Está me inspirando muito. Conheci você pelo canal do @manodevin e gostei de saber que você é minha vizinha (sou de Maceió - Alagoas). Finalmente, alguém da área de tech do Nordeste fazendo vlog. Já anotei sua lista de recomendações de livros. Sou formado em Ciências da Computação, mas havia desistido do curso por muitos anos. Agora, resolvi voltar e você tem sido uma grande inspiração nos seus vlogs, conselhos e falas. Obrigado
Minha conterrânea, te conheci pelos cursos da DIO, quando escutei o sotaque pernambucano fui logo pesquisar mais sobre você, adoro teu carisma e suas dicas 👏❤
Mais um vídeo incrível, obrigado por compartilhar conosco suas experiências... Até anotei algumas coisas... Obrigado , e continua trazendo mais videos assim ❤❤
Eu fiquei pulando de linguagem em linguagem durante meses, e foi com a Camila que eu me alicercei no Java, instrutora foda, é isso que você no vídeo, pé no chão, sem firula, mostrando a realidade mesmo, e com uma linguagem fácil de entender.
No comecinho é bom ir conhecendo outras linguagens e tecnologias para você escolher bem. Porém, tem limite. Se demorar demais é perda de tempo. Obrigada pelo feedback, viu? Vou fazer mais conteúdos técnicos. Espero que goste.
Sou aluna de desenvolvimento de sistemas e em um bootcamp de Javascript quase no final dele, e sexta começo outro bootcamp em cobol. Você que já trabalha com cobol, sabe me dizer como são as vagas para essa área, salário e se tem a possibilidade de trabalhar em home office?
Oi! Toda semana vejo vagas para COBOL, mas a maioria é para Pleno e Sênior.Faz tempo que não vejo vaga para Júnior ou estágio na área. O salário até que não tá tão ruim, mas o problema é que as vagas de COBOL estão pedindo um monte de coisa, tipo Java e certificação AWS, e o pagamento não tá acompanhando essas exigências. Se vc usar o seu conhecimento em Javascript e aprender cobol, acredito que vá te ajudar sim e aprenda java.
Eu tenho 8 certificações java pela plataforma Alura, 1 certificação Java pela Oracle. Tenho 2 formações em cibersegurança como pentester e red team. Estou no 3° Semestre em ciência da computação. EU NAO CONSIGO SEQUER UM ESTÁGIOOOOO 😢. Onde eu talvez esteja errando??
@@eazygamers4746 pode ser a questão que eu abordei do grande volume de candidaturas por vaga. E acaba que o seu currículo não chega nas mãos dos RH. Sobre as certificações, vamos lá: que eu me lembre a Alura não tem certificação, apenas oferece o certificado de conclusão de curso. Sobre a certificação Java pela Oracle sim. A Oracle é uma empresa certificadora. Sobre as formações que você citou, é na área de cybersecurity. Ai realmente não sei como está o mercado, mas acredito que não tão concorrido como o de desenvolvimento de software. A faculdade/curso/certificação eles te preparam e ajudam a enriquecer o currículo. Não é garantia de nada. Infelizmente. Precisa preparar o currículo deixando claro seu objetivo, aplicando para vagas com poucas candidaturas e aderente com seu momento, deixar o LinkedIn atualizado, participar de comunidades… essas coisas.
No começo e difícil mesmo, diploma não garante nada! Continua estudando e fica de olhos nas vagas, presenciais se possível (pouco querem, então e muito menos disputa), que as coisas acontecem naturalmente.
Concordo com tudo que você disse. É bem isso mesmo. A concorrência nas aplicações está grande principalmente pra quem busca vagas remotas, pois você esta concorrendo com o Brasil inteiro.
camila me adotaaaaa to tentando entrar nesse mercado de Backend, to estudando GO e aqui em recife tem umas empresas do porto digital que eu SOUBE dizer que vao abrir vagas em jan-fev, algumas pra full stack com php, outras pra back com node, tem alguma dica? to estudando mas sinto justamente oq tu falou, no dia que abrir sei que vai estourar 200 candidaturas em 2-4 horas e fico com medo de nem chegarem a mim, isso sem contar o famoso Quem Indique, que ja pula essa etapa.
