Execelente explicação a qual difere de todas as pesquisas que fiz na internet. Todos explicam a mesma coisa, mesmo conteúdo, porém essa foi mais detalhada.
Professora, muito obrigado por todo o conteúdo. Graças aos seus vídeos consegui destravar meu projeto de pesquisa. Muito grato mesmo, parabéns pelo lindo trabalho.
Oi, Jorge! Se você fala dos procedimentos metodológicos, eles também devem aparecer na metodologia da sua pesquisa. Muito obrigada pela sua presença. Abraço.
@@MetodologiaDescomplicada na realidade a minha questão se referia aos métodos indutivo, dedutivo, hipotético dedutivo, dialeto. Onde este tipo de métodos entram? Obrigado por responder.
Oi, Jorge! Não são todas as áreas utilizam essa classificação na metodologia. É importante que você consulte os artigos da sua área para entender como eles costumam inserir esse tipo de classificação no texto.
Oi, Marcos! Qualitativa e quantitativa é a classificação com relação à natureza da pesquisa. Explico neste vídeo: ua-cam.com/video/QQ7yaKynzSw/v-deo.html Muito obrigada pela presença. Abraço.
Muito obrigado pelo conteudo! Me tira uma duvida, é possivel ter o mesmo trabalho com natureza exploratoria e descritiva utilizando metodos quantitativos e qualitativos?
Oi, Israel! Pode sim, exploratória e descritiva ao mesmo tempo e quali-quantitativa. Tem um vídeo aqui no canal onde dou exemplos de quali-quanti. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vindo. Abraço.
Professora, meu tema do mestrado é: Análise Linguística fundamentada na abordagem da educação científica no ensino básico. Essa articulação entre ensino de língua portuguesa e educação científica constitui um novo paradigma educacional, especialmente por ser influenciada pela Linguística sistêmico-funcional. Posso classificá-la como exploratória e descritiva? Não apliquei, mas transcrevi as aulas videogravadas e arquivadas no banco de dados do grupo de pesquisa. Nesse caso, o procedimento é documental?
Oi, Rhoselly! Pela sua explicação, concordo com essa tipologia que você fez: exploratória, descritiva e documental. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Oi, Carolina! Se o estudo está tratando de um assunto que precisa ser mais explorado pela literatura, pode-se considerar exploratório. Para ser uma pesquisa descritiva teria que descrever um objeto de estudo por meio de dados. Agradeço sua presença. Bjs.
Meu tema é: Ludicidade: jogos e brincadeiras como ferramentas para o desenvolvimento infantil, é um tema que tem bastante publicações, mas queria fazer uma pesquisa de campo usando um questionário para saber a opinião dos professores acerca da utilização desses recursos em sala de aula para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, nesse caso seria uma pesquisa descritiva e exploratória?
Oi, Brenda! Eu consideraria descritiva, mas é possível que você encontre autores que defendam que ela também seja exploratória. Eu só considero exploratória quando é um assunto bem novo com poucas publicações. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Pode me explicar uma coisa professora? O tema do meu TCC é "Aplicabilidade prática da Sociedade 5.0 em conexão com a nova Gestão de Pessoas". Minha orientadora disse para que eu faça uma pesquisa exploratória. Qual a sua opinião. Muito obrigado!!
Carlos, faz todo sentido fazer uma pesquisa exploratória quando você está estudando algo novo, no caso você vai pesquisar para entender um novo campo. Acredito que sociedade 5.0 e sua conexão com Gestão de Pessoa está coerente com uma pesquisa exploratória. Desejo sucesso. Abraço.
Oi, Mabli! Eu tenho um vídeo específico sobre os verbos para objetivos. Está neste link: ua-cam.com/video/Q-9y18M1aAI/v-deo.html Desejo sucesso na sua pesquisa. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
são os três escopos, né? mas me tira uma dúvida...qual a diferença de causal, experimental e explicativo ? pq a professora da faculdade usa como os três escopos descritivo, exploratório e experimental, mas já vi num livre descrito, exploratório e causal e agora é vc colocando explicativo...rs
Oi, Noan! As classificações dos métodos de pesquisa divergem de autor para autor e principalmente de área para área. A pesquisa explicativa é baseada, em regra, em experimentos e estuda a relação de causa e efeito. Selecione um autor que você acha que tem boa aderência à sua área e adote a tipologia dele. Não vai existir o certo e errado. Se você tiver a base teórica, consegue defender a classificação (nomenclatura) adotada que melhor atenderá ao objetivo do seu estudo. Desejo sucesso. Abraço.
