O mais triste foi saber que 70% das pessoas que foram "internadas" lá não tinham problemas mentais. Eram "indesejados" na "sociedade". Quanta crueldade. Verdadeiro campo de concentração.
Muitas pessoas daqui de Barbacena consideram um abuso expor a situação. Já eu, acredito que a história é uma grande lição para a humanidade não repetir os erros cometidos. Quando viajo, algumas pessoas se referem a nós barbacenenses como "loucos" ou chamam a cidade de "cidade dos loucos". Não me revolto, mas faço questão de explicar brevemente a origem de tudo isso.
Sou estudante de fisioterapia, e tendo aula de psicologia cheguei a esse video. Cruel, triste, pesado, mas extremamente necessário. Viva a humanização!
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários
A verdade é que precisamos de mais conteúdo como esse para informar a sociedade. A falta de informação gera medo/insegurança para lhe dar com pacientes psíquicos, isso gera o preconceito.
Conhecia a história do colônia, mas o depoimento dos antigos pacientes conseguiu me emocionar ainda. Quanta inocência neles, e quanta alegria! A felicidade de ter a liberdade e dignidade que qualquer ser merece
Espero realmente que o Museu da Loucura seja reaberto e não fique fechado para sempre (qdo dizem: sem data para reabrir, me assusta), tive oportunidade de visitá-lo em 2013, depois de ler o livro Holocausto Brasileiro, me emocionei profundamente, sou psicologa com formação psiquiatrica, dentro do Centro Psiquiatrico Pedro II e do Hospital de Custódia Heitor Carrilho. Essas memórias não podem ser apagadas e nem guardadas. Parabéns pela matéria!
FUI INTERNADO ANO 1981 ,, GOSTARIA DE SABER QUEM ERA OS DIRETOR DESTE LOCAL DESUMO NO QUAL FUI UMA VITIMA, E SO SAIA DE LA QUEM MORRIA , MAIS DEUS PERMETIU E SAIR VIVO SEI MUTO MUITP DESTE LOCAL, DESCULPE OS ERROS DE DIGITACAO ,COMPUTADOR ESTA RUIM
Quem trabalhou nessa colônia e contribuiu com os métodos perversos está claro que se trata de um ser desumano e vil. Caso contrário, não suportaria presenciar tanta falta de humanidade e, no MÍNIMO, pediria demissão. Infelizmente, pelos relatos, nota-se que os pacientes estavam à mercê de possíveis psicopatas graves. Que Deus acolha com seu imenso amor todas aqueles que perderam suas vidas dessa maneira tão sofrida e triste. Esse período ,sem dúvida, envergonha a história do Brasil.
Holocausto Brasileiro, tem também Canto dos Malditos com a mesma temática, mas contando a história de uma pessoa que foi internada de forma injusta, como a grande maioria dos pacientes.
Ai gente, sem condições, chorei. Meu Deus do céu, misericórdia, que história horrível, quanta gente sofreu e morreu. Que Deus acolha todos no céu de braços abertos.
Que trabalho maravilhoso que está sendo feito agora pelos profissionais que lidam com a saúde mental. Triste demais saber tudo que aconteceu no passado mas saber que hoje em dia muitos profissionais estão empenhados em ajudar essa parcela de pessoas é lindo. Parabéns aos profissionais.
Até nos famosos caps que dizem dar assistência humanizada a pacientes com transtornos mentais ainda existe muita negligência e descaso. Já vi de perto. Estudam anos e anos para viver às custas do sofrimento alheio. Muitos se pudessem ainda agiriam dessa forma do documentário com os pacientes. Só agem de forma mais discreta porque hoje isso não é tolerado. Desalmados.
Muito triste, dolorido assistir, mas pra ainda mais necessário, pois meu pai esteve neste manicômio,de Barbacena, em Casa Branca e em Santa Rita do Passa Quatro onde morreu aos 41 anos.
