minha primeira viagem de avião foi em 2009, eu era uma criança, e não venho de uma família com muitas condições, mas mesmo pra classe econômica achei bem aconchegante, lanche com bolacha torrada suco e/ou refrigerante acompanhado de geleia, 5 canais nas telas do avião, 4 de programas e 2 de música, o som era individual pra cada passageiro recebia um fone comum de celular de brinde que colocava na entrada auxiliar que tinha em cada poltrona. em 2019, 10 anos depois, fiz uma viagem na mesma classe, sem tv e sem música, umas poltronas com reclinagem bloqueada até certo nível, que por sinal tinha aquele aspecto de poltrona suja com cheiro pra disfarçar, quem já viajou nessas poltronas sabe como é, na viagem toda só me ofereceram 2 copos de água descartável, e de uma marca bem barata (não que marca de água faça tanta diferença, mas só pra terem uma noção) e pra não dizer que não tinha nada, trocaram os programas que passavam nas telas por um sinal de wifi que ao conectar seu próprio celular ia para um link de uma plataforma de streaming da empresa, com os filmes séries e desenhos da disney plus que ninguém assistia, nivel sessão da tarde, isso se você tivesse seu próprio fone de ouvido, e se o seu celular descarregasse podia desistir porquê todas as tomadas do avião estavam desativadas, isso na ida, na volta eu peguei o mesmo modelo de avião da mesma companhia aérea e o mesmo serviço estava "fora do ar para ajustes técnicos" segundo o comissário de bordo hoje em dia classe econômica chegou a ficar pior do que viajar de ônibus, arrisco dizer que uma viagem curta de ônibus pra mim é mais confortável do que uma de avião com a mesma hora de percurso, a única vantagem do avião mesmo é o tempo de chegada
Viajar de São Paulo pra São José do Rio Preto, ir de Levare é muito mais confortável do que ir de avião, apesar da diferença de tempo… Aviação perdeu o glamour, não sou rico nem acho que a aviação tem que ser restrita a quem tem dinheiro, o problema que reduziram os serviços, mas os preços continuam nas alturas…
Esse ano desses peguei um voo pela Latam. Nem água deram. Solicitei e o comissário não trouxe a água. Se esqueceu ou sei lá o que. Poltrona apertadíssima, mal cabe minhas pernas (tenho 1.83). Lanche? Esquece. E a tela? Nesse avião que fui nem tela tinha. Wi-fi pelo menos? Nada. Nem conectava. Mas e o preço? Esse sim, bem elevado. Agora, tbm tem as empresas menos piores. Viajei mais recentemente, só que com a Azul, e voltaram a servir lanches. Dão uma lata de refri ou suco, um saquinho de biscoito, um saquinho de balas, uma rosquinha ou daqueles bolinhos tipo bauducco. Até que dá pra passar umas horas. A maioria dos aviões da Azul, com exceção dos ATR (aqueles com hélice e menores) possuem a tela padronizada, com vários filmes pra assistir. E tem muita opção. Wi-fi funciona e é fácil conectar. Enfim, mil vezes melhor que essa Latam, que deveria se chamar LATA. Mas não quer dizer que é um serviço ótimo. Mas é ao menos decente comparado a certas empresas aéreas que tem por aí.
Acho compreensível que estejam espremendo (literalmente) para obter algum lucro no cenário pós pandemia. Mas se espremerem demais, o setor como um todo pode sofrer um revés com pessoas buscando outros meios ou simplesmente outra coisa pra fazer com o tempo e dinheiro. A classe econômica dá pouco lucro, mas dá aquela estabilidade no faturamento que também deve ser levado em conta.
@@aldantbrasil depende, fiz um vôo Maringá - Navegantes, são 4 horas de viagem pq não existe vôo direto,(isso quando a conexão é rápida, pq dependendo pode estender a viagem por até 11 horas), fui enlatado e com um preço caríssimo. Fiz a mesma viagem esse ano em um ônibus leito e foram 12 horas prazerosas, assento cama, edredom e travesseiros muito bons, multimídia completa e pela metade do preço do avião. Pagar a mais por uma agilidade desnecessária enquanto é tratado feito bicho, tô fora...
@@Pedrodall Show de bola! O negócio é esse, liberdade de escolha. Tudo vai depender da necessidade de cada um. Para alguém que vai lá só para assinar um contrato ou visitar um fornecedor e voltar no mesmo dia, talvez valha a pena as 4 horas apertado, ou então se o negócio valer a pena pagar mais por uma classe de vôo melhor. Liberdade de escolha, pra mim essa é a chave. 👊🏻🙂
só de estar nos ares já tá valendo, o que mudou de verdade é a qualidade e variedade da comida. Antes te oferecia coisa boa, hoje é apenas petisco de escola pra forrar o estômago.
Eu valorizo muito esse canal! por quê? porque você estuda muito para nos trazer um conteúdo resumido, muitas coisas que você leu isso deve ser valorizado, porque o conhecimento é caro embora esteja de graça na internet. Parabéns 👏🎉
Voei num A319 e a320 econômica recentemente e o desconforto se comparada à classe econômica prime é surreal, e não é pq ela “ a Prime “ oferece algo muito superior, Mas sim pq ela tem o básico necessário para uma pessoa que fica 4 a 6 hrs num Voo. Ps: só voei de econômica prime 1x 😅
Excelente matéria! Viajava de avião nos anos 70 e era só glamour. Me lembro da saudosa Varig que era uma empresa super zelosa com o passageiro. Pratos, copos, talheres , guardanapos e cardápio. Tudo impecável! E personalizado com o logo da empresa. Parecia um restaurante voador. Hoje...ate amendoim é pago. Poltronas que qualquer ônibus interestadual põe no chinelo. Paredes pichadas, risadas....coisa de ônibus de periferia... Hoje as empresas são meras transportadoras aéreas assim como ônibus urbano. Pra te levar do ponto A ao ponto B. Nada mais. Os ônibus passam por processo semelhante, mas de maneira diferente. Antigamente eram 2 veiculos: um convencional, outro leito . Agora são as 2 classes num único veículo. Leito embaixo, convencional em cima. Mas são as poltronas muito melhor que avião da Gol.
Quanto custava viajar naquela época e quanto eh agora? Quantos viajavam naquela época e quantos viajam agora? Quer isso hoje em dia? Então faz. Quero ver quantos serão capazes de bancar o valor.
Eu me lembro bem dessa epoca. O ultimo voo da Varig que fiz foi Cidade do Mexico / Sao Paulo em 2004 e foi mesmo assim, com talheres de verdade etc, agora isso nao existe mais. Na minha experiencia a economica da Qatar eh a melhor em todos os sentidos.
Oi pessoal, fiz recentemente um voo com a Latam, de Recife para o Rio de Janeiro. Um voo que dura mais ou menos 2h35min. Quando o serviço de bordo começou, senti um cheirinho de sanduíche quente e fiquei muito feliz. Quando as comissárias iniciaram o procedimento, recebemos apenas um saquinho pequeno com 9 batatinhas fritas dentro. Pensei até que fosse apenas um aperitivo, mas o serviço foi somente isso mesmo. Inacreditável.
A tendência será, infelizmente, um maior número de acidentes aéreos. O que é algo muito desastroso, não apenas para as vítimas, mas também para as próprias empresas. Quando a coisa populariza demais, a segurança escapa aos olhos.
Há 40 anos atrás era ótimo viajar de avião, hoje em dia está um inferno. A melhor classe econômica que peguei nos últimos anos foi da Singapore Airlines foi em junho de 2016 ( SP - Barcelona). Me parece que naquele mesmo ano ela deixou de operar aqui no BR. Já viajei de executiva na Aerolineas (nada demais), na TAP (excelente comida) e na Air France (melhor experiência). Atualmente me dá desânimo pensar em viajar, está muito caro e ficar espremida como uma sardinha não está nos meus planos. 😞 ✈️
Sempre tive muito interesses em assuntos relacionados a aviação, já assisti vários, mas este com certeza foi o mais completo de todos sobre o assunto classes em um avião. Vale lembrar que fomos enganados antes da pandemia, com a história de que as passagens deixariam de dar direito a uma bagagem despachada ficariam mais barata, o que aconteceu foi justamente o contrário, as passagens ficaram mais caras, e além disto, agora tem o custo maior para efetuar despacho da bagagem, eles diminuíram os lanches, tem companhia que mal oferece um copo de água, e tem que pedir, sei que os custos para manter uma cia aérea é bem grande, mas com certeza os empresários estão aproveitando este momento de alta demanda, mas tudo deve ter um limite. Outro ponto a se destacar é que a premium, pelo menos no Brasil serve exatamente o mesmo "lanchinho", o que muda é o espaço entre as poltronas e despacho de bagagem incluso. Tenho 1.89 m e passei recentemente por uma situação complicada em um vôo da LATAM, me colocaram em uma última poltrona, onde nem uma pessoa de baixa estatura ficaria confortável, não tinha janela e nem compartimento para bagagem de mão, dava para perceber que era um fileira adaptada para caber mais pessoas. Tem regularizar isto, ou só irão mudar a regra depois que alguém tiver um problema de saúde devido a viajar apertado assim...
