Teve uma proposta recente em âmbito federal para que cidades se não me engano menores de 5000 /10000 habitantes tivessem que ser conectadas a uma cidade maior ao seu redor , assim muitos Estados perderiam municípios deficitários financeiramente . Vc poderia fazer um vídeo sobre esta situação . Acho a ideia muito boa , haveria menos municípios e menos custos para arcar com municípios que não tem como sobreviver através de sua própria receita .
Moro no norte do Paraná e acho absurdo são várias cidades pequena uma perto da outra tem cidades como Prado Ferreira com 3700 habitantes. Nunca deveria ser cidade mas é o pior o q arrecadam é pra farra das prefeituras, q enchem de amigos e desenvolvimento q é bom nada
Porém vilas da Região Norte do país ai sim eu concordo q devam virar cidades pela distância. Bom acredito q a lei deva ser para se tornar cidade ter mais de 15 mil habitantes ou ter distância de mais de 60 kilometros até a cede do município
Lembrei que o distrito de origem da minha família tava querendo se separar a alguns anos, mas nunca mais ouvi nada sobre. Foi um dos meus tios que contou, e lembro de ter perguntado como que a cidade ia se sustentar, já que não tem praticamente nada
Tomé-Açú, no Pará, tem o distrito de Quatro Bocas que é tão populoso quanto a sede do município. Marabá e Barcarena também têm distritos bem populosos.
Esse 10 anos até 96 foi uma verdadeira farra. Eu acredito que pra ser considerado um município deveria ter limites mínimos de extensão e não apenas de população. Quanto maior o território mais alternativas pra se desenvolver do mais só aumenta a farra dos políticos com o dinheiro público.
O Brasil não precisa de novos municípios. A população está se estagiando. As pessoas pensam que as cidade devem crescer e obrigatoriamente criar novos municípios para justificar a evolução e o progresso feito por políticos. Lançamentos de novos loteamentos... pra quê isso? Nestes casos citados nesse vídeo, não há problema, mas penso que todas as cidades do país devam ser remodeladas a partir do zero, dando mais espaço para áreas verdes e parques. Deve-se haver essa iniciativa, pois isso angaria muitos empregos pelo país. Se todas as cidades foram "reformadas" para proporcionar melhor qualidade de vida a população, melhor.
mas depende muito, no Sudeste, Sul e Nordeste eu concordo que já tá saturado...mas no Centro Oeste e Norte há distritos com população significativa e com mais de 300 kms do distrito sede e que precisam sim ser emancipados (como visto no vídeo tem distrito até 1.100 kms do distrito sede)
Faltou falar do distrito de Moreira César (Pindamonhangaba/SP) que possui atualmente mais de 40 mil moradores, tentando a emancipação, mas devido a constituição estadual paulista que bloqueia a criação de novos municípios a idéia parece ser uma utopia nos dias de hoje.
Рік тому+6
Morei em Japuranã, distrito do município de Nova Bandeirantes, MT. O povo lá sempre buscou se separar de Bandeirantes, um município fraco tendo que sustentar um distrito. Nenhum dos dois se desenvolvem.
Os indicadores sociais do Piauí quando tinha 118 municípios (em 1988) não mudaram quando passou a ter 224 (dias atuais). Infelizmente, mas é uma pena notar que a criação de municípios é uma muleta para resolver questões alusivas ao desenvolvimento de uma região.
É impressionante pensarmos que foram criados 100 municípios sob a promessa de que seria mais fácil administrar e, consequentemente, desenvolver a região.
