Ótimo vídeo brother! Nunca comprei fita de cobre porque parece que tem ouro na fita de tão cara, eu só faço com papel alumínio. Compro aqueles quadrados de colocar em fogão pois ao contrário dos de rolos, não oxidam, embora seja mais difícil preencher as cavidades por não serem tão flexíveis, mas para mim o resultado fica 100% satisfatório.
Se usar uma malha metálica já bloqueia a interferência na faixa audível, eu acho só o alum´´inio muito frágil, acho bem maleável, e usei muito pouca resina para a casca ter o contato perfeito por simples contato físico entre as partes de alumínio. Usei de 3 à 4 camadas pois também usei o rolo pra fogão e por ter sido para um cliente que pagou pelo material, fiz bem bonita, testando a continuidade para evitar ground loop e claro isolando a fase do circuito da guitarra com tudo, inclusive a casca no mesmo gnd. Obrigado pelo feedback. Abraço.
@@mbsmmn Fiz tudo por contato, com uma malha de tiras de aluminio por cima e com dobras nas bordas e com multiplas camadas... de 3 a 4... já que o material foi fornecido pelo cliente e era barato. Testei a continuidade com multimetro.
Sim, os captadores entregam o sinal desbalanceado, têm um hot e um gnd, use o gnd como terra, certifique-se que toda a blindagem esteja ligada no gnd que é só sucesso. Vai reduzir bastante o ruído mas não é só a blindagem que faz esse papel... têm a rede, os captadores, enfim... a blindagem resolve as interferências magnéticas no instrumento :)
Que vídeo top meu amigo. Mim tire uma dúvida por favor. Quando estou tocando de frente para meu amp, a minha stratocaster gera muito ruído. Pode mim dar um dica para que isso acabe, ou pelo menos diminua? Nn posso sair de perto do amp, haja visto usar o seu drive e chorus com muita frequência. Obs: toco na igreja.
Muito obrigado amigo, a strato com captador single funciona como uma antena direcional na direção que os imãs apontam... se você apontar a frente da guitarra para uma lâmpada, para o ampli ou para um equipamento vai pegar interferência... quando ligar a guita... gire 360 graus e veja os pontos com menos interferência onde você toca e use eles... a blindagem na strato ajuda muito pra reduzir o ruído, recomendo... se a rede for ruim... use um No-Break de acordo com a potência do ampli... todas essas dicas ajudam a reduzir o ruído na strato. Blindar melhorou muito o som dessa Dolphin.
@@danielviana1267 E aí Tapioca, acho que vc tocou na sua igreja nesse find... deu certo? Qual dica funcionou pra vc? Todas? Vai precisar blindar? Aqui eu uso uma combinação de todas as dicas, mas a minha strato atual é silenciosa e não precisou blindar... Apontou a guita e achou o canto silencioso? Me conte o que deu certo pra vocÊ. Abraço!
@@GuitarSoundBrazil toquei sim, descobri que si eu virar a guitarra a esquerda do amp o ruído diminui muito. abri a guitarra pra ver o tipo de blindagem e descobri que é de grafite
@@danielviana1267 essa guita do vídeo estava com a tal pintura eletrostática de grafite tb mas não funcionava... e depende mto se a pessoa que fez sabe a receita certa da tinta eletrostática e ligou tudo certo no circuito... enfim... eu recomendo metal mesmo pra blindagem... alúminio ou cobre... metal... tudo bem ligado no circuito... nunca vi cabo blindado por pintura, só com malha de metal na blindagem... mas a tinta é prática, e claro, existem os defensores da tinta... mas só testando ela pra dizer se funciona mesmo... ela teria que dar continuidade no multímetro para estar funcionando... e fechar circuito pra formar a casca certa para uma gaiola de Faraday... se a tinta não conduzir... limpa e aplica um papel alúminio que é barateza e certo que funciona. Esse cara mostra a tinta quando dá certo e como fazer/testar, se não estiver assim igual a dele... tá errado :) : ua-cam.com/video/-YZdUGWszKU/v-deo.html :)
Eu particularmente, para evitar curtos, isolo todos os terminais "hot" porque a blindagem está ligada no gnd... em princípio, o cuidado é o "de sempre".
