Eu sou professora de português e não apoio esta professora. A arrogância jamais deverá fazer parte do discurso de um bom professor. O bom uso da língua condena um grande problema chamado preconceito linguístico. Coisa que esta professora pratica o tempo todo. A língua é viva e muda frequentemente de acordo com as suas variações.
Não me sinto nem pobre nem rica… Me sinto MILIONÁRIA!!! Vou entrar na concessionária e pegar um de 500 mil e NÃO vou pagar e exijo uma lei para que eu não vá para cadeia… Entendedores entenderão!
Sou professor e concordo com tudo que você defende professora Cíntia!!! Tudo isso vai passar e esses modismos perderão força!!! Imagine quando isso começar a causar problemas em processos judiciais, em contratos e em todos os tipos de documentos que exigem serem redigidos pela lingua culta?? Na hora em que isso começar a causar prejuízos, começar a impactar em justiça, gerar jurisprudências indevidas, erros por ambiguidade, essa onda será interrompida e sensatez será reestabelecida!!!! Continue seu trabalho porque nosso país precisa de pessoas como você!!!! Parabéns pelo nosso dia, parabéns pela sua luta!!! Grande abraço!!!!
Não podemos permitir, afinal o ensino já tem problemas suficientes para criar "modinha" e fazer vista grossa para o que realmente deve ser melhorado!!!!
No meu serviço um funcionário se dirigiu a uma pessoa q saiu da piscina pra dar a essa pessoa uma informação e disse: “pra sair a senhora segue por aquele caminho” . E deu mó merda isso pq a chamou de senhora. E era uma mulher jovem de maiô ou biquíni q se ofendeu e foi reclamar disso. Abcs gente.
O mais importante da visibilidade da Cíntia, hoje em dia é o incentivo. Ela vem causando uma revolução, ressuscitando a vontade e o interesse de muitas pessoas pelo aprendizado. Nada é por acaso! As pessoas vem buscando melhorar, isso é muito legal.
Yasmin com a cara fechada, os braços cruzados e querendo sumir da mesa hahahhahahahha Adorei a Cíntia e a sintonia com a Criss foi muito boa! Claro que a Criss era professora, entende muito do que a Cíntia fala, mas acho que a sintonia foi além! Arrasaram 👏
Olha, eu tambem pensei o mesmo, mas não é segredo para ninguem que a Yasmim ela é de esquerda, porem os assuntos que o vênus traz é mais entretenimento do que politico. Vocês viram o quanto ela pressionou a Cíntia para tropeçar nos argumentos? Gosto demais da Yasmim, mesmo antes de ela ter o podcast, mas tem algumas atitudes que fico meio "chateado" por ver que ela não consegue ver o certo e errado e não o politicamente correto. Mas seguimos, continuo assistindo os videos dela e da Cris e o Vênus.
É porque tem algo que a Yas tem e vcs não, que é o RESPEITO pelo ser humano próximo. Isso não é “militância”, é caráter, mas sei como é difícil a falta de interpretação.
@@leticiatsampaio Não, é como eu disse, a falta de interpretação é grande. A mulher do comentário disse que ela estava querendo defender mas não tinha argumento QUE NÃO SEJA militante. Isso não tem nada a ver com militância.
@Kitokito Kat Creio que não é a elite, e sim a minoria progressista que sempre se aproveita de paltas sobre minoria, desfavorecidos e etc. E assim vai implementando essas bobagens. Sobre a bolha concordo, a internet é um mundo (menor) a parte, só que eles estão espeniando p/atigirem ainda mais público e vão se infiltrado. Nesse caso da linguagem neutras na escolas, já é um meio de atacar na base e expandir.
Eu sou a favor da educação nesse país e não no "emburrecimento" das pessoas. Meu pai sempre disse que os governantes não querem pessoas mais inteligentes que eles, pq elas dão mais trabalho.
@@patriciacrespo5108 Ela é boa TB. O que acontece é o foco da entrevista e identificação ser maior com uma ou da outra. Se vc assistir por exemplo o episódio com a Priscilla Alcântara, a Yasmin interagiu muito mais. Ambas são inteligentes, legais.
O Brasil precisa urgentemente de mais professores como a Cíntia Chagas. É bonito falar da forma correta e se fazer entender. É elegante e sensato respeitar nosso patrimônio. Parabéns ao Vênus por dar esse espaço a ela.
Uma vez a Cíntia falou algo que eu gostei muito: "A Língua Portuguesa não é machista, a Língua Portuguesa é masculina. Uma língua não tem capacidade de ser machista." E é justamente o que essa galera defensora do dialeto não-binário não aprendeu na escola. A nossa língua já tem o gênero neutro e ele é o mesmo usado para o masculino. E não há problema nenhum nisso.
Sim, Daniel. Eu aprendi que o certo é dizer: quando a frase tem substantivos próprios femininos e tem algum masculino , a concordância fica no o masculino. O certo é dizer: "bom dia a todos" e é errado dizer : " Bom dia a todas e a todos".
A Cíntia é uma ótima professora .Argumentou super bem como sempre e representou a opinião de muitos que muitas vezes são mal interpretadas !A Criss manda muito bem como entrevistadora .Fiquei chocada que a Yas nem conseguiu disfarçar kkk
Amei!!! De longe, um dos episódios que mais gostei! Por mais entrevistas com professores de verdade, que ensinam o que é certo e o que é errado. E que o aluno não deve se sentir desrespeitado, simplesmente pelo fato do professor lhe mostrar a forma correta de falar.
@@penhaoliveira5666 e eu achava que era somente na TV que esses trastes sem talentos eram contratados!!! A imitadora do cebolinha tem o carisma de um cano PVC e a inteligência de uma porta !!
Eu amo o fato que ela falando, conversando normal já da dicas de português de como é a palavra correta para se usar naquela frase, naquela situação e tals.... ♡
Aqui em Portugal, não existe isso de deixar de corrigir por preconceito linguístico! Todos são ensinados a falar e escrever corretamente. São corrigidos sempre que for necessário. Eu própria, que não sou professora corrijo quando alguém está a falar de forma errada, é considerado uma vergonha não saber falar corretamente o português.
Português corretissimo é quase impossível.A língua é de uma gramatica complicada, acho que todas as línguas são assim.Só se formos formados em letras talvez as dúvidas venham a decrescer. Nem Saramago conseguia e ficava mudando as pontuações das orações.
É verdade mesmo. Tenho uma amiga brasileira que já mora em Portugal há quase dez anos e, agora trabalhará na área de vendas, por lá. Já iniciou um curso de escrita e pronúncia corretos, afim de ter um bom desempenho e sucesso maior na profissão. Uma exigência do cargo!
@tctmc Parabéns a vocês. Pq por aqui a situação está uma catástrofe. Essa coisa de preconceito linguístico e quererem impor (à força) a ridícula "linguagem neutra" alterando todo o vocabulário da língua portuguesa é uma aberração. Este país vai cada vez mais ao fundo do poço. Uma tristeza.
Cris Paiva necessária sempre. Parabéns, hoje podemos dizer que temos um postcat com 2 mulheres maravilhosas com gerações e experiência distinta. Cris Paiva não me canso de dizer que a admiro infinitamente. 🙏🙏🙏🙏
Gente, amei o posicionamento da Criss Paiva! Sobre a Cíntia Chagas, só aumentou a admiração. Já a Yasmin Ali... Está nova ainda. "Dá tempo de aprender".
sempre! porque ela tem conhecimento aprofundado e consolidado.. e não segue principalmente um modismo que não tem fundamentação.. Criss Paiva parabéns pela sua condução, mesmo sendo pedagoga e professora, você está se saindo uma perfeita apresentadora, com domínio argumentativo exemplar!
