Joguei no Guapira alguns anos antes da passagem do Falcão por lá (sou 13 anos mais velho), mas no campo. Vejo ele citar a habilidade que nasce com a pessoa e digo que, se fosse começar hoje no campo, com certeza não se criaria jogando o que ele joga. O fator habilidade restringia o futebol a poucos, justamente os que nasciam com ela. Hoje em dia, quando um garoto é habilidoso os treinadores, desde as escolinhas providenciam para que o garoto "esqueça" essa qualidade. O filho de um amigo entrou para uma escolinha de futebol e num jogo treino deu dois dribles, imediatamente o treinador parou o jogo, chamou ele e disse: Aqui você não vai driblar ninguém, é recebe e toca, recebe e toca e é isso que vemos os times fazendo hoje, o tempo inteiro. Ontem, na entrevista do Rogério Ceni após o jogo contra a Católica no Morumbi, quando ele comentou sobre o jogador Rodriguinho (que mostrou habilidade) disse: Para jogar no profissional vai ter que jogar diferente e vai ter que marcar. Os treinadores de hoje não lidam com o que eles não controlam. Falcão fazia por que, se o treinador dissesse para ele não fazer, ele mandava o cara buscar a bola na rede.
Hj em dia no futebol só o drible não resolve, hj em dia o rapaz não pode depender só de drible, eles vão ter que voltar para marcar, aprender a não segurar muito a bola, aprender a hora certa de tocar ou driblar, hj em dia os zagueiros e laterais por exemplo estão cada vez mais rápidos e fortes, é muito difícil você pedir para qualquer jogador falar só pra ficar indo para cima porque muito provavelmente ele só vai perder a bola na maioria das vezes e municiar o contra-ataque do time adversário. Do mesmo jeito que um treinador tem que tirar o melhor dos seus jogadores então n faz sentido um jogador ser extremamente bom em drible e você não utilizar ele para algo assim. Um grande exemplo disso foi o Vini.Jr que foi potencializado por conta do Ancelotti.
@@lucksalves4976 O futebol brasileiro até meados dos anos 90, não era respeitado no mundo todo, era temido, justamente pela habilidade dos seus jogadores. Você fala de zagueiros e laterais fortes, recupere imagens do Denner da Portuguesa, Denilson do SPFC, Sócrates do Corinthians, Robinho do santos, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Müller, Pita, Dicá, sem falar nos antigos mesmo, tipo Rivellino, Pedro Rocha, Ademir da Guia, Zico, Falcão entre tantos outros. Esses caras cansaram de deixar os zagueiros e laterais "perebas" sentados em campo. Quando esses caras pegavam na bola os defensores não tinham a menor ideia do que eles iam fazer. Futebol era um esporte que, ou o garoto nasceu para aquilo ou ia para a arquibancada aplaudir. Os jogadores das seleções que eram sorteadas nas chaves do Brasil em uma copa do mundo já perdiam o sono no dia do sorteio. Ocorre que, o futebol europeu percebeu que desse jeito nunca superariam o Brasil no futebol e aplicaram um golpe que, infelizmente os brasileiros caíram. Começaram a levar daqui os grandes craques e chegando lá fizeram com que os nossos aprendessem o "futebol" de cintura dura deles e esquecesse o futebol habilidoso nosso, assim, o jogador brasileiro não jogava bem o futebol europeu e perdia o jeito brasileiro de jogar virando presa fácil. Vindo mais perto, veja como jogava o Neymar no Santos e como obrigaram ele a jogar no Barcelona, como o Lucas Moura jogava no SPFC e como passou a jogar no PSG. A verdade é: Hoje em dia, qualquer garoto que tenha senso de direção e cognição suficiente para ligar um ponto a outro no espaço de 5 metros, nessas escolinhas de futebol consegue ser jogador de futebol (os garotos são proibidos de driblar nessas escolas). Não é a toa que estamos a 4 meses de uma copa do mundo e nem a imprensa fala no assunto. O futebol perdeu a magia.
