minha nossa 👏👏👏👏 esse foi o melhor vídeo do Proteus que ja vi aqui . sensacional 👏👏 nossa explicou de uma forma que é impossível não entender professor gostei de mais obrigado por dividir esse conhecimento 👌👏👏👏👏👏
Boa tarde. Já me deparei com esse tipo de problema que envolve alta complexidade. Neste caso, o roteamento automático é mais eficiente e em alguns casos é necessário até utilizar o recurso de dupla face.
Parabéns professor Edgar Zuim, todas as aulas que vi são muito boas. Tenho uma dúvida que não tem muito a ver com a construção da PCI em si, mas com o diodo retificador. No seu esquemático está usando o diodo 1N4001, que suporta tensão de até 50 V. Minha dúvida é: Por que usar o 1N4001 especificamente? Visto que os diodos 1N4004 (400 V) ou 1N4007 (1000 V) suporta uma tensão muito maior e o preço é praticamente o mesmo?
O 1N4004 ou 1N4007 podem ser usados sem problemas no lugar do 1N4001. O que ocorre é que às vezes em um determinado projeto dependendo da quantidade de peças a serem produzidas, o custo final deve ser priorizado.
Amigo obrigado pela atençao. O projeto que estou desenvolvendo é um inversor e pelo fato do circuito ter alto consumo é necessário que as trilhas de alimentaçao seja reforçada com solda mas enfim eu já consegui fazer isso no proteus, a trilha tem que ser editada no closed path mode. Obrigado.
Edgard - Excelente vídeo. Tomara tenha disposição para produzir mais vídeos do Proteus, pois a didática em você é um dom. Você tem uma serenidade na voz de quem demonstra que realmente conhece aquilo que ensina... Eu executei um plano de terra gnd em minha placa de fonte regulável e agora não consigo desfazer? Além do que está aparecendo 34 erros de DRC, depois que aumentei o tamanho dos Pads nos capacitores e resistências, além de trilhas incompletas no roteamento automático que estou com dificuldades em resolver... Estou começando agora e tenho alguma prática no Eagle e este é completamente diferente... Parabéns e Abs
Olá... Os PADs são inegrantes dos componentes, melhor dizendo, fazem parte dos packages. Mas tudo depende de como você vai destinar o projeto. Se for industrializar, ou seja, mandar para firmas especializadas em fabricação de PCIs com base nos arquivos "gerber", sem problemas. No entanto, se tomarmos como exemplo o DIL08, o pad do mesmo tem a medida 50-30(1,27mm-0,762mm) observa-se que o pad é bem crítico quanto ao se fazer uma soldagem ou furação manuais. Eu construo a minha própria biblioteca, já que faço a soldagem manual. No DIL08 por exemplo, uso pad 90-40 (por conta de padronização de brocas). Espero ter ajudado.
olá professor, sou iniciante nos estudos e gostei desse programa. Como ainda estou aprendendo e minhas aulas estao nas fazes de "brincar" com led's eu quero saber se com este programa eu posso ver os led's funcionando como em um proto board. curti suas aulas, estarei assistindo o outros videos seus, parabens e obrigado.
Boa aula professor! Apenas uma dúvida. Como se faz para nomear as trilhas que são ground, +Vcc, etc.?? Porque necessito nomeá-las para depois utilizar a ferramenta "Power plane generator"
Muito boa Video aula ... Por qual motivo ao se colocar um microcontrolador 2560 Atmega ou mesmo um 328p versao SMD o proteus nao consegue realizar as trilhas sempre dando erro nas trilhas. Somente de colocar o microcontrolador sozinho na placa ele ja aparece erros. Qual seria o procedimento neste caso ?
Muito bom a vídeo aula, só uma duvida, como criar uma malha negativa com contato direto nas trilhas desejadas, já que quando fazemos um projeto direto no ares não tenho uma trilha com o nome ground, somentes as numeradas, se poder responder, agradeço e obrigado!
Boa noite A finalidade do Proteus ARES é a construção da PCI, importando a “netlist” gerada no Proteus ISIS, onde estão todas as informações das características nas “nets”, mais acentuadamente a do “plano terra - power=gnd”. Logo, deduz-se que ao construir uma PCI diretamente no ARES, não teremos disponível a “netlist” com as informações. Recentemente postei uma vídeo aula em duas partes a respeito da criação do “plano terra” ou “malha de aterramento”, a partir do esquema gerado no Proteus ISIS. A opção de construir uma PCI diretamente no ARES é do projetista e confesso que muitas vezes eu o faço para ganhar tempo, principalmente quando se trata de circuitos de baixa complexidade e quando não me preocupo em relação a criação da malha de aterramento. Quando se opta por construir uma PCI diretamente no ARES, por padrão, a opção de "Net Classes" é SIGNAL.
