Meu amigo, parabéns!! Vc é dos meus! Vc explicou em menos de 40 minutos o que um professor de unversidade passa um semestre explicando. Parabéns e obrigado!!
Merecedor de todo sucesso... muita generosidade entregar um conteúdo como este de graça e de uma forma TÃO DIDÁTICA. Já é o segundo ano que participo da Comunidade Sem Codar como forma de agradecimento. Parabéns
Pessoal, se você ainda não faz parte da comunidade, está perdendo seu tempo! Aumente o seu conhecimento e se aprofunde ainda mais nesta plataforma que é sensacional. E o Renato possuí um grande conhecimento e experiência na plataforma! Recomendo com toda certeza!
E eu paguei quase um salário mínimo de mensalidade na faculdade para aprender de verdade no UA-cam. Obrigado meu amigo. Você é comprometido com o conhecimento!!! 👊👊👊👌👌👆👆
Eu não sabia nada de programação nem os termos eu sabia e assistindo aos vídeos e tentando repetir em casa já consigo brincar um pouco. Agradeço muito Renato.
Wow amei a aula, estou chegando praticamente do zero e estou saindo com um bom entendimento dos próximos passos. A didática da aula foi excelente, o tempo passou voando, amei. Parabéns e gratidão!
Triste essa realidade das faculdades aqui no Brasil, mas que bom que a tecnologia e democratização dos conteúdos e o Renato nos propôs esse conhecimento!
Renato cada aula sua que assisto fico mais impressionado com você, a didática é perfeita, eu precisava aprender esse relacionamento a muito tempo, e nunca tinha conseguido entender com a didática que vc fez nessa aula.. parabéns e obrigado
@@RenatoAsse cara, eu ainda não comprei seu curso, pq estou sem dinheiro mesmo... mas quero muito.... e assim que melhorar as coisas farei parte da comunidade... se não fosse pedir demais, faça uma aula sobre upload de multiplas fotos como vc fez no sistema da AQQUA, eu estou desde ontem quebrando a cabeça pra conseguir fazer para um sistema de aluguel que estou desenvolvendo aqui pra apresentar para um cliente... mas não estou conseguindo... aquela parte de fazer upload da imagem e ela ficar armazenada em um repeatinggrup e depois colocar na lista do BD
Eu ja trabalho com BD , mas eu estava travado nesse ponto de COMO FAZER NO BUBBLE - relacionamentos entre Tabelas Meste / Detalhe (Ex: pedido de venda / itens da venda) Esse vídeo EXTREMAMENTE exclarecedor. Muito Obrigado.
Mas uma vez uma excelente aula sobre esta ferramenta. Depois anos programando elaborar um app sem usar IF , WHILE FOR etc....Entidade ou tabelas tanto faz! O que mais tento apreender é como achar os comandos. e quais possibilidade de eventos.
Achava q banco de dados era impossivel agora,achei fácil , cara parabéns pelo seu trabalho , você sabe ensinar ! e se precisar de editor de fotos videos e thums da um alô !
Muito obrigado por passar o seu Conhecimento Renato!! o que o professor da faculdade queria passar em 2/3 semanas.. vou passou em 50 minutos com muito mais sentido!! Só Agradecer!!
Renato, parabéns pela didática. Estou te acompanhando a 1 semana, mas aprendi muito mais do que teria conseguido sozinho em 1 mês. Em breve serei seu aluno na sem codar. Excelente conteúdo em todo o canal!!!
Sempre trabalhei com bd, fiz diversos mer's der's, mas não sabia como fazer os relacionamentos no Bubble, vlw cara, mto top o seu canal, parabéns pelo trabalho
Mds mano!!! com as explicações da faculdade eu não tinha entendido nada. Com as suas explicações eu entendi tudo!!! Caraca muito obrigada mesmo!!! Já vou me inscrever no canal agora!!!
Renato, ainda bem que o seu modelo de relacionamento aqui no youtube é 1 pra Muitos..rsrsrs...Mano, muito boa essa aula, . Isso melhora a construção do banco de dados, inclusive, enxuga bastante, quando possível, a visão do banco de dados de um determinado serviço ou produto. PA ___RA___BÉNS...! ! ! !
