TUDO SOBRE A VACINA CONTRA O HPV (PAPILOMA VÍRUS HUMANO)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 вер 2024
  • LINK PARA O VÍDEO NÚMERO 1 SOBRE HPV: • HPV (Papiloma Vírus Hu...
    O HPV é responsável por milhões de casos de doença pré câncer e câncer do colo do útero, vulva, vagina e ânus, além do câncer de cabeça e pescoço e as verrugas genitais.
    Estima-se que 5% de todos os casos de câncer no mundo são causados por HPV e, aproximadamente, 15% de todos os casos de câncer na mulher são causadas pelo HPV.
    Além dos exames de rastreamento e do uso da camisinha, a maior arma que nós temos atualmente é a vacina contra o HPV.
    Existem dois tipos de vacina contra o HPV no Brasil, uma que previne contra dois tipos e a outra que previne contra quatro tipos de vírus.
    Em alguns países já está disponível a vacina contra 9 tipos de HPV.
    As vacinas disponíveis no Brasil previnem contra os tipos 16 e 18, que são os responsáveis pela maioria dos casos de câncer ginecológico. No caso da vacina contra quatro tipos, existe ainda a proteção para os tipos 6 e 11, responsáveis por mais de 90% dos casos de verruga genital.
    O momento ideal de realizar a vacina contra o HPV é a partir dos 9 anos de idade, porém até os 45 anos de idade existe benefício da vacinação comprovada.
    No SUS, a vacina está disponível gratuitamente para meninas entre 9 e 15 anos de idade e para meninos entre 11 e 15 anos de idade.
    Nessa faixa etária, bastam duas doses da vacina com intervalo de seis meses. A partir dos 15 anos até os 45 anos de idade, são necessárias três doses da vacina.
    O objetivo da vacinação de meninos e meninas é diminuir a circulação viral na nossa população e com isso reduzir o número de doenças causadas pelo HPV.
    As pessoas com mais de 15 anos e as pessoas que já tiveram ou tem HPV, também tem benefícios da vacinação pois ficam protegidas contra os tipos virais que não estão infectadas, além de diminuírem o risco de recidiva das doenças causadas pelo HPV que já possuem.
    Não é recomendado a realização de nenhum exame pré vacinação, exceto os exames de rastreamento indicados conforme a rotina da idade da paciente.
    Até o momento, não é necessário dose de reforço após completar o esquema vacinal.
    Além disso, após a vacinação, é importante que a paciente siga a rotina de rastreamento recomendada para a sua faixa etária, porém sabemos que o risco de doença será muito menor.
    Com relação aos efeitos adversos, a vacina contra o HPV é amplamente monitorada no mundo todo pelas organizações competentes e considerada uma das vacinas mais seguras e com maior eficácia presentes no calendário vacinal.
    Se você é pai ou mãe, saiba também que a vacina contra o HPV não estimula o início da atividade sexual. A vacina contra o HPV é para evitar doenças comuns causadas por este vírus e não para atividade sexual.
    Se você é homem ou tem filhos, saiba que vacinar os homens, é muito importante para evitar, não só a transmissão, mas também, o desenvolvimento de doenças no homem.
    Não existe mais espaço para discutir a segurança ou eficácia da vacina contra o HPV, está na hora de aumentar a cobertura vacinal e proteger a nossa população.
    #ginecologia
    #saude da mulher
    #gynecology
    #hpv
    #vacinahpv

КОМЕНТАРІ • 298