Como é maravilhoso ouvir pessoas inteligentes falando, sem reticências, sem medo da política do cancelamento, sem se anular enquanto ser pensante e educador... Ela é maravilhosa reitero, não suporto mais a covardia das pessoas ao aceitar o inculto e ignorante, na maneira de expressar. Me ofende, ler o tempo todo frases como: ..."meu namorado mim levar no zoológico.." ou até mesmo ..."eu vou leva você comigo"... E por aí vai. Nivelar por baixo, já passei por inúmeras situações, onde professores de diversas "matérias" não ensinam nada muito complexo, ou castram o ensino menosprezando a capacidade do aluno em aprender o correto, ensinando tão somente o mínimo, o superficial, sendo eles professores, negam a profissão, tirando oportunidades e castrando o futuro de jovens estudantes. Fatos assim é mais comum do que se imagina no Brasil afora, fatos assim se tornaram a regra e não a excessão. Ler passagens em inúmeras redes sociais, páginas de internet, programas de tv, etc, que se escora em pautas sociais, e inclusorias aonde a única coisa que se inclui é a ignorância e a burrice, criando uma falsa impressão que falar tão absurdamente errado é bonito, é nichado, aceitável, ou descolado. NÃO!!! NÃO!!! NÃO!!! Não é aceitável, falar erroneamente, é feio, te coloca numa posição intelectualmente e tecnicamente inferior ao interlocutor, mesmo que não seja inferior... Te faz parecer burro, ignorante, e qualquer pessoa que fale de maneira mais próxima da norma culta será encarado de maneira mais positiva perante o interlocutor. Não castre sua vida, suas futuras oportunidades de crescimento profissional, suas oportunidades de crescimento financeiro e até mesmo suas oportunidades de relacionamento, porque você fala como um analfabeto funcional. Estude, aprenda, aprimore se, se tem terceiro colegial e ainda fala absurdos linguísticos tais como: ..."mim leva" , "ele me levar no..", ..."nois vamo lá", etc, você precisa estudar a língua, observe como pessoas inteligentes se comunicam, aprenda, não se coloque na posição da pessoa mais burra da mesa e de risada disso, achando que não tem importância nenhuma na criação do seu futuro, pois tem sim...você já viu alguém que admira por ter conquistado algo que você almeja, que fale errado?? Desde que o que aquilo que você almeje não seja ser cantor de funk, pra todo o resto você precisará falar no mínimo de forma inteligível e inteligente, senão será tratado como um burro e ignorante e outro tomara seu lugar, ou terá o lugar tanto quer e que você poderia ocupar. Não ache que burrice e ignorância é algo bonito e/ou admirável...pode sim ter pessoas que falam de forma errada e tem sucesso, mas tenha a certeza que a maneira dessa pessoa se expressar não foi item de exclusão ou escolha na caminhada para seu sucesso...não era item importante, mas para a maioria das pessoas, se tiver a escolha entre duas pessoas igualmente capazes, a que se expressa melhor, a que fala de maneira mais correta será sempre a melhor escolha... E sabe porque, porque se a pessoa teve as mesmas opções que vc, o mesmo currículo, estudou na mesma escola que você, e ela fala corretamente e você errado, quer dizer que você foi preguiçoso e não se deu ou se da o trabalho de aprender a se comunicar na sua própria língua de forma satisfatória enquanto o outro se esforçou para isso. E a escolha jamais será você... Então se não sabe aprenda.. Se não se importa, comece a se importar, senão você não terá nem o direito de reclamar da vida que leva, porque você mesmo se sabotou. O sol nasce pra todos, mas alguns se escondem nas sombras, não se esconda....
Eu não conhecia a Cinthia, amei essa entrevistada ela é muito sábia e tem a visão clara do q está acontecendo. Comecei a segui ela no Insta, ela posta muita coisa interessante.
Poxa. Internet é enorme. 2o comentário dizendo que não conhecia a Cintia.. Eu sou mais velho que ela e conheço há um tempão. São as bolhas, entendo... Ela é ótima mesmo
Sou professor de escola pública e concordo totalmente com a professora Cíntia! Que esforço supremo e contínuo que temos que fazer para ensinar os nossos alunos a se expressarem utilizando a Língua Portuguesa da forma correta!
Sou professora de português e também me formei na UFMG. Ali é um antro de seguidores da ideia do "preconceito linguístico". Eu nunca me deixei levar sobre essa ideia, e sei bem quem é o cara que a defende. Sou muito feliz por ver professoras como Cíntia, pois eu também defendo o ensino da GT. Ensinar a GT é promover acesso aos que não têm. Sou uma dessas professoras que faz questão de ensinar as regras da Gramática Tradicional!
@@mahaquino2424 já houveram impérios que, ao conquistar um povo, impuseram a nova língua. O império romano foi símbolo de democracia, porque ao invés de impor, respeitaram a língua nativa dos povos conquistados. Eles impunham os impostos em troca de segurança e organização social. Contudo, havia prestígio social qnd um nativo sabia a língua do império.
@@mahaquino2424 o que quero dizer com isso é que, o problema dessa ideia da linguagem não-binaria (dialeto) é que, além de agramatical, querem impor essas regras muito mais do que prestígio social. Nada democrático. Faz parte de uma ideologia política.
Também sou professora. E me identifiquei muito com os dilemas que ela enfrentou e enfrenta. Está muito difícil lecionar hj. Poucos são os profissionais que querem ver seus alunos evoluírem intelectualmente. A maioria só quer alienar com pautas identitárias.
Você arrasou com seu comentáio, concordo com você completamente. Essa história de não ser sexy, absurdo, não concordo, ela consegue ser sexy e muito mais. Quem não concorda está com uma baita inveja.
A professora Cintia Chagas me representa sempre! Em 2024 eu assistindo essa educadora e necessária entrevista! Minha reverência à Professora Cintia!!!👏👏👏👏👏👏
O dialeto não binário é a coisa mais ridícula que inventaram nos últimos tempos! Faço questão de ver e curtir todas as vezes que a Cíntia esculhambar essa palhaçada!!!
Amei esse podcast!!! Sou professora de inglês, saí do sistema privado de educação e estou montando meu negócio online. Sou comunicadora e sofri preconceitos e retaliações do sistema educacional exatamente como a Cíntia. Me identifiquei muito nessa entrevista. Vênus Podcast: parabéns!!! Cíntia Chagas: vou fazer o curso com seu gestor de tráfego e serei a professora escolhida para ser sua parceira. Já está tudo arquitetado. 🤓 A-mei!!! Inspiração pura. Obrigada.
Sem palavras pra descrever o que foi assistir essa entrevista. Como ficar sem se emocionar??? Vilela, certamente uma experiência que jamais esqueceremos. Sua sensibilidade em conduzir foi fantástica. ❤❤❤❤❤❤
Professora que fizer que você me representa, penso exatamente assim. Caramba!!! Estou estartecida com suas palavras e opiniões. Parabéns pela sua coragem. Sou sua fã.
Entrevista maravilhosa, parabéns as meninas e a professora Cíntia Chagas. Até eu, que sou gay, não concordo com a linguagem neutra. Busquei entender os argumentos dos que a defendem e no fim conclui que são repletos de incoerências e muito superficiais. O prejuízo educacional que pode causar se adotado nas escolas e universidades é incalculável. Além disso, também me dói ver o quanto nossa língua portuguesa é extremamente desvalorizada por aqui, assim como o próprio conhecimento. As pessoas realmente estão acreditando que modificar a estrutura de um idioma não será capaz de mudar preconceitos, no máximo mexerá na parte superficial da coisa, jamais no íntimo do ser humano. Infelizmente, muitos dos grupos que defendem o linguagem neutra estão transformando causas importantes, como inclusão e respeito a diversidade sexual, em motivo de piada.
Lucas... "muitos dos grupos que defendem o linguagem neutra estão transformando causas importantes, como inclusão e respeito a diversidade sexual, em motivo de piada." Eles estão transformando praticamente tudo que tocam em motivo de piada. Porque da maneira que querem IMPOR, para quem não esta na bolha, acaba criando RANÇO. Ja conseguiram, praticamente, reduzir o termo FACISTA a algo similar ao chamar alguem de BOBO. Estão tentando dizer que RACISMO é uma via de mão unica, so um lado sofre racismo. RACISMO é RACISMO. Contra brancos, amarelos, negros, etc. Muitos da comunidade LGBT falam abertamente que ODEIAM HETEROS. Eu sempre digo o seguinte: Para tudo o que voce for dizer, inverta o genero/raça/nacionalidade/orientação/religião. Se apos inverter soar como preconceito, discurso de odio, intolerancia, é porque o que voce iria falar é isso mesmo.
Em entrevistas que são contrárias ao ponto de vista da Yasmin, ela, nitidamente se fecha e começa a se contrapor ao entrevistado sem firmeza nos seus argumentos. Fica ruim para ela e para a causa que ela defende no momento.
Sim! O problema não é ter uma opinião contrária, o problema é não ter firmeza, clareza, construção de um raciocínio. Parece que ela quer falar, mas falta vocabulário. Não sei...
