Com toda a agressividade em que a discussão e votação de propostas caiu, não vi qualquer lembrança sobre mulheres homossexuais, que enfrentam homofobia no país. As mulheres lésbicas eram invisibilizadas no passado e seguem invisibilizadas hoje. Ainda bem, que por conta da luta de décadas de homens e mulheres homossexuais, hoje, ao menos (e isso não é pouco), não somos mais cidadãs de segunda categoria e conquistamos a igualdade perante a lei. Quando nasci, meu casamento não era legalmente reconhecido pelo Estado e hoje é. É preciso que as pessoas interessadas nos direitos das mulheres não esqueçam da existência das mulheres homossexuais, que enfrentam situações específicas nos serviços de saúde, no trabalho, na família.
25:30 nossa, não sabia que as mulheres passam por isso, realmente as dificuldades das mulheres São totalmente diferente das trans, São lutas diferentes. Por isso as trans precisam lutar pelo seu espaço sem invadir o das mulheres. Cristiane Lopes e Fernandes tem meu total apoio.
Não há luta separada! Todos lutamos pelos direitos emancipatórios de classe. A luta da mulher que se opõe a mulher trans é apenas uma luta de desfavorecimento da mulher trans. Não é sobre direitos iguais somente, é pela garantia de que todes sejam vistos como seres humanos com os mesmos direitos e deveres.
Que massa esse debate e esse tema, espero que os trans construam o espaço deles e as leis deles, mas amei as deputadas que defenderam os direitos da mulher
@@lucianacosta4710 pois é, fiquei chocado com a história da coronel fernanda, ela teve que esconder sobre o filho pela pra conseguir passar no concurso da pm. É algum que somente as mulheres biológicas passam, as trans nunca vão entender isso, por isso são lutas diferentes e cada um tem que lutar a sua sem invadir o espaço do outro
É nítido quando uma pessoa como você e a deputada não possuem ciência do assunto. Vcs preferem apenas sustentar o assunto baseado no que vcs acreditam, sem nem ao menos pesquisar a fundo para entender. Vocês já pararam alguma vez para pesquisar o que é ser uma pessoa trans? A diferença entre sexo e gênero? O conceito de papel social e, ademais o mais importante, a diferença entre biologia e sociologia? Eu poderia até dar minha opinião sobre seu comentário ou sobre sua visão, mas falando de um ponto de vista acadêmico e perante a lei, você e a deputada Cristiana não só estão completamente erradoa como também estão, em significado literal da informalidade da palavra, sendo burros e intelectualmente desonestos. Você deveria pesquisar mais para ampliar sua visão e ciência das coisas, não sustentar um argumento baseado na sua opinião, que a propósito, assim como a minha (e por isso eu não a citei), não importa.
@@dagobertosantosdeoliveira9546o caso da coronel retrata uma situação extrutural da mulher como um todo. Não existem provas de que mulheres trans não possam passar pelo mesmo, mas mesmo que não passem, diferenciações como essa não afetam de forma alguma o conceito acadêmico de que mulheres trans são mulheres. O fato de um discurso pessoal e experiência singular de uma pessoa ser o argumento principal de vocês para justificar essa "diferenciação" inexistente perante a lei e a academia só mostra como vocês não sabem de nada do que estão falando. Só querem sustentar um preconceito com a (perdão a palavra) burrice de vocês.
Sabe o que me deixou intrigada... É o fato dessa pessoa com identidade narratória se sentir no direito de dizer: "Se nós não tivermos inseridos em qualquer avanço que vocês mulheres conseguirem, vocês também não avançarão!" Eu vi isso nesse discurso... É nessa hora que você percebe que esse discurso é masculinista! É um reforço para dizer que se não colocarem a pauta trans nos direitos das mulheres eles também farão de tudo para que nada do nosso direito avance! E fala isso durante o discurso... Depois você pega o pedaço dessa pessoa falando sobre prostituição, só que será que sabe que a maioria esmagadora, mais de 75% são de mulheres e meninas!?
