A CULINÁRIA BRASILEIRA NA ESCRAVIDÃO
Вставка
- Опубліковано 18 січ 2025
- A escravidão deixou marcas indeléveis, em sua grande maioria negativas, na trajetória socioeconômica do Brasil. No que diz respeito ao legado cultural, porém, uma das heranças mais importantes da inserção dos negros na sociedade está na gastronomia.
Parabéns pelo vídeo!, uma verdadeira aula de história, os nossos antepassados sofreram muito para que hj tivéssemos tantos pratos tradicionais. Estive em Salvador em 2019, onde vivi dias incríveis conhecendo um pouco da nossa história, provando pratos como o acarajé etc...
Incrível explicação
Como esse povo sofreu e sofre,
injustiçados até os dias de hoje
😒😓😰😥😢😭
😢
Nossos antepassados, eu me emociono ao imaginar,suas vidas....as melhores comidas,foram eles q inventaram na base da exclusão
Escravo precisava se alimenta r se nao morria de fome.Com o que vc vai manter a economi a do pais matando a mao de obra de fome?
Nao existe melhores comidas todas sao iguais a do indio e do portugues tambem
Nao existe melhores comidas todas sao iguais a do indio e do portugues tambem
Eu estou vendo pela segunda vez , sou descendente, fico imaginando o quanto esse povo sofreu , aqui nessa Terra .sinto muito , sinto muito , fico emocionada da uma dor no coração.
Brasil florão da América ele não diz melhor comida , interprete melhor o conteúdo , ele estava falando da origem da nossa comida no Brasil e sim foi os escravos que trouxe é incorporou ,as outras culinárias a nossa .parem de deturparei as coisas .e querer criar outra história , todas as outras culinárias foi os negros que as criaram e incorporam .
Escravidão...uma vergonha eterna🦋
Melhor comentário
Tb acho , uma vergonha toda a escravidão. E o Brasil nao ficou fora disso , à pouco tivemos trabalho escravo aqui nas pessoas dos mais medicos . O governo brasileiro pagava 11 mil reais / mes por pessoa , sendo que só 2 mil iam para o escravo se alimentar , vestir e morar . O restante entrava numa rachadona entre o pt e o governo de cuba . Rachavam 9 mil do trabalho escravo cubano . Ontem , na nossa historia , os escravos eram comprados dos seus irmãos nas praias da costa africana e se pagava à vista . Hoje , se aluga a mão de obra escrava e " rola " uma rachadona pelo aluguel . Ainda bem q acabou .
Rachadona? O médico cubano que vai pra fora do país sabe que isso é lei, já que desde que nasceu tudo que precisou de saúde e educação foi gratuita e isso se mantém com esses recursos. Isso é uma saída pra esse país sobreviver com qualidade de vida em educação e saúde, já que o embargo comercial que os Estados Unidos impõe não permite que Cuba faça como todos os outros países.
@@edufelipex e os estudantes de escolas publicas do Brasil e de outros paises q se formaram tb em universidades publicas ( como eu ) e só usaram hospitais públicos ( como eu ) se quiser sair do Brasil e trabalhar lá fora , teria q dar quase todo o meu salario para o Brasil fazer rachadona com o pais q eu for trabalhar ? O Brasil não cobra quase todo o meu salario para " pagar" escolas publicas ( q eu usei ) e hospitais públicos ( q eu sempre usei . A sua vontade de abafar / desculpar o regime comunista / socialista cubano , chega a ser risível. Pq toda a população de Cuba nao pode usar barcos para pescar ? Porquê fogem !! Até carcaça de geladeira e boias são usadas para fugirem do paraiso comunista / socialista . Onde todos sao iguais na pobresa e só a cópula, digo , cupula ( q não tem um negro sequer , num pais de maioria negra ) sao ricos . Fidel genocida castro era um dos homens mais ricos do mundo . Pq cuba nao negocia mais com outros paises socialistas e comunistas ? A esquerda é imcompetente , não dá certo . É fome e miséria.