Coitado de Sílvio. Gente eles são mudos. Que tristeza. O caso é sério. Os que tinham juízo e possuia chance de serem normais. Lá no hospício. Perdem tudo.
Essa profissão de jornalista sempre foi pra mim um alvo de respeito e libertação de muitos cativos pela maldade dos seres humanos... Parabéns a todos os jornalistas sérios desse mundo afora... É pra onde ia o dinheiro????
Só para você se informar melhor, o Hospital Colônia não era do município, e sim, do estado. Portanto, quem tinha que ser processado era o estado e não o município.
O paciente aos 27:07 atrás,tentando subir uma pipa é uma eterna criança. Eu lembro q a visão da sociedade à época fazia a família se constranger de ter tal pessoa no convívio familiar. Se por acaso alguém chegasse numa residencia e encontrasse tal quadro,a família era recriminada no sentido de procurar uma internação. E no caso de contrariada, a família era isolada socialmente com a desculpa de temer violência por parte do "doido".
Também achouotp estranho. Porque não deram parte à polícia do que acontecia lá? Era mais importante manter o emprego do que denunciar mal tratos com vidas que estava lá para que recebessem ajuda e não punição por terem problemas psiquiátricos, aliás, nem todos ali tinham problemas mentais...
Eu só queria saber se esses ex funcionários que admitem que não tinha qualificação mínima, estão sadios psicologicamente?Se eles não tem vergonha de admitirem isso? Obviamente trabalhavam usando um nome digno da palavra "trabalho" recebendo a remuneração por ato sujo ou seja o dinheiro sujo disfarçado de trabalho! Contribuíram pra dizimar muitas vidas.
As pessoas não sabiam de nada também. Eram ignorantes. Faziam o que eram ensinados, que a psiquiatria tolerava ou que a lei tolerava. Se te ensinaram a tratar pacientes com eletrochoque, todos ao seu redor o utilizam, a psiquiatria e a instituição o recomendam, então é o que você vai fazer. O triste do caso é a institucionalidade da maldade, não a individualidade da maldade.
Muito crueldade como pode existir tanta gente ruim sem coração sem compaixão...Deus me livre de gente ruim...cadê os governantes que não viu uma crueldade dessa
Que seres humanos lindos 💖 me encantei com essa senhora que diz: ah a vida é boa 💌 apesar do outro vídeo eu ter sentido muita dor e ficado extremamente triste pois é horrível saber que essas coisas aconteceram da raiva e tristeza, Mas olhem pra essas pessoas supostamente “loucas”, as q são e as q ñ são eles todos são mais lúcidas que todos esses monstros. Não gosto de assistir essas coisas foi acaba com nossa mente quem tem coração sente e MUITO. Mas assisto pra me lembrar que existem sim pessoas boas no mundo. 🌻✨💖 Que Deus nos proteja de todo mal 🙏🏻
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários, assistentes, cuidadores e voluntários
Os versos e as atitudes da Sueli eram um pedido de socorro!😢 Esse hospital era um inferno na terra. Bendita hora que esses anjos entraram naquele lugar!
Uma casa de recuperaçao tem um clima pesado, visitei meu cunhado varias vezes aqui no Ceará e olha q la eles eram bem tratados com direito a visita e lanches constantes
É uma dor gigante ver seres humanos tratados pior que vermes... espero que Deus tenha acolhido cada um destes infelizes que sofreram tantos abusos por parte destes demonios !😢😢😢
AGORA Ñ APARECE QUEM ERA OS RESPONSÁVEIS, NÃO DÃO NEM AS CARAS Q CRUELDADE SER HUMANO ,FIQUEI FELÍZ Q ALGUMAS DAS CRIANÇAS ESTÃO VIVAS , DOÍ VER ESSA REPORTÁGEM DIFÍCIL SEGURA E Ñ CHORAR DESCUPE TÁ GENTE 😢😢😢🌷🌹🌺🌻🍃💔💔
capacidade impressionante a capacidade da nossa raça. capacidade cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários
Mesmo o tempo decorrido, a administração daquele tempo, deve ter muitos ainda vivos. Porque não processar esses indivíduos ? Se existe pacientes vivos, deve existir administrador vivo.
