Tenho 28 anos e me identifico com tudo que você disse nesse vídeo. Atualmente eu continuo tentando, mas, sinceramente, me sinto super perdido. Não consigo concluir nada do que começo, não tenho confiança, etc. É foda. Ainda não sei como sair desse limbo. Valeu por compartilhar seu caso.
Fala Biro! Me senti representada em boa parte do que tu relatou mas principalmente no "não consigo terminar as coisas que começo"... essa frase deu uma pegada porque sempre foi um tormento na minha vida esse sentimento ... eu terminei a universidade num sufoco danado, os cursos eu enrolo muito muito pra terminar e muitas vezes não termino e deixo de lado. Durante todo esse tempo que eu venho tentado melhorar isso em mim eu pude perceber que eu funciono muito bem com rotina... desde essa descoberta eu planejo sempre o dia de amanhã ... não significa que eu vou cumprir tudo aquilo que eu coloquei no papel, mas pra mim é mais como um norte a seguir. Entao no final de cada mês eu consigo perceber tudo o que eu consegui fazer e com isso eu tive um estalo e pude ver que eu consigo fazer muita muita coisa em um mês e eu só não tinha a visibilidade disso (porque eu tenho a tendência de diminuir as coisas que eu acerto e aumentar em tudo o que eu erro). Nem todo mês eu cumpro tudo o que eu planejei, mas eu consigo perceber que eu comecei / continuei e o quanto falta pra terminar e isso diminui muito esse sentimento ruim de não conseguir. No mais é isso, vai dar certo Biro. O foco é nas coisas que tu pode fazer agora e daqui pra frente.
Começei a fazer o mesmo que vc, tenho um caderno de conquistas e nele coloco tudo que eu termino de realizar, cursos, provas da faculdade, processos seletivos que eu fiz os testes... Eu tinha a sensação de que não estava fazendo nada (principalmente por não ter uma progressão financeira) depois que começei a fazer o caderno vi o tanto qu eu estava produzindo, fiquei até chocada com a quantidade de coisas que eu fazia em um semana
Eu tambem to numa fase ruim, a sua também é só uma fase ruim. Voce mesmo já disse a resposta no video. Se achar que está no caminho certo, é só nao desistir e continuar mesmo sem saber o que está acontecendo, que quando a tempestade passar, a clareza mental vem e essas duvidas e medos somem. Força a todos passando nesse caminho arduo, a gloria vem depois.
Cara me sinto igual a vc exatamente igual tudo que vc falou e acabei de ser demitido onde trabalhava a 7 anos porem nao vou desistir tenho uma familia que depende de mim e fiz 3 entrevistas e ja levei um nao, nao desista acompanho vc desde da rocket e aprendi muito com vcs, entao nao desista tb pois vcs ajudaram muitos profissionais conquistar seus sonhos. Esqueci de falar tenho 42 anos vc é muito jovem 😊
Me sinto representado por você. Sou iniciante e estou estudando, porém quando não consigo fazer um projeto, minha mente me condena. Parece que não vou aprender. Como tu disse no vídeo que se sente como se tivesse pulado alguma parte dos estudos, eu me sinto das mesma forma. Também me comparo com outras pessoas, que me deixa muito pra baixo. Muita das vezes nem sei como estudar. Na escola, o pessoal até me admirava por ser um exemplar, mas na verdade sou mais uma farsa do que exemplo.
Programo a 23 anos. Sinto tudo isso e mais. Tenho certeza que a maioria também. Sobre ter pulado etapas, a maioria foi obrigada a pular também. Nunca consegui entrar em uma empresa de baixo e os outros irem me ajudando ou eu tendo tempo de estudar fundamentoa. Toda empresa que entro o bicho ta pegando, ta tudo pegando fogo e eu tenho que aprender a voar sem ao menos ter engatinhado. Nunca fui excelente em uma linguagem, quando estou começando a aprender, o mercado ja me empurra pra outra. O sentimento é exatamente esse que vc disse, eu nao sou bom em nada. A vida de programador, no geral, é isso msmo. Tem muitas vantagens, mas quebra a gente psicologicamente. Quanto aos outros, sempre sinto que todo mundo é melhor do que eu. Não se apegue ao que eles acham, muitos, perto de vc irão querer te fazer parecer pequeno pois vc expos um ponto em que vc é fraco e exatamente nesse ponto ele é forte, entao vai querer parecer O cara, muitas vezes não é por maldade, mas pelas próprias inseguranças. So tenta pensar que muitos serão maus com vc, a vida não terá pena de você. Cabe a vc ficar do seu lado e se ajudar, não se juntar a eles pra te derrubar.
@@Leo___777 Então, essa vida não é para os fracos. Dê uma olhada na quantidade de pessoas que programam e tem ansiedade, burnout e etc... O negócio é ter a racionalidade de entender que não é fácil, mesmo que o coleguinha faça parecer que é.
Não ta sozinho nessa irmão! Sinto que seu vídeo expressou exatamente muito do que tenho passado atualmente também... Em relação aos medos, muito do que citou, me identifiquei demais com meu momento tbm... Obg por compartilhar tudo isso! 🙏👊
fala biro, te intendo plenamente, passo por isso diariamente, sempre me bate aquela preguiça pra fazer qualquer coisa as vezes, e me cobro muito pois sempre acho que não sou tão bom pra alguma vaga.. mas o negocio e sempre seguir em frente com fé em Deus. esse desabafo é muito importante botar pra fora. tamos junto!!!
Falan man! Cai de paraquedas no teu video. Mas algumas palavras aqui verdadeiras e de coraçao! Cara.. a nossa vida só faz sentido em Cristo! De onde vem a vida? Quem sou eu? Será que minha vida faz sentido? É isso que eu quero mesmo pra minha vida? Programar? Desistir? Olha da uma lida ai em Efésios 1:3-14. Lá vc encontra essas respostas. Isso vai passar mas tudo só vai passar a fazer sentido pra ti em Jesus cara.. Se quiser trocar uma ideia.. tamo junto.. Ah e uma ultima coisa.. Biro Deus Te Ama cara! Todas essas confusões e perguntas na mente.. dia pós dia.. elas significam uma coisa.. Vc precisa do amor Dele! Ele se importa contigo com sua esposa.. com sua familia.. ele te vê nesses dias.. sabe? Aqueles dias que da vontade de chorar.. como esse no video em que vc acabou de gravar.. enfim mano.. Fica em Paz! Não desiste.. qlqr coisa tmj!
Já passei por isso também, foi bem recente mas hoje me sinto muito melhor! Me formei em Ciência da Computação e diferente da maioria eu segui o caminho do Low Code me especializando com WordPress, por muito tempo achei que seria um caminho "errado" e ser muito julgado por não trabalhar com tecnologias mais modernas e bem "High Code" sabe? Sempre via vídeos de pessoas zombando ou memes em comentários de certa forma difamando quem trabalha com WordPress e etc... Mesmo com uma empresa atendendo mais de 14 clientes eu achei que estava no caminho errado e isso me matava por dentro de certa forma e me sentida muito desmotivado. Porém comecei aos poucos me desprendendo desse sentimento e seguindo um objetivo DE VIDA e não um objetivo ligado ao que eu faço para viver, isso me ajudou muito e graças a Deus minha empresa continua crescendo e posso dizer que o WordPress mudou minha vida e até hoje paga meus boletos rsrs. Vai dar tudo certo Biro, síndrome do impostor acaba sendo uma cura para si mesmo ao longo dessa caminhada.
Caramba mano, eu estou nessa fase. Comecei a estudar programação mas rapidamente migrei pro wordpress, continuo estudando linguagens de programação, como JavaScript e Python, mas nada aprofundado ainda. Me sinto alguem muito abaixo da média por trabalhar com Wordpress e não com código direto em si, e de fato sou... Claro que uso CSS e JavaScript dentro do Wordpress, mas nada tão complexo.
@@_erickmarcos Cara... Também tenho buscado estudar mais sobre programão de fato, hoje estou estudando mais Ruby e Rails. Porém hoje não importa o meio que você usa para resolver um problema, no meu caso fui para o lado mais de empreender e nichar meus clientes, mas já vi vagas 100% home office para trabalhar com Wordpress com salários de 7k... 8k... São casos e casos, mas de trabalhar com Wordpress não significa estar abaixo da média, você só escolheu uma tecnologia diferente para problemas diferentes.
Simplesmente falou tudo! Me identifico de mais com esse seu desabafo, sinto que pulei muitas etapas em relação a minha carreira também, onde me traz essa insegurança pessoal e profissional. Acontece com muita gente realmente, esse desabafo faz tirar uma peso das costas, ainda mais vendo esses comentários que mostram que todos aqui são humanos. Vejo que todas as empresas na área da TI vive um momento D-1, ou seja, sempre atrasados, fazendo que a gente viva sempre na correria, querendo sempre pra ontem as coisas. Muita gente antiga na área já falam, toda TI a essência é igual, tudo pra ontem, pode ter mais organização? Sim, mas sempre correria. Acredito que o fato da gente sempre ter que estar estudando, aprendendo coisas novas para não ficar pra traz pode trazer um pouco essa sensação de ATRASO. Saiba que estamos aqui, manda DM, vamo conversar, fazer uns projetinho somente na zueira haha para divertir. Jogar isso pra fora ajuda de mais! Conte sempre tamo ai Birobirobiro do canal birobirobiro.
