O final desse vídeo foi extremamente impactante. Aquele pai queria mudar de país pra salvar sua família, mas perdeu ela nesse processo. Ele perdeu as razões, que tragédia.
@@suevialania Aí meu Deuusssss! Vc leu o título???????? Vc viu que é uma série de reportagens???????? Pelo amor de Deus, para de que querer questionar tudo
Essa série de 21 notícias está incrível. Pra mim, um sinal de alerta. Já que globalizados, vamos fazer isso direito, cuidando mais do próximo. Ninguém quer ser refugiado.
Vote no PT esse ano é logo seremos refugiados, basta ver a situação da Argentina, e as políticas vergonhosas adotadas la, que juntamente é o plano de governo do PT, mas o problema é que se um Brasil entrar em uma crise insustentável não terá para onde fugir, os países vizinhos mais próximos estão igualmente na m3rdas, e lugar nenhum tera a capacidade de abrigar 200 milhões de brasileiros.
@gaúcho mgtow redpill ainda não superanos as décadas de regime militar, alguns países da América Central ainda passam por isso, o que os leva a migrar para um país onde eles acham que terão mais chances. Corrupção tem em todo lugar, até nos EUA na França, ela é humana, não política. Bons estudos conterrâneo.
Me formei esse ano em jornalismo, na época ganhei bolsa de 100% e lembro com do tema até hj, refugiados, imigração, passei concorrendo 2 vagas, nem esperava pq estava há anos sem estudar. Esse tema era algo que sempre me chamou atenção, então falar disso pra mim é importante, queria poder ler de novo o que eu escrevi, não tive acesso a redação depois
Miss Priscila Dórea e Importante estudar day by day . A emigração ou imigração e Fundamental. O detalhes e Política de saneamento básico. No Brasil ha muito espaço que precisa do ser Humano para Cuidar desta Area. Fica fora das Grandes areas Urbana Onde ha excesso de Populacional. É uma responsabilidade grande estimular a saida dos Grandes centros urbanos. Mas ha regiões no Brasil que Precisa de Profissionais qualificados para Orientar e Direcionar as Pessoas.
Eu moro num Estado diferente do que eu nasci, mudamos em busca de uma vida melhor, foi um tempo muito difícil pra toda minha família. Hoje, todos criados, com suas casas e tals...fico imaginando a vida pra essas pessoas que são obrigadas a abandonar suas casas e pedir, por favor, nos aceitem entre vcs!! Essas pessoas sofrem muito, dói o coração ver tudo isso...por outro lado, as outras nações não preparam seus cidadãos para receber os imigrantes, tem tanta coisa envolvida, enfim...
E porquê procriam estando em extrema dificuldade? Por que não são racionais? Os impostos de uma nação tem que distribuidos para a mesma. Pois são esses que produzem para o país. Nenhum país pode sustentar a pobreza do seu estado e ainda dos outros. É colapso na certa.
Sua história é completamente diferente, pq vc tem pleno direito de ir e vir dentro do território brasileiro. Tenho certeza que seus pais não precisaram implorar a ninguém que os aceitasse.
@@Robin-do3tx Pq somente os pobres e subalternos são questionados sobre sua reprodução? Pq os governos não criam políticas melhores, não organizam e resolvem o problema do desemprego e da pobreza? Os ricos continuam procriando e usando de forma fútil, muitas das vezes, o dinheiro sujo que possuem.
Bom dia 🌹. É mais uma das Notícias que marcaram o Século e nossa Vida. O ser humano deixou se ser ele mesmo. Rogamos a Deus, que não seja o fim da humanidade. Gratidão sempre!!
Ótima matéria e triste situação dos refugiados pelo mundo. Muito forte esta mensagem final do vídeo, do pai que perdeu seus filhos e esposa, e optou em ficar no norte do Iraque, perto do túmulo destes.
Esta série está incrível. Parabéns BBC. A migração está no DNA humano, faz parte dos ciclos históricos e econômicos e, inclusive, será necessária para evitar a morte dos países desenvolvidos com a escassez de mão-de-obra, queda de natalidade e envelhecimento da população. Não entendo essa falta de reconhecimento da humanidade no outro... Se há dúvidas quanto à capacidade de acolher sem prejudicar o equilíbrio interno, por que não, em vez de simplesmente coibir, estender a mão de outra forma, então, através dos organismos multilaterais, para permitir que essas pessoas tenham condições de permanecer?
No caso da Europa é um pouco mais complexo que isso. O maior problema continua sendo o Islam, e como o choque cultural entre mulçumanos e o mundo secular é latente nesses lugares. Não foi muito citado mas o caso da Suécia é um dos mais difíceis, creio eu. O governo acaba gastando muito mais com a inserção dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho, e tendo que reforçar por exemplo a segurança pública. Em países nórdicos onde a igualdade de gênero e a liberdade das mulheres é quase a mesma que a dos homens, é um baita choque de realidade. Se fosse só receber como recebe imigrantes do leste europeu ou de países latinos como sempre recebem e quase não há problema, é uma coisa. Mas a depender da origem do imigrante e da índole... complica.
@@karolinaservilha2842 Muito bem colocado. Fica tipo o poste mijando no cachorro...Os migrantes "teoricamente" teriam que ceder em nome da adaptacao cultural mas o que acaba acontecendo eh o contrario. Quem recebe eh que tem que se adaptar a quem migra....Pow...realmente ai nao dah.☹☹☹☹
Como se fosse fácil. Se num país razoável igual ao Brasil o povo patina pra escolher seus governantes e está cada vez mais cerceado de suas liberdades, que dirá esses países africanos governados por tiranos esternos onde o povo mal sabe ler.
@@persona83 quais liberdades são cerceadas no Brasil? Até hoje não fui reprimido por nenhuma lei. Agora não adianta ir 20k, num país de 212 milhões, reclamar por algo que ai ninguém vai dar a mínima atenção.
@@edramos9337 Vc mora no Brasil? Se mora, sabe das liberdades que eu estou falando. Liberdade de expressão, quando sua opinião não bate com a lacrosfera, liberdade de imprensa, quando não segue a grande mídia, sem contar a pandemia que abriu caminho pra uma meia dúzia pisar em um punhado de liberdades individuais. Agora se seu lance é só tomar uma cervejinha com os mano no fds e discutir futebol, aí vc não deve ter sentido nada mesmo.
Isso começa por exigir a democracia participativa e não a representativa que é uma enorme mentira. O povo e quem tem que votar direto nas leis. E tem que cortar esse excesso de empresas estrangeiras de titica em seus países, como a nestlez, e outras da indústria da comida. Tem que proibir que façam seus países depósito de lixo dos produtos consumidos que não degradam. Tem que te cortar o plástico em 90%. Ou então emigrem e destruam os países que lhes destroem. E reciprocidade.
Passamos a maior parte da nossa historia em ditaduras, iniciou com a republica do café com leite (1898 a 1930), seguido pelas eras Vargas (1930 a 1945), após isso tivemos um pouco de democracia ate o inicio da ditadura militar (1964 a 1985), somente agora temos democracia em 133 anos de historia da nossa republica só nos tornamos uma democracia de fato com o poder centralizado nas mãos do povo na constituição do ano de 1985. Temos muita sorte de não sermos nos hoje em uma ditadura enquanto tentamos imigrar para um pais democrático com nossas famílias.
A solução está em dar melhores condições econômicas, políticas e sociais nos países de origem, mesmo porque nem todos tencionam se deslocar. Enquanto o problema das migrações for tratado com hipocrisia, ele fará parte da agenda do dia a dia.
A crise de refugiados foi causada pela guerra civil do estado islâmico, que foi armado pelos EUA na guerra civil síria, e foram criados pela instabilidade após a derrubada do governo iraquiano em 2002 por busca de petróleo pelos EUA. Com uma desculpa que o mundo hoje reconhece como uma mentira. E aí os paises ricos ao causar instabilidade em países pobres para impedir que esses nunca possam desobedecer suas ordens , ficam zangados quando apenas uma ínfima parte destes vão bater em suas portas pedindo ajuda. É a hiprocrisia dos países ocidentais.
Não tem como resolver isso dentro do capitalismo que sobrevive da desigualdade. Países ricos extraem mais valia dos Países pobres. Elon Musk entre outros precisa de mão de obra escrava e de trabalho infantil que os trabalhadores dos Países ricos não tao dispostos a aceitar. A Nike por exemplo tá na África explorando mão de obra infantil por míseros centavos. É assim q funciona. O resto do mundo desestabilizado para manter a vida boa dos europeus estadunidenses
Morei anos na Europa infelizmente o desemprego na maioria dos países é alto e tem milhares de jovens trabalhando em cafés com alta qualificação . O preconceito tbm vem quando se vê que não existe espaço para todo mundo e isso é a verdade , aluguéis de quarto que custam mais da metade do seu salário e pessoas dispostas a ganhar menos o que vc julga o mínimo pra viver .
existe espaço para todo mundo. mas eles querem que as pessoas acreditem nisso pra ter controle sobre os mais baixos. a especulação imobiliária que faz as pessoas não ter casas e pagar aluguel. quem tira o emprego dos "nacionalistas" não são os imigrantes, mas a falta de politicas econômicas de pessoas do poder. eles terceirizam a discursão
E a situação de violência e crise no Brasil também é grave. O Mundo está passando por um momento terrível. E o Brasil continua com a mentalidade primaria que existe o salvador da pátria.