Obrigado Renato! Vi que no momento em que assisto o vídeo tem 145 deslikes, na boa não entendo como alguém pode fazer isso com um conteúdo tão bom e sem reconhecer o trabalho que dá pra você gravar, se não gostou (o que é difícil) simplesmente sai do vídeo e pronto. Obrigado mesmo!
Matheus, só não tem dislike quem não faz nada. Quando a gente se expõe aqui, já começa a ter gente fazendo cara feia, é a vida. E o mais importante: não crio esse material pors 145 que não gostaram, mas sim para os 3.200 que gostaram :)
que aula. Sou membro da comunidade há dois anos, mas sou um pobre procrastinador, esse ano resolvi mudar isso, to comendo a comunidade com farinha kkkkkkkkkk
Fala Renato, beleza ? Muito bom o seu vídeo. Gostaria apenas de dar um feedback referente alguns pontos muito importantes na hora de decidir a tipagem das propriedades que vamos colocar e também quais campos devemos colocar numa entidade usuário. Ali mais ou menos no minuto 7:00 percebi algumas coisas em relação a isso. Eu mudaria algumas coisas, como por exemplo: Eu não definiria uma propriedade (prop) chamada "Idade" já que tenho uma outra prop chamada de "Data de Nascimento", isto pq sabemos que idade é um valor que pode ser calculado sempre que você precisar. anoAtual - anoNascimento = idade. Por isto não vejo a necessidade da existência deste campo. Outra coisa é o campo CPF que foi tipado como numérico. De fato CPF é um número porém em banco de dados relacionais tipar CPF como numérico pode trazer muita dor de cabeça isto porque um tipo INT por exemplo, tem um range e isso varia de acordo com a distribuição / implementação do banco de dados. A qualquer momento dependendo da quantidade de usuários e das regras de negócio da aplicação esse campo pode exceder o range e explodir e isso não é nada legal quando acontece hahaha. Particularmente eu daria um tipo VARCHAR para esta propriedade e faria a conversão quando for usa-la. Vale lembrar que o Tipo VARCHAR suporta qualquer caractere, então é valido também sempre validar corretamente o CPF antes de inseri-lo na base de dados. CPF também é um valor que pode ser calculado para ser validado e isso facilita muito e evita que problemas possam acontecer. Acho que é isso Renato, queria apenas contribuir com esse feedback. Gostrei do vídeo e ele me ajudou num problema de cardinalidade que eu estava tendo hahaha coisas que eventualmente eu acabo esquecendo. Um grande abraço meu querido, sucesso pra ti!
Boa tarde, excelente vídeo. Para fazer o diagrama ER uma das melhores ferramentas gratuitas é o Mysql Workbench. Depois de fazer o diagrama vc pode exportar o SQL gerado blz.
João Braz, Sabe dizer se no Workbench da pra criar mais de 60 itens no diagrama? Essa é uma limitação do LucidChart por isso pergunto. Descobri ao modelar o banco pra uma ideia que pretendo desenvolver.
Renato. obrigado e parabéns! A única coisa que senti falta foi uma ideia (em banco de dados) para mais de uma foto (como o Aqqua, por exemplo)! Mas de qualquer forma foi (é) um video muito legal.
Oi Luciano, sabe quando dei o exemplo ali de o usuário ter uma "foto.jpg", que é uma imagem? Na Aqqua, ali é uma Lista de Imagens. Ou seja, só selecionar a caixinha "Esse campo é uma lista" na hora de criar o campo :)
Fantástica sua objetividade, mais uma vez. Eu antes de iniciar o vídeo, já deixo o like. Me ajudou bastante e me tirou uma dúvida, a respeito de ser possível colocar dados dinâmicos em dropdown.
@rRenato Asse, pelo que percebi é uma forma diferente dos padrões usados em banco de dados. Ou seja, mais, flexível que o normal. Pois, possivelmente o bubble.io, por está dentro da AWS Cloud, deve está usando um Banco de dados NoSQL. Porque, um relacionamento em um SGDB Relacional seria diferente desse empregado pelo amigo. E desde já muito obrigado pelo ensino. Achei sensacional esse estilo de modelagem dentro do bubble.io. Facilita e muito o Dev de um App Web.
