Com um detalhe o sistema q escravizou mais 5 milhoes de negros por mais de 300 anos QUE FOI BASE PARA TODA ECONOMIA E CONSTRUÇÃO DO CAPITAL FINANCEIRO DE UM PAIS FOI O NOSSO
@@luizcarlosgomes6123 A mão de obra escrava foi muito importante para o país. Até o ponto em que se tornou mais vantajoso economicamente contratar por sistema de meação e parceria, os imigrantes europeus. Já que estes eram brancos, de cultura semelhante a dos senhores de terra da época colonial, e principalmente eram muito mais baratos do que manter, alimentar, vestir e vigiar os negros.
Isso não foi só antigamente, mas segue toda a linha do tempo da história humana! O problema é que o vagabundo do doutrinador marxista, disfarçado de professor, reproduz os fatos errados para seus fins nefastos de dominação. Inclusive a própria Bíblia prova isso: escravidão sempre foi por dívida ou prisioneiro de guerra! Jamais cor de pele! Quem tu achas q vendia o negro africano? Exatamente, outro negro que era seu credor ou o venceu na guerra! Mas os vagabundos do socialistas usam essa falsa e sorrateira alegação de gênero de cor para pôr os indivíduos contra si e todos. Canalhas, anátemas. A mão de Deus pesará sobre esses mentecaptos.
Um vídeo muito interessante. Antes de assisti-lo, eu sempre achei que, durante o Império Romano, os negros fossem mais usados como gladiadores nas arenas, mas foi uma surpresa saber que existiram negros proeminentes na sociedade romana.
Essa uma visão moderna dos filmes com cotas raciais. No império romano o número de negros não deveria ser muito superior ao de chineses, hunos ou persas, ou seja, perto de 0.
@@RaelMonteiroXavier na verdade havia muito mais negros em Roma do que chineses já que a China fica do outro lado do mundo e na época não havia tantas trocas de populações como na era moderna, além disso o norte da África era efetivamente parte do império romano e os habitantes dessa parte do mundo eram cidadãos romanos e muitos eram escravos. Hoje o norte da África é uma região onde a maioria das pessoas não são negras são descendentes de árabes que migraram na idade média mas na época dos romanos a população do norte da África era negra.
@@RaelMonteiroXavierdevia ser muito acima de zero. Só pra se ter ideia, nas escrituras bíblicas há muitas referências aos negros em Israel. Jesus no caminho da crucificação foi ajudado (por obrigação) por um negro, ou seja, um negro q estava em terras romanas. Talvez em Roma mesmo fossem poucos, mas nos entornos do império não.
@@lucashenrique-om3mm Sim, inclusive a própria história mainstream que eu mesmo aprendi na escola é que quando Roma teve contato com a cultura grega, levou o conceito dos deuses gregos e os adaptou na sua própria cultura. Que na verdade são povos extremamente parecidos né. Aqui no Triângulo Mineiro têm um professor que está fazendo um trabalho de rastrear as divindades pagãs Bantu e Iorubás aos egípcios. Futuramente vai dar pra ter uma noção melhor se tinha ligação
Os Romanos são uma mistura de Gregos e Etruscos, antes de ser a Poderosa República , era um reino no meio da península Itálica, convivendo com Etruscos ao norte e gregos ao sul, sei que já devem saber disso mas, gosto de expressar algum conhecimento pois assim, aprendo a me exprimir nas minhas próprias palavras!
Olá! Você poderia falar sobre Amaniremas, a rainha Africana Cushita 👸🏿 que guerreou contra os Romanos por 5 anos? Ela decapitou uma estátua de Augustus e saqueou o Egito. Descrita por Estrabão como a rainha de um só olho que deu muito problema aos romanos 😂 "Amanirenas é uma das kandakes mais famosas por ter liderado os exércitos kushitas contra os romanos em uma guerra que durou cinco anos, de 27 aC a 22 aC. Após uma vitória inicial quando os kushitas atacaram o Egito romano , eles foram expulsos do Egito por Gaius Petronius e os romanos estabeleceram uma nova fronteira em Hiere Sycaminos ( Maharraqa ). [2] [3] Amanirenas foi descrita como corajosa e cega de um olho Neil MacGregor refere-se ao relato de Estrabão de uma "feroz rainha Candace com um olho só" capturando uma série de fortes romanos no sul do Egito em 25 aC. Seu exército voltou com uma representação de bronze da cabeça de Augusto , tirada de uma estátua do imperador romano . Ela então "enterrou a cabeça decepada do glorioso Augusto sob os degraus de um templo dedicado à vitória". A cabeça, encontrada em Meroë em 1912, agora reside no Museu Britânico depois que uma equipe arqueológica britânica a escavou. [5] stringfixer.com/pt/Amanirenas
Nooossa! Que história fantástica, parabéns por dividir com os inscritos esse episódio tão pouco conhecido da maioria. Ótima dica pra um próximo vídeo do canal.
Não só etíopes, os romanos chamavam os negros também de Mauris, Níger, etc, os negros da Numidia, Marrocos, Mauritânia, Líbia eram bastante numerosos no Império Romano e eram bastante assimilados a cultura romana. A própria Cartago tinha grande população negra.
@@paulomedford5972 pesquisa ai as imagens de Santo Agostinho de Hipona, grande santo catolico nasceu no norte da Africa quando ainda era romana, claramente é branco como qualquer europeu.
@@nathan_408 essas imagens de Agostinho foram feitas séculos depois, na visão eurocentrista, não sabemos a real imagem de Agostinho, mas ele tinha pai Romano europeu e mãe berbere africana, se era uma berbere negra ninguem sabe, mas ninguém diz que 100% dos norte africanos na antiguidade eram negros. O imperador Romano Septimio Severo era mulato.
@@paulomedford5972 os bustos desse imperador n apresenta nenhuma característica negra para ele ser mulato, alias n há representação de subsaarianos no mundo romano nem grego apenas os nubios e etiopes lá pelo lado do Egito, n sei se vc ja viu o "The Periplus of Hanno: A Voyage of Discovery down the West African Coast" provavelmente a primeira viagem para a África subsaariana registrada, vou deixar um trecho: "A viagem inicia-se, por decisão cartaginesa, como uma verdadeira expedição de reconhecimento e colonização. Uma frota de 60 navios, carregando 30 000 homens e mulheres (o número parece claramente exagerado), parte de Cartago em direcção às Colunas de Hércules (Gibraltar), com a missão de fundar cidades nos locais da costa atlântica de África que para isso fossem propícios. Depois de fundar várias cidades, em locais que hoje estão identificados como várias baías, embocaduras de rios e promontórios da costa de Marrocos e do Saara Ocidental, Hanão continua para sul, acompanhando a costa africana. Depois de explorar vários rios, onde encontra diversos povos, incluindo selvagens vestidos de peles que atiravam pedras (os guanches?) e etíopes, isto é, africanos de raça negra, e elefantes, crocodilos, hipopótamos e outros animais, Hanão chega a um lugar onde, durante a noite, grandes fogos eram visíveis. O dia revelou uma montanha que cuspia fogo, e grandes torrentes de lava que escorriam até ao mar. Deram à grande montanha coroada de fogo o nome de Carro dos Deuses (em grego clássico o Theon Ochema). Há quem afirme que o nome de Camarões dado àquele território deriva dessa denominação (Cameroun, palavra fenícia: camer + ayoun = carro dos deuses)"
Cara, conheci seu canal há pouco tempo e achei de uma qualidade excelente e com temas muito interessantes. Continua assim que seu canal vai longe, sucesso!
Que vídeo massa!!! Ter acesso à informações que quebram paradigmas racistas é valoroso, inteligente e, mais do que tudo, humano. Parabéns ao canal, ganhou uma inscrita! 🥰👊🏽
Para você ver como o preconceito racial foi IMPOSTO ao mundo pelos europeus a partir do século XV com a estruturação do Tráfico Atlântico de escravos, que "racializou" a escravidão.
meu amigo isto nao e de admirar. voce aprende k todo sitio onde existe negro e derivado da escravidao. africa e o berço da humanidade. povoou toda terra. pesquise no youtube the negritos. sao os primeiros habitantes da filipinas. sao negros. estao la a milhares de anos. tailandia tambem tem , malasia. sul da asia a populaçoes k sairam de africa a milhares de anos e sao os primeiros habitantes deses paises. por exemplo na india tem os jarawas k estao a milhares de anos ai ainda nem existia pessoas com pele branca no mundo. voce pergunta a um indiano vai dizer k nao conhece ou k sao estrangeiros ou k vieram da escravidao. assim as pessoas aprendem
Esse canal é uma obra prima, tantos detalhes, tantas informações que é incrível. Muitas pessoas tem que conhecer esse canal, pq é esplêndido! Parabéns ao Criador desses canal! Continue assim! 👏👏👏
Que vídeo sensacional, eu mesmo não sabia que os negros tiveram tanta importância no Império com destaque pra esse rapaz que se tornou senador, estão de parabéns mesmo por tantas informações pertinentes sobre um assunto que gosto até demais, nossa querida Roma antiga, aliás, gosto não, gostamos. :)
É interessante essa observação sobre a escravidão e o racismo . A escravidão sempre existiu ao longo da história,desde guerras , saques ,capturas e por dividas . Tribos e nações guerreavam seja por território seja por recursos naturais, minerais e humanos . Roma não é muito diferente como todos os povos ,a necessidade de obter escravos tinha o seu fundamento para uma época milenar . Óbvio que a evolução não foi da noite para o dia , ao longo desse tempo a humanidade passou por transformações culturais ,sociais, econômicas e territoriais . Agora o Racismo que nós conhecemos não veio na antiguidade e muito menos na época das navegações que aliás até nesse período já tinham reinos africanos ricos ,com uma cultura diferente e períodos de evolução diferentes. Até mesmo nas Américas ,mesmo que tivesse os Astecas ,Maias e os Incas,ocorreu esse processo, porem bem distantes do que os europeus Árabes, Indianos e chineses tinham. vêm a partir das ideias modernas tendo como base o Darwinismo. Não que devemos crucificar o autor da origem das espécies e sim de pessoas que inspiraram para criar teorias racistas e eugenista.
