a busca pelo desempenho é a certeza de encontrar lá na frente um grande vazio.... isso se traduz por ansiedade crescente, depressão, panico, e na hora que se perceber essa "furada" o precipio psicologico é enorme. Ai começa a verdadeira volta pra casa, isto é, a busca pela propria essencia, que é pura simplicidade, e isso envolve todas as áreas da vida, desde financeira, relacionamentos, cultural, estilo de vida, etc.
Procure outro até achar o seu lugar se não achar abra seu negócio as vezes não nascemos para ser empregado e sim empregador e mostrar que dá pra ser um patrão humano
gente, eu não tenho nada contra a moça do vídeo! muito pelo contrário, sempre achei ela incrível! não gosto do discurso meritocrático num âmbito geral mas não é nada pessoal! ela só tá reproduzindo um discurso específico que eu acho que pode ser destrutivo a longo prazo… mas não encanem com a pessoa, independente de qualquer discordância minha, ela tem que ser respeitada :)
Vídeo extremamente necessário. Estava pensando sobre isso hoje, cara o quanto a gente se cobra, ano passado eu me casei, mudei de estado, comecei a trabalhar com 2 meses no novo endereço e comecei uma pós-graduação, porque eu simplesmente achava que só fazendo mais e mais, eu iria ser feliz. No final disso tudo, estou depressiva e ansiosa, passando por acompanhamento médico e psicológico para lidar com algo que eu poderia ter feito gradualmente, sem cobranças, apenas vivendo e não só existindo na expectativa do pódio (que não existe). Enfim o recado é: faça o que te faz bem e não o que você acha que deveria estar fazendo. Beijos !!!
Exatamente. E o pior não é só a auto cobrança... É a cobrança de pessoas que querem se intrometer na nossa vida e ditar regras... Temos que viver por nós, do nosso jeito, no nosso tempo.
Oi! Vim aqui contar que eu sou a pessoa que diz para todo mundo que estou no lugar que queria estar e que não vou mexer mais um dedo. Ahahahah Não é bem assim. Mas há uns anos eu descobri, depois de muita terapia, que meu ideal de sucesso é SOSSEGO. Então, agora eu estou em um trabalho que me sinto produtiva sem estar exausta e ganho o suficiente para fazer o que eu quero, sem luxo ou excesso. Então, atingi meu ideal de sucesso. Beijos!
Como é que consegue essa paz trabalhando em agência de publicidade? Kkkkk eu também sou redatora de publicidade e não tenho sossego nem no trabalho nem de grana.
Tenho 20 anos e nunca fui feliz antes dessa semana kkkkkk. Quando eu era criança sempre fui chamada de "infantil demais", então sempre quis parecer mais velha em relação a "eu estudo MUITOOO". Enfim, depois dos 12 anos eu não lembro de nada pq me enterrei em um buraco enorme de depressão. Hojee, aos 20, eu não fui feliz na infância e fui miserável na adolescência e eu quero se sentir criança de novo sim! Estudo, cumpro com minhas responsabilidades, vou criar um canal em maio p/ tentar criar uma carreira na psico, massss eu faço isso brincando. Sempre me privei de amizades e agora me sinto muito mais livre p ser a criancinha que sempre quis nos meus relacionamentos, sinto falta disso. Ser responsável não tem nada a ver com ser sério, ser produtivo não tem nada a ver com fazer TUDO que existe no mundo. Eu me sinto eu pela primeira vez na vida depois de muitos anos sofrendo, parece que consigo respirar agora kkkkkkkk. Muito obrigada por esse vídeo, tô super feliz que vc voltou a gravar p canal.
Meu Deus, SIM!! Acabei de sair de uma empresa que só ACABOU com o meu psicológico. A pressão era tanta que eu me puni por muito tempo até decidir que ser vista no “ranking” de lá não era o meu objetivo de VIDA. Me destruí nesse emprego. Tô desesperada, DESEMPREGADA? Tô, mas ao mesmo tempo tô muito aliviada de não precisar pisar mais lá. O que me fez refletir não só sobre a minha área profissional como em outras, em TODAS! Muito necessária! Me fez entender que eu não estou maluca.
Nossa, me identifiquei em tantos pontos. Estou com 27 anos e me irrita MUITO o fato de sempre que decido me divertir, surge alguém com esse discurso de "Você é casada e tem quase 30, não é idade disso". A pessoa trabalha, estuda, cuida de inúmeros problemas no dia a dia e ainda "não pode" ter vontade de pular numa piscina de bolinha gigante, ir em parques de diversões e etc. Em tempo, muito obrigada por esse espaço de troca, Ellora. É muito importante o que você faz. 💛
Uma coisa que quando voce disse da ambição profissional que eu lembrei foi que quando eu estava em um momento de desespero por não saber qual carreia escolher eu assisti um vídeo de um a menina sobre metas e ambições e ela disse algo muito básico ,mas, que mudou completamente o meu pensamento: “não são só metas profissionais que existem . Tem gente que vai ter como meta uma carreira X ,mas tem gente que vai ter como meta ter uma casa, viajar pra algum lugar, ter filhos, correr uma maratona, acordar com saúde, ter um animal de estimação ,enfim, as vezes a gente esquece que a nossa vida não se resume ao trabalho e carreira.
Nossa, tem muita gente precisando ouvir as ideias desse vídeo! 🤯 A minha relação com o trabalho e a produtividade mudou muito ao longo dos anos, e assim como você hoje eu não vejo sentido em viver 100% focada no trabalho e largando as outras experiências da vida de lado. No fundo a gente nem sabe se vai viver o suficiente pra curtir o que teoricamente estamos construindo. Meu olhar sobre salário e conquistar bens tá cada vez mais prático, hoje eu só quero garantir sustento, saúde e principalmente uma aposentadoria sem perrengues. Nada dessa noia de "vender curso sobre como vender cursos" (😂😂) ou achar que vou acumular meu primeiro milhão. Ainda tenho muitos pensamentos pra ajeitar. Tem dias que a autocobrança é gigantesca, mas a terapia já me ajudou muito a respeitar meus limites. Inclusive, a terapia me fez olhar com cuidado pro fato de que ser uma mulher negra de uma família pobre obviamente aumenta o senso de urgência. Acho amadurecer um processo lindo e empoderador, mas não vou mentir: meu ritmo de trabalho ainda é intenso porque o mercado é etarista.
Quando você disse que nem todo mundo tá preocupado com sucesso profissional e as vezes a gente só quer o dinheiro mesmo eu me senti tão aliviada por não ser a única a pensar assim,eu trabalho numa área que eu não dou a mínima e não quero fazer mais coisas pra crescer nela pois isso vai contra tudo que eu acredito por ser uma área abusiva e intolerante e eu só tô lá pelo dinheiro mesmo
"Tem muita gente que gosta muito da própria vida e não tem nenhuma ambição profissional. Só quer o dinheiro suficiente pra, saindo do trabalho, ir lá viver a própria vida!" 💙 Cada lágrima minha que já caiu por parecer uma incompetente apenas por não querer vender minha alma e meu valor pessoal pro trabalho, e poder ter qualidade de vida, foi consolada nessa frase. Ellora, se não quiser andar comigo no recreio (eu amaria), apenas fique com meu enorme obrigada 💙
Passei por isso como vestibulanda, vivia só pros estudos, deixei de tomar um simples café com meus pais pq pensava estar "perdendo" tempo (Posso tá estudando) resultado minha mãe teve nódulo de mama e fiquei desesperada.Gracas a Deus foi benigno e ela está curada, depois disso coloquei na cabeça que essa loucurada toda de aprovação só põe em risco em ter momentos com a família e que num instante podem nunca mais ser assim. Quero ser médica, mais antes de eu cuidar de alguém tenho cuidar de mim mesma.
Já faz alguns dias que eu estou pensando que você deu uma sumida aqui do UA-cam e em parte acho isso incrível. O fato de não fazer como muitos e produzir conteúdo sem significado, sem algo de bom pra repassar, só me faz admirar mais seu trabalho. Vim agradecer e te relembrar do impacto positivo que você fez e faz na vida das pessoas, eu te amo por tudo que me ensinou sem nem me conhecer, por fazer parte dos meus processos. Espero que esteja bem!
ellora, esse foi pra mim ! acho doido como meu desempenho no trabalho dita se meu dia foi bom ou ruim , dispensando todas as horas restantes. e estando no meu primeiro emprego, é triste ver como algumas afirmações positivas que eu tinha sobre mim, algumas qualidades, agora são incertas pela forma como os outros me avaliam em atividades que não abrangem tudo oq eu sou. você acaba acreditando que não é útil, em nenhum sentido. e apesar de passar os dias desejando que eles acabem na esperança de receber por toda essa merda, eu definitivamente não recebo pra o estrago que esse sistema está causando em mim kk obrigada pelo vídeo ❤️
nossa, e obrigada pela parte sobre poder ser "criançona" a vontade. Penso o mesmo e mês passado terminei um relacionamento por isso - na real por muito mais coisa, mas uma delas era o lindo macho cis ficar na pressão de "você tem quase 30 e ainda tá nessa de querer amigos pra sair, de ir em festa, de beber??" er... Sim??? Puta chato que eu ficava até com insegurança de fazer uma maquiagem mais artistica e ele achar "extravagante demais, adolescente demais" (sendo que ele me conheceu vendo foto artistica minha)
“Uma grande concorrência de nada, pra lugar nenhum” Kkkkkkk adorei esse formato de vídeo dobrando as brusinhas ❤ Tenho tido essas mesmas paranoias. A gente conquista uma coisas, percebe que aquilo não era tudo, e segue para o próximo desejo. Acho que no fim das contas é isso que nos move. Mas não justifica tanta angústia e sofrimento implicados nesse processo. A impressão é que está todo mundo insatisfeito mesmo. A impressão de que está todo mundo insatisfeito mesmo
Sempre pensei dessa forma e às vezes até me achava meio errada por pensar assim sobre algo que muitos dão a vida. Vivem e respiram trabalho todos os dias, deixando até a família, o bem estar de lado. Em todo lugar que trabalhei, fazia o que precisava ser feito, e bem feito, mas não me excedia. Não trazia trabalho pra casa se eu podia deixar pra terminar no outro dia. Se meu horário era 17h, eu saía às 17h, e então vinha pra casa pra fazer as minhas coisas, ver a minha família, aproveitar minha vida. O mundo corporativo, em si, é MUITO superestimado. Pena alguns perceberem tarde demais…
Que vídeo necessário! Quando eu era adolescente eu tinha medo de crescer e perder essa essência de criança, mas a vida acabada fazendo isso sem a gente nem perceber. Muito bom poder reviver esse sentimento de anos atrás. 🤍
Que vídeo necessário, romantizaram tanto fazer mil coisas ao msm tempo que quando a gente descansa se sente culpado. Eu mesma me formei agora na faculdade, não estou trabalhando na área ainda e já estava me sentindo mal por isso e detalhe eu sempre dizia "ah quando me formar vou ser a pessoa mais feliz do mundo " mentira pq agora tenho outros problemas, eu estava colocando toda minha felicidade nisso e esquecendo todas as outras áreas da minha vida. :P
Fui assistir esse vídeo enquanto dobrava roupa depois de um domingo nada produtivo, me sentindo péssima. E você no vídeo simplesmente dobrando roupa tb e falando que produtividade não é tudo UAHAUHAUAHAUAHAU amo essas coincidências da vida ❤️
12:11 É isso, basicamente. Esse vídeo, muito interessante, por sinal, é para quem já tem autonomia financeira, quem já tem como pagar suas contas, independente da idade. E esse "já ter como pagar as contas e poder ser leve" tem viés de classe, de cor de pele, de oportunidades. Isso posto, sim, é (deve ser) libertador ter autonomia financeira e emocional para ser livre para viver sua própria vida da forma como parecer ser mais linda e plena!