Poderia fazer um vídeo das tentativas frustradas de emancipação de bairros/distritos de São Paulo, como Perus, São Miguel, Parelheiros, Santo Amaro (que quer voltar a ser município)
Boa noite nasci e moro no Gama - DF sou filho de Cearense de Ipueiras - CE e Mineira de Patos de Minas - MG. a mãe de dois filhos meus é de Crateús - CE conheço quase todo o Ceará e o estado tem 184 munícipios. mais o estado não tem cidade minúsculas com menos de 3.000 habitantes como outros estados. por exemplo se fosse como o Rio Grande do Sul teria mais mil cidades. por que o estado do Ceará é muito populoso e suas cidades existem distritos , povoados maiores do que muitas cidades de outros estados. e nesses distritos , povoados quase sempre as estradas são de terra e quem faz o transporte são aquelas camionetes D - 20 , F 1.000 ... o chamado Pau de Arara. já que lá ônibus intermunicipal só roda no asfalto. ou seja se você fosse falar no distritos , povoados do Ceará que querem virar cidade ficaria uma hora e não dava para falar tudo. o estado em quantidade de distritos só perde para Minas Gerais, mais proporcionalmente é o que tem mais, já que é muito menor do que minas no tamanho e número de cidades.
No Ceará existem Três Distritos com forte Movimento de Emancipação: Jurema (Caucaia), Pajuçara (Maracanaú) e Parajuru (Beberibe). Devem ter Outras,mas só lembrei destas três
Mto interessante. E os interesses políticos e financeiros ficam mto claros em alguns. O maior exemplo é o distrito de Monte Verde em MG que pertence à Camanducaia e a verba que o distrito recebe do governo federal para o desenvolvimento do Turismo impede que seja emancipado por interesses de políticos da cidade de Camanducaia.
Olavo, Pinto Bandeira, RS passou por um problema jurídico quanto a sua emancipação. Não tenho certeza do que vou escrever, mas se não me engano, o município teve de voltar a ser distrito de Bento Gonçalves e depois de burocracias voltou à condição de município. Fica uma sugestão de vídeo.
Antigo "Mimoso do Oeste". As migrações e o agronegócio é que permitiram a ascensão rápida do município. O nome do município mostra o poder de ACM à época.
Eu Edmundo Ramos radialista formado pelo Senac Sergipe, também sou líder comunitário e evangelista já estou trabalhando para unificar nossos quatro povoados vizinhos Rancho, Tabuleiro do Garcia, Carro-Quebrado e Prata e fazer o desmembramento do município de Pacatuba Estado de Sergipe e criar o nosso novo município sergipano chamado Rancho Rico.
Estou escrevendo meu TCC justamente a respeito disso. Boa parte dos municípios brasileiros não tem nenhuma justificativa pra existirem a não ser política, uma vez que são pequenos em tamanho, população e dependentes de repasses federais.
Eu colocaria um critério adicional na criação de novos municípios: ter pelo menos uma ligação asfáltica. É muito comum ver municípios na Amazônia, por exemplo, que são inacessíveis via terrestre, so da pra chegar de barco ou avião. Querendo ou não isso atrapalha bastante o desenvolvimento do município.
Mas aí que tá, nesses casos muitas vezes a população do distrito pede a emancipação justamente pra ter acesso a infraestrutura básica como asfalto, saúde, educação e outros porque são abandonados pela sede do município que estão inseridos
Sim, já ocorreram fusões e incorporações de ex-municípios, é o caso de Santo Amaro que foi incorporado a São Paulo (acho que tem vídeo aqui no canal). também tem as extinções por declínio econômico e populacional, tem vários casos no passado e alguns municípios atuais que podem no futuro serem extintos por dependência.
Há também outro detalhe que há na emenda de 1996: agora para a criação de novos municípios é necessária não só a aprovação dos habitantes do futuro município, mas de todos os habitantes dos municípios a terem seus territórios retirados para a criação do novo município. Aí geralmente as maiorias das populações dos municípios afetados não costuma ser a favor dessa divisão. Foi a mesma dinâmica que fez com que a proposta da divisão do estado do Pará não vingasse em 2011: apesar dos habitantes do que seriam os futuros estados de Carajás e Tapajós terem votado a favor da separação, no cômputo geral a maioria estadual foi para a não-divisão, por causa da oposição de Belém e das áreas adjacentes. Esse princípio legal não é invenção brasileira: ele já existe há centenas de anos na lei dos EUA no que se refere à criação de novos estados a partir do território de outros estados, por exemplo.
