O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo) 🇫🇷
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Será que a Disney nos contou toda a história do Corcunda?!?
No vídeo de hoje o Norton conversa sobre o clássico francês "O Corcunda de Notre Dame". Mas será que ele gostou tanto desse livro quanto de "Os Miseráveis", do mesmo autor? Precisa assistir o vídeo pra saber a resposta, hehe.
Avisos importantes:
Se inscreva no canal, por favorzinho!!!
Segue a gente no instagram @canal1001livros
Os canais dos nossos amigos citados no vídeo são:
1) Bruno, do Mais Uma Página: / mais uma página
2) João, de O Literário: / @oliterario
Boa leitura!
Gosto quando mantêm o título original, "Notre-Dame de Paris". Deixa bem mais claro para o leitor quem é a personagem principal.
Sim, e o legal dessa edição é que tem todo um texto introdutório explicando o contexto da época e da obra
Interessante. Da literatura francesa, essa é a obra que escolhi para ler. Comecei a ler essa agora.
Opa, não desista, o livro tem bons momentos. Eu que já li outras coisas e que achei que esse ficou um pouco a desejar, mas não quer dizer que seja ruim, pelo contrário. Vitor Hugo é Vitor Hugo, isso significa muito.
Eu to lendo😂😂😂 mlds tanta gente eu ja desistir de entender quem é quem mas e bom eunto gastando
A Disney fez o desenho animado com uma história mais leve para apresentar a história ao público infantil e também produziu o musical (o melhor) onde eles contam a história verdadeira, diferente do desenho animado e mais pesado. Li que também será produzido a versão live action do musical.
Opa, bom saber. Sobre o desenho mesmo eu nunca tive muito interesse em assistir, mas a peça deve ser muito legal.
Eu já li, mas há muitos anos e, ao contrário de você, foi meu primeiro VH, e achei muito bom. Mesmo assim, depois de ler OS MISERAVEIS, não há como comparar! Mas são duas obras excepcionais, indispensáveis à qualquer leitor. Te indico OS TRABALHADORES DO MAR, outro livro fantástico do autor. Boa leitura!
Então, ele é muito bom. Eu que fui com expectativas mal calibradas haha E sim, quero muito ler esse dos trabalhadores e o último dia de um condenado
Incrível como o autor consegue nos emocionar de várias formas. Aquele final foi um dos mais impactantes que já li.
É difícil não se emocionar com o amor e o sacrifício, né?
@@1001livros verdade.
Ai ai... Me deu uma vontade de viajar pra França!!!
Nossa, nem me fale haha objetivo de vida é ouvir de alguém “arrume as malas, estamos indo para Paris, no caminho te explico” 😂😂😂
@@1001livros kkkkkkkk
Oi, Norton! Essa peça inicial é muito interessante e acho muito boa a apresentação do irmão do Frollo, que acaba sendo um personagem importante tb. Além disso, apesar de ter muita coisa que parece não ter sentido ou nexo no início, quando tudo se entrelaça é recompensador. Eu ainda não li Os Miseráveis, mas acho que depois dele deve ser difícil encontrar outra obra que se compare. Para mim, Notre Dame de Paris é um dos meus livros favoritos até hoje (relembrando que ainda não li Os Miseráveis)!
Sim, é divertido e a gente sente a frustração do dramaturgo. Isso é legal do autor, ele não deixa pontas soltas, tudo no livro se conecta
Tem especialistas que colocam a obra-prima de Victor Hugo sendo Trabalhadores do mar, Zola gostava mais de O homem que ri, Victor Hugo colocava O homem que ri como sua obra-prima.
O homem que ri é quase uma releitura de O corcunda de Notre dame, Quasimodo e Esmeralda estão ali, também estão ali febo, o gringoire, Djali e etc.
Eles inserem no protagonista a obsessão sexual do frollo nele, ele fica dividido entre sua fidelidade por sua namorada e sua atração sexual pela bela duquesa que não é inocente como a Esmeralda e seduz propositalmente o protagonista para que seja seu amante.
