Mãe Stella, em seu livro 'Meu Tempo é Agora' escreve: "A Ialorixá era descendente de africanos gurunsis. Foi iniciada no culto aos Orixás iorubás, popularmente chamado Queto, cultuando, também, as divindades familiares, gurunci. Construiu uma casa para Iá, Orixá Obinrim correspondente à Iemanjá dos iorubás. Outras divindades grunci são cultuadas na casa de Iá; um culto à parte, diferenciado." "(...) Mãe Aninha era de Xangô, filha de santo de Iá Marcelina - Obá Tocim, do Candomblé do Engenho Velho, o Axé Iá Nassô Ocá." Foi iniciada a Xango para se legitimar Ketu. É sério que ainda se busca este conceiro de Pureza nos dias atuais ?
Em relação a este tema a minha opinião é não fazer Esú acho um erro,pois Esú é vida é movimento porque não fazer será que falta conhecimento qual a verdadeira causa para não fazer. Esú é que fala em nome dos orixas e não ser feito.
Boa tarde pai kabila! Sua benção. Saude paz sossego e muito axé dos axes. Barracão de barranco foi ótimo. Pai kabila eu tenho maior medo de entregar minha cabeça pra esse pseudo babalorixa colocar a mão minha cabeça foi feita pela minha Zeladora junto ao terreiro do gantoi. Minha cabeça não é corrimão nem lixão pra todo mundo colocar a mão. Já vi gente enlouquecer por conta disso. O senhor está certíssimo.
Que explicação maravilhosa, sou muito grata por minha Mãe Iemanjá ter me permitido encontrar uma filha se Santo sua que vai me iniciar agora em setembro. Nao entendo nada de candomblé, mas a Minha Mãe me ganhou com todo o conhecimento que tem e me deu segurança total de me iniciar nessa religião tão linda. Gratidão Me perdoe ainda pela minha falta de modos no Axé, vou dar o meu melhor e honrar meus ancestrais.
A benção Baba Justamente... A unica nacao com raízes "Iyorubas" que fazem Esu e somente o Efon. Meu Pai Carnal ele foi apontado de Esu.. porém quando ele entrou na nação Ketu ele Fez Ogun.
Não existe uma única verdade em qualquer religião, principalmente nas de matrizes africana. Porque tanta hipocrisia? Porque diminuir outras casas? O Zelador ( dora) sabe o que fazer no seu Ylê. Cada um mexe sua panela à seu modo. Salvemos nossa religião. Mais união. Menos arrogância.
Pode ser uma tradição nas casas grandes. Mas dizer que não pode fazer pq Exu é movimento não respondeu motivo. Se fosse assim não se faria Xangô que é fogo. Oya é o vento,raios ..então não respondeu. Todo respeito ao pai Kabila pq tradição é tradição mas as coisas mudam também. Mudam tanto que hoje temos mulheres trans de saia as rodas.. Mas como ele bem disse ele aprendeu assim e conviveu com gente velha de santo. A benção pai pela sua trajetória!
Assim como tem bastante homens fingindo que não vira de orixá não recebe nem pomba gira também no corpo que é tudo mentira e colocar saia e corpete sem seios sem curva totalmente diferente e ridículo
Agora uma tráns feminina elas é a semelhança da mulher Vista 24 horas pelos visível e invisível como figura feminina mulher pela aparência do corpo semelhança diferente de homem masculino
Engraçado se a mentira pode dentro do candomblé a enganação pode dentro do Candomblé a vaidade e o comércio pode dentro do Candomblé as trans feminina também pode porque são femininas no dia a dia será que é errado para o orixá uma trans feminina apenas colocar suas vestes que combinam com elas próprias ou enganar o próximo mentir para o próximo fingir que tá com entidade para o próximo qual que será que é pior para o orixá se existe muitos homens dentro do Candomblé que adora dar em cima de outro macho e os orixás aceita e não fazem nada com esse povo para mim essas pessoas não tem santo não tenha nada quem fala a verdade não merece castigo
Boa tarde gostei tudo que foi falado mi tira uma dúvida eu vou fazer meu yawo estou no keto porque filha de oya quando raspa o santo quando e dono do barracão num corta pra seus filhos como pode eu receber meu cargo de sete anos e não poder carta bicho pra os filhos
Ele fala que não "pode" mas não diz o porquê! Isso era normal antes da escola dos Annalis, onde as pessoas ensinavam e quem aprendia não podia questionar o porquê! Alguém ensinou isso a ele e não explicou os motivos. Na verdade não é que não pode, mas que deve ser evitado. Algumas casas podem acreditar que é necessário ter um nível mais avançado de compreensão e maturidade espiritual para lidar com a energia de Exú como orixá de cabeça. A iniciação para Exú pode ser vista como algo que requer preparação especial e um conhecimento profundo das práticas e tradições do candomblé.
Boa noite Babá sou Babá Jorge T'Logun Ede, gostaria de perguntar sobre uma situação que estou passando Babá no Keto avó pode iniciar seus netos? Tio pode iniciar seu sobrinhos, olha estou passando uma situação por causa dessa situação. Tenho casa aberta, sou filho do Asè Viva Deus de Santo Amaro - BA
Começa a mistura com ele próprio q foi iniciado no Angola, passou para ketu (Gantois) e hoje axé Oxumare. Inclusive diz q candomblé se aprende na roça, no terreiro e não na internet mas está cheio de vídeos dele aí de mais de 15 anos atrás ensinando sassanha , ebó etc. muitos vídeos. E ainda mais em tudo hj cita o nome da mãe Menininha como se fosse o mais íntimo de todos dela ! Tanto dela qto de todos do Gantois. Pouco cita sobre o axé Oxumare. Ele deveria fazer uma live sobre o atual axé dele , onde o Ogan passou a ser rodante … deveria falar menos do q as outras casas praticam chamando de beco, puxadinho etc Porq isso pra uma pessoa nessa idade não é exemplo nenhum ! O Respeito deveria ser a principal qualidade dele. É diferente??? Q seja. Mas respeite !
Sempre ouvi: " única Nação que raspa Ôkã Bàrà Êsù é Angola, más obrigação se dá em Kêto - Kêtù dá obrigação"???? Sou ty Ôsôgyãa não tenho,nunca tive vocação para ser Bàbàlorìsà, embora meu pai de santo, avô de santo me diziam que eu teria cargo de Bàbàlorìsa????