A tecnologia esta atrasada.A educação muito mais.O ruim da imigração é que muitos povos fogem de crenças nocivas que causam guerras mas,continuam mantendo essas crenças nocivas em outros países para onde se refugiaram .Aquela história: o indivíduo sai da favela,mas a favela não sai dele.
Sim, quando Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia decidiram entrar em conflito alegando democratizar regiões árabes e africanas, fora as colonizações que ocorreram em séculos passados, logo os países citados estão colhendo o que plantaram.
Tipo Brasileiros que vão para Portugal. Já vi muito disso. E outra o Brasil também está em uma situação difícil com essa polarização idiota de Lula vs Bolsonaro.
@@astrologoolavodecarvalho8573 Portugal também esta numa situação não muito boa... Pobreza aumentando, favelas{ sim Portugal tem favelas...}, a maioria dos portugueses não consegue arcar com moradia de forma estável, muitos portugueses fogem de Portugal pela fronteira ou pelo mar por não conseguirem arcar os custos de imigração... entre outros. Mas quase todos os países, principalmente a Europa e EUA estão com polarização 🙃.
@@unjustanemone2193 Mas Portugal está na Europa portanto a situação de Portugal é menos grave que a do Brasil. A Posição geopolítica que aquele país está inserido e melhor que a nossa.
@@astrologoolavodecarvalho8573 Verdade, mas acho engraçado que nós brasileiros estamos comprando os imóveis deles e eles reclamam disso porque seus imóveis estão sendo comprados por estrangeiros 😅
Um dos maiores problemas da Suécia por exemplo, é que eles priorizaram trazer refugiados para trabalhos "pesados", ou seja homens adultos jovens. E essa foi a grande burrice do século pra Suécia. Pois a maioria desses refugiados homens são do oriente médio que tem uma cultura MUITO diferente da Suécia, e com isso as taxas de estupro e assédio na Suécia apenas aumentaram. Além de hoje em dia ter bairros que a polícia não pode entrar por causa de gangs. Acho que o ideal seria sempre priorizar as mulheres e crianças refugiadas, traze-las primeiro e garantir que consigam se integrar no novo país (emprego, escola e moradia), e depois disso tudo, começar a trazer os homens aos poucos pra ver como se adaptam. Lembrando que a cultura dos países do oriente médio é extremamente machista e homofóbica, então teria que trazer os homens refugiados aos poucos e se começassem a dar problemas mandava de volta.
Situação extremamente complicada complicada e complexa. Tenho compaixão pelos imigrantes, porém especificamente no caso dos advindos de países de origem Islâmica, 70% são homens em idade militar. E a cultura deles é muito diferente da ocidental. Geralmente onde eles chegam querem impor sua religião, e não separam a religião do estado. Se continuar essa onda de imigração da maneira como está hoje,em um futuro próximo a Europa terá problemas sérios para resolver.
Aqui no Paraná os juízes estão desabrigando famílias pobres que não tem nem onde morar é dolorido ver isso mas é verdade e ninguém se manifesta para ajudar os poderosos simplesmente estão de braços cruzados infelizmente.
🥺😭... é uma situação que parece não ter uma solução aparente, pq enquanto não haver uma consciência de que precisamos nos unir, nos amar e nos respeitar isso não vai parar,... "tenho pena destes governantes", que Deus tenha misericórdia deles😔
A melhor solução para conter a imigração são os países desenvolvidos ajudar os que não estão desenvolvidos ou desenvolvimento a melhorarem . Assim as pessoas que vivem nesses países não precisaram ir embora e se mudarem para os amados país deles .
Problema que os países de origem geralmente estão sob graves crises ideológicas, guerra civil e religiosa. Não é tão simples. Espero que com o plano de desenvolvimento do continente Africano pelo menos parte do problema solucione. Agora o do Oriente Médio... só Deus sabe quando vai diminuir. E querendo ou não eles acabam refletindo na Africa também. Vê Moçambique...
@@karolinaservilha2842 Sim, você falou do projeto. Penso que se a ONU se esforçasse para elaborar um plano melhor para tentar ajudar essas regiões. Talvez tivesse pessoas fugindo de seus países.
@@karolinaservilha2842 Eu não vejo o imigrante como uma vítima ou algo do gênero. Mas convenhamos os países dessas pessoas vivem em guerras graças a uns governantes horríveis que eles têm é normalmente não tem como tirar esse representante do poder. É compreensível essas pessoas quererem fugir para sobreviver.
@@RaquelSouza-ru1hg Nem sempre eles "põem" os governantes lá. Nem todo país é democrático como o nosso. E os que tiveram democracias implantadas pela ONU ou outras forças estrangeiras, eventualmente caem ou são retiradas do poder a força. Ou se mantém no poder a força também. É muito complexo, cada país tem seus problemas e suas possíveis soluções/causas.
Nossa chorei muito na época por causa dessa foto, estava no auge do estado islâmico. Sei que teve barbares muito maiores na época, e inclusive aqui no Brasil. Mas essa foto pegou muito.
Terminei o vídeo com os olhos lacrimejados diante da fala final do pai do menino sírio e sua insistência em ficar próximo do túmulo da família. Inacreditável toda a dor e sofrimento causados por essas migrações forçadas, definitivamente um dos maiores desafios a nível global deste século juntamente com as mudanças climáticas, as tensões envolvendo China, EUA, Rússia e União Europeia, e o avanço de grupos de extrema-direita. Mais uma excelente reportagem da Camila e equipe.
Extrema direita? Pesquisa um pouco sobre a política de imigração da Dinamarca governada pelos social-democratas. Eles conseguem ser piores que a Hungria.
Os documentários com essa chinezinha pra mim são os melhores. Quanto ao tema, todos os países deveriam tomar parte. Uma espécie de divisão de refugiados, tendo em conta, talvez, a extensão do país, sua população e economia, e sempre tendo em conta a manutenção das unidades familiares. Mas é uma situação complicada de se resolver, sem dúvida.
O agravante é que eles trazem consigo o Islã, a religião mais intolerante do mundo atual. O desafio é encontrar uma forma de ajudar e ao mesmo tempo minimizar o caos social, criminalidade, ameaça terrorista... Assim como Getúlio Vargas ensinou os filhos dos imigrantes a se tornarem brasileiros, a Europa precisa ensinar as crianças muçulmanas a se tornarem europeias para realmente se integrarem. Por isso acredito no poder transformador da educação (e não da religião).
Me desculpe, mas nem todo muçulmano é islamita (nuance) as migrações são necessárias e a Europa recebe migrantes porque há deficiência demográfica. Nada haver com religião.
@@joseildopassosrosa4393 essa é a sua maneira de ver (sem conhecer). Pelo que diz respeito aos fanatismos TODAS as religiões tiveram e praticaram horrores (basta ler a história). Quanto as pensões dos aposentados, você não conhece o sistema social europeu. TODOS beneficiam das ajudas sociais diversas. Conforme o salário, por cada filho, as mães isoladas, os velhos que não cotisaram o bastante. Sistema de saúde gratuito, seja ele nativo ou imigrante e de qualquer religião que decida ter. Breve começam as aulas, cada criança já recebeu entre 498 euros e 530 euros is mais velhos até 18 anos para a compra de material escolar.... Você conhece alguns sistema americano seja do norte ou do sul que ofereça o mesmo ???
@@stellav.m. Religiões com interesses humanos mundanos como objetivo. Sigo os preceitos Biblicos o que é certo, não religião fundado por Europeus hipócritas e avarentos, que aliás está diminuindo cada dia mais na Europa,o que seria ótimo que o Islamismo, tomasse conta só assim eles não teriam muitos "ateus".
Menos de 1 minuto de vídeo e eu já fiquei completamente arrepiada. Um dos filmes mais marcantes pra mim sobre esse tema é Adú, é de chorar e também ter um pouco de esperanças para as migrações forçadas.
E será que esses países querem ser ajudados? Não sei se vc sabe, mas quando países desenvolvidos tentam ajudar países pobres, além do dinheiro, eles impõe (com toda a razão) uma série de requisitos que devem ser cumpridos afim de que continuem sendo ajudados. Mas claro que a maioria não cumpre, porque governos corruptos acabam embolsando os recursos e o país permanece na miséria.
Um problema complexo, porém a questão da identidade cultural dos países recebedores de imigrantes é legítima e de grande peso - apesar da reportagem não considera-la. Uma Europa que deixa de ser "europeia", seria uma catástrofe para todo o ocidente.
"identidade cultural" Acho que vc esta falando dos islâmicos né? Se sim, eu concordo. A cultura islâmica não tem nada haver com a cultura ocidental, e isso esta causando muitos problemas na Suécia e França
@@venusbcarmesim27 A cultra ocidental nasce na Europa, inclusive as bases da cultura latina. E, a titulo de exemplo: "dignidade da pessoa humana" é uma categoria ocidental. Sacrificar a cultura ocidental é por em xeque princípios como esse.