Falsa simetria, até por que a deputada cis Fernanda Melchionna foi quem disse isso,pegou um recorte para legitimar a transfobia, esse discurso te incomoda mais do que a quantidade de morte de pessoas transexuais e travestis no Brasil?
@@NitrogenioAzoto e não importa o que você quer dizer chamando a Erika de "este ser" e com toda a sua visão reacionária e sem embasamento, perante a constituição brasileira e a academia, ela é uma mulher tal qual você, o que muda são suas identidades, sendo você cis e ela trans. Não importa o que você acha ou deixa de achar, e como a Erika deixou claro: "Pouco importa a sua opinião".
A senhora ERICA HILTON tem que entender que quando GRITAMOs , perdemos a classe e a razão. Melhore os argumentos e não aumente o tom da voz . Todos tem o direito de defender seus pontos de vista . Simples assim . Mulher arrogante , e quando se é arrogante não tem segurança na Própria competência. Lamentável
@@c.3347 é esse o seu argumento . Discuta ideias e não religião. Essa cada um tem a sua ou não tem . Tá tudo bem também. Meu ponto é falam demais sobre o que é íntimo ou deveria ser e não falam sobre o profissional. E não ofendi ninguém.
Penso que o discurso da Erika Hilton é carregado de um cansaço, por todo dia acordar e ser diminuída por ser uma mulher trans, tudo isso acaba com qualquer um, às vezes sem perceber nos exaltamos por estresse de lutar sem parar um dia se quer.
eita, imagina todo homem que agride uma mulher andar por aí com uma tornozeleira propositalmente parecida com a de quem está em condicional? hahaahahaha adoraria ver isso.
É UM ABSURDO uma deputada do PL em pleno 2023 se sentir a vontade para dizer esses absurdos ! AINDA MAIS no ambiente que ela está remunerada com dinheiro público. Sério mesmo, se não houver ao menos uma advertência, seria totalmente cr1minosos
O tema é importantíssimo, a presidenta da comissão pedindo a mídia e só o que está circulando é o showzinho de lacração da pessoa portqdora de próstata...
Eu vim ver esse projeto de lei justamente por causa da Erika Hilton, que circulou nas redes o discurso dela. Eu amaria saber por que a luta por mais direito para as mulheres carece de uma definição excludente às mulheres trans? Você por acaso já imaginou o tipo de pessoa que se relaciona com as mulheres trans que são empurradas para a prostituição? Já pensou que talvez elas TAMBÉM sofram violência doméstica quando entram em certos relacionamentos? Já imaginou que o tratamento hormonal pelo qual a maior parte delas passa faz com que elas percam densidade óssea e muscular, além de capacidade respiratória e portanto se tornem igualmente vulneráveis à violência de um homem cis? E por último, você acha que essas mulheres trans passam por isso tudo só pra lacrar?
@@14Azulavocê tem que entender que são lutas diferentes. Os problemas que as mulheres trans sofrem não são os mesmo problemas que as mulheres biológicas sofrem. Por exemplo, no minuto 25:30 a deputada fala que teve que esconder a existência do filho dela pra poder ser aprovada no concurso, é uma problema que somente uma mulher biológica pode entender. Cada um tem que lutar pelo seu espaço sem invadir o dos outros
@@dagobertosantosdeoliveira9546 em certos pontos, é inegável que algumas mulheres passem por situações que outras não passam ok? Acontece que historicamente, mulhres trans passam sim por problemas parecidos com o de mulheres cis. A condição de mulher trans surge (teoria mais aceita) da diferença de exposição hormonal do feto na fase de desenvolvimento dos órgãos sexuais e na fase do neurodesenvolvimento, bem como de alguns fatores genéticos. Acontece que não, mulheres trans não escolhem possuir uma mente que atua de forma análoga à mente de uma mulher cis, não escolhem sentir desconforto em serem associadas a homens cis, isso parte da vivência e do neurodesenvolvimento delas. Não são lutas diferentes, é justamente a fragmentação entre mulheres e mulheres trans que é o problema. A luta da mulher trans não visa desmerecer nem abafar a luta de mulheres cis, por que a luta das mulheres cis deveria?
