É com muita emoção e amor que agradeço pelo Magnífico Vídeo Histórico do Meyer....eu com cinco anos morando na Rua Dias da Cruz com Chave de Ouro.....ia para a escola passando por ali.....minha memória amorosa nao esqueceu....O Shopping Center do Meyer " O Primeiro Shopping do Brasil ".....minhas lembranças....politicos da Época.....Negrão de Lima e Carlos Lacerda..... No topo de tudo da história do Brasil....."Está o Meu Rio de Janeiro.....Capital da República" .....berço do samba e da cultura nacional.....deveria sofrer uma intervenção federal para preservação de sua riqueza histórica em todas os seus bairros,praias,monumentos monumentos Históricos e tida sua beleza fusica e cultural....."Rio de Janeiro" a cidade mais linda do mundo....esplendor......e poesia.....musica....lindas mulheres.....o melhor futebol do Brasil.....os grandes astros do Maracanã.......enfim.....amor ao Rio de Janeiro....que resiste ate mesmo a violência.....e nao se dobra e se quebra.....porque a sua história é a mais completa....a mais .....linda.....de todas a capitais do Mundo......Amo Vcs meus irmãos e irmãs carioca como eu......Apaixonadamente sempre...."A Cidade Maravilhosa".....obrigado pela oportunidade....sem palavras pela beleza e riqueza cultural do vídeo e seus autor....Thales Brito!
Meu pai estou na escola República do Peru. Eu quando era criança, brincava no Jardim do Méier e tbm já assisti filme nesse cinema na Arquias Cordeiro. Minha prima teve sua primeira filha no Hospital Salgado Filho. Amei❤o vídeo! Que saudades, voltei no tempo.
Minha infância, adolescência e parte da vida adulta foram passados no meu querido e inesquecível Meyer. Agradeço pelo empenho na realização do documentário. Parabéns!
Lembrar tbm que a R.Arquias Cordeiro nos anos 70 tinha a Lojas Americanas onde tinha um movimento enorme dava saída para a R.Frederico Méier,com o passar dos anos a R.Arquias Cordeiro foi decaindo com muitas lojas fechando,tinha o Supermercados Pague Menos,junto a passarela da Arquias Cordeiro e de lá pra cá está rua nunca mais foi a mesma seu comércio hj em dia praticamente não existe muitas lojas até hj continuam fechadas .
Ameiii este documentário...PARABENS!!!!!Ahhhhh meu Méier querido!!!!. Nasci na Tijuca e fui morar no Méier quando tinha 4 anos de idade. Lá passei minha infância e adolescência...Estudei na escola Republica do Peru e muitos anos depois meu filho estudou no colégio imaculado coração de maria. Assisti muitos filmes dos trapalhões no Paratodos e andei de bicicleta no jardim do Méier e também tirei fotos no lambe lambe do jardim do méier, ahhh fui muito na Cobal com minha mãe, primeiro ela ia no supermercado Sendas e depois ia na Cobal...bons e saudosos tempos!!! Nao tinhamos a modernidade de hoje mas viviamos sem medo de golpes, de assaltos e etc....meu filho nao acredita quando conto que eu ia para a escola com brinco, colar e anel de ouro, nao tinha perigo naquela época. Morava em casa que não tinha grades....como tudo muda né???. Hoje, nao temos mais liberdade de outrora e vivemos em casas com grades e medo de tudo e todos. Hoje também nao precisamos mais comprar ouro porque nao se pode usar!!!
Moro em Maria da Graça, onde cresci. Meus pais se casaram na igreja Coração de Maria, e tenho na lembrança dos tempos de criança, as idadas com eles e meus irmãos aos supermercados Mar e Terra, que ficava ao lado viaduto e do Jardim do Méier, e do Pegue e Pague dentro do Shopping. Tenho foto de natal com meus irmãos tirada com Papai Noel na Mesbla,da Dias da Cruz, e na adolescência frequentava o Bobs para ver e paquerar as meninas do colégio Metropolitano com suas saias de cor marron. Boas lembranças de tempos menos corridos e hostis.
Nasci na rua Maranhão em 1944, haviam muitos grandes terrenos com mangueiras seculares e muitas outras frutas, nuvens de passarinhos aterrissavam para comer o alpiste dos capinzais. Meu pai foi motorneiro do Boca do Matto por muitos anos ( Seu Costinha). Detalhe : o shopping do Meier foi construído no terreno do colégio metropolitano, o colégio passou para um prédio por traz do shopping e entrada pela rua lateral - Estudei no Metropolitano em 1957.
Resido na rua Maranhão faz 20 anos. Nasci na maternidade Carmela Dutra. Me lembro da inauguração do primeiro Shopping do Brasil e frequento até hoje, assim como o Imperator. A confeitaria, com o mesmo nome do cinema, fechou faz uns 10 anos.
Bom dia! Morei dos 2 lados do Méier. Estudei na escola João Ribeiro, na R. Aristides Caire. Eram vários casarões no mesmo terreno que ia até a R. Coração de Maria. Foi demolida nos anos 70 e hoje no lugar tem um prédio onde funciona a agência do Bradesco. Lembro também da construção do viaduto de 64/66. Parabéns!
Méier, o melhor bairro da zona norte, morei no Engenho novo, e frequentava o Méier direto comprava tudo, roupas no Comércio e frequentava o Clube Mackenzie e boiava no para bobos. O shopping do bairro o primeiro do 🇧🇷 saudades do Rei do Bacalhau!!! Afinal quem é já nasce brilhando!
Sim! Nasci na Maternidade Carmela Dutra(faz 62 anos) e moro no ótimo bairro até hoje. Lembro da inauguração do shopping do Méier que tinha a SEARS e a Gebara Tecidos como lojas âncora. Havia a Sloper e a Mesbla, na Dias da Cruz também. Frequentei muito o cinema Imperator em suas diversas fases. Vou até hoje. Os outros cinemas cinemas, citados pelo ótimo vídeo, também conheci. Moro próximo ao Mackenzie do qual fui sócio. Bons tempos.
