Tive a oportunidade de trabalhar com o Rick em 2003 e foi ótima a experiência. Desses 20 anos pra cá foi incrível como as coisas foram ficando mais rasas e imediatas. Hoje um artista novo tem que tomar muito cuidado com o direcionamento que vai dar pra sua carreira. Nunca foi tão difícil viver de música aqui.
Tu e bem leigo sobre musica .. foi esse otario do rick bonadio q destruiu com o mercado musical brasileiro ele ficava pegando dinheiro das emissoras de TV e gravadoras pra grava e produzir porcarias pro povo consumir o resultado e esse agora ele nao vai assume q e o culpado . Na epoca q ele fazia isso varios musicos , bandas e produtores falavam q rick bonadio iria acaba com a industria musical no brasil . O Paulo anhaia, miranda , Arnaldo Saccomani, regis tadeu falava a 10 anos atras q bonadio so produzia porcaria pro mercado da musica q ele esta acabando com a musica brasileira . Agora esse e o resultado as cosequencias ...
O exemplo da menina que o Rick disse é certeza por causa dos pais, quando os pais são músicos, envolvidos com música, ele passa para os filhos a cultura musical que ele gosta, agora, pais que não se envolvem com música, os filhos ouvem e acabam gostando das músicas da moda, isso acontece também no meio cultural, educação etc.
Também lembro de várias fases de rirmos musicais que fizeram muito sucesso no passado e que tinham pouca qualidade musical, mas que comparando com os sucessos de um período para cá são obras-primas.
Hoje ouve essas músicas quem quer. Estou muito satisfeito indo em busca do que eu gosto com artistas independentes que temos acesso nas plataformas digitais
O cara sabe que o meio musical tá ruim, porém ele foi um dos que ajudou a trazer essas tranqueiras. E pior que não tem volta, quem não suporta esse lixo são os mais velhos.
Ele também trabalha pra ver o money, ele não é bobo. Ele já visava alguns anos atrás, que quem investisse em FunkPop conseguiria ganhar os olofotes, foi dito e feito, assim veio a Anitta, Luísa Sonza, Lexa, Ludmila e etc...
E pensar que o funk, por exemplo, já nos deu músicas românticas, inteligentes e emocionantes nos anos 90. A MPB já ensinou o Brasil a cantar, os artistas nordestinos já nos deram música de altíssima qualidade (Fágner, Belchior, Alceu Valença, Zé Ramalho, Caetano, Gil). Bandas de Rock faziam diferentes tipos de Rock, com letras inteligentíssimas. Ouvir uma guitarra no Lulu Santos, no Legião ou no Paralamas eram experiências diferentes e ótimas
EXATAMENTE. TÁ RECLAMANDO PORQUE NAO CONSEGUE COMPETIR COM OS SERTANEJOS E O FORRÓ, QUE FORAM ESPERTOS E CONSEGUIRAM ALCANÇAR UM GRANDE PUBLICO. AS NOVAS GERAÇÕES DO POP ROCK NÃO CONSEGUEM SER POPULAR E NEM QUEREM SER. JUNTE-SE A ISSO O ENSINO DE PESSIMA QUALIDADE QUE O PAIS TEM POR MAIS DE 30 ANOS. VC ACHA QUE VAI APARECER OUTRO RENATO RUSSO, CAZUZA, ETC, COM ESSE ENSINO LIXO QUE NÓS TEMOS?? NÃO TEM VOLTA, NÃO VAI MELHORAR.
@@jeffersonpaladini2544como é? Marilia Mendonça,Gustavo Lima, Zezé de Camargo,mayara e maraiza l....todos fizeram e fazem esquema com empresarios e prefeituras etc
A merda é o tal do “engajamento” que hoje tem que ser obrigatório em tudo. Essa é a merda. Quando o Queen estava no auge, numa entrevista, uma repórter disse ao Freddie Mercury: - “muito legal que o Queen carrega a bandeira da comunidade homossexual...” Freddie imediatamente respondeu: - “o Queen não carrega bandeiras e com exceção de mim, todos os integrantes da banda são héteros, casados e formaram suas respectivas famílias. A banda nada tem a ver com a minha orientação sexual ou qualquer cunho de ordem política. O Queen é uma banda de entretenimento, é uma banda que existe para dar alegria e tirar a tensão do dia a dia difícil das pessoas. Somos artistas e não militantes...” A repórter, totalmente desconcertada, não tinha onde enfiar a cara. Quis lacrar, quebrou a cara. É por isso que o Queen foi uma das maiores bandas do mundo. Os caras eram músicos de primeira grandeza na acepção da palavra e se dedicaram inteiramente a arte, acima de qualquer militância.
@@joaopitombeiraverdade o Rock aqui no Brasil nos anos 80 sempre foram vendidos como música de protesto , agora isso 😅😅 Bolsonaro estragou até o Rock com esses papos de conservadorismo kkk
Houve um complô por parte de gravadoras americanas destruírem a música brasileira.Assista o documentário :" A história não contada da MPB".O grupo e o tichan foi o pontapé inicial .Este grupo foi criado pra isso.Pois na década de 40 e 50 a música .Brasileira estava no auge e sendo reconhecida internacionalmente inclusive nós Eua
@@victorhamppyelo o Antonio foi muito feliz no que disse. Chegamos ao ponto do Bonadio dizer que a música está ruim. Ele produziu: Ragatanga, Mamonas assasinas... apesar de músicas divertidas era letras horrentas apenas focadas em "viralizar" na época.
@@rovilsoncastro Essa é sua visão externa, mas pros artistas e pros produtores envolvidos da época não era bem assim não. Nesses que você citou havia muita musicalidade. E até mesmo nas letras mais descontraídas, existia um sentido, uma intenção lírica muito mais profunda do que a ideia de viralizar no intuito de ficar famoso.