Oriente médio e península Itálica sempre lidou com a imigração de negros, por vários motivos. Aqui no Brasil muita gente se espanta quando vê meu passaporte italiano, aí preciso explicar o básico, pra a pessoa entender que meus avós eram italianos.
meu amigo nao ouve imigraçao nenhuma de negros para ai onde dizes. ouve povoamento o homem surgiu em africa e povoou o mundo. todos descendemos de negros. pesquise o homem de cheddar
talvez seja um pouco dificil de saber sobre de fato as caracteristicas fenotípicas desses africanos. associamos muitas vezes a qualquer população africana aos negros, mas atualmente, por exemplo, vemos o norte da africa com populações majoritariamente com caracteristicas que não são consideradas de negro e tanto geneticamente quanto visualmente essas caracteristicas são mais proximas do que consideramos "branco" ou "europeu" para o que consideramos "africano" ou "negro". de fato antigamente as distribuições etno-culturais eram diferentes, o norte da africa ainda não tinha sido dominado por árabes, mas mesmo assim, como você mesmo diz no video: o contato dos africanos com os europeus era constante, então é de se imaginar que os norte africanos teriam caracteristicas fisicas mais proximas com os europeus, do que com os africanos sub saarianos (que esses sim tem fortes traços negros ou negroides). Não fiz esse texto para desprovar o que foi dito nele (inclusive gostei muito do video). queria apenas indagar como seriam de fato esses negros, você inclusive cita a africa subsaariana, eu gostaria de enteder mais a fundo essas relações de fato acho que é um comentario meio grande, mas gostaria que você respondesse mesmo que com um comentario curto tamo junto👍
@@Baranovich45 sim eu sei, mas estava me referindo a proximidade dos norte africanos com os europeus em compararação com a proximidade deles com os africanos subsaarianos
Nem todos, algumas ramificações de povos brancos do "norte da África atual" são descendentes de brancos europeus escravizados no período de dominação mulçumana, outros de imigrantes do período neocolonial europeu.
@@marcelomoto500 Sim, mas são bem poucos. A maioria teve mais influencia semita/anatolia mesmo. Se me recordo bem o maior impacto genetico de "brancos", foram os albaneses e circasianos.
Os Gregos e Romanos, Cristãos, Árabes Fenícios, Vários Povos em Várias Épocas Invadiram a África Negra se Misturaram só Não alcançaram ao Sul Onde a População se Abrigou. Também os Africanos Andaram por Todo o Mundo Até os Asiáticos Têm Genes Africanos no DNA. Existe a Tese que os Continentes Eram UNIDOS .
Deveriam mencionar Maurício que foi um capitão romano negro e virou santo - infelizmente o tornaram branco em Brazil. Muitas cidades da Europa têm estátuas negras deste grande homem. "São Maurício foi um capitão na Legião Tebana, uma unidade lendária do exército romano que fora recrutada no Alto Egito, na cidade de Tebas, e era composta inteiramente de cristãos. Foi o primeiro santo Legionário do Cristianismo
Que incrível achado este canal. Me tornando membro agora mesmo para apoiar esse trabalho maravilhoso.
2 роки тому+2
Muito obrigado pelo apoio Pablo
2 роки тому+1
Pablo, gostaria apenas de informar que como o proximo video que irei postar na segunda já havia sido concluído desde ontem, o seu nome estará nos créditos a partir do proximo video que sairá na proxima quinta-feira. Desde já obrigado de coração pelo seu apoio!
@ que isso não há necessidade de colocar meu nome nos créditos, o apoio é muito mais que merecido, e perto da absurda qualidade do teu trabalho ele é apenas um pequeno agradecimento simbólico. Eu que te digo, muito obrigado!
Seu canal foi um achado, que vídeo documental ótimo de verdade parabéns já me inscrevi. Sou aficionado em história e principalmente da era clássica, mas muito dos vídeos mais famosos sobre esses assuntos são mais rasos e mais leigos, não se aprofundam tanto em coisas mais cotidianas e específicas, adorei o vídeo
Esse video é um video de utilidade publica muito bom o tema precisa ser mais debatido na sociedade para pensarmo direito sobre o que foi as "escravidões" ao longo dos seculos. parabéns pelo canal muito sucesso para você e sua equipe.
Ótima explicação ! No vídeo mostra uma parte dos romanos carregarem furcas também conhecidas como cruz . No século 1 romanos que estavam em Jerusalém mostra em um versículo da bíblia de Jesus dizendo toma sua cruz e siga- me era o soldado pegar sua furca ( uma espécie de cabide em forma de cruz que levava pertences dos soldados romanos em.uma caminhada ) . Aliás Jesus da bíblia era um governo romano mas com outro nome e não de Jesus .
Não existia qualquer preconceito pela cor da pela no mundo antigo, no Império Romano qualquer um poderia se tornar escravo inclusive o cidadão Romano que nao pagava suas dívidas. O preconceito entre o homem não deveria existir mais, somos todos da mesma espécie. A grande barreira contra a igualdade entre nós homosapiens são as línguas e estados nacionais que criam essa rivalidade utópica crianda na mente homem.
@@luizveraz1 Dependendo da época que você compara seria melhor viver no império romano. Se fosse pra comparar com hoje em dia não seria bom. Mas se fosse comparar com a idade média o imperio romano foi melhor.
Sempre tive curiosidade sobre esse assunto. Para mim o único negro identificado no mundo Romano era o etíope que aparece no filme Spartacus e o da série que é quem treina os gladiadores, inclusive o próprio Spartacus.
Tu pelos vistos acredita em dragão, e na metodologia de batalha medieval como retratado em Hollywood. Tu é retardando pai? Como é que tu estuda história por meio de blockbusters 🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️
Eu fiquei em duvida em relaçao aos escravos na epoca de roma, e vi que na descriçao nao tem as fontes que serviram de base para o video, se puderes me indicar de onde tirou as informaçoes para a base do video, eu agradeço, ademais video bacana.
@@alexandrevieira2410 Diga por você, é necessario para não existir espaço para uma inclusão de cunho pessoal no assunto, todo assunto historico, deve ser tratado com fontes reais, e não com meros apontamentos, então dizer que é de conhecimento geral tal assunto por si só não fundamenta tal argumento. O assunto deve ser abordado de maneira historica e imparcial sem vies pessoal, politico ou de outro cunho.
Acho que tem um erro em 1:55 quando fala da cidade etiope (de negros) alem das colunas de Hércules , NÃO poderia ser o estado de Aksum atual Etiópia leste africano . Pq alem das colunas/Gibraltar como fala o narrador fica o oceano Atlântico e o norte da africa atual marrocos antiga Mauritânia e o sul de Portugal.
Vídeo muito bem produzido, já procurei sobre esse tema e nunca achei nada. Tudo o que se vê sobre o império romano descarta a presença de negros. Normalmente se fala sobre os germânicos e celtas.
Inclusive, por vezes; era possível notar mais relatos depreciativos aos povos mais "nórdicos" do que à outros povos. Lembro de um texto romano onde eles falam sobre a "barbárie dos olhos", se referindo à cor azul dos olhos de povos mais ao Norte do continente europeu.
Mas talvez não fosse em referência a aparência em si, mas sim aos aspecto dos costumes não refinados e da falta de educação formal. Pq vi outro dia aqui pelo YT mesmo, q houve um imperador q meio q proibiu q trazer uns gauleses pra corte pq os cabelos loiros deles estavam fazendo muito sucesso entre as mulheres, e para q não houvesse um novo padrão de aparência q rivalizasse com eles, então deixava eles lá no canto deles.
@@qqqlllbbb Esse papo é estranho... O mundo sempre era mais agitado para África e Ásia naqueles tempos. Europa, fora de Roma era a periferia do mundo. Não conheço nenhuma documentação histórica sobre tais "eventos".
@@gabrieldossantoscampos5127 nossa amigo, q papo de maluco, q inserção absurda. O q eu disse q vi eu realmente vi, outro dia vi um vídeo aqui q disse o q eu disse. O q eu disse não se refere a costumes, mas ao aspecto, aparência, e num contexto de pessoas só de cabelos negros, quem chegasse de olhos claros e muito loiros poderia fazer sucesso sim, pq não? Se o relato é verdadeiro ou não (o q eu nao duvido, Roma uma hora de expandiu para a Gália) não sei, mas eu vi o q vi.
Quem começou a escravizar os povos do norte da África foram os árabes muçulmanos, que os consideravam seres inferiores. Foram 15 séculos de escravidão da turma do islã sobre a África. Nao podemos esquecer que quase similar a esse período, os muçulmanos escravizaram os povos cristãos da península ibérica por quase 9 séculos. Até hoje carregamos no nosso idioma herdado de Portugal várias características linguísticas da época da invasão, além da obra da Aristóteles traduzida pelos sábios muçulmanos.