Pois é Carlos, você é a segunda pessoa que me fala que se assemelha a um NoSQL, talvez seja mesmo. O Bubble diz que é Postgres na Amazon RDS. Mas independente disso,, também gosto muito desse modelo de modelagem relacional, fica super intuitivo :)
No minuto 36:51 onde de acordo com a seleção de marcas mostrar o modelo isso que necessario entender, pois na programação para chegar a isso tenho que ficar dando select sql da diva para chegar, este ponto de acordo com uma combo popular a outra , que seria interessante ver, como por exemplo a Bíblia, onde tem os testamentos, dentro deles os livros, dentro dos livros os capítulos, dentro dos capítulos os versículos, entende , essa parte facil que tem o bubble para programação é custo chegar, não sei se estou sendo claro, estas diferenças que desejo entender, como chegar no resultado mais rapido, do que seria via várias linhas de código, ^^
No início tive preconceito com Bubble, achei que fosse uma ferramenta para amadores, caraaaaaleooooo, assistindo o RENATO ASSE, podemos ver que a ferramenta é monstruosa, e tem todos os recursos mais usados na programação tradicional, e o RENATO, é coisa de louco, parece que foi ele que desenvolveu essa BUBBLE, o cara é animal, super indico o curso dele, não tem outro investimento mais valioso.
Renato, só tenho uma coisa pra dizer, te amo cara! (de uma forma não sexual, que isso fique claro). Esses conhecimentos estão mudando minha forma de encarar essa crise. Em breve entrarei na comunidade sem codar.
Muito Obrigado, por um dos vídeos mais relevantes que já vi na área de TI, sério mesmo. Isso por um único motivo, por mostrar fontes de modelos de banco de dados. Sempre procurei, mas não achava, e você me algumas formas, se bem que gostei muito mesmo da primeira. Não estou desprezando o resto do vídeo, pelo contrário, todo o conteudo foi muito bom mesmo, porém isso (a referência dos modelos de banco de daos de exemplos) foi o que mais me acrescentou, muito obrigado pelo ótimo trabalho. Agora, só ficou uma certa dúvida minha, que sempre tive. Por exemplo, vamos dizer que eu estou fazendo um sistema de controle de estoque, e registro compras e vendas, etc, que no caso são entradas e saidas, como faço para obter o estoque atual de um produto? Eu vejo 2 opções, sempre que ocorrer uma venda ou compra eu atualizo um certo campo de estoque na tablea produtos, ou todas as vezes que eu consultar os produtos eu pego todo o histórico de vendas e compras e calculo o estoque atual. O prolema da primeira opção é sempre calcular coisas na hora da criação da venda ou compra, e se você exclui-las pode ficar informações desatualizadas na entidade produto, já a segunda opção eu não gosto por que penso que pode ter problemas de desempenho, porque cada consulta tenho que ver todo o histórico de vendas e compras daquele produto e somar e subtrair. Enfim eu só consigo pensar nessas 2 formas, porque não sei ao certo resolver este problemas, são ums problemas digamos de obter totais ao assim, se você puder dar uma opinião por favor eu agradeceria, claro se você entender toda essa bagaça que escrevi, de qualquer modo obrigado!!!
Anderson, obrigado pelas palavras :) Eu não faria o cálculo de estoque na busca, mas sim recalcularia toda vez que houvesse um novo lançamento. Mais ou menos assim: 1) Crie um novo lançamento no estoque, com um campo número, exemplo "+150" ou "-200", aí você sabe se foi entrada ou saída. 2) Assim que criar esse novo lançamento, você recalcula o estoque do produto com base na quantidade anterior. 3) Sempre que você deletar ou modificar um lançamento, você pede pro usuário ajustar manualmente a nova quantidade, é assim que a maioria dos sistemas fazem. 4) Agora, quando você fizer a busca, já terá um dado estático com a quantidade atual, não precisa ficar fazendo solicitações malucas pro servidor o tempo todo :)
Adorei a aula, tenho a ideia de fazer um app para construir uma leitura de mapa (tipo mapa astral) acho que esse pode ser um caminho integrando tabelas. Muito obrigado Parabéns pelo canal e já me tornei fan do seu trabalho. E com certeza! aluno da sua comunidade. Deus abençoe muito
Renato, me passa uma orientação ... tem como eu criar um processo para rodar no DB do Bubble uma atualização de um campo de uma tabela toda noite as 24:00 hs. (tipo stored procedure) ??
