Cada episódio que eu assisto dessa série Habitar Habitat eu levo um sopro de esclarecimento! Fico emocionada com as histórias e com a força das pessoas envolvidas, como é bom aprender, tirar a venda, escutar o outro lado. Que alegria ter acesso a esse material❤
Parabéns à essa senhora, do Movimento dos sem terra.Nessas horas me orgulho de ser mulher,pois são mulheres guerreiras iguaia à vc Maria, que me dão um baita orgulho de ser mulher.
no século 21 isso significa morte, pobreza e destruição todos os países que fizeram reformas agrárias no século 20 tiveram resultados assustadoramente terríveis Camboja é um bom exemplo
@@lsbzkr pobreza no norte é decorrente de um plano diretor fodido da década de 60 e a capacidade extremamente assustadora dessas pessoas não saberem votar.
Quanta consciência dessas senhoras! Quantos depoimentos sinceros e que evidenciam a resistência do nosso povo em lutar pelo direito à terra=vida! Viva o MST! Vivas às lutas do povo!
em relação a senhora do final, enquanto ela convidava a equipe para adentrar sua casa eu pensava ''que senhora mais meiga e indefesa'' Depois ela começou a narrar sua historia e vi que quem ve cara nao ve coraçao, que coragem!!!!!!!
Pouquíssimas visualizações... excelente documentário! Força a esse povo trabalhador tão incompreendido! Governo atual quer tacar veneno no nosso prato, no ar, nas águas, na terra... muito triste meu povo!
Continuem lutando pela terra de vocês. Não permitam que esses descentes de colonizadores continuem roubando o que é nosso. Já basta tudo que causaram no passado e a herança que desfrutam hoje de terras que tomaram posse na colonização, exploração, escravidão, tortura, guerra. Até hoje seguem querendo tirar o que é nosso!
é outra questao injusta no brasil. mesmo sendo o quinto pais mais extenso do mundo, com tanta terra desocupada, nao pode acomodar agricultores sem terrra.
Ah se tudo nesse país fosse feito direito, não teríamos tantas desigualdades e o país seria mais produtivo e feliz. Tirar os bandidos desses movimentos sociais e deixar as pessoas sérias, vamos ver se esse país não anda.
Sou a favor de repartir como em TODO O MUNDO se fez. Latifúndio é pra soja e exportação. A maioria da produção interna pro consumo de cooperativas e agricultura familiar. E não se come só soja, trigo e milho não
@Sophia A Vc está corretíssima, no quesito da importância de uma racionalização da produção do campo. Nada se faz em grande escala sem racionalização e planejamento em escala industrial. O problema é que a constituição histórica do povoamento do campo no Brasil sempre se deu de maneira desigual e desregrada. Desde a sesmarias, cedidas diretamente pelos reis lusitanos a proprietários riquíssimos, únicos capazes de financiar a expansão pelos sertões, até a formação das grandes oligarquias já no século XIX e XX. Isso tudo contribui para que ainda hoje MUITA terra esteja na mão de muito pouca gente e ainda, não nas mãos de empresas, mas de famílias. Muitos latifúndios seguem ainda um modelo de exploração extensiva do solo e da natureza de forma abusiva visando apenas o lucro imediato, uma mentalidade colonial e não industrial. Isso vem do sistema de plantation colonial de exportação que "malemá" mudou. Isso gera degradação da terra já humanizada que sofre com problemas de fertilidade e eu nem falei da expansão ilegal e mafiosa no centro oeste que destrói biomas é áreas de preservação. Dessa forma, muitas terras de monocultura no Brasil operam sem essa mentalidade de que falamos e nem somos capazes de fazer direito, de forma capitalista, aquilo que melhor fazemos: exportar. Degradamos nosso solo e nossos biomas. Por isso é necessário uma Reforma Agrária, um projeto regrado e pensado que ceda terras para monocultura e exportação e mercado interno, terras para mercado interno e subsistência. Isso nunca ocorreu em larga escala. E por fim, respondendo à sua primeira resposta e questionamento: "por que não dividir sua própria terra antes das dos outros?" Bom se houvessem terras a serem divididas pelos desvalidos do campo, se não houvesse tanta concentração fundiária na mão de tão poucos e tão ricos e que nem sabem cultivar a terra direito... bom se tudo isso houvesse, aí sim, seu questionamento deixaria de ser cínico.