Prof., Isso está acontecendo em todos os projetos novos, não consigo rotear no automático. Nos projetos já concluídos, eu fiz a experiência, desfiz as trilhas e consegui roteá-las no automático.
Olá Prof Edgar. Gostaria de saber se é possivel "criar" terminal de aterramento para circuitos feitos diretamente no ARES sem ter que iniciar no ISIS. Já tentei de tudo e não encontro o "caminho". Assim seria fácil criar a malha de aterramento da placa. Grato.
Professor, no Proteus das séries 8, pode-se fazer o lay out diretamente no Ares também?...ou esses CAD´s só aceitam desenhar a PCB a partir do esquemático?, ou seja ARES é "atrelado" ao ISIS?. Agradeço desde já!.
Opa beleza Edgar!! Consegui encontra o dimension mode na versao 8. Agora tenho outra dúvida. Não consigo criar a malha de terra no Power Plane Generation fazendo diretamente no Ares? Na abba net só aparece a opcao None.
Ola! Estou usando a versao 8, e nao aparece a ferramenta dimension mode. Outra coisa, qual o tamanho normal utilizado dos pad mode para soldagem dos componentes? Pode me judar?
Fiz testes com minha versão atual que é a 8.6 - SP3 (legalizada) e tudo normal. Pode ser que esteja ocorrendo algum "bug" na versão 8.9. Não conheço essa versão. Se sua versão for legalizada vc. tem direito a suporte técnico. No Brasil: www.anacom.com.br ou diretamente na www.labcenter.com
Boa tarde Professor, como faço para que o layer fique igual ao seu do video, no meu projeto as trilhas estão do mesmo lado dos componentes....fiz exatamente o mesmo que você fez no video e não deu certo. Já tentei mudar o layer e diversas outras situações e ao rotear e apresentar no 3D as trilhas fica do mesmo lado dos componentes......o que pode estar acontecendo?
Se houver necessidade de jumper, pode-se então criar o componente e salvar na biblioteca USERPKG (padrão). Eu às vezes necessito criar jumpers para evitar usar PCI dupla face que encarece muito o processo de industrialização. No entanto se o processo ficar muito complicado pelo excesso de jumpers aí então é melhor optar por dupla face, cujo roteamento pode ser feito automáticamente (auto) ou manualmente.
BOM DIA PROFESSOR. ESTOU COMEÇANDO A ENTENDER O PROGRAMA, QUERO CONSTRUIR DIMMRS. MAS ENCONTRO OBSTACULO QUANDO ACOMPANHO PASSO A PASSO O LAYOUT, VEJA QUE NA HORA DE BUSCAR OS COMPONENTES E DIGITO RESISTOR 10K 1W , APARECE MILHARES DE RESITORS MAS TUDO SMD. PERGUNTO COMO FAZER PARA QUE OS COMPONENTES QUE PRECISO APAREÇA NA LISTA? OBRIGADO
Bom dia! Amigo estou querendo projetar um simulador no proteus Isis, só que eu sou iniciante nessa área de projetar. Como faço para saber o tamanho da placa e como faço para cober meu desenho em uma placa, olhar tamanho ideal para que eu posso projetar?
Bom dia. Não consegui entender qual é a sua dúvida. No entanto, as dimensões de uma PCI devem obedecer as dimensões de componentes que nela serão inseridos. Para isso é altamente recomendável consultar o datasheet, ou o manual que é fornecido pelo fabricante do componente.
@@victorstory8995 As videoaulas postadas tem caráter de treinamento e não são cursos. Não faço atendimento via WhatsApp. No entanto, pode utilizar o e-mail que está disponível no meu site. Agradeço a compreensão
Prof. Edgar, bom dia. Estou mais uma vez recorrendo aos seus ensinamentos, dessa vez é sobre o roteamento automático. Tentei rotear no automático, mas surgiu uma mensagem: "Não é possível abrir o arquivo de design Electra EDF sem título para gravação"
Boa noite. Sinceramente não faço ideia. Trabalho com o Proteus a muitos anos e nunca me deparei com esse tipo de informação. Me mande o projeto compactado que posso tentar te ajudar.
Professor Edgar ... há quanto tempo ... lembra-se de mim ? Professor Giuseppe, da ETEC Lauro Gomes (Curso do Esquema II) ... Parabéns pelo canal e pela excelente aula !!!!
Amigo eu trabalho com proteus 7 preciso saber como é feito aquelas trilha largas fazendo com que a mascara de verniz nao a cubra ao ser colocada no cadin e essa mesma trilha é coberta de solda para que seja reforça para maior conduçao de corrente?