Elora, muito obrigada por esse video! Eu precisava dele. Esse fim de semana eu tive uma crise por conta do trabalho… me achando incompetente, que eu não estava a nivel dos demais, que eu não ia dar conta. Eu chorei tanto e me veio uma tristeza. Me cobro muito, eu trabalho com TI, sou lider tecnica. Então quero abraçar o mundo e acho que é minha obrigação saber tudo e fazer tudo. E negligencio minha saúde mental. Percebi esse fim de semana que perdi coisas que sempre achei importante: sair do quarto pra ver o sol, meus cachorros… falar com a minha mãe que já é uma idosa. Porque passei a ficar o dia inteiro no quarto trancada trabalhando. Meu deus onde cheguei… Obrigada por esse video! Foi um respiro pra mim
Estava a precisar tanto deste vídeo. Há uns meses que mudei de cargo para supervisora de um supermercado, a realidade é que para quem ouve e vê pensa que sou feliz por ter esse cargo e aos poucos subir profissionalmente mas a realidade é que tem destruído o meu bem estar. Há uns dias decidi que queria mudar de cargo e ainda fui humilhada pelo chefe a dizer que nunca ia subir na vida entre outras coisas. Estou a entrar numa fase em que percebi que está tudo bem se não conseguir ter um melhor cargo ou o melhor trabalho do mundo o mais importante é ter a minha saúde mental bem e saudável. Eu tenho me esforçado imenso mas isso tem acabado comigo. Eu posso ter um objetivo porém não tenho que deixar a minha saúde de parte
Concordo em gênero, número e grau! Eu estava procurando alguém que entendesse e falasse sobre isso! Tipo agora, eu sou redatora publicitária e peguei um freela muuuuuito bom, que elevou meu padrão de vida pela primeira vez na vida, e eu muitas vezes fico me sentindo uma bosta por por exemplo, de terminar o trabalho de hoje que era relativamente simples e não me esforçar pra adiantar o trabalho de amanhã imediatamente e ao invés disso, vir assistir vídeos de UA-cam. Tipo... Acorda menina!!! Você já fez o e hoje, amanhã você vai fazer também, respeita seu tempo, você fazendo muito ou pouco, neste momento, seu salário permanece o mesmo, mas a chance de se curar um pouquinho por dia do TOC e da obsessão por perfeição, pode acontecer só agora, em momentos assim. Me cobrar demais é meu maior defeito. Você acaba vivendo só as sombras da sua vida assim.
Completamente real. Essa cultura de buscar uma produtividade excessiva nos coloca em tantos buracos. "Acorde cedo, faça yoga, estude, invista, crie um negócio, ganhe dinheiro, faça exercícios físicos, aprenda um novo idioma e alcance um lugar que a maioria só sonha." 🤠 Todas essas coisas deixaram de ser produtivas e prazerosas para se tornarem uma grande pressão social, idealizando um pódio perfeito. Você acaba ficando ansiosa pelo futuro e insatisfeito com o presente. Muito louco.
resumiu perfeitamente. Enquanto muitos querem essa vida "perfeita" (acredito que seja sim, para aqueles que de fatos querem e almeja essa vida), no meu caso, eu só quero viver bem e sossegado em minha rotina de caseiro mesmo😂 Véi, realmente para mim e meu bem está, eu não preciso de muito não apenas o básico para pagar as contas e fazer uns lanchinhos as vezes. O importante para mim é viver tranquilo, sossegado, despreocupado mesmo com o futuro que virá(pensava muito nisso e no passado que acabei sem viver de fato o presente)enfim, apenas quero acordar, tomar meu café, arrumar a casa, lavar a louça, escutar minhas músicas, aproveitar o meu dia da minha forma, sai às vezes.. viver bem no meu jeito sem incomodar ninguém e não ser incomodado. Fico no meu canto e o outro em seu canto. Viver uma rotina que eu queria viver, sem prejudicar e não me prejudicar mentalmente também. No bem geral, é isso que eu quero pra minha vida e espero conquistar isso(mesmo que no momento ainda n consegui) mas, irei continuar tentando até conseguir viver do meu jeito.
"O trabalho não é a coisa mais importante da nossa vida, mas a gente se preocupa muito com o desempenho" - 25 anos, plena com a ideia de que só trabalho pelo dinheiro (apesar de gostar do meu trabalho), mas, ainda assim, a sentir a pressão de ser das melhores, de me preparar para a promoção, a lutar para não me comparar com o meu namorado que tem o mesmo trabalho, mas sempre foi melhor/recebeu mais reconhecimento. É complicado, mas fico feliz por já não estar presa na ideia de que ter uma carreira é o que me vai realizar na vida! Obrigada por tanto, Ellora, adoro estes vídeos ❤️
aaaaaah adorei esse vídeo, e adorando a sua nova versão :) é isto gosto do conceito da abundância: vc ter o que você precisa, quando você precisa, e isso rola quando você segue o seu entusiasmo e o universo coloca as sincronicidades no seu caminho, te trazendo as coisas na hora certa! gratidão pelo vídeo, ressoou bem libertador aqui ♥
Até chorei assistindo. Porque foi exatamente nesse ritmo que eu cheguei no burnout que estou agora. E me sinto um lixo por não conseguir produzir. Esse vídeo me fez mt bem... era o que eu precisava ouvir.
Ellora, não te conhecia até chegar neste seu vídeo! Que palavras sábias mulher! Agradeço muito pelo assunto necessário que você tocou. Muitas e muitas vezes me sentia oprimida a fazer, mais e mais, e hoje com recem 28 anos completos, me peguei completamente zerada em outras areas da vida fugindo da area profissional... Dediquei muito tempo a estudos, cursos e trabalho e hoje olho para trás e não acho que faria o mesmo. É um desabafo que eu só consegui fazer apos ouvir cada palavra sua, a vida é curta para deixar areas dela de lado. Viver em função de tarefas e se sentir culpada por descansar, é deprimente. Vou dediccar doses homeopaticas e equilibradas as outras areas e vou parar de pilhação, desse jeito não vou a lugar algum. Ganhou mais uma inscrita! Agradeço a Deus pela sua vida e por ter trazido suas palavras até mim.
Eu vendo esse vídeo, pensando no porquê não gosto de fazer as tarefas do meu trabalho... Eu tbm respondendo a pergunta, trabalhando até às oito da noite. Incrível como a gente coloca importância em tudo, menos na gente. Em estar bem, pra poder dar o melhor pro mundo. Criei uma meta neste ano, de não ser a melhor versão em nada... Quero ser o que eu consigo ser, apenas. Isso incluir desativar o campo de comentários da nossa vida, pra quem tá de fora e com certeza vai falar que dava pra se esforçar um pouco mais... Passei minha vida ouvindo isso e me cobrando absurdamente. Excelente reflexão Ellora, obrigada por trazer luz pra um assunto tão importante e silencioso. ✨
Ter 25 anos foi a chave de virada pra mim. Hoje sei e vou entendendo mais a cada dia que passa o que eu quero fazer e tendo gratidão por todas as conquistas até aqui, todas os erros que se tornaram aprendizados e vivo simplesmente sem ficar obsessiva com a chegada do fim de semana por exemplo (antes eu só vivia feliz aos finais de semana). Hoje eu não me cobro mais como antes pq afinal eu tava com tanta pressa pq? pra onde? pra quando? eu tenho tantas coisas a agradecer hoje e ir conquistando novidades aos poucos... Viva sendo feliz com as conquistas diárias! Você vai chegar ao seu objetivo se fizer um pouco por dia, então se acalme e apenas viva.
Jurava que era só eu que pensava assim, eu não me identifico com tanta seriedade, principalmente no trabalho, e saber que ta tudo bem não ser tão ambiciosa me alivia kkkk obrigada Ellora, vídeo mais que necessário
Elllora é singular e necessária! Em tempos que o fluxo da vida e das informações é tão rápido e apressado, você consegue trazer muita clareza sobre diversos âmbitos importantes! Obrigada, Ellora!
me sinto culpada as vezes por não ver esse valor todo que as pessoas vêem no trabalho. valeu por esse vídeo, agora posso ser "infantil e imatura" em paz, hahahah
Obrigada pelo vídeo Ellora ! Eu estou grávida e no meio da gestação recebi uma proposta para ficar em casa e receber um valor de assistência. E agora no fim da gestação eu comecei a dar um mini surtada no sentido de que eu deveria estar estudando algo ou pensando na minha vida profissional por estar em casa porque me veio essa sensação de estar ''ficando para trás'' . Mas pera ai, eu estou criando um Ser inteiro e completo dentro de mim e ainda querendo abraçar o mundo ?? é realmente uma crença coletiva indo para lugar nenhum kkkk . Eu estou em um dos momentos mais simbólicos da minha vida e porque não apenas apreciar isso sem querer nada em troca ou pensando no que mais podria tirar disso ?? Por que dedicar esse tempo apenas a mim seria um atraso ,não uma virtude sabe e simplesmente ao inves de julgar agradecer ? Realmente precisamos sempre ponderar nossos valores, para vivermos livres de verdade para a sociedade nao roubar nossos momentos valiosos e a nossa saúde mental .