Massa... nāo deixe de ver as dicas aqui... o passo a passo... e revise o aterramento da sua strato... é um fio ligado entre a ponte e as molas dela na tampa traseira... as vezes ele solta e fica f0d4 mesmo... super normal esse problema. Obrigado pelo feedback... é noise! :)
Beleza amigo, olha... vc pode testar... mas onde têm metal e magnetismo algum tipo de efeito e interferências são possíveis... MAS, se vc aterrar esse escudo no gnd/lado de fora do jack, aí todas as peças "neutras" ficam no mesmo potencial e com certeza sem o famoso ground loop... mas eletrônica é só na prática... só testando, quando vê vêm um "ruído do bem", ruído nem sempre é ruim... dependendo da guita puxa o gnd da ponte. Enfim, se der ruído ruim, aterre o escudo. :)
@@GuitarSoundBrazil então minha uma ibanez rgx40 HSS eu mesmo que fiz um uma chapa anti-derrapante o que sinto é um só metálico nela , um médio meio que rachando mais não sempre, isso com efeito de driver, mais pode ser só uma impressão minha tbm kkkk. Mais valeu pela dica c vou colocar o terra e vemos abraços
Fazendo esse trabalho o amplificador da guitarra tem que ter fio terra tb? Além das tomadas que forem usar da residencia tb??? Tipo... caso contrário não teria saída e não funcionaria?
A blindagem funciona para interferência, se vc usa captador single comum, ao apontar a guitarra pra tv, pros pedais, pro ampli ou para lampadas ele capta direcionalmente a interferência desses aparelhos, além do ruído de fundo de radiofrequência. O sinal da guitarra é não balanceado e nesse caso o aterramento é vc que toca na ponte e cordas que estão conectadas à blindagem. No caso dos amplis... eu tenho 4 amps, não uso nenhum aterrado pq minha rede é boa e eu não uso eles no limite, se sua rede é ruim um filtro ou nobreak ajudam. Se você usar seu ampli muito no limite o excesso de corrente vai demandar um aterramento, mas o aterramento da sua casa têm que ser de verdade pelas normas técnicas, enfim, se o amplificador possuir aterramento com 3 plugs... é só ligar na tomada mas se ele não tem 3 pinos... dá para puxar o aterramento direto do chassis, mas você têm que conhecer a sua instalação em casa e saber qual dos 3 pinos é o terra na sua tomada e entender como fazer isso, enfim, o ampli possui 2 pinos e se você puxar o terra do chassis irá resolver... mas recomendo você estudar antes de fazer isso. Enfim, quando se trata de rede podem ser vários fatores e se sua rede é zuada um filtro ou nobreak ajudam, mas o legal é aliar, filtro/nobreak, aterramento correto e blindagem. Como minha rede aqui é boa só a blindagem resolve meus problemas de interferências. :)
@@bennermarcondes olha... o aterramento correto evita cargas parasitas e que você tome choque ao tocar nos aparelhos... se o chassis, microfone, cordas da guitarra dá choque é um bom sinal de que o aterramento está ruim... já a microfonia... você tem que ajustar seu ganho e volume, comece diminuindo o ganho, e também tocar um pouco mais afastado do amplificador ou evitar mirar diretamente os microfones e captadores pro alto-falante.
Você pode usar pedaços grandes que se conectem por contato, sem cola, a cola pode isolar, e depois fazer tiras e colar com fita por cima, formando uma malha, você pode conectar tudo por contato, unindo as partes com dobras por exemplo ou com a malha por cima do metal. Tudo por contato, se tudo estiver aterra e em contato, ok. :)
@@GuitarSoundBrazil Poderia ser forrando toda a cavidade e depois passando uma tira de alumínio por eles meio que ligando todos por essa tira pra garantir que todos estejam ligados um no outro? Além das dobras entre eles Preciso fazer na parte de trás tbm msm? Kk n queria desmontar atrás pois não manjo tanto e tenho medo de desregular algo
@@juniormagno7377 uma camada está ótimo, precisa ligar todas as peças e tudo deve estar ligado ao aterramento, se você não ligar tudo você cria um "ground loop" que pode gerar interferência, portanto conecte tudo que irá formar a casca e cavidade e conecte aos pontos mais próximos que o aterramento está, ponte, jack de saida, molas... se tudo estiver em contato e aterrado, até com inspeção visual tu confere. :)
o multimetro precisa mostrar 0,01 ou pode variar? eu usei uma fita aluminio adesiva e acho q a cola atrapalha, pois o valor do multimetro fica variando e ele apita, para d apitar e depois volta
Voce pode remendar com papel aluminio por cima e fita isolante, é só unir de forma contínua os contatos limpos(sem cola) entre os pedaços que formam a sua carcaça. O meu multimetro considera continuidade acho que até 20 ou 50 ohms de variação.