Boa tarde. Não entendi bem sua dúvida quando você se refere à máscara de verniz. Acho que você está se referindo à máscara de solda. Quem define esse espaço ao qual você se refere é o “clearence” (folga, espaçamento) e existe um padrão na instalação do programa que pode ser alterado. Qualquer que seja a largura da trilha esse “clearence” é mantido evitando assim a sobreposição da máscara para trilhas ou até mesmo ilhas mais largas/maiores. Eu normalmente mantenho o padrão, a não ser que o fabricante da PCI solicite a sua alteração, o que é muito raro. No meu site tem a apostila do Proteus ARES que trata desse assunto em um dos capítulos. Edgar
Prof. Edgar, eu lhe agradeço muito pela atenção dispensada à minha pessoa. Mas já estou de cabeça quente em relação ao Proteus, pois além do problema citado para o Sr., apareceu outro, não consigo mais usar o programa,sempre que abro o mesmo, aparece uma mensagem e o programa é fechado, pois está faltando um arquivo DLL. Já tentei corrigir o problema, mas até o momento não consegui.
@@samsungasdfg9649 a versão do seu software é legalizada ou alternativa? aí trata-se de uma questão de verificar a biblioteca ou então criar biblioteca do usuário "user library"
No Brasil o representante é a ANACON: www.anacom.com.br/pt-br/ No entanto, poderá ser adquirida versão genérica em alguns sites, como por exemplo, o Mercado Livre.
Verifique se as bibliotecas estão instaladas corretamente. No Package Mode - Pick libraries os componentes devem estar presentes. Se vc. baixou uma versão alternativa, pode estar aí o problema.
Existe uma opção no Menu principal - VIEW Ao clicar nessa opção - em toolbars (barra de ferramentas) vc. pode optar por visualização que lhe convier Quando a barra à esquerda, em que aparecem as opções para a área de trabalho (mais especificamente (components selector): - clique com o botão direito do mouse e escolha a opção auto hide (auto ocultar) Isso é válido para o ISIS e o ARES Por padrão, ao instalar o programa essa barra de ferramenta na vertical, na extrema esquerda é instalada também. Se persistir a dúvida me mande uma tela capturada indicando o problema (e-mail do site) EzeWebsite www.ezuim.com
Alguém aí teria o contato deste professor! Preciso pegar curso com ele. ou alguém pode me ajudar com defensor medidas de distância de componentes tipo LED
Excelente, uso o tango ainda, e um pc com o Windows XP para roda-lo, mas meus outros pcs são Windows 10, voce acha o proteus o melhor programa pra desenvolver placas? Pois tem o sprint, Eagle, etc..e obrigado pelo vídeo.
Eu uso os dois. No meu site tem também um tutorial do Eagle. A vantagem do Proteus é que permite a simulação do circuito, coisa que no Eagle não é possível. No entanto, o Eagle é um software muito profissional com uma vasta biblioteca de componentes. É tudo uma questão de preferência.
Olá prof. Zuin. Primeiramente parabéns pelo canal, eu gostaria de uma dica sua, pois pretendo iniciar um canal de consertos, e para isso achei o software que o senhor usa ideal. O sr. Poderia me dizer qual é esse software que utiliza no micro do seu vídeo tutorial? Desde já agradeço a atenção.
Prof. Edgar, excelente vídeo, eu acho seu canal um dos melhores do UA-cam. Montei um esquemático, chequei, sem erros exportei para o Ares, mas na hora de gerar o arquivo gerber, apareceu mensagem de duplicação de componentes, "0 errors, 45 failed 0 warnings, 12 passad". A pcb contém 10m led's. Pode me ajudar?
Boa tarde. Verifique se os labels dos componentes estão com a mesma especificação. Por exemplo, se vc. tiver leds, resistores ou capacitores com a mesma especificação a compilação dos arquivos Gerber vai acusar erros.
O meu problema é disponibilidade de tempo e infelizmente não tenho como atendê-lo. Em todo caso, mande o esquema (sem compromisso) pois se for viável poderei até postar uma vídeo aula sobre o assunto.
Vou ver se coloco o windows 7 pro no meu pc. Ta com pouca memoria tadinho. 2 gb de ram só. Kkkkk Ou mwlhor.. vou ver se encontro algum programa so linux. Gosto mais denusar linux. Meu pc dica uma bala rodando o Mint.
Gostei da sua aula. Eu não tenho o Proteus instalado. Seria possivel, Nei, vc me enviar, o passo a passo, para instalação desse software? Se assim for, fico-lhe muito agradecido. E- email: tiotom1@live.com um abraço e que DEUS te abençoe.