Obrigado pelo vídeo, acho que veio em um momento bom pra mim, pois ando tão focado em ter sucesso financeiro, correndo atrás das minhas coisas, que até quando eu tenho um tempo pra ficar de boa, sinto estar perdendo tempo, meio que desaprendi a descansar, e esse vídeo foi bom pra ver a vida mais leve como eu sempre vi até um ano atrás. paz ellora
Eu faço faculdade de veterinária. Todos os profs falam pros alunos que precisam estudar como loucos, fazer estágios, ir em congressos, tudo pra que a gente possa ser um profissional melhor. Os estagiários aparecem exaustos nas aulas, chegam a dormir (os profs sempre deixam pq sabem como é), não desempenho até chega a cair por conta disso, mas sempre colocamos na cabeça q isso vai nos fortalecer e vai fazer a gente chegar mais longe. O fato é que, nos matamos de trabalhar, fazemos horas extras, estudamos, e não há reconhecimento nenhum por isso, ainda nos culpamos por não conseguir ler mais um capítulo do livro de patologia, ou por não entregar uma lista de exercício no prazo, e acreditamos que realmente não precisamos de salário já que estamos aprendendo, mesmo que levemos mordidas, arranhões, xingamentos de tutores, fiquemos com dores na coluna por carregar animais pesados. Eu entendo que estaremos lidando com vidas, entendo que precisamos fazer esforços para sermos melhores, isso é óbvio. Mas não acho que seja necessário para estragar nossa saúde mental e física pra isso, inclusive não faz sentido tratar de alguém sendo que vc não está bem. Não é à toa que o índice de depressão e outros distúrbios psicológicos sejam tão grandes na área. enfim, um desabafo é um grande pedido aos profissionais, não se martirizem por não conseguir cumprir uma tarefa da sua lista, por não conseguirem lidar com mais uma prova, vc não é o único, não está sozinho e não vai ser um profissional ruim por isso. Peça ajuda.
Ellora, meu benzinho, tô tão feliz de te ver mais leve e risonha. Você parece mais autêntica e mais preocupada em se sentir confortável consigo mesma. Mega feliz por vc, sério (OBS: não tem nada a ver com o vídeo, é um comentário que eu queria fazer nos seu insta mas os comentários estão limitados, o que é compreensível mas me irrita saber que tem gente que te ataca por tão pouco, enfim…) TE DESEJO O MELHOR DO MUNDOOOOOOO 🎉❤
Essa semana rasguei meu mapa dos sonhos, percebi que eu tava vivendo pelas metas e negligenciando o processo pra alcançar aquelas coisas..por exemplo, eu quero ser pedida em casamento, e essa era uma meta , mas percebi que o correto é eu viver um bom relacionamento, e se isso fizer sentido pra gente uma hora vai acontecer. É bem melhor do que ficar vivendo o relacionamento de forma ansiosa esperando esse grande momento. E o antes disso? E o depois? Menos metas e mais processos qe sejam prazerosos de viver...
EU VIM PRA ESSE VIDEO COM MEDOO, medo de me dar mais gatilhos, eu to em uma fase da minha vida em que e não sei mais o que eu quero fazer, nem sei como fazer a minha vida profissional voltar, acho que me vejo em um imenso labirinto. Mas quando eu lembro que a vida não é só sobre dinheiro e trabalho eu me sinto em paz e apenas busco a paciência pra continuar caminhando nessa jornada, no ritmo que eu conseguir, e sempre tentando respeitar a mim mesma em primeiro lugar. E com certeza é muito doloroso quando o mundo te cobra pra você se esforçar mais...
Meu maior questionamento recentemente foi olhar pra minha vida no geral e não conseguir desassociar da minha vida acadêmica. Me reduzi aos estudos e hj em dia não consigo me ver de outra forma
@@rayssagabriella6675 tive 4 meses de férias e apenas vive pra fazer um tcc que por sinal tá dando errado, não fui numa praia, n fui ver os meus amigos, não curti meu relacionamento é agr me sinto totalmente frustrada com meu tcc, e eu preciso entender que eu sou não uma aprovação
@@rayssagabriella6675 A pior parte é ter que escutar esporro de orientador soberbo que acha que nunca erra e te humilha, essa é a parte que n tô sabendo lidar
@@iasmimsilva5330 caramba, imagino como deve estar difícil. A gente já se cobra em excesso, tem noção da tamanha responsabilidade, e ainda vem agentes externos pra piorar a situação. Força aí, no fim vai dar tudo certo 🙏🏼
Eu super concordo, tenho muitos sonhos mas espero realiza-los com saúde física e mental e também me divertindo sendo eu, me descobrindo, mudando de ideia. Viver o presente é minha prioridade, e quando eu me for vou sabendo que estava fazendo o meu melhor dentro do meu possível e isso é o suficiente pra mim.
esse vídeo foi um abraço em mim, pq realmente quase todo conteúdo que a gente acaba consumindo no dia a dia, mostra que você tem de ser produtivo o tempo todo. Na vida real quando vem a frustação (e ela sempre vem, pq faz parte), a gente se sente ainda pior, pq a internet, o mundo ao nosso redor, mostra que as pessoas estão produzindo o tempo todo, que não para, e com isso vem o medo de ficar para trás. No final das contas somos e continuamos criando uma geração de jovens cansados da vida. Com a maturidade vamos mudando nossas prioridades e vemos que tá tudo bem procrastinar, descansar, não ter metas pra certas coisas.... pq no final das contas nossa real prioridade somos nós mesmos. Esse video é muito necessário!
precisava muito desse vídeo. trabalhei por 2 anos numa empresa de marketing digital como ux/ui design, no inicio era nova na área e trabalhei sozinha por 2 anos, tive que aprender tudo sozinha, as pessoas da empresa eram meio hostis mas não julgo kk já julgando kkk cada um sabe a dor e o prazer do dia a dia, mas fui bastante humilhada, no mês de fevereiro de 2023 tive a minha maior crise de ansiedade, pensei que estava enfartando e não consegui parar de chorar por horas, eu estava sozinha em casa, por longos 2 anos negligenciei minha saúde fisica e mental ao extremo, e como você disse, uma hora a conta chega, e chegou da pior maneira, então pedi demissão, quando eu sai da sala depois de conversar com os donos da empresa senti como se uma tonelada de problemas tivessem evaporado instantaneamente, eu chorei mas de alegria, meldels eu não sei descrever, desde então, estou vivendo um dia após o outro e adorando ver no que dá no final do dia, o que antes eu não tinha nem tempo de processar pq já chegava em casa esgotada e dormia no sofá sem comer, suja e só levantava no outro dia pra começar a mesma rotina tudo novamente.
Que saudade!! Fico impressionada em como os vídeos da Ellora trazem uma outra perspectiva sobre coisas que todos nós vivemos em algum momento da vida e como é necessário refletir e principalmente ter essa troca, obrigada ❤
Não sabia que estava precisando tanto de um vídeo desse. Vc falou as coisas que passam na minha cabeça, porém sigo no caminho contrário e lutando diariamente com a ansiedade, pq sempre vem aquela voz que diz: vc só se sentirá realizada quando tiver isso, e mais isso e mais aquilo.
Muito obga por isso. Em uma semana de mta ansiedade e de autocontrole para não ter uma crise de ansiedade, com mtos medos, com muitos temas de futuro na mente. Eu vejo isso. E isso acalmou meu coração.
Eu acredito na busca do sentido ao invés da busca do desempenho. Nós nos dedicamos e fazemos esforço ao que faz sentido para nós. Esse é um ótimo termômetro para saber se estamos indo no caminho certo e na velocidade certa.
06:20 essa parte em que a Ellora diz sobre como a gente fica nessa constante comparação com os outros , como se fosse uma competição, eu tenho esse pensamento, e me pego preso a essa ideia de "competição " , quando eu digo que gosto de ler , desenhar ou assistir animes ou séries que gosto de assistir com pessoas que tem o mesmo gosto, eles sempre me dizem o quão adiantado estão, criando uma noia na minha cabeça que eu devia estar mais avançado, e eu odeio me sentir assim, porque me faz perder o prazer de fazer o que gosto, por conta dessa autossabotagem, eu odeio me sentir assim.
Que vídeo foda! Eu cheguei em casa após o trabalho totalmente arrasada. Pq ? Pq não atingi a meta. Me martirizando por um acontecimento que nem está só nas minhas mãos, não depende só de mim. Não podemos deixar com que coisas assim nos abale. Obrigada!
Acho que sei quem é e ver a mudança dessa pessoa me deixa mal, me comparo como se devesse fazer o mesmo. Eu sou obcecada por desempenho e tenho tratado isso na terapia. O maior motivo da comparação é o patrimônio que ela construiu.
eu tenho aprendido porque vivi na pele e foi preciso que a minha saúde desse o grito pra eu acordar: Não existe sacrificar o presente pra ter um futuro bom. Acredito em esforço, em dedicação mas são coisas diferentes de sacrificar. Se a gente colhe o que planta, quem planta sacrifício colhe o quê? Realização e felicidade? A conta não fecha.
Obrigada por esse vídeo ❤️❤️❤️ tenho uma vida muito boa, com uma família amorosa, estabilidade financeira, um bom casamento etc. Mas fico deprimida pq ainda não cheguei aonde queria no lado profissional. Vejo que isso é uma perda de tempo pois não é a única face da minha vida. Seu vídeo me ajudou muito!
Eu também amava o canal dessa garota, era tão booom e leve. Agora se tornou um peso, muito chatoooooo Finalmente alguém que concorda comigo. Me inscrevendo em 3, 2, 1
Eu quero morar nesse vídeo, porque eu penso exatamente da mesma forma. Me lembro quando tive esse insight de que a vida profissional não é minha meta de vida, saiu um peso das minhas costas porém constantemente as pessoas me veem (minha mãe) como uma pessoa perdida na vida, sendo que pra mim eu só quero aproveitar o que eu puder, existem tantas profissões, tantos lugares, tanta coisa pra fazer... E recentemente me inscrevi pra um curso técnico gratuito, o primeiro e eu nn passei, me senti extremamente frustrada pq sei o quanto queriam que eu fizesse o curso e mais uma vez nn consegui algo que era de graça. E esse seu vídeo me voltou para o meu foco, obrigada MAIS UMA vez Ellora ❤️✨️
Ellora, ontem eu estava aguardando a minha terapia e fiquei esperando na praça olhando para o chão umas formigas e foi muito revelador. Pense num bicho estúpido que é a formiga, tão micro no macro, andando de um lado para outro, frenética, toda hora mudando de direção e ainda assim não saindo do limite dos, sei lá, 50 centímetros quadrados? Pense num bicho tão FAZER e tão pouco SER. Percebi que essa sou eu, sempre em movimento, dando milhares de pequenos passos, muitas vezes em direção oposta, um anulando o outro. E quando a vida me força parar, me fico dolorida diante da permanência de uma montanha, ou de um açude que mal pude olhar da minha varanda porque me incomodou sua existência pacífica.
muito bom!! acredito muito nessa perspectiva de olhar a vida também, embora por vezes venham momentos de comparação e pressão social para se encaixar nessa sociedade do desempenho. que consigamos continuar priorizando nosso bem estar! o mais contracorrente possível desse sistema doente.