Olha, eu não acho que começar com Go seja uma boa ideia pra quem tá entrando no mercado agora. As vagas pra Go ainda são bem poucas, e essa linguagem costuma ser usada como segunda ou terceira opção nos projetos. Minha dica? Vai de Node.js com TypeScript, que está mais requisitado. PHP também pode ser uma alternativa, principalmente pra quem mira empresas menores, mas acho que pra dar aquele gás na carreira, Java ou Node são as melhores pedidas. No final das contas, investiria mesmo em Node ou Java pra sair na frente.
Tem alguma sugestão? Eu gostaria de fazer esse aqui: github.com/clvschaves/desafio_java_2 foi um desafio para o concurso de desenvolvedor para a prefeitura do Recife - PE. Mas ele é um pouco complexo. Se tiver alguma sugestão mais simples, seria melhor ainda. (:
Oi Camila, to tentando entrar pro mercado de programação, estou terminando um tecnico de desenvolvimento web. Vc acha que ele pode ser considerado uma gradução? Ou graduação ao seu ver é algo mais de faculdade/universidade? Tu acha que o nome da faculdade muda muito?
Olha, curso técnico é formação de nível médio e prepara a pessoa pra entrar no mercado de trabalho em áreas específicas. Já graduação é só pra cursos de nível superior, como Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. E também precisam ser reconhecidos pelo MEC. Resumidamente, apesar do curso técnico não ser uma graduação ele é considerado nas empresas sim. Na DIO eu conhecia os requisitos para todas vagas. E nesses quase 3 anos de DIO, só me deparei com 1 empresa que apenas considerava o candidato que tivesse graduação. Todas as demais, o curso técnico, tecnológico ou graduação, pós-graduação e etc eram considerados. Sobre o nome da facul, acredito que não. Não vi nenhum recrutador entrando nesse detalhe.
Amigo, talvez seja interessante focar em uma stack primeiro: Backend, Fullstack ou Frontend? - Backend: Eu sugeriria evitar C#, já que o mercado tem diminuído. Se você já tem base em POO, talvez seja legal olhar para Java ou Node.js com TypeScript, que têm mais oportunidades. - Fullstack: Stacks com o mesmo ecossistema podem facilitar, como Laravel com PHP ou Next.js com TypeScript. C# com Angular é uma combinação boa, mas a curva de aprendizado é alta para quem está começando. - Frontend: React tem mais vagas e está crescendo, mas Angular também é uma ótima opção. Se for possível, estudar os dois pode ser interessante, já que têm arquiteturas parecidas. Respondi sua dúvida?
Oi, eu nao entendi, quando diz que não devemos adicionar o que não somos especialistas no currículo. Eu adiciono todos os cursos que tem relação com a área que desejo seguir, desde inteligencia artificial até desenvolvimento mesmo que não dominando tudo.
No LinkedIn, tem uma parte no perfil chamada "Headline". Lá, eu coloco apenas as tecnologias que realmente domino. Por exemplo, sou uma Dev Backend e tenho domínio em Java, Kotlin, TypeScript e PHP. E Python? Eu sei, consigo trabalhar tranquilo com ele, mas não é algo em que tenho tanta habilidade, então prefiro não colocar na "Headline". Já na parte de cursos, acho que faz sentido incluir tudo o que já estudei, porque mostra minha dedicação e aprendizado. Por exemplo, HTML, CSS e Tailwind, eu também conheço e uso em alguns momentos, mas não coloco no currículo porque não é minha área de maior foco. Ainda assim, gosto de mencionar essas habilidades em entrevistas, porque dependendo do contexto, pode fazer diferença. Sigo uma linha de pensamento muito clara: é importante se especializar em algo. Tecnologia é uma área enorme, com várias camadas e complexidades. Por mais experiência que a gente tenha, ninguém consegue dominar tudo. Por isso, prefiro destacar aquilo em que sou realmente boa, deixando claro meu foco e minhas principais habilidades.
