Muitos parabéns... Sou português e fico admirado com o nivel de conhecimento, são horas e horas de pesquisa... Todas as honras e reconhecimento de todos os portugueses a si ilustre professor... Bem Haja... Mais um subscritor
Tive no antigo primeiro colegial, a querida professora Sílvia, portuguesa e mestra em Língua Portuguesa. Ela contou magnificamente esta linda e triste história. Lembro que a grande maioria chorou. Éramos só meninas, já que era um Colégio de freiras. Matei a saudade com essa aula do nobre professor!
Meu Pai! Finalmente, após os 80, tenho finalmente um professor de História! Não são mais listas de nomes, de datas e fatos,para engolir e decorar durante décadas, mas narrativas da vida coletiva com fatos e personagens importantes para entendimento, como os contos que escutava a noite antes de dormir, há quantas décadas atrás!
Sou brasileira e esse ano (2024), estive em Portugal e fui na livraria e pedi um livro que falasse sobre algo de Portugal, e dentro as indicações o que chamou a atenção foi o livro chamado Inês da escritora Maria João Fialho Gouveia, eu estive em várias cidades e uma delas foi Coimbra. Comecei a ler o livro lá em Portugal e finalizei aqui no Brasil. Que história de amor linda e trágica que Dom Pedro e Inês escolheram viver. Meus olhos encheram de lágrimas com diálogo entre ela e Rei, quando este a acusou e ela pedia clemência. Enfim é um livro que se você tiver a oportunidade leia, você não vai se arrepender. Gratidão pelo seu vídeo Paulo.
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente esses dois lindíssimos túmulos. O mais interessante é que está história é real e muito mais dramática e comovente do que o drama fictício de Romeu e Julieta... Deveria ser mais valorizada, mais conhecida e contada por todas as gerações de portugueses e brasileiros. Mas, poucos sabem sobre essa linda e comovente história de amor.
Na verdade em Portugal todos conhecem essa história, é relatada nos Lusíadas que faz parte do currículo obrigatório no secundário. Todos conhecem a história da Quinta das Lágrimas, dos Túmulos em Alcobaça. No Brasil já não será bem assim.
@@alvafaleiro certamente, mas o poder da cultura anglo Americana é maior. Há exemplos Aristides de Sousa Mendes teve um papel superior a Schindler no resgate de judeus refugiados, alguém conhece? A grande massa conhece? Só se fala de Colombo, outros navegadores portugueses bem mais importantes. Isto já para não falar de quando Hollywood fala, mas mal e deturpado.
@@AnaMaria-df6tg Haverá o tempo em que essas histórias virão ao cima. Temos tmb uma história brutal que é a batalha de Diu e que poucos portugueses conhecem, sem falar de tantas outras como a batalha de Aljubarrota.
Na época a sociedade era muito mais hipócrita que a de hoje. Pelo menos hoje as pessoas já são mais sinceras, já tem a coragem de assumir o que de fato são. Dá para ter uma ideia de como era a hipocrisia da época pelo "SONETO DE TODAS AS PUTAS" de Bocage.
1954, interior de MG, meu avô obrigou a minha mãe a se casar com quem ele escolheu. Minha mãe foi maltratada, traída e infeliz a vida inteira. Mesmo qd meu pai faleceu em 1997 ela sofreu. Síndrome de Stokolmo. Um ano depois ela tb se foi. Casamentos assim ainda acontecem.
No meu 6 ano, minha professora de português contou essa história com o ditado: "já é tarde, Inês é morta". Até hj, eu uso essa expressão e acabou pegando na família.
Paulo querido, suas aulas primorosas têm me salvando de uma doença muito triste e transtornante chamada Depressão com crises graves de ansiedade. Você realmente é "um ponto fora da curva", é alegre, inteligente e dá o recado! Obrigada por este canal de Luz em tempos de escuridão! Deus continue a te ✨ Iluminar ✨hoje e pra sempre ☀️☀️☀️☀️☀️ ADORO!!!
Sempre ouvi a expressão "agora Inês é morta" e achei muito interessante quando soube a origem. Hoje aprendo mais detalhes da história que é muito intrigante, cheia de conspirações. Obrigada, Rezzutti e parabéns pelo prêmio. 🥳
Sou descendente direto de D. Pedro I e Inês de Castro, meus avós de 19a geração, através dos 4 filhos dele, o Príncipe João (Duque de Valência de Campos) avô de 18a geração!
Nooooosssssaaaaa! Você é o único que conta uma história detalhada da Inês de Castro, extremamente detalhada e deve ter dado muito trabalho pesquisar tudo isso, meus parabéns! 👏👏👏👏👏👏.
Eu adoro a História, e contada pelo maravilhoso historiador Paulo Rezzutti, fico mais maravilhada, parecendo uma criança ouvindo histórias infantis. Parabéns, Mestre.
@@PauloRezzuttiEscritor Parabéns por esse dom da palavra e a sabedoria que demonstra. Saudações de mais uma professora daqui do jardim à beira mar plantado! Abraço!!
Gosto dessas histórias de amores impossíveis, principalmente essa que está nos Lusíadas. Não me canso de ouvir vários relatos do amor entre D. Pedro I e Inês de Castro, mas o Paulo Rezzutti sempre dá um toque pessoal muito peculiar nos seus relatos. Parabéns, Paulo.