Quando passei no vestibular senti um vazio muito grande dentro de mim. Durante 3 anos, isso foi tudo para mim, eu acordava pensando em vestibular, dormia pensando em vestibular, vivia unica e exclusivamente para isso. O mais doido disso tudo é o tanto que imaginei o como seria bom e como eu me sentiria bem e feliz quando eu chegasse lá. O dia chegou e não foi nada do que imaginava. Hoje, olhando para trás, acho que faria as coisas com um pouco mais de calma, tentando aproveitar mais os pequenos momentos, não abriria mão de tudo para tentar chegar no meu objetivo. Anos depois, entrei numa crise depressiva gigante e durante a terapia minha psicóloga me disse algo que mudou minha forma de enxergar as coisas, ela disse "a mediocridade é uma coisa boa". O que ela tentou me dizer na época e o que eu demorei algum tempo para entender era que a felicidade é um sentimento não se encontra nos grandes momentos e sim do dia a dia, talvez se você aproveitar os pequenos momentos de cada dia, seja saindo com seus amigos, seja comendo um bolo com um cafézinho a tarde, seja se exercitando, seja sentindo tédio num domingo, se você conseguir aproveitar esses pequenos momentos que nos são dados todos os dias eu acredito que você vai ser uma pessoa muito mais feliz e com certeza muito mais produtiva enquanto você não estiver aproveitando a vida :) Enfim, amei o vídeo!
Eu precisava muito escutar isso! Em um dado momento do vídeo chorei porque senti um peso saindo de mim ao perceber que não precisava me cobrar de ter esse “desempenho” que é vendido. Viva as trajetórias não lineares!!
Seus vídeos me deu um start enorme em como eu me sinto cmg msm, oq eu gosto, pq eu faço enfim, estar cmg msm e fazer as coisas q eu gosto, na maior das vezes a minha companhia é muito boa e tinha me esquecido disso.
Ellora, eu sei que você não vai ver esse comentário. Mas eu chorei muito nos primeiros minutos do vídeo. Eu tô me cobrando muito, muito mesmo. Precisava ouvir isso. MUITO OBRIGADA
Esse diálogo foi tão importante pra mim. Me sinto aliviado por saber que existe você, que inspira e busca a positividade e caminhos mais consciente e leve e compartilha isso pra quem precisa ver e ouvir. Pessoas como você Ellora é extremamente muito importante e necessário, obrigado !!! ❤💚
Bom já tive duas clínicas e hoje com 32 anos fechei a cinco meses me realizei de ter tido mas estava perdendo a minha saúde física e emocional não cabia muito tempo para mim de lazer sempre alguém me chamando pedindo algo a sensação que eu tinha era que eu tinham que alimentar várias famílias o exesso de responsabilidade me dava ânsia de vomito e fora às medicações que eu tomava para controlar minha ansiedade não fazia o mesmo efeito vivi assim a 7 anos e a 5 meses mudei minha vida menos é mais hoje me reconheço como pessoa
Não somos nossas falhas, fracassos, fragilidades, erros, quando paramos de nos identificar com toda negatividade que não nos define, o barato é outro, tiramos grandes fardos da nossa lomba... Autoconhecimento é tudo!!
Eu concordo muito com tudo que foi dito. É extremamente válido avaliar esse lado. Aprendi de forma muito dura que não somos insubstituíveis. Então concordo de todo meu coração que não podemos nos resumir em trabalho... Mas existe um recorte que precisa ser feito. Infelizmente existem pessoas que não tem muita escolha em relação a esse posicionamento. Falo de desigualdade social mesmo. Esse recorte social precisa ser feito.
Ellora, esse vídeo pra mim só não é um tapa na cara porque eu comecei a perceber essas coisas nos últimos anos. Mas ainda assim é tipo um beliscão, sabe? Um lembrete. Pessoas que estão felizes e não tem mais ambições no trabalho, não ficam noiadas com metas, cara, elas realmente existem. E eu queria ser como elas. Dediquei toda a minha vida pros estudos e trabalho e sinceramente eu tô exausta. Minha maior meta agora é ter paz. Ter uma vida tranquila. Obrigada pelo vídeo, você é incrível.
Fiz 25 anos no dia 27/02 e cara, me cobro MUITO o tempo todo, por conta do meu trabalho, dos meus estudos, de coisas que preciso atingir pra conseguir melhorar de vida financeiramente, é puxado, ainda mais pra eu e boa parte da população brasileira assalariada kkk.
Também concordo, acho que precisa haver esse equilíbrio pra nossa saúde mental, saber o que é importante e o que realmente não dá pra abrir mão, tipo: eu realmente quero trabalhar em algo que amo, mas quero ter tempo pra outras coisas também como estar com a minha família, fazer coisas que eu gosto e que são importantes, mesmo que esse tempo seja pequeno, mas que seja de qualidade e que eu não abra mão disso. Pq é parte de quem eu sou. Já prestei concurso militar, eu queria passar literalmente o dia estudando, só que tinha outras coisas que eu precisava fazer, tipo ajudar nas atividades domésticas, mas eu só queria estudar e aí vinha as cobranças por não estar ajudando, e quando eu estava fazendo outra coisa, tipo ajudando meus pais em algo, eu me sentia culpada pq não estava estudando e acabei entrando num ciclo de frustração que até hoje ainda tem um pouco em mim
Eu procrastinei muito p/ ver esse vídeo e ainda bem, pq hoje ele fez um sentido imenso p/ mim, talvez meses atrás não faria. Obrigada Elloha, suas palavras trouxeram muito conforto.❤
A pessoa fica feliz de bater cada meta dela, uma felicidade momentânea, uma semana depois tudo volta ao normal. Não devemos fazer tudo pra realizar nossas metas ou nossos sonhos tão intensamente assim, esperando valer a pena quando conquistados, devemos fazer um pouco aqui, um pouco ali, no dia a dia, mas a meta principal deve ser fazer tudo para realizar o nosso dia hoje, nos sentirmos bem hoje, felizes hoje, terminar o dia totalmente satisfeitos com a nossa vida que escolhemos construir a cada minuto, as metas passam a ser consequências disso tudo, e, quando conquistarmos algo e a vida voltar ao normal, a vida pode continuar sendo bela.
É muito chato essa questão da idade mesmo, de ouvir dentro do meio familiar mesmo em tom de deboche "Você é nova, o que você sabe da vida?" "Nessa estrada que você está passando eu já fui e voltei faz tempo" Como se sua existência não acrescentasse em nada sabe?! Como se o mundo paralisasse e as coisas não mudassem. Alguns mais velhos infelizmente acham que o tempo parou e não tem mais nada pra aprender, mas a gente aprende todo dia né?! Com qualquer um, independente da idade.
Disse verdades, isso de ficar sério parecer mais velho e etc além do fato de que ter hobbies, se divertir e etc acaba sendo sinônimo de fazer pouco em outras areas
Eu sei exatamente sobre quem vc tá falando, eu acompanhava também e no dia que entrei no canal dela novamente tive o mesmo choque e a mesma crise. Absurdo como a mudança de perspectiva reflete na vida da pessoa, espero que ela não sofra quando cair na realidade :(
a busca pelo desempenho é a certeza de encontrar lá na frente um grande vazio.... isso se traduz por ansiedade crescente, depressão, panico, e na hora que se perceber essa "furada" o precipio psicologico é enorme. Ai começa a verdadeira volta pra casa, isto é, a busca pela propria essencia, que é pura simplicidade, e isso envolve todas as áreas da vida, desde financeira, relacionamentos, cultural, estilo de vida, etc.
Comentário maravilhoso
Q necessário
Entendo pq Ellora fixou seu comentário! Pq ele é TUDO que todo mundo precisa ler.
guero ver vidiho bi
@@missLouiiify ê
Um video mais que necessário. Em pleno domingo de sofrimento pra quem odeia o trabalho mas depende dele para sobreviver (eu).
Simmmm
Procure outro até achar o seu lugar se não achar abra seu negócio as vezes não nascemos para ser empregado e sim empregador e mostrar que dá pra ser um patrão humano
Eu aí, só que ao invés de um trabalho ruim, pensando em como sou uma péssima vestibulanda
gente, eu não tenho nada contra a moça do vídeo! muito pelo contrário, sempre achei ela incrível! não gosto do discurso meritocrático num âmbito geral mas não é nada pessoal! ela só tá reproduzindo um discurso específico que eu acho que pode ser destrutivo a longo prazo… mas não encanem com a pessoa, independente de qualquer discordância minha, ela tem que ser respeitada :)
Para quem não pegou a referência, se trata da Luana Carolina
@@laurarodrigues6237 Na hora que ela falou isso, veio ela na minha mente kkkk e olha que eu nem lembrava o nome da pessoa.
Aquela influencer reaponsavel com a influencia q tem
Vídeo extremamente necessário. Estava pensando sobre isso hoje, cara o quanto a gente se cobra, ano passado eu me casei, mudei de estado, comecei a trabalhar com 2 meses no novo endereço e comecei uma pós-graduação, porque eu simplesmente achava que só fazendo mais e mais, eu iria ser feliz. No final disso tudo, estou depressiva e ansiosa, passando por acompanhamento médico e psicológico para lidar com algo que eu poderia ter feito gradualmente, sem cobranças, apenas vivendo e não só existindo na expectativa do pódio (que não existe). Enfim o recado é: faça o que te faz bem e não o que você acha que deveria estar fazendo.
Beijos !!!
que relato interessante, obrigada por compartilhar sua vivência pois estou iniciando a vida acadêmica/profissional e cogitei fazer a mesma coisa...