Toda essa situação me lembro aquele seriado chamado expresso do Amanhecer Onde na frente ficava high society com toda sofisticação e glamour e no fundão a ralé passando por aperto desconforto ma alimentação e tratados que nem bicho!
Verdade, aqui nos EUA tem uma companhia chamada Spirit, que realmente vc tem que deixar o seu espírito nela depois de viajar por algumas horas sentado na classe econômica, pois o acento é o mesmo que banco de praça. Kkkkkk
A Ryanair na Europa 😅 Porém não da pra reclamar porque as passagens são estupidamente baratas. Já viajei de Londres pra Irlanda por 9€ antes da pandemia 🎉 Sendo que o metrô é 12€ (as vezes mais)…
Geralmente eu não tenho paciência pra assistir vídeos até o final, mesmo sendo de assuntos que me interessam, mas esse canal oferece um conteúdo tão bom, que prende minha atenção, tenho fobia de altura e nunca viajei de avião, mas tô aqui assistindo até a último minuto.
Eu gostei muito do seu canal e especialmente dos vídeos sobre as grandes economias do mundo. Invista mais nesse tema, eu passei meses pesquisando em outros sites e qualquer novo vídeo é bem-vindo. PS: Adorei também o seu vídeo sobre o Cadê.
Te acompanho tem um tempo, maratonei vários dos seus vídeos, salvei nos favoritos e até revisito alguns, o seu canal é sem dúvida o melhor no estilo doc que o UA-camBR tem no momento, arrisco dizer melhor até que o canal nostalgia.
o destino final de toda empresa aerea é falir depois de funcionar por algum tempo. voce nao consegue ver uma companhia de transporte de passageiros sobreviver por muito tempo, sem que haja algum subsidio estatal por trás. TWA, Varig, VASP, Transbrasil, etc, nenhuma resiste por muito tempo devido aos altissimos custos de manutenção. Essa estrategia de barateamento trata-se de sobrevivencia. Sendo assim, resta aceitar ou ir de onibus.
Sobrevivência? Como se a companhia aérea fosse um ser vivo e nós o seu sustento? Puta merda, você cometeu um ato falho aí que nem Freud toparia te tratar
Companhias aéreas são empresas que possuem muita dificuldade em atingir a lucratividade. Tudo é muito caro, principalmente hoje em dia com o petróleo batendo recordes. Infelizmente alguns ajustes são necessários para a sobrevivência dessas empresas, mas concordo que não podem abusar. Por isso é tão importante a inovação no setor, desenvolvendo aeronaves mais aerodinâmicas, motores mais econômicos, otimização da malha aérea, etc.
Atualmente viajar no Brasil de econômica é praticamente a mesma coisa de viajar em uma low cost europeia (sem direito bagagem despachada, poltronas super apertadas, sem direito a marcação de assentos e alguns trechos nem água oferecem), acredito que o custo dessas companhias sejam similares aqui no Brasil, por exemplo uma Ryanair tem passagens em torno de 55 euros, nem é promoção, vale lembrar que o europeu ganha em euros, e mesmo para nós brasileiros convertendo fica barato. Acredito que os empresários estão aproveitando do momento de alta demanda para recuperar o dinheiro não ganho no período da pandemia.
@@alexsanderc9103 Houve um tempo em que apenas pessoas com alto poder aquisitivo podiam viajar de avião. Nesse tempo, as companhias ofereciam verdadeiros banquetes, como oferecem hoje na classe executiva. A questão é a seguinte, não é possível oferecer um serviço desses a preço baixo! Esse tipo de serviço não é para todos. Entendeu?
Ficaria muito mais caro pois as companhias estariam exigindo seguro para atendimento neurocirúrgico/ortopédico, com certeza. Melhor pagar um pouco mais e ir do lado de dentro.😳
Em 2013 foi a minha 1ª viagem de avião Pela aviação Azul E logo de cara percebi que Algo de errado não estava certo As poltronas da classe econômica era dura igual A um banco de praça e apertados a alimentação era amendoim refrigerante e gominha, o interior é tão pequena que parece que estava dentro de um o cano de pvc e isto foi a 10 anos atrás com os modelos Embraer 195, Eles não estão somente economizando no tamanho dos assentos mas também no tamanho do interior da aeronave, Sinceramente uma viagem de ônibus está mais confortável, o banco é o tamanho e maior em um ônibus inter estadual.
Quando tiverem a ideia de induzir os passageiros ao sono, vão criar câmaras verticais para eles viajarem, assim espaço e refeições não serão problemas. 🤷🏽♂️
Vooei algumas vezes esse ano de 2022 a trabalho, em viagens pelo próprio Brasil, todas de econômica, e olha, assim como foi falado no video, TESTE DE RESISTÊNCIA é a palavra chave, e olha q eu não sou gordo, imagina se eu fosse 😬… a qualidade dos acentos esta horrível, alguns aviões senti a cadeira pior q um ônibus, sem falar o serviço de bordo, os homens e mulheres q trabalham no avião continuam muito bons, super educados e etc, mas em relação a comida e bebida, só falta eles não te darem nem agua 😂😂
Obrigado pela matéria. Eu tenho um 1,9 metros e avião sempre foi uma tortura, já que viajamos sempre aproveitando promoções. No Brasil principalmente as companhias aéreas são tristes de se. Comentar.
Daqui a alguns poucos anos vão retirar os acentos e colocar um ferro na horizontal (como no ônibus coletivo) e, todos da classe gado (atualmente se chama classe econômica), vão viajar de pé. Vai ter um comissário de bordo que terá em mãos um chinelo usado da marca havaianas com a tira quebrada (a da frente como sempre) e presa com um prego enferrujado, isso para bater em quem reclamar ou tentar sentar no chão. Na hora da refeição, poderão levar marmita ou comprar lanche no avião (só vai ter pão duro e um copo com água da torneira do WC). Vão ser maravilhosas viagens inesquecíveis! Vai ter até pedido de casamento sendo filmado para o tik tok durante as viagens, além de dancinhas, pegadinhas idiotas, tirar self mostrando o traseiro para o instagram. Nossa, que maravilha!
Até os anos 80 na Varig a refeição vinha em bandejas que pareciam umas maletas e eu, criança, levava comigo pra fazer de brinquedo de cozinha. Tinha um doce de mamão como sobremesa... Isso agora ficou restrito para a primeira classe da Luftansa, Avianca e aquelas companhias Árabes, rs. Viajar com criança muito pequena hoje é um terror.
A Econômica Premium das companhias aéreas brasileiras, falando especificamente da Gol e Latam é vergonhosa, a única diferença da Econômica convencional é que a Premium tem o assento do meio bloqueado, sendo que poderiam muito bem colocar apenas dois assentos mais largos por fileira, na configuração 2x2 ao invés de 3x3 com o assento do meio bloqueado.
Estão fazendo o mesmo com os ônibus coletivos, aqui em Belo Horizonte MG, as empresas de ônibus estão renovando a frota com ônibus novos mas com assentos a mais e qualidades de estofamento piores, mas infelizmente não há regulamentação para coibir essa máfia de arrecadação e exploração.
Setor de aviação e varejo é complicado mesmo. Gostei dos vídeos da década de '50/'70, como sempre. Nota- se um semblante mais leve, sem o verniz que se passa nos dias de hoje. Parabéns pelo vídeo, como sempre amazing edição
Tales, meu velho, obrigado pela dedicação tua e da equipe do canal na produção dos vídeos de vocês. Vira e mexe eu tô aqui e TODOS os vídeos são muito bons, bem feitos e com conteúdos relevantes. Parabéns pra vocês e muito obrigado por nos ofertar isso tudo gratuitamente. 🥇
meu último vôo foi num Transbrasil a 25 anos atrás, recebi almoço e refrigerante e lanche, não sei se tinha classe econômica e premium. Uma viagem de São Paulo para Manaus direto.
Quanto mais longa viagem menos desconforto deve ser proporcionado!! Sou contra regulamentação, todavia órgãos de segurança de vôo (politicos nunca) devem estabelecer regulamentação por critério técnico mínimo de ergonometria. No sentido que vc não seja obrigado a se consultar c um ortopedista ao descer de uma aeronava.
Sim, tem vôo de 18 horas entre Londres e Sydney, com uma classe econômica que os acentos só reclinam 10°... A verdade é que as companhias ocidentais são bem mais cruéis. Porquê a melhor classe econômica que já viajei foi a da Ethiopian airlines!
Não precisa de regulamentação. O mercado se autorregula. As empresas sempre buscam o nosso bem e fazem de tudo pra que a gente pague sempre menos. Elas não buscam lucro acima de tudo!
@@habit_troubled "Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter. " Adam Smith percebeu isso a 300 anos. Brasil regula muito mais a aviação que esses outros países, e pagamos ainda mais caro e precisamos reservar com mais antecedência que os cidadãos de países que controlam menos esse mercado. Por mais cruel que possa parecer o encolhimento da classe econômica, foi justamente isso que permitiu pobre andar de avião, lá na Coreia do Norte, avião serve comida de luxo e é super espaçoso, mas só rico consegue pagar, mesmo que seja um modelo de avião de 1960.
A tendência é essa mesmo. Por incrível que pareça as empresas de aviação têm um custo muito alto, e muitas das vezes tem prejuízo. Como exemplo tínhamos a Varig que só conseguiu manter a qualidade dos seus serviços graças ao apoio governamental. Sem isso, elas vão amontoar ainda mais as pessoas para ganhar ao máximo em cada viagem, em detrimento do conforto.
