Assisto apartir de Angola Luanda gostei vou produzir essa formula que atentamente açrendi , pela grande explicaxao obrigada doutor continua a ensinar mais e mais Deus abençoe
Em primeiro lugar gostaria de agradecer e parabenizar pela sua excelente iniciativa! Lamentei estar tão longe (Maracanã/RJ) e não poder ir nessas formações. Agradeço a tecnologia que nos aproxima e oportuniza esses aprendizados mesmo distante. Seguirei o canal e vou divulgar essas experiências para serem aplicadas na área urbana, já que o desejo de ter uma horta e de cultivar o próprio alimento aumenta a cada dia aqui na cidade... já tenho um montão de perguntas!!!
Prof. Daniel parabéns pelo trabalho de difusão de conhecimento com os agricultores e aqui no UA-cam! Obrg pelo conteúdo! Muito bom! Sou estudante de Agroecologia.
O Sr precisa vir para a região da Chapada Diamantina pois aqui a terra é rica, temos água a vontade só precisamos de técnicas, os vídeos do seu canal está me dando base para eu projetar minha horta.
Que bom Adolfo. Tenho um amigo q me chamou outro dia p visitar a área dele. O nome dele é Helder Carozo. Tenho outros amigos por ai: Derly em Mucuje, Adeodato em Ibicoara, Felipe no Capão.... Região rica e abençoada.
Professor, bom dia, más uma pergunta, aqui no Maranhão nós produzimos a farinha branca (farinha seca) que eu já uso a manipueira estraida desse processo,e a farinha dágua que para ser produzida a mandioca fica de molho por 3 dias , o caldo da produção da farinha dágua pode ser usado da mesma forma na agricultura ? obrigado.
@@leideaguiar9666 não tem essa exatidão. 30% de esterco mais novo possível 70 % água sem cloro. Os outros ingredientes 5 a 10% p n dificultar na hora de mexer.
Bom vídeo, tenho uma área de pastagem de tifton para feno . Gostaria de construir um tanque de calda orgânica, não sei por onde começar. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso!!!!
Se a pluviosidade da sua região for boa e tb uma boa fertilidade do solo (parece q é sua realidade c a escolha do tifton q é uma gramínea bem exigente desses fatores), poderia ser pensado um pastoreio racional através de piquetes c ou sem irrigação. Assim colhendo amostras do solo, corrigindo a acidez(se houver), fazendo remineralizaçao do solo com pó de rochas, uso de fosfatos naturais e adubando com esterco curtido e uso de Caldas como biofertilizante, chorume, EM (Microorganismos Eficazes), urina etc. seu pasto vai bombar. Com o pastejo rotacionado os próprios animais aumentam bastante a fertilidade do solo c esterco e urina q os animais vão depositando. Se n usar herbicidas e produtos químicos no banho dos animais vai haver tb um grande incremento da fertilidade não somente física e Química (minerais do pó de rochas e/ou da fosfatagem/fosfato natural) mas tb da fertilidade biológica c grande aumento da biota do solo com a multiplicação dos microorganismos do solo. Assim a pastagem vai ser vista apenas como pasto mas como lavoura q vai produzir maior quantidade de volumoso/forragem e consequentemente de leite /ou ganho de peso dos animais (maior produção de carne por hectare).
Professor boa noite na cultura do milho qual a quantidade devo colocar do biofertilizantes direto no solo ao pé da planta e com que frequencia, Já na adubação foliar quanto de biofertilizantes e a frequência. Grato
Professor, boa tarde. Tem algum video seu falando do tambor com a mangueirinha pra sair o ar? Pois não entendi direito onde fica a vasilha com água. Gratidão.
Essa prática da mangueirinha é quando se faz o biofertilizante anaeróbico (na ausência do ar). Eu prefiro fazer aeróbico porque o esterco fica melhor diluido quando abre e mexe todos os dias, fechando a tampa depois para não deixar sair o gás amônia que é adubo e não deve ser perdido.
