Tropicália | Conversa de Botequim | Alta Fidelidade

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • Se inscreva no canal Alta Fidelidade - bit.ly/1EhEIER
    No quadro "Conversa de Botequim" de hoje, eu e o Biofá falamos sobre a Tropicália, os seus principais artistas, discos e canções.
    Curta a nossa página no Facebook - / canalaltafidelidade
    Nos siga no Twitter também! / altafidelidade0

КОМЕНТАРІ • 236

  • @abnermoabe4514
    @abnermoabe4514 7 років тому +22

    Embora eu ache a Tropicália interessante, o Manguebeat e o Clube da Esquina me atraem muito mais.

  • @tonymarcador2568
    @tonymarcador2568 7 років тому +49

    Fala sobre a música nordestina dos anos 70! Fagner, Belchior, Alceu e CIA!

  • @ermivaldo
    @ermivaldo Рік тому

    O álbum tropicalista de Gil citado no vídeo pra mim é um baita disco, talvez um dos melhores da carreira dele, Wilson das Neves na batera e Lanny na guitarra.

  • @roberto10928
    @roberto10928 2 роки тому +1

    Uma das idéias da Tropicália era questionar o "bom gosto" da MPB, nascido com a bossa nova. Daí a inclusão da inenarrável "Coração Materno" no disco-manifesto. Além disso, houve a incorporação do iê-iê-iê (o rock ingênuo da época), a valorização de Roberto Carlos, além do resgate do romantismo exacerbado do repertório de Dalva de Oliveira, Irmãs Batista (via Bethânia). Havia também o questionamento político, explícito na apresentação de "É Proibido Proibir", Era preciso sacudir a juventude "revolucionária" da época que, no Brasil ainda se movia sob as ordens da URSS.

  • @RidersOntheStorm76
    @RidersOntheStorm76 7 років тому +1

    Enquanto Mutantes desenvolveu muita harmonia, melodia fazendo uma arte significante, Tom Zé fez uma música chatíssima sem musicalidade...

  • @dorgaselol9343
    @dorgaselol9343 7 років тому

    ''Caras'', vocês precisam falar sobre Raul Seixas. Analisem a discografia dele. Abraços...

  • @escutassom
    @escutassom 7 років тому +1

    Eu gosto da Tropicália. Mas o movimento do Clube da Esquina é muuuuuito melhor, do ponto de vista musical, e por que não ideológico (uma vez que eram só amigos que queriam fazer música, não tinha um viés político tão forte) do que a Tropicália.

  • @marcorealino
    @marcorealino 7 років тому +1

    Raramente eu discordo do Biofá, mas não concordo que a Tropicália não tem guitarrada. E o Lanny Gordin?! Como fica? Eu também idolatro a Tropicália, não tem como analisar sem o contexto. Na época, eles foram revolucionários como ninguém tinha sido e nunca mais foi na música brasileira. Abriram caminho pra tudo o que veio depois.

  • @fsdeslandes
    @fsdeslandes 5 років тому +1

    A Tropicália é a sequência lógica da Semana de 22. O tropicalismo é modernista até o talo. O grande valor do movimento está na não negação do Brasil da época. A antropofagia era no sentido da absorção de tudo. A retórica era tirada do manifesto Pau-Brasil, do Oswald. As letras têm muitas referências regionais em antítese ou não com as referências sessentistas inglesas. O grande barato é que mesmo a estética acabou como algo único. Não era hippie por emular Carmem Miranda. E ainda tinha as artes plásticas das Lygias e da Tarsila. A orquestração do Duprat vai buscar na fonte do Villa-Lobos. Enfim, foi uma tentativa de tirar a cultura brasileira da coisa "ensimesmada" de samba, viola caipira e uirapuru, sem cair na assimilação quase colonial da Jovem Guarda das versões italianas e americanas. Agora, os aspectos técnicos têm de ser avaliados dentro do contexto. A indústria fonográfica não estava preparada para aquele tipo de orquestração, para a saturação das guitarras ou mesmo o peso do instrumental. Estavam acostumados com canções em que a voz é realmente em primeiro plano.

  • @grungepunkrocker
    @grungepunkrocker 7 років тому +1

    Conversa de botequim mesmo, né? Faltou respaldo pra embasar as críticas. "Acho isso", "não entendo aquilo", "overated". Deixando a arrogância de lado e pesquisando o impacto do movimento e sua proposta dentro do contexto histórico, fica possível perceber q todo o culto ao Tropicalismo não é aleatório. Parece q o Caetano estava realmente certo rs

  • @Eciotube
    @Eciotube 7 років тому +1

    Concordo com o Biofá 100%. Embora goste de muitas músicas do Caetano, e o considere um dos maiores compositores do Brasil, não costumo gostar das opiniões dele. Às vezes ele é meio chato.

  • @paulorafaellamim3117
    @paulorafaellamim3117 7 років тому +1

    a tropicália é o mesmo que um chute nos ovos com coturno do exército, pensando bem acho que é pior...