Olá, sim, mas só o suficiente para segurar o papel alumínio... porque têm que haver contato entre os pedaços de papel alumínio, senāo, a cola vai atuar como isolante e queremos que tudo tenha continuidade na hora de testar com o multímetro.
Eu nao consegui entender a parte de estar tudo interligado. Tipo se o aluminio encostar em tudo na eletrica os polos positivos e negativos vao se encostar e anular algumas funcoes nao vao nao ? queria muito falar com vc porq to querendo muito fazer na minha e so gostei do jeito q vc ensina. seria possivel me dar essa ajuda/?
Toda a casca têm de ter suas partes interligadas e possuir contituídade, isto é, a casca têm que ter todas suas partes ligadas entre si no mesmo potencial como se fosse contínua e tudo deverá estar ligado SOMENTE ao circuito do aterramento ou GND da guitarra. Você pode testar isso com o teste de resistência do multímetro ou com seu verificador de continuídade, a casca deverá ter todas suas partes interligadas entre si e aterradas para não haver ground loop, que é quando uma das peças que formam a casca está desconectada/isolada da casca e acaba carregada gerando capacitância parasita e arruinando sua blindagem, por isso usar somente a cola suficiente e fazer com que as partes sem cola estajam todas com o maior contato possível, moldando o alumínio e deixando as partes em contato físico simples, sem soldas. Se toda a casca estiver interconectada como se fosse tudo contínuo e aterrada adequadamente ao gnd do instrumento, a blindagem funcionará corretamente. Resumindo, a casca terá que acusar continuídade, e ser estritamente aterrada, você pode isolar a fase do circuito antes de blindar porquê você sô vai usar o GND da guitarra que será conectado à casca da blindagem, assim, toda interferência irá sumir indo embora pelo aterramento. Abraço
@@venanciotavares930 cara, assiste o vídeo que tá beeeem explicado ali, o gnd é aterramento da guitarra, é a parte do circuito dakele fio preto ligado no backplate onde estão as molas, na casca externa dos potenciomêtros, na ponte, eu mostro todos no vídeo... Que guitarra vc têm? Vc pode procurar o circuito dela no google e ver onde fica o gnd, ground ou aterramento. Mas na duvida... A ponte do intrumento é sempre ligada no aterramento. Pesquise o circuito do seu instrumento, não vá ligar tudo em curto-circuito, isole a fase e liga toda blindagem somente no gnd, o gnd faz com que ao vc tocar as cordas.o ruído diminúa ao ser aterrado. O meu vídeo está bem claro quanto a isso.
@@venanciotavares930 Brother GND é o Ground ou Terra, é o ponto de aterramento onde todos os fios terra são soldados, por exemplo a carcaça dos potenciômetros ou a ponte da guitarra. Na blindagem depois de toda a cavidade estar preenchida tem que ter uma ponta de fio conectado no alumínio e a outra conectada no fundo da carcaça do potenciômetro.
Top
Ótimo vídeo brother! Nunca comprei fita de cobre porque parece que tem ouro na fita de tão cara, eu só faço com papel alumínio. Compro aqueles quadrados de colocar em fogão pois ao contrário dos de rolos, não oxidam, embora seja mais difícil preencher as cavidades por não serem tão flexíveis, mas para mim o resultado fica 100% satisfatório.
Se usar uma malha metálica já bloqueia a interferência na faixa audível, eu acho só o alum´´inio muito frágil, acho bem maleável, e usei muito pouca resina para a casca ter o contato perfeito por simples contato físico entre as partes de alumínio. Usei de 3 à 4 camadas pois também usei o rolo pra fogão e por ter sido para um cliente que pagou pelo material, fiz bem bonita, testando a continuidade para evitar ground loop e claro isolando a fase do circuito da guitarra com tudo, inclusive a casca no mesmo gnd. Obrigado pelo feedback. Abraço.