JP, são os eventos recorrentes, dentro dos backend workflows: comunidade.semcodar.com.br/aula/introducao-backend-workflows (Aula Introdução aos Backend Worfklows (API Workflows))
Meu amigo, parabéns!! Vc é dos meus! Vc explicou em menos de 40 minutos o que um professor de unversidade passa um semestre explicando. Parabéns e obrigado!!
Merecedor de todo sucesso... muita generosidade entregar um conteúdo como este de graça e de uma forma TÃO DIDÁTICA. Já é o segundo ano que participo da Comunidade Sem Codar como forma de agradecimento. Parabéns
Tamo junto 👏👏
Pessoal, se você ainda não faz parte da comunidade, está perdendo seu tempo! Aumente o seu conhecimento e se aprofunde ainda mais nesta plataforma que é sensacional. E o Renato possuí um grande conhecimento e experiência na plataforma! Recomendo com toda certeza!
E eu paguei quase um salário mínimo de mensalidade na faculdade para aprender de verdade no UA-cam.
Obrigado meu amigo. Você é comprometido com o conhecimento!!!
👊👊👊👌👌👆👆
Assisti essa aula e consegui resolver um problema do meu primeiro desavio do curso do Renato, valeu!
Muito bom, cara! Foi o primeiro vídeo que me fez entender BD de verdade. Obrigado por isso.
Didática incrível, ficou tudo mais claro acerca da modelagem! Vou já fazendo a minha de um dos muitos aplicativos que tenho em mente.
Eu não sabia nada de programação nem os termos eu sabia e assistindo aos vídeos e tentando repetir em casa já consigo brincar um pouco. Agradeço muito Renato.
Wow amei a aula, estou chegando praticamente do zero e estou saindo com um bom entendimento dos próximos passos. A didática da aula foi excelente, o tempo passou voando, amei. Parabéns e gratidão!
Obrigado Marienela, fico feliz demais em poder ajudar 😀
O seu conhecimento Renato é maior que qualquer professor que eu tive na faculdade de ciência da computação.
Orrax, essa foi forte 😅
Fico feliz em ajudar :)
Triste essa realidade das faculdades aqui no Brasil, mas que bom que a tecnologia e democratização dos conteúdos e o Renato nos propôs esse conhecimento!
👍👍👍
@@RenatoAsse pior que é verdade. Sou formado em engenharia de computação e posso dizer que você está a frete de 95% dos professores que tive.
Após ver pela terceira vez pausando consegui pegar pontos muito importantes! Parabens! Logo logo entro na comunidade semcodar!
Renato cada aula sua que assisto fico mais impressionado com você, a didática é perfeita, eu precisava aprender esse relacionamento a muito tempo, e nunca tinha conseguido entender com a didática que vc fez nessa aula.. parabéns e obrigado
Valeu, fico feliz em ajudar 😀
@@RenatoAsse cara, eu ainda não comprei seu curso, pq estou sem dinheiro mesmo... mas quero muito.... e assim que melhorar as coisas farei parte da comunidade... se não fosse pedir demais, faça uma aula sobre upload de multiplas fotos como vc fez no sistema da AQQUA, eu estou desde ontem quebrando a cabeça pra conseguir fazer para um sistema de aluguel que estou desenvolvendo aqui pra apresentar para um cliente... mas não estou conseguindo...
aquela parte de fazer upload da imagem e ela ficar armazenada em um repeatinggrup e depois colocar na lista do BD
Que didática cara! Sensacional...Parabéns Renato! Foi um custo entender na faculdade... aqui foi simples, claro e objetivo!
Estou começando hoje a aprender sobre banco de dados. Vou precisar criar um para minha empresa. Caiu como uma luva este vídeo, ótimo conteúdo! Valeu!
Eu ja trabalho com BD , mas eu estava travado nesse ponto de COMO FAZER NO BUBBLE - relacionamentos entre Tabelas Meste / Detalhe (Ex: pedido de venda / itens da venda)
Esse vídeo EXTREMAMENTE exclarecedor.
Muito Obrigado.