  • @maumaumauandrade1258
    @maumaumauandrade1258 7 років тому +4

    Concordo com o Biofá. Tropicália é superestimada; transformaram em mito. Não foi espontânea, essa mitificação: foi mais uma grande propaganda.

  •  7 років тому +1

    Overrated

  • @1dnery
    @1dnery 7 років тому +5

    Adoro a Tropicália mas os verdadeiros transformadores da MPB foram os mineiros.

  • @arthurribeiro4461
    @arthurribeiro4461 5 років тому +1

    Eu acho a Tropicália chata pra cacete, na maioria. Postei e sai correndo.

  • @josuel9586
    @josuel9586 7 років тому +1

    Segundo o Lobão a Tropicália será sempre o nosso Sargent Peppers pós baiano!!!

    • @Eciotube
      @Eciotube 7 років тому +1

      Será sempre o Sargent Peppers abaianado.

  • @caiom.817
    @caiom.817 7 років тому

    ei gatinhow comenta sobre o Coachella desse ano.

  • @Perutti1
    @Perutti1 7 років тому +1

    O Ivan Lins disse que nos anos 60, estava hospedado em um quarto ao lado do quarto do Gil e Caetano em um hotel e que os dois escutavam o Sgt Peppers dos Beatles dia e noite, noite e dia por vários dias e quando aconteceu a Tropicália ele entendeu o porque. Acho que isso explica tudo. Adoro Caetano e Gil mas são artistas locais, brasileiros, importantes para nós, não inventaram nada de novo pra música mundial. A Tropicália, como toda MPB, menos o chorinho e o baião, é adaptação da música inglesa e americana (um pouco italiana e francesa também).

    • @Eciotube
      @Eciotube 7 років тому +1

      Ter como influência um Sgt Peppers e soltar um Tropicália é assustador.

  • @tassiogomes
    @tassiogomes 7 років тому

    A respeito do Tom Zé, acho que ele tá em uma ótima fase (assistam o show no cultura livre recente). A música brasileira realmente deixa a desejar pela qualidade de produção..

  • @TheVoltrom
    @TheVoltrom 7 років тому +2

    Gilberto e Caetano conseguiram perpetuar seu ponto de vista musical até hoje através da chamada "Máfia do dendê". Nunca achei grande coisa as músicas deles, há muita glamurização entorno destes cantores, princialmente fomentada por organizações políticas e televisivas.

    • @user-rp4tz4sp9k
      @user-rp4tz4sp9k 2 роки тому

      Belchior, Alceu Valença, Fagner, Zé Ramalho melhores que esses chatos de galocha

  • @ww6739
    @ww6739 7 років тому +2

    Discografia dos Mutantes, tenho esperança!

  • @antoniolucas3163
    @antoniolucas3163 7 років тому +1

    se não fosse esse disco,eu nem escutaria música brasileira,ele realmente é muito importante.

  • @PedroSilva-ox4rg
    @PedroSilva-ox4rg 7 років тому +2

    Rogério Duprat é o Frank Zappa do Brasil!!! HAHAHA

  • @jeansouza2180
    @jeansouza2180 7 років тому +9

    Júpiter Maçã - " uma tarde na fruteira "... álbum ótimo de tropicália e psicodelismo

    • @felipea.barretto7503
      @felipea.barretto7503 6 років тому +1

      Calma, Uma Tarde na Fruteira é um album maravilhoso mesmo, mas não faz parte do moviemnto tropicalista nao kkkk foi lançado em 2007.
      PS: Não consigo mais ouvir o Tarde na Fruteira,me lembra muito de uma ex...

  • @luislaluna
    @luislaluna 2 роки тому

    o corte seco no tom ze pra não tomar hate kkkkkkkkkkk

  • @rodrigosobrosa
    @rodrigosobrosa 6 років тому

    Se não tivessem arranjadores como Duprat...nem existiria Tropicalismo. Não curto o movimento tropicalista...definitivamente

  • @alipioish
    @alipioish 7 років тому +1

    Vc fala que a artistas como elton john e lulu santos continuam fazendo bons álbuns mas ninguém escuta eu acho que a culpa não é o interesse do público e sim das rádios eu lembro que antigamente quando um artista lançava um álbum imediatamente ele começava tocar em radio, hoje isso raramente acontece, cade que alguma radio tocou o black starr por exemplo ? eles só querem saber de tocar esse pop forjado por empresários pra ganhar dinheiro

