de Tim Tim, sempre achei aquele desenho esquisito
@Urutau Arromântico isso mesmo 👍
O vale da estranheza é muito real, quando eu via toy story eu ficava de boa naquela cena macabra do Andy no quarto dos brinquedos estragados, mas tinha aquela aversão ao menino que queimava os brinquedos na churrasqueira.
Quando criança senti isso com a invenção de Hugo cabret pqp q medo do robozin e a atamosferaa do filme era boua mais o robozin pqp
Muito bom. E achei interessante o comentário final: E se tivemos que lidar com coisas que pareciam humanas, mas não eram.
Interessante.
Teoria sem sentido, só tem doido com EGO acovardado nesse mundo
@Lelouch vi Britânnia como? 😮
Se você não sabe, a gente teve que lidar com Neanderthals que eram do gênero homo. A teoria mais aceita é que nós que matamos eles, pode estar aí a resposta
@@Aoi_Cho Outras espécies de hominídeos conviveram com a gente aqui, como os neandertais, por exemplo
bem intringrante msm!!
8:33 resposta: livre arbítrio ( capacidade de escolher entre o bem e o mal), empatia ( capacidade não só de se colocar no lugar do outro, mas até de se sacrificar) e amar (amar exige sacrifício, só o humano tem essa qualidade).
A minha ideia é que o vale da estranheza é o sentimento que fica entre a empatia e a indiferença entre nossa própria espécie, por exemplo, quando eu era pequeno eu tinha pesadelos onde meu pai era substituído por um alienígena que era um clone dele, por mais que ele era idêntico, eu sabia que não era meu pai, então eu sabia se eu sentia empatia, ou aversão, ou indiferença, no final eu ficava tão aflito que eu acordava. Acho que o mesmo se aplicaria para qualquer clone humano, ou substituto, onde a pessoa deveria agir como a outra agia, mas não o faz
Assim como os caras a cima, eu tive um sonho meio parecido.
Eu tava na casa do meu amigo e a gente tava jogando, até que alguém bate na porta e quando a gente viu, era algo igual a um humano, mas a gente sabia que não era. Ele ficava nos seguindo estranhamente, depois mais deles vão aparecendo e a gente decide fugir, e quando a gente foge, a rua fica vazia com todos eles nos seguindo (o pesadelo se passava de noite, então ficou mais estranho ainda).
Nossa, muito interessante! Vendo esse vídeo eu imediatamente lembrei de algo da minha área que é a ginástica: a questão da Flexibilidade. Dentro da ginástica, a flexibilidade é muito exigida e contribui muito para a questão estética nos movimentos, deixando-os mais bonitos.. PORÉM, existe uma linha muito tênue entre a beleza e a "bizarrice".. alguns movimentos com uma flexibilidade muito exacerbada já não parecem mais tão esteticamente bonitos assim, chegando a serem estranhos, "esquisitos".. Claro que a questão estética desses movimentos também tem muita relação com os gostos pessoais, afinal muitas pessoas acham esses movimentos de flex exagerada como bonitos.. já outras pessoas, e eu me incluo nisso, vemos muitas vezes esses movimentos com estranheza.. enfim..
Me arrepiou o final, pois realmente nossos comportamentos estão "escritos" no nosso DNA conforme a evolução...
Eu nem piscaria com um robô desse do lado. Muito menos dormir
"...em algum momento da nossa história nós tivemos que cuidar com coisas que pareciam humanas, mas que não eram". Georgio Tsoukalos mandou um abraço
Eu já voto em neandertais e outras espécies humanoides que existiram antes e junto do homo sapiens.
@@jpxchacal exacto
Ou ALIENS
esse é só um aproveitador, um espertalhão que ganha muita grana explorando a mente fantasiosa dos tolos
@@jpxchacal nao acho, se voce olhar um neandertal ou outra espécie humana de tão semelhante nao da pra dizer olhando que e outra espécie. Um exemplo disso e que existem varias pessoas com caracteridtixas neandertais(supercilios grandes, baixas e fortes) e tenho quase certeza que essas características nao te causam aflição
11:49 - O Vale da Estranheza sendo algo biológico e uma característica da evolução humana pode ser um indício que os seres humanos no início de sua evolução, e como sendo parte de um experimento, lidavam com seres de outros planetas mais evoluídos (ou como ascéticos diriam, seres espirituais) que pareciam ser à sua imagem e semelhança (em Gênesis o versículo diz "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" no plural mesmo, era "Deus" falando com outros semelhantes aos humanos, mas não humanos).
Ou como um camarada disse em outro post, apenas a consequência de Homo Sapiens (nossa espécie) tentando diferenciar uma espécie parecida mais selvagem e mesmo agressiva, como um neandertal por exemplo.