@@dagobertosantosdeoliveira9546então mulheres negras não podem lutar junto a mulheres brancas e mulheres pobres não podem lutar junto a mulheres ricas? são lutas diferentes também
Não existe cenário de perseguição religiosa contra o cristianimo no Brasil. Isso é balela. Os episódios de intolerância religiosa contra os cristãos partem na grande maioria das vezes de dentro do próprio cristianismo. Protestantes pentecostais discriminam católicos e presbiterianos e vice-versa
Eu como morador do estado de Rondônia tenho vergonha dessa mulher representar meu estado, o tanto de asneira que essa mulher falou não tem cabimento, em um video de campanha do ano passado ela dizia abertamente que era contra mulheres trans no banheiro feminino, e terminou com a clássica frase "não sou homofobica, inclusive tenho vários amigos homossexuais"😂😂😂 Meus parabéns a Deputada Erika Hilton que não aguentou calada essa mulher
@@dagobertosantosdeoliveira9546 E o direito da mulher trans, que também é cidadã e paga impostos? Não funciona assim, a lei João W Nery que garante o uso de banheiros de acordo com o gênero de identificação foi aprovada e está em vigor desde 2013.
É um absurdo comparar etnia ou raça com a livre escolha consciente de uma pessoa adulta, em seguir a sua opção sexual! Porém, não devemos agredir as pessoas que livremente optam pela sua identidade sexual.
sim, amigo! com certeza as pessoas ESCOLHEM correr risco de MORRER na rua por serem elas mesmas. sua ignorância nessa fala foi tão grande que não se deu ao trabalho de pesquisar. pesquisas científicas já comprovaram há muito tempo que transexualidade e homossexualidade NÃO SÃO OPÇÕES, e sim condições biológicas inclusive presentes em outros animais.
Não existe opção sexual, existe orientação sexual, termo adotado pela ciência pois não se "escolhe" ter atração pelo mesmo gênero ou pelo gênero oposto. Gênero é um conceito social e científico de séculos de história humana, completamente diferente do conceito de orientação sexual. Um se refere a gostos, o outro se refere a ser. Se quer criticar, pelo menos pesquise.
Deputada Erika Hilton, estamos com você!
Com toda a agressividade em que a discussão e votação de propostas caiu, não vi qualquer lembrança sobre mulheres homossexuais, que enfrentam homofobia no país. As mulheres lésbicas eram invisibilizadas no passado e seguem invisibilizadas hoje. Ainda bem, que por conta da luta de décadas de homens e mulheres homossexuais, hoje, ao menos (e isso não é pouco), não somos mais cidadãs de segunda categoria e conquistamos a igualdade perante a lei. Quando nasci, meu casamento não era legalmente reconhecido pelo Estado e hoje é. É preciso que as pessoas interessadas nos direitos das mulheres não esqueçam da existência das mulheres homossexuais, que enfrentam situações específicas nos serviços de saúde, no trabalho, na família.
Depurada Ericka Hilton estamos com você. Eles não passarao!
25:30 nossa, não sabia que as mulheres passam por isso, realmente as dificuldades das mulheres São totalmente diferente das trans, São lutas diferentes. Por isso as trans precisam lutar pelo seu espaço sem invadir o das mulheres. Cristiane Lopes e Fernandes tem meu total apoio.
Não há luta separada! Todos lutamos pelos direitos emancipatórios de classe. A luta da mulher que se opõe a mulher trans é apenas uma luta de desfavorecimento da mulher trans. Não é sobre direitos iguais somente, é pela garantia de que todes sejam vistos como seres humanos com os mesmos direitos e deveres.
@@Gabriel-uh4ek trans não é mulher
@@dagobertosantosdeoliveira9546 é sim
@@Gabriel-uh4ek me diz uma pauta que estão em confluência com os direitos das mulheres.
que espaço que as mulheres trans tiraram de você?
Boa tarde à todos vós. Professora, Pedrilha Momberg. Guareí SP.
