Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
@@FelipeScagliusi Assisto todos seus vídeos, mas ainda tenho uma pergunta que vc respondeu parcialmente. Leitura a primeira vista! É a primeira vista mesmo? Se vc pegar uma peça pela primeira vez, vc pega e toca? Ouvi uma lenda de que Liszt lia qqr estudo de chopin mesmo que nunca tivesse visto antes e tocava como se conhecesse a anos!!!! Kkkk Grande abraço!!! Vc é fera meu amigo!!!!
E o Professor mais incrível e completo. Só desejo que seja sempre como o conheço, será abençoado, porque tocar piano não é passatempo é um curso apaixonante.
Existem muitos bons professores no UA-cam, mas vc é o melhor. Tenho 65 anos e estou começando agora em um teclado e tocando de ouvido, que quando era mais moço não conseguia "ouvir" A partitura para mim é bastante complicada, mas eu não costumo desistir de nada. As músicas que me vem à mente são os dos grandes sucessos do cinema americano antigo. É só tocar uma nota e vem cerca de três a quatro músicas, aí é só escolher, tirar a música pelo ouvido, que leva pouco tempo. Difícil é guardar os movimentos de várias músicas. Um grande abraço e parabéns, pela sua excelente didática. Comprei um Cássio 3200 para começar.
É um génio Professor. A teoria é indispensável, mas ver os seus dedos moverem-se no teclado, faz-nos sentir mais a beleza desta arte e querer imita-lo.
Bom dia sou Manoel aqui na Bahia, sou inscrito, toco piano, o teclado eletrônico, na igreja, e sigo seu canal a tempo, estava parado daí agora voltei a tocar mas com dificuldades no manejo das mãos, obrigado pela aula.
Boa tarde !!!!! Estou começando o meu aprendizado com um teclado da Yamaha. Gostei do seu jeito de ensinar, provavelmente serei seu aluno. Obrigado pelas aulas !!!!
Escalas vão te acompanhar pra sempre, tem escalas em muitas peças e o domínio delas é necessário. Mesmo nos seus últimos tempos de estudo de piano, será necessário toca-las de forma limpa, harmônica e rápida. Lembro que eu montava exercícios de escalas, incluindo a cromática, e arpegios para "aquecer" as mãos de forma ligeira e exercito até hoje. E tem uma coisa que eu acho diferente, o dedo mindinho é bem forte, o mais fraco, certamente é o anelar, tanto é que nas músicas eu sempre tento usar o 3 ou o 5 ao invés do 4, a não ser que ele realmente caia muito bem ajeitado na tecla.
Esse é o vídeo que eu precisava. Eu tenho um bom ouvido, a teoria não é la aquelas coisas ainda, mas como eu toco a muito tempo meu ouvido relativo é muito bom. Só que as vezes eu não consigo executar da maneira correta as escalas, qual a melhor maneira de subir e descer as escalas. Vou pregar esse vídeo na testa e treinar ate os dedos doerem todo santo dia.
Olá Prof! olha eu aqui de novo... sempre fui ensinada a tocar com as pontas do dedo... É novidade pra mim tocar com a parte fofa mas vou fazer esse teste e tocar as escalas desse modo. sempre tive dificuldade nas escalas e passagens.
Olá prof. Felipe, fiquei muito feliz em receber sua resposta com aula que veio dentro do que preciso pra estudar a peça Polonaise. Meus cinseros agradecimentos.
ola estas informações passadas acima pelo Eminente Prof Scagliusi são verdadeiras e muito importantes para músicos iniciantes e pra quem já toca profissionalmente , Valeu mesmo prof
Acho que no começo e muito fácil se machucar se faz rápido. Velocidade vai vir naturalmente, meu Professor sempre disse para min. Acho isso importante especialmente para quem não está começando e querendo afinar a tecnica.