Isso tudo prova que o Brasil é mal povoado enquanto vc tem cidades gigantescas como caridade no Ceará cuja população não ultrapassa 30 mil habitantes em cidades como fortaleza com menos de 360,00 km com quase 3 milhões de habitantes.
No Rio de Janeiro -RJ, também há gente querendo emancipar o bairro de Campo Grande,levando Santa Cruz e outros bairros da região junto. Aliás,dizem que CG é o maior bairro do Brasil e vem chamando atenção da mídia ultimamente.
@@vitordesousa1985 , não faço ideia,mas na segunda maior cidade brasileira,alguns grandes bairros cariocas possuem uma identidade muito própria,pequenas cidades na cidade,como CG, Madureira, Tijuca, Copacabana, Méier , Santa Teresa,Rocinha,a Ilha do Governador e seus 14 bairros...
Aqui no estado do Rio de Janeiro, há mais de 20 anos não temos uma emancipação de uma cidade, pois a última vez que isso aconteceu foi em 1999, quando Mesquita se desmembrou de Nova Iguaçu.
Ainda bem, porque na maioria dos casos é apenas uma forma de criar novos cargos políticos, visto que a maioria desses municípios novos muito pequenos não tem receita, nem infraestrutura e continuam dependentes dos municípios de origem, tendo apenas status de emancipados, não passando de distritos ou povoados independentes.Claro que existem exceções onde por "N" motivos uma emancipação é válida (distância da sede, população, economia, características históricas e culturais, etc.), mas, são a minoria.
@@vitordesousa1985 Exatamente, e assim vão se criando municípios "raquíticos" que de nada servem. Emancipações devem existir quando as mesmas fizerem sentido, não na base do "sim porque sim". Conheço várias cidades que nem deveriam existir como tais, do tipo que se o cara passar com pressa de carro por dentro da cidade, nem sabe que esteve em uma. Tem município que não tem banco, não tem rodoviária, não tem hospital, as escolas são todas improvisadas, não tem fonte de renda, não consegue arcar com o básico, os munícipes vivem de aposentadorias e outras coisas aterradoras.
Se Guaraituba se emancipasse de Colombo, a região metropolitana de Curitiba teria 30 municípios, e não seriam mais 29 como é atualmente, Colombo faz limite com a capital Curitiba
Era uma farra pra criar municípios, a população pobre tendo que sustentar novas cameras de vereadores e toda uma infraestrutura de sanguessugas. Pior a maioria não tina orçamento próprio sustentável.
Eu não tinha conhecimento da nova tentativa de emancipação da Barra da Tijuca, a única vez que teve um plebiscito para emancipar a Barra foi em 1988, ainda mais depois de 2016 em que a Barra foi o centro do mundo por causa das Olimpíadas e hoje é "status" ser carioca.
Olavo, você ja fez algum vídeo sobre a ideia do ex ministro Paulo Guedes, de extinguir os 1254 municipios com menos de 5 mil habitantes? E mais uma vez parabéns pelo conteúdo.
Não é só uma idéia dele não, há um projeto tramitando no Congresso Nacional sobre isso, é a PEC 188/2019, do Pacto Federativo. Mas, acho que está parada.
Uma sugestão de vídeo relacionado ao futebol: O Estádio do Brasil localizado mais ao Sul, o mais ao Norte, o mais ao Leste e o mais ao Oeste no Brasil, mas só valendo aqueles que de fato são usados em campeonato profissionais, como estaduais por exemplo.
Para mim para virar municípios o distinto tem mais de 5 mil habitantes é no caso de cidade como menos de 5 mil habitantes decharia de ser municípios . Isso deveria ter um lei para todo o Brasil.
Eu peço aos nobres parlamentares que faz o nosso congresso nacional brasileiro que aprove em regime de urgência uma PEC criando novos Estados e novos municípios no Brasil principalmente povoados com mais de mil habitantes.
Eu quero que o Brasil vá para o caminho oposto, tenha menos municípios através de reorganizações ou fusões, porque a maioria deles são totalmente ineficientes.
