Chegar num lugar e não ser mais visto como um homem negro, mas como um homem, um ser humano... Que forte isso... Que papo. Passaria o dia ouvindo vocês dois. Parabéns, professor!
Com setenta anos, nunca escutei " deixei de ser um homem negro para ser uma pessoa"! É simplesmente maravilhoso! Obrigado por compartilhar essa visão abrangente, saindo de uma " historia" que você, Emicida, percebeu e que lhe contaram na África. É grandioso. Obrigado!
Uma conversa como faz muito tempo eu não acompanhava. Ao final, fiquei meditando sobre o que o Emicida relata de chegar à África e só então sentir-se uma pessoa. O Brasil somente será uma nação na acepção da palavra, quando todos nós que aqui nascemos tenhamos essa certeza - somos pessoas - Grato pela conversa de vocês.
Não tenho palavras pra descrever a qualidade dessa conversa e de como essas mentes brilhantes nos arrastam e nos envolvem em direção à um mundo muito, muito melhor. Tamo junto.
Isso que é um Ministro para esse País! Que conversa maravilhosa entre 2 caras tão esclarecidos! A conversa entre vcs tem a leveza e o encantamento de uma música! Parabéns mestres!
Mano, quando sentarem em suas salas, por favor... Gravem esta conversa e compartilhem conosco, será enriquecedor como esta foi, tenho certeza! Gratidão por carregarem a nossa voz!!
A sensibilidade de Emicida ao referir-se a você como aquele que encontra a água e fica feliz por compartilha-la é perfeita! Sua generosidade e humildade fazem de você um ser grandioso!
Caramba, meus olhos encheram de lágrimas, por testemunhar a intelectualidade negra ocupando o espaço que a mesma deve ocupar,embora, ainda pequena ao meu ver diante do espaço que a mesma deva ocupar por direito...
Bonito o Emicida falar que lá na África ele naquele momento se viu como uma pessoa e não como negro lá. O problema é fora da África que essa ferida não foi curada ainda. Interessante esse conceito de história da escravidão na África pelos africanos, lá é a árvore que gerou novos frutos e reflexões sobre eles mesmo e suas tribos e etnias na relação com o branco e entre eles mesmo. Mas como disse, esse choque cultural que o Emicida sofreu foi ótimo pra ele, porém a realidade em nossa terra está longe do ideal na questão da igualdade e oportunidades sociais para o povo preto e pobre em sua maioria. O importante é a transformação, resistir para continuar transformando até que se chegue em um mundo melhor para todos. Parabéns pelo bate papo e desejo muito mais sucesso no decorrer de sua carreira e vida, assim como para o Emicida.
Eu me sinto muito bem ouvindo pessoas pretas me mostrando que a luz lá fora, praticamente me expulsando da caverna em que estou, me fazendo sentir que minha identidade não se resume na escravidão sofridas por meus avós. Escutar essa conversa entre vocês dois homem pretos foi um grande presente para mim. Sou de 1973, mestiço negro, pardo para alguns, mas sou preto para mim. E hoje, por te ouvido vocês, estou reconstruindo uma África dentro de mim, porque ela sempre esteve em meu DNA, assim como há em todos nós pretos do mundo inteiro. Muito obrigado por vocês terem acendido essa luz em mim. Muito obrigado mesmo.
Nós somos cães que guardam estrelas. Eu tenho 64 anos e estou assistindo essa live em 28/05/23. Que restauração de alma eu senti. Amo vocês. ❤ Assisti AmarElo. Amei.
Muito obrigado por compartilhar este papo conosco. O exemplo disto é caríssimo para a manutenção de nossa sofrida sociedade e frágil sociedade, pois ao se permitirem refletir sobre vários assuntos acabam por nos mostrar como a beleza da diversidade é possível e viável existir. Paz, saúde e muito sucesso a ambos e equipe :)
Que encontro rico, necessário, fundamental para se pensar a vida numa sociedade digna, plural e solidária. Vocês encontraram a água e sabem, como sabem, dividí-la. Me emocionei várias vezes, aprendi todo tempo. Minha gratidão e respeito pelo trabalho de vocês, brasileiros incríveis!
Emocionante! A compreensão da importância do samba para o povo brasileiro, histórica, cultural, espiritual, sensorial é imensa ... Mas conseguir expressar tão profundamente como Emicida é fantástico! Obrigada a ambos! Viva o povo brasileiro!!
Quanta honra. Obrigada meu Deus por ter-me permitido VIVER PRA VER PESSOAS NEGRAS INTELIGENTÍSSIMAS FALANDO COM TANTA GENIALIDADE E DELICADEZA DE PESSOAS NEGRAS
Estive na África do Sul em 2018 e o maior choque que tive foi o estético. olhar para outdoors e ver modelos negros nas propagandas de bebidas e roupas que aqui no Brasil apenas brancos fazem foi algo transformador. a experiência de viver a África foi essencial e mudou minha cabeça. visitar o museu do apartheid foi ética e esteticamente transformador. a África é fundamental para entendermos o mundo. não só o Brasil, mas o mundo... recomendo a leitura de "História da África", do José Rivair Macedo.