Valeu José, fico feliz em ajudar 😀
Mas uma vez uma excelente aula sobre esta ferramenta. Depois anos programando elaborar um app sem usar IF , WHILE FOR etc....Entidade ou tabelas tanto faz! O que mais tento apreender é como achar os comandos. e quais possibilidade de eventos.
que aula incrível renato! Em 50 minutos, vc conseguiu tornar BD fácil, muito bom!
Que aula maravilhosa!
Fiquei impressionado com tanta criatividade.
Achava q banco de dados era impossivel agora,achei fácil , cara parabéns pelo seu trabalho , você sabe ensinar ! e se precisar de editor de fotos videos e thums da um alô !
Sensacional! você não sabe o quanto eu procurei pra achar um vídeo assim!
Ola, vc programa apps?
Grande Renato. Todo vídeo que você lança no canal sem sombra de dúvidas é sempre um aprendizado pra todos nós! Parabéns
Valeu Deivid Borges 😀
amigo , gostei muito, estou estudando e começando a me interessar mais por esse tema BANCOS DADOS
Muito obrigado por passar o seu Conhecimento Renato!! o que o professor da faculdade queria passar em 2/3 semanas.. vou passou em 50 minutos com muito mais sentido!! Só Agradecer!!
Obrigado pelas palavras 🥰
Renato, parabéns pela didática. Estou te acompanhando a 1 semana, mas aprendi muito mais do que teria conseguido sozinho em 1 mês. Em breve serei seu aluno na sem codar.
Excelente conteúdo em todo o canal!!!
Para um principiante como eu muito bom...ajudou sim. Obrigado
amigo, meus parabéns, seu video ficou maravilhoso, muito claro, prático e objetivo!!! excelente!!!!
Cada aula sua é um poderoso guia e insight!
GUSTAVO GUANABARA!!!!!
O Curso em Video ja salvou MUITOOOOOOOOOOOOO minha vida XD!!!!!!!!!!!!!!!!!
obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco... ps.: gustavo ganabara é muito show... muito do q aprendi devo a ele.
Sempre trabalhei com bd, fiz diversos mer's der's, mas não sabia como fazer os relacionamentos no Bubble, vlw cara, mto top o seu canal, parabéns pelo trabalho
Valeu Pedro, fico feliz em ajudar 😀
Se tem vídeo do Renato Asse eu já chego dando voadora no Like!
É obrigação!
😂😂
Muito Bom Renato, gostei mesmo, na minha época de Faculdade se chamaba de Normalizar Dados, mas foi uma explicação muito simples e practica.
Valeu Daniel 😀
Mds mano!!! com as explicações da faculdade eu não tinha entendido nada. Com as suas explicações eu entendi tudo!!! Caraca muito obrigada mesmo!!! Já vou me inscrever no canal agora!!!
cara curto sua forma de explicar objetivo e direto!! parabens e obrigado!!
Valeu 😀
Renato, ainda bem que o seu modelo de relacionamento aqui no youtube é 1 pra Muitos..rsrsrs...Mano, muito boa essa aula, . Isso melhora a construção do banco de dados, inclusive, enxuga bastante, quando possível, a visão do banco de dados de um determinado serviço ou produto. PA ___RA___BÉNS...! ! ! !
kkkkkkk valeu João 😀
Parabéns Renato, excelente explicação. Direto, objetivo e prático. Show
Valeu Niraldo Luna 😀
Obrigado Renato!
Vi que no momento em que assisto o vídeo tem 145 deslikes, na boa não entendo como alguém pode fazer isso com um conteúdo tão bom e sem reconhecer o trabalho que dá pra você gravar, se não gostou (o que é difícil) simplesmente sai do vídeo e pronto.
Obrigado mesmo!
Matheus, só não tem dislike quem não faz nada. Quando a gente se expõe aqui, já começa a ter gente fazendo cara feia, é a vida. E o mais importante: não crio esse material pors 145 que não gostaram, mas sim para os 3.200 que gostaram :)
Melhor canal de No code do Brasil disparado. Parabens pelos videos.
Valeu meu xará!
Simplesmente, PERFEITO!
Cara, agora tudo faz sentido, eu tava muito de cara já, e era a porra da tradução que tava me deixando louco kkkkk
kkk valeu Thiago 😀
que aula.
