Arco de São Jorge

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 жов 2022
  • A origem do nome da Freguesia do Arco de São Jorge advém dos montes que a circundam em forma de “arco”. Até 1676 o território da actual freguesia pertencia à Freguesia de São Jorge, da qual herdou o “apêndice” de “São Jorge”. O Arco de São Jorge foi elevado à categoria de freguesia a 28 de Dezembro desse mesmo ano.
    Pertenceu à Freguesia de São Jorge desde que esta foi criada em 1517, mas no ano de 1676 foi separada, e então denominada de Arco de São Jorge.
    Um dos primeiros colonizadores da Madeira foi Pedro Gomes Galdo, que teve largas terras de sesmaria em São Jorge e Boaventura, podendo presumir que nelas estivessem incluídos os terrenos que depois constituíram a freguesia do Arco de São Jorge. Pensa-se que a Freguesa do Arco de São Jorge foi povoada entre os fins do século XV e primeiro quartel do século XVI, muito antes da criação da Freguesia de São Jorge.
    Esta pequena freguesia é uma das mais férteis de todo o norte da Ilha da Madeira. Produz todos os géneros agrícolas, com grande destaque para o cultivo de cana-de-açúcar.
    Um dos principais sítios da Freguesia de São Jorge é a Quebrada em que o seu nome ficou a dever-se à grande quebrada que houve no passado, desagregando-se de outros terrenos por ali perto, principalmente do Arco Pequeno.
    No século XVI, a população local desta freguesia eram provenientes de Portugal continental, concretamente do Minho e Algarve.
    A sua primitiva ermida, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, localizava-se no actual Sítio dos Casais e foi criada pelo Bispo D. Frei António Teles. Em 18 de Janeiro de 1740, procedeu-se à construção de uma igreja paroquial, em virtude da ermida de Nossa Senhora da Piedade, por esta se encontrar em lamentável estado de conservação. Em 31 de Março de 1748, um terramoto provocou grandes estragos na Igreja Paroquial.
  • Ігри

КОМЕНТАРІ •