Exatamente, na quela épico acho que o mais facil era escravo de todas as cores menos menos negros. Agora na Europa de 1000 anos atraz aí eu até acredito que o escravo negro estaria em foco.
Olá gostei do estudo de história do Brasil, enviar mas pra mim como exemplo: A idade média e comteporania.Dayse Cristina. SG_RJ.Enviar mais o império da Grécia.Obrig.
Na série "Sangue de Zeus" na Netflix o homem negro solta em um dado momento da série: "Eles nunca apostariam no cara negro(...)" [Enfim...pensei: no mundo antigo? Já existia estutrura racista do séc XIX? 🙄🤦🏻♂️💁🏻♂️ ] Existe uma série de animação "clay" sobre Jesus onde o centurião romano que testemunha a 'divindade' do Cristo é representado por um homem negro. Achei legal esse detalhe; mostrando que o império tinha essa marca da pluralidade étnica. Tal como a arte dos mosaicos, tbm o era o Império.
Tem brasileiro mais racista que o Hitler. Itaquera tinha um cars que não gostava de negro trabalhando na repartição pública em que ele trabalhava. Disseram que o avô dele era negro.
@@joselivramento4296 Isso indica que no Brasil, uma pessoa negra não pode ser normal, pois nnguém é normal vivendo em um ambiente tóxico. Além disso, se você não consegue [ou pode] sair de um pais assim, você não é cidadão, é prisioneiro dele.
Da próxima vez que abordar esse assunto, da escravidão negra na História e não somente no Império Romano, por favor nos traga subsídios de quando a pele começou a ser o imperativo da escravidão e não como os romanos os consideravam somente como vencidos de guerra ou endividados em negócios. Com certeza houve um momento que a pecha da cor se tornou dominante. Gostaria de saber e entender quando e por que. Entretanto nesse vídeo louve-se essa diferente abordagem inovadora. Na História como ciência e especial no Brasil, quase sempre se aborda a questão do império etíope e outros que floresceram na África como algo para o qual não se deve olhar.
Pelo que já li, foi a partir da dominação da igreja católica e do cristianismo anglicano pois, seguiram as escrituras que amaldiçoava os descendentes de cam, estes, viviam na África, então fizeram a interpretação de um livro para usar como escudo nesse crime.
@@antoniopaulonacionalista5627 Errado. Santo Agostinho é Africano e muitos santos são negros. A verdade é que após a teoria da evolução de Charles Darvim, começaram a usar essa teoria para afirmar que existem humanos mais evoluidos que outros para justificar a escravidão. Dái comecaram a surgir teorias que de que o negro é inferior e por aí vai. É só pesquisar que você acha.
Respondi acima. Em resumo: usaram a teoria de Charles Darwin para dizer que o homem branco é mais evoluido que o negro e isso validava a escravidão. Boa parte do racismo é sobre esse pilar formada pela falsa ciência.
@@antoniopaulonacionalista5627 ERRADO: A IGREJA CATÓLICA SEMPRE CONDENOU A ESCRAVIDÃO: TANTO QUE NO MEDIEVO CATÓLICO NÃO EXISTIA ESCRAVIDÃO! QUEM INTRODUZIU A ESCRAVIDÃO NO OCIDENTE FORAM OS RENASCENTISTAS QUE NÃO DESEJAVAM MAIS VIVER NUMA CIVILIZAÇÃO CATÓLICA. OS RENASCENTISTAS QUERIAM RESCUSSITAR A ROMA PAGÃ (( VIDE A INFLUÊNCIA GRECO ROMANA NA ARTE RENASCENTISTA)), COM ISSO RESCUSSITARAM OS VÍCIOS DA ROMA PAGÃ COMO A ESCRAVIDÃO!!
Aproveitando este vídeo para dizer que os tugas não traficavam apenas negros pela sua cor, mas sim por serem esses os homens que podiam ser traficados nas colónias onde capturavam os escravos como o Congo. O racismo surgiu apenas no século XVIII na Inglaterra, ou seja, 200 anos depois dos Descobrimentos. Quem me quiser refutar leia tudo. Sou um tuga experiente
Parece que hoje em dia tudo é negro, daqui a pouco os romanos eram negros, gregos, chineses negros construindo muralha e por ai vai rsrsrs ainda se cometem o erro de generalizar a africa como povos negros, quando na real há uma cacetada de povos não negros na africa, principalmente no norte.
Isso é no tempo do império romano a imigração em massa de Árabes ao norte da África só se iniciou na idade média mais de mil anos depois com a expansão islâmica
@@Moreira535 Para de falar besteira cara, os Norte africanos nunca foram negros.. Existe inclusive representações de imperadores romanos de origem norte africana que mostra exatamente uma pessoa com características norte africana, no qual hoje nós associamos a povos como marroquinos, argelinos, líbios, tunisianos e egípcios. Os Norte africanos no tempo do império romano nunca foram descritos como "etíopes" que era como os negros eram chamados na época.
@@Moreira535 Os povos do norte da África não se restringe a povos árabes, milhares de anos antes da expansão romana já existia diversos povos semitas e mediterrâneos em geral na região norte da África.
Excelente vídeo, de fato não existe qualquer registro sobre racismo no Império Romano e na antiguidade em geral, os romanos não julgavam por cor ou aparência, mas por origem, cultura, quem assimilava a cultura grega ou romana e aceitava a autoridade imperial, tinha respeito, o racismo que conhecemos hoje é uma construção moderna.
A ideia de raça biológica só surgiu com o advento da ciência moderna, e com a biologia, por isso não existia "racismo", por não se tinha a ideia de raça.
Em outras palavras o racismo de fato surgiu com base das teorias de Charles Darwin. Não que devemos cancelar a teoria da evolução como a culpada e sim a ideia de quem tirou baseado na teoria.
@@fabrizioleonebarbosa1036 cara não sei de onde vc tirou isso kkkkkk os nordicos eram muito racistas com os outros povos por exemplo, achavam que a mistura ia enfraquecer eles, os cristaos de Roma não queriam um jesus parecido com os judeus que eram de pele escura naquele tempo, então desenharam jesus com um rosto mais europeu tsrsrsrsrrs, não culpe o Darwin, o racismo já existia muito muito muito antes dele.
@SAN-kx3ht era sim kkkkk não eram negros, mas tinham uma pele meio marrom, depois quando eles foram pra Europa e se relacionaram com pessoas de pele clara o fenótipo deles mudou bastante.
Creio que grande parte dos africanos eram mais parecidos com árabes do que os negros , a maior parte dos negros em Roma provavelmente era do Egito e da Núbia séptimo servero era de origem berbere povo próximo dos árabes e egípcios antigos
Um adendo: os egípcios eram multiculturais, ou seja, no norte e no meio do país eles eram morenos apesar de que no norte eles tinham um maior contato com os europeus. No sul, eles já eram de fato negros, pois entravam em contato com os Nubios Kushitas.
@@guarana7856 Total! Assim como em Roma, no Egito eles podiam transitar. Quando os Nubios conquistaram, n mudou muito isso - apenas q os antigos egípcios agr eram governados por aqueles que viviam ao sul.
A invasão árabe ocorreu ANOS, ANOS, ANOS mais tarde. Pós Cristo. Roma é antes de Cristo. O norte da África não é o que parece hoje. Mesmo o ocidente Asiático e a península árabe, não era habitada por gente com o complexo de pele branca. Próprio fundador de babilónia, venho de Kush. O Filho de Ninrod. Pois todo o levante e Ásia Ocidental era melaninada. E no tempo de Roma e Grécia (no nascer destas civilizações), seus povos não eram árabes, lol. 🤦🏾♂️😂. Que absurdo. Presença p árabe no norte da África tem nada a ver neste debate, está muito fora do contexto. Pesquisa acerca dos moors que reinaram parte da Europa durante a idade negra da Europe (pre renascenci), eles eram maioritariamente muçulmanos e muitos da África do norte, olha para as pinturas europeias daquela época (repito moors, reinaram a Europa por uns 700 anos durante a idade negra da Europa, muitos afirmam que forma os moors que resgataram a Europa da idade negra, sendo que naquela época a ciência no mundo muçulmano era muito mais avançada, é daí que partiu a introdução dos sistemas numéricos árabes e índio na Europa, mas isto fica para outro dia), que eu quero é que tu pesquise as pinturas dos moors, e diga me se os africanos do norte naquelas pinturas são brancos. Cês tem muito que cavar na história ainda, se ainda continuam com estes argumentos lerdos, no mundo inglês, este argumento é para iniciante. Nem tem graça.
@@meocean5499 aquele cara de árabe não provém do povo árabe , e sim dos afro asiáticos povos que descendem de caucasianos que desceram para a península arábica e escureceram a pele por causa da maior incidência de sol , mas não são negros . Os afro asiáticos dominaram a península arábica e o norte da África dando origem aos semitas , egípcios e beberes e influenciaram povos negros que viviam próximos a falar o mesmo idioma Quando digo cara de árabe é para simplificar , pois os árabes só chegaram na região com a expansão muçulmana , mas os antigos egípcios e berbere são bem próximos deles e já tinham a mesma cara de cabelos pretos, pele castanha, nariz fino etc
O mais triste é q o racismo é tão atual q duvidamos , histórias de 1900 anos atrás mostra isso , q os negros escravos foram feitos em muitos anos mais próximos de nós q no tempos antigos , vai saber se Jesus não era mestiço com negros! O racismo tem q acabar , nossos antepassados nem pensava em escravos negros !