Sou membro da comunidade há dois anos, mas sou um pobre procrastinador, esse ano resolvi mudar isso, to comendo a comunidade com farinha kkkkkkkkkk
Fala Renato, beleza ? Muito bom o seu vídeo. Gostaria apenas de dar um feedback referente alguns pontos muito importantes na hora de decidir a tipagem das propriedades que vamos colocar e também quais campos devemos colocar numa entidade usuário. Ali mais ou menos no minuto 7:00 percebi algumas coisas em relação a isso. Eu mudaria algumas coisas, como por exemplo: Eu não definiria uma propriedade (prop) chamada "Idade" já que tenho uma outra prop chamada de "Data de Nascimento", isto pq sabemos que idade é um valor que pode ser calculado sempre que você precisar.
anoAtual - anoNascimento = idade.
Por isto não vejo a necessidade da existência deste campo. Outra coisa é o campo CPF que foi tipado como numérico. De fato CPF é um número porém em banco de dados relacionais tipar CPF como numérico pode trazer muita dor de cabeça isto porque um tipo INT por exemplo, tem um range e isso varia de acordo com a distribuição / implementação do banco de dados. A qualquer momento dependendo da quantidade de usuários e das regras de negócio da aplicação esse campo pode exceder o range e explodir e isso não é nada legal quando acontece hahaha. Particularmente eu daria um tipo VARCHAR para esta propriedade e faria a conversão quando for usa-la. Vale lembrar que o Tipo VARCHAR suporta qualquer caractere, então é valido também sempre validar corretamente o CPF antes de inseri-lo na base de dados. CPF também é um valor que pode ser calculado para ser validado e isso facilita muito e evita que problemas possam acontecer.
Acho que é isso Renato, queria apenas contribuir com esse feedback. Gostrei do vídeo e ele me ajudou num problema de cardinalidade que eu estava tendo hahaha coisas que eventualmente eu acabo esquecendo. Um grande abraço meu querido, sucesso pra ti!
Muito obrigado. Saber disso é muito importante!
Boa tarde, excelente vídeo. Para fazer o diagrama ER uma das melhores ferramentas gratuitas é o Mysql Workbench. Depois de fazer o diagrama vc pode exportar o SQL gerado blz.
Show João, bom toque, obrigado!
João Braz, Sabe dizer se no Workbench da pra criar mais de 60 itens no diagrama? Essa é uma limitação do LucidChart por isso pergunto. Descobri ao modelar o banco pra uma ideia que pretendo desenvolver.
O cara fez BD ser legal, Renato vc é o cara!!!
Foi a aula de bubble que mais aprendi.
Acho q poderia ter um curso de bubble dividido assim por assuntos.
No que seria diferente da Comunidade Sem Codar? link.semcodar.com.br/cd
:) vou explorar ela com mais atenção
muito top e organizado ...a cada dia que passa fico mais envolvido!!! #nocode #semcodar
🚀🚀🚀
Renato, felicitaciones. Un excelente video para las personas que recien comienzan con Bubble. Un abrazo
Gracias, Luiz 😀
Agradeço pelo sua dedicação e vontade em nos transmitir conhecimento de modo efectivo e eficiente. i wish you all the best. God Bless you
Parabéns pelo vídeo, me ajudou muito a entender o esquema de modelagem.
Renato, muito boa explicação... agora é testar para fixar melhor o aprendizado.
Boa, Mario!
Excelente.
Parabéns
Sua didática é muito divertida obrigada pelo vídeo!!
Renato. obrigado e parabéns!
A única coisa que senti falta foi uma ideia (em banco de dados) para mais de uma foto (como o Aqqua, por exemplo)! Mas de qualquer forma foi (é) um video muito legal.
Oi Luciano, sabe quando dei o exemplo ali de o usuário ter uma "foto.jpg", que é uma imagem?
Na Aqqua, ali é uma Lista de Imagens. Ou seja, só selecionar a caixinha "Esse campo é uma lista" na hora de criar o campo :)
amei sua maneira de explicar :)
Que aula maravilhosa, muito obrigado professor!
Valeu Essência Turbo 😀
Parabéns, Renato. Vídeos muito bons e esclarecedores. Consegue transmitir o conteúdo de forma fácil e descomplicada.
