@@CWFpresentes aproximadamente 26% da população do Brasil consome bebidas alcoólicas, ou seja, aproximadamente 56 milhões de pessoas, vc acha que é pouco? E só aumenta. As drogas são bem mais viciantes que álcool, e provavelmente o uso ia ser bem maior.
Maconha nao deixa a pessoa calma nao. Ela alimenta o estado de espirito que a pessoa esta no momento. Isso e THC (homonio estimulante)Com isso uma pessoa que tem o uso da maconha pode sim agredir uma pessoa. Alem disso estao promovendo com que a pessoa saia da realidade em que se habita dificultando cada vez mais encontrar seu ego proprio.
Opa, tudo bom amigo vi que vc utilizou da palavra "histeria" como forma de demonstrar algo negativo sobre o assunto denominado. Mas saiba que essa palavra vem de um contexto machista no qual mulheres dos séculos passados que se expressavam de maneira mais "forte" eram consideradas "histericas", sendo assim menosprezadas entende? Fique tranquilo sei que de maneira alguma vc utilizou esse termo de forma pejorativa ou algo do tipo, mas acho interessante lhe informar este fato histórico. Obrigado pela atenção 👍🏼
@@dmong5059 ... Sério ? Pega o significado de uma palavra de trocentos anos atrás e vem dá lição de moral? Mesmo tendo plena consciência q ela já foi traduzida e ressignificada com o tempo..... Q cretinice intelectual....
Pois é,concordo plenamente! Acho ótimo q o argumento é sempre o mesmo : "ah,mas eu conheço gente que teve sua vida destruída pela droga",ou coisa do tipo. Oras,mas isso aconteceu com a droga não sendo legalizada, não é mesmo? Então conclui-se q legalizando ou não,as pessoas vão continuar usando drogas. Por isso é uma questão de saúde pública. Com a legalização, o estado teria meios de controlar e amenizar riscos para usuários. Além de q a violência urbana íria diminuir consideravelmente,uma vez q a maior fonte de renda das facções provém do tráfico de drogas. É algo tão simples de entender,q somente quem tá muito afundado em tabus e senso comum não consegue enxergar q a única solução é a legalização e regulamentação de TODAS as drogas.
Seja qual for o posicionamento, é sempre muito bom e enriquecedor um debate com respeito, seriedade e sobriedade, com boas fontes de pesquisa e dados a serem confrontados.
Acompanho, através das redes sociais, o trabalho do Dr. Erik Torquato há um tempo e não esperava resultado diferente do apresentado nesse quadro. Discussão com educação e extremamente fundamentada em conhecimento, tanto literário quanto de causa. Somente educando as pessoas atingiremos uma sociedade mais justa e menos opressiva. Já passou da hora de derrubarmos todos esses preconceitos e discutirmos de fato uma mudança. Meus parabéns pela perseverança, Dr. Torquarto!
Essa senhora de boné é o tipo de pessoa que deixa o debate no raso por ignorância e medo de aprofundar o assunto e não saber de fato falar/debater sobre oq está defendendo.
@@danielandrade1543 Depois da comparação dele de traficante com estuprador, perdi essa sensação dela. E acho que ela saiu dessa conversa se questionando, ela não quis dar o braço a torcer, mas sinto que ela balançou nas convicções. O medo do desconhecido, a ignorância é a causa de muita violência se não toda violência.
Exatamente trabalhei em escola de elite onde os pais pensam que morar condomínio fechado livra eu posso dizer que não essa história meu filho fala tudo quem já foi adolescente sabem que não é tudo que é proibido gera curiosidade, só pensar onde morava o traficante de armas e drogas lá no rio ele não fica na favela a polícia só vai na favela
@@elizabetepereira3807 conheço um traficante de cocaina q mora dentro de um condominio fechado daqueles mais "populares" kkk, faz delivery e ate entrega pra alguns clientes no portão externo kkkk (clientes classe media/alta)
UAU! Aprendi demais com esse vídeo! Já era a favor da liberação da maconha, mas não havia pensado nas outras drogas. Questões como a reparação, que vi recentemente levantada por Sidarta Ribeiro, já tinha aberto meu horizonte. Mas essa discussão me fez ver que o horizonte é vasto e tenho muito que aprender. Adorei a discussão! Parabéns a todos os envolvidos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Que programa bacana ❤️
Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre. Porém algo que me incomoda muito e o discurso das pessoas dizendo que com a proibição se sentem mais segura. Vejam: hoje do jeito que está, está tudo liberado. Tudo depende de quem e onde usa. Passa na maquenzie sexta a noite.. tudo liberado.. Teu filho tem acesso a todas as drogas mesmo elas sendo proibidas..
"olha ali, o advogado do umdois" Obrigado por mais esse show de sabedoria, soube argumentar muito bem com cada nicho. Se tivéssemos mais advogados como você, focados em acabar com essa guerra, o mundo teria pelo menos 1% a mais de paz.
@@erik.torquato parabéns!!! Você é fantástico expondo suas ideias. Extremamente bem embasado e cordial. Tomara que você seja chamado para mais debates como esse. Você lidou com perfeição com a moça de boné. Foi de uma didática e paciência sem igual!
Ansiolíticos e antidepressivos são os medicamentos mais utilizados para evitar a sensação de fissura. Além deles, a depender da substância usada pelo paciente, há também opções de remédios que atuam contra convulsões e interferem nos mecanismos cerebrais relacionados à euforia e ao prazer.
O rapaz foi que mais debateu de forma adulta e realista. Temos muito que evoluir, principalmente em sistemas básicos, para poder legalizar as drogas, como ocorre em alguns países da Europa.
Excelente e necessária a abordagem. Parabéns aos envolvidos em especial ao Erik Torquato, pois não é fácil lidar com convicções que as pessoas nem sabe de onde vieram. Enfim, só com a regulação de todas as drogas é que poderemos deixar de gastar bilhões na guerra a elas e quem sabe com esses recursos promover melhorias sociais, como a polícia podendo dar mais atenção aos casos de violência doméstica ou até à apuração de casos de homicídios que cerca de 90% ficam sem qualquer resposta.
Este vídeo apenas demonstrou que é preciso muito mais conhecimento e estudo aprofundado sobre o assunto (nos dois lados), visto que é extremamente problemático.
Super a favor da legalização das drogas e claro com regulamentação e com discussão,como o advogado disse a política proibicionista é a espinha dorsal do tráfico,temos que quebrá-la.
A pessoa quer menos drogas mas acha que elas vão simplesmente sumir com mais repressão, como se já não estivéssemos fazendo isso há décadas... É difícil entender que não tá dando certo?
Pois é, mas é q existem outros interesses envolvidos. É inevitável falar, por exemplo, da raiz racial por trás da guerra às drogas. A repressão é mais uma política de genocídio e encarceramento em massa do que uma tentativa de resolver o problema.