  • @marcocamargo8791
    @marcocamargo8791 7 років тому

    Também achei mais fraco esse video aê… Não estou nem querendo falar de gosto, puro e simplesmente.
    Só a mistura dos ritmos e música brasileira com as influências gringas é muito importante. Uma certa antropofagia 2.0. Sem falar da influência disso pros artistas futuros (de Novos Baianos, e tudo o que rola até hoje)…
    A crítica da qualidade da gravação é verdadeira mas um pouco superficial. Os caras não só estavam trazendo o som de fora, mas as tecnologias de gravação, instrumentos, etc.
    Chuto que deve ter um impacto na industria de produção musical brasileira. Os Mutantes, por exemplo, inventaram seus próprios pedais de distorção porque não se vendia no Brasil.
    Talvez a tropicália ajudou a reduzir o nosso atraso com a produção musical global que foi super importante pros excelentes discos brasileiros dos 70.
    Além do mais: ir na contra-mão da bossa-nova e da cópia pura e simples da jovem guarda numa época de ditadura é foda. A Nara Leão, queridinha da bossa-nova, gravando Lindonéia é uma mensagem política muito importante pra época. Todo esse posicionamento politizado da música brasileira começou por aí… não mais música de passarinho, sorriso, flor, amor… Isso em paralelo a uma democratização da música.
    Por fim, o Tom Zé fala que a Tropicália também foi o encontro de um Brasil antigo com o mundo novo. Ele gravou um disco Trópicalia Lixo Lógico, que por sinal é um disco excelente, que fala entre o confronto do interior do Brasil de tradição oral e musical (quase que Medieval) com a influência da modernidade Européia. Por isso, Os Mutantes foram importantes e tal, mas os Baianos é que foram fundamentais nessa história.

  • @cenamuda
    @cenamuda 5 років тому

    Vocês não se aprofundaram na questão do contexto em que a tropicália está inserido. Falar que as guitarras não empolgavam tanto pq no mundo tinha beatles não abrange o fato de que nos anos 60 não éramos globalizados. Soy loco por ti América é genial. América Latina nos anos 60 era quintal do mundo. A gente aqui na ilha Brasil não alcançava os nossos vizinhos, não conhecíamos a cultura latino americana. Imagina, se até hoje somos estranhos, naquele tempo então...

  •  7 років тому +25

    Gosto da Tropicália, sobretudo do material produzido pelo Os Mutantes e por toda a influência gerada na música brasileira. E não tenho dúvidas de que foi um movimento muito importante. Contudo, concordo com o Biofá que é overrated. Acabou que o movimento virou algo mais emblemático do que realmente foi devido ao cenário político brasileiro da época (ditadura se agravando no pós AI-5 etc.). E esse foi mais um grande vídeo! Valeu!

  • @juanferreira3850
    @juanferreira3850 7 років тому

    Eu tenho que admitir que eu acho "pra não dizer que não falei das flores" é pior musica que já ouvi na vida.Nada pessoal só minha opinião de merda. kkkkk

  • @gabrielnocera1
    @gabrielnocera1 7 років тому

    Ficou muito legal o vídeo, minha mãe ficou aqui do lado assistindo e quase passou mal de tanto rir, disse que vocês só falam bobagem.
    Cabe destacar que a Rita Lee escreveu na sua autobiografia que na época os Mutantes não chamavam atenção alguma, vendiam menos ainda e só pelos anos 90 receberam reconhecimento e se tornaram cult.
    Parabéns pela coragem de dizer que a Tropicalia não é tudo isso, eu discordo, é o único disco que aparece nos livros de história, mas é proibido proibir.

  • @jahsoaresavaranda5632
    @jahsoaresavaranda5632 7 років тому

    po, pra pensar em tropicalia e no seu impacto basta escutar a cena musical da época. isso que o luiz fala sobre as "guitarrinhas" - que realmente não existiam em músicos como dick farney, mercedes sosa, elisete cardoso(a divina), o samba -canção da época que vinha modernizada por Paulinho da viola - Óbvio que seria uma coisa alienígena pra época!
    Gosto do canal, mas a opinião sem conhecimento aprofundado sobre o contexto cultural do momento, resulta nisso de "eu não nasci na época'. Façamos a linha de atriz global e digamos que não pode opinar hahaha. No mais, movimento foda, com discos bacanas e que 'não precisou do imortal sgt peppers para existir, embora os beatles tenham sido primordiais para uma mudança de pensamento em nível mundial, mas no contexto da tropicalia, luiz gonzaga, joão gilberto e Carmem miranda mexeram mais com a cabeça do movimento.

  • @deborabaracho2591
    @deborabaracho2591 7 років тому +2

    Luiz, já escutou o álbum Paebiru de Lula cortês e Zé Ramalho?

  • @laerciobarret3822
    @laerciobarret3822 7 років тому

    Se voce olhar do ponto de vista cultural a tropicália realmente marcante, mas envolvia varios recortes de varios segmentos da arte com elementos da pop art....poesia, arte visual e a música era mais um elemento dentre tantos outros que compunham o "movimento". Se voce olhar do ponto de vista meramente musical........prestem atenção no disco de 1972 clube da esquina...este disco sim trouxe elementos inovadores para a musica brasileira veiculada até aquele momento......ouçam a parte instrumental......não há nada mais psicodélico na nossa musica como o q está presente neste disco.......elementos do jazz, progressivo misturado com o congado de minas. Ouvir o disco o clube da esquina com a atenção voltada pra parte musical realmente é de encher o coração....aliás o milton nascimento é citado por peter gabriel, miles davis, jim capaldi, integrantes do earth wind and fire como um artista q influenciou os sues trabalhos......enfim......muita coisa que é atribuída à tropicália do ponto de vista musical foi realmente realizado pelo clube da esquina......não entendo como este disco pode ser tão underrated...enfim....abraços manos

  • @nicolaspaparelli
    @nicolaspaparelli 7 років тому

    a foto que aparece do gil na suposta passeata contra a guitarra elétrica na verdade é da historica passeata dos 100 mil.. procure saberr!!!!

