Parabéns !!! Finalmente um historiador brasileiro renomado tem a coragem de destacar o trabalho historiográfico e monumental de Manuel da Silva Rosa , mesmo quando este trabalho foge à regra do pensamento científico majoritário até então. A leitura do livro Portugal e o Segredo de Colombo é simplesmente estarrecedora ! Há centenas de evidências que Colombo era português (não estou exagerando) ! Há cartas , documentos oficiais, certidões de casamentos, estatutos de associações de nobres, brasões oficiais de família, provas grafotecnicas e até mesmo provas de DNA sobre familiares de Colombo! Todos deveriam ler e tirar as próprias conclusões! Os livros de História também deveriam começar a retratar essa versão .
Um documentário espanhol transmitido há pouco tempo confirma pelos testes de adn que ele de facto tinha dna sefardita. Agora dizem é que ele era de Valência. Vai ser engraçado ver as cambalhotas que os espanhóis vão dar só para afastar a hipótese de ele ser Português
Deveriam reescreverem a história da origem dele contrapondo a história oficial de que era um genovês. Tá na hora de reescreverem isso. Colombo era nada mais do que mais um dos tantos portugueses descobridores dos sete-mares.
Comprei em Lisboa o livro Portugal e o Segredo de Colombo de Manuel da Silva Rosa a partir de um vídeo no qual o escritor defendia a sua tese de que Colombo era um agente secreto do Reino de Portugal infiltrado no Reino da Espanha. Foram muitos anos de pesquisa desse escritor português sobre a vida de Colombo...
Quando falam da crueldade como os nativos foram tratados bate uma tristeza em saber que até hoje(2024)estamos massacrando os povos nativos. Parabéns pelo vídeo, Paulo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quem matou mais nativos: Primeiro foram as doenças . Segundo foram os próprios nativios que se guerreavam. Terceiro foram os europeus. Os nativos além de se guerrearem constantemente eram escravocratas, faziam rituais humanos e ainda eram canibais.
Fico tão feliz quando vejo Paulo Rezzutti falando... E seus livros também são bem acessíveis! Semana passada comprei um livro dele na Amazon com 82% de desconto!! Fui olhar agora a pouco e parece que ainda está com desconto. Até mandei aos meus amigos e à minha irmã, que também é apaixonada por este historiador (especialmente em relação às fofocas históricas, como ela diz). 😅😊❤
@@josemanoeloliveira1663 Não preciso conhecer, basta ver a consequencia do brasil ser um dos ultimos colocados no ranking internacional Pisa de ensino. Se tem alguma que ensine historia de verdade está diluída em um mar de ignorantes e ignóbeis.
Muitos espanhois já desconfiavam dele naquela época, porém os reis castelhanos mesmo sabendo que ela era um portugues queria manter em seu encalço para aproveitarem das descobertas dele e depois tomarem para si. Porém ele foi em experto, pois antes de passar as notícias para os reis espanhóis ele foi direto para o rei portugues passar as informações pra depois ir até a Espanha passar as notícias. Grande Colombo, já tem o seu nome dos anais dos grandes heróis portugueses!
Com uma explicação assim da BIOGRAFIA DE COLOM NÃO PRECISARÍAMOS TER INVESTIGADO DURANTE ANOS,LIVROS E LIVROS,DOCUMENTOS E MAIS DOCUMENTOS E TANTAS OUTRAS OUTRAS ASSIMETRIAS DE OPINIÃO. PARABENS PELO SEU DOCUMENTARIO E POR MAFRA. VALEU.
Colombo sabia que aonde ele ia não era a Índia e sim as terras do oeste já conhecidas pelos portugueses porém queria despistar a coroa espanhola das inscrições portuguesas no leste até às Índias e China. Ou seja, ele era um despistava para Portugal manter o seu monopólio nas índias como ao mesmo tempo fazia jogadas de manter o seu nome nas terras do oeste como representante da coroa lusa mesmo sendo a serviço da coroa espanhola. Ou seja, Portugal é quem saiu ganhando em tudo.
Olá meu amigo. Sou portuguesa e também me interesso por Colombo. A nossa historiadora Fina de Armada tem um estudo fabuloso sobre Colombo. Ele era um nobre português filho de mae judia e viajou com os portugueses muito cedo. Tambem um livro Codex 642 de José Rodrigues dos Santos é muito bom também...E...no ano passado visitei a Córsega e a cidade de Calvi e Colombo nasceu neste castelo de Calvi. À data a Corsega era Genovesa. Ainda de tenra idade terá voltado com sua mãe p Portugal. ...
Deduzimos, ou melhor, descobrimos que a História real, a dos fatos ocorridos quase sempre se distancia da história oficial, a dos fatos imaginados como temos aprendido na escola. É aquela confirmação metafísica, nada que esteja encoberto que não venha à luz. Paulo Rezzutti é um excelente historiador.
Só agradecer a vc, vídeos q podemos saber de história verdadeira, já q estamos na internet com assuntos mentirosos, fraudadores e q levam as pessoas a acreditar . Quem venham mais seus vídeos,estamos com vc👏👏👏👏👏💖💖💖😊
História mirabolante! Nunca ouvi ou li antes sobre essa versão. Fantástico. Se novas evidências confirmarem que ele era português, será uma das revisões históricas mais fantásticas.
CURIOSÍSSIMO, extraordinariamente instigante. Valeu, professor, por trazer esse tema!!!! Garanto que ninguém por estas terras já ouvira falar disso.... (quem diria, o Colombo, hein?) Este canal é muito bom!!!!
Por tudo que já li e li sobre ele e depois do seu relato baseado nessa obra, Cristóvão Colombo me deu a perceber, ser um "suposto" aproveitador ganancioso. Um mercenário. Um abraço Paulo Rezzutti.