Os países desenvolvidos precisam de imigrantes pra o crescimento de sua economia, devido ao declínio da taxa de natalidade e custos com aposentadoria devido ao envelhecimento da população. O grande problema é que é preciso oferecer oportunidades dignas e humanas para que esses imigrantes possam se qualificar em alguma área específica do mercado de trabalho que desenvolva a economia do país. E também , o mais importante, oportunidade de integração na sociedade. Aprender a língua local, cultura, História do país, partidos políticos, religião etc. Acredito que esse último fator seja o mais complicado, pois muitos desses imigrantes vêm de países conservadores, com religião extremista, totalmente diferente dos países desenvolvidos da Europa, onde tem-se mais governos liberais esquerdistas e a população é em sua maioria ateia, agnóstica ou católica. As mulheres também são muito mais livres em países da europa, diferentemente, nesses países do Oriente Médio e Africa as mulheres possuem direitos e liberdade reduzidos e muitos desses homens imigrantes têm dificuldade de se adaptar a essa realidade, visto aí esses problemas com assédio relatado por mulheres europeias.
Muito justo embora vc não conheça alguns detalhes. Sim as condições são ofertas à todo aquele que passa por vias oficiais. Condições essa da UE e por leis comuns sob pena de penalidades como ocorre atualmente (por outras razões) com a Hungria e Polônia. Mas é um erro generalizar as condições femininas nos diversos países orientais. As condições para as mulheres são diferentes nos diversos países. Marrocos, Tunísia, Argélia elas têm semelhantes (quase) às europeias. Dubai é Abu Dhabi muitas cientistas. Na realidade temos tendência a generalisar conforme as 'notícias curtas' que circulam nas mídias ou redes. Eu mesma vivi 3 anos no Marrocos e sempre fui respeiradissima e mais do que aí no Brasil.
Nosso planeta deveríamos ser uma mesma nação, somos todos seres humanos, todos temos fome, sede e frio, a mesma esperança de alcançar uma vida digna. Os países mais ricos oferecem menos asilo aos refugiados e uma verdadeira vergonha. No Brasil as ajudas aos menos favorecidos, a maioria das vezes, vem também dos menos favorecidos. Infelizmente, assim caminhamos.
É realmente um choque, essas pessoas fogem em busca de melhores condições, uma vida financeira melhor; e tem que passar por tudo isso 😔 sem falar na possibilidade de sofrerem preconceito linguístico.
Depois ficam bravos comigo quando digo,o homem migra, daqui pra li ,da li prá qui ... depois diz poeticamente : Não sei porque fui... Mas sempre saberei, porque voltei...
Penso que a migração é valida e muito humana, de que esses respeitem a cultura e se enquadrem nas leis do país de destino. Se não imigrantes serão um problema social para o país!
Imigração é uma questão complicadíssima devemos entender ambos os lados não só para quem tenta entrar no país mas o país que tem rejeitado pois também ninho que recebe muito pintinho acaba caindo do poleiro
Síria , Iêmen , Afeganistão , Venezuela , República Democrática do Congo , Burundi , Cuba , Coreia do Norte , não é só a Ucrânia que pessoas estão saindo em busca de novo lugares
Porquanto a graça de DEUS se manifestou, trazendo salvação a todos os homens...Tito 2:11 Arrependa-se dos seus pecados. Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Em breve ELE virá! JESUS te ama muito!!!
Fala do bloqueio econômico contra a Venezuela e q Inglaterra ficou com ouro dos venezuelanos. Fala das crises migratórias provocadas p guerras dos EUA, conflitos tribais q os impérios criaram na África ao longo dos séculos.
Acho que o problema não é a imigração em si, mas sim as características da maioria dos imigrantes. Sei que existe racismo em muitos casos de contrariedade à imigração, mas não é essa a característica que eu acho que tem mais força. A cultural sim, é a característica que, a meu ver, gera mais problemas, depois a econômica e então a social. Se hoje eu estiver em condições econômicas e sociais indesejáveis, mas tiver a mentalidade adequada e cooperar com a cultura local e respeitá-la, em alguns meses ou anos eu posso me ver em situação econômica e social melhor. Mas se eu agir de forma estranha ao estilo de vida da população local, assim como desrespeitar as tradições e crenças das pessoas que há décadas ou séculos (talvez milênios) habitam o local e eu passasse a ser indesejado por isso, não me daria razão em reclamar. É este último caso o que a maioria dos anti imigração usam como argumento principal, acredito eu. Sei que em alguns casos não existe nenhuma outra opção que não seja aceitar e cuidar dos imigrantes, caso contrário isso poderia custar-lhes a vida, mas nem sempre é este o risco. Muitas vezes os imigrantes querem apenas uma "vida melhor" e esse, na maioria dos casos, é um argumento raso e insuficiente. Para você refletir mais um pouco, se você tiver condições sociais e econômicas suficientes, cogite receber em sua casa um morador de rua (ou uma pessoa muito pobre). Ajude-o, dê um quarto da sua casa a ele, convide-o para sentar-se à sua mesa, alimente-o, dê a ele uma melhor escolaridade, vista-o, não se preocupe em deixá-lo a sós com suas crianças, mulheres, idosos e vulneráveis. Será que será uma maravilha? Será que ele irá se adequar perfeitamente às regras da casa e do convívio familiar? Será que não haverá nenhuma divergência de pensamento e de hábitos? Que tal dar a ele parte da herança que seus pais e avós deixaram a você e aos seus familiares? Justo, não!? Coloque-o como seu herdeiro junto aos seus filhos e netos. A sua casa será muito melhor, não acha!?
Um exemplo ótimo para o que vc disse é o "jeitinho brasileiro" que muitos brasileiros querem dar aqui nos EUA. A umas semanas atrás um grupo de brasileiros foram presos aqui por falsificação de documentos para por pessoas pra fazer Uber.
É um problema de muitas camadas. Até que ponto países ricos tem responsabilidade pela crise em países pobres? Países que exploraram, econômica e socialmente, outros países por décadas e depois os abandonaram sem infraestrutura e na miséria? Óbvio que ninguém lucra com o caos no próprio quintal, mas lucra com o caos no quintal alheio, financiando regimes com armas/ material bélico, por sua vez deslocando gente que quer paz. Apontar o "perigo" da imigração é adicionar mais turbulência a um cenário já caótico, além de irreal e hipócrita. Pois as nações ricas praticaram a "imigração" ao longo da chamada "época das grandes navegações". Fico imaginando qual a percepção dos povos e impérios das Américas quando chegaram esses "imigrantes", as dizimações regionais, deslocamentos forçados, enfim, sobra critica e falta empatia.
Não existe problema na imigração desde que ela seja controlada e para um país de cultura próxima, onde não vai interferir no estilo de vida da população local
Concordo, mas há exceções como o Brasil e Argentina, só q a diferença é a quantidade de imigrantes, o acolhimento da população local e o fato de essa população ñ viver em guetos isolados.
No caso da imigração nos Estados Unidos , ainda tem mais um drama do qual só tive conhecimento mais recentemente -- são as chamadas ' crianças âncora ' . Os radicais contra a imigração no país protestam contra a possibilidade de imigrantes ou residentes no país conquistarem cidadania americana por conta de terem tido filhos nascidos nos Estados Unidos. Um episódio da série Law and Order ( boa parte dos episódios são inspirados em casos reais) mostrou casos de crianças que apareceram mortas por sufocamento com o uso de correntes de ferro . A primeira que os detetives tiveram conhecimento era negra e daí se considerou que fosse crime de ódio racial . No entanto, em seguida, foram aparecendo crianças brancas e orientais . Depois de uma conversa com um casal de chineses que tinham um pequeno restaurante ( Nova York) , os investigadores acabam chegando à um homem que havia trabalhado por um tempo como guarda de fronteira -- o personagem só tinha duas opções de distração pela televisão que eram as novelas mexicanas ( são um lixo) ou um programa com um apresentador de extrema-direita que defendia idéias bárbaras contra imigrantes -- a imigração vista como uma ameaça à sociedade americana . No tribunal, o júri absolveu o assassino de crianças filhos de imigrantes por considerar que ele só praticou os crimes por influência do programa de TV ( o tal aptesentador deu depoimento no julgamento e , à certa altura, esbravejou até contra os imigrantes canadenses que não passariam de ' mexicanos com agasalho ' . ) . E eu já tinha visto tempo atrás uma matéria aqui no UA-cam sobre casais estrangeiros ricos ( latinos ou asiáticos) que pagam muito caro em clínicas de Miami para fazer inseminação artificial com sêmen de americanos , tendo filhos de cidadania americana . Realmente, O nível de estupidez e loucura das pessoas é aberrante
É duro o que vou dizer mas meus pais me ensinaram que não devemos pôr a culpa em ninguém um exemplo: aquele caminhão cheio de mexicanos que morreram tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente. Você tenta entrar num país que não te quer você está ilegal daí você morre tentando entrar e ainda quer que alguém seja culpado por isso? Ninguém é culpado disso só não ser você mesmo!
A BBC News Brasil PRECISA fazer um bom vídeo sobre Edward Snowden. O caso dele é literalmente a mais importante notícia do século 21. Talvez perca para o 11 de Setembro. Se ao final desta série das 21 notícias não houver um vídeo sobre ele e como ele foi um Herói... Eu terei certeza de que infelizmente, a melhor mídia ocidental (a menos pior como gosto de dizer) é totalmente vendida e parcial.