Não sou professor nem me arvoro em ser, masssssssss concordo em muito, senão tudo, oq foi dito explanado detalhado explicado exemplificado analisado defendido aprofundado por essa professorA, q além de belíssima, tb inteligente sagaz astuta perspicaz instruída visionária e o IXCAMBAU a 4! PARABÉNS pró Cintia👏🙌👊
Não conhecia essa moça, gostei. Teve gente que ficaram com raiva dela por causa da opinião sobre o "todes", mas ela só mandou a real. Se deixar, esse tal do "politicamente correto" vai acabar com tudo... Tem coisas mais importante para se debater, até parece que não temos mais nada e temos que inventar besteiras para poder passar o tempo...kkk
Brasil tem mais 11 milhões de analfabetos,54 milhões de Brasileiros abaixo da linha da pobreza,a cada 28 horas um homossexual é morto no Brasil,mais de 500 mil mortos por COVID,o Brasil é o país que mais Mata homossexual no mundo. E a solução para isso, é falar todes?Elu?,desculpe mas isso não passa de um politicamente correto querendo controlar tudO e todOs,como diz o professor Paulo Cruz,isso é algo de cima para baixo,começa numa bolha acadêmica,depois vai para ala artística,não é atoa que muitos artistas estão com esse papo há tempos já,idem esse big Brother.Para saber se estou agindo correto,eu penso o seguinte,imagine o Bolsonaro (a qual sou contra) chega e fala que o povo precisa falar linguagem neutra,o que o pessoal do Politicamente correto diria??
@@playmobil7671 então, o maior problema é que essa m é seletiva... Por isso o politicamente correto é coisa de safado, dificilmente vc vê alguém que presta militando por isso...
Fenomenal, já sigo a Cintia no Instagram e louvo saber que ainda temos grandes professores atuando seja em sala de aula como nas redes sociais. Tive professores maravilhosos e um deles merece menção aqui: Professor Sílvio Marcondes de Guaratinguetá-SP. Tive aula com ele na Unesp - CTIG. Parabéns professores, em especial minha prima Célia (Jacareí-SP) e Fátima (Potim-SP).
Da pra ver o ódio dentro dela, a raivinha de quem defende isso pq acha que a causa é "lindE", mas no fundo sabe que nao ha argumento algum que sustente a ideias.
Cintia Chagas me representa, graças a professores iguais a ela que ainda tenho alguma esperança em relação a educação no país, falar e ensinar o Português corretamente é obrigação da escola e dos pais, já somos uma pária na educação mundial se não brecarmos esta precarização da língua portuguesa seremos analfabetos funcionais eternamente. Parabéns Professora Cintia!
Professoras como ela que me preocupam. Mais preocupadas com performance do que com conteúdo. E outra... Ela ainda tem orgulho de dizer que enganou e mentiu para conseguir alunos. Imagina o exemplo disso para os estudantes. "Não estou usando de violência". Então é liberado ser mau caráter só por não usar violência? Caramba. Não tenho esperança alguma de construção de país com posturas e pensamentos assim. Que pena, temos tantos recursos, temos tanta liberdade comparado com outros países que não temos berço para usar dessa liberdade, tanto que de um lado defendemos bizarrices como linguagem neutra e do outro defendemos professores sem repertório, papagaios de regras básicas gramaticais, sem base cultural e performistas.
@@eduardoolivetto5379 quando digo que me representa é no sentido de ensinar o português correto, o de defender a gramática, o de usar a mídia que ela tem a favor para combater esta imbecilidade do pronome neutro, na verdade quem atua na educação e é sério está de saco cheio de ouvir asneiras das ideias de Paulo Freire e Marcos Bagno que qualquer alternativa a barbárie da língua é um alento.
@@deningles, marxismo-comunismo-socialismo. Paulo Freire era o cara que prega em seus livros que o professor é o "opressor" e que o aluno é o "oprimido". Ora, a função do professor não é educar? Freire prega uma "construção mútua". Como você vai construir algo se você não tem base? Ademais, Freire foi secretário de Luíza Erundina, quando ela era prefeita de São Paulo, ele simpatizante e ela partidária do PT. Na pág. 20 da "Pedagogia do Oprimido", ele escreve: "Os opressores, falsamente generosos, têm necessidade, para que a sua “generosidade” continue tendo oportunidade de realizar-se, da permanência da injustiça. A “ordem” social injusta é a fonte geradora, permanente, desta “generosidade” que se nutre da morte, do desalento e da miséria". Em momento algum Freire é a favor de professores ou do proletariado. Ele usa mascaradamente um argumento comunista em que a pessoa nasce pobre e vai morrer pobre, mas tem de derrubar os mais intelectos. No fundo o que ele quer é que o governo os controle e o povo continue sendo escravo do governo. Mas não ensina um aluno a enriquecer, a ter seu trabalho digno, a empreender. Tanto que Freire educou 400 adultos e adolescentes. Eu me pergunto, cadê esses defensores de Freire que não dão depoimento algum sobre o "sucesso" da pedagogia do mesmo? Todavia, Freire plagiou descaradamente a filosofia de Frank Charles Laubach, mudando as palavras para o viés comunista. Daí muitos dizem que seus livros são lidos lá fora. Sim. Mas me pergunto: qual país adota o método Freidiano? Nenhum! Por que? Porque se nunca deu certo, não é agora que daria. O Brasil, ao querer impor o método Freire nas escolas mostrou uma queda vertiginosa na educação. Pergunte a seus pais e avós como era a educação escolar nos Regimes Militares (que tanto dizem ser Ditadura) entre 1950 e 1985. E de 1985 pra cá, como foi ficando a educação com a "democracia" que vivemos? Estar em penúltimo no ranking mundial é no mínimo vergonhoso, entre 80 posições, estamos na posição 78. E dos dez primeiros no ranking, pesquise se algum deles usa o método de Paulo Freire de ensino. A resposta é unânime: nenhum! Quer mais asneiras de Freire? Primeiro você precisa entender o que ele escreve (confunde as palavras e não explica nada, porque quando o aluno não tem base sólida em Língua Portuguesa e Literatura, sequer vai entender algum texto de Freire). E segundo, quando explica, está na cara que é ideologia comunista-marxista-socialista, que ele tanto amou em vida. Por que não lecionou para criancinhas. Eu, em 4 anos de ensino, ensinei quase 8x mais pessoas do que esse senhor ensinou. Os que ele ensinou eram adultos e adolescentes roceiros. Mas ensinar os mais novos, ele fugia de medo. E ainda me elegem ele como "Patrono da Educação"... Por que não elegeram "Machado de Assis", que aprendeu a ler e escrever na gráfica do pai e que tem textos tão bem elaborados que uma pessoa precisa conhecer bem a Língua Portuguesa pra entender, mesmo sendo de época? Comece a ler Freire e você vai parar na metade do caminho. Porque educador ele, de fato, não é.
@@UmPontoeOutro Sinto muito amigo, existe a lingua certa e a errada. Se você curte a errada, bacana, mas continua errada. Infelizmente a geração atual é mimada e acredita que o errado é "questão de opnião". Não é. Certo é certo e errado é errado, independente do seu gosto.
@@GobbiLuiz Eu não estou dizendo só sobre a língua em si, eu falo sobre o EP inteiro. E essa geração mimada que você diz é fruto da frustração que foi a sua, meu caro. Não se esqueça!
Mas ela estava colocando contra pontos para a conversa render, se não, o negócio não anda. Por mais que esse assunto seja coisa de quem não tem o que fazer, tem muita gente que por ingenuidade (ou burrice) pensa que isso pode ajudar de alguma forma. Se entrar em um debate com quem manja sobre, de maneira rápida essa pessoa já deixa lado a ideia do "todes"...
mas esse é um fator comum pra quem defende esse tipo de militância. Geralmente quando vão buscar entender melhor do assunto, saindo da superfície dessas ideias bobas que vêm com frases prontas e lacradas, elas mudam de opinião eu não gosto de ficar selecionando e resumindo as pessoas em pacotes, mas eu nunca vi uma pessoa com ideias de direita mudar suas opiniões e ir pro lado contrário. Na verdade acontece o oposto
@@Noone-uo2cf pior que ela é assim com tudo. Na entrevista no The Noite, ela não conseguia explicar porque gostou de entrevistar a Gretchen. Ela simplesmente não explicou. rsrsrs
Cris, eu adorei quando você se lembrou da esquete da professora que foi dispensada ao corrigir o aluno que somou 2+2= 22. No fim, a professora se saiu bem ao acertar suas contas com a escola! Parabéns, Cris!