Ah, compreendi! Sempre tive dificuldade para entender o que realmente deveria colocar em uma headline. Tecnologia realmente é muito complexa, depois de tanto tempo desde minha formação, finalmente decidi a área em que quero me especializar. Obrigada por esclarecer minha dúvida! As headlines sempre me deixaram confusa, mas suas explicações foram muito úteis.
@@evaalves8428 Se você já decidiu a área, parabéns, esse é um grande passo! Muita gente ainda fica perdida nessa decisão. E sim, mesmo que você ainda não tenha total domínio na área escolhida, faz sentido colocar as tecnologias na sua headline. Afinal, são as que você está se dedicando a aprender e, se surgir uma oportunidade, vai alinhar com o seu objetivo. Fico feliz em ter ajudado! Sucesso na sua jornada!
@@cami-la Vou usar todos esses conselhos, era exatamente o que estava precisando compreender. Você é muito atenciosa e simpática. Quem sabe um dia a gente se esbarre em algum evento de tecnologia. Tudo de bom para ti. Gratidão!
É um pouco complicado, porque cada vaga tem suas particularidades. Mas eu vou pensar direitinho como posso fazer. No momento eu estou organizando um vídeo sobre coisas não tão técnicas: workspace, ferramentas de gestão, git, VPN, SSH, SSO e etc. Foi um ponto que tive dificuldade no meu início.
Mas se for continuam assim devs sêniors concorrendo para vagas de Jr o mercado vai ficar com salários defasados, os salários irão cair de mais. No futuro quase que não vai compensar fazer graduação na área de TI. Por exemplo, por quê muito se fala que falta professor de Matemática, os cursos de Matemática tem uma alta taxa de evasão, não é porque ninguém quer, o motivo é por conta do curso de Matemática ser muito complexo pra ganhar muito pouco, não compensa. É a mesma coisas com cursos superior na área de TI.
Discordo em partes... Vamos lá: Para um candidato ser escolhido, vai além das qualidades técnicas, as softs skills contam bastante. Dependendo do candidato, ele não passa nem na etapa de conversa com o RH. Sem contar que não são todos os devs de um nível mais avançado que aceitam "retroceder" em cargo. O ego na nossa área muitas vezes fala mais do que o "bolso". hehe Agora de sênior para Junior, nunca vi. É gritante a diferença salarial. E em relação ao salário, vai de empresa para empresa. A alta taxa de evasão das faculdades em geral não se limita apenas em salário não, ok? Vai muito além. Nem todo mundo pode se dedicar 100% aos estudos e precisa conciliar estudo/trabalho, existem casos em que as expectativas não são atendidas em relação o curso, vocação, falta de suporte emocional (depressão, TDAH, ansiedade, dificuldade com os conteúdos...), mercado de trabalho competitivo, falta de dinheiro para transporte, alimentação, material... e muito mais! Eu já passei por algumas dessas situações. :( Levando o exemplo de Licenciatura em Matemática, realmente é um curso para poucos. Acho que eu não teria capacidade de chegar ao final do curso. E quem disse que professor de matemática ganha mal? Às vezes a gente precisa sair da nossa bolha e rever essas "verdades absolutas". Um professor de matemática concursado ganha até mais que um desenvolvedor de software e trabalha menos horas. Enfim... Esse papo seria bem logo. Mas foi válida a sua colocação, viu? Entendi seu ponto de vista!
Nossa, Camila, se até pra você ta difícil, imagine pra quem tá começando agora. Você falou sobre ter 300 pessoas se candidatando a vagas, a plataforma Nerdin mostra a quantidade de pessoas, as vagas tem batido 20.000 pessoas, ta imoral
É bem isso, amigo. Tá dificil demaissss. É humamente impossível as empresas analisarem tantos currículos. Por isso que eu defendo uma Gupy mais seletiva. Que a empresa limitasse a quantidade de aplicações para a quantidade que eles conseguem analisar. Não encontrou o candidato ideal? Reabre a vaga e recomeça o processo. Porque do jeito que está, só por sorte mesmo!