Como efetuou a soldagem dos fios ja que o alumínio não pega solda
@@mbsmmn Fiz tudo por contato, com uma malha de tiras de aluminio por cima e com dobras nas bordas e com multiplas camadas... de 3 a 4... já que o material foi fornecido pelo cliente e era barato. Testei a continuidade com multimetro.
Essa não é a piscina? Você que colocou esses blocos onde vão os captadores ou ela veio assim peça única? Pesada?
É só assistir o vídeo até o final e prestar atençāo nos detalhes, está tudo descrito aí... Obrigado.
estou querendo fazer esse experimento com o meu baixo, como posso fazer o aterramento nele?
Sim, os captadores entregam o sinal desbalanceado, têm um hot e um gnd, use o gnd como terra, certifique-se que toda a blindagem esteja ligada no gnd que é só sucesso. Vai reduzir bastante o ruído mas não é só a blindagem que faz esse papel... têm a rede, os captadores, enfim... a blindagem resolve as interferências magnéticas no instrumento :)
@@GuitarSoundBrazil o meu baixo é um precision da strinberg passivo, como localizar o gnd para que assim eu possa liga-la a blindagem? abraço!
@@joseosmar8017 a ponta do cabo, do jack, é o hot... as carcaças dos potenciometros, ponte e o lado de fora do jack é o gnd. :)
Que vídeo top meu amigo. Mim tire uma dúvida por favor. Quando estou tocando de frente para meu amp, a minha stratocaster gera muito ruído. Pode mim dar um dica para que isso acabe, ou pelo menos diminua? Nn posso sair de perto do amp, haja visto usar o seu drive e chorus com muita frequência. Obs: toco na igreja.
Muito obrigado amigo, a strato com captador single funciona como uma antena direcional na direção que os imãs apontam... se você apontar a frente da guitarra para uma lâmpada, para o ampli ou para um equipamento vai pegar interferência... quando ligar a guita... gire 360 graus e veja os pontos com menos interferência onde você toca e use eles... a blindagem na strato ajuda muito pra reduzir o ruído, recomendo... se a rede for ruim... use um No-Break de acordo com a potência do ampli... todas essas dicas ajudam a reduzir o ruído na strato. Blindar melhorou muito o som dessa Dolphin.
@@GuitarSoundBrazil grato demais pela sua atenção 🙏 obrigado
@@danielviana1267 E aí Tapioca, acho que vc tocou na sua igreja nesse find... deu certo? Qual dica funcionou pra vc? Todas? Vai precisar blindar? Aqui eu uso uma combinação de todas as dicas, mas a minha strato atual é silenciosa e não precisou blindar... Apontou a guita e achou o canto silencioso? Me conte o que deu certo pra vocÊ.
Abraço!
@@GuitarSoundBrazil toquei sim, descobri que si eu virar a guitarra a esquerda do amp o ruído diminui muito. abri a guitarra pra ver o tipo de blindagem e descobri que é de grafite
@@danielviana1267 essa guita do vídeo estava com a tal pintura eletrostática de grafite tb mas não funcionava... e depende mto se a pessoa que fez sabe a receita certa da tinta eletrostática e ligou tudo certo no circuito... enfim... eu recomendo metal mesmo pra blindagem... alúminio ou cobre... metal... tudo bem ligado no circuito... nunca vi cabo blindado por pintura, só com malha de metal na blindagem... mas a tinta é prática, e claro, existem os defensores da tinta... mas só testando ela pra dizer se funciona mesmo... ela teria que dar continuidade no multímetro para estar funcionando... e fechar circuito pra formar a casca certa para uma gaiola de Faraday... se a tinta não conduzir... limpa e aplica um papel alúminio que é barateza e certo que funciona. Esse cara mostra a tinta quando dá certo e como fazer/testar, se não estiver assim igual a dele... tá errado :) : ua-cam.com/video/-YZdUGWszKU/v-deo.html :)
O Jack blindado não pode da curto?
Eu particularmente, para evitar curtos, isolo todos os terminais "hot" porque a blindagem está ligada no gnd... em princípio, o cuidado é o "de sempre".