Um Castro, um principe chamado pedro, um irmão querendo tomar o trono do outro irmão, uma esposa que morreu triste por não ter o amor correspondido... é meus amigos acho que já ouvimos essa história
Rezzuti, quando começo a ver seus vídeos, não consigo fazer mais nada e fico repassando a história por horas! Os professores deveriam ter você como modelo! Deus te abençoe por trazer tanto conhecimento!❤❤❤
Esse professor é top.... não canso de ouvir suas aulas......sou apaixonada por História, principalmente a não contada e ricas em detalhes. Parabéns professor 👏👏👏
Uma coisa que noto em Portugal é que os brasileiros adoram ver palácios, castelos, conventos catedrais seus túmulos suas histórias. Tudo que é antigo que é história eles adoram!!
Eu amo! Em qualquer lugar que eu vá visitar, sempre procuro castelo , igreja, fazer tour a pé. Pra mim, conhecer a história do lugar é fundamental. Conheço a história de Inês, mas não visitei Coimbra
@@gruneldbaksakis7911 sou do Brasil. Meu sonho era conhecer Portugal e ver a Torre de Belém em Lisboa. Fui a vários lugares e museus. Fui a Alfama. Não me canso desse país. Quero muito voltar. Vocês tem um país fantástico.
@@miltongroppojunior146 Ao pé da torre de Belém, tens o mosteiro dos Jerónimos e a igreja, que impressiona qualquer turista de qualquer parte do mundo e eu já vi lá cidadãos brasileiros, muito impressionados com a beleza do mesmo. 👍
@@marlene2200 A história é a essência de nós humanos. O nosso passado é muito importante e um país que não preserva a sua história, e não lhe dá valor, é um país sem alma. Felizmente o meu pode ter todos os defeitos, mas nesse requesito é top, o nosso passado tem que ser preservado, sob pena de não termos identidade. Ainda bem que vocês sao apaixonados por história e eu tenho tido a confirmação cá, pelo que tenho visto de vocês!!👍👍
Vivo na Nazaré , a 12kms do Mosteiro de Alcobaça. Lembro-me, de em criança visitar os túmulos e ficar com os olhos ao nível da parte vandalizada, explicaram-me então que a profanação foi feita durante as invasões francesas em 1810.
👋👋👋 fantástica essa recriação da história de Portugal nesse tempo. - vulgo “ Pedro e Inês” , que se aplica em linguagem portuguesa, em muitas situações. Ex : eles são como Pedro e Inês! - mesmo que as pessoas nem saibam bem História.
A forma como ela foi vingada por seu marido, Dom Pedro I ( de Portugal) é de tirar o fôlego, foi a vingança comida como um prato frio (e ensanguentado).
Já professor José Hermano Saraiva, tinha diversas vezes tocado a história dos amores de Pedro e Inês em A alma e as gentes, Horizontes da Memória programas da RTP. Depois de José Hermano Saraiva só o Paulo Rezzutti, para contar sobre tão peculiar história.
Amei rever esta história , tao bem contada por você! Já a conhecua através da minha excelente professora de história do antigo ginásio ...Hoje, penso também na pobre Dona Constança...Não era fácil ser princesa - nem mulher apaixonada - naquela época...😢
Fico comovido e lisonjeado pela forma como os brasileiros tratam a historia de Portugal. A historia de Portugal é tambem a historia do Brasil. um abraco ao irmaos Brasileiros
Boa noite Paulo! Sensacional seu vídeo sobre Inês de Castro. Estou em Portugal e estive no Mosteiro de Alcobaça, tendo portanto, o privilégio de ver de perto os magníficos túmulos, de Inês de Castro e D. Pedro I de Portugal. Sua narrativa da História é impecável, parabéns!!
A rainha Dona Constância era filha do barão João Manuel de Castela - Inês de Castro viveu algum tempo como hóspede do barão para se instruir com os professores (preceptores) de renome que ele contratava para a educação de seus filhos, tendo se tornado amiga de Constança Manuel, que mais tarde a levaria para Portugal. O nobre foi um dos homens mais poderosos do reino e entrou para a história também como um destacado intelectual de sua classe: o barão João Manuel deixou livros sobre o exercício do poder que são comparados aos de Maquiavel. A partir da morte de Fernando IV, "o aprasado", João Manuel travou com a família real uma encarniçada luta para assumir a tutela de Alfonso XI, que tinha apenas 3 anos quando ocorreu a morte de seu pai, tendo conseguido isso nos últimos anos da menoridade do herdeiro do trono. O casamento de Alfonso com Constância foi feito quase que a revelia do adolescente monarca, que foi orientado para não consumar a união e depois pedir sua anulação junto ao Papa. Quando Alfonso Onzeno (é assim que o rei Castelão é citado por alguns historiadores portugueses), se livrou do ambicioso tutor, foi novamente aconselhado a manter em seu castelo a filha do barão, para que o casamento também não "se consumasse à revelia". Mas, certamente esse período em que Constância esteve retida no Palácio Real ela teve os melhores preceptores, e é bem provável que estes tenham sido dos melhores anos de sua vida infeliz.