Legal, só discordo de colocar apenas linguagens que voce domina no linkedin, se você desenrola, por que não colocar? até porque o linkedin acha perfis por palavras chave então é importante colocar, e quando você entrar em uma vaga voce não irá trabalhar só com coisas que voce domina, terá que desenrolar outras coisas também. Acho que passar na entrevista é uma coisa, precisa de estar afiado para entrevistas e responder corretamente. Quando entrar trabalho voce corre atrás de fazer as entregas. Mas muito bom o conteudo
Na headline, prefiro colocar apenas as linguagens/tecnologias que de fato eu domino. Na entrevista, eu cito o que convém para a vaga. Porque eu desenrolo no frontend também... em cloud... um pouco de infra... Se eu colocar tudo, nem vai caber e tira o foco. hehe Gostei do seu comentáriuo, viu. E obrigada demais pelo feedback! ❤
Eu também me candidato mesmo mas tem recrutador que fala que é maldade se você tá empregado por causa dos layofados kkk cada um, porque esses que dizem isso acha que a familhia de outra pessoa é mais importante pra mim que de um estranho? Ninguém conhece o dia de amanhã vai que eu precise de rios de dinheiro por causa de uma doença ou acidente recrutadora ou recrutador é uma criança dentro de uma bolha
mulher sensata - vejo juniors descendo o pau em tudo que ele acha errado e no perfil dele tudo registrado. Só tem a perder. Mercado de trabalho não é pra isso.
Pois é, rapaz... Para mim, a pior situação é a seguinte: uma pessoa foi demitida por algum motivo e a mesma vai lá no LinkedIn falar mal da empresa. Tipo, é a visão dele. A gente não ouviu a versão da empresa. Aí vai um monteeeee de gente comentar, dá sua opinião... Confesso que eu fico abismada.
Parabéns pelo Trabalho.
Finalmente alguém do nosso País Recife representando nesta área.
sucesso!!
Verdade! Nosso país Recife. hehe Sucesso para nós!
@@cami-la Manda salve pra Salguiero-PE 😃🥰
finalmente uma dev que é gente da gente. top o canal!
hehe. Neee, precisamos falar verdades!
Mô legal esse canal, finalmente alguém de tech do Nordeste fazendo Vlog kkkk
Sou dev Tbm, moro no Maranhão, mas trabalho remoto.
Seja muito bem-vindo! Obrigadaa!
como conseguiu a vaga mano ? sou do Piaui, tentando a primeira vaga junior.
@ quando consegui a primeira vaga remota lá em 2018 apliquei no LinkedIn, programathor e outros , trabalhando com ruby
Está me inspirando muito. Conheci você pelo canal do @manodevin e gostei de saber que você é minha vizinha (sou de Maceió - Alagoas). Finalmente, alguém da área de tech do Nordeste fazendo vlog. Já anotei sua lista de recomendações de livros. Sou formado em Ciências da Computação, mas havia desistido do curso por muitos anos. Agora, resolvi voltar e você tem sido uma grande inspiração nos seus vlogs, conselhos e falas. Obrigado
Muitíssimo obrigada pelo comentário, amigo. Faz meu trabalho valer a pena.
Minha conterrânea, te conheci pelos cursos da DIO, quando escutei o sotaque pernambucano fui logo pesquisar mais sobre você, adoro teu carisma e suas dicas 👏❤
Obrigadaaa! 🥰
Mais um vídeo incrível, obrigado por compartilhar conosco suas experiências... Até anotei algumas coisas... Obrigado , e continua trazendo mais videos assim ❤❤
Por nada, amigo. Eu quem agradeço audiência. (:
Eu fiquei pulando de linguagem em linguagem durante meses, e foi com a Camila que eu me alicercei no Java, instrutora foda, é isso que você no vídeo, pé no chão, sem firula, mostrando a realidade mesmo, e com uma linguagem fácil de entender.
No comecinho é bom ir conhecendo outras linguagens e tecnologias para você escolher bem. Porém, tem limite. Se demorar demais é perda de tempo.
Obrigada pelo feedback, viu? Vou fazer mais conteúdos técnicos. Espero que goste.
Tem o site apinfo, que tem muitas vagas e algumas vezes já colocam os valores além de contato direto com quem vai contratar
Eita, que massa! Obrigada por compartilhar. Não conhecia esse site.
Estou estudando análise e desenvolvimento de sistemas e estou gostando muito. Gosto muito da area de desenvolvimento.