Exatamente. E o pior não é só a auto cobrança... É a cobrança de pessoas que querem se intrometer na nossa vida e ditar regras... Temos que viver por nós, do nosso jeito, no nosso tempo.
belas palavras
Obrigada estou tendo crise de ansiedade agora e suas palavras me ajudarão muito no futuro
Oi! Vim aqui contar que eu sou a pessoa que diz para todo mundo que estou no lugar que queria estar e que não vou mexer mais um dedo. Ahahahah Não é bem assim. Mas há uns anos eu descobri, depois de muita terapia, que meu ideal de sucesso é SOSSEGO. Então, agora eu estou em um trabalho que me sinto produtiva sem estar exausta e ganho o suficiente para fazer o que eu quero, sem luxo ou excesso. Então, atingi meu ideal de sucesso. Beijos!
No que vc trabalha? Também quero esse sossego 🥰
tbm almejo sossego, vc trabalha com o q?
@@ElaineM76 Eu sou redatora/atendimento, trabalho em uma agência de publicidade.
Como é que consegue essa paz trabalhando em agência de publicidade? Kkkkk eu também sou redatora de publicidade e não tenho sossego nem no trabalho nem de grana.
@@rayssamelo4031 kkkkkk acho que primeiro eu entendi qual era o meu ideal de sucesso - que é sossego - e depois eu encontrei.
Tenho 20 anos e nunca fui feliz antes dessa semana kkkkkk. Quando eu era criança sempre fui chamada de "infantil demais", então sempre quis parecer mais velha em relação a "eu estudo MUITOOO". Enfim, depois dos 12 anos eu não lembro de nada pq me enterrei em um buraco enorme de depressão. Hojee, aos 20, eu não fui feliz na infância e fui miserável na adolescência e eu quero se sentir criança de novo sim! Estudo, cumpro com minhas responsabilidades, vou criar um canal em maio p/ tentar criar uma carreira na psico, massss eu faço isso brincando. Sempre me privei de amizades e agora me sinto muito mais livre p ser a criancinha que sempre quis nos meus relacionamentos, sinto falta disso. Ser responsável não tem nada a ver com ser sério, ser produtivo não tem nada a ver com fazer TUDO que existe no mundo. Eu me sinto eu pela primeira vez na vida depois de muitos anos sofrendo, parece que consigo respirar agora kkkkkkkk. Muito obrigada por esse vídeo, tô super feliz que vc voltou a gravar p canal.
Se você se sente triste, cansado, sem motivação e ansioso, cuidado! vc pode estar sofrendo de capitalismo.
Meu Deus, SIM!! Acabei de sair de uma empresa que só ACABOU com o meu psicológico. A pressão era tanta que eu me puni por muito tempo até decidir que ser vista no “ranking” de lá não era o meu objetivo de VIDA.
Me destruí nesse emprego. Tô desesperada, DESEMPREGADA? Tô, mas ao mesmo tempo tô muito aliviada de não precisar pisar mais lá.
O que me fez refletir não só sobre a minha área profissional como em outras, em TODAS!
Muito necessária! Me fez entender que eu não estou maluca.
Nossa, me identifiquei em tantos pontos. Estou com 27 anos e me irrita MUITO o fato de sempre que decido me divertir, surge alguém com esse discurso de "Você é casada e tem quase 30, não é idade disso". A pessoa trabalha, estuda, cuida de inúmeros problemas no dia a dia e ainda "não pode" ter vontade de pular numa piscina de bolinha gigante, ir em parques de diversões e etc.
Em tempo, muito obrigada por esse espaço de troca, Ellora. É muito importante o que você faz. 💛
Ué se não pode se divertir aos 27,30 anos quando é que vai dar? Kkkkkk 85? Povo chatão...
Uma coisa que quando voce disse da ambição profissional que eu lembrei foi que quando eu estava em um momento de desespero por não saber qual carreia escolher eu assisti um vídeo de um a menina sobre metas e ambições e ela disse algo muito básico ,mas, que mudou completamente o meu pensamento: “não são só metas profissionais que existem . Tem gente que vai ter como meta uma carreira X ,mas tem gente que vai ter como meta ter uma casa, viajar pra algum lugar, ter filhos, correr uma maratona, acordar com saúde, ter um animal de estimação ,enfim, as vezes a gente esquece que a nossa vida não se resume ao trabalho e carreira.
Nossa, tem muita gente precisando ouvir as ideias desse vídeo! 🤯 A minha relação com o trabalho e a produtividade mudou muito ao longo dos anos, e assim como você hoje eu não vejo sentido em viver 100% focada no trabalho e largando as outras experiências da vida de lado. No fundo a gente nem sabe se vai viver o suficiente pra curtir o que teoricamente estamos construindo.
Meu olhar sobre salário e conquistar bens tá cada vez mais prático, hoje eu só quero garantir sustento, saúde e principalmente uma aposentadoria sem perrengues. Nada dessa noia de "vender curso sobre como vender cursos" (😂😂) ou achar que vou acumular meu primeiro milhão.
Ainda tenho muitos pensamentos pra ajeitar. Tem dias que a autocobrança é gigantesca, mas a terapia já me ajudou muito a respeitar meus limites. Inclusive, a terapia me fez olhar com cuidado pro fato de que ser uma mulher negra de uma família pobre obviamente aumenta o senso de urgência. Acho amadurecer um processo lindo e empoderador, mas não vou mentir: meu ritmo de trabalho ainda é intenso porque o mercado é etarista.
Quando você disse que nem todo mundo tá preocupado com sucesso profissional e as vezes a gente só quer o dinheiro mesmo eu me senti tão aliviada por não ser a única a pensar assim,eu trabalho numa área que eu não dou a mínima e não quero fazer mais coisas pra crescer nela pois isso vai contra tudo que eu acredito por ser uma área abusiva e intolerante e eu só tô lá pelo dinheiro mesmo
"Tem muita gente que gosta muito da própria vida e não tem nenhuma ambição profissional. Só quer o dinheiro suficiente pra, saindo do trabalho, ir lá viver a própria vida!" 💙
Cada lágrima minha que já caiu por parecer uma incompetente apenas por não querer vender minha alma e meu valor pessoal pro trabalho, e poder ter qualidade de vida, foi consolada nessa frase. Ellora, se não quiser andar comigo no recreio (eu amaria), apenas fique com meu enorme obrigada 💙
Passei por isso como vestibulanda, vivia só pros estudos, deixei de tomar um simples café com meus pais pq pensava estar "perdendo" tempo (Posso tá estudando) resultado minha mãe teve nódulo de mama e fiquei desesperada.Gracas a Deus foi benigno e ela está curada, depois disso coloquei na cabeça que essa loucurada toda de aprovação só põe em risco em ter momentos com a família e que num instante podem nunca mais ser assim.
Quero ser médica, mais antes de eu cuidar de alguém tenho cuidar de mim mesma.
Já faz alguns dias que eu estou pensando que você deu uma sumida aqui do UA-cam e em parte acho isso incrível. O fato de não fazer como muitos e produzir conteúdo sem significado, sem algo de bom pra repassar, só me faz admirar mais seu trabalho. Vim agradecer e te relembrar do impacto positivo que você fez e faz na vida das pessoas, eu te amo por tudo que me ensinou sem nem me conhecer, por fazer parte dos meus processos. Espero que esteja bem!
ellora, esse foi pra mim ! acho doido como meu desempenho no trabalho dita se meu dia foi bom ou ruim , dispensando todas as horas restantes. e estando no meu primeiro emprego, é triste ver como algumas afirmações positivas que eu tinha sobre mim, algumas qualidades, agora são incertas pela forma como os outros me avaliam em atividades que não abrangem tudo oq eu sou. você acaba acreditando que não é útil, em nenhum sentido. e apesar de passar os dias desejando que eles acabem na esperança de receber por toda essa merda, eu definitivamente não recebo pra o estrago que esse sistema está causando em mim kk
obrigada pelo vídeo ❤️
nossa, me sinto igual. Mas, ainda assim, sinto que em breve conseguirei "equilibrar" todos esses aspectos.
nossa, e obrigada pela parte sobre poder ser "criançona" a vontade. Penso o mesmo e mês passado terminei um relacionamento por isso - na real por muito mais coisa, mas uma delas era o lindo macho cis ficar na pressão de "você tem quase 30 e ainda tá nessa de querer amigos pra sair, de ir em festa, de beber??" er... Sim??? Puta chato que eu ficava até com insegurança de fazer uma maquiagem mais artistica e ele achar "extravagante demais, adolescente demais" (sendo que ele me conheceu vendo foto artistica minha)
“Uma grande concorrência de nada, pra lugar nenhum” Kkkkkkk adorei esse formato de vídeo dobrando as brusinhas ❤
Tenho tido essas mesmas paranoias. A gente conquista uma coisas, percebe que aquilo não era tudo, e segue para o próximo desejo. Acho que no fim das contas é isso que nos move. Mas não justifica tanta angústia e sofrimento implicados nesse processo.
A impressão é que está todo mundo insatisfeito mesmo.
A impressão de que está todo mundo insatisfeito mesmo
Sempre pensei dessa forma e às vezes até me achava meio errada por pensar assim sobre algo que muitos dão a vida. Vivem e respiram trabalho todos os dias, deixando até a família, o bem estar de lado. Em todo lugar que trabalhei, fazia o que precisava ser feito, e bem feito, mas não me excedia. Não trazia trabalho pra casa se eu podia deixar pra terminar no outro dia. Se meu horário era 17h, eu saía às 17h, e então vinha pra casa pra fazer as minhas coisas, ver a minha família, aproveitar minha vida. O mundo corporativo, em si, é MUITO superestimado. Pena alguns perceberem tarde demais…
Que vídeo necessário!
Quando eu era adolescente eu tinha medo de crescer e perder essa essência de criança, mas a vida acabada fazendo isso sem a gente nem perceber. Muito bom poder reviver esse sentimento de anos atrás. 🤍
Que vídeo necessário, romantizaram tanto fazer mil coisas ao msm tempo que quando a gente descansa se sente culpado. Eu mesma me formei agora na faculdade, não estou trabalhando na área ainda e já estava me sentindo mal por isso e detalhe eu sempre dizia "ah quando me formar vou ser a pessoa mais feliz do mundo " mentira pq agora tenho outros problemas, eu estava colocando toda minha felicidade nisso e esquecendo todas as outras áreas da minha vida. :P
Fui assistir esse vídeo enquanto dobrava roupa depois de um domingo nada produtivo, me sentindo péssima. E você no vídeo simplesmente dobrando roupa tb e falando que produtividade não é tudo UAHAUHAUAHAUAHAU amo essas coincidências da vida ❤️
12:11 É isso, basicamente. Esse vídeo, muito interessante, por sinal, é para quem já tem autonomia financeira, quem já tem como pagar suas contas, independente da idade. E esse "já ter como pagar as contas e poder ser leve" tem viés de classe, de cor de pele, de oportunidades.