O meu nome é Evandro Bóia. Sou compositor e advogado. Vivenciei grande parte dos relatos desse maravilhoso trabalho. Morei em quatro endereços no Méier. Parabéns aos idealizadores desse documentário.
Muito legal!!! Morei no Meier por muitos anos...hoje vivo no Meier, pois trabalho no Meier...morei na Rua Fábio da Luz e nossa turma frequentava a esquina da rua Aquidabã e o Mackenzie..tudo muito bom e tranquilo!!!
Eu tinha 15 anos essa época e fui na inauguração do SHOPPING DO MÉIER 😊 Meu passeio todos os domingos era ir nesse Shopping tomar Sorvetes e lanches tempo bons 👏👏👏👏👏 Méier continua bom e melhorou muito 👏👏👏
Morei no Eng Dentro, na rua Goiás, perto de onde hoje é o Engenhao, num casarão muito grande e antigo, no fim dos anos 80 e início dos anos 90. Também fazia muita coisa no Meier, como ir em restaurantes e para comprar algo que necessitasse. Boas recordações.
Рік тому
Parabéns pelo belo vídeo. Nasci no Meyer em 1957 e vivi minha infância e adolescência no bairro. Fui batizado e fiz primeira comunhão na Basílica do Imaculado Coração de Maria, Estudei na Escola República do Peru, e no Colégio Estadual Visconde de Cairu. Fiquei muito contente de ver sua história retratada neste belo vídeo. Mais uma vez, parabéns pelo seu ótimo trabalho. Salve o Meyer. .
Muito obrigado, muito obrigado. Fui criado no Encantado e o Meyer era meu sonho de zona sul (1960). Obrigado pelo excelente trabalho de pesquisa. Saiba q vc contribuiu para momentos de boas lembranças e bons sentimentos Obrigado. Roberto.
Parabéns pelo vídeo, estou muito emocionado. Morei no bairro Agua Santa por muitos anos mas era o Meier onde passava todo o meu tempo. Amava o colégio metropolitano e o Jardim do Meier do outro lado da linha férrea onde tirei muitas fotos 3x4 no famoso lambe-lambe as quais utilizei na minha primeira carteira de trabalho com 15 anos de idade em 1975. No mesmo Jardim do Meier peguei todos os dias pela manhã nos anos de 1978 e 1979 para ir para a base aérea do Galeão. O nome da linha era Meier - \praia do Dendê. Tenho tantas lembranças boas do Meier. Hoje moro em Curitiba onde amo de paixão também.
O programa Vai que cola tem até episódios engraçados, porém por bom tempo nos primeiros episódios o Méier foi tratado como fim do mundo, de baixo nível, um absurdo. Alguém devia mandar esse vídeo a produção como prova do bom bairro que é, sempre foi o bairro do subúrbio que sempre quis morar.
Quem é do Méier, não bobéyer... . Bons tempos da Escola República do Peru, da Escola Bolívar mesmo não estando esta no referido bairro, a Turna da Hollywood e outras co-irmãs, Bloco da(do) Chave de Ouro quando era proibido desfilar devido ao período inicial da Quaresma... . O Méier não era bem tratado como "um fim de mundo", para muitos era e, ainda o é, meio que fora do roteiro ou inexpugnavel, pois fica no chamado "outro lado do túnel". Mãe diz que, se gostarmos das pessoas de onde estamos, ou iremos, certamente vamos também gostar do lugar. Falo por mim, que morei ano e 3 meses na Paraíba, no interior de um interior. Já me conheciam por referência de quem lá me recebeu e hospedou. Tinha um algo para não dar de todo certo e foi 100%. Tem uma boa fatia do meu coração e da minha memória lá e de lá. A saudade embarcou comigo ao voltar para o Rio, mas..., pode ser em breve, eu a leve de volta para onde e busquei.
@@josevicentesallesabreu5679 Bem me lembro da música com o Ed Motta, emb1989, "Toque Pro Méier", em um Fusca, que era dirigido por um motorista da 3a idade. Creio um simbolismo das saudades que já haviam naquele ano, fim de década. Imagine tal sentimento agora?!!?. Quando falo sobre o bairro aí, dos prédios e imagens que tem na chamada e no cenário do humorístico, as pessoas ficam mais espantadas ao saberem muito ou tudo ali é real. Aí tem sempre um alguém que esteve ou vai ao Rio, e confirma os olhos e as palavras. Saber que Fátima Bernardes, Joanna, e mais uns e umas televisivas (os), também tem se não o pé, ao menos uma unha no Jardim, ou Quintal" do Rio. A gente que fica uns tempos longe do "Cordão Umbilical", fora da "Placenta", é que pode saber bem ou melhor o bairro onde morou. Seja ele o bairro, ru falo em relação ao Rio ou outra cidade qualquer. Experiência própria.
Parabéns pelo conteúdo de qualidade. O Méier merece ter sua História mais divulgada, inclusive nas escolas do bairro. Os alunos precisam conhecer a História do bairro, para que possam valorizá-lo.
Pesquisa histórica muito bem feita. Moro no Engenho Novo e morei no Lins desde o ano 2000. Quando jovem nos anos 70/80 frequentei quase todos os cinemas citados. O Art Méier era o meu favorito.
BOM DIA ! Falando do Bairro do Méier 👏👏👏bons lugares esses bairros . Eng. de Dentro e os bairros próximos . Meu lugar que vivi foi Bairro da Piedade .. 👏👏👏👏 tempos bons andei muito de bonde .Piedade Méier 😂
Gostei me fez lembrar de quando eu era garoto, sou nascido e criado no meier, fui em todos este cinema so esqueceram de falar no cine rimtintim na rua honorio e o cine todos os santos na Getúlio e o roliem na Arquias cordeiro. O resto e isso aih o shopping foi o 1 do Brasil trabalhei la na inauguração, e tem mais acho que teve o 1 bobs no suburbio e acho 1 boliche no subúrbio adoro este lugar
Obrigada pela emoção moro Brasília mas sou carioca morava na Abolição Estudei no Colégio Bento Ribeiro namorava com meu primeiro namorado no Jardim do Méier Viajei no tempo e me emocionei muito Cleuza. 80 anos
O primeiro lugar que fiquei no Rio, foi no Meier...na dona Claudina bem pertinho da Parme, na Dias da Cruz no verao de 95...bons tempos. Sou de Porto Alegre, mas amo o Rio...Parabéns pelo canal.
