É muito facil encontrar o erro em projeto laravel, ele diz onde ta o erro exatamente. Mas o laravel ainda te da ferramentas como dump(), dd(), ddd() e registro de Logs nativamente. Ainda tem a debugbar e o Xdebug.
Quando programei com PHP eu debugava as aplicações usando xdebug e tem como vc configurar pra qualquer ide. Más realmente no Java já é mais tranquilo essa configuração.
Para quem já está acostumando com PHP é bem tranquilo programar sem utilizar o debug. Agora uma coisa muito boa do Laravel é a documentação, tem praticamente tudo lá.
Tem pessoal comentários de todo tipo, outros dizem que quem não utiliza debug é porque não sabe configurar. Estranho, eu nem me lembro a última vez que usei um debug, comecei no Basic, depois C, VB, Perl, Php, C++, Java, não nessa ordem e nunca tive problemas, escrevi até em bloco de notas. Talvez já esteja acostumado, vou ver essa coisa de Lavagemvel.
Uma coisa legal que eu achei do PHP e do Laravel é justamente o fato de a documentação tanto de um quanto do outro ter exemplos de código. Principalmente a documentação do PHP que tem até comentários dos usuários kkk.
fala jovem, vc já tem um vídeo mostrando essa tecnica de programar debugando ? Ta aí uma dica para serie de vídeos: "Programe mais Tranquilão" kkkk com todas as tecnicas de otimizar esse processo e deixar mais agradavel
É que o Java precisa do debug pra não ficar recompilando e subindo o servidor tudo de novo já o PHP é interpretado, é só colocar um dd() e fazer a requisição, não precisa parar o servidor web por que o processo do PHP nasce e morre a cada requisição (o php padrão, não o async)
Quem disse que ninguém debuga o php é bem crú na linguagem. Claro que o debug do php é uma pouco diferente, com um var_dump($variavel); , no laravel com dd($variavel), e se quiser debugar com break-points, o phpstorm é ótimo para isso, a questão é só escolher como debugar!
É um parto programar em qualquer Linguagem sem debug. O vscode tem o plugin xdebug para PHP, porém tem um procedimento um pouco chato de fazer para o debug funcionar. Depois de configurado é muito bom pra resolver erros. Sobre Laravel e PHP, é uma Stack muito produtiva, vc levanta um projeto muito rápido. Claro que não existe bala de prata em projetos de software, porém pra quem quer agilidade, é uma boa pedida. O PHP teve o seu tempo tenebroso lá no passado, mas agora com Laravel e outros framework tá muito bom. Os javeiros e csharpeiros torcem o nariz pra PHP desde o princípio. Esse ranço é difícil de tirar. Eu particularmente me preocupo mais em fazer o projeto, botar pra rodar e depôs ver aonde preciso melhorar performance.
Eu sou dev Java, no meu trampo só Java, mas quando comecei a trampar como dev era PHP, e eu já tinha lido sobre debug, achei um crime que o senior do time usava dd(), primeira coisa que fiz foi atrás de configurar o debug na IDE. Hoje ainda programa em PHP no tempo livre, e a primeira coisa em qualquer projeto é configurar o debug. Debug é vida, quem debuga sem depurador deve ser fazedor de crud kkkk
php foi uma das primeiras linguagens que aprendi. Fiquei sem desenvolver nada há mais de quinze anos. Tem cinco meses que peguei um freela e php era um critério. O interssante é que realmente gastei um bom tempo pra configurar meu ambiente. Mas depois foi bem de boas. E não desenvolvi o Laravel no início. hoje estou migrando tudo pro laravel
Me lembrou da época de estágio, usávamos PHP seco no meio do HTML no sublime text sem plugin, era super "divertido" ter que ficar procurando onde o método foi criado com ctrl+f.
Uso muito PHP, por ser interpretada vejo o erro e vou direto para o código ou caso queira analisar um variável você usa o dump() para exibir o conteúdo formatado ou usa o dd() para imprimir o conteúdo e matar a execução naquele ponto, muito tranquilo. A única coisa que é importante é ter organização e deixar tudo comentado, mas isso vale para qualquer desenvolvimento.