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários, assistentes, cuidadores e voluntários!
Minha bisavó foi na década de 40 ela tinha menos de 35 anos de idade, negra e pobre! Simplesmente ligaram e avisaram que ela foi morta! 😭🥺 naquela epoca mesmo… a família nunca mais soube dela!
Meu avô foi internado no Colônia entre 1935 a 1940. Minha mãe nunca mais teve notícias dele. Hoje ela tem 94 anos. E ainda gostaríamos de saber notícias dele. JOSÉ FAUSTO DA SILVA.
Meu filho é autista. Não fala nada e ainda faz as necessidades na roupa. Ele anda, corre, sorrir, é feliz com os pais. Não é fácil. Filho único, não teria coragem.
Minha mãe esteve neste hospital inclusive grávida de mim .Ela foi internada em 1960 gostaria de saber se tem alguma foto ou o registro da data certa o nome dela era Noêmia Paulina Noronha se tivesse queria muito saber sou de São João Del Rei MG.obrigada
Muita coincidencia, se sou eu procuro me enterar, muitos creio que as familias devam ter direito a indenizacao, o que cometer am com essas pobres persoas foi um genocidio...
O mais triste foi saber que 70% das pessoas que foram "internadas" lá não tinham problemas mentais. Eram "indesejados" na "sociedade". Quanta crueldade. Verdadeiro campo de concentração.
É isso que eu penso também.
Pois é, ainda criaram a crença de que o povo brasileiro é bonzinho, acolhedor.
Entendi o que vc quiz dizer mais só acho que ninguém merecia merece passar por isso é inferno, independente se tem distúrbio mental ou não
pesquisa sobre os campos de consentração onde mulhares de nordestinos ficaram, mau se surpreender
MAIS PIOR MESMO ERA OS PAIS MANDAR SEUS FILHOS PARA LA POR NADA
Muitas pessoas daqui de Barbacena consideram um abuso expor a situação. Já eu, acredito que a história é uma grande lição para a humanidade não repetir os erros cometidos. Quando viajo, algumas pessoas se referem a nós barbacenenses como "loucos" ou chamam a cidade de "cidade dos loucos". Não me revolto, mas faço questão de explicar brevemente a origem de tudo isso.
Olá, boa noite
tudo bom com vc?
Vc poderia me chamar no face, entra no meu perfil esta na minha página do youtube, bjs.
Programa de TV - CatarseTV Boa noite! Eu não tenho perfil no facebook.
vc tem whatsapp?
????
@@ProgramadeTVCatarseTV 😚
Parabéns aos Psicólogos e a todos outros que ajudaram nessa reinserção social, de todas essas pessoas injustiçadas. Emocionante.
um bando de assassinos, todos que crucificaram esses inocentes.malditoss filhos do capeta bando de fingidos desgraçados.
Sou estudante de fisioterapia, e tendo aula de psicologia cheguei a esse video. Cruel, triste, pesado, mas extremamente necessário. Viva a humanização!
Extremamente necessário?
@@taianefernandes3523 sim, ele se referiu ao documentário. Extremamente necessário.
@@ladylaura752 Exatamente!
@@taianefernandes3523 Estava me referindo ao documentário que é de extrema importância.
Sou estudante de enfermagem e cheguei aqui pela neuropsiquiatria
Muitos funcionários se omitiram sobre os maus tratos aos pacientes ,visando somente o salário.
Também tô indignada.
Pessoal da área da saúde não é santo( já trabalhei em dois hospitais, sei bem o que digo)
@@EuPF Concordo vejo isso de perto
Quanto será que era o salário?