Vou passar material p vc dar uma conferida. Não existe receita pronta. Vc deve trabalhar com o material q encontrar na propriedade e nas redondezas - que for mais barato p vc. Comprar o mínimo possível. drive.google.com/drive/folders/1QrieOWQ0TVWTVx5SdlHyF2i1VozDi8ek?usp=sharing
Prof Daniel, desse biofertilizante, qual a diluição para 20 lt de água para citros, e qual a diluição para via solo. Desde já obrigado Parabéns pelo seu grande trabalho Ulisses Miracema-RJ
Não tenho sua resposta e afirmo q isso não tem muita importância. O q importa é q essas bacterias q vieram do intestino dos animais acompanhadas pelas fezes vão se multiplicar e no processo de fermentação - seja aeróbica ou anaeróbios - vão produzir substâncias q vão estimular o crescimento e a resistência das plantas. No solo vão favorecer tb processos importantes de diversificação da biocenose com melhorias da fertilidade.
Sim, pode. Não pode é colocar demais senão vai embuchar e dificultar para mexer. Se triturar fica até melhor. Se for maiores quantidades pode usar também nas pilhas de composto.
Oi tudo professor encontrei seu canal e estou viajando parabéns 👏👏...sou cafeicultora em Mg Simonésia e já trabalho com o Em nas pulverizações no café e vou fazer o biofertilizantes para pulverizar os cafés!Qual a dosagem para pulverização de cafés?E posso usar folhas como a mamona já que ela é um pouco tóxica seria bom para controle de pr pragas?
O biofertilizante enriquecido vc pode usar 1 litro p 19 litros de agua (capacidade de um pulverizador costal de 20 litros). O extrato de mamona além de ser rico em nitrogênio (pode usar 1 litro p 19 litros de agua) é um extrato muito bom p controle de pragas e doenças. Não deve ser usado junto no mesmo pulverizador com o EM ou biofertilizante porque vai matar os microorganismos eficientes e as bactérias do biofertilizante. A frequência de aplicação é mensal. Vc pode alternar.
Pode usar como adubação foliar (não próximo da colheita) com pulverizador na dosagem de 5 a 10 %). Pode aplicar também no solo, na linha de plantio ou nas touceiras - diluído em água (20 a 50%), dependendo da quantidade disponível.
Usa-se como adubo foliar numa frequência de 7 a 10 dias para culturas de ciclo curto a exemplo de hortaliças ou a cada mês para cultivos de ciclo longo como as fruteiras. Pode ser diluido e aplicado no solo antes de plantar hortaliças nos canteiros, também no plantio das fruteiras e como complemento de adubação no solo - nas fileiras das hortaliças.
Boa Noite, Sr Daniel, essa bombona seria de qtos ltros, eu ja fiz bio simples anaeróbico, 70% de agua seria de 100 lt ou 200 lt de agua, ex: pra usar todos o materiais esses 2 k ou lt de produtos eu tenho que ter a base de qto de agua vai
O material sólido (fubá, pó de rochas, calcário, cinzas, fosfato natural ou farinha de osso, terra vegetal com EM, um pouco de mato...) que se usa para enriquecimento, fica em torno de 5% do volume total do recipiente ( bombona). Se usar uma quantidade maior ou exagerada dificulta o manejo na hora de misturar ou mexer.
@@antoniocarlosducatti9254O tamanho da bombons é vc quem escolhe de acordo com a disponibilidade de esterco q vc possui e da quantidade de biofertilizante q vai precisar - que depende do tamanho da área plantada. Se vc usar uma bombons de 100 litros. 30% é de esterco o restante é água e outros produtos usados p enriquecimento (70%). Nesses 70 % vai ser incluído também um pouco de mato, fubá, açúcar ou melaço, calcario, cinzas, pó de rochas, fosfato natural ou farinha de ossos....o q tiver disponível. Depois q coloca esse material (5 a 10%) é q completa de água (p chegar nos 70% do volume total. 30% é de esterco e 70% desse material + agua. É tb uma questão de bom senso. Usa o q tem e o q pode adquirir. Não é uma receita fechada.
Leite, açucar, melaço, caldo de cana, fubá são ingredientes ricos em energia q servirão de alimento p facilitar a multiplicação das bactérias. A quantidade é de acordo com o bom senso. É só p dar uma azeitada/incrementada. Quem tem mais usa um pouco mais quem tem pouco usa pouco . Calcario, pó de rochas, cinzas, farinha de osso ficam como ingredientes enriquecedoras q podem chegar a 5% do volume total. Se colocar muito mais vai ter dificuldade de mexer.