Vamos agradecer aos portugueses senão ainda estariamos comendo banana e mangas
Gratidão negros sofridos injustiçados!👏👏👏
Sobre a descoberta da cachaça, os portugueses já fabricavam o bagaço que é a "cachaça da uva" o que é uma herança romana do fabrico da grapa (grape em inglês = uva). O processo é muito parecido até hoje. Água ardente não porque arde na pele mas porque arde com fogo. O bagaço só é considerado de boa procedência se arder (incendiar). Até os dias de hoje, o bagaço é usado na culinária portuguesa principalmente pra assar as choriças.
Sensacional!!! Parabéns pelo vídeo !
Ótimo vídeo! Só que em alguns momentos a música ficou meio alta e se confundia com a sua voz. Ótimo conteúdo!
E a feijada veio de Portugal
@@brasilfloraodaamerica1860 l9
Vdd odiei o barulho
Amo Tudo que vem do Brasil Colônia.. África, Portugal e Nossos Nativos Indígenas... Parabéns... Música e Alimentação.
👏👏👏👏👏🤸💃🤸🏾🇦🇴🇧🇷🇵🇹
Orgulho do nosso povo.
Povo forte!
Sin
Vídeo maravilhoso muito bom aprender sobre a escravidão um povo que deixou uma cultura culinária maravilhosa.👏👏👏👏🇧🇷
ótimo vídeo. várias curiosidades.
vou fazer algumas dessas receitas aqui em casa.
Amo tanto meus irmãos de cor até hoje me emociono quando leio ou vejo vídeo falando da vida dos escravos quanta maldade meu Deus que fizeram com eles gratidão aos meus amados escravos por tudo que fizeram pelo Brasil só gratidão a eles.
Valéria. Não são nossos irmãos de cor! São pessoas como nós da raça negra. Ou o branco não tem cor!??
Assim como existe o branco, o índio, o amarelo, o negro tbem faz parte desta diversidade racial.
Salve nosso Brasil miscigenado.
Eu fiquei impressionada sem palavras ! Que viva os antepassados em espírito e verdade em memória ❤️☮️
Misericórdia dou graças a Deus não nascer nessa época muito descauso com a nossa raça..quero dizer vagabundo são esses povo que comprava escravos
A história da culinária brasileira e uma história que e de encher os olhos 👏👏👏
Pelo amor de Deus
@@eneidaclaudiajacintosantan6516 voce não 👎 gosta da culinária brasileira????😮
Excelente documentários!
Maravilhoso esse vídeo... Comidas gostosas as custas de tanto sofrimento dessas mulheres maravilhosas! Meu mais profundo Respeito e amor a vcs!
Q pena isso
Quem comia isso eram só os escravos da casa grande
Pois os escravos da lavoura ou do garimpo só comiam farinha seca com água
Se eles só comiam farinha com água, como eles conseguiam trabalhar tanto??
@@ricardolucio382 roubando comida
@@FranciveltonOAMORMEESCOLHEU kkkkkkkkkkkkk
Já lhe passou pela cabeça que se um escravo roubasse seria pena de morte?
Haja escravo viu😱😱😱
@@ricardolucio382 Quem iria sentir falta de algumas gramas arroz e feijão no depósito se naquela época as balanças não tinham precisão nenhuma?
Qualquer coisa era pena de morte, até quando o escravo (homem ou mulher) se recusava a chupar o pau do dono).
O medo da morte era a única coisa que sustentava a escravidão. Pois nunca existiu escravo, o que existiu foram pessoas que se deixava escravizar por medo da morte.
VC pode ter exacerbado, mas claro q toda diversidade de alimento pros escravos de trabalho mais bruto não existia, comiam variados tipos de farinha, de milho ou de mandioca. Trigo eram muito caro, devido ao clima pra cultivo. O uso do leite bem depois, veio quando usado na produção de laticínios, os escravos desviavam algumas poucas quantidades, porém sob suspeita dos senhores, criou-se o mito do leite com manga.
Ótimo conteúdo amo histórias antigas principalmente da escravidão
Lindo conteúdo hoje aprendi muita coisa aqui.Assim aprimorando meu conhecimento sobre nossos irmãos.Povo sofrido a quem devemos muito .E sinto vergonha de até hoje existir está diferença entre nós porque somos todos filhos de um só Deus.Gratidao por tudo meus irmãos.❤️💋
E verdade
Vois mices tao de parabens mostrar a historia dos negros escravos povo guerreiro que lutaram por suas liberdade
tao guerreiro que eram escravizados na propria África por tribos rivais. A escravidao era cultural.. o proprio zumbi tinha escravos.
