(A.H.F) Tempo de Resistência

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024
  • A premissa do documentário Tempo De Resistência é a luta guerrilheira contra a D.M. nos anos 60 e início dos 70, a partir do ponto de vista de seus integrantes na época. Essa postura permitirá aos espectadores atuais uma avaliação real do que foi a resistência armada no Brasil, em seu período mais crítico, com todos seus erros e acertos.
    É justamente esse tratamento, que prioriza a visão dos militantes de então, que pode nos dar um entendimento mais profundo do que foi a mobilização contra um governo cada vez mais armado e autoritário. Só assim, compreenderemos o isolamento progressivo em que caiu ME e as razões que levaram às diversas dissidências, que desaguaram na guerrilha e nas conseqüências trágicas de uma guerra subterrânea que era desconhecida da maioria da população pela censura oficial.
    Assim, tratou-se da conjuntura do Golpe de 1964, as prisões e os primeiros protestos de estudantes. Como se estruturou a repressão e a resistência à ditadura, num processo nacional que alcançou até regiões do interior, com especial atenção para Ribeirão Preto, como exemplo do que aconteceu em outros locais.
    Foi abordado o nascimento dos diversos movimentos contra o governo, suas facções e divisões internas. As razões que geraram o racha dentro do Partido Comunista e a atuação dos movimentos nas massas. Dedicamos espaço aos movimentos vindos das escolas, faculdades e centros acadêmicos, os originados de organizações partidárias e os de organizações que lutavam pelos direitos humanos.
    O contra-ataque da direita, incluindo estudantes ligados ao CCC e a perseguição aos integrantes dos movimentos de oposição. O Congresso da UNE, em Ibiúna, SP. A atuação da ALN, FALN, UPR, MR-8 e os vários grupos de esquerda.Foi acompanhada a terceira etapa do Golpe, com o progressivo fechamento do cerco aos integrantes dos movimentos de resistência à ditadura.
    Os Atos Institucionais e a escalada de violência. O surgimento da guerrilha e sua repressão, fazendo várias vítimas que caíram lutando ou nas sessões de tortura. As crescentes derrotas das organizações revolucionárias, com as prisões ou o exílio de seus integrantes.
    Finalmente, foi enfocada a sobrevivência precária dos movimentos fora do país e o começo do retorno dos exilados com a anistia e o início do processo de Abertura. O documentário Tempo De Resistência pretende ser uma abordagem inovadora do que foram "os anos de chumbo" de nossa história já que, pela primeira vez, foi feito um estudo da resistência contra a ditadura, do que isso representou, não apenas para o Brasil da época, mas também para a formação do atual.
    Pois com todos seus pontos positivos e negativos e apesar da dispersão final dos movimentos, lograda pela ditadura militar, e dos diferentes rumos que tomaram seus sobreviventes ao saírem das prisões ou retornarem do exílio, hoje encontramos ex-militantes em posições de destaque, nos principais partidos políticos do país.
    Obs: Chico Buarque e Francis Hime cederam as músicas "Meu Caro Amigo", "Vai Passar" e "Apesar de Você", para que fossem utilizadas no decorrer de Tempo de Resistência.

КОМЕНТАРІ • 5

  • @aroundworldlarissa
    @aroundworldlarissa 10 років тому +22

    Excelente documentario. Meu agradecimento aos realizadores.

  • @antonio54001
    @antonio54001 11 років тому +22

    ESSE,, VIDEO ERA PRA SER EXIBIDO NAS ESCOLAS; NAS AULAS DE HISTÓRIA DO BRASIL. E MOSTRAR, PRA ESTA FUTURA GERAÇÃO; QUE ESTÃO ENTRANDO, E, VER O QUE ACONTECEU, E, O QUE ACONTECIA. ESTA JUVENTUDE; ESTÁ QUASE PERDIDA. SÓ VEJO ANARQUISMO. VAMOS FAZER A COISA CERTA, JOVENS CAMARADAS...

  • @patipqd
    @patipqd 8 років тому +12

    vergonha esse Aloísio. Traidor do Brasil!