Estou encantada e alimentada com esse papo esperançoso e de reafirmação da grandeza e colaboração do nosso povo, para construção e sentido da nossa vida. Gratidão aos dois por dividirem um pouco dessa água conosco❤. Tá aí o sentindo da luta de muitos. Gratidão
Quando pisei na África senti o vermelho do sol , olhava tudo a minha volta vemelho, foi mágico só um dia e por um dia ficou marcado na mennte . Fui pra Austrália presente de minha irmã que mora lá ,mas foi aquele dia na África que me marcou profundamente , direto do sertão mineiro pro berço do mundo
Nossa vcs são brilhantes... o Emicida é o cara... aos olhos de um menino vai ficar no meu coração pra sempre.. vídeo game Atari kkkkk é nós puro anos 80 ...
Professor Silvio. De longe foi uma das conversas que mais me impactou. Emicida. "" O racismo vai morrer gritando! "" Gratidão por compartilharem o conhecimento....
Dois gigantes do conhecimento. Total respeito e admiração. A história que Emicida contou tem proximidade com a fala de uma conhecida minha da Guiné Bissau. Uma vez eu perguntei a ela por que alisava o cabelo, sendo que as mulheres negras brasileiras estavam num movimento de voltar às raízes. Ela me respondeu que nós vivemos esse ranço da escravidão e esse tipo de movimento marca uma herança colonial que nós negros e negras brasileiros/as sempre estamos tentando nos livrar. Já em África ela nunca precisou se preocupar com isso, pois todo mundo é preto/a, todo mundo é igual. Realmente, faz sentido.
Eu não vejo a hora de colocar meus pés na África, tenho a impressão que vou transbordar em lágrimas. No ano que a Vila cantou Angola, quando retornei para minha cidade, tive a chance de palestrar para uma delegação de angolanos, até hoje lembro de falar da gestão de pessoas da minha instituição, mas terminei recitando o samba da Vila para eles.
Mestre , precisamos fazer movimentos para transformar a lucidez de vcs em representantes nós governos , em todas os níveis...Precisamos por gente lá! Só legislando pra nós e que vamos reverter o jogo!!! Parabéns , extasiado com esta prosa de vcs!
#ConsciênciaNegra: ultimamente muitos Africanos-Americanos todos com nível superior e com situação financeira estável; estão buscando países para se mudar devido as tensões raciais. Ghana e vários países Africanos estão facilitando a migração de Africanos Americanos para se tornarem residentes nesses países e ajudarem a contribuir para o crescimento desses países com oportunidades. Outros paises em Ásia e Europa e países como Costa Rica. Considerando a Suiça das Américas. Países Africanos tem sido uma grande escolha porque não existe tensão racial já que o poder está nas mãos da maioria da população (democracia representativa) que é o povo africano. Como é na Europa os brancos estão no poder porque a maioria da população é branca e vota nos brancos.Na África a maioria da população é africana nativa então vota nos seus. Sem a tensão racial os americanos tem oportunidade de focar em crescimento próprio e da sociedade. Eu venho acompanhando especialmente Botswana. O primeiro de varios países Africanos governados Africanos nativos a eliminarem a corrupção e investir em educação atualmente com melhores índices sociais e infraestrutura e segurança e qualidade de vida para o seu povo, mostrando que é possível. Para mim é muito importante saber que o dinheiro pago em imposto é adm com inteligencia, competência e compromisso para o bem de todos na nação. Porque sumplesmente todo mundo se beneficia. Como eu gostaria do Brasil se tornar a Wakanda fora de África e atrair Africanos Americanos de classe média(intelectual e financeira) e ajudar a construir um grande país destino das diásporas africanas nas Americas, Europa e Ásia, mas o brasileiros ainda preferem (estar) como colonos dos brancos no Brasil e nos outros continentes. Periferia do mundo. Enquanto outros países estão trabalhando e lutando e se unindo para sair dessa condição. Botswana será meu próximo país a visitar não quero morrer antes de ver potências africanas(povo que sabe que é pantera negra e não gato preto) e se comporta como pantera negra. Quem vai aê... Video (1) Um casal que mudou para Ghana: ua-cam.com/users/ExpatLifeGhana 10 Video (2) 10 Paises para se aposentar na África: ua-cam.com/video/RGg5cigAa-E/v-deo.html
Esse programa é tão necessário e importante para nós pretos que buscamos através do conhecimento e das narrativas trazidas adquirir saberes,nos empoderarmos e vermos que a nossa história pode e deve ser diferente e não somente por nós,mas para que a próxima geração saiba do seu poder, beleza e força Gratidão por toda essa riqueza✊🏿
Muito grata por vocês compartilharem tanto, os dois vídeos tiveram impacto super positivo na minha semana. Estou contente demais pela oportunidade de acessar este conteúdo! :)
Espetacular. Obrigado Silvio, Emicida. A gente DEVE lutar. Da muito orgulho e alegria ver pessoas assim como vcs tendo real influencia no nosso pais. Obrigado por compartilharem suas ideias e inspirarem a gente.