Sou portuguesa e sempre gostei de história. Adorei aprender alguns pormenores que desconhecia desta tão bela quanto trágica história de amor. Parabéns ilustre professor e gratidão por partilhar seu saber
Essa live eu não posso perder! A história de Inês de Castro, lenda ou não, desperta o interesse e a imaginação. Já visitei os túmulos dos dois amantes (Inês e D. Pedro I) em Alcobaça. Muita emoção! E aquele Mosteiro é muito bonito!
Eu ainda não tinha 10 anos quando li essa história, bonita, mas na coroação dela depois.de morta, não dá para acreditar, JA imaginaram, ela no trono, em decomposição? E os nobres sendo o obrigado a participarem dessa cena?
Uma das mais fantásticas historia da nossa História. Também há uma vila de onde era um dos assassinos que D. Pedro mandou queimar e salgar o chão para que não tornasse a dar fruto
Em minha genealogia, que estudo há cinco anos, há um heptavô chamado Joaquim Pereira de Castro, nascido em Monção, Portugal, em 1744. Ele pertence à 39a geração da Casa Castro e por ele chego até o avô de Inês de Castro, Fernán Ruiz/Rodríguez de Castro, o que faz dela minha ancestral colateral. Sua história é uma das mais tristes e me fascina. Parabéns por contá-la de forma tão envolvente, Paulo!
@@manuelacastro3902 que interessante! Somos muitos! Somente os descendentes de Joaquim Pereira de Castro já chegam aos milhares, imagino os outros, por outros ramos, pelo Brasil, Américas e Europa.
Ouvia de meu pai essa expressão: Agora é tarde, Inês é morta! Foi ótimo ver contada toda a história de amor de Pedro e Inês. Entendi o porquê da expressão popular.
Estive em Portugal em 2019 e fiz um passeio por todos esses lugares citados, foi muito prazeroso. Parabéns pela maravilhosa aula, aprecio muito suas explicações.
Muito obrigado por compartilhar os teus conhecimentos. Como estudioso também do Espiritismo não tenho como não associar os personagens em encarnações e reencarnações através dos anos, décadas e séculos. Um abraço!
Sempre gostei desta história e muito mais de dizer: "até lá, Inês é morta" quando meus filhos ficam "enrolando" para concluir algo. Obrigada pelo vídeo.
Camões 😍 Eu nem sabia que essa história era real, é tudo muito impressionante. Fiquei com pena do casal. Espero que estejam juntos e em paz, em alguma outra dimensão ❤️
"Tornar a História mais humana e saborosa" esse é o seu diferencial... É muito mais fácil gostar de História assim, ouvindo do jeito que vocês contam nesse canal. Paulo, você mora em meu coração e não paga aluguel. ❤️❤️❤️🥰😁
Estavas, linda Inês, posta em sossego, De teus anos colhendo doce fruito, Naquele engano de alma, ledo e cego, Que a Fortuna não deixa durar muito, Nos saudosos campos do Mondego, De teus fermosos olhos nunca enxuito, Aos montes insinando e às ervinhas O nome que no peito escrito tinhas. Do teu Príncipe ali te respondiam As lembranças que na alma lhe moravam, Que sempre ante seus olhos te traziam, Quando dos teus fermosos se apartavam; De noite, em doces sonhos que mentiam, De dia, em pensamentos que voavam. E quanto, em fim, cuidava e quanto via Eram tudo memórias de alegria Luís de Camões, Os Lusíadas, canto III, estrofes 120 e 121
Na faculdade eu aprendi sobre essa estória de amor tão linda e trágica...minha professora de literatura na época enfatizou essa narrativa que faz parte de um dos versos dos Lusíadas. Meu sonho é um dia viajar para Portugal e conhecer a fonte do amor. ❤
Apesar desta trágica história, don Pedro sempre respeitou a sua esposa, embora todos soubessem do amor que ele tinha com a dona Inês, portanto não se deve ver como um mau marido, não esquecer a época e seus valores muito diferentes dos de hoje.
Quem jurou ter celebrado o casamento de Dom Pedro e Dona Inês, foi o deão e depois Bispo da Guarda Dom Gil Cabral, que foi tetravô de Pedro Álvares Cabral.
Prefiro mil vezes tuas explicações sobre história do que a do canal buenas ideias, pois virou uma palhaçada aquele canal. Não olho há tempos, não vale mais a pena. Você é mais sério e explica tudo muito bem. Obrigada. ❤
Cresci ouvindo a expressão "agora é tarde, Inês é morta", e em algum momento da minha infância, minha mãe contou a história da mulher que foi assassinada, enterrada, desenterrada para casar com o "rei", e todos da côrte tiveram que beijar a mão dela. Agora ouço os detalhes da história.
Simplesmente encantada com a riqueza de detalhes. As ligações familiares não eram claras para mim e agora percebo tudo. Passo muitos meses em Alcobaça, conheço o Mosteiro, mas agora quero visitar novamente. Obrigada, professor.
Sou português e conheço esse episódio da História de Portugal desde criança da escola, que eramos obrigados a estudar, não em pormenor, mas em resumo, só que mais tarde, em nenhuma narrativa que foi encontrado sobre esse “romance” em nenhum consta que D. Pedro I de Portugal fosse poeta nem trovador.