@@latatw5722 discordo totalmente... a exploracao deu-se exclusivamente por motivos economicos. Nao por ódio nem por raça e muito menos por desprezo.
A escravidao estava extinta na europa desde o século X.. mas graças aos imbecis dos portugueses foi resgatada no século XVI.
E quem lutou pelo fim da escravidão foram os brancos insatisfeitos com os maus tratos aos escravos.
É simplesmente o vídeo mais lindo que já vi na minha vida ❣️ é interessante até as mil formas de nós afro brasileiro prepararmos um simples ovo.
Acredito que o livro Casa-Grande & Senzala - Gilberto Freyre tenha sido uma das fontes, uma vez que o livro trata desses termos luso eróticos trazidos para a culinária brasileira
Tenho registros em documentos da minha família que os escravos eram tremendamente bem tratados. Alguns eram muito considerados, como membros da família. Entre 50-60 anos eram alforriados, e ganhavam liberdade. Todos, sem exceção, se mantinham morando na fazenda, onde comiam e bebiam à vontade e tinham total liberdade. Existiam sim os senhores maldosos, mas eram minoria.
exatamente. Para alem disso os escravos da cidade desempenhavam servicos ao lado de brancos fazendo os mesmos trabalhos. A escravidao, assim como a servidao eram encaradas na época como relacoes de trabalho.
🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Poxa eu queria muito ver esses registros... lamento muito por não ter documentos registrados dos escravos
Parabéns pelo vídeo. Me chamo Rodrigo Ferreira sou da cidade de Santo Amaro da Imperatriz, SC. Inicie uma pesquisa gastronômica com objetivo de conhecer a origem da nossa gastronomia e o que cada povo contribuiu na criação. Pergunto qual o embasamento cientifico da sua pesquisa? Qual a fonte? Obrigado
E musica incomodou muito😖
NÃO deu para entender 😓
Maravilhoso vídeo muito bom aprender sobre os escravos.👏👏👏👏🇧🇷
Sou portuguesa com origem africana, há coisas que estão mal contadas .
A paella por exemplo, é de Espanha.
Na Espanha também tinha escravos
PASSA SEU CONHECIMENTO PRA NOS OBRIGADA
E a feijoada é de origem francesa. Não vamos esquecer também que as "sinhás" ensinavam tbm a cozinhar a maneira delas e ambas tanto sinhá como escrava acabaram por modificar algumas receitas, adaptando-as de acordo com o que era plantado ou importado para o país.
Tem outras coisas mal contadas também...
Você acha que é só isso?
Há um monte de equívocos nesse documentários. Entre eles o fato de superestimar o negro como o fundador da culinária brasileira como se o colono não soubesse cozinhar.
Parabéns pelo vídeo
Linda historia
A música atrapalha a gente escutar. Que pena!
To amando seu conteúdo
Excelente vídeo! Muito explicativo !
Que aula!👏👏👏👏
Belo trabalho. Gostei muito.Poderia citar fontes, autores, referências também de sua pesquisa?
Sandro Costa também quero saber
Tantos pratos deliciosos.😋😋 que os escravos faziam e deixaram a cozinha brasileira mais rica.☺️🇧🇷
Meu coração. Doi só de pensar. Nas.minhas.. raízes. Passaram....
Por isso...
Amei esse documentário. Parabéns.
Fantástico vídeo. Parabéns!
Que lindo documentário! 👏👏👏
show
MUITO BOM PARABÉNS !!
Quando os portugueses viera m para Brasil tambem trouxer am sua culinaria,receitas de bolos,doces e licores.A culina ria indigena tambem e forte.
Eles só não trouxeram vontade de trabalhar, só escravizavam.
@@alessandralima9713 A mão de obra escrava ,era algo comum na época,todos adotaram o mesmo sistema.
Hoje em dia existe muito trabalho escravo só que é colocado en nómina.....
Muito bom! Grato pelas informações. Áudio um pouco baixo.