@@rmarianir Bom, temos q entender o contexto, o futebol nos anos 90 são diferentes do de agora, por exemplo as linhas eram mais espaçadas, os jogadores em si não tinham que voltar para marcar e etc, então era um cenário que claramente os jogadores habilidosos se destacariam e era feito para isso acontecer, e com o passar dos anos principalmente em meados de 2010 para frente os treinadores perceberam que não podiam deixar esse buraco então as linhas foram cada vez mais se aproximando, por exemplo hj em dia se vc ver um jogo dos anos 90 para um jogo de hoje em dia é uma discrepância enorme, hj em dia como diminuiu muito o espaço o jogador tem que serem mais rápido com o que vai fazer com a bola, os meios campistas praticamente tem q voltar perto dos zagueiros para receber a bola para poder virar q já n tem esse espaço. E em quesito do Brasil nós evoluímos muito nesse quesito de 2019 para frente, eu esses dias fui assisti a final da copa do Brasil de 2015 e se parecia outro esporte pela tanto de espaços que tinham q hj em dia graças a Deus estão melhorando isso.
@@rmarianir Concordo com você nesse lance de evolução defensiva, principalmente entre os laterais e zagueiros, hoje é praticamente impossível um jogador q é apenas habilidoso jogar, é só ver exemplos de jogadores extremamente habilidosos q cumprem várias funções táticas dentro de campo, exemplo: Salah, Vini Jr, Mahrez... Esses caras além de ter por características principais o drible e a velocidade eles marcam demais. e o ponto do espaço entre linhas q hj em dia já não existe mais, é só ver oq Messi fazia entre 2009 e 2015, ele simplesmente pegava a bola no meio de campo e por ser extremamente habilidoso e veloz só parava dentro do gol, tanto é que hoje nenhum time do mundo joga sem 2 volantes fechando aquele espaço, pois se sobrar qualquer espaço naquela zona do campo é fim de papo. então a evolução tática e individual do futebol é muito visível, não adiantar ser apenas habilidoso, tem q ser multi tarefas, ou vcs acham q os jogadores desaprenderam a driblar de uma hora pra outra sem explicação alguma? na minha visão os jogadores hj nem tem espaço pra fazer e os seus marcadores tbm evoluíram muito
Manoel Tobias, esse jogava muito, vi a seleção jogar no Sul-americano na quadra do Tio Sam em Niterói meio q sem querer e foi absurdo. Era baile atrás de baile, uma das coisas mais belas que vi.
ele falou que habilidade é um dom cara, ce tu é pereba, segundo ele tu não se destaca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se o qualquer praticante não tiver habilidade natural ele não se destaca segundo o rei do futsal, tranquilo ent
Esse negócio da habilidade é um dom eu não entendo direito antigamente quando eu jogava na rua tinha um mlk lá que não era bom jogando mais dps que ele começou a treinar, o mlk hj em dia dribla qualquer um ele tem uma certa facilidade que antigamente ele não tinha , uns dribles diferenciados que quando olham para ele jogando nem parece a mesma pessoa de antigamente
Real, no interior o futsal é bem popular mesmo, na minha cidade o campeonato da cidade é como se fosse um evento e quase todo mundo da cidade vai ver os jogos...
Joguei muito tempo futsal na infância e adolescência. Mano, quando a quadra era pequena, eu não conseguia jogar direito. Por causa que futsal vc tem que ser muito rápido, e com a quadra pequena, pra mim era horrível. Eu não era ruim não, conseguia fazer gols, da passe, mas pra mim era muito difícil sair com a bola pra driblar. Mas aqui na minha cidade tem um ginásio que a quadra é madeira e é grande… nessa quadra eu era foda. Quando eu ia pra lá, eu jogava dms, fui até chamado pra jogar pelo colégio e disputar contra os outros colégios da cidade. Que aqui na minha cidade se chama JEPA
Como um esporte se torna olímpico A Carta Olímpica diz que, para virar atividade olímpica, um esporte precisa ser praticado por homens em pelo menos 75 países em quatro continentes e por mulheres em pelo menos 40 países em três continentes.