Felipe, te achei sem querer rsrs concretizei a primeira parte de um sonho de criança... ter um piano! Estudei e toco órgão eletrônico , estou tendo bastante dificuldades na mecânica rsrs mto diferente, um mundo de teclas, suas dicas são valiosas e já adquiri o curso p nível intermediário! Não te largo mais 🤣
Gostei imensamente deste seu video e realmente estou em algumas destas categorias. Mesmo quando estou estudando, não me sinto bem com pessoas (so meu marido) para lhe ouvir. Me embanano todinha. Também com respeito ao segundo item, as explicações veem e quando vou estudar mesmo no dia seguinte vem a pergunta "ONDE COMEÇAR"? Fico na dúvida como usar, quando usar etc. Vou por no papel o que preciso saber a medida que as questões forem aparecendo e farei perguntas.
Sempre acho muito muito útil seus conteúdos, Felipe! Obrigado! Há dois anos sigo seu canal e ainda aprendo muito com o curso de técnica e velocidade. Minha marcha turca ainda está um pouco travada, mas eu sigo estudando... Se já falou sobre, me mande dicas de como tocar a COnsolação 3 do Liszt! Abraço!
Olá Felipe! Sempre gostei de estudar escalas. Mesmo sem saber ao certo qual benefício elas me trariam. Assistindo - novamente - esse seu vídeo, num momento que estou reorganizando uma rotina de estudo, confesso que estudar escalas ganhou um novo propósito para mim. Chego a conclusão que nunca toquei escalas com a orientação correta para extrair o melhor delas em prol da minha técnica. Não poderia ser apenas agilidade... tinha que ter algo mais. E agora esse algo mais apareceu de forma clara para mim: melhorar digitação, precisão e uniformidade rítmica, musculatura pianística e até postura de mãos. Já te falei: você veio do céu!!! rs...
Eu fui operado e perdi um pouco a agilidade da mão esquerda, que já não era tão boa, pelo fato de tocar sempre com acompanhamento automático. Agora voltei a exercitar para recuperar. vc tem um método de exercício com sujestão? abraço.
Professor, qual seria a melhor ordem para um iniciante começar a praticar as escalas para memorizá-las? Dó maior, dó menor etc, seguindo a ordem? Ou de todas as maiores primeiro e depois as menores? Ou ainda de modo aleatório, para cada escala não ficar memorizada dependendo da anterior?
O melhor modo é estudar a escala de dó maior e, em seguida, sua relativa menor, lá menor. Procure pelo livro do Carl Czerny, Op. 802, Book III, Section 5, da página 45 ao 47.
Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
O cara já tem "Escala" no nome.
O prof. É brabo
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
1 - Mãos separadas
2 - Dinâmica controlada (polegar controlado)
3 - Igualdade rítmica
4 - Dedilhado certo e pequenas rotações no punho
5 - Escalas mais anatômicas são mais comodas
Legal, só faltou o momento do vídeo em que ele comenta cada parte. Simplesmente os tópicos soltos não ajuda muita coisa.
O lema do Professor é em tudo a perfeição. É melhor do que mais tarde corrigir vícios. Bem mesmo à minha forma de ser.
Cada aula que se repete, capta-se sempre algode novo e valorizavel. Sorte de quem o pode ouvir.
Ensinar é pouco para defenir o que faz pelos alunos. Merece estima, amizade e retribuição estudando bem.
Seus vídeos me tiraram do zero e estou quase finalizando o Minueto de bach em G maior.
Vc é o mestre.
Maravilha, Luciano!
@@FelipeScagliusi Assisto todos seus vídeos, mas ainda tenho uma pergunta que vc respondeu parcialmente.
Leitura a primeira vista! É a primeira vista mesmo?
Se vc pegar uma peça pela primeira vez, vc pega e toca?
Ouvi uma lenda de que Liszt lia qqr estudo de chopin mesmo que nunca tivesse visto antes e tocava como se conhecesse a anos!!!! Kkkk
Grande abraço!!! Vc é fera meu amigo!!!!
Não o conhecia. Gostei da aula! Vou seguir. Quero praticar e aprender.
Grata❤
E o Professor mais incrível e completo. Só desejo que seja sempre como o conheço, será abençoado, porque tocar piano não é passatempo é um curso apaixonante.
Você é sensacional- tenho avançado muito no piano com as suas preciosas orientações
Existem muitos bons professores no UA-cam, mas vc é o melhor.
Tenho 65 anos e estou começando agora em um teclado e tocando de ouvido, que quando era mais moço não conseguia "ouvir"
A partitura para mim é bastante complicada, mas eu não costumo desistir de nada.