Gostaria muito que os povos fossem empáticos com as pessoas que, lutando pela vida, fogem de seus países na condição de refugiados. Sejam calorosos no acolhimento humanitário desses desvalidos e não os devolvam aos países de origem, sem considerar o que lhes espera no retorno e nem desfazer-se deles, de qualquer maneira, como se descartáveis fossem. Pensem no quanto gastaram para obter uma vida mais adequada, longe das perseguições que lhes eram impostas, nas esperanças guardadas (mesmo tendo que deixar o solo pátrio), nas condições insalubres e sofridas das travessias por mar ou por rios, em busca de fronteiras libertadoras... Deus ilumine e guarde quem se encontra na triste condição de refugiado em fuga. Deus abençoe profusamente as Nações benfazejas que os acolherem. Refugiar-se é sempre uma dor imposta por malvados egoístas, opressores, pela intolerância ou pelo ódio! Num futuro próximo, muitos migrarão para algum lugar refugiando-se das adversidades climáticas esperadas que podiam ser evitadas e não foram!😢
O jornalismo de vocês é de se tirar o chapéu! Sou fã! Mas por favor parem de usar a expressão "custo humano". Ela reduz as vidas a mero ativo financeiro de um país... Essas mortes são uma tragédia, não um "custo".
Poderia ter no título o verbo "incomodar", além de comover. A solução passa por ajudar a desenvolver os países mais pobres. Assim, não precisariam partir para outros países. Isso vale, também, para a América Latina.
Quando um homem igual a nós se acha dono de uma terra. O mundo não tem dono, as pessoas tem esta falsa impressão. O mundo é de todos. Ninguém recebeu a terra por herança.
Meu Deus, mas vocês estão fazendo um trabalho extraordinário nessa série de 21 notícias que marcaram o século 21. E a Camilla Veras Mota é perfeita no que faz!
É muito bom receber povos de outros países desde que isso não interfira na vida dos locais. Cada país tem suas regras e costumes. Devia ter uma cartilha lembrando que refugiados São visitas e não devem aproveitar isso pra comercializar drogas,roubar e assaltar que é o que muitos fazem. Na verdade a maioria vive de benesses do governo e estão nem aí para trabalho. Querem é vida boa. Mas ressalto: nem todos. Conheço muitos que trabalham,se casam e vivem numa boa em nosso país.resumindo: se adaptaram e não tentaram tirar proveito do status de refugiado.
Pois na Europa os refugiados, imigrantes e imigrantes económicos está a interferir e muito na vida dos moradores locais. É marroquinos, indianos, paquistanês, latino americanos, por todo o lado, já se ouve mais língua estrangeira que a local. É falta de casas, emprego. Depois há administração de países como a Itália e a Suécia ganhar as eleições partidos de extrema direita. A resposta é simples: a população local desses países está farta. No UK teve o Brexit, isto é só o começo...
@@AnaMaria-df6tg Deixa o Brasil em paz. Se você não quer brasileiros na sua favela, então porque a anos atrás, resolveram colonizar o Brasil? Era melhor deixar ele para outro país. Coisa chata! Deveria se preocupar é que vocês portugueses são ignorantes e estão levando Portugal a pior falência (mais do que já é) por culpa de vocês mesmos e não dos imigrantes. E outra, brasileiro não se considera "latino-americano" e não é obrigado a se considerar, do mesmo jeito, que você portugueses não se consideram "latinos" e não querem aceitar o *fato* que são sustados pela UE, que claramente, são. Brasileiros são ibérico-americanos ou simplesmente BRASILEIROS!
A sorte do Brasil que quase ninguém quer vir pra cá. América do Sul é longe e pouco acessível!! Queria ver a hospitalidade dos brasileiros se entrassem centenas de milhares de pessoas por ano pra viver nas nossas maiores cidades.
Eu fico imaginando como fariam pra integrar essas pessoas que vem de países extremamente reacionários pra países progressistas igual uma Holanda, Alemanha da vida…
É com o tempo. Nesses países eles chegam com medo de muita coisa: da guerra, da fome, de serem esculachados. Para aqueles que aprendem a língua eles se integram normalmente, mas para as pessoas que não falam, realmente ficam presos em casa pra sempre. Se integrar não é absorver a cultura pra si ou que os outros absorvam a cultura deles, eles interagem, fazem amigos, fazem seu lazer, trabalham, mas ambos normalmente respeitam traços culturais dos outros.
Eles não se integram. Simplesmente, eles não respeitam a cultura ocidental. Os imigrantes do oriente médio odeiam a cultura ocidental, mas nunca perdem a oportunidade em imigrar para um país do ocidente.
O final desse vídeo foi extremamente impactante. Aquele pai queria mudar de país pra salvar sua família, mas perdeu ela nesse processo. Ele perdeu as razões, que tragédia.
Não sei como esse homem consegue sobreviver depois dessa tragédia, imagino com que dor ele segue a vida
A imagem deste menino morto na praia é de cortar o coração.
Eu pensei no meu filho que tem 3 anos e o choro é inevitável
E os meninos que morrem na Europa que morrem , mas não é notícia? Isto é tudo manipulação!
@@suevialania Aí meu Deuusssss! Vc leu o título???????? Vc viu que é uma série de reportagens???????? Pelo amor de Deus, para de que querer questionar tudo
@@luisfilipematosgomes9223 Em democracia pode se questionar tudo! Nas ditaduras há só pensamento único!
Culpa dos pais que levaram o filho nessa viagem perigosa.
Essa série de 21 notícias está incrível. Pra mim, um sinal de alerta. Já que globalizados, vamos fazer isso direito, cuidando mais do próximo. Ninguém quer ser refugiado.
"...vamos fazer isso direito, cuidando mais do próximo"
cuida de mim então Andre 🙏
faz um PIX ai cara !
"Ame o próximo como a ti mesmo. Cuide do próximo", algumas pessoas se esquecem das mensagens religiosas sobre amor.
Vote no PT esse ano é logo seremos refugiados, basta ver a situação da Argentina, e as políticas vergonhosas adotadas la, que juntamente é o plano de governo do PT, mas o problema é que se um Brasil entrar em uma crise insustentável não terá para onde fugir, os países vizinhos mais próximos estão igualmente na m3rdas, e lugar nenhum tera a capacidade de abrigar 200 milhões de brasileiros.
@gaúcho mgtow redpill ainda não superanos as décadas de regime militar, alguns países da América Central ainda passam por isso, o que os leva a migrar para um país onde eles acham que terão mais chances. Corrupção tem em todo lugar, até nos EUA na França, ela é humana, não política. Bons estudos conterrâneo.
Concordo
Me formei esse ano em jornalismo, na época ganhei bolsa de 100% e lembro com do tema até hj, refugiados, imigração, passei concorrendo 2 vagas, nem esperava pq estava há anos sem estudar. Esse tema era algo que sempre me chamou atenção, então falar disso pra mim é importante, queria poder ler de novo o que eu escrevi, não tive acesso a redação depois
Miss Priscila Dórea e Importante estudar day by day . A emigração ou imigração e Fundamental. O detalhes e Política de saneamento básico. No Brasil ha muito espaço que precisa do ser Humano para Cuidar desta Area. Fica fora das Grandes areas Urbana Onde ha excesso de Populacional. É uma responsabilidade grande estimular a saida dos Grandes centros urbanos. Mas ha regiões no Brasil que Precisa de Profissionais qualificados para Orientar e Direcionar as Pessoas.
Eu moro num Estado diferente do que eu nasci, mudamos em busca de uma vida melhor, foi um tempo muito difícil pra toda minha família. Hoje, todos criados, com suas casas e tals...fico imaginando a vida pra essas pessoas que são obrigadas a abandonar suas casas e pedir, por favor, nos aceitem entre vcs!! Essas pessoas sofrem muito, dói o coração ver tudo isso...por outro lado, as outras nações não preparam seus cidadãos para receber os imigrantes, tem tanta coisa envolvida, enfim...
Por isso a importância de saber votar certo.
E porquê procriam estando em extrema dificuldade? Por que não são racionais? Os impostos de uma nação tem que distribuidos para a mesma. Pois são esses que produzem para o país. Nenhum país pode sustentar a pobreza do seu estado e ainda dos outros. É colapso na certa.
Sua história é completamente diferente, pq vc tem pleno direito de ir e vir dentro do território brasileiro. Tenho certeza que seus pais não precisaram implorar a ninguém que os aceitasse.
@@persona83 Exatamente o que eu quis dizer, se foi difícil o recomeço pra nós aqui, imagina pra quem sai do seu país...
@@Robin-do3tx Pq somente os pobres e subalternos são questionados sobre sua reprodução? Pq os governos não criam políticas melhores, não organizam e resolvem o problema do desemprego e da pobreza? Os ricos continuam procriando e usando de forma fútil, muitas das vezes, o dinheiro sujo que possuem.
Bom dia 🌹. É mais uma das Notícias que marcaram o Século e nossa Vida. O ser humano deixou se ser ele mesmo. Rogamos a Deus, que não seja o fim da humanidade. Gratidão sempre!!
Ótima matéria e triste situação dos refugiados pelo mundo. Muito forte esta mensagem final do vídeo, do pai que perdeu seus filhos e esposa, e optou em ficar no norte do Iraque, perto do túmulo destes.
não há situação mais triste que um ser humano ser forçado a sair de seu lugar de origem em busca de viver decentemente!