O governo precisa rever as regras da reforma agrária: Lá no MT, a fazenda do meu tio foi desapropriada nos anos 90....E hj boa parte dos assentados já venderam ou arrendaram seus lotes!! Ou seja: o governo gastou $$$ a toa!
@Sophia A Vcs que não entendem, ou se recusam a entender. As propriedades ocupadas são aquelas improdutivas, geralmente grandes pedaços de terra. Aí vem o desinformado e pensa que o MST vai invadir o apartamento do papai ou a sua pequena casinha no suburbio de sp, ou seu apezinho na praia. Não fia, não é assim. Acorda
@Sophia A Ta vendo, não quer entender. Falar em carimbo ou ministério da agricultura é tratar o assunto com ironia. É perfeitamente possível identificar quando a terra é improdutiva, inclusive no doc tem exemplos. Contudo, eu acho que entendo o que vc está dizendo, realmente existem bandidos no movimento. Pessoas de má índole, criminosos. E lamento que tenham roubado sua terra, de verdade. Tenho parentes no interior de Minas Gerais e sei da dificuldade. Mas é errado generalizar e deturpar o movimento por conta de alguns maus elementos, principalmente um movimento que luta contra a desigualdade social como o MST. Não concordo que ocupem terras de pequenos produtores, mas sim de latifundiários que não usam e nem irão usar o pedaço de terra em questão. Vc tá aí criticando a sociedade, mas parece que tá movida pelo ódio, sem lucidez, generalizando as coisas. Em todo segmento existe o errado - um político corrupto eleito democraticamente não significa que a democracia tem que acabar ou que é ruim. Um padre pedófilo não quer dizer que o Catolicismo só tem padre pedófilo ou que a igreja deve ser extinta. Temos que parar de generalizar, estamos muito radicais, e assim corremos o risco de sermos levianos e injustos.
@@gabrielm6710 Para de falar merda eu moro no RS, numa zona rural a uns 3 anos um desses movimentos brotou aqui e invadiram uma fazenda que não tava para vender nem 3 meses graças a deus a polícia tirou esses bandidos daqui.
Meu Deus que absurdo!! Essa mulher não acha errado ocupar o que é dos outros 😱😱!! Nossa só no Brasil mesmo 😱😱 Não interessa o que o dono faz , se planta ou não. Ele trabalhou e comprou à terra
Não é questão de interessar ou não, isso está previsto em lei. Uma terra que está improdutiva ou parada ela pode sim ser ocupada e usada para produção de algo, é lei, ninguém tirou isso de traz da orelha não. Se quiser saber mais é só procurar sobre a lei n° 4.504 😊
Muitas terras não foram compradas.... os portugueses pegaram as terras que eram dos índios.. e foi passando de geração por geração.. ate uns 70 anos atras os portugueses deu terras para os europeus/ italianos, alemães, etc.... anos o fim da escravidão há 132 anos, os negros ficaram chupando os dedos .. conquanto os imigrantes europeus ganharam suas terras 50 anos doações de terras.
Claro q tem muitos são por maluquici mesmo ,tentando ganhar terra a maioria morre e não ganha e nada povo bom de trabalhar só sabe conversar e fazer filho no mato
Ta certissima Mayumi, as terras da minha família ja tentaram invadir também depois que nos voltamos para a Alemanha, mas os funcionários ja sabiam o que fazer, nunca mais ninguém tentou invadir
@@valeriareis1231 compradas querida, ta achando o que? Deixa desse vitimismo de 1500! Ah uma dica, vá estudar português, " se alguém ganhou, e de graça" vai estudar bonita e para de querer lacrar.
@@heinrichhorster primeiro que não é de 1500. A escravidão acabou tem 132 anos. Em 1888 . Vai vc estudar.. Veio para o Brasil , teve seus privilégios e não reconhece. Aí e foda.. Se vcs não tivessem ganhando nada. Estaria que nem os negros na favela. Então para de ser hipócrita.