Que legal! Seja muito bem-vindo! ❤
Parabéns pelo vídeo. Sucesso !
@@yanbrandaoborges6833 Obrigadaa! ❤️
Camila, mostrando a parte mais linda da mulher brasileira : a inteligência. parabéns, canal super relevante
Obrigadaaa
Sucesso p Ti Camila! Trabalho a 10 anos na área, sou Analista cobol 🦕 e agora aprendendo java.
@@flemos987 vai dar certo!! 🚀 Sucesso para nós!
Sou aluna de desenvolvimento de sistemas e em um bootcamp de Javascript quase no final dele, e sexta começo outro bootcamp em cobol. Você que já trabalha com cobol, sabe me dizer como são as vagas para essa área, salário e se tem a possibilidade de trabalhar em home office?
Oi! Toda semana vejo vagas para COBOL, mas a maioria é para Pleno e Sênior.Faz tempo que não vejo vaga para Júnior ou estágio na área. O salário até que não tá tão ruim, mas o problema é que as vagas de COBOL estão pedindo um monte de coisa, tipo Java e certificação AWS, e o pagamento não tá acompanhando essas exigências. Se vc usar o seu conhecimento em Javascript e aprender cobol, acredito que vá te ajudar sim e aprenda java.
@flemos987 obrigado por responder. Irei aprender Java sim.🙏
@@camilaeggert qual bootcamp é esse? nunca vi bootcamp de cobol!! sucesso p ti, precisar chama ou me add no linkd!
É muito legal ver desenvolvedores experientes aqui de Pernambuco, dá uma motivação muito boa kakaka.
Tem muuuito dev aqui em PE, muita gente fera!
Valeu Cami... Até logo e grato pelas dicas.
Por nadaa! (:
Muito legal a sua visão do mercado e achei muito certeira. Tbm sou dev e achei super bacana seu video.
Neee. Tentei mostrar minha perspectiva de verdade. Espero que tenha conseguido. hehe
Você prefere aprender uma tecnologia através de livros ou cursos on-line? E o que aconteceu com o trampo na Reclame Aqui? Abraços!
Cursos com certeza! Livros são complementares e amo! hehe
Estou no Reclame aqui!
Eu tenho 8 certificações java pela plataforma Alura, 1 certificação Java pela Oracle. Tenho 2 formações em cibersegurança como pentester e red team. Estou no 3° Semestre em ciência da computação. EU NAO CONSIGO SEQUER UM ESTÁGIOOOOO 😢. Onde eu talvez esteja errando??
@@eazygamers4746 pode ser a questão que eu abordei do grande volume de candidaturas por vaga. E acaba que o seu currículo não chega nas mãos dos RH.
Sobre as certificações, vamos lá: que eu me lembre a Alura não tem certificação, apenas oferece o certificado de conclusão de curso. Sobre a certificação Java pela Oracle sim. A Oracle é uma empresa certificadora.
Sobre as formações que você citou, é na área de cybersecurity. Ai realmente não sei como está o mercado, mas acredito que não tão concorrido como o de desenvolvimento de software.
A faculdade/curso/certificação eles te preparam e ajudam a enriquecer o currículo. Não é garantia de nada. Infelizmente.
Precisa preparar o currículo deixando claro seu objetivo, aplicando para vagas com poucas candidaturas e aderente com seu momento, deixar o LinkedIn atualizado, participar de comunidades… essas coisas.
No começo e difícil mesmo, diploma não garante nada! Continua estudando e fica de olhos nas vagas, presenciais se possível (pouco querem, então e muito menos disputa), que as coisas acontecem naturalmente.
@@cami-la agradeço pela dica, preciso olhar de outro ângulo o mercado... 💚
@@evertoncardoso508 talvez realmente a ansiedade seja o meu maior desafio...
Eu correndo para de jovm aprendiz
Concordo com tudo que você disse. É bem isso mesmo. A concorrência nas aplicações está grande principalmente pra quem busca vagas remotas, pois você esta concorrendo com o Brasil inteiro.