A Yasmin fica bem melhor sem militar. Não por conta do lado que escolhe, mas pelo fato de que ela nem parece saber direito o motivo da militância. Fica estranho. Começa a falar baixinho, como que fazendo um esforço para não ser agressiva, que parece forçado e com argumento vazio. É melhor se embasar mais, ou deixar pra lá. Aí pega convidados super articulados, eloquentes, com convicções firmes...gente do céu, vira uma coisa de dar dó.
Você é ótima, inteligente, bonita e muito charmosa. Já li seus dois livros. Ambos estão no meu Kindle, mas também adquiri o físico. Estou em Exu, uma pequena cidade de Pernambuco, a seiscentos quilômetros de Recife. Adoro ouvir você falar. Aprendo muito com você
Faz carinho no cérebro ouvir uma pronúncia tão perfeita na voz de uma mineira!
Eu sou professora e apoio essa professora. Língua é patrimônio.
Eu sou professora de português e não apoio esta professora. A arrogância jamais deverá fazer parte do discurso de um bom professor. O bom uso da língua condena um grande problema chamado preconceito linguístico. Coisa que esta professora pratica o tempo todo. A língua é viva e muda frequentemente de acordo com as suas variações.
@@danielafigueiredo368concordo em partes,
Patrimônio? Com esse salário que os governantes, acham que está bom...
Muito obrigada professora. Deus te abençoe.
@@terezajesus7900independente de qualquer coisa, nossa língua é nosso patrimônio
A cara da Yasmin vendo a Cintia falar sem rodeios que não aceita essa palhaçada de "linguagem neutra" merecia um meme kkkkk
Yasmin pateta
Ainda bem que havia outra professora no podcast,pra Cintia não se sentir mais sozinha no assunto conservador!😂😂😂❤❤❤❤❤❤
Mas é errado 😂😂😂ela concordando ou não
Não se sinta sozinha Cíntia, não sou professora e estou com você na questão abordada o vídeo sobre Linguagem não binária.
Quem defende essa linguagem é somente por militância, nada além disso. Também estou com a Cíntia em defesa a Lingua Portuguesa.
Sou professora, estou com você e com Cintia.
Todo meu apoio Cintia!
Claramente a Yasmin fica contrariada sobre a linguagem binária, chega a fazer a pergunta de braços cruzados. Cíntia está de parabéns! 👏👏👏
Muito fácil encontrar argumentos para mostrar que essa linguagem é emburrecer o povo
Verdade.
Ela vem com a doutrinação.
Mas depois entendeu.
"Primeiro eles dominam o que a gente fala, depois o que a gente pensa e depois o que a gente faz". Cíntia Chagas, 15 de outubro de 2021.
Provavelmente isso foi retirado do livro "1984".
@@GryphonGamerBR Boa lembrança. Valeu!
simmmm
Não me sinto nem pobre
nem rica…
Me sinto MILIONÁRIA!!!
Vou entrar na concessionária
e pegar um de 500 mil e NÃO
vou pagar e exijo uma lei
para que eu não vá para
cadeia…
Entendedores entenderão!
Yasmim CHOCADE e sem
ARGUMENTES…
Graças a Deus ainda existe uma Cíntia Chagas.👏👏👏
Sou professor e concordo com tudo que você defende professora Cíntia!!! Tudo isso vai passar e esses modismos perderão força!!! Imagine quando isso começar a causar problemas em processos judiciais, em contratos e em todos os tipos de documentos que exigem serem redigidos pela lingua culta?? Na hora em que isso começar a causar prejuízos, começar a impactar em justiça, gerar jurisprudências indevidas, erros por ambiguidade, essa onda será interrompida e sensatez será reestabelecida!!!! Continue seu trabalho porque nosso país precisa de pessoas como você!!!! Parabéns pelo nosso dia, parabéns pela sua luta!!! Grande abraço!!!!
Não podemos permitir, afinal o ensino já tem problemas suficientes para criar "modinha" e fazer vista grossa para o que realmente deve ser melhorado!!!!
No meu serviço um funcionário se dirigiu a uma pessoa q saiu da piscina pra dar a essa pessoa uma informação e disse: “pra sair a senhora segue por aquele caminho” . E deu mó merda isso pq a chamou de senhora. E era uma mulher jovem de maiô ou biquíni q se ofendeu e foi reclamar disso. Abcs gente.
Ou
@@victorhugo3718
O mais importante da visibilidade da Cíntia, hoje em dia é o incentivo.
Ela vem causando uma revolução, ressuscitando a vontade e o interesse de muitas pessoas pelo aprendizado.
Nada é por acaso!
As pessoas vem buscando melhorar, isso é muito legal.
Essa Yasmin querendo lacrar o tempo todo em cima da Cíntia e não conseguindo! Parabéns Cíntia!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥳
Yasmin com a cara fechada, os braços cruzados e querendo sumir da mesa hahahhahahahha
Adorei a Cíntia e a sintonia com a Criss foi muito boa! Claro que a Criss era professora, entende muito do que a Cíntia fala, mas acho que a sintonia foi além! Arrasaram 👏
Pra mim ela tava muito mais incomodada com a amiga do que com a convidada 🤣
Olha, eu tambem pensei o mesmo, mas não é segredo para ninguem que a Yasmim ela é de esquerda, porem os assuntos que o vênus traz é mais entretenimento do que politico. Vocês viram o quanto ela pressionou a Cíntia para tropeçar nos argumentos?
Gosto demais da Yasmim, mesmo antes de ela ter o podcast, mas tem algumas atitudes que fico meio "chateado" por ver que ela não consegue ver o certo e errado e não o politicamente correto. Mas seguimos, continuo assistindo os videos dela e da Cris e o Vênus.
A cara da Yasmin bufando querendo defender a linguagem não binária , mas não podendo pela absoluta falta de argumento que não seja militante .
É porque tem algo que a Yas tem e vcs não, que é o RESPEITO pelo ser humano próximo. Isso não é “militância”, é caráter, mas sei como é difícil a falta de interpretação.
@@UmPontoeOutro falta de argumento virou educação e respeito? O que tem uma coisa a ver com a outra?
@@leticiatsampaio Não, é como eu disse, a falta de interpretação é grande. A mulher do comentário disse que ela estava querendo defender mas não tinha argumento QUE NÃO SEJA militante. Isso não tem nada a ver com militância.
@@UmPontoeOutro Ei militante, vá ler uns livros pra passar o tempo pq seus comentarios só fazem passar vergonha.
@@UmPontoeOutro ué, a pessoa vai pra bater um papo, não é falta de respeito expor as opiniões. Eu ein
Cara da Yasmin de insatisfação!!! Nem disfarça !!! Hoje a Cris arrasou !!
Menina e de esquerda kkkk com Zoe Martinez, ela não aguentou saiu pra banheiro ...também não disfarçou
Até o tom de voz abaixou. Quis dar uma cutucada e tomou uma bela invertida!
Tbm notei!
Percebi o mesmo!!
Cris a rra sô😃💓
Achei foi bom, abaixou a bolinha
Professora Cíntia, sou paisagista aposentada, mas conte com meu apoio!!!
Tô contigo e não abro
Amo a Cíntia! Precisamos de mais professores assim!
Como é bom ver os comentários desse podcast (ou vídeocast) que dão razão a professora. Graças a Deus, a maioria das pessoas são sensatas.
Verdade...
🙏🏼
@Kitokito Kat Creio que não é a elite, e sim a minoria progressista que sempre se aproveita de paltas sobre minoria, desfavorecidos e etc. E assim vai implementando essas bobagens. Sobre a bolha concordo, a internet é um mundo (menor) a parte, só que eles estão espeniando p/atigirem ainda mais público e vão se infiltrado. Nesse caso da linguagem neutras na escolas, já é um meio de atacar na base e expandir.
Más a menina que imita o cebolinha não gostou muito não kkkkkkkkkkkk
Eu sou a favor da educação nesse país e não no "emburrecimento" das pessoas. Meu pai sempre disse que os governantes não querem pessoas mais inteligentes que eles, pq elas dão mais trabalho.
Criss Paiva, necessária e imprescindível para o sucesso desse podcast.
Pensei que só eu acreditava nisso. Criss é ótima, a outra, humm nem tanto
As 2 são igualmente
Sim. Especialmente por ser professora tbm.
Os assuntos afloram muito naturalmente, pela semelhança de vida, ainda que a Cris tenha atuado poucos anos.
@@patriciacrespo5108 Ela é boa TB.
O que acontece é o foco da entrevista e identificação ser maior com uma ou da outra.
Se vc assistir por exemplo o episódio com a Priscilla Alcântara, a Yasmin interagiu muito mais.