As coisas que você sabe! Eu realmente o conhecimento que até agora tinha das aventuras de Colombo, era muito vago.Apenas o que é ensinado na escola e também não me despertava curiosidade saber mais mas é até muito interessante a sua vida e rica de aventuras. Também é um bom exemplo de persistência e determinação! Mais uma vez o meu obrigado!👍👍👍👍👍
Sempre gostei das histórias das grandes navegações. Recentemente descobri que descendo do navegador Afonso Goncalves de Antona Baldaia, que junto com Gil Eanes cruzou pela primeira vez o cabo Bojador.
Muito interessante! No período pré covid foi divulgado aqui em Portugal que uma equipa em Espanha estava a analisar o ADN de Colombo para finalmente chegar a alguma conclusão sobre a sua nacionalidade. Havia, inclusivamente, uma data marcada para divulgação do resultado, coincidindo com o dia da sua morte (se bem me recordo). Entretanto, o período Covid atrasou o processo e, de acordo com o que li a respeito, este estudo está agora e ser usado por uma empresa de produção audiovisual, tipo Netflix ou Amazon, para fazer um grande documentário sobre este resultado. O que pode ser "o tiro pela culatra", e não passar de um grande espectáculo, pois o ADN pode não ter qualidade suficiente para a obtenção dos resultados esperados...
O trabalho do professor é sempre primoroso e digno de aplauso! Uma reflexão - acontecimentos importantes ocorridos a meros 500 anos no passado são duvidosos e especulativos. Imagino quão são críveis fatos velhos de milênios... Pegaram a referência? Rs 😊😊
Video excelente, professor Rezzutti! Gostei de conhecer esses fatos sobre Colombo e tb dos mapas e pinturas que ilustram sua narrativa. Acho irrelevante se Colombo nasceu ou não nasceu em Gênova. O que importa é que ele lidou entre Espanha e Portugal para obter financiamentos, equipes e navios para as viagens.
Mais importante do que isso, é a forma como engendrou com D. João II a tramóia aos reis espanhóis. E tb a estória do seu pai, rei polaco, escondido na Madeira, que o fez ocultar a sua verdadeira identidade.
Hoje, dia 12 de outubro, faz 532 anos que Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo. Tive a oportunidade de visitar Palos de la Frontera, na Andaluzia, local de onde Cristóvão Colombo partiu. Visitei também o Monasterio de La Rábida. Ele se hospedou com os monges lá antes de zarpar. Foi emocionante ter visitado tais locais.
@SunLight74m quando ainda não se falava na América do Norte também Américo Vespucio viajava nas caravelas portuguesas escrevia aos seus patrões de Florença e da Alemanha e terá ele mencionado um novo mundo quando percorrendo as costas maritimas do futuro Brasil em 1502 e 1503 verificaram que não se tratava de uma ilha, mas sim de um continente sobre o que Américo Vespúcio escrevia Mundus Novus (1503) Américo Vespúcio "Ha dias lhe escrevi extensamente acerca do meu regresso das terras novas, que, na frota a expensas deste Sereníssimo rei de Portugal, corremos e descobrimos, as quais terras nos deve ser permitido chamar Novo Mundo, porque, entre os nossos maiores não houve o menor conhecimento de que fossem habitadas, e para todos que ouvirem será uma novidade. E, entretanto, esta opinião vai além da dos antigos, pois deles a maior parte dizem que, além da equinocial, para a banda do meio-dia, não existia terra continental, mas somente o mar Atlântico, e os que afirmaram haver ai terra negaram que fosse habitada de racionais. Mas o ser esta opinião falsa, e a verdade o contrário, se provou nesta minha última viagem, pois naqueles meridianos encontrei terra continental habitada de mais povos e animais que a nossa Europa e a Ásia ou África, e os ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida conforme direi, tratando do que vi ou ouvi digno de notar neste Novo Mundo, segundo se verá mais abaixo [...] ...
@@marie3587 Ele navegou pela costa do que seria o Brasil entre 1502 e 1503? Mas o Brasil foi achado em 1500... Pedro Álvares Cabral e companhia chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500. Portanto, antes desses registros de AV.
@@marie3587 Os portugueses chegaram ao território que hoje se conhece como Brasil em 22 de abril de 1500. Se Américo Vespúcio fez esses registros entre 1502 e 1503, ele o fez DEPOIS da chegada de Cabral e companhia.
@@SunLight74misso mesmo, o rei de Portugal continuou a enviar navios às costas da América do sul outros dirão que já antes de 1500 essas paragens eram conhecidas quando os navegadores portugueses faziam a grande volta para aproveitarem as correntes maritimas, antes de serem empurrados para o cabo da Boa Esperança segundo outra carta de Américo Vespúcio, quando terá viajado numa frota do rei de Portugal nas costas da América do sul (futura costa brasileira) escrevendo ao rei de Portugal em 1501, ele mencionou "O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil. ele narra: «(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.» ainda segundo várias publicações, inclusive espanholas, Américo Vespúcio enviou noticias dessas viagens ás costas da América do Sul e nem indicou o comandante português, nem o comandante espanhol quando acompanhou a frota espanhola, assim seus patrões e cartógrafos passaram a dizer que Américo tinha descoberto um novo continente/novo mundo e daí começaram a fazer mapas com o nome de América no novo território em sua homenagem daí que o nome de América vem das costas do Brasil que era a nova colónia portuguesa Lemos que os espanhóis criticam muito o AV por ele omitir o comandante da frota e se atribuir os louros da descoberta:)
Quando estive em Barcelona fiquei chocada em saber que eles consideram Colombo como catalão, inclusive há várias referências dele por toda cidade, inclusive uma grande estátua no alto de um obelisco no porto, apontando para América. Mistérios...