Na casa de meu pai se Raspa Exu , e a casa de meu pai é uma das referências em Salvador , Meu Pai Obarain do ilê axé opo Aganju , ele raspa exu sim , e somos de ketu
Nasceu na Angola, ninguém sabe se foi feito de nkissi, agora fala de ketu, arrota tradição, e faz um desserviço para a harmonia do Candomblé. Usa termos xulos pra se referir a casas que não possuem relação próxima com alguma casa tradicional de Salvador, só vergonha. É um mais velho do Candomblé, é um senhor antigo no Axé, tem história, mas essa fala de Pai Kabila não da pra engolir não.
Meus respeitos ao Sr pai kabila,mas o sr vem de nação angola,e não pode falar esse tipos de coisas,pq no angola se faz tanta coisa,nas casas tradicionais de Salvador estão acontecendo tanta coisa por debaixo do pano que só Deus,mas quando chega com carro importado e 40 mil na conta todo mundo faz
Exu e orixá como qualquer orixá antigamente yaba não descia em homem so mulheres dançava roda era um tabu se um homem fosse filho de oxum Iemanjá Exu faz sim depende do jogo búzio
Meu motumba pai kabila, o sr ja ate falou sobre isso wm videos anteriores... Eu sou angoleiro e meu pai fazia exu so nao sei como esta q vida dessas pessoas hoje 🙄
Fácil desmerecer uma divindade e um Babá ou uma Yá que assim o faça. Respeitar cabe sempre até aos mais velhos. Exú orixá é e sempre será divindade. Exú catiços ou povo de rua não se inicia. Quem tem raiz é planta. Nós temos tradição. Matriz é puro" ego" Kolofé ⚔️.
Pois é. Ele diz q talvez somente no beco. Ora. Uma pessoa iniciada no Angola , tomou obrigação no Gantois e depois no Oxumare. Chamado por muitos como axé “cadinho colcha de retalhos de SP”. Acho q o mais viável seria falar a sua opinião deixando bem claro o respeito as casas q fazem. E não desmerecer chamando de beco os q fazem. Isso é feio para uma pessoa antiga, de idade. Hoje buscamos apaziguar, através do respeito, esses tipos de comentários… é diferente? Já viu a situação dos filhos q foram feitos ? Tem caminho? Axé ? Prósperos ? É mesmo se não tivesse … onde está a bíblia do candomblé q norteia as normas de todas as casas ? Mais respeito!
@@JulioCesar-xf9vl nem obrigação no gantois tomou, ele tomou obrigação numa ramificação da casa! Tomar no gantois, seria ir la, recolher lá! quer respeito e não mantem sua postura de um homem que diz ter 50 anos de iniciado. Falar meu anjo, até papagaio fala!
@@esuyangi o q me impressiona é uma pessoa nessa idade falar “uma casa de responsabilidade de ketu não faz Exu”. Ou seja. Provocando uma desunião em uma religião q hoje a gente tenta a todo custo unir. Onde está o respeito ?
@@JulioCesar-xf9vlmas é sempre assim, o respeito só é necessário qdo atinge o calo deles, como qdo o bàbá ẹgbẹ do àṣẹ òṣùmàrè não citou bàbálòrìṣà aí colcha de retalho fez um vídeo em repúdio, como se alguém fosse tomar as dores dele 😂😂😂😂😂😂
@@vicentecostaguida2607 verdade existe porém o certo não se faz . Exu no ori, nem naná em cabeça de homem, nem ewa em mulher que não e Virgem. Porém hoje virou uma bagunça.
Histórias e mais histórias, talvez nao fizeram pq não aprenderam ou pq Exú não apareceu na casa deles pra ser iniciado. O q dizer de Djalma de Laalú ?? Q qnd chegou no ase de Kwe ceja hundê e ao ser questionado, durante o rum foi falando a vida de cada um q ele chrgava perto e o fazia c riqueza de detalhes a vida pessoal, so parou qnd foi reconhecido e lhe imploraram pra não falar mais nada, e c isso a roça do ventura se curvou e reconheceu a existência do orixa ali manifestado.
OK, mas a pergunta é POR QUE não se faz Esu na cabeça de alguém? Passou o vídeo inteiro falando que não se faz Esu, mas não respondeu à pergunta do próprio vídeo. Que agonia que dá esses tipos de vídeos kkkkkkkkkk (Edit: acabei de ver o vídeo inteiro agora. Ele foi responder sooooooooooo no finalzinho. Nos últimos segundos. Não se faz esu na cabeça de ninguém pq não se fixa energia que é energia de movimento. Demorou mas respondeu… puts…. Mas a pergunta fica: POR QUE não se consegue fixar energia de movimento na cabeça de alguém? Certamente deve haver uma forma….)
O objetivo dele nesse vídeo é falar mal das casas q fazem, chamando de beco, de irresponsáveis etc. Uma tremenda tristeza para alguém dessa idade q deveria se preocupar única e exclusivamente com a casa dele e largar a dos outros. Uma religião q já tem tantos problemas com preconceito, desunião etc e vem um da própria religião desmerecer outras casas q seguem da forma diferente da dele. Lamentável! Lamentável! 😞
Esse tal de pai Kabila é estreito de fundamento, preconceituoso e equivocado em todos os sentidos com o seu Ketu. Aliás, uma das fontes de má fama do candomblé vem justamente deste povo de Ketu. Não se ouve o povo de Jêje nem o povo de Angola atacando as outras expressões afro religiosas tanto quanto estes pés de barro do Ketu...Há inúmeros deles aqui na rede...vomitando suas verdades, apontando o dedo pra todos e dizendo que estão errados e que só jeito deles é que é correto. Este tal de pai Kabila é só mais um ..São uns pretensiosos colonizadores. Querem impor sua ritualística a todas outras expressões afro religiosas. Não por acaso que sofrem ataques do povo de Ifá e do culto tradicional yorubá...se sofressem sozinhos, tudo bem, mas levam junto com eles toda uma linda tradição do candomblé brasileiro. Sossega povo de Ketu...cuida melhor da tua roça, do teu ilê...
Na verdade ele não foi rei de ketu, ele é o Esú na nação de ketu, guardião, como na diáspora, verdadeiro rei de ketu é ogun, antigamente nos anos 80, pra 81, eu aprendi que era muito energia pra uma cabeça só, e ketú não inicia ninguém em Esú.
Não, mas existem outras obrigações, assim como o orixá daquela casa determinou perante alguma situação, o meu também determinou que fosse feito essa obrigação, ou seja, assim como as Quartinhas de Pai Oxóssi, os pratos de Nana, o Boita entre inúmeras obrigações que temos no candomblé houve uma necessidade seguida de uma determinação do orixá. Asé, quando possível venha prestigiar as panelas de Pai Oxóssi, tenho certeza que seja de muita prosperidade física, espiritual e pessoal!
