Olá nossa a parte do vídeo em 4:55 me ajudou muito, com a sua explicação do funcionamento do oscilador eu consegui gerar um sinal de clock com cristal de 16MHz e acoplá-lo a entrada XTAL1 do Atmega328 e consegui utilizar novamente meus 2 Atmega328. Pois o Atmega328 vem de fábrica com os seus Fuses bits configurados para oscilador RC interno, sendo assim você consegue trabalhar com ele sem a necessidade de cristais. Ai sem querer um dia na hora de gravar um programa nos 2 Atmega328 eu acabei alterando a configuração padrão do fuse bit para clock externo e quem disse que eu descobria que era isto, passei vários dias quebrando a cabeça rsrs. A sua explicação do oscilador (4:55) salvou meus 2 chips, valew, muito obrigado!!!!!!!!!!!! Ótimo canal que seu canal cresça cada vez mais. Deus abençoe
Olá professor Eloy! Nota 1000 em todos os quesitos: didática, oratória, exemplos práticos, propriedade no que fala. Enfim, que aula primorosa! Fiquei motivado em montar o frequencímetro e o oscilador para teste de cristais. Obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar conhecimento. Sem dúvida seu canal é um dos melhores do UA-cam. Grande abraço.
Caro Apresentador Teus vídeos são de ótima qualidade, demonstrando alto nível de conhecimento tecnológico na eletrônica. Sou "robista" na eletrônica apesar da minha formação em outras tecnologias, tuas apresentações agregam valores ao meu conhecimento nesta área. Parabéns pelas todas as apresentações disponíveis na internet.!!!
Amigo, muito legal mesmo esse seu video de hoje! Eu assisti ele mais cedo, porem nao tinha feito o comentário, pois tive que ir resolver um problema do meu pai. Um inquilino dele saiu da casa e fui com o funcionário da imobiliária fazer uma vistoria. Infelizmente ja e a segunda vistoria e não ta bom, sei que não querem pintar a casa para entregar de forma correta, não resta outra saída a não ser acionar a seguradora. O inquilino disse ao funcionário da imobiliária que não ia pintar o teto pois ele não sujou lã. O imobiliária disse a ele que tem que pintar tudo, independente de ta sujo ou não. Tem muita coisa errada lá, mas deixa pra la isso! Voltando ao circuito, muito preciso o frequencimetro, bateu bem próximo com o de bancada amigo!
Obrigado Michel! É sim, um frequencímetro pequeno , mas preciso! Quanto aos inquilinos, quase sempre dão dor de cabeça. Para evitar isso, há os contratos que detalham tudo que deve ser feito na devolução do imóvel! Boa sorte!!
Electrolab E meu amigo, eu sei como e inquilino, os bons são raros! Se eu for listar tudo. Nossa! arrancaram um dos puxadores da janela da cozinha e deixaram sem, perderam! Tiráram o chuveiro e deixaram em cima da pia da cozinha! As tomadas estão todas sujas de tinta. Passaram massa na parede e nem lixaram, e ainda por cima com alguns pedaços da pintura antiga soltando pedaços e aparecendo com a massa por cima. Usaram uma tinta para retocar algumas paredes apenas, na verdade não e nem tinta, e uma especie de po que mistura na agua para pintar, não tem cheiro, coisa da pior qualidade. Passaram esse mesmo produto na grade externa, quando deveria ser esmalte sintético Não limparam casa para entregar. Ja mandaram 3 pessoas que não sabem pintar para fazer o serviço. Como a imobiliária alugou para eles através de seguro fiança, pois não tinham fiadores, vão acabar acionando o seguro. Chato isso, pois não e bom para ninguém! Isso ja aconteceu de uma outra vez em outra casa, o morador disse que não ia pintar a casa e a seguradora foi acionada, mas levou uns 90 dias para liberar o dinheiro, ai a imobiliária manda um pintor com o material para fazer o serviço.