Isso posto, sim, é (deve ser) libertador ter autonomia financeira e emocional para ser livre para viver sua própria vida da forma como parecer ser mais linda e plena!
Elora, muito obrigada por esse video! Eu precisava dele.
Esse fim de semana eu tive uma crise por conta do trabalho… me achando incompetente, que eu não estava a nivel dos demais, que eu não ia dar conta.
Eu chorei tanto e me veio uma tristeza. Me cobro muito, eu trabalho com TI, sou lider tecnica. Então quero abraçar o mundo e acho que é minha obrigação saber tudo e fazer tudo. E negligencio minha saúde mental.
Percebi esse fim de semana que perdi coisas que sempre achei importante: sair do quarto pra ver o sol, meus cachorros… falar com a minha mãe que já é uma idosa. Porque passei a ficar o dia inteiro no quarto trancada trabalhando.
Meu deus onde cheguei…
Obrigada por esse video! Foi um respiro pra mim
Estava a precisar tanto deste vídeo. Há uns meses que mudei de cargo para supervisora de um supermercado, a realidade é que para quem ouve e vê pensa que sou feliz por ter esse cargo e aos poucos subir profissionalmente mas a realidade é que tem destruído o meu bem estar. Há uns dias decidi que queria mudar de cargo e ainda fui humilhada pelo chefe a dizer que nunca ia subir na vida entre outras coisas. Estou a entrar numa fase em que percebi que está tudo bem se não conseguir ter um melhor cargo ou o melhor trabalho do mundo o mais importante é ter a minha saúde mental bem e saudável. Eu tenho me esforçado imenso mas isso tem acabado comigo. Eu posso ter um objetivo porém não tenho que deixar a minha saúde de parte
Concordo em gênero, número e grau! Eu estava procurando alguém que entendesse e falasse sobre isso!
Tipo agora, eu sou redatora publicitária e peguei um freela muuuuuito bom, que elevou meu padrão de vida pela primeira vez na vida, e eu muitas vezes fico me sentindo uma bosta por por exemplo, de terminar o trabalho de hoje que era relativamente simples e não me esforçar pra adiantar o trabalho de amanhã imediatamente e ao invés disso, vir assistir vídeos de UA-cam.
Tipo... Acorda menina!!! Você já fez o e hoje, amanhã você vai fazer também, respeita seu tempo, você fazendo muito ou pouco, neste momento, seu salário permanece o mesmo, mas a chance de se curar um pouquinho por dia do TOC e da obsessão por perfeição, pode acontecer só agora, em momentos assim. Me cobrar demais é meu maior defeito. Você acaba vivendo só as sombras da sua vida assim.
Completamente real.
Essa cultura de buscar uma produtividade excessiva nos coloca em tantos buracos. "Acorde cedo, faça yoga, estude, invista, crie um negócio, ganhe dinheiro, faça exercícios físicos, aprenda um novo idioma e alcance um lugar que a maioria só sonha." 🤠
Todas essas coisas deixaram de ser produtivas e prazerosas para se tornarem uma grande pressão social, idealizando um pódio perfeito.
Você acaba ficando ansiosa pelo futuro e insatisfeito com o presente. Muito louco.
resumiu perfeitamente. Enquanto muitos querem essa vida "perfeita" (acredito que seja sim, para aqueles que de fatos querem e almeja essa vida), no meu caso, eu só quero viver bem e sossegado em minha rotina de caseiro mesmo😂
Véi, realmente para mim e meu bem está, eu não preciso de muito não apenas o básico para pagar as contas e fazer uns lanchinhos as vezes. O importante para mim é viver tranquilo, sossegado, despreocupado mesmo com o futuro que virá(pensava muito nisso e no passado que acabei sem viver de fato o presente)enfim, apenas quero acordar, tomar meu café, arrumar a casa, lavar a louça, escutar minhas músicas, aproveitar o meu dia da minha forma, sai às vezes.. viver bem no meu jeito sem incomodar ninguém e não ser incomodado. Fico no meu canto e o outro em seu canto. Viver uma rotina que eu queria viver, sem prejudicar e não me prejudicar mentalmente também. No bem geral, é isso que eu quero pra minha vida e espero conquistar isso(mesmo que no momento ainda n consegui) mas, irei continuar tentando até conseguir viver do meu jeito.
"O trabalho não é a coisa mais importante da nossa vida, mas a gente se preocupa muito com o desempenho" - 25 anos, plena com a ideia de que só trabalho pelo dinheiro (apesar de gostar do meu trabalho), mas, ainda assim, a sentir a pressão de ser das melhores, de me preparar para a promoção, a lutar para não me comparar com o meu namorado que tem o mesmo trabalho, mas sempre foi melhor/recebeu mais reconhecimento. É complicado, mas fico feliz por já não estar presa na ideia de que ter uma carreira é o que me vai realizar na vida! Obrigada por tanto, Ellora, adoro estes vídeos ❤️
aaaaaah adorei esse vídeo, e adorando a sua nova versão :) é isto
gosto do conceito da abundância: vc ter o que você precisa, quando você precisa, e isso rola quando você segue o seu entusiasmo e o universo coloca as sincronicidades no seu caminho, te trazendo as coisas na hora certa! gratidão pelo vídeo, ressoou bem libertador aqui ♥
Até chorei assistindo. Porque foi exatamente nesse ritmo que eu cheguei no burnout que estou agora. E me sinto um lixo por não conseguir produzir.
Esse vídeo me fez mt bem... era o que eu precisava ouvir.
Ellora, não te conhecia até chegar neste seu vídeo! Que palavras sábias mulher! Agradeço muito pelo assunto necessário que você tocou. Muitas e muitas vezes me sentia oprimida a fazer, mais e mais, e hoje com recem 28 anos completos, me peguei completamente zerada em outras areas da vida fugindo da area profissional... Dediquei muito tempo a estudos, cursos e trabalho e hoje olho para trás e não acho que faria o mesmo. É um desabafo que eu só consegui fazer apos ouvir cada palavra sua, a vida é curta para deixar areas dela de lado. Viver em função de tarefas e se sentir culpada por descansar, é deprimente. Vou dediccar doses homeopaticas e equilibradas as outras areas e vou parar de pilhação, desse jeito não vou a lugar algum. Ganhou mais uma inscrita!
Agradeço a Deus pela sua vida e por ter trazido suas palavras até mim.
Eu vendo esse vídeo, pensando no porquê não gosto de fazer as tarefas do meu trabalho...
Eu tbm respondendo a pergunta, trabalhando até às oito da noite.
Incrível como a gente coloca importância em tudo, menos na gente. Em estar bem, pra poder dar o melhor pro mundo.
Criei uma meta neste ano, de não ser a melhor versão em nada... Quero ser o que eu consigo ser, apenas.
Isso incluir desativar o campo de comentários da nossa vida, pra quem tá de fora e com certeza vai falar que dava pra se esforçar um pouco mais... Passei minha vida ouvindo isso e me cobrando absurdamente.
Excelente reflexão Ellora, obrigada por trazer luz pra um assunto tão importante e silencioso.
✨
Ter 25 anos foi a chave de virada pra mim. Hoje sei e vou entendendo mais a cada dia que passa o que eu quero fazer e tendo gratidão por todas as conquistas até aqui, todas os erros que se tornaram aprendizados e vivo simplesmente sem ficar obsessiva com a chegada do fim de semana por exemplo (antes eu só vivia feliz aos finais de semana). Hoje eu não me cobro mais como antes pq afinal eu tava com tanta pressa pq? pra onde? pra quando? eu tenho tantas coisas a agradecer hoje e ir conquistando novidades aos poucos...
Viva sendo feliz com as conquistas diárias! Você vai chegar ao seu objetivo se fizer um pouco por dia, então se acalme e apenas viva.
Jurava que era só eu que pensava assim, eu não me identifico com tanta seriedade, principalmente no trabalho, e saber que ta tudo bem não ser tão ambiciosa me alivia kkkk obrigada Ellora, vídeo mais que necessário
Elllora é singular e necessária! Em tempos que o fluxo da vida e das informações é tão rápido e apressado, você consegue trazer muita clareza sobre diversos âmbitos importantes! Obrigada, Ellora!
12:38 " se apegue mais como você se sente, e menos com a validação (pessoal) do outro."
me sinto culpada as vezes por não ver esse valor todo que as pessoas vêem no trabalho. valeu por esse vídeo, agora posso ser "infantil e imatura" em paz, hahahah
Obrigada pelo vídeo Ellora ! Eu estou grávida e no meio da gestação recebi uma proposta para ficar em casa e receber um valor de assistência. E agora no fim da gestação eu comecei a dar um mini surtada no sentido de que eu deveria estar estudando algo ou pensando na minha vida profissional por estar em casa porque me veio essa sensação de estar ''ficando para trás'' . Mas pera ai, eu estou criando um Ser inteiro e completo dentro de mim e ainda querendo abraçar o mundo ?? é realmente uma crença coletiva indo para lugar nenhum kkkk . Eu estou em um dos momentos mais simbólicos da minha vida e porque não apenas apreciar isso sem querer nada em troca ou pensando no que mais podria tirar disso ?? Por que dedicar esse tempo apenas a mim seria um atraso ,não uma virtude sabe e simplesmente ao inves de julgar agradecer ? Realmente precisamos sempre ponderar nossos valores, para vivermos livres de verdade para a sociedade nao roubar nossos momentos valiosos e a nossa saúde mental .