Boa tarde , parabéns pela iniciativa de trazer o conhecimento dos bairros do Rio de Janeiro . Viajei na narrativa e revivi minha história, quando vocês pufderem falem de um bairro colado no Meyer que tambem tem muita historia o Engenho de Dentro . Obrigado .😢
Trabalhei no Meyer, de 1979 até 1998. Amava e amo o bairro e toda região e fico muito feliz de ter vivido estes anos neste local quente e "caloroso". Parabéns ao autores deste excelente reportagem.
Nunca morei no Méier, mas estudei no Ginasio Central do Brasil, meu pai foi ferroviario, isso de l958 a l961..O diretor nessa epoca era o Prof Nilton Ribeiro. Tenho saudades
Nasci e cresci no Méier, onde fiquei até meus 12 anos de idade. Sinto muita falta, mesmo já estando com meus 40 anos, afinal vim morar mais pro interior do estado, com pouquíssimo atrativo cultural e opções de intretenimento. Muito bom ouvir sobre a história do meu bairro!
SHOPING CENTER DO MÉIER FOI O 1° DO BRASIL 💖 EU TIVE O PRAZER DE IR À INAUGURAÇÃO DO SHOPING DO MEIER ❤ UM PRAZER ASSISTIR A HISTÓRIA DESSE GRANDE BAIRRO QUE É O MÉIER.
Eu não morei no Méier, mas sempre tive contato com o bairro. Fiz curso de inglês lá, no antigo curso BBC, muito bom, minha irmã estudou no Visconde de Cairu, minha irmã mais velha morou na rua Getúlio por muitas décadas, meus sobrinhos estudaram na Madre Güel, meu sobrinho mais velho ainda mora lá. Enfim, o Méier faz parte da minha vida.
Fui criado no Méier desde 1965 rua Joaquim Méier inauguração do shopping,viaduto do Méier galeria que chamamos de galeria mascote. Rua hemergarda uma saída vital para p centro brinquei muito na ponte em construção da hemergarda juaquim Méier em suma curtir muito infância na evolução do Méier
O Méier sempre foi uma opção urbana/suburbana legitimamente carioca à Zona Sul. ! Cabe lembrar, com muita enfase, que a Zona Sul/Centro foram imensamente beneficiados no tempo do Rio-Capital do País. O preconceito contra o subúrbio surgiu nesta época. Quem morava e investia nos bairros litorâneos da cidade eram os RICOS DO PAÍS, e a urbanização desses novos bairros gastava significativos RECURSOS DO PAÍS. Quem tinha muito dinheiro no interior, logicamente aplicava em imóveis na capital, e se possível, próximo às praias e sua ventilação amenizadora do calor. A água do mar no Rio é gelada, a temperatura do ar é então bem menor até onde chega o vento do mar! Outro aspecto determinante : um rico fazendeiro de Minas, poderia investir num imóvel na Zona Sul e depois vendê-lo, com lucro alto, para um similar fazendeiro do Pará ! Era o epicentro da riqueza nacional ! O melhor lugar para investir no Brasil dessa época era a Zona Sul do Rio. É nesta situação que no Rio configura-se um apartheid sócio-econômico na capital do país ( a Côrte Imperial ainda dava sinais de vida ) ! Nesse "caldo de cultura", como dizia o Brizzola, :lá estavam a Tijuca/Grajaú e o Méier ao pé da Serra da Tijuca. Considero estes locais a média exata da cidade, são sítios médios importantes, e legitimamente, e tão somente cariocas. Com a exaustão do espaço na Zona Sul, inventaram a Barra, muy bela porém distante da vida geral. E neste novo cenário urbano surgiu o Méier como opção de qualidade de vida e localização estratégica. O que estragou o paradisíaco apartheid social da Zona Sul foi a favelização dos morros ( miséria/criminalidade e desabamentos ) Seu vídeo é fantástico ! Imagine o prazer com o qual assisti !
Moro em Niterói, já trabalhei em Ipanema, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras e no Méier. Nunca vi tanta mulher bonita num lugar só como no Méier. Morenas, pretas, loiras, ruivas espetaculares passando o tempo todo na Dias da Cruz. Não sei se ainda é assim.
Meu pai trabalhou em vários bairros também, Zona Sul, Zona Norte, ele falava a mesma coisa. Eu achava graça, achava que era coisa da cabeça dele...ele sempre falava que o Méier tinha as mulheres mais bonitas do Rio!!👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Boa tarde, eu nasci no Méier, meu pai também em 1934, meu pai era bisneto de Antônio Joaquim calado ( flautista preferido de D João ) ainda tenho amigos da família Duque Estrada Mayer , toda a minha história e ligada a este bairro, a história contada e verdadeira, boa pesquisa parabéns.
Nasci na Claudina, morei na cônego Tobias e Aquidabā. Cresci, aproveitei muito o primeiro shopping do Brasil, segundo diziam, tomei muito sorvete no Bobs e frequentei o cinema Imperator , meu tio estudou no Metropolitano. Enfim, adorei a reportagem não sabia de muita coisa mas concordo quando falam do atual momento, a falta de segurança e o pior . ❤
32:2432:2432:2432:24 Gostava muito da padaria rainha do meier acho que hoje e a atual estacao do pao Rua Dias da Cruz com lopes da cruz ao lado do espigao do meier tinha galeto servido no balcao com aqueles acentos redondo sem encosto . Ate o final dos anos 80 tinha desfile civico na Rua Dias da Cruz, escolar eu ja desfilei duas vezes e a escola nosso lar tinha banda e tudo era um bonito desfile
Minha avó morou no Méier há cem anos, perto da Igreja do Imaculado Coração. Era enteada do Coronel Inglês George Meyer ou Mayer (coincidência com o nome do bairr 8:34 o) 7:25
Eu nasci em Todos Santos , R. José Bonifácio , 840 casa 7 . Estudei no Col. João Ribeiro q acabou , E , República do Peru e Col. Estadual Bento Ribeiro na R. Cônego Tobias e era só de Meninas e depois ficou Mista, aceitando meninos Morro de Saudades do BAIRRO e descobri será feliz em sabia ,! Tenho 74 anos ! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Mochambamba não. MAXAMBOMBA, amigão. Maxambomba é o aportuguesamento da palavra inglesa MACHINE PUMP, que era uma pequena locomotiva a vapor que passava por nova Iguaçu. Belo vídeo sobre o méier. Só faltou a famosa música do Gabriel Moura, GAROTA DO MÉIER, como trilha sonora.