@@leohaag não, agora está muito pior, mas dizer que mamonas era bom é mesma coisa de elogiar qq coisa de agora. Era divertido mamonas, mas a melodia era péssima.
Esquisito, vindo de um cara que anos atrás, num programa global, acabou com uma banda jovem de Rock que tinha um futuro promissor, fez dos irmãos integrantes uma dupla sertaneja e relegou os demais membros a banda de apoio. O momento atual da música é global mas, em termos de Brasil, Rick Bonadio ajudou a chegar onde estamos. Nem só de Charlie Brown, NX e Mamonas vive um bom produtor; sorte não é tudo.
Rick ta bravo porque não precisam mais dele e da gravadora, qualquer um faz musica hoje em dia, ele jura que tudo é ruim só pra depois enaltecer a "importancia de um produtor" e bla bla bla, tem musica boa pra caramba, se o que faz mais sucesso são as ruins, azar.
@@Bumblebee.turbo.charger Eu entendo o que ele disse, existem produtores que ajudam os artistas a filtrar e não lançar coisa que não é boa pro mercado ou que não tem uma qualidade decente. Existem bandas cujos produtores são quase como membros dentro do estúdio, tamanha a contribuição deles - o Rick Bonadio não é um desses.
@@Bumblebee.turbo.charger verdade mesmo.. os empresários eram e ainda são os que restaram (um bando de abutres) . Ele não se conforma que a internet mudou o mundo mesmo que na maioria das vezes tenha sido pra pior
Caraleoo... Sabia da existência e do legado do Rick, mas não o conhecia tão bem. O cara fala exatamente a verdade sem medo de cancelamento e com propriedade. Parabéns aos entrevistadores tbm de darem o devido espaço enquanto ele fala.
O que está faltando na música são letras com conteúdo e que fazem as pessoas pensarem, ou até que te emocionem, não para chorar, mas, para te levar a um momento que te faça feliz. E sem palavrões, sem baixaria, e por favor, sem denegrir a figura feminina, etc...
Foi a mesma coisa que o Martin Scorsese disse sobre os filmes da Marvel - "Marvel não faz cinema!". Uma coisa é a arte, outra coisa é comércio do entretenimento.
Sucateou o rock nacional, o famoso Mirdas (tudo que tocou, deu merda). Aí é fácil ir em podcast e falar bobagem. Para quem tem curiosidade, indico o documentário "Do Underground ao Emo", que mostra como o Rick Bonadio se apropriou do Pop-Punk e Hardcore, de maneira puramente mercenária, e simplesmente enterrou o rock nacional. Basicamente TUDO que ele criticou neste trecho, é exatamente o que ele fazia (tem até uma cena do Badauí putasso, pq o Rick queria que ele usasse franja kkkkkk)
O cara que tá falando isso escreveu isso aqui e mais 12 faixas do Cd ET e Rodolfo Ele veio do espaço sideral Queria ser meu bichinho virtual Esse trocinho não faz mal a ninguém É meu Tamagochi, meu Ghost do além Ele tem inveja é da minha beleza Uma obra-prima da natureza
Eu concordo em partes com o que foi dito pelo Rick. Não acho que certas músicas voltarão como foi dito. Eu vejo que a música, assim como ele mencionou em relação aos artistas bons e ruins, sofrem de um filtro natural. No tempo do Cazuza e do Guilherme Arantes também havian artistas ruins e o filtro natural ocorreu e hoje esses (Cazuza e Guilherme) são lembrados e os demais não. Então o cenário atual é algo que provavelmente acontecerá novamente e em 10-20 anos quando olharmos as músicas da época de 2023, veremos que alguns bons artistas ainda estarão presentes em 2033-2043 e os ruins estarão esquecidos. Um bom exemplo é você ir em uma loja de discos. Havará vários discos que você nunca ouviu falar do artista ou da música, porque esses não passaram no filtro temporal. Contudo, os artistas que foram classificados como bons, ainda vendem discos até hoje.
Com certeza não! hoje qualquer "artista" consegue viralizar por qualquer besteira, a internet dá palco. Um grande exemplo: caneta azul. Todos ganhando muita audiência por causa do tiktop fazendo dancinhas patéticas, seja por lacração ou até mesmo para ver a pessoa passando vergonha (NPC). Com certeza deve ser a geração mais idi0t@ que já existiu. Antigamente no máximo o cantor ruim ia fazer uma apresentação em evento pequeno para uma prefeitura qualquer, hoje um cantor medíocre vai para Rock Rio.
O que o Rick quis dizer é "o cara que faz música de verdade, é ARTISTA". Esses débeis mentais do atual "viralismo" não são artistas, são apenas imbecis assistidos e impulsionados por outros imbecis. Infelizmente isso ainda vai muito longe, já que, imbecis é o que mais temos no mundo no momento, e a tendência é só aumentar.