Sou a favor da legalização. As drogas atuais teriam parâmetros de uso, qualidade e controle. Não sou a favor dessa ideia de controle total; adultos esclarecidos devem ter o direito de usar drogas.
@@Lilian-po2qp Nessa sua visão, só usa drogas (lícitas ou ilícitas) quem tem alguma situação a resolver na vida ou é infeliz? Quer dizer então que todo o resto da população que não se encaixam aí não usam drogas, então. Tá certinha!
Tem gente que ainda tá naquela fase de bebê que fica tentando no brinquedo encaixar a bola no quadrado. Achando que proibindo vai resolver. Até os EUA que tem a polícia mais preparada não conseguiu vencer a guerra às drogas, o Brasil vai conseguir? É mais fácil comprar crack que é proibido do que comprar antibiótico.
Os paises que tem esse assunto bem cuidado e fazem a legalizacao e a conscientizacao bem feita, tem bem.menos problema. Voce cuida do viciado, quando nao é criminoso :)
Muito bom cara! Gostaria demais de assitir a mesma questão com outras figuras públicas pouco mais influentes e conhecidas em âmbito regional e nacional, seria sensacional ouvir essa trocação.
A única questão é, a legalização colocaria limites teriam leis e apoios maiores. A pessoa que usa qualquer droga sabe dos malefícios (assim como do cigarro e álcool) causados independentemente de ser legal ou não. Eu acredito na legalização sim, a guerra às drogas fracassou completamente, como o Dr. disse "o que é proibido não tem controle". Quem quer usará de qualquer forma e há pessoas e pessoas. Sou usuária de muitas drogas mas não é por isso que sou viciada, sabe? Varia muito de pessoa para pessoa e da cabeça dela. A legalização só colocaria regras e leis para as drogas, se descumpridas eu com certeza apoio a prisão. Não estou aqui para descutir eu só acho que iria diminuir e muito a criminalidade , e sobre a saúde... quem se arrependesse seria tratado como uma pessoa normal com um problema e não ridicularizado, isso incluí saude física e mental
Uma pessoa só vai usar drogas por vontade própria sem influência? Sério que ele disse isso? A psicologia comprova que desde a INFÂNCIA nosso padrão de comportamento e atitudes é derivado de experiências vividas e aprendidas. Como desenvolver uma criança com caráter moral se não tem ABIENTE para isso? Pais de família que trabalham para conseguir o pão de cada dia muitas vezes não conseguem dar a devida atenção aos seus filhos que aprendem mais com colegas e amigos. E se esses amigos são usuários, elas VÃO INFLUENCIAR no uso de drogas!
É so pensar no SUS, na educação, na questão da segurança publica, da fome principalmente, que será facil entender que legalizar e descriminalizar, passando o controle para o estado não vai mudar muita coisa, a merda vai continuar a feder ...cara, as pessoas negam a enxergar que a raiz de todo mal que afeta o Brasil está na política, nos gestores, mais objetivamente no ser humano.
Concordo plenamente com o advogado! Acho engraçado q o argumento dos q se dizem contra é sempre o mesmo : "ah,mas eu conheço gente que teve sua vida destruída pela droga",ou coisa do tipo. Oras,mas isso aconteceu com a droga não sendo legalizada, não é mesmo? Então conclui-se q, legalizando ou não,as pessoas vão continuar usando drogas e destruindo suas vidas. Por isso é uma questão de saúde pública. Com a legalização, o estado teria meios de controlar e amenizar riscos para usuários,além de poder criar políticas públicas mais eficazes q atendessem o usuário com problemas. Uma sugestão seria q parte do dinheiro arrecadado com o uso da droga,fosse usado em tratamentos para a dependência química,por exemplo. Além de q a violência urbana iria diminuir consideravelmente,uma vez q a maior fonte de renda das facções provém do tráfico de drogas. É algo tão simples de entender,q somente quem tá muito afundado em tabus e senso comum não consegue enxergar q a única solução é a legalização e regulamentação de TODAS as drogas.
A legalização é muito fácil quando você fala de classe média alta, pq estes tem condições de manter seus vícios e ou até os próprios pais pagam, mas isso não acontece na periferia, o jovem quando começa na maconha é alvo fácil para outros entorpecentes, a diferença é...como se manter? Quem vai pagar ae começam os famosos aviãozinhos, e todas aquelas situações q já conhecemos...a liberação não vai amenizar os problemas pelo contrário o estado não tem nem condições hoje do controle imagina na liberação?
Quem utiliza drogas mais pesadas não faz somente pelo acesso a elas nas ruas, mas também pelo preço. Mesmo o governo regulamentando, ele não vai conseguir vender por um preço menor do que é vendido nas ruas. Como o advogado Erik explica, o ideal é criar uma regulamentação de acordo com cada droga. Nesse caso, a pessoa em situação de rua vai continuar procurando o comercio ilegal por ser mais barato e por não ter burocracia nenhuma pra comprar! Então qual o sentido? Você não diminuiu os dependentes, apenas legalizou para novos usuários. Agora, entendo que a atual guerra as drogas não esta indo pra lugar nenhum, pelo contrario. Por isso o debate é extremamente importante e necessário.
Com o governo regulando o mercado de drogas, eles seriam obrigados a vender por um preço menor, pois não seria mais o crime organizado que tomaria conta e sim pessoas como eu e você por exemplo, não ia mais existir comércio ilegal, pois elas seriam legalizadas, com elas legalizadas o preço delas cairiam drasticamente, por que você acha que em países desenvolvidos(EUA, Espanha, Holanda, Alemanha, Itália) as drogas são legalizadas? É por conta disso, diminuir a criminalidade, economizar dinheiro que poderia ser usado a outros fins, acolher essas pessoas na sociedade e cuidar delas, acabar com o mercado de narcotráfico, enfim, essa é a ideia da legalização das drogas
Eu só tenho uma dúvida, o que aconteceria com quem foi preso por tráfico se/quando a legalização for feita? Porque tráfico é muito usado como "disfarce" para manter ladrão, assassino, estrupador e etc, na prisão.
O que eu fico pensando é: msm q seja legalizado, o trafico ainda não existiria? Pq p acessar de forma legal a pessoa teria que se expor, enquanto que comprando do trafico seria mais "sigiloso".
A força do tráfico é a força da violência. Sem necessidade da violência, o mercado seria dominado por pessoas pacíficas. Um mercado de drogas legalizadas é muito parecido com as farmárcias.
A ideia de hoje no ocidente em relação a drogas duras é leves é a mesma que o mundo árabe tem contra o álcool:)) mas eles não têm o problema de máfias a quase mandar no país a vender álcool como as máfias americanas do al capone tinham nos anos 20 nos USA
Eu queria entender o modelo de "legalização" que ele propõe. Achei o argumento do antibiótico inválido, já que o medicamento precisa de prescrição médica e as drogas pesadas não têm nenhuma recomendação.