Bom dia. A instalação do software é totalmente intuitiva, desde que, seja o software original. Existem softwares alternativos e a instalação e risco fica por conta do usuário. Alguns softwares alternativos fornecem um roteiro para instalação, no entanto, algumas precauções devem ser tomadas antes da instalação como por exemplo, o backup da máquina ou a criação de um ponto de restauração do sistema.
amigão vc poderia fazer um esquematico pra mim,como estas características que vou te envia,amplificador de 60 watts RMS, botão power,1 entrada para microfone( MIC ),1 entrada ( LINE ),1 saída fone de ouvido,2 saídas out pout, com efeito reverb para o microfone e com equalizador grave médio e agudo geral meu imail www.hs@hotmail.com.br ja agradeço muito obrigado!!!
Boa tarde Professor, como faço para que o layer fique igual ao seu do video, no meu projeto as trilhas estão do mesmo lado dos componentes....fiz exatamente o mesmo que você fez no video e não deu certo. Já tentei mudar o layer e diversas outras situações e ao rotear e apresentar no 3D as trilhas fica do mesmo lado dos componentes......o que pode estar acontecendo?
Boa tarde. É a primeira vez que me reportam esse tipo de dúvida. Deve estar no roteamento. Temos basicamente, no caso, dois layers um de componente/silk e o outro para as trilhas, no caso, board. É configurável tanto no roteamento manual como no automático. Lembrar que nas trilhas, podemos traçar as trilhas com duas faces, que comumente conhecemos como dupla face. Dê uma olhada nesse detalhe.
minha nossa 👏👏👏👏
esse foi o melhor vídeo do Proteus que ja vi aqui . sensacional 👏👏
nossa explicou de uma forma que é impossível não entender
professor gostei de mais
obrigado por dividir esse conhecimento 👌👏👏👏👏👏
Very instructive your site..very well done..
Thank you very much
👍👍🇩🇿
Isso sim é uma aula, sem pressa, sem atropelo, na velocidade certa.
Muito bom mesmo. Você além do conhecimento profundo que tem no assunto, tem um dom maravilhoso para ensinar. muito obrigado.
Vídeo aula FANTÁSTICA!!! Objetiva r prática!!!!!!!!! Me convenceu a utilizar o Ares. PARABÉNS!!!!!
Prof. Edgar, bom dia. Eu mudei a especificação dos componentes e deu certo. Obrigado pela dica.
Sensacional Edgar. Vídeo aula perfeita. Obrigado por compartilhar conhecimentos.
Obrigado. Fico feliz em saber que minhas postagens tem sido úteis.
Prof. Edgar Zuim,,, excelente aula muito bem explicado parabéns...
Grato pela paciência, ficarei atento as próximas aulas.
Professor, o senhor é monstroooooooooooooo. Adoro seus videos
Formidável explicação, professor...Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco ...
Obrigado Professor por mais essa bela dica, um forte abraço.
Professor Edgar parabéns gostei
De fato num circuito simples como esse é fácil fazer as trilhas . O problema é fazer as trilhas de um radio com mais de 100 peças.
Boa tarde. Já me deparei com esse tipo de problema que envolve alta complexidade. Neste caso, o roteamento automático é mais eficiente e em alguns casos é necessário até utilizar o recurso de dupla face.
@@EdgarZuim GRATO PELA INFO.
Parabéns professor Edgar Zuim, todas as aulas que vi são muito boas.
Tenho uma dúvida que não tem muito a ver com a construção da PCI em si, mas com o diodo retificador.
No seu esquemático está usando o diodo 1N4001, que suporta tensão de até 50 V.
Minha dúvida é: Por que usar o 1N4001 especificamente?
Visto que os diodos 1N4004 (400 V) ou 1N4007 (1000 V) suporta uma tensão muito maior e o preço é praticamente o mesmo?
O 1N4004 ou 1N4007 podem ser usados sem problemas no lugar do 1N4001.
O que ocorre é que às vezes em um determinado projeto dependendo da quantidade de peças a serem produzidas, o custo final deve ser priorizado.
Obrigado pela aula Professor ,,,, muito bem explicado ....
Da um olhada la no canal que ensino algumas coisas, nesse video como fazer uma trilha "arredondada"
ua-cam.com/video/zC6QuZ8EBBE/v-deo.html
Amigo obrigado pela atençao. O projeto que estou desenvolvendo é um inversor e pelo fato do circuito ter alto consumo é necessário que as trilhas de alimentaçao seja reforçada com solda mas enfim eu já consegui fazer isso no proteus, a trilha tem que ser editada no closed path mode. Obrigado.
Muito obrigado pela aula professor !!!!!
bem explicado passo a passo top, valeu mestre
Ótima explicação!!!
Olá professor Edgar, tudo bem?Mais um excelente vídeo,muito obrigado.