Ambas são inteligentes, legais.
aí vc tá dizendo o óbvio do óbvio.... imagina a yasmin entrevistando sozinha.... sem chance...
Yasmim chocada com a clareza de argumentos da entrevistada conservadora. Adorei
Conservadora só pq ela N concorda com pronome neutro? Ata! 👏
@@caiodantas99 A própria disse em alto e bom som durante a conversa, que é conservadora. 👏
@@lemeandre ela disse que apoia o português conservador
conservadora não simplesmente correta .... e sim a Yas ficou chocada mesmo kkkk
Adorei 😍
Cris Paiva e Cíntia Chagas, orgulho de vcs!!
❤ ❤❤
O Brasil precisa urgentemente de mais professores como a Cíntia Chagas. É bonito falar da forma correta e se fazer entender. É elegante e sensato respeitar nosso patrimônio.
Parabéns ao Vênus por dar esse espaço a ela.
Essa professora é simplesmente perfeita. Ela consegue incluir todo mundo e mostrar pq algumas coisas são ridículas e não inclusivas.
Melhor comentário.
👏🏻👏🏻👏🏻
Criss Paiva roubou a cena como sempre...a melhor de todas!!
A Yasmin chega a doer de fraquinha
A yasmin é burra mesmo 😡😡
Yasmin pede pra sair. Tá ficando feio. Ela é a samambaia do Vênus.
Não é pra tanto. Cada um no seu quadrado. Cada uma com o seu conhecimento. Gosto das duas
É necessário as duas para dar o equilíbrio. Na maioria das vezes a Yasmim faz as perguntas que a grande massa gostaria de fazer
Uma vez a Cíntia falou algo que eu gostei muito: "A Língua Portuguesa não é machista, a Língua Portuguesa é masculina. Uma língua não tem capacidade de ser machista."
E é justamente o que essa galera defensora do dialeto não-binário não aprendeu na escola. A nossa língua já tem o gênero neutro e ele é o mesmo usado para o masculino. E não há problema nenhum nisso.
Sim, Daniel. Eu aprendi que o certo é dizer: quando a frase tem substantivos próprios femininos e tem algum masculino , a concordância fica no o masculino. O certo é dizer: "bom dia a todos" e é errado dizer : " Bom dia a todas e a todos".
Isso é tão óbvio né! Como esses lacradores não conseguem entender isso?
Amei a resposta da Cíntia, para Yasmin. Parabéns, professora Cíntia.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰
A Cíntia é uma ótima professora .Argumentou super bem como sempre e representou a opinião de muitos que muitas vezes são mal interpretadas !A Criss manda muito bem como entrevistadora .Fiquei chocada que a Yas nem conseguiu disfarçar kkk
Parabéns Cíntia, parabéns Cris
Amei!!! De longe, um dos episódios que mais gostei! Por mais entrevistas com professores de verdade, que ensinam o que é certo e o que é errado. E que o aluno não deve se sentir desrespeitado, simplesmente pelo fato do professor lhe mostrar a forma correta de falar.
A Yasmin está se rasgando por dentro. Parabéns a Cris e a professora Cíntia
Ela vai rasgar o livro da Cíntia
Eu percebi isso tbm ela deu umas cutucadinhas meio de leve disfarçado de perguntas
Cíntia fantástica!
Criss salvou a entrevista, obrigada!
Com certeza. Só a pamonha da Yasmim menas, que estragou, por causa da cara de bost#.
@@silvioluizmorpanini9465 pamonha 😂
Graças a Deus, que não sou só eu que acho ela BURRAAAA. 😡😡
@@laudirrocha158 qualquer bosta com uma grana,tem um podcast.
@@penhaoliveira5666 e eu achava que era somente na TV que esses trastes sem talentos eram contratados!!! A imitadora do cebolinha tem o carisma de um cano PVC e a inteligência de uma porta !!
Eu amo o fato que ela falando, conversando normal já da dicas de português de como é a palavra correta para se usar naquela frase, naquela situação e tals.... ♡
Dá várias digas importantes, mas fala pedagUgia 😅
Aqui em Portugal, não existe isso de deixar de corrigir por preconceito linguístico! Todos são ensinados a falar e escrever corretamente. São corrigidos sempre que for necessário. Eu própria, que não sou professora corrijo quando alguém está a falar de forma errada, é considerado uma vergonha não saber falar corretamente o português.
É considerado vergonha para quem tem vergonha! 😂😂😂... Infelizmente isso não ocorre no Brasil 90% das vezes. É muito triste.
Português corretissimo é quase impossível.A língua é de uma gramatica complicada, acho que todas as línguas são assim.Só se formos formados em letras talvez as dúvidas venham a decrescer. Nem Saramago conseguia e ficava mudando as pontuações das orações.
Parabéns 👏👏👏👏
É verdade mesmo. Tenho uma amiga brasileira que já mora em Portugal há quase dez anos e, agora trabalhará na área de vendas, por lá. Já iniciou um curso de escrita e pronúncia corretos, afim de ter um bom desempenho e sucesso maior na profissão. Uma exigência do cargo!
@tctmc Parabéns a vocês.
Pq por aqui a situação está uma catástrofe.
Essa coisa de preconceito linguístico e quererem impor (à força) a ridícula "linguagem neutra" alterando todo o vocabulário da língua portuguesa é uma aberração.
Este país vai cada vez mais ao fundo do poço. Uma tristeza.
" A burrice me incomoda" essa frase resume tudo e concordo.
A burrice nos incomoda, meu caro.
A Burrice da Yasmin me incomoda muito mais !
@@denisebim1316 No caso dela acho que não se trata de burrice, provavelmente influência do meio em que ela vive! Kkkk
Yasmim, querendo fazer com que Cíntia tropece na defesa da língua portuguesa. Mas, quando você trabalha com a verdade não tem erro.
Incrível e sensata. Amei a convidada.
Cris, você é sensacional.
Yas, teve uma aula show. Espero ter assimilado algo.
Cris Paiva necessária sempre. Parabéns, hoje podemos dizer que temos um postcat com 2 mulheres maravilhosas com gerações e experiência distinta. Cris Paiva não me canso de dizer que a admiro infinitamente. 🙏🙏🙏🙏
Gente, amei o posicionamento da Criss Paiva!
Sobre a Cíntia Chagas, só aumentou a admiração.
Já a Yasmin Ali... Está nova ainda. "Dá tempo de aprender".
Pois é. Primeira vez que acompanho esse Podcast e notei que essa menina é muito imatura.
Cintia Chagas disse algo que representa muito o que sinto com toda essa coisa de língua não binária, Tristeza!
Temo pelo futuro de minha neta.
Cris Paiva sempre salvando a entrevista, isso sim é entrevistadora.
Porque se dependesse da Yasmin né...
Oiiiiii😂😂
sempre! porque ela tem conhecimento aprofundado e consolidado.. e não segue principalmente um modismo que não tem fundamentação.. Criss Paiva parabéns pela sua condução, mesmo sendo pedagoga e professora, você está se saindo uma perfeita apresentadora, com domínio argumentativo exemplar!
Ambas mandaram bem, chato pra caralho
Yasmin eh peso ...ou seja negativo eh tipo 08(cris) -5 (yasmin)= 3 (nota do pod)
Cris Paiva, hoje você brilhou mais do que nunca! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Cíntia Chagas, maravilhosa como sempre!
Como é maravilhoso ouvir pessoas inteligentes falando, sem reticências, sem medo da política do cancelamento, sem se anular enquanto ser pensante e educador...
Ela é maravilhosa reitero, não suporto mais a covardia das pessoas ao aceitar o inculto e ignorante, na maneira de expressar.
Me ofende, ler o tempo todo frases como: ..."meu namorado mim levar no zoológico.." ou até mesmo ..."eu vou leva você comigo"... E por aí vai.
Nivelar por baixo, já passei por inúmeras situações, onde professores de diversas "matérias" não ensinam nada muito complexo, ou castram o ensino menosprezando a capacidade do aluno em aprender o correto, ensinando tão somente o mínimo, o superficial, sendo eles professores, negam a profissão, tirando oportunidades e castrando o futuro de jovens estudantes.
Fatos assim é mais comum do que se imagina no Brasil afora, fatos assim se tornaram a regra e não a excessão.
Ler passagens em inúmeras redes sociais, páginas de internet, programas de tv, etc, que se escora em pautas sociais, e inclusorias aonde a única coisa que se inclui é a ignorância e a burrice, criando uma falsa impressão que falar tão absurdamente errado é bonito, é nichado, aceitável, ou descolado.