É assustadora a semelhança das histórias das amantes Castro, esposas que morreram de tristeza após um parto difícil e Pedro's de personalidades extremamente parecidas que levaram as amantes para morar perto deles (ambos Dom Pedro I)
Muitos parabéns... Sou português e fico admirado com o nivel de conhecimento, são horas e horas de pesquisa... Todas as honras e reconhecimento de todos os portugueses a si ilustre professor... Bem Haja... Mais um subscritor
Concordo...que História...a é magnífica....
Que história triste e quantas coincidência s se entrelaçam, nossa fiquei arrependida.
Tolinho
Tive no antigo primeiro colegial, a querida professora Sílvia, portuguesa e mestra em Língua Portuguesa. Ela contou magnificamente esta linda e triste história. Lembro que a grande maioria chorou. Éramos só meninas, já que era um Colégio de freiras. Matei a saudade com essa aula do nobre professor!
Muito obrigado.
Meu Pai! Finalmente, após os 80, tenho finalmente um professor de História! Não são mais listas de nomes, de datas e fatos,para engolir e decorar durante décadas, mas narrativas da vida coletiva com fatos e personagens importantes para entendimento, como os contos que escutava a noite antes de dormir, há quantas décadas atrás!
Parabéns professor!
Eu também Madel, depois dos 40. Sou fã! Como é importante e maravilhoso estudar história assim né ❤ bj Thalita
"Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês, tão linda.
Agora Inês é morta."
Sou brasileira e esse ano (2024), estive em Portugal e fui na livraria e pedi um livro que falasse sobre algo de Portugal, e dentro as indicações o que chamou a atenção foi o livro chamado Inês da escritora Maria João Fialho Gouveia, eu estive em várias cidades e uma delas foi Coimbra. Comecei a ler o livro lá em Portugal e finalizei aqui no Brasil.
Que história de amor linda e trágica que Dom Pedro e Inês escolheram viver.
Meus olhos encheram de lágrimas com diálogo entre ela e Rei, quando este a acusou e ela pedia clemência.
Enfim é um livro que se você tiver a oportunidade leia, você não vai se arrepender.
Gratidão pelo seu vídeo Paulo.
Tengo 54 anos.Agora vou fazer minha faculdade de história.
Você terá uma grande é generosa participação. Sempre amei a História. 🤗💜💜💜💜💜💜😁
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente esses dois lindíssimos túmulos.
O mais interessante é que está história é real e muito mais dramática e comovente do que o drama fictício de Romeu e Julieta...
Deveria ser mais valorizada, mais conhecida e contada por todas as gerações de portugueses e brasileiros. Mas, poucos sabem sobre essa linda e comovente história de amor.
Na verdade em Portugal todos conhecem essa história, é relatada nos Lusíadas que faz parte do currículo obrigatório no secundário.
Todos conhecem a história da Quinta das Lágrimas, dos Túmulos em Alcobaça.
No Brasil já não será bem assim.
A história de Portugal daria para fazer tantos filmes de Hollywood
@@alvafaleiro certamente, mas o poder da cultura anglo Americana é maior. Há exemplos Aristides de Sousa Mendes teve um papel superior a Schindler no resgate de judeus refugiados, alguém conhece? A grande massa conhece?
Só se fala de Colombo, outros navegadores portugueses bem mais importantes. Isto já para não falar de quando Hollywood fala, mas mal e deturpado.
@@AnaMaria-df6tg Haverá o tempo em que essas histórias virão ao cima. Temos tmb uma história brutal que é a batalha de Diu e que poucos portugueses conhecem, sem falar de tantas outras como a batalha de Aljubarrota.
Na época a sociedade era muito mais hipócrita que a de hoje. Pelo menos hoje as pessoas já são mais sinceras, já tem a coragem de assumir o que de fato são. Dá para ter uma ideia de como era a hipocrisia da época pelo "SONETO DE TODAS AS PUTAS" de Bocage.
1954, interior de MG, meu avô obrigou a minha mãe a se casar com quem ele escolheu. Minha mãe foi maltratada, traída e infeliz a vida inteira. Mesmo qd meu pai faleceu em 1997 ela sofreu. Síndrome de Stokolmo. Um ano depois ela tb se foi. Casamentos assim ainda acontecem.
Gente do interior ,a maioria.,são diabólicos!
Que triste.
No meu 6 ano, minha professora de português contou essa história com o ditado: "já é tarde, Inês é morta". Até hj, eu uso essa expressão e acabou pegando na família.
Paulo querido, suas aulas primorosas têm me salvando de uma doença muito triste e transtornante chamada Depressão com crises graves de ansiedade. Você realmente é "um ponto fora da curva", é alegre, inteligente e dá o recado! Obrigada por este canal de Luz em tempos de escuridão! Deus continue a te ✨ Iluminar ✨hoje e pra sempre ☀️☀️☀️☀️☀️ ADORO!!!
Obrigado Josiane! Que bom que tenho te ajudado a passar pela depressão. Espero que melhore. Um grande abraço!
Estou amando todos os vídeos. Aos 73 anos estou aprendendo mais que todo o tempo passado .
