Dinheiro & Contribuição em Provérbios 01| Pr Daniel Nogueira
Вставка
- Опубліковано 21 гру 2024
- Há muita confusão sobre Dízimos e Ofertas nas igrejas hoje. Barreiras que as pessoas levantam contra essa prática: 1. Desconfiança de que o dinheiro não seja bem administrado ou usado para os fins corretos. 2. Preocupação com as próprias necessidades financeiras. 3. Falta de compreensão ou concordância com os ensinamentos bíblicos. 4. Cultura de consumo e de valorização do materialismo desestimulam a prática de doações regulares. Mas Provérbios nos dá um caminho seguro. Veja nessa nessa série de estudos 4 PRINCÍPIOS SOBRE DINHEIRO E CONTRIBUIÇÃO.
1º PRINCÍPIO: DINHEIRO É PARA HONRAR: "Honre o SENHOR com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda; e os seus celeiros ficarão completamente cheios, e os seus lagares transbordarão de vinho", Provérbios 3:9-10.
A sabedoria financeira se apoia nesse pilar: o uso do dinheiro para honrar o Senhor, com o sentido de reconhecer o peso de sua glória, glorifica-lo.
O pano de fundo da ordem “honre o Senhor com os seus bens” é o “dízimo” estabelecido no AT e reafirmado no NT:
Deus ordenou que os israelitas dessem dez por cento de sua renda - essa proporção da riqueza pertencia a Ele. Reter essa contribuição era considerado roubo: "Será que alguém pode roubar a Deus? Mas vocês estão me roubando e ainda perguntam: “Em que te roubamos?” Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição vocês são amaldiçoados, porque estão me roubando, vocês, a nação toda, Malaquias 3:8-9
No NT, Jesus reafirmou o valor do dízimo, acrescentando que devemos dá-lo, mas ir muito além da contribuição obrigatória, exercendo justiça, misericórdia e fé: "Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" Mateus 23:23.
Pode-se afirmar, então, que o dízimo é “uma regra prática mínima para os cristãos que querem ofertar à igreja, aos pobres e a outros” (Keller).
O DINHEIRO É PARA HONRAR A DEUS" Que o Senhor converta seu coração e seu bolso, de modo que você busque satisfação financeira por meio de usar o dinheiro de forma que honre a Deus, e não a si mesmo (a).
#dinheiro #dizimo #ofertas #dízimoeofertas #proverbios #malaquias #prdanielnogueira #igrejabatistafonte #igrejafontemorungaba #estudobiblico