Obrigado pelo vídeo, acho que veio em um momento bom pra mim, pois ando tão focado em ter sucesso financeiro, correndo atrás das minhas coisas, que até quando eu tenho um tempo pra ficar de boa, sinto estar perdendo tempo, meio que desaprendi a descansar, e esse vídeo foi bom pra ver a vida mais leve como eu sempre vi até um ano atrás. paz ellora
Eu faço faculdade de veterinária. Todos os profs falam pros alunos que precisam estudar como loucos, fazer estágios, ir em congressos, tudo pra que a gente possa ser um profissional melhor. Os estagiários aparecem exaustos nas aulas, chegam a dormir (os profs sempre deixam pq sabem como é), não desempenho até chega a cair por conta disso, mas sempre colocamos na cabeça q isso vai nos fortalecer e vai fazer a gente chegar mais longe. O fato é que, nos matamos de trabalhar, fazemos horas extras, estudamos, e não há reconhecimento nenhum por isso, ainda nos culpamos por não conseguir ler mais um capítulo do livro de patologia, ou por não entregar uma lista de exercício no prazo, e acreditamos que realmente não precisamos de salário já que estamos aprendendo, mesmo que levemos mordidas, arranhões, xingamentos de tutores, fiquemos com dores na coluna por carregar animais pesados. Eu entendo que estaremos lidando com vidas, entendo que precisamos fazer esforços para sermos melhores, isso é óbvio. Mas não acho que seja necessário para estragar nossa saúde mental e física pra isso, inclusive não faz sentido tratar de alguém sendo que vc não está bem. Não é à toa que o índice de depressão e outros distúrbios psicológicos sejam tão grandes na área. enfim, um desabafo é um grande pedido aos profissionais, não se martirizem por não conseguir cumprir uma tarefa da sua lista, por não conseguirem lidar com mais uma prova, vc não é o único, não está sozinho e não vai ser um profissional ruim por isso. Peça ajuda.
o trabalho pra MTS pessoas, é dor e sofrimento, cansaço emocional, metal e físico e um vídeo desses aquece o coração
Ellora, meu benzinho, tô tão feliz de te ver mais leve e risonha. Você parece mais autêntica e mais preocupada em se sentir confortável consigo mesma. Mega feliz por vc, sério (OBS: não tem nada a ver com o vídeo, é um comentário que eu queria fazer nos seu insta mas os comentários estão limitados, o que é compreensível mas me irrita saber que tem gente que te ataca por tão pouco, enfim…) TE DESEJO O MELHOR DO MUNDOOOOOOO 🎉❤
"Eu não quero ser séria". ❤
Ellora, eu comecei a te acompanhar em 2016, eu tenho 47 anos hoje, e continuo te achando sensacional
Essa semana rasguei meu mapa dos sonhos, percebi que eu tava vivendo pelas metas e negligenciando o processo pra alcançar aquelas coisas..por exemplo, eu quero ser pedida em casamento, e essa era uma meta , mas percebi que o correto é eu viver um bom relacionamento, e se isso fizer sentido pra gente uma hora vai acontecer. É bem melhor do que ficar vivendo o relacionamento de forma ansiosa esperando esse grande momento. E o antes disso? E o depois? Menos metas e mais processos qe sejam prazerosos de viver...
Amiga Simm! Eu rasguei o meu também!!! Ir vivendo aos poucos é o melhor mesmo
Kkkk eu tava assim tbm, louca pro meu namorado me pedir em casamento, mas ele quer isso, porém no momento certo
@@LillyLolla pq a gente é assim? Kkkkkk
eu quero colar esse vídeo na minha testa. meu deus. obrigada por tanto, você não faz ideia...
EU VIM PRA ESSE VIDEO COM MEDOO, medo de me dar mais gatilhos, eu to em uma fase da minha vida em que e não sei mais o que eu quero fazer, nem sei como fazer a minha vida profissional voltar, acho que me vejo em um imenso labirinto. Mas quando eu lembro que a vida não é só sobre dinheiro e trabalho eu me sinto em paz e apenas busco a paciência pra continuar caminhando nessa jornada, no ritmo que eu conseguir, e sempre tentando respeitar a mim mesma em primeiro lugar.
E com certeza é muito doloroso quando o mundo te cobra pra você se esforçar mais...
Obrigada!
Obrigada!
Obrigada!
Esse vídeo é muito importante. É uma fala que toca muito quem ouve de tão necessária.
❤️❤️
Isso mesmo. Falou e disse Ellora. A vida é mais importante. Conselhos válidos para todas as gerações. Parabéns!
Eu passando por uma crise na faculdade, de jovem adulto, ouvindo justamente oq eu precisava ouvir. Brigada Ellora ❤️
Meu maior questionamento recentemente foi olhar pra minha vida no geral e não conseguir desassociar da minha vida acadêmica. Me reduzi aos estudos e hj em dia não consigo me ver de outra forma
Eu me encontro assim tbm e poxa quero mudar isso
@@rayssagabriella6675 tive 4 meses de férias e apenas vive pra fazer um tcc que por sinal tá dando errado, não fui numa praia, n fui ver os meus amigos, não curti meu relacionamento é agr me sinto totalmente frustrada com meu tcc, e eu preciso entender que eu sou não uma aprovação
@@rayssagabriella6675 A pior parte é ter que escutar esporro de orientador soberbo que acha que nunca erra e te humilha, essa é a parte que n tô sabendo lidar
@@iasmimsilva5330 caramba, imagino como deve estar difícil. A gente já se cobra em excesso, tem noção da tamanha responsabilidade, e ainda vem agentes externos pra piorar a situação. Força aí, no fim vai dar tudo certo 🙏🏼
Eu super concordo, tenho muitos sonhos mas espero realiza-los com saúde física e mental e também me divertindo sendo eu, me descobrindo, mudando de ideia. Viver o presente é minha prioridade, e quando eu me for vou sabendo que estava fazendo o meu melhor dentro do meu possível e isso é o suficiente pra mim.
ele falando da luana carolina kkkkkk
mais de 1 ano depois e esse vídeo simplesmente cirúrgico! perfeito.
eu tenho 18 anos e esse vídeo me trouxe um alívio enorme. obrigada ellora!
esse vídeo foi um abraço em mim, pq realmente quase todo conteúdo que a gente acaba consumindo no dia a dia, mostra que você tem de ser produtivo o tempo todo. Na vida real quando vem a frustação (e ela sempre vem, pq faz parte), a gente se sente ainda pior, pq a internet, o mundo ao nosso redor, mostra que as pessoas estão produzindo o tempo todo, que não para, e com isso vem o medo de ficar para trás. No final das contas somos e continuamos criando uma geração de jovens cansados da vida. Com a maturidade vamos mudando nossas prioridades e vemos que tá tudo bem procrastinar, descansar, não ter metas pra certas coisas.... pq no final das contas nossa real prioridade somos nós mesmos. Esse video é muito necessário!
precisava muito desse vídeo. trabalhei por 2 anos numa empresa de marketing digital como ux/ui design, no inicio era nova na área e trabalhei sozinha por 2 anos, tive que aprender tudo sozinha, as pessoas da empresa eram meio hostis mas não julgo kk já julgando kkk cada um sabe a dor e o prazer do dia a dia, mas fui bastante humilhada, no mês de fevereiro de 2023 tive a minha maior crise de ansiedade, pensei que estava enfartando e não consegui parar de chorar por horas, eu estava sozinha em casa, por longos 2 anos negligenciei minha saúde fisica e mental ao extremo, e como você disse, uma hora a conta chega, e chegou da pior maneira, então pedi demissão, quando eu sai da sala depois de conversar com os donos da empresa senti como se uma tonelada de problemas tivessem evaporado instantaneamente, eu chorei mas de alegria, meldels eu não sei descrever, desde então, estou vivendo um dia após o outro e adorando ver no que dá no final do dia, o que antes eu não tinha nem tempo de processar pq já chegava em casa esgotada e dormia no sofá sem comer, suja e só levantava no outro dia pra começar a mesma rotina tudo novamente.
Que saudade!! Fico impressionada em como os vídeos da Ellora trazem uma outra perspectiva sobre coisas que todos nós vivemos em algum momento da vida e como é necessário refletir e principalmente ter essa troca, obrigada ❤
esse vídeo cura onde dói ❤🩹
Não sabia que estava precisando tanto de um vídeo desse. Vc falou as coisas que passam na minha cabeça, porém sigo no caminho contrário e lutando diariamente com a ansiedade, pq sempre vem aquela voz que diz: vc só se sentirá realizada quando tiver isso, e mais isso e mais aquilo.
eu com certeza vou assistir esse vídeo outras vezes
Muito obga por isso. Em uma semana de mta ansiedade e de autocontrole para não ter uma crise de ansiedade, com mtos medos, com muitos temas de futuro na mente. Eu vejo isso. E isso acalmou meu coração.
Que vídeo bom!! Concordo 100% com suas reflexões. Obrigada por compartilhá-la 🥰
Muito lúcida! Concordo totalmente.
porque você é a melhor pessoa da terra, ellora? (obrigada por todos os aprendizados.
Eu acredito na busca do sentido ao invés da busca do desempenho. Nós nos dedicamos e fazemos esforço ao que faz sentido para nós. Esse é um ótimo termômetro para saber se estamos indo no caminho certo e na velocidade certa.
06:20 essa parte em que a Ellora diz sobre como a gente fica nessa constante comparação com os outros , como se fosse uma competição, eu tenho esse pensamento, e me pego preso a essa ideia de "competição " , quando eu digo que gosto de ler , desenhar ou assistir animes ou séries que gosto de assistir com pessoas que tem o mesmo gosto, eles sempre me dizem o quão adiantado estão, criando uma noia na minha cabeça que eu devia estar mais avançado, e eu odeio me sentir assim, porque me faz perder o prazer de fazer o que gosto, por conta dessa autossabotagem, eu odeio me sentir assim.
Que vídeo foda!
Eu cheguei em casa após o trabalho totalmente arrasada. Pq ? Pq não atingi a meta. Me martirizando por um acontecimento que nem está só nas minhas mãos, não depende só de mim. Não podemos deixar com que coisas assim nos abale. Obrigada!
Acho que sei quem é e ver a mudança dessa pessoa me deixa mal, me comparo como se devesse fazer o mesmo. Eu sou obcecada por desempenho e tenho tratado isso na terapia. O maior motivo da comparação é o patrimônio que ela construiu.
eu tenho aprendido porque vivi na pele e foi preciso que a minha saúde desse o grito pra eu acordar: Não existe sacrificar o presente pra ter um futuro bom. Acredito em esforço, em dedicação mas são coisas diferentes de sacrificar. Se a gente colhe o que planta, quem planta sacrifício colhe o quê? Realização e felicidade? A conta não fecha.