Sempre ouvi a expressão "agora Inês é morta" e achei muito interessante quando soube a origem. Hoje aprendo mais detalhes da história que é muito intrigante, cheia de conspirações. Obrigada, Rezzutti e parabéns pelo prêmio. 🥳
Pauloguxtsvo
A naturesa e morta.
Mas o imperador D. Pedro I do Brasil nunca foi rei de Portugal, porque ja tinha abdicado em favor da filha Dona Maria II
Ele foi regente, e nao rei
Magnífico abraço de Portugal 🇵🇹🇪🇺🇵🇹🇧🇷👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou descendente direto de D. Pedro I e Inês de Castro, meus avós de 19a geração, através dos 4 filhos dele, o
Príncipe João (Duque de Valência de Campos) avô de 18a geração!
Temos antepassados em comum, sou descendente dessa trágica história de amor.
@@aaaaaaa6547 boa tarde! Como soube dessa informação? Tenho interesse em saber quem são meus ancestrais
@@aaaaaaa6547 Então, se identifique porque não tem do que se envergonhar. Meus sentimentos porque mesmo passado séculos ainda dói💔
Nooooosssssaaaaa! Você é o único que conta uma história detalhada da Inês de Castro, extremamente detalhada e deve ter dado muito trabalho pesquisar tudo isso, meus parabéns! 👏👏👏👏👏👏.
Na obra "Os Lusíadas", Camões conta literariamente a história de Inês de Castro ❤
Eu adoro a História, e contada pelo maravilhoso historiador Paulo Rezzutti, fico mais maravilhada, parecendo uma criança ouvindo histórias infantis. Parabéns, Mestre.
Sou portuguesa, professora e amo história. Conheço História Universal e nunca me canso dos temas sobre este assunto . Saudações aqui de Portugal.
Saudações daqui do Brasil!
Obrigada. Continuação de muito sucesso.
@@PauloRezzuttiEscritor Parabéns por esse dom da palavra e a sabedoria que demonstra. Saudações de mais uma professora daqui do jardim à beira mar plantado! Abraço!!
ua-cam.com/users/livePyLM3LeIqIs?si=1shQQPpksymp8inO
Escolas da Literatura na música.
Se puder, dê uma espiadinha.
Quanto amor e quanta dor o D. Pedro e a Inez tiveram, um envolvente período histórico q com tua narração nos prende do início ao final 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥰🌻
Gosto dessas histórias de amores impossíveis, principalmente essa que está nos Lusíadas.
Não me canso de ouvir vários relatos do amor entre D. Pedro I e Inês de Castro, mas o Paulo Rezzutti sempre dá um toque pessoal muito peculiar nos seus relatos. Parabéns, Paulo.
Daria um belíssimo filme de Hollywood
Uma linda história de amor
Conhecia já a história, porque sou professora de Língua Portuguesa, mas não conhecia todos estes detalhes. Achei fantástico!
Muito bom!!! Quando quero relaxar e aprender assisto seus vídeos!!
Excelente o Relato da vida de D. Pedro I de Portugal! e da que foi Rainha depois de morta! E o “gran finale” que foi a D. Domitila de Castro
Um Castro, um principe chamado pedro, um irmão querendo tomar o trono do outro irmão, uma esposa que morreu triste por não ter o amor correspondido... é meus amigos acho que já ouvimos essa história
Pois é a história repete-se
Muito parecida mesmo, é como se chama nas constelações familiares de repetição da mesma dinâmica familiar.
O mais engraçado q tem um Pedro 1 e uma pessoa com sobrenome de Castro!😅
Inês e morta , pensava que era da peça Hamlet.
Essa história é muuuuuuuuito interessante . Linda , emocionante.
Uma trama muito bem explicada. Lindo amor proibido
Rezzuti, quando começo a ver seus vídeos, não consigo fazer mais nada e fico repassando a história por horas! Os professores deveriam ter você como modelo! Deus te abençoe por trazer tanto conhecimento!❤❤❤
Esse professor é top.... não canso de ouvir suas aulas......sou apaixonada por História, principalmente a não contada e ricas em detalhes.
Parabéns professor 👏👏👏
Uma coisa que noto em Portugal é que os brasileiros adoram ver palácios, castelos, conventos catedrais seus túmulos suas histórias. Tudo que é antigo que é história eles adoram!!
Eu amo! Em qualquer lugar que eu vá visitar, sempre procuro castelo , igreja, fazer tour a pé. Pra mim, conhecer a história do lugar é fundamental. Conheço a história de Inês, mas não visitei Coimbra
@@gruneldbaksakis7911 sou do Brasil. Meu sonho era conhecer Portugal e ver a Torre de Belém em Lisboa. Fui a vários lugares e museus. Fui a Alfama. Não me canso desse país. Quero muito voltar. Vocês tem um país fantástico.
Amamos história querido❗🙌🏻
@@miltongroppojunior146 Ao pé da torre de Belém, tens o mosteiro dos Jerónimos e a igreja, que impressiona qualquer turista de qualquer parte do mundo e eu já vi lá cidadãos brasileiros, muito impressionados com a beleza do mesmo. 👍
@@marlene2200 A história é a essência de nós humanos. O nosso passado é muito importante e um país que não preserva a sua história, e não lhe dá valor, é um país sem alma. Felizmente o meu pode ter todos os defeitos, mas nesse requesito é top, o nosso passado tem que ser preservado, sob pena de não termos identidade.