Eu morava no Brasil e fiz isso
Não irá conseguir na maioria das vezes, a maior parte dos migrantes vivem na merd@
né, imagina é triste demais, vc vê o desespero deles ao ponto de arriscar a própria vida pra sair do país 😢
Esta série está incrível. Parabéns BBC. A migração está no DNA humano, faz parte dos ciclos históricos e econômicos e, inclusive, será necessária para evitar a morte dos países desenvolvidos com a escassez de mão-de-obra, queda de natalidade e envelhecimento da população. Não entendo essa falta de reconhecimento da humanidade no outro... Se há dúvidas quanto à capacidade de acolher sem prejudicar o equilíbrio interno, por que não, em vez de simplesmente coibir, estender a mão de outra forma, então, através dos organismos multilaterais, para permitir que essas pessoas tenham condições de permanecer?
Seu comentário foi o melhor 👏🏼
No caso da Europa é um pouco mais complexo que isso. O maior problema continua sendo o Islam, e como o choque cultural entre mulçumanos e o mundo secular é latente nesses lugares. Não foi muito citado mas o caso da Suécia é um dos mais difíceis, creio eu. O governo acaba gastando muito mais com a inserção dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho, e tendo que reforçar por exemplo a segurança pública. Em países nórdicos onde a igualdade de gênero e a liberdade das mulheres é quase a mesma que a dos homens, é um baita choque de realidade. Se fosse só receber como recebe imigrantes do leste europeu ou de países latinos como sempre recebem e quase não há problema, é uma coisa. Mas a depender da origem do imigrante e da índole... complica.
@gaúcho mgtow redpill nóis ta pôdi? Os latino meu parça.
@gaúcho mgtow redpill Só se tiver nos planos dos iluminati mesmo
@@karolinaservilha2842 Muito bem colocado. Fica tipo o poste mijando no cachorro...Os migrantes "teoricamente" teriam que ceder em nome da adaptacao cultural mas o que acaba acontecendo eh o contrario. Quem recebe eh que tem que se adaptar a quem migra....Pow...realmente ai nao dah.☹☹☹☹
Ouvindo esse vídeo pra fazer uma atividade da faculdade, acabei foi chorando 😢. Que Deus tenha misericórdia de todas as pessoas sofredoras desse mundo
Recado dado: "cuide, exija, participe dos processos políticos, dos seus direitos em seu país, pois, migrar não é uma solução facil e agradável".
Como se fosse fácil. Se num país razoável igual ao Brasil o povo patina pra escolher seus governantes e está cada vez mais cerceado de suas liberdades, que dirá esses países africanos governados por tiranos esternos onde o povo mal sabe ler.
@@persona83 quais liberdades são cerceadas no Brasil? Até hoje não fui reprimido por nenhuma lei. Agora não adianta ir 20k, num país de 212 milhões, reclamar por algo que ai ninguém vai dar a mínima atenção.
@@edramos9337 Vc mora no Brasil? Se mora, sabe das liberdades que eu estou falando. Liberdade de expressão, quando sua opinião não bate com a lacrosfera, liberdade de imprensa, quando não segue a grande mídia, sem contar a pandemia que abriu caminho pra uma meia dúzia pisar em um punhado de liberdades individuais. Agora se seu lance é só tomar uma cervejinha com os mano no fds e discutir futebol, aí vc não deve ter sentido nada mesmo.
Isso começa por exigir a democracia participativa e não a representativa que é uma enorme mentira. O povo e quem tem que votar direto nas leis. E tem que cortar esse excesso de empresas estrangeiras de titica em seus países, como a nestlez, e outras da indústria da comida. Tem que proibir que façam seus países depósito de lixo dos produtos consumidos que não degradam. Tem que te cortar o plástico em 90%. Ou então emigrem e destruam os países que lhes destroem. E reciprocidade.
Passamos a maior parte da nossa historia em ditaduras, iniciou com a republica do café com leite (1898 a 1930), seguido pelas eras Vargas (1930 a 1945), após isso tivemos um pouco de democracia ate o inicio da ditadura militar (1964 a 1985), somente agora temos democracia em 133 anos de historia da nossa republica só nos tornamos uma democracia de fato com o poder centralizado nas mãos do povo na constituição do ano de 1985.
Temos muita sorte de não sermos nos hoje em uma ditadura enquanto tentamos imigrar para um pais democrático com nossas famílias.
A solução está em dar melhores condições econômicas, políticas e sociais nos países de origem, mesmo porque nem todos tencionam se deslocar. Enquanto o problema das migrações for tratado com hipocrisia, ele fará parte da agenda do dia a dia.
Eles sabem bem qual é a solução, afinal de contas foram eles que criaram o problema.
A crise de refugiados foi causada pela guerra civil do estado islâmico, que foi armado pelos EUA na guerra civil síria, e foram criados pela instabilidade após a derrubada do governo iraquiano em 2002 por busca de petróleo pelos EUA. Com uma desculpa que o mundo hoje reconhece como uma mentira.
E aí os paises ricos ao causar instabilidade em países pobres para impedir que esses nunca possam desobedecer suas ordens , ficam zangados quando apenas uma ínfima parte destes vão bater em suas portas pedindo ajuda.
É a hiprocrisia dos países ocidentais.
Não tem como resolver isso dentro do capitalismo que sobrevive da desigualdade. Países ricos extraem mais valia dos Países pobres. Elon Musk entre outros precisa de mão de obra escrava e de trabalho infantil que os trabalhadores dos Países ricos não tao dispostos a aceitar. A Nike por exemplo tá na África explorando mão de obra infantil por míseros centavos. É assim q funciona. O resto do mundo desestabilizado para manter a vida boa dos europeus estadunidenses
Exatamente! Perfeito!
@@satoridelgado9625 aí para de falar besteira
A Camila e Natália da BBC são muito incríveis levando notícia para dentro da nossa casa! Obrigado, BBC! 🫶🏻
Morei anos na Europa infelizmente o desemprego na maioria dos países é alto e tem milhares de jovens trabalhando em cafés com alta qualificação . O preconceito tbm vem quando se vê que não existe espaço para todo mundo e isso é a verdade , aluguéis de quarto que custam mais da metade do seu salário e pessoas dispostas a ganhar menos o que vc julga o mínimo pra viver .
existe espaço para todo mundo. mas eles querem que as pessoas acreditem nisso pra ter controle sobre os mais baixos. a especulação imobiliária que faz as pessoas não ter casas e pagar aluguel. quem tira o emprego dos "nacionalistas" não são os imigrantes, mas a falta de politicas econômicas de pessoas do poder. eles terceirizam a discursão
@@matheussilvaunknownperfil6334 concordo com você mas a minha visão é de como são as coisas não como elas deveriam ser
Morou em Dublin meu filho? Hahahaha
Moro aqui ainda mas dizem que sua qualificação do Br é válida mas RARAMENTE te contratam, eles querem o inglês impecável e qualificação aqui.
O Brasil tá assim, mas tem o agravante da violência.
Eu fico sempre esperando os vídeos da Camilla veras Mota, todos são fantásticos.
E a situação de violência e crise no Brasil também é grave. O Mundo está passando por um momento terrível. E o Brasil continua com a mentalidade primaria que existe o salvador da pátria.
🙄
@@veragalvao2348 não entendi esse seu comentário
Eu não entendi. Devemos aceitar os venezuelanos?
@@brunolerman2108. Sim , com critérios, e fôssemos nós? Hum pimenta no do outro sempre será refresco...quem somos nós na fila do pão? ..............
@@brunolerman2108sim. Nossa cultura ñ é tão diferente e eles estão na msm condição q boa parte da população. Ñ há segregação.
Camila,você é uma das melhores jornalistas desse UA-cam
Os primeiros comentários sempre são dos puxa sacos
@@efrenlopes não é puxa saco é a verdade. Se ela é uma boa profissional na área. Triste ver uma pessoa invejosa que não valoriza o trabalho do próximo
@@aliciamarinho7284 e lá vem a idólatra rs
Excelente vídeo Camila. Realidade triste demais e que precisa ser exposta e comentada. Quantas vítimas.....
Parabéns pelos 3 milhões de inscritos BBC🥰 vocês são incríveis
Não consigo colocar em palavras o tamanho da tristeza que sinto.
Religião e política, mistura certa pra miséria
A primavera árabe não tem haver com religião !
excelente explicação !!! Que Deus Abençoe a Humanidade !
A tecnologia esta atrasada.A educação muito mais.O ruim da imigração é que muitos povos fogem de crenças nocivas que causam guerras mas,continuam mantendo essas crenças nocivas em outros países para onde se refugiaram .Aquela história: o indivíduo sai da favela,mas a favela não sai dele.
Exatamente
Sim, esse é o problema do imigrante médio.
@@ElioSch1423esse é o problema do imigrante do Oriente-Médio na Europa. É algo relativamente específico, mas recorrente.
Bem lembrado.
E real, até no Brasil.
Meu maior desafio é, todos os dias, aprender com Jesus como amar os mais fracos, os mais pobres e os mais necessitados.
🅰️😳✨🌻Verdade! Falta muito essas atitudes.
Se você não se amar, e aos seus, como poderá amar a outros...
(Mt 22)
Sou filho de Frances mas jamais gastaria uma oração pela Europa nesse momento. Estão colhendo o que plantaram.
Sim, quando Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia decidiram entrar em conflito alegando democratizar regiões árabes e africanas, fora as colonizações que ocorreram em séculos passados, logo os países citados estão colhendo o que plantaram.
vdd
Isso mostra que o mundo precisa mudar. Não adianta ficar rezando o dia todo, temos todos que agir.
eu prefiro jogar no computador 😁👍
fod@-se o mundo kkk
@Giulio S Saúde pública e educação, essas 2 coisas resolvem os problemas.