Morei no Méier de 1955 até 1980. Morei na Rua Barão de São Borja e estudei no Metropolitano e depois no Colégio Meier. Essa história me orgulha e tenho ótimas e felizes lembranças. Assisti Help no Imperator. Andei de bonde. Conheci de fora o clube do samba. ❤
Que legal! Gostei muito de conhecer o canal e seu conteúdo. Agora aguardando outros bairros... Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Penha, Vila da Penha, Vila Kosmos...e por aí vai. Sei que dá trabalho, mas mas vai ficar top. E isso é muito bom para a memória da história de nossa cidade. Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🤩
Morei nas proximidades do bairro do Méier, em Piedade frequentei a praça cinemas, a escola de datilografia, trabalhei e curti bastante O SHOPPONG que com certeza foi o primeiro foi um marco muito bem frequentado, com atrações e lojas de nome, um bairro charmoso, familiar apaixonante enaquele tempo por volta de 70-80 um lugar nobre e caro, saudades do meu amado Méier onde fui muito feliz. Adorei o vídeo voltei ao tempo.
Parabéns pela excelente pesquisa detalhada sobre a origem do bairro. Porém, foi esquecido de ser mencionado o Colégio Bento Ribeiro na rua Cônego Tobias e o Colégio Dois de Dezembro , este propriedade particular na rua Lucídio Lago. Fui aluna do Bento Ribeiro( início dos anos 60) e professora do Visconde de Cairu e do Central do Brasil onde aposentei( 98 e 99).
Gratidão pelas palavras e pelo relato. O Méier é riquíssimo em fatos marcantes. Em breve faremos uma atualização e com certeza o Bento Ribeiro constará. Abraços!! 😍
É com muita emoção e amor que agradeço pelo Magnífico Vídeo Histórico do Meyer....eu com cinco anos morando na Rua Dias da Cruz com Chave de Ouro.....ia para a escola passando por ali.....minha memória amorosa nao esqueceu....O Shopping Center do Meyer " O Primeiro Shopping do Brasil ".....minhas lembranças....politicos da Época.....Negrão de Lima e Carlos Lacerda..... No topo de tudo da história do Brasil....."Está o Meu Rio de Janeiro.....Capital da República" .....berço do samba e da cultura nacional.....deveria sofrer uma intervenção federal para preservação de sua riqueza histórica em todas os seus bairros,praias,monumentos monumentos Históricos e tida sua beleza fusica e cultural....."Rio de Janeiro" a cidade mais linda do mundo....esplendor......e poesia.....musica....lindas mulheres.....o melhor futebol do Brasil.....os grandes astros do Maracanã.......enfim.....amor ao Rio de Janeiro....que resiste ate mesmo a violência.....e nao se dobra e se quebra.....porque a sua história é a mais completa....a mais .....linda.....de todas a capitais do Mundo......Amo Vcs meus irmãos e irmãs carioca como eu......Apaixonadamente sempre...."A Cidade Maravilhosa".....obrigado pela oportunidade....sem palavras pela beleza e riqueza cultural do vídeo e seus autor....Thales Brito!
Meu pai estou na escola República do Peru.
Eu quando era criança, brincava no Jardim do Méier e tbm já assisti filme nesse cinema na Arquias Cordeiro.
Minha prima teve sua primeira filha no Hospital Salgado Filho.
Amei❤o vídeo! Que saudades, voltei no tempo.
Quando eu era pequeno , a minha mãe trabalhava no Méier . Eu lembro que as pessoas falavam do Méier como se fosse um bairro da zona sul.
Trabalhos desta qualidade deveriam fazer parte do que é apresentado aos alunos das escolas do Meier.
Minha infância, adolescência e parte da vida adulta foram passados no meu querido e inesquecível Meyer.
Agradeço pelo empenho na realização do documentário.
Parabéns!
"NASCIDO E CRIADO",NA RUA OLIVEIRA,7. FRENTE AO CINE IMPERATOR NA R. DIAS DA CRUZ.EM 1945.HOJE ESTOU COM 79 ANOS.TEMPO ÓTIMO.HOJE O RIO VIROU FAVELAS.
Lembrar tbm que a R.Arquias Cordeiro nos anos 70 tinha a Lojas Americanas onde tinha um movimento enorme dava saída para a R.Frederico Méier,com o passar dos anos a R.Arquias Cordeiro foi decaindo com muitas lojas fechando,tinha o Supermercados Pague Menos,junto a passarela da Arquias Cordeiro e de lá pra cá está rua nunca mais foi a mesma seu comércio hj em dia praticamente não existe muitas lojas até hj continuam fechadas .
Ameiii este documentário...PARABENS!!!!!Ahhhhh meu Méier querido!!!!. Nasci na Tijuca e fui morar no Méier quando tinha 4 anos de idade. Lá passei minha infância e adolescência...Estudei na escola Republica do Peru e muitos anos depois meu filho estudou no colégio imaculado coração de maria. Assisti muitos filmes dos trapalhões no Paratodos e andei de bicicleta no jardim do Méier e também tirei fotos no lambe lambe do jardim do méier, ahhh fui muito na Cobal com minha mãe, primeiro ela ia no supermercado Sendas e depois ia na Cobal...bons e saudosos tempos!!! Nao tinhamos a modernidade de hoje mas viviamos sem medo de golpes, de assaltos e etc....meu filho nao acredita quando conto que eu ia para a escola com brinco, colar e anel de ouro, nao tinha perigo naquela época. Morava em casa que não tinha grades....como tudo muda né???. Hoje, nao temos mais liberdade de outrora e vivemos em casas com grades e medo de tudo e todos. Hoje também nao precisamos mais comprar ouro porque nao se pode usar!!!