Não faz o mínimo sentido não autorizarem a criação de municípios a partir de distritos tão distantes de suas sedes, Quase mil quilômetros de distância é estar totalmente desconectado das decisões político-administrativas, principalmente de aspectos culturais
Tem sim. Sao Pedro da Água Branca no Maranhão, se fosse considerar o mapa "logico" do Estado, deveria pertencer ao Pará, fizeram uma "voltinha" no mapa.
O Paraisópolis é um bairro com "cara" de município. E com isso a Região Metropolitana de São Paulo saltaria para 40. E a o município onde eu moro foi emancipada de Santa Isabel em 1959 com o apoio do Franco Montoro
Muito interessante o video. Acabei de conhecer o canal, achei bastante informativo. Seria interessante aprofundar sobre as problematicas, pontos positivos e negativos que envolvem a criação de novos municipios, para além do aspecto legal, que é o que mais foi abordado aqui.
É muito absurdo Moraes e Castelo fazerem parte de Itaituba kkkkk fico mto de cara, minha colega de trabalho era de lá e me contava a respeito kkkkk queria saber a motivação da Dilma pra vetar a lei 🤔
Teve uma proposta recente em âmbito federal para que cidades se não me engano menores de 5000 /10000 habitantes tivessem que ser conectadas a uma cidade maior ao seu redor , assim muitos Estados perderiam municípios deficitários financeiramente . Vc poderia fazer um vídeo sobre esta situação . Acho a ideia muito boa , haveria menos municípios e menos custos para arcar com municípios que não tem como sobreviver através de sua própria receita .
Moro no norte do Paraná e acho absurdo são várias cidades pequena uma perto da outra tem cidades como Prado Ferreira com 3700 habitantes. Nunca deveria ser cidade mas é o pior o q arrecadam é pra farra das prefeituras, q enchem de amigos e desenvolvimento q é bom nada
Porém vilas da Região Norte do país ai sim eu concordo q devam virar cidades pela distância. Bom acredito q a lei deva ser para se tornar cidade ter mais de 15 mil habitantes ou ter distância de mais de 60 kilometros até a cede do município
Esse canal tem muita qualidade. Vídeos muito bem produzidos.
Muito obrigado!!
👏👏👏👏
Lembrei que o distrito de origem da minha família tava querendo se separar a alguns anos, mas nunca mais ouvi nada sobre.
Foi um dos meus tios que contou, e lembro de ter perguntado como que a cidade ia se sustentar, já que não tem praticamente nada
Tomé-Açú, no Pará, tem o distrito de Quatro Bocas que é tão populoso quanto a sede do município. Marabá e Barcarena também têm distritos bem populosos.
Este canal merecia muito mais inscritos! 👏👏🌎
Obrigado!!
Com certeza!
Esse 10 anos até 96 foi uma verdadeira farra. Eu acredito que pra ser considerado um município deveria ter limites mínimos de extensão e não apenas de população. Quanto maior o território mais alternativas pra se desenvolver do mais só aumenta a farra dos políticos com o dinheiro público.
É realmente necessário haver vários critérios
O Brasil não precisa de novos municípios. A população está se estagiando. As pessoas pensam que as cidade devem crescer e obrigatoriamente criar novos municípios para justificar a evolução e o progresso feito por políticos.
Lançamentos de novos loteamentos... pra quê isso?
Nestes casos citados nesse vídeo, não há problema, mas penso que todas as cidades do país devam ser remodeladas a partir do zero, dando mais espaço para áreas verdes e parques. Deve-se haver essa iniciativa, pois isso angaria muitos empregos pelo país. Se todas as cidades foram "reformadas" para proporcionar melhor qualidade de vida a população, melhor.
Mais um excelente vídeo para ampliarmos nosso conhecimento geográfico sobre o Brasil. Valeu Olavo, grande abraço e sucesso ai com o canal meu amigo!
Muito obrigado, amigo!