Na época do império romano a ideia de cidadão é quem definia quem podia ser escravo ou não, sendo que Cidadão eram os romanos da península itálica, sub-cidadãos os habitantes do império fora da península e os demais como bárbaros. É claro que havia denominações, já que a diferença de cor era notada e causava essa diferença, mas a ideia central da escravidão na Roma antiga era pela personalidade de cidadão, lembrando que essa personalidade podia ser perdido e alguém poderia sair de Homem Livre para escravo. A divisão por cor de pele/raça, assim como a primeira escravidão em nível industrial capitalista, foi a escravidão negra dos séculos 15 ao 19, sendo responsável pela maior diáspora em números de indivíduos da história.
Basicamente se miscigenaram com o restante da população...e porque os Europeus nativos não são pardos ? Porque os negros espalhados pelo império sobretudo na parte norte do Mediterrâneo eram extremamente raros (claro que haviam exeções como por exemplo a mulher do video ! Frisos , pinturas etc comprovam isso...mas como disse existiam !) . O video é bom mas cai no erro de considerar norte Africanos como negros , coisa que eles não são. Apesar deles terem uma certa mistura subsariana como comprova a genética a grande parte da sua composição é de origem "caucasóide" , podemos dizer que são nativos do norte de África e do mesmo grupo em termos amplos dos Levantinos , Árabes , Europeus , Persas , Centro-Asiáticos , Afegãos , etc . Por exemplo os Severo eram NORTE AFRICANOS ( podiam ter alguma parte minoritária negra não se descarta...e também Síria como por exemplo o imperador Heliogábalo )não subsarianos....
A Europa da idade média também era mestiçia. Tinha muito preto aqui. Eu vivo na Alemanha e consumo muito conteúdo inglês e alemão. E os moors, governaram parte da Europa por mais de 700 anos. Durante toda a idade negra da Europa pre renascença. Vocês é que foram vítimas de lavagem cerebral. A Europa é cheia de vestígios da negritude pre, durante e pós idade média. Não escravos, mais nobres. Existem pinturas da Europa medieval e da idade negra de pretos defendendo castelos e alguns eram mesmo Reis. Este é só o começo da correção histórica de que todos necessitamos. O racismo apagou muito da história negra na Europa. Mas os artefactos não mentem.
Pena que menciona apenas a presença negra na antiga Britânia, espaço periférico e de menor relevância no Império Romano. Uma visão mais ampla dessa presença tornaria o vídeo muito mais interessante
Não havia uma proeminência de "negros africanos" na Roma antiga, havia alguns africanos com ascendência berbere que eram provenientes do norte da África. Há testemunhos de poucos soldados de peles escura provenientes da região da Etiópia. Então caso você não seja descendentes de italiano, o seu descendente negro que é provavelmente proveniente da África ocidental, provavelmente não teve nenhuma ligação com os romanos e você também não.
OS LATINOS FUNDADORES DE ROMA SE MISCIGENARAM COM DIVERSOS POVOS QUE ACABARAM POR SER LATINIZADOS: TANTO NA EUROPA, QUANTO NAS AMÉRICAS! POR ISSO MUITOS INDIGENAS, NEGROS E MESTIÇOS SÃO TÃO LATINOS QUANTO OS BRANCOS LATINOS VINDO DA EUROPA! POIS TODOS PASSARAM PELO PROCESSO DE MISCIGENAÇÃO!!
primeiros habitantes do mundo eram negros. durante milhares de anos so havia negros a povoar o mundo. pessoas com pele branca surgiram so a 10 mil anos . africa e o berço da humanidade. pesquise o homem de cheddar
@@aprigio64 o homem surgiu em africa, entao todo ser humano e descendentes de africanos. debaixo da nossa pele , somos todos africanos------ dr sergio danilo pena, geneticista brasileiro , considerado em 2019 um dos 100 melhores cientistas do mundo. fatos sao fatos e contra fatos nao ha argumentos
Aí em 2024 sai o filme Gladiador 2 e muita gente reclama do Denzel Washington como uma pessoa proeminente na sociedade romana, dizendo que não tem nada de verdadeiro e que a presença dele é uma afronta aos fatos históricos.
O mais importante na Roma antiga era o fato da pessoa ser ou não livre. Escravos podiam ser todos, independente de cor de pele e origem.
Sim, nesse caso vc tem razão
Com um detalhe o sistema q escravizou mais 5 milhoes de negros por mais de 300 anos QUE FOI BASE PARA TODA ECONOMIA E CONSTRUÇÃO DO CAPITAL FINANCEIRO DE UM PAIS FOI O NOSSO
@@luizcarlosgomes6123 A mão de obra escrava foi muito importante para o país. Até o ponto em que se tornou mais vantajoso economicamente contratar por sistema de meação e parceria, os imigrantes europeus. Já que estes eram brancos, de cultura semelhante a dos senhores de terra da época colonial, e principalmente eram muito mais baratos do que manter, alimentar, vestir e vigiar os negros.
@@danilobom6850 Ou seja , até pra ser escravo os europeus são melhores ...kkkk
@@danilobom6850 "A mão de obra escrava foi muito importante para o país" - OS CARAS FIZERAM TUDO DEIXARAM TUDO PRONTO
Antigamente os povos não escravizavam pela cor da pele, mas sim, por dívidas ou derrotados em batalhas.
Duvido hein.
Isso não foi só antigamente, mas segue toda a linha do tempo da história humana! O problema é que o vagabundo do doutrinador marxista, disfarçado de professor, reproduz os fatos errados para seus fins nefastos de dominação. Inclusive a própria Bíblia prova isso: escravidão sempre foi por dívida ou prisioneiro de guerra! Jamais cor de pele! Quem tu achas q vendia o negro africano? Exatamente, outro negro que era seu credor ou o venceu na guerra! Mas os vagabundos do socialistas usam essa falsa e sorrateira alegação de gênero de cor para pôr os indivíduos contra si e todos. Canalhas, anátemas. A mão de Deus pesará sobre esses mentecaptos.
@@misaelpinheiro4032 Não tem embasamento histórico que confirme sua dúvida.
Nem nas Américas a escravidão foi relacionado a cor da pele.
Quem escravizou os negros foram os próprios negros
No hay video en español sobre este tema pero se entiende un poco ya que nuestro idiomas son similares 🇨🇴🇧🇷
De onde o amigo é?
@@qqqlllbbb Colombia
Nos entendemos por sermos todos filhos de Roma, somos todos hermanos.
Império Latino Americano, a Fênix Romana.
Um vídeo muito interessante.
Antes de assisti-lo, eu sempre achei que, durante o Império Romano, os negros fossem mais usados como gladiadores nas arenas, mas foi uma surpresa saber que existiram negros proeminentes na sociedade romana.
essa visao de negros unicamente como escravos é uma visão recente moderna, mas nao reflete a realidade do que foi a idade média e periodos anteriores.
Essa uma visão moderna dos filmes com cotas raciais. No império romano o número de negros não deveria ser muito superior ao de chineses, hunos ou persas, ou seja, perto de 0.
De igual modo no Brasil.
Tivemos negros fazendeiros, médicos, advogados e mesmo da nobreza.
@@RaelMonteiroXavier na verdade havia muito mais negros em Roma do que chineses já que a China fica do outro lado do mundo e na época não havia tantas trocas de populações como na era moderna, além disso o norte da África era efetivamente parte do império romano e os habitantes dessa parte do mundo eram cidadãos romanos e muitos eram escravos.
Hoje o norte da África é uma região onde a maioria das pessoas não são negras são descendentes de árabes que migraram na idade média mas na época dos romanos a população do norte da África era negra.
@@RaelMonteiroXavierdevia ser muito acima de zero. Só pra se ter ideia, nas escrituras bíblicas há muitas referências aos negros em Israel. Jesus no caminho da crucificação foi ajudado (por obrigação) por um negro, ou seja, um negro q estava em terras romanas. Talvez em Roma mesmo fossem poucos, mas nos entornos do império não.
Roma herdou grande parte dos conhecimentos da Grécia. Inclusive o comércio e a convivência com o continente Africano.
até os deuses romanos são gregos só com nomes diferentes, eles pegaram praticamente tudo dos caras.
@@lucashenrique-om3mm Sim, inclusive a própria história mainstream que eu mesmo aprendi na escola é que quando Roma teve contato com a cultura grega, levou o conceito dos deuses gregos e os adaptou na sua própria cultura. Que na verdade são povos extremamente parecidos né.
Aqui no Triângulo Mineiro têm um professor que está fazendo um trabalho de rastrear as divindades pagãs Bantu e Iorubás aos egípcios. Futuramente vai dar pra ter uma noção melhor se tinha ligação
@@kaioshdecorvo8309 provavelmente deve ter alguma ligação mano, boa sorte pra vcs do triangulo mineiro
Os Romanos são uma mistura de Gregos e Etruscos, antes de ser a Poderosa República , era um reino no meio da península Itálica, convivendo com Etruscos ao norte e gregos ao sul, sei que já devem saber disso mas, gosto de expressar algum conhecimento pois assim, aprendo a me exprimir nas minhas próprias palavras!
@@JOSEPH-kq3yi sou assim também
Olá! Você poderia falar sobre Amaniremas, a rainha Africana Cushita 👸🏿 que guerreou contra os Romanos por 5 anos? Ela decapitou uma estátua de Augustus e saqueou o Egito.