NÃO!!! NÃO!!! NÃO!!!
Não é aceitável, falar erroneamente, é feio, te coloca numa posição intelectualmente e tecnicamente inferior ao interlocutor, mesmo que não seja inferior...
Te faz parecer burro, ignorante, e qualquer pessoa que fale de maneira mais próxima da norma culta será encarado de maneira mais positiva perante o interlocutor.
Não castre sua vida, suas futuras oportunidades de crescimento profissional, suas oportunidades de crescimento financeiro e até mesmo suas oportunidades de relacionamento, porque você fala como um analfabeto funcional.
Estude, aprenda, aprimore se, se tem terceiro colegial e ainda fala absurdos linguísticos tais como: ..."mim leva" , "ele me levar no..", ..."nois vamo lá", etc, você precisa estudar a língua, observe como pessoas inteligentes se comunicam, aprenda, não se coloque na posição da pessoa mais burra da mesa e de risada disso, achando que não tem importância nenhuma na criação do seu futuro, pois tem sim...você já viu alguém que admira por ter conquistado algo que você almeja, que fale errado??
Desde que o que aquilo que você almeje não seja ser cantor de funk, pra todo o resto você precisará falar no mínimo de forma inteligível e inteligente, senão será tratado como um burro e ignorante e outro tomara seu lugar, ou terá o lugar tanto quer e que você poderia ocupar.
Não ache que burrice e ignorância é algo bonito e/ou admirável...pode sim ter pessoas que falam de forma errada e tem sucesso, mas tenha a certeza que a maneira dessa pessoa se expressar não foi item de exclusão ou escolha na caminhada para seu sucesso...não era item importante, mas para a maioria das pessoas, se tiver a escolha entre duas pessoas igualmente capazes, a que se expressa melhor, a que fala de maneira mais correta será sempre a melhor escolha...
E sabe porque, porque se a pessoa teve as mesmas opções que vc, o mesmo currículo, estudou na mesma escola que você, e ela fala corretamente e você errado, quer dizer que você foi preguiçoso e não se deu ou se da o trabalho de aprender a se comunicar na sua própria língua de forma satisfatória enquanto o outro se esforçou para isso.
E a escolha jamais será você...
Então se não sabe aprenda..
Se não se importa, comece a se importar, senão você não terá nem o direito de reclamar da vida que leva, porque você mesmo se sabotou.
O sol nasce pra todos, mas alguns se escondem nas sombras, não se esconda....
Excelente entrevista! Graças a Deus 🙏 ainda temos professores lúcidos, independente de gênero. Yasmim muda, sem argumentos não tem preço. 👏👏👏👏
Eu não conhecia a Cinthia, amei essa entrevistada ela é muito sábia e tem a visão clara do q está acontecendo. Comecei a segui ela no Insta, ela posta muita coisa interessante.
Poxa. Internet é enorme. 2o comentário dizendo que não conhecia a Cintia.. Eu sou mais velho que ela e conheço há um tempão. São as bolhas, entendo... Ela é ótima mesmo
O insta dela é muito legal!
@@M4lino Como vc comentou, a Internet é gigante e ninguém é obrigado a conhecer todo mundo... conheci ela nessa entrevista e amei.
@@M4lino eu tbm não conhecia, acabei de conhecer agora
Umas das qualidades que mais aprecia em alguém é como ela se comunica, entrevista gostosa de se ouvir! Parabéns, meninas pelo trabalho.
Cíntia, que mulher, que pessoa inteligente e esclarecida... já a Yasmin... sendo Yasmin.
Sou professor de escola pública e concordo totalmente com a professora Cíntia! Que esforço supremo e contínuo que temos que fazer para ensinar os nossos alunos a se expressarem utilizando a Língua Portuguesa da forma correta!
Sou professora de português e também me formei na UFMG. Ali é um antro de seguidores da ideia do "preconceito linguístico". Eu nunca me deixei levar sobre essa ideia, e sei bem quem é o cara que a defende. Sou muito feliz por ver professoras como Cíntia, pois eu também defendo o ensino da GT. Ensinar a GT é promover acesso aos que não têm. Sou uma dessas professoras que faz questão de ensinar as regras da Gramática Tradicional!
E a evolução da lingua portuguesa? Não existe? 🙄
Concordo plenamente 👏👏👏👏👏👏👏👏
@@mahaquino2424 evolução, não. Mudança linguística. Sim, existe, porém de formas naturais e que atravessam décadas.
@@mahaquino2424 já houveram impérios que, ao conquistar um povo, impuseram a nova língua. O império romano foi símbolo de democracia, porque ao invés de impor, respeitaram a língua nativa dos povos conquistados. Eles impunham os impostos em troca de segurança e organização social. Contudo, havia prestígio social qnd um nativo sabia a língua do império.
@@mahaquino2424 o que quero dizer com isso é que, o problema dessa ideia da linguagem não-binaria (dialeto) é que, além de agramatical, querem impor essas regras muito mais do que prestígio social. Nada democrático. Faz parte de uma ideologia política.
CINTIA EU SOU PROFESSORA E ME ORGULHO DE TER ALGUÉM COMO VC NA MESMA PROFISSÃO!!!
Parabéns pela sua nobre profissão
Que Deus te abençoe professora
Também sou professora. E me identifiquei muito com os dilemas que ela enfrentou e enfrenta. Está muito difícil lecionar hj. Poucos são os profissionais que querem ver seus alunos evoluírem intelectualmente. A maioria só quer alienar com pautas identitárias.
A nossa Gal Gadot brasileira
Cíntia é fantástica, em todos os sentidos. Pena que o papo foi curto.
fala serio que essa professora quer ensinar o certo pra nos ! isso é um absurdo .
Sósia da Gal Gadot e ainda tem gente que diz que ela não é sexy? Como assim gente? Kkkk
Exato. O único problema desse episódio é que ele acaba.
Você arrasou com seu comentáio, concordo com você completamente. Essa história de não ser sexy, absurdo, não concordo, ela consegue ser sexy e muito mais. Quem não concorda está com uma baita inveja.
@@marcelokuplich38 Pensei a mesma coisa ...
Que entrevista maravilhosa!!!! Sou pedagoga e a Cíntia ME REPRESENTA!
A professora Cintia Chagas me representa sempre! Em 2024 eu assistindo essa educadora e necessária entrevista! Minha reverência à Professora Cintia!!!👏👏👏👏👏👏
O dialeto não binário é a coisa mais ridícula que inventaram nos últimos tempos! Faço questão de ver e curtir todas as vezes que a Cíntia esculhambar essa palhaçada!!!
O SUCO DE PÊSSEGO, daquela marca lá, já colocou o "todes" na caixa. Pqp kkkk
Boa! E eu farei a mesma coisa.😅
Aposto que o nosso saudoso Mussum diria o seguinte sobre isso: "Cacildis gentis! Eu só falava assim de berincadeiris, pra fazer humor!"
Eu também, é maravilhoso. 😂😂😂
Somos duas!
A Cíntia é incrível! Parabéns pelo prezar da língua portuguesa!
Ela é a Mulher Maravilha da educação. Parece demaaaaaaaaissssssss... kkkkkkkkkkkk
Muito boa a entrevista! Educação tem que ser prioridade no Brasil!
Admiro muito a propósito da Cíntia! Acho ela sensata, coerente e muito inteligente! Parabéns pelo papo, meninas!!!
Entrevista maravilhosa, aprendo muito com essa mulher incrível, Cíntia Chagas. Muito obg.
Cintia ainda não inventaram uma palavra que pudesse te definir eu não tenho audácia o suficiente pra isso , maravilhosa é o mínimo que vc é
Mara o quê? Maravilhosaaa
Amei esse podcast!!! Sou professora de inglês, saí do sistema privado de educação e estou montando meu negócio online. Sou comunicadora e sofri preconceitos e retaliações do sistema educacional exatamente como a Cíntia. Me identifiquei muito nessa entrevista. Vênus Podcast: parabéns!!! Cíntia Chagas: vou fazer o curso com seu gestor de tráfego e serei a professora escolhida para ser sua parceira. Já está tudo arquitetado. 🤓 A-mei!!! Inspiração pura. Obrigada.
Obrigado por nos ter apresentado a Cinthia, Vênus!
Já tinha visto ela no inteligência ilimitada! E um pequeno trecho dos Sócios. Ela é ótima!
