Perfeita! Dependendo do relacionamento dos herdeiros, até transferências bancárias feitas a um, e a outro não, podem gerar problemas na hora do inventário.
Em 1914, os cartórios não se atentavam a fazer essa pergunta na hora de fazer a doação ‼️... Fazia doação e ponto. Mas o cartório só fazia a doação mediante a assinatura de irmãos e cônjuge ‼️caso fossem casados...
Boa noite Dra isis minha mãe esta insatisfeita com desenrolar do inventário referente aos bem deixados por seus pais.pois foi incluído na partilha um membro da família que faleceu anterior a morte dos seus pais.esta pessoa nao deixou descendentes!
Dra Isis, suas lives são enriquecedoras e esclarecedoras. Minha mãe deixou um imóvel de 262 m quadrados , mas ainda está num contrato de compra e venda e antes de falecer fez doação de 50% q é onde moro desde então. Quero saber se é possível fazer usucapiãoneste 50% doado e o restante fazer inventário para divisão de herança. O q pode ser a melhor opção.
Meu sogro em vida vendeu os imóveis para um filho, é ele tem 4 filhos, sendo 2 filhos do primeiro casamento e 2 filhos do segundo, ele com a segunda esposa já falecida venderam os imóveis para um filho casulo do segundo casamento, hj caso meu sogro venha faltar, os imóveis só seriam do filho, pode isto?
@@clausysouza355 A venda de pai para filho precisa do consentimento e assinatura dos demais filhos. Se esses não concordaram com a venda, ela poderá ser anulada.
Bom dia doutora! Seus vídeos são excelentes. Descobri seu canal ontem e já me inscrevi. Meus pais fez uma doação do terreno dele entre os tres filhos. Eu construi uma casa, minha irmã fez a dela, e ela tirou o documento dela primeiro de 9 hectares que assim seria entre os três, agora que fui fazer o meu só restou 8,5 pra mim e 8,5 pro meu irmão, até ai tudo bem. Só que quando ela fez o mapeamento minha casa ficou dentro do terreno dela e ela sabia disso o tempo todo e não me avisou.Agora ela quer me doar parte do terreno dela que corresponde ao local da minha casa. Isso é possível? Meus pais estão vivos graças a Deus. Já tem 5 anos que moro na casa, mas comecei a construir bem antes
Se doei para uma pessoa que não é herdeira e o bem era particular, não entrou na Dissolução da União Estável. Foi doado após casamento pelo Regime Obrigatório de Bens e assinado por ambos os cônjuges. Entra no inventário?
Vivi em União Estável que foi Dissolvida. Houve Separação dos Bens. A Sentença reconheceu que um imóvel era exclusivamente meu. Doei este imóvel. Como nunca nos separamos, só os Bens, continuamos a morar juntos. Em fevereiro de 2019 fizemos Contrato de União Estável sem mencionar o regime, em julho/2019, logo Separação Parcial de Bens. Em julho/2019 Casamos no Cartório e mesmo apresentando o Contrato de União Estável, o Tabelião não nos informou sobre a Súmula 377, e na Certidão de Casamento veio com o Regime Legal de Bens Conforme Lei. JÁ fizemos no Cartório de Registro Geral de Imóveis o Cumprimento de Sentença. Como fica a situação dos meus filhos/netos, se eu falecer???? Obrigada pela atenção. Sou sua seguidora. Gosto muito da maneira como a Sra. Explica. Fica com Deus. Boa semana.
Meu marido deixou um testamento me beneficiando dividiu a herança em vida com os filhos em vida os dois faleceu os neto tem parte na herança deixada pra viúva
0:34 boa NOITE minha querida EU queria saber.. o seguinte EU trabalhei com uma senhora muito tempo na verdade eramos três empregadas so que ela não tem parentes e ela tinham uns béns então ela fez um testamento pra nos que quando ela faltasse eram 33 por cento pra cada uma só que ela faleceu e não assinou o testamento será que agente vai perder ou como que fica ??