Salve Biro! Muito bacana teu relato, eu tive esse problema antes da programação. Com sinceridade na minha arrogância, eu achava tudo muito chato e muito fácil, não terminei diversos cursos na faculdade, não concluia nada que eu fazia. Essas coisas mudaram um pouco quando eu entrei na programação, porque eu me sentia desafiado, sempre tem algo dificil ou algo novo a se aprender, e eu sou um cara que odeia não entender as coisas, não ser capaz de fazer algo, por conta de traumas passados. Bom oque eu posso te dizer é que se sentir um eterno estudante ou se sentir desafiado é diferente desses sentimentos, claro que isso pode provocar um sentimento de que você não ta saindo do canto, mas é bem melhor sempre ter algo pra aprender do que se sentir entediado com tudo, de ter aquele pensamento , "aah isso aqui é fácil nem vou perder meu tempo lendo sobre", na programação eu não consigo ter esse "luxo" pois eu sei que sempre há uma lacuna a ser preenchida, sempre tem algo novo pra aprender. Eu me considero um cara que pulei muitas etapas também, eu sou um dev senior com 3 anos de carreira, e isso tudo porque estudei incansavelmente levando uma rotina muito exaustiva apesar do beneficio hoje eu to pagando o preço, com terapia, ansiedade, entre outros problemas. Eu se quer sei a hora de parar pra descansar, ou quando largar um pouco o problema para depois voltar até ele, meio que fiquei viciado nisso a ponto de preferir estudar codar do que jogar vídeo game por exemplo. Com o tempo tenho me forçado a sair mais do "modo trabalho/ estudo", me impondo pequenos objetivos, como ler um livro a cada 3 meses, finalizar um jogo novo a cada 2 meses, jogar com os amigos pelo menos 1 vez na semana ou praticar esporte. Essas coisas tem me ajudado a ter um gás e um foco maior e aproveitar os momentos de trabalho e estudo com mais produtividade. Bom esse é o meu relato, espero que você possa absorver algo da minha experiência.Obvio que oque funciona pra mim pode não funcionar para os outros mas acredito que pequenos objetivos possam te ajudar e fazer uma coisa que é pensar nos próximos objetivos a curto e longo prazo pra sua vida e não só pro seu trabalho, como comçar a a cademia, ou começar um esporte, ou ler um livro, quando você planeja e visualiza, põe no papel, estampa como um lembrete diario pode ajudar. Espero que esse sentimento passe e se precisar conversar sinta-se a vontade pra pedir meu discord ou algo do tipo. Abraço!
fala Biro, desde que vc começou no canal tenho acompanhado seu trabalho e seus conteudos, esse sentimento ao meu ver é normal, faz parte, e referente aos estudos eu comecei me organizar com caderno inteligente tem bastante conteudo na internet sobre isso, e acho que me ajudou muito... vc é muito querido por muitas pessoas, muitas pessoas torcem por vc, sei que é dificil esta sozinho nessa, tambem ja me vi varias vezes dessa forma, a solução que encontrei não perder o foco, conversar com as pessoas mais proximas de mim sobre a area e colocar pra fora... então força! estamos ai, e desejo só sucesso!
Fala mano. Vlw por compartilhar!! Eu tbm sinto isso de vez em quando e acho que é algo bem semelhante ao que vc comentou. O que tenho feito p/ mim com relação aos estudos foi tentar manter constância, e essa constância está mais relacionada a me manter fazendo uma atividade, não importando tanto se serão 10min ou 2hrs, o importante é continuar andando, tendo o compromisso de terminar (e nos dias que não der, é aceitar que tu não é uma máquina e tentar de novo no dia seguinte). Sobre terminar as coisas, eu tbm tenho esse problema. Comecei diversos cursos e comprei diversos livros que ainda nem li o prefácio (que por sinal é bem mlhr do que comprar cursos) e o que eu fiz foi assumir um compromisso. Mesmo que eu esteja desanimado ou cansado, eu vou lá e assisto pelo menos 1 aula ou leio pelo menos 1 página. O compromisso é de terminar o que eu comecei e não de terminar rápido 😂😂, pelo menos p/ mim, enxergar isso dessa forma tem funcionado. Sobre a auto sabotagem, li num livro relacionado a inteligência emocional mês passado ( pois é, nada a ver com TI 😂😂 - ele tem umas 50 páginas, a outra metade do livro não precisa ler - o nome é Você mais inteligente: técnicas de gestão da emoção para revolucionar sua vida, do Augusto Cury) e uma das coisas que se é comentado é sobre acreditar mais no que você tem estudado e investido tempo, e menos em conversas superficiais que você encontra por aí (isso é uma forma de amadurecimento de uma visão que você tem sobre você também). Acreditar nos seus estudos e nos projetos que você tem fez/tem feito mostra que capacidade você também tem. Sobre se comparar com pessoas, talvez o que falte para você é ir em algum evento com pessoas de referência (quando digo pessoas de referência, estou falando de pessoas que são engajadas e tem destaques em comunidades de tecnologia - já que estou falando da nossa área aqui). Tipo vai em algum meetup do Sou Java. Simplesmente você percebe que essas pessoas tbm são pessoas como você, tem outros hobbies, gostam de falar de programação, vida, ouvir uma história daora, piada, e etc. E aí tudo fica mais fácil. O mais legal dessa reflexão que tu fez sobre você mesmo é que você consegue ver, mesmo que se diminuindo um pouco, aonde você está e quais passos você pode tomar para buscar aquilo que qr atingir (e nem estou falando de objetivos profissionais apenas, pode ser objetivo pessoal, como tentar ver mais as pessoas importantes p/ vc ou então de tentar conhecer mlhr as pessoas do seu trabalho - esse último aqui é uma coisa que estou achando massa dmais) Muito bacana seu vídeo mano, vlw aí✌️✌️ Um abraço.
Me sinto assim direto. Paro, e respiro fundo. Uma coisa que tenho feito é tentar parar de me cobrar tanto, por mais que eu me esforce, sempre vai ter alguém melhor que eu, que receba mais que eu, que ... mais que eu. Então foco no momento atual e no que eu possa controlar. Força!
Fala BiroBiro, mano parabéns pelo vídeo! Tu esta sendo muito corajoso. Te entendo muito, ja passei muito por isso. Tenho 14 anos na área e até hoje sinto essas coisas mas é isso, sempre tente melhorar, se cuidar, espairecer, focar, se organizar e se encontrar em meio a tudo isso.
Sensacional, Biro Biro Biro! Eu me sinto muitoooo assim cara, todos os dias, principalmente pelo fato de estar procrastinando muito. A comparação tem me ocorrido frequentemente também, cara... bizarro ver isso, pensei que era só comigo. ABSOLUTAMENTE tudo que vc comentou eu compartilho dos mesmos sentimentos
Eu to no meu primeiro ano profissional com programação, conheci sua persona na internet a uma semana por um grupo do discord, e a sensação que eu tive/tenho é que você "chegou lá", sabe? Você me passa a sensação de um programador bem sucedido, que ta no caminho certo, uma inspiração pra eu que estou no inicio
Fala Biro! Te acompanho pelas suas redes, mas silenciosamente desde a época da Rocketseat. Eu levo como "lema" de vida que primeiro as coisas tem que fazer sentido primeiro pra você mesmo, não para os outros, sabe? Então tenta ver o que faz sentido pra você hoje e busca isso, se for excluir as redes, se for produzir mais, vai em frente! Mas tem que fazer sentido pra você primeiro antes de qualquer coisa. Outra coisa, não tenha medo de pedir ajuda. Isso vale no profissional quanto pro pessoal. Não negligencie sua saúde, ela é mais importante que tudo, mais até que sua carreira, então vá a fundo nisso e trate algum problema que você possa ter, vai ser ótimo pra você. Eu estou em transição de carreira, tenho 34 anos, e larguei minha carreira de farmacêutico pra seguir nessa área. To na luta ainda, já chorei de desespero, já pensei em desistir, já fiquei sem fazer nada uma semana paralisado porque não me achava capaz, então sei bem como você se sente nesse sentido. Mais uma vez, faça o que faz sentido pra você nesse momento cara! Tenho certeza que todos vão te apoiar, não importa o que você irá fazer. No mais, se um dia nos trombarmos pelas vielas de São Paulo, SP, bora tomar um café! Hahahah! Abraço e fica bem ai!
Eu acho que o maior problema é que quando começamos a estudar programação, acreditamos que isso era um lifestyle e não uma profissão como qualquer outra.
Eu me vejo em muitas situações nas quais voce citou irmao, e nao tem nada a ver com religiao ou essas paradas assim. Nossa mente simplesmente precisa de descanso, essa correria do nosso dia a dia que trabalha com tecnologia, é puxado demais. Precisamos descansar
Salve grande biro biro!! Cara, acho que é super normal se sentir assim, normal é diferente de "saudável" hehe mas realmente o mundo aparenta estar girando cada vez mais rápido, nossa percepção é que "customiza" tudo. É como você mesmo disse..o julgamento interno é muitas vezes maior do que aquilo que talvez as pessoas nem se quer tenham parado para refletir em relação a você ou a seus vídeos, nossa mente nos prega peças o tempo todo rsrs. Em primeiro lugar eu diria pra ter calma, se respeitar como a pessoa e batalhadora que você é, olha tudo que você já conquistou, isso tudo se deve principalmente a você :) Depois de se respeitar e se dar o tempo que você merece..faz uns questionamentos sinceros sobre você, como por exemplo (o que eu realmente gosto de fazer, quais são os meus hobbies, o que eu preciso melhorar, etc.) apenas tenha cuidado para isso não gerar efeitos colaterais rsrs. (se preciso procura um psicólogo pra essa parte, ajuda bastante mesmo). Sobre precisar voltar para rever conceitos eu tive em várias ocasiões como desenvolvedores bem experientes com muito tempo de carreira também que ainda fazem isso, é como andar de bicicleta, mas se é algo que realmente te incomoda existem ótimas técnicas hoje que podem ajudar, basta pesquisar e também pode ser feito um exame médico para ver se precisa tomar algum medicamento para concentração ou alguma vitamina que está em déficit. Aprender a aprender também é um ponto importante, não falo somente do âmbito acadêmico mas também aprender sobre a vida, as suas conexões e sobre si mesmo. E por último e super importante, tenha uma rede de pessoas (2 ou mais) que te ajudem, por mais difícil que possa parecer ter um mentor ou mesmo alguém pra te fazer dar risada pode ajudar pra caramba. Abraço e forças aí bro! 1 - Respeite a você e a sua jornada, ela é só sua, aproveite a vista! 2 - Seja sincero consigo mesmo (pontos fortes, fracos, o que precisa melhorar..., etc.) 3 - Explore ferramentas, técnicas e medicações pra te ajudar nos seus pontos fracos. (de preferência com profissionais) 4 - Aprenda a aprender, significa deixar de lado o modelo "convencional" e aplicar o que funcionar melhor pra você 5 - Construa pontes com 2 ou mais pessoas pra te ajudar nos momentos difíceis.