@@Jefferson_menezes888 sabemos que no rio de janeiro Gegê do rio e Gegê nagô se cultua sim orixás, até por que orixá também está presente. Porém eu digo que vodun Sòhòkwe que vem parecido com Legba, não e iniciando
@@andrefatudo4526 Exatamente Sohokwe não se inicia em ninguém... Ele é um Vodun quê tem função dentro das tradições Dahomeanas, caso apareça algum "filho* desse Vodun geralmente passa para outro Vodun próximo. ( Se não me falha a memória).
Então. Mo júbà! Minhas saudações ao senhor. Gosto de seus conteúdos, acho que o senhor contribui muito para o culto de Òrìṣà. Porém quero dicordar totalmente de sua fala a respeito da iniciação do Òrìṣà Èṣù. Èṣù é um òrìṣà yorubá, então ele só pode ser iniciado na Nação Ketù. Pq em Angola não tem Òrìṣà. No Jeje também não tem Òrìṣà. Logo Esú só pode ser iniciado no culto yorubá que aqui no Brasil nos chamamos de Ketù. Na verdade por muitos anos não iniciava, ou se iniciasse era muito escondido. A justificativa de que não faz pq Èṣù é movimento não existe, se fosse assim não iniciava em ỌYA pq ela é o raio, a tempestade. Ṣàngó é o fogo, então não inicia Ṣàngó? O senhor vai me desculpar mas Èșù é movimento sim, mas também é ordem, é disciplina, é caminho, é tesão, é orgasmo, é multiplicação. Sem falar que Èṣù foi o primeiro a receber o oxu. Então se não se inicia em Èșù não se inicia em nada mais. O senhor pode dizer que não faz na sua casa aí sim. Mesmo pq tem determinados sacerdotes que são ótimos mas não tem autorização pra iniciar essa energia. Porém Èṣù é iniciado sim, inclusive ele já mora dentro do ser humano. ÈȘÙ tá na nossa língua, Èṣù faz o corpo se movimentar, se Èșù sair da pessoa ela morre, aí para. Vamos respeitar esse grande Òrìṣà, se na terra yorubá se inicia em Èșù há milhares de ano, como não pode se iniciar nele aqui. É claro que a discriminação com Èșù no Brasil foi grande, mas isso já acabou. Pense que o senhor só tá respirando por causa de Èșù, ele é guardião do nosso Ẹ̀mí ( sopro divino)
Fico até triste em ver um comentário como esse…., Baba Air José iniciou há anos atrás um rapaz de Exú…. Baba Obarayi também tem um Exú iniciado…. Serão esses babalorixás do chamado “abaixadinho”, fui em festa de porta aberta para Exú, do axé que ele pertence, e pude ver vários Exus de ketu, vestidos e tomando rum naquele espaço sagrado….ate ajudei a cantar para eles…. Mas pude viver para ver, que a ignorância e o preconceito ainda permanece viva dentro do candomblé….. Lamentavel
Entendo que ele diz que nao se faz Exu no ketu, deve ter algum motivo, mas ele nao diz que nao existe. Se você for de Exu tem que procurar outra nacao que nao seja ketu e que saiba e faça.
Em primeiro lugar devemos nos lembrar q não existe uma bibiia do candomblé q norteie regras em todas as casas /axes /nações. Tentamos ao máximo hoje buscar a união entre os candomblecistas , sejam das nações e axés q forem. Somos todos candomblé! O respeito deve vir em primeiro lugar. Vir a público, uma pessoa dessa idade e dizer q uma casa “de responsabilidade de ketu não faz Exu. Q deve ser algum abaixadinho”. Isso é uma falta de ética, enqto babalorixá /ebome dessa idade. Mais respeito! Mais empatia! Não existem regras escritas deixadas pelos antepassados em nossa religião. Se alguma casa faz , respeite ! Continue sua tradição sem denegrir e chamar de irresponsável a casa q faz isso ou aquilo. Antes de mais nada procure saber a vida da pessoa q foi iniciada para este Orixá. É próspera ? Tem saúde ? Tem axé ? É mesmo se não tiver ? Sejamos mais unidos. Aproveite as lives para divulgar nossa cultura sem impor verdade alguma e denegrir o outro. Já temos tantos problemas relacionados a preconceito com nossa religião. Qual a finalidade disso?
Pois é babá, aí tem casa que se diz ser séria, vinculada à casas Matriz, fazendo Exu, iroko em homem, e se desfazendo de quem é feito de Ayrá. Fala que ele não existe e que nem no jogo responde...
Pai Kabila, gosto muito de seus vídeos. Porém, muita das vezes o senhor é infeliz e debochado em suas palavras, tanto que já se envolveu em diversas polêmicas pela sua frase "No Meu Ketu", como se sua raiz fosse a verdade única do candomblé.
Muitos querem falar de todas as Tráns femininas que são semelhanças das mulheres nas aparências e nas atitudes no dia a dia até vista pelo invisível como mulheres nos seus vestes trajes e corpo espírito não tem sexo a carne podre sim até os orixás de verdade sabe disso agora aqueles que são preconceituosos e usa o nome do Orixá sempre vai poder falar o que quiser Mas o que importa é os orixás amar nós como somos a fé que nós tem dentro do coração perante ao sagrado eu sou uma trans Meu Pai Xangô sabia que eu ia ser quando eu era uma criança uma menina como só eu raspei o santo para não morrer e mesmo sendo trans Xangô não me abandonou nunca deixou eu beber cair nas drogas fumar E olha que passei por muitos caminhos errados não era para esse orixá tão machista ter me abandonado por ser uma mulher trans com os seios fartos equagril toda mulherona se meu rei me aceitou Quem és o ser humano podre sujo carnal para falar que somos erradas ou não pode ter certeza hein que eu sendo trans tenho muita fé e respeito pelo Sagrado do que muitos que dizem ter atirem a primeira pedra aqueles que não tem nenhum telhado de vidro mas como muitos não tem respeito e amor pelo sagrado não tão nem aí continuam falando e fazendo do mesmo jeito a língua é o chicote do corpo aqui na terra se faz e se paga nem que seja no último suspiro da vida da Carne podre mas paga não preciso de casas de candomblé de barracão para ter minha fé no meu Orixá que eu carrego na minha cabeça ele está no meu ori ele está no meu coração isso é o que importa antes de julgar alguém muitos devem ser julgados primeiro para depois julgar os próximos não aceito injustiça e nunca vou aceitar e nunca abaixaria minha cabeça para ninguém porque todos são podres imundos Como eu como todos são carne alma e de espírito quem fala a verdade não merece castigo
Hoje o Candomblé se faz todos os orixas aqui no rio teve criolo de Nanã e ficava todos calado agora nao se faz bará na cabeca de ninguem so efon, se for dividir os orixas por noções efon quase nao poderia iniciar orixa algum candomble e caixinha de misterios agora se bara se inicia em efon e angola porque nao pode em ketu,? Tem que ter um motivo eu eu fui iniciado em 1978 e na minha epoca no axe do engenho velho quase nao se via pessoas iniciada para euwa,ossanhe,oba,logun e hoje se tira 2 euwa no mesmo barco pois ja vi, entao Candomblé ta se perdento e um religiao onde o povo faz o que quer?