  • @eusoqueroeserfeliz709
    @eusoqueroeserfeliz709 7 років тому

    Por que George Michael não foi enterrado ainda? @AltaFidelidade

  • @deboraantunes119
    @deboraantunes119 7 років тому

    Considero o último movimento importante da música brasileira, pois na década de 80 surgiu um rock mais ou menos, na década de 90 e 2000 quase nada de novo que criasse uma identidade.....atualmente os artistas mais importantes continuam sendo os tropicalistas e os novos reproduzem música com referências no tropicalismo .... se não fosse o quarteto baiano a música brasileira não teria a qualidade que ainda tem.... até a principal cantora atualmente do País é a musa do tropicalismo!

  • @alansouzacruz9627
    @alansouzacruz9627 7 років тому

    # conversa de botequin slayer

  • @pedrolemos2476
    @pedrolemos2476 7 років тому

    Eu tô na mesma linha que o Biofá, gosto da tropicalia, mas acho que supervalorizam demais a sonoridade e o movimento em si, dos artistas citados principalmente o Caetano tem álbuns infinitamente melhores pós tropicalia

  • @celson786
    @celson786 5 років тому

    É engraçado ver a irreverência de quem não viveu essa época... e ao mesmo tempo a relevância de um movimento de mais de cinquenta anos pela juventude de hoje.

  • @wesleyferrer2075
    @wesleyferrer2075 7 років тому

    tom zé, um chato de galocha! nunca ouvi uma opinião tão construtiva.

  • @siiviocesar8695
    @siiviocesar8695 Рік тому

    Até que enfim alguém achou o tom zé chato e esquisito.

  • @barbosaoficial
    @barbosaoficial 7 років тому

    Biofá e Louie-Louie, pergunta, vocês são cariocas e muitas das suas referências são sobre o Rio, óbvio vocês cresceram ai, artistas como Fernanda Abreu, a volta da Baby do Brasil, Ivo Meirelles ou até mesmo a Blitz, são fenômenos cariocas que se tornaram nacionais por conta da força da TV e dos grandes meios midiáticos estarem na cidade Maravilhosa? Tenho esse incomodo, no alto dos meus 33 anos, nascido e crescido em Brasília, acho importante citar, não vejo grande mérito artístico ou mesmo qualidade nas composições e julgo o sucesso impulsionado pela força midiática. A dúvida surgiu depois da entrevista do Luis com a Fernanda Abreu e fui ouvir a discografia e achei tudo muito "carioquês" na nada brasileiro cosmopolita que me causasse reconhecimento ou familiaridade. Pode discorrer sobre o tema?
    Ps.: Viciei no canal e estou vendo todos os videos, adoro o papo de botequim e escuto as sugestões e confesso que foi um alívio achar um "método" para pesquisar a discografia do Prince.

  • @mateusbrito9052
    @mateusbrito9052 7 років тому

    Não curto o álbum "Tropicália".

  • @bolothunders3439
    @bolothunders3439 7 років тому

    já gostei muito... hoje em dia não suporto

  • @pedroleite3408
    @pedroleite3408 5 років тому

    Vocês não entenderam nada.

  • @cristianompontes6929
    @cristianompontes6929 7 років тому

    Não lembro quem disse que a Tropicalia é o nosso Sgt Peppers... Claro que quem falou, falou brincando, embora acho que foi um marco do psicodelismo nacional.

  • @renanlima2452
    @renanlima2452 7 років тому +18

    Curti muito a honestidade do biofa!

  • @jeffersonviana3568
    @jeffersonviana3568 7 років тому

    clube da esquina merece um vídeo

  • @Ricardo-sj6kt
    @Ricardo-sj6kt 7 років тому +1

    boa Tarde.

  • @izzymateus120
    @izzymateus120 6 років тому

    Podia ter um dos mutantes...

  • @ernergumo
    @ernergumo 4 роки тому +1

    Bossa nova e o movimento do samba no início do século XX foram muito mais expressivas que a merda da Tropicalia

  • @marciotdcastro
    @marciotdcastro 7 років тому +1

    Sempre pedi por Clube da Esquina X Tropicália. Como já foi a Tropicália neste vídeo, falta agora o grande Clube da Esquina.

  • @rodrigohenrique3931
    @rodrigohenrique3931 7 років тому

    Reclamam a toa desse vídeo

  • @thiagocomelli8863
    @thiagocomelli8863 4 роки тому

    Fraquíssimo

  • @eeveebituca659
    @eeveebituca659 7 років тому

    aixim

  • @BLACKDOGJOKER
    @BLACKDOGJOKER 7 років тому

    Engraçado que a maioria das pessoas falam mais do primeiro disco dos Mutantes (de 68). Eu já prefiro muito mais o de 69, por conta de quase todas as músicas serem autorais deles.