Moro no Engenho Novo e sempre frequento o Méier. Gosto muito de lá
Moro em Maria da Graça, onde cresci. Meus pais se casaram na igreja Coração de Maria, e tenho na lembrança dos tempos de criança, as idadas com eles e meus irmãos aos supermercados Mar e Terra, que ficava ao lado viaduto e do Jardim do Méier, e do Pegue e Pague dentro do Shopping. Tenho foto de natal com meus irmãos tirada com Papai Noel na Mesbla,da Dias da Cruz, e na adolescência frequentava o Bobs para ver e paquerar as meninas do colégio Metropolitano com suas saias de cor marron. Boas lembranças de tempos menos corridos e hostis.
Nasci na rua Maranhão em 1944, haviam muitos grandes terrenos com mangueiras seculares e muitas outras frutas, nuvens de passarinhos aterrissavam para comer o alpiste dos capinzais. Meu pai foi motorneiro do Boca do Matto por muitos anos ( Seu Costinha). Detalhe : o shopping do Meier foi construído no terreno do colégio metropolitano, o colégio passou para um prédio por traz do shopping e entrada pela rua lateral - Estudei no Metropolitano em 1957.
Paulo Ferreira! Também nasci na Rua Maranhão em 1947.
Resido na rua Maranhão faz 20 anos. Nasci na maternidade Carmela Dutra. Me lembro da inauguração do primeiro Shopping do Brasil e frequento até hoje, assim como o Imperator. A confeitaria, com o mesmo nome do cinema, fechou faz uns 10 anos.
Bom dia!
Morei dos 2 lados do Méier.
Estudei na escola João Ribeiro, na R. Aristides Caire.
Eram vários casarões no mesmo terreno que ia até a R. Coração de Maria.
Foi demolida nos anos 70 e hoje no lugar tem um prédio onde funciona a agência do Bradesco.
Lembro também da construção do viaduto de 64/66.
Parabéns!
Méier, o melhor bairro da zona norte, morei no Engenho novo, e frequentava o Méier direto comprava tudo, roupas no Comércio e frequentava o Clube Mackenzie e boiava no para bobos. O shopping do bairro o primeiro do 🇧🇷 saudades do Rei do Bacalhau!!! Afinal quem é já nasce brilhando!
Sim! Nasci na Maternidade Carmela Dutra(faz 62 anos) e moro no ótimo bairro até hoje. Lembro da inauguração do shopping do Méier que tinha a SEARS e a Gebara Tecidos como lojas âncora. Havia a Sloper e a Mesbla, na Dias da Cruz também. Frequentei muito o cinema Imperator em suas diversas fases. Vou até hoje. Os outros cinemas cinemas, citados pelo ótimo vídeo, também conheci. Moro próximo ao Mackenzie do qual fui sócio. Bons tempos.
O meu nome é Evandro Bóia. Sou compositor e advogado. Vivenciei grande parte dos relatos desse maravilhoso trabalho. Morei em quatro endereços no Méier. Parabéns aos idealizadores desse documentário.
Muito legal!!!
Morei no Meier por muitos anos...hoje vivo no Meier, pois trabalho no Meier...morei na Rua Fábio da Luz e nossa turma frequentava a esquina da rua Aquidabã e o Mackenzie..tudo muito bom e tranquilo!!!
Meus anos de 1960 a 1975 estão gravados em minha memória tempos incríveis.
Não tenho dúvidas que o 1⁰ Shopping Center do Brasil é o do Meyer.
Ponto marcante da minha adolescência.
Eu tinha 15 anos essa época e fui na inauguração do SHOPPING DO MÉIER 😊 Meu passeio todos os domingos era ir nesse Shopping tomar Sorvetes e lanches tempo bons 👏👏👏👏👏 Méier continua bom e melhorou muito 👏👏👏
Moro no Engenho de Dentro ,mas pra mim o Méier sempre foi e continua sendo o melhor bairro do suburbio, se pudesse moraria no Méier
Morei no Eng Dentro, na rua Goiás, perto de onde hoje é o Engenhao, num casarão muito grande e antigo, no fim dos anos 80 e início dos anos 90. Também fazia muita coisa no Meier, como ir em restaurantes e para comprar algo que necessitasse. Boas recordações.
Parabéns pelo belo vídeo. Nasci no Meyer em 1957 e vivi minha infância e adolescência no bairro. Fui batizado e fiz primeira comunhão na Basílica do Imaculado Coração de Maria, Estudei na Escola República do Peru, e no Colégio Estadual Visconde de Cairu. Fiquei muito contente de ver sua história retratada neste belo vídeo. Mais uma vez, parabéns pelo seu ótimo trabalho. Salve o Meyer. .
Muito obrigado, muito obrigado. Fui criado no Encantado e o Meyer era meu sonho de zona sul (1960). Obrigado pelo excelente trabalho de pesquisa. Saiba q vc contribuiu para momentos de boas lembranças e bons sentimentos Obrigado. Roberto.
Por nada! Fico feliz que tenha gostado! :)
Parabéns pelo vídeo, estou muito emocionado. Morei no bairro Agua Santa por muitos anos mas era o Meier onde passava todo o meu tempo. Amava o colégio metropolitano e o Jardim do Meier do outro lado da linha férrea onde tirei muitas fotos 3x4 no famoso lambe-lambe as quais utilizei na minha primeira carteira de trabalho com 15 anos de idade em 1975. No mesmo Jardim do Meier peguei todos os dias pela manhã nos anos de 1978 e 1979 para ir para a base aérea do Galeão. O nome da linha era Meier - \praia do Dendê. Tenho tantas lembranças boas do Meier. Hoje moro em Curitiba onde amo de paixão também.
A linha que você citou é o 696, da Empresa Ideal 😀
Morei na rua Lucílio Lago no 3o Batalhão PM em 1072.