Obrigada por esse vídeo ❤️❤️❤️ tenho uma vida muito boa, com uma família amorosa, estabilidade financeira, um bom casamento etc. Mas fico deprimida pq ainda não cheguei aonde queria no lado profissional. Vejo que isso é uma perda de tempo pois não é a única face da minha vida. Seu vídeo me ajudou muito!
Eu também amava o canal dessa garota, era tão booom e leve.
Agora se tornou um peso, muito chatoooooo
Finalmente alguém que concorda comigo.
Me inscrevendo em 3, 2, 1
Eu nunca vi ninguem se dar bem na vida fazendo nada ou fazendo muito pouco, se não correr atraz, se não se esforçar, não chega em lugar nenhum.
Eu quero morar nesse vídeo, porque eu penso exatamente da mesma forma.
Me lembro quando tive esse insight de que a vida profissional não é minha meta de vida, saiu um peso das minhas costas porém constantemente as pessoas me veem (minha mãe) como uma pessoa perdida na vida, sendo que pra mim eu só quero aproveitar o que eu puder, existem tantas profissões, tantos lugares, tanta coisa pra fazer...
E recentemente me inscrevi pra um curso técnico gratuito, o primeiro e eu nn passei, me senti extremamente frustrada pq sei o quanto queriam que eu fizesse o curso e mais uma vez nn consegui algo que era de graça. E esse seu vídeo me voltou para o meu foco, obrigada MAIS UMA vez Ellora ❤️✨️
Ellora, ontem eu estava aguardando a minha terapia e fiquei esperando na praça olhando para o chão umas formigas e foi muito revelador. Pense num bicho estúpido que é a formiga, tão micro no macro, andando de um lado para outro, frenética, toda hora mudando de direção e ainda assim não saindo do limite dos, sei lá, 50 centímetros quadrados? Pense num bicho tão FAZER e tão pouco SER. Percebi que essa sou eu, sempre em movimento, dando milhares de pequenos passos, muitas vezes em direção oposta, um anulando o outro. E quando a vida me força parar, me fico dolorida diante da permanência de uma montanha, ou de um açude que mal pude olhar da minha varanda porque me incomodou sua existência pacífica.
muito bom!! acredito muito nessa perspectiva de olhar a vida também, embora por vezes venham momentos de comparação e pressão social para se encaixar nessa sociedade do desempenho. que consigamos continuar priorizando nosso bem estar! o mais contracorrente possível desse sistema doente.
Quando passei no vestibular senti um vazio muito grande dentro de mim. Durante 3 anos, isso foi tudo para mim, eu acordava pensando em vestibular, dormia pensando em vestibular, vivia unica e exclusivamente para isso. O mais doido disso tudo é o tanto que imaginei o como seria bom e como eu me sentiria bem e feliz quando eu chegasse lá. O dia chegou e não foi nada do que imaginava. Hoje, olhando para trás, acho que faria as coisas com um pouco mais de calma, tentando aproveitar mais os pequenos momentos, não abriria mão de tudo para tentar chegar no meu objetivo. Anos depois, entrei numa crise depressiva gigante e durante a terapia minha psicóloga me disse algo que mudou minha forma de enxergar as coisas, ela disse "a mediocridade é uma coisa boa". O que ela tentou me dizer na época e o que eu demorei algum tempo para entender era que a felicidade é um sentimento não se encontra nos grandes momentos e sim do dia a dia, talvez se você aproveitar os pequenos momentos de cada dia, seja saindo com seus amigos, seja comendo um bolo com um cafézinho a tarde, seja se exercitando, seja sentindo tédio num domingo, se você conseguir aproveitar esses pequenos momentos que nos são dados todos os dias eu acredito que você vai ser uma pessoa muito mais feliz e com certeza muito mais produtiva enquanto você não estiver aproveitando a vida :)
Enfim, amei o vídeo!
Eu precisava muito escutar isso! Em um dado momento do vídeo chorei porque senti um peso saindo de mim ao perceber que não precisava me cobrar de ter esse “desempenho” que é vendido. Viva as trajetórias não lineares!!
Eu fico encantada ouvindo essa mulher falar. Que alma!
Seus vídeos me deu um start enorme em como eu me sinto cmg msm, oq eu gosto, pq eu faço enfim, estar cmg msm e fazer as coisas q eu gosto, na maior das vezes a minha companhia é muito boa e tinha me esquecido disso.
Ellora, eu sei que você não vai ver esse comentário. Mas eu chorei muito nos primeiros minutos do vídeo. Eu tô me cobrando muito, muito mesmo. Precisava ouvir isso. MUITO OBRIGADA
Esse diálogo foi tão importante pra mim. Me sinto aliviado por saber que existe você, que inspira e busca a positividade e caminhos mais consciente e leve e compartilha isso pra quem precisa ver e ouvir. Pessoas como você Ellora é extremamente muito importante e necessário, obrigado !!! ❤💚
Quando ela começou a falar eu pensei, será a menina que tem a loja de cadernos? Pq eu amava ela e agora eu to assim com os vídeos kkkkk
Pensei a mesma coisa, precisa nem falar o nome
eu tava precisando ouvir isso
Bom já tive duas clínicas e hoje com 32 anos fechei a cinco meses me realizei de ter tido mas estava perdendo a minha saúde física e emocional não cabia muito tempo para mim de lazer sempre alguém me chamando pedindo algo a sensação que eu tinha era que eu tinham que alimentar várias famílias o exesso de responsabilidade me dava ânsia de vomito e fora às medicações que eu tomava para controlar minha ansiedade não fazia o mesmo efeito vivi assim a 7 anos e a 5 meses mudei minha vida menos é mais hoje me reconheço como pessoa
Não somos nossas falhas, fracassos, fragilidades, erros, quando paramos de nos identificar com toda negatividade que não nos define, o barato é outro, tiramos grandes fardos da nossa lomba... Autoconhecimento é tudo!!
Eu concordo muito com tudo que foi dito. É extremamente válido avaliar esse lado. Aprendi de forma muito dura que não somos insubstituíveis. Então concordo de todo meu coração que não podemos nos resumir em trabalho...
Mas existe um recorte que precisa ser feito. Infelizmente existem pessoas que não tem muita escolha em relação a esse posicionamento. Falo de desigualdade social mesmo. Esse recorte social precisa ser feito.
6:26 Nossa, eu super concordo. Eu tenho essas paranóias que todo mundo está em uma corrida gigantesca, correndo contra o tempo pra lugar nenhum.
Ellora, esse vídeo pra mim só não é um tapa na cara porque eu comecei a perceber essas coisas nos últimos anos. Mas ainda assim é tipo um beliscão, sabe? Um lembrete. Pessoas que estão felizes e não tem mais ambições no trabalho, não ficam noiadas com metas, cara, elas realmente existem. E eu queria ser como elas. Dediquei toda a minha vida pros estudos e trabalho e sinceramente eu tô exausta. Minha maior meta agora é ter paz. Ter uma vida tranquila. Obrigada pelo vídeo, você é incrível.
Fiz 25 anos no dia 27/02 e cara, me cobro MUITO o tempo todo, por conta do meu trabalho, dos meus estudos, de coisas que preciso atingir pra conseguir melhorar de vida financeiramente, é puxado, ainda mais pra eu e boa parte da população brasileira assalariada kkk.
às vezes eu tenho certeza absoluta que é vc que não me deixa entrar em depressão e que me ajuda com minha ansiedade e nóias
Também concordo, acho que precisa haver esse equilíbrio pra nossa saúde mental, saber o que é importante e o que realmente não dá pra abrir mão, tipo: eu realmente quero trabalhar em algo que amo, mas quero ter tempo pra outras coisas também como estar com a minha família, fazer coisas que eu gosto e que são importantes, mesmo que esse tempo seja pequeno, mas que seja de qualidade e que eu não abra mão disso. Pq é parte de quem eu sou.
Já prestei concurso militar, eu queria passar literalmente o dia estudando, só que tinha outras coisas que eu precisava fazer, tipo ajudar nas atividades domésticas, mas eu só queria estudar e aí vinha as cobranças por não estar ajudando, e quando eu estava fazendo outra coisa, tipo ajudando meus pais em algo, eu me sentia culpada pq não estava estudando e acabei entrando num ciclo de frustração que até hoje ainda tem um pouco em mim
Eu procrastinei muito p/ ver esse vídeo e ainda bem, pq hoje ele fez um sentido imenso p/ mim, talvez meses atrás não faria. Obrigada Elloha, suas palavras trouxeram muito conforto.❤
A pessoa fica feliz de bater cada meta dela, uma felicidade momentânea, uma semana depois tudo volta ao normal. Não devemos fazer tudo pra realizar nossas metas ou nossos sonhos tão intensamente assim, esperando valer a pena quando conquistados, devemos fazer um pouco aqui, um pouco ali, no dia a dia, mas a meta principal deve ser fazer tudo para realizar o nosso dia hoje, nos sentirmos bem hoje, felizes hoje, terminar o dia totalmente satisfeitos com a nossa vida que escolhemos construir a cada minuto, as metas passam a ser consequências disso tudo, e, quando conquistarmos algo e a vida voltar ao normal, a vida pode continuar sendo bela.
Falácia, falácia completa e absurda... Perfeira Ellora, perfeita ♡
É muito chato essa questão da idade mesmo, de ouvir dentro do meio familiar mesmo em tom de deboche "Você é nova, o que você sabe da vida?" "Nessa estrada que você está passando eu já fui e voltei faz tempo" Como se sua existência não acrescentasse em nada sabe?! Como se o mundo paralisasse e as coisas não mudassem. Alguns mais velhos infelizmente acham que o tempo parou e não tem mais nada pra aprender, mas a gente aprende todo dia né?! Com qualquer um, independente da idade.
Uau! Já assisti esse vídeo umas 3 vezes!! Caiu perfeitamente para mim, nossa! Obrigada por compartilhar conosco esse seu pensamento
Disse verdades, isso de ficar sério parecer mais velho e etc além do fato de que ter hobbies, se divertir e etc acaba sendo sinônimo de fazer pouco em outras areas
Eu sei exatamente sobre quem vc tá falando, eu acompanhava também e no dia que entrei no canal dela novamente tive o mesmo choque e a mesma crise. Absurdo como a mudança de perspectiva reflete na vida da pessoa, espero que ela não sofra quando cair na realidade :(
UFFA, alguemmm botou pra fora o que tava na minha garganta...por pura ansiedade.
Eu precisava desse vídeo e nem sabia💛
Como celetista, esse vídeo me caiu como uma luva. Já me inscrevi. Gratidão!