Boa tarde Dra. Adoro suas lives! Somos em seis herdeiros. Minha mãe já falecida e meu pai faleceu este ano! Ele doou um terreno só para a minha irmã, que já vendeu o terreno. Também doou 50% de uma casa na praia. Os outros 50% e nome da minha irmã, que comprou a casa e colocou 50% no nome dela é 50% no do meu pai(que doou sem ela saber) essa doação aconteceu há 12 anos atrás. Além disso ele tinha a sua casa. Ele fez também um testamento deixando a parte disponível a ele para essa irmã que doou o terreno e vendeu e ainda tem os 50% da casa da praia. Não tem cláusula de colação nas doações. Como fica a partilha? Obrigada
Sua irmã é obrigada a informar no inventário os bens que recebeu antecipadamente de herança através de doação para uma partilha equitativa entre todos os herdeiros.
Meus pais já faleceram e tenho apenas um irmão já falecido…com 3 filhos. Minha mãe ultima a falecer deixou uma doação de 50% (40 % para mim e 10% para 1 dos 3 netos Como fica essa divisão se eu já era dona de 50% sendo os outros 50%do meu irmão que agora será dividido entre os 3 netos) minha pergunta se 50% é parte da doação e os outros 50%parte disponível…não receberei mais os 50% minha metade por direito?E de que parte sairá a doação?
Ola . Eu moro em sao paulo e meu pai faleu ano passado em Minas Gerais . E nao temos conhecimento de bens . Existe alguma maneira de de descobrir eu morando em outro estado . Pois nao posso ir no cartório de la como sempre vejo fala q tem q comparece .
Ola Dra, Meu avô doou um imóvel para mim em 2003 com toda documentação em ordem, ficou em usufruto dele até seu falecimento em 2018. Agora pretendo vender o imóvel e as filhas dele estão ameaçando entrar na justiça para reaver a parte delas, como já fazem 20 anos, elas ainda possuem direito? O inventário dele foi feito por elas na época do falecimento. Obrigada desde já pela ajuda
Se a doação foi realizada em cartório, as filhas não poderão anular a doação. O direito delas já prescreveu. Já postei um vído sobre o tema e deixo o link abaixo: ua-cam.com/video/pgZ9ToO7Lio/v-deo.html
SEU DIREITO online um casal casado em comunhão parcial de bens, se o casal doar um valor em dinheiro a um filho que consideramos menos favorecido, sendo o valor declarado no imposto de renda. Esse mesmo valor será deduzido da partilha qdo um dos cônjuges vier a falecer? Obrigado
Como menciono no vídeo, depende do que constou no termo de doação perante o cartório de notas. Se a doação não foi formalizada e, havendo prova no IR, os outros filhos poderão indicar a doação em inventário (colação) e assim, todos receberão a mesma quantia de herança.
Bom dia o meu irmão nao quer entrar em conflito com ela pra nao terminar em morti este que quase perdeu a vida senhora por favor mim socorra o que que eu tenho que faser
Ola Dr. Minha os Pais Da minha mulher Deram em vida o fundo do quintal deles pra minha mulher fazer uma casinha pra ela e agora ja nao estao mais entre nois a alguns meses e deixou uma casa pra os filhos a minha mulher tera direito a essa eranca tambem ou por eles em vida ter dado o quintal a ela ela nao tera mais direitos? Mim responda por favor.Obrigado!
Porfavor você poderia fazer um vídeo falando quem tem obrigação de cuidar de parente idoso?Eu tenho uma tia idosa com alzhimer.Tenho obrigação de cuidar dela?Sendo que ela tem filho neto e irmão?
O curador é nomeado pelo juiz e normalmente esse encargo é designado aos filhos, esposa. Não havendo essas pessoas caberá a curatela a um parente mais próximo.
Oi querida, boa tarde! E se o pai tiver apenas 1 único bem tendo 2 filhos, ele pode fazer doação em vida para apenas 1 filho? Há alguma lei que garanta q é valida essa doação?
@@SEUDIREITOonline No caso de um pai viuvo e sem união estavel, ele doando 50% a 1 filho. O outro filho caso conteste judicialmente terá direito a 25% ? Ou a doação pode ser anulada visto que era o único bem que o pai tinha???
Bom tarde. DRA. No falecimento do nosso pai, em 1984, foi feito o inventário, cabendo a nossa mãe 50% dos bens do esposo falecido. De la pra cá ela ja se desfez de praticamente tudo e sem o consentimento de todos os filhos restando apenas a casa onde mora, mesmo assim ela fez um documento passando o primeiro e segundo andar para a filha mais nova e recentemente ela fez um testamento de 20% da parte do terreo para um Neto. Todos os bens que ela desfez, sao do filho mais novo. Pergunto, como sao 05 filhos do casal, e ela só beneficiou os dois mais novos, os outros 03 filhos pode contestar, e de que forma?