Em Huelva, na Andaluzia, também há muitas referências a ele. Visitei Palos de la Frontera e o Monasterio de La Rábida, no qual ele se hospedou com os monges antes de zarpar rumo ao Novo Mundo.
@@jackmcdouglas4126 tá achando que é piada? No dia 9 de Janeiro de 1493 Colombo escreveu em seu diário: "Ontem, próximo do Rio del Oro, vi três sereias a subirem acima da água, mas elas não eram tão bonitas como nas pinturas, e as suas caras não eram de todo humanas."
Paulo do céu que resumo maravilhoso!!!! A cada vídeo seu, eu sonho com um Brasil 🇧🇷 que tenha professores que contém a TODOS (AS) tudo isso com detalhes, porque saber a origem verdadeira e é só saber o nosso começo por esse vídeo, já começamos a entender um monte de picaretas!!! A M E I 💡Parabéns professor
Espero sempre por seus programas, encantadores. Li quando criança o livro de Cristóvão Colombo escrito creio que pelo Agostinho da Silva, e já tinha ficado com essa ideia de que ele era português. Também parece que Sancho Brandão em 1340 já havia escrito para o Papa sobre a vinda ao Brasil, de modo que deve ter realmente muita história de espionagem, e planos secretos referentes a essas terras que "dariam muito trabalho" .... por isso creio que O Rezzutti conseguiu neste programa explorar essa questão, muito bem. Histórias de espionagem com esse pano de fundo dariam filmes incríveis.
ÁMuito bom. Gosto muito dos materiais produzidos neste canal. Parabéns. Quem sabe, um dia , a Historia de Garcia D´ Ávila renda um bom material para um estudo assim.
Eu tenho o livro do Manoel Rosa, chequei a trocar e mail com ele, e melhorei muito o relacionamento familiar entre os navegadores, Colombo era um espião português
Já visitei Palos de la Frontera e o Monasterio de La Rábida duas vezes. Cristóvão Colombo hospedou-se com os monges de La Rábida e zarpou de Palos rumo ao Novo Mundo.
Quando entrei para a Universidade esse assunto era muito debatido, existindo as tais duas escolas:a de que ele era e a de que Colombo era genovês. Existia lá um professor de Latim já idoso, que era conhecido pela sua luta em demonstrar que era português. Já faleceu claro, mas nas aulas (ele não foi meu professor) segundo os meus colegas, quando não lhes apetecia ouvir a a materia começavam a falar de Colombo e pronto , ele embarcava e as duas horas de aulas eram passadas a navegar com Colombo. Mas o senhor era um especialista, fazia parte de um clube ou grupo, não sei , que tinha reuniões no estrangeiro.. Enfim...
Achei que eu sabia quem era Colombo, agora abriram-se😊 novas possibilidades. Muito bom! Acho que ele era EXPLORADOR na verdadeira acepção da palavra! Ele deu início à exploração das Américas pelos europeus.
Deixe lá! Se V achava que sabia, não tem mal. Colombo também achava que sabia que tinha chegado à India e morreu com essa verdade. Ainda hoje ele não sabe...
Isso mesmo. Os próprios portugueses estiveram na América do Norte muito antes de Colombo. Devemos lembrar que naquela época tudo era mantido em absoluto sigilo e os portugueses tinham muito muito mais interesse no lucrativo comércio com as ìndias. Os irmãos Corte Leal pisaram no Canadá e no atual estado americano de Massachussetts. Na realidade todo o mundo já tinha sido visitado pelos portugueses antes que os franceses, ingleses, espanhóis e holandeses entrassem no tabuleiro das garandes navegações, isso é fato inegável.
Para o nosso imaginário (será?) Cristóvão Colombo era português e foi ao serviço da coroa portuguesa (como espião) oferecer os seus serviços à coroa espanhola. Há algumas evidências que apontam para o facto de Portugal já ter conhecimento da existência de um novo continente do outro lado do Atlântico, como refere Duarte Pacheco Pereira na sua obra "Esmeraldo de Situ Orbis". A vida deste navegador é um bom tema para um episódio desta série d' "A história não contada".
@@MariaArmandaRocha quando ainda não se falava na América do Norte também Américo Vespucio viajava nas caravelas portuguesas escrevia aos seus patrões de Florença e da Alemanha e terá ele mencionado um novo mundo quando percorrendo as costas maritimas do futuro Brasil em 1502 e 1503 verificaram que não se tratava de uma ilha, mas sim de um continente sobre o que Américo Vespúcio escrevia Mundus Novus (1503) Américo Vespúcio "Ha dias lhe escrevi extensamente acerca do meu regresso das terras novas, que, na frota a expensas deste Sereníssimo rei de Portugal, corremos e descobrimos, as quais terras nos deve ser permitido chamar Novo Mundo, porque, entre os nossos maiores não houve o menor conhecimento de que fossem habitadas, e para todos que ouvirem será uma novidade. E, entretanto, esta opinião vai além da dos antigos, pois deles a maior parte dizem que, além da equinocial, para a banda do meio-dia, não existia terra continental, mas somente o mar Atlântico, e os que afirmaram haver ai terra negaram que fosse habitada de racionais. Mas o ser esta opinião falsa, e a verdade o contrário, se provou nesta minha última viagem, pois naqueles meridianos encontrei terra continental habitada de mais povos e animais que a nossa Europa e a Ásia ou África, e os ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida conforme direi, tratando do que vi ou ouvi digno de notar neste Novo Mundo, segundo se verá mais abaixo [...] ...