Levando em conta oq vc falou no inicio do video... O fato de vc ter programado em SmallTalk te fez um bom programador Java. OOP, por conta do processo de messagem entre objetos, impoe o entedimento de exceptions e erros.
A ferramenta existe , a questão é pouco usado, laravel dividi muito o código entre os controlles e quando da um erro e fácil achar o bug mesmo sem o degug
Programei anos com PHP e me acostumei a não ter debugger e apenas ler o código. Muitas vezes quando interajo com devs que vem do mundo Java, sinto uma dificuldade deles em entender código apenas lendo, já indo diretamente para o debugger. Entendo o valor da ferramenta, mas será que ela não mal acostuma o dev (pergunta sincera)?
Eu trabalho com Laravel (php) em uma máquina virtual (Docker) e depuro o código igual eu fazia com C# numa boa, tenho um projeto pronto para isso, caso alguém queira me dá um salve, depurar com breakpoint é vida.
@@ivovilar1 Vou fazer um vídeo e compartilho com vocês, ok? Já compartilho o projeto e como faz para ele rodar, é tranquilo, mas pra quem nunca fez é melhor uma explicação em vídeo.
Java tem IDE própria e até por isso já tem o Debug configurado dentro dela. Como PHP é uma linguagem interpretada, muda muita coisa. Basta salvar o arquivo e dar refresh pra ver o resultado. Mas sim, ter um debug mais streamlined seria bom. O mais legal de PHP é que é super fácil e rápido pra configurar um ambiente PHP pra você aprender. E ele é rápido e flexível. Antigamente nenhuma das duas coisas era comum. A quantidade de scripts PHP (cli) que eu fui fazendo ao longo dos anos é meio assustadora, mesmo eu fazendo muitos scripts e apps em bash tbm.
Quando eu mexia com python fazia esse esquema de programar debugando. Ai com javascript nao da muito certo e eu acostumei a programar antes e depois debugar
PHP dá para debugar com o Xdebug, mas a performance cai monstruosamente. Um request de 100ms leva 5min para chegar no breakpoint 😵 E Laravel é vida, melhor framework de PHP, não troco por nada ❤
mas afinal, o que voce achou do "LARAVEL" !! Arquitetura e outras coisas. A questão de debugar é do php e não do Laravel em si. Mesmo assim, é possivel debugar sim usando dd, dump, e outras coisinhas mais.
Programador PHP que diz que não usa xdebug ou não precisa é pq não sabe usar/instalar kkkkkk Debug é vida senhores, atrelado ao Phpstorm então coisa linda. Mas realmente poderia ser mais simples de configurar.
Eu sou Dev PHP a mais de 20 anos.. e só trabalho com Debug... Kkk mas minha opinião sobre laravel é controversa... Eu particularmente acho uma Bosta... É fácil, mas não dá pra usar pra microserviços sem instalar uma caralhada de coisa.... Além de o eloquent ser um anti-pattern que dá até raiva... Eloquent mistura tudo... Serviço, validador, entidade, orm.... Cara... Uma bagunça. Laravel é bom pra fazer rápido... Mas errado... Kkkkk
O que exatamente é essa "caralhada de coisa"? Os microserviços que eu trabalho não precisa nada disso, pelo contrário, Larável de fábrica já vem bem completo e a instalação é via composer sem nenhuma complicação. Sobre o Eloquent, o Laravel te proporciona as ferramentas agora o que você vai fazer com ela depende da sua experiência como desenvolvedor, o iniciante vai encadear um monte de método estático no controller e criar models enormes, um dev mais experiente vai utilizar o repository pattern, deixar as models pequenas, criar camadas de service, de validação. Enfim tu só viu projeto mal feito em Laravel e tirou tua conclusão a partir dai, desconhece que é possível programar utilizando boas práticas no Laravel, nada está amarrado, pode usar o doctrine inclusive, pode também não usar nenhum ORM, etc.
Já usei Laravel. Não vi o video ainda, mas comentei antes. Achei até legalzinho, mas como PHP é uma pilha de merda, espero não ter mais seu programar nessa linguagem.