E uma honra mesmo Emicida,ter um Silvio de Almeida no Brasil e quantos deve existir que ainda não foram descobertos??!!parabéns aos dois por esse video!!
Que delícia esse final de entrevista e que delícia ver o Sílvio com esse lado descontraído à mostra. Sempre o vi nas palestras super formal e agora no ambiente de casa todo à vontade, chamando irmão, rindo bastante, falando de videogame ♡ Inspiração de ser humano. Que delícia a conversa do Emicida, muito tranquilo e firme, instigando a intelectualidade, a vida, os estudos e não a violência ♡ Inspiração de ser humano
Professor, você tem dimensão da grandiosidade da revolução que está provocando? Você está no ajudando a fazer uma síntese em tempo real de qual será a história que NÓS vamos escrever e contar daqui pra frente. É apropriação e empoderamento, passando por tudo que nos constitui e explorando universos para além das narrativas às quais nos acostumamos, e que até ontem cumpriam muito bem seu papel de limitar nossa existência. Muito obrigado!
Amos vocês dois. Estou cansada de academicismo. Eu cresci na ZL em S. Paulo. Hoje tenho dois cursos universitários, mestrado e doutorado pela USP , mas odeio, detesto, ter de falar academiquês porque isso afasta as pessoas com quem preciso manter contato. Vim para o Tocantins para estar mais próxima das pessoas e, ainda assim, encontro muita vaidade e arrogância na universidade. Um educador não pode ser arrogante. Obrigada!
É de lavar a alma, a louça, a casa e a calçada!! Quantos paradigmas quebramos na nossa ínfima grandeza diante de dois caras que, sinceramente, vou gritar: Esse é o Meu Brasil. Axé!
Me senti atravessando o Atlântico em Direção à nossa mãe África com essa conversa enriquecedora. Agradecido por me proporcionar momentos como esse, meus irmãos @Emicida e @silvioalmeida
Me chamo Boris e, nossa, essa entrevista me fez pensar em tantas coisas... gostei demais! Que experiência transformadora a viagem para a África do Emicida, que história emocionante! Realmente precisamos ampliar nossos horizontes e ver a grandeza da história e cultura africana que engrandece o Brasil em vários sentidos (o exemplo do Pixinguinha é ótimo, talvez o maior da música genuinamente brasileira com todo o desenvolvimento da riqueza e beleza rítmica, melódica e harmônica - lembrando que o choro é anterior ao samba. Se a Europa toma como base Bach para o desenvolvimento da sua música, aqui a base da música brasileira reconhecida mundialmente parece ser o Pixinguinha). E se a gente pensar em cada canto da América que o negro pisou, ele plantou o DNA africano como diz o grande músico baiano Letieres Leite (p. ex., na música: choro, samba, jongo, reggae, blues, gospel, rap, salsa, merengue, axé, ijejá, calipso, jazz, tango... são tantos desdobramentos! O que seria da música desses lugares se os negros não tivessem ido para lá?). Aliás, o Letieres poderia ser uma pessoa bem interessante para uma conversa aqui também. Ele tem um método musical baseado na oralidade negra (percebida no modo como a música é aprendida nos terreiros de candomblé) que parece ser outra coisa importante nos dias de hoje para realmente haver um aprendizado (no sentido de se interiorizar o conhecimento, fazer parte da vida de forma mais humanizada, e não apenas haver uma informação sobre o conhecimento, muitas vezes de forma alienada, desumanizada - como parece que acontece na "educação" formal). Sobre a fala do Emicida, quando ele diz que se sentiu uma pessoa, um homem e não um homem negro na África, lembrei quando estava fazendo meu mestrado e em uma disciplina tinha um aluno africano (de Moçambique, estava fazendo doutorado no RJ), e alguém perguntou como ele se sentia aqui no Brasil, como percebia o racismo. Ele disse de uma forma muito bonita e positiva que não tinha o sentimento de ser "diferente" por ser negro, simplesmente se achava igual a todo mundo e transitava por todos os lugares normalmente. Ou seja, parece que a vivência dele lá não era excludente, então ele não se sentia diferente.
Prof. Silvio maravilhoso esse encontro com Emicida! Fantástico, obrigada por serem referência pra sociedade negra no Brasil. Revolução Black já. Obrigada pela experiência libertadora!❤️👏🏿👏🏿👏🏿
Silvio, toda vez que ouço voce falar eu choro de emoção. Não tem jeito. Emicida em muitas oportunidades também. Hoje o almoço foi cheio de lágrimas de emoção!