Meu sogro fez a doação em vida para meu cunhado filho unico e depois meu marido nasceu meu marido tem direito meu marido é deficiente meu nome é Andréa de Lima.
Meu esposo deixou uma casa para os dois filhos do primeiro casamento, só que ele tem outro filho do segundo casamento,esse filho do segundo casamento tem direito nessa casa que ele deixou para os outros filhos? Os outros filhos tem direito nas coisas que ele conquistou no segundo casamento? Me ajude a entender essa situação pôr favor
Se ao separar seu marido doou sua parte dos bens aos filhos, quando ele se casou com você, seu marido já não possuía bens. Contudo, quanto aos bens conquistadas durante o atual casamento, os demais filhos também terão direito, uma vez que são herdeiros.
Pois bem, se a genitora passou o único bem que tinha para um filho, no nome dele, deixando a filha sem nada , existe alguma resolução a favor desta filha lesada?? obrigada.
@@SEUDIREITOonlinedoutora aproveitando, meu pai construiu uma casa com minha mãe, há 14 anos são separados e ele mora junto com outra mulher, não são casados no civil,a casa está no nome dele, esta alugada, a mulher dele nova nunca morou lá, se ele vier falecer, ela terá direito a essa casa?
Ótimo vídeo ! Dra tenho uma dúvida , meu pai teve 3 casamentos , o primeiro ele nunca se divorciou teve 7 filhos e na época deixou ela aparada deixou uma fazenda pra ela , veio morar nessa cidade e teve mais dois filhos do segundo casamento e dois com minha mãe , somente depois disso veio a ter bens . Na verdade ele só tem o recibo de uma propriedade . Agora a primeira mulher dele faleceu ele ficou viúvo pq nunca teve divórcio , mas a parte da herança dela que ele tinha direito ele passou prós filhos do primeiro casamento . Só que ele me disse que quer deixar essa propriedade apenas para nós 4 , pq já deu a parte dos outros . Eu gostaria de saber se é possível ? Ele tem 82 anos está lúcido , mora sozinho ainda , eu sou a única que cuido . Teria como ele fazer o documento dessa propriedade no nosso nome ou vender pra outra pessoa e depois ser passado pra nós ? Desde já agradeço !
Dra. , possuo 3 filhos. 2 do primeiro casamento e 1 do segundo. Os dois do primeiro casamento sofreram alienação parental muito forte, e sempre me abandonaram afetivamente, mesmo eu tentando ser presente e tbm em ter contribuído até aos 39 e 42 anos de idade de ambos com a pensão alimentícia. Está foi a idade deles quando pedi exoneração. Caso eu passe meus dois únicos bens , apartamento e carro, para apenas um dos filhos, através de compra venda, este negócio jurídico é totalmente nulo ou anulável apenas ? Sou tão abandonado pelos filhos do primeiro casamento, que talvez nem saibam que faleci. Obrigado
O que o senhor pode fazer é fazer um testamento doando 50 por cento para o seu filho. Quando o senhor partir seu filho terá o 50 e fará parte da divisão dos outros 50 por cento. E provavelmente pelo fato do senhor ter estendido tanto a pensão, talvez pode deduzir o valor da herança.
O senhor já fez muito pelos seus filhos!!! Com 39 e 42 não justifica eles terem ficado distantes do senhor. Eu tentei procurar meu pai na adolescência e quando percebi que ele era frio comigo (e com todos) achei melhor ficar distante também!!
Como menciono no vídeo poderá doar para seu filho mais novo 50% dos seus bens. Assim, quando falecer esse filho ficará com percentual maior de seus bens.
Dra. Tenho um imóvel que eu comprei mas por questão de casamento registrei em nome de meu pai e ele faleceu a 6 anos. Minha mãe pode fazer um recibo de compra e venda para a minha filha ou o que a senhora mim orienta?
Nao e justo dei queixa do Adriano que matou o meu irmão mas quanto a ela ter tomado tudo o que eu faço mim ajude por favor eu nao quero digrassa do quero o que e meu sem ver digrassa na dinovo
Dra. O pai casado com comunhão universal de bens, faleceu. Deixou 6 filhos e a esposa. Bom pensa-se que a esposa já tem garantido 50% dos 2 lotes de terrenos do casal; o filho maia velho faleceu casado com separação de bens, faleceu, deixando a esposa e 3 filhos, os 5 demais filhos vivos, são estou casados. Como fica essa partilha? A parte do pai vai inventariar? E a parte da mãe?