Boa
faz realmente sentido essa parte da fala de Deus
O último parágrafo faz mais sentido
verdade, pensando por um lado além da ciência é uma coisa foda de se pensar, faz muito sentido
@@polaquinha Muito relevante essa sua opinião, parabéns!
'A única coisa que até a mais brilhante mente humana não consegue entender é sua própria natureza'
Uma cena que dói, é o ultimo robocob, quando o cientista o desmonta inteiro, na frente de um espelho, para que ele mesmo, saiba o que restou.
Acho que exploraram isso ao máximo no filme "O Homem Bi-centenáriio". Outros filmes que tb ficam evidentes. IA - inteligência artificial e Eu, Robô.
Muitas pessoas sentiram essa sensação assistindo ao episódio Jibaro do Volume 3 de Love, Death and Robots. Por ser uma animação 3D ultrarealista, aliada a sons propositalmente feitos para incomodar e ausência de falas, muitas pessoas se sentiram incomodadas e acharam ruim, sendo que o episódio é maravilhoso em tudo, tanto animação quanto a história em si. Vendo o seu vídeo acho que encontrei a resposta sobre o pq muitas pessoas relataram a mesma coisa sobre esse episódio.
Eu me senti assim. Mesmo não sendo um episódio de terror eu praticamente assisti com os olhos fechados. Nunca fiquei tão incomodado com uma animação.
Só consegui apreciar o episódio vendo cenas esparsas no UA-cam, e isso na 3a ou 4a tentativa.
Pra eu e aquela sereia se movendo aquilo me deu um negócio estranho no corpo
Nossaaa, demais mesmo! O ep é mt bom, mas realmente dá uma baita agonia
Não to achando esse episódio
@@elinildo1000 é no último volume/temporada de LD&R, o nome do episódio é Jibaro.
Quem assistiu Tico e Teco terá mais uma demonstração a respeito desse tema. Parabéns pelos vídeos.
Viva o Sonic Feio!!! 😂😂😂😂
Qdo ele comentou sobre O Expresso Polar, só consegui lembrar do filme do Tico e Teco tmb kkkk
Realmente
O final foi maravilhoso, faz a gente pensar...
No meu caso, a visão de robôs de aparência quase humana desperta não só o sentimento de estranheza, como também o de perigo kk. Fico com a impressão de que a qualquer momento aquela máquina vai ganhar consciência e sair do controle humano.
Tipo aquela galera do filme Eu, Robô. Quando eles saem do caminhão e pulam no carro eu fiquei em choque pq eu ainda tinha uma esperança que eles fossem comportados kkkkkk
acho que por extinto, qualquer coisa que não esteja sobre nosso contrale e que nosso consciente sabe que vai nos causar danos acaba nos deixando em alerta
Estou me sentindo estranho… será que estou vivendo no vale da estranheza…
O seus vídeos são muito bons!!!
8:48 Os humanos não só dependem de categorizar as coisas, categorizar e criar regras é o que nos faz como espécie! Seja um código de regras e sons (chamado de linguagem), seja coisas que funcionam ou não (como aprendizagem por tentativa e erro)
Hum foda-se
Vai tu
@@Stickmationer Pegou sofrimento alheio Rapaz?
Outros animais também criam regras. O que nos faz humanos é a capacidade pensarmos filosoficamente
Eu acho q nunca senti desconforto vendo expresso polar kkkk é literalmente um dos meus filmes de natal preferido, gosto demais
Também cara, nunca senti. Acho que não possuo o vale da estranheza, minha reação é sempre rir e achar engraçado meio que "shitpost"
Que vídeo incrível! Agora eu entendi o motivo de eu estranhar "As aventuras de Tintim" quando assisti pela primeira e segunda vez. Tive uma certa estranheza com as feições dos personagens. Hoje em dia já me acostumei (depois de assistir várias vezes), porém lembro que quando estreiou o filme em 2011, eu achei bizarro! 👀
Ia comentar isso! Expresso polar nem foi tão desconfortável quanto Tintin, e olha que a escolha de manter as feições dos cartuns foi justamente para tentar diminuir isso
Acho o filme do tintim bem de boas, é um filme lindo graficamente e os personagens não são estranhos, agora expresso polar é outro nível de estranheza, tem uns personagens que chegam a me dar medo
Porém de forma contraditória gosto da sensação que o filme passa, é tudo meio escuro e sombrio, mas é um filme da Natal, sei lá, só sei que gosto
amo esse filme 🗣
Quando eu era criança, eu assiti uma animação japonesa chamada As viagens de Chiriro, - eu acho que esse é o nome - e as criaturas que não tinham aparência de humanos mas agima como tal, mas davam medo. Assisti depois de adulta e não sinto medo.