Nenhum país é obrigado a receber imigrantes ou refugiafos que não quer.
@Giulio S Tem que castrar os pobres para ontem
Pois então adote 5 refugiados homens muçulmanos pra sua casa, estara ajudando enormemente 😁👍
Muito obrigado Camila, tudo de bom pra você, nota dez para sua reportagem.
Complicado aceitar pessoas que não fazem nem questão de respeitar a cultura do país que os acolhe.
Tipo Brasileiros que vão para Portugal. Já vi muito disso. E outra o Brasil também está em uma situação difícil com essa polarização idiota de Lula vs Bolsonaro.
@@astrologoolavodecarvalho8573 Portugal também esta numa situação não muito boa... Pobreza aumentando, favelas{ sim Portugal tem favelas...}, a maioria dos portugueses não consegue arcar com moradia de forma estável, muitos portugueses fogem de Portugal pela fronteira ou pelo mar por não conseguirem arcar os custos de imigração... entre outros. Mas quase todos os países, principalmente a Europa e EUA estão com polarização 🙃.
@@unjustanemone2193 Mas Portugal está na Europa portanto a situação de Portugal é menos grave que a do Brasil. A Posição geopolítica que aquele país está inserido e melhor que a nossa.
@@astrologoolavodecarvalho8573 Verdade, mas acho engraçado que nós brasileiros estamos comprando os imóveis deles e eles reclamam disso porque seus imóveis estão sendo comprados por estrangeiros 😅
@@unjustanemone2193 Me refiro ao Oba Oba que os Brasileiros fazem em Portugal. Muitos Brasileiros acham que estão acima da lei.
Um dos maiores problemas da Suécia por exemplo, é que eles priorizaram trazer refugiados para trabalhos "pesados", ou seja homens adultos jovens. E essa foi a grande burrice do século pra Suécia. Pois a maioria desses refugiados homens são do oriente médio que tem uma cultura MUITO diferente da Suécia, e com isso as taxas de estupro e assédio na Suécia apenas aumentaram.
Além de hoje em dia ter bairros que a polícia não pode entrar por causa de gangs.
Acho que o ideal seria sempre priorizar as mulheres e crianças refugiadas, traze-las primeiro e garantir que consigam se integrar no novo país (emprego, escola e moradia), e depois disso tudo, começar a trazer os homens aos poucos pra ver como se adaptam.
Lembrando que a cultura dos países do oriente médio é extremamente machista e homofóbica, então teria que trazer os homens refugiados aos poucos e se começassem a dar problemas mandava de volta.
Bom ver alguém pensando em algum tipo de solução
A cultura do mundo não é extremamente machista e homofóbica?
@@priscillad8 Mas tem lugares piores que outros.
@@SocratesTaVivo não existe isso de pior
@@priscillad8 Então Afeganistão e Dinamarca são tão machistas quanto? pqp
Situação extremamente complicada complicada e complexa. Tenho compaixão pelos imigrantes, porém especificamente no caso dos advindos de países de origem Islâmica, 70% são homens em idade militar. E a cultura deles é muito diferente da ocidental. Geralmente onde eles chegam querem impor sua religião, e não separam a religião do estado. Se continuar essa onda de imigração da maneira como está hoje,em um futuro próximo a Europa terá problemas sérios para resolver.
A situação é muito simples. Só deportar todos os imigrantes ilegais.
Aqui no Paraná os juízes estão desabrigando famílias pobres que não tem nem onde morar é dolorido ver isso mas é verdade e ninguém se manifesta para ajudar os poderosos simplesmente estão de braços cruzados infelizmente.
🥺😭... é uma situação que parece não ter uma solução aparente, pq enquanto não haver uma consciência de que precisamos nos unir, nos amar e nos respeitar isso não vai parar,... "tenho pena destes governantes", que Deus tenha misericórdia deles😔
Eu tenho pena é dos países que terão suas culturas deformadas e destruídas por essas ondas migratórias orquestradas. Mas cada um tem sua opinião.
@@persona83 eu estava buscando esse comentario, concordo completamente meu caro
Série maravilhosa! Parabéns pelo trabalho, Camila!
Seria muito bom mostrar a questão da imigração no Oriente Médio. Em países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Sim! Por trás da opulência de Dubai, por exemplo, há uma massa de explorados - todos imigrantes
Parabéns Camila , por grande trabalho de jornalismo , you are the best !!!
A melhor solução para conter a imigração são os países desenvolvidos ajudar os que não estão desenvolvidos ou desenvolvimento a melhorarem . Assim as pessoas que vivem nesses países não precisaram ir embora e se mudarem para os amados país deles .
Problema que os países de origem geralmente estão sob graves crises ideológicas, guerra civil e religiosa. Não é tão simples. Espero que com o plano de desenvolvimento do continente Africano pelo menos parte do problema solucione. Agora o do Oriente Médio... só Deus sabe quando vai diminuir. E querendo ou não eles acabam refletindo na Africa também. Vê Moçambique...
@@karolinaservilha2842 Sim, você falou do projeto. Penso que se a ONU se esforçasse para elaborar um plano melhor para tentar ajudar essas regiões. Talvez tivesse pessoas fugindo de seus países.
@@karolinaservilha2842 Eu não vejo o imigrante como uma vítima ou algo do gênero. Mas convenhamos os países dessas pessoas vivem em guerras graças a uns governantes horríveis que eles têm é normalmente não tem como tirar esse representante do poder. É compreensível essas pessoas quererem fugir para sobreviver.
@@RaquelSouza-ru1hg Nem sempre eles "põem" os governantes lá. Nem todo país é democrático como o nosso. E os que tiveram democracias implantadas pela ONU ou outras forças estrangeiras, eventualmente caem ou são retiradas do poder a força. Ou se mantém no poder a força também. É muito complexo, cada país tem seus problemas e suas possíveis soluções/causas.
@@karolinaservilha2842 Okay, então o que você sugere para diminuir o fluxo de migração?
Aquela aula de história fod@ 👏🏾👏🏾👏🏾
Nossa chorei muito na época por causa dessa foto, estava no auge do estado islâmico. Sei que teve barbares muito maiores na época, e inclusive aqui no Brasil. Mas essa foto pegou muito.
Muito forte o ultimo comentário da tia do menino afogado. Fez-me chorar!
Pois é, os paises desenvolvidos fazem os filhos mas não querem cuidar.
Boa! 😂
Terminei o vídeo com os olhos lacrimejados diante da fala final do pai do menino sírio e sua insistência em ficar próximo do túmulo da família. Inacreditável toda a dor e sofrimento causados por essas migrações forçadas, definitivamente um dos maiores desafios a nível global deste século juntamente com as mudanças climáticas, as tensões envolvendo China, EUA, Rússia e União Europeia, e o avanço de grupos de extrema-direita. Mais uma excelente reportagem da Camila e equipe.
Extrema direita? Pesquisa um pouco sobre a política de imigração da Dinamarca governada pelos social-democratas. Eles conseguem ser piores que a Hungria.
Triste demais. Esse povo nao sabe viver em paz. Misericordia
Se cada um ficasse no seu canto o mundo seria um lugar melhor
Parabéns... Excelente assunto, abordado no vídeo...
Os documentários com essa chinezinha pra mim são os melhores.
Quanto ao tema, todos os países deveriam tomar parte. Uma espécie de divisão de refugiados, tendo em conta, talvez, a extensão do país, sua população e economia, e sempre tendo em conta a manutenção das unidades familiares. Mas é uma situação complicada de se resolver, sem dúvida.
Camila sempre perfeita. Parabéns a toda equipe ❤️
O agravante é que eles trazem consigo o Islã, a religião mais intolerante do mundo atual. O desafio é encontrar uma forma de ajudar e ao mesmo tempo minimizar o caos social, criminalidade, ameaça terrorista... Assim como Getúlio Vargas ensinou os filhos dos imigrantes a se tornarem brasileiros, a Europa precisa ensinar as crianças muçulmanas a se tornarem europeias para realmente se integrarem. Por isso acredito no poder transformador da educação (e não da religião).
Me desculpe, mas nem todo muçulmano é islamita (nuance) as migrações são necessárias e a Europa recebe migrantes porque há deficiência demográfica. Nada haver com religião.
@@stellav.m. Claro, para pagar a aposentadoria de velhotes,que na sua juventude eram muitos egoístas para ter um filho, hedonistas e arrogantes.
@@joseildopassosrosa4393 essa é a sua maneira de ver (sem conhecer). Pelo que diz respeito aos fanatismos TODAS as religiões tiveram e praticaram horrores (basta ler a história). Quanto as pensões dos aposentados, você não conhece o sistema social europeu. TODOS beneficiam das ajudas sociais diversas. Conforme o salário, por cada filho, as mães isoladas, os velhos que não cotisaram o bastante. Sistema de saúde gratuito, seja ele nativo ou imigrante e de qualquer religião que decida ter.
Breve começam as aulas, cada criança já recebeu entre 498 euros e 530 euros is mais velhos até 18 anos para a compra de material escolar.... Você conhece alguns sistema americano seja do norte ou do sul que ofereça o mesmo ???
@@stellav.m. Religiões com interesses humanos mundanos como objetivo.