@@valeriareis1231 quem tá falando em escravidão aqui? Que europeu que anda ganhando terras no Brasil? Para de misturar as coisas!!! Brancos também trabalham tá? Ou vc acha que todo mundo é mal caráter e invasor de terras alheias. Me poupe, se poupe, nos poupe das suas teorias e achismos.
Fico com pena dos proprietários que têm que gastar rios de dinheiro com advogado pra conseguir a reintegração de posse. Daí vem outra turma, faz de novo, e ele precisa gastar mais pra pedir novamente. O sujeito fica pobre só tentando defender os seus direitos. Os Sem terra tinham que entrar é nas terras que pertencem ao Estado. Aqui na minha cidade mesmo, tem terras que pertencem à Marinha. Eles entram? Porra nenhuma! Mas nas terras de particulares eles tão entrando direto.
kkkk,o latifundiaro tem rio de dinheiro pra gastar com advogado,pagar pistoleiro pra degolar indigena e você ta com pena dela?ó,tadinho,fazendeiro compra 99999 hectar de terra pra deixar parado,quando mexe desmata area ilegal,mas tadinho é de dar pena,vai ter que guardar o dinheiro de ir pra disney e mandar o filho pra Suecia pra gastar com advogado?Ah não que injustiça,vou defender ele na internet tambem malditos sem terra,vagabundos preguiçosos,protege eles capitão boçonaro
@@gs-nq6mw Eles não entram só em terra de milionário não filha. Já entraram nas terras do meu pai. E nós somos comerciantes de cidadezinha pequena. Tem ninguém aqui nadando na grana não. Nossas terras são a poupança de anos de trabalho de segunda a sábado na nossa loja. Meu pai já foi açougueiro, caminhoneiro, pedreiro, até conseguir montar um comércio que desse certo pra vir um bando de descansados querer tirar o que ele conquistou!
@@hermanot0rres Eu não entendo disso. Tenho duas casas junto com meus irmãos. Mas são casas bem simples de pobre mesmo. Um safado casou com minha mãe e a convenceu a se casar com comunhão total de bens.Ele ameaçava nos o tempo todo e se achava... Deu trabalho pra conseguirmos pegar de volta. A sensação de perder algo que é seu direito é horrível. Injusto. Cada caso é um caso. Tenho pena dos dois lados.
é invasão. pois essa terra que invade tem dono. seria ocupação se fosse uma terra que não tivesse nenhum dono. eles invadem porque ter uma casa tem que pagar impostos, luz, agua.
Parabéns pelo documentário. ..vai vim críticas aqui no meu comentário mas se a terra tem dono" então tem dono.."simples...e invasão ou ocupação é a mesma coisa...não tá certo...."ajeitamento"??? (P ver como é vem até povo do exterior p "VISITAR "...)
@Sophia A Voce fala o que não sabe, eles ocupam terras improdutivas de grandes latifundiários. Não tente incriminar algo que não conhece. O MST alimenta sua casa.
Todo mundo tem q trabalhar pra ter o seu simples assim se tem dono já está ocupada Nada contra os sem terra mas quem não pode comprar trabalha e paga aluguel fica atrás do q do outro tendo saúde e força pra trabalhar se enchendo de filhos ... deus não está nisso daí a Cezar o q e de Cezar ....
Não importa se o dono quer ou não plantar ali, se a pessoa pagou pela terra é dela!!! Desculpa mas sempre achei errado isso, aquilo que vc ou sua familia não comprou não é seu e pronto!!!
Muitas dessas terras não foram compradas. Existe algo muito comum nesse país que se chá grilagem, ou seja, a pessoa não paga, só consegue regularizar a terra como dele e pronto.
@@Limonada12163 isso é mais comum no centro oeste, norte e sudeste..... No sul as terras são legalizadas e efetivamente compradas pelas pessoas......Nao é justo eles invadirem aqui
Cada episódio que eu assisto dessa série Habitar Habitat eu levo um sopro de esclarecimento! Fico emocionada com as histórias e com a força das pessoas envolvidas, como é bom aprender, tirar a venda, escutar o outro lado. Que alegria ter acesso a esse material❤
Estou cada vez mais apaixonada por estes documentários que a equipe do SESC produziu!Parabéns!