As músicas que me vem à mente são os dos grandes sucessos do cinema americano antigo.
É só tocar uma nota e vem cerca de três a quatro músicas, aí é só escolher, tirar a música pelo ouvido, que leva pouco tempo. Difícil é guardar os movimentos de várias músicas.
Um grande abraço e parabéns, pela sua excelente didática.
Comprei um Cássio 3200 para começar.
Obrigado, Mário! Bons estudos!
Vá em frente, boa sorte!
É um génio Professor. A teoria é indispensável, mas ver os seus dedos moverem-se no teclado, faz-nos sentir mais a beleza desta arte e querer imita-lo.
Sempre fico impressionado com as aulas do Felipe por serem tão ótimas, mas outra coisa me deixou impressionado: este piano, que lindo, até brilha.
Bom dia sou Manoel aqui na Bahia, sou inscrito, toco piano, o teclado eletrônico, na igreja, e sigo seu canal a tempo, estava parado daí agora voltei a tocar mas com dificuldades no manejo das mãos, obrigado pela aula.
Excelente explicação, Prof. Felipe, muito clara e elucidativa! Obrigado e parabéns!
É arte Professor a sua forma de ensinar. Dá gosto vê-lo a tocar e ouvi-lo a explicar. Aprende-se mesmo consigo é a ter elegância ao piano.
Boa tarde !!!!!
Estou começando o meu aprendizado com um teclado da Yamaha.
Gostei do seu jeito de ensinar, provavelmente serei seu aluno.
Obrigado pelas aulas !!!!
Sem comentários para tal qualidade de ensino. Gratificante pela sua produtividade e as aulas muito cativantes, nem se dá conta do tempo passar.!
Didática da perfeição! Nota-se que é a primeira preocupação do Professor :princípios perfeitos e ir somando novas coisas. Adoro suas aulas !
Além do polegar, a unidade sonora é igualdade rítmica é para dar muita atenção! Abençoadas aulas, dadas por um professor abençoado!
Muito boas as dicas, prof. Grato!
Voz calma, agradavel, excelente explicação!!
Muito obrigada, Professor Felipe! Essa é a maior dificuldade do iniciante.
Aulas e exemplos fantásticos. Segue-se movermo-nos nós mesmos, seja de que forma for, até chegar a bom porto. O tempo é o que for.
P
Se mais elogios houvesse do que os que já lhe fiz, aqui estava a escrevê-lo... Só sei dizer que tem toda a minha admiração e que Deus o ajude sempre.
Explicação muito clara. Obrigada
Melhor canal de piano👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Professor incomparável, tudu o que ensina fica para a vida.
Amo suas explicações Felipe.Tô aprendendo muito dessa forma... Gratidão Fe.Deus Abençoe Sempre...🙏🏻🙏🏻
Dinâmica bem aplicada. Parabéns
Adoro suas explicações, é verdade que por vezes tenho dificuldade em perceber o dadilhado. Tudo o que diz tem lógica para mim.
Impressionantes suas aulas.! Leva o ensino ao ínfimo pormenor, insistindo nos pontos cruciais para a perfeição. Nada se pode desperdiçar do que diz !
Muito boa didática Professor e aprendemos simultaneamente movimentos elegantes.
Muito bem estruturada cada noção que nos transmite. É um génio a ensinar.!
A sua forma de ensinar Professor é insuperável, estou sempre a recomendá-lo a quem tem pequenos. Hoje tem a mania da viola...
Escalas vão te acompanhar pra sempre, tem escalas em muitas peças e o domínio delas é necessário. Mesmo nos seus últimos tempos de estudo de piano, será necessário toca-las de forma limpa, harmônica e rápida. Lembro que eu montava exercícios de escalas, incluindo a cromática, e arpegios para "aquecer" as mãos de forma ligeira e exercito até hoje. E tem uma coisa que eu acho diferente, o dedo mindinho é bem forte, o mais fraco, certamente é o anelar, tanto é que nas músicas eu sempre tento usar o 3 ou o 5 ao invés do 4, a não ser que ele realmente caia muito bem ajeitado na tecla.
Obrigada por compartilhar tantos aprendizados!