Descrita por Estrabão como a rainha de um só olho que deu muito problema aos romanos 😂
"Amanirenas é uma das kandakes mais famosas por ter liderado os exércitos kushitas contra os romanos em uma guerra que durou cinco anos, de 27 aC a 22 aC. Após uma vitória inicial quando os kushitas atacaram o Egito romano , eles foram expulsos do Egito por Gaius Petronius e os romanos estabeleceram uma nova fronteira em Hiere Sycaminos ( Maharraqa ). [2] [3] Amanirenas foi descrita como corajosa e cega de um olho
Neil MacGregor refere-se ao relato de Estrabão de uma "feroz rainha Candace com um olho só" capturando uma série de fortes romanos no sul do Egito em 25 aC. Seu exército voltou com uma representação de bronze da cabeça de Augusto , tirada de uma estátua do imperador romano . Ela então "enterrou a cabeça decepada do glorioso Augusto sob os degraus de um templo dedicado à vitória". A cabeça, encontrada em Meroë em 1912, agora reside no Museu Britânico depois que uma equipe arqueológica britânica a escavou. [5]
stringfixer.com/pt/Amanirenas
Obrigado por compartilhar esse conhecimento desconhecido da maioria.
Nooossa! Que história fantástica, parabéns por dividir com os inscritos esse episódio tão pouco conhecido da maioria. Ótima dica pra um próximo vídeo do canal.
no sabia eso sorprendente
interessante, não se acha esse tipo de historia nos livros hj em dia kk, pelo menos não os da escola publica
Foudase
Não só etíopes, os romanos chamavam os negros também de Mauris, Níger, etc, os negros da Numidia, Marrocos, Mauritânia, Líbia eram bastante numerosos no Império Romano e eram bastante assimilados a cultura romana. A própria Cartago tinha grande população negra.
Norte africanos n são negros
@@nathan_408 na antiguidade eram maioria de negros e até hoje mesmo sendo predominantemente árabe, ainda há povos de pele escura no Saara.
@@paulomedford5972 pesquisa ai as imagens de Santo Agostinho de Hipona, grande santo catolico nasceu no norte da Africa quando ainda era romana, claramente é branco como qualquer europeu.
@@nathan_408 essas imagens de Agostinho foram feitas séculos depois, na visão eurocentrista, não sabemos a real imagem de Agostinho, mas ele tinha pai Romano europeu e mãe berbere africana, se era uma berbere negra ninguem sabe, mas ninguém diz que 100% dos norte africanos na antiguidade eram negros. O imperador Romano Septimio Severo era mulato.
@@paulomedford5972 os bustos desse imperador n apresenta nenhuma característica negra para ele ser mulato, alias n há representação de subsaarianos no mundo romano nem grego apenas os nubios e etiopes lá pelo lado do Egito, n sei se vc ja viu o "The Periplus of Hanno: A Voyage of Discovery down the West African Coast" provavelmente a primeira viagem para a África subsaariana registrada, vou deixar um trecho: "A viagem inicia-se, por decisão cartaginesa, como uma verdadeira expedição de reconhecimento e colonização. Uma frota de 60 navios, carregando 30 000 homens e mulheres (o número parece claramente exagerado), parte de Cartago em direcção às Colunas de Hércules (Gibraltar), com a missão de fundar cidades nos locais da costa atlântica de África que para isso fossem propícios.
Depois de fundar várias cidades, em locais que hoje estão identificados como várias baías, embocaduras de rios e promontórios da costa de Marrocos e do Saara Ocidental, Hanão continua para sul, acompanhando a costa africana.
Depois de explorar vários rios, onde encontra diversos povos, incluindo selvagens vestidos de peles que atiravam pedras (os guanches?) e etíopes, isto é, africanos de raça negra, e elefantes, crocodilos, hipopótamos e outros animais, Hanão chega a um lugar onde, durante a noite, grandes fogos eram visíveis. O dia revelou uma montanha que cuspia fogo, e grandes torrentes de lava que escorriam até ao mar. Deram à grande montanha coroada de fogo o nome de Carro dos Deuses (em grego clássico o Theon Ochema). Há quem afirme que o nome de Camarões dado àquele território deriva dessa denominação (Cameroun, palavra fenícia: camer + ayoun = carro dos deuses)"
Canal bom, abordando essa temática histórica de forma séria, com narração clara, bom ritmo e português correto.
Parabéns...
Cara, conheci seu canal há pouco tempo e achei de uma qualidade excelente e com temas muito interessantes. Continua assim que seu canal vai longe, sucesso!
Que vídeo massa!!! Ter acesso à informações que quebram paradigmas racistas é valoroso, inteligente e, mais do que tudo, humano. Parabéns ao canal, ganhou uma inscrita! 🥰👊🏽
Quebram paradigmas racistas.😅 muito cômico🤣🤣🤣👍
@@jorgeoliveira6316beleza comédia
Isso não entra no MEC, o próprio sistema mantém o racista.
O que é MEC?
@@guyru5039 hum 🤔 não sei não.
Vou procurar saber, assim que tiver informação ti falo.....
@@jaimemadeira4177 beleza
@@guyru5039 OK.
Muito interessante, nunca imaginei que teria existido um cidadão romano que fosse negro.
Para você ver como o preconceito racial foi IMPOSTO ao mundo pelos europeus a partir do século XV com a estruturação do Tráfico Atlântico de escravos, que "racializou" a escravidão.
Nie było takich
@@synrzymu297 havia tal
meu amigo isto nao e de admirar. voce aprende k todo sitio onde existe negro e derivado da escravidao. africa e o berço da humanidade. povoou toda terra. pesquise no youtube the negritos. sao os primeiros habitantes da filipinas. sao negros. estao la a milhares de anos. tailandia tambem tem , malasia. sul da asia a populaçoes k sairam de africa a milhares de anos e sao os primeiros habitantes deses paises. por exemplo na india tem os jarawas k estao a milhares de anos ai ainda nem existia pessoas com pele branca no mundo. voce pergunta a um indiano vai dizer k nao conhece ou k sao estrangeiros ou k vieram da escravidao. assim as pessoas aprendem
@@synrzymu297então o cara do vídeo mente ou o vídeo é fake? 🤡
Esse canal é uma obra prima, tantos detalhes, tantas informações que é incrível. Muitas pessoas tem que conhecer esse canal, pq é esplêndido! Parabéns ao Criador desses canal! Continue assim! 👏👏👏
Que vídeo sensacional, eu mesmo não sabia que os negros tiveram tanta importância no Império com destaque pra esse rapaz que se tornou senador, estão de parabéns mesmo por tantas informações pertinentes sobre um assunto que gosto até demais, nossa querida Roma antiga, aliás, gosto não, gostamos. :)
Os Europeus esconderam muitas coisas, se estudarmos nas fontes certas vemos coisas que nunca imagina os e nos surpreendem.
Os livros escondem as verdades históricas por puro racismo e inveja.
Meritocracia pura!
É interessante essa observação sobre a escravidão e o racismo . A escravidão sempre existiu ao longo da história,desde guerras , saques ,capturas e por dividas . Tribos e nações guerreavam seja por território seja por recursos naturais, minerais e humanos .
Roma não é muito diferente como todos os povos ,a necessidade de obter escravos tinha o seu fundamento para uma época milenar . Óbvio que a evolução não foi da noite para o dia , ao longo desse tempo a humanidade passou por transformações culturais ,sociais, econômicas e territoriais . Agora o Racismo que nós conhecemos não veio na antiguidade e muito menos na época das navegações que aliás até nesse período já tinham reinos africanos ricos ,com uma cultura diferente e períodos de evolução diferentes. Até mesmo nas Américas ,mesmo que tivesse os Astecas ,Maias e os Incas,ocorreu esse processo, porem bem distantes do que os europeus Árabes, Indianos e chineses tinham. vêm a partir das ideias modernas tendo como base o Darwinismo. Não que devemos crucificar o autor da origem das espécies e sim de pessoas que inspiraram para criar teorias racistas e eugenista.
Oriente médio e península Itálica sempre lidou com a imigração de negros, por vários motivos. Aqui no Brasil muita gente se espanta quando vê meu passaporte italiano, aí preciso explicar o básico, pra a pessoa entender que meus avós eram italianos.
Vincenzo é sou nome italiano ?
@@linekerdejesus7337 meu sobrenome é bem Itáliano, mas vincenzo é italiano, mas é nome próprio.
@@joaovincenzopaulino3285 qual é o teu nome italiano de família ?
@@linekerdejesus7337 Paolino di Bernardoni Gallo
meu amigo nao ouve imigraçao nenhuma de negros para ai onde dizes. ouve povoamento o homem surgiu em africa e povoou o mundo. todos descendemos de negros. pesquise o homem de cheddar
Isso a Globo não mostra.
Não mesmo, lá eles só reforçam o esteriótipos d preto coitado. Ohh globo lixo, podia fechar!!!
Deve ser baba ovo de golpista..m
Brilhantes, os Romanos, com sua compreensão jurídica da sociedade, inauguraram a moderna compreensão da pessoa.
talvez seja um pouco dificil de saber sobre de fato as caracteristicas fenotípicas desses africanos. associamos muitas vezes a qualquer população africana aos negros, mas atualmente, por exemplo, vemos o norte da africa com populações majoritariamente com caracteristicas que não são consideradas de negro e tanto geneticamente quanto visualmente essas caracteristicas são mais proximas do que consideramos "branco" ou "europeu" para o que consideramos "africano" ou "negro". de fato antigamente as distribuições etno-culturais eram diferentes, o norte da africa ainda não tinha sido dominado por árabes, mas mesmo assim, como você mesmo diz no video: o contato dos africanos com os europeus era constante, então é de se imaginar que os norte africanos teriam caracteristicas fisicas mais proximas com os europeus, do que com os africanos sub saarianos (que esses sim tem fortes traços negros ou negroides).