@@jackmcdouglas4126 Veja-se que Cristóvão Colombo entrou para a história como o navegante líder da expedição espanhola que chegou ao continente americano em outubro de 1492. Referente às viagens de Bartolomeu Dias que passava ao largo das costas da América do sul, - em 1486, D. João II enviou Bartolomeu Dias, com 2 caravelas, para explorar a costa de África para lá do limite atingido por Diogo Cão, como não conseguia avançar junto à costa por causa do vento sueste, meteu para sudoeste, para o mar aberto.... - o designado cabo das Tormentas, foi dobrado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias referente às viagens de Vasco da Gama (1469 - 1524) Manuel I de Portugal confiou a Vasco da Gama o cargo de capitão-mor da frota de 4 caravelas que, num sábado 8 de Julho de 1497, partiu de Lisboa em demanda da Índia. A frota foi acompanhada por Bartolomeu Dias, seguindo a rota já experimentada pelos anteriores exploradores ao longo da costa de África, através de Tenerife e do Arquipélago de Cabo Verde. Após atingir a costa da atual Serra Leoa, Vasco da Gama desviou-se para o sul em mar aberto... fazendo a manobra de "volta do mar" que Bartolomeu Dias já havia identificado desde 1487...(semelhante à Volta do Sargaço do Atlântico Norte). Bartolomeu Dias também foi capitão de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral, na viagem de descoberta oficial do Brasil, em 1500, que claro incluia a tal "volta do mar" daí que muitas publicações escrevam que os reis de Portugal conheciam a existências de terras a oeste do Atlântico antes da viagem de Cristóvão Colombo no hemisfério norte, de salientar que navegar no Atlântico norte, incluia distâncias menos extensas e a orientação da estrela polar, diferente da navegação no Atlântico sul
Parabéns !!!
Finalmente um historiador brasileiro renomado tem a coragem de destacar o trabalho historiográfico e monumental de Manuel da Silva Rosa , mesmo quando este trabalho foge à regra do pensamento científico majoritário até então.
A leitura do livro Portugal e o Segredo de Colombo é simplesmente estarrecedora ! Há centenas de evidências que Colombo era português (não estou exagerando) ! Há cartas , documentos oficiais, certidões de casamentos, estatutos de associações de nobres, brasões oficiais de família, provas grafotecnicas e até mesmo provas de DNA sobre familiares de Colombo!
Todos deveriam ler e tirar as próprias conclusões! Os livros de História também deveriam começar a retratar essa versão .
Adorei o seu texto.
Um documentário espanhol transmitido há pouco tempo confirma pelos testes de adn que ele de facto tinha dna sefardita.
Agora dizem é que ele era de Valência.
Vai ser engraçado ver as cambalhotas que os espanhóis vão dar só para afastar a hipótese de ele ser Português
Deveriam reescreverem a história da origem dele contrapondo a história oficial de que era um genovês. Tá na hora de reescreverem isso. Colombo era nada mais do que mais um dos tantos portugueses descobridores dos sete-mares.
O que eu acho, é que você é um perfeito contador de histórias. Hipnotiza
A voz e entonações dele me irritaram, mas como o assunto é interessante acabei assistindo.
Interessante! Eu adoro a voz dele. Quando estou muito agitada logo procuro o canal dele, me relaxa, me acalma, rsrs @@pauloa3172
Boa noite a todos! Estive no Palácio de Mafra ano passado. Vi as Pinturas. Agora vou saber mais com o Paulo Rezutti. 👏👏👏
Salve salve rapaziada. Abraço de Portugal
ótima história do colombo, que nunca foi contada na escola.
Arrasou no vídeo de hoje, Paulo! Mantenha a gente informada sobre o teste de DNA do Colombo.
Em Portugal existe um livro de Mascarenhas Barreto chamado: O português Cristóvão Colombo agente secreto do Rei Dom João Il.
Comprei em Lisboa o livro Portugal e o Segredo de Colombo de Manuel da Silva Rosa a partir de um vídeo no qual o escritor defendia a sua tese de que Colombo era um agente secreto do Reino de Portugal infiltrado no Reino da Espanha.
Foram muitos anos de pesquisa desse escritor português sobre a vida de Colombo...
Quando falam da crueldade como os nativos foram tratados bate uma tristeza em saber que até hoje(2024)estamos massacrando os povos nativos. Parabéns pelo vídeo, Paulo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quem matou mais nativos:
Primeiro foram as doenças .
Segundo foram os próprios nativios que se guerreavam.
Terceiro foram os europeus.
Os nativos além de se guerrearem constantemente eram escravocratas, faziam rituais humanos e ainda eram canibais.
@@marinaborner5388 É bem assim mesmo. 😔😥
Há tá, até parece que desse mal só padecem (ou padeceram) os índios (os quais vc. chama de “povos nativos”). Pois sim, pois sim...
Não me canso de aprender História com você.... Vc é excepcional!!
Fico tão feliz quando vejo Paulo Rezzutti falando... E seus livros também são bem acessíveis! Semana passada comprei um livro dele na Amazon com 82% de desconto!! Fui olhar agora a pouco e parece que ainda está com desconto. Até mandei aos meus amigos e à minha irmã, que também é apaixonada por este historiador (especialmente em relação às fofocas históricas, como ela diz). 😅😊❤
Se nas escolas ensinassem História com o seu entusiasmo o meu caminho teria sido outro.
Obrigada, professor Paulo Rezzutti!!
No entanto, as professorinhas marxistas ensinam aos jovens ideologia de genero, guerra de classes, marxismo cultural, funk....
@@tiburciusvanderleeuwen6697 Vc conhece todas as professoras de História do Brasil?