Parabéns ao sesc e equipe! Excelente material!
Parabéns à essa senhora, do Movimento dos sem terra.Nessas horas me orgulho de ser mulher,pois são mulheres guerreiras iguaia à vc Maria, que me dão um baita orgulho de ser mulher.
Parabéns à esta chefe das mulheres dos sem terra Tens meu respeito
Com tanta gente honesta pra vx se orgulhar, e vc achando que essa senhora invasora de terras alheias e um bom exemplo! Deus que me livre.
Duda 22 quem deveria ir estudar e voce, aprende a escrever, seus erros são terríveis! Nem me dei ao trabalho de ler essas suas asneiras.
Duda 22 VC esta na 5 serie Certo ? 🤣🤣🤣🤣🤣
@@marisac4379 kskskskks carai nunca li tanta besteira na minha vida
Episódio excepcional. Continuem a produzir mais material deste tipo.
Que série maravilhosa! Viva o MST!
Reforma agraria é algo essencial.
no século 21 isso significa morte, pobreza e destruição todos os países que fizeram reformas agrárias no século 20 tiveram resultados assustadoramente terríveis Camboja é um bom exemplo
@@waltt_pasz2624
Norte pobreza e destruição é ocasionada pelo acúmulo de riquezas decorrente do capitalismo.
@@lsbzkr e a melhor solução é a poha de uma reforma agrária? não estamos mais no século 19 parceiro.
@@lsbzkr pobreza no norte é decorrente de um plano diretor fodido da década de 60 e a capacidade extremamente assustadora dessas pessoas não saberem votar.
Para realmente que ão tem casa.Muitos tem e querem uma segundo ou terceira sem pagar.
Muito bom! Excelente série e episódio! Reforma agrária já!
Encantada com a fala da Maria, super consciente com a natureza.
Quanta consciência dessas senhoras! Quantos depoimentos sinceros e que evidenciam a resistência do nosso povo em lutar pelo direito à terra=vida! Viva o MST! Vivas às lutas do povo!
Como é possível um país tão grande não ter terra para o seu povo .
O reflexo de uma sociedade hipócrita.
Capitanias hereditárias 🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Não tem nada a ver com hipocrisia....
em relação a senhora do final, enquanto ela convidava a equipe para adentrar sua casa eu pensava ''que senhora mais meiga e indefesa'' Depois ela começou a narrar sua historia e vi que quem ve cara nao ve coraçao, que coragem!!!!!!!
Gostei muito lindo este lugar
Pouquíssimas visualizações... excelente documentário! Força a esse povo trabalhador tão incompreendido! Governo atual quer tacar veneno no nosso prato, no ar, nas águas, na terra... muito triste meu povo!
sabe nem o que ta falando coitada
É sempre muito interessante ver os programas dessa série
EXCELENTE!
Excelente!
Continuem lutando pela terra de vocês. Não permitam que esses descentes de colonizadores continuem roubando o que é nosso. Já basta tudo que causaram no passado e a herança que desfrutam hoje de terras que tomaram posse na colonização, exploração, escravidão, tortura, guerra. Até hoje seguem querendo tirar o que é nosso!
que lindo esse lugar
é outra questao injusta no brasil. mesmo sendo o quinto pais mais extenso do mundo, com tanta terra desocupada, nao pode acomodar agricultores sem terrra.
ótimo episódio
Parabéns eu também já fiz tudo isto
Reportagem maravilhosa!
Ah se tudo nesse país fosse feito direito, não teríamos tantas desigualdades e o país seria mais produtivo e feliz. Tirar os bandidos desses movimentos sociais e deixar as pessoas sérias, vamos ver se esse país não anda.
Como è possivel um Pais de 8.500.000. quilometri quadrati nao haver terra para os brasileiros quando tem tanta terra?
Infelizmente tem muitos herdeiros, poucos são donos de muito. Precisamos partilhar a terra
Sim, até parece que Deus vendeu um lote de terra pra cada um quando criou o mundo.