@@David-bo9gc Cara impossível. Neymar, mesmo muitos não aceitando, é top 5 Brasil e top 15 melhor da história, mas contra Messi e Cristiano Ronaldo é impossível ele ganhar 3, uma até poderia mas ninguém da história se tivesse jogado contra esses dois não teriam bola de ouro igual Neymar.
por isso nunca gostei do falcão, pra se destacar nunca precisou de habilidade natural, acho que prosperidade ta começando a virar piada na cabeça das pessoas, não adianta de nada ser habilidoso e não treinar, já e confirmado varias vezes O TALENTO É ALGO QUE VOCE NASCE, a habilidade voce consegue treinando, nunca que habilidade é pessoas com dom que treinam, se ele quiser ter esse pensamento é opinião dele, mas eu sempre vou ter essa filosofia de vida independente da pessoa que me fale, treinar sempre é melhor que o talento,(talento importa, mas não é o principal), sempre, sempre e sempre, eu não taria aqui hoje se eu seguisse essa linha de raciocinio, eu não conseguia nem fazer 0 embaixadinha(eu não levantava a bola), hoje faço quantas quiser, antes era uma piada eu marcar gol e assim ficou por 1 ano, hoje to melhor que a maioria da galera da rua onde eu morava, eu sempre fui burro, nunca entendia nada direito na escola, por isso sempre bagunçava porque eu não entendia nada na aula e queria arranjar algo pra fazer, estudei e to quase alcançando notas boas, falcão deu a dica dele "habilidade é o talento que tem que ser treinado", e eu dou a minha, habilidade é a paixão pelo esporte, se voce gosta doque faz não vai desistir tão facil, ficar com a bola no pé o dia inteiro vai te fazer ter um dominio completo de bola, e eu sou prova disso, eu não tenho nada com o falcão(apesar de não gostar dele), mas ouvir de um cara tão influente que habilidade é talento mano, isso realmente me revoltou, mas cada um com sua opinião, cada um com sua arma fazer oque.
O vôlei só teve relevância porque Luciano do vale enxergou o que valia. Hj a Globo tomou e ESCONDE no canal pago, o que é um GRANDE DESSERVIÇO! por isso odeio a globo
Sucesso, Futsal infelizmente nao dava pra mim... Ate cheguei fazer um Teste... Campo era melhor pra mim, mais espaço. Mais nunca corri atras pra tenta ser Profissional me Arrependo ate hj... Concerteza seria o melhor Atacante do Mundo... ^^,
Exemplo de jogador e inteligência. Falcao o maior do Futsal.
O falcão é gênio. O que esse cara representa pro futsal não tem como explicar.
Falcão fazia coisa em campo que até a física duvidava. O cara foi um gênio do futsal.
o falcão é tão foda no que faz, que eu que nem vejo sobre futebol, conheço ele e admiro
Joguei no Guapira alguns anos antes da passagem do Falcão por lá (sou 13 anos mais velho), mas no campo. Vejo ele citar a habilidade que nasce com a pessoa e digo que, se fosse começar hoje no campo, com certeza não se criaria jogando o que ele joga. O fator habilidade restringia o futebol a poucos, justamente os que nasciam com ela. Hoje em dia, quando um garoto é habilidoso os treinadores, desde as escolinhas providenciam para que o garoto "esqueça" essa qualidade. O filho de um amigo entrou para uma escolinha de futebol e num jogo treino deu dois dribles, imediatamente o treinador parou o jogo, chamou ele e disse: Aqui você não vai driblar ninguém, é recebe e toca, recebe e toca e é isso que vemos os times fazendo hoje, o tempo inteiro. Ontem, na entrevista do Rogério Ceni após o jogo contra a Católica no Morumbi, quando ele comentou sobre o jogador Rodriguinho (que mostrou habilidade) disse: Para jogar no profissional vai ter que jogar diferente e vai ter que marcar. Os treinadores de hoje não lidam com o que eles não controlam. Falcão fazia por que, se o treinador dissesse para ele não fazer, ele mandava o cara buscar a bola na rede.
Hj em dia no futebol só o drible não resolve, hj em dia o rapaz não pode depender só de drible, eles vão ter que voltar para marcar, aprender a não segurar muito a bola, aprender a hora certa de tocar ou driblar, hj em dia os zagueiros e laterais por exemplo estão cada vez mais rápidos e fortes, é muito difícil você pedir para qualquer jogador falar só pra ficar indo para cima porque muito provavelmente ele só vai perder a bola na maioria das vezes e municiar o contra-ataque do time adversário. Do mesmo jeito que um treinador tem que tirar o melhor dos seus jogadores então n faz sentido um jogador ser extremamente bom em drible e você não utilizar ele para algo assim. Um grande exemplo disso foi o Vini.Jr que foi potencializado por conta do Ancelotti.