Procure saber qual o produto q estava contido antes nessas bombinhas. Aqui em Feira de Santana - Ba, eu já vi bombonas q tinham antes sucos de frutas, azeitonas...no caso de dúvida sobre procedência pode lavar bem com agua; depois enxaguar c água quente ou álcool, detergente e se quiser pode usar também água oxigenada 10 volumes - 50 ml para cada litro de água.
Bom esse adubo pelo jeito
Gratidão por compartilhar conosco as receitas para a nossa agrofloresta.
Maesvilhoso.
Feira de Santana, terra do Kim pain, parabéns amigo, assisto de capitão Enéas Norte de Minas Gerais
"no cume dos montes haverá super abundância"
Muito enriquecedor, obrigado
Oroco Pe
Aqui Jorge Brito
Trabalho com culturas de manga , banana e acerola aqui no Vale do São Francisco próx Pé
Assisto apartir de Angola Luanda gostei vou produzir essa formula que atentamente açrendi , pela grande explicaxao obrigada doutor continua a ensinar mais e mais Deus abençoe
Boa sorte aí companheiro.
👏👏👏👏
O melhor video de explicação e com muita grandeza de aprendizado...PARABEÉNS
Obrigado
👏🏽👏🏽
Também gostei do Material Pó de Rocha da Ipira Fertil
Tenho uma chácara e Pretendo trabalhar com agricultura orgânica gostei muito dos seus ensinamentos obg
Para decomposição mais rápida da compostagem verde o uso do EM preto separado da coleta para esse fim....
Bom dia,tenho plantação de cacau ,e já vi resultado com bio fertilizante,seguirei seu canal,amo esse conhecimento orgânico
Asistindo várias vezes. Até aprender tudo. Parabéns
Obrigado. Bom proveito.
Parabéns professor. Conheci seu canal hoje e já virei Fan. Deus abençoe
Obrigado amigo.
Oi.
O senhor é muito ditático em suas explicações
Continue assim
Gostei do vídeo, muito útil eu já vou começar a fazer o meu biofertilizante, obrigada amigo por passar tanta informação.
Desejo sucesso. Bom trabalho.
Excelente aula !!!
Ótimo
Obrigado por esta importante informação agroecologia
vídeos muito longos com muitas informações desnessarias
Gostei. Vou experimentar fazer o biofertilizante 👍🏽👍🏽👍🏽
Muito bom Deus abençoe
top!!! vou fazer na minha propriedade.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer e parabenizar pela sua excelente iniciativa! Lamentei estar tão longe (Maracanã/RJ) e não poder ir nessas formações. Agradeço a tecnologia que nos aproxima e oportuniza esses aprendizados mesmo distante. Seguirei o canal e vou divulgar essas experiências para serem aplicadas na área urbana, já que o desejo de ter uma horta e de cultivar o próprio alimento aumenta a cada dia aqui na cidade... já tenho um montão de perguntas!!!
Ótimo trabalho muito bom
Prof. Daniel parabéns pelo trabalho de difusão de conhecimento com os agricultores e aqui no UA-cam! Obrg pelo conteúdo! Muito bom!
Sou estudante de Agroecologia.
Obrigado Luann. É um prazer compartilhar conhecimentos e experiências nessa área. Tamo junto.
Põe fumo curtido, é bom 👌🏼
Parabéns pelo excelente trabalho
Obrigado.
Muito bom esse vídeo
Que bom q vc gostou. Um abraço.
Parabéns Daniel pela entrega
Obrigado. Vcs merecem.
Ótimo vídeo
Que bom que gostou
Vídeo excelente! Parabéns!
Obrigado Evaldo.
Muito obrigado excelente vídeo
Bom dia Daniel. Sou assistentes do seu canal. Gostaria de o video de pasto fermentado. Nos fomos colegas a muito anos atrás
Pasto fermentado? Não entendi.
Muito Obrigado pela rica informação Prof. Daniel.
Moro em SC.
Quero trabalhar em agroecologia Agroflorestal, produção orgânico.
Abraço.
Boa sorte.
O Sr precisa vir para a região da Chapada Diamantina pois aqui a terra é rica, temos água a vontade só precisamos de técnicas, os vídeos do seu canal está me dando base para eu projetar minha horta.