O programa Vai que cola tem até episódios engraçados, porém por bom tempo nos primeiros episódios o Méier foi tratado como fim do mundo, de baixo nível, um absurdo. Alguém devia mandar esse vídeo a produção como prova do bom bairro que é, sempre foi o bairro do subúrbio que sempre quis morar.
Quem é do Méier, não bobéyer... . Bons tempos da Escola República do Peru, da Escola Bolívar mesmo não estando esta no referido bairro, a Turna da Hollywood e outras co-irmãs, Bloco da(do) Chave de Ouro quando era proibido desfilar devido ao período inicial da Quaresma... . O Méier não era bem tratado como "um fim de mundo", para muitos era e, ainda o é, meio que fora do roteiro ou inexpugnavel, pois fica no chamado "outro lado do túnel". Mãe diz que, se gostarmos das pessoas de onde estamos, ou iremos, certamente vamos também gostar do lugar. Falo por mim, que morei ano e 3 meses na Paraíba, no interior de um interior. Já me conheciam por referência de quem lá me recebeu e hospedou. Tinha um algo para não dar de todo certo e foi 100%. Tem uma boa fatia do meu coração e da minha memória lá e de lá. A saudade embarcou comigo ao voltar para o Rio, mas..., pode ser em breve, eu a leve de volta para onde e busquei.
Nasci e morei no Méier por 50 anos. Muito bom bairro para se viver.
@@josevicentesallesabreu5679 Bem me lembro da música com o Ed Motta, emb1989, "Toque Pro Méier", em um Fusca, que era dirigido por um motorista da 3a idade. Creio um simbolismo das saudades que já haviam naquele ano, fim de década. Imagine tal sentimento agora?!!?. Quando falo sobre o bairro aí, dos prédios e imagens que tem na chamada e no cenário do humorístico, as pessoas ficam mais espantadas ao saberem muito ou tudo ali é real. Aí tem sempre um alguém que esteve ou vai ao Rio, e confirma os olhos e as palavras. Saber que Fátima Bernardes, Joanna, e mais uns e umas televisivas (os), também tem se não o pé, ao menos uma unha no Jardim, ou Quintal" do Rio. A gente que fica uns tempos longe do "Cordão Umbilical", fora da "Placenta", é que pode saber bem ou melhor o bairro onde morou. Seja ele o bairro, ru falo em relação ao Rio ou outra cidade qualquer. Experiência própria.
Méier é um ótimo bairro
Faltou falar do Teatro Agildo Ribeiro, dos clubes do entorno e adjacentes e das faculdades!😮
Parabéns pelo conteúdo de qualidade. O Méier merece ter sua História mais divulgada, inclusive nas escolas do bairro. Os alunos precisam conhecer a História do bairro, para que possam valorizá-lo.
Pesquisa histórica muito bem feita. Moro no Engenho Novo e morei no Lins desde o ano 2000. Quando jovem nos anos 70/80 frequentei quase todos os cinemas citados. O Art Méier era o meu favorito.
Parte da minha infância foi no méier.
foi maravilhoso esse trabalho.
parabéns.
Nossa... Que canal bacana.
Parabéns.
Ganhou mais um inscrito pois adoro a nossa história .
Morei nos anos 70 na camarista Méier.hoje moro desde 82 no litoral norte baiano.parabens pelo histórico do vídeo
Gratidão!
Está morando em um estado falido volte q e melhor rssss
Sim sim minha infância foi em Todos os Santos!! Rua Cirne Maia!!! Conheço tudo na por ali!!
Uma boa reportagem, excepcional, que me emocionou muito.
Vale a pena recordar o meu tempo de juventude.
🎉🎉🎉😊😊😊
Parabéns pelo vídeo, o primeiro que vejo no canal e já me encantou pois como carioca também morei lá por um tempo. Vlw.
Ótimas informações!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾😀
Saudades, saudades ho. Saudades do meu Rio de Janeiro que não existe mais😢❤😢😢😢
BOM DIA ! Falando do Bairro do Méier 👏👏👏bons lugares esses bairros . Eng. de Dentro e os bairros próximos . Meu lugar que vivi foi Bairro da Piedade .. 👏👏👏👏 tempos bons andei muito de bonde .Piedade Méier 😂
Nasci no Méier, estudei no Cairu (1970/71/72), trabalhei na rua Arquias Cordeiro nos anos 70. Tinha vários amigos no Méier. Amo esse bairro.
Gostei me fez lembrar de quando eu era garoto, sou nascido e criado no meier, fui em todos este cinema so esqueceram de falar no cine rimtintim na rua honorio e o cine todos os santos na Getúlio e o roliem na Arquias cordeiro. O resto e isso aih o shopping foi o 1 do Brasil trabalhei la na inauguração, e tem mais acho que teve o 1 bobs no suburbio e acho 1 boliche no subúrbio adoro este lugar
Adorei o documentário. Muito bom conhecer a história dos nossos bairros. Não se esqueça de fazer um vídeo sobre o Engenho de Dentro também!
Meus Parabéns, um documentário sensacional, aprendi muita coisa do bairro do Mayer, ou melhor Méier, muito legal mesmo seu vídeo, meus parabéns !!👍👏👏💯
Muito boa sua pesquisa. Adorei saber todos cantos e encantos do Meier
Parabéns, adorei saber a história de meu Bairro Amado !
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Eu amo esse bairro do Méier sei lá eu sinto uma alegria na minha alma
Estudei no Meier Visconde de Cairu de 1979-1981, excelente escola e bairro.Saudades
Também estudei lá no mesmo período. Turno da manhã.
Obrigada pela emoção moro Brasília mas sou carioca morava na Abolição
Estudei no Colégio Bento Ribeiro namorava com meu primeiro namorado no Jardim do Méier
Viajei no tempo e me emocionei muito
Cleuza. 80 anos
Que relato maravilhoso de ler. Agradecemos a você por tanto!
No Méier ninguém bobéia. Parabéns. Shalom!
O primeiro lugar que fiquei no Rio, foi no Meier...na dona Claudina bem pertinho da Parme, na Dias da Cruz no verao de 95...bons tempos. Sou de Porto Alegre, mas amo o Rio...Parabéns pelo canal.