@@tiburciusvanderleeuwen6697 Bastavam tocar Iron Maiden que saberíamos muito mais kkkk \m/
@@josemanoeloliveira1663 Não preciso conhecer, basta ver a consequencia do brasil ser um dos ultimos colocados no ranking internacional Pisa de ensino. Se tem alguma que ensine historia de verdade está diluída em um mar de ignorantes e ignóbeis.
Impressionante essa história do Colombo! Você é excelente contador da história professor Rezzutti!
Para mim Colombo era Português, espião ao serviço da coroa Portuguesa. E os Espanhóis caíram na história dele. 🙂 Ótimo vídeo. Obrigada.
É possível
Muitos espanhois já desconfiavam dele naquela época, porém os reis castelhanos mesmo sabendo que ela era um portugues queria manter em seu encalço para aproveitarem das descobertas dele e depois tomarem para si. Porém ele foi em experto, pois antes de passar as notícias para os reis espanhóis ele foi direto para o rei portugues passar as informações pra depois ir até a Espanha passar as notícias. Grande Colombo, já tem o seu nome dos anais dos grandes heróis portugueses!
@@alvorecerdourado6490 verdade
@@alvorecerdourado6490herói?
Nem os portugueses trataram os escravos da forma que ele tratou!
Um bandido da pior espécie, é o que ele era!
Curiosa e na expectativa para descobrir os mistérios de Colombo.
Com uma explicação assim da BIOGRAFIA DE COLOM NÃO PRECISARÍAMOS TER INVESTIGADO DURANTE ANOS,LIVROS E LIVROS,DOCUMENTOS E MAIS DOCUMENTOS E TANTAS OUTRAS OUTRAS ASSIMETRIAS DE OPINIÃO. PARABENS PELO SEU DOCUMENTARIO E POR MAFRA. VALEU.
Espetacular 😀 acho que ele era um espião português 👌
Colombo sabia que aonde ele ia não era a Índia e sim as terras do oeste já conhecidas pelos portugueses porém queria despistar a coroa espanhola das inscrições portuguesas no leste até às Índias e China. Ou seja, ele era um despistava para Portugal manter o seu monopólio nas índias como ao mesmo tempo fazia jogadas de manter o seu nome nas terras do oeste como representante da coroa lusa mesmo sendo a serviço da coroa espanhola. Ou seja, Portugal é quem saiu ganhando em tudo.
Olá meu amigo. Sou portuguesa e também me interesso por Colombo. A nossa historiadora Fina de Armada tem um estudo fabuloso sobre Colombo. Ele era um nobre português filho de mae judia e viajou com os portugueses muito cedo.
Tambem um livro Codex 642 de José Rodrigues dos Santos é muito bom também...E...no ano passado visitei a Córsega e a cidade de Calvi e Colombo nasceu neste castelo de Calvi. À data a Corsega era Genovesa. Ainda de tenra idade terá voltado com sua mãe p Portugal. ...
Com a revelação do DNA e a origem sefardita do Colombo, parece que Fina está mais próxima da história dele!
Deduzimos, ou melhor, descobrimos que a História real, a dos fatos ocorridos quase sempre se distancia da história oficial, a dos fatos imaginados como temos aprendido na escola. É aquela confirmação metafísica, nada que esteja encoberto que não venha à luz. Paulo Rezzutti é um excelente historiador.
Nossa, isso é MUITO interessante!!!!! Nossa, se eu tivesse aprendido isso na escola teria me divertido muito mais nas aulas. Muito interessante!
Só agradecer a vc, vídeos q podemos saber de história verdadeira, já q estamos na internet com assuntos mentirosos, fraudadores e q levam as pessoas a acreditar . Quem venham mais seus vídeos,estamos com vc👏👏👏👏👏💖💖💖😊
Fascinante como a história se desenvolve. Mais um excelente vídeo do Prof. Paulo Rezzutti.👏👏👏👏👏
Olha que historia!! Melhor do que nas escolas....❤❤❤
História mirabolante! Nunca ouvi ou li antes sobre essa versão. Fantástico. Se novas evidências confirmarem que ele era português, será uma das revisões históricas mais fantásticas.
Segundo pesquisa mais recente através de DNA....q se arrastou por 22 anos...no último dia 12 do mês corrente...pasmem...Colombo é judeu sefardita
*era
Gratidão querido irmão. Muita saúde e paz.
Sensacional!!! Pra mim Colombo era um espertalhão
CURIOSÍSSIMO, extraordinariamente instigante. Valeu, professor, por trazer esse tema!!!! Garanto que ninguém por estas terras já ouvira falar disso.... (quem diria, o Colombo, hein?) Este canal é muito bom!!!!
Eu que agradeço
Muito interessante, nem de longe sabia desta possibilidade de ser Colombo um português.
Por tudo que já li e li sobre ele e depois do seu relato baseado nessa obra, Cristóvão Colombo me deu a perceber, ser um "suposto" aproveitador ganancioso. Um mercenário. Um abraço Paulo Rezzutti.
Eu já havia lido parte das histórias que estão no vídeo, porém nada tão bem resumido e organizado. Parabéns Paulo adorei o seu trabalho!
Adoro suas histórias, obrigada. Paulo excelente historiador 👏👏👏👏
As coisas que você sabe! Eu realmente o conhecimento que até agora tinha das aventuras de Colombo, era muito vago.Apenas o que é ensinado na escola e também não me despertava curiosidade saber mais mas é até muito interessante a sua vida e rica de aventuras. Também é um bom exemplo de persistência e determinação!
Mais uma vez o meu obrigado!👍👍👍👍👍
Excelente como sempre
Adoro suas palestras, sua apresentação é simplesmente cativante. Você sempre traz dados interessantes.
Muito boa história, ainda mais tão bem contada por você!