@@jeanpierre3103 seja bem vindo. Do VH eu só li os miseráveis e corcunda. Quero ler outros livros do autor, mas ao menos pra mim acho difícil algum outro livro dele bater os miseráveis. Mas terei a cabeça aberta
Tem livros em que a edição (e principalmente a tradução) faz toda a diferença. Quando me deparei com o preço dessa edição da Zahara, optei por uma mais barata, a da Penguin, e me arrependi. Li até o fim, mas creio que a leitura teria sido mais prazerosa com outra edição.
Ler calhamaços nas edições da Penguin é um desafio as vezes. Essa edição que tenho é muito boa, confortável. Mas queria mais textos de apoio.
Muito interessante, n sabia q no início era assim e de toda a história em volta do livro. Adorei o teu canal. Parabéns.
Seja muito bem-vinda =) e se o ler, espero que sim, nos conte o que achou do livro.
Taí um livro que todos os dias me olha da estante e pede pra eu pegar pra ler...kkk. Ainda não me animei, quem sabe se conseguir ler aqueles 5 no primeiro semestre eu coloco na meta rs. Eu gosto de descrições detalhadas, não teria problema com isso. Ótima resenha!
Oi Ale. Você está tendo um ótimo ritmo de leitura, certo e vai ler tudo até antes da Páscoa hahaha. Vale dar uma chance pro livro, só tem que ter em mente que é meio demorado e meio enrolado as vezes, mas o final é belíssimo e o saldo no final é positivo. Depois de ler me avisa pra gente trocar figurinhas haha
@@1001livros Até a Páscoa tu tá sendo exagerado kkkk. Final belíssimo já vale toda a enrolação. =)
A Esmeralda é uma personagem muito ingênua e apaixonada como a Dea em o homem que ri.
No livro o homem que ri, a amante de Lord Clancharlie o abandona para ser amante do rei da Inglaterra porque era mais vantajoso e leva o filho deles consigo. Ela usa de sua beleza para obter vantagens.
Esmeralda percebendo que Febo só quer usa-la e ela se valesse de sua beleza para obter vantagens com o frollo. Para sair da miséria e ter uma vida mais luxuosa. A antiga amante de lord Clancharlie tinha noção de que era linda e se aproveitou disso. mas esmeralda é pura e ingênua demais.
O homem que ri Victor Hugo cita Anne "Ninon" de l'Enclos e Marion Delorme como mulheres que mesmo mais velhas faziam sucesso. Ele escreveu uma peça sobre Marion. "Ninon" chocou a França porque com seus 77 anos mantinha o jovem padre Nicolas Gédoyn de 20 anos como seu amante. Fico imaginado uma cena de uma história com Esmeralda com mais de 50 anos tentando seduzir um jovem padre frollo de 20 anos.
Eu vou ler esse livro.........um dia
Pse, puxei sua orelha no final do vídeo hahaha
Vale muito a leitura, Bruno! Tenta não fazer comparações a Os Miseráveis que acho que a leitura vai fluir melhor.
@@Eloisa500 ou seja, ao faça como eu hahaha
Excelente vídeo...
Valeu =)
Que legal o seu ponto de vista da obra Norton!!! 😃 Achei mt legal!!! Uma coisa no seu vídeo que eu gostei é que você disse que o final é bonito! Eu sempre o via como trágico. Pra mim era belo, mas belo por ser trágico, dramático, potente do ponto de vista emocional. E você qualificou como belo mesmo, bonito, sensível. E agora, depois que vc disse isso, eu também vejo dessa forma. Eu nunca tinha visto por esse lado. Obrigado por compartilhar conosco sua lente! 🤗 Engrandeceu a nossa, pelo menos a minha 🤣, leitura! Abraço!
Muito legal o seu retorno, Luis. Ha beleza em meio ao drama haha. Seja bem vindo, abraço
Norton, comecei a ler 'O Corcunda de Notre Dame" depois que você publicou o vídeo "7 livros para ler em 2021". Achei a leitura arrastada e decidi parar e aguardar sua resenha. Após seu excelente comentário de hoje, decidi guardar o livro para ler em dias melhores. Estou procurando leituras mais leves para a atual fase horrível horrível de pandemia.