Ótimo vídeo, muito bem explicado :)
parabéns bela aula!!!!
Edgard - Excelente vídeo. Tomara tenha disposição para produzir mais vídeos do Proteus, pois a didática em você é um dom. Você tem uma serenidade na voz de quem demonstra que realmente conhece aquilo que ensina... Eu executei um plano de terra gnd em minha placa de fonte regulável e agora não consigo desfazer? Além do que está aparecendo 34 erros de DRC, depois que aumentei o tamanho dos Pads nos capacitores e resistências, além de trilhas incompletas no roteamento automático que estou com dificuldades em resolver... Estou começando agora e tenho alguma prática no Eagle e este é completamente diferente... Parabéns e Abs
excelente 100% explicativo
muito bom tutorial...Parabéns kra!!!...
Muito legal seu video, poderia mostrar como fazer o roteamento manual?
sabe me dizer como faço uma trilha que não receba verniz, pois eu quero que ela receba estanho para suporta mais corrente?
Prof o Sr tem o instalador desse app (isis professional)?
portaldouniforme@gmail.com
Eis o link oficial: www.labcenter.com/downloads/
Olá... Os PADs são inegrantes dos componentes, melhor dizendo, fazem parte dos packages. Mas tudo depende de como você vai destinar o projeto. Se for industrializar, ou seja, mandar para firmas especializadas em fabricação de PCIs com base nos arquivos "gerber", sem problemas.
No entanto, se tomarmos como exemplo o DIL08, o pad do mesmo tem a medida 50-30(1,27mm-0,762mm) observa-se que o pad é bem crítico quanto ao se fazer uma soldagem ou furação manuais.
Eu construo a minha própria biblioteca, já que faço a soldagem manual. No DIL08 por exemplo, uso pad 90-40 (por conta de padronização de brocas).
Espero ter ajudado.
olá professor, sou iniciante nos estudos e gostei desse programa. Como ainda estou aprendendo e minhas aulas estao nas fazes de "brincar" com led's eu quero saber se com este programa eu posso ver os led's funcionando como em um proto board.
curti suas aulas, estarei assistindo o outros videos seus, parabens e obrigado.
show professor ...
Boa aula professor! Apenas uma dúvida. Como se faz para nomear as trilhas que são ground, +Vcc, etc.?? Porque necessito nomeá-las para depois utilizar a ferramenta "Power plane generator"
Muito boa Video aula ... Por qual motivo ao se colocar um microcontrolador 2560 Atmega ou mesmo um 328p versao SMD o proteus nao consegue realizar as trilhas sempre dando erro nas trilhas. Somente de colocar o microcontrolador sozinho na placa ele ja aparece erros. Qual seria o procedimento neste caso ?
Muito bom a vídeo aula, só uma duvida, como criar uma malha negativa com contato direto nas trilhas desejadas, já que quando fazemos um projeto direto no ares não tenho uma trilha com o nome ground, somentes as numeradas, se poder responder, agradeço e obrigado!
Boa noite
A finalidade do Proteus ARES é a construção da PCI, importando a “netlist” gerada no Proteus ISIS, onde estão todas as informações das características nas “nets”, mais acentuadamente a do “plano terra - power=gnd”.
Logo, deduz-se que ao construir uma PCI diretamente no ARES, não teremos disponível a “netlist” com as informações.
Recentemente postei uma vídeo aula em duas partes a respeito da criação do “plano terra” ou “malha de aterramento”, a partir do esquema gerado no Proteus ISIS.
A opção de construir uma PCI diretamente no ARES é do projetista e confesso que muitas vezes eu o faço para ganhar tempo, principalmente quando se trata de circuitos de baixa complexidade e quando não me preocupo em relação a criação da malha de aterramento.
Quando se opta por construir uma PCI diretamente no ARES, por padrão, a opção de "Net Classes" é SIGNAL.
@@EdgarZuim Entendi! E muito obrigado pela atenção!
é muito facil colocar malha de aterramento direto no ares faltou isso no video ...
Melhor video
Prof., Isso está acontecendo em todos os projetos novos, não consigo rotear no automático. Nos projetos já concluídos, eu fiz a experiência, desfiz as trilhas e consegui roteá-las no automático.
Seu Proteus é original?
Ótimo vídeo. Está fonte pode fornecer quanto de corrente ?
Olá Prof Edgar. Gostaria de saber se é possivel "criar" terminal de aterramento para circuitos feitos diretamente no ARES sem ter que iniciar no ISIS. Já tentei de tudo e não encontro o "caminho". Assim seria fácil criar a malha de aterramento
da placa. Grato.
