Direito Constitucional | Como explicar para os alunos que o STF não pode tudo?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 лют 2025
  • Os alunos de Direito Constitucional hoje em dia acompanham muito mais as movimentações do Supremo Tribunal Federal (STF) do que os estudantes do passado faziam. E a leitura dos jornais e das decisões dos ministros trazem um desafio para o professor Diego Werneck na sua sala de aula no Insper. Como explicar que há limites para o STF? Como convencer os alunos de que no Supremo nem tudo é política?
    "Hoje os alunos partem do princípio de que o Supremo pode tudo. E eles partem desse princípio, você pode alegar, porque tem ideias erradas, mas acho que é porque também eles acompanham as notícias e a impressão que fica é de que não tem, de fato, limites jurídicos", diz Werneck.
    Para tentar superar essa questão, Werneck diz levar casos para discussão que tenham argumentos bons para os dois lados do debate e que não mapeiem perfeitamente as posições políticas, como por exemplo o da vaquejada, em que os ministros estão tentando definir o que é crueldade contra animais.
    "O desafio é esse, é dizer para eles que, primeiro, o Direito deve importar, dizer que tem limites, não é simplesmente você ter a ideia do que você acha que deveria ser o melhor resultado e escrever umas coisas bonitas lá na decisão", afirma Werneck.
    O professor Diego Werneck é o terceiro entrevistado da série do JOTA sobre os desafios de ensinar Direito Constitucional no Brasil polarizado.
    A série explora com professores renomados como é o ensino e a formação dos futuros operadores do Direito, em um cenário onde a Constituição é não apenas um texto jurídico, mas também o campo de inúmeras disputas sociais.
    ----------------------------------------
    Esteja um passo à frente com o monitoramento de quem conhece as instituições brasileiras por dentro e na prática. Conheça o JOTA PRO.
    JOTA PRO Poder: bit.ly/3KSCVO1
    JOTA PRO Tributos: bit.ly/3mf7LWE
    JOTA PRO Saúde: bit.ly/3EPjy4l
    Acompanhe o JOTA nas redes sociais:
    X: x.com/JotaInfo
    Instagram: / jotaflash
    Threads: www.threads.ne...
    LinkedIn: / jotainfo
    WhatsApp: whatsapp.com/c...
    Bluesky: bsky.app/profi...
    Facebook: / jotajustica
    Spotify: open.spotify.c...

КОМЕНТАРІ • 1