Hj as pessoas não tem o hábito de ouvir ,de entender as letras! Ninguém para pra ouvir! Os jovens d hj são dos jogos , é uma geração q vai lembrar das músicas dos jogos
Você escuta principalmente os artistas dos anos 70 e 80 e só encontra clássicos interpretados por artistas atemporais. Dos anos 2000 em diante foi regredindo de forma descontrolada e hoje é dominada por funkeiros e mcs sem talento, representados por Anitta, sertanejos universitarios, forrozeiros sem identidade, os quais não conseguimos identificar quem é quem, além da praga da sofrência, criada para quem vive 24 horas durante 365 dias, com dor de cotovelo
Cara, posso falar uma bobagem aqui, mas lá vem textão. Acho muito fácil, pra uma pessoa grande da indústria, criticar o rumo que as carreiras musicais estão tomando ultimamente. Como músico e alguém que aspira ter algum tipo de reconhecimento algum dia, super concordo com quase tudo que ele diz nesse corte, músico é quem entende de música e tem algum tipo de talento voltado pra esse lado artístico; hoje em dia, infelizmente, pra alguém ascender de um artista que ninguém conhece pra alguém conhecido, é NECESSÁRIO sim o "viralizar". As redes sociais, principalmente, o tiktok e o instagram movem a sociedade, ao menos no Brasil, hoje. Acho que muitos que começam crescendo pela rede social até tem a ideia de depois de crescerem voltar a fazer música de verdade; o Rick citou o Emicida ali, dizendo que quebrava o argumento, mas o Emicida surgiu antes de as redes sociais terem a magnitude que elas tem hoje. Quem surge HOJE precisa sim das redes sociais pra crescerem. Dito isso, já não existe aquele trabalho de antigamente de conhecer o pessoal de uma gravadora, assinar um contrato e ter toda uma equipe trabalhando pra fazer a tua visão acontecer e disso surgir o teu primeiro álbum. Hoje, você paga, grava e lança em plataforma de streaming, muitas vezes sem um label de qualquer nome de gravadora ou produtora. As músicas tem que vir contigo já prontas. Eu posso ter músicas originais lindas, uma voz "ok" e uma ótima afinação, mas se não tiver 15 mil pra gravar 2 músicas em uma grande gravadora e injetar mais uns 5 ou 10 em marketing, não chego à lugar algum, salvo rarississimas exceções. A ideia de que algum dia a qualidade das músicas volte é reconfortante, mas infelizmente não acredito que a nossa geração de artistas aspirantes vai ver isso acontecer antes de perder a chance e já estar focado em outra carreira. Boa sorte pra todo mundo que sonha em ser reconhecido pela música, e se precisar, foca sim em rede social, porque é um catalisador muito importante atualmente. Forte abraço. PS: sei que pareci um tiozão no texto mas tenho 27 kkkk PS2: Perdão, Catalizador é um "facilitador" de reações químicas. (simplificadamente)
O real problema não está em quem cria, mas em quem consome. Se tem o publico que consome, é aí que está o erro!! Erro no sentido da galera ir na onda, sem pensamento crítico, sem praticamente pensar no que consome. Facilmente influênciado por qualquer um!!!
Não temos mais o Tom Capone e o Miranda, aí a produção e descobertas originais realmente caíram. Mas artistas criando no underground tem muito, o que não é tão fácil no mainstream pois tudo acaba ficando repetitivo e a massificação gera a mesmice.
Verdade! A música hoje está em dia está muito mal. Os cantores de hoje não sabem nada de música e nem sabem cantar! Nem contar com as letras! É música para ignorantes. Isso começou nos EEUU com as grandes discográficas. Os jovens consomem o que a mídia dá. As redes sociais como Tic Toc é uma aberração, mostra o pior da inteligência humana.
As vezes pego o celular e penso , vou ouvir uma música! Aí eu penso de novo , mais o que eu vou escutar ? Não tem nada , então vou lá nos anos 80 e 90 e acho muita coisa !
Pra mim, isso é corporativismo. É porque o cara não ganha dinheiro mais, como antes. Música é um produto, e o Cantor vai entregar o que o público (mercado) quer. É simples.
O mundo tá indo pra um processo de idiotização de forma que me impressiona e me deprime ate, não quero parecer arrogante ou que sou superior, mas sla eu me sinto um peixe fora d'água uma boa parte do meu tempo, o mundo como conhecia está se esfarelando, e tento todo santo dia me adaptar a isso sem perder minha essência.
O sertanejo original autoral e de qualidade acabou a mais de 20 anos. O "sertanejo" atual é apenas um estilo de música sem QUALQUER nuance de sertanejo, apenas ambientado em "interior e fazendas" com letras bizarras, repetitivas e infantis. Não é pq veio do interior ou foi criado em sítio que esse estilo musical não identificado pode ser chamado de sertanejo. Não vou nem falar sobre pagodes e funk..
Falou e disse o criador do Broz(ta) e do Ragatanga, é uma piada, um dos pioneiros das tranqueras sonoras de 2000 pra cá falar alguma coisa da geração atual, é uma piada mesmo a opinião desse produtor, piada pronta e muito bem produzida
Disse o produtor de Mamonas assassinas. “Fui convidado pruma tal de Suruba, não pude ir Maria foi no meu lugar”. Conta outra Rick, sempre pensou na grana não importa o que estivesse produzindo.
Não bosteja pelos dedos na época não existia nada nem parecido por isso que estorou e os caras eram bons músicos, muito diferente desse lixo de agora...
É verdade, mas também essa opinião é pq ele perdeu muito do poder que tinha antes da Internet. O cara escolhia quem faria (ou não) sucesso e agora esse poder está nas mãos de outros. Já se pode fabricar "sucessos" em linha de produção como Henry Ford fazia com carros.
Esse papo da música ser cíclica eu ouço de produtores há pelo menos 10 anos....não acredito mais nisso, agora é de mal a pior, pois geralmente é a juventude quem faz um estilo musical revolucionar e nossa juventude atual tem outros valores, outros hábitos e outras culturas.
Palavras interessantes com certeza! Mas eu acho que há músicas para várias frentes. Essa que o Rick fala, me parece que ele se refere à arte. Mas tem pessoas que fazem música para vender mesmo, por dinheiro. Conheço um pai de família que faz músicas para redes sociais e consegue sustentar a família com isso também. Então... minha opinião é que o que o Rick fala é mais focado para os artistas.
Falou o cara que produziu Rouge e NX zero a qualidade das atuais produções musicais no Brasil é um reflexo na idiotização da sociedade....pessoas idiotas fazem coisas idiotas....musicas tbm.
Eu queria ser otimista igual ele, a tendência na minha opinião é piorar. Lembrando que, o Bonadio é o responsável pelo movimento emo nos anos 2000 que ASSASSINOU o rock brasileiro e que deu origem ao limbo que existe hoje do rock nacional. Ele contribuiu involuntariamente pra isso.