Esse é o vídeo que eu precisava. Eu tenho um bom ouvido, a teoria não é la aquelas coisas ainda, mas como eu toco a muito tempo meu ouvido relativo é muito bom.
Só que as vezes eu não consigo executar da maneira correta as escalas, qual a melhor maneira de subir e descer as escalas. Vou pregar esse vídeo na testa e treinar ate os dedos doerem todo santo dia.
Obrigado mestre
Olá Prof! olha eu aqui de novo... sempre fui ensinada a tocar com as pontas do dedo...
É novidade pra mim tocar com a parte fofa mas vou fazer esse teste e tocar as escalas desse modo. sempre tive dificuldade nas escalas e passagens.
Quanta técnica e quantos detalhes! Impressionante!
Nossa! Muito bom... Minhas mãos doinha quando tocava agora já sei o porque. Obrigada pela dica
Prof. E pianista Felipe , "arrebentou" na aula com as principais técnicas para o estudo da escala. Parabéns👏👏👏
Obrigado, Reginaldo.
Muito bacana 😎
Dica toppp DMS man
Revisitando o vídeo! conteúdo muito útil.
Professor tenho muito orgulho de assistir suas aulas, o melhor professor de todos❤
Valeu, Vitória!
Olá prof. Felipe, fiquei muito feliz em receber sua resposta com aula que veio dentro do que preciso pra estudar a peça Polonaise. Meus cinseros agradecimentos.
Maravilha, Maria! Valeu!
Sensacional as dicas. Vou colocar em prática. Estou amando este canal
amigo muito bom, ensinar a passagem de dedos para as escalas pentatonica maior menor, penta blues. desde ja agradeço.
Muito bom, professor Felipe!
MUUUUUITO obrigada
parabéns professor, muito bom
ola estas informações passadas acima pelo Eminente Prof Scagliusi são verdadeiras e muito importantes para músicos iniciantes e pra quem já toca profissionalmente , Valeu mesmo prof
Eu que agradeço, Tirso!!
Vamo que vamo, professor! Devagar e sempre...
You play very elegant , sorry I cannot follow your explanation, I wish I could, because it seems very instructive.
Boa dica de elevar um pouco. Observo que às vezes fico com o braço um pouco dolorido.
*EXCELENTE! PUDE ME ESPANTAR, POIS ESTUDO "SOZINHO", QUE A ESCALA E OS ARPEJOS EM SI M, SÃO MAIS CONFORTÁVEIS!*
Obg ajudou mt
Acho que no começo e muito fácil se machucar se faz rápido. Velocidade vai vir naturalmente, meu Professor sempre disse para min. Acho isso importante especialmente para quem não está começando e querendo afinar a tecnica.
Eu estou prcisando de dicas sobre escalas com alterações. Falando de dedilhado apenas...👏👏👏😉
Maravilhosa aula prof . Felipe!gratidão !!!
Obrigado, Vanessa!
Ótima explicação prof.Já estava com saudade destas aulas...tão bem explicadinhas.🙏👍👏👏👏
Obrigado, Nelcy! Bons estudos!
Obrigado professor, não irei parar de escrevê-lo, mas certamente usarei suas dicas.
muito top essas explicações...amei, estou aqui treinando
Vou começar a práticar dessa forma. Obrigada prof!
Excelente aula... Obrigado!
Este cara é bom.
👏🏿😉😉👏🏿👏🏿
Excelente! A primeira vez que ouço essa explicação de um professor .
Obrigado, Claudia!
Oh! Arte exigente! 🎹
Ta aí uma verdade inquestionável.
Piano é incrível
Melhor comentário
Obrigado por compartilhar, Scagliusi.
Felipe, te achei sem querer rsrs concretizei a primeira parte de um sonho de criança... ter um piano! Estudei e toco órgão eletrônico , estou tendo bastante dificuldades na mecânica rsrs mto diferente, um mundo de teclas, suas dicas são valiosas e já adquiri o curso p nível intermediário! Não te largo mais 🤣
Importantíssimo... Felipe, mt. obrigado.
Valeu, Fernando!
Estou viajando no tempo com seus vídeos 😄😄.... você está mais jovem agora rsrsrs 👌👌
Ótimas dicas
Poderias insinar em como comecar a tocar de ouvido ou saber de ouvido quais notas estao a ser tocadas
Não sei ensinar isso.