Discussao começa 20:16
caraca kkkkkkkkkk
Que massa esse debate e esse tema, espero que os trans construam o espaço deles e as leis deles, mas amei as deputadas que defenderam os direitos da mulher
Pena que elas estão sendo atacadas
@@dagobertosantosdeoliveira9546 pois é, as mulheres falaram educadamente e de modo tranquilo
@@lucianacosta4710 pois é, fiquei chocado com a história da coronel fernanda, ela teve que esconder sobre o filho pela pra conseguir passar no concurso da pm. É algum que somente as mulheres biológicas passam, as trans nunca vão entender isso, por isso são lutas diferentes e cada um tem que lutar a sua sem invadir o espaço do outro
É nítido quando uma pessoa como você e a deputada não possuem ciência do assunto. Vcs preferem apenas sustentar o assunto baseado no que vcs acreditam, sem nem ao menos pesquisar a fundo para entender.
Vocês já pararam alguma vez para pesquisar o que é ser uma pessoa trans? A diferença entre sexo e gênero? O conceito de papel social e, ademais o mais importante, a diferença entre biologia e sociologia?
Eu poderia até dar minha opinião sobre seu comentário ou sobre sua visão, mas falando de um ponto de vista acadêmico e perante a lei, você e a deputada Cristiana não só estão completamente erradoa como também estão, em significado literal da informalidade da palavra, sendo burros e intelectualmente desonestos. Você deveria pesquisar mais para ampliar sua visão e ciência das coisas, não sustentar um argumento baseado na sua opinião, que a propósito, assim como a minha (e por isso eu não a citei), não importa.
@@dagobertosantosdeoliveira9546o caso da coronel retrata uma situação extrutural da mulher como um todo. Não existem provas de que mulheres trans não possam passar pelo mesmo, mas mesmo que não passem, diferenciações como essa não afetam de forma alguma o conceito acadêmico de que mulheres trans são mulheres. O fato de um discurso pessoal e experiência singular de uma pessoa ser o argumento principal de vocês para justificar essa "diferenciação" inexistente perante a lei e a academia só mostra como vocês não sabem de nada do que estão falando. Só querem sustentar um preconceito com a (perdão a palavra) burrice de vocês.
Sabe o que me deixou intrigada... É o fato dessa pessoa com identidade narratória se sentir no direito de dizer: "Se nós não tivermos inseridos em qualquer avanço que vocês mulheres conseguirem, vocês também não avançarão!" Eu vi isso nesse discurso... É nessa hora que você percebe que esse discurso é masculinista! É um reforço para dizer que se não colocarem a pauta trans nos direitos das mulheres eles também farão de tudo para que nada do nosso direito avance! E fala isso durante o discurso... Depois você pega o pedaço dessa pessoa falando sobre prostituição, só que será que sabe que a maioria esmagadora, mais de 75% são de mulheres e meninas!?
Falsa simetria, até por que a deputada cis Fernanda Melchionna foi quem disse isso,pegou um recorte para legitimar a transfobia, esse discurso te incomoda mais do que a quantidade de morte de pessoas transexuais e travestis no Brasil?
Radfem detectada
"Eu não me importa com a sua opinião". Esse ser está silenciando escancaradamente mulheres e geral achando o máximo.
@@NitrogenioAzoto e não importa o que você quer dizer chamando a Erika de "este ser" e com toda a sua visão reacionária e sem embasamento, perante a constituição brasileira e a academia, ela é uma mulher tal qual você, o que muda são suas identidades, sendo você cis e ela trans. Não importa o que você acha ou deixa de achar, e como a Erika deixou claro: "Pouco importa a sua opinião".
@@NitrogenioAzoto de qualquer forma, você só está tirando a fala da deputada de contexto e sendo intelectualmente desonesta.