Sou a favor de repartir como em TODO O MUNDO se fez. Latifúndio é pra soja e exportação. A maioria da produção interna pro consumo de cooperativas e agricultura familiar. E não se come só soja, trigo e milho não
@Sophia A Vc está corretíssima, no quesito da importância de uma racionalização da produção do campo. Nada se faz em grande escala sem racionalização e planejamento em escala industrial. O problema é que a constituição histórica do povoamento do campo no Brasil sempre se deu de maneira desigual e desregrada. Desde a sesmarias, cedidas diretamente pelos reis lusitanos a proprietários riquíssimos, únicos capazes de financiar a expansão pelos sertões, até a formação das grandes oligarquias já no século XIX e XX. Isso tudo contribui para que ainda hoje MUITA terra esteja na mão de muito pouca gente e ainda, não nas mãos de empresas, mas de famílias. Muitos latifúndios seguem ainda um modelo de exploração extensiva do solo e da natureza de forma abusiva visando apenas o lucro imediato, uma mentalidade colonial e não industrial. Isso vem do sistema de plantation colonial de exportação que "malemá" mudou. Isso gera degradação da terra já humanizada que sofre com problemas de fertilidade e eu nem falei da expansão ilegal e mafiosa no centro oeste que destrói biomas é áreas de preservação. Dessa forma, muitas terras de monocultura no Brasil operam sem essa mentalidade de que falamos e nem somos capazes de fazer direito, de forma capitalista, aquilo que melhor fazemos: exportar. Degradamos nosso solo e nossos biomas. Por isso é necessário uma Reforma Agrária, um projeto regrado e pensado que ceda terras para monocultura e exportação e mercado interno, terras para mercado interno e subsistência. Isso nunca ocorreu em larga escala. E por fim, respondendo à sua primeira resposta e questionamento: "por que não dividir sua própria terra antes das dos outros?" Bom se houvessem terras a serem divididas pelos desvalidos do campo, se não houvesse tanta concentração fundiária na mão de tão poucos e tão ricos e que nem sabem cultivar a terra direito... bom se tudo isso houvesse, aí sim, seu questionamento deixaria de ser cínico.
O governo precisa rever as regras da reforma agrária:
Lá no MT, a fazenda do meu tio foi desapropriada nos anos 90....E hj boa parte dos assentados já venderam ou arrendaram seus lotes!!
Ou seja: o governo gastou $$$ a toa!
Fonte: vozes da minha cabeça
@Sophia A ele não tem....
É um piá de apartamento típico da esquerda cirandeira! Rsrs
@Sophia A Vcs que não entendem, ou se recusam a entender. As propriedades ocupadas são aquelas improdutivas, geralmente grandes pedaços de terra. Aí vem o desinformado e pensa que o MST vai invadir o apartamento do papai ou a sua pequena casinha no suburbio de sp, ou seu apezinho na praia. Não fia, não é assim. Acorda
@Sophia A Ta vendo, não quer entender. Falar em carimbo ou ministério da agricultura é tratar o assunto com ironia. É perfeitamente possível identificar quando a terra é improdutiva, inclusive no doc tem exemplos. Contudo, eu acho que entendo o que vc está dizendo, realmente existem bandidos no movimento. Pessoas de má índole, criminosos. E lamento que tenham roubado sua terra, de verdade. Tenho parentes no interior de Minas Gerais e sei da dificuldade. Mas é errado generalizar e deturpar o movimento por conta de alguns maus elementos, principalmente um movimento que luta contra a desigualdade social como o MST. Não concordo que ocupem terras de pequenos produtores, mas sim de latifundiários que não usam e nem irão usar o pedaço de terra em questão. Vc tá aí criticando a sociedade, mas parece que tá movida pelo ódio, sem lucidez, generalizando as coisas. Em todo segmento existe o errado - um político corrupto eleito democraticamente não significa que a democracia tem que acabar ou que é ruim. Um padre pedófilo não quer dizer que o Catolicismo só tem padre pedófilo ou que a igreja deve ser extinta. Temos que parar de generalizar, estamos muito radicais, e assim corremos o risco de sermos levianos e injustos.