Você tem sorte por estar passando por esse momento conturbado, pois são neles que a gente pode se provar ou não pra nós mesmos. Muita gente só passa por momentos assim tarde demais, e acabam não aguentando. Espero que você consiga se provar positivamente nesse momento, mas pra si mesmo e não para os outros. Uma pergunta. Muita gente realmente está sempre estudando e evoluindo muito a nível pessoal e profissional, e isso nos da ansiedade, mas será que é a maioria? Eu acredito que a maioria está estagnado. Os que estão evoluindo a milhão são uma bolha.
Man, te falar que acho que essa sensação vem e volta. Tudo depende de que fase está a vida e o que anda acontecendo. Se o trabalho não te motiva mais, um relacionamento ou até onde vc mora. É normal, a vida é feita de fases. Uma coisa que melhorou muito pra mim foi ter um projeto pessoal que eu realmente acredito, e que eu imagino trabalhando nele por anos da minha vida. E tbm focar em coisas fora da programação tbm, isso fez com que outras coisas ficassem mais leves. Até que um dia esse projeto ou algum outro de resultado. Pq meu sonho é ganhar a vida com meus projetos e parar de trabalhar pros outros kk. Isso me motiva a não desistir.
Oi Biro, cara essa é a parte que ninguém conta né? Eu me sinto muito assim também, eu foquei muito, estudei muito e quando consegui, minha saúde mental virou água mano. Ainda tô me recuperando, mas essa é uma fase, dura, díficil, mas uma fase. Em breve vai passar e você vai continuar a evoluir. Se cuida!!
Fala B³! Cara, como somos parecidos, me identifiquei com você. E faço das suas palavras as minhas, todo esse sentimento é recíproco e sei que não é nada fácil. Estou desde o início do ano sem poder trabalhar com programação por conta das etapas, estou literalmente travado e assim como você pulei fases do conhecimento e que hoje fazem muita falta e me impedem de entrar no mercado de trabalho. E penso o mesmo: "será as diversas tecnologias? Será as redes sociais? Será que minha alto estima está tão baixa assim?" Por diversas vezes penso em parar com todo tipo de exposição nas redes (e olha que nem apareço), por diversas vezes penso em mudar de área e seguir algo totalmente o diferente fazendo algo mais braçal e que possa ajudar na sustentabilidade e sociedade. Eu sou muito lúcido com tudo, e incentivo de mais uma galera, mas comigo sempre me vejo como um que tenta e sempre fracassa. Já iniciei 2 faculdades e não terminei, estou na 3ª e vou pra cima mesmo o sub consciente não querendo, acho que isso vai me destravar (pois sempre eu entro nessa questão). Tive dislexia, e hoje tenho quase certeza que o TDAH bate na porta. Seu desabafo é o mesmo de uma galera! E estamos juntos nessa! Obrigado por compartilhar, percebemos que não estamos sozinhos nessa.
Valeu por compartilhar conosco isso! Eu tbm tenho muita dificuldade em terminar as coisas, também acabei pulando muitos conteúdos e isso está me atrapalhando um pouco. Mas hoje em dia estou fazendo um curso de lógica com JS e em paralelo, um curso de REACT para estar sempre aprendendo coisas novas. E não vou mudar o foco até terminar. Eu sempre fico muito confusa, pq aparece sempre oportunidades em outras linguagens, aí fico pensando 🤔 será que não é melhor eu estudar Java, Python... Mas a resposta vem de imediato, FOQUE NO QUE VOCÊ PLANEJOU desde o início. Sinto que estou girando em círculos e só vou conseguir sair após perseguir meu foco incansavelmente, ser aquela pessoa chata, persistente, teimosa, sabe? Cara, se te ajudar podemos estudar juntos. Com companhia talvez seja mais difícil sair do foco.
tbm tenho medo de ser julgado, cara so pelo fato de estar gravando o video vc supero, tenta olhar o lado positivo o importante vc tentar cara tenta bota uma meta pra vc se motivar, eu tbm qnd tava na merda fazia de tudo pra sair da merda e agora que conquistei o que queria a vida perdeu o sentido por isso que sempre coloco outras metas pra me manter motivado
Biro já que você pulou as etapas de js como vc disse, bora fazer livezinha aprendendo isso! Acredito que tu vai pegar um pessoal bem novo na tecnologia e vai ajudar elas. Eu tenho esse medo de julgamento e tals e por isso não me exponho na internet mas isso é besteira da nossa mente e outra, quem quer julgar a gente é so pessoas que querem diminuir o progresso da outra pq essas pessoas sabem que não consegue fazer o que vc faz e se acham genios da tecnologia sendo que nem pisaram em um big tech e provavelmente nunca vão. Gosto muito do seu conteúdo e te desejo muita paz no seu coração, na sua mente e na sua vida. Abraço!
Cara eu acho que todo mundo se sente assim na área de programação, ainda mais quando se tem vários anos de experiência. Porém eu simplesmente ignoro essa questão de pular etapas. Eu também já me senti assim. Hoje simplesmente entrego o que me foi pedido sem muita firula, já passei da fase de tentar fazer as coisas com excelência e não vale a pena, pois no final o que vale é a entrega e seguir o jogo.
Po que video, primeiramente eu gostaria de falar que não é a crise dos 30 👁kkkkk... segundo, eu também já passei por coisas similares. A vida é cheia desses ciclos e o mais importante é que você tem verbalizado, ajuda demaaais no processo. Poste video, mande mensagem na minha DM e vamo virar esse jogo aí 👊... vou continuar acompanhando e mandando toda energia positiva que eu tiver tmj!
Fala Biro, tudo bem cara? eu me vejo de certa forma na sua história, eu seguia firme nos estudos, ai de repente eu vivi um abalo financeiro e tive que vender todos os meus equipamentos, desde la se vao 3 meses que nao consigo retomar os estudos, parece que nao consigo encontrar mais forças pra continuar seguindo.
Kkkkkkkkkkk pô biro voce fez um video me descrevendo acontece bastante essas coisas comigo essa questão de export os codigos e sindrome do impostor, porem eu ja aprendi a lidar com alguns pontos do video. Já aconteceu bastante de eu está em uma roda de amigos e sentir que sou o pior dev de lá acho que seja algo normal cada um tem sua jornada e sua evolução Se voce foi contratado como pleno não importa o que voce acha ou os outros Você agrega o valor de um pleno Sobre pedir ajuda é bem normal a pessoa provavelmente já teve a mesma duvida pesquisou e sabe dar um atalho A respeito do codigo eu tambem sinto que meu codigo as vezes é pior porem não fico muito preso nisso por que o codigo bom é aquele que funciona o resto é mais um plus Você é foda mano só isso que tenho pra te dizer Do mesmo jeito que voce se compara com os outros alguem se compara com você e se acha ruim kkkk
Mano, eu passei por um problema parecido a alguns anos, eu fui fazer um estagio na área e vi que tinha pulado muitas etapas. então eu comecei a me cobrar, e não via evolução e comecei a me sentir um impostor e bem mal. Pq por mais que o chefe não me cobrava nada, eu tinha vergonha de não ta ajudando ele, pq ele me abriu a porta na área em que sempre sonhei. Então em dia, eu saindo de la já a noite, triste e chorando pq não terminar uma tarefa simples e fácil. Eu abandonei o estagio e comecei a ter crise de ansiedade, vergonha de ir para o estagio, só queria saber de chorar e dormir. E tudo pirou depois do diagnostico do TDH, onde eu comecei a me culpar por mais coisas ainda relacionado a minha carreira profissional, então nesse tempo eu comecei a ler a bíblia e visitar igrejas, foi um momento difícil só que me ajudou muito. Não estou dizendo que você não tenha Deus ou algo assim, ate pq não conheço você e nem sua religião, mas faca isso como uma forma de escapar desse problema, eu sei que essa doença não e falta de Deus, e muito menos que e coisa do diabo. Ate pq eu sou cristão e ainda tenho ansiedade e sei que tenho que alem de procurar Deus, eu tenho que ir fazer terapias, pq os profissionais da are são obras de Deus, foi ele quem deu o conhecimento pra essas pessoas nos ajudarem. Então não fique nessa, não devemos nos comprar com ninguém, devemos ser melhores que nosso ontem, e saber que vai ser normal alguém aprender e se desenvolver mais rápido que vc, pq somos todos diferentes. Sai um pouco da frente do computador, vá ler a bíblia ou qualquer outro livro, fique com sua esposa e sua família, vá passear ao ar livre e fazer atividade física. Eu passei um tempo desanimado pra estudar, só queria dormir e chorar, ficar só. E volta e meia temos isso, mas temos que lembrar de coisas boas, de pessoas que amam a gente e que exite um Deus capaz de tudo, e que esta esperando que nos possamos pedir ajudar para ele. O que tenho pra falar e isso, você tem que entender que seu limite e diferente do seu coleguinha e que você tem que da o seu melhor não para os outros, mas para você mesmo e quem ama vc.
Ninguem sabe de nada nessa vida, aqui sao 7 anos na area e tem horas que sinto vontade de largar tudo pq é colocado a pressão que vc precisa saber tudo, mas não tem como, é impossível e se a gente tentar saber tudo vai ficar doente. Nesse momento eu lembro que a empresa nao é minha , me ajuda pensar dessa forma, é um pouco egoista mas preciso cuidar de mim, dou o meu melhor até ser saudável, se esta tirando minha saúde eu me priorizo, cnpj nenhum depende de mim, a gente é substituível.
Quando eu passei por algo semelhante era porque eu estava na fase de Bournout, que foi resolvido com descanso e alimentação. Voltei com baterias recarregadas e com força total e criei um eficiente plano de estudos baseado no método de construção de topos de pirâmides do Sr. Akita. Hoje estou na ativa!
Eu tenho insegurança em conteúdo, meu julgamento é que meu código não é bom o suficiente ou que eu não sei completamente o conteúdo para poder ensinar. Por isso eu nao consigo criar tanto conteúdo, apesar de que meus projetos são legais e artigos ja estão bem escritos...