Mas pelo menos aquela geração emo, foi o último resquício de músicos de sucesso que estudavam música, pois a maioria dos mcs atualmente não sabem os fundamentos de música como ritmo, harmonia, andamento, tom.
Lembrando que ele é produtor, tem que trabalhar com o que aparece, senão não vai trabalhar. Produtor não faz milagre, tanto que qnd da certo o crédito é do artista não do produtor.
@@rnssouza14 mas para quem entende de música muitos álbuns de sucessos foram bem-sucedidos pela responsabilidade do produtor que tentou tirar juntamente com a equipe e os artistas a melhor performance da música que está sendo gravada.
Enquanto a música não for considerada uma arte por si e para si mesma, as pessoas nunca vão evoluir a sua musicalidade. Para muita gente, música é sempre "para alguma coisa"; para dançar, para rebolar, para tik-tok, para pegar mulher, etc etc etc. A música é uma arte em si mesma, e não depende de moda, de tendência, etc. É como o Rick disse: é uma merda.
Tive a oportunidade de trabalhar com o Rick em 2003 e foi ótima a experiência. Desses 20 anos pra cá foi incrível como as coisas foram ficando mais rasas e imediatas. Hoje um artista novo tem que tomar muito cuidado com o direcionamento que vai dar pra sua carreira. Nunca foi tão difícil viver de música aqui.
Cheio de razão!!! Qualquer pessoa pode ser cantor hj. Em dia. Só mostra bunda, peito, simulação de sexo!!? Fracasso, fracasso, fracasso !!!
Deus te ouça, que a boa música volte a alta.
Tu e bem leigo sobre musica .. foi esse otario do rick bonadio q destruiu com o mercado musical brasileiro ele ficava pegando dinheiro das emissoras de TV e gravadoras pra grava e produzir porcarias pro povo consumir o resultado e esse agora ele nao vai assume q e o culpado . Na epoca q ele fazia isso varios musicos , bandas e produtores falavam q rick bonadio iria acaba com a industria musical no brasil . O Paulo anhaia, miranda , Arnaldo Saccomani, regis tadeu falava a 10 anos atras q bonadio so produzia porcaria pro mercado da musica q ele esta acabando com a musica brasileira . Agora esse e o resultado as cosequencias ...
O exemplo da menina que o Rick disse é certeza por causa dos pais, quando os pais são músicos, envolvidos com música, ele passa para os filhos a cultura musical que ele gosta, agora, pais que não se envolvem com música, os filhos ouvem e acabam gostando das músicas da moda, isso acontece também no meio cultural, educação etc.
Seria tão bom se as musicas dos estilos das épocas 70 80 90 voltasse a fazer sucesso.
2000 também tinha coisa boa, de 2010 pra cá foi só merda
Como é bom ver alguém dizendo a verdade.
Mas nada vai acontecer.
A FASE DA SENTADA PRECISA PASSAR!
Na sequência vem algo pior. É cíclico.
mas a sentada não
Talvez a próxima fase será a deitada. Kkk
Ricardo Bonadio saudades gravei com ele em 1992! Quanto tempo!!! Ainda era no Santana abç! E vamos q vamos verdao!💚💚💚💚!
Também lembro de várias fases de rirmos musicais que fizeram muito sucesso no passado e que tinham pouca qualidade musical, mas que comparando com os sucessos de um período para cá são obras-primas.
A musica tem que vim naturalmente, e a letra tem que ter uma história ... isso sim é arte, tirar da mente e por num papel
Hoje ouve essas músicas quem quer. Estou muito satisfeito indo em busca do que eu gosto com artistas independentes que temos acesso nas plataformas digitais
Único comentário sensato o seu..
Faço a mesma coisa..
Música ruim sempre existiu em todas as épocas..
Tudo é reflexo da geração..
Mas o problema é q quem faz música legal p vc ouvir não sobrevive!!
Quando ele falou: “quero viralizar essa música esse cara não pensa música, só pensa merda”. Só me vem à cabeça Zé Felipe e Virgínia.
O cara sabe que o meio musical tá ruim, porém ele foi um dos que ajudou a trazer essas tranqueiras.
E pior que não tem volta, quem não suporta esse lixo são os mais velhos.
Verdade kkk
Eu sou jovem e acho tudo lixo
Ele também trabalha pra ver o money, ele não é bobo. Ele já visava alguns anos atrás, que quem investisse em FunkPop conseguiria ganhar os olofotes, foi dito e feito, assim veio a Anitta, Luísa Sonza, Lexa, Ludmila e etc...
@@FelipeMonicci você faz parte de uma minoria.
@@daniloaugustodacruz162 tá certo. Em qualquer lugar do mundo coisas que não prestam sempre deu dinheiro.
E pensar que o funk, por exemplo, já nos deu músicas românticas, inteligentes e emocionantes nos anos 90. A MPB já ensinou o Brasil a cantar, os artistas nordestinos já nos deram música de altíssima qualidade (Fágner, Belchior, Alceu Valença, Zé Ramalho, Caetano, Gil). Bandas de Rock faziam diferentes tipos de Rock, com letras inteligentíssimas. Ouvir uma guitarra no Lulu Santos, no Legião ou no Paralamas eram experiências diferentes e ótimas
Ele foi um dos que colaborou com tudo isso
EXATAMENTE. TÁ RECLAMANDO PORQUE NAO CONSEGUE COMPETIR COM OS SERTANEJOS E O FORRÓ, QUE FORAM ESPERTOS E CONSEGUIRAM ALCANÇAR UM GRANDE PUBLICO. AS NOVAS GERAÇÕES DO POP ROCK NÃO CONSEGUEM SER POPULAR E NEM QUEREM SER. JUNTE-SE A ISSO O ENSINO DE PESSIMA QUALIDADE QUE O PAIS TEM POR MAIS DE 30 ANOS. VC ACHA QUE VAI APARECER OUTRO RENATO RUSSO, CAZUZA, ETC, COM ESSE ENSINO LIXO QUE NÓS TEMOS?? NÃO TEM VOLTA, NÃO VAI MELHORAR.