Não tem como ler e ouvir o Silvio e não se encantar com o tamanho do intelecto e da humildade. Duas mentes brillhantes que me fazem sentir orgulho todo dia de ser preta e de tá nos corre por um espaço nosso! Foi muito importante na mimha trajetória na Medicina e em ocupar os nossos espaços no meio acadêmico também!
Meu coração bombeou muito assistindo vocês. Me emocionei, ri, tudo muito intenso e rico. Sou grata pela existência de vocês, que bom encontrar na minha jornada da vida vocês dois. Muito muito obrigada!!!
Que frase! " nunca vou deixar a mediocridade esconder minha grandiosidade." Parabéns, grande ser humano.
Chegar num lugar e não ser mais visto como um homem negro, mas como um homem, um ser humano... Que forte isso... Que papo. Passaria o dia ouvindo vocês dois. Parabéns, professor!
Somos todos apenas homens irmão TMJ 😇🌐🌏
O personagem Anansi fala a inversão disso em Deuses Americanos, para negros recém capturados em navios negreiros.
Irmãos... Essa da história da África, de que a escravização no Brasil se quer arranhou a história da África me emocionou
Também me emocionei...
Sim. Alias, a entrevista toda e muito emocionante
Eu sempre me emociono com a humanidade do Emicida...ele cresce a cada dia, são tantas plataformas que ele habita....
Essa forma de ver a África, para além da escravidão, foi o ponto alto pra mim. Me despertou o desejo de conhece a África.
Bacana, foi exatamente isso que pensei! Muito legal!
Seja muito bem vindo
Cara, emocionante isso foi. Tive o mesmo pensamento.
Tô sem palavras pra dizer o quanto fui atravessada por essa conversa. Gratidão! ❤️
Poisé eu por exemplo me interessei por isso dês do dia que vi supershoc aquele EP q ele vai pra africa
Emicida é, pra mim, um dos maiores intelectuais vivos do Brasil de hoje.
Um abraço pros dois, de um professor, desde Recife-PE.
"o cão que guarda as estrelas", vou levar pra vida! ❤️
“Na África eu não era um homem negro, eu era apenas um homem” imagina esta sensação!! Parabéns Silvio e Emicida pela deliciosa reflexão
Gente! Como é gratificante ouvir esses dois! Parece que estamos todos no mesmo sofá trocando ideias. Que foda. Parabéns, Silvio e Emicida!
Que lindeza esses dois homens , dois pensadores maravilhosos, sou fã dos dois. 😍😍
"Nunca mais vou deixar a mediocridade sequestrar minha grandeza" Frase pra vida!
Ai que delícia esse papo com Ermicida. Quando eu for para a África, acho que vou beijar o chão. Voltei mãe África!
Bom, acho que beijar o chão não é uma ideia muito inteligente...
Né. A África é um paraíso distante e destruído por demônios mascarados de anjos.
Magnanimous words.
Seja muito bem vinda
Todo brasileiro e toda brasileira têm de ter orgulho de Emicida e Silvio Almeida. É muita generosidade compartilhar tanta sabedoria.
"Uma arvore sem raízes, cai na primeira ventania" papo essencial.
Com setenta anos, nunca escutei " deixei de ser um homem negro para ser uma pessoa"! É simplesmente maravilhoso! Obrigado por compartilhar essa visão abrangente, saindo de uma " historia" que você, Emicida, percebeu e que lhe contaram na África. É grandioso. Obrigado!
Uma conversa como faz muito tempo eu não acompanhava. Ao final, fiquei meditando sobre o que o Emicida relata de chegar à África e só então sentir-se uma pessoa. O Brasil somente será uma nação na acepção da palavra, quando todos nós que aqui nascemos tenhamos essa certeza - somos pessoas - Grato pela conversa de vocês.
Ainda bem que há cães que guardam as estrelas como esses dois
Não tenho palavras pra descrever a qualidade dessa conversa e de como essas mentes brilhantes nos arrastam e nos envolvem em direção à um mundo muito, muito melhor. Tamo junto.
Essa parte conversa conseguiu ser ainda mais incrível que a primeira. Muito obrigado de novo, mestres!
Isso que é um Ministro para esse País! Que conversa maravilhosa entre 2 caras tão esclarecidos! A conversa entre vcs tem a leveza e o encantamento de uma música! Parabéns mestres!
Estou AMANDO esse canal do digníssimo Silvio Almeida.
Que ele continue crescendo rapidamente, de preferência em progressão geométrica.
Como é impactante a descrição do momento em que o Emicida pisou na África. Nosso coração reconhece os lugares aos quais pertencemos. Gratidão, Silvio.
Conversa maravilhosa entre dois filósofos, um filósofo de formação e outro filosofo da arte.