Em 3:14 seu cachorro prestando bastante atenção as suas explicações hehe
Sempre tive essa sensação com algumas coisas mas não sabia que tinha estudo e nome pra isso, muito bom!!!
Caraca, O final foi o maior plot kkkkkkk, a teoria de que talvez já tenhamos lidado com coisas que pareciam humanas mas que não eram, simplesmente genial.
Talvez outras “raças” de humanos, era parecidos suficientes mas não era iguais literalmente a nós, os do tipo neandertal que foram extintos por nós talvez seja isso tbm
8:41 Temos alma! Poderia explicar sobre estudos e pesquisas que comprovam a existência ou não existência da alma.
Pedro me fez lembrar aquele filme A.I Inteligência Artificial, onde tem uma cena em que o robô David estava num evento de destruição de robôs, e não deixam destruir o David porque ele é extremamente parecido com um garoto humano.
Por isso que desde criança eu sentia aversão em assistir A.I Inteligência Artificial, sempre achei que fosse fobia ou medo, normalmente filmes com I.A me deixam super aflita e quanto mais a I.A é semelhante ao humano, mais aflita eu fico.
Nossa isso pra mim é muita novidade, não fazia ideia que existia pessoas como vc! Com medo do que parece real... Que loucura kkkkk mas ok.. eu sou autista deve ser por isso que não sou assim
eu também fico assim com esse filme
4:31 até 4:39, essa mudança de câmera enquanto o Pedro Loos senta ficou muito igual aos videos do Carl Sagan, muito nostálgico parabéns ^^
Eterno Carlos Saguão😔✊F
Pra mim, remeteu a um apresentador retornando de um merchan gravado, em programa vespertino, hahahaha
Mano, eu tenho a mesma percepção quando a pessoa está perto de morrer, tenho a impressão que a pessoa está mais inchada ou com sinal fraco de ligação com o cérebro.
Que??
Sim, concordo muito com vc. Parece que a pessoa foi transformada.
Explica melhor esse negócio que fiquei curiosa 👀
@@gabrielemachado1581 deve ser quando a pessoa está doente, não que ele prevê que vai acontecer um acidente por exemplo
@@gabrielemachado1581 Acho que ele quis dizer no sentido de quando uma pessoa está prestes a morrer, seja por causa de uma doença como câncer ou pneumonia q seja, ela fica estranha, literalmente o q o vale da estranheza é, por exemplo, muita gente achou estranho aquela foto tirada dias ou até horas antes da rainha Elizabeth falecer, a aparência dela estava estranha e não sabemos explicar exatamente o porquê
Sobre o final do vídeo, eu pensava muito a respeito do vale da estranheza e já me perguntei se ele não pode ter surgido na época em que convivíamos com outros hominídeos. Talvez o vale da estranheza tenha surgido como forma de nos ajudar a distinguir as características que diferenciavam um homo sapiens de um neanderthal, por exemplo.
Acabei de começar o vídeo, mas SIMMMM, esse filme do expresso polar me dava pesadelos quando eu era pequena, uma sensação ruim....e nunca mais consegui assistir novamente, só de pensar me dá uma sensação estranha.
COMO o Pedro fala desse assunto e ESQUECE (!!!) de citar SONIC?!?!?!
O MAIOR caso de ESTRANHEZA que foi CONSERTADO após a péssima recepção do público!!!
Mas ele não parecia humano parecia?
Verdade, até comentei isso tb hahah, as expressões faciais dele eram dignas de estarem nesse vale.. achei q ele seria citado no vídeo haah
Acho que ele não esqueceu, só não quis citar, pq todo vídeo sobre esse assunto fala do sonic (é uma hipótese).
@@daniellimaferreira2684 pois é... talvez o que tenha incomodado o povo, não tenho sido o fato de se parecer ou não com o ser humano, mas sim o design daquela versão inicial não se parecer com o Sonic que todo mundo conhece dos games.
@@daniellimaferreira2684 mas tinha labios e expressões humanas mt bizarras
Quando vi o filme achei primeiramente que era algo ligado a suspense ou terror pela estranheza emocional...o robô que "imita as emoções faciais" na vida real me causou a mesma coisa era mt bizarro ainda mais quando afirmou que se quisesse poderia acabar com os humanos
Pensei a mesma coisa
Achei que só eu tinha estranhado esse filme.