Estamos com você erika
A senhora ERICA HILTON tem que entender que quando GRITAMOs , perdemos a classe e a razão. Melhore os argumentos e não aumente o tom da voz . Todos tem o direito de defender seus pontos de vista . Simples assim . Mulher arrogante , e quando se é arrogante não tem segurança na
Própria competência. Lamentável
Fala igual pastor evangélico
@@c.3347 é esse o seu argumento . Discuta ideias e não religião. Essa cada um tem a sua ou não tem . Tá tudo bem também. Meu ponto é falam demais sobre o que é íntimo ou deveria ser e não falam sobre o profissional. E não ofendi ninguém.
Deputado Eli está certíssimo! Essa mulher trans só gritou o ódio que eles tem da gente
Penso que o discurso da Erika Hilton é carregado de um cansaço, por todo dia acordar e ser diminuída por ser uma mulher trans, tudo isso acaba com qualquer um, às vezes sem perceber nos exaltamos por estresse de lutar sem parar um dia se quer.
Todo apoio as deputadas trans que são tão mulheres quanto as outras! Lindas ❤
Tão não. São mulheres.
Eu queria que a erika fosse deputada de Porto Velho ❤
45:57 deputada erika hilton
eita, imagina todo homem que agride uma mulher andar por aí com uma tornozeleira propositalmente parecida com a de quem está em condicional? hahaahahaha adoraria ver isso.
É UM ABSURDO uma deputada do PL em pleno 2023 se sentir a vontade para dizer esses absurdos ! AINDA MAIS no ambiente que ela está remunerada com dinheiro público. Sério mesmo, se não houver ao menos uma advertência, seria totalmente cr1minosos
Meu deus em que mundo esse deputado vive... ninguém falou de igreja.
Erika fazendo um trabalho memorável, e que vai mudar vidas através do tempo! VIVA ERIKA HILTON E DUDA SALABERT!
Começa em 20:16
Erika, futura presidente desse País...
Parabéns Dep.Cristiane 👏👏👏
O tema é importantíssimo, a presidenta da comissão pedindo a mídia e só o que está circulando é o showzinho de lacração da pessoa portqdora de próstata...
Eu vim ver esse projeto de lei justamente por causa da Erika Hilton, que circulou nas redes o discurso dela. Eu amaria saber por que a luta por mais direito para as mulheres carece de uma definição excludente às mulheres trans? Você por acaso já imaginou o tipo de pessoa que se relaciona com as mulheres trans que são empurradas para a prostituição? Já pensou que talvez elas TAMBÉM sofram violência doméstica quando entram em certos relacionamentos? Já imaginou que o tratamento hormonal pelo qual a maior parte delas passa faz com que elas percam densidade óssea e muscular, além de capacidade respiratória e portanto se tornem igualmente vulneráveis à violência de um homem cis? E por último, você acha que essas mulheres trans passam por isso tudo só pra lacrar?
@@14Azulavocê tem que entender que são lutas diferentes. Os problemas que as mulheres trans sofrem não são os mesmo problemas que as mulheres biológicas sofrem. Por exemplo, no minuto 25:30 a deputada fala que teve que esconder a existência do filho dela pra poder ser aprovada no concurso, é uma problema que somente uma mulher biológica pode entender. Cada um tem que lutar pelo seu espaço sem invadir o dos outros
@@dagobertosantosdeoliveira9546 em certos pontos, é inegável que algumas mulheres passem por situações que outras não passam ok? Acontece que historicamente, mulhres trans passam sim por problemas parecidos com o de mulheres cis. A condição de mulher trans surge (teoria mais aceita) da diferença de exposição hormonal do feto na fase de desenvolvimento dos órgãos sexuais e na fase do neurodesenvolvimento, bem como de alguns fatores genéticos. Acontece que não, mulheres trans não escolhem possuir uma mente que atua de forma análoga à mente de uma mulher cis, não escolhem sentir desconforto em serem associadas a homens cis, isso parte da vivência e do neurodesenvolvimento delas. Não são lutas diferentes, é justamente a fragmentação entre mulheres e mulheres trans que é o problema. A luta da mulher trans não visa desmerecer nem abafar a luta de mulheres cis, por que a luta das mulheres cis deveria?