@@lucksalves4976 O futebol brasileiro até meados dos anos 90, não era respeitado no mundo todo, era temido, justamente pela habilidade dos seus jogadores. Você fala de zagueiros e laterais fortes, recupere imagens do Denner da Portuguesa, Denilson do SPFC, Sócrates do Corinthians, Robinho do santos, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Müller, Pita, Dicá, sem falar nos antigos mesmo, tipo Rivellino, Pedro Rocha, Ademir da Guia, Zico, Falcão entre tantos outros. Esses caras cansaram de deixar os zagueiros e laterais "perebas" sentados em campo. Quando esses caras pegavam na bola os defensores não tinham a menor ideia do que eles iam fazer. Futebol era um esporte que, ou o garoto nasceu para aquilo ou ia para a arquibancada aplaudir. Os jogadores das seleções que eram sorteadas nas chaves do Brasil em uma copa do mundo já perdiam o sono no dia do sorteio. Ocorre que, o futebol europeu percebeu que desse jeito nunca superariam o Brasil no futebol e aplicaram um golpe que, infelizmente os brasileiros caíram. Começaram a levar daqui os grandes craques e chegando lá fizeram com que os nossos aprendessem o "futebol" de cintura dura deles e esquecesse o futebol habilidoso nosso, assim, o jogador brasileiro não jogava bem o futebol europeu e perdia o jeito brasileiro de jogar virando presa fácil. Vindo mais perto, veja como jogava o Neymar no Santos e como obrigaram ele a jogar no Barcelona, como o Lucas Moura jogava no SPFC e como passou a jogar no PSG. A verdade é: Hoje em dia, qualquer garoto que tenha senso de direção e cognição suficiente para ligar um ponto a outro no espaço de 5 metros, nessas escolinhas de futebol consegue ser jogador de futebol (os garotos são proibidos de driblar nessas escolas). Não é a toa que estamos a 4 meses de uma copa do mundo e nem a imprensa fala no assunto. O futebol perdeu a magia.
@@rmarianir Bom, temos q entender o contexto, o futebol nos anos 90 são diferentes do de agora, por exemplo as linhas eram mais espaçadas, os jogadores em si não tinham que voltar para marcar e etc, então era um cenário que claramente os jogadores habilidosos se destacariam e era feito para isso acontecer, e com o passar dos anos principalmente em meados de 2010 para frente os treinadores perceberam que não podiam deixar esse buraco então as linhas foram cada vez mais se aproximando, por exemplo hj em dia se vc ver um jogo dos anos 90 para um jogo de hoje em dia é uma discrepância enorme, hj em dia como diminuiu muito o espaço o jogador tem que serem mais rápido com o que vai fazer com a bola, os meios campistas praticamente tem q voltar perto dos zagueiros para receber a bola para poder virar q já n tem esse espaço. E em quesito do Brasil nós evoluímos muito nesse quesito de 2019 para frente, eu esses dias fui assisti a final da copa do Brasil de 2015 e se parecia outro esporte pela tanto de espaços que tinham q hj em dia graças a Deus estão melhorando isso.
@@rmarianir Concordo com você nesse lance de evolução defensiva, principalmente entre os laterais e zagueiros, hoje é praticamente impossível um jogador q é apenas habilidoso jogar, é só ver exemplos de jogadores extremamente habilidosos q cumprem várias funções táticas dentro de campo, exemplo: Salah, Vini Jr, Mahrez... Esses caras além de ter por características principais o drible e a velocidade eles marcam demais. e o ponto do espaço entre linhas q hj em dia já não existe mais, é só ver oq Messi fazia entre 2009 e 2015, ele simplesmente pegava a bola no meio de campo e por ser extremamente habilidoso e veloz só parava dentro do gol, tanto é que hoje nenhum time do mundo joga sem 2 volantes fechando aquele espaço, pois se sobrar qualquer espaço naquela zona do campo é fim de papo. então a evolução tática e individual do futebol é muito visível, não adiantar ser apenas habilidoso, tem q ser multi tarefas, ou vcs acham q os jogadores desaprenderam a driblar de uma hora pra outra sem explicação alguma? na minha visão os jogadores hj nem tem espaço pra fazer e os seus marcadores tbm evoluíram muito
@@fagnerjunior5402 Eu não disse que o cara tem que ser apenas habilidoso. Hoje o jogador de futebol é praticamente proibido de ser habilidoso.