A mãe viva é meeira. Sendo assim, o inventário será somente do pai falecido e cada filho herdará 1/6 dos 50% do patrimônio pertencente ao pai. A viúva e os netos do filho falecido serão seus herdeiros recebendo o percentual que lhe caberia, se estivesse vivo.
Perfeita! Dependendo do relacionamento dos herdeiros, até transferências bancárias feitas a um, e a outro não, podem gerar problemas na hora do inventário.
Em 1914, os cartórios não se atentavam a fazer essa pergunta na hora de fazer a doação ‼️... Fazia doação e ponto. Mas o cartório só fazia a doação mediante a assinatura de irmãos e cônjuge ‼️caso fossem casados...
Parabéns, dra., a sra. é bastante didática!!!
Exposição perfeita. Muito grata por esse conteúdo.
Bom vídeo. Filho que não ajudou fazer nada tem que se lascar
Boa tarde Dra Ísis. Ótima semana pra você 🖤 🖤 🖤
like para Dra Isis ,a Dra esta linda de coque.
Boa noite Dra isis minha mãe esta insatisfeita com desenrolar do inventário referente aos bem deixados por seus pais.pois foi incluído na partilha um membro da família que faleceu anterior a morte dos seus pais.esta pessoa nao deixou descendentes!
Excelente vídeo
Obrigada ❤
Dra Isis, suas lives são enriquecedoras e esclarecedoras. Minha mãe deixou um imóvel de 262 m quadrados , mas ainda está num contrato de compra e venda e antes de falecer fez doação de 50% q é onde moro desde então. Quero saber se é possível fazer usucapiãoneste 50% doado e o restante fazer inventário para divisão de herança. O q pode ser a melhor opção.
Se o imóvel ainda não foi registrado, a doação não tem validade jurídica. Sendo assim, deverá avaliar a situação juntamente com os demais herdeiros.
Show 👏 👏
Meu sogro em vida vendeu os imóveis para um filho, é ele tem 4 filhos, sendo 2 filhos do primeiro casamento e 2 filhos do segundo, ele com a segunda esposa já falecida venderam os imóveis para um filho casulo do segundo casamento, hj caso meu sogro venha faltar, os imóveis só seriam do filho, pode isto?
@@clausysouza355 A venda de pai para filho precisa do consentimento e assinatura dos demais filhos. Se esses não concordaram com a venda, ela poderá ser anulada.
Dra., posso ir ao cartório acrescentar a informação de que o bem doado não seria objeto de colação para um bem que já foi doado?
Alteração de testamento só pode ser realizada pelo doador. Se houve doação irregular deve ser informada no inventário.
Detalhe o carne do IPTU vem em nome de meu cunhado obrigada doutora.
Bom dia doutora! Seus vídeos são excelentes. Descobri seu canal ontem e já me inscrevi.
Meus pais fez uma doação do terreno dele entre os tres filhos. Eu construi uma casa, minha irmã fez a dela, e ela tirou o documento dela primeiro de 9 hectares que assim seria entre os três, agora que fui fazer o meu só restou 8,5 pra mim e 8,5 pro meu irmão, até ai tudo bem. Só que quando ela fez o mapeamento minha casa ficou dentro do terreno dela e ela sabia disso o tempo todo e não me avisou.Agora ela quer me doar parte do terreno dela que corresponde ao local da minha casa. Isso é possível? Meus pais estão vivos graças a Deus.
Já tem 5 anos que moro na casa, mas comecei a construir bem antes
É possível equalizar as metragens através da doação feita por sua irmã.
Se doei para uma pessoa que não é herdeira e o bem era particular, não entrou na Dissolução da União Estável. Foi doado após casamento pelo Regime Obrigatório de Bens e assinado por ambos os cônjuges. Entra no inventário?
Não compreendi a pergunta.