Olá, tudo bem? Amei o vídeo, mas estou com muita dúvida na minha pesquisa, trata-se de uma análise sobre os refugiados que migram por motivos de violação dos direitos humanos, título: "Refúgio, e violação dos direitos sociais, econômicos, e culturais como fonte de violação de direitos humanos, sob a luz da declaração de Cartagena de 1984", sendo uma pesquisa bibliográfica. Não há muitossss autores endossando isso, eu iria usar o levantamento bibliográfico, junto com argumentação jurídica. Seria exploratória? E seria qualitativa?
Oi, Wagner! Se esse assunto realmente foi pouco explorado até hoje, então você pode classificar como exploratória. Pesquisa bibliográfica é apenas pesquisa bibliográfica, não requer outras classificações como qualitativa, mas vejo alguns autores colocando isso no método. Abraços.
@@MetodologiaDescomplicada muito obrigado mesmo, fico muito feliz. O seu trabalho é ímpar, além de postar vídeos incríveis, ainda tira dúvidas nos comentários. Só tenho a agradecer, por mais profissionais e seres humanos como vc 👏🏻👏🏻👏🏻. Fica com deus, e um cordial abraço.
Boa noite! Tô elaborando um projeto de pesquisa como o tema O desmatameto das margens do Rio Parnaíba no Município de Santa Quitéria-MA: Causas e consequências. Posso utilizar a pesquisa exploratória pra esse tema?
Oi, José Carlos! Se este assunto de causas e consequências do desmatamento for um assunto com pouco conhecimento acumulado você pode considerar exploratória. No primeiro momento eu considero claramente como pesquisa descritiva. Obrigada pela presença aqui no canal. Abraço.
Boa noite, Fábio! Se você estiver escrevendo sobre um assunto pouco explorado você pode classificar como exploratória. A pesquisa descritiva tem objeto de estudo. Ela vai além da bibliográfica.
Se for um assunto que tem pouca publicação científica pode sim considerar exploratória. Se esse assunto já foi estudando por muito outros pesquisadores, você classifica apenas como de revisão bibliográfica. É bom vc ver tb com seu orientador (a) porque não existe uma unanimidade nesse conceito de exploratória.
Bom dia, Janaína! Sim, na pesquisa quantitativa você levanta a hipótese ou mais de uma e testa essas hipóteses por meio de análise estatística. A hipótese é gerada a partir da literatura do assunto. Bjs
Boa tarde, Carlos! A pesquisa descritiva tem um foco diferente da pesquisa explicativa. Enquanto a pesquisa descritiva vai descrever características de um contexto ou amostra, a pesquisa explicativa explica a razão das coisas. São focos diferentes,
Boa Noite! Amei o vídeo, mas mesmo assim não consigo definir minha pesquisa, ora acho que seja descritivo, ora acho que seja exploratória. Título da pesquisa (REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IFPB: análise tipológica das produções científicas depositadas), Penso que seja descritiva?
Professora, me tira uma duvida, por gentiliza! Meu orientador nao soube me responder. Eu fiz uma pesquisa de campo durante meu estagio de pedagogia. No entanto, ao terminar a displina do estagio eu tive que criar um relatório relatando tudo o que apliquei. Nesse sentido, vou aproveitar esse relatório para fazer uma pesquisa documental. (Uma estrategia de nao passar pelo CEP). Minha duvida é se minha pesquisa caracteriza como exploratória, pois indiretamente eu tive contato com o fenômeno estudado. Essa duvida surgiu, estou perdida. Meu tema é pouco explorado .
Bom dia, Simone! Para ser exploratória não é necessária uma interação com o fenômeno. O que caracteriza a exploratória é realmente ser um tema que tenha pouca literatura publicada. Bjs.