Privilégio ver esse papo e viver na mesma época desses gênios. Amor de mais daq Silvão!
"Devemos reivindicar o impossível" show!!!!
Mano, quando sentarem em suas salas, por favor... Gravem esta conversa e compartilhem conosco, será enriquecedor como esta foi, tenho certeza! Gratidão por carregarem a nossa voz!!
Dois mestres. Meu máximo respeito. O último show que eu vi em 2020 foi do Emicida em RECIFE. Ohhh sorte!
A sensibilidade de Emicida ao referir-se a você como aquele que encontra a água e fica feliz por compartilha-la é perfeita! Sua generosidade e humildade fazem de você um ser grandioso!
Me emocionei várias vezes durante essa entrevista! Cheia de conhecimento, reflexões e afeto! Só agradeço pela partilha!
Agradeço essa oportunidade de ver e ouvir Brasileiros tão Gigantes. Grande Axé.
Lindo demais esta reintegração de nosso ser!Me orgulho de ser!AFRO-BRASILEIRA, seja lá como for!
Caramba, meus olhos encheram de lágrimas, por testemunhar a intelectualidade negra ocupando o espaço que a mesma deve ocupar,embora, ainda pequena ao meu ver diante do espaço que a mesma deva ocupar por direito...
Uma verdadeira potencia intelectual dos 2 para se discutir sobre o negro e a África com um outro olhar. !!!!!
cara, que coisa linda ouvir toda essa experiência do Emicida. me emocionei fortemente. lindo demais, Silvio.
Bonito o Emicida falar que lá na África ele naquele momento se viu como uma pessoa e não como negro lá. O problema é fora da África que essa ferida não foi curada ainda.
Interessante esse conceito de história da escravidão na África pelos africanos, lá é a árvore que gerou novos frutos e reflexões sobre eles mesmo e suas tribos e etnias na relação com o branco e entre eles mesmo. Mas como disse, esse choque cultural que o Emicida sofreu foi ótimo pra ele, porém a realidade em nossa terra está longe do ideal na questão da igualdade e oportunidades sociais para o povo preto e pobre em sua maioria.
O importante é a transformação, resistir para continuar transformando até que se chegue em um mundo melhor para todos.
Parabéns pelo bate papo e desejo muito mais sucesso no decorrer de sua carreira e vida, assim como para o Emicida.
Professores! Vocês são fundamentais para o Brasil.
Dois homens a nos lembrar da nossa grandeza! Muita gratidão Sílvio e Emicida! Vcs são riquezas brasileiras!
Eu me sinto muito bem ouvindo pessoas pretas me mostrando que a luz lá fora, praticamente me expulsando da caverna em que estou, me fazendo sentir que minha identidade não se resume na escravidão sofridas por meus avós. Escutar essa conversa entre vocês dois homem pretos foi um grande presente para mim. Sou de 1973, mestiço negro, pardo para alguns, mas sou preto para mim. E hoje, por te ouvido vocês, estou reconstruindo uma África dentro de mim, porque ela sempre esteve em meu DNA, assim como há em todos nós pretos do mundo inteiro. Muito obrigado por vocês terem acendido essa luz em mim. Muito obrigado mesmo.
Somos cães que guardam as estrelas. Obrigada por esse programa, foi incrível
Que encontro lindo!!! Dois seres humanos absolutamente necessários em nosso momento atual! Gratidão pela partilha! ❤✊🏼
Nós somos cães que guardam estrelas.
Eu tenho 64 anos e estou assistindo essa live em 28/05/23. Que restauração de alma eu senti.
Amo vocês. ❤
Assisti AmarElo. Amei.
Sensacional ouvir estes incríveis " cães que guardam as estrelas" e nos provocam a conhecer a história verdadeira , a vida como ela é.
Que riqueza a conversa entre esses dois grandes brasileiros. Obrigada, Silvio Almeida, por esse canal!
Eu vejo suas entrevistas e fico pensando, que quão grande é a nossa História. Gratidão.
"O mundo deve ser diferente."
Maravilhosos, vocês são.
Agradeço por vocês existirem, impactando de forma tão linda.
"Eu nunca mais vou deixar a mediocridade sequestrar a minha vida". Emicida
Cada frase é um poema!
A cada entrevista do Emicida que eu assisto, minha admiração cresce.
Vocês dois tem uma força que colocam nossos sonhos impossíveis um pouco mais perto. Que privilégio! Obrigada! ✨
Muito obrigado por compartilhar este papo conosco. O exemplo disto é caríssimo para a manutenção de nossa sofrida sociedade e frágil sociedade, pois ao se permitirem refletir sobre vários assuntos acabam por nos mostrar como a beleza da diversidade é possível e viável existir. Paz, saúde e muito sucesso a ambos e equipe :)
Só me arrepender de não ter ido no show do emicida vim aqui sabia que tinha algo precioso 💎 aqui pra todo o mundo. Gratidão.