Não fiz esse texto para desprovar o que foi dito nele (inclusive gostei muito do video). queria apenas indagar como seriam de fato esses negros, você inclusive cita a africa subsaariana, eu gostaria de enteder mais a fundo essas relações de fato
acho que é um comentario meio grande, mas gostaria que você respondesse mesmo que com um comentario curto
tamo junto👍
Norte africanos são mais semelhantes fenotipicamente e por genoma aos anatolios e semitas.
@@Baranovich45 sim eu sei, mas estava me referindo a proximidade dos norte africanos com os europeus em compararação com a proximidade deles com os africanos subsaarianos
Nem todos, algumas ramificações de povos brancos do "norte da África atual" são descendentes de brancos europeus escravizados no período de dominação mulçumana, outros de imigrantes do período neocolonial europeu.
@@marcelomoto500 Sim, mas são bem poucos. A maioria teve mais influencia semita/anatolia mesmo. Se me recordo bem o maior impacto genetico de "brancos", foram os albaneses e circasianos.
Os Gregos e Romanos, Cristãos, Árabes Fenícios, Vários Povos em Várias Épocas Invadiram a África Negra se Misturaram só Não alcançaram ao Sul Onde a População se Abrigou. Também os Africanos Andaram por Todo o Mundo Até os Asiáticos Têm Genes Africanos no DNA.
Existe a Tese que os Continentes Eram UNIDOS .
Deveriam mencionar Maurício que foi um capitão romano negro e virou santo - infelizmente o tornaram branco em Brazil.
Muitas cidades da Europa têm estátuas negras deste grande homem.
"São Maurício foi um capitão na Legião Tebana, uma unidade lendária do exército romano que fora recrutada no Alto Egito, na cidade de Tebas, e era composta inteiramente de cristãos. Foi o primeiro santo Legionário do Cristianismo
no cristianismo protestante (verdadeiro cristao) nao existe santo
@@redccmusic5496 verdadeiro. kkkkk. Os ortodoxos são os verdadeiros, apesar de eu não seguir nada, tenho que reconhecer.
@@antoniopaulonacionalista5627 Tanto ortodoxos quanto romanos tem origem apostólica
@Shelby22 🤔
@@redccmusic5496 verdadeiro cristão? Ah vc tá falando da seita do Lutero
Que incrível achado este canal. Me tornando membro agora mesmo para apoiar esse trabalho maravilhoso.
Muito obrigado pelo apoio Pablo
Pablo, gostaria apenas de informar que como o proximo video que irei postar na segunda já havia sido concluído desde ontem, o seu nome estará nos créditos a partir do proximo video que sairá na proxima quinta-feira. Desde já obrigado de coração pelo seu apoio!
@ que isso não há necessidade de colocar meu nome nos créditos, o apoio é muito mais que merecido, e perto da absurda qualidade do teu trabalho ele é apenas um pequeno agradecimento simbólico. Eu que te digo, muito obrigado!
Respeito absoluto por nossa Ancestralidade Africana. Fiquei extremamente Orgulhoso de saber da presença de Africanos das Legiões ao Senado.
Orgulhoso pq?
?
Lamentável sentir a frequência de pessoas coniventes e complacentes com as atitudes demoníacas romanas...
@@santodambroso7518kkkkkkkkk demoniacas pq? Os mesmos africanos tinham escravos ué kkkkkkk
Prefere o que? Os mongóis? Os muçulmanos?
Excelente conteúdo, apenas uma retíficação: a tradução correta do latim da posição de "legatus" no exército romano é "tenente".
Incrível essa história q na escola a gente n tem contato. Mt bom
Seu canal foi um achado, que vídeo documental ótimo de verdade parabéns já me inscrevi. Sou aficionado em história e principalmente da era clássica, mas muito dos vídeos mais famosos sobre esses assuntos são mais rasos e mais leigos, não se aprofundam tanto em coisas mais cotidianas e específicas, adorei o vídeo
Esse video é um video de utilidade publica muito bom o tema precisa ser mais debatido na sociedade para pensarmo direito sobre o que foi as "escravidões" ao longo dos seculos. parabéns pelo canal muito sucesso para você e sua equipe.
Gostei muito ,pois tomar conhecimento da nossa história é muito saudável.
Ótima explicação ! No vídeo mostra uma parte dos romanos carregarem furcas também conhecidas como cruz . No século 1 romanos que estavam em Jerusalém mostra em um versículo da bíblia de Jesus dizendo toma sua cruz e siga- me era o soldado pegar sua furca ( uma espécie de cabide em forma de cruz que levava pertences dos soldados romanos em.uma caminhada ) . Aliás Jesus da bíblia era um governo romano mas com outro nome e não de Jesus .
Excelente pesquisa,sobre a escravização histórica vergonhosa de seres humanos,independente de etnias.
Canal maravilhoso! Assisto todos os vídeos que são lançados! E agora com um áudio excelente! Parabéns!!
naquela época não importava a cor da pele, e sim a cidadania! a cor da pele só passou a importar após a escravidão nas Américas!
Adorei o vídeo ,poderia deixar as fontes para termos acesso ,e indicar livros
Não existia qualquer preconceito pela cor da pela no mundo antigo, no Império Romano qualquer um poderia se tornar escravo inclusive o cidadão Romano que nao pagava suas dívidas. O preconceito entre o homem não deveria existir mais, somos todos da mesma espécie. A grande barreira contra a igualdade entre nós homosapiens são as línguas e estados nacionais que criam essa rivalidade utópica crianda na mente homem.
Mas eu não queria ter vivido nesse mundo romano? Mesmo sendo moreno?
principalmente aqueles que acusam racismo em tudo. Geralmente é através deles que se perpetua o racismo.
@@ElTall1000 comentário infleliz
@@luizveraz1 Dependendo da época que você compara seria melhor viver no império romano.
Se fosse pra comparar com hoje em dia não seria bom.
Mas se fosse comparar com a idade média o imperio romano foi melhor.
@@elainehelmont4647 por que viver na idade média seria pior que no império romano?
Sempre tive curiosidade sobre esse assunto. Para mim o único negro identificado no mundo Romano era o etíope que aparece no filme Spartacus e o da série que é quem treina os gladiadores, inclusive o próprio Spartacus.
Doctore
Tu pelos vistos acredita em dragão, e na metodologia de batalha medieval como retratado em Hollywood. Tu é retardando pai? Como é que tu estuda história por meio de blockbusters 🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️
DESDE CUANDO ESPARTACO ERA NEGRO???
@@jaqueavelino3841 E quem falou que Spartacus era negro? Se de o trabalho de traduzir oque ele disse, antes de falar merda.
Ele disse que o etiupe treinava os gladiadores, inclusive o espartacus era treinado por ele tbm.
Eu fiquei em duvida em relaçao aos escravos na epoca de roma, e vi que na descriçao nao tem as fontes que serviram de base para o video, se puderes me indicar de onde tirou as informaçoes para a base do video, eu agradeço, ademais video bacana.
fontes de que? tudo que tá no vídeo é de conhecimento geral...
@@alexandrevieira2410 Diga por você, é necessario para não existir espaço para uma inclusão de cunho pessoal no assunto, todo assunto historico, deve ser tratado com fontes reais, e não com meros apontamentos, então dizer que é de conhecimento geral tal assunto por si só não fundamenta tal argumento. O assunto deve ser abordado de maneira historica e imparcial sem vies pessoal, politico ou de outro cunho.
Excelente vídeo! 😊
Excelente... parabéns. Tem algum vídeo sobre outros povos dentro do exercício romano ? Ou outros povos q viveram dentro do império?
Faz um vídeo falando dos Judeus no mundo romano e suas relações com o império
Boa,estou no trabalho mas assim que chegar em casa verei. 🥰❤️
Muito bom. Aprendi mais um pouco sobre a Roma antiga!
Sera que essa população vivia na parte do império romano próxima da África. Achei interessante desconhecia essa fato.
Acho que tem um erro em 1:55 quando fala da cidade etiope (de negros) alem das colunas de Hércules , NÃO poderia ser o estado de Aksum atual Etiópia leste africano . Pq alem das colunas/Gibraltar como fala o narrador fica o oceano Atlântico e o norte da africa atual marrocos antiga Mauritânia e o sul de Portugal.
Vídeo muito bem produzido, já procurei sobre esse tema e nunca achei nada. Tudo o que se vê sobre o império romano descarta a presença de negros. Normalmente se fala sobre os germânicos e celtas.
Inclusive, por vezes; era possível notar mais relatos depreciativos aos povos mais "nórdicos" do que à outros povos. Lembro de um texto romano onde eles falam sobre a "barbárie dos olhos", se referindo à cor azul dos olhos de povos mais ao Norte do continente europeu.
Mas talvez não fosse em referência a aparência em si, mas sim aos aspecto dos costumes não refinados e da falta de educação formal. Pq vi outro dia aqui pelo YT mesmo, q houve um imperador q meio q proibiu q trazer uns gauleses pra corte pq os cabelos loiros deles estavam fazendo muito sucesso entre as mulheres, e para q não houvesse um novo padrão de aparência q rivalizasse com eles, então deixava eles lá no canto deles.
@@qqqlllbbb Esse papo é estranho... O mundo sempre era mais agitado para África e Ásia naqueles tempos. Europa, fora de Roma era a periferia do mundo. Não conheço nenhuma documentação histórica sobre tais "eventos".
