As ordens mendicantes e o Segundo Concílio de Lion (1274)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 гру 2024

КОМЕНТАРІ •

  • @mello5641
    @mello5641 8 днів тому

    Excelente aula.

  • @MatheusRedig
    @MatheusRedig 8 днів тому +2

    Conteúdo precioso!

  • @izanicolun1646
    @izanicolun1646 8 днів тому +3

    Ótimo vídeo

  • @skullmemes2535
    @skullmemes2535 8 днів тому +2

    Muito bom, estou gostando bastante do canal!

  • @BacuriGamer
    @BacuriGamer 7 днів тому +1

    A seguir, eis um resumo do vídeo. Qualquer dúvida quanto ao conteúdo deve der dirigida ao professor.
    0:03 - Muitas vezes, na escola, em artigos da Wikipedia, em dicionários ou mesmo livros de divulgação, apresentam-se noções demasiadas irrelevantes - ainda que verdadeiras - sobre o segundo concílio ecumênico de Lion, ocorrido em 1274.
    1:18 - Normalmente, diz-se que neste concílio se discutiu questões administrativas, geopolíticas, relativas ao grande cisma do oriente, ocorrido no século XI. Convocado em março de 1272 e realizado em 1274, o concílio discutiu, além das questões mencionadas acima, assuntos mais abragentese, constantes, cujas consequências alcançam os nossos dias.
    2:42 - Um desses assuntos envolvia a questão da identidade entre Deus e mundo. Havia as ordens medicantes franciscanas e dominicanas, duas fundadoras das universidades medievais. Naquela época, Santo Tomás de Aquino representava notadamente os dominicanos, enquanto que São Boaventura representava o franciscanos. Este escrevia obras com um tonus poético. Comunicava-se através de imagens poéticas. Umas das características dos franciscanos era a compatibilização que faziam entre Deus e o mundo. É nas universidades influencias pelos franciscas que se deu o estudo da botânica e da biologia que viria a surgir. O trabalho entendido como um modo de reconhecimento da glória do Criador, tal era o enfoque dos franciscanos. Em suma, reconhecia-se nas criaturas a obra do criador, e trabalho, oração eram vistos como continuade e desígnio de Deus.
    Por outro lado, a ordem dos dominicanos adotava uma perspescriva que tendia a não reconhecer uma igualdade entre Deus e o mundo. Favorecia os estudos metafísicos e teológicos, os estudos superiores, que refletiam acerca de Deus e suas obras, ao inves de uma investigação direto nas obras. Tinham uma postura mais racional do cosmo e de Deus.
    6:40 - Santo Tomás morre à caminho do concílio, enquanto São Boaventura morre durante o concílio.
    6:54 - O debate entre a visão racionalista, contemplativa e as investigações sobre as causas primeitas determinaram o tônus de parte do conflito. Ainda hoje, em salas de aulas, é possível notar tal oposição de interesses em alunos que preferem estudos voltados para o funcionamento das coisas e aqueles que prefrerem as ciências mais contemplativas.
    8:50 - Desses dois grupos surgem duas tendências que influenciam as universidades desde então. Os dominicanos reconhecem nas interpretação franciscanas de São Boaventura um perigo: o de igualar a identidade de Deus com o mundo, gerando um panteísmo, uma crença imanentistas que sustenta que Deus está dentro ou preso à matéria. Já os franciscanos consideram perigosa uma desincompatibilização excessiva entre Deus e o mundo por parte dos dominicanos, o que levaria à gnose, crença que considera o mundo sem qualquer divindade e que o conhecimento é a única forma de libertação, mas não o conhecimento racional e sim oculto.
    10:30 - Os problemas filosóficos desencadeados por estas discussões criam as condições para as discussões dos séculos seguintes. No início século XVI, durante a reforma protestante, e mesmo antes, na Boemia, Praga, há uma síntese dessas discussões acadêmicas, entre a visão racionalista ou voluntarista. Lutero faz esta síntese, reunindo uma visão racionalista com uma moral irracionalista ou voluntarista.
    11:59 - Importa traçar a genealogia das ideias para não nos enganarmos quanto as origens de jossas decisões. Muitas delas não são nossas, inventadas por nós, pois podem ter vinda do passado.

  • @riastinoc
    @riastinoc 8 днів тому +1

    Ah História! A mais grave das ciências!..

  • @riastinoc
    @riastinoc 8 днів тому +1

    Dualidade partícula - onda, dualidade franciscana-dominicana. Sensacional!

  • @AndrzejMLK
    @AndrzejMLK 8 днів тому +2

    Bom dia, professor.
    Acho que existe um erro de ortografia no titulo.

    • @Prof.MarcoCampos
      @Prof.MarcoCampos  8 днів тому +1

      Tens razão. Vou corrigir. Muito obrigado pelo alerta.