Falou falou e não disse nada, esse povo de candomblé é assim, só segue e nunca procura saber o pq a panela é redonda e não quadrada. Falam que não pode isso ou aquilo mas nem ao menos sabem ou escavucam pra saber o porque. Gado.
Realmente meu KETU é quebrado do fundo do quintal, o seu ketu com digina que é de sala né sinha bequeira dadeira de "filhos de santo" engraçado a senhora idosa até hj não se posicionar sobre o escândalo né ??? VOVÓ
Um diz q não faz Jagun, outro diz q não faz Ossain, outro diz q não faz Iroko, agora não faz Exú, determinados caminhos de Ogum tbm não fazem por causa disso ou aquilo, caminhos de determinados orixás não se fazem e bla bla bla bla ... Mas antigamente fazia e ficava todo mundo caladinho feliz da vida, batendo seu bom paózinho na sua decisazinha. Então é o q? Fruto da imaginação q contagiou a mente de todo mundo e agora acordaram para o q é certo sendo q viveram o errado a vida toda sem julgamentos, aí por causa de um ou outro q disse ao contrário é q o é o certo ??? Conselho q dou confie no seu zelador ( sendo ele uma pessoa de sabedoria e q ajuda a tua vida a caminhar ) confie na energia q vive em vc pq sua cabeça é o prato onde ele come e o resto, haaaaaa o resto é tipo cachorro latindo pra caravana. Aseeeeooo
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 o pior não são as divergências e sim uma pesso dessa idade fazer vídeo e chamar de beko, puxadinho, irresponsáveis, as casas q fazem esse Orixá! Ora… o respeito deve ser acima de tudo. Se é diferente daquilo q vc pratica , respeite e não venha atacar a casa do outro.
Não achei falta de respeito do Baba em chamar "puxadinho", etc... porque ele usa esse termo pra se referir as marmotagens e misturas. Se não está na tradição e começa a misturar, não se pode falar que é puro. Inventar coisa numa nação que não faz Exu é marmotagem sim, enganação!!
Esse tipo de comentário do Ketu não fazer Exu Orixá na cabeça de um filho de santo, pra mim é usar de preconceito contra o próprio Exu Orixá, pois passa a impressão que Exu Orixá é um Orixá ruim que traz maus caminhos a um filho feito de Exu. Os evangélicos já associam Exu Orixá ao diabo, se sacerdotes começarem a fazer vídeos criticando fazer Exu Orixá na cabeça de um filho de santo, dai sim os evangélicos vão acreditar que Exu Orixá é o diabo o demônio. Sou contra esse tipo de vídeo preconceituoso e intolerante ao Exu Orixá. Sem Exu não há caminhos!
Esse tipo de comentário, generalizando e impondo uma verdade única, só gera desunião. Vir a público fazer uma live dessas. Qual objetivo? Impor uma verdade única e desmerecer as outras casas chamando de irresponsáveis como ele fez no vídeo.
@@JulioCesar-xf9vl Esquenta a cabeça não, não são eles donos da verdade absoluta, e muito importante lembrar q o q tem de antigo marmoteiro, enganador não tá escrito no orum. Eu fui casado c uma Baiana de acarajé e temos um filho, por conta dessa união fui muitas vezes a Salvador e cheguei a morar uns 2 anos por lá e digo uma coisa, visite alguns filhos destas citadas casas e ouçam a vdd de senhores e senhoras de idade e vai ficar chocados 😲 c tudo q vão ouvir.
Parabéns meu pai! Muito Obrigado, eu pensei que estava ficando doido ou tinha aprendido errado. Sua bênção!
Mãe Stella, em seu livro 'Meu Tempo é Agora' escreve:
"A Ialorixá era descendente de africanos gurunsis. Foi iniciada no culto aos Orixás iorubás, popularmente chamado Queto, cultuando, também, as divindades familiares, gurunci. Construiu uma casa para Iá, Orixá Obinrim correspondente à Iemanjá dos iorubás. Outras divindades grunci são cultuadas na casa de Iá; um culto à parte, diferenciado."
"(...) Mãe Aninha era de Xangô, filha de santo de Iá Marcelina - Obá Tocim, do Candomblé do Engenho Velho, o Axé Iá Nassô Ocá." Foi iniciada a Xango para se legitimar Ketu. É sério que ainda se busca este conceiro de Pureza nos dias atuais ?
Pois é..
Sim más, o que o seu comentário tem haver com o tema do vídeo?
Ele está falando ao povo de keto. Quem é descendente da casa de Oxumarê sabe.
@@MarcioSantos-mq7ge
Mas a Casa de Oxumarê agora também é Kêtu ?
Mais não era Jeje ?
Em relação a este tema a minha opinião é não fazer Esú acho um erro,pois Esú é vida é movimento porque não fazer será que falta conhecimento qual a verdadeira causa para não fazer. Esú é que fala em nome dos orixas e não ser feito.
Parabéns meu pai, pela sabedoria! Sua benção!
Boa tarde pai kabila! Sua benção. Saude paz sossego e muito axé dos axes. Barracão de barranco foi ótimo. Pai kabila eu tenho maior medo de entregar minha cabeça pra esse pseudo babalorixa colocar a mão minha cabeça foi feita pela minha Zeladora junto ao terreiro do gantoi. Minha cabeça não é corrimão nem lixão pra todo mundo colocar a mão. Já vi gente enlouquecer por conta disso. O senhor está certíssimo.
Que explicação maravilhosa, sou muito grata por minha Mãe Iemanjá ter me permitido encontrar uma filha se Santo sua que vai me iniciar agora em setembro. Nao entendo nada de candomblé, mas a Minha Mãe me ganhou com todo o conhecimento que tem e me deu segurança total de me iniciar nessa religião tão linda. Gratidão
Me perdoe ainda pela minha falta de modos no Axé, vou dar o meu melhor e honrar meus ancestrais.
nuchas gracias por compartir su sabiduria
A benção Baba Justamente... A unica nacao com raízes "Iyorubas" que fazem Esu e somente o Efon. Meu Pai Carnal ele foi apontado de Esu.. porém quando ele entrou na nação Ketu ele Fez Ogun.