Meu tema é: "Como foi a participação da mulher no cangaço e quis importancia da trazer a perspectiva delas para a história?" Nesse caso será exploratória e descritiva? Não pretendo fazer questionários nem entrevistas, mas usarei entrevistas já gravadas como base também
Oi, Rita! Se for um assunto com pouca publicação você pode sim considerar exploratória. Pelo que você disse, é sim descritiva. Muito obrigada pela presença aqui no canal. Abraço.
Boa tarde, a minha pesquisa tem o objetivo de avaliar e comparar a eficiência de determinados materiais para uma determinada função, então seria um pesquisa quantitativa descritiva?
Oi, Victória! Muito importante você tirar essa dúvida com o prof. orientador do trabalho, no entanto, se você vai testar grupos diferentes de materiais e avaliar os resultados, ela se encaixa melhor como uma pesquisa explicativa. Pelo que entendi você vai fazer experimento. Experimento geralmente é explicativo. Desejo sucesso. Abraço.
Excelente explicação, clara, objetiva e esclarecedora, muito obrigado!
Muito obrigada, Otavio! Desejo muito sucesso na sua pesquisa. Seja sempre bem-vindo ao canal. Abraço.
Excelente explicação. Entendi perfeitamente as diferenças das três pesquisas
Que bom, Thais! Obrigada pela presença. Seja sempre bem-vinda. Abraços.
Mulher eu te amo obg por esclarecer ❤️e o sotaque é lindo
Muito obrigada, Rosalia! Seja muito bem-vinda ao canal. Abraço.
Execelente explicação a qual difere de todas as pesquisas que fiz na internet. Todos explicam a mesma coisa, mesmo conteúdo, porém essa foi mais detalhada.
Muito obrigada, André! Seja sempre bem-vindo ao canal. Abraço.
Muito obrigada! Eu assino o gran cursos mas não estava entendendo pela vídeo aula dele, corri pro yt e seu vídeo me elucidou muito!! Obg
Que bom! Fico feliz em saber que o vídeo foi útil. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Eu também
Eu amo essa professora! Obrigada por todo conhecimento compartilhado!
Muito obrigada, Victoria! Fico feliz em saber que os vídeos ajudam de alguma forma. Desejo sucesso. Abraço.
Excelente explicação. Objetiva e clara. Parabéns
Que bom que você gostou, Luiza! Seja sempre muito bem-vinda ao canal. Desejo sucesso. Abraço.
Super esclarecedor o seu conteúdo, coeso e fácil de compreender. didática perfeita.
Muito obrigada, Ricardo! Seja sempre muito bem-vindo ao canal. Abraço.
A melhor explicação que encontrei até agora. Muito Obrigada.
Muito obrigada, Valeria! Seja sempre muito bem-vinda ao canal. Abraço.
Professora, muito obrigado por todo o conteúdo. Graças aos seus vídeos consegui destravar meu projeto de pesquisa. Muito grato mesmo, parabéns pelo lindo trabalho.
Que bom, Marcos! Fico feliz em ajudar. Muito sucesso no seu projeto. Abraço. Adriana
Muito obrigada, sua explicação foi a melhor que encontrei até agora 💗
Bekinha, fico feliz com seu comentário! Muito obrigada! Desejo muito sucesso na sua pesquisa. bjs.
Muito obrigado!
Olá! Fico feliz em saber que o vídeo te ajudou. Desejo sucesso. Abraço.
Ótima explicação.❤
Muito obrigada, Joana! Desejo muito sucesso na sua pesquisa. Seja sempre muito bem-vinda ao canal. Abraço.
Parabéns pelo seu vídeo! Fantástico! Seria bom se os professores (orientadores) tivessem essa mesma paciência e didática, rs.
Oi, Michele! Fico feliz em saber que você gostou. Seja sempre muito bem-vinda ao canal. Abraço.
Excelente explicação, prof. Parabéns e obrigada pela contribuição!
Oi, Dafne! Muito obrigada! Que bom que você gostou. Agradeço sua presença aqui no canal. Bjs.
Muito bom! Na verdade, perfeito!
Estava passando por imensas dificuldades.
Obrigada.
Obrigada, Diana! Que bom que o vídeo te ajudou. Fico feliz em saber. Sucesso no seu trabalho. Abraço.