@@gabrielm6710 Para de falar merda eu moro no RS, numa zona rural a uns 3 anos um desses movimentos brotou aqui e invadiram uma fazenda que não tava para vender nem 3 meses graças a deus a polícia tirou esses bandidos daqui.
23:46
E eu me lembrei nitidamente do livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell...
👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Mulher simpática. Mas eita mulher pra gostar de fazer filhos. A PRIMEIRA. 15. Que Deus a abençõe.
Meu Deus que absurdo!! Essa mulher não acha errado ocupar o que é dos outros 😱😱!! Nossa só no Brasil mesmo 😱😱 Não interessa o que o dono faz , se planta ou não. Ele trabalhou e comprou à terra
Não é questão de interessar ou não, isso está previsto em lei. Uma terra que está improdutiva ou parada ela pode sim ser ocupada e usada para produção de algo, é lei, ninguém tirou isso de traz da orelha não. Se quiser saber mais é só procurar sobre a lei n° 4.504 😊
Também fiquei me perguntando, mesmo que a terra nao esteja produzindo nada, ninguém tem o direito de invadir nada!
Muitas terras não foram compradas.... os portugueses pegaram as terras que eram dos índios.. e foi passando de geração por geração.. ate uns 70 anos atras os portugueses deu terras para os europeus/ italianos, alemães, etc.... anos o fim da escravidão há 132 anos, os negros ficaram chupando os dedos .. conquanto os imigrantes europeus ganharam suas terras 50 anos doações de terras.
@@valeriareis1231 isso não justifica ninguém invadir nada, quem não comprou ou herdou não é dono de nada e ponto!
Vdd
Eu acho dificil esse idosos não terem filhos, e familia, e se tem aonde moram pois que tem famila ta com a familia junto né?
Claro q tem muitos são por maluquici mesmo ,tentando ganhar terra a maioria morre e não ganha e nada povo bom de trabalhar só sabe conversar e fazer filho no mato
Se ocupar meu sítio que eu trabalhei tanto pra comprar aí no Brasil!! O Caseiro já sabe o que fazer !!
Ta certissima Mayumi, as terras da minha família ja tentaram invadir também depois que nos voltamos para a Alemanha, mas os funcionários ja sabiam o que fazer, nunca mais ninguém tentou invadir
@@heinrichhorster certamente terras q sua família ganhou de graça ne.
@@valeriareis1231 compradas querida, ta achando o que? Deixa desse vitimismo de 1500! Ah uma dica, vá estudar português, " se alguém ganhou, e de graça" vai estudar bonita e para de querer lacrar.
@@heinrichhorster primeiro que não é de 1500. A escravidão acabou tem 132 anos. Em 1888 .
Vai vc estudar..
Veio para o Brasil , teve seus privilégios e não reconhece. Aí e foda..
Se vcs não tivessem ganhando nada. Estaria que nem os negros na favela.
Então para de ser hipócrita.
@@valeriareis1231 quem tá falando em escravidão aqui? Que europeu que anda ganhando terras no Brasil?
Para de misturar as coisas!!! Brancos também trabalham tá? Ou vc acha que todo mundo é mal caráter e invasor de terras alheias. Me poupe, se poupe, nos poupe das suas teorias e achismos.
Fico com pena dos proprietários que têm que gastar rios de dinheiro com advogado pra conseguir a reintegração de posse. Daí vem outra turma, faz de novo, e ele precisa gastar mais pra pedir novamente. O sujeito fica pobre só tentando defender os seus direitos.
Os Sem terra tinham que entrar é nas terras que pertencem ao Estado. Aqui na minha cidade mesmo, tem terras que pertencem à Marinha. Eles entram? Porra nenhuma! Mas nas terras de particulares eles tão entrando direto.
kkkk,o latifundiaro tem rio de dinheiro pra gastar com advogado,pagar pistoleiro pra degolar indigena e você ta com pena dela?ó,tadinho,fazendeiro compra 99999 hectar de terra pra deixar parado,quando mexe desmata area ilegal,mas tadinho é de dar pena,vai ter que guardar o dinheiro de ir pra disney e mandar o filho pra Suecia pra gastar com advogado?Ah não que injustiça,vou defender ele na internet tambem malditos sem terra,vagabundos preguiçosos,protege eles capitão boçonaro
@@gs-nq6mw Eles não entram só em terra de milionário não filha. Já entraram nas terras do meu pai. E nós somos comerciantes de cidadezinha pequena. Tem ninguém aqui nadando na grana não. Nossas terras são a poupança de anos de trabalho de segunda a sábado na nossa loja. Meu pai já foi açougueiro, caminhoneiro, pedreiro, até conseguir montar um comércio que desse certo pra vir um bando de descansados querer tirar o que ele conquistou!