Estiveram aqui hoje para falar com meu pai, pois sabem que a imobiliária não vai dar baixa no contrato enquanto não estiver ok.Deram uma enrolada e fingiram pintar o teto muito mau feito.Meu pai já sabendo que não querem fazer nada e sim tentar empurrar do jeito que está mandou deixarem do jeito que está.Ele me disse depois que vai mandar arrumar.Já sei que vai sobrar para eu.Cobrei a ele o puxador da janela que arrancaram.Ele falou que iria comprar outro, não acredito muito mais meu pai já está chateado e resolveu deixar para lá.Talvez seja melhor assim!Quanto antes entregar aprontamos e colocamos de novo para alugar!
Eloy, isso é normal: retirei uns 50 capacitores cerâmicos pequenos de cor alaranjada de sucatas de placas velhas, no entanto não tinha nenhum de 22pF, isso desde de segunda feira! Quando foi agora derrubei desastradamente vários resistores no chão. Comecei a ri, e me abaixei para pegá-los do chão. E para a minha surpresa achei um pequeno capacitor cerâmico alaranjado no chão, e advinha o que é tinha inscrito nele? 22! Rsssrss
Muito bom video Elói e como eu tenho muito problema com cristais de placas mae e microprocessadores de áudio graças a vc montei hoje um, mas com um BC547 e funcionou muito bem cravando certinho a frequência, mas a onda distorce um pouco no osciloscópio. Valeu amigo
Excelente Trabalho. tenho um frequecimetro digital gooit gy560 com uma antena telescopica. nesse caso será precisso puxar um terra do frequencimetro gooit gy560 para fazer o teste né ?
Em 12:41, Muito bom dia Prezado! tenho uma dúvida: tem um cristal aqui que no invólucro tem escrito " 27.0F2C", Esse cristal é de 27 MHz? Desde já lhe agradeço!
@@Electrolab-Eletronica Realmente, tirei ele fora da placa e medir com auxílio daquele circuito do outro vídeo, registrei 27,1 MHz. Na placa, alguém que deveria mandar 141 mV RMS pra ele, não está mandando e o resultado é que a placa mãe não sobe vídeo no monitor ou sobe vídeo quando o conjunto bem entende, Affff. Valeu Electrolab, mais uma vez!
No vídeo eu até comento que é uma possibilidade usar o BF494, mas o desempenho pode ser diferente em termos da largura de banda que o teste alcança. Não tendo o outro vale a pena experimentar.
Olá... sabe Mestre... para mim que amo demais tudo isso chega a ser emocionante assistir as vídeo-aulas nesse canal... porque mesmo com 35 anos trabalhando nessa profissão eu aprendo todos os dias e esse canal com suas aulas coloca as coisas de um jeito muito especial em nossas mentes... é muito diferente de todos os outros... uma pergunta: esse pequeno oscilador é o ideal para mim testar fora da placa os cristais dos smartphones e notebooks com o meu multímetro Vici VC99 que mede frequências até 60 mhz ?
@@Electrolab-Eletronica 50Mhz já vai ajudar demais em muitos equipamentos... e também o multímetro mede frequências só até 60 MHz... eu tenho planos de muito breve ter um frequencímetro de bancada até 2.4 Ghz e um osciloscópio que ainda não sei qual vou precisar porque também conserto tvs e equipamentos de som... eu acredito que um de 200 Mhz ou 300 Mhz será o suficiente mas ainda preciso estudar isso para não comprar um fraco e nem um caro demais sem razão de ser... muito obrigado... gratidão sempre por seus ensinamentos e sua atenção comigo...
Que idéia genial e simples Adorei essa dica . No ensejo, gostaria em saber onde posso encontrar esse tipo de displai que no vídeo apresenta. E Precisando de desse. Abraço! Que Deus abençoe com muita saúde.
Montei o circuito usando um 2n2222 como transistor e deu certinho. Com o ossiloscopio consigo medir as frequências exatas, a onda apresenta certa distorção, mas nada que interfira na medição
Olá... Mestre em primeiro lugar muito obrigado por nos tornar melhores com seus excelentes ensinamentos e explicações... uma pergunta: enquanto não chegam os transístores 2SC9018 que adquiri eu posso fazer um teste com um que tenho aqui que é o 2SC2705 ? ... mais uma vez muito obrigado...
Estou tentando medir um cristal de 800 khz e um de 455Khz, ambos ceramicos e o circuito nao esta funcionando. Ele nao oscila com frequencias mais baixas??