Vivi em União Estável que foi Dissolvida. Houve Separação dos Bens. A Sentença reconheceu que um imóvel era exclusivamente meu. Doei este imóvel. Como nunca nos separamos, só os Bens, continuamos a morar juntos. Em fevereiro de 2019 fizemos Contrato de União Estável sem mencionar o regime, em julho/2019, logo Separação Parcial de Bens. Em julho/2019 Casamos no Cartório e mesmo apresentando o Contrato de União Estável, o Tabelião não nos informou sobre a Súmula 377, e na Certidão de Casamento veio com o Regime Legal de Bens Conforme Lei. JÁ fizemos no Cartório de Registro Geral de Imóveis o Cumprimento de Sentença. Como fica a situação dos meus filhos/netos, se eu falecer???? Obrigada pela atenção. Sou sua seguidora. Gosto muito da maneira como a Sra. Explica. Fica com Deus. Boa semana.
Meu marido deixou um testamento me beneficiando dividiu a herança em vida com os filhos em vida os dois faleceu os neto tem parte na herança deixada pra viúva
0:34 boa NOITE minha querida EU queria saber.. o seguinte EU trabalhei com uma senhora muito tempo na verdade eramos três empregadas so que ela não tem parentes e ela tinham uns béns então ela fez um testamento pra nos que quando ela faltasse eram 33 por cento pra cada uma só que ela faleceu e não assinou o testamento será que agente vai perder ou como que fica ??
O caso deve ser melhor analisado. Dependerá da validade do documento deixado.
Boa tarde Dra. Adoro suas lives! Somos em seis herdeiros. Minha mãe já falecida e meu pai faleceu este ano! Ele doou um terreno só para a minha irmã, que já vendeu o terreno. Também doou 50% de uma casa na praia. Os outros 50% e nome da minha irmã, que comprou a casa e colocou 50% no nome dela é 50% no do meu pai(que doou sem ela saber) essa doação aconteceu há 12 anos atrás. Além disso ele tinha a sua casa. Ele fez também um testamento deixando a parte disponível a ele para essa irmã que doou o terreno e vendeu e ainda tem os 50% da casa da praia. Não tem cláusula de colação nas doações. Como fica a partilha? Obrigada
Sua irmã é obrigada a informar no inventário os bens que recebeu antecipadamente de herança através de doação para uma partilha equitativa entre todos os herdeiros.
Meus pais já faleceram e tenho apenas um irmão já falecido…com 3 filhos. Minha mãe ultima a falecer deixou uma doação de 50% (40 % para mim e 10% para 1 dos 3 netos Como fica essa divisão se eu já era dona de 50% sendo os outros 50%do meu irmão que agora será dividido entre os 3 netos) minha pergunta se 50% é parte da doação e os outros 50%parte disponível…não receberei mais os 50% minha metade por direito?E de que parte sairá a doação?
Ola . Eu moro em sao paulo e meu pai faleu ano passado em Minas Gerais . E nao temos conhecimento de bens . Existe alguma maneira de de descobrir eu morando em outro estado . Pois nao posso ir no cartório de la como sempre vejo fala q tem q comparece .
O cartório daí pode fazer uma pesquisa online. Aqui em MG tem cartório online. CRI online
A pesquisa sobre bens e se já foi aberto inventário pode ser realizada pela internet.
Ola Dra,
Meu avô doou um imóvel para mim em 2003 com toda documentação em ordem, ficou em usufruto dele até seu falecimento em 2018.
Agora pretendo vender o imóvel e as filhas dele estão ameaçando entrar na justiça para reaver a parte delas, como já fazem 20 anos, elas ainda possuem direito?
O inventário dele foi feito por elas na época do falecimento.
Obrigada desde já pela ajuda
Se a doação foi realizada em cartório, as filhas não poderão anular a doação. O direito delas já prescreveu. Já postei um vído sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/pgZ9ToO7Lio/v-deo.html
SEU DIREITO online um casal casado em comunhão parcial de bens, se o casal doar um valor em dinheiro a um filho que consideramos menos favorecido, sendo o valor declarado no imposto de renda. Esse mesmo valor será deduzido da partilha qdo um dos cônjuges vier a falecer? Obrigado
Como menciono no vídeo, depende do que constou no termo de doação perante o cartório de notas. Se a doação não foi formalizada e, havendo prova no IR, os outros filhos poderão indicar a doação em inventário (colação) e assim, todos receberão a mesma quantia de herança.
@@SEUDIREITOonline Obrigado!