Os passageiros tambem sao culpados pois aceitam esse desconforto por ter um custo mais baixo. Quem nao aceita eh obrigado a pagar mais por executiva ou premium economy.
Creio que um fator que talvez conta também são as dimensões do país que a empresa atende e se nesse país tem a concorrência de um bom sistema de trens. Austrália e China apesar de terem trens também possuem dimensões continentais. Porém pra curta distância entre algumas das principais cidades desses países o trem faz concorrência. Do mesmo modo no Brasil, a rota Rio-SP não tem concorrência de um trem-bala apenas de ônibus. Já a rota Brasília-São Paulo é mais demorada, e tem uma demanda enorme por causa dos políticos
Faz um vídeo agora sobre as falências recorrentes no setor aéreo… as cias não são as vilães. Fale da regulamentação do setor, custo da segurança e da segurança (safety and security)…
Muito, muito bom o vídeo. Toda esta ganância e malandragem só estancaria com uma empresa subsidiada pelo estado ou por uma estatal. Difícil de acreditar, né?
Acho que faz sentido optar pela classe econômica para viagens curtas. Não vejo necessidade de pagar mais caro pra ter um pouco mais de conforto em uma viajem de, por exemplo, São Paulo para Santa Catarina
Mas não tem essas divisões aqui nos voos domésticos no Brasil. Vc pode pagar bem.mais caro só pra ter uns 30 cm a mais de espaço para os pés nos 6 assentos que ficam mais perto da porta. Ou pra poder trocar a passagem se der ruim. Mas não tem outras classes nos voos internos daqui.
@@victorpetrarca2471 Quando o cliente considerar 60 reais a mais na passagem como BEM MAIS CARO não é de se espantar que as cia aereas querem empilhar as pessoas como sardinhas.
@@victorpetrarca2471 Nossa nunca vi nesse valor. Das 3x que viajei recentemente era 30 reais por trecho, ou seja, upgrade na ida e volta seriam 60 reais. Como o voo é com escala, acaba ficando 120 reais. Foi pela Azul e Gol.
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐐
@@vitornhino8905 por nada eu sempre respondo quando me perguntam com educação que foi seu caso.. graças a Deus fizeram esse aplicativo que está em todos os smartphones e as pessoas cegas podem usar com independência
Mas pelo menos a Ryanair é uma low cost, e os voos que ela opera não são tão longos assim. O duro são companhias aéreas comuns, com passagens caras, só piorando a qualidade. Viajar no desconforto 6, 7, 9, 10 horas é osso!
Creio que o problema está em vários fatores. Ter lucro maior, adaptação de mercado ao longo dos anos e também sobreviver no mercado visto que as margens são mínimas e um cia aérea tem muita responsabilidade, basta um problema em uma aeronave que a empresa pode falir dependendo do contexto. É o eterno paradoxo do lucro vs economia de custos é padrão para qualquer empresa no mundo em qualquer setor
Acabo de voltar de Portugal, voei com Air Europa. Uma experiência pós pandemia horrível. A sensação era de estar em uma lata de sardinha. Um corpo colado ao outro, sem espaço até para onde apoiar os braços, sem espaço para abrir a mesa para refeição, que inclusive foi a única em um vôo de quase 10 horas. Sem falar que criam uma regulamentação de permitir você embarcar com uma mala de 10 Kg e quando entra no avião tentam despachá-la alegando que não tem espaço nos bagageiros. Pagamos por um serviço e recebemos esse serviço de forma deplorável. Infelizmente o sistema é bruto. A viagem a Portugal foi ótima, a parte ruim foi tudo relacionado a parte aérea.
Claro, voo nacional é ridículo de caro. Amanhã mesmo vou de MG pra foz só Iguaçu de ônibus. Fica 200 reais. Agora de avião, deve tá 2000. Voo no Brasil é ridículo
Oferta e demanda, e as empresas tem que se adaptar. O vídeo tem um tom de critica, mas não tem nada de errado em ganhar dinheiro. Se eles conseguem ganhar mais dinheiro, sem aumentar os custos, então estão sendo mais eficientes, acho ótimo.
Além do espaço sendo reduzido, ainda tem o valor cada vez mais alto. Você comentou no vídeo que voos com mais escalas e duração de viagem maior, na teoria, seriam mais baratos, mas isso infelizmente foi muito pro caralho. Estou buscando passagens saindo de Manaus para São Paulo e encontro voos custando de 1.5k à 2k cada trecho, alguns com 3 conexões e quase 24h de viagem. Sem contar que a promessa de que tornando a bagagem de 23kg opcional os preços também diminuiriam
De fato vc tem razão, mas se compararmos com o preço que se pagava no inicio dos anos 2 mil ainda sim estamos pagando metade do que se pagava aquela época.
Cara pra viajar de são Paulo pra montes claros em minas gerais eu conseguia passagens entre 300, 450 na mesma semana , esse ano pensei em viajar tomei um susto 1500 a 2000 a passagem , achei passagem de 600-800 apenas para daqui 1 mês , desisti vou ter que ir de ônibus pagar 180 reais e aguentar umas 14 horas de viagem.
Veja voos que decolem entre terça e quinta, ou num sábado, muitas vezes os voos de madrugada são bem mais baratos, e claro, qto maior a antecedência, faz baixar o valor.
Viajar para o exterior em classe econômica é simplesmente um terror, pra quem é alto como eu a viagem fica sofrida pouco espaço demais.. Lembro quando fiz minha primeira viagem de avião, apesar da emoção e a curiosidade pra descobrir o novo, as horas dentro do avião foram difíceis...
O limite de lucros das companhias aéreas será definido por uma regulamentação quanto às dimensões mínimas do assento ou até onde o passageiro da classe econômica julgar adequado pagar por um assento sem qualquer conforto.
Meus pais nunca foram ricos nem nada, mas nos anos 2000 eles fizeram uma viagem ao nordeste na tal "classe econômica". Pelo que ele me fala tinha comida boa no voô, assentos confortáveis e até bebidas. Muuuito diferente do que é hoje.
Aqui no Brasil não tem essas divisões do avião em 4 classes. Só existe classe econômica e uma classe melhor que tem um pouquinho mais de espaço para os pés. E só.
Eu acho que depende da situação de cada pessoa e da pessoa se programar tbm, já fiz viagem de ônibus de 3 dias, e uma passagem econômica, ainda que bem desconfortável, o voo dura algumas horas, e se comprar com antecedência vc ainda paga mais barato que a de ônibus (e mesmo o ônibus sendo mais confortável, 3 dias sentado é cruel d+ tbm). Agora, para voos internacionais mais longos, econômica deve ser um teste de resistência mesmo, mas tbm vai do bolso da pessoa, às vezes pode ser melhor passar talvez um dia de desconforto no avião do que 4-5 dias num navio.
Viajei no mês passado para Dubai pela Emirates na classe econômica, 14 horas expremida na janela, meu marido no meio e uma desconhecida na ponta, não foi uma experiência nada agradável , não só o fato de não poder esticar as pernas mas tb a altura do assento sempre deixa meus joelhos super doloridos, e para levantar para ir ao banheiro foi outro encomodo, mas as 14h nesse avião não foi pior que as 3h na econômica do avião da Gol de SP para Fortaleza, foi a pior experiência da vida ... Eu prefiro pagar mais caro pra ir com conforto do que perder 1 dia de viagem no destino final para pode descansar dos perrengues de um voo desconfortável...Deus me free...
@@le_paludo nem eu, estou passada com o tanto de comentários que expõe a suas experiências e não tem esse glamour das redes sociais, o bom Lucas é que com essas informações a gente possa até refletir melhor ou se preparar melhor quando for a nossa vez de viajar.
As pessoas pagam. As empresas chegaram a conclusão que o cliente prefere economia à qualidade, então tentam baratear ao máximo o vôo, cortando todas as amenidades possíveis.
Já havia reparado isso há alguns anos... Basta ver que a quantidade de bagageiros acima dos bancos não coincidem mais com a de poltronas ...e as Cias aéreas vêm oferecendo despachos de bagagem de última hora...desonestos... Está muito desconfortável...
Esperando as promos de passagem aérea nas classes executivas \o/, já que o preço é absurdamente maior que a econômica, certo que não vai encher... Com o futuro sendo cada vez mais virtual, não sei da onde vão tirar executivos quem encherão essas vagas.
Isso também está acontecendo nas empresas de ônibus do Brasil. Várias empresas estão investindo em ônibus Double Decker com serviços Premium no andar inferior, pois com 12 assentos Leito Cama + 35 Executivos eles tem mais lucro que um ônibus leito de 24 lugares
Bom tenho 40 anos sou o único na minha família que nunca conseguiu viajar de avião infelizmente o mais perto de um avião que cheguei foi na vitrine do aeroporto de Congonhas de São Paulo onde vi um avião a uns 200 metros de distância da vitrine parado na pista
viajar, esta sendo um pesadelo , primeiro o excesso de automatização nos aeroporto , já apavora , depois vem a alfandega , policia federal . quando finalmente entramos na aeronave ficamos na classe econômica colocados em cock pit, e ai começamos a viagem com as angustia e medos de um ambiente claustofobicos . Em resumo tenho já desistido de fazer viajem longas pelo desconforto muito intenso das mesmas
Acho q isso da espaço pra novas companhias entrarem no mercado, algo parecido aconteceu com os ônibus, e então veio a buser ( inclusive é uma empresa interessante pra um vídeo).
ai que na o problema, as empresas não estão fazendo isso pq estão nadando em dinheiro, esse esquema todo do serviço é pq todas elas estão enfrentando custos quase impossíveis de pagar. Empresas de transporte de qualquer coisa em geral hoje estão com problemas financeiros enorme.