Muito lindo, todos deveriam serem gratos
Olá, Luiz Kadh. Excelente vídeo. Anotei algumas informações porque preciso incluir em um Artigo de conclusão de curso de Gastronomia, em Aracaju/Sergipe. Na primeira edição deste meu comentário, pedi-lhe que enviasse para meu e-mail (que tirei neste comentário), a(s) fonte(s), ou algumas delas, para que eu possa incluir nas referências. Verifiquei, algumas vezes, na parte de Spam, considerando a possibilidade dos administradores do Google para lá enviassem. Porém, até então, nada recebi. O senhor pode me atender desta vez, em resposta a este comentário?
Sou bisneto de africano! E da Bahia vim pra SP e tenho que expulsa as visitas parentes. eles vem com a desculpa e que o tempero da minha mãe não existe aqui e só o trás a boca livre aí fica difícil.
Muito boa a reportagem, parabéns
Amo essas comidas os escravos eram mestres na culinária pena que não eram reconhecido pelos patrãos
Parabéns! Quais as referências para o vídeo?
Existe alguns erros no vídeo. Alguns pratos não foram inventados pelos escravos.
Tipo a feijoada que é um prato portugues
@@natanbarbosa2102 EM PORTUGAL NÃO HAVIA FEIJÃO PRETO. NEM ERA HÁBITO CARNE E- MIÚDOS DE PORCO COZIDOS. O SEJA, FORAM CRIADOS NO BRASIL, NA SENZALA .
@@denisebueno1822 pesquisa depois vem falar aqui
@@denisebueno1822 e desde quando feijoada tem miudos? e onde surgiu a feijoada? nas lavouras? nao. Porto de vitoria, salvador e rj.. ingredientes da feijoada: carnes salgadas, defumadas e embutidos secos. Arroz, feijao farinha e laranja !! excelente contra escorbuto... curiosamente ingredientes que duram longas viagens.... tire as suas conclusoes.
O vídeo está muito bom e a música também
Linda homenagem aos nossos antepassados, fiquei emocionado. Muito obrigado.
Excelente vídeo, parabéns
quais as fontes e referências? parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo
Boas informações de nossos antepassados africanos.
gostaria de saber as fontes consultadas ! parabens pela pesquisa
+lelobam2 ué livros consultados, ou o autor do video tirou tudo da sua própria cabeça e observação ??!!!
Gabriela Calda
fonte: a imaginacao.. Por pouco nao afirmou que os escravos inventaram o sushi o sashimi e a pizza 4 queijos.
@@tsaotse6987 então foi Ásia que encantou o mocotó,feijoada, acarajé calulu etc nós comemos comidas de força física da boa pele,boa tesão e força capoeira 🤸🏾🇦🇴🇧🇷🇵🇹 consistência total
Sushi e pizza é comida relaxe comes passando duas horas tens fome
Muito bom saber sobre nos culinária que foram transformadas por escravos com restos de sobras e por alguns alimentos ja usados no dia -a-dia entendi o conhecimento a música muito legal para mostra como eram alegres os ritmos e por trazer também sobre rituais que eram feitos com comidas e bebidas 😊
Estou fazendo um Trabalho Na escola Sobre A culinaria Brasileira!
Eu também
Legal
Eu também
Não é culinária de afrodescendente
Amo angu. Me trás memórias de infância. Não sabia que era comida de escravizados.
Que culinária rica esse povo lindo deixou para os brasileiros.deu tanto de si . merece todo meu respeito e agradecimento.🙏
pois é, mas toda esta maldade e sofrimento nos trouxe a música, a culinária, a dança, a capoeira, o samba e a miscigenação racial que nos deu lindas misturas e uma força interior indestrutível!
Esse é o pensamento romântico da história, mas pesquise sobre como se deu a nossa miscigenação racial...
@@sankoffa eu sou branco mas tenho sangue de negro, meu pai era negro e minha mãe branca! vc é só mais um idiota útil desta esquerda criminosa!
@@solano130 esta respondido... vc é só mais um negacionista e ignorante!!!!