Bom dia o meu irmão nao quer entrar em conflito com ela pra nao terminar em morti este que quase perdeu a vida senhora por favor mim socorra o que que eu tenho que faser
Ola Dr. Minha os Pais Da minha mulher Deram em vida o fundo do quintal deles pra minha mulher fazer uma casinha pra ela e agora ja nao estao mais entre nois a alguns meses e deixou uma casa pra os filhos a minha mulher tera direito a essa eranca tambem ou por eles em vida ter dado o quintal a ela ela nao tera mais direitos?
Mim responda por favor.Obrigado!
Porfavor você poderia fazer um vídeo falando quem tem obrigação de cuidar de parente idoso?Eu tenho uma tia idosa com alzhimer.Tenho obrigação de cuidar dela?Sendo que ela tem filho neto e irmão?
Não tem obrigação, pois o filho é que tem obrigação com seus pais.
@@zeliamariadeabreu4414 Estou perguntando,porque eles ficam querendo empurrar ela pra mim e pra minha mãe.
O curador é nomeado pelo juiz e normalmente esse encargo é designado aos filhos, esposa. Não havendo essas pessoas caberá a curatela a um parente mais próximo.
Oi querida, boa tarde!
E se o pai tiver apenas 1 único bem tendo 2 filhos, ele pode fazer doação em vida para apenas 1 filho? Há alguma lei que garanta q é valida essa doação?
?
Um pai pode doar bens a um único filho desde que não ultrapasse 50% de seu patrimônio.
@@SEUDIREITOonline No caso de um pai viuvo e sem união estavel, ele doando 50% a 1 filho. O outro filho caso conteste judicialmente terá direito a 25% ? Ou a doação pode ser anulada visto que era o único bem que o pai tinha???
Bom tarde. DRA. No falecimento do nosso pai, em 1984, foi feito o inventário, cabendo a nossa mãe 50% dos bens do esposo falecido. De la pra cá ela ja se desfez de praticamente tudo e sem o consentimento de todos os filhos restando apenas a casa onde mora, mesmo assim ela fez um documento passando o primeiro e segundo andar para a filha mais nova e recentemente ela fez um testamento de 20% da parte do terreo para um Neto. Todos os bens que ela desfez, sao do filho mais novo. Pergunto, como sao 05 filhos do casal, e ela só beneficiou os dois mais novos, os outros 03 filhos pode contestar, e de que forma?
Somente se ultrapassar os 50% dos bens de sua mãe é que poderão contestar as doações.
Meu sogro fez a doação em vida para meu cunhado filho unico e depois meu marido nasceu meu marido tem direito meu marido é deficiente meu nome é Andréa de Lima.
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/kysHZ0pReUc/v-deo.html
Meu esposo deixou uma casa para os dois filhos do primeiro casamento, só que ele tem outro filho do segundo casamento,esse filho do segundo casamento tem direito nessa casa que ele deixou para os outros filhos? Os outros filhos tem direito nas coisas que ele conquistou no segundo casamento? Me ajude a entender essa situação pôr favor
Se ao separar seu marido doou sua parte dos bens aos filhos, quando ele se casou com você, seu marido já não possuía bens. Contudo, quanto aos bens conquistadas durante o atual casamento, os demais filhos também terão direito, uma vez que são herdeiros.
@@SEUDIREITOonline muito obrigada Dra. Deus te abençoe grandemente
Pois bem, se a genitora passou o único bem que tinha para um filho, no nome dele, deixando a filha sem nada , existe alguma resolução a favor desta filha lesada?? obrigada.
Dra. Tenho três filhos posso fazer um testamento deixando 50% para uma filha e 25% para os dois restantes. Gratidão!
O testamento tem efeito sobre 50% da herança, enquanto os outros 50% vão para o cônjuge e descendentes. Ou seja, só se pode testar 50% da herança.
@@SEUDIREITOonlinedoutora aproveitando, meu pai construiu uma casa com minha mãe, há 14 anos são separados e ele mora junto com outra mulher, não são casados no civil,a casa está no nome dele, esta alugada, a mulher dele nova nunca morou lá, se ele vier falecer, ela terá direito a essa casa?
@@ClaraMariaBG Será herdeira juntamente com os filhos da parte que pertencia a ele.