Não oscila com frequências muito baixas como essas. Para um circuito simples, é muito difícil oscilar numa banda tão larga. E como a maioria dos cristais estão acima de 3 MHz, o foco dele é para essa faixa. Além disso, ressonadores cerâmicos não funcionam bem nesse tipo de circuito, precisaria de um diferente.
@@Electrolab-Eletronica nao achei nenhuma literatura sobre isso. Achei que funcionaria, pois vc testou algins ressonadores ceramicos em outro video com esse mesmo circuito, porem o ressonadot tinha frequencia maior
Sim, os de maior frequência funcionam em alguns casos, mas sendo ressonadores e abaixo de 1 ou 2MHz, dificilmente funcionariam. Busque por osciladores de 455KHz, ele devem servir como teste para esses componentes.
Grande Mestre ELOY boa noite. Solicito uma informação esclarecedora. Uma das causas de uma placa mãe de desktop energizada, não partir (após acionar o botão on/off) é a ausência de funcionamento do cristal cilíndrico de 32khz. A pergunta é : Poderia-se conectar em paralelo um outro cristal de 32khz para ver se a placa starta? Se realmente o cristal oriundo estiver avariado, o outro daria o start na placa ou poderá vir a causar problemas ao circuito? PLINIO Jr. - RJ
Olá Plínio, para esse teste o ideal seria "soltar" pelo menos um dos leads do cristal original e aí sim conectar o outro, pois se por algum motivo o defeito dele estiver gerando alguma alteração no circuito, ele poderia invalidar o teste com o novo cristal. Portanto não conecte em paralelo, sem remover o anterior.
Boa noite cidadão, lhe chamo assim pois não me recordo de já ter ouvido ou visto seu nome, me impressiona seu conhecimento técnico, pergunto; você é engenheiro eletrônico ? Parabéns mais uma vez pelas postagens.
Montei o circuito professor com o bf494 e funcionou. Porém cristais de 16k não oscilou. Eu pergunto, só mede cristais de frequência na escala de mega hertz?
Bom dia . Fiz o circuito e funcionou perfeitamente até 20mhz . Só que ao medir um cristal de 27mhz , indicou 9mhz . Estou lendo no frequencimetro do osciloscópio digital minipa .
Eloy, posso usar uma fonte de 5 V de celular? Outra coisa: tenho uma outra fonte de celular que diz que é 5 V, no entanto quando meço a tensão de saída dá um pouco menos de 9 V! Posso usar essa tensão para energizar esse testador de cristais?
Valeu! Um excelente vídeo/explanação! Grato! Fiquei relembrando de minha coleção da revista Antena e de meu rádio Sanyo de três faixas, onde aos domingos pela manhã/tarde ficava ouvindo os PY de São Paulo, aqui no Rio. Eram tantos projetos e ensinamentos os quais acompanhava com muito bom grado... Valeu amigo, infelizmente não sei teu nome, poderia ser colocado para podermos lhe tratar um tanto quanto melhor... Boa tarde e... Shalom!
Valeu Eloy! Obrigado mais uma vez! Meu rádio ainda existe e funciona... vou dar uma olhada nos 40m(domingo)! Em breve lhe comento se obtive exito... Até!
Sou viciado em transmissões QRP 40m. Com 2Watts, um monte de cristal dessa faixa, um oscilador movido a BC238, e alguns trimmers para o ajuste perfeito, dois BD135 em saída PUSH PULL, uma boa antena (que por sinal enorme pelo comprimento de onda), casada com o transmissor no quintal, um receptor bom (pode ser até o SW7600 Sony que por sinal é um dos meus Xodós), eu e um grupo de amigos que estamos distantes de 2000 a 3000 Km no Brasil, conseguimos excelentes contatos pelo Brasil afora, com essa baixa potência, quando conseguimos contato é só vibração! Diversão garantida só para quem é daquela época vai entender! kkkk
Parabéns Marcelo! Dizem que nada melhor que um QRP para nos sentirmos verdadeiros radioamadores! Principalmente com transmissores caseiros! A antiga revista ANTENNA, tinha uma seção dedicada aos Qrpistas, com projetos de transmissores mínimos (muitos só para CW), que com boa antena e propagação, faziam DX com meio mundo! Realmente fascinante!