@@marcelodecastro5347 👍Sem contar que o Sertanejo não se curvou para a esquerda e nem dependeu de Lei Rouanet
@@jeffersonpaladini2544como é? Marilia Mendonça,Gustavo Lima, Zezé de Camargo,mayara e maraiza l....todos fizeram e fazem esquema com empresarios e prefeituras etc
@@jeffersonpaladini2544 kkkkkk q piada. Vivem de dinheiro de prefeitura e dos beneficios da lei kandir.
@@dond6541 Falou o defensor da esquerdalha 😂
A música é o reflexo da sociedade. Só vai piorar...
Vdd!
A " música de amor aqui é Rita volta que eu perdoo a facada "
Um país violento.
O melhor comentário da internet!
infelizmente
Já era, é cada um por si
Tudo, a media também.
Deus te ouça Rick! Sábias palavras.
A merda é o tal do “engajamento” que hoje tem que ser obrigatório em tudo. Essa é a merda. Quando o Queen estava no auge, numa entrevista, uma repórter disse ao Freddie Mercury:
- “muito legal que o Queen carrega a bandeira da comunidade homossexual...”
Freddie imediatamente respondeu:
- “o Queen não carrega bandeiras e com exceção de mim, todos os integrantes da banda são héteros, casados e formaram suas respectivas famílias. A banda nada tem a ver com a minha orientação sexual ou qualquer cunho de ordem política. O Queen é uma banda de entretenimento, é uma banda que existe para dar alegria e tirar a tensão do dia a dia difícil das pessoas. Somos artistas e não militantes...”
A repórter, totalmente desconcertada, não tinha onde enfiar a cara. Quis lacrar, quebrou a cara.
É por isso que o Queen foi uma das maiores bandas do mundo. Os caras eram músicos de primeira grandeza na acepção da palavra e se dedicaram inteiramente a arte, acima de qualquer militância.
então pink floyd e rage against the machine são ruins pra você? não fode
@@joaopitombeiraverdade o Rock aqui no Brasil nos anos 80 sempre foram vendidos como música de protesto , agora isso 😅😅 Bolsonaro estragou até o Rock com esses papos de conservadorismo kkk
agora pode fazer rock sem protestar. Ouçam restart então, po. @@thiagophelipe741
Comentário FABULOSO.
Houve um complô por parte de gravadoras americanas destruírem a música brasileira.Assista o documentário :" A história não contada da MPB".O grupo e o tichan foi o pontapé inicial .Este grupo foi criado pra isso.Pois na década de 40 e 50 a música .Brasileira estava no auge e sendo reconhecida internacionalmente inclusive nós Eua
Ele foi um dos maiores produtores musicais do país ou seja, tem muita culpa pelo atual momento da musica que ele mesmo reclama.
Explica melhor como essa lógica te faz sentido
@@victorhamppyelo o Antonio foi muito feliz no que disse. Chegamos ao ponto do Bonadio dizer que a música está ruim. Ele produziu: Ragatanga, Mamonas assasinas... apesar de músicas divertidas era letras horrentas apenas focadas em "viralizar" na época.
@@rovilsoncastro Essa é sua visão externa, mas pros artistas e pros produtores envolvidos da época não era bem assim não. Nesses que você citou havia muita musicalidade. E até mesmo nas letras mais descontraídas, existia um sentido, uma intenção lírica muito mais profunda do que a ideia de viralizar no intuito de ficar famoso.
@@rovilsoncastro é serio que tu está comparando mamonas com esse lixo de agora?
@@leohaag não, agora está muito pior, mas dizer que mamonas era bom é mesma coisa de elogiar qq coisa de agora. Era divertido mamonas, mas a melodia era péssima.
Perfeito Rick.
Saudades de ouvir música (novas).
Hoje só ouço as da época boa!!!
Esquisito, vindo de um cara que anos atrás, num programa global, acabou com uma banda jovem de Rock que tinha um futuro promissor, fez dos irmãos integrantes uma dupla sertaneja e relegou os demais membros a banda de apoio. O momento atual da música é global mas, em termos de Brasil, Rick Bonadio ajudou a chegar onde estamos. Nem só de Charlie Brown, NX e Mamonas vive um bom produtor; sorte não é tudo.
Rick ta bravo porque não precisam mais dele e da gravadora, qualquer um faz musica hoje em dia, ele jura que tudo é ruim só pra depois enaltecer a "importancia de um produtor" e bla bla bla, tem musica boa pra caramba, se o que faz mais sucesso são as ruins, azar.
@@Bumblebee.turbo.charger Eu entendo o que ele disse, existem produtores que ajudam os artistas a filtrar e não lançar coisa que não é boa pro mercado ou que não tem uma qualidade decente. Existem bandas cujos produtores são quase como membros dentro do estúdio, tamanha a contribuição deles - o Rick Bonadio não é um desses.
@@Bumblebee.turbo.charger verdade mesmo.. os empresários eram e ainda são os que restaram (um bando de abutres) .
Ele não se conforma que a internet mudou o mundo mesmo que na maioria das vezes tenha sido pra pior
Caraleoo... Sabia da existência e do legado do Rick, mas não o conhecia tão bem. O cara fala exatamente a verdade sem medo de cancelamento e com propriedade. Parabéns aos entrevistadores tbm de darem o devido espaço enquanto ele fala.
*NOS ESTAMOS NUMA EPOCA DE EMBURRECIMENTO MUSICAL, EXISTE MUSICAS ETERNA AS CLASSICAS, MUSICAS DE LEMBRANCAS AS ANTIGAS E AS DE HOJE AS PASSAGEIRAS*
O que está faltando na música são letras com conteúdo e que fazem as pessoas pensarem, ou até que te emocionem, não para chorar, mas, para te levar a um momento que te faça feliz. E sem palavrões, sem baixaria, e por favor, sem denegrir a figura feminina, etc...