Valeu Gustavo Mendonça 😀
muito bom cara, parabéns!! muito didático.
QUE AULA!! Muito obrigada! Parabéns pelo vídeo.
QUE VIDEO RENATO , QUE DIDATICA , DIRETO AO PONTO , MUITO BOM !
Show de aula! Valeu Renato!
Cara, você é o melhorrrrrrrrr
Sensacional Renato, agora poderia fazer um exemplo montando um banco para marketing (CRM) de um e-commerce
Seus vídeos são excelentes, obrigado por compartilhar seu conhecimento 🙏
Obrigado Renato Por Compartilhar esse conhecimento, me ajudou e muito!!
Valeu Daniel! Fico feliz em ajudar :)
Top de mais, me elucidou bastante minhas dúvidas, foi show
🤟🤟🤟
Animal essa aula, parabéns me ajudou muito
haaaa já cheguei dando like.. huuu amo banco de dados.. .....showw
Valeu Silvio 😀
Objetivo. Gosto disso. Parabéns.
Valeu Alcione Junior 😀
Fantástica sua objetividade, mais uma vez. Eu antes de iniciar o vídeo, já deixo o like. Me ajudou bastante e me tirou uma dúvida, a respeito de ser possível colocar dados dinâmicos em dropdown.
Valeu Ronaldo Lemos 😀
50:42 mais bem utilizados
@rRenato Asse, pelo que percebi é uma forma diferente dos padrões usados em banco de dados. Ou seja, mais, flexível que o normal. Pois, possivelmente o bubble.io, por está dentro da AWS Cloud, deve está usando um Banco de dados NoSQL. Porque, um relacionamento em um SGDB Relacional seria diferente desse empregado pelo amigo. E desde já muito obrigado pelo ensino. Achei sensacional esse estilo de modelagem dentro do bubble.io. Facilita e muito o Dev de um App Web.
Pois é Carlos, você é a segunda pessoa que me fala que se assemelha a um NoSQL, talvez seja mesmo. O Bubble diz que é Postgres na Amazon RDS. Mas independente disso,, também gosto muito desse modelo de modelagem relacional, fica super intuitivo :)
Não para de fazer tutorial, não abandona esse canal kkk tá me ajudando muito
Estamos só começando :)
Em breve quero me inscrever na sua comunidade de devs
Aula incrível!!👏👏👏👏
Que aula show! Abriu "leque" possibilidades
Ótimo vídeo, fiquei impressionado com a qualidade. Parabéns amigo, me ajudou muito.
Muito bom o conteúdo e sua didática Renato!
Valeu Jair 😀
O melhor !
Que aula excelente! 🤩
muito bom Renato, bem didático, valeu
Valeu Jorge L Amorim 😀
Muito obrigado!
Estava aguardando esse tutorial!
Tamo junto 😀
Parabéns, muito bem explicado
No minuto 36:51 onde de acordo com a seleção de marcas mostrar o modelo isso que necessario entender, pois na programação para chegar a isso tenho que ficar dando select sql da diva para chegar, este ponto de acordo com uma combo popular a outra , que seria interessante ver, como por exemplo a Bíblia, onde tem os testamentos, dentro deles os livros, dentro dos livros os capítulos, dentro dos capítulos os versículos, entende , essa parte facil que tem o bubble para programação é custo chegar, não sei se estou sendo claro, estas diferenças que desejo entender, como chegar no resultado mais rapido, do que seria via várias linhas de código, ^^
No início tive preconceito com Bubble, achei que fosse uma ferramenta para amadores, caraaaaaleooooo, assistindo o RENATO ASSE, podemos ver que a ferramenta é monstruosa, e tem todos os recursos mais usados na programação tradicional, e o RENATO, é coisa de louco, parece que foi ele que desenvolveu essa BUBBLE, o cara é animal, super indico o curso dele, não tem outro investimento mais valioso.
😍😍😍
Renato, só tenho uma coisa pra dizer, te amo cara! (de uma forma não sexual, que isso fique claro). Esses conhecimentos estão mudando minha forma de encarar essa crise. Em breve entrarei na comunidade sem codar.