  • @mauriciofaresakel3673
    @mauriciofaresakel3673 7 років тому

    virou os olhinhos uiii

  • @bobrum157
    @bobrum157 7 років тому

    ótimo video

  • @cecilvinicius8061
    @cecilvinicius8061 6 років тому +4

    Puts. Resumir Tom Zé e sua participação na Tropicália a "chato de galocha" é foda. Por que fizeram isso com meu coração?

  • @alessandrosantos3137
    @alessandrosantos3137 7 років тому

    kkk cortaram a parte que o biofá ta falando do tom zé

  • @cmancin
    @cmancin 7 років тому

    Gente, eu amei o Biofá!!! Depois de ler a autobiografia da Rita Lee, passei a não levar a Tropicália tão a sério - foi uma modinha que ficou na memória por conta da ligação com a ditadura...

  • @otaaviomaniezo
    @otaaviomaniezo 7 років тому

    Um video só sobre novos baianos, seria otimo hein.

  • @gustavosemogoficial
    @gustavosemogoficial 7 років тому +1

    DISCOGRAFIA LULU SANTOS COMPLETA no estilo "Bruce Springsteen" de duração!!

  • @felipebragaadv
    @felipebragaadv 7 років тому +2

    Não conheço muito o movimento. Por causa desse vídeo cheguei aos discos "Loki?" (Arnaldo Baptista), Os Mutantes (1968) e o próprio Tropicália ou Panis et circensis.
    Gostei bastante do que ouvi e estou surpreendido com algumas músicas (apesar da péssima qualidade das gravações).

  • @brosty_Star
    @brosty_Star 11 місяців тому

    eu to achando esse video super interessante, é quase um debate, sinceramente to do lado mais do Luis, eu exalto a tropicalia, e acho super influente no br etc etc, mas to achando mt da hr esse contra ponto do biofá, e claro ele pode ter a opinião que ele quiser sobre a música, e isso q acho interessante, essa diversidade de ideias

    • @brosty_Star
      @brosty_Star 11 місяців тому

      Aliás acredito q o Biofá deu uma mudada na ideia dele sksksksk, luis deu um clareamento sobre o assunto, percebi nos vídeos mais novos deles

  • @CadinhoAlmeida
    @CadinhoAlmeida 7 років тому

    Dinho já não está mais nos Mutantes, tem um bom tempo já!!!

  • @sframalho
    @sframalho 7 років тому

    Faltou vcs sugerirem o filme "tropicalia", muito bom para quem ainda não conhece e quer entender a importância do movimento! Essencial para a música brasileira " desencaretar "!

  • @heberwelby3336
    @heberwelby3336 7 років тому +2

    Não querendo contrariar mas, Tom Zé é GÊNIO!
    Mas entendo, não é pra todo mundo.

  • @LucasMarques-kr9tz
    @LucasMarques-kr9tz 7 років тому

    tropicalia é foda

  • @matheusmousinho480
    @matheusmousinho480 7 років тому

    23 min 😞

  • @williamzappa8667
    @williamzappa8667 7 років тому

    ainda em tempos de jovem gurda ja tinha rock envenenado, pena que no mais empoeirado underground, ta ai uma coletania como prova: ua-cam.com/video/fHGQuf2KGCA/v-deo.html

    • @williamzappa8667
      @williamzappa8667 7 років тому +1

      ah e tem uma entrevista do Zéca camargo, quando o kurt veio ao BR QUE O KURT pega uns cds dos MUTANTES e pergunta ''onde posso conseguir mais?''

  •  7 років тому +79

    ÁLBUNS CITADOS NO VÍDEO
    10:06 - Tropicália ou Panis et Circencis, 1968 (de novo em 17:38).
    15:10 - Ronnie Von - Ronnie Von, 1968.
    15:24 - Ronnie Von - A misteriosa luta do Reino de Parassempre contra o Império de Nuncamais, 1969.
    15:32 - Ronnie Von - Máquina Voadora, 1970.
    15:58 - Caetano Veloso - Caetano Veloso, 1968.
    16:56 - Rogério Duprat - A Banda Tropicalista do Duprat, 1968.
    18:26 - Os Mutantes - Mutantes, 1969.
    18:57 - Gal Costa - Gal, 1969.
    19:27 - Gilberto Gil - Gilberto Gil (Cérebro Eletrônico), 1969.
    INDICAÇÕES
    Biofá - 21:26 - Os Mutantes - Tecnicolor (gravado em 1970, lançado em 2000)
    Luiz - 22:06 - Rogério Duprat - A Banda Tropicalista do Duprat, 1968.

    • @wickedgrinder89
      @wickedgrinder89 7 років тому +3

      Muito bom, obrigado!!!

    • @alipioish
      @alipioish 7 років тому +3

      João Paulo Scoralick perfeito adorei obrigado

    • @luizgxp
      @luizgxp 7 років тому +3

      Trabalho de responsa hein brother? Obrigado.