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários
Nossa ESPÉCIE! as outras espécies animais são muito melhores.
"Morreria com glórias por haver tido tantos humanos que aguentavam os desatinos dos humanos que se diziam sãos."
A verdade é que precisamos de mais conteúdo como esse para informar a sociedade. A falta de informação gera medo/insegurança para lhe dar com pacientes psíquicos, isso gera o preconceito.
Gente que tristeza, trabalhei em um hospital pisquiatrico e me emocionei demais com essas histórias.
Dói na alma.
Conhecia a história do colônia, mas o depoimento dos antigos pacientes conseguiu me emocionar ainda. Quanta inocência neles, e quanta alegria! A felicidade de ter a liberdade e dignidade que qualquer ser merece
Espero realmente que o Museu da Loucura seja reaberto e não fique fechado para sempre (qdo dizem: sem data para reabrir, me assusta), tive oportunidade de visitá-lo em 2013, depois de ler o livro Holocausto Brasileiro, me emocionei profundamente, sou psicologa com formação psiquiatrica, dentro do Centro Psiquiatrico Pedro II e do Hospital de Custódia Heitor Carrilho. Essas memórias não podem ser apagadas e nem guardadas. Parabéns pela matéria!
Ou é psicologa ou psiquiatra. Formação psiquiatrica não é área de atuação da psicologia. Precisa rever sua formação!
Ele ainda esta fechado?
Especiais são as pessoas que se dedicam a cuidar de cada paciente com amor e carinho... Parabéns, vocês são lindas!!!
Parabéns pela reportagem!!!! Por mostrar do que o ser humano é capaz. Quem sabe podemos melhorar 🙏🏻
Venfo a casinha da Rosalinda fico emocionada , quanto sofrimento e no seu cantinho todo o capricho , limpeza e doçura.
FUI INTERNADO ANO 1981 ,, GOSTARIA DE SABER QUEM ERA OS DIRETOR DESTE LOCAL DESUMO NO QUAL FUI UMA VITIMA, E SO SAIA DE LA QUEM MORRIA , MAIS DEUS PERMETIU E SAIR VIVO SEI MUTO MUITP DESTE LOCAL, DESCULPE OS ERROS DE DIGITACAO ,COMPUTADOR ESTA RUIM
Por que vc foi internado, qual era a desculpa que usaram pra te internar?
Graças a Deus q vc saiu, fico muito feliz por vc 🙏🙏🙏❤
Você é um milagre por está vivo! Deus tem grandes planos para sua vida.
Aleluia 🙏
Procura saber mesmo, ele ou o Estado tem que ser punido por tanta crueldade. Que Deus te ilumine e te de força para viver feliz.
Muito bom! A história de Barbacena ainda é pouco conhecida . O mundo precisa conhecer!
Quem trabalhou nessa colônia e contribuiu com os métodos perversos está claro que se trata de um ser desumano e vil. Caso contrário, não suportaria presenciar tanta falta de humanidade e, no MÍNIMO, pediria demissão. Infelizmente, pelos relatos, nota-se que os pacientes estavam à mercê de possíveis psicopatas graves. Que Deus acolha com seu imenso amor todas aqueles que perderam suas vidas dessa maneira tão sofrida e triste. Esse período ,sem dúvida,
envergonha a história do Brasil.
Graças as histórias tristes dessas descobertas, que hoje temos grandes melhoras na saúde mental.
Verdade seja dita,os desumanos ficaram lá trabalhando.
eu mesma nao suportaria tamanha crueldade, essas enfermeiras foram conviventes.
Também acho que os funcionários contribuíram pra essa crueldade
Concordo Luci!
Eu vi o documentário da Daniela e estou lendo o livro agora. Pesado, denso, porém necessário. Faz parte da nossa história sombria. Triste demais.
