Quem domina o assunto e é entrevistada é a Arretche, mas quem mais fala é o entrevistador. Mesmo assim, a exposição da professora, quando pôde falar, foi brilhante.
Vamos divulgar essa entrevista, pois a maioria dos brasileiros não têm acesso a esse tipo de conhecimento e ele faz diferença para entendermos a política.
Amei. Poucas vezes na minha vida tive tanta identidade com ideias de uma única pessoa como tive com as reflexões da Marta Arretche, opiniões e premissas fundamentadas em dados e experiencias. Obrigado por ampliar minhas ideias. Fico mais confortável de achar que não estou tão sozinho por aqui.
Celso, só te peço um favor (nunca te pedi nada): leve algum especialista do filósofo Michel de Montaigne ao "Quem somos nós?" Por favor! André Scoralick, Edson Querubini e Maria Cristina Theobaldo são alguns dentre os seus intérpretes no Brasil. Valeu!
4 роки тому+1
Oi, Renato. Obrigado, pela companhia e feedback. Sua sugestão foi anotada.
@ Fico muito feliz. De verdade! É o autor que eu quero abordar no mestrado à médio prazo. Qualquer leigo em filosofia pode ler Montaigne e ser arrebatado pela sua escrita.
Não é entrevista, é uma conversa entre amigos. E em conversa entre amigos, um interrompe o outro. Inclusive, as interrupções dele são muito oportunas, porque levam o/a convidado/a a esclarecer os leigos no assunto. Quer palestra? Procure os canais Casa do saber , Instituto CPFL, Café filosófico... São excelentes canais com excelente convidados e excelentes palestras.
Sensacional! 👏👏👏👏👏. Teria como você convidar o professor Alysson Mascaro e o Marcelo Gleiser? Agora... caso esses caras tenham se tornado,o que chamamos aqui na PB de babacuaras : dispensa!
4 роки тому
Oi, Sheikvicente. Obrigado, pela companhia e feedback. Suas sugestões foram anotadas.
Ela fala c/ propriedade, vejo que entende muito e se importa c/ desigualdade. Gostei de alguns apontamentos. Pena a oratória ruim. Articula idéias c/ dificultade, e fica eeeeeeehhhhhh ...sofri pra assistir. Desculpa sinceridade. Gratidão.
A maioria dos ricaços eram muito pobre, ou seja, saíram do zero. A maioria dos filhinhos de papai que estudam em boas escolas continuam pobres. Os ricos são muito importantes também. Um estudo publicado em 2004 pelo economista William Nordhaus, da Universidade de Yale, já mostrava que "apenas uma pequena fração dos retornos derivados dos avanços tecnológicos entre 1948 e 2001 foi capturada pelos produtores, o que indica que a maior parte desses benefícios foi transferida aos consumidores". Nordhaus estimou que os empreendedores inovadores capturaram somente 2,2% do valor total que suas invenções criaram para a sociedade. E isso muito antes da invenção do smartphone e dos tablets. Ou seja, não há dúvidas de que Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e o falecido Steve Jobs se tornaram multimilionários com suas criações. Porém, como já mostrava Nordhaus, o valor que eles criaram para a sociedade com suas invenções é quase 40 vezes maior do que eles próprios embolsaram. Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico. Se os cubanos defende a igualdade econômica então porquer eles vão trabalhar em países desiguais? Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais. Os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos defende a igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais? Se é pra ter igualdade econômica então pra que ficar rico? Pra que estudar bastante e trabalhar bastante se todos tem que ter a mesma igualdade econômica? Isso prova que a igualdade econômica é uma coisa errada. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas.
Esse modelo de ensino "passar por presença " foi pura estratégia política para investimentos internacionais , melhor ; para inglês ver. Uma nação "alfabetizada" e com o ensino médio " completo " atrai investidores, o que na prática é bem diferente, logo onde a maioria dos " formados mal conseguem interpretar um manual de qualquer coisa ou fazerem contas de aritméticas simples. Exemplo se tivéssemos um ensino equiparado ao de Cuba qualquer industrial adoraria te-lo como empregado, pois falam e escrevem outro idioma, é tem uma verdadeira escolaridade e aqui a judiação que fizeram e ainda fazem com os jovens . Fingem que sabem e que passaram de ano por merecimento ao conhecimento adquirido.
Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico. Se os cubanos defende a igualdade econômica então porquer eles vão trabalhar em países desiguais? Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais. Os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos defende a igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais? Se é pra ter igualdade econômica então pra que ficar rico? Pra que estudar bastante e trabalhar bastante se todos tem que ter a mesma igualdade econômica? Isso prova que a igualdade econômica é uma coisa errada. Só na Ucrânia a igualdade econômica matou 3,9 milhões de pessoas de fome. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas. Igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoas tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica. Para um país se desenvolver precisa de estruturas. Estruturas é escolas básicas, segurança básica, ter uma boa infraestrutura etc. Porém igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica
Acho q Lula tem q voltar mesmo....estamos a meio passo de termos a nossa Venezuela...quem sabe?Com esses esquerdas no poder mais 10anos...conseguiremos...com ctza.
E minha grande decepção e revolta com o PT e a esquerda brasileira foi exatamente a escolha pelo populismo. Se a esquerda foi capaz de fazer o que fez e, principalmente, deixar de fazer o que tinha que ter feito durante seu longo tempo de governo no Brasil, ficou desfeita a esperança nesse caminho. Além da decepção, a esquerda brasileira trouxe para a realidade a desilusão. Hoje, só se empolgam os prosélitos da esquerda e da direita.O sonho acabou. O Brasil ficou pesado.
É Arnold . Foi pensando em preservar os interesses das classes superiores que o general Golbery projetou o PT como arma de luta de contenção e amortecimento das ações das esquerdas e dos nacionalistas. Golbery sabia que Lula,cedo ou tarde, envenenaria as esquerdas.
Estou chegando a conclusão q o investimento em educação é tão somente pra pagar esses "doutores"...é muito título...só teoria...o q ela falou todos sabemos...alguma solução?Nada...esse MEC inchado...cheio de "professores doutores"...ganhando muito bem.. e as escolas nem carteiras têm...ah...me poupe.
E por que não gostar e desejar algo de melhor? Eu não sou da elite acadêmica, mas gostaria muito que o Brasil seguisse os passos de sociedades civilizadas em que o cidadão vive com uma qualidade de vida bem superior a do brasileiro. A madame da USP e pós doutora do MIT (acho que você nem sabe o que significa a sigla, então: Massachusetts Institute of Technology, fica nos Estados Unidos e é conhecido como uma das melhores universidades do mundo) estudou a vida inteira para ajudar o Brasil a ser um país melhor. Se ela ama Paris e a civilização (não entendi as aspas) europeia, acho que ela não está sozinha. Muitos brasileiros que podem viajar amam a Europa, mas alguns, diferente dela, só amam pra viajar e não fazem nenhum esforço para o Brasil seguir no mesmo caminho de uma sociedade mais justa. Eles só querem ganhar o dinheiro aqui, ir gastar lá e ainda mostrar pra todos como a Europa é civilizada, mas são contra qualquer programa social inclusivo que ajude o Brasil a se aproximar dos padrões europeus de bem estar social. Qual é o problema dela se especializar em desigualdade social e "amar" a Europa? É a mesma falácia do comunista de IPhone? Que comentariozinho bobo, hein? Não tem o que dizer, fica calado. Se quer colocar um contra ponto ao que foi dito na conversa, use de argumentos válidos e embasados. Tentar desmerecer a pessoa só mostra que você não tem argumento.
Quem domina o assunto e é entrevistada é a Arretche, mas quem mais fala é o entrevistador. Mesmo assim, a exposição da professora, quando pôde falar, foi brilhante.
Vamos divulgar essa entrevista, pois a maioria dos brasileiros não têm acesso a esse tipo de conhecimento e ele faz diferença para entendermos a política.
Amei. Poucas vezes na minha vida tive tanta identidade com ideias de uma única pessoa como tive com as reflexões da Marta Arretche, opiniões e premissas fundamentadas em dados e experiencias. Obrigado por ampliar minhas ideias. Fico mais confortável de achar que não estou tão sozinho por aqui.
Marta incrível, sempre! Que prazer ter sido sua aluna!
Esclarecedor essa série. Só agradecimento.1:02'22. Falou tudo
Muito bom. A entrevistadora me fez compreender melhor o problema da desigualdade.