Sempre gostei das histórias das grandes navegações. Recentemente descobri que descendo do navegador Afonso Goncalves de Antona Baldaia, que junto com Gil Eanes cruzou pela primeira vez o cabo Bojador.
Aguardando maiores detalhes sobre a História fascinante de Cristóvão Colombo.
Magnífico momento🌟👏👏👏👏
Sempre adoro essas histórias e o jeito " leve" de serem contadas por vc!!! 👏👏👏👏👏👏❤
Qué maravilhoso video! Parabéns professor!
Muito interessante! No período pré covid foi divulgado aqui em Portugal que uma equipa em Espanha estava a analisar o ADN de Colombo para finalmente chegar a alguma conclusão sobre a sua nacionalidade. Havia, inclusivamente, uma data marcada para divulgação do resultado, coincidindo com o dia da sua morte (se bem me recordo). Entretanto, o período Covid atrasou o processo e, de acordo com o que li a respeito, este estudo está agora e ser usado por uma empresa de produção audiovisual, tipo Netflix ou Amazon, para fazer um grande documentário sobre este resultado. O que pode ser "o tiro pela culatra", e não passar de um grande espectáculo, pois o ADN pode não ter qualidade suficiente para a obtenção dos resultados esperados...
eu sou fascínado por história , ameiiiii , simplesmente maravilhoso ,eu amo ouvir e aprender a cada dia
Mto ótimo esse vídeo.🤗🤗🤗🤗👍👏👏👏👏👍👍👍👍👍
Terceira vez que assisto esse vídeo...O Paulo é ótimo!!!!
a narrativa, me encantou...grato por nos trazer a história que não nos foi contada
Fascinante
O trabalho do professor é sempre primoroso e digno de aplauso! Uma reflexão - acontecimentos importantes ocorridos a meros 500 anos no passado são duvidosos e especulativos. Imagino quão são críveis fatos velhos de milênios... Pegaram a referência? Rs 😊😊
Excelente relato.
Maravilhoso professor Paulo Rezutti.❤
Parabéns! História e sensatez... muito além do que aprendi no antigo Primeiro e Segundo Grau! rsrs
Assistindo.
Video excelente, professor Rezzutti! Gostei de conhecer esses fatos sobre Colombo e tb dos mapas e pinturas que ilustram sua narrativa. Acho irrelevante se Colombo nasceu ou não nasceu em Gênova. O que importa é que ele lidou entre Espanha e Portugal para obter financiamentos, equipes e navios para as viagens.
Mais importante do que isso, é a forma como engendrou com D. João II a tramóia aos reis espanhóis. E tb a estória do seu pai, rei polaco, escondido na Madeira, que o fez ocultar a sua verdadeira identidade.
Acho, FANTÁSTICO!
Conta mais sobre essa história do Eclipse!!!!
Realmente pode até não ser, mas as indicações são muito forte.
Grande abraço professor. Maravilhoso trabalho.
Fiquei mt feliz em saber.gratidao
Eu acho essa história maravilhosa...😁😁😁👏👏👏
Parabéns Professor!!!
Excelente pesquisa, aprendi muito e realmente fica esta dúvida! Pra mim ele era mais um aventureiro, talvez português mesmo! 👍👏😀
Hoje, dia 12 de outubro, faz 532 anos que Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo.
Tive a oportunidade de visitar Palos de la Frontera, na Andaluzia, local de onde Cristóvão Colombo partiu. Visitei também o Monasterio de La Rábida. Ele se hospedou com os monges lá antes de zarpar. Foi emocionante ter visitado tais locais.
@SunLight74m
quando ainda não se falava na América do Norte
também Américo Vespucio viajava nas caravelas portuguesas
escrevia aos seus patrões de Florença e da Alemanha e terá ele mencionado um novo mundo quando
percorrendo as costas maritimas do futuro Brasil em 1502 e 1503 verificaram que não se tratava de uma ilha, mas sim de um continente
sobre o que Américo Vespúcio escrevia
Mundus Novus (1503) Américo Vespúcio
"Ha dias lhe escrevi extensamente acerca do meu regresso das terras novas, que, na frota a expensas deste Sereníssimo rei de Portugal, corremos e descobrimos, as quais terras nos deve ser permitido chamar Novo Mundo, porque, entre os nossos maiores não houve o menor conhecimento de que fossem habitadas, e para todos que ouvirem será uma novidade.
E, entretanto, esta opinião vai além da dos antigos, pois deles a maior parte dizem que, além da equinocial, para a banda do meio-dia, não existia terra continental, mas somente o mar Atlântico, e os que afirmaram haver ai terra negaram que fosse habitada de racionais.
Mas o ser esta opinião falsa, e a verdade o contrário, se provou nesta minha última viagem, pois naqueles meridianos encontrei terra continental habitada de mais povos e animais que a nossa Europa e a Ásia ou África, e os ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida conforme direi, tratando do que vi ou ouvi digno de notar neste Novo Mundo, segundo se verá mais abaixo [...] ...
@@marie3587 Ele navegou pela costa do que seria o Brasil entre 1502 e 1503? Mas o Brasil foi achado em 1500... Pedro Álvares Cabral e companhia chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500. Portanto, antes desses registros de AV.
@@marie3587 Os portugueses chegaram ao território que hoje se conhece como Brasil em 22 de abril de 1500. Se Américo Vespúcio fez esses registros entre 1502 e 1503, ele o fez DEPOIS da chegada de Cabral e companhia.