Caramba!!! Li ontem sobre essa excursão no livro “ A origem do samba” de Lira Neto!
Vcd são a nossa essência....🥰
Onde é a origem do samba ?
Está tudo muito difícil neste tempo em que vivemos, mas eu sou honrada por ser contemporânea do Prof. Silvio Almeida e de Emicida.
Que encontro rico, necessário, fundamental para se pensar a vida numa sociedade digna, plural e solidária. Vocês encontraram a água e sabem, como sabem, dividí-la. Me emocionei várias vezes, aprendi todo tempo. Minha gratidão e respeito pelo trabalho de vocês, brasileiros incríveis!
Estava ansioso pela segunda parte! Foi realmente emocionante. Obrigado por divulgar uma conversa tão rica quanto essa!
Emocionante! A compreensão da importância do samba para o povo brasileiro, histórica, cultural, espiritual, sensorial é imensa ... Mas conseguir expressar tão profundamente como Emicida é fantástico! Obrigada a ambos! Viva o povo brasileiro!!
Vocês são minha referência para que possamos construir futuros possíveis para a comunidade preta brasileira! Muito obrigado! Parabéns!!!
Quanta honra. Obrigada meu Deus por ter-me permitido VIVER PRA VER PESSOAS NEGRAS INTELIGENTÍSSIMAS FALANDO COM TANTA GENIALIDADE E DELICADEZA DE PESSOAS NEGRAS
"Encontrou a água e foi dividir com quem tem sede"!!!!!! Obrigada por vcs existirem e ajudar todos(as) nós a matar/ diminuir a sede!
Sensacional! Muito inspirador!!!
A descoberta de África como potência! Abrindo as portas para um mundo mais igual! :D
Estive na África do Sul em 2018 e o maior choque que tive foi o estético. olhar para outdoors e ver modelos negros nas propagandas de bebidas e roupas que aqui no Brasil apenas brancos fazem foi algo transformador. a experiência de viver a África foi essencial e mudou minha cabeça. visitar o museu do apartheid foi ética e esteticamente transformador. a África é fundamental para entendermos o mundo. não só o Brasil, mas o mundo... recomendo a leitura de "História da África", do José Rivair Macedo.
Estou encantada e alimentada com esse papo esperançoso e de reafirmação da grandeza e colaboração do nosso povo, para construção e sentido da nossa vida. Gratidão aos dois por dividirem um pouco dessa água conosco❤. Tá aí o sentindo da luta de muitos. Gratidão
Que orgulho ver dois homens negros debatendo em alto nível!!!
Com tempos sombrios que estamos vivendo, ouvir esses dois caras da uma esperança imensa de tempos melhores.
Quando pisei na África senti o vermelho do sol , olhava tudo a minha volta vemelho, foi mágico só um dia e por um dia ficou marcado na mennte . Fui pra Austrália presente de minha irmã que mora lá ,mas foi aquele dia na África que me marcou profundamente , direto do sertão mineiro pro berço do mundo
Os dois são fantásticos. Que bom conhecer pessoas tão necessárias a nossa luta
Nossa vcs são brilhantes... o Emicida é o cara... aos olhos de um menino vai ficar no meu coração pra sempre.. vídeo game Atari kkkkk é nós puro anos 80 ...
Professor Silvio. De longe foi uma das conversas que mais me impactou.
Emicida. "" O racismo vai morrer gritando! ""
Gratidão por compartilharem o conhecimento....
Dois gigantes do conhecimento. Total respeito e admiração. A história que Emicida contou tem proximidade com a fala de uma conhecida minha da Guiné Bissau. Uma vez eu perguntei a ela por que alisava o cabelo, sendo que as mulheres negras brasileiras estavam num movimento de voltar às raízes. Ela me respondeu que nós vivemos esse ranço da escravidão e esse tipo de movimento marca uma herança colonial que nós negros e negras brasileiros/as sempre estamos tentando nos livrar. Já em África ela nunca precisou se preocupar com isso, pois todo mundo é preto/a, todo mundo é igual. Realmente, faz sentido.
Eu não vejo a hora de colocar meus pés na África, tenho a impressão que vou transbordar em lágrimas. No ano que a Vila cantou Angola, quando retornei para minha cidade, tive a chance de palestrar para uma delegação de angolanos, até hoje lembro de falar da gestão de pessoas da minha instituição, mas terminei recitando o samba da Vila para eles.
Escutando a entrevista da dona Jacira hoje da pra saber da onde vem essa sabedoria do Emicida
Mestre , precisamos fazer movimentos para transformar a lucidez de vcs em representantes nós governos , em todas os níveis...Precisamos por gente lá! Só legislando pra nós e que vamos reverter o jogo!!! Parabéns , extasiado com esta prosa de vcs!