🤔 HAHAHAHAHA Valeu Thiago! Fico feliz em poder ajudar :)
Muito bom Renato aula top.
Valeu jules negri 😀
Sensacional ! Clareou muita coisa!
Valeu Clevinho, e vi que vc se inscreveu na Comunidade Sem Codar, seja bem vindo 😀👏👏
Posso até saber um pouco mais de programação, mas aprendi coisas preciosas.
Excelente!
bacana....super aula
Valeu Erik! Fico feliz em ajudar 😀
Maravilhoso Renato. A única coisa que pediria, se for possível, um pouco mais devagar. No mais, tudo é maravilhoso. Parabéns.
Mais uma exelente aula.
Valeu Adriano Corvo 😀
gratidao renato..segura comunidade sem codar TO CHEGANDO !!!
Boa!! 🚀🚀🚀🚀
Muito Obrigado, por um dos vídeos mais relevantes que já vi na área de TI, sério mesmo. Isso por um único motivo, por mostrar fontes de modelos de banco de dados. Sempre procurei, mas não achava, e você me algumas formas, se bem que gostei muito mesmo da primeira. Não estou desprezando o resto do vídeo, pelo contrário, todo o conteudo foi muito bom mesmo, porém isso (a referência dos modelos de banco de daos de exemplos) foi o que mais me acrescentou, muito obrigado pelo ótimo trabalho. Agora, só ficou uma certa dúvida minha, que sempre tive. Por exemplo, vamos dizer que eu estou fazendo um sistema de controle de estoque, e registro compras e vendas, etc, que no caso são entradas e saidas, como faço para obter o estoque atual de um produto? Eu vejo 2 opções, sempre que ocorrer uma venda ou compra eu atualizo um certo campo de estoque na tablea produtos, ou todas as vezes que eu consultar os produtos eu pego todo o histórico de vendas e compras e calculo o estoque atual. O prolema da primeira opção é sempre calcular coisas na hora da criação da venda ou compra, e se você exclui-las pode ficar informações desatualizadas na entidade produto, já a segunda opção eu não gosto por que penso que pode ter problemas de desempenho, porque cada consulta tenho que ver todo o histórico de vendas e compras daquele produto e somar e subtrair. Enfim eu só consigo pensar nessas 2 formas, porque não sei ao certo resolver este problemas, são ums problemas digamos de obter totais ao assim, se você puder dar uma opinião por favor eu agradeceria, claro se você entender toda essa bagaça que escrevi, de qualquer modo obrigado!!!
Anderson, obrigado pelas palavras :)
Eu não faria o cálculo de estoque na busca, mas sim recalcularia toda vez que houvesse um novo lançamento. Mais ou menos assim:
1) Crie um novo lançamento no estoque, com um campo número, exemplo "+150" ou "-200", aí você sabe se foi entrada ou saída.
2) Assim que criar esse novo lançamento, você recalcula o estoque do produto com base na quantidade anterior.
3) Sempre que você deletar ou modificar um lançamento, você pede pro usuário ajustar manualmente a nova quantidade, é assim que a maioria dos sistemas fazem.
4) Agora, quando você fizer a busca, já terá um dado estático com a quantidade atual, não precisa ficar fazendo solicitações malucas pro servidor o tempo todo :)
Adorei a aula, tenho a ideia de fazer um app para construir uma leitura de mapa (tipo mapa astral) acho que esse pode ser um caminho integrando tabelas.
Muito obrigado
Parabéns pelo canal e já me tornei fan do seu trabalho.
E com certeza! aluno da sua comunidade.
Deus abençoe muito
Já cheguei deixando aquele like maroto
Boa, massacra esse LIKE aí 😁
@@RenatoAsse Eu admiro muito o seu conhecimento, é incrível a forma como você consegui demonstrar o domínio em computação, parabéns, fenomenal.
Q vídeo fantástico
Muito bom.
Renato, me passa uma orientação ... tem como eu criar um processo para rodar no DB do Bubble uma atualização de um campo de uma tabela toda noite as 24:00 hs. (tipo stored procedure) ??
JP, são os eventos recorrentes, dentro dos backend workflows: comunidade.semcodar.com.br/aula/introducao-backend-workflows (Aula Introdução aos Backend Worfklows (API Workflows))