Ainda bem que vocês sao apaixonados por história e eu tenho tido a confirmação cá, pelo que tenho visto de vocês!!👍👍
Adorei. A história se repete com força própria e danos maiores.
Vivo na Nazaré , a 12kms do Mosteiro de Alcobaça. Lembro-me, de em criança visitar os túmulos e ficar com os olhos ao nível da parte vandalizada, explicaram-me então que a profanação foi feita durante as invasões francesas em 1810.
👋👋👋 fantástica essa recriação da história de Portugal nesse tempo. - vulgo “ Pedro e Inês” , que se aplica em linguagem portuguesa, em muitas situações. Ex : eles são como Pedro e Inês! - mesmo que as pessoas nem saibam bem História.
Amo história da idade média. Uma época histórica, que pessoas viviam com intensidade. Dom Pedro I viveu um amor intenso
Dá uma tristeza vê um grande amor ter um final infeliz como foi o da Inês e do seu amado.
A forma como ela foi vingada por seu marido, Dom Pedro I ( de Portugal) é de tirar o fôlego, foi a vingança comida como um prato frio (e ensanguentado).
Eu não perdoaria nem o pai!
Finalmente sei porque a Inês é morta. Gostei muito.
Já professor José Hermano Saraiva, tinha diversas vezes tocado a história dos amores de Pedro e Inês em A alma e as gentes, Horizontes da Memória programas da RTP.
Depois de José Hermano Saraiva só o Paulo Rezzutti, para contar sobre tão peculiar história.
"Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruto,
Naquele engano d'alma, ledo e cego,
Que a fortuna não deixa durar muito... "
Amei rever esta história , tao bem contada por você! Já a conhecua através da minha excelente professora de história do antigo ginásio ...Hoje, penso também na pobre Dona Constança...Não era fácil ser princesa - nem mulher apaixonada - naquela época...😢
Fico comovido e lisonjeado pela forma como os brasileiros tratam a historia de Portugal. A historia de Portugal é tambem a historia do Brasil. um abraco ao irmaos Brasileiros
"A vingança é um prato que se come frio". Se aplica bem ao Pedro l. Não foi esquecimento não, ele aguardou o momento certo para agir.
Foi bem Michael Corleone, nessa ... A história é linda!
Tenho 86 anos conheci essa música Coimbra , e não sabia que ela vinha de uma história tão triste assim,,, que coisa não!,
Boa noite Paulo! Sensacional seu vídeo sobre Inês de Castro. Estou em Portugal e estive no Mosteiro de Alcobaça, tendo portanto, o privilégio de ver de perto os magníficos túmulos, de Inês de Castro e D. Pedro I de Portugal. Sua narrativa da História é impecável, parabéns!!
Aguardando, porque "Agora Inês é morta"! Amo essa história e não me canso de ouvir!!!
Nunca ouvi essa expressão, agora Inês é morta.
A primeira coisa que pensei foi nessa expressão. Por causa dela que tive a curiosidade de ouvir a história.
@@vitorsilveira560 Eu também não!! Deve ser falada no Brasil não em Portugal, que eu saiba!
@@dorasantos5276 sim, no Brasil usamos essa expressão
Agora é tarde, Inês é morta!
A rainha Dona Constância era filha do barão João Manuel de Castela - Inês de Castro viveu algum tempo como hóspede do barão para se instruir com os professores (preceptores) de renome que ele contratava para a educação de seus filhos, tendo se tornado amiga de Constança Manuel, que mais tarde a levaria para Portugal. O nobre foi um dos homens mais poderosos do reino e entrou para a história também como um destacado intelectual de sua classe: o barão João Manuel deixou livros sobre o exercício do poder que são comparados aos de Maquiavel. A partir da morte de Fernando IV, "o aprasado", João Manuel travou com a família real uma encarniçada luta para assumir a tutela de Alfonso XI, que tinha apenas 3 anos quando ocorreu a morte de seu pai, tendo conseguido isso nos últimos anos da menoridade do herdeiro do trono. O casamento de Alfonso com Constância foi feito quase que a revelia do adolescente monarca, que foi orientado para não consumar a união e depois pedir sua anulação junto ao Papa. Quando Alfonso Onzeno (é assim que o rei Castelão é citado por alguns historiadores portugueses), se livrou do ambicioso tutor, foi novamente aconselhado a manter em seu castelo a filha do barão, para que o casamento também não "se consumasse à revelia". Mas, certamente esse período em que Constância esteve retida no Palácio Real ela teve os melhores preceptores, e é bem provável que estes tenham sido dos melhores anos de sua vida infeliz.
Sou portuguesa e sempre gostei de história. Adorei aprender alguns pormenores que desconhecia desta tão bela quanto trágica história de amor. Parabéns ilustre professor e gratidão por partilhar seu saber
Sou Portuguesa e de certeza está é uma das melhores histórias de Portugal que mais ama. ❤❤❤ Gostei bastante do vídeo. Continuem com o bom trabalho.
Quando criança, assisti na tv, teatro cultura, uma peça sobre Inês de Castro. Inesquecível a cena do beija mão da rainha morta!