@@williammelek8318 acho q as pessoas também reclamam demais, um voo Brasil - estados unidos antigamente girava em torno de 100.000 reais hoje, só muito ricos viajavam de avião. Hoje qualquer gari q ajunte dinheiro vai, então na verdade, se continuarem a voar, estamos no lucro.
Infelizmente a tendência de tudo é isso, fazer mais com menos, trabalho numa empresa onde há uns anos os chineses compraram. O trabalho aumentou, o salário estagnou e meu tick refeição diminuiu
Já voei com a maioria das lowcost (sky, jetsmart, flybondi etc) na america latina e realmente está bem complicado. Não oferecem nem água e os assentos são MUITO desconfortáveis, parece que isso é até proposital. Voar com uma dessas é um teste de resistência física mesmo. Até umas 3h dá pra aguentar de boa, mas passou de 4h parece que cada canto do corpo começa a doer. Ainda assim vale a pena pra quem realmente não esbanja dinheiro, pois geralmente dá pra encontrar passagens até 40% mais baratas que as cias tradicionais
Excelente explicação ! Eu até tenho condição de comprar uma executiva ! Ainda consigo voar na econômica e prefiro gastar com outras coisas na viagem ! São apenas algumas horas e não consigo dormir mesmo em um avião ! Kkk Saúde e Prosperidade para todos do Canal !
O mais acintoso é a omissão dos governos de todo mundo...há um concílio malicioso entre as cia$ aérea$ e os estados...primeiro o lucro depois as pessoas...é o único setor no mundo...em que de acordo com o dia e horário...a mesma poltrona/ prestação de serviço possui preços diferentes...
Eu viajei de econômica básica com a British Airways. O espaço realmente era pequeno, mas a comida e o sistema de entretenimento eram muito bons. Até vinho tinha.
Viajei este ano de classe econômica São Paulo -> Salvador. Impressionante que é muito apertado os acentos, pessoas um pouco maiores já precisam a ficar encolhendo o ombro a viajem toda pra não ficar encostando na pessoa do lado. Não serviram uma água sequer e ainda não tem espaço pra bagagem de mão de todo mundo. Achei uma experiência bem desconfortável por conta que é impossível esticar a perna e devido a um problema no joelho eu preciso esticar ele constantemente.
Se existir pessoas dispostas a passar por isso e pagar mais barato, as empresas vão lançar no mercado ué, é o consumidor que dita o Mercado no fim das contas.
@@ggabriiel Existem regulações que impedem isso, a não ser em casos muito excepcionais. Imagina o pessoal se aglomerando dentro da aeronave e mudando o centro de gravidade?
Concentração de renda nas economias gerando concentração de espaço nas aeronaves. Será que as companhias aéreas não lucrariam bem mais com táxis aéreos mais econômicos no lugar de classe executiva?
Eu como cliente, em qualquer coisa que seja, sempre vou prezar a qualidade do serviço e por um preço que faça sentido. Assim vejo essa situação como um modo das companhias aéreas lucrarem mais sacrificando e muito a qualidade do serviço prestado para pessoas que ou não podem ou não acham justo pagar a mais por um pouco mais de espaço. Essa é minha opinião.
Há poucos dias fiz uma viagem do Japão p o Brasil e do Brasil para o Japão, eu e minha família na classe econômica, com Boeing777-300er e tbm com o Airbus A380. Amigo pensa em uma prova de resistência!!!!!🤣🤣🤣
🎬 Aula Grátis - Como criar um negócio Contando HISTÓRIAS na Internet: site.canalelementar.com.br/cadastro-aula-sc?src=yt-classe-economica
Faz um vídeo falando das cidades privadas que estão surgindo pelo mundo, tipo a cidade de próspera em Honduras
Nusss, excelente tópico.
Up
Up
Apoio
Up
minha primeira viagem de avião foi em 2009, eu era uma criança, e não venho de uma família com muitas condições, mas mesmo pra classe econômica achei bem aconchegante, lanche com bolacha torrada suco e/ou refrigerante acompanhado de geleia, 5 canais nas telas do avião, 4 de programas e 2 de música, o som era individual pra cada passageiro recebia um fone comum de celular de brinde que colocava na entrada auxiliar que tinha em cada poltrona.
em 2019, 10 anos depois, fiz uma viagem na mesma classe, sem tv e sem música, umas poltronas com reclinagem bloqueada até certo nível, que por sinal tinha aquele aspecto de poltrona suja com cheiro pra disfarçar, quem já viajou nessas poltronas sabe como é, na viagem toda só me ofereceram 2 copos de água descartável, e de uma marca bem barata (não que marca de água faça tanta diferença, mas só pra terem uma noção) e pra não dizer que não tinha nada, trocaram os programas que passavam nas telas por um sinal de wifi que ao conectar seu próprio celular ia para um link de uma plataforma de streaming da empresa, com os filmes séries e desenhos da disney plus que ninguém assistia, nivel sessão da tarde, isso se você tivesse seu próprio fone de ouvido, e se o seu celular descarregasse podia desistir porquê todas as tomadas do avião estavam desativadas, isso na ida, na volta eu peguei o mesmo modelo de avião da mesma companhia aérea e o mesmo serviço estava "fora do ar para ajustes técnicos" segundo o comissário de bordo
hoje em dia classe econômica chegou a ficar pior do que viajar de ônibus, arrisco dizer que uma viagem curta de ônibus pra mim é mais confortável do que uma de avião com a mesma hora de percurso, a única vantagem do avião mesmo é o tempo de chegada
Concordo plenamente antigamente era maior e ainda com comidas de graça agora uma agua é 5 reais e um amendoin 6
O jeito é viajar de Classe Econômica Premium
Viajar de São Paulo pra São José do Rio Preto, ir de Levare é muito mais confortável do que ir de avião, apesar da diferença de tempo… Aviação perdeu o glamour, não sou rico nem acho que a aviação tem que ser restrita a quem tem dinheiro, o problema que reduziram os serviços, mas os preços continuam nas alturas…
Ônibus sempre foi mais confortável que classe econômica de avião, isso n é novidade.
Esse ano desses peguei um voo pela Latam. Nem água deram. Solicitei e o comissário não trouxe a água. Se esqueceu ou sei lá o que.
Poltrona apertadíssima, mal cabe minhas pernas (tenho 1.83).
Lanche? Esquece.
E a tela? Nesse avião que fui nem tela tinha. Wi-fi pelo menos? Nada. Nem conectava.
Mas e o preço? Esse sim, bem elevado.
Agora, tbm tem as empresas menos piores.
Viajei mais recentemente, só que com a Azul, e voltaram a servir lanches. Dão uma lata de refri ou suco, um saquinho de biscoito, um saquinho de balas, uma rosquinha ou daqueles bolinhos tipo bauducco. Até que dá pra passar umas horas.
A maioria dos aviões da Azul, com exceção dos ATR (aqueles com hélice e menores) possuem a tela padronizada, com vários filmes pra assistir. E tem muita opção. Wi-fi funciona e é fácil conectar. Enfim, mil vezes melhor que essa Latam, que deveria se chamar LATA. Mas não quer dizer que é um serviço ótimo. Mas é ao menos decente comparado a certas empresas aéreas que tem por aí.
Moro na Itália e fui em julho de férias pela latam na econômica! Experiência horrível, tenho 1,81 sofri mais que o Vasco na série B
PQP viajo hoje pela LATAM e tenho a mesma altura, obrigado pelo spoiler, vou tomar um tylenol adiantado.
Kkkkk eu que sou baixa, acho horrível as cadeiras. Parece as poltronas de ônibus de 1982.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Horrível!!!!!
Melhor que Alitalia sempre foi ..!
Tem que diminuir uns 10 centímetros aí pra ficar normal
O roteirista desse canal é monstro
Acho que o fato das empresas aéreas estarem em um mercado muito endividado pressiona eles a fazerem qualquer coisa para aumentar 0,01% de receita
Da receita, não necessariamente do lucro.
@@gustavoleite12 verdade
Não invisto em ações deste setor. Boa sorte.
Eles n andavam bem das pernas e o Covid colocou eles de joelhos....
Acho compreensível que estejam espremendo (literalmente) para obter algum lucro no cenário pós pandemia. Mas se espremerem demais, o setor como um todo pode sofrer um revés com pessoas buscando outros meios ou simplesmente outra coisa pra fazer com o tempo e dinheiro. A classe econômica dá pouco lucro, mas dá aquela estabilidade no faturamento que também deve ser levado em conta.
Lembro de viajar na classe econômica há 20, 15 anos atrás, a experência era melhor sem dúvida. Mesmo quem ia na parte ecônomica havia um certo "luxo".