Já há municípios em excesso, efeito do ex-governador de SP, Quercia. Há municípios totalmente inviáveis e precisam ser anexados pelos vizinhos.
mas depende muito, no Sudeste, Sul e Nordeste eu concordo que já tá saturado...mas no Centro Oeste e Norte há distritos com população significativa e com mais de 300 kms do distrito sede e que precisam sim ser emancipados (como visto no vídeo tem distrito até 1.100 kms do distrito sede)
Faltou falar do distrito de Moreira César (Pindamonhangaba/SP) que possui atualmente mais de 40 mil moradores, tentando a emancipação, mas devido a constituição estadual paulista que bloqueia a criação de novos municípios a idéia parece ser uma utopia nos dias de hoje.
Morei em Japuranã, distrito do município de Nova Bandeirantes, MT. O povo lá sempre buscou se separar de Bandeirantes, um município fraco tendo que sustentar um distrito. Nenhum dos dois se desenvolvem.
Vi no mapa, é bem longe!
Olavo, um ajuste cronológico: a ideia do município da Barra da Tijuca foi originalmente rejeitada em plebiscito de 1988.
Opa, valeu. Mas o movimento ainda existe
@@CanalExclave Certo, mas é que eu li alguns arquivos do JB e lembrei do caso.
Os indicadores sociais do Piauí quando tinha 118 municípios (em 1988) não mudaram quando passou a ter 224 (dias atuais). Infelizmente, mas é uma pena notar que a criação de municípios é uma muleta para resolver questões alusivas ao desenvolvimento de uma região.
É impressionante pensarmos que foram criados 100 municípios sob a promessa de que seria mais fácil administrar e, consequentemente, desenvolver a região.
Pois é, é sempre uma questão complexa
Poderia fazer um vídeo das tentativas frustradas de emancipação de bairros/distritos de São Paulo, como Perus, São Miguel, Parelheiros, Santo Amaro (que quer voltar a ser município)
É mais ou menos o que foi feito aqui
Boa noite nasci e moro no Gama - DF sou filho de Cearense de Ipueiras - CE e Mineira de Patos de Minas - MG. a mãe de dois filhos meus é de Crateús - CE conheço quase todo o Ceará e o estado tem 184 munícipios. mais o estado não tem cidade minúsculas com menos de 3.000 habitantes como outros estados. por exemplo se fosse como o Rio Grande do Sul teria mais mil cidades. por que o estado do Ceará é muito populoso e suas cidades existem distritos , povoados maiores do que muitas cidades de outros estados. e nesses distritos , povoados quase sempre as estradas são de terra e quem faz o transporte são aquelas camionetes D - 20 , F 1.000 ... o chamado Pau de Arara. já que lá ônibus intermunicipal só roda no asfalto. ou seja se você fosse falar no distritos , povoados do Ceará que querem virar cidade ficaria uma hora e não dava para falar tudo. o estado em quantidade de distritos só perde para Minas Gerais, mais proporcionalmente é o que tem mais, já que é muito menor do que minas no tamanho e número de cidades.
No Ceará existem Três Distritos com forte Movimento de Emancipação: Jurema (Caucaia), Pajuçara (Maracanaú) e Parajuru (Beberibe). Devem ter Outras,mas só lembrei destas três
Obrigado pelo comentário!
Que nem minha cidade em mg
Tem um monte de distrito
Mto interessante. E os interesses políticos e financeiros ficam mto claros em alguns. O maior exemplo é o distrito de Monte Verde em MG que pertence à Camanducaia e a verba que o distrito recebe do governo federal para o desenvolvimento do Turismo impede que seja emancipado por interesses de políticos da cidade de Camanducaia.
Mas também há o interesse político em conseguir a separação, pois são criados mais cargos políticos para administrar a região.
Monte Verde, taí um lugar muito bonito
Olavo, Pinto Bandeira, RS passou por um problema jurídico quanto a sua emancipação. Não tenho certeza do que vou escrever, mas se não me engano, o município teve de voltar a ser distrito de Bento Gonçalves e depois de burocracias voltou à condição de município. Fica uma sugestão de vídeo.
Sim, rolou isso mesmo! Virou município, deixou de ser, depois voltou a ser - e é como está hoje.
Na Bahia houve emancipação de Luis Eduardo Magalhães em 2000
Fundação 2 de abril de 1982 (41 anos)
Emancipação
30 de março de 2000 (23 anos)
Antigo "Mimoso do Oeste". As migrações e o agronegócio é que permitiram a ascensão rápida do município. O nome do município mostra o poder de ACM à época.