E esse sentimento de estranheza fez com que eu me engajasse no filme, e era gostoso assistir
Até pessoas muito diferentes de nós, nos causam desconforto, muitas vezes. Imagina outras situações. Somos bombardeados de padrões de beleza, filmes e histórias de fantasmas, bonecos assustadores. Também demonizamos coisas e aparências.
11:50 eu tinha pensado a mesma coisa no inicio do vídeo, é bizarro pensar assim, vai que no passado seres humanoides nos caçavam e tinhamos que saber a diferença entre humanos e não humanos, ai do nada eles desaparecem sem deixar vestigios, doidera.
Nessa época tinha outras espécies de humanos pelo mundo, mas talvez um ser que se parecia com um homo sapiens se infiltrava nos grupos para fazer algum mal
Provavelmente humanoide nos caçavam, homo erectus, homo neandertal e algumas outras.
Mas no fim nós sapiens vencemos
Sim! Naquela época existiam os Neandertais, Denisova e Homo floresiensis
Simm
A raça humana sapiens exterminou as demais.
Será que a aversão ao "Sonic de Chernobyl" do primeiro filme do ouriço tem a ver com isso? Tipo, a primeira versão dele estava "humana demais".
tem certeza que estava humana demais?
Tem um video do Vitor do Metaforando explicando o Vale da estranheza usando o caso do sonic, recomendo!
Ele tava era mal feito
a primeira versão dele nem parecia o sonic, foi por isso que mudaram, e não tava nem um pouco humana kkkkkkkk
@@lightloma2927 Né, teoria sem sentido
Pedro você simplesmente me matou no final, me arrepiei todo KKKKK
Pedro, muito obrigado por esse banho de conhecimentos sobre o Vale da Estranheza. Assistirei muitas e muita vezes!!! As conexões são infinitas.
queria saber pq a gente sente quando uma tv antiga liga, e essa sensação de "tv ligando" no começo do vídeo foi muito estranha
Acho que é pq dá a sensação de algo familiar mas ao mesmo tempo estranho, tipo vc sabe como é uma tv ligando mas você não ligou ela e isso confunde o seu cérebro com algo familiar mas estranho, e isso lhe dá medo e aversão, como nos lymiar space
11:55 eu fiquei o vídeo inteiro esperando vc falar dessa teoria, e isso realmente é assustador e só de pensar nisso eu fico arrepiado
Sim cara, Só de pensar da um medo pra krl de no passado na evolução termos que conviver com outras espécies "Humanas" que Simplesmente desaparecem
@@OSaraiva-l6smas nos realmente já vivemos com outras espécies humanas como por exemplo os neandertais
7:25 O conto de Isaac Azimov O homem bicentenário (não confundir com o filme) trata desse assunto. O robô desejava ser considerado um homem pra ter os "direitos humanos" e no final ele decide programar a sua própria morte para se tornar "humano" ...
Hum... quando alguém comenta assim, quer dar a impressão de que é leitor e assistente de filmes. (O que assiste a filmes)... sei...
22 de junho de 2024, manhã de sábado:
Acabei de assistir a um vídeo lançado há 22 minutos em um outro canal, no qual, pela primeira vez, ouvi menção a esse termo "Vale da estranheza". Por ter me chamado a atenção, pausei o vídeo e, imediatamente vim fazer uma pesquisa aqui mesmo na plataforma a respeito do termo e chego a essa pérola do *Ciência Todo Dia*.
Que vídeo, pessoal!
Que texto...
Que narração, apresentação, animação e, sobretudo, que profundidade... inclusive filosófica!
(acho que cheguei ao próprio Vale da estranheza me deparando com esse material produzido por vocês).
Parabéns... Belo trabalho!
Ah, meu clímax?
O pressuposto no final. Eu simplesmente me arrepiei!
E pensar que a animação de seres humanos evoluiu de Expresso Polar para Encanto em menos de 20 anos.
Mas ambas seguem estilos diferentes, realista x cartoonesco
Eles notaram esse efeito e focaram em modelagem 3d estilizada pra evitar esse fenomeno do vídeo.
a franquia yakuza (os jogos mais recentes) possuem modelos dos personagens super realistas também, e alguns são baseados em pessoas reais. é bem convincente, algumas vezes você esquece que é um jogo e não causa essa estranheza, só em alguns momentos que você não consegue ver aquilo como 100% perto da realidade
eu me sentia mt desconfortável assistindo Expresso Polar tá explicado
@@DDyreO Isso, obrigada! Claramente de um a intenção era fazer algo realista e de outro algo mais cartunizado, como o tamanho dos olhos e formato do rosto, como dido no vídeo.
As coisas mais próximas que as animações 3D se preocupam mais aparentemente, são texturas, cabelos, pelos mais reais, mas não deixa de ser cartunizado por isso.