Sou descendente da casa branca na pessoa de yia Nitinha(in memore)não fazemos Exu,Exu não tem cabeça pra carregar ojuxun
Asé motumbá amo essa família, sou ogan de ayrá de alaba filha de papai martha de òsàgiyán
Não existe uma única verdade em qualquer religião, principalmente nas de matrizes africana. Porque tanta hipocrisia? Porque diminuir outras casas? O Zelador ( dora) sabe o que fazer no seu Ylê. Cada um mexe sua panela à seu modo.
Salvemos nossa religião.
Mais união.
Menos arrogância.
Pode ser uma tradição nas casas grandes.
Mas dizer que não pode fazer pq Exu é movimento não respondeu motivo. Se fosse assim não se faria Xangô que é fogo. Oya é o vento,raios ..então não respondeu.
Todo respeito ao pai Kabila pq tradição é tradição mas as coisas mudam também.
Mudam tanto que hoje temos mulheres trans de saia as rodas..
Mas como ele bem disse ele aprendeu assim e conviveu com gente velha de santo.
A benção pai pela sua trajetória!
Assim como tem bastante homens fingindo que não vira de orixá não recebe nem pomba gira também no corpo que é tudo mentira e colocar saia e corpete sem seios sem curva totalmente diferente e ridículo
Agora uma tráns feminina elas é a semelhança da mulher Vista 24 horas pelos visível e invisível como figura feminina mulher pela aparência do corpo semelhança diferente de homem masculino
Engraçado se a mentira pode dentro do candomblé a enganação pode dentro do Candomblé a vaidade e o comércio pode dentro do Candomblé as trans feminina também pode porque são femininas no dia a dia será que é errado para o orixá uma trans feminina apenas colocar suas vestes que combinam com elas próprias ou enganar o próximo mentir para o próximo fingir que tá com entidade para o próximo qual que será que é pior para o orixá se existe muitos homens dentro do Candomblé que adora dar em cima de outro macho e os orixás aceita e não fazem nada com esse povo para mim essas pessoas não tem santo não tenha nada quem fala a verdade não merece castigo
Mas não é de verdade né, é mulher fake, e pra orixá ou qualquer religião isso não existe@@julianasilvarodrigues391
Boa tarde gostei tudo que foi falado mi tira uma dúvida eu vou fazer meu yawo estou no keto porque filha de oya quando raspa o santo quando e dono do barracão num corta pra seus filhos como pode eu receber meu cargo de sete anos e não poder carta bicho pra os filhos
Concordo plenamente com o senhor Bàbá Kabila
Ele fala que não "pode" mas não diz o porquê! Isso era normal antes da escola dos Annalis, onde as pessoas ensinavam e quem aprendia não podia questionar o porquê! Alguém ensinou isso a ele e não explicou os motivos.
Na verdade não é que não pode, mas que deve ser evitado. Algumas casas podem acreditar que é necessário ter um nível mais avançado de compreensão e maturidade espiritual para lidar com a energia de Exú como orixá de cabeça. A iniciação para Exú pode ser vista como algo que requer preparação especial e um conhecimento profundo das práticas e tradições do candomblé.
Concordo plenamente,Exu e livre
Boa noite Babá sou Babá Jorge T'Logun Ede, gostaria de perguntar sobre uma situação que estou passando Babá no Keto avó pode iniciar seus netos? Tio pode iniciar seu sobrinhos, olha estou passando uma situação por causa dessa situação. Tenho casa aberta, sou filho do Asè Viva Deus de Santo Amaro - BA
Pode sim, sem problemas.
Mutumba! É muita mistura...no jeje o único Exú feito foi Lalu do falecido Djalma de Lalu. Tá havendo muita nações unidas. Sua benção
Começa a mistura com ele próprio q foi iniciado no Angola, passou para ketu (Gantois) e hoje axé Oxumare. Inclusive diz q candomblé se aprende na roça, no terreiro e não na internet mas está cheio de vídeos dele aí de mais de 15 anos atrás ensinando sassanha , ebó etc. muitos vídeos. E ainda mais em tudo hj cita o nome da mãe Menininha como se fosse o mais íntimo de todos dela ! Tanto dela qto de todos do Gantois. Pouco cita sobre o axé Oxumare. Ele deveria fazer uma live sobre o atual axé dele , onde o Ogan passou a ser rodante … deveria falar menos do q as outras casas praticam chamando de beco, puxadinho etc Porq isso pra uma pessoa nessa idade não é exemplo nenhum ! O Respeito deveria ser a principal qualidade dele. É diferente??? Q seja. Mas respeite !
Arrasou pai 👏👏👏👏👏👏
Verdade bàbá
A benção baba kabila, poderia me passar um contato para jogo.
Sempre ouvi: " única Nação que raspa Ôkã Bàrà Êsù é Angola, más obrigação se dá em Kêto - Kêtù dá obrigação"????
Sou ty Ôsôgyãa não tenho,nunca tive vocação para ser Bàbàlorìsà, embora meu pai de santo, avô de santo me diziam que eu teria cargo de Bàbàlorìsa????
Também as matrizes não iniciava homens e aí tem!
Certa vez,, sonhei que eu era filho de Oxóssi Akueran
❤ okê Oxóssi..
Aro lê.
Na casa de meu pai se Raspa Exu , e a casa de meu pai é uma das referências em Salvador , Meu Pai Obarain do ilê axé opo Aganju , ele raspa exu sim , e somos de ketu
Sempre sábio.
Nasceu na Angola, ninguém sabe se foi feito de nkissi, agora fala de ketu, arrota tradição, e faz um desserviço para a harmonia do Candomblé. Usa termos xulos pra se referir a casas que não possuem relação próxima com alguma casa tradicional de Salvador, só vergonha. É um mais velho do Candomblé, é um senhor antigo no Axé, tem história, mas essa fala de Pai Kabila não da pra engolir não.
Meus respeitos ao Sr pai kabila,mas o sr vem de nação angola,e não pode falar esse tipos de coisas,pq no angola se faz tanta coisa,nas casas tradicionais de Salvador estão acontecendo tanta coisa por debaixo do pano que só Deus,mas quando chega com carro importado e 40 mil na conta todo mundo faz
Exu e orixá como qualquer orixá antigamente yaba não descia em homem so mulheres dançava roda era um tabu se um homem fosse filho de oxum Iemanjá Exu faz sim depende do jogo búzio
Eu concordo com o Senhor.