O modelo é de acompanhamento, não de recomendação. A pessoa tem sua dose controlada, não indicada. Ela também compraria sem prescrição médica. Aliás, vale lembrar que vários remédios são drogas e venenos, a depender da dose. Ansiolíticos e remédios a base de opioids, por exemplo, são drogas de verdade (no sentido conhecido da palavra). Esse último, inclusive, vem da papoula e é a mesma base usada na heroína e você compra como prescrição médica. Ou seja, só tá ok se tem alguém ganhando dinheiro 🤷🏻♂️
Concordo plenamente com o adv Erik. Sua referência a regulamentação e controle do tabaco foi adequada. Proibição de comerciais, informações no maço de cigarro entre outros é algo que mostra como regular ajuda a adestrar o consumo. Apenas umas questão que foi levantadae gostaria de ressaltar... Estamos na guerra há décadas, pq cogitam eficácia imediata a legalização? Proibicionistas e seus argumentos...
Me responda: 1. Fazendo a discriminação, a legalização, o controle acham que o trafico( que seria contrabando) irá acabar? Irá deixar de recrutar menores? Irá deixar de vender drogas nas esquinas? 2. Pra quem seria o benéfico a política de discriminação? O mais pobre irá poder te acesso a essa droga lícita ou ele vai no contrabandistas que venderá mais barato? 3. Como Irá fazer o controle de usuários sem atingir os direitos humanos, a lei penal?
1. A longo prazo, sem dúvida. Veja bem, a produção e comércio de drogas é muito parecida com a remédios. A diferença é que enquanto o ramo farmacêutico é legal e a dinâmica do seu mercado acaba premiando critérios comuns a outros mercados (qualidade, custo-benefício, distribuição, etc), o de drogas por ser ilegal beneficia quem está disposto a usar a violência para assegurar a possibilidade de venda. A qualidade das droga ilegais é muito ruim por causa disso. 2. Para todos. Para começar, muito do gasto em segurança pública é feito exclusivamente para coibir o mercado de drogas ao invés de crimes que lesam diretamente outras pessoas. A legalização também aumentaria a arredacação de dinheiro e geraria emprego e renda para quem quiser trabalhar no ramo. Nem preciso dizer que o Brasil está há 8 anos afundado em uma crise econômica e todo dinheiro é bem-vindo. 3. Pelo menos eu defendo que eles sejam tratados como alcoolátras são tratados - como pessoas responsáveis pelas próprias decisões. Se um bêbado mata alguém, vai pra cadeia sem distinção, em alguns casos é ate um agravante, que poderia também existir no caso de drogas atualmente ilícitas.
Não me convenci aqui. Faltaram perguntas ao Erik. Se legalizar, como se quebra a espinha dorsal do tráfico? O Estado passaria a vender uma droga de melhor qualidade, com impostos e mais cara? A pessoas continuariam procurando a droga mais barata, no tráfico. Quem quiser um contra ponto recomendo o documentário mais abrangente do Brasil Paralelo sobre o assunto, que mostra exemplos PRÁTICOS espalhados pelo mundo.
O tráfico é bom em violência, não em produzir drogas. O custo do tráfico é muito mais alto do que qualquer um que poderia existir nos impostos. O consumidor hoje paga muito caro por um produto sem qualidade e o tráfico lucra muito por isso. Brasil Paralelo? Que faz lobby para proibição porque recebe dinheiro de quem lucra com a proibição? Sério mesmo?
Legalização de drogas não é a SOLUÇÃO! Vamos discutir EDUCAÇÃO primeiro, quem tem acesso ao ESTUDO tem IDENTIDADE, autoconhecimento, independência, SEGURANÇA e tem liberdade para não ter ESCRAVO de uma droga ilusória. Quem tem saúde, não precisa de drogas. Quem tem problemas estruturados por traumas ou qualquer outra coisa, pode ter essa verdade distorcida e precisa de elementos químicos para continuar a viver. TE QUE SER TRATADO NA RAIZ: METANOIA (mudança de mente).
Corta para a playbozada que teve acesso a ótimas escolas e trabalha em empregos de destaque cheirando sua cocaína final de semana ou fumando sua maconha. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
eu acho dificio hoje conseguir legalizar todas mais na geração do meu filho sim pq os jovem ver o problemas e querem resolver a geração mais antiga quer fingir que não existe ou não se meter e ficar no lado facil da historia , uma revolução demora anos e acredito que com o tempo e a educação avançando muda as mentes , ainda mais quando falamos de economia .
Interessante a senhora de boné falando que não quer droga no mercado, quando na verdade a droga nunca saiu do mercado a única diferença é que é um mercado não legalizado e não monitorado por órgãos federais. Porém entendo que o medo e a falta de profundidade no assunto faz isso mesmo, também já pensei com ela mas infelizmente a única coisa que a proibição conseguiu ate agora foi aumentar ainda mais o trafico de drogas e consumo.
A solução é, ao fazer uma apreensão, não prender o/s transportador/es, mas liberá-lo/s assim que ele/s (o/os tranportador/es) consumirem tudo que foi apreendido.
Eu realmente nunca quis me aprofundar nesse assunto. Eu acho que realmente as drogas não deveriam ser legalizadas, mas sla, aqueles que se encontram em VICIO recebem punições tão severas, é tragico. Prefiro ficar calada
O brasileiro tem dificuldade de lidar com coisas simples na vida...educação, saúde tudo indo por água abaixo. Quem é a favor da legalização deve passar um dia com aqueles viciados numa certa rua de São Paulo, na cracolandia
Se alguém souber me responder eu agradeço, mas um exemplo seria a legalização de crack e cocaína vai ter lugares legalizados para venda mas o custo seria muito mais caro por conter impostos e outros gastos que uma loja normal teria, na biqueira continuaria mais barato por não conter esses aspectos se a biqueira continuar vendendo vai continuar a guerra contra essas biqueiras.
Mas imagina o quanto iria diminuír irmao! Tráfico não vai acabar nunca, até msm em países que e legalizado o uso da maconha recreativa, msm assim ocorre a venda vindo de traficantes ou do próprio Cultivador. E sendo controlado teria o padrão de qualidade etc...
Eu gosto de pensar no exemplo da lei seca, quando proibiram o álcool existia o tráfico de álcool, eu pelo menos na minha experiência ate hoje não conheci ninguém que compre álcool do tráfico depois da legalização...