@@gs-nq6mw KKKKKKKK
@@hermanot0rres Eu não entendo disso. Tenho duas casas junto com meus irmãos. Mas são casas bem simples de pobre mesmo. Um safado casou com minha mãe e a convenceu a se casar com comunhão total de bens.Ele ameaçava nos o tempo todo e se achava... Deu trabalho pra conseguirmos pegar de volta. A sensação de perder algo que é seu direito é horrível. Injusto. Cada caso é um caso. Tenho pena dos dois lados.
Concordo com seu comentário.
Quando Deus deu a terra pra todos não deu título
Meu sonho é mora no Rio Grande do Sul. Mais precisamente em um sítio ou fazenda. Amo natureza. Seria capaz de me transformar em Sem Terra.
Eu minha família meus amigos tbm estamos pensando nessa possibilidade
Vai! Precisamos de mais agricultores do que de engenheiros
tem coisas que nunca vai mudar o que é serto é serto e o que é errado é errado
Viva o MST!
Quem é o apresentador que inicia o vídeo?
O MST vive
Na sua cabeça sim
é invasão. pois essa terra que invade tem dono. seria ocupação se fosse uma terra que não tivesse nenhum dono. eles invadem porque ter uma casa tem que pagar impostos, luz, agua.
😊😅😅😅😅😮😮😮😮😮poi
MST não me desce
Trabalhei mais de vinte anos sozinha para er minha casa
bom pra senhora. mas nem todo é igual, as oportunidades são diferentes e as condições também.
Up
isso pra mim é roubo,entra numa terra que nao é sua,tem dono,do mesmo jeito que ele lutou pra comprar esse povo tbm podia
Parabéns pelo documentário. ..vai vim críticas aqui no meu comentário mas se a terra tem dono" então tem dono.."simples...e invasão ou ocupação é a mesma coisa...não tá certo...."ajeitamento"??? (P ver como é vem até povo do exterior p "VISITAR "...)
Um
Desde que seja terra dos outros ta errado,não importa se o dono planta ou não.
Tb acho o mesmo.
@Sophia A Voce fala o que não sabe, eles ocupam terras improdutivas de grandes latifundiários. Não tente incriminar algo que não conhece. O MST alimenta sua casa.
@@TheMarysba perfeita colocação!! Parabéns!
Quem sempre teve tudo na vida jamais vai entender a necessidade do outro!
Todo mundo tem q trabalhar pra ter o seu simples assim se tem dono já está ocupada
Nada contra os sem terra mas quem não pode comprar trabalha e paga aluguel fica atrás do q do outro tendo saúde e força pra trabalhar se enchendo de filhos ... deus não está nisso daí a Cezar o q e de Cezar ....
Não importa se o dono quer ou não plantar ali, se a pessoa pagou pela terra é dela!!! Desculpa mas sempre achei errado isso, aquilo que vc ou sua familia não comprou não é seu e pronto!!!
Muitas dessas terras não foram compradas. Existe algo muito comum nesse país que se chá grilagem, ou seja, a pessoa não paga, só consegue regularizar a terra como dele e pronto.
Toda a terra deve ter função social!
@@Limonada12163 isso é mais comum no centro oeste, norte e sudeste.....
No sul as terras são legalizadas e efetivamente compradas pelas pessoas......Nao é justo eles invadirem aqui
São herdeiros desde a época do império. Gente que ganhou a terra, nunca pagou por nada e mantém lá parada.
@@FrozenFearX zzzzzzzzzz
essas pessoas tem um monte de filho pra sofrerem nessa vida ...deveriam se concientizarem ....e compra tv kkkkk