Essa live eu não posso perder! A história de Inês de Castro, lenda ou não, desperta o interesse e a imaginação. Já visitei os túmulos dos dois amantes (Inês e D. Pedro I) em Alcobaça. Muita emoção! E aquele Mosteiro é muito bonito!
Eu ainda não tinha 10 anos quando li essa história, bonita, mas na coroação dela depois.de morta, não dá para acreditar, JA imaginaram, ela no trono, em decomposição? E os nobres sendo o obrigado a participarem dessa cena?
A historia é verdadeira nao é lenda amiga!!
Excelente!
Uma das mais fantásticas historia da nossa História. Também há uma vila de onde era um dos assassinos que D. Pedro mandou queimar e salgar o chão para que não tornasse a dar fruto
O lugar do Jarmelo. Abandonado até hoje.
GRATIDÃO POR ESCLARECER O DITADO QUE ATÉ HOJE É MUITO FALADO 👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Em minha genealogia, que estudo há cinco anos, há um heptavô chamado Joaquim Pereira de Castro, nascido em Monção, Portugal, em 1744. Ele pertence à 39a geração da Casa Castro e por ele chego até o avô de Inês de Castro, Fernán Ruiz/Rodríguez de Castro, o que faz dela minha ancestral colateral. Sua história é uma das mais tristes e me fascina. Parabéns por contá-la de forma tão envolvente, Paulo!
Então somos parentes. Também tenho os mesmos ancestrais
@@manuelacastro3902 que interessante! Somos muitos! Somente os descendentes de Joaquim Pereira de Castro já chegam aos milhares, imagino os outros, por outros ramos, pelo Brasil, Américas e Europa.
@@EdsondeLimaeSilvaJr por parte de pai era bisneta de D Sancho Iv de Leão e Castela
Será que a família de Domitila de Castro pertence a este ramo?
@@valdeliviaprado996 é provável, mas teríamos que estudar melhor os ascendentes dela para sabermos efetivamente.
História maravilhosamente contada por Luís de Camões - em "Os Lusíadas", um clássico da literatura universal....
Qdo visitei Coimbra fiquei hospedada na Quinta das Lagrimas, lugar belissimo!
Realmente as pedras da fonte são avermelhadas.
Gostei muito da Historia, com detalhes importantes. So conhecia Ines de Castro pelo Camoes. Pensei que era somente uma lenda.
Ouvia de meu pai essa expressão: Agora é tarde, Inês é morta! Foi ótimo ver contada toda a história de amor de Pedro e Inês. Entendi o porquê da expressão popular.
Uma boa lição de História de Portugal!
Bem haja!
Paulo por favor faz um vídeo sobre Maria Teresa da Áustria
Meu avô era português. Adoro histórias do reinado português
Estive em Portugal em 2019 e fiz um passeio por todos esses lugares citados, foi muito prazeroso. Parabéns pela maravilhosa
aula, aprecio muito suas explicações.
Também estive lá em 2019, mas só agora consegui contar essa história e usar as fotos e filmagens que fiz na época. Obrigado pela mensagem! abs
Não foi visitar Veiros aonde Dom Afonso nasceu.
Primeiro Bragança.
Muito obrigado por compartilhar os teus conhecimentos. Como estudioso também do Espiritismo não tenho como não associar os personagens em encarnações e reencarnações através dos anos, décadas e séculos. Um abraço!
Cresci ouvindo isso: agora é tarde, Inês é morta. Só soube a história quando adolescente. Muito bom o vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade sempre ouço essa frase ,agora a Inês é morta,não sabia que vinha dessa história 👏👏
Amei essa história, porque o sobre nome De Castro faz parte da minha história
@@marilenerafael7604 da minha também tanto Castro como prado.
Paulo faz um vídeo contando a história de dona Catarina de Bragança , a portuguesa que virou rainha da Inglaterra .
Excelente! Uma rainha que marcou a corte inglesa que também não teve uma vida muito feliz.
Por causa dessa rainha, um importante bairro de Nova Iorque, ganhou o nome de Queens.
Amei adoro ouvir as história viajo nelas parabéns !!!
Sempre gostei desta história e muito mais de dizer: "até lá, Inês é morta" quando meus filhos ficam "enrolando" para concluir algo.
Obrigada pelo vídeo.
Kkkkkkkk
Tem um grande nivel de conhecimento de história 👏👏
Essa não vou perder. Já estive em Alcobaça e nunca vi sepulcros tão maravilhosos como o dela e do rei.
Que amor foi este!!!!
Não se casou mais após Inês...
Essa canal é cada conteúdo de qualidade!!!!! Só melhora! Merece ganhar um Oscar de melhor canal de história do UA-cam rsrsrs.
Concordo com você, Cauã!
Também acho que merece o Óscar de melhor canal do UA-cam. Excelente ideia!
Olá! bom trabalho e saúde sempre a família e a todos que seguem o canal, abraços aqui de Porto Alegre RS 👍💯💯🇧🇷💙🧉🙏
Bom dia , Paulo Resuti. Paz e prosperidade
História muito bem contada nos seus detalhes. Parabéns!
Camões 😍 Eu nem sabia que essa história era real, é tudo muito impressionante. Fiquei com pena do casal. Espero que estejam juntos e em paz, em alguma outra dimensão ❤️
Amo demais os seus videos , suas aulas .parabéns.