Valeu amigo obrigado pela dica
Vou fazer com a minha strato tá um barulho orrivel insuportável só para quando eu pego no braço
Massa... nāo deixe de ver as dicas aqui... o passo a passo... e revise o aterramento da sua strato... é um fio ligado entre a ponte e as molas dela na tampa traseira... as vezes ele solta e fica f0d4 mesmo... super normal esse problema. Obrigado pelo feedback... é noise! :)
Amigão um escudo de alumínio na guitarra da interferência nos captadores??
Beleza amigo, olha... vc pode testar... mas onde têm metal e magnetismo algum tipo de efeito e interferências são possíveis... MAS, se vc aterrar esse escudo no gnd/lado de fora do jack, aí todas as peças "neutras" ficam no mesmo potencial e com certeza sem o famoso ground loop... mas eletrônica é só na prática... só testando, quando vê vêm um "ruído do bem", ruído nem sempre é ruim... dependendo da guita puxa o gnd da ponte. Enfim, se der ruído ruim, aterre o escudo. :)
@@GuitarSoundBrazil então minha uma ibanez rgx40 HSS eu mesmo que fiz um uma chapa anti-derrapante o que sinto é um só metálico nela , um médio meio que rachando mais não sempre, isso com efeito de driver, mais pode ser só uma impressão minha tbm kkkk. Mais valeu pela dica c vou colocar o terra e vemos abraços
Siga o canal e Veja como funciona o microfone dinâmico: ua-cam.com/video/y3dJDl-2IDo/v-deo.html
Fazendo esse trabalho o amplificador da guitarra tem que ter fio terra tb? Além das tomadas que forem usar da residencia tb??? Tipo... caso contrário não teria saída e não funcionaria?
A blindagem funciona para interferência, se vc usa captador single comum, ao apontar a guitarra pra tv, pros pedais, pro ampli ou para lampadas ele capta direcionalmente a interferência desses aparelhos, além do ruído de fundo de radiofrequência. O sinal da guitarra é não balanceado e nesse caso o aterramento é vc que toca na ponte e cordas que estão conectadas à blindagem. No caso dos amplis... eu tenho 4 amps, não uso nenhum aterrado pq minha rede é boa e eu não uso eles no limite, se sua rede é ruim um filtro ou nobreak ajudam. Se você usar seu ampli muito no limite o excesso de corrente vai demandar um aterramento, mas o aterramento da sua casa têm que ser de verdade pelas normas técnicas, enfim, se o amplificador possuir aterramento com 3 plugs... é só ligar na tomada mas se ele não tem 3 pinos... dá para puxar o aterramento direto do chassis, mas você têm que conhecer a sua instalação em casa e saber qual dos 3 pinos é o terra na sua tomada e entender como fazer isso, enfim, o ampli possui 2 pinos e se você puxar o terra do chassis irá resolver... mas recomendo você estudar antes de fazer isso. Enfim, quando se trata de rede podem ser vários fatores e se sua rede é zuada um filtro ou nobreak ajudam, mas o legal é aliar, filtro/nobreak, aterramento correto e blindagem. Como minha rede aqui é boa só a blindagem resolve meus problemas de interferências. :)
@@GuitarSoundBrazil Ricardo obrigado pelo retorno! Só de ter um bom aterramento, já ajuda na microfonia? Ou não?
@@bennermarcondes olha... o aterramento correto evita cargas parasitas e que você tome choque ao tocar nos aparelhos... se o chassis, microfone, cordas da guitarra dá choque é um bom sinal de que o aterramento está ruim... já a microfonia... você tem que ajustar seu ganho e volume, comece diminuindo o ganho, e também tocar um pouco mais afastado do amplificador ou evitar mirar diretamente os microfones e captadores pro alto-falante.
Consigo fazer sem ter multímetro?
Tem alguma forma de eu saber que todas as partes estão interligadas sem ele?