Que legal!! Porto Alegre é demais!! Seja muito bem-vindo!! Abraços 😊
Estudei neste colégio em 1965 na rua coração de Maria
Boa tarde , parabéns pela iniciativa de trazer o conhecimento dos bairros do Rio de Janeiro .
Viajei na narrativa e revivi minha história, quando vocês pufderem falem de um bairro colado no Meyer que tambem tem muita historia o Engenho de Dentro .
Obrigado .😢
Moro no Méier há 64 anos! Estudei na República do Peru, brincava no Jardim do Méier, vi a construção do viaduto, ainda peguei bonde. Rss
Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa!!!! Obrigada por tão importantes e interessantes relatos!!!
Nós que agradecemos! 😍
Trabalhei no Meyer, de 1979 até 1998.
Amava e amo o bairro e toda região e fico muito feliz de ter vivido estes anos neste local quente e "caloroso".
Parabéns ao autores deste excelente reportagem.
O Méier sempre foi e continua sendo um bairro maravilhoso ❤
Nunca morei no Méier, mas estudei no Ginasio Central do Brasil, meu pai foi ferroviario, isso de l958 a l961..O diretor nessa epoca era o Prof Nilton Ribeiro. Tenho saudades
Adorei conhecer a história do bairro q Moreira por 30 anos.
Nasci e cresci no Méier, onde fiquei até meus 12 anos de idade. Sinto muita falta, mesmo já estando com meus 40 anos, afinal vim morar mais pro interior do estado, com pouquíssimo atrativo cultural e opções de intretenimento.
Muito bom ouvir sobre a história do meu bairro!
Morei la por 12 anos apesar do calor tenho saudade
Muito bom! Parabéns!!!
Gratidão!
Saudades, estudei nas escolas joao ribeiro e republica do peru
Fiz o segundo grau no Visconde de Cairu e aprendi inglês na Cultura Inglesa do Méier.❤❤❤
SHOPING CENTER DO MÉIER FOI O 1° DO BRASIL 💖 EU TIVE O PRAZER DE IR À INAUGURAÇÃO DO SHOPING DO MEIER ❤ UM PRAZER ASSISTIR A HISTÓRIA DESSE GRANDE BAIRRO QUE É O MÉIER.
Eu não morei no Méier, mas sempre tive contato com o bairro. Fiz curso de inglês lá, no antigo curso BBC, muito bom, minha irmã estudou no Visconde de Cairu, minha irmã mais velha morou na rua Getúlio por muitas décadas, meus sobrinhos estudaram na Madre Güel, meu sobrinho mais velho ainda mora lá. Enfim, o Méier faz parte da minha vida.
LEGAL MORO NA RUA IDELFONSO PENALBA . TRAVESSA DA RUA GETÚLIO 😊
Fui criado no Méier desde 1965 rua Joaquim Méier inauguração do shopping,viaduto do Méier galeria que chamamos de galeria mascote. Rua hemergarda uma saída vital para p centro brinquei muito na ponte em construção da hemergarda juaquim Méier em suma curtir muito infância na evolução do Méier
Chegando hoje no canal e adorando! Pesquisa bem interessante,aprofundou bem!
Muito bom esse estudo, parabéns
Eu. Sou apaixonada. Pelo. Méier. Rj
Que incrível história do Méier ❤
O Méier sempre foi uma opção urbana/suburbana legitimamente carioca à Zona Sul. ! Cabe lembrar, com muita enfase, que a Zona Sul/Centro foram imensamente beneficiados no tempo do Rio-Capital do País. O preconceito contra o subúrbio surgiu nesta época. Quem morava e investia nos bairros litorâneos da cidade eram os RICOS DO PAÍS, e a urbanização desses novos bairros gastava significativos RECURSOS DO PAÍS. Quem tinha muito dinheiro no interior, logicamente aplicava em imóveis na capital, e se possível, próximo às praias e sua ventilação amenizadora do calor. A água do mar no Rio é gelada, a temperatura do ar é então bem menor até onde chega o vento do mar! Outro aspecto determinante : um rico fazendeiro de Minas, poderia investir num imóvel na Zona Sul e depois vendê-lo, com lucro alto, para um similar fazendeiro do Pará ! Era o epicentro da riqueza nacional ! O melhor lugar para investir no Brasil dessa época era a Zona Sul do Rio. É nesta situação que no Rio configura-se um apartheid sócio-econômico na capital do país ( a Côrte Imperial ainda dava sinais de vida ) ! Nesse "caldo de cultura", como dizia o Brizzola, :lá estavam a Tijuca/Grajaú e o Méier ao pé da Serra da Tijuca. Considero estes locais a média exata da cidade, são sítios médios importantes, e legitimamente, e tão somente cariocas. Com a exaustão do espaço na Zona Sul, inventaram a Barra, muy bela porém distante da vida geral. E neste novo cenário urbano surgiu o Méier como opção de qualidade de vida e localização estratégica. O que estragou o paradisíaco apartheid social da Zona Sul foi a favelização dos morros ( miséria/criminalidade e desabamentos ) Seu vídeo é fantástico ! Imagine o prazer com o qual assisti !
Moro em Niterói, já trabalhei em Ipanema, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras e no Méier. Nunca vi tanta mulher bonita num lugar só como no Méier. Morenas, pretas, loiras, ruivas espetaculares passando o tempo todo na Dias da Cruz. Não sei se ainda é assim.
Meu pai trabalhou em vários bairros também, Zona Sul, Zona Norte, ele falava a mesma coisa. Eu achava graça, achava que era coisa da cabeça dele...ele sempre falava que o Méier tinha as mulheres mais bonitas do Rio!!👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
@@conceicaopanaro6958 Não é coisa da cabeça dele não brother, é fato. Vi cada uma absurda passando.
Deu uma piorada o nível, mas continua acontecendo sim……
@@mig2720kkkkk
Muito bom o seu canal! Informações bem detalhadas!
É muito importante receber esse tipo de feedback. Gratidão!!
