Memórias Camponesas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024
  • Amparado em pesquisa antropológica e histórica de longa duração, “Memórias Camponesas” pretende cobrir uma lacuna quanto à produção audiovisual sobre a história do sindicalismo dos trabalhadores rurais. Há importantes filmes que abordam aspectos da história do movimento camponês, no entanto a história do sindicalismo dos trabalhadores rurais propriamente dito carecia de um documentário mais sistemático. No contexto dos quinze primeiros anos 2000, os ativistas veteranos do sindicalismo camponês perceberam que a história coletiva da repressão ao movimento precisava ser recuperada, quando as gerações que testemunharam o seu início nos anos 50 e 60, e depois durante a ditadura, começavam a desaparecer com a idade avançada.
    O filme trata de uma das muitas memórias das lutas camponesas no Brasil. Ele se centrou no Nordeste, sobretudo em torno da área canavieira, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E de como a formação deste movimento entrelaçou desde seu início entidades fundadas sob a iniciativa de militantes comunistas, de ligas camponesas, de associações católicas, e logo depois, sindicatos, federações estaduais e a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). De como foi a repressão logo após o golpe, a luta pela recuperação e retomada do movimento, sua organização em escala nacional e, na virada dos anos 70 para 80, a preparação para as ações coletivas como as greves dos canavieiros. O filme também mostra a incorporação das mulheres na luta sindical, bem como a resistência às falências e à sonegação dos direitos dos trabalhadores por parte da agroindústria da cana através das ocupações e atividades autogestionárias a partir dos anos 90. E ainda como a memória destas lutas tem passado às novas gerações através das iniciativas das entidades dos próprios trabalhadores.
    Equipe:
    Direção: José Sergio Leite Lopes, Moacir Palmeira, José Carlos Matos
    Edição: Agustin Kammerath
    Filmagens (2020): Eduardo Donato e Agustin Kammerath
    Produção: Ricardo Favilla, Rafael Favilla (ICEM)
    Trilha musical: Agustin Kammerath
    Pesquisa de imagens: Thiago Brandão

КОМЕНТАРІ • 12

  • @Anadege_Santos
    @Anadege_Santos 2 роки тому +6

    Muito atual todo esse documentário, é como se tudo isso estivesse acontecendo hoje ou muito próximo a acontecer, só que no momento estão retirando direitos que temos, e o pior é que muitos trabalhadores aprovando perder seu direito que com esse documentário fica claro a dificuldade que foi de conseguir, trabalhadores acuados, ameaçados por seus patrões pra que votem nos candidatos que ele quer, uma triste realidade vivida até hoje, e hoje muito mais forte pois em 2018 também tivemos um golpe na política.

  • @leaoliveira6583
    @leaoliveira6583 Рік тому +4

    Belíssimo trabalho, que mostra a história de construção política dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e traz uma reflexão sobre as lutas dos sindicatos com a nova geração.

  • @robertonathan4401
    @robertonathan4401 Рік тому +2

    Parabéns pelo documentário!!!

  • @mearccrato6599
    @mearccrato6599 11 місяців тому +1

    Excelente documentário: Meus Educandos do Curso de Agroecologia irão assistir! Parabéns pela produção!

  • @jorgevillela4700
    @jorgevillela4700 2 роки тому +4

    formidável

  • @filipetavares4075
    @filipetavares4075 2 роки тому +4

    Excelente produção! Parabéns!!

  • @Brunogames12349
    @Brunogames12349 2 роки тому +4

    Muito bom👏 informativo e importante

  • @mb8833
    @mb8833 11 місяців тому +1

    maravilhoso!

  • @viniciusvrs1
    @viniciusvrs1 2 роки тому +3

    Sensacional 👏

  • @cristianebenitesdasilva7357
    @cristianebenitesdasilva7357 4 місяці тому

    Excelente filme

  • @RosaHelenaLeao-mt2zd
    @RosaHelenaLeao-mt2zd 11 місяців тому +2

    No laço

  • @wevertonelias5601
    @wevertonelias5601 Місяць тому

    Sinto falta de vozes lendo essas legendas. Pois, pra nossa classe trabalhadora e camponeses o analfabetismo ainda é uma realidade.