@@SunLight74misso mesmo, o rei de Portugal continuou a enviar navios às costas da América do sul
outros dirão que já antes de 1500 essas paragens eram conhecidas quando os navegadores portugueses faziam a grande volta para aproveitarem as correntes maritimas, antes de serem empurrados para o cabo da Boa Esperança
segundo outra carta de Américo Vespúcio, quando terá viajado numa frota do rei de Portugal
nas costas da América do sul (futura costa brasileira) escrevendo ao rei de Portugal em 1501, ele mencionou
"O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil.
ele narra:
«(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.»
ainda segundo várias publicações, inclusive espanholas, Américo Vespúcio enviou noticias dessas viagens ás costas da América do Sul e nem indicou o comandante português, nem o comandante espanhol quando acompanhou a frota espanhola, assim seus patrões e cartógrafos passaram a dizer que Américo tinha descoberto um novo continente/novo mundo e daí começaram a fazer mapas com o nome de América no novo território em sua homenagem
daí que o nome de América vem das costas do Brasil que era a nova colónia portuguesa
Lemos que os espanhóis criticam muito o AV por ele omitir o comandante da frota e se atribuir os louros da descoberta:)
É eu pensava que sabia um pouquinho de História. Obrigado, professor Paulo Rezzutti.
Muito boa a história mestre Paulo. Sininho ativado, mas ainda não recebo notificações!
Quando estive em Barcelona fiquei chocada em saber que eles consideram Colombo como catalão, inclusive há várias referências dele por toda cidade, inclusive uma grande estátua no alto de um obelisco no porto, apontando para América. Mistérios...
Em Huelva, na Andaluzia, também há muitas referências a ele. Visitei Palos de la Frontera e o Monasterio de La Rábida, no qual ele se hospedou com os monges antes de zarpar rumo ao Novo Mundo.
Há uma estátua assim também na cidade de Huelva.
Sensacional! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Ele foi um desbravador! E as pinturas das ilustrações no video estão belíssimas !
Que história. Muito bom
Um Vídeo Maravilhoso.
Gratidão
Como sempre seus vídeos são ótimos!!! Muito obrigada pela maravilhosa aula de História.
Gosto do relato que Colombo fez em seu diário quando ele viu sereias com feições masculinas quando sua frota se aproximava do continente americano.
Aí então não é sereia, é o capeta.
😂😂😂😂😂😂😂😂
@@jackmcdouglas4126 tá achando que é piada?
No dia 9 de Janeiro de 1493 Colombo escreveu em seu diário: "Ontem, próximo do Rio del Oro, vi três sereias a subirem acima da água, mas elas não eram tão bonitas como nas pinturas, e as suas caras não eram de todo humanas."
@@cavalheirodeouro3705 Como bom marinheiro que era, gostava de contar umas boas histórias pra entreter a galera.
@@cavalheirodeouro3705mas não descreve como masculinas não é!
Bela história revelações
Parabéns pela história não contada de Colombo
Que estoria surpreendente!!! Obrigado por mais esta!
VOCÊ E O MÁXIMO ❤
Concordo plenamente com o Manuel Rosa
Amo as pinturas mostradas no vídeo, como artista plástica que sou, me emociono ❤
Tem um museu na cidade do Porto, em Portugal que conta a história dos descobrimentos e das grandes navegações: world of discoveries
Paulo do céu que resumo maravilhoso!!!! A cada vídeo seu, eu sonho com um Brasil 🇧🇷 que tenha professores que contém a TODOS (AS) tudo isso com detalhes, porque saber a origem verdadeira e é só saber o nosso começo por esse vídeo, já começamos a entender um monte de picaretas!!! A M E I 💡Parabéns professor
Amo seu entusiasmado...
Muito boa história . Adorei referência 🖖
Que história maravilhosa ❤
Muito obrigado. Legal demais 😊
Eu acho que Colombo foi um pouco de tudo!! Adorei este vídeo
Espero sempre por seus programas, encantadores. Li quando criança o livro de Cristóvão Colombo escrito creio que pelo Agostinho da Silva, e já tinha ficado com essa ideia de que ele era português. Também parece que Sancho Brandão em 1340 já havia escrito para o Papa sobre a vinda ao Brasil, de modo que deve ter realmente muita história de espionagem, e planos secretos referentes a essas terras que "dariam muito trabalho" .... por isso creio que O Rezzutti conseguiu neste programa explorar essa questão, muito bem. Histórias de espionagem com esse pano de fundo dariam filmes incríveis.
Cara, muito massa seu canal! Eu tomei conhecimento dele ao cair de bandeja nesse vídeo e já me inscrevi.
Seja bem-vindo à bordo! 😄
ÁMuito bom. Gosto muito dos materiais produzidos neste canal. Parabéns. Quem sabe, um dia , a Historia de Garcia D´ Ávila renda um bom material para um estudo assim.
Eu tenho o livro do Manoel Rosa, chequei a trocar e mail com ele, e melhorei muito o relacionamento familiar entre os navegadores, Colombo era um espião português
Não era, os testes de ADN ficaram prontos, era judeu sefardita.
Querido Paulo, obrigada pelo vídeo... Muito bom 🙏👏👏👏😍
Incrível! Aqueles portugueses estavam mesmo à frente do seu tempo!
Parabéns pelo trabalho
Estou na regiao de Andaluzia. Na catedral de Sevilha tem um monumento colossal em sua homenagem. Li q os restos mortais estao neste monumento
Já visitei Palos de la Frontera e o Monasterio de La Rábida duas vezes. Cristóvão Colombo hospedou-se com os monges de La Rábida e zarpou de Palos rumo ao Novo Mundo.
Obrigada por mais um ótimo vídeo!
Boa noite ! Cheguei raypando o vídeo ! Muito obrigada ! 🙏🙏🙏
Quando entrei para a Universidade esse assunto era muito debatido, existindo as tais duas escolas:a de que ele era e a de que Colombo era genovês. Existia lá um professor de Latim já idoso, que era conhecido pela sua luta em demonstrar que era português. Já faleceu claro, mas nas aulas (ele não foi meu professor) segundo os meus colegas, quando não lhes apetecia ouvir a a materia começavam a falar de Colombo e pronto , ele embarcava e as duas horas de aulas eram passadas a navegar com Colombo. Mas o senhor era um especialista, fazia parte de um clube ou grupo, não sei , que tinha reuniões no estrangeiro.. Enfim...