Meu jamais fez eu em alguém.
Como eu entro em contato??
boa noite pai Kabila motumba
Meu motumba pai kabila, o sr ja ate falou sobre isso wm videos anteriores... Eu sou angoleiro e meu pai fazia exu so nao sei como esta q vida dessas pessoas hoje 🙄
Fácil desmerecer uma divindade e um Babá ou uma Yá que assim o faça.
Respeitar cabe sempre até aos mais velhos.
Exú orixá é e sempre será divindade.
Exú catiços ou povo de rua não se inicia.
Quem tem raiz é planta.
Nós temos tradição.
Matriz é puro" ego"
Kolofé ⚔️.
😍 perfeito
Pois é. Ele diz q talvez somente no beco. Ora. Uma pessoa iniciada no Angola , tomou obrigação no Gantois e depois no Oxumare. Chamado por muitos como axé “cadinho colcha de retalhos de SP”. Acho q o mais viável seria falar a sua opinião deixando bem claro o respeito as casas q fazem. E não desmerecer chamando de beco os q fazem. Isso é feio para uma pessoa antiga, de idade. Hoje buscamos apaziguar, através do respeito, esses tipos de comentários… é diferente? Já viu a situação dos filhos q foram feitos ? Tem caminho? Axé ? Prósperos ? É mesmo se não tivesse … onde está a bíblia do candomblé q norteia as normas de todas as casas ? Mais respeito!
@@JulioCesar-xf9vl nem obrigação no gantois tomou, ele tomou obrigação numa ramificação da casa! Tomar no gantois, seria ir la, recolher lá! quer respeito e não mantem sua postura de um homem que diz ter 50 anos de iniciado. Falar meu anjo, até papagaio fala!
@@esuyangi o q me impressiona é uma pessoa nessa idade falar “uma casa de responsabilidade de ketu não faz Exu”. Ou seja. Provocando uma desunião em uma religião q hoje a gente tenta a todo custo unir. Onde está o respeito ?
@@JulioCesar-xf9vlmas é sempre assim, o respeito só é necessário qdo atinge o calo deles, como qdo o bàbá ẹgbẹ do àṣẹ òṣùmàrè não citou bàbálòrìṣà aí colcha de retalho fez um vídeo em repúdio, como se alguém fosse tomar as dores dele 😂😂😂😂😂😂
❤❤❤
Pai Kabila a sua benção. Até no Angola, não se vê muitas pessoas feitas de Exu, ou eu tô errada ??
🎉mas tem gente sim muito bem feita de Ésù. Cada piada
Porém não faz em Gegê e keto . EFOM faz
Exatamente, no caso o Pai Kabila está falando em KETU, ou seja, não há explicação para tal
Ainda bem que no tradicional ioruba o verdeiro culto se faz!
@@andrefatudo4526 fui feito de.Esu no ketu. Inclusive este senhor do vídeo é meu avô de santo.
@@vicentecostaguida2607 verdade existe porém o certo não se faz . Exu no ori, nem naná em cabeça de homem, nem ewa em mulher que não e Virgem. Porém hoje virou uma bagunça.
Histórias e mais histórias, talvez nao fizeram pq não aprenderam ou pq Exú não apareceu na casa deles pra ser iniciado. O q dizer de Djalma de Laalú ?? Q qnd chegou no ase de Kwe ceja hundê e ao ser questionado, durante o rum foi falando a vida de cada um q ele chrgava perto e o fazia c riqueza de detalhes a vida pessoal, so parou qnd foi reconhecido e lhe imploraram pra não falar mais nada, e c isso a roça do ventura se curvou e reconheceu a existência do orixa ali manifestado.
OK, mas a pergunta é POR QUE não se faz Esu na cabeça de alguém?
Passou o vídeo inteiro falando que não se faz Esu, mas não respondeu à pergunta do próprio vídeo.
Que agonia que dá esses tipos de vídeos kkkkkkkkkk
(Edit: acabei de ver o vídeo inteiro agora. Ele foi responder sooooooooooo no finalzinho. Nos últimos segundos. Não se faz esu na cabeça de ninguém pq não se fixa energia que é energia de movimento. Demorou mas respondeu… puts…. Mas a pergunta fica: POR QUE não se consegue fixar energia de movimento na cabeça de alguém? Certamente deve haver uma forma….)
O objetivo dele nesse vídeo é falar mal das casas q fazem, chamando de beco, de irresponsáveis etc. Uma tremenda tristeza para alguém dessa idade q deveria se preocupar única e exclusivamente com a casa dele e largar a dos outros. Uma religião q já tem tantos problemas com preconceito, desunião etc e vem um da própria religião desmerecer outras casas q seguem da forma diferente da dele. Lamentável! Lamentável! 😞
Esse tal de pai Kabila é estreito de fundamento, preconceituoso e equivocado em todos os sentidos com o seu Ketu. Aliás, uma das fontes de má fama do candomblé vem justamente deste povo de Ketu. Não se ouve o povo de Jêje nem o povo de Angola atacando as outras expressões afro religiosas tanto quanto estes pés de barro do Ketu...Há inúmeros deles aqui na rede...vomitando suas verdades, apontando o dedo pra todos e dizendo que estão errados e que só jeito deles é que é correto. Este tal de pai Kabila é só mais um ..São uns pretensiosos colonizadores. Querem impor sua ritualística a todas outras expressões afro religiosas. Não por acaso que sofrem ataques do povo de Ifá e do culto tradicional yorubá...se sofressem sozinhos, tudo bem, mas levam junto com eles toda uma linda tradição do candomblé brasileiro.
Sossega povo de Ketu...cuida melhor da tua roça, do teu ilê...
Tomaaaaa!!!! Arrasou !!!!
Oi? Como assim? Não se faz Esu na nação Ketu? Como não fazer se ele foi rei na cidade de Ketu (AlaKetu)?
Na verdade ele não foi rei de ketu, ele é o Esú na nação de ketu, guardião, como na diáspora, verdadeiro rei de ketu é ogun, antigamente nos anos 80, pra 81, eu aprendi que era muito energia pra uma cabeça só, e ketú não inicia ninguém em Esú.
Ketu puro, de verdade, sabemos que Esú não Tem cabeça para carregar ajoxum.
@@robertosilva3151 faça a leitura da placa, que está pendurada, na entrada da cidade de Ketu.