Sigo os preceitos Biblicos o que é certo, não religião fundado por Europeus hipócritas e avarentos, que aliás está diminuindo cada dia mais na Europa,o que seria ótimo que o Islamismo, tomasse conta só assim eles não teriam muitos "ateus".
@@joseildopassosrosa4393 eu lamento, mas para mim é muito difícil conversar com pessoas que têm uma tamanha ignorância.
Menos de 1 minuto de vídeo e eu já fiquei completamente arrepiada.
Um dos filmes mais marcantes pra mim sobre esse tema é Adú, é de chorar e também ter um pouco de esperanças para as migrações forçadas.
Mais uma aula excepcional da BBC!
Favorável é ajudar os países que precisam e assim conter a imigração
E será que esses países querem ser ajudados? Não sei se vc sabe, mas quando países desenvolvidos tentam ajudar países pobres, além do dinheiro, eles impõe (com toda a razão) uma série de requisitos que devem ser cumpridos afim de que continuem sendo ajudados. Mas claro que a maioria não cumpre, porque governos corruptos acabam embolsando os recursos e o país permanece na miséria.
Oiii...parabéns pelo ótimo som!!!!
Grata...
Sempre assim só contam um lado da história
Um problema complexo, porém a questão da identidade cultural dos países recebedores de imigrantes é legítima e de grande peso - apesar da reportagem não considera-la. Uma Europa que deixa de ser "europeia", seria uma catástrofe para todo o ocidente.
porque seria?
Falou o "americano", "europeu".
Tu é latino, irmão.
"identidade cultural" Acho que vc esta falando dos islâmicos né? Se sim, eu concordo.
A cultura islâmica não tem nada haver com a cultura ocidental, e isso esta causando muitos problemas na Suécia e França
@@venusbcarmesim27 foi um exemplo. Isso se aplica a qualquer país. A perda da identidade cultural é terrível.
@@venusbcarmesim27 A cultra ocidental nasce na Europa, inclusive as bases da cultura latina. E, a titulo de exemplo: "dignidade da pessoa humana" é uma categoria ocidental. Sacrificar a cultura ocidental é por em xeque princípios como esse.
Parabéns pela matéria. Extraordinária 😍🙌🏻🙌🏻
E realmente muito triste....
Parabéns pelo vídeo.
O último foi chocante.
Os países desenvolvidos precisam de imigrantes pra o crescimento de sua economia, devido ao declínio da taxa de natalidade e custos com aposentadoria devido ao envelhecimento da população. O grande problema é que é preciso oferecer oportunidades dignas e humanas para que esses imigrantes possam se qualificar em alguma área específica do mercado de trabalho que desenvolva a economia do país. E também , o mais importante, oportunidade de integração na sociedade. Aprender a língua local, cultura, História do país, partidos políticos, religião etc. Acredito que esse último fator seja o mais complicado, pois muitos desses imigrantes vêm de países conservadores, com religião extremista, totalmente diferente dos países desenvolvidos da Europa, onde tem-se mais governos liberais esquerdistas e a população é em sua maioria ateia, agnóstica ou católica. As mulheres também são muito mais livres em países da europa, diferentemente, nesses países do Oriente Médio e Africa as mulheres possuem direitos e liberdade reduzidos e muitos desses homens imigrantes têm dificuldade de se adaptar a essa realidade, visto aí esses problemas com assédio relatado por mulheres europeias.
Não, não precisam e não querem
Muito justo embora vc não conheça alguns detalhes. Sim as condições são ofertas à todo aquele que passa por vias oficiais. Condições essa da UE e por leis comuns sob pena de penalidades como ocorre atualmente (por outras razões) com a Hungria e Polônia. Mas é um erro generalizar as condições femininas nos diversos países orientais. As condições para as mulheres são diferentes nos diversos países. Marrocos, Tunísia, Argélia elas têm semelhantes (quase) às europeias.
Dubai é Abu Dhabi muitas cientistas.
Na realidade temos tendência a generalisar conforme as 'notícias curtas' que circulam nas mídias ou redes. Eu mesma vivi 3 anos no Marrocos e sempre fui respeiradissima e mais do que aí no Brasil.
E vc acha que eles querem "se integrar na cultura local"? Vc não tem chineses na sua cidade?
Brasil também irá precisar num futuro próximo, a diapora de jovens no Brasil é a maior da história.
São as pessoas que formam países e não os países que formam as pessoas a Europa não precisa de selvagens.
Trabalho fod4stic0, Camila 💜
Nosso planeta deveríamos ser uma mesma nação, somos todos seres humanos, todos temos fome, sede e frio, a mesma esperança de alcançar uma vida digna. Os países mais ricos oferecem menos asilo aos refugiados e uma verdadeira vergonha. No Brasil as ajudas aos menos favorecidos, a maioria das vezes, vem também dos menos favorecidos. Infelizmente, assim caminhamos.
Muito triste acontecer isso aí no mundo😫👏🙏😭😥
É realmente um choque, essas pessoas fogem em busca de melhores condições, uma vida financeira melhor; e tem que passar por tudo isso 😔 sem falar na possibilidade de sofrerem preconceito linguístico.
Depois ficam bravos comigo quando digo,o homem migra, daqui pra li ,da li prá qui ... depois diz poeticamente : Não sei porque fui... Mas sempre saberei, porque voltei...
Penso que a migração é valida e muito humana, de que esses respeitem a cultura e se enquadrem nas leis do país de destino. Se não imigrantes serão um problema social para o país!
Penso o mesmo.
Ocidentais não gostam receber outros povos. Mas adora interferir na política de outros países, depois não gostam de imigrantes batendo na porta!
A imagem desse menino sem vida na praia faz a gente chorar…
Essa repórter é excelente!
Excelente trabalho! Maratonei!
Esses países exploraram os outros de todas as maneiras possíveis, agora estão recebendo a conta…
E vão explorar ainda...
Brigada Kamila pelo vídeo esclarecedor
Imigração é uma questão complicadíssima devemos entender ambos os lados não só para quem tenta entrar no país mas o país que tem rejeitado pois também ninho que recebe muito pintinho acaba caindo do poleiro
‘MUITO TRISTE’ lágrimas 😭
Síria , Iêmen , Afeganistão , Venezuela , República Democrática do Congo , Burundi , Cuba , Coreia do Norte , não é só a Ucrânia que pessoas estão saindo em busca de novo lugares
Mais alguém chorou assistindo isso ?😞😞😞💔
Porquanto a graça de DEUS se manifestou, trazendo salvação a todos os homens...Tito 2:11
Arrependa-se dos seus pecados. Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Em breve ELE virá!
JESUS te ama muito!!!
Fala do bloqueio econômico contra a Venezuela e q Inglaterra ficou com ouro dos venezuelanos. Fala das crises migratórias provocadas p guerras dos EUA, conflitos tribais q os impérios criaram na África ao longo dos séculos.
O Império belga no Congo, a guerra do ópio, o massacre dos indígenas americanos, a escravidão, o apartheid, eugenia...
Acho que o problema não é a imigração em si, mas sim as características da maioria dos imigrantes. Sei que existe racismo em muitos casos de contrariedade à imigração, mas não é essa a característica que eu acho que tem mais força. A cultural sim, é a característica que, a meu ver, gera mais problemas, depois a econômica e então a social.
Se hoje eu estiver em condições econômicas e sociais indesejáveis, mas tiver a mentalidade adequada e cooperar com a cultura local e respeitá-la, em alguns meses ou anos eu posso me ver em situação econômica e social melhor. Mas se eu agir de forma estranha ao estilo de vida da população local, assim como desrespeitar as tradições e crenças das pessoas que há décadas ou séculos (talvez milênios) habitam o local e eu passasse a ser indesejado por isso, não me daria razão em reclamar. É este último caso o que a maioria dos anti imigração usam como argumento principal, acredito eu.
Sei que em alguns casos não existe nenhuma outra opção que não seja aceitar e cuidar dos imigrantes, caso contrário isso poderia custar-lhes a vida, mas nem sempre é este o risco. Muitas vezes os imigrantes querem apenas uma "vida melhor" e esse, na maioria dos casos, é um argumento raso e insuficiente.
Para você refletir mais um pouco, se você tiver condições sociais e econômicas suficientes, cogite receber em sua casa um morador de rua (ou uma pessoa muito pobre). Ajude-o, dê um quarto da sua casa a ele, convide-o para sentar-se à sua mesa, alimente-o, dê a ele uma melhor escolaridade, vista-o, não se preocupe em deixá-lo a sós com suas crianças, mulheres, idosos e vulneráveis. Será que será uma maravilha? Será que ele irá se adequar perfeitamente às regras da casa e do convívio familiar? Será que não haverá nenhuma divergência de pensamento e de hábitos? Que tal dar a ele parte da herança que seus pais e avós deixaram a você e aos seus familiares? Justo, não!? Coloque-o como seu herdeiro junto aos seus filhos e netos. A sua casa será muito melhor, não acha!?
Um exemplo ótimo para o que vc disse é o "jeitinho brasileiro" que muitos brasileiros querem dar aqui nos EUA. A umas semanas atrás um grupo de brasileiros foram presos aqui por falsificação de documentos para por pessoas pra fazer Uber.
🌻✨😳🅰️ Excelente colocação e análise dos estrangeiros refugiados e imigrantes.