Olá Silma. Grato pelas palavras sempre gentis. Então, todo livro tem seu momento né? Pior coisa quando a gente força uma leitura quando não está no clima certo. O livro merece ser lido em algum momento, com certeza, mas super recomendo deixá-lo na estante maturando um pouco até que venham dias melhores. Mas vc me deu uma ótima ideia de vídeo, obrigado =)
Estou um pouco empacada nesse livro, não pq não tenha gostado, já li dois terços dele, mas a história não me cativou tanto. Por incrível que pareça, gostei muito do capítulo da Paris medieval, « Paris num sobrevoo », li com um mapa ao lado, é super interessante. Pra mim, está cansando um pouco a quantidade de frases em latim e as notas de rodapé, leio todas. Apesar de tudo, é um livro enriquecedor, vale a pena ler essa história que se passa no finalzinho da Idade Média sob a pena do grande escritor Victor Hugo. E agora, depois do Norton comentar, estou mais curiosa ainda com o final.
Persevere, Carmen, persevere. Quando começa a treta na catedral é difícil largar o livro. Depois me conta o que achou do final, tá? E seja bem vinda =)
Terminei os Miseráveis e comecei O Corcunda de notre dame e realmente tô me sentindo perdida nesse início do livro.
Conseguiu finalizar o Cordunda? O que achou? O final é bacana, mas o início é bem cansativo mesmo haha
@@1001livros simm, eu ameiiii🤍
@@laismacambira que bom que curtiu 😊
Gostei muito do livro e do canal de vocês. Esperava uma "Esmeralda" mais forte do ponto de vista sentimental.
Verdade. Mas curti o desenvolvimento dela. A cena dela no final foi muito boa
Também gostei do final.
Obrigada pela indicação!
Eu que agradeço o comentário 😊
Achei o livro bem cansativo, não julgo quem desiste dele. Victor Hugo dá uma cansada em alguns momentos, mas, assim como n’os miseráveis, a história é muito bonita. Olhando pra trás o livro deixa uma boa lembrança. (O final é excelente)
Olá Lucca, sim, de fato, o saldo é bem positivo =)
Excelente vídeo e resenha sobre o livro!
Mas se eu puder fazer uma observação histórica importante, é que em 1482 não existia mais idade média! Ela acaba em 1453 com a queda de Constantinopla.
Abraços! :)
Que bom que gostou Thiago.
E agradeço pelo apontamento. Abs
Esse livro deve ser muito bom só pelo fato do corcunda não ser apenas um ser positivo mas com falhas já vale a pena le-lo.
Exato, os personagens tem várias camadas. O autor não passa pano na cabeça de ninguém haha
Gostei bastante desse livro 🥰
Ficamos felizes!!!
Estou lendo ❤❤❤
Depois me conte o que achou =)
Eu tenho esse livro. Essa capa
A edição é muito boa
Eu li o corcunda antes dos miseráveis e axo q gostei bastante dele até por isso , pq foi minha introdução em Victor Hugo. Concordo q são livros bem diferentes e q quem leu os miseráveis n necessariamente talvez ame tanto , mas axo q como foi minha introdução do autor ( como vc msm sugeriu aí no vídeo ) foi uma leitura q cresceu com o passar do tempo e lendo os miseráveis fez até mais sentido p mim posteriormente por conta da escrita do autor . Arrumei uma edição de sebo dos trabalhadores do mar pq agora decidi q quero ler mais do v.hugo...Vcs sabem algo sobre esse livro ? Se eh TB bom como os demais do autor ? Tô até mais curiosa pq n sei absolutamente nada da história e as leituras fluem até melhor p mim quando n sei mto sobre o livro, mas gostaria de saber o q vcs sabem algo sobre ele. ( está no 1001 livros p serem lidos antes de morrer ? )
Parabéns pelo trabalho bacana q vcs estão fazendo ...são vídeo mto caprichados e elucidativos de livros em sua maior parte mto complexos de descrever na minha opinião.
Abraços e uma ótima semana p vcs !!!
Olá, Joana, que bom que gostou do vídeo =)
Sim, é verdade, é um livro que fica na memória e se beneficia com a maturação do tempo, o Corcunda. Eu não conheço muito os trabalhadores do mar, até porque ele não consta no 1001 livros (desse autor apenas o corcunda e os miseráveis), mas amigos que leram falaram que é ótimo também. Depois de ler me avisa o que achou.