Kabila? Pq mantém nome? Kabila em ketu ok
@@marcelloluppe643 Perfeito.
Gostaria de saber se Bárà é Exu.
Uma pessoa dizia ser de Exu e que era de Ketu. É estranho!
Nas casas matrizes que esse senhor cita, existe Panelas de Osoosi?
Não, mas existem outras obrigações, assim como o orixá daquela casa determinou perante alguma situação, o meu também determinou que fosse feito essa obrigação, ou seja, assim como as Quartinhas de Pai Oxóssi, os pratos de Nana, o Boita entre inúmeras obrigações que temos no candomblé houve uma necessidade seguida de uma determinação do orixá.
Asé, quando possível venha prestigiar as panelas de Pai Oxóssi, tenho certeza que seja de muita prosperidade física, espiritual e pessoal!
Em Gegê também não faz 😊
Com certeza não até por que no Jeje Mahi ou Savalu não se Cultua Orisá e sim Vodun.
@@Jefferson_menezes888 sabemos que no rio de janeiro Gegê do rio e Gegê nagô se cultua sim orixás, até por que orixá também está presente. Porém eu digo que vodun Sòhòkwe que vem parecido com Legba, não e iniciando
@@andrefatudo4526 Exatamente Sohokwe não se inicia em ninguém... Ele é um Vodun quê tem função dentro das tradições Dahomeanas, caso apareça algum "filho* desse Vodun geralmente passa para outro Vodun próximo. ( Se não me falha a memória).
Entendo o que ele está dizendo, se você é de uma casa que não faz Exu, aonde e como você aprendeu a fazer Exu?. Então você mudou de nação?
@@Fatima42683 não mudei de nação.
Neto de Tata fumutinho, Zezinho boa viagem, Luiz Jagun e etc ...
Então. Mo júbà! Minhas saudações ao senhor. Gosto de seus conteúdos, acho que o senhor contribui muito para o culto de Òrìṣà. Porém quero dicordar totalmente de sua fala a respeito da iniciação do Òrìṣà Èṣù. Èṣù é um òrìṣà yorubá, então ele só pode ser iniciado na Nação Ketù. Pq em Angola não tem Òrìṣà. No Jeje também não tem Òrìṣà. Logo Esú só pode ser iniciado no culto yorubá que aqui no Brasil nos chamamos de Ketù. Na verdade por muitos anos não iniciava, ou se iniciasse era muito escondido. A justificativa de que não faz pq Èṣù é movimento não existe, se fosse assim não iniciava em ỌYA pq ela é o raio, a tempestade. Ṣàngó é o fogo, então não inicia Ṣàngó? O senhor vai me desculpar mas Èșù é movimento sim, mas também é ordem, é disciplina, é caminho, é tesão, é orgasmo, é multiplicação. Sem falar que Èṣù foi o primeiro a receber o oxu. Então se não se inicia em Èșù não se inicia em nada mais. O senhor pode dizer que não faz na sua casa aí sim. Mesmo pq tem determinados sacerdotes que são ótimos mas não tem autorização pra iniciar essa energia. Porém Èṣù é iniciado sim, inclusive ele já mora dentro do ser humano. ÈȘÙ tá na nossa língua, Èṣù faz o corpo se movimentar, se Èșù sair da pessoa ela morre, aí para. Vamos respeitar esse grande Òrìṣà, se na terra yorubá se inicia em Èșù há milhares de ano, como não pode se iniciar nele aqui. É claro que a discriminação com Èșù no Brasil foi grande, mas isso já acabou. Pense que o senhor só tá respirando por causa de Èșù, ele é guardião do nosso Ẹ̀mí ( sopro divino)
Fico até triste em ver um comentário como esse…., Baba Air José iniciou há anos atrás um rapaz de Exú…. Baba Obarayi também tem um Exú iniciado…. Serão esses babalorixás do chamado “abaixadinho”, fui em festa de porta aberta para Exú, do axé que ele pertence, e pude ver vários Exus de ketu, vestidos e tomando rum naquele espaço sagrado….ate ajudei a cantar para eles…. Mas pude viver para ver, que a ignorância e o preconceito ainda permanece viva dentro do candomblé….. Lamentavel
😂😂😂😂😂😂
Entendo que ele diz que nao se faz Exu no ketu, deve ter algum motivo, mas ele nao diz que nao existe. Se você for de Exu tem que procurar outra nacao que nao seja ketu e que saiba e faça.
Em primeiro lugar devemos nos lembrar q não existe uma bibiia do candomblé q norteie regras em todas as casas /axes /nações. Tentamos ao máximo hoje buscar a união entre os candomblecistas , sejam das nações e axés q forem. Somos todos candomblé! O respeito deve vir em primeiro lugar. Vir a público, uma pessoa dessa idade e dizer q uma casa “de responsabilidade de ketu não faz Exu. Q deve ser algum abaixadinho”. Isso é uma falta de ética, enqto babalorixá /ebome dessa idade. Mais respeito! Mais empatia! Não existem regras escritas deixadas pelos antepassados em nossa religião. Se alguma casa faz , respeite ! Continue sua tradição sem denegrir e chamar de irresponsável a casa q faz isso ou aquilo. Antes de mais nada procure saber a vida da pessoa q foi iniciada para este Orixá. É próspera ? Tem saúde ? Tem axé ? É mesmo se não tiver ? Sejamos mais unidos. Aproveite as lives para divulgar nossa cultura sem impor verdade alguma e denegrir o outro. Já temos tantos problemas relacionados a preconceito com nossa religião. Qual a finalidade disso?
Faz o L quem não gostou e bora comer Picanha com Gordurinha???......😂😂😂😂😂
Povo fala de Ketu puro só que ama dar pinta de pombogira e rodar de exu ( entidade) ahahah se ajeitem!
Ya Juju, descendente de pai nezinho de Muritiba, como foi mencionado, faz esu orisa, sou neto de santo dela e se inicia em esu sim
Talvez não se faça nas grandes casas tradicionais pq não saibam como fazer, ninguém nesse mundo é sábio de tudo!
na verdade o sincretismo sempre falou mais forte!
na verdade o sincretismo sempre falou mais forte!
Kkkkkkkk, se eles não sabem, quem vai saber kkkkk
@@paikabilacarvalho3146 muitas pessoas! O mundo não gira em torno deles!
Pois é babá, aí tem casa que se diz ser séria, vinculada à casas Matriz, fazendo Exu, iroko em homem, e se desfazendo de quem é feito de Ayrá. Fala que ele não existe e que nem no jogo responde...