É um problema de muitas camadas. Até que ponto países ricos tem responsabilidade pela crise em países pobres? Países que exploraram, econômica e socialmente, outros países por décadas e depois os abandonaram sem infraestrutura e na miséria? Óbvio que ninguém lucra com o caos no próprio quintal, mas lucra com o caos no quintal alheio, financiando regimes com armas/ material bélico, por sua vez deslocando gente que quer paz. Apontar o "perigo" da imigração é adicionar mais turbulência a um cenário já caótico, além de irreal e hipócrita. Pois as nações ricas praticaram a "imigração" ao longo da chamada "época das grandes navegações". Fico imaginando qual a percepção dos povos e impérios das Américas quando chegaram esses "imigrantes", as dizimações regionais, deslocamentos forçados, enfim, sobra critica e falta empatia.
Obrigado pela excelente reportagem
Não existe problema na imigração desde que ela seja controlada e para um país de cultura próxima, onde não vai interferir no estilo de vida da população local
Concordo, mas há exceções como o Brasil e Argentina, só q a diferença é a quantidade de imigrantes, o acolhimento da população local e o fato de essa população ñ viver em guetos isolados.
No caso da imigração nos Estados Unidos , ainda tem mais um drama do qual só tive conhecimento mais recentemente -- são as chamadas ' crianças âncora ' . Os radicais contra a imigração no país protestam contra a possibilidade de imigrantes ou residentes no país conquistarem cidadania americana por conta de terem tido filhos nascidos nos Estados Unidos. Um episódio da série Law and Order ( boa parte dos episódios são inspirados em casos reais) mostrou casos de crianças que apareceram mortas por sufocamento com o uso de correntes de ferro . A primeira que os detetives tiveram conhecimento era negra e daí se considerou que fosse crime de ódio racial . No entanto, em seguida, foram aparecendo crianças brancas e orientais . Depois de uma conversa com um casal de chineses que tinham um pequeno restaurante ( Nova York) , os investigadores acabam chegando à um homem que havia trabalhado por um tempo como guarda de fronteira -- o personagem só tinha duas opções de distração pela televisão que eram as novelas mexicanas ( são um lixo) ou um programa com um apresentador de extrema-direita que defendia idéias bárbaras contra imigrantes -- a imigração vista como uma ameaça à sociedade americana . No tribunal, o júri absolveu o assassino de crianças filhos de imigrantes por considerar que ele só praticou os crimes por influência do programa de TV ( o tal aptesentador deu depoimento no julgamento e , à certa altura, esbravejou até contra os imigrantes canadenses que não passariam de ' mexicanos com agasalho ' . ) . E eu já tinha visto tempo atrás uma matéria aqui no UA-cam sobre casais estrangeiros ricos ( latinos ou asiáticos) que pagam muito caro em clínicas de Miami para fazer inseminação artificial com sêmen de americanos , tendo filhos de cidadania americana . Realmente, O nível de estupidez e loucura das pessoas é aberrante
Triste demais
Interessante documents . Obrigado.
É duro o que vou dizer mas meus pais me ensinaram que não devemos pôr a culpa em ninguém um exemplo: aquele caminhão cheio de mexicanos que morreram tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente. Você tenta entrar num país que não te quer você está ilegal daí você morre tentando entrar e ainda quer que alguém seja culpado por isso? Ninguém é culpado disso só não ser você mesmo!
A BBC News Brasil PRECISA fazer um bom vídeo sobre Edward Snowden. O caso dele é literalmente a mais importante notícia do século 21. Talvez perca para o 11 de Setembro. Se ao final desta série das 21 notícias não houver um vídeo sobre ele e como ele foi um Herói... Eu terei certeza de que infelizmente, a melhor mídia ocidental (a menos pior como gosto de dizer) é totalmente vendida e parcial.
Gostaria muito que os povos fossem empáticos com as pessoas que, lutando pela vida, fogem de seus países na condição de refugiados. Sejam calorosos no acolhimento humanitário desses desvalidos e não os devolvam aos países de origem, sem considerar o que lhes espera no retorno e nem desfazer-se deles, de qualquer maneira, como se descartáveis fossem. Pensem no quanto gastaram para obter uma vida mais adequada, longe das perseguições que lhes eram impostas, nas esperanças guardadas (mesmo tendo que deixar o solo pátrio), nas condições insalubres e sofridas das travessias por mar ou por rios, em busca de fronteiras libertadoras... Deus ilumine e guarde quem se encontra na triste condição de refugiado em fuga. Deus abençoe profusamente as Nações benfazejas que os acolherem. Refugiar-se é sempre uma dor imposta por malvados egoístas, opressores, pela intolerância ou pelo ódio! Num futuro próximo, muitos migrarão para algum lugar refugiando-se das adversidades climáticas esperadas que podiam ser evitadas e não foram!😢
O jornalismo de vocês é de se tirar o chapéu! Sou fã! Mas por favor parem de usar a expressão "custo humano". Ela reduz as vidas a mero ativo financeiro de um país... Essas mortes são uma tragédia, não um "custo".
Poderia ter no título o verbo "incomodar", além de comover. A solução passa por ajudar a desenvolver os países mais pobres. Assim, não precisariam partir para outros países. Isso vale, também, para a América Latina.
Nunca se sabe quando vc pode estar no mesmo lugar, então cuidado com suas palavras
@@priscillad8 não falei que me incomoda. Falei que incomoda os países. Há partes da população intolerantes a imigrantes.
@@claudioalmeida todos esses países tem débitos com diversos povos, seja por ocupação, colonialismo ou lucro, não tem moral pra se sentir incomodados
@@priscillad8 Todos não
Mas o brasil está incomodando com os imigrantes da Venezuela??!!! Hipocrisia.
Que as nações potentes possa ter um olhar HUMANO com relação.
Quando um homem igual a nós se acha dono de uma terra. O mundo não tem dono, as pessoas tem esta falsa impressão. O mundo é de todos. Ninguém recebeu a terra por herança.
Reportagem excelente.
Meu Deus, mas vocês estão fazendo um trabalho extraordinário nessa série de 21 notícias que marcaram o século 21. E a Camilla Veras Mota é perfeita no que faz!
As pessoas só procuram uma vida melhor até porque elas não escolhem suas origens.
Bela reportagem
E olha que século está no começo.
Sou seu hiper fã, Camila Veras Motta.
É muito bom receber povos de outros países desde que isso não interfira na vida dos locais. Cada país tem suas regras e costumes. Devia ter uma cartilha lembrando que refugiados São visitas e não devem aproveitar isso pra comercializar drogas,roubar e assaltar que é o que muitos fazem. Na verdade a maioria vive de benesses do governo e estão nem aí para trabalho. Querem é vida boa. Mas ressalto: nem todos. Conheço muitos que trabalham,se casam e vivem numa boa em nosso país.resumindo: se adaptaram e não tentaram tirar proveito do status de refugiado.
Pois na Europa os refugiados, imigrantes e imigrantes económicos está a interferir e muito na vida dos moradores locais. É marroquinos, indianos, paquistanês, latino americanos, por todo o lado, já se ouve mais língua estrangeira que a local. É falta de casas, emprego.
Depois há administração de países como a Itália e a Suécia ganhar as eleições partidos de extrema direita. A resposta é simples: a população local desses países está farta.
No UK teve o Brexit, isto é só o começo...
@@AnaMaria-df6tg Deixa o Brasil em paz. Se você não quer brasileiros na sua favela, então porque a anos atrás, resolveram colonizar o Brasil? Era melhor deixar ele para outro país. Coisa chata! Deveria se preocupar é que vocês portugueses são ignorantes e estão levando Portugal a pior falência (mais do que já é) por culpa de vocês mesmos e não dos imigrantes. E outra, brasileiro não se considera "latino-americano" e não é obrigado a se considerar, do mesmo jeito, que você portugueses não se consideram "latinos" e não querem aceitar o *fato* que são sustados pela UE, que claramente, são. Brasileiros são ibérico-americanos ou simplesmente BRASILEIROS!
Quando você recebe um número de pessoas de outros países como sociedade, você deve saber que junto vem sua cultura.
A sorte do Brasil que quase ninguém quer vir pra cá. América do Sul é longe e pouco acessível!!
Queria ver a hospitalidade dos brasileiros se entrassem centenas de milhares de pessoas por ano pra viver nas nossas maiores cidades.
América do Sul, tumba das diasporas
@@zigs6257 forçados? Cai fora.
Eu fico imaginando como fariam pra integrar essas pessoas que vem de países extremamente reacionários pra países progressistas igual uma Holanda, Alemanha da vida…
Não integram.
É com o tempo. Nesses países eles chegam com medo de muita coisa: da guerra, da fome, de serem esculachados. Para aqueles que aprendem a língua eles se integram normalmente, mas para as pessoas que não falam, realmente ficam presos em casa pra sempre. Se integrar não é absorver a cultura pra si ou que os outros absorvam a cultura deles, eles interagem, fazem amigos, fazem seu lazer, trabalham, mas ambos normalmente respeitam traços culturais dos outros.
Eles não se integram. Simplesmente, eles não respeitam a cultura ocidental. Os imigrantes do oriente médio odeiam a cultura ocidental, mas nunca perdem a oportunidade em imigrar para um país do ocidente.
@@carloscanrry Nem com o tempo se integram. Muçulmanos vivem há décadas na França e não se integraram.
@@carloscanrry levem eles pra sua casa
Meu Deus muito triste 😿
enquanto existir uma postura superior de alguns com outros, o ser humano continuará impedido de evoluir.
Triste...