Neim sei como me expressar...
"- deixei de ser um homem preto para ser um homem"... chorei... séloko... obrigado Emicida, obrigado Professor Silvio...
#ConsciênciaNegra: ultimamente muitos Africanos-Americanos todos com nível superior e com situação financeira estável; estão buscando países para se mudar devido as tensões raciais. Ghana e vários países Africanos estão facilitando a migração de Africanos Americanos para se tornarem residentes nesses países e ajudarem a contribuir para o crescimento desses países com oportunidades. Outros paises em Ásia e Europa e países como Costa Rica. Considerando a Suiça das Américas. Países Africanos tem sido uma grande escolha porque não existe tensão racial já que o poder está nas mãos da maioria da população (democracia representativa) que é o povo africano. Como é na Europa os brancos estão no poder porque a maioria da população é branca e vota nos brancos.Na África a maioria da população é africana nativa então vota nos seus. Sem a tensão racial os americanos tem oportunidade de focar em crescimento próprio e da sociedade. Eu venho acompanhando especialmente Botswana. O primeiro de varios países Africanos governados Africanos nativos a eliminarem a corrupção e investir em educação atualmente com melhores índices sociais e infraestrutura e segurança e qualidade de vida para o seu povo, mostrando que é possível. Para mim é muito importante saber que o dinheiro pago em imposto é adm com inteligencia, competência e compromisso para o bem de todos na nação. Porque sumplesmente todo mundo se beneficia. Como eu gostaria do Brasil se tornar a Wakanda fora de África e atrair Africanos Americanos de classe média(intelectual e financeira) e ajudar a construir um grande país destino das diásporas africanas nas Americas, Europa e Ásia, mas o brasileiros ainda preferem (estar) como colonos dos brancos no Brasil e nos outros continentes. Periferia do mundo. Enquanto outros países estão trabalhando e lutando e se unindo para sair dessa condição.
Botswana será meu próximo país a visitar não quero morrer antes de ver potências africanas(povo que sabe que é pantera negra e não gato preto) e se comporta como pantera negra. Quem vai aê...
Video (1) Um casal que mudou para Ghana: ua-cam.com/users/ExpatLifeGhana
10
Video (2) 10 Paises para se aposentar na África: ua-cam.com/video/RGg5cigAa-E/v-deo.html
QQ1
Que honra ouvi-los. Que honra!!! Obrigada 🖤
Esse programa é tão necessário e importante para nós pretos que buscamos através do conhecimento e das narrativas trazidas adquirir saberes,nos empoderarmos e vermos que a nossa história pode e deve ser diferente e não somente por nós,mas para que a próxima geração saiba do seu poder, beleza e força
Gratidão por toda essa riqueza✊🏿
Muito grata por vocês compartilharem tanto, os dois vídeos tiveram impacto super positivo na minha semana. Estou contente demais pela oportunidade de acessar este conteúdo! :)
Espetacular. Obrigado Silvio, Emicida. A gente DEVE lutar. Da muito orgulho e alegria ver pessoas assim como vcs tendo real influencia no nosso pais. Obrigado por compartilharem suas ideias e inspirarem a gente.
Muito obrigado Silvio e Emicida pela conversa profunda, necessária e esperançosa!
Que conversa iluminadora!!
Parabens!!! A África é maior que o eurocentrismo!!
Eu vivia uma visão eurocentrica!!
Parabens aos dois!!
E uma honra mesmo Emicida,ter um Silvio de Almeida no Brasil e quantos deve existir que ainda não foram descobertos??!!parabéns aos dois por esse video!!
Que delícia esse final de entrevista e que delícia ver o Sílvio com esse lado descontraído à mostra. Sempre o vi nas palestras super formal e agora no ambiente de casa todo à vontade, chamando irmão, rindo bastante, falando de videogame ♡ Inspiração de ser humano.
Que delícia a conversa do Emicida, muito tranquilo e firme, instigando a intelectualidade, a vida, os estudos e não a violência ♡ Inspiração de ser humano
Professor, você tem dimensão da grandiosidade da revolução que está provocando? Você está no ajudando a fazer uma síntese em tempo real de qual será a história que NÓS vamos escrever e contar daqui pra frente. É apropriação e empoderamento, passando por tudo que nos constitui e explorando universos para além das narrativas às quais nos acostumamos, e que até ontem cumpriam muito bem seu papel de limitar nossa existência. Muito obrigado!
Amos vocês dois. Estou cansada de academicismo. Eu cresci na ZL em S. Paulo. Hoje tenho dois cursos universitários, mestrado e doutorado pela USP , mas odeio, detesto, ter de falar academiquês porque isso afasta as pessoas com quem preciso manter contato. Vim para o Tocantins para estar mais próxima das pessoas e, ainda assim, encontro muita vaidade e arrogância na universidade. Um educador não pode ser arrogante. Obrigada!