Que bom que tens gostado do conteúdo, hoje a noite sai vídeo novo. Abraço
O Corcunda não é Fragelado em praça pública também ?
Ele sofre horrores no livro, mas esse detalhe eu não lembro mais.
Leitura coletiva individual é nova pra mim, kkkkkk
Eu sou da turma que não gostou do livro, mas li até o final...também esperava mais e de repente tb foi por conta de ter lido os miseráveis antes e as expectativas estarem altas
abçs
Sempre bom te ver por aqui, Leila 🤗
Oi Norton, achei curioso vc não ter gostado tanto dessa obra, que pra e magnífica, que é O CORCUNDA DE NOTRE DAME. Depois que li, analisei do meu jeito, fui a cara de comentários e resenhas, como o seu por exemplo. Geralmente vejo dois comentários sobre os livros que leio. Sugiro vc procurar o vídeo LER ANTES DE MORRER que fala sobre o livro. Ela fala dessa obra de uma forma verdadeira e encantadora. Não quero mudar sua opinião, apenas acho que pode acrescentar ao seu conhecimento do livro, assim como aconteceu comigo. Mas já o tinha amado.
Oi Maria, obrigado pela indicação, vou procurar! É que eu acho que o meu problema aqui foi realmente expectativa criada, eu saí e continuo até hoje, maravilhado com os Miseráveis. Achei que teria uma experiência similar. Mas fico feliz que tenha gostado do livro 😊
Eu tenho uma dúvida. Comparando o livro com o filme da Disney, o que tu diria que é parecido e o que não tem anda haver um com o outro?
Lá vem a pessoa fazendo pergunta difícil hahahaha eu ainda não consegui ver o filme na íntegra. Vi trechos dele apenas. Mas do que eu vi ele é muito focado no Quasímodo mesmo e não tem toda a parte histórica e sangrenta que tem no livro. Mas assistindo eu volto aqui é comento =)
Norton, uma pergunta... Eu imagino quem seria o segundo homem que tentou raptar Esmeralda no início (Frollo, certo?), mas em que trecho do livro esclarece essa informação? Ou apenas deixa subentendido mesmo?
Bah Fernando haha é o frollo, isso é certo. Mas aonde no livro exatamente eu não lembro mais. Acho q não parte que está no quarto com o casal o narrador explica, quando ele de da conta que o soldado é a mesma
Pessoa q impediu o rapto no início do livro
Qualquer coisa nos chama no direct do canal lá no insta e a gente debate a questão. Vi q vc tinha outra dúvida, mas não achei o comentário
Ai Jesus, perdão Norton!!! Kkkkkkkkkk abandonei mesmo kkkkkkkkkk
Te perdoo, mas que não se repita hahaha
@@1001livros Ai Jesus klkkkkkkkkk ok então
Eu amo o corcunda de notre dame que é um dos livros que eu mais amo depois de Os irmãos karamazov guerra e paz, o conde de monte cristo.
Eu li os miseráveis (ganhei da minha madrasta), um dos clássicos que eu não suporto junto com dom casmurro.
Achei um dos piores livros que eu li.
Eu não vi pessoas tão abnegados, mas vi tragédias passionais como o incidente de mayaerling em 1889. O corcunda é mais real e o outro um melodrama.
Talvez corcunda seja mais realista mesmo, mas como entretenimento acho Miseráveis infinitamente melhor e mais bem construído.
Existe o anime de Os Miseráveis, ele se chama Shoujo cosette, são 52 episódios:
ua-cam.com/video/nq90RVrsIJE/v-deo.html
Nossa vou assistir... gratidão por indicar....
Ele é que é o autor dessa história do corcunda? Não sabia disso
isso mesmo =)
Eu sofri para terminar esse livro
Fomos dois hahaha
E a tela azul do erro volta a atacar! Kkkkk
Tu não perdoa né? Deve ser os divertidamentes da minha cabeça fazendo zoeira hahaha
@@1001livros tô aqui pela zoeira ✌🏽
Li Os Miseráveis, o corcunda de notre dame, O homem que ri e Trabalhadores do mar dele. Meus favoritos são O corcunda de notre dame e o homem que ri.