@@gabrieldossantoscampos5127 nossa amigo, q papo de maluco, q inserção absurda.
O q eu disse q vi eu realmente vi, outro dia vi um vídeo aqui q disse o q eu disse.
O q eu disse não se refere a costumes, mas ao aspecto, aparência, e num contexto de pessoas só de cabelos negros, quem chegasse de olhos claros e muito loiros poderia fazer sucesso sim, pq não?
Se o relato é verdadeiro ou não (o q eu nao duvido, Roma uma hora de expandiu para a Gália) não sei, mas eu vi o q vi.
@@qqqlllbbb É... É possível. Só disse que não conheço.
Parabéns ótimo canal
Incrível!!
Ótima informação
Penso que escravidão é o modo pelo qual o indivíduo é colocado no mercado de trabalho. E isso independe da côr da pele.
Muito bom saber que eles não escravisa as pessoas pela cor ou aparência e sim por serem ou não úteis
Quem começou a escravizar os povos do norte da África foram os árabes muçulmanos, que os consideravam seres inferiores. Foram 15 séculos de escravidão da turma do islã sobre a África.
Nao podemos esquecer que quase similar a esse período, os muçulmanos escravizaram os povos cristãos da península ibérica por quase 9 séculos. Até hoje carregamos no nosso idioma herdado de Portugal várias características linguísticas da época da invasão, além da obra da Aristóteles traduzida pelos sábios muçulmanos.
Exatamente, na quela épico acho que o mais facil era escravo de todas as cores menos menos negros. Agora na Europa de 1000 anos atraz aí eu até acredito que o escravo negro estaria em foco.
Eu amo a história da humanidade!!!
otimo trabalho
Parabéns pelo vídeo, uma tremenda aula de história.
Tô estudando isso no 7 ano me ajudou muito
Gostei muito do cabelo moça vem aqui em Fortaleza moça gostei muito
Não fazia ideia disso. Parabéns pelo canal. Mais um inscrito.
O incrível império romano
Muito informativo. Lembrando que hoje temos mais escravizados no mundo do que em qq outra época.
Olá gostei do estudo de história do Brasil, enviar mas pra mim como exemplo: A idade média e comteporania.Dayse Cristina. SG_RJ.Enviar mais o império da Grécia.Obrig.
Excelente conteúdo!!! Parabéns!!!
Este canal é excelente! 🤌🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ótimo vídeo, obrigado!
Ganhou um inscrito😍
Cor de pele era oq os romanos em geral menos se importavam
Permita -me fazer uma correção: "natio" pronuncia-se "nacio". E afirmo que aprendi muito com o educativo vídeo. Parabéns.
Na série "Sangue de Zeus" na Netflix o homem negro solta em um dado momento da série: "Eles nunca apostariam no cara negro(...)" [Enfim...pensei: no mundo antigo? Já existia estutrura racista do séc XIX? 🙄🤦🏻♂️💁🏻♂️ ]
Existe uma série de animação "clay" sobre Jesus onde o centurião romano que testemunha a 'divindade' do Cristo é representado por um homem negro. Achei legal esse detalhe; mostrando que o império tinha essa marca da pluralidade étnica. Tal como a arte dos mosaicos, tbm o era o Império.
Sim, o homem que carregou a Cruz de Cristo obrigado pelos romanos era Cirineu, ou seja , homem negro.📖🙏
Ótimo trabalho
Eu amo historia
Parabéns pelo trabalho
E o pior é que hoje em dia só falam do Brasil com questão de racismo
E por isso que fujo de conversas com lavradores e amantes da história afrocentrista , ainda mais os militantes
Tem brasileiro mais racista que o Hitler.
Itaquera tinha um cars que não gostava de negro trabalhando na repartição pública em que ele trabalhava. Disseram que o avô dele era negro.
@@joselivramento4296 ata alguém mais racista que hitler
@@joselivramento4296 Isso indica que no Brasil, uma pessoa negra não pode ser normal, pois nnguém é normal vivendo em um ambiente tóxico. Além disso, se você não consegue [ou pode] sair de um pais assim, você não é cidadão, é prisioneiro dele.
Coloque as fontes que foram usadas para basear seu conteúdo, por favor.
Só pela capa ja da vontade de ver👏
Isso Hollywood quase nunca mostra
Show! Eu tô com vc desde o começo. Tamo junto!
Canal top demais!
Gostei muito do vídeo. Parabéns
Vídeo bem legal e ilustrativo
O mesmo acontecia no Império Português.
Interessantíssimo!
Muito bom, Parabéns
''Era uma senhora que [...] morreu com seus vinte e poucos anos'' 🙌
Da próxima vez que abordar esse assunto, da escravidão negra na História e não somente no Império Romano, por favor nos traga subsídios de quando a pele começou a ser o imperativo da escravidão e não como os romanos os consideravam somente como vencidos de guerra ou endividados em negócios. Com certeza houve um momento que a pecha da cor se tornou dominante. Gostaria de saber e entender quando e por que. Entretanto nesse vídeo louve-se essa diferente abordagem inovadora. Na História como ciência e especial no Brasil, quase sempre se aborda a questão do império etíope e outros que floresceram na África como algo para o qual não se deve olhar.
Pelo que já li, foi a partir da dominação da igreja católica e do cristianismo anglicano pois, seguiram as escrituras que amaldiçoava os descendentes de cam, estes, viviam na África, então fizeram a interpretação de um livro para usar como escudo nesse crime.
@@antoniopaulonacionalista5627 Errado. Santo Agostinho é Africano e muitos santos são negros. A verdade é que após a teoria da evolução de Charles Darvim, começaram a usar essa teoria para afirmar que existem humanos mais evoluidos que outros para justificar a escravidão. Dái comecaram a surgir teorias que de que o negro é inferior e por aí vai. É só pesquisar que você acha.
Respondi acima. Em resumo: usaram a teoria de Charles Darwin para dizer que o homem branco é mais evoluido que o negro e isso validava a escravidão. Boa parte do racismo é sobre esse pilar formada pela falsa ciência.
ISSO COMEÇOU NA RENASCENÇA, COM O CIENTIFISMO SUPREMACISTA BRANCO!
@@antoniopaulonacionalista5627 ERRADO: A IGREJA CATÓLICA SEMPRE CONDENOU A ESCRAVIDÃO: TANTO QUE NO MEDIEVO CATÓLICO NÃO EXISTIA ESCRAVIDÃO!
QUEM INTRODUZIU A ESCRAVIDÃO NO OCIDENTE FORAM OS RENASCENTISTAS QUE NÃO DESEJAVAM MAIS VIVER NUMA CIVILIZAÇÃO CATÓLICA.
OS RENASCENTISTAS QUERIAM RESCUSSITAR A ROMA PAGÃ (( VIDE A INFLUÊNCIA GRECO ROMANA NA ARTE RENASCENTISTA)), COM ISSO RESCUSSITARAM OS VÍCIOS DA ROMA PAGÃ COMO A ESCRAVIDÃO!!
Nossa q canal daora bem detalhista
História interessante
Aproveitando este vídeo para dizer que os tugas não traficavam apenas negros pela sua cor, mas sim por serem esses os homens que podiam ser traficados nas colónias onde capturavam os escravos como o Congo. O racismo surgiu apenas no século XVIII na Inglaterra, ou seja, 200 anos depois dos Descobrimentos. Quem me quiser refutar leia tudo. Sou um tuga experiente
N é pq é africano que é negro, a maioria das pessoas citadas no vídeo são do norte da África ,ou seja, muito provavelmente tinha ascendência árabe.
Parece que hoje em dia tudo é negro, daqui a pouco os romanos eram negros, gregos, chineses negros construindo muralha e por ai vai rsrsrs ainda se cometem o erro de generalizar a africa como povos negros, quando na real há uma cacetada de povos não negros na africa, principalmente no norte.
Também notei isso, o vídeo podia ser muito interessante, mas infelizmente só trás desinformação.
Isso é no tempo do império romano a imigração em massa de Árabes ao norte da África só se iniciou na idade média mais de mil anos depois com a expansão islâmica
@@Moreira535 Para de falar besteira cara, os Norte africanos nunca foram negros.. Existe inclusive representações de imperadores romanos de origem norte africana que mostra exatamente uma pessoa com características norte africana, no qual hoje nós associamos a povos como marroquinos, argelinos, líbios, tunisianos e egípcios. Os Norte africanos no tempo do império romano nunca foram descritos como "etíopes" que era como os negros eram chamados na época.
@@Moreira535 Os povos do norte da África não se restringe a povos árabes, milhares de anos antes da expansão romana já existia diversos povos semitas e mediterrâneos em geral na região norte da África.
Amigo tem alguma coisa errada aí porque os etiopes na verdade ficam mais longe né ficam lá perto ali do Sudão
Excelente vídeo, de fato não existe qualquer registro sobre racismo no Império Romano e na antiguidade em geral, os romanos não julgavam por cor ou aparência, mas por origem, cultura, quem assimilava a cultura grega ou romana e aceitava a autoridade imperial, tinha respeito, o racismo que conhecemos hoje é uma construção moderna.
A ideia de raça biológica só surgiu com o advento da ciência moderna, e com a biologia, por isso não existia "racismo", por não se tinha a ideia de raça.
Em outras palavras o racismo de fato surgiu com base das teorias de Charles Darwin. Não que devemos cancelar a teoria da evolução como a culpada e sim a ideia de quem tirou baseado na teoria.