Um verdadeiro bate papo reflexivo. Parabéns a professora Martha, Equipe a ao Celso.
Marta, maravilhosa. Obrigada!🌷🌷
Que diálogo lindo
Que conversa maravilhosa, quero mais.
Obrigado por informar.
Martha vc é muito especial
Fantástica explanação!
Parabéns pelo trabalho, canal sensacional !
Excelente aula!
Celso, só te peço um favor (nunca te pedi nada): leve algum especialista do filósofo Michel de Montaigne ao "Quem somos nós?" Por favor! André Scoralick, Edson Querubini e Maria Cristina Theobaldo são alguns dentre os seus intérpretes no Brasil. Valeu!
Oi, Renato. Obrigado, pela companhia e feedback. Sua sugestão foi anotada.
@ Fico muito feliz. De verdade! É o autor que eu quero abordar no mestrado à médio prazo. Qualquer leigo em filosofia pode ler Montaigne e ser arrebatado pela sua escrita.
Pensei que de 2016 pra cá o entrevistador teria melhorado e parado de interromper as entrevistadas
Não é entrevista, é uma conversa entre amigos. E em conversa entre amigos, um interrompe o outro. Inclusive, as interrupções dele são muito oportunas, porque levam o/a convidado/a a esclarecer os leigos no assunto. Quer palestra? Procure os canais Casa do saber , Instituto CPFL, Café filosófico... São excelentes canais com excelente convidados e excelentes palestras.
Sensacional! 👏👏👏👏👏. Teria como você convidar o professor Alysson Mascaro e o Marcelo Gleiser? Agora... caso esses caras tenham se tornado,o que chamamos aqui na PB de babacuaras : dispensa!
Oi, Sheikvicente. Obrigado, pela companhia e feedback. Suas sugestões foram anotadas.
Ótimo programa mas com o áudio extremamente baixo.
Ela fala c/ propriedade, vejo que entende muito e se importa c/ desigualdade. Gostei de alguns apontamentos. Pena a oratória ruim. Articula idéias c/ dificultade, e fica eeeeeeehhhhhh ...sofri pra assistir. Desculpa sinceridade. Gratidão.
Moço, vc deveria interromper menos.
A maioria dos ricaços eram muito pobre, ou seja, saíram do zero. A maioria dos filhinhos de papai que estudam em boas escolas continuam pobres.
Os ricos são muito importantes também. Um estudo publicado em 2004 pelo economista William Nordhaus, da Universidade de Yale, já mostrava que "apenas uma pequena fração dos retornos derivados dos avanços tecnológicos entre 1948 e 2001 foi capturada pelos produtores, o que indica que a maior parte desses benefícios foi transferida aos consumidores".
Nordhaus estimou que os empreendedores inovadores capturaram somente 2,2% do valor total que suas invenções criaram para a sociedade. E isso muito antes da invenção do smartphone e dos tablets.
Ou seja, não há dúvidas de que Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e o falecido Steve Jobs se tornaram multimilionários com suas criações. Porém, como já mostrava Nordhaus, o valor que eles criaram para a sociedade com suas invenções é quase 40 vezes maior do que eles próprios embolsaram.
Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico. Se os cubanos defende a igualdade econômica então porquer eles vão trabalhar em países desiguais?
Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais. Os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos defende a igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais?
Se é pra ter igualdade econômica então pra que ficar rico? Pra que estudar bastante e trabalhar bastante se todos tem que ter a mesma igualdade econômica? Isso prova que a igualdade econômica é uma coisa errada.
A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas.
Eu do nada cheguei aqui 🙈
o efeito cantillon explica porque os pobres pagam mais caro , nao é só uma questao de renda
enquanto nao ensinar economia nas escolas vai existir desigualdade
A natureza não dá saltos.
A ignorância será, lentamente, estirpada
Esse modelo de ensino "passar por presença " foi pura estratégia política para investimentos internacionais , melhor ; para inglês ver. Uma nação "alfabetizada" e com o ensino médio " completo " atrai investidores, o que na prática é bem diferente, logo onde a maioria dos " formados mal conseguem interpretar um manual de qualquer coisa ou fazerem contas de aritméticas simples. Exemplo se tivéssemos um ensino equiparado ao de Cuba qualquer industrial adoraria te-lo como empregado, pois falam e escrevem outro idioma, é tem uma verdadeira escolaridade e aqui a judiação que fizeram e ainda fazem com os
jovens . Fingem que sabem e que passaram de ano por merecimento ao conhecimento adquirido.