@@sankoffa idiota útil!! chorão! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@solano130 Chorão, eu?? Nem me conhece, babaca racista!!! Vai estudar, mané de internet!!! Não conhece nem a porra da história do nosso povo e fica aí pagando de "não racista", só pq tem "sangue negro".
os ingredientes da feijoada já entregam quem criou e para que... todas as carnes sao salgadas, defumadas ou embutidos secos. Mais feijao, arroz, e farinha.. alem da laranja ( contra escorbuto) .. logo estes ingredientes que nao precisam de conservacao eram comida de bordo das navegacoes. E para afirmar isso, onde surge a feijoada? nas lavouras? nao. nos portos de salvador, vitoria e Rio de janeiro.
excelente observacao.. Aqui o problema é de narrativa. Ninguem quer saber o que dizem historiadores serios como Camara Cascudo o que importa é o discurso vazio e o proselitismo politico de Gilberto Freyre.
Um dos vídeos mais interessantes q já vi
Muito legal
Amei!!!!!💓💓💓💓👍👍👍👏👏👏😘😘😘
MUITO BOM...ÓTIMO.....
Fico sem entender como tem pessoas que não gosta da disciplina de história.
Nossa. Que excelente vídeo.
Parabéns por esse documentário, gostei muito, a riqueza da comida ea força ritualística, a herança que um povo que sofreu tanto deixou hj pra nós, salve as raizes africanas🙏🙏🙏
Não acho que o “proprietário” de um escravo iria envenena-lo, é sabido o valor de cada um deles! Um desserviço essa informação.
Paulo Cymbaum Paulo, vc não entendeu minha resposta, leia novamente.
O que eu estou dizendo é: O valor de um escravo naquela época era muito alto, chegava a se equiparar a uma pequena propriedade. Pois bem, se você fosse proprietário desse escravo, você iria envenena-lo?
@@emiliakeikocassiano7243 é muito complexo afirmar isso ou aquilo. Podemos trabalhar tbm com a hipótese q os escravos envenenados poderia ser velho ja, sem vigor físico pra produzir e tal. Daí poderia sim ser sacrificados para "da vida" a esse mito. Sem contar q muito escravos apesar de serem considero muito caros, apanhavam até a morte, para servir de exemplo aos outros q tivesse tramando algo, tipo rebelião, fuga, produção baixa no campo e tal.
@@fernandoconceicao4975 assistiu muita tv.. a escravidao, assim como a servidao eram formas de relacao de trabalho. Sem essa relacao, um escravo nao poderia imaginar outra forma de sobreviver. Triste momento historico em que os portugueses resgataram esta crueldade humana, que ja havia sido extinta desde o seculo x na europa.
@@tsaotse6987 não preciso assistir tv pra enxergar o óbvio. Talvez essa relação fosse natural no escravo nascido dentro da escravidão e não tão aceita nos homens livres q foram pego para serem escravo.
@@fernandoconceicao4975 a cultura da escravidao era africana. No ocidente, a escravidao ja estava extinta desde o seculo X.
amo feijoada e azeite de dendê
Este video esta cheio de lendas.. esses doces a base de ovos sao todos portugueses.. os africanos contribuiram muito para a cultura brasileira, mas definitivamente em nada na culinaria pois eram originalmente cacadores coletores, nao conheciam o trigo. Mao conheciam o milho, nem a batata... vegetais das américas. A banana, assim como a manga sao originarias da Ásia .. nao conheciam. Tambem nao conheciam o leite de vaca nem açucar. Basicamente viviam da caça e da pesca. Nem a roda eles conheciam...
Vais dizer que até o acarajé e o vatapá são de Portugal?
@@zaqueusantos767 oha, na áfrica subsaariana nao havia milho, nem leite, nem trigo, nem castanha de caju... se o prato contiver estes ingredientes, seriam adaptacoes. Aguns pratos como o cuzcuz vem da africa do norte, marrocos.. e definitivamente os africanos que vieram para o brasil nao sao desta regiao
amigo sou angolano e noto e fico admirado com a sua ignorancia. nunca vi tanta ignorancia de sua parte.voce diz k os africanos nao trouxeram nada para culinaria brasileira. sou uma pessoa ignorante k nao conhece nada da historia de africa e do brasil e k diz tais disparates. milhares de pratos k existem e com nomes bantus . e so pesquisares, nunca pensei ouvir tamanha ignorancia,os africanos nao conheciam a manga a banana , o leite de vaca, nem o açuçar. os africanos vivam da caça e pesca.primeiro os povos bantus sao agricultores e criadores de gado.os povos k vieram para o brasil sao bantus. voce nao conhece nada de africa e es ignorante. aconselho a pesquisar sobre a culinaria afrobrasileira e a estudar mas
@@luandolunda7825 para alem disso , desconheco qualquer prato bantu na culinaria brasileira.. ja que é o rei da sabedoria, por que nao diz?