Pai Kabila, gosto muito de seus vídeos. Porém, muita das vezes o senhor é infeliz e debochado em suas palavras, tanto que já se envolveu em diversas polêmicas pela sua frase "No Meu Ketu", como se sua raiz fosse a verdade única do candomblé.
Muitos querem falar de todas as Tráns femininas que são semelhanças das mulheres nas aparências e nas atitudes no dia a dia até vista pelo invisível como mulheres nos seus vestes trajes e corpo espírito não tem sexo a carne podre sim até os orixás de verdade sabe disso agora aqueles que são preconceituosos e usa o nome do Orixá sempre vai poder falar o que quiser Mas o que importa é os orixás amar nós como somos a fé que nós tem dentro do coração perante ao sagrado eu sou uma trans Meu Pai Xangô sabia que eu ia ser quando eu era uma criança uma menina como só eu raspei o santo para não morrer e mesmo sendo trans Xangô não me abandonou nunca deixou eu beber cair nas drogas fumar E olha que passei por muitos caminhos errados não era para esse orixá tão machista ter me abandonado por ser uma mulher trans com os seios fartos equagril toda mulherona se meu rei me aceitou Quem és o ser humano podre sujo carnal para falar que somos erradas ou não pode ter certeza hein que eu sendo trans tenho muita fé e respeito pelo Sagrado do que muitos que dizem ter atirem a primeira pedra aqueles que não tem nenhum telhado de vidro mas como muitos não tem respeito e amor pelo sagrado não tão nem aí continuam falando e fazendo do mesmo jeito a língua é o chicote do corpo aqui na terra se faz e se paga nem que seja no último suspiro da vida da Carne podre mas paga não preciso de casas de candomblé de barracão para ter minha fé no meu Orixá que eu carrego na minha cabeça ele está no meu ori ele está no meu coração isso é o que importa antes de julgar alguém muitos devem ser julgados primeiro para depois julgar os próximos não aceito injustiça e nunca vou aceitar e nunca abaixaria minha cabeça para ninguém porque todos são podres imundos Como eu como todos são carne alma e de espírito quem fala a verdade não merece castigo
Hoje o Candomblé se faz todos os orixas aqui no rio teve criolo de Nanã e ficava todos calado agora nao se faz bará na cabeca de ninguem so efon, se for dividir os orixas por noções efon quase nao poderia iniciar orixa algum candomble e caixinha de misterios agora se bara se inicia em efon e angola porque nao pode em ketu,? Tem que ter um motivo eu eu fui iniciado em 1978 e na minha epoca no axe do engenho velho quase nao se via pessoas iniciada para euwa,ossanhe,oba,logun e hoje se tira 2 euwa no mesmo barco pois ja vi, entao Candomblé ta se perdento e um religiao onde o povo faz o que quer?
Falou falou e não disse nada, esse povo de candomblé é assim, só segue e nunca procura saber o pq a panela é redonda e não quadrada. Falam que não pode isso ou aquilo mas nem ao menos sabem ou escavucam pra saber o porque. Gado.
Realmente meu KETU é quebrado do fundo do quintal, o seu ketu com digina que é de sala né sinha bequeira dadeira de "filhos de santo" engraçado a senhora idosa até hj não se posicionar sobre o escândalo né ??? VOVÓ
Um diz q não faz Jagun, outro diz q não faz Ossain, outro diz q não faz Iroko, agora não faz Exú, determinados caminhos de Ogum tbm não fazem por causa disso ou aquilo, caminhos de determinados orixás não se fazem e bla bla bla bla ... Mas antigamente fazia e ficava todo mundo caladinho feliz da vida, batendo seu bom paózinho na sua decisazinha. Então é o q? Fruto da imaginação q contagiou a mente de todo mundo e agora acordaram para o q é certo sendo q viveram o errado a vida toda sem julgamentos, aí por causa de um ou outro q disse ao contrário é q o é o certo ??? Conselho q dou confie no seu zelador ( sendo ele uma pessoa de sabedoria e q ajuda a tua vida a caminhar ) confie na energia q vive em vc pq sua cabeça é o prato onde ele come e o resto, haaaaaa o resto é tipo cachorro latindo pra caravana. Aseeeeooo
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 o pior não são as divergências e sim uma pesso dessa idade fazer vídeo e chamar de beko, puxadinho, irresponsáveis, as casas q fazem esse Orixá! Ora… o respeito deve ser acima de tudo. Se é diferente daquilo q vc pratica , respeite e não venha atacar a casa do outro.
Raspei no keto com ossay meu pai que eu me lembro ele nunca fez exu, vi isso aqui em sp
Concordo plenamente
Não achei falta de respeito do Baba em chamar "puxadinho", etc... porque ele usa esse termo pra se referir as marmotagens e misturas. Se não está na tradição e começa a misturar, não se pode falar que é puro. Inventar coisa numa nação que não faz Exu é marmotagem sim, enganação!!
Fui de uma casa fez Exu lá tinha exu de ketu
Esse tipo de comentário do Ketu não fazer Exu Orixá na cabeça de um filho de santo, pra mim é usar de preconceito contra o próprio Exu Orixá, pois passa a impressão que Exu Orixá é um Orixá ruim que traz maus caminhos a um filho feito de Exu. Os evangélicos já associam Exu Orixá ao diabo, se sacerdotes começarem a fazer vídeos criticando fazer Exu Orixá na cabeça de um filho de santo, dai sim os evangélicos vão acreditar que Exu Orixá é o diabo o demônio. Sou contra esse tipo de vídeo preconceituoso e intolerante ao Exu Orixá. Sem Exu não há caminhos!
Esse tipo de comentário, generalizando e impondo uma verdade única, só gera desunião. Vir a público fazer uma live dessas. Qual objetivo? Impor uma verdade única e desmerecer as outras casas chamando de irresponsáveis como ele fez no vídeo.
@@JulioCesar-xf9vl, verdade!
@@JulioCesar-xf9vl Esquenta a cabeça não, não são eles donos da verdade absoluta, e muito importante lembrar q o q tem de antigo marmoteiro, enganador não tá escrito no orum. Eu fui casado c uma Baiana de acarajé e temos um filho, por conta dessa união fui muitas vezes a Salvador e cheguei a morar uns 2 anos por lá e digo uma coisa, visite alguns filhos destas citadas casas e ouçam a vdd de senhores e senhoras de idade e vai ficar chocados 😲 c tudo q vão ouvir.
Meio preconceituoso esse senhor né? 😢
Acho a palavra certa é conhecedor, porq este senhor, idade é posto no cadomble, entao si vc for do cadomble deveria saber.