Lorota... Musica tem haver com acordes riffs colantes, insyrumentos variaros tanto faz a letra de uma musica e o de menos
@@danilomarvel5657 eu acho que é uma união entre letra e acordes, pra mim, minha opinião, acho a letra importante sim, os dois juntos.
A música é universal, a letra não necessariamente.
Simplesmente falou tudo, tudo que estava pensando ao longo do video, meus parabéns irmão
Pior que tem música com melodia boa, só q a letra é um lixo.
Verdade..Sou musico e tenho como referencia musicas dos anos 70/80/90 por causa das fantasticas sequencia e harmonizacao de acordes.
Foi a mesma coisa que o Martin Scorsese disse sobre os filmes da Marvel - "Marvel não faz cinema!". Uma coisa é a arte, outra coisa é comércio do entretenimento.
Anos 80 e 90 fabricaram grandes músicas, ate hoje ouço algumas dos anos 80!
Sucateou o rock nacional, o famoso Mirdas (tudo que tocou, deu merda). Aí é fácil ir em podcast e falar bobagem.
Para quem tem curiosidade, indico o documentário "Do Underground ao Emo", que mostra como o Rick Bonadio se apropriou do Pop-Punk e Hardcore, de maneira puramente mercenária, e simplesmente enterrou o rock nacional. Basicamente TUDO que ele criticou neste trecho, é exatamente o que ele fazia (tem até uma cena do Badauí putasso, pq o Rick queria que ele usasse franja kkkkkk)
O momento da música é esse mesmo e a gente tem que viver o momento e pronto! Hj quem não estar nas redes socias ta fadado ao fracasso.
Essas músicas de hoje não serão lembradas futuramente. Triste dizer isso.
Cara, não tenho Tik Tok.. que orgulho de mim
Não é só na música, é também no futebol, na TV, jornalismo, caráter, política, etc...
Verdade
Ótimo vídeo parabéns 👌👌
Bem, se ele que lançou um monte de música comercial ruim que nos trouxe até aqui tá falando, boto fé.
O cara que tá falando isso escreveu isso aqui e mais 12 faixas do Cd ET e Rodolfo
Ele veio do espaço sideral
Queria ser meu bichinho virtual
Esse trocinho não faz mal a ninguém
É meu Tamagochi, meu Ghost do além
Ele tem inveja é da minha beleza
Uma obra-prima da natureza
Pois é kkk
Rick Bonadio famoso geladeira de talento.
O produto dos MAMONAS ASSASSINAS
Estamos vivendo tempos difíceis, a humanidade está emburrecendo,.
Capaz
@@paulojr7129 capaz sim ou capaz não
@@Leandrodsantos capaz ironico pela obviedade da afirmaçao.
@@paulojr7129 kkkkkkkk
Falam isso desde a Grécia. Besteira de quem não entende o novo.
Eu concordo em partes com o que foi dito pelo Rick. Não acho que certas músicas voltarão como foi dito. Eu vejo que a música, assim como ele mencionou em relação aos artistas bons e ruins, sofrem de um filtro natural. No tempo do Cazuza e do Guilherme Arantes também havian artistas ruins e o filtro natural ocorreu e hoje esses (Cazuza e Guilherme) são lembrados e os demais não. Então o cenário atual é algo que provavelmente acontecerá novamente e em 10-20 anos quando olharmos as músicas da época de 2023, veremos que alguns bons artistas ainda estarão presentes em 2033-2043 e os ruins estarão esquecidos.
Um bom exemplo é você ir em uma loja de discos. Havará vários discos que você nunca ouviu falar do artista ou da música, porque esses não passaram no filtro temporal. Contudo, os artistas que foram classificados como bons, ainda vendem discos até hoje.
Com certeza não! hoje qualquer "artista" consegue viralizar por qualquer besteira, a internet dá palco. Um grande exemplo: caneta azul. Todos ganhando muita audiência por causa do tiktop fazendo dancinhas patéticas, seja por lacração ou até mesmo para ver a pessoa passando vergonha (NPC). Com certeza deve ser a geração mais idi0t@ que já existiu. Antigamente no máximo o cantor ruim ia fazer uma apresentação em evento pequeno para uma prefeitura qualquer, hoje um cantor medíocre vai para Rock Rio.
O que o Rick quis dizer é "o cara que faz música de verdade, é ARTISTA". Esses débeis mentais do atual "viralismo" não são artistas, são apenas imbecis assistidos e impulsionados por outros imbecis. Infelizmente isso ainda vai muito longe, já que, imbecis é o que mais temos no mundo no momento, e a tendência é só aumentar.
Esse cara produziu ninguém menos que Charlie Brown Jr. Tem autoridade para falar.
Mamonas assasinas ,rouge e et e rodolfo tb hahahaha
Tem o lado bom da internet na música q vc pode pesquisar e achar aquelas músicas boas d fundo do baú q vc acha...
O sertanojo tomou de conta. É cada letra sofrível. Porcaria indo e vindo!!!
Verdade
Uma merda sem precedentes…
Hj as pessoas não tem o hábito de ouvir ,de entender as letras! Ninguém para pra ouvir! Os jovens d hj são dos jogos , é uma geração q vai lembrar das músicas dos jogos
Você escuta principalmente os artistas dos anos 70 e 80 e só encontra clássicos interpretados por artistas atemporais. Dos anos 2000 em diante foi regredindo de forma descontrolada e hoje é dominada por funkeiros e mcs sem talento, representados por Anitta, sertanejos universitarios, forrozeiros sem identidade, os quais não conseguimos identificar quem é quem, além da praga da sofrência, criada para quem vive 24 horas durante 365 dias, com dor de cotovelo
Eu componho há 25 anos...e não consigo pensar em quantos me ouviram...mas quando 100 pessoas me ouvem,eu celebro.