Verdade!
@@TiagoCardoso1987 Vdd.
Mas ali foi correto pois houve viabilidade financeira; hj a cidade tem 120 mil habitantes
Eu Edmundo Ramos radialista formado pelo Senac Sergipe, também sou líder comunitário e evangelista já estou trabalhando para unificar nossos quatro povoados vizinhos Rancho, Tabuleiro do Garcia, Carro-Quebrado e Prata e fazer o desmembramento do município de Pacatuba Estado de Sergipe e criar o nosso novo município sergipano chamado Rancho Rico.
Obrigado pelo comentário!
Estou escrevendo meu TCC justamente a respeito disso. Boa parte dos municípios brasileiros não tem nenhuma justificativa pra existirem a não ser política, uma vez que são pequenos em tamanho, população e dependentes de repasses federais.
Eu colocaria um critério adicional na criação de novos municípios: ter pelo menos uma ligação asfáltica. É muito comum ver municípios na Amazônia, por exemplo, que são inacessíveis via terrestre, so da pra chegar de barco ou avião. Querendo ou não isso atrapalha bastante o desenvolvimento do município.
Faz sentido
Mas aí que tá, nesses casos muitas vezes a população do distrito pede a emancipação justamente pra ter acesso a infraestrutura básica como asfalto, saúde, educação e outros porque são abandonados pela sede do município que estão inseridos
Vale Real Foi Emancipada em 1992 e Essa Cidade Já Fez Uma Miss RS
Valeu!
Interessante esse tema heim! Gostei do vídeo!
Valeu!!
Valeu!
Muuuuuito obrigado!
É possível fazer ao contrário? Duas cidades virarem uma?
Tá havendo projetos de que os municípios que tenham até 5 mil moradores sejam incorporada a cidade vizinha maior.
Sim, já ocorreram fusões e incorporações de ex-municípios, é o caso de Santo Amaro que foi incorporado a São Paulo (acho que tem vídeo aqui no canal). também tem as extinções por declínio econômico e populacional, tem vários casos no passado e alguns municípios atuais que podem no futuro serem extintos por dependência.
Sim, mas é algo muuuuuito raro. Mas muito raro mesmo. Veja aqui:
ua-cam.com/video/8R3L8LrXwi0/v-deo.html&pp=ygUOZXgtbXVuaWPDrXBpb3M%3D
Meus pais moram em Bonito de Minas. Em Minas, e se separou de Januária. E falo uma coisa, melhorou bastante lá com a divisão .
Há também outro detalhe que há na emenda de 1996: agora para a criação de novos municípios é necessária não só a aprovação dos habitantes do futuro município, mas de todos os habitantes dos municípios a terem seus territórios retirados para a criação do novo município. Aí geralmente as maiorias das populações dos municípios afetados não costuma ser a favor dessa divisão.
Foi a mesma dinâmica que fez com que a proposta da divisão do estado do Pará não vingasse em 2011: apesar dos habitantes do que seriam os futuros estados de Carajás e Tapajós terem votado a favor da separação, no cômputo geral a maioria estadual foi para a não-divisão, por causa da oposição de Belém e das áreas adjacentes.
Esse princípio legal não é invenção brasileira: ele já existe há centenas de anos na lei dos EUA no que se refere à criação de novos estados a partir do território de outros estados, por exemplo.
Isso tudo prova que o Brasil é mal povoado enquanto vc tem cidades gigantescas como caridade no Ceará cuja população não ultrapassa 30 mil habitantes em cidades como fortaleza com menos de 360,00 km com quase 3 milhões de habitantes.
11:44 caramba, tem muito pouco município em SC com mais que essa quantidade de habitantes
No Rio de Janeiro -RJ, também há gente querendo emancipar o bairro de Campo Grande,levando Santa Cruz e outros bairros da região junto.
Aliás,dizem que CG é o maior bairro do Brasil e vem chamando atenção da mídia ultimamente.