Cada tempo tem seu professor pérola! Q bom...
Vce quis dizer que o professor era da época de Colombo??interessante!!!puxa!! Calculo a sua idade!!
@@Leo-en3uh está a querer chamar-me de velha. Só🧐 tenho 66 anos?
@@teresabea Desculpe-me senhora Teresa ,não tive intenção de ofende-lá.bom dia!!
Devia ter um filme desta história.
Com certeza daria um bom filme.
Achei que eu sabia quem era Colombo, agora abriram-se😊 novas possibilidades. Muito bom! Acho que ele era EXPLORADOR na verdadeira acepção da palavra! Ele deu início à exploração das Américas pelos europeus.
Deixe lá! Se V achava que sabia, não tem mal. Colombo também achava que sabia que tinha chegado à India e morreu com essa verdade. Ainda hoje ele não sabe...
Muito bom!
Primeiros europeus a pisar na América no Canadá e Groelândia, foram os vikings com leif Ericksson o vermelho.
Isso mesmo. Os próprios portugueses estiveram na América do Norte muito antes de Colombo. Devemos lembrar que naquela época tudo era mantido em absoluto sigilo e os portugueses tinham muito muito mais interesse no lucrativo comércio com as ìndias. Os irmãos Corte Leal pisaram no Canadá e no atual estado americano de Massachussetts. Na realidade todo o mundo já tinha sido visitado pelos portugueses antes que os franceses, ingleses, espanhóis e holandeses entrassem no tabuleiro das garandes navegações, isso é fato inegável.
@@jackmcdouglas4126não será que quis dizer "Corte Real"?
Para o nosso imaginário (será?) Cristóvão Colombo era português e foi ao serviço da coroa portuguesa (como espião) oferecer os seus serviços à coroa espanhola. Há algumas evidências que apontam para o facto de Portugal já ter conhecimento da existência de um novo continente do outro lado do Atlântico, como refere Duarte Pacheco Pereira na sua obra "Esmeraldo de Situ Orbis". A vida deste navegador é um bom tema para um episódio desta série d' "A história não contada".
@@MariaArmandaRocha
quando ainda não se falava na América do Norte
também Américo Vespucio viajava nas caravelas portuguesas
escrevia aos seus patrões de Florença e da Alemanha e terá ele mencionado um novo mundo quando
percorrendo as costas maritimas do futuro Brasil em 1502 e 1503 verificaram que não se tratava de uma ilha, mas sim de um continente
sobre o que Américo Vespúcio escrevia
Mundus Novus (1503) Américo Vespúcio
"Ha dias lhe escrevi extensamente acerca do meu regresso das terras novas, que, na frota a expensas deste Sereníssimo rei de Portugal, corremos e descobrimos, as quais terras nos deve ser permitido chamar Novo Mundo, porque, entre os nossos maiores não houve o menor conhecimento de que fossem habitadas, e para todos que ouvirem será uma novidade.
E, entretanto, esta opinião vai além da dos antigos, pois deles a maior parte dizem que, além da equinocial, para a banda do meio-dia, não existia terra continental, mas somente o mar Atlântico, e os que afirmaram haver ai terra negaram que fosse habitada de racionais.
Mas o ser esta opinião falsa, e a verdade o contrário, se provou nesta minha última viagem, pois naqueles meridianos encontrei terra continental habitada de mais povos e animais que a nossa Europa e a Ásia ou África, e os ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida conforme direi, tratando do que vi ou ouvi digno de notar neste Novo Mundo, segundo se verá mais abaixo [...] ...
@@jackmcdouglas4126 Veja-se que
Cristóvão Colombo entrou para a história como o navegante líder da expedição espanhola que chegou ao continente americano em outubro de 1492.
Referente às viagens de Bartolomeu Dias que passava ao largo das costas da América do sul,
- em 1486, D. João II enviou Bartolomeu Dias, com 2 caravelas, para explorar a costa de África para lá do limite atingido por Diogo Cão, como não conseguia avançar junto à costa por causa do vento sueste, meteu para sudoeste, para o mar aberto....
- o designado cabo das Tormentas, foi dobrado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias
referente às viagens de Vasco da Gama (1469 - 1524)
Manuel I de Portugal confiou a Vasco da Gama o cargo de capitão-mor da frota de 4 caravelas que, num sábado 8 de Julho de 1497, partiu de Lisboa em demanda da Índia.
A frota foi acompanhada por Bartolomeu Dias, seguindo a rota já experimentada pelos anteriores exploradores ao longo da costa de África, através de Tenerife e do Arquipélago de Cabo Verde. Após atingir a costa da atual Serra Leoa, Vasco da Gama desviou-se para o sul em mar aberto...
fazendo a manobra de "volta do mar" que Bartolomeu Dias já havia identificado desde 1487...(semelhante à Volta do Sargaço do Atlântico Norte).
Bartolomeu Dias também foi capitão de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral, na viagem de descoberta oficial do Brasil, em 1500, que claro incluia a tal "volta do mar"
daí que muitas publicações escrevam que os reis de Portugal conheciam a existências de terras a oeste do Atlântico
antes da viagem de Cristóvão Colombo no hemisfério norte,
de salientar que navegar no Atlântico norte, incluia distâncias menos extensas e a orientação da estrela polar,
diferente da navegação no Atlântico sul
Adorei... não sabia da metade!
Muito bom ...