Mas as passagens hoje são muito mais baratas.
Tudo é uma questão de escolha, melhor indo de avião com menos espaço e menos horas do que de ônibus.
@@aldantbrasil depende, fiz um vôo Maringá - Navegantes, são 4 horas de viagem pq não existe vôo direto,(isso quando a conexão é rápida, pq dependendo pode estender a viagem por até 11 horas), fui enlatado e com um preço caríssimo. Fiz a mesma viagem esse ano em um ônibus leito e foram 12 horas prazerosas, assento cama, edredom e travesseiros muito bons, multimídia completa e pela metade do preço do avião. Pagar a mais por uma agilidade desnecessária enquanto é tratado feito bicho, tô fora...
@@Pedrodall Show de bola!
O negócio é esse, liberdade de escolha.
Tudo vai depender da necessidade de cada um. Para alguém que vai lá só para assinar um contrato ou visitar um fornecedor e voltar no mesmo dia, talvez valha a pena as 4 horas apertado, ou então se o negócio valer a pena pagar mais por uma classe de vôo melhor.
Liberdade de escolha, pra mim essa é a chave.
👊🏻🙂
@@aldantbrasil no Brasil, talvez!
só de estar nos ares já tá valendo, o que mudou de verdade é a qualidade e variedade da comida. Antes te oferecia coisa boa, hoje é apenas petisco de escola pra forrar o estômago.
Eu valorizo muito esse canal! por quê? porque você estuda muito para nos trazer um conteúdo resumido, muitas coisas que você leu isso deve ser valorizado, porque o conhecimento é caro embora esteja de graça na internet. Parabéns 👏🎉
O canal é excelente, mas não existe almoço grátis
Voei num A319 e a320 econômica recentemente e o desconforto se comparada à classe econômica prime é surreal, e não é pq ela “ a Prime “ oferece algo muito superior, Mas sim pq ela tem o básico necessário para uma pessoa que fica 4 a 6 hrs num Voo.
Ps: só voei de econômica prime 1x 😅
Excelente matéria! Viajava de avião nos anos 70 e era só glamour. Me lembro da saudosa Varig que era uma empresa super zelosa com o passageiro. Pratos, copos, talheres , guardanapos e cardápio. Tudo impecável! E personalizado com o logo da empresa. Parecia um restaurante voador. Hoje...ate amendoim é pago. Poltronas que qualquer ônibus interestadual põe no chinelo. Paredes pichadas, risadas....coisa de ônibus de periferia... Hoje as empresas são meras transportadoras aéreas assim como ônibus urbano. Pra te levar do ponto A ao ponto B. Nada mais. Os ônibus passam por processo semelhante, mas de maneira diferente. Antigamente eram 2 veiculos: um convencional, outro leito . Agora são as 2 classes num único veículo. Leito embaixo, convencional em cima. Mas são as poltronas muito melhor que avião da Gol.
Quanto custava viajar naquela época e quanto eh agora? Quantos viajavam naquela época e quantos viajam agora? Quer isso hoje em dia? Então faz. Quero ver quantos serão capazes de bancar o valor.
Eu sempre penso que a Varig era uma ótima empresa; por isso faliu
Eu fui uma vez na reserva deles e parecia um ponto turístico.
se a varig existisse até hoje, seria como qualquer uma dessas que está no mercado
Eu me lembro bem dessa epoca. O ultimo voo da Varig que fiz foi Cidade do Mexico / Sao Paulo em 2004 e foi mesmo assim, com talheres de verdade etc, agora isso nao existe mais. Na minha experiencia a economica da Qatar eh a melhor em todos os sentidos.
E pq infelizmente só temos uma categoria de passagem - a animal class
Oi pessoal, fiz recentemente um voo com a Latam, de Recife para o Rio de Janeiro. Um voo que dura mais ou menos 2h35min. Quando o serviço de bordo começou, senti um cheirinho de sanduíche quente e fiquei muito feliz. Quando as comissárias iniciaram o procedimento, recebemos apenas um saquinho pequeno com 9 batatinhas fritas dentro. Pensei até que fosse apenas um aperitivo, mas o serviço foi somente isso mesmo. Inacreditável.
Os aviões estão cada vez mais apertados. Sem falar nos preços abusivos.
O avião não, a sua poltrona kkkk
Kkkkk
Nunca nem andei de avião, não entendo nada do assunto. Mas já cheguei no like pq esse canal é foda
durante a pandemia você encontrava passagem a preço de banana, dava pra rodar o país todo com 4 pila.
Não se anda de avião, se voa.
@@tiagobarbosa1160 kkkkkkkkkkkkkkkk. Foi bom c ter desenhado.
@@tiagobarbosa1160 comentário mala
@@tiagobarbosa1160 O cara pode ter andado dentro do avião
Tales, de coração, DÁ GOSTO ASSISTIR CADA WEBDOC SEU! Parabéns a você e sua equipe pelo excelente trabalho!
Tales. Não são só essa parte do mercado q quer recuperar o q se perdeu de dinheiro na pandemia em 1.. 2 meses. Essa expertise está em todos os lugares
A tendência será, infelizmente, um maior número de acidentes aéreos.
O que é algo muito desastroso, não apenas para as vítimas, mas também para as próprias empresas.
Quando a coisa populariza demais, a segurança escapa aos olhos.
Há 40 anos atrás era ótimo viajar de avião, hoje em dia está um inferno. A melhor classe econômica que peguei nos últimos anos foi da Singapore Airlines foi em junho de 2016 ( SP - Barcelona). Me parece que naquele mesmo ano ela deixou de operar aqui no BR. Já viajei de executiva na Aerolineas (nada demais), na TAP (excelente comida) e na Air France (melhor experiência). Atualmente me dá desânimo pensar em viajar, está muito caro e ficar espremida como uma sardinha não está nos meus planos. 😞 ✈️
Sempre tive muito interesses em assuntos relacionados a aviação, já assisti vários, mas este com certeza foi o mais completo de todos sobre o assunto classes em um avião. Vale lembrar que fomos enganados antes da pandemia, com a história de que as passagens deixariam de dar direito a uma bagagem despachada ficariam mais barata, o que aconteceu foi justamente o contrário, as passagens ficaram mais caras, e além disto, agora tem o custo maior para efetuar despacho da bagagem, eles diminuíram os lanches, tem companhia que mal oferece um copo de água, e tem que pedir, sei que os custos para manter uma cia aérea é bem grande, mas com certeza os empresários estão aproveitando este momento de alta demanda, mas tudo deve ter um limite. Outro ponto a se destacar é que a premium, pelo menos no Brasil serve exatamente o mesmo "lanchinho", o que muda é o espaço entre as poltronas e despacho de bagagem incluso. Tenho 1.89 m e passei recentemente por uma situação complicada em um vôo da LATAM, me colocaram em uma última poltrona, onde nem uma pessoa de baixa estatura ficaria confortável, não tinha janela e nem compartimento para bagagem de mão, dava para perceber que era um fileira adaptada para caber mais pessoas. Tem regularizar isto, ou só irão mudar a regra depois que alguém tiver um problema de saúde devido a viajar apertado assim...
Toda essa situação me lembro aquele seriado chamado expresso do Amanhecer Onde na frente ficava high society com toda sofisticação e glamour e no fundão a ralé passando por aperto desconforto ma alimentação e tratados que nem bicho!
Cada vídeo desse canal é uma obra de arte, muito obrigado pelo conteúdo!
A Classe econômica 15 anos atrás tínhamos, hospitalidade/receptividade e cordialidade no atendimento. Mudou muito.....
Verdade, aqui nos EUA tem uma companhia chamada Spirit, que realmente vc tem que deixar o seu espírito nela depois de viajar por algumas horas sentado na classe econômica, pois o acento é o mesmo que banco de praça. Kkkkkk
kkkk, acabei de ver aqui, o banco parece uma tábua
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
🤣🤣🤣🤡
Eu fui procurar..... MDS deve ser horrível 🙈
A Ryanair na Europa 😅
Porém não da pra reclamar porque as passagens são estupidamente baratas. Já viajei de Londres pra Irlanda por 9€ antes da pandemia 🎉
Sendo que o metrô é 12€ (as vezes mais)…
Geralmente eu não tenho paciência pra assistir vídeos até o final, mesmo sendo de assuntos que me interessam, mas esse canal oferece um conteúdo tão bom, que prende minha atenção, tenho fobia de altura e nunca viajei de avião, mas tô aqui assistindo até a último minuto.
Eu gostei muito do seu canal e especialmente dos vídeos sobre as grandes economias do mundo. Invista mais nesse tema, eu passei meses pesquisando em outros sites e qualquer novo vídeo é bem-vindo. PS: Adorei também o seu vídeo sobre o Cadê.
Te acompanho tem um tempo, maratonei vários dos seus vídeos, salvei nos favoritos e até revisito alguns, o seu canal é sem dúvida o melhor no estilo doc que o UA-camBR tem no momento, arrisco dizer melhor até que o canal nostalgia.
o destino final de toda empresa aerea é falir depois de funcionar por algum tempo. voce nao consegue ver uma companhia de transporte de passageiros sobreviver por muito tempo, sem que haja algum subsidio estatal por trás. TWA, Varig, VASP, Transbrasil, etc, nenhuma resiste por muito tempo devido aos altissimos custos de manutenção. Essa estrategia de barateamento trata-se de sobrevivencia. Sendo assim, resta aceitar ou ir de onibus.