Gratidão, Professora! Na minha opinião: a melhor didática para des (complicar) a metodologia que assisti/vi até agora. :)
Muito obrigada, Fabio! Seja sempre muito bem-vindo ao canal. Abraço.
parabéns vc foi bem objetiva
Muito obrigada, Jor! Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Muito obrigada!! ❣️
Oi, Bárbara! Muito obrigada pela presença. Seja sempre muito bem-vinda. Abraço.
Obrigado. Os exemplos me ajudaram muito.
Oi, Roniê! Fico feliz em saber que o vídeo te ajudou de alguma forma. Desejo sucesso na sua pesquisa. Abraço.
Os exemplos facilitaram muito. Poderia ter um (uns) vídes) extra(s) com amis exemplos... ;)
Oi, Leo! Que bom que os exemplos te ajudaram! Obrigada pela sugestão de outros vídeos. Muito obrigada pela presença. Abraço
Muito boa a explicação, gostei muito e me tirou várias dúvidas
Que bom, Adriana! Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Excelente explicação 😃 obrigado!!
Obrigada, Ronald! Volte sempre! ✍
Excelente! Melhor explicação que ouvi.
Muito obrigada! Agradeço sua presença aqui no canal. Abraços.
Nossa, muito obrigada!+1 inscrita
Muito obrigada pela inscrição e pela presença aqui no canal. Abraço.
Esse vídeo é excelente, sua explicação foi clara e objetiva me ajudou muito.
Muito obrigada, Suelen! Seja sempre bem-vinda ao canal. Abraço.
Me ajudou demais! Que Deus te abençoe
Muito obrigada, Karen! Deus te abençoe. Desejo que vc tenha sucesso na sua pesquisa. Bjs.
Metodologia descomplicada!!! 😍😍
Muito obrigada, Glaucélia! Seja sempre muito bem-vinda ao canal. Abraço.
você acaba de me salvar
Que bom, João Victor! Desejo sucesso na sua pesquisa. Seja sempre bem-vindo!
Por favor, me esclareça uma dúvida: onde entram os métodos de abordagem? Obrigado e parabéns pelo Excelente trabalho.
Oi, Jorge! Se você fala dos procedimentos metodológicos, eles também devem aparecer na metodologia da sua pesquisa. Muito obrigada pela sua presença. Abraço.
@@MetodologiaDescomplicada na realidade a minha questão se referia aos métodos indutivo, dedutivo, hipotético dedutivo, dialeto. Onde este tipo de métodos entram? Obrigado por responder.
Oi, Jorge! Não são todas as áreas utilizam essa classificação na metodologia. É importante que você consulte os artigos da sua área para entender como eles costumam inserir esse tipo de classificação no texto.
❤!!..Professora, onde se enquadra especificamente a pesquisa qualitativa nesses casos?..Obrigado pelo conteúdo!.
Oi, Marcos! Qualitativa e quantitativa é a classificação com relação à natureza da pesquisa. Explico neste vídeo: ua-cam.com/video/QQ7yaKynzSw/v-deo.html Muito obrigada pela presença. Abraço.
@@MetodologiaDescomplicada obrigado!!
Muito obrigado pelo conteudo! Me tira uma duvida, é possivel ter o mesmo trabalho com natureza exploratoria e descritiva utilizando metodos quantitativos e qualitativos?
Oi, Israel! Pode sim, exploratória e descritiva ao mesmo tempo e quali-quantitativa. Tem um vídeo aqui no canal onde dou exemplos de quali-quanti. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vindo. Abraço.
Professora, meu tema do mestrado é: Análise Linguística fundamentada na abordagem da educação científica no ensino básico. Essa articulação entre ensino de língua portuguesa e educação científica constitui um novo paradigma educacional, especialmente por ser influenciada pela Linguística sistêmico-funcional. Posso classificá-la como exploratória e descritiva? Não apliquei, mas transcrevi as aulas videogravadas e arquivadas no banco de dados do grupo de pesquisa. Nesse caso, o procedimento é documental?
Oi, Rhoselly! Pela sua explicação, concordo com essa tipologia que você fez: exploratória, descritiva e documental. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Uma artigo que é desenvolvido por meio de pesquisa teórica de base bibliográfica, pode ser considerada como descritiva ou exploratória?