Tbm Quero Ler
Holocausto Brasileiro, tem também Canto dos Malditos com a mesma temática, mas contando a história de uma pessoa que foi internada de forma injusta, como a grande maioria dos pacientes.
Ai gente, sem condições, chorei. Meu Deus do céu, misericórdia, que história horrível, quanta gente sofreu e morreu. Que Deus acolha todos no céu de braços abertos.
muita tristeza espero que DEUS COLOQUE sua mao pesada sobre cada um dos omissos
que bonitinho, o casal...Se realmente houvesse uma ajuda a todos doentes mentais...
Que trabalho maravilhoso que está sendo feito agora pelos profissionais que lidam com a saúde mental. Triste demais saber tudo que aconteceu no passado mas saber que hoje em dia muitos profissionais estão empenhados em ajudar essa parcela de pessoas é lindo. Parabéns aos profissionais.
Nem tão maravilhoso não ..
Parcela das pessoas 🤔
Até nos famosos caps que dizem dar assistência humanizada a pacientes com transtornos mentais ainda existe muita negligência e descaso. Já vi de perto. Estudam anos e anos para viver às custas do sofrimento alheio. Muitos se pudessem ainda agiriam dessa forma do documentário com os pacientes. Só agem de forma mais discreta porque hoje isso não é tolerado. Desalmados.
Me emocionei com toda a história mas no final não aguentei ., desabafei com o último caso .. me fez refletir mais na vida e reclama menos
Essa irmã Mercedes parece um anjo na vida dos pacientes Deus abençoe ela mais e mais
Parabéns a quem ajudou a melhorar este hospital , e tomara que quem compactuo com esta carnificina receba o castigo merecido
Esses funcionários que deram o depoimentos foram omissos demais.... trabalhavam lá e não fizeram nada.... um absurdo isso.
Verdade
Ninguém respondeu pelos crimes 😭 eu teria vergonha de ter essa mancha na história 💔
Verdade ANA 👍👍👍
Afssss
Verdade
Muito triste, dolorido assistir, mas pra ainda mais necessário, pois meu pai esteve neste manicômio,de Barbacena, em Casa Branca e em Santa Rita do Passa Quatro onde morreu aos 41 anos.
Que Deus olhe e abençoe sempre estas pessoas que fizeram destes sobreviventes do hospital ter uma vida melhor .
Coitado de Sílvio. Gente eles são mudos. Que tristeza. O caso é sério. Os que tinham juízo e possuia chance de serem normais. Lá no hospício. Perdem tudo.
Operavam até o cérebro deles....
Essa profissão de jornalista sempre foi pra mim um alvo de respeito e libertação de muitos cativos pela maldade dos seres humanos...
Parabéns a todos os jornalistas sérios desse mundo afora...
É pra onde ia o dinheiro????
Eu sou de Barbacena MG, triste história...
Sensacional! Parabéns à equipe e à TV Brasil!
Histórias de vidas tristes e emocionantes dessas pessoas!
As famílias dos sobreviventes deveriam se unir e PROSSEÇAR O MUNICÍPIO POR DANOS MORAIS
Só para você se informar melhor, o Hospital Colônia não era do município, e sim, do estado. Portanto, quem tinha que ser processado era o estado e não o município.
@@joelferdi pois que seja
Eram a própria família que colocavam eles la
A família e responsável por colocar se entre nesse lugar desumano o ser humano e o inimigo do próprio ser humano
Meu amigo o triste é saber que muitos foram internados por seus próprios familiares 😢😢
Ótima reportagem! parabéns a toda a equipe. Emocionante e esclarecedor!
Verdade ótima mesmo!
O paciente aos 27:07 atrás,tentando subir uma pipa é uma eterna criança. Eu lembro q a visão da sociedade à época fazia a família se constranger de ter tal pessoa no convívio familiar. Se por acaso alguém chegasse numa residencia e encontrasse tal quadro,a família era recriminada no sentido de procurar uma internação. E no caso de contrariada, a família era isolada socialmente com a desculpa de temer violência por parte do "doido".