Sobrevivência? Como se a companhia aérea fosse um ser vivo e nós o seu sustento? Puta merda, você cometeu um ato falho aí que nem Freud toparia te tratar
Companhias aéreas são empresas que possuem muita dificuldade em atingir a lucratividade. Tudo é muito caro, principalmente hoje em dia com o petróleo batendo recordes. Infelizmente alguns ajustes são necessários para a sobrevivência dessas empresas, mas concordo que não podem abusar. Por isso é tão importante a inovação no setor, desenvolvendo aeronaves mais aerodinâmicas, motores mais econômicos, otimização da malha aérea, etc.
coxinha 50 conto é mais q abuso
Isso é verdade!
O serviço de qualidade tem o seu custo; não há como fugir disso.
@@rodrigotarciso que qualidade? Eles estão oferecendo o mínimo atualmente.
Atualmente viajar no Brasil de econômica é praticamente a mesma coisa de viajar em uma low cost europeia (sem direito bagagem despachada, poltronas super apertadas, sem direito a marcação de assentos e alguns trechos nem água oferecem), acredito que o custo dessas companhias sejam similares aqui no Brasil, por exemplo uma Ryanair tem passagens em torno de 55 euros, nem é promoção, vale lembrar que o europeu ganha em euros, e mesmo para nós brasileiros convertendo fica barato. Acredito que os empresários estão aproveitando do momento de alta demanda para recuperar o dinheiro não ganho no período da pandemia.
@@alexsanderc9103 Houve um tempo em que apenas pessoas com alto poder aquisitivo podiam viajar de avião. Nesse tempo, as companhias ofereciam verdadeiros banquetes, como oferecem hoje na classe executiva.
A questão é a seguinte, não é possível oferecer um serviço desses a preço baixo! Esse tipo de serviço não é para todos.
Entendeu?
Podia criar a classe estilo trens das índias. Todos em pé ou viajando nas asas
Ou dependurados nas rodinhas de fora
Muito em breve, acredito, estaremos viajando assim, dessa forma que você mencionou 🤷🏼♀️.
Nunca viajaremos assim porquê há normas de segurança muito rigidas em voos, não se preocupe.
Ficaria muito mais caro pois as companhias estariam exigindo seguro para atendimento neurocirúrgico/ortopédico, com certeza.
Melhor pagar um pouco mais e ir do lado de dentro.😳
@@paulosiq685 😀
Em 2013 foi a minha 1ª viagem de avião Pela aviação Azul E logo de cara percebi que Algo de errado não estava certo As poltronas da classe econômica era dura igual A um banco de praça e apertados a alimentação era amendoim refrigerante e gominha, o interior é tão pequena que parece que estava dentro de um o cano de pvc e isto foi a 10 anos atrás com os modelos Embraer 195, Eles não estão somente economizando no tamanho dos assentos mas também no tamanho do interior da aeronave, Sinceramente uma viagem de ônibus está mais confortável, o banco é o tamanho e maior em um ônibus inter estadual.
Quando tiverem a ideia de induzir os passageiros ao sono, vão criar câmaras verticais para eles viajarem, assim espaço e refeições não serão problemas. 🤷🏽♂️
Vooei algumas vezes esse ano de 2022 a trabalho, em viagens pelo próprio Brasil, todas de econômica, e olha, assim como foi falado no video, TESTE DE RESISTÊNCIA é a palavra chave, e olha q eu não sou gordo, imagina se eu fosse 😬… a qualidade dos acentos esta horrível, alguns aviões senti a cadeira pior q um ônibus, sem falar o serviço de bordo, os homens e mulheres q trabalham no avião continuam muito bons, super educados e etc, mas em relação a comida e bebida, só falta eles não te darem nem agua 😂😂
Nossa esse canal tá mto de parabéns, fui ver os comentários esperando o pior e em vez disso encontrei todo mundo sendo sensato, isso sim é um luxo
Grande trabalho de pesquisa, roteiro e edição!
Vale o nosso tempo!
Parabéns
Rapaz, imagina se aquela configuração do assento de bike pega... O problema não é nem hipoglos. Haja torsilax.
Valeu por compartilhar!
Obrigado pela matéria. Eu tenho um 1,9 metros e avião sempre foi uma tortura, já que viajamos sempre aproveitando promoções. No Brasil principalmente as companhias aéreas são tristes de se. Comentar.
Daqui a alguns poucos anos vão retirar os acentos e colocar um ferro na horizontal (como no ônibus coletivo) e, todos da classe gado (atualmente se chama classe econômica), vão viajar de pé. Vai ter um comissário de bordo que terá em mãos um chinelo usado da marca havaianas com a tira quebrada (a da frente como sempre) e presa com um prego enferrujado, isso para bater em quem reclamar ou tentar sentar no chão. Na hora da refeição, poderão levar marmita ou comprar lanche no avião (só vai ter pão duro e um copo com água da torneira do WC). Vão ser maravilhosas viagens inesquecíveis! Vai ter até pedido de casamento sendo filmado para o tik tok durante as viagens, além de dancinhas, pegadinhas idiotas, tirar self mostrando o traseiro para o instagram. Nossa, que maravilha!
Rolei de rir....mas acho que vai ser este o destino🤣🤣🤑🤑🤑🤑🤑🤑
Kkkkkkkkkkkk
Hehehehe
Belo comentário
@@enockjr5048 Falta pouco.
Até os anos 80 na Varig a refeição vinha em bandejas que pareciam umas maletas e eu, criança, levava comigo pra fazer de brinquedo de cozinha. Tinha um doce de mamão como sobremesa...
Isso agora ficou restrito para a primeira classe da Luftansa, Avianca e aquelas companhias Árabes, rs.
Viajar com criança muito pequena hoje é um terror.
Lembrei disso na hora! Ainda vinha uma garrafa de vinho, usávamos talheres de metal, guardanapos de tecido entre outros mimos.
A Econômica Premium das companhias aéreas brasileiras, falando especificamente da Gol e Latam é vergonhosa, a única diferença da Econômica convencional é que a Premium tem o assento do meio bloqueado, sendo que poderiam muito bem colocar apenas dois assentos mais largos por fileira, na configuração 2x2 ao invés de 3x3 com o assento do meio bloqueado.
Estão fazendo o mesmo com os ônibus coletivos, aqui em Belo Horizonte MG, as empresas de ônibus estão renovando a frota com ônibus novos mas com assentos a mais e qualidades de estofamento piores, mas infelizmente não há regulamentação para coibir essa máfia de arrecadação e exploração.
Setor de aviação e varejo é complicado mesmo. Gostei dos vídeos da década de '50/'70, como sempre. Nota- se um semblante mais leve, sem o verniz que se passa nos dias de hoje.
Parabéns pelo vídeo, como sempre amazing edição
Se você tem disposição para arriscar, a visão do outro lado é espetacular.
Tales, meu velho, obrigado pela dedicação tua e da equipe do canal na produção dos vídeos de vocês. Vira e mexe eu tô aqui e TODOS os vídeos são muito bons, bem feitos e com conteúdos relevantes. Parabéns pra vocês e muito obrigado por nos ofertar isso tudo gratuitamente. 🥇
Ele ganha por cada visualização, mas blz tá tudo certo pra todo mundo
@@douglasocara1992 eu sei que ele ganha pelo UA-cam mas nós não pagamos 1 centavo por nada. E o conteúdo é de primeira linha.
meu último vôo foi num Transbrasil a 25 anos atrás, recebi almoço e refrigerante e lanche, não sei se tinha classe econômica e premium. Uma viagem de São Paulo para Manaus direto.
Quanto mais longa viagem menos desconforto deve ser proporcionado!! Sou contra regulamentação, todavia órgãos de segurança de vôo (politicos nunca) devem estabelecer regulamentação por critério técnico mínimo de ergonometria. No sentido que vc não seja obrigado a se consultar c um ortopedista ao descer de uma aeronava.
Sim, tem vôo de 18 horas entre Londres e Sydney, com uma classe econômica que os acentos só reclinam 10°...
A verdade é que as companhias ocidentais são bem mais cruéis. Porquê a melhor classe econômica que já viajei foi a da Ethiopian airlines!
Nerd
Não precisa de regulamentação. O mercado se autorregula. As empresas sempre buscam o nosso bem e fazem de tudo pra que a gente pague sempre menos. Elas não buscam lucro acima de tudo!
@@habit_troubled meu 🦃🦃 se autorregula também
@@habit_troubled "Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter. " Adam Smith percebeu isso a 300 anos. Brasil regula muito mais a aviação que esses outros países, e pagamos ainda mais caro e precisamos reservar com mais antecedência que os cidadãos de países que controlam menos esse mercado. Por mais cruel que possa parecer o encolhimento da classe econômica, foi justamente isso que permitiu pobre andar de avião, lá na Coreia do Norte, avião serve comida de luxo e é super espaçoso, mas só rico consegue pagar, mesmo que seja um modelo de avião de 1960.