Se PHP é uma pilha de merda, porque um PHP Developer nós EUA chega a ganha 100.000 dólares ao ano 🤔, acho deve ser ruim programa essa pilha de merda e ganhar essa grana lá.
PHP já foi, quem insiste em Laravel na verdade nem pode dizer que de fato é um programador PHP. Você pode usar o ORM Eloquente para simplificar muitos passos para lidar com o banco de dados. Inúmeros pacotes tudo com vulnerabilidade e vários x-ploits conhecidos. Tem o blade para os templates e uma confusão de coisas onde você pode até meter um javascript ali e vai funcionar mas vai gerar problemas também. Então o vídeo deveria ter o titulo de "Porque insistir em Laravel?" Sinceramente eu acredito que ainda da pra usar ele em projetos muito específicos mas também acredito que ele deve ser descontinuado o quanto antes, somente empresas sem visão de futuro insiste em usar esta merda.
Tu pode usar o blade puro, ou usar TALL stack, ou usar Vue/React como monolito usando o Inertia, ou fazer separado com SPA. Tem N formas mais elegantes de resolver o mesmo problema. "Porque insistir em Laravel?" Pq é um framework muito ativo e um dos frames mais adotados na web. A documentação é extramente sólida. Se tu é uma startup, não adianta vir com Go e demorar o triplo do tempo pra soltar algo que nem se sabe se vai se pagar. Tá cheio de empresas gigantes usando Laravel (inclusive em algumas que trabalhei) e o jogo segue. Se tu precisa de um MVP, por exemplo, o Laravel é imbatível com seu toolkit extenso e pronto pra uso.
É muito facil encontrar o erro em projeto laravel, ele diz onde ta o erro exatamente. Mas o laravel ainda te da ferramentas como dump(), dd(), ddd() e registro de Logs nativamente. Ainda tem a debugbar e o Xdebug.
boa dica meu jovem
sem falar da debug bar do laravel que tu pode ver todas variaveis do sistema e desenvolvimento.
exatamente!!!
codeigniter é mais fácil de identificar os erros que o laravel
O que importa é que o Laravel/PHP está pagando meus boletos 😁
Vai pagar os meus Também, Vamos que vamos
tô pensando em aprender, espero que tenha mercado, fora do WordPress, vi q tem problemas com async no php.
react/vue no front e php no back
vc fez curo ou aprenderu por onde amigo?
@@Henrique-sn1zx Fiz vários cursos. Um que gostei para o Laravel é do Especializa Ti aqui no UA-cam mesmo
amém
Quando programei com PHP eu debugava as aplicações usando xdebug e tem como vc configurar pra qualquer ide. Más realmente no Java já é mais tranquilo essa configuração.
Para quem já está acostumando com PHP é bem tranquilo programar sem utilizar o debug.
Agora uma coisa muito boa do Laravel é a documentação, tem praticamente tudo lá.
Tem pessoal comentários de todo tipo, outros dizem que quem não utiliza debug é porque não sabe configurar.
Estranho, eu nem me lembro a última vez que usei um debug, comecei no Basic, depois C, VB, Perl, Php, C++, Java, não nessa ordem e nunca tive problemas, escrevi até em bloco de notas.
Talvez já esteja acostumado, vou ver essa coisa de Lavagemvel.
@@MarcoHanstain Mas vc fica usando printr() no seu código, certo? Eu mesmo fiz minha própria rotina _log() pra exibir na tela ou em arquivos.
Uma coisa legal que eu achei do PHP e do Laravel é justamente o fato de a documentação tanto de um quanto do outro ter exemplos de código. Principalmente a documentação do PHP que tem até comentários dos usuários kkk.
fala jovem, vc já tem um vídeo mostrando essa tecnica de programar debugando ? Ta aí uma dica para serie de vídeos: "Programe mais Tranquilão" kkkk com todas as tecnicas de otimizar esse processo e deixar mais agradavel
opa ta na mao kkkk ua-cam.com/video/2VsENIzqWq8/v-deo.html
Quer aprender Next.js, MongoDB, Fastify, Redis e Kafka na moral? O CrazyStack Node e React do devdoido é o trampo.