E isso já é motivo pra continuar, irmão! força
Bonadio ffio dando aula pra geração 2000
Cara, posso falar uma bobagem aqui, mas lá vem textão.
Acho muito fácil, pra uma pessoa grande da indústria, criticar o rumo que as carreiras musicais estão tomando ultimamente. Como músico e alguém que aspira ter algum tipo de reconhecimento algum dia, super concordo com quase tudo que ele diz nesse corte, músico é quem entende de música e tem algum tipo de talento voltado pra esse lado artístico; hoje em dia, infelizmente, pra alguém ascender de um artista que ninguém conhece pra alguém conhecido, é NECESSÁRIO sim o "viralizar".
As redes sociais, principalmente, o tiktok e o instagram movem a sociedade, ao menos no Brasil, hoje. Acho que muitos que começam crescendo pela rede social até tem a ideia de depois de crescerem voltar a fazer música de verdade; o Rick citou o Emicida ali, dizendo que quebrava o argumento, mas o Emicida surgiu antes de as redes sociais terem a magnitude que elas tem hoje. Quem surge HOJE precisa sim das redes sociais pra crescerem.
Dito isso, já não existe aquele trabalho de antigamente de conhecer o pessoal de uma gravadora, assinar um contrato e ter toda uma equipe trabalhando pra fazer a tua visão acontecer e disso surgir o teu primeiro álbum. Hoje, você paga, grava e lança em plataforma de streaming, muitas vezes sem um label de qualquer nome de gravadora ou produtora. As músicas tem que vir contigo já prontas. Eu posso ter músicas originais lindas, uma voz "ok" e uma ótima afinação, mas se não tiver 15 mil pra gravar 2 músicas em uma grande gravadora e injetar mais uns 5 ou 10 em marketing, não chego à lugar algum, salvo rarississimas exceções.
A ideia de que algum dia a qualidade das músicas volte é reconfortante, mas infelizmente não acredito que a nossa geração de artistas aspirantes vai ver isso acontecer antes de perder a chance e já estar focado em outra carreira.
Boa sorte pra todo mundo que sonha em ser reconhecido pela música, e se precisar, foca sim em rede social, porque é um catalisador muito importante atualmente.
Forte abraço.
PS: sei que pareci um tiozão no texto mas tenho 27 kkkk
PS2: Perdão, Catalizador é um "facilitador" de reações químicas. (simplificadamente)
O real problema não está em quem cria, mas em quem consome. Se tem o publico que consome, é aí que está o erro!! Erro no sentido da galera ir na onda, sem pensamento crítico, sem praticamente pensar no que consome. Facilmente influênciado por qualquer um!!!
Não temos mais o Tom Capone e o Miranda, aí a produção e descobertas originais realmente caíram. Mas artistas criando no underground tem muito, o que não é tão fácil no mainstream pois tudo acaba ficando repetitivo e a massificação gera a mesmice.
Ah sério?! Perguntem pra ele , ou pesquisem, os "artistas" que ele "empresariou" lá pelos anos 90. Acabou pra eles, ficou ruim mesmo.
Bonadio é muito bom
Bela entrevista, Rick manja muito de música.
Hoje a realidade e muito melhor para os artistas. E só colocar na Net. Não tem que depender só de produtores que se sentem deuses.
Ele tem toda razão
Falou o produtor do Mamonas Assassinas
O moralista kkkkkk
Mamonas, as letras eram besteirol, mas os músicos eram excelentes
@@Rafael-y3s o Guitarrista era bom pra cacete.
Boa música sempre teve e tem muitas por aí ... quem estraga são as rádio$ que fomentam e viciam o povão com porcaria
sempre terá
Salve, concordo em parte e indico pra vcs ouvirem o som da Banda mineira Simplesons; lindo, lindo de ouvir!
Correria de respeito!
Abraço.
Verdade! A música hoje está em dia está muito mal. Os cantores de hoje não sabem nada de música e nem sabem cantar! Nem contar com as letras! É música para ignorantes. Isso começou nos EEUU com as grandes discográficas. Os jovens consomem o que a mídia dá. As redes sociais como Tic Toc é uma aberração, mostra o pior da inteligência humana.
As vezes pego o celular e penso , vou ouvir uma música! Aí eu penso de novo , mais o que eu vou escutar ? Não tem nada , então vou lá nos anos 80 e 90 e acho muita coisa !
Falou tudo e mais um pouco, boa parabéns
excelente, sabe muito
achava que nao iria ver nada pior do que Charlie Brow em um VMB, hj tenho saudade deles
Caralho rick falo tudo
falou o cara que sugava até a última gota das bandas
O cenário é único: há décadas o público consome o pior da música.
Hoje, isso ("música" pra massa) dá mais dinheiro que gravar e tocar ao vivo.
Perfeito!
Senhor Rick Bonadio
Responde pra mim quem escreveu a Música "Dança do Et"
Quem não te conhece que compra esse papinho furado seu rapaz...
Verdade Rick !
Pra mim, isso é corporativismo. É porque o cara não ganha dinheiro mais, como antes. Música é um produto, e o Cantor vai entregar o que o público (mercado) quer. É simples.
Ninguém pensa mais em eternizar a música, atravessar anos,décadas...SÉCULOS como Mozart,Beethoven, Bach,Strauss,Chopin.
Vc foi "covarde"... rsrs. Citar gênios da composição, comparando-os com essa imensa massa de imbecis de hj.... 😂😂😂
O que tá faltando é tudo.
O mundo tá indo pra um processo de idiotização de forma que me impressiona e me deprime ate, não quero parecer arrogante ou que sou superior, mas sla eu me sinto um peixe fora d'água uma boa parte do meu tempo, o mundo como conhecia está se esfarelando, e tento todo santo dia me adaptar a isso sem perder minha essência.
nao só voce. Antes eu pensava: pouuuurrraaaa quero viver até os 100 anos. Hoje? Nos 70 está bom demais.