    • @vicenzobarros2011
      @vicenzobarros2011 7 років тому +3

      Valeu demais

  • @SavioLLopes-ow9hy
    @SavioLLopes-ow9hy 7 років тому +7

    Quer dizer, digo outra coisa: Viva Tom Zé! Eu nunca entendi muito do Tom Zé, assisti vários documentários durante anos, entrevistas e fui entendendo aos poucos. Em uma entrevista recente ao Dráuzio Varella, ele disse que "Estudando o Samba" é um disco sobre o que não foi feito no samba. Que ele foi ouvindo tudo e foi procurando lacunas. Depois de ouvir isso dele, além de admirá-lo mais, passei a ouvir melhor seus discos, com mais atenção. Mas, claro, gosto é gosto...

  • @marlonfurlan6893
    @marlonfurlan6893 6 років тому

    Cara, é o seguinte, eu não entendo nada de música e conheço muito pouco do movimento tropicalista, ma o pouco que eu conheço já é mais do que suficiente pra eu ser perdidamente apaixonado pelo movimento e seus ícones, dentre eles o meu preferido, o meu ídolo, Caetano Veloso. Agora imagine se eu entendesse de música e de Tropicália como vcs dois; bom, aí eu seria além de apaixonado um louco que respiraria Tropicália vinte e quatro horas por dia. Vcs dois são fodas, sou fã da dupla, sou fã do canal, é nóis.

  • @washingtonassis2931
    @washingtonassis2931 7 років тому +5

    Podiam falar sobre Clube da Esquina, um dos melhores albuns da música de todos os tempos e dos mineiros Beto Guedes, Lo Borges, Toninho Horta, etc.

  • @renatobarbosa2299
    @renatobarbosa2299 7 років тому

    tem um documentário sobre a Tropicalia. se chama Tropicalia. saiu um dvd e a trilha em cd. muito bom

  • @vantivitor9846
    @vantivitor9846 7 років тому +5

    Vocês precisam escutar ''Uma Tarde na Fruteira'' do Júpiter Maçã!

  • @josevilelaneto456
    @josevilelaneto456 6 років тому +1

    Acho a Tropicália muito superestimada. Seu maior feito foi pôr fim à tensão entre bossa nova e jovem guarda e propor um jeito brasileiro autônomo de produção musical. Gosto demais de Gil, Caetano e Gal, mas seus melhores trabalhos passam longe da Tropicália.

  • @ericksouza6977
    @ericksouza6977 7 років тому +2

    Vídeo curtinho mas bem legal, não acho a tropicalia superestimada, movimento importantíssimo e que sou fã e tem o valor merecido, a baianada é foda. Porém já vi uma entrevista em que Caetano diz q a bossa nova é mais foda q a tropicalia, não sei se era só pra promover o single de Abraçaço hehe. Gal x Bethânia pra ontem.

  • @LuizHeitor100
    @LuizHeitor100 7 років тому +4

    O manifesto da tropicália pra mim é em Misererere Nobis, quando ele cantam: "As espinhas do peixe de volta pro mar", dando na minha opinião a ideia de absorver as coisas boas de outros países (como a guitarra), e devolver que não é tão útil. Abraço!

  • @anapaulabrandao7290
    @anapaulabrandao7290 7 років тому +7

    Os 3 primeiros do Ronnie Von é bom pra cacete

  • @gilmaulin
    @gilmaulin 7 років тому +2

    Gosto muito deste canal, principalmente pela irreverência e informalidade, mas faltaram muitos elementos neste vídeo, principalmente uma leitura fundamental sobre o tropicalismo, que é Verdade Tropical, do Caetano Veloso. Às vezes tratar um assunto só como puro achismo não é o suficiente para abordar um tema. Como apontaram outros "leitores" do canal, faltou uma aproximação maior dentro do assunto que se tratou.

  • @SavioLLopes-ow9hy
    @SavioLLopes-ow9hy 7 років тому +6

    Só digo uma coisa: VANGUARDA PAULISTA.

    • @emersonfernandes7845
      @emersonfernandes7845 7 років тому +3

      Sávio L. Lopes perfeito. mereciam um.programa especial sobre a vanguarda paulista 👍

  • @gabrielnocera1
    @gabrielnocera1 7 років тому +3

    Todo mundo pedindo Clube da Esquina aqui. Quando fizerem o vídeo do Clube da Esquina vão querer Manguebeat, quando falar de Manguebeat vão querer Raul Seixas. Hoje é dia de Tropicalia turma, outro dia será outra coisa.

  • @odairdurock3415
    @odairdurock3415 7 років тому +2

    Concordo com o Biofá, legalzinho e bacaninha, mais não foi aquele movimento, prefiro bem mais o Clube da Esquina. Parabéns galera!