Que bom Adolfo. Tenho um amigo q me chamou outro dia p visitar a área dele. O nome dele é Helder Carozo. Tenho outros amigos por ai: Derly em Mucuje, Adeodato em Ibicoara, Felipe no Capão.... Região rica e abençoada.
boa noite
Boa noite. Tive ontem e hj em Dunda. Não vi vc por lá. Fiz um Curso de Agroecologia.
Belas explicações professor parabéns
Obrigado.
Professor, bom dia, más uma pergunta, aqui no Maranhão nós produzimos a farinha branca (farinha seca) que eu já uso a manipueira estraida desse processo,e a farinha dágua que para ser produzida a mandioca fica de molho por 3 dias , o caldo da produção da farinha dágua pode ser usado da mesma forma na agricultura ? obrigado.
Excelentes informações! Parabéns! Pode me dizer onde encontro as quantidades exatas para fazer um biofertilizante como vc orienta?
@@leideaguiar9666 não tem essa exatidão. 30% de esterco mais novo possível 70 % água sem cloro. Os outros ingredientes 5 a 10% p n dificultar na hora de mexer.
Bom vídeo, tenho uma área de pastagem de tifton para feno . Gostaria de construir um tanque de calda orgânica, não sei por onde começar. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso!!!!
Se a pluviosidade da sua região for boa e tb uma boa fertilidade do solo (parece q é sua realidade c a escolha do tifton q é uma gramínea bem exigente desses fatores), poderia ser pensado um pastoreio racional através de piquetes c ou sem irrigação. Assim colhendo amostras do solo, corrigindo a acidez(se houver), fazendo remineralizaçao do solo com pó de rochas, uso de fosfatos naturais e adubando com esterco curtido e uso de Caldas como biofertilizante, chorume, EM (Microorganismos Eficazes), urina etc. seu pasto vai bombar. Com o pastejo rotacionado os próprios animais aumentam bastante a fertilidade do solo c esterco e urina q os animais vão depositando. Se n usar herbicidas e produtos químicos no banho dos animais vai haver tb um grande incremento da fertilidade não somente física e Química (minerais do pó de rochas e/ou da fosfatagem/fosfato natural) mas tb da fertilidade biológica c grande aumento da biota do solo com a multiplicação dos microorganismos do solo. Assim a pastagem vai ser vista apenas como pasto mas como lavoura q vai produzir maior quantidade de volumoso/forragem e consequentemente de leite /ou ganho de peso dos animais (maior produção de carne por hectare).
Professor boa noite na cultura do milho qual a quantidade devo colocar do biofertilizantes direto no solo ao pé da planta e com que frequencia,
Já na adubação foliar quanto de biofertilizantes e a frequência. Grato
No solo pode usar 20%. Nas folhas 2%. Frequência de 7 a 10 dias nas folhas. No solo pode espaçar p 15 em 15 dias.
Professor, boa tarde.
Tem algum video seu falando do tambor com a mangueirinha pra sair o ar? Pois não entendi direito onde fica a vasilha com água.
Gratidão.
Essa prática da mangueirinha é quando se faz o biofertilizante anaeróbico (na ausência do ar). Eu prefiro fazer aeróbico porque o esterco fica melhor diluido quando abre e mexe todos os dias, fechando a tampa depois para não deixar sair o gás amônia que é adubo e não deve ser perdido.
Esse biofertilizante ele fica exposto na,sombra ou no sol?essa é minha dúvida muito boa a explicação.
Na sombra. Deve ser mexido todos os dias até 21 a 30 dias. E tampando em seguida p n ficar perdendo amônia q é um gás.
Ótima aula. Tem como passar a receita do material por escrito. Pra gente poder fazer em nossa propriedade?
Vou passar material p vc dar uma conferida. Não existe receita pronta. Vc deve trabalhar com o material q encontrar na propriedade e nas redondezas - que for mais barato p vc. Comprar o mínimo possível.
drive.google.com/drive/folders/1QrieOWQ0TVWTVx5SdlHyF2i1VozDi8ek?usp=sharing
@@verdeja 0k .Obgd pelo material. Tamos juntos..
Boa noite professor tudo bem? Estou aguardando a receita a qual o Sr. Prometeu. Atenciosamente Ivanildo...
Boa noite com quantos dias tá pronto esse biofertilizante
Nas regiões mais quentes 21 dias, nas regiões mais frias 30 dias.
