Corrente reversa no sistema fotovoltaico - O que é e como evitar

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Tenha acesso a todas planilhas desse canal, e mais um curso completo de energia solar no link abaixo:
    hotm.art/pxYmAX
    Livros recomendados para profissionais em Energia Fotovoltaica na minha livraria Amazon:
    amzn.to/3JBJItz
    Aprenda a fazer planilhas automatizadas como as minhas:
    go.hotmart.com...
    É iniciante no mercado de energia solar? Confira nosso e-book: www.hotmart.co...
    Acompanhe nas mídias sociais:
    - Instagram: @eng.marcelbetoni
    - Facebook: MCEletricaOficial
    PAYBACK da energia solar: • Como calcular o PAYBAC...
    O sistema fotovoltaico é muito seguro, mas se o instalador não souber o que está fazendo, é possível gerar acidentes como esse. Esse é o efeito da corrente reversa nas strings. Se você não quer que isso ocorra com seus projetos e instalações, assista esse vídeo até o final.
    Vamos falar de energia solar?
    Te convido a fazer parte da nossa comunidade FOTOTIPS e receber em primeira mão os vídeos que são publicados neste canal, o conteúdo do nosso blog, e ainda um conteúdo exclusivo semanal. É de graça, só clicar no link da descrição.
    Você já ouviu eu dizer algumas vezes aqui no canal, uma deles foi nesse vídeo, sobre algumas limitações da aplicação dos inversores strings, sendo elas:
    1- Não colocar módulos de diferentes características em uma mesma strings;
    2- Não colocar strings de arranjos físicos diferente em uma mesma MPPT;
    3- Não colocar strings com nº diferente de módulos na mesma MPPT;
    4- Adicionando um quarto item: Avalie criteriosamente o sombreamento;
    No final das contas, o que todas essas regras querem dizer é: NÃO CONECTE STRINGS COM NÍVEIS DE TENSÃO DIFERENTES EM PARALELO. Ou como diz a NBR 16690:
    "Séries fotovoltaicas conectadas em paralelo devem possuir tensão de circuito aberto semelhantes dentro de uma margem de 5%."
    E por quê isso?
    Quando conectamos strings em paralelo com o mesmo nível de tensão, as strings somam suas corrente e alimentam a MPPT do inversor fotovoltaico.
    Quando conectamos strings em paralelo com níveis de tensão diferentes, a string de menor tensão passará a se comportar como carga em relação às outras. Então, ao invés de somar as correntes e alimentar o inversor, um (ou mais) strings passar a alimentar outra string como se carga fosse.
    Sabemos que se temos somente duas strings em paralelo, o nível da corrente será "baixo", ou pelo menos o suportado pelos módulos fotovoltaicos. Porém, se tivermos trÊs strings em paralelo e duas delas se juntarem para alimentar a terceira como carga, a corrente poderá chegar ao dobro da corrente de curto circuito, e poderá danificar os módulos dessa string, chegando até mesmo a provocar um incêndio.
    A corrente reversa geralmente ocorre a partir quando a diferença de tensão entre as strings se aproxima dos 10%.
    Como evitar?
    A única forma de evitar a ocorrência desse efeito é utilizando diodos de bloqueio, ou os fusíveis de sobrecarga. Lembrando que os fusíveis de sobrecarga estão previstos na NBR 16690 para arranjos com 3 ou mais strings.
    Então, se os seus diodos das strings estão queimando de tempo em tempo, saiba que a responsável por isso é a corrente reversa. Então confira se:
    - Alguma área afetada por sombreamento não está desbalanceando o nível de tensão entre as strings;
    - Se todas as strings tem o mesmo número de módulos;
    - Se todos os módulos utilizados são de mesmo modelo, ou o muito similar dentro de uma tolerância de 5% de variação nos níveis de tensão.
    - Se módulos posicionados de forma diferente dos demais não estão causando desbalanceamento no nível de tensão das strings.
    Identificando o problema, é só corrigir.
    E aí? Já sabia tudo sobre corrente reversa? Já passou por um problema desses? Deixe aí nos comentários, e também comente suas sugestões para próximos vídeos.
    Muito obrigado por assistir até aqui, e até a próxima!

КОМЕНТАРІ • 90