Ola gostaria de saber se você poderia me ajudar na construção de uma placa de circuito
Professor, no Proteus das séries 8, pode-se fazer o lay out diretamente no Ares também?...ou esses CAD´s só aceitam desenhar a PCB a partir do esquemático?, ou seja ARES é "atrelado" ao ISIS?. Agradeço desde já!.
Opa beleza Edgar!! Consegui encontra o dimension mode na versao 8.
Agora tenho outra dúvida. Não consigo criar a malha de terra no Power Plane Generation fazendo diretamente no Ares? Na abba net só aparece a opcao None.
ótimo vídeo!!!!
Ola! Estou usando a versao 8, e nao aparece a ferramenta dimension mode. Outra coisa, qual o tamanho normal utilizado dos pad mode para soldagem dos componentes? Pode me judar?
ola professor Edigar. no proteus 8.9 .quando coloco componentes aris as opçoes de imprimir some do menu output .pode me ajudar .agradeço desde ja.
Fiz testes com minha versão atual que é a 8.6 - SP3 (legalizada) e tudo normal. Pode ser que esteja ocorrendo algum "bug" na versão 8.9. Não conheço essa versão. Se sua versão for legalizada vc. tem direito a suporte técnico. No Brasil: www.anacom.com.br ou diretamente na www.labcenter.com
Como eu sou muito leigo, eu ralei um pouco para saber onde você levava o mouse para aplicar ou obter os recursos.
Boa tarde Professor, como faço para que o layer fique igual ao seu do video, no meu projeto as trilhas estão do mesmo lado dos componentes....fiz exatamente o mesmo que você fez no video e não deu certo.
Já tentei mudar o layer e diversas outras situações e ao rotear e apresentar no 3D as trilhas fica do mesmo lado dos componentes......o que pode estar acontecendo?
aula show.. professor e no caso de colocar um jamper, como é o procedimento?
Se houver necessidade de jumper, pode-se então criar o componente e salvar na biblioteca USERPKG (padrão). Eu às vezes necessito criar jumpers para evitar usar PCI dupla face que encarece muito o processo de industrialização. No entanto se o processo ficar muito complicado pelo excesso de jumpers aí então é melhor optar por dupla face, cujo roteamento pode ser feito automáticamente (auto) ou manualmente.
Certo. Muito obrigado ...
Desisto ,faço o layout e funciona bonitinho ,mas na hira de passar pra pcb te componntes que não existe
boa noite pro. ao criar um circuito de uma placa de amplificador no Proteus ARES pode dar erro nas trilhas
A que tipo de erro você se refere?
MUITO BOM,
BOM DIA PROFESSOR. ESTOU COMEÇANDO A ENTENDER O PROGRAMA, QUERO CONSTRUIR DIMMRS. MAS ENCONTRO OBSTACULO QUANDO ACOMPANHO PASSO A PASSO O LAYOUT, VEJA QUE NA HORA DE BUSCAR OS COMPONENTES E DIGITO RESISTOR 10K 1W , APARECE MILHARES DE RESITORS MAS TUDO SMD. PERGUNTO COMO FAZER PARA QUE OS COMPONENTES QUE PRECISO APAREÇA NA LISTA? OBRIGADO
Use o genérico (generic) e depois vc. pode editar e modificar para qualquer valor.
Bom dia! Amigo estou querendo projetar um simulador no proteus Isis, só que eu sou iniciante nessa área de projetar. Como faço para saber o tamanho da placa e como faço para cober meu desenho em uma placa, olhar tamanho ideal para que eu posso projetar?
Bom dia. Não consegui entender qual é a sua dúvida. No entanto, as dimensões de uma PCI devem obedecer as dimensões de componentes que nela serão inseridos. Para isso é altamente recomendável consultar o datasheet, ou o manual que é fornecido pelo fabricante do componente.
Exemplo: como consigo configurar o tamanho de placa?
@@victorstory8995 tem videoaulas a respeito, como por exemplo, o link: ua-cam.com/video/OQvXfVzGxZI/v-deo.html
Amigo, teria como s me passar seu WhatsApp para te explicar melhor
@@victorstory8995 As videoaulas postadas tem caráter de treinamento e não são cursos. Não faço atendimento via WhatsApp. No entanto, pode utilizar o e-mail que está disponível no meu site. Agradeço a compreensão
Prof. Edgar, bom dia. Estou mais uma vez recorrendo aos seus ensinamentos, dessa vez é sobre o roteamento automático. Tentei rotear no automático, mas surgiu uma mensagem: "Não é possível abrir o arquivo de design Electra EDF sem título para gravação"
Boa noite. Sinceramente não faço ideia. Trabalho com o Proteus a muitos anos e nunca me deparei com esse tipo de informação. Me mande o projeto compactado que posso tentar te ajudar.