Eu não consigo gostar do filme da disney, eu gosto mais da versão de 1939 e da de 1956.
Eu odiei terem alterado a personalidade do Febo, eu gosto muito mais quando fizeram Esmeralda se decepcionar com o febo e ter se apaixonado pelo Gringoire como na versão de 1939 ou terem mantido o final do livro como na versão de 1956.
A peça inicial faz ligação dom a história como acontece com a peça o caos vencido em o homem que ri com a história do livro. Tem toda uma simbologia.
O homem que ri é quase que uma releitura completa de O corcunda de notre dame, substitui febo pela duquesa, a cena de quase sexo do febo com a esmeralda pela duquesa com Gwynplaine. Ele tem um pouco da esmeralda e do quasimodo como Dea também tem.
* Não gosto de Os miseráveis, acho um livro insuportavelmente chato. e no minimo forçado;
Jean valjean sendo puro e casto e o escritor do livro sendo extremamente promiscuo sexualmente? Nem parecia ser uma pessoa de vredade. Acho os personagens do livro Notre Dame de Paris mais humanos que aquelas idealizações chatas de Os Miseráveis.
No livro vemos as frustrações de quasimodo por sua deformidade.
Sim, de fato Jean Valjean tem pouca verossimilhança com a realidade. Ele é quase um santo. E eu particularmente procuro separar o autor da obra na medida do possível. Mas o VH tinha uma vida bem polêmica haha anotei as dicas dos outros livros dele pra ir atrás
@@1001livros Don César de Bazan é um personagem na peça de Victor Hugo, Ruy Blas.
Dumanoir , ex-diretor do Théâtre des Variétés e autor de vaudevilles , e Adolphe d'Ennery , bom criador de sucessos populares, pegaram o personagem para colocá-lo no centro de sua peça.
Aqui a cigana Maritana e´algo da paixão do Rei da Espanha enquanto é cortejada pelo nobre falido, Don César de Bazan.
Don César de Bazan (1989)
www.veoh.com/watch/v1421039622bSmh86A
O casal principal são interpretados por Mikhail Boyarsky que interpreta Don César e Anna Samokhina como a cigana maritana. Eles que foram na versão de 1988 de O Conde de Monte Cristo, Fernando Mondego e Mercedes.
ua-cam.com/video/zJHECFD1L_0/v-deo.html
O Corcunda de Notre Dame (1939).
Essa versão da RKO é excelente. Mauren o'hara está excelente como a linda cigana Esmeralda e Charles Laughton como Quasimodo.
Eu gostei bastante dessa adaptação, apesar de certas mudanças, elas não deixaram a história superficial..
www.veoh.com/watch/v142063788xCH35MPS
Nessa versão desenvolvem uma paixão da Esmeralda pelo Gringoire.
Eu gostei de falar da liberdade de expressão no filme, do fim das penais cruéis, prisões arbitrárias e julgamentos injustos.
Esmeralda de inicio gosta do Febo, mas depois percebe a burrada que fez e começa a gostar do Gringoire.
Eu gostei porque em vez de transformar Febo em herói, mostra que Esmeralda fez uma escolha errada e se arrependeu. Muitas pessoas já erraram na vida e se arrependeram.
Gringoire é um livre pensador em vez de um personagem cômico.
Ele parecia o gwynplaine criticando a nobreza inglesa no parlamento em O homem que ri.
Minha edição é da Penguin ❤
Como são os textos de apoio?
Dizem outros resenhadores por aí que as descrições de outros personagens e o ambiente, antes de chegar aos personagens principais são um pouco cansativas.
Então, vai do gosto e bagagem literária de cada um. Tem gente que não suporta por exemplo as descrições do Tolkien em O senhor dos Anéis. Eu adoro, assim como achei ótimas as descrições do Hugo.
Óbvio que as vezes cansa você ler duas páginas com um único parágrafo. Mas tenho o palpite que leitor nutella vai achar sempre chato partes descritivas hahaha. Mas de novo, vai de cada um =)