Sem palavras pra descrever o que foi assistir essa entrevista. Como ficar sem se emocionar??? Vilela, certamente uma experiência que jamais esqueceremos. Sua sensibilidade em conduzir foi fantástica. ❤❤❤❤❤❤
Doidona... eu tive professores assim quando fiz cursinho no Objetivo a 25 anos atrás. Era uma turma incrível de professores.
Professora que fizer que você me representa, penso exatamente assim. Caramba!!! Estou estartecida com suas palavras e opiniões. Parabéns pela sua coragem. Sou sua fã.
Cris, adoro sua condução no trabalho.
Maravilhosa. Obrigada, Cíntia! Por mais professores como você!!!
Cris ! Parabéns pelo discernimento. O mundo precisa de pessoas como você 😘
Tinha q estudar, mas estou aqui ouvindo vcs. Cintia, vc é muito boa!
Eu sou inscrita no canal da Cintia, ela é maravilhosa! Sou professora de Geografia e amei a entrevista!
Ela é demais, né? =)
Entrevista maravilhosa, parabéns as meninas e a professora Cíntia Chagas. Até eu, que sou gay, não concordo com a linguagem neutra. Busquei entender os argumentos dos que a defendem e no fim conclui que são repletos de incoerências e muito superficiais. O prejuízo educacional que pode causar se adotado nas escolas e universidades é incalculável. Além disso, também me dói ver o quanto nossa língua portuguesa é extremamente desvalorizada por aqui, assim como o próprio conhecimento. As pessoas realmente estão acreditando que modificar a estrutura de um idioma não será capaz de mudar preconceitos, no máximo mexerá na parte superficial da coisa, jamais no íntimo do ser humano. Infelizmente, muitos dos grupos que defendem o linguagem neutra estão transformando causas importantes, como inclusão e respeito a diversidade sexual, em motivo de piada.
Lucas... "muitos dos grupos que defendem o linguagem neutra estão transformando causas importantes, como inclusão e respeito a diversidade sexual, em motivo de piada."
Eles estão transformando praticamente tudo que tocam em motivo de piada.
Porque da maneira que querem IMPOR, para quem não esta na bolha, acaba criando RANÇO.
Ja conseguiram, praticamente, reduzir o termo FACISTA a algo similar ao chamar alguem de BOBO.
Estão tentando dizer que RACISMO é uma via de mão unica, so um lado sofre racismo.
RACISMO é RACISMO.
Contra brancos, amarelos, negros, etc.
Muitos da comunidade LGBT falam abertamente que ODEIAM HETEROS.
Eu sempre digo o seguinte:
Para tudo o que voce for dizer, inverta o genero/raça/nacionalidade/orientação/religião.
Se apos inverter soar como preconceito, discurso de odio, intolerancia, é porque o que voce iria falar é isso mesmo.
Parabéns pela sua explanação Lucas....
Disse tudoooooo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns, Lucas!
Parabéns pela coerência!!!!
Em entrevistas que são contrárias ao ponto de vista da Yasmin, ela, nitidamente se fecha e começa a se contrapor ao entrevistado sem firmeza nos seus argumentos. Fica ruim para ela e para a causa que ela defende no momento.
Vdd viu, ainda bem q ela não apresenta o Vênus sozinha principalmente nesses tipos de entrevistas.
Péssima ela ! Além de não ser a lâmpada mais brilhante do painel kkkk
Ela é bem limitada
Sim! O problema não é ter uma opinião contrária, o problema é não ter firmeza, clareza, construção de um raciocínio. Parece que ela quer falar, mas falta vocabulário. Não sei...
@@ricardonakai creio eu, que falte o conhecimento para abordar o assunto.
Genteeee… eu já admirava a Cintia… agora então… expôs com maestria seus pensamentos!!!
Cris e Yasmin parabéns pela entrevista!!!!
Adorei a entrevista. A Criss paiva eh um show a parte! SENSATA! SO EU ACHEI, ou a professora eh a cara da Gal Galdot?
"Sejemos menas burres"! Sou grato por sua militância pela da norma culta! Meus aplausos! Aplausos ao Venus, Yas e Criss!
Deus! Parece outra língua! Afffeee
Pensa que coisa chata de ouvir!
Impressionante as pessoas defenderem isso...
@@linacesilva2002eu sou a favor que exista todos os tipos de linguagens,os dialetos devem existir,mas a noma culta também
Não sou professor nem me arvoro em ser, masssssssss concordo em muito, senão tudo, oq foi dito explanado detalhado explicado exemplificado analisado defendido aprofundado por essa professorA, q além de belíssima, tb inteligente sagaz astuta perspicaz instruída visionária e o IXCAMBAU a 4! PARABÉNS pró Cintia👏🙌👊
Obrigado por defender nossa língua portuguesa Cíntia 👏👏👏
A Cris e a Cíntia são perfeitas!
Estão de PARABÉNS!!! Perfeito só Deus o é.
A Cintia é fantástica 👏👏👏👏👏
Não conhecia essa moça, gostei. Teve gente que ficaram com raiva dela por causa da opinião sobre o "todes", mas ela só mandou a real. Se deixar, esse tal do "politicamente correto" vai acabar com tudo... Tem coisas mais importante para se debater, até parece que não temos mais nada e temos que inventar besteiras para poder passar o tempo...kkk
Exatamente isso
Perfeito 👏👏👏
Brasil tem mais 11 milhões de analfabetos,54 milhões de Brasileiros abaixo da linha da pobreza,a cada 28 horas um homossexual é morto no Brasil,mais de 500 mil mortos por COVID,o Brasil é o país que mais Mata homossexual no mundo.
E a solução para isso, é falar todes?Elu?,desculpe mas isso não passa de um politicamente correto querendo controlar tudO e todOs,como diz o professor Paulo Cruz,isso é algo de cima para baixo,começa numa bolha acadêmica,depois vai para ala artística,não é atoa que muitos artistas estão com esse papo há tempos já,idem esse big Brother.Para saber se estou agindo correto,eu penso o seguinte,imagine o Bolsonaro (a qual sou contra) chega e fala que o povo precisa falar linguagem neutra,o que o pessoal do Politicamente correto diria??
@@playmobil7671 então, o maior problema é que essa m é seletiva... Por isso o politicamente correto é coisa de safado, dificilmente vc vê alguém que presta militando por isso...
Brasileiro não sabe nem português e querem implantar o miguxês?
Além de maravilhosa, ainda te inspira a sonhar e mentalizar os sonhos mais impossíveis aos olhos incrédulos . Obg por sua excelente explanação.
Bonita, carismática e inteligente! Essa combinação resulta em sucesso. Parabéns professora! 👏🏻👏🏻👏🏻Ah…. e determinada também.
Amei essa conversa, que professora inteligente e sensanta.
Esqueceu de arrogante. Falo pq já fui aluna dela, tá? A arrogância dela pouco aparece nos vídeos. Mas quem conhece, sabe
@@deningles conta maiis
Fenomenal, já sigo a Cintia no Instagram e louvo saber que ainda temos grandes professores atuando seja em sala de aula como nas redes sociais. Tive professores maravilhosos e um deles merece menção aqui: Professor Sílvio Marcondes de Guaratinguetá-SP. Tive aula com ele na Unesp - CTIG. Parabéns professores, em especial minha prima Célia (Jacareí-SP) e Fátima (Potim-SP).
Você não está sozinha professora Cintia. Sou professor de Português também e um defensor da Língua Portuguesa.
Yasmin ficou toda murcha depois que a Cíntia começou falar de linguagem não binária kkkkkkkk
"droga, ela tá certa" kkkkkkkkkk
Da pra ver o ódio dentro dela, a raivinha de quem defende isso pq acha que a causa é "lindE", mas no fundo sabe que nao ha argumento algum que sustente a ideias.
*ideia
Típico de militante quando perde o debate
_Por qUe EsSa AgReSsIvIdAdE tOdA?_
Nossa Cintia Chagas é uma excelente cocriadora. Como ela aplicou a Lei da atração foi d+++
Cintia Chagas me representa, graças a professores iguais a ela que ainda tenho alguma esperança em relação a educação no país, falar e ensinar o Português corretamente é obrigação da escola e dos pais, já somos uma pária na educação mundial se não brecarmos esta precarização da língua portuguesa seremos analfabetos funcionais eternamente. Parabéns Professora Cintia!
