Você provavelmente pegou o exercício da 9 edição do Beer que diz que a tensão do cabo AB é 259N, né? Nesse caso você ainda vai fazer a soma das componentes dos vetores igual 0. Vai ser *Fab* + *Fac* + *Fad* + *Foa* = 0 . O que o exercício está pedindo, esse de pedir a força vertical dado a tensão do cabo AB, é a *intensidade* (ou módulo) do vetor *Foa* , escrito somente como Foa. Sendo que *Foa* = Foa x (alfa), esse (alfa) sendo o vetor unitário que define a direção do vetor *Foa* . Ele ensina a calcular o vetor unitário no vídeo e explica no minuto 5:03. Comece decompondo todas as forças ( *Fab* , *Fac* , *Fad* e *Foa* ) em componentes retangulares. Vai ficar com uma cara tipo *F* = F x (dx *i* + dy *j* + dz *k* )/d, sendo dx, dy, dz e d componentes medidas do diagrama de corpo livre. Depois vc soma o (F x dx)/d de todas as forças decompostas e vai ter que dar 0. O mesmo com (F x dy)/d e (F x dz)/d. Vão ter que dar 0 também. Você vai parar com 3 equações sendo Fab, Fac, Fad e Foa incógnitas. Como o exercício te informa Fab = 259N ai é só você resolver o sistema substituindo e vai achar Foa.
a soma das trações decompostas no mesmo eixo que o vetor força de 800N está resulta em 800N, se você decompor no eixo y no caso, todas as forças nos cabos e somar, tem q dar 800k.
Caramba, tu explica muito bem!!
Valeu mano!! Salvando meu EAD!!!!
Muito TOP Diego, ajudando bastante!!
Vllw doutor
SE eu tivesse a tensão do cabo AB e quisesse determinar a força vertical. Como Faria?
Você provavelmente pegou o exercício da 9 edição do Beer que diz que a tensão do cabo AB é 259N, né?
Nesse caso você ainda vai fazer a soma das componentes dos vetores igual 0.
Vai ser *Fab* + *Fac* + *Fad* + *Foa* = 0 .
O que o exercício está pedindo, esse de pedir a força vertical dado a tensão do cabo AB, é a *intensidade* (ou módulo) do vetor *Foa* , escrito somente como Foa. Sendo que *Foa* = Foa x (alfa), esse (alfa) sendo o vetor unitário que define a direção do vetor *Foa* . Ele ensina a calcular o vetor unitário no vídeo e explica no minuto 5:03.
Comece decompondo todas as forças ( *Fab* , *Fac* , *Fad* e *Foa* ) em componentes retangulares. Vai ficar com uma cara tipo *F* = F x (dx *i* + dy *j* + dz *k* )/d, sendo dx, dy, dz e d componentes medidas do diagrama de corpo livre.
Depois vc soma o (F x dx)/d de todas as forças decompostas e vai ter que dar 0. O mesmo com (F x dy)/d e (F x dz)/d. Vão ter que dar 0 também. Você vai parar com 3 equações sendo Fab, Fac, Fad e Foa incógnitas. Como o exercício te informa Fab = 259N ai é só você resolver o sistema substituindo e vai achar Foa.
Diego se no caso ele fornecer a tensão em um dos cabos e pedir a força vertical exercida pelo balão em " a".
Você monta as equações, substitui o modulo da força do cabo e torna a força do balão uma incógnita.
@@diegoarmando9634 como eu faria isso? Poderia explicar melhor?
Show cara!
tmj
mto obrigado, Diego
Tmj!
No caso a soma de todas as traçoes nos cabos, não seria igual a 800N?
a soma das trações decompostas no mesmo eixo que o vetor força de 800N está resulta em 800N, se você decompor no eixo y no caso, todas as forças nos cabos e somar, tem q dar 800k.
Se não tivesse o 800 N como poderia descobrir esta força
TOP
Muito bom Diego!
Vllw
Podes me passar o seu e-mail?
Você é fantástico