Imagens do Amapá anos 40/Trecho do doc."Dr. Antunes/Projeto Icomi/Caemi.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 лют 2020
  • Imagens reais do Amapá dos anos 40,
    retirada de um belissimo documentario,feito com a colaboração de vários ex funcionarios da Caemi(responsavel pelo projeto Icomi),documentario chamado
    "Dr. Antunes"./Projeto Icomi.
    Link do documentario completo • Engenheiro Dr Antunes...
    A origem da CAEMI data de 1942, com a constituição da Indústria e Comércio de Minérios Ltda., que dava início à lavra de minério de ferro do Pico do Itabirito, na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Em 1950 funda-se a Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração - CAEMI, com a finalidade de ser a detentora do controle acionário da então Indústria e Comércio de Minérios S.A. - ICOMI, que passou a explorar jazidas de manganês da Serra do Navio, no Amapá, em associação com a Bethlehem Steel Corporation, importante empresa siderúrgica norte-americana.
    O projeto ICOMI foi desenvolvido, incluindo vilas residenciais com completa infra-estrutura, ferrovia, terminal de embarques, equipamentos de mineração e usina de beneficiamento, com investimentos da ordem de US$ 60 milhões. Em 1957 foi realizado o primeiro embarque, dando início às operações da ICOMI, que se tornou um dos principais produtores mundiais de manganês e maior exportador nacional.
    Na década de 60, paralelamente à consolidação de seus investimentos em mineração, a CAEMI partiu para uma estratégia de diversificação de negócios. Os investimentos, muitos em associação com companhias estrangeiras, foram nas áreas de siderurgia, papel, alimentos, reflorestamento, agroindústria e comércio exterior. Vários fatores influenciaram esta tomada de decisão, entre eles aspectos conjunturais, como a franca expansão da economia que trazia boas oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, aliados ao processo de reinvestimento dos resultados positivos obtidos nas atividades originais.
    Em 1965 foi constituída a Minerações Brasileiras Reunidas S.A. - MBR para extração de minério de ferro em Minas Gerais, reunindo reservas minerais da CAEMI e da St. John D'El Rey Mining Co., controlada da norte-americana Hanna Mining Co.. Posteriormente associou-se ao empreendimento um consórcio de empresas siderúrgicas e tradings japonesas. Foram investidos cerca de US$ 260 milhões no projeto. Em 1973 realizou-se o primeiro embarque da MBR através do seu terminal marítimo privativo na Ilha Guaíba, na baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, com operações, então, ao nível de 14 milhões de toneladas anuais.
    O processo de aumento de participação acionária da CAEMI na MBR iniciou-se em 1981, crescendo de 26% para 50% e, em 1986, quando passou a deter 70%. Nesta mesma ocasião a Mitsui & Co. Ltd., também aumentou sua participação para 14,7%. Em 1981 as ações da CAEMI passaram a ser listadas nas bolsas de valores brasileiras. Em 1987 foi iniciada a reestruturação do portfólio de atividades, com o objetivo de concentrar seus esforços na área de mineração, negócio principal e onde detém maior experiência. Como veículo desse processo, foi criada a nova holding CAEMI MINERAÇÃO E METALURGIA S.A.
    Em 1989, após a implementação de todos os passos da reestruturação societária, a Caemi Mineração e Metalurgia S.A. passa a ser companhia aberta, com negociação de suas ações nas bolsas de valores brasileiras, através de subscrição pública e permuta com as ações da Cia. Auxiliar de Empresas de Mineração - CAEMI. Neste mesmo ano, a Companhia Ferro-Ligas do Amapá - CFA, criada em 1987 para extração e beneficiamento de cromita, iniciou a implantação de uma usina de ferro-ligas e unidade de sinterização. As dificuldades de mercado, altos custos e pequena escala de produção levaram a paralisação das atividades da empresa ao longo do ano de 1996.
    Visando à globalização de suas atividades e aumentar sua presença principalmente no mercado europeu, a CAEMI adquiriu, em 1989, participação de 25% no capital da Québec Cartier Mining Co.(QCM), em parceria com a Mitsui & Co. Ltd., que adquiriu outros 25%. Também em 1989 foi adquirida a Mineração Santa Lucrécia S.A., hoje denominada MSL Minerais S.A., empresa voltada para a extração, beneficiamento e industrialização de bauxita refratária de suas reservas localizadas na região de Almerim, estado do Pará. A MSL, constituída em 1971, iniciou suas operações em 1985 e conta, desde 1989, com uma usina de beneficiamento e concentração de bauxita crua. Adicionalmente, em 1990 entrou em operação o primeiro forno de calcinação de bauxita refratária, e em 1994 o segundo forno, elevando a capacidade nominal da empresa para 145 mil toneladas/ano.
    Em meados de 1991 a CAEMI adquiriu o controle da Caulim da Amazônia S.A., hoje denominada CADAM S.A., produtora e exportadora de caulim para revestimento de papéis. Localizada no norte do estado do Pará, a CADAM havia iniciado suas atividades em 1971.

КОМЕНТАРІ •