🔴👀 Elementos químicos em risco de extinção? Laboratório de Oceanografia Química UFPA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 січ 2025
  • Vários elementos químicos estão em risco de desaparecer para as próximas gerações. Por: Silvia Kawakami & Juliany Nascimento, Faculdade de Oceanografia da UFPA
    1️⃣ Metais preciosos (ou nobres), por serem resistentes a ataques químicos e ótimos condutores elétricos, como o ouro, prata e platina, são importantes não apenas na indústria de joias, mas também como constituintes de circuitos eletrônicos, equipamentos para aplicações médicas, etc.
    2️⃣ Os elementos terras raras, como európio e lantânio, são difíceis de serem extraídos da natureza devido às baixas concentrações, mas as novas tecnologias permitem explorar tais elementos para aplicações diversas, tais como baterias, painéis solares, lâmpadas e super-imãs.
    3️⃣ O fósforo já está em situação de risco, pois a exploração de rochas fosfáticas de áreas fontes estão atingindo esgotamento. Isso pode comprometer a produção agrícola porque o fósforo é usado intensamente como fertilizante.
    O Brasil pode explorar novas jazidas nos fundos oceânicos, em uma área conhecida pelo nome de Elevação do Rio Grande, no Atlântico Sul, rica em nódulos de ferro-manganês e cobalto.
    👉 É imprescindível que as atividades sejam sustentáveis, envolvam reciclagem e novas tecnologias para que as futuras gerações não sejam impactadas pela carência de tais elementos químicos.
    🔴 Problemática socioambiental: a exploração de jazidas de metais, como o cobalto do Congo (África), representa um grande problema socioambiental devido às péssimas condições de vida da população que se submete aos trabalhos insalubres e sofrem com a contaminação ambiental.
    🔎 REFERÊNCIAS:
    ACS www.acs.org/gr...
    Wall, F. Rare Earth Elements. Encyclopedia of Geology (2nd Edition), 2021, Pages 680-693
    Lisnioiowski, 2020. Caracterização de potenciais habitats bentônicos na Elevação do Rio Grande rigeo.cprm.gov...
    SGB. CPRM. Acessado em 20 de março de 2023.
    www.cprm.gov.br...
    Jornal da USP. Acessado em 20 de março de 2023.
    jornal.usp.br/...
    Época negócios. Acessado em 20 de março de 2023.
    epocanegocios....
    CODEMGE. Acessado em 4 de abril de 2023.
    recursomineralm...
    CORE CASE. Acessado em 04 de abril de 2023.
    corecase.com.b...
    aun.webhostusp...
    Site DW. RDC: O impacto silencioso da exploração de cobalto. www.dw.com/pt-...

КОМЕНТАРІ •