@@felipealvesj Verdade! Eu até esqueci de comentar que vagas remotas é concorrência com o Brasil inteiro. 🥲
camila me adotaaaaa
to tentando entrar nesse mercado de Backend, to estudando GO e aqui em recife tem umas empresas do porto digital que eu SOUBE dizer que vao abrir vagas em jan-fev, algumas pra full stack com php, outras pra back com node, tem alguma dica? to estudando mas sinto justamente oq tu falou, no dia que abrir sei que vai estourar 200 candidaturas em 2-4 horas e fico com medo de nem chegarem a mim, isso sem contar o famoso Quem Indique, que ja pula essa etapa.
Olha, eu não acho que começar com Go seja uma boa ideia pra quem tá entrando no mercado agora. As vagas pra Go ainda são bem poucas, e essa linguagem costuma ser usada como segunda ou terceira opção nos projetos.
Minha dica? Vai de Node.js com TypeScript, que está mais requisitado. PHP também pode ser uma alternativa, principalmente pra quem mira empresas menores, mas acho que pra dar aquele gás na carreira, Java ou Node são as melhores pedidas.
No final das contas, investiria mesmo em Node ou Java pra sair na frente.
Minha professora da DIO,que amo
❤❤
Obrigado pelas dicas!
Por nada! (:
Camilia,poderia dar dixas d ecomo resolver problemas de código no mercadon de trabalho ?
Tem alguma sugestão?
Eu gostaria de fazer esse aqui: github.com/clvschaves/desafio_java_2 foi um desafio para o concurso de desenvolvedor para a prefeitura do Recife - PE.
Mas ele é um pouco complexo. Se tiver alguma sugestão mais simples, seria melhor ainda. (:
PÔ gostei de você. Ganhou um inscrito
Obrigadaaa
Quais são os sites bons pra procurar emprego? Faz um top 5 ai please?
LinkedIn Jobs
Gupy
Glassdoor
Catho
apinfo (um seguidor indicou)
Oi Camila, to tentando entrar pro mercado de programação, estou terminando um tecnico de desenvolvimento web. Vc acha que ele pode ser
considerado uma gradução? Ou graduação ao seu ver é algo mais de faculdade/universidade? Tu acha que o nome da faculdade muda muito?
Olha, curso técnico é formação de nível médio e prepara a pessoa pra entrar no mercado de trabalho em áreas específicas. Já graduação é só pra cursos de nível superior, como Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. E também precisam ser reconhecidos pelo MEC.
Resumidamente, apesar do curso técnico não ser uma graduação ele é considerado nas empresas sim. Na DIO eu conhecia os requisitos para todas vagas. E nesses quase 3 anos de DIO, só me deparei com 1 empresa que apenas considerava o candidato que tivesse graduação.
Todas as demais, o curso técnico, tecnológico ou graduação, pós-graduação e etc eram considerados.
Sobre o nome da facul, acredito que não. Não vi nenhum recrutador entrando nesse detalhe.
Sou dev C# e estou aprendendo React e depois quero aprender um pouco mais de Angular pois está sendo muito usado em sistemas, caminho certo ou errado?
Amigo, talvez seja interessante focar em uma stack primeiro: Backend, Fullstack ou Frontend?
- Backend: Eu sugeriria evitar C#, já que o mercado tem diminuído. Se você já tem base em POO, talvez seja legal olhar para Java ou Node.js com TypeScript, que têm mais oportunidades.
- Fullstack: Stacks com o mesmo ecossistema podem facilitar, como Laravel com PHP ou Next.js com TypeScript. C# com Angular é uma combinação boa, mas a curva de aprendizado é alta para quem está começando.
- Frontend: React tem mais vagas e está crescendo, mas Angular também é uma ótima opção. Se for possível, estudar os dois pode ser interessante, já que têm arquiteturas parecidas.
Respondi sua dúvida?
Oi, eu nao entendi, quando diz que não devemos adicionar o que não somos especialistas no currículo.
Eu adiciono todos os cursos que tem relação com a área que desejo seguir, desde inteligencia artificial até desenvolvimento mesmo que não dominando tudo.