Você pode usar pedaços grandes que se conectem por contato, sem cola, a cola pode isolar, e depois fazer tiras e colar com fita por cima, formando uma malha, você pode conectar tudo por contato, unindo as partes com dobras por exemplo ou com a malha por cima do metal. Tudo por contato, se tudo estiver aterra e em contato, ok. :)
@@GuitarSoundBrazil Poderia ser forrando toda a cavidade e depois passando uma tira de alumínio por eles meio que ligando todos por essa tira pra garantir que todos estejam ligados um no outro? Além das dobras entre eles
Preciso fazer na parte de trás tbm msm? Kk n queria desmontar atrás pois não manjo tanto e tenho medo de desregular algo
@@juniormagno7377 uma camada está ótimo, precisa ligar todas as peças e tudo deve estar ligado ao aterramento, se você não ligar tudo você cria um "ground loop" que pode gerar interferência, portanto conecte tudo que irá formar a casca e cavidade e conecte aos pontos mais próximos que o aterramento está, ponte, jack de saida, molas... se tudo estiver em contato e aterrado, até com inspeção visual tu confere. :)
o multimetro precisa mostrar 0,01 ou pode variar? eu usei uma fita aluminio adesiva e acho q a cola atrapalha, pois o valor do multimetro fica variando e ele apita, para d apitar e depois volta
Voce pode remendar com papel aluminio por cima e fita isolante, é só unir de forma contínua os contatos limpos(sem cola) entre os pedaços que formam a sua carcaça. O meu multimetro considera continuidade acho que até 20 ou 50 ohms de variação.
Você usa coloca de contato ?
Olá, sim, mas só o suficiente para segurar o papel alumínio... porque têm que haver contato entre os pedaços de papel alumínio, senāo, a cola vai atuar como isolante e queremos que tudo tenha continuidade na hora de testar com o multímetro.
@@GuitarSoundBrazil fiz aquela blindagem básica do escudo com uma cola branca e deu certo KK lixei a região ela ficou áspera e deu certo.
Que tipo de cola vc usou ;; ?
Cola de sapateiro, do tipo adesiva... é só passar um secador de cabelo que ela saí caso precise reverter :)
Eu nao consegui entender a parte de estar tudo interligado. Tipo se o aluminio encostar em tudo na eletrica os polos positivos e negativos vao se encostar e anular algumas funcoes nao vao nao ? queria muito falar com vc porq to querendo muito fazer na minha e so gostei do jeito q vc ensina. seria possivel me dar essa ajuda/?
Toda a casca têm de ter suas partes interligadas e possuir contituídade, isto é, a casca têm que ter todas suas partes ligadas entre si no mesmo potencial como se fosse contínua e tudo deverá estar ligado SOMENTE ao circuito do aterramento ou GND da guitarra. Você pode testar isso com o teste de resistência do multímetro ou com seu verificador de continuídade, a casca deverá ter todas suas partes interligadas entre si e aterradas para não haver ground loop, que é quando uma das peças que formam a casca está desconectada/isolada da casca e acaba carregada gerando capacitância parasita e arruinando sua blindagem, por isso usar somente a cola suficiente e fazer com que as partes sem cola estajam todas com o maior contato possível, moldando o alumínio e deixando as partes em contato físico simples, sem soldas. Se toda a casca estiver interconectada como se fosse tudo contínuo e aterrada adequadamente ao gnd do instrumento, a blindagem funcionará corretamente. Resumindo, a casca terá que acusar continuídade, e ser estritamente aterrada, você pode isolar a fase do circuito antes de blindar porquê você sô vai usar o GND da guitarra que será conectado à casca da blindagem, assim, toda interferência irá sumir indo embora pelo aterramento. Abraço
@@GuitarSoundBrazil aonde fica esse GND? E Oque significa GND?
@@venanciotavares930 cara, assiste o vídeo que tá beeeem explicado ali, o gnd é aterramento da guitarra, é a parte do circuito dakele fio preto ligado no backplate onde estão as molas, na casca externa dos potenciomêtros, na ponte, eu mostro todos no vídeo... Que guitarra vc têm? Vc pode procurar o circuito dela no google e ver onde fica o gnd, ground ou aterramento. Mas na duvida... A ponte do intrumento é sempre ligada no aterramento. Pesquise o circuito do seu instrumento, não vá ligar tudo em curto-circuito, isole a fase e liga toda blindagem somente no gnd, o gnd faz com que ao vc tocar as cordas.o ruído diminúa ao ser aterrado. O meu vídeo está bem claro quanto a isso.
@@venanciotavares930 Brother GND é o Ground ou Terra, é o ponto de aterramento onde todos os fios terra são soldados, por exemplo a carcaça dos potenciômetros ou a ponte da guitarra. Na blindagem depois de toda a cavidade estar preenchida tem que ter uma ponta de fio conectado no alumínio e a outra conectada no fundo da carcaça do potenciômetro.