Manoel Tobias, esse jogava muito, vi a seleção jogar no Sul-americano na quadra do Tio Sam em Niterói meio q sem querer e foi absurdo. Era baile atrás de baile, uma das coisas mais belas que vi.
Falcão e Ricardinho serão para sempre os melhores do futsal, são referência pra qualquer praticante.
Manoel Tobias
Larga , n c apega ou vai ficar p traz
Manoel tobias jogou demais tmb.
ele falou que habilidade é um dom cara, ce tu é pereba, segundo ele tu não se destaca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
se o qualquer praticante não tiver habilidade natural ele não se destaca segundo o rei do futsal, tranquilo ent
Na Vila Mazzei Falcão era surreal quando tocava na bola seu irmão era goleiro do São Paulo. Ele estudou no Gonçalves Dias era show .
A melhor entrevista que eu vi nos últimos tempos . Se eu pudesse dar 10 likes, eu daria.
Esse negócio da habilidade é um dom eu não entendo direito antigamente quando eu jogava na rua tinha um mlk lá que não era bom jogando mais dps que ele começou a treinar, o mlk hj em dia dribla qualquer um ele tem uma certa facilidade que antigamente ele não tinha , uns dribles diferenciados que quando olham para ele jogando nem parece a mesma pessoa de antigamente
Grande cara, super atleta, imenso jogador!
Vc jogou muito cara! Obrigado
Falcão é foda, sempre preferi futsal porque no campo você mais corre e posiciona do que joga. Adorava jogar FIFA Street
Realmente habilidade é dom e pode ser melhorada co. Treino.
Parabéns pela entrevista!
9:20 aqui em Mogi das Cruzes o esporte que a cidade é representada é o basquete
Real, no interior o futsal é bem popular mesmo, na minha cidade o campeonato da cidade é como se fosse um evento e quase todo mundo da cidade vai ver os jogos...
Eu já era fã do Falcão. Agora sou sou mais ainda.
FALCÃO: REI DE ROMA.
FALCÃO: REI DO FUTSAL.
SENSACIONAL.
Orgulho de ser de Jaraguá do Sul, grande ídolo
Inteligentíssimo, lenda.
Falcão é top dos top....não tem pra ninguem.....
gravei um vídeo no Instagram e ele comentou no meu vídeo. cê é loko o coração quase parou 😂😂😂 falcão é meu fã rsss
Joguei muito tempo futsal na infância e adolescência. Mano, quando a quadra era pequena, eu não conseguia jogar direito. Por causa que futsal vc tem que ser muito rápido, e com a quadra pequena, pra mim era horrível. Eu não era ruim não, conseguia fazer gols, da passe, mas pra mim era muito difícil sair com a bola pra driblar. Mas aqui na minha cidade tem um ginásio que a quadra é madeira e é grande… nessa quadra eu era foda. Quando eu ia pra lá, eu jogava dms, fui até chamado pra jogar pelo colégio e disputar contra os outros colégios da cidade. Que aqui na minha cidade se chama JEPA
Simplesmente o melhor de todos os tempos, e muito pouco valorizado.
Kk n, falcão e com toda certeza alguem valorizado
Habilidade pra futebol é desde pequeno já dá pra ver
Moro em Cascavel PR um dos melhores do Brasil Aki a maioria da rapaziada tem sonho de jogar futsal começa já no interclasse 😂
Quem sabe jogar futsal sabe jogar campo ,quem joga campo se enrola na quadra
Exato
PRA JOGAR EU SEMPRE PREFERI FUTSAL, PRA ASSISTIR EU SEMPRE PREFERI CAMPO KK..