Pra mim as melhores musicas estão dos anos 99 pra baixo !!!
Isso
Brasil precisa pagar bem nós professores... Educação já
Vergonha a música de hj. Em dia!!! Porcaria!!!!
Falou o cara que produziu e pôs na mídia as maiores pataquadas dos anos 00 e 10
O sertanejo original autoral e de qualidade acabou a mais de 20 anos. O "sertanejo" atual é apenas um estilo de música sem QUALQUER nuance de sertanejo, apenas ambientado em "interior e fazendas" com letras bizarras, repetitivas e infantis. Não é pq veio do interior ou foi criado em sítio que esse estilo musical não identificado pode ser chamado de sertanejo. Não vou nem falar sobre pagodes e funk..
Falou e disse o criador do Broz(ta) e do Ragatanga, é uma piada, um dos pioneiros das tranqueras sonoras de 2000 pra cá falar alguma coisa da geração atual, é uma piada mesmo a opinião desse produtor, piada pronta e muito bem produzida
Disse o produtor de Mamonas assassinas. “Fui convidado pruma tal de Suruba, não pude ir Maria foi no meu lugar”. Conta outra Rick, sempre pensou na grana não importa o que estivesse produzindo.
Não bosteja pelos dedos na época não existia nada nem parecido por isso que estorou e os caras eram bons músicos, muito diferente desse lixo de agora...
O que tá faltando é bom gosto!
Só falou verdades
TIK TOK É UMA MERDA! Músico não faz música para os outros.. Músico faz música para ele.. Quem gosta como ele vai curtir também!
Esse maluco produziu Anita e fala que faz música
e ele não tá errado.
Por dinheiro muitos se vendem. Arnaldo Sacomani que pagava de ser mega erudito também produziu funk.
As penso que deveria acontecer alguma coisa que deixasse o mundo uns 10 anos sem internet.
A Internet revolucionou o mundo. E junto dela trouxe cada desgraça que a única maneira é caindo um meteoro na terra e começando a vida novamente.
É verdade, mas também essa opinião é pq ele perdeu muito do poder que tinha antes da Internet. O cara escolhia quem faria (ou não) sucesso e agora esse poder está nas mãos de outros. Já se pode fabricar "sucessos" em linha de produção como Henry Ford fazia com carros.
Amém, amém, amém, que os anjos ouçam tudo que ele falou, amém!
Esse papo da música ser cíclica eu ouço de produtores há pelo menos 10 anos....não acredito mais nisso, agora é de mal a pior, pois geralmente é a juventude quem faz um estilo musical revolucionar e nossa juventude atual tem outros valores, outros hábitos e outras culturas.
Palavras interessantes com certeza! Mas eu acho que há músicas para várias frentes. Essa que o Rick fala, me parece que ele se refere à arte. Mas tem pessoas que fazem música para vender mesmo, por dinheiro. Conheço um pai de família que faz músicas para redes sociais e consegue sustentar a família com isso também.
Então... minha opinião é que o que o Rick fala é mais focado para os artistas.
Disse o cara que produziu o Restart...
Concordo plenamente com ele, só não acho q seja apenas um ciclo que vai passar. A tendência é cada vez piorar mais e mais.
Ele acha uma merda pq ngm precisa mais dele perdeu espaço de mercado acabou pra ele
o tictoc é a maior demonstração da fultipidade atual do ser humano.
Falou o cara que produziu Rouge e NX zero a qualidade das atuais produções musicais no Brasil é um reflexo na idiotização da sociedade....pessoas idiotas fazem coisas idiotas....musicas tbm.
Culpa de pessoas como o próprio Rick Bonadio, que comandam o mercado fonográfico tem décadas.
Adoraria que o Rick estivesse certo,mas a música de hoje em diante é ladeira abaixo
Eu queria ser otimista igual ele, a tendência na minha opinião é piorar. Lembrando que, o Bonadio é o responsável pelo movimento emo nos anos 2000 que ASSASSINOU o rock brasileiro e que deu origem ao limbo que existe hoje do rock nacional. Ele contribuiu involuntariamente pra isso.
Mas pelo menos aquela geração emo, foi o último resquício de músicos de sucesso que estudavam música, pois a maioria dos mcs atualmente não sabem os fundamentos de música como ritmo, harmonia, andamento, tom.
Opinião exagerada. O emo foi um movimento mundial e iria chegar no Brasil com ou sem Rick Bonadio.
Assassinou o rock? Que rock?
Lembrando que ele é produtor, tem que trabalhar com o que aparece, senão não vai trabalhar. Produtor não faz milagre, tanto que qnd da certo o crédito é do artista não do produtor.
@@rnssouza14 mas para quem entende de música muitos álbuns de sucessos foram bem-sucedidos pela responsabilidade do produtor que tentou tirar juntamente com a equipe e os artistas a melhor performance da música que está sendo gravada.
Enquanto a música não for considerada uma arte por si e para si mesma, as pessoas nunca vão evoluir a sua musicalidade. Para muita gente, música é sempre "para alguma coisa"; para dançar, para rebolar, para tik-tok, para pegar mulher, etc etc etc. A música é uma arte em si mesma, e não depende de moda, de tendência, etc. É como o Rick disse: é uma merda.
pior que antes era uma arte, tem exemplos só no passado. A música sofre empobrecimento desde sua popularização.
Essa fase vai durar uma adolescência (5 anos; estourando 10)
A pior fase da música, ATÉ AGORA!
Não há nada tão ruim que n possa piorar ... Vem ai a era das IA na música
Embora admiro muito o Rick, ele não pode criticar essa onda pois ele priduziu Et e Rodolfo "Comprei uma panela de pressão...."