Eu comecei a 11 meses a estudar programação as vezes me sinto como um 🚮 lixo, entro no TikTok vejo outros programador que tem mais anos que eu e tento me comparar e penso “será que isso é para mim” mais eu sempre tenho estudado não passa um dia que eu não estudo sobre programação, eu não vejo outra área que eu me em caixaria a não ser programação. Agora tou a desenvolver uma API web de estudo de programação Gamificado é meu projecto Final do curso e próximo ano vou fazer engenharia de Software na Faculdade 🧑💻
Sir b³, tudo em paz? Te conheci através do meu irmão, e vc faz coisas muito legais e que inspiram muitos outros... Esse sentimento também é compartilhado, de não se achar bom o suficiente, de não estar rendendo o suficiente, de se sentir meio quadrúpede às vezes, mas são apenas fases (mesmo que durem um tempo maior). Não fugir do processo, entender e se realinhar, foi o que me ajudou para caramba. As vezes não precisamos ser total produtivos e tá tudo bem, as vezes não queremos fazer nada e tá tudo bem tbm... Apenas viva o processo sem muita cobrança 😊...
Salve Biro Biro Biro , vim aqui só pra reforçar oque um amigo já falou nos comentários " nossa vida só faz sentido em Cristo " . Estou passando por algo parecido , estou em transição de carreira , conciliando trabalho como Soldador , estudos de programação , faculdade e Família e as vezes e quase sempre da vontade de desistir, porque é muito cansativo e exaustivo física e mentalmente . O que me mantem firme e lutando ainda é essa certeza que nossa vida só faz sentido em Cristo e não importa oque eu faça ou oque estou passando ele é o caminho a verdade e a vida . Não se julgue ou se cobre para obter aprovação dos outros , cuide da sua saúde física e mental . Sua família é seu bem mais precioso . Jesus te ama irmão ❤
Fala irmão! Igor aqui, cara é super normal isso kkk te juro bro! Uma coisa que me ajuda é me lembrar do meu propósito, com isso sempre em mente e acreditar muito em mim, tem sido a chave quando vem o sentimento ruim - é super normal Um livro que brabo é o "the obstacle is the way"
Fala birao! Mano, dizer "eu nao sei" é tão lindo e tão senior que quase nenhum Senior fala "eu nao sei". E algumas coisas que funcionam MUITO comigo: 1- Vá a um neuro, eu invisto muito na minha mente, me conecto com Deus todos os dias também e isso faz muita diferença sabe. Continue na terapia, investiga o que vc ta sentindo. 2- Agora que já reconheceu seus ciclos de produtividade, faça que nem a formiguinha e estoque esses vídeos e conteúdos pra quando o inverno chegar vc só postar, sem precisar ser mt criativo. 3- Tenha um propósito. O que você quer fazer ou onde pretende chegar postando vídeos, ou estudando, ou pra qualuqer ação que for tomar. Escreve esse propósito muito grande na sua mente e vai firme. Vão ter dias ruins, vão ter dias bons. Vão ter dias que vc vai receber 50 comentários bons e aquele único hate vai te fazer mal... Mas vão ter dias que vc vai encontrar alguém pessoalmente e todo o carinho daquela pessoa vai valer a pena. Enfim, eu tenho isso guardado comigo e vem fazendo muito sentido pra mim. Se quiser conversar um dia cola no disc, ou bora se trombar tb! Conta cmg e saiba que vc não está sozinho em seu sentimento
9:50 Isso que você falou é exatamente o que a gen Z percebeu, e aí ficam criticando essa geração como “sem propósito”. A gente não precisa de propósito pra viver.
Então, se você tem problemas em sua vida, não presuma que há algo errado com você. Lutar com esses problemas está no cerne do propósito da vida. Qual o seu proposido? Se não tem, defina um, se ja tem ou ja alcançou defina o proximo! Estamos em constante crescimento.
Curiosamente, é o segundo vídeo que vejo hoje com o tópico semelhante, acredito que seja uma questão social, pois todos estamos passando por isso em certo grau. Creio que seja um efeito quase dominó.
Pra deixar claro mano, ninguem nunca sabe de tudo. Nao se cobra muito nao. Eu to ha 11 anos na area tech e te digo, tem dias que da vontade de largar. (e ainda nao larguei hein kk) Creio que atualmente, a maioria dos devs estao sentindo o mesmo que voce. O negocio eh esse mercado, esta pressionando demais a gente. A gente so faz o que tem de fazer, e muita das vezes isso frusta pq a gente nao faz o que gosta, mas sim o que eh necessario.
Faz uns dois filhos, ia da tudo certo, objetivo de vida. Um emprego para se apaixonar, uma família para cuidar, uma pessoa para amar e confiar em Deus.
Fala biro, busca o diagnóstico sobre o possível TDAH, depois que eu fui diagnosticado, pude entender melhor o pq de certas coisas que eu sentia que eu pecava, mas era difícil para mim fazer algo sobre, não faço uso de remédios mas consigo administrar melhor e me entender melhor agora que sei o motivo de certas coisas, que não é "preguiça, malandragem" Cair nessa de pensar que a molecada vai vir e codar melhor, cara, tem gente que só tem mais facilidade, não tem a falta de atenção e dificuldade de interpretar as coisas (no caso do TDAH), e isso não quer dizer que ele vai estar a sua frente, vocẽ está competindo com alguém que você "criou" na sua mente, esse tipo de coisa é muito massa você conversar com um(a) pisicologo, infelizmente não da para ter todas as respostas sozinho. Sobre deixar de pedir ajuda e buscar sozinho, é massa você saber buscar as informações e solucionar seus próprios problemas, mas eu gosto de comentar o seguinte, se você demora 2 horas apra achar a solução de algo, que poderia ter perguntado para um amigo depois de 30 minutos travado, você chegaria no mesmo resultado, aprenderia sobre o problema e seguiria em frente da mesma fora, de quebra manteria seu network que é importante para kct, ninguém vai estar antenado 100% em tudo, ter uma galera para conversar sobre tech, pessoas que tem especialidade em até outras coisas que vocẽ não está acostumado, faz você ficar por dentro dos assuntos sem precisar ficar 100% do tempo buscando por tudo, é sempre uma troca, isso não te faz menos dev pq você foi pedir ajuda, novamente, tem gente que vai ter mais facilidade que a gente, por isso nossa luta é com a gente, disciplina é maior que a facilidade para nós, pq se a gente para, a gente perde para a gente mesmo. enfim, meti umas palavras que eu gostaria de ouvir em uma situação dessa, te conheci em um vídeo do youtube customizando ubuntu, meu primeiro rice foi assistindo um vídeo seu, logo depois entrei para rocketseat e descobri que vocẽ trampava lá, coincidência? hahaha, abraço mano, não desiste, mas também não tenta acompanhar a velocidade do outro, acho que você como eu vai tirar muito proveito da terapia, da uma change birozada, aquele abrax.
Essa nova onda está sufocando, aprenda isso aquilo, se torne Full stack bla bla bla. Na real, ser generalista cansa de mais, quem vive do especialista não tem esse cansaso mental.
Meu amigo não me leve a mal mas vc ta procurando problemas...Acha ruim ter entrado como Pleno? Oloco a melhor coisa é voce poder entrar mais alto e receber mais. Tem tanta gente com conhecimento e não consegue subir pq não é valorizado. Você tem que agradecer que foi valorizado. A pressão é a mesma para todos...Vc sendo júnior teria tido a mesma pressão de aprender e tals...só que ganhando menos...Você se cobra demais besteira vc devia assistir o canal do jovem tranquilão e ser mais de boa coma vida. Para de se cobrar, para de competir, para de querer ser o melhor em tudo. relaxa e deixa a vida te levar, curta as coisas do mundo. Sua ansiedade que te causa esses pensamentos malucos em vc. Procure ajuda para reverter essa sua ansiedade...
Não estou aqui para passar a mão na sua cabeça, mas você esta reclamando de barriga cheia. Quantos almejam ter a oportunidade que você teve e não tem, porque o mercado não dá oportunidade? Atualmente trabalho como suporte e nunca tive uma oportunidade na área de desenvolvimento, nem estágio consegui. Agradeça a Deus pela oportunidade, seja grato e estude, de seu máximo que a vitória virá.
@@alexandrelessa4042 Concordo totalmente com você! Eu ia comentar sobre isso no vídeo e acabei esquecendo. É de não estar aproveitando tanto essa oportunidade e saber que existem pessoas migrando de área, fazendo uma nova carreira para vir para a programação e eu já estando aqui e não estar aproveitando como deveria. O caminho não foi fácil, por mais que tenha pulado as etapas que comentei. Talvez tenha sido mais sorte? Mais também teve esforço e dedicação e muitas noites em claro e saturando após chegar da faculdade. Mas eu reconheço total isso e por isso que fiz esse vídeo para expressar meus sentimentos e o que estou vivendo atualmente. Só esqueci mesmo de comentar no vídeo! Valeu pelo comentário 👊
Fala, Biro! Não vou me estender, não. Quero apenas dizer que te observar é o mesmo que me olhar no espelho rs. Provavelmente cê é assim desde de criança, né?! E tem incomodado mais conforme o tempo avança (Será mesmo que eu não consigo ser significativo em nada? Mesmo me esforçando?). Se liga, o conteúdo a seguir me ajudou (tem me ajudado), talvez seja útil a você: ua-cam.com/video/t1HaaTmrcpc/v-deo.htmlsi=8SpCVWzlrT_JKiVy
Essa parada de ser sozinho é real msm, esse lance da comunidade ser unida é meio mito, dia a dia é cada um por si
Tenho 28 anos e me identifico com tudo que você disse nesse vídeo. Atualmente eu continuo tentando, mas, sinceramente, me sinto super perdido. Não consigo concluir nada do que começo, não tenho confiança, etc. É foda. Ainda não sei como sair desse limbo. Valeu por compartilhar seu caso.
Fala Biro! Me senti representada em boa parte do que tu relatou mas principalmente no "não consigo terminar as coisas que começo"... essa frase deu uma pegada porque sempre foi um tormento na minha vida esse sentimento ...
eu terminei a universidade num sufoco danado, os cursos eu enrolo muito muito pra terminar e muitas vezes não termino e deixo de lado. Durante todo esse tempo que eu venho tentado melhorar isso em mim eu pude perceber que eu funciono muito bem com rotina... desde essa descoberta eu planejo sempre o dia de amanhã ... não significa que eu vou cumprir tudo aquilo que eu coloquei no papel, mas pra mim é mais como um norte a seguir.
Entao no final de cada mês eu consigo perceber tudo o que eu consegui fazer e com isso eu tive um estalo e pude ver que eu consigo fazer muita muita coisa em um mês e eu só não tinha a visibilidade disso (porque eu tenho a tendência de diminuir as coisas que eu acerto e aumentar em tudo o que eu erro). Nem todo mês eu cumpro tudo o que eu planejei, mas eu consigo perceber que eu comecei / continuei e o quanto falta pra terminar e isso diminui muito esse sentimento ruim de não conseguir.