No LinkedIn, tem uma parte no perfil chamada "Headline". Lá, eu coloco apenas as tecnologias que realmente domino. Por exemplo, sou uma Dev Backend e tenho domínio em Java, Kotlin, TypeScript e PHP. E Python? Eu sei, consigo trabalhar tranquilo com ele, mas não é algo em que tenho tanta habilidade, então prefiro não colocar na "Headline". Já na parte de cursos, acho que faz sentido incluir tudo o que já estudei, porque mostra minha dedicação e aprendizado.
Por exemplo, HTML, CSS e Tailwind, eu também conheço e uso em alguns momentos, mas não coloco no currículo porque não é minha área de maior foco. Ainda assim, gosto de mencionar essas habilidades em entrevistas, porque dependendo do contexto, pode fazer diferença.
Sigo uma linha de pensamento muito clara: é importante se especializar em algo. Tecnologia é uma área enorme, com várias camadas e complexidades. Por mais experiência que a gente tenha, ninguém consegue dominar tudo. Por isso, prefiro destacar aquilo em que sou realmente boa, deixando claro meu foco e minhas principais habilidades.
Ah, compreendi! Sempre tive dificuldade para entender o que realmente deveria colocar em uma headline.
Tecnologia realmente é muito complexa, depois de tanto tempo desde minha formação, finalmente decidi a área em que quero me especializar.
Obrigada por esclarecer minha dúvida!
As headlines sempre me deixaram confusa, mas suas explicações foram muito úteis.
@@evaalves8428 Se você já decidiu a área, parabéns, esse é um grande passo! Muita gente ainda fica perdida nessa decisão.
E sim, mesmo que você ainda não tenha total domínio na área escolhida, faz sentido colocar as tecnologias na sua headline. Afinal, são as que você está se dedicando a aprender e, se surgir uma oportunidade, vai alinhar com o seu objetivo.
Fico feliz em ter ajudado! Sucesso na sua jornada!
@@cami-la Vou usar todos esses conselhos, era exatamente o que estava precisando compreender.
Você é muito atenciosa e simpática.
Quem sabe um dia a gente se esbarre em algum evento de tecnologia.
Tudo de bom para ti.
Gratidão!
@@evaalves8428 Sim!! Vamos sim! Obrigadaaaa. Sucesso para nós! 🤩
Sou da area de TI, mas não de programação e curto muito seus vídeos.
Eitaaa, coisa boa! Qual área?
@cami-la sou da área de arquitetura
@@JackyBlacy Ai sim, hein! Arrasou! Eu até pretendo um dia fazer uma pós em Arquitetura de Software...
faz um video sobre o minimo que um junior precisa saber
É um pouco complicado, porque cada vaga tem suas particularidades. Mas eu vou pensar direitinho como posso fazer. No momento eu estou organizando um vídeo sobre coisas não tão técnicas: workspace, ferramentas de gestão, git, VPN, SSH, SSO e etc. Foi um ponto que tive dificuldade no meu início.
Mas se for continuam assim devs sêniors concorrendo para vagas de Jr o mercado vai ficar com salários defasados, os salários irão cair de mais. No futuro quase que não vai compensar fazer graduação na área de TI. Por exemplo, por quê muito se fala que falta professor de Matemática, os cursos de Matemática tem uma alta taxa de evasão, não é porque ninguém quer, o motivo é por conta do curso de Matemática ser muito complexo pra ganhar muito pouco, não compensa. É a mesma coisas com cursos superior na área de TI.
Discordo em partes... Vamos lá:
Para um candidato ser escolhido, vai além das qualidades técnicas, as softs skills contam bastante. Dependendo do candidato, ele não passa nem na etapa de conversa com o RH. Sem contar que não são todos os devs de um nível mais avançado que aceitam "retroceder" em cargo. O ego na nossa área muitas vezes fala mais do que o "bolso". hehe Agora de sênior para Junior, nunca vi. É gritante a diferença salarial. E em relação ao salário, vai de empresa para empresa.
A alta taxa de evasão das faculdades em geral não se limita apenas em salário não, ok? Vai muito além.