@@fabrizioleonebarbosa1036 cara não sei de onde vc tirou isso kkkkkk os nordicos eram muito racistas com os outros povos por exemplo, achavam que a mistura ia enfraquecer eles, os cristaos de Roma não queriam um jesus parecido com os judeus que eram de pele escura naquele tempo, então desenharam jesus com um rosto mais europeu tsrsrsrsrrs, não culpe o Darwin, o racismo já existia muito muito muito antes dele.
@SAN-kx3ht era sim kkkkk não eram negros, mas tinham uma pele meio marrom, depois quando eles foram pra Europa e se relacionaram com pessoas de pele clara o fenótipo deles mudou bastante.
Pensar que toda essa bobagem de racismo foi um grande retrocesso moderno, é de doer a cabeça!
Creio que grande parte dos africanos eram mais parecidos com árabes do que os negros , a maior parte dos negros em Roma provavelmente era do Egito e da Núbia
séptimo servero era de origem berbere povo próximo dos árabes e egípcios antigos
Um adendo: os egípcios eram multiculturais, ou seja, no norte e no meio do país eles eram morenos apesar de que no norte eles tinham um maior contato com os europeus. No sul, eles já eram de fato negros, pois entravam em contato com os Nubios Kushitas.
@@bennyhokkaido559 mas os nubios dominaram todo Egito provavelmente tinha um negro ou outro no norte
@@guarana7856 Total! Assim como em Roma, no Egito eles podiam transitar. Quando os Nubios conquistaram, n mudou muito isso - apenas q os antigos egípcios agr eram governados por aqueles que viviam ao sul.
A invasão árabe ocorreu ANOS, ANOS, ANOS mais tarde. Pós Cristo. Roma é antes de Cristo. O norte da África não é o que parece hoje. Mesmo o ocidente Asiático e a península árabe, não era habitada por gente com o complexo de pele branca.
Próprio fundador de babilónia, venho de Kush. O Filho de Ninrod. Pois todo o levante e Ásia Ocidental era melaninada. E no tempo de Roma e Grécia (no nascer destas civilizações), seus povos não eram árabes, lol. 🤦🏾♂️😂. Que absurdo.
Presença p árabe no norte da África tem nada a ver neste debate, está muito fora do contexto. Pesquisa acerca dos moors que reinaram parte da Europa durante a idade negra da Europe (pre renascenci), eles eram maioritariamente muçulmanos e muitos da África do norte, olha para as pinturas europeias daquela época (repito moors, reinaram a Europa por uns 700 anos durante a idade negra da Europa, muitos afirmam que forma os moors que resgataram a Europa da idade negra, sendo que naquela época a ciência no mundo muçulmano era muito mais avançada, é daí que partiu a introdução dos sistemas numéricos árabes e índio na
Europa, mas isto fica para outro dia), que eu quero é que tu pesquise as pinturas dos moors, e diga me se os africanos do norte naquelas pinturas são brancos.
Cês tem muito que cavar na história ainda, se ainda continuam com estes argumentos lerdos, no mundo inglês, este argumento é para iniciante. Nem tem graça.
@@meocean5499 aquele cara de árabe não provém do povo árabe , e sim dos afro asiáticos povos que descendem de caucasianos que desceram para a península arábica e escureceram a pele por causa da maior incidência de sol , mas não são negros . Os afro asiáticos dominaram a península arábica e o norte da África dando origem aos semitas , egípcios e beberes e influenciaram povos negros que viviam próximos a falar o mesmo idioma
Quando digo cara de árabe é para simplificar , pois os árabes só chegaram na região com a expansão muçulmana , mas os antigos egípcios e berbere são bem próximos deles e já tinham a mesma cara de cabelos pretos, pele castanha, nariz fino etc
O mais triste é q o racismo é tão atual q duvidamos , histórias de 1900 anos atrás mostra isso , q os negros escravos foram feitos em muitos anos mais próximos de nós q no tempos antigos , vai saber se Jesus não era mestiço com negros! O racismo tem q acabar , nossos antepassados nem pensava em escravos negros !
Mto bom! O povo do mimimi precisa assistir isso
Na época do império romano a ideia de cidadão é quem definia quem podia ser escravo ou não, sendo que Cidadão eram os romanos da península itálica, sub-cidadãos os habitantes do império fora da península e os demais como bárbaros. É claro que havia denominações, já que a diferença de cor era notada e causava essa diferença, mas a ideia central da escravidão na Roma antiga era pela personalidade de cidadão, lembrando que essa personalidade podia ser perdido e alguém poderia sair de Homem Livre para escravo. A divisão por cor de pele/raça, assim como a primeira escravidão em nível industrial capitalista, foi a escravidão negra dos séculos 15 ao 19, sendo responsável pela maior diáspora em números de indivíduos da história.
E o que aconteceu com esses negros após a queda de Roma? Nunca ouvi falar de europeu negro na Idade Média
Basicamente se miscigenaram com o restante da população...e porque os Europeus nativos não são pardos ? Porque os negros espalhados pelo império sobretudo na parte norte do Mediterrâneo eram extremamente raros (claro que haviam exeções como por exemplo a mulher do video ! Frisos , pinturas etc comprovam isso...mas como disse existiam !) . O video é bom mas cai no erro de considerar norte Africanos como negros , coisa que eles não são. Apesar deles terem uma certa mistura subsariana como comprova a genética a grande parte da sua composição é de origem "caucasóide" , podemos dizer que são nativos do norte de África e do mesmo grupo em termos amplos dos Levantinos , Árabes , Europeus , Persas , Centro-Asiáticos , Afegãos , etc . Por exemplo os Severo eram NORTE AFRICANOS ( podiam ter alguma parte minoritária negra não se descarta...e também Síria como por exemplo o imperador Heliogábalo )não subsarianos....
Eles eram maioria norte africanos e tinha aparência semita. Negros eram muito raros
@@Baranovich45 Éeeee... Isso não contradiz os estudos arqueológicos apresentados no vídeo?
@@iacobus_riparius sim, pois vocês dão a entender que eles são negros.
A Europa da idade média também era mestiçia. Tinha muito preto aqui. Eu vivo na Alemanha e consumo muito conteúdo inglês e alemão. E os moors, governaram parte da Europa por mais de 700 anos. Durante toda a idade negra da Europa pre renascença. Vocês é que foram vítimas de lavagem cerebral. A Europa é cheia de vestígios da negritude pre, durante e pós idade média. Não escravos, mais nobres. Existem pinturas da Europa medieval e da idade negra de pretos defendendo castelos e alguns eram mesmo Reis. Este é só o começo da correção histórica de que todos necessitamos. O racismo apagou muito da história negra na Europa. Mas os artefactos não mentem.
Simplesmente maravilhoso 💝
Os ossuarios da escravidão que antiga.
Muito bom!
Pena que menciona apenas a presença negra na antiga Britânia, espaço periférico e de menor relevância no Império Romano. Uma visão mais ampla dessa presença tornaria o vídeo muito mais interessante
Ah ê mesmo?
O canal do cara é ótimo!
Pára de lacrar mimizento
as regiões romanas de maior importância se não me engano é a Grécia, Turquia e o Egito e a própria Itália claro!
@@sergiosantacruz334 Trata-se de uma correção a partir da visão histórica. Isso não é time de futebol ou bandeirinha.
@@allanneogreywolf3595 Precisamente
Venham todos pro Ceará temos as melhores praias 😊
Não havia uma proeminência de "negros africanos" na Roma antiga, havia alguns africanos com ascendência berbere que eram provenientes do norte da África. Há testemunhos de poucos soldados de peles escura provenientes da região da Etiópia. Então caso você não seja descendentes de italiano, o seu descendente negro que é provavelmente proveniente da África ocidental, provavelmente não teve nenhuma ligação com os romanos e você também não.
NA VERDADE, NOIS TEMOS: SOMOS TÃO LATINOS QUANTO OS ROMANOS!
OS LATINOS SE ESPALHARAM PELO MUNDO: NÃO FICARAM APENAS NA ITALIA: SÓ PRA CONSTAR!
OS LATINOS FUNDADORES DE ROMA SE MISCIGENARAM COM DIVERSOS POVOS QUE ACABARAM POR SER LATINIZADOS: TANTO NA EUROPA, QUANTO NAS AMÉRICAS!
POR ISSO MUITOS INDIGENAS, NEGROS E MESTIÇOS SÃO TÃO LATINOS QUANTO OS BRANCOS LATINOS VINDO DA EUROPA!
POIS TODOS PASSARAM PELO PROCESSO DE MISCIGENAÇÃO!!
primeiros habitantes do mundo eram negros. durante milhares de anos so havia negros a povoar o mundo. pessoas com pele branca surgiram so a 10 mil anos . africa e o berço da humanidade. pesquise o homem de cheddar
O senhor quis dizer "...o seu ascendente negro que é provavelmente proveniente da África..."
@@aprigio64 o homem surgiu em africa, entao todo ser humano e descendentes de africanos. debaixo da nossa pele , somos todos africanos------ dr sergio danilo pena, geneticista brasileiro , considerado em 2019 um dos 100 melhores cientistas do mundo. fatos sao fatos e contra fatos nao ha argumentos
Aí em 2024 sai o filme Gladiador 2 e muita gente reclama do Denzel Washington como uma pessoa proeminente na sociedade romana, dizendo que não tem nada de verdadeiro e que a presença dele é uma afronta aos fatos históricos.
Por isso eu sou descendente de romanos e africanos.
Excelente !!!