Professor Edgar ... há quanto tempo ... lembra-se de mim ? Professor Giuseppe, da ETEC Lauro Gomes (Curso do Esquema II) ... Parabéns pelo canal e pela excelente aula !!!!
Amigo eu trabalho com proteus 7 preciso saber como é feito aquelas trilha largas fazendo com que a mascara de verniz nao a cubra ao ser colocada no cadin e essa mesma trilha é coberta de solda para que seja reforça para maior conduçao de corrente?
Boa tarde.
Não entendi bem sua dúvida quando você se refere à máscara de verniz. Acho que você está se referindo à máscara de solda.
Quem define esse espaço ao qual você se refere é o “clearence” (folga, espaçamento) e existe um padrão na instalação do programa que pode ser alterado. Qualquer que seja a largura da trilha esse “clearence” é mantido evitando assim a sobreposição da máscara para trilhas ou até mesmo ilhas mais largas/maiores.
Eu normalmente mantenho o padrão, a não ser que o fabricante da PCI solicite a sua alteração, o que é muito raro. No meu site tem a apostila do Proteus ARES que trata desse assunto em um dos capítulos.
Edgar
Prof. Edgar, eu lhe agradeço muito pela atenção dispensada à minha pessoa. Mas já estou de cabeça quente em relação ao Proteus, pois além do problema citado para o Sr., apareceu outro, não consigo mais usar o programa,sempre que abro o mesmo, aparece uma mensagem e o programa é fechado, pois está faltando um arquivo DLL. Já tentei corrigir o problema, mas até o momento não consegui.
Proteus piratex pode ocasionar esse tipo de problema. Às vezes não aparece de imediato.
prof. edgar, dá pra fazer no proteus 8.7?
Perfeitamente.... use a opção New Project
A partir daí você pode optar por Layout(PCB) ou Schematic, com a opção de escolha de "template".
@@EdgarZuim ok.
mas a busca por componentes eu achei muito reduzida.
@@samsungasdfg9649 a versão do seu software é legalizada ou alternativa? aí trata-se de uma questão de verificar a biblioteca ou então criar biblioteca do usuário "user library"
amigo tem o proteus para instalar?
pode me enviar?
Professor como eu adquiro este soft ?
No Brasil o representante é a ANACON: www.anacom.com.br/pt-br/
No entanto, poderá ser adquirida versão genérica em alguns sites, como por exemplo, o Mercado Livre.
Bom dia, baixei a versão proteus 7.10 porem no Ares, não visualizo os componentes na janela abaixo, (preview) o que pode ter ocorrido ?? Obrigado !
Verifique se as bibliotecas estão instaladas corretamente. No Package Mode - Pick libraries os componentes devem estar presentes. Se vc. baixou uma versão alternativa, pode estar aí o problema.
olá amigo eu baixei o proteus 7.7 ele é igual esse ,como eu coloco a barra de ferramenta na lateral como esse
Existe uma opção no Menu principal - VIEW
Ao clicar nessa opção - em toolbars (barra de ferramentas) vc. pode optar por visualização que lhe convier
Quando a barra à esquerda, em que aparecem as opções para a área de trabalho (mais especificamente (components selector): - clique com o botão direito do mouse e escolha a opção auto hide (auto ocultar)
Isso é válido para o ISIS e o ARES
Por padrão, ao instalar o programa essa barra de ferramenta na vertical, na extrema esquerda é instalada também.
Se persistir a dúvida me mande uma tela capturada indicando o problema (e-mail do site)
EzeWebsite
www.ezuim.com
Alguém aí teria o contato deste professor! Preciso pegar curso com ele. ou alguém pode me ajudar com defensor medidas de distância de componentes tipo LED
Excelente, uso o tango ainda, e um pc com o Windows XP para roda-lo, mas meus outros pcs são Windows 10, voce acha o proteus o melhor programa pra desenvolver placas? Pois tem o sprint, Eagle, etc..e obrigado pelo vídeo.
Eu uso os dois. No meu site tem também um tutorial do Eagle. A vantagem do Proteus é que permite a simulação do circuito, coisa que no Eagle não é possível. No entanto, o Eagle é um software muito profissional com uma vasta biblioteca de componentes. É tudo uma questão de preferência.
Bom
Olá prof. Zuin. Primeiramente parabéns pelo canal, eu gostaria de uma dica sua, pois pretendo iniciar um canal de consertos, e para isso achei o software que o senhor usa ideal. O sr. Poderia me dizer qual é esse software que utiliza no micro do seu vídeo tutorial? Desde já agradeço a atenção.
É o Camtasia Studio. Na minha opinião é um dos melhores para essa finalidade. Pena que é um pouco caro, mas vale a pena.