Só legalizar não vai resolver nada. Eu pergunto: O Brasil tem estrutura para a legalização total? Vai haver tratamento para aqueles que irão ficar totalmente viciados? Existirá controle sobre o uso? Traficante vai querer pagar impostos? Droga, para além de um problema de segurança pública, também é um problema de saúde pública, e deixar o Estado resolver sozinho esses dois pilares vai ser um inferno. O discurso que mais ouço daqueles que querem a legalização é apenas a resolução da violência, e a questão é muito mais complexa. Se o álcool, que é legalizado, já causa um prejuízo absurdo, imaginem aí "pó", "pedra", "bola", "pico" e "erva" à torta e a direita?
Tem que legalizar o trabalho para menores e baixar a idade penal para 10 anos, e criar leis mais rígidas para traficantes e usuários como pena de morte, imaginem legalizar as drogas e acabar com a polícia, depois digam o que vai acontecer
No Brasil, isso não daria certo nesse exato momento, pro fato ocorrer é necessário que a sociedade tenha saúde, educação, um nível bom de qualidade de vida. A população do Brasil é de 200 milhões, A dinamarca adota uma política igual a do rapaz do vídeo, o governo lá tem clinicas pros caras usarem drogas(assim como é dito no vídeo ) porém esses países tem uma media de população de 400 mil habitantes
As legalizações da maconha abalam os pilares da guerra às drogas liderada por Washington e abrem espaços de ação para quem defende uma reforma. O que está ocorrendo em vários Estados dos EUA poderia desembocar em mudanças profundas que beneficiarão muita gente no mundo, incluindo milhões de latino-americanos
A PROIBIÇÃO NÃO FUNCIONA Não existe nenhuma evidência para mostrar que a proibição esteja resolvendo o problema. A pergunta que devemos nos fazer é: Quais são os benefícios de criminalizar qualquer droga? Se após analisarmos todas as evidências disponíveis concluirmos que os males superam os benefícios, então temos de procurar uma política alternativa. A legalização não é a cura para tudo, mas nos permite encarar os problemas criados com o uso da droga e os problemas criados pela proibição. É chegada a hora de uma política pragmática e eficaz sobre drogas.
Portugal se tornou referência mundial na regulamentação das drogas, e ela conseguiu diminuir a overdose da heroína e cocaína. A guerra contra o tráfico falhou e só gasta dinheiro público com uma dose grande de corrupção.
Só assistindo esses vídeos que a gente ver o quanto o Brasil parou no tempo. Não há mais evolução, não há mais revolução. Só existe uma classe dominadora e as mãos de obra lutando para sobreviver. Tudo aqui está atrasado. Tudo!
O cara está com 10kg de crack ou cocaína no meio do mato na pracinha, a policia chega e revista ele, encontra 1 pino, ela libera ele porque ele disse que é usuário. Olha ai a lei dando brecha. Outro cenário, a policia pega o moleque com 10gr de maconha transitando, libera ele por ser usuário, mas não sabe que o moleque era aviãozinho, estava levando droga para o usuário, num leva e trás frenético o dia inteiro. Qual é?
Usou bons exemplos e trouxe ótimos argumentos! Vídeo incrível!
Legalizar não significa incentivo ao consumo e sim controle do uso, sem criminalizar. A guerra às drogas fracassou.
@@Lilian-po2qp realmente, 100% dos brasileiros consumem álcool, já que é legalizado.
Na guerra às drogas, elas sempre vencem.
@@acabeideacabar sim, sempre!
@@CWFpresentes aproximadamente 26% da população do Brasil consome bebidas alcoólicas, ou seja, aproximadamente 56 milhões de pessoas, vc acha que é pouco? E só aumenta. As drogas são bem mais viciantes que álcool, e provavelmente o uso ia ser bem maior.
Maconha nao deixa a pessoa calma nao. Ela alimenta o estado de espirito que a pessoa esta no momento. Isso e THC (homonio estimulante)Com isso uma pessoa que tem o uso da maconha pode sim agredir uma pessoa. Alem disso estao promovendo com que a pessoa saia da realidade em que se habita dificultando cada vez mais encontrar seu ego proprio.
A diferença entre dados e argumentos racionais contra senso comum e histeria é gritante.
Opa, tudo bom amigo vi que vc utilizou da palavra "histeria" como forma de demonstrar algo negativo sobre o assunto denominado. Mas saiba que essa palavra vem de um contexto machista no qual mulheres dos séculos passados que se expressavam de maneira mais "forte" eram consideradas "histericas", sendo assim menosprezadas entende?
Fique tranquilo sei que de maneira alguma vc utilizou esse termo de forma pejorativa ou algo do tipo, mas acho interessante lhe informar este fato histórico.
Obrigado pela atenção 👍🏼
@@dmong5059 Opa! Entendo sim o que quis dizer, mas me referi a histeria coletiva, no sentido psicológico mesmo.
@@dmong5059 ... Sério ? Pega o significado de uma palavra de trocentos anos atrás e vem dá lição de moral? Mesmo tendo plena consciência q ela já foi traduzida e ressignificada com o tempo..... Q cretinice intelectual....
Pois é,concordo plenamente! Acho ótimo q o argumento é sempre o mesmo : "ah,mas eu conheço gente que teve sua vida destruída pela droga",ou coisa do tipo. Oras,mas isso aconteceu com a droga não sendo legalizada, não é mesmo? Então conclui-se q legalizando ou não,as pessoas vão continuar usando drogas. Por isso é uma questão de saúde pública. Com a legalização, o estado teria meios de controlar e amenizar riscos para usuários. Além de q a violência urbana íria diminuir consideravelmente,uma vez q a maior fonte de renda das facções provém do tráfico de drogas. É algo tão simples de entender,q somente quem tá muito afundado em tabus e senso comum não consegue enxergar q a única solução é a legalização e regulamentação de TODAS as drogas.
Seja qual for o posicionamento, é sempre muito bom e enriquecedor um debate com respeito, seriedade e sobriedade, com boas fontes de pesquisa e dados a serem confrontados.
Acompanho, através das redes sociais, o trabalho do Dr. Erik Torquato há um tempo e não esperava resultado diferente do apresentado nesse quadro. Discussão com educação e extremamente fundamentada em conhecimento, tanto literário quanto de causa. Somente educando as pessoas atingiremos uma sociedade mais justa e menos opressiva. Já passou da hora de derrubarmos todos esses preconceitos e discutirmos de fato uma mudança. Meus parabéns pela perseverança, Dr. Torquarto!
Essa senhora de boné é o tipo de pessoa que deixa o debate no raso por ignorância e medo de aprofundar o assunto e não saber de fato falar/debater sobre oq está defendendo.
Ela deu um show de ignorância, enquanto ele deu um show de conhecimento sobre o assunto.