Ótimo vídeo ! Dra tenho uma dúvida , meu pai teve 3 casamentos , o primeiro ele nunca se divorciou teve 7 filhos e na época deixou ela aparada deixou uma fazenda pra ela , veio morar nessa cidade e teve mais dois filhos do segundo casamento e dois com minha mãe , somente depois disso veio a ter bens . Na verdade ele só tem o recibo de uma propriedade . Agora a primeira mulher dele faleceu ele ficou viúvo pq nunca teve divórcio , mas a parte da herança dela que ele tinha direito ele passou prós filhos do primeiro casamento . Só que ele me disse que quer deixar essa propriedade apenas para nós 4 , pq já deu a parte dos outros . Eu gostaria de saber se é possível ? Ele tem 82 anos está lúcido , mora sozinho ainda , eu sou a única que cuido .
Teria como ele fazer o documento dessa propriedade no nosso nome ou vender pra outra pessoa e depois ser passado pra nós ? Desde já agradeço !
O caso deve ser melhor analisado para respondê-la.
Meus irmãos podem doar a parte deles pra mim?...se forem solteiros ou se tiverem união estável?
Dra. , possuo 3 filhos. 2 do primeiro casamento e 1 do segundo. Os dois do primeiro casamento sofreram alienação parental muito forte, e sempre me abandonaram afetivamente, mesmo eu tentando ser presente e tbm em ter contribuído até aos 39 e 42 anos de idade de ambos com a pensão alimentícia. Está foi a idade deles quando pedi exoneração. Caso eu passe meus dois únicos bens , apartamento e carro, para apenas um dos filhos, através de compra venda, este negócio jurídico é totalmente nulo ou anulável apenas ? Sou tão abandonado pelos filhos do primeiro casamento, que talvez nem saibam que faleci. Obrigado
O que o senhor pode fazer é fazer um testamento doando 50 por cento para o seu filho. Quando o senhor partir seu filho terá o 50 e fará parte da divisão dos outros 50 por cento. E provavelmente pelo fato do senhor ter estendido tanto a pensão, talvez pode deduzir o valor da herança.
O senhor já fez muito pelos seus filhos!!! Com 39 e 42 não justifica eles terem ficado distantes do senhor. Eu tentei procurar meu pai na adolescência e quando percebi que ele era frio comigo (e com todos) achei melhor ficar distante também!!
Como menciono no vídeo poderá doar para seu filho mais novo 50% dos seus bens. Assim, quando falecer esse filho ficará com percentual maior de seus bens.
eu posso vender os bens pra meu futuro marido
E se o bem doado tiver sido vendido antes da morte do doador?
Deverá informar no inventário a antecipação da herança.
Boa noite dra.
Herança prescreve?
Obrigada
O direito de reivindicar herança prescreve em 10 anos.
Dra. Tenho um imóvel que eu comprei mas por questão de casamento registrei em nome de meu pai e ele faleceu a 6 anos. Minha mãe pode fazer um recibo de compra e venda para a minha filha ou o que a senhora mim orienta?
Vc comprou, mas para não dividir com a esposa, colocou no nome do seu pai. Agora será herança de família!!
@@carolinagadelha
Exatamente, o imóvel terá de ser inventariado e todos os herdeiros terão participação.
Nao e justo dei queixa do Adriano que matou o meu irmão mas quanto a ela ter tomado tudo o que eu faço mim ajude por favor eu nao quero digrassa do quero o que e meu sem ver digrassa na dinovo
Desculpe me. A resposta já foi dada no vídeo.
Boa noite, minha mãe faleceu e meu pai quer vender a casa , eu tenho direito a essa erança
Sim. Você é herdeiro de sua mãe e se for filho único terá direito aos 50% que pertenciam a sua mãe.
Tenho um sogro que vendeu os imóveis para um filho pode isto?
Vendeu o que era dele!
Precisa da assinatura dos todos os filhos concordando com a venda
@@carolinagadelhaVenda para filho os outros filhos tem que concordar.
Se os outros filhos assinaram concordando, a venda é válida.
Dra. O pai casado com comunhão universal de bens, faleceu. Deixou 6 filhos e a esposa. Bom pensa-se que a esposa já tem garantido 50% dos 2 lotes de terrenos do casal; o filho maia velho faleceu casado com separação de bens, faleceu, deixando a esposa e 3 filhos, os 5 demais filhos vivos, são estou casados. Como fica essa partilha? A parte do pai vai inventariar? E a parte da mãe?
A mãe viva é meeira. Sendo assim, o inventário será somente do pai falecido e cada filho herdará 1/6 dos 50% do patrimônio pertencente ao pai. A viúva e os netos do filho falecido serão seus herdeiros recebendo o percentual que lhe caberia, se estivesse vivo.