Muito esquisito o relato dessas enfermeiras.. pq a impressão que dá é que agora todo funcionário ali era santo. Estranho.
vdd
Pois é mas sabemos qe inocentes eram aqeles qe la sofriam muito triste jesus cristo quanto sofrimento.
Também achouotp estranho. Porque não deram parte à polícia do que acontecia lá? Era mais importante manter o emprego do que denunciar mal tratos com vidas que estava lá para que recebessem ajuda e não punição por terem problemas psiquiátricos, aliás, nem todos ali tinham problemas mentais...
@@dynalavinas5744 a própria polícia fazia isso, não tinha para quem denunciar, pq as autoridades não se importavam
Leia Hannah Arendt, banalidade do mal! No fim eles só estavam fazendo o seu """"trabalho""""". Triste 😭
Aqele psiquiatra qe denunciou fez um grande imenso favor pra estes inocentes pena qe as irmãs ordinarias freiras nao foram qeimada feito bruxas
Eu só queria saber se esses ex funcionários que admitem que não tinha qualificação mínima, estão sadios psicologicamente?Se eles não tem vergonha de admitirem isso? Obviamente trabalhavam usando um nome digno da palavra "trabalho" recebendo a remuneração por ato sujo ou seja o dinheiro sujo disfarçado de trabalho! Contribuíram pra dizimar muitas vidas.
Acho inadmissível!!
Também achei muito esquisito. Tô indignada
Têm vergonha nada, se fazem de vítimas. Omissos!
@@Larissa-kg3pz concordo
As pessoas não sabiam de nada também. Eram ignorantes. Faziam o que eram ensinados, que a psiquiatria tolerava ou que a lei tolerava.
Se te ensinaram a tratar pacientes com eletrochoque, todos ao seu redor o utilizam, a psiquiatria e a instituição o recomendam, então é o que você vai fazer.
O triste do caso é a institucionalidade da maldade, não a individualidade da maldade.
Que materia linda, educativa, informativa.
Muito obrigada aos profissionais envolvidos !
Excelente! Parabéns a tds quecfizeram acontecer esse documentário.👏👏👏👏
Muito crueldade como pode existir tanta gente ruim sem coração sem compaixão...Deus me livre de gente ruim...cadê os governantes que não viu uma crueldade dessa
Eram cúmplices 😢!
Que seres humanos lindos 💖 me encantei com essa senhora que diz: ah a vida é boa 💌 apesar do outro vídeo eu ter sentido muita dor e ficado extremamente triste pois é horrível saber que essas coisas aconteceram da raiva e tristeza, Mas olhem pra essas pessoas supostamente “loucas”, as q são e as q ñ são eles todos são mais lúcidas que todos esses monstros. Não gosto de assistir essas coisas foi acaba com nossa mente quem tem coração sente e MUITO. Mas assisto pra me lembrar que existem sim pessoas boas no mundo. 🌻✨💖 Que Deus nos proteja de todo mal 🙏🏻
k o nosso deus nosso pai abençoe todos vcs !!
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários, assistentes, cuidadores e voluntários
Ótima reportagem , eu vendo hoje 20 08 2024. Depois de nove anos . Deveriam postar mais vídeos como este .
Esse lugar era um verdadeiro Umbral
na terra. É assim que eu vejo e sinto.😢
Os versos e as atitudes da Sueli eram um pedido de socorro!😢 Esse hospital era um inferno na terra. Bendita hora que esses anjos entraram naquele lugar!
Parabéns esta reportagem ficou maravilhosa 👏👏👏
Uma casa de recuperaçao tem um clima pesado, visitei meu cunhado varias vezes aqui no Ceará e olha q la eles eram bem tratados com direito a visita e lanches constantes
muito bom esse documentario, emocionante...
Meu Deus...chorei demais...Deus tem misericórdia de tanto sofrimento dessas pessoas...