Quando ela falou bandido bom é bandido morto eu já pensei, "essa é bolsominon"
@@danielandrade1543 ela não falou isso mano kkkkkk ela falou “bandido bom é bandido PRESO”
@@soujoaolucca ops kkkkkk mas no final também acho que tanto faz pra ela
@@danielandrade1543 Depois da comparação dele de traficante com estuprador, perdi essa sensação dela. E acho que ela saiu dessa conversa se questionando, ela não quis dar o braço a torcer, mas sinto que ela balançou nas convicções. O medo do desconhecido, a ignorância é a causa de muita violência se não toda violência.
o melhor é essa mulher de boné achando que o filho dela não tem a mínima noção de quem ou onde vende droga skskskskskkskssk
Sim Kkkkkjkk
Exatamente trabalhei em escola de elite onde os pais pensam que morar condomínio fechado livra eu posso dizer que não essa história meu filho fala tudo quem já foi adolescente sabem que não é tudo que é proibido gera curiosidade, só pensar onde morava o traficante de armas e drogas lá no rio ele não fica na favela a polícia só vai na favela
Eu estive mais próximo de pessoas que consumiam drogas e vendiam drogas, morando em condomínio do que quando morava no subúrbio.
Mal sabe ela, que só os playboys como o filho dela, tem acesso fácil a heroína kkkkkkkk
@@elizabetepereira3807 conheço um traficante de cocaina q mora dentro de um condominio fechado daqueles mais "populares" kkk, faz delivery e ate entrega pra alguns clientes no portão externo kkkk (clientes classe media/alta)
O problema das drogas tá aí e tem de ser repensado. Nada até agora resolveu. Só piorou.
O vídeo valeu a reflexão!
UAU! Aprendi demais com esse vídeo! Já era a favor da liberação da maconha, mas não havia pensado nas outras drogas. Questões como a reparação, que vi recentemente levantada por Sidarta Ribeiro, já tinha aberto meu horizonte. Mas essa discussão me fez ver que o horizonte é vasto e tenho muito que aprender. Adorei a discussão! Parabéns a todos os envolvidos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Que programa bacana ❤️
Debate genial, quando duas pessoas educadas discutem e se respeitam é outra coisa.
Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre.
Porém algo que me incomoda muito e o discurso das pessoas dizendo que com a proibição se sentem mais segura.
Vejam: hoje do jeito que está, está tudo liberado. Tudo depende de quem e onde usa. Passa na maquenzie sexta a noite.. tudo liberado..
Teu filho tem acesso a todas as drogas mesmo elas sendo proibidas..
O garoto tem razão: somos muito jovens em comparação com a Europa. Há muito que amadurecer. Inteligente ele.
"olha ali, o advogado do umdois"
Obrigado por mais esse show de sabedoria, soube argumentar muito bem com cada nicho.
Se tivéssemos mais advogados como você, focados em acabar com essa guerra, o mundo teria pelo menos 1% a mais de paz.
É verdade, sabia que eu já tinha visto ele em algum lugar.
Eu ando pensando muito nesse assunto e esse vídeo foi maravilhoso pra me ajudar a me firmar mais nesse assunto! Esse cara é 10.
Fico feliz em poder contribuir. Valeu!
@@erik.torquato parabéns!!! Você é fantástico expondo suas ideias. Extremamente bem embasado e cordial. Tomara que você seja chamado para mais debates como esse. Você lidou com perfeição com a moça de boné. Foi de uma didática e paciência sem igual!
Os dados não mentem. Tem que liberar sim! Descriminalizar e regulamentar
Ansiolíticos e antidepressivos são os medicamentos mais utilizados para evitar a sensação de fissura. Além deles, a depender da substância usada pelo paciente, há também opções de remédios que atuam contra convulsões e interferem nos mecanismos cerebrais relacionados à euforia e ao prazer.
O rapaz foi que mais debateu de forma adulta e realista. Temos muito que evoluir, principalmente em sistemas básicos, para poder legalizar as drogas, como ocorre em alguns países da Europa.
Excelente e necessária a abordagem. Parabéns aos envolvidos em especial ao Erik Torquato, pois não é fácil lidar com convicções que as pessoas nem sabe de onde vieram. Enfim, só com a regulação de todas as drogas é que poderemos deixar de gastar bilhões na guerra a elas e quem sabe com esses recursos promover melhorias sociais, como a polícia podendo dar mais atenção aos casos de violência doméstica ou até à apuração de casos de homicídios que cerca de 90% ficam sem qualquer resposta.
Valeu irmão!
Este vídeo apenas demonstrou que é preciso muito mais conhecimento e estudo aprofundado sobre o assunto (nos dois lados), visto que é extremamente problemático.
Super a favor da legalização das drogas e claro com regulamentação e com discussão,como o advogado disse a política proibicionista é a espinha dorsal do tráfico,temos que quebrá-la.
Rede Reforma representando no UA-cam!
Parabéns Dr Erik!
A pessoa quer menos drogas mas acha que elas vão simplesmente sumir com mais repressão, como se já não estivéssemos fazendo isso há décadas... É difícil entender que não tá dando certo?
Pois é, mas é q existem outros interesses envolvidos. É inevitável falar, por exemplo, da raiz racial por trás da guerra às drogas. A repressão é mais uma política de genocídio e encarceramento em massa do que uma tentativa de resolver o problema.
Sou a favor da legalização. As drogas atuais teriam parâmetros de uso, qualidade e controle. Não sou a favor dessa ideia de controle total; adultos esclarecidos devem ter o direito de usar drogas.
@@Lilian-po2qp Nessa sua visão, só usa drogas (lícitas ou ilícitas) quem tem alguma situação a resolver na vida ou é infeliz? Quer dizer então que todo o resto da população que não se encaixam aí não usam drogas, então. Tá certinha!
Pra q diabo? Só queria entender?
@@rdrgs.vinicius qual é a porcentagem da população BRASILEIRA que usa drogas?
Armas também
Se todas as drogas fossem legalizadas, certamente acabaria com o tráfico, seriam recolhido impostos assim como é com o álcool e o cigarro.
E os gastos com saúde pública?
Não iria não amiga e só ilusão.
@@Lilian-po2qp eu não falei com vc falei com a moça
@@Lilian-po2qp tchau
Iriam vir dos impostos arrecadados por ela..Na lei seca americana os caras se matavam pelo comércio ilegal das bebidas liberou acabou a matança.
Erik é um grande dentro do sistema de justiça. Orgulho viver no mesmo tempo que ele.
É claro que hoje o Dr Erik falou a verdade
Tem gente que ainda tá naquela fase de bebê que fica tentando no brinquedo encaixar a bola no quadrado. Achando que proibindo vai resolver. Até os EUA que tem a polícia mais preparada não conseguiu vencer a guerra às drogas, o Brasil vai conseguir? É mais fácil comprar crack que é proibido do que comprar antibiótico.
Os paises que tem esse assunto bem cuidado e fazem a legalizacao e a conscientizacao bem feita, tem bem.menos problema. Voce cuida do viciado, quando nao é criminoso :)
Muito bom cara!