É de lavar a alma, a louça, a casa e a calçada!! Quantos paradigmas quebramos na nossa ínfima grandeza diante de dois caras que, sinceramente, vou gritar: Esse é o Meu Brasil. Axé!
Me senti atravessando o Atlântico em Direção à nossa mãe África com essa conversa enriquecedora. Agradecido por me proporcionar momentos como esse, meus irmãos @Emicida e @silvioalmeida
Me chamo Boris e, nossa, essa entrevista me fez pensar em tantas coisas... gostei demais!
Que experiência transformadora a viagem para a África do Emicida, que história emocionante! Realmente precisamos ampliar nossos horizontes e ver a grandeza da história e cultura africana que engrandece o Brasil em vários sentidos (o exemplo do Pixinguinha é ótimo, talvez o maior da música genuinamente brasileira com todo o desenvolvimento da riqueza e beleza rítmica, melódica e harmônica - lembrando que o choro é anterior ao samba. Se a Europa toma como base Bach para o desenvolvimento da sua música, aqui a base da música brasileira reconhecida mundialmente parece ser o Pixinguinha).
E se a gente pensar em cada canto da América que o negro pisou, ele plantou o DNA africano como diz o grande músico baiano Letieres Leite (p. ex., na música: choro, samba, jongo, reggae, blues, gospel, rap, salsa, merengue, axé, ijejá, calipso, jazz, tango... são tantos desdobramentos! O que seria da música desses lugares se os negros não tivessem ido para lá?). Aliás, o Letieres poderia ser uma pessoa bem interessante para uma conversa aqui também. Ele tem um método musical baseado na oralidade negra (percebida no modo como a música é aprendida nos terreiros de candomblé) que parece ser outra coisa importante nos dias de hoje para realmente haver um aprendizado (no sentido de se interiorizar o conhecimento, fazer parte da vida de forma mais humanizada, e não apenas haver uma informação sobre o conhecimento, muitas vezes de forma alienada, desumanizada - como parece que acontece na "educação" formal).
Sobre a fala do Emicida, quando ele diz que se sentiu uma pessoa, um homem e não um homem negro na África, lembrei quando estava fazendo meu mestrado e em uma disciplina tinha um aluno africano (de Moçambique, estava fazendo doutorado no RJ), e alguém perguntou como ele se sentia aqui no Brasil, como percebia o racismo. Ele disse de uma forma muito bonita e positiva que não tinha o sentimento de ser "diferente" por ser negro, simplesmente se achava igual a todo mundo e transitava por todos os lugares normalmente. Ou seja, parece que a vivência dele lá não era excludente, então ele não se sentia diferente.
Que potência de vídeo! Que entrevista! Vcs são fantásticos!!
Prof. Silvio maravilhoso esse encontro com Emicida! Fantástico, obrigada por serem referência pra sociedade negra no Brasil. Revolução Black já. Obrigada pela experiência libertadora!❤️👏🏿👏🏿👏🏿
Sigam sendo “cães que guardam as estrelas”! Vocês mudam o mundo! Para melhor! 👏🏻👏🏻👏🏻
Foda! A conversa foi linda, maravilhosa. Silvio e Emicida, eu me senti junto com vocês, na mesma sala, no sofá de casa.
Com a pandemia, pude conhecer pretos maravilhosos... Vcs dois são demais. Agradeço demais pela existência de VCS neste tempo e espaço ✊🏽✊🏽👏🏽👏🏽😊
Silvio, toda vez que ouço voce falar eu choro de emoção. Não tem jeito. Emicida em muitas oportunidades também. Hoje o almoço foi cheio de lágrimas de emoção!
"A gente deve reivindicar o impossível."
ALMEIDA, S. 2020
👏👏👏👏👏
Vou levar isso e esse vídeo, para a minha vida toda.
Não tem como ler e ouvir o Silvio e não se encantar com o tamanho do intelecto e da humildade. Duas mentes brillhantes que me fazem sentir orgulho todo dia de ser preta e de tá nos corre por um espaço nosso! Foi muito importante na mimha trajetória na Medicina e em ocupar os nossos espaços no meio acadêmico também!
Comentando pela importância de engajar um conteúdo de tamanha relevância. Máximo respeito!
Meu coração bombeou muito assistindo vocês. Me emocionei, ri, tudo muito intenso e rico. Sou grata pela existência de vocês, que bom encontrar na minha jornada da vida vocês dois. Muito muito obrigada!!!
Ouvir o Emicida falar é muito prazeroso
Junto com o Silvio ainda... Perfeito, então
Obrigada, Silvio e Emicida! Grandes referências. Precisamos retroalimentar as estratégias de resistência e o trabalho de vocês propicia isso. ✊
Boa tarde! Mais uma Live Maravilhosa assistida neste canal! Não pare Silvio! Gratidão 🙏🏾