Por qual motivo? É um lugar com cultura diferente?
Verdade, tem isso mesmo de maior bairro do Brasil. Ou maior DA AMÉRICA LATINA, hahahah
@@vitordesousa1985 , não faço ideia,mas na segunda maior cidade brasileira,alguns grandes bairros cariocas possuem uma identidade muito própria,pequenas cidades na cidade,como CG, Madureira, Tijuca, Copacabana, Méier , Santa Teresa,Rocinha,a Ilha do Governador e seus 14 bairros...
Igual nova Itamaraty que é distrito de ponta Porã ms
Aqui no estado do Rio de Janeiro, há mais de 20 anos não temos uma emancipação de uma cidade, pois a última vez que isso aconteceu foi em 1999, quando Mesquita se desmembrou de Nova Iguaçu.
Isso aí
faz um vide das cidades mais distante de suas capitais.
Ainda bem, porque na maioria dos casos é apenas uma forma de criar novos cargos políticos, visto que a maioria desses municípios novos muito pequenos não tem receita, nem infraestrutura e continuam dependentes dos municípios de origem, tendo apenas status de emancipados, não passando de distritos ou povoados independentes.Claro que existem exceções onde por "N" motivos uma emancipação é válida (distância da sede, população, economia, características históricas e culturais, etc.), mas, são a minoria.
Cada município novo, é um prefeito novo e várias secretárias novas.
@@vitordesousa1985 e vereadores
@@vitordesousa1985 Exatamente, e assim vão se criando municípios "raquíticos" que de nada servem. Emancipações devem existir quando as mesmas fizerem sentido, não na base do "sim porque sim".
Conheço várias cidades que nem deveriam existir como tais, do tipo que se o cara passar com pressa de carro por dentro da cidade, nem sabe que esteve em uma. Tem município que não tem banco, não tem rodoviária, não tem hospital, as escolas são todas improvisadas, não tem fonte de renda, não consegue arcar com o básico, os munícipes vivem de aposentadorias e outras coisas aterradoras.
É uma questão realmente complicada, sem resposta pronta.
Sensacional 👏👏👏👏👏
Se Guaraituba se emancipasse de Colombo, a região metropolitana de Curitiba teria 30 municípios, e não seriam mais 29 como é atualmente, Colombo faz limite com a capital Curitiba
Boa
Sou Piauiense y uma coisa eu digo o município mais novo do Piauí é o município de Nazaria. todas as diversão tem interesse político
Era uma farra pra criar municípios, a população pobre tendo que sustentar novas cameras de vereadores e toda uma infraestrutura de sanguessugas. Pior a maioria não tina orçamento próprio sustentável.
Aqui em Minas Gerais é um escárnio, 853 municípios é patético, a maioria não tem viabilidade social muito menos econômica.
É..
Eu não tinha conhecimento da nova tentativa de emancipação da Barra da Tijuca, a única vez que teve um plebiscito para emancipar a Barra foi em 1988, ainda mais depois de 2016 em que a Barra foi o centro do mundo por causa das Olimpíadas e hoje é "status" ser carioca.
Hoje em dia é um movimento bem mais fraco
Olavo, você ja fez algum vídeo sobre a ideia do ex ministro Paulo Guedes, de extinguir os 1254 municipios com menos de 5 mil habitantes? E mais uma vez parabéns pelo conteúdo.
Não é só uma idéia dele não, há um projeto tramitando no Congresso Nacional sobre isso, é a PEC 188/2019, do Pacto Federativo. Mas, acho que está parada.
Aqui na Bahia, existem distritos que podem virar municípios: Humildes (Feira de Santana), Arembepe e Abrantes (Camaçari) dentre outras.
São distantes das sedes?
@@CanalExclaveHumildes sim, os outros nem tanto.
O vídeo está com o áudio meio baixo!
No Ceará tbm tem 😊
Próximo vídeo: como funciona a numeração dos "KM" nas rodovias brasileiras
Bom tema
Moro no oeste da Bahia e Roda Velha é mais próximo do meu município do que do próprio município
Uma sugestão de vídeo relacionado ao futebol: O Estádio do Brasil localizado mais ao Sul, o mais ao Norte, o mais ao Leste e o mais ao Oeste no Brasil, mas só valendo aqueles que de fato são usados em campeonato profissionais, como estaduais por exemplo.