@@dagobertosantosdeoliveira9546então mulheres negras não podem lutar junto a mulheres brancas e mulheres pobres não podem lutar junto a mulheres ricas? são lutas diferentes também
Bibliofobia me quebrou KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o cara JURA que a menor parcela da sociedade tá perseguindo Deus e Jesus. Nmrl mano, maluco viajado da prr
Não existe cenário de perseguição religiosa contra o cristianimo no Brasil. Isso é balela. Os episódios de intolerância religiosa contra os cristãos partem na grande maioria das vezes de dentro do próprio cristianismo. Protestantes pentecostais discriminam católicos e presbiterianos e vice-versa
Erika você é potência e força!
Érika sempre dando aula, que mulher perfeita! 😍♥️
Concordo com a deputada Cristiane Lopes
Duda Salabert 1:03:40
Duda foi perfeita, erika tem uma boa oratória. Parabéns , que as minorias aumentem pq todos me representam ❤️🙌🏽
Érika e Duda dando aula ❤
Nos comentários várias mulheres apoiando homens...
Quais homens você fala ?
Que homens?
Nos comentários só vi mulheres apoiando todas as mulheres, quem viu que não é só reduzidos a pequenez da própria ignorância
sim, eu vi uma apoiando um loco do PL bostejando dentro do plenário
exatamente, mas tem muito homem q apoia o trans e é fá de Erika
Também chorei com a fala da deputada Duda
Te amo erika hilton e duda❤
Erika Hilton maravilhosa ❤
Parabéns Erika hilton é Duda😍😍😍😍😍😍❤❤❤❤❤❤
Erika Hilton!!! 👏👏👏😍
Erika Hilton maravilhosaa, estamos com você ❤ duda salabert tbm
Sou apaixonado pela Erika oratória Hilton ❤
21:03 "opção" sexual. Ninguém tem opção sexual não maluca. As pessoas têm orientação sexual, transfóbica!
Erika e Duda.... MARAVILHOSAAAAAASSSSSSSS
Essa Erika Kokai é uma vergonha
HABLA ERIKA INFLAMA
Eu como morador do estado de Rondônia tenho vergonha dessa mulher representar meu estado, o tanto de asneira que essa mulher falou não tem cabimento, em um video de campanha do ano passado ela dizia abertamente que era contra mulheres trans no banheiro feminino, e terminou com a clássica frase "não sou homofobica, inclusive tenho vários amigos homossexuais"😂😂😂
Meus parabéns a Deputada Erika Hilton que não aguentou calada essa mulher
Se as mulheres não querem trans em seus banheiros é direito delas, e deve ser respeitado.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 E o direito da mulher trans, que também é cidadã e paga impostos? Não funciona assim, a lei João W Nery que garante o uso de banheiros de acordo com o gênero de identificação foi aprovada e está em vigor desde 2013.
É um absurdo comparar etnia ou raça com a livre escolha consciente de uma pessoa adulta, em seguir a sua opção sexual! Porém, não devemos agredir as pessoas que livremente optam pela sua identidade sexual.
sim, amigo! com certeza as pessoas ESCOLHEM correr risco de MORRER na rua por serem elas mesmas. sua ignorância nessa fala foi tão grande que não se deu ao trabalho de pesquisar. pesquisas científicas já comprovaram há muito tempo que transexualidade e homossexualidade NÃO SÃO OPÇÕES, e sim condições biológicas inclusive presentes em outros animais.
Não existe opção sexual, existe orientação sexual, termo adotado pela ciência pois não se "escolhe" ter atração pelo mesmo gênero ou pelo gênero oposto.
Gênero é um conceito social e científico de séculos de história humana, completamente diferente do conceito de orientação sexual. Um se refere a gostos, o outro se refere a ser. Se quer criticar, pelo menos pesquise.
Eu não reconheço trans como mulher
Meio que não importa o que você reconhece ou não, e sim a lei.
Problema seu, a lei reconhece.
Homem busque saber o que é MGTOW.
×?×?×?×?×?
Homem seja MGTOW se quiser.
@(×(×?+?!(!(
Erika e Duda ❤️
Erika Hilton é minha nova religião 😂❤