Prof. Edgar, excelente vídeo, eu acho seu canal um dos melhores do UA-cam. Montei um esquemático, chequei, sem erros exportei para o Ares, mas na hora de gerar o arquivo gerber, apareceu mensagem de duplicação de componentes, "0 errors, 45 failed 0 warnings, 12 passad". A pcb contém 10m led's. Pode me ajudar?
Boa tarde. Verifique se os labels dos componentes estão com a mesma especificação. Por exemplo, se vc. tiver leds, resistores ou capacitores com a mesma especificação a compilação dos arquivos Gerber vai acusar erros.
bom dia !!! preciso fazer uma modificação em um circuito .
Que tipo de modificação? Em software de Sch ou Pcb?
como você faz para girar os componentes?
basta usar a tecla "-" para rotacionar (atalho mais usado), geralmente no teclado alfanumérico
Professor porque no proteus 8.6 os reles e os LEDs não são reconhecidos quando vamos passar o circuito para o PCB Layout ?
Da um olhada la no canal que ensino algumas coisas, nesse video como fazer uma trilha "arredondada"
ua-cam.com/video/zC6QuZ8EBBE/v-deo.html
se eu mandar o esquematico de um amplificador de audio vc faria o layout do circuito, tem como fazer o orçamento.
O meu problema é disponibilidade de tempo e infelizmente não tenho como atendê-lo. Em todo caso, mande o esquema (sem compromisso) pois se for viável poderei até postar uma vídeo aula sobre o assunto.
na hora que seleciono onde fazer a trilha aparece um erro na parte de baixo do proteus
sabe me dizer o que pode ser isso ?
tem como fazer as trila manual ?
como faço pra achar ai tda amplificador
Na versão do meu ISIS tem o TDA 2030, que é praticamente igual ao TDA 2003 exceto pela potência. Ambos são PENTAWATT.
Parece q este Proteus não funciona no Windows 7 started edition.
Eu uso no Windows 7 PRO e Enterprise. As videoaulas são geradas no Windows 7 PRO. Não sei se funciona no Windows 7 Starter, nunca testei
Vou ver se coloco o windows 7 pro no meu pc.
Ta com pouca memoria tadinho.
2 gb de ram só.
Kkkkk
Ou mwlhor.. vou ver se encontro algum programa so linux.
Gosto mais denusar linux. Meu pc dica uma bala rodando o Mint.
professor
poderia enviar seu e-mail para enviu
diodo da fonte ficou virado
Gostei da sua aula. Eu não tenho o Proteus instalado. Seria possivel, Nei, vc me enviar, o passo a passo, para instalação desse software? Se assim for, fico-lhe muito agradecido. E- email:
tiotom1@live.com um abraço e que DEUS te abençoe.
Bom dia. A instalação do software é totalmente intuitiva, desde que, seja o software original. Existem softwares alternativos e a instalação e risco fica por conta do usuário. Alguns softwares alternativos fornecem um roteiro para instalação, no entanto, algumas precauções devem ser tomadas antes da instalação como por exemplo, o backup da máquina ou a criação de um ponto de restauração do sistema.
amigão vc poderia fazer um esquematico pra mim,como estas características que vou te envia,amplificador de 60 watts RMS, botão power,1 entrada para microfone( MIC ),1 entrada ( LINE ),1 saída fone de ouvido,2 saídas out pout, com efeito reverb para o microfone e com equalizador grave médio e agudo geral meu imail www.hs@hotmail.com.br ja agradeço muito obrigado!!!
Não. Sempre usei, e nunca tinha acontecido isso.
Me manda o arquivo (projeto montado) para eu dar uma olhada. Mande preferencialmente compactado
iSSO QUE E BEM EXPLICADO NOSSA
JA VI QUE TODOS VOCÊS ESTÃO BEM QUE ELE NAO EXPLICOU PORRS NENHUMA
Quem manda tu ser burro, bem que está bem explicado parabéns professor
Cara aprenda a fazer video aula se nao sabe explicar nao inventa de fazer tutorial
Boa tarde Professor, como faço para que o layer fique igual ao seu do video, no meu projeto as trilhas estão do mesmo lado dos componentes....fiz exatamente o mesmo que você fez no video e não deu certo.
Já tentei mudar o layer e diversas outras situações e ao rotear e apresentar no 3D as trilhas fica do mesmo lado dos componentes......o que pode estar acontecendo?
Boa tarde. É a primeira vez que me reportam esse tipo de dúvida. Deve estar no roteamento. Temos basicamente, no caso, dois layers um de componente/silk e o outro para as trilhas, no caso, board. É configurável tanto no roteamento manual como no automático. Lembrar que nas trilhas, podemos traçar as trilhas com duas faces, que comumente conhecemos como dupla face. Dê uma olhada nesse detalhe.