Todo debochado ele, rsrs.
Se tu acha o Laravel leve, deixa você descobrir o Laravel Octane.
Tmj calabreso
\Log ou dd() ou dump ou var_dump, var_export etc kkkkkk tem vários jeitos de debugar o PHP sem contar o debug bar do laravel kkkk
É que o Java precisa do debug pra não ficar recompilando e subindo o servidor tudo de novo já o PHP é interpretado, é só colocar um dd() e fazer a requisição, não precisa parar o servidor web por que o processo do PHP nasce e morre a cada requisição (o php padrão, não o async)
Acho bem primitivo alguém programar em PHP usando dd() ou var_dump(). Não é nenhum pouco eficiente. XDebug tá aí pra isso
@@anailsonsantosmota9459 dd() pra mim sempre resolveu de forma eficiente. E quando não dar pra usar, por exemplo, nas views, uso try, catch mesmo 😅
Quem disse que ninguém debuga o php é bem crú na linguagem. Claro que o debug do php é uma pouco diferente, com um var_dump($variavel); , no laravel com dd($variavel), e se quiser debugar com break-points, o phpstorm é ótimo para isso, a questão é só escolher como debugar!
É um parto programar em qualquer Linguagem sem debug. O vscode tem o plugin xdebug para PHP, porém tem um procedimento um pouco chato de fazer para o debug funcionar. Depois de configurado é muito bom pra resolver erros. Sobre Laravel e PHP, é uma Stack muito produtiva, vc levanta um projeto muito rápido. Claro que não existe bala de prata em projetos de software, porém pra quem quer agilidade, é uma boa pedida. O PHP teve o seu tempo tenebroso lá no passado, mas agora com Laravel e outros framework tá muito bom. Os javeiros e csharpeiros torcem o nariz pra PHP desde o princípio. Esse ranço é difícil de tirar. Eu particularmente me preocupo mais em fazer o projeto, botar pra rodar e depôs ver aonde preciso melhorar performance.
Eu sou dev Java, no meu trampo só Java, mas quando comecei a trampar como dev era PHP, e eu já tinha lido sobre debug, achei um crime que o senior do time usava dd(), primeira coisa que fiz foi atrás de configurar o debug na IDE.
Hoje ainda programa em PHP no tempo livre, e a primeira coisa em qualquer projeto é configurar o debug. Debug é vida, quem debuga sem depurador deve ser fazedor de crud kkkk
php foi uma das primeiras linguagens que aprendi. Fiquei sem desenvolver nada há mais de quinze anos. Tem cinco meses que peguei um freela e php era um critério. O interssante é que realmente gastei um bom tempo pra configurar meu ambiente. Mas depois foi bem de boas. E não desenvolvi o Laravel no início. hoje estou migrando tudo pro laravel
Me lembrou da época de estágio, usávamos PHP seco no meio do HTML no sublime text sem plugin, era super "divertido" ter que ficar procurando onde o método foi criado com ctrl+f.
Uai no estágio nao usava ide?
Infelizmente não, o chefe era maluco kkkk
Uso muito PHP, por ser interpretada vejo o erro e vou direto para o código ou caso queira analisar um variável você usa o dump() para exibir o conteúdo formatado ou usa o dd() para imprimir o conteúdo e matar a execução naquele ponto, muito tranquilo. A única coisa que é importante é ter organização e deixar tudo comentado, mas isso vale para qualquer desenvolvimento.
Eu debugo no laravel... com dd() 😂
Uai, se for pra debugar erro, é só ativar o debug de erro pra mostrar todos os erros, e o VSCode tem breakpoint TB.
Levando em conta oq vc falou no inicio do video... O fato de vc ter programado em SmallTalk te fez um bom programador Java. OOP, por conta do processo de messagem entre objetos, impoe o entedimento de exceptions e erros.
Na empresa onde trabalhei chamávamos o Websphere de "Web Espere" 😂🤣
A ferramenta existe , a questão é pouco usado, laravel dividi muito o código entre os controlles e quando da um erro e fácil achar o bug mesmo sem o degug
Programei anos com PHP e me acostumei a não ter debugger e apenas ler o código. Muitas vezes quando interajo com devs que vem do mundo Java, sinto uma dificuldade deles em entender código apenas lendo, já indo diretamente para o debugger. Entendo o valor da ferramenta, mas será que ela não mal acostuma o dev (pergunta sincera)?
não, depurador é vida.