Excelente vídeo!! Assunto que eu n fazia a mínima idéia como funcionava. Agora, graças ao canal eu sei! 😌😎
A tendência é essa mesmo. Por incrível que pareça as empresas de aviação têm um custo muito alto, e muitas das vezes tem prejuízo. Como exemplo tínhamos a Varig que só conseguiu manter a qualidade dos seus serviços graças ao apoio governamental. Sem isso, elas vão amontoar ainda mais as pessoas para ganhar ao máximo em cada viagem, em detrimento do conforto.
Perder menos.. pouquíssimas empresas aéreas ganham dinheiro ao longo dos anos.. são momentos de lucro cercados fe grandes momentos de preju
Os passageiros tambem sao culpados pois aceitam esse desconforto por ter um custo mais baixo. Quem nao aceita eh obrigado a pagar mais por executiva ou premium economy.
Adorei a apresentação do assunto além de um tom de voz bem agradável. Parabéns pelo vídeo
Vc sempre mostra um conteúdo novo e com muita informação, parabéns
Creio que um fator que talvez conta também são as dimensões do país que a empresa atende e se nesse país tem a concorrência de um bom sistema de trens.
Austrália e China apesar de terem trens também possuem dimensões continentais. Porém pra curta distância entre algumas das principais cidades desses países o trem faz concorrência. Do mesmo modo no Brasil, a rota Rio-SP não tem concorrência de um trem-bala apenas de ônibus.
Já a rota Brasília-São Paulo é mais demorada, e tem uma demanda enorme por causa dos políticos
Faz um vídeo agora sobre as falências recorrentes no setor aéreo… as cias não são as vilães. Fale da regulamentação do setor, custo da segurança e da segurança (safety and security)…
Muito, muito bom o vídeo.
Toda esta ganância e malandragem só estancaria com uma empresa subsidiada pelo estado ou por uma estatal. Difícil de acreditar, né?
Acho que faz sentido optar pela classe econômica para viagens curtas. Não vejo necessidade de pagar mais caro pra ter um pouco mais de conforto em uma viajem de, por exemplo, São Paulo para Santa Catarina
Mas não tem essas divisões aqui nos voos domésticos no Brasil. Vc pode pagar bem.mais caro só pra ter uns 30 cm a mais de espaço para os pés nos 6 assentos que ficam mais perto da porta. Ou pra poder trocar a passagem se der ruim. Mas não tem outras classes nos voos internos daqui.
@@victorpetrarca2471 Quando o cliente considerar 60 reais a mais na passagem como BEM MAIS CARO não é de se espantar que as cia aereas querem empilhar as pessoas como sardinhas.
@@drac124 60? Poxa, tu tá com sorte. Geralmente quando compro, a diferença é entre 150 até 500 reais. Normalmente passa dos 300 reais.
@@victorpetrarca2471 Nossa nunca vi nesse valor. Das 3x que viajei recentemente era 30 reais por trecho, ou seja, upgrade na ida e volta seriam 60 reais. Como o voo é com escala, acaba ficando 120 reais. Foi pela Azul e Gol.
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐐
Se tu e cega como que tu escreve?
@@vitornhino8905 comando de voz e leitura de tela, tem essas opções em "Acessibilidade" em qlqr celular hj em dia
Obrigado por me responder
@@vitornhino8905 por nada eu sempre respondo quando me perguntam com educação que foi seu caso.. graças a Deus fizeram esse aplicativo que está em todos os smartphones e as pessoas cegas podem usar com independência
Documentário necessário !!!!!
Faltou falar da Ryanair, que aqui na Europa colocam aviões com toda a cabine com a classe economica. E assentos cada vez mais apertados.
Mas pelo menos a Ryanair é uma low cost, e os voos que ela opera não são tão longos assim. O duro são companhias aéreas comuns, com passagens caras, só piorando a qualidade. Viajar no desconforto 6, 7, 9, 10 horas é osso!
Creio que o problema está em vários fatores. Ter lucro maior, adaptação de mercado ao longo dos anos e também sobreviver no mercado visto que as margens são mínimas e um cia aérea tem muita responsabilidade, basta um problema em uma aeronave que a empresa pode falir dependendo do contexto. É o eterno paradoxo do lucro vs economia de custos é padrão para qualquer empresa no mundo em qualquer setor
Ótima narração meu caro! Excelentes explanações! Muito obrigado! Daniel do Rio de Janeiro.
Esse canal tem vídeos excepcionais, todos com o melhor conteúdo e edição
Acabo de voltar de Portugal, voei com Air Europa. Uma experiência pós pandemia horrível. A sensação era de estar em uma lata de sardinha. Um corpo colado ao outro, sem espaço até para onde apoiar os braços, sem espaço para abrir a mesa para refeição, que inclusive foi a única em um vôo de quase 10 horas. Sem falar que criam uma regulamentação de permitir você embarcar com uma mala de 10 Kg e quando entra no avião tentam despachá-la alegando que não tem espaço nos bagageiros. Pagamos por um serviço e recebemos esse serviço de forma deplorável. Infelizmente o sistema é bruto. A viagem a Portugal foi ótima, a parte ruim foi tudo relacionado a parte aérea.
Apesar disto tudo a maioria das companhias aéreas no Brasil operam no prejuízo e muitas faliram ... Fica ruim pra todo mundo!!
Nao só no Brasil. No kundo inteiro companhias aereas sofrem com prejuízos. Isso até antes da pandemia
Claro, voo nacional é ridículo de caro. Amanhã mesmo vou de MG pra foz só Iguaçu de ônibus.
Fica 200 reais. Agora de avião, deve tá 2000. Voo no Brasil é ridículo
@@stephaniesalinas7506 Ah tá. Então pra não falir por prejuízo é só diminuir o preço dos vôos e ter prejuízo
Oferta e demanda, e as empresas tem que se adaptar.
O vídeo tem um tom de critica, mas não tem nada de errado em ganhar dinheiro.
Se eles conseguem ganhar mais dinheiro, sem aumentar os custos, então estão sendo mais eficientes, acho ótimo.
Além do espaço sendo reduzido, ainda tem o valor cada vez mais alto. Você comentou no vídeo que voos com mais escalas e duração de viagem maior, na teoria, seriam mais baratos, mas isso infelizmente foi muito pro caralho. Estou buscando passagens saindo de Manaus para São Paulo e encontro voos custando de 1.5k à 2k cada trecho, alguns com 3 conexões e quase 24h de viagem. Sem contar que a promessa de que tornando a bagagem de 23kg opcional os preços também diminuiriam
De fato vc tem razão, mas se compararmos com o preço que se pagava no inicio dos anos 2 mil ainda sim estamos pagando metade do que se pagava aquela época.
Cara pra viajar de são Paulo pra montes claros em minas gerais eu conseguia passagens entre 300, 450 na mesma semana , esse ano pensei em viajar tomei um susto 1500 a 2000 a passagem , achei passagem de 600-800 apenas para daqui 1 mês , desisti vou ter que ir de ônibus pagar 180 reais e aguentar umas 14 horas de viagem.
@@peterson7167 Latam começou a fazer essa rota recentemente. Não vi preços, porém pode ser uma opção.
E também da BA para SP que atualmente chega a 2K em um trecho curto e no passado era 500 reais
Veja voos que decolem entre terça e quinta, ou num sábado, muitas vezes os voos de madrugada são bem mais baratos, e claro, qto maior a antecedência, faz baixar o valor.
Tales, mais um excelente vídeo. Manda o link no direct do Lito Sousa do aviões e música. Ele vai adorar e quem sabe divulgue. Valeu
Qualquer ônibus intermunicipal fabricado depois de 2000 tem mais conforto do que a classe econômica da Gol.
Faz um video de OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA gostaria de ver
Não são só as companhias aéreas que estão tratando cada pior os menos aquinhoados, isso é em tudo.
Eles - nós - não estão reagindo a isso
1d 50k views.. parabéns Thales, poucos canais conseguem isso. Sou aqui do SUL também, Canoas-RS.
Viajar para o exterior em classe econômica é simplesmente um terror, pra quem é alto como eu a viagem fica sofrida pouco espaço demais.. Lembro quando fiz minha primeira viagem de avião, apesar da emoção e a curiosidade pra descobrir o novo, as horas dentro do avião foram difíceis...
Vai de busao na próxima.
O limite de lucros das companhias aéreas será definido por uma regulamentação quanto às dimensões mínimas do assento ou até onde o passageiro da classe econômica julgar adequado pagar por um assento sem qualquer conforto.
Meus pais nunca foram ricos nem nada, mas nos anos 2000 eles fizeram uma viagem ao nordeste na tal "classe econômica". Pelo que ele me fala tinha comida boa no voô, assentos confortáveis e até bebidas. Muuuito diferente do que é hoje.
Aqui no Brasil não tem essas divisões do avião em 4 classes. Só existe classe econômica e uma classe melhor que tem um pouquinho mais de espaço para os pés. E só.
Eu acho que depende da situação de cada pessoa e da pessoa se programar tbm, já fiz viagem de ônibus de 3 dias, e uma passagem econômica, ainda que bem desconfortável, o voo dura algumas horas, e se comprar com antecedência vc ainda paga mais barato que a de ônibus (e mesmo o ônibus sendo mais confortável, 3 dias sentado é cruel d+ tbm). Agora, para voos internacionais mais longos, econômica deve ser um teste de resistência mesmo, mas tbm vai do bolso da pessoa, às vezes pode ser melhor passar talvez um dia de desconforto no avião do que 4-5 dias num navio.