Gostaria demais de assitir a mesma questão com outras figuras públicas pouco mais influentes e conhecidas em âmbito regional e nacional, seria sensacional ouvir essa trocação.
É isso... só não vê quem não quer...
A única questão é, a legalização colocaria limites teriam leis e apoios maiores. A pessoa que usa qualquer droga sabe dos malefícios (assim como do cigarro e álcool) causados independentemente de ser legal ou não. Eu acredito na legalização sim, a guerra às drogas fracassou completamente, como o Dr. disse "o que é proibido não tem controle". Quem quer usará de qualquer forma e há pessoas e pessoas. Sou usuária de muitas drogas mas não é por isso que sou viciada, sabe? Varia muito de pessoa para pessoa e da cabeça dela.
A legalização só colocaria regras e leis para as drogas, se descumpridas eu com certeza apoio a prisão.
Não estou aqui para descutir eu só acho que iria diminuir e muito a criminalidade , e sobre a saúde... quem se arrependesse seria tratado como uma pessoa normal com um problema e não ridicularizado, isso incluí saude física e mental
Tem meu respeito. Quando meu pai descobriu que eu fumava cannabis, ele falou que meus amigos me influenciaram…. Meus amigos nem fumam 🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Óia, a má influencia é tu né maconheira? Ksksksks, brincadeira mano, Tmj
Totalmente de acordo! Deve haver meios para as pessoas viciadas se tratarem.
Uma pessoa só vai usar drogas por vontade própria sem influência? Sério que ele disse isso? A psicologia comprova que desde a INFÂNCIA nosso padrão de comportamento e atitudes é derivado de experiências vividas e aprendidas. Como desenvolver uma criança com caráter moral se não tem ABIENTE para isso? Pais de família que trabalham para conseguir o pão de cada dia muitas vezes não conseguem dar a devida atenção aos seus filhos que aprendem mais com colegas e amigos. E se esses amigos são usuários, elas VÃO INFLUENCIAR no uso de drogas!
É so pensar no SUS, na educação, na questão da segurança publica, da fome principalmente, que será facil entender que legalizar e descriminalizar, passando o controle para o estado não vai mudar muita coisa, a merda vai continuar a feder ...cara, as pessoas negam a enxergar que a raiz de todo mal que afeta o Brasil está na política, nos gestores, mais objetivamente no ser humano.
Gostei do debate e concordo com a legalização. Tenho certeza que vai haver mais paz, menos guerra e mais justiça.
Concordo plenamente com o advogado! Acho engraçado q o argumento dos q se dizem contra é sempre o mesmo : "ah,mas eu conheço gente que teve sua vida destruída pela droga",ou coisa do tipo. Oras,mas isso aconteceu com a droga não sendo legalizada, não é mesmo? Então conclui-se q, legalizando ou não,as pessoas vão continuar usando drogas e destruindo suas vidas. Por isso é uma questão de saúde pública. Com a legalização, o estado teria meios de controlar e amenizar riscos para usuários,além de poder criar políticas públicas mais eficazes q atendessem o usuário com problemas. Uma sugestão seria q parte do dinheiro arrecadado com o uso da droga,fosse usado em tratamentos para a dependência química,por exemplo. Além de q a violência urbana iria diminuir consideravelmente,uma vez q a maior fonte de renda das facções provém do tráfico de drogas. É algo tão simples de entender,q somente quem tá muito afundado em tabus e senso comum não consegue enxergar q a única solução é a legalização e regulamentação de TODAS as drogas.
Mas o crack não é resultado da proibição? Ótimo vídeo! Esclarecedor. Tb sou antiproibicionista, a favor da legalização de todas as drogas.
Vc já viu as causas das drogas? O vício que ela trás só piora a humanidade.
@@temdetudo9840 Mas irmão
Ninguém vai te obrigar a usar!
Eu mesmo não usaria, mas sou a favor de legalizar!
A legalização é muito fácil quando você fala de classe média alta, pq estes tem condições de manter seus vícios e ou até os próprios pais pagam, mas isso não acontece na periferia, o jovem quando começa na maconha é alvo fácil para outros entorpecentes, a diferença é...como se manter? Quem vai pagar ae começam os famosos aviãozinhos, e todas aquelas situações q já conhecemos...a liberação não vai amenizar os problemas pelo contrário o estado não tem nem condições hoje do controle imagina na liberação?
Excelente debate! Dr Erik Torquato concordo em tudo.
Valeu!
O erro das pessoas é achar q estão em posição de ditar oq é bom ou ruim pro outro como " bem maior"
Quantos bons e sensatos argumentos. Triste essa menina que endeusa a maconha mas tem uma ideia reacionária em relação a outras drogas.
Hipocrisia q chama 😂
Concordo com algumas falas; porém ainda sou contra a legalização das drogas.
Quem utiliza drogas mais pesadas não faz somente pelo acesso a elas nas ruas, mas também pelo preço. Mesmo o governo regulamentando, ele não vai conseguir vender por um preço menor do que é vendido nas ruas. Como o advogado Erik explica, o ideal é criar uma regulamentação de acordo com cada droga. Nesse caso, a pessoa em situação de rua vai continuar procurando o comercio ilegal por ser mais barato e por não ter burocracia nenhuma pra comprar! Então qual o sentido? Você não diminuiu os dependentes, apenas legalizou para novos usuários. Agora, entendo que a atual guerra as drogas não esta indo pra lugar nenhum, pelo contrario. Por isso o debate é extremamente importante e necessário.
Com o governo regulando o mercado de drogas, eles seriam obrigados a vender por um preço menor, pois não seria mais o crime organizado que tomaria conta e sim pessoas como eu e você por exemplo, não ia mais existir comércio ilegal, pois elas seriam legalizadas, com elas legalizadas o preço delas cairiam drasticamente, por que você acha que em países desenvolvidos(EUA, Espanha, Holanda, Alemanha, Itália) as drogas são legalizadas? É por conta disso, diminuir a criminalidade, economizar dinheiro que poderia ser usado a outros fins, acolher essas pessoas na sociedade e cuidar delas, acabar com o mercado de narcotráfico, enfim, essa é a ideia da legalização das drogas
@@nathanduarte5920 O brasileiro pagaria impostos mas estes impostos iriam para politicos,então não faria diferença para o país.
Eu só tenho uma dúvida, o que aconteceria com quem foi preso por tráfico se/quando a legalização for feita? Porque tráfico é muito usado como "disfarce" para manter ladrão, assassino, estrupador e etc, na prisão.
Quem estivesse preso apenas por tráfico seria solto. Quem estivesse por outros permaneceria.
Que homem inteligente, estudado e com argumentos essenciais! A senhora de boné não tem argumentos.
Temos que aprender a ouvir e refletir!
Assunto mais do que necessário de ser debatido, as famílias precisam se informar esta é a melhor arma para proteção de seus filhos.