Laravel 11 + Vue 3 script setup = Perfeição
Inertia
@@gssj-o8p Pior coisa, vá de livewire
Eu trabalho com Laravel (php) em uma máquina virtual (Docker) e depuro o código igual eu fazia com C# numa boa, tenho um projeto pronto para isso, caso alguém queira me dá um salve, depurar com breakpoint é vida.
compartilha ai irmão
@@ivovilar1 Vou fazer um vídeo e compartilho com vocês, ok? Já compartilho o projeto e como faz para ele rodar, é tranquilo, mas pra quem nunca fez é melhor uma explicação em vídeo.
@@ivovilar1 Compartilhado, bro, qualquer coisa dá um salve.
@@jogosdecelular6895 posta ai no yt bro ou compartilha cmg tbm vlw
compartillha ai man
Java tem IDE própria e até por isso já tem o Debug configurado dentro dela. Como PHP é uma linguagem interpretada, muda muita coisa. Basta salvar o arquivo e dar refresh pra ver o resultado. Mas sim, ter um debug mais streamlined seria bom. O mais legal de PHP é que é super fácil e rápido pra configurar um ambiente PHP pra você aprender. E ele é rápido e flexível. Antigamente nenhuma das duas coisas era comum. A quantidade de scripts PHP (cli) que eu fui fazendo ao longo dos anos é meio assustadora, mesmo eu fazendo muitos scripts e apps em bash tbm.
Phpstorm mandou aquele abraço
@@tiagobrilhantemania Mandou, embora ninguém saiba de onde... kkkkkkkkk
CTRL+ S .. .F5 BYEE... copilação efetuada com sucesso kk'
Debug no php é o famoso dd()
que morte horrível, existe uma vida melhor e mais fácil.
Eu uso o debug o tempo todo. É chato de configurar, mas depois funciona também bem como no Java.
Quando eu mexia com python fazia esse esquema de programar debugando. Ai com javascript nao da muito certo e eu acostumei a programar antes e depois debugar
Documentação sem exemplo pode jogar no lixo kkkkkk
Não existe tecnologia ruim, existe programador ruim.
Internet explorer
A galera tem que entender que php é feito para web e na web ele atende perfeito
faz sentido meu jovem kkk
tem como sim ter debug sim, usando o xdebug ou o debugbar
Trabalho com php e laravel a anos. Até da para debug com php-xdebug mas é uma pratica meio que eu não tenho.
pois é meu jovem nao consigo imaginar desenvolver sem debugar kkkk nao consigo
@@JovemTranquilão e chato configurar mas funciona igual eu que não tenho o costume de usar.
PHP dá para debugar com o Xdebug, mas a performance cai monstruosamente. Um request de 100ms leva 5min para chegar no breakpoint 😵
E Laravel é vida, melhor framework de PHP, não troco por nada ❤
Tem que configurar o xdebug
o xdebug ajuda muito, mas pode ser meio chatinho de configurar dependendo de como está o projeto.
pô mas todo programador que conheço vive debugando na hora de programar pô hahahah
O cara pergunta qual a impressão sobre o Laravel e ele passa o vídeo inteiro falando só sobre debug.
Kkkkk po
Debugar no PHP demanda um certo esforço
mas afinal, o que voce achou do "LARAVEL" !! Arquitetura e outras coisas. A questão de debugar é do php e não do Laravel em si. Mesmo assim, é possivel debugar sim usando dd, dump, e outras coisinhas mais.
Eu assistindo e debuggando no php usando o xdebug kkkkkk
Tá doido xdebug sempre uso
Programador PHP que diz que não usa xdebug ou não precisa é pq não sabe usar/instalar kkkkkk
Debug é vida senhores, atrelado ao Phpstorm então coisa linda. Mas realmente poderia ser mais simples de configurar.
o bom é sacar de tudo e ganhar dinheiro... resto é infantilidade!
como não tem debug no Laravel? kkkkkk
laravel >>> all
Quem te contou que no php não tem debug?