Professoras como ela que me preocupam. Mais preocupadas com performance do que com conteúdo. E outra... Ela ainda tem orgulho de dizer que enganou e mentiu para conseguir alunos. Imagina o exemplo disso para os estudantes. "Não estou usando de violência". Então é liberado ser mau caráter só por não usar violência? Caramba. Não tenho esperança alguma de construção de país com posturas e pensamentos assim. Que pena, temos tantos recursos, temos tanta liberdade comparado com outros países que não temos berço para usar dessa liberdade, tanto que de um lado defendemos bizarrices como linguagem neutra e do outro defendemos professores sem repertório, papagaios de regras básicas gramaticais, sem base cultural e performistas.
@@eduardoolivetto5379 quando digo que me representa é no sentido de ensinar o português correto, o de defender a gramática, o de usar a mídia que ela tem a favor para combater esta imbecilidade do pronome neutro, na verdade quem atua na educação e é sério está de saco cheio de ouvir asneiras das ideias de Paulo Freire e Marcos Bagno que qualquer alternativa a barbárie da língua é um alento.
@@Wladstern fale-me mais sobre "as asneiras de Paulo Freire"
@@deningles, marxismo-comunismo-socialismo. Paulo Freire era o cara que prega em seus livros que o professor é o "opressor" e que o aluno é o "oprimido". Ora, a função do professor não é educar? Freire prega uma "construção mútua". Como você vai construir algo se você não tem base? Ademais, Freire foi secretário de Luíza Erundina, quando ela era prefeita de São Paulo, ele simpatizante e ela partidária do PT. Na pág. 20 da "Pedagogia do Oprimido", ele escreve: "Os opressores, falsamente
generosos, têm necessidade, para que a sua “generosidade” continue tendo oportunidade de
realizar-se, da permanência da injustiça. A “ordem” social injusta é a fonte geradora,
permanente, desta “generosidade” que se nutre da morte, do desalento e da miséria". Em momento algum Freire é a favor de professores ou do proletariado. Ele usa mascaradamente um argumento comunista em que a pessoa nasce pobre e vai morrer pobre, mas tem de derrubar os mais intelectos. No fundo o que ele quer é que o governo os controle e o povo continue sendo escravo do governo. Mas não ensina um aluno a enriquecer, a ter seu trabalho digno, a empreender. Tanto que Freire educou 400 adultos e adolescentes. Eu me pergunto, cadê esses defensores de Freire que não dão depoimento algum sobre o "sucesso" da pedagogia do mesmo? Todavia, Freire plagiou descaradamente a filosofia de Frank Charles Laubach, mudando as palavras para o viés comunista. Daí muitos dizem que seus livros são lidos lá fora. Sim. Mas me pergunto: qual país adota o método Freidiano? Nenhum! Por que? Porque se nunca deu certo, não é agora que daria. O Brasil, ao querer impor o método Freire nas escolas mostrou uma queda vertiginosa na educação. Pergunte a seus pais e avós como era a educação escolar nos Regimes Militares (que tanto dizem ser Ditadura) entre 1950 e 1985. E de 1985 pra cá, como foi ficando a educação com a "democracia" que vivemos? Estar em penúltimo no ranking mundial é no mínimo vergonhoso, entre 80 posições, estamos na posição 78. E dos dez primeiros no ranking, pesquise se algum deles usa o método de Paulo Freire de ensino. A resposta é unânime: nenhum!
Quer mais asneiras de Freire? Primeiro você precisa entender o que ele escreve (confunde as palavras e não explica nada, porque quando o aluno não tem base sólida em Língua Portuguesa e Literatura, sequer vai entender algum texto de Freire). E segundo, quando explica, está na cara que é ideologia comunista-marxista-socialista, que ele tanto amou em vida. Por que não lecionou para criancinhas. Eu, em 4 anos de ensino, ensinei quase 8x mais pessoas do que esse senhor ensinou. Os que ele ensinou eram adultos e adolescentes roceiros. Mas ensinar os mais novos, ele fugia de medo. E ainda me elegem ele como "Patrono da Educação"... Por que não elegeram "Machado de Assis", que aprendeu a ler e escrever na gráfica do pai e que tem textos tão bem elaborados que uma pessoa precisa conhecer bem a Língua Portuguesa pra entender, mesmo sendo de época?
Comece a ler Freire e você vai parar na metade do caminho. Porque educador ele, de fato, não é.
E o presidente nao conta? Sem nenhuma educação nem noção de português
Que professora sensacional!!! Queria ela dando aula para os meus filhos!!!
Cintia Chagas maravilhosa .....patriota .....🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Yasmin se roendo ao ouvir as verdades da Cinthia. Hahahaha
Bem que você disse: as verdades DELA. Não quer dizer que seja a verdade do mundo e muito menos que são corretas.
@@UmPontoeOutro Sinto muito amigo, existe a lingua certa e a errada. Se você curte a errada, bacana, mas continua errada.
Infelizmente a geração atual é mimada e acredita que o errado é "questão de opnião". Não é. Certo é certo e errado é errado, independente do seu gosto.
@@UmPontoeOutro Yasmin?
... não é Cinthia é Cíntia ... 😁
@@GobbiLuiz Eu não estou dizendo só sobre a língua em si, eu falo sobre o EP inteiro. E essa geração mimada que você diz é fruto da frustração que foi a sua, meu caro. Não se esqueça!
A Cíntia é prova viva que uma pessoa pode ter sucesso até como professora!
Mario Vergara é só sucesso. Pachecao também
O problema da Yasmin não são suas posições, mas o fato dela nem sequer conseguir explicá-las.
Mas ela estava colocando contra pontos para a conversa render, se não, o negócio não anda. Por mais que esse assunto seja coisa de quem não tem o que fazer, tem muita gente que por ingenuidade (ou burrice) pensa que isso pode ajudar de alguma forma. Se entrar em um debate com quem manja sobre, de maneira rápida essa pessoa já deixa lado a ideia do "todes"...
mas esse é um fator comum pra quem defende esse tipo de militância. Geralmente quando vão buscar entender melhor do assunto, saindo da superfície dessas ideias bobas que vêm com frases prontas e lacradas, elas mudam de opinião
eu não gosto de ficar selecionando e resumindo as pessoas em pacotes, mas eu nunca vi uma pessoa com ideias de direita mudar suas opiniões e ir pro lado contrário. Na verdade acontece o oposto
@@wanderson6523 vou repetir meu comentário "O problema da Yasmin não são suas posições, mas o fato dela nem sequer conseguir explicá-las"
@@Noone-uo2cf pior que ela é assim com tudo. Na entrevista no The Noite, ela não conseguia explicar porque gostou de entrevistar a Gretchen. Ela simplesmente não explicou. rsrsrs
Ela é burraaaa mesmo 😡😡
Cris, eu adorei quando você se lembrou da esquete da professora que foi dispensada ao corrigir o aluno que somou 2+2= 22. No fim, a professora se saiu bem ao acertar suas contas com a escola! Parabéns, Cris!
Já era fã da Cintia...... depois dessa entrevista aumentou mais um pouco a graduação de admiração.
A Yasmin fica bem melhor sem militar. Não por conta do lado que escolhe, mas pelo fato de que ela nem parece saber direito o motivo da militância. Fica estranho. Começa a falar baixinho, como que fazendo um esforço para não ser agressiva, que parece forçado e com argumento vazio. É melhor se embasar mais, ou deixar pra lá. Aí pega convidados super articulados, eloquentes, com convicções firmes...gente do céu, vira uma coisa de dar dó.
Verdadeee !
Questionar não é militar, não confunda. ✨✨
Yasmin reflete a maioria dos militantes do nosso país
É um NPC
Queria curtir 1000x seu comentário! Resumiu muitoooo bem!
Que mulher em, me representa em praticamente tudo!
Geeente somos muitos!!! Achei que estava sozinha com minhas ideias malucas de que a Língua Portuguesa merece respeito!
Que alegria!!!
Cê tá loco mano q mulher inteligente e linda
Linda mesmo
Precisamos de mais pessoas como Cíntia Chagas. Que o Espírito Santo esteja sempre com você.
Que mulher sensacional! Me inspirou a correr atrás dos meus sonhos.
É tão bom ouvir gente inteligente!
Sensacional!!!!
A Cintia é maravilhosa
Adorei conhecer esta professora.
Cíntia, sendo maravilhosa.. e Cris, sendo firme e maravilhosa como sempre.
Obrigada por essa maravilhosa entrevista/bate papo. ❤❤
Você é ótima, inteligente, bonita e muito charmosa. Já li seus dois livros. Ambos estão no meu Kindle, mas também adquiri o físico. Estou em Exu, uma pequena cidade de Pernambuco, a seiscentos quilômetros de Recife. Adoro ouvir você falar. Aprendo muito com você