Arma não é proteção. Educação é proteção
O que eu fico pensando é: msm q seja legalizado, o trafico ainda não existiria? Pq p acessar de forma legal a pessoa teria que se expor, enquanto que comprando do trafico seria mais "sigiloso".
@Rafael GC entendo, mas acho que esse é o principal ponto considerando a guerra contra as drogas como maior problema para essa legalização.
A força do tráfico é a força da violência. Sem necessidade da violência, o mercado seria dominado por pessoas pacíficas. Um mercado de drogas legalizadas é muito parecido com as farmárcias.
Ótima argumentação Dr. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
papo importantissimo! obrigada! aprendi muito!
A ideia de hoje no ocidente em relação a drogas duras é leves é a mesma que o mundo árabe tem contra o álcool:)) mas eles não têm o problema de máfias a quase mandar no país a vender álcool como as máfias americanas do al capone tinham nos anos 20 nos USA
Eu queria entender o modelo de "legalização" que ele propõe. Achei o argumento do antibiótico inválido, já que o medicamento precisa de prescrição médica e as drogas pesadas não têm nenhuma recomendação.
O modelo é de acompanhamento, não de recomendação. A pessoa tem sua dose controlada, não indicada. Ela também compraria sem prescrição médica. Aliás, vale lembrar que vários remédios são drogas e venenos, a depender da dose. Ansiolíticos e remédios a base de opioids, por exemplo, são drogas de verdade (no sentido conhecido da palavra). Esse último, inclusive, vem da papoula e é a mesma base usada na heroína e você compra como prescrição médica. Ou seja, só tá ok se tem alguém ganhando dinheiro 🤷🏻♂️
Muito obrigada, aprendi muito com esse vídeo parabéns
Lindo esse rapazinho falando.
Concordo plenamente com o adv Erik.
Sua referência a regulamentação e controle do tabaco foi adequada.
Proibição de comerciais, informações no maço de cigarro entre outros é algo que mostra como regular ajuda a adestrar o consumo.
Apenas umas questão que foi levantadae gostaria de ressaltar... Estamos na guerra há décadas, pq cogitam eficácia imediata a legalização?
Proibicionistas e seus argumentos...
Grande Dr. Erik
Gostei muito dos argumentos do advogado. Me fez repensar várias coisas.
Me responda:
1. Fazendo a discriminação, a legalização, o controle acham que o trafico( que seria contrabando) irá acabar? Irá deixar de recrutar menores? Irá deixar de vender drogas nas esquinas?
2. Pra quem seria o benéfico a política de discriminação? O mais pobre irá poder te acesso a essa droga lícita ou ele vai no contrabandistas que venderá mais barato?
3. Como Irá fazer o controle de usuários sem atingir os direitos humanos, a lei penal?
1. A longo prazo, sem dúvida. Veja bem, a produção e comércio de drogas é muito parecida com a remédios. A diferença é que enquanto o ramo farmacêutico é legal e a dinâmica do seu mercado acaba premiando critérios comuns a outros mercados (qualidade, custo-benefício, distribuição, etc), o de drogas por ser ilegal beneficia quem está disposto a usar a violência para assegurar a possibilidade de venda. A qualidade das droga ilegais é muito ruim por causa disso.
2. Para todos. Para começar, muito do gasto em segurança pública é feito exclusivamente para coibir o mercado de drogas ao invés de crimes que lesam diretamente outras pessoas. A legalização também aumentaria a arredacação de dinheiro e geraria emprego e renda para quem quiser trabalhar no ramo. Nem preciso dizer que o Brasil está há 8 anos afundado em uma crise econômica e todo dinheiro é bem-vindo.
3. Pelo menos eu defendo que eles sejam tratados como alcoolátras são tratados - como pessoas responsáveis pelas próprias decisões. Se um bêbado mata alguém, vai pra cadeia sem distinção, em alguns casos é ate um agravante, que poderia também existir no caso de drogas atualmente ilícitas.
Legalização 👍enfraquece e acaba com o poder do crime!!!!
Não me convenci aqui. Faltaram perguntas ao Erik.
Se legalizar, como se quebra a espinha dorsal do tráfico?
O Estado passaria a vender uma droga de melhor qualidade, com impostos e mais cara?
A pessoas continuariam procurando a droga mais barata, no tráfico.
Quem quiser um contra ponto recomendo o documentário mais abrangente do Brasil Paralelo sobre o assunto, que mostra exemplos PRÁTICOS espalhados pelo mundo.
ótimas questões, esse vídeo foi mais uma conversa do que um debate, não vi em nenhum momento perguntas que colocasse ambas as partes contra a parede
O tráfico é bom em violência, não em produzir drogas. O custo do tráfico é muito mais alto do que qualquer um que poderia existir nos impostos. O consumidor hoje paga muito caro por um produto sem qualidade e o tráfico lucra muito por isso.
Brasil Paralelo? Que faz lobby para proibição porque recebe dinheiro de quem lucra com a proibição? Sério mesmo?
14:43 cara essa mulher foi cuidadosamente selecionada pra demonstrar a falácia de 99,9% dos Brasileiros KKKKKK
Não conseguiria debater com ele pq sou POLICIAL há 25 anos e penso exatamente igual a ele. DROGA NÃO É UM PROBLEMA POLICIAL!!!
Erik dando uma aulinha heheh
Legalização de drogas não é a SOLUÇÃO! Vamos discutir EDUCAÇÃO primeiro, quem tem acesso ao ESTUDO tem IDENTIDADE, autoconhecimento, independência, SEGURANÇA e tem liberdade para não ter ESCRAVO de uma droga ilusória. Quem tem saúde, não precisa de drogas. Quem tem problemas estruturados por traumas ou qualquer outra coisa, pode ter essa verdade distorcida e precisa de elementos químicos para continuar a viver. TE QUE SER TRATADO NA RAIZ: METANOIA (mudança de mente).
Corta para a playbozada que teve acesso a ótimas escolas e trabalha em empregos de destaque cheirando sua cocaína final de semana ou fumando sua maconha. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Excelente vídeo! Parabéns 👏👏👏
eu acho dificio hoje conseguir legalizar todas mais na geração do meu filho sim pq os jovem ver o problemas e querem resolver a geração mais antiga quer fingir que não existe ou não se meter e ficar no lado facil da historia , uma revolução demora anos e acredito que com o tempo e a educação avançando muda as mentes , ainda mais quando falamos de economia .
Ótimo vídeo, muito boa argumentação!
Muito interessante o debate. Mas acredito que o Brasil não esteja pronto para ele, além de ter outras urgências.
Fato!
Interessante a senhora de boné falando que não quer droga no mercado, quando na verdade a droga nunca saiu do mercado a única diferença é que é um mercado não legalizado e não monitorado por órgãos federais. Porém entendo que o medo e a falta de profundidade no assunto faz isso mesmo, também já pensei com ela mas infelizmente a única coisa que a proibição conseguiu ate agora foi aumentar ainda mais o trafico de drogas e consumo.