O pessoal na live kkkk
Pesquisei e nao achei uma forma de fazer funcionar o debug
Corta esse cabeloooooo
lhe falta conhecimento haha
no laravel se debuga com dd()
Laravel é uma delicinha
"Frameworkzinho" ? Fala Sério! Cara se não conhece não fala bobagem! Tem que ter respeito! Caiu no meu conceito!
Ai kkkk
Eu sou Dev PHP a mais de 20 anos.. e só trabalho com Debug... Kkk mas minha opinião sobre laravel é controversa... Eu particularmente acho uma Bosta... É fácil, mas não dá pra usar pra microserviços sem instalar uma caralhada de coisa.... Além de o eloquent ser um anti-pattern que dá até raiva... Eloquent mistura tudo... Serviço, validador, entidade, orm.... Cara... Uma bagunça. Laravel é bom pra fazer rápido... Mas errado... Kkkkk
como é que usa esse debug?
Recomenda algum outro framework para php ?
O que exatamente é essa "caralhada de coisa"? Os microserviços que eu trabalho não precisa nada disso, pelo contrário, Larável de fábrica já vem bem completo e a instalação é via composer sem nenhuma complicação.
Sobre o Eloquent, o Laravel te proporciona as ferramentas agora o que você vai fazer com ela depende da sua experiência como desenvolvedor, o iniciante vai encadear um monte de método estático no controller e criar models enormes, um dev mais experiente vai utilizar o repository pattern, deixar as models pequenas, criar camadas de service, de validação.
Enfim tu só viu projeto mal feito em Laravel e tirou tua conclusão a partir dai, desconhece que é possível programar utilizando boas práticas no Laravel, nada está amarrado, pode usar o doctrine inclusive, pode também não usar nenhum ORM, etc.
Tbm queria sabe qual framework vc usa.
Lumen mandou aquele abraço
Ferramenta boa para debugar no Laravel é o laravel-debugbar
o nosso debug e um dd ja era kkkkk
dd();
Já usei Laravel.
Não vi o video ainda, mas comentei antes.
Achei até legalzinho, mas como PHP é uma pilha de merda, espero não ter mais seu programar nessa linguagem.
Kkkkkkk
Calma javascripto kkk
PHP é uma linguagem maravilhosa, resolve vários problemas aqui na empresa e é tranquilo de aprender.
Alá o dev React
Se PHP é uma pilha de merda, porque um PHP Developer nós EUA chega a ganha 100.000 dólares ao ano 🤔, acho deve ser ruim programa essa pilha de merda e ganhar essa grana lá.
PHP já foi, quem insiste em Laravel na verdade nem pode dizer que de fato é um programador PHP. Você pode usar o ORM Eloquente para simplificar muitos passos para lidar com o banco de dados. Inúmeros pacotes tudo com vulnerabilidade e vários x-ploits conhecidos. Tem o blade para os templates e uma confusão de coisas onde você pode até meter um javascript ali e vai funcionar mas vai gerar problemas também. Então o vídeo deveria ter o titulo de "Porque insistir em Laravel?" Sinceramente eu acredito que ainda da pra usar ele em projetos muito específicos mas também acredito que ele deve ser descontinuado o quanto antes, somente empresas sem visão de futuro insiste em usar esta merda.
Tu pode usar o blade puro, ou usar TALL stack, ou usar Vue/React como monolito usando o Inertia, ou fazer separado com SPA. Tem N formas mais elegantes de resolver o mesmo problema.
"Porque insistir em Laravel?" Pq é um framework muito ativo e um dos frames mais adotados na web. A documentação é extramente sólida. Se tu é uma startup, não adianta vir com Go e demorar o triplo do tempo pra soltar algo que nem se sabe se vai se pagar. Tá cheio de empresas gigantes usando Laravel (inclusive em algumas que trabalhei) e o jogo segue.
Se tu precisa de um MVP, por exemplo, o Laravel é imbatível com seu toolkit extenso e pronto pra uso.