Boa tarde da pra fazer via fértil irrigação
Sim. O biofertilizante enriquecido se usa até em sistemas de hidroponia e/ou aquaponia tb.
Prof Daniel, desse biofertilizante, qual a diluição para 20 lt de água para citros, e qual a diluição para via solo.
Desde já obrigado
Parabéns pelo seu grande trabalho
Ulisses
Miracema-RJ
Para adubação foliar de citrus- 1 litro de biofertilizante +19 litros de agua. No solo 4-5 litros de biofertilizante + 15 a 16 litros de água.
Qual a diluição pra milho, melancia feijão e hortaliças?? obrigado
2 a 5 %. Culturas mais sensíveis como a melancia 2%. Culturas mais "rusticas" como o feijão 5%.
Mais vc pode tb testar outras duiçoes maiores (tipo 10%) em pequeno espaço e ver a reação. Se a planta não queimar continua na área maior.
A poda das pitaya pode colocar no fertilizantes
@@carlosborin2558 não, pq demora p decompor. Pode ser triturada e colocar no composto - compostagem
Bom dia
Quais bacterias são produzidas pelo processo de fermentação anaerobica e quais bacterias serão produzidas pela fermentação aerobica?
Não tenho sua resposta e afirmo q isso não tem muita importância. O q importa é q essas bacterias q vieram do intestino dos animais acompanhadas pelas fezes vão se multiplicar e no processo de fermentação - seja aeróbica ou anaeróbios - vão produzir substâncias q vão estimular o crescimento e a resistência das plantas. No solo vão favorecer tb processos importantes de diversificação da biocenose com melhorias da fertilidade.
Olá professor, e colegas.
Tenho propriedade no sul do Paraná.
Sou apicultor e sempre sobra mel que envelhece, poderia adicionar em vez de açúcares?
Pode sim Clóvis. Os microorganismos vão adorar.....rsrs
Pode usar folhas e caules de couve para fazer biofertilizantes para hortas ?
Sim, pode. Não pode é colocar demais senão vai embuchar e dificultar para mexer. Se triturar fica até melhor. Se for maiores quantidades pode usar também nas pilhas de composto.
Bom dia professor,posso usar água de poço tubular ou artesiano?
Pode sim. Desde q não seja salgada.
@@verdeja obrigado,vou fazer
Eu gostaria de saber se a ciza também pode ser feita
Pode usar cinza tb p enriquecer. Sem excesso. Uma ou duas mãos tá de bom tamanho.
Oi tudo professor encontrei seu canal e estou viajando parabéns 👏👏...sou cafeicultora em Mg Simonésia e já trabalho com o Em nas pulverizações no café e vou fazer o biofertilizantes para pulverizar os cafés!Qual a dosagem para pulverização de cafés?E posso usar folhas como a mamona já que ela é um pouco tóxica seria bom para controle de pr pragas?
O biofertilizante enriquecido vc pode usar 1 litro p 19 litros de agua (capacidade de um pulverizador costal de 20 litros). O extrato de mamona além de ser rico em nitrogênio (pode usar 1 litro p 19 litros de agua) é um extrato muito bom p controle de pragas e doenças. Não deve ser usado junto no mesmo pulverizador com o EM ou biofertilizante porque vai matar os microorganismos eficientes e as bactérias do biofertilizante. A frequência de aplicação é mensal. Vc pode alternar.
@@verdeja obrigada pela resposta 🙏Deus abençoe o senhor e o seu trabalho.
O biofertilizante enriquecido deve ser usado só nas folhagens com pulverização ?
Não. Vc pode usa-lo tb no solo. Aí pode ser mais concentrado - p.ex 30%, a depender da disponibilidade q tenha. Pode ser mais ou menos...
Como usar no capim elefante?
Pode usar como adubação foliar (não próximo da colheita) com pulverizador na dosagem de 5 a 10 %). Pode aplicar também no solo, na linha de plantio ou nas touceiras - diluído em água (20 a 50%), dependendo da quantidade disponível.
Professo em quanto tempo vai estar pronto o bio fertizante
Boa tarde. Região mais quente 21 dias. Região mais fria 30 dias.
Boa tarde ppde ser usado via solo em melancia e milho qunto por cento ?
2 %
Posso usar tambor de latão pra faser esse preparado?