Nem todo mundo pode se dedicar 100% aos estudos e precisa conciliar estudo/trabalho, existem casos em que as expectativas não são atendidas em relação o curso, vocação, falta de suporte emocional (depressão, TDAH, ansiedade, dificuldade com os conteúdos...), mercado de trabalho competitivo, falta de dinheiro para transporte, alimentação, material... e muito mais! Eu já passei por algumas dessas situações. :(
Levando o exemplo de Licenciatura em Matemática, realmente é um curso para poucos. Acho que eu não teria capacidade de chegar ao final do curso.
E quem disse que professor de matemática ganha mal? Às vezes a gente precisa sair da nossa bolha e rever essas "verdades absolutas". Um professor de matemática concursado ganha até mais que um desenvolvedor de software e trabalha menos horas. Enfim... Esse papo seria bem logo.
Mas foi válida a sua colocação, viu? Entendi seu ponto de vista!
o pastel me quebrou kkkkk
Pastel sabor culpa! Comi 2 pasteis nesse dia. kkkkk
Nossa, Camila, se até pra você ta difícil, imagine pra quem tá começando agora. Você falou sobre ter 300 pessoas se candidatando a vagas, a plataforma Nerdin mostra a quantidade de pessoas, as vagas tem batido 20.000 pessoas, ta imoral
É bem isso, amigo. Tá dificil demaissss. É humamente impossível as empresas analisarem tantos currículos.
Por isso que eu defendo uma Gupy mais seletiva. Que a empresa limitasse a quantidade de aplicações para a quantidade que eles conseguem analisar. Não encontrou o candidato ideal? Reabre a vaga e recomeça o processo. Porque do jeito que está, só por sorte mesmo!
Legal, só discordo de colocar apenas linguagens que voce domina no linkedin, se você desenrola, por que não colocar? até porque o linkedin acha perfis por palavras chave então é importante colocar, e quando você entrar em uma vaga voce não irá trabalhar só com coisas que voce domina, terá que desenrolar outras coisas também. Acho que passar na entrevista é uma coisa, precisa de estar afiado para entrevistas e responder corretamente. Quando entrar trabalho voce corre atrás de fazer as entregas. Mas muito bom o conteudo
Na headline, prefiro colocar apenas as linguagens/tecnologias que de fato eu domino. Na entrevista, eu cito o que convém para a vaga. Porque eu desenrolo no frontend também... em cloud... um pouco de infra... Se eu colocar tudo, nem vai caber e tira o foco. hehe
Gostei do seu comentáriuo, viu. E obrigada demais pelo feedback! ❤
Tereza é minha professora ♥
Uma querida, né?
Ué, 1000 é muito ? ultimamente tem MTO mais que isso nas vagas.
@@Shunkx Misericórdia!! Outro colega também falou aqui nos comentários que tem vaga com 20000 aplicações. 🥴
Eu também me candidato mesmo mas tem recrutador que fala que é maldade se você tá empregado por causa dos layofados kkk cada um, porque esses que dizem isso acha que a familhia de outra pessoa é mais importante pra mim que de um estranho? Ninguém conhece o dia de amanhã vai que eu precise de rios de dinheiro por causa de uma doença ou acidente recrutadora ou recrutador é uma criança dentro de uma bolha
As pessoas precisam viver um pouco fora da internet para viver a vida real. hehe
mulher sensata - vejo juniors descendo o pau em tudo que ele acha errado e no perfil dele tudo registrado. Só tem a perder. Mercado de trabalho não é pra isso.
Pois é, rapaz... Para mim, a pior situação é a seguinte: uma pessoa foi demitida por algum motivo e a mesma vai lá no LinkedIn falar mal da empresa. Tipo, é a visão dele. A gente não ouviu a versão da empresa. Aí vai um monteeeee de gente comentar, dá sua opinião... Confesso que eu fico abismada.
Sou dev.
You look like a famous turkish woman singer !
Realy??? 🥰
@@cami-la Yes, very much. Search the net for "belkıs akkale". she is older now though.
Search the net for BELKIS AKKALE
The similarity is just amazing.
Gente alguém já comentou que ela além de inteligente é linda?
Obrigada pelos elogios.
Obrigada!
Opinião tem preço se a pessoal não entende isso é menos um concorrente kkk
É bem isso! Talvez perca oportunidades boas por não aproveitar o "direito de permanecer calado". kkk