31:21
Som dela ta baixo
É impressionante o quanto esse jornalista interferem na explicações dos intrevistados.
Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico. Se os cubanos defende a igualdade econômica então porquer eles vão trabalhar em países desiguais?
Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais. Os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos defende a igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais?
Se é pra ter igualdade econômica então pra que ficar rico? Pra que estudar bastante e trabalhar bastante se todos tem que ter a mesma igualdade econômica? Isso prova que a igualdade econômica é uma coisa errada.
Só na Ucrânia a igualdade econômica matou 3,9 milhões de pessoas de fome. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas. Igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoas tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica.
Para um país se desenvolver precisa de estruturas. Estruturas é escolas básicas, segurança básica, ter uma boa infraestrutura etc. Porém igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica
gostei da conversa, mas deveriam levar pessoas com opiniões diferentes, todos parecem concordar com o entrevistador em tudo
Ou é o entrevistador que concorda em tudo com eles?
Acho q Lula tem q voltar mesmo....estamos a meio passo de termos a nossa Venezuela...quem sabe?Com esses esquerdas no poder mais 10anos...conseguiremos...com ctza.
E minha grande decepção e revolta com o PT e a esquerda brasileira foi exatamente a escolha pelo populismo. Se a esquerda foi capaz de fazer o que fez e, principalmente, deixar de fazer o que tinha que ter feito durante seu longo tempo de governo no Brasil, ficou desfeita a esperança nesse caminho. Além da decepção, a esquerda brasileira trouxe para a realidade a desilusão. Hoje, só se empolgam os prosélitos da esquerda e da direita.O sonho acabou. O Brasil ficou pesado.
É Arnold . Foi pensando em preservar os interesses das classes superiores que o general Golbery projetou o PT como arma de luta de contenção e amortecimento das ações das esquerdas e dos nacionalistas. Golbery sabia que Lula,cedo ou tarde, envenenaria as esquerdas.
Estou chegando a conclusão q o investimento em educação é tão somente pra pagar esses "doutores"...é muito título...só teoria...o q ela falou todos sabemos...alguma solução?Nada...esse MEC inchado...cheio de "professores doutores"...ganhando muito bem.. e as escolas nem carteiras têm...ah...me poupe.
Madamme da USP, teórica da pobreza que ama Paris e a “civilização “ europeia! Adoro a elite acadêmica do Brasil 😂😂😂😂😂
E por que não gostar e desejar algo de melhor? Eu não sou da elite acadêmica, mas gostaria muito que o Brasil seguisse os passos de sociedades civilizadas em que o cidadão vive com uma qualidade de vida bem superior a do brasileiro. A madame da USP e pós doutora do MIT (acho que você nem sabe o que significa a sigla, então: Massachusetts Institute of Technology, fica nos Estados Unidos e é conhecido como uma das melhores universidades do mundo) estudou a vida inteira para ajudar o Brasil a ser um país melhor. Se ela ama Paris e a civilização (não entendi as aspas) europeia, acho que ela não está sozinha. Muitos brasileiros que podem viajar amam a Europa, mas alguns, diferente dela, só amam pra viajar e não fazem nenhum esforço para o Brasil seguir no mesmo caminho de uma sociedade mais justa. Eles só querem ganhar o dinheiro aqui, ir gastar lá e ainda mostrar pra todos como a Europa é civilizada, mas são contra qualquer programa social inclusivo que ajude o Brasil a se aproximar dos padrões europeus de bem estar social. Qual é o problema dela se especializar em desigualdade social e "amar" a Europa? É a mesma falácia do comunista de IPhone? Que comentariozinho bobo, hein? Não tem o que dizer, fica calado. Se quer colocar um contra ponto ao que foi dito na conversa, use de argumentos válidos e embasados. Tentar desmerecer a pessoa só mostra que você não tem argumento.
E desde quando a elite acadêmica e rica? Você deve ser leitor de Rodrigo Constantino kkkk
@@rogeriasouza5976 Esse aí critica ela, mas se tem ou tivesse dinheiro, ia pra Miami gastar todo ano