Seria recomendável de plástico porque o latão vai enferrujar com o tempo
Quanto tempo dura o bio fertilizante, pode ser guardado em garrafa peti
Pode. De vez em quando abre um pouco e fecha pq ainda pode produzir um pouco de gás.
por quanto tempo fica curtido esse preparo dentro da bambona?
Nas regiões mais quentes 21 dias. Nas regiões mais frias 30 dias.
Nesse biofertilizante posso colocar folhas de mamona?
Não é aconselhável. Porque é toxica e pode matar as bactérias q vieram do esterco.
@@verdeja obrigada
Bom dia senhor Daniel uma pergunta?
O biofertilizante aplica-se em tisnadas as plantas e frutíferas, e dolo em geral?
Usa-se como adubo foliar numa frequência de 7 a 10 dias para culturas de ciclo curto a exemplo de hortaliças ou a cada mês para cultivos de ciclo longo como as fruteiras. Pode ser diluido e aplicado no solo antes de plantar hortaliças nos canteiros, também no plantio das fruteiras e como complemento de adubação no solo - nas fileiras das hortaliças.
Boa Noite, Sr Daniel, essa bombona seria de qtos ltros, eu ja fiz bio simples anaeróbico, 70% de agua seria de 100 lt ou 200 lt de agua, ex: pra usar todos o materiais esses 2 k ou lt de produtos eu tenho que ter a base de qto de agua vai
O material sólido (fubá, pó de rochas, calcário, cinzas, fosfato natural ou farinha de osso, terra vegetal com EM, um pouco de mato...) que se usa para enriquecimento, fica em torno de 5% do volume total do recipiente ( bombona). Se usar uma quantidade maior ou exagerada dificulta o manejo na hora de misturar ou mexer.
@@verdeja bom dia, não entendi, para esse 5% do volume total, vai qto ltros de agua e qto de esteco fresco
@@antoniocarlosducatti9254O tamanho da bombons é vc quem escolhe de acordo com a disponibilidade de esterco q vc possui e da quantidade de biofertilizante q vai precisar - que depende do tamanho da área plantada. Se vc usar uma bombons de 100 litros. 30% é de esterco o restante é água e outros produtos usados p enriquecimento (70%). Nesses 70 % vai ser incluído também um pouco de mato, fubá, açúcar ou melaço, calcario, cinzas, pó de rochas, fosfato natural ou farinha de ossos....o q tiver disponível. Depois q coloca esse material (5 a 10%) é q completa de água (p chegar nos 70% do volume total. 30% é de esterco e 70% desse material + agua. É tb uma questão de bom senso. Usa o q tem e o q pode adquirir. Não é uma receita fechada.
@@verdeja muito obrigado, agora sim tenho a referencia da agua,
Pode colocar alimentos pra serem decompostos pelos microorganismos?
Boa noite Sr. Daniel esse biofertilizante aplicação foliar a 5% e se for no solo seria bom e qual porcentagem
No solo pode usar 20 a 50 %. Quem vai determinar é a quantidade disponível.
Quanto cIstambul esse curso?
Vc pode entrar em contato comigo q eu lhe explico tudo q vc quiser saber a um preço acessível. 75 991208066
Agora o mundo não passa , mais fome.
Falta informar as quantidades usadas de alguns componentes, exemplo Calcário, leite, melaço, etc
Leite, açucar, melaço, caldo de cana, fubá são ingredientes ricos em energia q servirão de alimento p facilitar a multiplicação das bactérias. A quantidade é de acordo com o bom senso. É só p dar uma azeitada/incrementada. Quem tem mais usa um pouco mais quem tem pouco usa pouco . Calcario, pó de rochas, cinzas, farinha de osso ficam como ingredientes enriquecedoras q podem chegar a 5% do volume total. Se colocar muito mais vai ter dificuldade de mexer.
Nós dê a forma de limpar a nível de sítio ou chácara das BOMBONAS....PORQUE ESSAS AO SEREM COMERCIALIZADAS NÃO INDICAM SUA PROCEDÊNCIA
Procure saber qual o produto q estava contido antes nessas bombinhas. Aqui em Feira de Santana - Ba, eu já vi bombonas q tinham antes sucos de frutas, azeitonas...no caso de dúvida sobre procedência pode lavar bem com agua; depois enxaguar c água quente ou álcool, detergente e se quiser pode usar também água oxigenada 10 volumes - 50 ml para cada litro de água.