Misericórdia Senhor!
Quanta CRUELDADE😔😔😔😢
Mas tbm, PARABÉNS,para todos os envolvidos nesta Nova Vida, A VERDADEIRA Psiquiatria.👏👏👏👏👏
É uma dor gigante ver seres humanos tratados pior que vermes... espero que Deus tenha acolhido cada um destes infelizes que sofreram tantos abusos por parte destes demonios !😢😢😢
Reportagem extremamente emocionante, tanto pelos relatos, quanto pela conquista e transformação do espaço.
Reportagem incrivel !!!!
Não tenho palavras para adjetivar o tamanho da crueldade... Isso me machuca tanto, eu choro!
MUITO GRATO TV BRASIL
Toninho, Rosalina, Sueli e todos os outros foram guerreiros
Isso aconteceu em todos os hospitais psiquiátricos do Brasil.
Funcionários e médicos eram coniventes com os horrores que eram praticados....
Deveriam ter sido punidos
Ganhavam para negligenciar e torturar pessoas. Vergonhoso.
Triste demais saber que crianças eram tiradas das suas mães 😢
26:09 admirado Deus da a sabedoria ao homem e alguns usam para seu próprio egoísmo destruir
Gente que documentário triste e revoltante chorei em alguns relatos
Muita crueldade que fizeram com eses seres humanos 😢😢😢
Excelente reportagem, muito bem elaborada. Situação quase inacreditável de milhares de pessoas que passaram pelo hospício Barbacena.
Sem vergonha trabalhou 26 anos vendo isso e não fez nada, nem pedir conta
Verdade..
O do Silvio e o outro depois dele me fez Chorar de tristeza, já o Paulo não sei explicar só no olhar já chorei ave Maria que crueldade
O nome do outro é Antônio vi agora
a historia do Brasil e mta triste
As escolas deveriam falar sobre isso!
AGORA Ñ APARECE QUEM ERA OS RESPONSÁVEIS, NÃO DÃO NEM AS CARAS Q CRUELDADE SER HUMANO ,FIQUEI FELÍZ Q ALGUMAS DAS CRIANÇAS ESTÃO VIVAS , DOÍ VER ESSA REPORTÁGEM DIFÍCIL SEGURA E Ñ CHORAR DESCUPE TÁ GENTE 😢😢😢🌷🌹🌺🌻🍃💔💔
Coitado dos pacientes, Barbacena e muito frio, mesmo no verão.
Quando eu era criança eu fui pra lá lembro que passei mal e vomitei de tanto frio, sou carioca e 20 graus pra mim já e frio
So por Deus viu
Christo volta em breve .os culpados vão pagar para os julgamentos em geral
Meu Deus do céu misericórdia
Choque e punição terrilvel
Kelly esse processo foi de transformação para todos,incluse para enfermeiras.
capacidade impressionante a capacidade da nossa raça. capacidade cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários
Cara o Diretor dessa Colônia enriqueceu as custas dessas pobres pessoas 😭😭😭
Onde temos acesso a esses nomes ?
@@arthurmagalhaes661 foram apagados
Quem trabalhou lá, foi cúmplice!
Matéria fantástica
Não tenho palavras 😢😢😢😢😢😢
O mais triste dessa historia , é o proprio Brasileiro não ter voz, esperar um grigo pra que tudo aconteça, nossa que desamor com o proximo...
Quanta maldade meu Deus do Céu. Que essad pessoas se recuperem mentalmente e os q morreram encontem a pazq tanto precisam.AMÉM 😥😣
Para quem sofre e chora hoje,olha aí, um dos motivos.
*As verdades então sendo reveladas.*
Que lindo a história da rosalina 🌷❤
Mesmo o tempo decorrido, a administração daquele tempo, deve ter muitos ainda vivos. Porque não processar esses indivíduos ? Se existe pacientes vivos, deve existir administrador vivo.