No mais é isso, vai dar certo Biro. O foco é nas coisas que tu pode fazer agora e daqui pra frente.
Começei a fazer o mesmo que vc, tenho um caderno de conquistas e nele coloco tudo que eu termino de realizar, cursos, provas da faculdade, processos seletivos que eu fiz os testes... Eu tinha a sensação de que não estava fazendo nada (principalmente por não ter uma progressão financeira) depois que começei a fazer o caderno vi o tanto qu eu estava produzindo, fiquei até chocada com a quantidade de coisas que eu fazia em um semana
Eu tambem to numa fase ruim, a sua também é só uma fase ruim. Voce mesmo já disse a resposta no video. Se achar que está no caminho certo, é só nao desistir e continuar mesmo sem saber o que está acontecendo, que quando a tempestade passar, a clareza mental vem e essas duvidas e medos somem. Força a todos passando nesse caminho arduo, a gloria vem depois.
Obrigado por compartilhar! Muitos aqui passam pelos mesmos problemas, vc não está sozinho. Além de você ser inspiração para nós.
Cara me sinto igual a vc exatamente igual tudo que vc falou e acabei de ser demitido onde trabalhava a 7 anos porem nao vou desistir tenho uma familia que depende de mim e fiz 3 entrevistas e ja levei um nao, nao desista acompanho vc desde da rocket e aprendi muito com vcs, entao nao desista tb pois vcs ajudaram muitos profissionais conquistar seus sonhos. Esqueci de falar tenho 42 anos vc é muito jovem 😊
Me sinto representado por você. Sou iniciante e estou estudando, porém quando não consigo fazer um projeto, minha mente me condena. Parece que não vou aprender. Como tu disse no vídeo que se sente como se tivesse pulado alguma parte dos estudos, eu me sinto das mesma forma. Também me comparo com outras pessoas, que me deixa muito pra baixo. Muita das vezes nem sei como estudar. Na escola, o pessoal até me admirava por ser um exemplar, mas na verdade sou mais uma farsa do que exemplo.
Programo a 23 anos.
Sinto tudo isso e mais. Tenho certeza que a maioria também.
Sobre ter pulado etapas, a maioria foi obrigada a pular também. Nunca consegui entrar em uma empresa de baixo e os outros irem me ajudando ou eu tendo tempo de estudar fundamentoa. Toda empresa que entro o bicho ta pegando, ta tudo pegando fogo e eu tenho que aprender a voar sem ao menos ter engatinhado.
Nunca fui excelente em uma linguagem, quando estou começando a aprender, o mercado ja me empurra pra outra. O sentimento é exatamente esse que vc disse, eu nao sou bom em nada. A vida de programador, no geral, é isso msmo. Tem muitas vantagens, mas quebra a gente psicologicamente.
Quanto aos outros, sempre sinto que todo mundo é melhor do que eu. Não se apegue ao que eles acham, muitos, perto de vc irão querer te fazer parecer pequeno pois vc expos um ponto em que vc é fraco e exatamente nesse ponto ele é forte, entao vai querer parecer O cara, muitas vezes não é por maldade, mas pelas próprias inseguranças.
So tenta pensar que muitos serão maus com vc, a vida não terá pena de você. Cabe a vc ficar do seu lado e se ajudar, não se juntar a eles pra te derrubar.
Porra, se você com esse tempo todo se casa pensa assim.
Imagine nós novatos. 😂 Obrigado pelo relato💪🏻
@@Leo___777 Então, essa vida não é para os fracos. Dê uma olhada na quantidade de pessoas que programam e tem ansiedade, burnout e etc... O negócio é ter a racionalidade de entender que não é fácil, mesmo que o coleguinha faça parecer que é.
Biro, provável que precise de um apoio psicológico para melhorar a saúde mental, também estou assim, bem desgastado mentalmente e emocionalmente.
Não ta sozinho nessa irmão! Sinto que seu vídeo expressou exatamente muito do que tenho passado atualmente também... Em relação aos medos, muito do que citou, me identifiquei demais com meu momento tbm... Obg por compartilhar tudo isso! 🙏👊
fala biro, te intendo plenamente, passo por isso diariamente, sempre me bate aquela preguiça pra fazer qualquer coisa as vezes, e me cobro muito pois sempre acho que não sou tão bom pra alguma vaga.. mas o negocio e sempre seguir em frente com fé em Deus. esse desabafo é muito importante botar pra fora. tamos junto!!!
Falan man! Cai de paraquedas no teu video. Mas algumas palavras aqui verdadeiras e de coraçao!
Cara.. a nossa vida só faz sentido em Cristo! De onde vem a vida? Quem sou eu? Será que minha vida faz sentido? É isso que eu quero mesmo pra minha vida? Programar? Desistir? Olha da uma lida ai em Efésios 1:3-14. Lá vc encontra essas respostas. Isso vai passar mas tudo só vai passar a fazer sentido pra ti em Jesus cara.. Se quiser trocar uma ideia.. tamo junto.. Ah e uma ultima coisa.. Biro Deus Te Ama cara! Todas essas confusões e perguntas na mente.. dia pós dia.. elas significam uma coisa.. Vc precisa do amor Dele! Ele se importa contigo com sua esposa.. com sua familia.. ele te vê nesses dias.. sabe? Aqueles dias que da vontade de chorar.. como esse no video em que vc acabou de gravar.. enfim mano.. Fica em Paz! Não desiste.. qlqr coisa tmj!
Jesus Save Bro 🤗
Já passei por isso também, foi bem recente mas hoje me sinto muito melhor!
Me formei em Ciência da Computação e diferente da maioria eu segui o caminho do Low Code me especializando com WordPress, por muito tempo achei que seria um caminho "errado" e ser muito julgado por não trabalhar com tecnologias mais modernas e bem "High Code" sabe? Sempre via vídeos de pessoas zombando ou memes em comentários de certa forma difamando quem trabalha com WordPress e etc... Mesmo com uma empresa atendendo mais de 14 clientes eu achei que estava no caminho errado e isso me matava por dentro de certa forma e me sentida muito desmotivado. Porém comecei aos poucos me desprendendo desse sentimento e seguindo um objetivo DE VIDA e não um objetivo ligado ao que eu faço para viver, isso me ajudou muito e graças a Deus minha empresa continua crescendo e posso dizer que o WordPress mudou minha vida e até hoje paga meus boletos rsrs.
Vai dar tudo certo Biro, síndrome do impostor acaba sendo uma cura para si mesmo ao longo dessa caminhada.
Caramba mano, eu estou nessa fase. Comecei a estudar programação mas rapidamente migrei pro wordpress, continuo estudando linguagens de programação, como JavaScript e Python, mas nada aprofundado ainda. Me sinto alguem muito abaixo da média por trabalhar com Wordpress e não com código direto em si, e de fato sou... Claro que uso CSS e JavaScript dentro do Wordpress, mas nada tão complexo.
@@_erickmarcos Cara... Também tenho buscado estudar mais sobre programão de fato, hoje estou estudando mais Ruby e Rails. Porém hoje não importa o meio que você usa para resolver um problema, no meu caso fui para o lado mais de empreender e nichar meus clientes, mas já vi vagas 100% home office para trabalhar com Wordpress com salários de 7k... 8k... São casos e casos, mas de trabalhar com Wordpress não significa estar abaixo da média, você só escolheu uma tecnologia diferente para problemas diferentes.
Pode me dar umas dicas amigo, eu estou no mesmo caminho mas não consigo me desenvolver nem ter novos clientes
Simplesmente falou tudo! Me identifico de mais com esse seu desabafo, sinto que pulei muitas etapas em relação a minha carreira também, onde me traz essa insegurança pessoal e profissional.
Acontece com muita gente realmente, esse desabafo faz tirar uma peso das costas, ainda mais vendo esses comentários que mostram que todos aqui são humanos.
Vejo que todas as empresas na área da TI vive um momento D-1, ou seja, sempre atrasados, fazendo que a gente viva sempre na correria, querendo sempre pra ontem as coisas. Muita gente antiga na área já falam, toda TI a essência é igual, tudo pra ontem, pode ter mais organização? Sim, mas sempre correria.
Acredito que o fato da gente sempre ter que estar estudando, aprendendo coisas novas para não ficar pra traz pode trazer um pouco essa sensação de ATRASO.
Saiba que estamos aqui, manda DM, vamo conversar, fazer uns projetinho somente na zueira haha para divertir. Jogar isso pra fora ajuda de mais! Conte sempre tamo ai Birobirobiro do canal birobirobiro.
eu me sinto exatamente igual a vc Biro, saiba q n ta sozinho nisso n, e que seu conteudo agregou mto ate aqui p mim, boa sorte!
Salve Biro! Muito bacana teu relato, eu tive esse problema antes da programação. Com sinceridade na minha arrogância, eu achava tudo muito chato e muito fácil, não terminei diversos cursos na faculdade, não concluia nada que eu fazia. Essas coisas mudaram um pouco quando eu entrei na programação, porque eu me sentia desafiado, sempre tem algo dificil ou algo novo a se aprender, e eu sou um cara que odeia não entender as coisas, não ser capaz de fazer algo, por conta de traumas passados.
Bom oque eu posso te dizer é que se sentir um eterno estudante ou se sentir desafiado é diferente desses sentimentos, claro que isso pode provocar um sentimento de que você não ta saindo do canto, mas é bem melhor sempre ter algo pra aprender do que se sentir entediado com tudo, de ter aquele pensamento , "aah isso aqui é fácil nem vou perder meu tempo lendo sobre", na programação eu não consigo ter esse "luxo" pois eu sei que sempre há uma lacuna a ser preenchida, sempre tem algo novo pra aprender.