Falcão ta com 45 anos, mas o rosto e o físico é de um cara de 30
"Ser fodão ajudou"
The Boss kkkkk
Futsal é vida 😍😍
Gênio.
eu tbm nunca gostei do campo, joguei no feminino dos 9 aos 18 no futsallllll❤️❤️❤️❤️❤️❤️
mesmo assim não temos futsal nas olimpiadas ainda, uma pena...
Como um esporte se torna olímpico
A Carta Olímpica diz que, para virar atividade olímpica, um esporte precisa ser praticado por homens em pelo menos 75 países em quatro continentes e por mulheres em pelo menos 40 países em três continentes.
Falcão sensacional
Brabo
obrigado por vistir a camisa tricolor rei
o Paraná tem o futebol bem fraco mas o futsal é muito mais valorizado e tem grandes times que jogam a liga ouro
Ser não fosse leão jogara próximo do Ronaldinho gaúcho jogaria duas copas de 2096 e 2010
O berço do futsal é no Ceará!!
Sp
@@patriciashaz2412 estude e vc vai saber
Se Neymar tivesse um pouco dessa inteligência que Falcão tem
@Marilton Seixas ele já é um monstro, teria uma carreira nivel c no mínimo 3 bolas de ouro nmrl
@@David-bo9gc Cara impossível. Neymar, mesmo muitos não aceitando, é top 5 Brasil e top 15 melhor da história, mas contra Messi e Cristiano Ronaldo é impossível ele ganhar 3, uma até poderia mas ninguém da história se tivesse jogado contra esses dois não teriam bola de ouro igual Neymar.
@@rain3182 fenome, Ronaldinho, Rivaldo e Zidane, teriam facilmente e duvido que nessa geração eles ganhassem mais de 3 ou 2 vezes
Você que é inteligente kkkkk
Pensei nisso tbm
Jogar muito
por isso nunca gostei do falcão, pra se destacar nunca precisou de habilidade natural, acho que prosperidade ta começando a virar piada na cabeça das pessoas, não adianta de nada ser habilidoso e não treinar, já e confirmado varias vezes O TALENTO É ALGO QUE VOCE NASCE, a habilidade voce consegue treinando, nunca que habilidade é pessoas com dom que treinam, se ele quiser ter esse pensamento é opinião dele, mas eu sempre vou ter essa filosofia de vida independente da pessoa que me fale, treinar sempre é melhor que o talento,(talento importa, mas não é o principal), sempre, sempre e sempre, eu não taria aqui hoje se eu seguisse essa linha de raciocinio, eu não conseguia nem fazer 0 embaixadinha(eu não levantava a bola), hoje faço quantas quiser, antes era uma piada eu marcar gol e assim ficou por 1 ano, hoje to melhor que a maioria da galera da rua onde eu morava, eu sempre fui burro, nunca entendia nada direito na escola, por isso sempre bagunçava porque eu não entendia nada na aula e queria arranjar algo pra fazer, estudei e to quase alcançando notas boas, falcão deu a dica dele "habilidade é o talento que tem que ser treinado", e eu dou a minha, habilidade é a paixão pelo esporte, se voce gosta doque faz não vai desistir tão facil, ficar com a bola no pé o dia inteiro vai te fazer ter um dominio completo de bola, e eu sou prova disso, eu não tenho nada com o falcão(apesar de não gostar dele), mas ouvir de um cara tão influente que habilidade é talento mano, isso realmente me revoltou, mas cada um com sua opinião, cada um com sua arma fazer oque.
O vôlei só teve relevância porque Luciano do vale enxergou o que valia. Hj a Globo tomou e ESCONDE no canal pago, o que é um GRANDE DESSERVIÇO! por isso odeio a globo
Uma vez tirei foto com falcão e eu perdi a foto 😭😭
Sucesso, Futsal infelizmente nao dava pra mim... Ate cheguei fazer um Teste... Campo era melhor pra mim, mais espaço. Mais nunca corri atras pra tenta ser Profissional me Arrependo ate hj... Concerteza seria o melhor Atacante do Mundo... ^^,
Bota um alterofilista jogador p marcar ele p v c ele c encoraja
7 vezes n deu certo no campo .mas a culpa é do leão
Ele que não quis ir kkkkk Ficou no Futsal e virou uma Lenda do esporte kkk
Muito humilde!
🤢🤮🤢🤮🤢
Lmmm