Pq esse cara não tá no Flow Podcast??
Gente, eu amei esse debate, muito necessário e esclarecedor, deveria ser uma hr de vídeo.
A solução é, ao fazer uma apreensão, não prender o/s transportador/es, mas liberá-lo/s assim que ele/s (o/os tranportador/es) consumirem tudo que foi apreendido.
Eu realmente nunca quis me aprofundar nesse assunto. Eu acho que realmente as drogas não deveriam ser legalizadas, mas sla, aqueles que se encontram em VICIO recebem punições tão severas, é tragico. Prefiro ficar calada
VC TEM SUAS PREOCUPAÇÕES, SUA VOZ DEVE SER OUVIDA
Mas vc tem a opção de se abster de comentar tbm
Dialética diametral. Perfeito.
Eu se fosse presidente iria legalizar tudo isso. Se nem Deus poibibe a gente das coisas quem sou eu pra proibir, temos livre arbítrio.
Ainda bem que vc não é presidente...
Não amigo, Deus não julga mas nos avalia não vou dar uma de cristão falso mas onde drogas ajudaram alguém, a não ser pra uso medicinal.
O brasileiro tem dificuldade de lidar com coisas simples na vida...educação, saúde tudo indo por água abaixo.
Quem é a favor da legalização deve passar um dia com aqueles viciados numa certa rua de São Paulo, na cracolandia
Se alguém souber me responder eu agradeço, mas um exemplo seria a legalização de crack e cocaína vai ter lugares legalizados para venda mas o custo seria muito mais caro por conter impostos e outros gastos que uma loja normal teria, na biqueira continuaria mais barato por não conter esses aspectos se a biqueira continuar vendendo vai continuar a guerra contra essas biqueiras.
Excelente colocação!
Mas imagina o quanto iria diminuír irmao! Tráfico não vai acabar nunca, até msm em países que e legalizado o uso da maconha recreativa, msm assim ocorre a venda vindo de traficantes ou do próprio Cultivador. E sendo controlado teria o padrão de qualidade etc...
Da mesma forma tem a venda de tabaco não permitido pela vigilância sanitária e se trata de exceção.
Eu gosto de pensar no exemplo da lei seca, quando proibiram o álcool existia o tráfico de álcool, eu pelo menos na minha experiência ate hoje não conheci ninguém que compre álcool do tráfico depois da legalização...
Bebidas alcoólicas e sua história é o maior exemplo.
O trabalho do doutor é de vanguarda.
Gratidão, tmj!
2:55 é o Menino Kant?
Só legalizar não vai resolver nada. Eu pergunto: O Brasil tem estrutura para a legalização total? Vai haver tratamento para aqueles que irão ficar totalmente viciados? Existirá controle sobre o uso? Traficante vai querer pagar impostos?
Droga, para além de um problema de segurança pública, também é um problema de saúde pública, e deixar o Estado resolver sozinho esses dois pilares vai ser um inferno.
O discurso que mais ouço daqueles que querem a legalização é apenas a resolução da violência, e a questão é muito mais complexa.
Se o álcool, que é legalizado, já causa um prejuízo absurdo, imaginem aí "pó", "pedra", "bola", "pico" e "erva" à torta e a direita?
Eu concordo: legalizar e cobrar impostos.
Gente, que vídeo necessário!
DR. ERIK é foda D+! Por mais Eriks no mundo!
Tem que legalizar o trabalho para menores e baixar a idade penal para 10 anos, e criar leis mais rígidas para traficantes e usuários como pena de morte, imaginem legalizar as drogas e acabar com a polícia, depois digam o que vai acontecer
10 anos é foda, mas 14 15 anos já daria
No Brasil, isso não daria certo nesse exato momento, pro fato ocorrer é necessário que a sociedade tenha saúde, educação, um nível bom de qualidade de vida.
A população do Brasil é de 200 milhões, A dinamarca adota uma política igual a do rapaz do vídeo, o governo lá tem clinicas pros caras usarem drogas(assim como é dito no vídeo )
porém esses países tem uma media de população de 400 mil habitantes
As legalizações da maconha abalam os pilares da guerra às drogas liderada por Washington e abrem espaços de ação para quem defende uma reforma. O que está ocorrendo em vários Estados dos EUA poderia desembocar em mudanças profundas que beneficiarão muita gente no mundo, incluindo milhões de latino-americanos
A PROIBIÇÃO NÃO FUNCIONA
Não existe nenhuma evidência para mostrar que a proibição esteja resolvendo o problema. A pergunta que devemos nos fazer é: Quais são os benefícios de criminalizar qualquer droga? Se após analisarmos todas as evidências disponíveis concluirmos que os males superam os benefícios, então temos de procurar uma política alternativa. A legalização não é a cura para tudo, mas nos permite encarar os problemas criados com o uso da droga e os problemas criados pela proibição. É chegada a hora de uma política pragmática e eficaz sobre drogas.
"Eu não quero droga no mercado". Moça, já estão...
Ótimo debate, não tem como vc discordar de um fato real, mais proibição são mais armas e mais mortes
que vídeo incrível! Grande Erik Torquato
Muito interessante esse vídeo, realmente aprendi bastante com ele e mudei um pouco meu pensamento.
Um dos melhores !!!
Na minha opinião tem que endurecer as penas contra traficantes, não consigo ver liberação como solução
Portugal se tornou referência mundial na regulamentação das drogas, e ela conseguiu diminuir a overdose da heroína e cocaína. A guerra contra o tráfico falhou e só gasta dinheiro público com uma dose grande de corrupção.
Legalize! Legalize! Legalize! Já cantava Bob Marley
As armas ?
Obrigado, me viciei , me ajuda agora
Na vdd um importante problema seria resolvido, os outros não vão aparecer prq liberou, eles são presente agora, então, um problema de cada vez...
Só assistindo esses vídeos que a gente ver o quanto o Brasil parou no tempo. Não há mais evolução, não há mais revolução. Só existe uma classe dominadora e as mãos de obra lutando para sobreviver. Tudo aqui está atrasado. Tudo!
Sou a favor. Vejo como solução a legalização.
Muiiiito esclarecedor!!!
a cerveja não é proibida e isso faz com que as pessoas bebam menos?
O cara está com 10kg de crack ou cocaína no meio do mato na pracinha, a policia chega e revista ele, encontra 1 pino, ela libera ele porque ele disse que é usuário. Olha ai a lei dando brecha.
Outro cenário, a policia pega o moleque com 10gr de maconha transitando, libera ele por ser usuário, mas não sabe que o moleque era aviãozinho, estava levando droga para o usuário, num leva e trás frenético o dia inteiro. Qual é?
Por isso que tem que legalizar.