Eu me considero um cara que pulei muitas etapas também, eu sou um dev senior com 3 anos de carreira, e isso tudo porque estudei incansavelmente levando uma rotina muito exaustiva apesar do beneficio hoje eu to pagando o preço, com terapia, ansiedade, entre outros problemas. Eu se quer sei a hora de parar pra descansar, ou quando largar um pouco o problema para depois voltar até ele, meio que fiquei viciado nisso a ponto de preferir estudar codar do que jogar vídeo game por exemplo. Com o tempo tenho me forçado a sair mais do "modo trabalho/ estudo", me impondo pequenos objetivos, como ler um livro a cada 3 meses, finalizar um jogo novo a cada 2 meses, jogar com os amigos pelo menos 1 vez na semana ou praticar esporte. Essas coisas tem me ajudado a ter um gás e um foco maior e aproveitar os momentos de trabalho e estudo com mais produtividade.
Bom esse é o meu relato, espero que você possa absorver algo da minha experiência.Obvio que oque funciona pra mim pode não funcionar para os outros mas acredito que pequenos objetivos possam te ajudar e fazer uma coisa que é pensar nos próximos objetivos a curto e longo prazo pra sua vida e não só pro seu trabalho, como comçar a a cademia, ou começar um esporte, ou ler um livro, quando você planeja e visualiza, põe no papel, estampa como um lembrete diario pode ajudar. Espero que esse sentimento passe e se precisar conversar sinta-se a vontade pra pedir meu discord ou algo do tipo. Abraço!
fala Biro, desde que vc começou no canal tenho acompanhado seu trabalho e seus conteudos, esse sentimento ao meu ver é normal, faz parte, e referente aos estudos eu comecei me organizar com caderno inteligente tem bastante conteudo na internet sobre isso, e acho que me ajudou muito... vc é muito querido por muitas pessoas, muitas pessoas torcem por vc, sei que é dificil esta sozinho nessa, tambem ja me vi varias vezes dessa forma, a solução que encontrei não perder o foco, conversar com as pessoas mais proximas de mim sobre a area e colocar pra fora... então força! estamos ai, e desejo só sucesso!
Fala mano. Vlw por compartilhar!!
Eu tbm sinto isso de vez em quando e acho que é algo bem semelhante ao que vc comentou. O que tenho feito p/ mim com relação aos estudos foi tentar manter constância, e essa constância está mais relacionada a me manter fazendo uma atividade, não importando tanto se serão 10min ou 2hrs, o importante é continuar andando, tendo o compromisso de terminar (e nos dias que não der, é aceitar que tu não é uma máquina e tentar de novo no dia seguinte). Sobre terminar as coisas, eu tbm tenho esse problema. Comecei diversos cursos e comprei diversos livros que ainda nem li o prefácio (que por sinal é bem mlhr do que comprar cursos) e o que eu fiz foi assumir um compromisso. Mesmo que eu esteja desanimado ou cansado, eu vou lá e assisto pelo menos 1 aula ou leio pelo menos 1 página. O compromisso é de terminar o que eu comecei e não de terminar rápido 😂😂, pelo menos p/ mim, enxergar isso dessa forma tem funcionado.
Sobre a auto sabotagem, li num livro relacionado a inteligência emocional mês passado ( pois é, nada a ver com TI 😂😂 - ele tem umas 50 páginas, a outra metade do livro não precisa ler - o nome é Você mais inteligente: técnicas de gestão da emoção para revolucionar sua vida, do Augusto Cury) e uma das coisas que se é comentado é sobre acreditar mais no que você tem estudado e investido tempo, e menos em conversas superficiais que você encontra por aí (isso é uma forma de amadurecimento de uma visão que você tem sobre você também). Acreditar nos seus estudos e nos projetos que você tem fez/tem feito mostra que capacidade você também tem.
Sobre se comparar com pessoas, talvez o que falte para você é ir em algum evento com pessoas de referência (quando digo pessoas de referência, estou falando de pessoas que são engajadas e tem destaques em comunidades de tecnologia - já que estou falando da nossa área aqui). Tipo vai em algum meetup do Sou Java. Simplesmente você percebe que essas pessoas tbm são pessoas como você, tem outros hobbies, gostam de falar de programação, vida, ouvir uma história daora, piada, e etc. E aí tudo fica mais fácil.
O mais legal dessa reflexão que tu fez sobre você mesmo é que você consegue ver, mesmo que se diminuindo um pouco, aonde você está e quais passos você pode tomar para buscar aquilo que qr atingir (e nem estou falando de objetivos profissionais apenas, pode ser objetivo pessoal, como tentar ver mais as pessoas importantes p/ vc ou então de tentar conhecer mlhr as pessoas do seu trabalho - esse último aqui é uma coisa que estou achando massa dmais)
Muito bacana seu vídeo mano, vlw aí✌️✌️
Um abraço.
Me sinto assim direto. Paro, e respiro fundo. Uma coisa que tenho feito é tentar parar de me cobrar tanto, por mais que eu me esforce, sempre vai ter alguém melhor que eu, que receba mais que eu, que ... mais que eu. Então foco no momento atual e no que eu possa controlar. Força!
Fala BiroBiro, mano parabéns pelo vídeo! Tu esta sendo muito corajoso. Te entendo muito, ja passei muito por isso. Tenho 14 anos na área e até hoje sinto essas coisas mas é isso, sempre tente melhorar, se cuidar, espairecer, focar, se organizar e se encontrar em meio a tudo isso.
Sensacional, Biro Biro Biro! Eu me sinto muitoooo assim cara, todos os dias, principalmente pelo fato de estar procrastinando muito. A comparação tem me ocorrido frequentemente também, cara... bizarro ver isso, pensei que era só comigo. ABSOLUTAMENTE tudo que vc comentou eu compartilho dos mesmos sentimentos
Eu to no meu primeiro ano profissional com programação, conheci sua persona na internet a uma semana por um grupo do discord, e a sensação que eu tive/tenho é que você "chegou lá", sabe? Você me passa a sensação de um programador bem sucedido, que ta no caminho certo, uma inspiração pra eu que estou no inicio
Fala Biro! Te acompanho pelas suas redes, mas silenciosamente desde a época da Rocketseat. Eu levo como "lema" de vida que primeiro as coisas tem que fazer sentido primeiro pra você mesmo, não para os outros, sabe? Então tenta ver o que faz sentido pra você hoje e busca isso, se for excluir as redes, se for produzir mais, vai em frente! Mas tem que fazer sentido pra você primeiro antes de qualquer coisa.
Outra coisa, não tenha medo de pedir ajuda. Isso vale no profissional quanto pro pessoal. Não negligencie sua saúde, ela é mais importante que tudo, mais até que sua carreira, então vá a fundo nisso e trate algum problema que você possa ter, vai ser ótimo pra você.
Eu estou em transição de carreira, tenho 34 anos, e larguei minha carreira de farmacêutico pra seguir nessa área. To na luta ainda, já chorei de desespero, já pensei em desistir, já fiquei sem fazer nada uma semana paralisado porque não me achava capaz, então sei bem como você se sente nesse sentido.
Mais uma vez, faça o que faz sentido pra você nesse momento cara! Tenho certeza que todos vão te apoiar, não importa o que você irá fazer. No mais, se um dia nos trombarmos pelas vielas de São Paulo, SP, bora tomar um café! Hahahah! Abraço e fica bem ai!
Salve Biro.
Segue firme irmão você é brabo.
"A única pessoa com quem você precisa competir é a pessoa que você era ontem."
também sinto que pulei etapas, mas como você disse: é importante continuar tentando!
Eu acho que o maior problema é que quando começamos a estudar programação, acreditamos que isso era um lifestyle e não uma profissão como qualquer outra.
Eu me vejo em muitas situações nas quais voce citou irmao, e nao tem nada a ver com religiao ou essas paradas assim. Nossa mente simplesmente precisa de descanso, essa correria do nosso dia a dia que trabalha com tecnologia, é puxado demais. Precisamos descansar
Salve grande biro biro!!
Cara, acho que é super normal se sentir assim, normal é diferente de "saudável" hehe mas realmente o mundo aparenta estar girando cada vez mais rápido, nossa percepção é que "customiza" tudo.
É como você mesmo disse..o julgamento interno é muitas vezes maior do que aquilo que talvez as pessoas nem se quer tenham parado para refletir em relação a você ou a seus vídeos, nossa mente nos prega peças o tempo todo rsrs.
Em primeiro lugar eu diria pra ter calma, se respeitar como a pessoa e batalhadora que você é, olha tudo que você já conquistou, isso tudo se deve principalmente a você :)
Depois de se respeitar e se dar o tempo que você merece..faz uns questionamentos sinceros sobre você, como por exemplo (o que eu realmente gosto de fazer, quais são os meus hobbies, o que eu preciso melhorar, etc.)
apenas tenha cuidado para isso não gerar efeitos colaterais rsrs. (se preciso procura um psicólogo pra essa parte, ajuda bastante mesmo).
Sobre precisar voltar para rever conceitos eu tive em várias ocasiões como desenvolvedores bem experientes com muito tempo de carreira também que ainda fazem isso, é como andar de bicicleta, mas se é algo que realmente te incomoda existem ótimas técnicas hoje que podem ajudar, basta pesquisar e também pode ser feito um exame médico para ver se precisa tomar algum medicamento para concentração ou alguma vitamina que está em déficit.
Aprender a aprender também é um ponto importante, não falo somente do âmbito acadêmico mas também aprender sobre a vida, as suas conexões e sobre si mesmo.
E por último e super importante, tenha uma rede de pessoas (2 ou mais) que te ajudem, por mais difícil que possa parecer
ter um mentor ou mesmo alguém pra te fazer dar risada pode ajudar pra caramba.
Abraço e forças aí bro!
1 - Respeite a você e a sua jornada, ela é só sua, aproveite a vista!
2 - Seja sincero consigo mesmo (pontos fortes, fracos, o que precisa melhorar..., etc.)
3 - Explore ferramentas, técnicas e medicações pra te ajudar nos seus pontos fracos. (de preferência com profissionais)
4 - Aprenda a aprender, significa deixar de lado o modelo "convencional" e aplicar o que funcionar melhor pra você
5 - Construa pontes com 2 ou mais pessoas pra te ajudar nos momentos difíceis.
Você tem sorte por estar passando por esse momento conturbado, pois são neles que a gente pode se provar ou não pra nós mesmos. Muita gente só passa por momentos assim tarde demais, e acabam não aguentando.
Espero que você consiga se provar positivamente nesse momento, mas pra si mesmo e não para os outros.
Uma pergunta. Muita gente realmente está sempre estudando e evoluindo muito a nível pessoal e profissional, e isso nos da ansiedade, mas será que é a maioria? Eu acredito que a maioria está estagnado. Os que estão evoluindo a milhão são uma bolha.