Adorei conhecer a história do Méier moro aqui à 34 anos
Boa tarde, eu nasci no Méier, meu pai também em 1934, meu pai era bisneto de Antônio Joaquim calado ( flautista preferido de D João ) ainda tenho amigos da família Duque Estrada Mayer , toda a minha história e ligada a este bairro, a história contada e verdadeira, boa pesquisa parabéns.
Esqueci, nossa casa era na rua Souza Aguiar 249, foi comprada por 13 mil Reais parcelado, rua sem saída, terminando na caixa d'água.
13 mil reais.
Reis.
@@guaracyrodrigues5839
Bela história. E essa rua começa na dias e corta a bueno de paiva.
Que relato maravilhoso! E que bom que gostou. O Méier, assim como tantos outros bairros do nosso Rio merece! Abraços
Parabéns pelo seu vídeo e pelo excelente trabalho de pesquisa.
Gratidão! 🙂
Olá, que pesquisa maravilhosa! Moro no Méier há 16 anos,eu adoro! Bairro c ótima infra estrutura, tenho tudo q preciso por aqui. Abraços!😊
Abraços! Seja bem-vinda! 😍
Nasci na Claudina, morei na cônego Tobias e Aquidabā. Cresci, aproveitei muito o primeiro shopping do Brasil, segundo diziam, tomei muito sorvete no Bobs e frequentei o cinema Imperator , meu tio estudou no Metropolitano. Enfim, adorei a reportagem não sabia de muita coisa mas concordo quando falam do atual momento, a falta de segurança e o pior . ❤
Nossa..., fiz uma viagem no tempo, foi muito bom; parabéns!
Que legal 😊
Bons tempos.
Amei o video sobre o Méier! Parabéns!
Show
32:24 32:24 32:24 32:24 Gostava muito da padaria rainha do meier acho que hoje e a atual estacao do pao Rua Dias da Cruz com lopes da cruz ao lado do espigao do meier tinha galeto servido no balcao com aqueles acentos redondo sem encosto . Ate o final dos anos 80 tinha desfile civico na Rua Dias da Cruz, escolar eu ja desfilei duas vezes e a escola nosso lar tinha banda e tudo era um bonito desfile
Minha avó morou no Méier há cem anos, perto da Igreja do Imaculado Coração. Era enteada do Coronel Inglês George Meyer ou Mayer (coincidência com o nome do bairr 8:34 o) 7:25
Muito Lindo este Video...
Coloca Também A História Do Bairro De Cascadura
Roteiraço!!!!!!!!!!!!!!!
O primeiro shopping do Brasil é o do Méier. Lembro bem que constava da placa inaugural essa informação.
Amo o Méier...
Eu nasci em Todos Santos , R. José Bonifácio , 840 casa 7 .
Estudei no Col. João Ribeiro q acabou , E , República do Peru e Col. Estadual Bento Ribeiro na R. Cônego Tobias e era só de Meninas e depois ficou Mista, aceitando meninos
Morro de Saudades do BAIRRO e descobri será feliz em sabia ,! Tenho 74 anos ! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Mochambamba não. MAXAMBOMBA, amigão. Maxambomba é o aportuguesamento da palavra inglesa MACHINE PUMP, que era uma pequena locomotiva a vapor que passava por nova Iguaçu. Belo vídeo sobre o méier. Só faltou a famosa música do Gabriel Moura, GAROTA DO MÉIER, como trilha sonora.
A correção foi feita no vídeo. Valeu pela observação! Abs
Esse canal é uma verdadeira,aula de oratória muito bom canal. 👏
Gratidão! 😀
Top o vídeo, muito legal mesmo. Podia falar sobre os bairros de Piedade e o surgimento e o fim da gama filho. Abraço!
Boa sugestão! Abs
Boa... Gama Filho prejudicou muita gente. O sonho era estudar lá.
Primeiro shopping foi no Meier.
Morei no Méier de 1955 até 1980.
Morei na Rua Barão de São Borja e estudei no Metropolitano e depois no Colégio Meier.
Essa história me orgulha e tenho ótimas e felizes lembranças. Assisti Help no Imperator. Andei de bonde. Conheci de fora o clube do samba. ❤
Que vídeo maravilhoso! Muito obrigada!❤
Nós que agradecemos!
Adorei
Parabens pelo vídeo. Bastante informações para além do óbvio que encontramos na internet. Otimo trabalho.
Que legal! Gostei muito de conhecer o canal e seu conteúdo. Agora aguardando outros bairros...
Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Penha, Vila da Penha, Vila Kosmos...e por aí vai.
Sei que dá trabalho, mas mas vai ficar top. E isso é muito bom para a memória da história de nossa cidade. Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🤩
Gratidão pelo carinho e incentivo. Sugestões ótimas!! Estão todas na lista!! 😍
@@obairrismo ebaaaaas!🤩🤩😊
Meu. Deus. Que. História. .linda. assim mesmo. Como. O. Bairro.
Morei nas proximidades do bairro do Méier, em Piedade frequentei a praça cinemas, a escola de datilografia, trabalhei e curti bastante O SHOPPONG que com certeza foi o primeiro foi um marco muito bem frequentado, com atrações e lojas de nome, um bairro charmoso, familiar apaixonante enaquele tempo por volta de 70-80 um lugar nobre e caro, saudades do meu amado Méier onde fui muito feliz. Adorei o vídeo voltei ao tempo.
Que bom que gostou! Realmente o Méier é apaixonante. Abraços!
Parabéns pela excelente pesquisa detalhada sobre a origem do bairro. Porém, foi esquecido de ser mencionado o Colégio Bento Ribeiro na rua Cônego Tobias e o Colégio Dois de Dezembro , este propriedade particular na rua Lucídio Lago. Fui aluna do Bento Ribeiro( início dos anos 60) e professora do Visconde de Cairu e do Central do Brasil onde aposentei( 98 e 99).
Gratidão pelas palavras e pelo relato. O Méier é riquíssimo em fatos marcantes. Em breve faremos uma atualização e com certeza o Bento Ribeiro constará. Abraços!! 😍
SHOW 👏👏👏👏👏👏👏😀😀😀👏👏👏
Ameiiiiii