  • @alansouzacruz9627
    @alansouzacruz9627 7 років тому

    # coversa de botequin slipknot

  • @LuizFernando-zi5gk
    @LuizFernando-zi5gk 7 років тому +42

    Adoro vocês, mas vou ter que ser sincero: ficou muito raso. A Tropicália, com seus desdobramentos musicais e poéticos (poesia concreta, etc ...) de extrema relevância, merecia uma análise mais acurada. Ficou fraco mesmo. O Biofá, perdoe a franqueza, não conhece NADA de Tropicália. Se ele gosta eu não sei, mas ele DESCONHECE as nuances culturais do movimento. Se o Luiz Felipe não conduzisse a conversa a partir dos 8:19 minutos, o video seria para desmerecer a Tropicália. Repito: gosto de vocês e acompanho há muito tempo, mas esse video foi MUITO fraco. Acho que vocês perceberam. né não ? Abraços.

    • @sidimarcs
      @sidimarcs 7 років тому +6

      Raso é a definição do vídeo. Por ser um movimento que durou pouco tempo, daria para fazer um apanhado maior.

    • @LuizFernando-zi5gk
      @LuizFernando-zi5gk 7 років тому +4

      O Biofá chegou a dizer que não poderia fazer uma análise do contexto, porque não viveu na época ! ... kkkkk ... chega a ser engraçado.

  • @caierelvas167
    @caierelvas167 7 років тому +1

    Esse vídeo ficou um pouco confuso. Vamos por partes.
    Em primeiro lugar: Ronnie Von NUNCA fez parte do movimento tropicalista ou de qualquer outro. Gravou discos psicodélicos no período da Tropicália ? Com certeza. Mas isso não significa necessariamente que por gravar um disco psicodélico, isso vá inserir o artista nesse movimento. A relação que o Ronnie possui diretamente com a Tropicália, se estabelece por meio do contato com Os Mutantes. Onde ele abria espaço pra Arnaldo, Sérgio e Rita tocarem no programa que ele apresentava que tinha toda aquela história de rivalidade com o Roberto Carlos e etc.
    Facilitando a vida de vocês, aqui está o link para o documentário do ronnie (que não me deixa mentir sozinho) ua-cam.com/video/cW1OpuCXbaA/v-deo.html
    Em segundo lugar: Já faz alguns anos que o Dinho Leme largou as baquetas dos Mutantes. Sérgio Dias segue sozinho como o único membro da formação original/clássica. Eu nunca assisti um show de nenhum deles ao vivo (Sérgio, Rita e Arnaldo). Sérgio Dias é uma das maiores guitarras do Brasil, pra mim seria fantástico ter a oportunidade de vê-lo tocando. Independente da formação (seja a progressiva ou com parte da formação que fez o show no Barbican).
    Terceiro lugar: uma boa conversa de botequim é regada à cerveja. Faltou esse ingrediente importantíssimo nessa ocasião. abçs !