Man, te falar que acho que essa sensação vem e volta. Tudo depende de que fase está a vida e o que anda acontecendo. Se o trabalho não te motiva mais, um relacionamento ou até onde vc mora. É normal, a vida é feita de fases.
Uma coisa que melhorou muito pra mim foi ter um projeto pessoal que eu realmente acredito, e que eu imagino trabalhando nele por anos da minha vida. E tbm focar em coisas fora da programação tbm, isso fez com que outras coisas ficassem mais leves. Até que um dia esse projeto ou algum outro de resultado. Pq meu sonho é ganhar a vida com meus projetos e parar de trabalhar pros outros kk. Isso me motiva a não desistir.
Estou passando por algo muito semelhante no momento. Força meu mano biro. Venceremos!
Oi Biro, cara essa é a parte que ninguém conta né? Eu me sinto muito assim também, eu foquei muito, estudei muito e quando consegui, minha saúde mental virou água mano. Ainda tô me recuperando, mas essa é uma fase, dura, díficil, mas uma fase. Em breve vai passar e você vai continuar a evoluir. Se cuida!!
Fala B³! Cara, como somos parecidos, me identifiquei com você. E faço das suas palavras as minhas, todo esse sentimento é recíproco e sei que não é nada fácil. Estou desde o início do ano sem poder trabalhar com programação por conta das etapas, estou literalmente travado e assim como você pulei fases do conhecimento e que hoje fazem muita falta e me impedem de entrar no mercado de trabalho. E penso o mesmo: "será as diversas tecnologias? Será as redes sociais? Será que minha alto estima está tão baixa assim?" Por diversas vezes penso em parar com todo tipo de exposição nas redes (e olha que nem apareço), por diversas vezes penso em mudar de área e seguir algo totalmente o diferente fazendo algo mais braçal e que possa ajudar na sustentabilidade e sociedade. Eu sou muito lúcido com tudo, e incentivo de mais uma galera, mas comigo sempre me vejo como um que tenta e sempre fracassa.
Já iniciei 2 faculdades e não terminei, estou na 3ª e vou pra cima mesmo o sub consciente não querendo, acho que isso vai me destravar (pois sempre eu entro nessa questão).
Tive dislexia, e hoje tenho quase certeza que o TDAH bate na porta.
Seu desabafo é o mesmo de uma galera! E estamos juntos nessa!
Obrigado por compartilhar, percebemos que não estamos sozinhos nessa.
Você me representou agora, e deve com certeza ter mais pessoas com esse sentimento.
Valeu por compartilhar conosco isso!
Eu tbm tenho muita dificuldade em terminar as coisas, também acabei pulando muitos conteúdos e isso está me atrapalhando um pouco.
Mas hoje em dia estou fazendo um curso de lógica com JS e em paralelo, um curso de REACT para estar sempre aprendendo coisas novas. E não vou mudar o foco até terminar. Eu sempre fico muito confusa, pq aparece sempre oportunidades em outras linguagens, aí fico pensando 🤔 será que não é melhor eu estudar Java, Python... Mas a resposta vem de imediato, FOQUE NO QUE VOCÊ PLANEJOU desde o início. Sinto que estou girando em círculos e só vou conseguir sair após perseguir meu foco incansavelmente, ser aquela pessoa chata, persistente, teimosa, sabe?
Cara, se te ajudar podemos estudar juntos. Com companhia talvez seja mais difícil sair do foco.
Eu me sinto exatamente assim mano. Força viu, tamo junto ❤
Força Biro, você vai ficar bem ❤Se puder te ajudar de alguma forma conta comigo.
tbm tenho medo de ser julgado, cara so pelo fato de estar gravando o video vc supero, tenta olhar o lado positivo o importante vc tentar cara
tenta bota uma meta pra vc se motivar, eu tbm qnd tava na merda fazia de tudo pra sair da merda e agora que conquistei o que queria a vida perdeu o sentido por isso que sempre coloco outras metas pra me manter motivado
Fala mano! To nessas tentativas tbm, desde me sentir realizado até conseguir me organizar melhor.
Biro já que você pulou as etapas de js como vc disse, bora fazer livezinha aprendendo isso! Acredito que tu vai pegar um pessoal bem novo na tecnologia e vai ajudar elas. Eu tenho esse medo de julgamento e tals e por isso não me exponho na internet mas isso é besteira da nossa mente e outra, quem quer julgar a gente é so pessoas que querem diminuir o progresso da outra pq essas pessoas sabem que não consegue fazer o que vc faz e se acham genios da tecnologia sendo que nem pisaram em um big tech e provavelmente nunca vão. Gosto muito do seu conteúdo e te desejo muita paz no seu coração, na sua mente e na sua vida. Abraço!
Cara eu acho que todo mundo se sente assim na área de programação, ainda mais quando se tem vários anos de experiência. Porém eu simplesmente ignoro essa questão de pular etapas. Eu também já me senti assim. Hoje simplesmente entrego o que me foi pedido sem muita firula, já passei da fase de tentar fazer as coisas com excelência e não vale a pena, pois no final o que vale é a entrega e seguir o jogo.
Sigo o relato... mais de 15 de xp e é impossível de não se sentir meio lixo as vezes.
Po que video, primeiramente eu gostaria de falar que não é a crise dos 30 👁kkkkk... segundo, eu também já passei por coisas similares. A vida é cheia desses ciclos e o mais importante é que você tem verbalizado, ajuda demaaais no processo. Poste video, mande mensagem na minha DM e vamo virar esse jogo aí 👊... vou continuar acompanhando e mandando toda energia positiva que eu tiver tmj!
Fala Biro, tudo bem cara? eu me vejo de certa forma na sua história, eu seguia firme nos estudos, ai de repente eu vivi um abalo financeiro e tive que vender todos os meus equipamentos, desde la se vao 3 meses que nao consigo retomar os estudos, parece que nao consigo encontrar mais forças pra continuar seguindo.
Kkkkkkkkkkk pô biro voce fez um video me descrevendo acontece bastante essas coisas comigo essa questão de export os codigos e sindrome do impostor, porem eu ja aprendi a lidar com alguns pontos do video.
Já aconteceu bastante de eu está em uma roda de amigos e sentir que sou o pior dev de lá acho que seja algo normal cada um tem sua jornada e sua evolução
Se voce foi contratado como pleno não importa o que voce acha ou os outros Você agrega o valor de um pleno
Sobre pedir ajuda é bem normal a pessoa provavelmente já teve a mesma duvida pesquisou e sabe dar um atalho
A respeito do codigo eu tambem sinto que meu codigo as vezes é pior porem não fico muito preso nisso por que o codigo bom é aquele que funciona o resto é mais um plus
Você é foda mano só isso que tenho pra te dizer
Do mesmo jeito que voce se compara com os outros alguem se compara com você e se acha ruim kkkk
Mano, eu passei por um problema parecido a alguns anos, eu fui fazer um estagio na área e vi que tinha pulado muitas etapas. então eu comecei a me cobrar, e não via evolução e comecei a me sentir um impostor e bem mal. Pq por mais que o chefe não me cobrava nada, eu tinha vergonha de não ta ajudando ele, pq ele me abriu a porta na área em que sempre sonhei. Então em dia, eu saindo de la já a noite, triste e chorando pq não terminar uma tarefa simples e fácil. Eu abandonei o estagio e comecei a ter crise de ansiedade, vergonha de ir para o estagio, só queria saber de chorar e dormir. E tudo pirou depois do diagnostico do TDH, onde eu comecei a me culpar por mais coisas ainda relacionado a minha carreira profissional, então nesse tempo eu comecei a ler a bíblia e visitar igrejas, foi um momento difícil só que me ajudou muito. Não estou dizendo que você não tenha Deus ou algo assim, ate pq não conheço você e nem sua religião, mas faca isso como uma forma de escapar desse problema, eu sei que essa doença não e falta de Deus, e muito menos que e coisa do diabo. Ate pq eu sou cristão e ainda tenho ansiedade e sei que tenho que alem de procurar Deus, eu tenho que ir fazer terapias, pq os profissionais da are são obras de Deus, foi ele quem deu o conhecimento pra essas pessoas nos ajudarem. Então não fique nessa, não devemos nos comprar com ninguém, devemos ser melhores que nosso ontem, e saber que vai ser normal alguém aprender e se desenvolver mais rápido que vc, pq somos todos diferentes. Sai um pouco da frente do computador, vá ler a bíblia ou qualquer outro livro, fique com sua esposa e sua família, vá passear ao ar livre e fazer atividade física. Eu passei um tempo desanimado pra estudar, só queria dormir e chorar, ficar só. E volta e meia temos isso, mas temos que lembrar de coisas boas, de pessoas que amam a gente e que exite um Deus capaz de tudo, e que esta esperando que nos possamos pedir ajudar para ele. O que tenho pra falar e isso, você tem que entender que seu limite e diferente do seu coleguinha e que você tem que da o seu melhor não para os outros, mas para você mesmo e quem ama vc.
Ninguem sabe de nada nessa vida, aqui sao 7 anos na area e tem horas que sinto vontade de largar tudo pq é colocado a pressão que vc precisa saber tudo, mas não tem como, é impossível e se a gente tentar saber tudo vai ficar doente. Nesse momento eu lembro que a empresa nao é minha , me ajuda pensar dessa forma, é um pouco egoista mas preciso cuidar de mim, dou o meu melhor até ser saudável, se esta tirando minha saúde eu me priorizo, cnpj nenhum depende de mim, a gente é substituível.
Quando eu passei por algo semelhante era porque eu estava na fase de Bournout, que foi resolvido com descanso e alimentação. Voltei com baterias recarregadas e com força total e criei um eficiente plano de estudos baseado no método de construção de topos de pirâmides do Sr. Akita. Hoje estou na ativa!
Na parte do "não pedir ajuda por se sentir inferior" me pegou de uma maneira...
Eu tenho insegurança em conteúdo, meu julgamento é que meu código não é bom o suficiente ou que eu não sei completamente o conteúdo para poder ensinar. Por isso eu nao consigo criar tanto conteúdo, apesar de que meus projetos são legais e artigos ja estão bem escritos...