Muito Show... Eu aprendi a tocar sozinho e tenho muitos vicios de digitação.
Obrigado, Kiriath. Bons estudos!
Perfeito. Obrigado!
Eu descobrindo que faço tudo errado😂 kkkk, a meta é melhorar, obrigada professor!
Muito necessária essas explicações, obrigada!
Valeu, Ester!
Gostei imensamente deste seu video e realmente estou em algumas destas categorias. Mesmo quando estou estudando, não me sinto bem com pessoas (so meu marido) para lhe ouvir. Me embanano todinha. Também com respeito ao segundo item, as explicações veem e quando vou estudar mesmo no dia seguinte vem a pergunta "ONDE COMEÇAR"? Fico na dúvida como usar, quando usar etc. Vou por no papel o que preciso saber a medida que as questões forem aparecendo e farei perguntas.
Escreva tudo, com certeza!
Seu conteúdo ajuda muito. Obrigado!
Valeu, Carlos!
Nunca me explicaram sobre escala dessa forma.. fazia marcando as notas no dedo 1... reaprender.. eu preciso. De fato é outra sonoridade..
Excelente obrigada
Felipe boa noite. Eu gostaria que você fizesse um vídeo dando dicas de como estudar as escalas maiores e as suas relativas. Obrigada
Oi, Alane. Já tenho alguns vídeos sobre isso, dá uma pesquisada aqui no canal.
Sempre acho muito muito útil seus conteúdos, Felipe! Obrigado! Há dois anos sigo seu canal e ainda aprendo muito com o curso de técnica e velocidade. Minha marcha turca ainda está um pouco travada, mas eu sigo estudando... Se já falou sobre, me mande dicas de como tocar a COnsolação 3 do Liszt! Abraço!
Oi, Nilo. Assim, genericamente, não saberia o que dizer.
Olá Felipe! Sempre gostei de estudar escalas. Mesmo sem saber ao certo qual benefício elas me trariam. Assistindo - novamente - esse seu vídeo, num momento que estou reorganizando uma rotina de estudo, confesso que estudar escalas ganhou um novo propósito para mim. Chego a conclusão que nunca toquei escalas com a orientação correta para extrair o melhor delas em prol da minha técnica. Não poderia ser apenas agilidade... tinha que ter algo mais. E agora esse algo mais apareceu de forma clara para mim: melhorar digitação, precisão e uniformidade rítmica, musculatura pianística e até postura de mãos. Já te falei: você veio do céu!!! rs...
Poxa vida, Isabel, que maravilha! Estudar escalas é uma coisa importantíssima e dá pra ir muito longe no aprofundamento desse trabalho.
Muito bom
Técnica em que prevalece a perfeição, é assim que devemos aprender. É esse espírito que nos transmite.
gostei muito da sua explicaçãos. obrigada
Obrigado, Diva!
ótima explicação ☺
Muito bom! 👏👏👏👏
ótimo professor
Valeu, Benedito!
@@FelipeScagliusi Bom dia amigo: temos mais que elogiar os profissionais verdaerios que temos. vc é um deles.continua.
Eu fui operado e perdi um pouco a agilidade da mão esquerda, que já não era tão boa, pelo fato de tocar sempre com acompanhamento automático. Agora voltei a exercitar para recuperar. vc tem um método de exercício com sujestão? abraço.
Veio em uma boa hora esse vídeo haha, estou com dificuldade com escalas, muito obrigado professor
Legal, Luciano. Bons estudos!
obrigado
Muito bom 💜💜💜
Good
Excelente vídeo! !!
Valeu, Fábio!
Professor, qual seria a melhor ordem para um iniciante começar a praticar as escalas para memorizá-las? Dó maior, dó menor etc, seguindo a ordem? Ou de todas as maiores primeiro e depois as menores? Ou ainda de modo aleatório, para cada escala não ficar memorizada dependendo da anterior?
O melhor modo é estudar a escala de dó maior e, em seguida, sua relativa menor, lá menor. Procure pelo livro do Carl Czerny, Op. 802, Book III, Section 5, da página 45 ao 47.
👏👏👏👏👏👏👏