  • @TheDanlopes
    @TheDanlopes 7 років тому +1

    O coração não tem ranking
    Susan Sontag certa vez escreveu que, se tivesse de escolher entre Dostoiévski e The Doors, certamente escolheria Dostoiévski, mas, pergunta irônica ainda no mesmo texto:
    - Por que é que eu tenho de escolher?
    É numa posição semelhante à da ensaísta norte-americana que me coloco hoje.
    Venho falar de música, música popular brasileira. Não pretendo escrever um grande tratado; deixo, pois, o samba, o frevo, o reisado e o maracatu de lado. Deixo a música caipira e o congado. Pulo a Bossa Nova, momento em que, segundo Tom Zé, o Brasil deixou de ser a fazenda que exportava comida para a metrópole para exportar a mais nobre produção humana, a arte - mesmo no rock dos Doors, de quem Sontag era fã, a bateria é, em diversos momentos, bossanovística.
    Chegamos então ao final dos anos sessenta e início dos setenta. Efervescência cultural. Jovem Guarda, marchas contra a guitarra elétrica. No mundo, explodem Beatles, Stones, Dylan. E aqui duas das coisas mais importantes da música acontecem em menos de cinco anos: o Tropicalismo e a música mineira de Milton Nascimento e do Clube da Esquina.
    A meu ver, o que difere os dois movimentos é a tônica que se dá ora ao sentimento, ora ao pensamento. No tropicalismo, pesa mais o cérebro; no clube, o coração. O tropicalismo é fruto de um conceito estético articulado principalmente por Caetano Veloso. Poderíamos até chamá-lo de arte conceitual, uma vez que o conceito vem antes. Caetano, antena tão poderosa quanto Chico Science décadas depois, estava ligado em tudo o que acontecia no Brasil e no mundo. Assim, feito Sontag, perguntou: - Por que é que eu tenho que escolher entre o violão e a guitarra? Bora misturar tudo isso aí. Havia um conceito de Brasil, um conceito de música, um conceito estético, por trás do tropicalismo, que ao mesmo tempo embasava e dava rumos. O Brasil não é outra coisa senão um liquidificador e dá-lhe Oswald de Andrade, Carmem Miranda, os poetas concretos, Teatro Oficina, Bossa Nova, Roberto Carlos. Mas, como uma andorinha só não faz verão, eram precisos parceiros criativos. Chamemos então Gilberto Gil - o irmão, Tom Zé, o sertanejo-maluco-de-vanguarda, o rock do bom dOs Mutantes e uma pitada orquestral com os maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia. Não era algo totalmente novo, os modernistas de 22 já haviam apontado o caminho, mas era jovem. O resultado todos conhecemos. E os epígonos também, quer coisa mais erótica que a guitarra de Pepeu?
    Em Minas não houve plano. A Terra reuniu a todos, a voz de Milton clama do fundo da Terra desde há cinco mil anos, antecede seu nascimento em milênios. Caso Deus cantasse, teria a voz de Bituca. E, se a tônica no tropicalismo era o cérebro, em Minas era o coração. Não havia um conceito prévio. Lô vai comprar leite pra mãe e encontra um moço negro tocando violão sozinho nas escadas. Tem dez anos, esquece o leite e fica ali perdido ouvindo o Bituca improvisar. Lô vai brincar na rua e encontra o Beto Guedes recém-chegado de Montes Claros sobre uma patinete maravilhosa. Tempos depois, os dois descobrem os Beatles. Enquanto isso, Milton ganha um festival depois de encontrar os letristas Fernando Brant - autor de Travessia - Márcio Borges, pouco depois Ronaldo Bastos. Invadiram o Rio. Os músicos cariocas se embasbacaram. As harmonias não eram lineares, subiam e desciam, como as montanhas de Minas, jogavam a alma do ouvinte pra cima e pra baixo. E vem Toninho Horta com uma pitada de jazz, vem Wagner Tiso - maestro, vem Novelli, vem Naná com suas panelas, Nivaldo Ornelas, Solange Borges com seu jeitinho de menina marruda querendo brincar no quarto dos homens, ALAÍDE COSTA. Milton, o coração do grupo, teve uma ideia: é só reunir todo mundo. Não havia plano, quem acordava mais cedo escolhia o instrumento, os retardatários ficavam com o instrumento que sobrava. Há uma ordem no caos, nós é que não a entendemos. O Clube da Esquina é um movimento fenomenológico. E saiu o primeiro Clube, um dos discos que moldou minha vida e que contém canções como Cravo e Canela, Clube da Esquina, Nuvem Cigana, Cais, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, TREM DE DOIDO. É um disco completo. E tem uma qualidade incrível: não enjoa, o que é raro em música. Sei que vou ouvir estas canções a vida toda. Talvez não como se fosse a primeira vez, mas pelo menos a segunda.
    Se tivesse de escolher? Escolheria os dois. O coração não tem ranking.
    pianistaboxeador21.blogspot.com.br/search?q=o+cora%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+tem

  • @magnocostamagno5540
    @magnocostamagno5540 7 років тому +1

    Concordo com tudo que Bionfa disse,existe uma superestima com relação a tropicalia ,como diria Lobão esses artistas ficaram sacramentados e intocáveis e nada mais parece valido

  • @nelsonbezerra7886
    @nelsonbezerra7886 7 років тому +1

    Tropicalia vai além dos parâmetros musicais. Traz ideologias, uma nova maneira de pensar, não moldou nada de muito novo musicalmente falando, como um novo estilo de tocar... Mas em questões históricas e sociologicamente falando, merece a devida atenção

  • @PFR1930
    @PFR1930 7 років тому

    Jovem Guarda > Tropicália.

  • @171237
    @171237 7 років тому +1

    Gosto da opiniao do Lobao sobre essa bosta de tropicalia.

  • @denisvictormachado5818
    @denisvictormachado5818 7 років тому +1

    Tropicália é supervalorizada demais.

    • @Eciotube
      @Eciotube 7 років тому +1

      E viu as influências que inspiraram? Pra resultar naquilo? Que vexame!

  • @marcellobrunoalves3001
    @marcellobrunoalves3001 7 років тому

    O canal é foda,mas tropicália,sinceramente não fiquei animado. A conversa de botequim é o melhor quadro do canal, espero a muito tempo algo sobre delta Blues,jazz raiz...enfim,raízes do rock.

    • @antoniolucas3163
      @antoniolucas3163 7 років тому +1

      marcello bruno Alves já ouviu o disco???

    • @marcellobrunoalves3001
      @marcellobrunoalves3001 7 років тому

      +Antônio Lucas já ouvi o disco,já parei pra conhecer o gênero, Não iria expressar minha opinião sem conhecer o conteúdo.falo pq sou fã do canal,em especial do Biofá q é uma enciclopédia da música, e esperava algo mais do exemplo q citei a cima ou alguma discografia comentada do classic rock. Mas é só minha opinião, se vc gosta,aproveite o conteúdo.

  • @bernardomonnerat4494
    @bernardomonnerat4494 7 років тому +1

    Qual a opinião de vocês sobre Sepultura? Poderiam fazer um vídeo sobre os anos 90: Sepultura, O Rappa, Racionais MCS, Mundo Livre S/A, Chico Science e Nação Zumbi, Raimundos, Marisa Monte, etc.

  • @omarcelocarvalhos
    @omarcelocarvalhos 7 років тому +2

    Gentileza, façam videos só do que vocês dominam. Falaram merda demais nesse video