Verdade
Existe sim e bem ricos
Existe,estão bem ...mas bem ricos
É impressionante a capacidade da nossa raça. Que cujo nome da se SER HUMANO. Quanto mais instruído,preparado profissionalmente a maioria. Esmagadora, opressor,preconceituoso,prepotente e involuido. Tendo a certeza que são saudáveis mentalmente. Eles sim deveriam esta embalados,amordaçadoe punidos por tenta insanidade diante da carência emocional, social,humana e mental. Que mundo estamos acorda meu povo vamos lutar não só pelos nossos porém pelo próximo. Que apontado,discriminado,desprezado, caluniado. Apenas por um motivo: Falta de acolhimento, houvintes e principalmente por carência de afeto e AMOR. Parabéns a todos envolvidos direta e indiretamente. Médicos humanitários, assistentes, cuidadores e voluntários!
Que reportagem! Que reportagem!
Fico muito triste com tamanha crueldade as pessoas.doentes. sofro de preconceito pois sou bipolaridade.
Eu fiquei muito triste com essa história dese hospício em barbacena
Eu não conhecia essa história 1 mês atrás eu assisti um vídeo soubre diz que foi um gringo que denúnciou inacreditável.
Bom trabalho pra trazer ao conhecimento des pessoas que não querem saber doque sitrata por detraz das curtidas da vida
Minha bisavó foi na década de 40 ela tinha menos de 35 anos de idade, negra e pobre! Simplesmente ligaram e avisaram que ela foi morta! 😭🥺 naquela epoca mesmo… a família nunca mais soube dela!
😢😢
Lamentável qe mundo cruel 😔🎗
Horrível. Me dói o coração.. 😔
Loucura grave era a logística e administração deste hospital... que horror!...
Obrigado pela oportunidade de saber a respeito desse assunto tão sério e, ainda , escuso
Meu avô foi internado no Colônia entre 1935 a 1940. Minha mãe nunca mais teve notícias dele. Hoje ela tem 94 anos. E ainda gostaríamos de saber notícias dele. JOSÉ FAUSTO DA SILVA.
Rapaz... não basta embolsar a verba. Tem que vender os defuntos também...
Doi!
Parabéns a esses profissionais pelo trabalho humanizado e lindo 💖 Me emocionaram é um exemplo de inspiração! 💖
Misericórdia tô pasma com essas histórias, igual da época dos escravos ,muito chocante e muita tristeza 😢😢😢
Ninguém foi punido? Quem dirigia esse horror?
EU TAMBÉM GOSTARIA DE SABER...
Eu tbm gostaria de saber das punições, falou-se sobre tudo, menos de punições.
Os filhos e netos dele estão ricos 👍👍👍
@@iranoliveira8539 q tristeza vsf
Nem será! 😒😒😒😒
Obrigada pela matéria de tamanha relevância!
que tristeza saber que tantas pessoas sofreram cruelmente
Meu filho é autista. Não fala nada e ainda faz as necessidades na roupa. Ele anda, corre, sorrir, é feliz com os pais. Não é fácil. Filho único, não teria coragem.
Minha mãe esteve neste hospital inclusive grávida de mim .Ela foi internada em 1960 gostaria de saber se tem alguma foto ou o registro da data certa o nome dela era Noêmia Paulina Noronha se tivesse queria muito saber sou de São João Del Rei MG.obrigada
Sua mãe ainda está viva?
Nossa!!! Procura pessoal do documentario!!!
Meu Deus! O nome do primeiro paciente Francisco Gonçalves Lamas e meu nome é Jaqueline Gonçalves Lamas. Será que é meu parente????
Talvez
Muita coincidencia, se sou eu procuro me enterar, muitos creio que as familias devam ter direito a indenizacao, o que cometer am com essas pobres persoas foi um genocidio...
Com certeza amiga
Descobre suas origens.... de repente...