Eis a verdade! Esse vídeo possui nuances marxistas
Ótimo, muito didático! 👏🏾
Muito bom este trabalho. Recuperando a nossa cultura. Fantástico mesmo.
Até a parte da cana, esta perfeito mas históligicamente falando sobre as comidas de oxisá existe uma incoerência grande.
como graduado em gastronomia e eterno estudante de gastronomia e história eu achei que o vídeo tem muita ficção- um possível vídeo que pode se enquadrar nas fakenews!!!
concordo, faltou no video dizer que a pizza e o sashimi sao de origem africana.
Essa resposta é só uma confirmação de como é construído os argumentos e da seriedade do vídeo. 😃
amo minha crença, meu povo, nossa ancestralidade obrigada
essa música de fundo é perturbadora
Oi, preciso acessar seu vídeo sobre Arthur Bispo do Rosário. Por favor!! É para minha tese de bacharelado.
Aparece como conteúdo bloqueado no meu país :(
Tem momento que a música fica ,muito alta é dificulta ,o comentário, mas gostei muito da origem das comidas,eu amo todas essas dietas, principalmente o quiabo.
Comidas deliciosas que eles deixaram.😋😋😋👏👏👏👏
A música de fundo confundiu um pouco,Mas o conteúdo e excelente!!!
Ola boa noite, gostaria se possivel for as fontes de seu trabalho , gostaria de utiliza-lo se assim me permitir no meu plano de aula , grata desde já por sua contribuição , fico no aguardo do retorno !
As homenagens foram pra pessoas erradas... porque foi os negros que fizeram essas comidas maravilha que temos hj respeito muito esses seres humanos maravilhosos👏👏👏
Feijoada foi criação dos europeus não dos negros.
@@david_contente Mas a "Feijoada brasileira" é que foi inventada pelos negros.
@@zaqueusantos767 não, feijoada foi trazida ao Brasil pelos portugueses. O que os negros influenciaram foi no tempero da feijoada, mas a feijoada brasileira em si não foi criada pelos escravos.
@@david_contenteA feijoada brasileira é uma adaptação da europeia que era feita com feijão branco e carnes mais nobres.A brasileira que é uma adaptação é feita com feijão preto e carnes menos nobres, mas mesmo assim é mais saborosa.
para este video ficar mais mentiroso só faltou dizer que o sushi e a pizza foram inventados pelos escravos,..
Vídeo bom mas triste ao mesmo tempo povo negro que sofreram muitas injustiças .😔😢🙏
Parabéns pelo vídeo. Mas convido o pesquisador a conhecer a culinária paraense. Culinária, originalmente brasileira, ou seja dos índios, os primeiros habitantes do nosso Brasil. Comidas exóticas, feitas com ervas típicamente da Amazônia.
Os índios queriam comer o ouro? Porq não sabiam e as comidas eram fracas nos sabemos disso 🤔as comidas fortes 🤔 feijoada, mocotó,etc Áfricaaaa escravos fortes e com muita copeira na pés 🤸🤸🏾🇦🇴🇧🇷
Adorei. Poderia me indicar a fonte de pesquisa deste vídeo?
Antepassados deve mostrar a nossas culturas e preservar nossas raízes
A melhor aula de história do Brasil que tive!
Amei o vídeo
Conteúdo enriquecedor mas a música de fundo poderia ser em um volume menor ou nem existir.
Muita riqueza! Os negros são obra prima divina. Parabéns aos negros, os nossos ancestrais. Adoro tudo isso. Minha e nossas raízes.😍😍😍👏👏👏👏❣❣❣
Muito interessante 😍👏🏻😱
Interresante..
Quais as fontes?...🤔
Cadê as fontes ?
amei me ajudou muito
Parei de ver qdo percebi q haveria música no video inteiro. Isso é muito irritante