Gratidão
"Tornar a História mais humana e saborosa" esse é o seu diferencial... É muito mais fácil gostar de História assim, ouvindo do jeito que vocês contam nesse canal. Paulo, você mora em meu coração e não paga aluguel. ❤️❤️❤️🥰😁
Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruito,
Naquele engano de alma, ledo e cego,
Que a Fortuna não deixa durar muito,
Nos saudosos campos do Mondego,
De teus fermosos olhos nunca enxuito,
Aos montes insinando e às ervinhas
O nome que no peito escrito tinhas.
Do teu Príncipe ali te respondiam
As lembranças que na alma lhe moravam,
Que sempre ante seus olhos te traziam,
Quando dos teus fermosos se apartavam;
De noite, em doces sonhos que mentiam,
De dia, em pensamentos que voavam.
E quanto, em fim, cuidava e quanto via
Eram tudo memórias de alegria
Luís de Camões, Os Lusíadas, canto III, estrofes 120 e 121
Na faculdade eu aprendi sobre essa estória de amor tão linda e trágica...minha professora de literatura na época enfatizou essa narrativa que faz parte de um dos versos dos Lusíadas. Meu sonho é um dia viajar para Portugal e conhecer a fonte do amor. ❤
Essa é uma história magnífica!
Adorei essa história. E acredito nas reencarnações, aqui no Brasil. Nada é por acaso.
Intrigas e famílias reais sempre andam juntas. Incrível!
Paulo essa história é incrível. Ainda contada por você vai ser melhor ainda. Estou ansiosa 🤗
Maravilhas da história. Esta linguagem amiúde detalhada e coesa nos põe próximos da saga, tornando riquíssima a história
Apesar desta trágica história, don Pedro sempre respeitou a sua esposa, embora todos soubessem do amor que ele tinha com a dona Inês, portanto não se deve ver como um mau marido, não esquecer a época e seus valores muito diferentes dos de hoje.
Sou descendente de Dom Pedro I de Portugal. Vídeo muito bom, parabéns. 👏🏻
Quem jurou ter celebrado o casamento de Dom Pedro e Dona Inês, foi o deão e depois Bispo da Guarda Dom Gil Cabral, que foi tetravô de Pedro Álvares Cabral.
Prefiro mil vezes tuas explicações sobre história do que a do canal buenas ideias, pois virou uma palhaçada aquele canal. Não olho há tempos, não vale mais a pena. Você é mais sério e explica tudo muito bem. Obrigada. ❤
Cresci ouvindo a expressão "agora é tarde, Inês é morta", e em algum momento da minha infância, minha mãe contou a história da mulher que foi assassinada, enterrada, desenterrada para casar com o "rei", e todos da côrte tiveram que beijar a mão dela. Agora ouço os detalhes da história.
Simplesmente encantada com a riqueza de detalhes. As ligações familiares não eram claras para mim e agora percebo tudo. Passo muitos meses em Alcobaça, conheço o Mosteiro, mas agora quero visitar novamente. Obrigada, professor.
Eu amo o jeito que você fala "Oi pessoal" . É tão acolhedor que tive que parar só pra digitar isso
e uma boa forma de entrada pro canal
Conhecer história é magnifico. Amo história e o entrelaçamento dos fatos . Muito bom. Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado
Agradecida esses conhecimentos ninguém pode tirar de mim.
Essa é a história. Que muitas vezes nos é negada na escola. 🙄😔
Mais uma vez tenho o prazer de rever este vídeo e com o mesmo intusiasmo da primeira vez.
Sou português e conheço esse episódio da História de Portugal desde criança da escola, que eramos obrigados a estudar, não em pormenor, mas em resumo, só que mais tarde, em nenhuma narrativa que foi encontrado sobre esse “romance” em nenhum consta que D. Pedro I de Portugal fosse poeta nem trovador.
Isso de poeta e trovador é invenção do autor do vídeo. Poeta foi Seu avô Dom Dinis.
@@vitorsilveira560 Sim : esse sim . Foi poeta e " LAVRADOR" , cognome que lhe atribuiram por ter mandado plantar o PINHAL DE LEIRIA.
Muito bom é uma raridade de precisão e detalhe que quase numca se encontra num historiador Brasileiro
Conheço a história porque meus pais eram portugueses e sempre me contavam essa história triste.
Que coisa mais linda, que romantico❤😢
São muitas coincidências 😂😂😂😂 estão todos ligados
Conheci a Quinta das Lágrimas. Belíssima.
conheci Coimbra em 2017 , fui na Quinta das Lágrimas, mas a fonte que existia lá , secou , achei o local bastante abandonado
É assustadora a semelhança das histórias das amantes Castro, esposas que morreram de tristeza após um parto difícil e Pedro's de personalidades extremamente parecidas que levaram as amantes para morar perto deles (ambos Dom Pedro I)
Nossa 😦 quantas ligações misteriosas no mínimo. Obrigada! Paulo
Fiquei de boca aberta com o Plot do final!!!!!
Quero agradecer professor Rezutti pela história e pelas imagens maravilhosas que trouxe para ilustrar e enriquecer nosso estudo. Amei.
Game of trhones foi a primeira coisa que me veio a cabeça no final do vídeo