Oi, Carolina! Se o estudo está tratando de um assunto que precisa ser mais explorado pela literatura, pode-se considerar exploratório. Para ser uma pesquisa descritiva teria que descrever um objeto de estudo por meio de dados. Agradeço sua presença. Bjs.
@@MetodologiaDescomplicada Certo, muito obrigada! 💖
sotaque fofo ... BRAZIL continental
Muito obrigada, Jeff! Seja sempre muito bem-vindo ao canal. Abraço.
Meu tema é: Ludicidade: jogos e brincadeiras como ferramentas para o desenvolvimento infantil, é um tema que tem bastante publicações, mas queria fazer uma pesquisa de campo usando um questionário para saber a opinião dos professores acerca da utilização desses recursos em sala de aula para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, nesse caso seria uma pesquisa descritiva e exploratória?
Oi, Brenda! Eu consideraria descritiva, mas é possível que você encontre autores que defendam que ela também seja exploratória. Eu só considero exploratória quando é um assunto bem novo com poucas publicações. Muito obrigada pela presença. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
Pode me explicar uma coisa professora? O tema do meu TCC é "Aplicabilidade prática da Sociedade 5.0 em conexão com a nova Gestão de Pessoas". Minha orientadora disse para que eu faça uma pesquisa exploratória. Qual a sua opinião. Muito obrigado!!
Carlos, faz todo sentido fazer uma pesquisa exploratória quando você está estudando algo novo, no caso você vai pesquisar para entender um novo campo. Acredito que sociedade 5.0 e sua conexão com Gestão de Pessoa está coerente com uma pesquisa exploratória. Desejo sucesso. Abraço.
@@MetodologiaDescomplicada muitíssimo obrigado e desejo sucesso total nos seus vídeos e na sua vida! Ótima semana!!!
Professora, por gentileza, me tire uma dúvida: eu posso usar o verbo investigar na pesquisa descritiva??
Oi, Mabli! Eu tenho um vídeo específico sobre os verbos para objetivos. Está neste link: ua-cam.com/video/Q-9y18M1aAI/v-deo.html Desejo sucesso na sua pesquisa. Seja sempre bem-vinda. Abraço.
são os três escopos, né? mas me tira uma dúvida...qual a diferença de causal, experimental e explicativo ? pq a professora da faculdade usa como os três escopos descritivo, exploratório e experimental, mas já vi num livre descrito, exploratório e causal e agora é vc colocando explicativo...rs
Oi, Noan! As classificações dos métodos de pesquisa divergem de autor para autor e principalmente de área para área. A pesquisa explicativa é baseada, em regra, em experimentos e estuda a relação de causa e efeito. Selecione um autor que você acha que tem boa aderência à sua área e adote a tipologia dele. Não vai existir o certo e errado. Se você tiver a base teórica, consegue defender a classificação (nomenclatura) adotada que melhor atenderá ao objetivo do seu estudo. Desejo sucesso. Abraço.
Olá, tudo bem? Amei o vídeo, mas estou com muita dúvida na minha pesquisa, trata-se de uma análise sobre os refugiados que migram por motivos de violação dos direitos humanos, título: "Refúgio, e violação dos direitos sociais, econômicos, e culturais como fonte de violação de direitos humanos, sob a luz da declaração de Cartagena de 1984", sendo uma pesquisa bibliográfica. Não há muitossss autores endossando isso, eu iria usar o levantamento bibliográfico, junto com argumentação jurídica. Seria exploratória? E seria qualitativa?
Oi, Wagner! Se esse assunto realmente foi pouco explorado até hoje, então você pode classificar como exploratória. Pesquisa bibliográfica é apenas pesquisa bibliográfica, não requer outras classificações como qualitativa, mas vejo alguns autores colocando isso no método. Abraços.
@@MetodologiaDescomplicada muito obrigado mesmo, fico muito feliz. O seu trabalho é ímpar, além de postar vídeos incríveis, ainda tira dúvidas nos comentários. Só tenho a agradecer, por mais profissionais e seres humanos como vc 👏🏻👏🏻👏🏻. Fica com deus, e um cordial abraço.
Boa noite!
Tô elaborando um projeto de pesquisa como o tema O desmatameto das margens do Rio Parnaíba no Município de Santa Quitéria-MA: Causas e consequências. Posso utilizar a pesquisa exploratória pra esse tema?