Boa ideia!
Para mim para virar municípios o distinto tem mais de 5 mil habitantes é no caso de cidade como menos de 5 mil habitantes decharia de ser municípios . Isso deveria ter um lei para todo o Brasil.
A lei que foi aprovada (e depois vetada) era ainda mais exigente
Eu peço aos nobres parlamentares que faz o nosso congresso nacional brasileiro que aprove em regime de urgência uma PEC criando novos Estados e novos municípios no Brasil principalmente povoados com mais de mil habitantes.
Cachoeira do campo em MG e um distrito de Ouro Preto q tem todas características de uma cidade mas é um distrito
Eu quero que o Brasil vá para o caminho oposto, tenha menos municípios através de reorganizações ou fusões, porque a maioria deles são totalmente ineficientes.
Fora a corrupção enorme
Sou da mesma opinião.
Pelo jeito não teremos nem uma coisa e nem outra
Caraca! Castelo dos Sonhos tinha que ser outro município kkkkk Quase 1000 km! Eita! Kkkkkk
É até melhor que não haja mais municípios. Geralmente se torna cabide de emprego e aumenta os gastos públicos.
Realmente. Era até um jeito de direcionar recursos do governo federal pra pagar salário de gente no interior
Esqueceu de Luzimangues/Porto Nacional
Não faz o mínimo sentido não autorizarem a criação de municípios a partir de distritos tão distantes de suas sedes, Quase mil quilômetros de distância é estar totalmente desconectado das decisões político-administrativas, principalmente de aspectos culturais
Pois é, é bem complicado
No caso de Castelo dos Sonhos é so vincular a area do Distrito a outra cidade.
Falando em municipios,existe ou existiu municipios que pertecem a um estado mas ficam em outro estado?
Tem sim. Sao Pedro da Água Branca no Maranhão, se fosse considerar o mapa "logico" do Estado, deveria pertencer ao Pará, fizeram uma "voltinha" no mapa.
Moraes de Almeida chegou até a ter um plebiscito em 2020 onde 96% das pessoas votaram pela emancipação
O Paraisópolis é um bairro com "cara" de município. E com isso a Região Metropolitana de São Paulo saltaria para 40.
E a o município onde eu moro foi emancipada de Santa Isabel em 1959 com o apoio do Franco Montoro
Qual o município?
@@CanalExclave Arujá
Paraísopolis é na realidade cidade-livre do PC*.
E a criação de estados?
O vídeo é de 2021, mas está atualizado:
ua-cam.com/video/DnZP2JwDObU/v-deo.html&t=
Muito interessante o video. Acabei de conhecer o canal, achei bastante informativo. Seria interessante aprofundar sobre as problematicas, pontos positivos e negativos que envolvem a criação de novos municipios, para além do aspecto legal, que é o que mais foi abordado aqui.
*Vivendo e aprendendo*
😊😊
Like garantindo número 117 aqui da Cidade de Santa Bárbara do Leste M G
😊😊
👏👏
Sou a favor de castelo dos sonhos
Até que enfim a Dilma deu uma dentro ao vetar a farra do boi de gastar mais dinheiro com politicos.
É muito absurdo Moraes e Castelo fazerem parte de Itaituba kkkkk fico mto de cara, minha colega de trabalho era de lá e me contava a respeito kkkkk queria saber a motivação da Dilma pra vetar a lei 🤔
Longe demais
Faz tempo que queria saber já do pq de n serem criados! Impressionante os caras não terem um tempinho pra criar essa bendita lei em quase 30 anos kkkk
Criar, eles criaram...
Já há municípios demais! Temos de incorporar vários municípios para formar uma unidade viável.
Sugestão de vídeo: MATOPIBA.
Tá na pauta
Quem manda no Brasil? Os senadores ou o seu Xandão?
Eu
Xandão, o terror dos bolsominions 😂😂😂