Homenagem póstuma ao acadêmico Jamary Oliveira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • Dia 29 de julho de 2021, a Academia Brasileira de Música realizou sessão virtual em homenagem póstuma ao acadêmico Jamary Oliveira, sendo oradora a confreira Ilza Nogueira.
    Após a sessão, a Cadeira nº 35 foi declarada vaga e os interessados puderam enviar suas cartas de candidatura.
    JAMARY OLIVEIRA era titular da cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Música, nasceu em Saúde, na Bahia, em 1944. Era compositor e professor. Iniciou os estudos de música com a flauta, a viola e a tuba. Estudou na Universidade Federal da Bahia graduando-se em Estruturação Musical (1966) e Composição (1969), ambas na classe de Ernst Widmer. Participou de cursos de extensão com Edgar Willems, Edino Krieger, Ingmar Gruemauer e Peter Maxwell Davies. Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia era mestre em composição e teoria da música pela Universidade Brandeis, doutor em composição pela Universidade do Texas, em Austin, membro da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM, da International Society for Music Education/ISME, membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/ANPPOM e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música/SONARE.
    Teve suas obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior. O seu nome está incluído no The New Grove Dictionary of Music and Musicians, no Dizionario Enciclopedico Universale Della Musica e dei Musicisti, no Rieman Musik Lexikon, no Diccionario de la Musica y los Músicos, no Die Musik in Geschichte und Gegenwart e em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina.
    Atuou como pesquisador senior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, e como assessor junto a diversas universidades e órgãos de fomento à pesquisa tais como o CNPq a Fundação CAPES, a Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo/FAPESP, e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGS. Exerceu a presidência do SONARE além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou disciplinas relacionadas à composição, teoria da música e informática aplicada à música. Em suas pesquisas se dedicou principalmente ao uso da informática aplicada à teoria da música e à composição.
    Jamary Oliveira faleceu no dia 29 de março de 2020.

КОМЕНТАРІ • 1

  • @EduardoLuedy
    @EduardoLuedy 10 місяців тому

    Tive a sorte de ter sido aluno de Jamary. Saudades da sua verve, inteligência arguta, erudição, compromisso etico e senso de humor.