Eu comecei a 11 meses a estudar programação as vezes me sinto como um 🚮 lixo, entro no TikTok vejo outros programador que tem mais anos que eu e tento me comparar e penso “será que isso é para mim” mais eu sempre tenho estudado não passa um dia que eu não estudo sobre programação, eu não vejo outra área que eu me em caixaria a não ser programação.
Agora tou a desenvolver uma API web de estudo de programação Gamificado é meu projecto Final do curso e próximo ano vou fazer engenharia de Software na Faculdade 🧑💻
Sir b³, tudo em paz? Te conheci através do meu irmão, e vc faz coisas muito legais e que inspiram muitos outros...
Esse sentimento também é compartilhado, de não se achar bom o suficiente, de não estar rendendo o suficiente, de se sentir meio quadrúpede às vezes, mas são apenas fases (mesmo que durem um tempo maior). Não fugir do processo, entender e se realinhar, foi o que me ajudou para caramba. As vezes não precisamos ser total produtivos e tá tudo bem, as vezes não queremos fazer nada e tá tudo bem tbm...
Apenas viva o processo sem muita cobrança 😊...
Salve Biro Biro Biro , vim aqui só pra reforçar oque um amigo já falou nos comentários " nossa vida só faz sentido em Cristo " .
Estou passando por algo parecido , estou em transição de carreira , conciliando trabalho como Soldador , estudos de programação , faculdade e Família e as vezes e quase sempre da vontade de desistir, porque é muito cansativo e exaustivo física e mentalmente . O que me mantem firme e lutando ainda é essa certeza que nossa vida só faz sentido em Cristo e não importa oque eu faça ou oque estou passando ele é o caminho a verdade e a vida . Não se julgue ou se cobre para obter aprovação dos outros , cuide da sua saúde física e mental . Sua família é seu bem mais precioso . Jesus te ama irmão ❤
Fala irmão! Igor aqui, cara é super normal isso kkk te juro bro!
Uma coisa que me ajuda é me lembrar do meu propósito, com isso sempre em mente e acreditar muito em mim, tem sido a chave quando vem o sentimento ruim - é super normal
Um livro que brabo é o "the obstacle is the way"
Fala birao!
Mano, dizer "eu nao sei" é tão lindo e tão senior que quase nenhum Senior fala "eu nao sei".
E algumas coisas que funcionam MUITO comigo:
1- Vá a um neuro, eu invisto muito na minha mente, me conecto com Deus todos os dias também e isso faz muita diferença sabe. Continue na terapia, investiga o que vc ta sentindo.
2- Agora que já reconheceu seus ciclos de produtividade, faça que nem a formiguinha e estoque esses vídeos e conteúdos pra quando o inverno chegar vc só postar, sem precisar ser mt criativo.
3- Tenha um propósito. O que você quer fazer ou onde pretende chegar postando vídeos, ou estudando, ou pra qualuqer ação que for tomar. Escreve esse propósito muito grande na sua mente e vai firme. Vão ter dias ruins, vão ter dias bons. Vão ter dias que vc vai receber 50 comentários bons e aquele único hate vai te fazer mal... Mas vão ter dias que vc vai encontrar alguém pessoalmente e todo o carinho daquela pessoa vai valer a pena.
Enfim, eu tenho isso guardado comigo e vem fazendo muito sentido pra mim.
Se quiser conversar um dia cola no disc, ou bora se trombar tb! Conta cmg e saiba que vc não está sozinho em seu sentimento
to nessa mesma coisa tenho quase um ano estudando e parece que não aprendi nada, isso me desmotiva muito
Força ai, vai passar 🙂👍🏻
9:50 Isso que você falou é exatamente o que a gen Z percebeu, e aí ficam criticando essa geração como “sem propósito”.
A gente não precisa de propósito pra viver.
Então, se você tem problemas em sua vida, não presuma que há algo errado com você. Lutar com esses problemas está no cerne do propósito da vida. Qual o seu proposido? Se não tem, defina um, se ja tem ou ja alcançou defina o proximo! Estamos em constante crescimento.
tmj mano
Curiosamente, é o segundo vídeo que vejo hoje com o tópico semelhante, acredito que seja uma questão social, pois todos estamos passando por isso em certo grau.
Creio que seja um efeito quase dominó.
Poderiamos marcar um call para bater um papo, com todos que se senti assim. Acho que seria interessante. O que acha?
Olha o cara por aqui hehe
@@filipeleonelbatista Fala Filipe que felicidade encontrar você aqui.
Pra deixar claro mano, ninguem nunca sabe de tudo. Nao se cobra muito nao.
Eu to ha 11 anos na area tech e te digo, tem dias que da vontade de largar. (e ainda nao larguei hein kk)
Creio que atualmente, a maioria dos devs estao sentindo o mesmo que voce.
O negocio eh esse mercado, esta pressionando demais a gente.
A gente so faz o que tem de fazer, e muita das vezes isso frusta pq a gente nao faz o que gosta, mas sim o que eh necessario.
Faz uns dois filhos, ia da tudo certo, objetivo de vida.
Um emprego para se apaixonar, uma família para cuidar, uma pessoa para amar e confiar em Deus.
estude a filosofia de Max e volte a ter esperanças
O The Prims meio que deixou esse tipo de vídeo ser mais comum no UA-cam
Eu to na parte de ganhar só mil por enquanto kkkk
Em relação ao gap de pular etapas é voltar e estudar a base. Sem largar mao do que tu ja ta fazendo. Vai exigir um esforço mas é possível.
Fala biro, busca o diagnóstico sobre o possível TDAH, depois que eu fui diagnosticado, pude entender melhor o pq de certas coisas que eu sentia que eu pecava, mas era difícil para mim fazer algo sobre, não faço uso de remédios mas consigo administrar melhor e me entender melhor agora que sei o motivo de certas coisas, que não é "preguiça, malandragem"
Cair nessa de pensar que a molecada vai vir e codar melhor, cara, tem gente que só tem mais facilidade, não tem a falta de atenção e dificuldade de interpretar as coisas (no caso do TDAH), e isso não quer dizer que ele vai estar a sua frente, vocẽ está competindo com alguém que você "criou" na sua mente, esse tipo de coisa é muito massa você conversar com um(a) pisicologo, infelizmente não da para ter todas as respostas sozinho.
Sobre deixar de pedir ajuda e buscar sozinho, é massa você saber buscar as informações e solucionar seus próprios problemas, mas eu gosto de comentar o seguinte, se você demora 2 horas apra achar a solução de algo, que poderia ter perguntado para um amigo depois de 30 minutos travado, você chegaria no mesmo resultado, aprenderia sobre o problema e seguiria em frente da mesma fora, de quebra manteria seu network que é importante para kct, ninguém vai estar antenado 100% em tudo, ter uma galera para conversar sobre tech, pessoas que tem especialidade em até outras coisas que vocẽ não está acostumado, faz você ficar por dentro dos assuntos sem precisar ficar 100% do tempo buscando por tudo, é sempre uma troca, isso não te faz menos dev pq você foi pedir ajuda, novamente, tem gente que vai ter mais facilidade que a gente, por isso nossa luta é com a gente, disciplina é maior que a facilidade para nós, pq se a gente para, a gente perde para a gente mesmo.
enfim, meti umas palavras que eu gostaria de ouvir em uma situação dessa, te conheci em um vídeo do youtube customizando ubuntu, meu primeiro rice foi assistindo um vídeo seu, logo depois entrei para rocketseat e descobri que vocẽ trampava lá, coincidência? hahaha, abraço mano, não desiste, mas também não tenta acompanhar a velocidade do outro, acho que você como eu vai tirar muito proveito da terapia, da uma change birozada, aquele abrax.
cara sera que tu não tem tdah?
Essa nova onda está sufocando, aprenda isso aquilo, se torne Full stack bla bla bla. Na real, ser generalista cansa de mais, quem vive do especialista não tem esse cansaso mental.
Meu amigo não me leve a mal mas vc ta procurando problemas...Acha ruim ter entrado como Pleno? Oloco a melhor coisa é voce poder entrar mais alto e receber mais. Tem tanta gente com conhecimento e não consegue subir pq não é valorizado. Você tem que agradecer que foi valorizado. A pressão é a mesma para todos...Vc sendo júnior teria tido a mesma pressão de aprender e tals...só que ganhando menos...Você se cobra demais besteira vc devia assistir o canal do jovem tranquilão e ser mais de boa coma vida. Para de se cobrar, para de competir, para de querer ser o melhor em tudo. relaxa e deixa a vida te levar, curta as coisas do mundo. Sua ansiedade que te causa esses pensamentos malucos em vc. Procure ajuda para reverter essa sua ansiedade...
Não estou aqui para passar a mão na sua cabeça, mas você esta reclamando de barriga cheia. Quantos almejam ter a oportunidade que você teve e não tem, porque o mercado não dá oportunidade? Atualmente trabalho como suporte e nunca tive uma oportunidade na área de desenvolvimento, nem estágio consegui. Agradeça a Deus pela oportunidade, seja grato e estude, de seu máximo que a vitória virá.
@@alexandrelessa4042 Concordo totalmente com você! Eu ia comentar sobre isso no vídeo e acabei esquecendo. É de não estar aproveitando tanto essa oportunidade e saber que existem pessoas migrando de área, fazendo uma nova carreira para vir para a programação e eu já estando aqui e não estar aproveitando como deveria. O caminho não foi fácil, por mais que tenha pulado as etapas que comentei. Talvez tenha sido mais sorte? Mais também teve esforço e dedicação e muitas noites em claro e saturando após chegar da faculdade. Mas eu reconheço total isso e por isso que fiz esse vídeo para expressar meus sentimentos e o que estou vivendo atualmente. Só esqueci mesmo de comentar no vídeo! Valeu pelo comentário 👊
Fala, Biro! Não vou me estender, não. Quero apenas dizer que te observar é o mesmo que me olhar no espelho rs. Provavelmente cê é assim desde de criança, né?! E tem incomodado mais conforme o tempo avança (Será mesmo que eu não consigo ser significativo em nada? Mesmo me esforçando?). Se liga, o conteúdo a seguir me ajudou (tem me ajudado), talvez seja útil a você: ua-cam.com/video/t1HaaTmrcpc/v-deo.htmlsi=8SpCVWzlrT_JKiVy
Eu to na parte de ganhar só mil por enquanto kkkk