Oi, José Carlos! Se este assunto de causas e consequências do desmatamento for um assunto com pouco conhecimento acumulado você pode considerar exploratória. No primeiro momento eu considero claramente como pesquisa descritiva. Obrigada pela presença aqui no canal. Abraço.
Boa noite. A pesquisa bibliográfica pode ser descritiva e exploratória?
Boa noite, Fábio! Se você estiver escrevendo sobre um assunto pouco explorado você pode classificar como exploratória. A pesquisa descritiva tem objeto de estudo. Ela vai além da bibliográfica.
A minha pesquisa é somente revisão de literatura sem estudo de caso. Então posso classifica-la como exploratória?
Se for um assunto que tem pouca publicação científica pode sim considerar exploratória. Se esse assunto já foi estudando por muito outros pesquisadores, você classifica apenas como de revisão bibliográfica. É bom vc ver tb com seu orientador (a) porque não existe uma unanimidade nesse conceito de exploratória.
Ok. Muito obrigada.
Ótimas explicações!
Eu tenho uma dúvida na pesquisa descritiva, de campo, de carácter quantitativo tem hipóteses ou não?
Bom dia, Janaína! Sim, na pesquisa quantitativa você levanta a hipótese ou mais de uma e testa essas hipóteses por meio de análise estatística. A hipótese é gerada a partir da literatura do assunto. Bjs
@@MetodologiaDescomplicada Boa tarde ! Muito obrigada pela explicação agora entendi, consegui tirar minha dúvida. Bjos.
A pesquisa pode ser descritiva e explicativa?
Boa tarde, Carlos! A pesquisa descritiva tem um foco diferente da pesquisa explicativa. Enquanto a pesquisa descritiva vai descrever características de um contexto ou amostra, a pesquisa explicativa explica a razão das coisas. São focos diferentes,
@@MetodologiaDescomplicada Bom dia ! Entendi obrigada pela explicação!
Att
Boa Noite! Amei o vídeo, mas mesmo assim não consigo definir minha pesquisa, ora acho que seja descritivo, ora acho que seja exploratória. Título da pesquisa (REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IFPB: análise tipológica das produções científicas depositadas), Penso que seja descritiva?
Oi, Ana! Sua pesquisa pode ser exploratória e descritiva ao mesmo tempo. Acredito que se encaixa nas duas. Obrigada pela presença. Bjs.
Professora, me tira uma duvida, por gentiliza! Meu orientador nao soube me responder. Eu fiz uma pesquisa de campo durante meu estagio de pedagogia. No entanto, ao terminar a displina do estagio eu tive que criar um relatório relatando tudo o que apliquei. Nesse sentido, vou aproveitar esse relatório para fazer uma pesquisa documental. (Uma estrategia de nao passar pelo CEP). Minha duvida é se minha pesquisa caracteriza como exploratória, pois indiretamente eu tive contato com o fenômeno estudado. Essa duvida surgiu, estou perdida. Meu tema é pouco explorado .
Bom dia, Simone! Para ser exploratória não é necessária uma interação com o fenômeno. O que caracteriza a exploratória é realmente ser um tema que tenha pouca literatura publicada. Bjs.
Meu tema é: "Como foi a participação da mulher no cangaço e quis importancia da trazer a perspectiva delas para a história?"
Nesse caso será exploratória e descritiva? Não pretendo fazer questionários nem entrevistas, mas usarei entrevistas já gravadas como base também
Oi, Rita! Se for um assunto com pouca publicação você pode sim considerar exploratória. Pelo que você disse, é sim descritiva. Muito obrigada pela presença aqui no canal. Abraço.
Boa tarde, a minha pesquisa tem o objetivo de avaliar e comparar a eficiência de determinados materiais para uma determinada função, então seria um pesquisa quantitativa descritiva?
Ou é explicativo?
Oi, Victória! Muito importante você tirar essa dúvida com o prof. orientador do trabalho, no entanto, se você vai testar grupos diferentes de materiais e avaliar os resultados, ela se encaixa melhor como uma pesquisa explicativa. Pelo que entendi você vai fazer experimento. Experimento geralmente é explicativo. Desejo sucesso. Abraço.