Três camadas de pessoas deitadas ficaria melhor 😂 Teriam mais passageiros, mais lucro e mais conforto já que você vai deitado.
Duvido de mais nada 😂😂😂😂😂😂
@@liviaines7195 😂
Visionário
Tipo os "hoteis gaveta" do Japão, genial
Ate dar uma turbulência e quebrar o nariz hehe
Valeu!
Viajei no mês passado para Dubai pela Emirates na classe econômica, 14 horas expremida na janela, meu marido no meio e uma desconhecida na ponta, não foi uma experiência nada agradável , não só o fato de não poder esticar as pernas mas tb a altura do assento sempre deixa meus joelhos super doloridos, e para levantar para ir ao banheiro foi outro encomodo, mas as 14h nesse avião não foi pior que as 3h na econômica do avião da Gol de SP para Fortaleza, foi a pior experiência da vida ... Eu prefiro pagar mais caro pra ir com conforto do que perder 1 dia de viagem no destino final para pode descansar dos perrengues de um voo desconfortável...Deus me free...
caraleo... nunca andei de avião mas não imaginava que era assim kkk meudeus
CONCORDO CONTIGO CAROLINE, o conforto não tem preço !!!.
@@le_paludo nem eu, estou passada com o tanto de comentários que expõe a suas experiências e não tem esse glamour das redes sociais, o bom Lucas é que com essas informações a gente possa até refletir melhor ou se preparar melhor quando for a nossa vez de viajar.
As pessoas pagam.
As empresas chegaram a conclusão que o cliente prefere economia à qualidade, então tentam baratear ao máximo o vôo, cortando todas as amenidades possíveis.
Fala sobre a Internet das coisas (IOT) e o avanço no Brasil, só uma sugestão
Já havia reparado isso há alguns anos... Basta ver que a quantidade de bagageiros acima dos bancos não coincidem mais com a de poltronas ...e as Cias aéreas vêm oferecendo despachos de bagagem de última hora...desonestos...
Está muito desconfortável...
Esperando as promos de passagem aérea nas classes executivas \o/, já que o preço é absurdamente maior que a econômica, certo que não vai encher... Com o futuro sendo cada vez mais virtual, não sei da onde vão tirar executivos quem encherão essas vagas.
Já estou em.home office mais de 3 anos e sem voos ficando no conforto de casa 🙏
@@lilia1669 eu tb... galera q vooava direto, foi um alívio
Isso também está acontecendo nas empresas de ônibus do Brasil. Várias empresas estão investindo em ônibus Double Decker com serviços Premium no andar inferior, pois com 12 assentos Leito Cama + 35 Executivos eles tem mais lucro que um ônibus leito de 24 lugares
É, porque leito leito mesmo não existe. Eles chamam de leito o onibus executivo.
Eu adoro esse canal ❤️
Bom tenho 40 anos sou o único na minha família que nunca conseguiu viajar de avião infelizmente o mais perto de um avião que cheguei foi na vitrine do aeroporto de Congonhas de São Paulo onde vi um avião a uns 200 metros de distância da vitrine parado na pista
Ainda bem que inventaram o Google Street View para eu poder viajar sempre de 1ª classe.
Kkkk 🥺
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Vc gasta muito menos e fica no conforto de sua casa. Se vc tiver telao e projetor fica perfeito.
@@Mazzola97 🥲
kkk
viajar, esta sendo um pesadelo , primeiro o excesso de automatização nos aeroporto , já apavora , depois vem a alfandega , policia federal . quando finalmente entramos na aeronave ficamos na classe econômica colocados em cock pit, e ai começamos a viagem com as angustia e medos de um ambiente claustofobicos . Em resumo tenho já desistido de fazer viajem longas pelo desconforto muito intenso das mesmas
Acho q isso da espaço pra novas companhias entrarem no mercado, algo parecido aconteceu com os ônibus, e então veio a buser ( inclusive é uma empresa interessante pra um vídeo).
ai que na o problema, as empresas não estão fazendo isso pq estão nadando em dinheiro, esse esquema todo do serviço é pq todas elas estão enfrentando custos quase impossíveis de pagar.
Empresas de transporte de qualquer coisa em geral hoje estão com problemas financeiros enorme.
@@williammelek8318 acho q as pessoas também reclamam demais, um voo Brasil - estados unidos antigamente girava em torno de 100.000 reais hoje, só muito ricos viajavam de avião. Hoje qualquer gari q ajunte dinheiro vai, então na verdade, se continuarem a voar, estamos no lucro.
Dar uma boa experiência para o cliente nunca foi problema para uma empresa que quer sair de más condições financeiras. Pelo contrário, é solução.
Infelizmente a tendência de tudo é isso, fazer mais com menos, trabalho numa empresa onde há uns anos os chineses compraram. O trabalho aumentou, o salário estagnou e meu tick refeição diminuiu
Já voei com a maioria das lowcost (sky, jetsmart, flybondi etc) na america latina e realmente está bem complicado.
Não oferecem nem água e os assentos são MUITO desconfortáveis, parece que isso é até proposital.
Voar com uma dessas é um teste de resistência física mesmo. Até umas 3h dá pra aguentar de boa, mas passou de 4h parece que cada canto do corpo começa a doer.
Ainda assim vale a pena pra quem realmente não esbanja dinheiro, pois geralmente dá pra encontrar passagens até 40% mais baratas que as cias tradicionais
Excelente explicação !
Eu até tenho condição de comprar uma executiva !
Ainda consigo voar na econômica e prefiro gastar com outras coisas na viagem !
São apenas algumas horas e não consigo dormir mesmo em um avião !
Kkk
Saúde e Prosperidade para todos do Canal !
Até no início dos anos 2000 era bem diferente de hoje
O mais acintoso é a omissão dos governos de todo mundo...há um concílio malicioso entre as cia$ aérea$ e os estados...primeiro o lucro depois as pessoas...é o único setor no mundo...em que de acordo com o dia e horário...a mesma poltrona/ prestação de serviço possui preços diferentes...
Eu estou fugindo de viagens de avião. Antes eram só os aeroportos que eram desconfortáveis. Depois os aviões. E por fim o bolso. Dá para piorar?
Hoje em dia a única vantagem de viajar de avião é o tempo de viajem, entretanto eu já cheguei a optei por viajar de ônibus pelo aumento do conforto.
Dependendo da distância prefiro um ônibus leito ou leito cama, sai mais barato, e agora tem a Buser para facilitar.
Eu viajei de econômica básica com a British Airways. O espaço realmente era pequeno, mas a comida e o sistema de entretenimento eram muito bons. Até vinho tinha.
a economia da British Airways e 10 vezes melhor que a da TAP e da TAM
Ss KKKKAAK
Empresa gringa é outra coisa né
Não era vinho ....era KI-SUCO de uva.............com álcool 45º
@@angelosergiofornazari8872 kkkkkkkkkkkkkkkk
Viajei este ano de classe econômica São Paulo -> Salvador. Impressionante que é muito apertado os acentos, pessoas um pouco maiores já precisam a ficar encolhendo o ombro a viajem toda pra não ficar encostando na pessoa do lado.
Não serviram uma água sequer e ainda não tem espaço pra bagagem de mão de todo mundo. Achei uma experiência bem desconfortável por conta que é impossível esticar a perna e devido a um problema no joelho eu preciso esticar ele constantemente.
Eles podiam nos levar em aviões cargueiros de guerra, tipo aquele dos EUA saindo do AFEGANISTÃO. Sem nada. Muito melhor.
Se existir pessoas dispostas a passar por isso e pagar mais barato, as empresas vão lançar no mercado ué, é o consumidor que dita o Mercado no fim das contas.
Viajou legal kkkkk
Tá achando que é frifairi🤣😂
Você disse uma verdade, infelizmente é o que acontece mesmo
@@ggabriiel Existem regulações que impedem isso, a não ser em casos muito excepcionais. Imagina o pessoal se aglomerando dentro da aeronave e mudando o centro de gravidade?
Canal com conteúdo reflexivo sobre a contemporaneidade é raro no UA-cam! + Inscrito
Concentração de renda nas economias gerando concentração de espaço nas aeronaves. Será que as companhias aéreas não lucrariam bem mais com táxis aéreos mais econômicos no lugar de classe executiva?
Muito dinheiro pra pouco lucro, taxis aéreos não são tão rentáveis como parecem, principalmente para empresas
Eu como cliente, em qualquer coisa que seja, sempre vou prezar a qualidade do serviço e por um preço que faça sentido. Assim vejo essa situação como um modo das companhias aéreas lucrarem mais sacrificando e muito a qualidade do serviço prestado para pessoas que ou não podem ou não acham justo pagar a mais por um pouco mais de espaço. Essa é minha opinião.
Há poucos dias fiz uma viagem do Japão p o Brasil e do Brasil para o Japão, eu e minha família na classe econômica, com Boeing777-300er e tbm com o Airbus A380. Amigo pensa em uma prova de resistência!!!!!🤣🤣🤣
E pensar que farrei uma viagem pela economica daqui a 1 mes...o bom que são so 2hs no maximo...valeu pelo video! Ate a proxima.