Prezado Eloy, obrigado pelo vídeo, muito explicativo e ajudador. Gostaria de saber se o circuito proposto para teste de cristais é capaz de testar cristais da ordem de KHz, no meu caso, 75 KHz. Obrigado desde já.
Obrigado Anderson! Negativo, ele não oscila em frequências baixas, teria que montar um oscilador em separado para esses cristais de baixas frequências.
Você tem algum vídeo que ensina testar um ressonador cerâmico ou um cristal mesmo, em operação numa placa eletrônica com um multímetro digital que tenha a escala de frequência?
Não tenho. Na verdade esse tipo de medição pode ser bem crítica em alguns casos. Em certos circuitos, somente com osciloscópio ou frequencímetro seria possível medir, já que as escalas de frequência nos multímetros são limitadas e podem não ter a sensibilidade necessária.
@@Electrolab-Eletronica Eu acabei de comprar um multímetro digital Hikari HM-2090 com frequecímetro que mede até 30 Megahertz! Daria pra ligar e como ligaria as pontas de prova desse multímetro e ter a leitura no display desse multímetro a frequência de um cristal oscilador ou ressonador cerâmico de até 30 Megahertz colocado nesse seu testador, na saída desse seu testador de cristais?
Isso, tente colocar na saída do testador. Para funcionar bem, é importante que o frequencímetro desse multímetro tenha sensibilidade adequada para medir esse sinal
Eloy, tinha uma ligação errada que eu tinha feito! Acabei de ajeitar, porém não sei fazer a leitura dos caracteres no corpo dos cristais e dos ressonadores cerâmicos! Como é mesmo? Só sei que os múltiplos do Hertz são: kiloHertz(KHz), MegaHertz (MHz) e GigaHertz(GHz).
Ressonador cerâmico não responde bem com esse circuito. Os cristais em geral estão na faixa dos MHz, a maioria de 1 a 30MHz. O seu frequencímetro do multímetro, como comentei antes, pode não ter sensibilidade para o sinal desse oscilador e com isso a medida estará sempre errada.
@@Electrolab-Eletronica Descobri ontem de madrugada outra ligação errada, Eloy! Antes de descobrir essa outra ligação errada, o frequecímetro do meu multímetro digital mostrava sempre em kiloHertz, seja um cristal de quatzo seja um ressonador cerâmico! Agora pela a minha surpresa mostrou 4 MHz a leitura de um ressonador cerâmico!
@@Electrolab-Eletronica Um ressonador cerâmico com a inscrição 400G.334 no corpo dele, o frequecímetro do multímetro digital travou em 3,958 MHz! No entanto, 2 a 3 ressonadores cerâmicos, de um total de 8 ressonadores mostraram uma variação no frequecímetro!
Qual a cor do ressonador? São raros mas esse seu pode ser de 4Mhz sim. Nesse caso estaria medindo corretamente. A maioria dos ressonadores são de 455KHz, esses não são possíveis de serem testados nesse circuito, pois ele não oscila em baixas frequências. Por isso o foco dele é com cristais.
Esse que apresento no vídeo, serviria para as duas funções. Medir cristais, usando o pequeno oscilador que mostrei o esquema e frequências em geral, usando qualquer frequencímetro, inclusive o simples modelo apresentado no projeto também.
Electrolab olá esses agui ua-cam.com/video/iL4YK9V69A4/v-deo.html vendem no mercado livre seria uma boa para o que eu quero ou não serveria,muito obrigado
Olá professor.. Comprei esses kits do Aliexpress , mas percebo que não mede abaixo de 4mhz Aliás até mede somente se eu deixar a ponta do osciloscópio ligada no emissor do transistor. O circuito é o mesmo do seu.. Será que é alguma capacitância
@@Electrolab-Eletronica mas acima de 4mhz até os 24mhz mede certo.. Apenas abaixo de 4mhz que somente indica se colocar a ponta do osciloscópio no emissor do transistor , se tirar não mede..
Eu acabei de comprar um multímetro digital Hikari HM-2090 com frequecímetro que mede até 30 Megahertz! Daria pra ligar e como ligaria as pontas de prova desse multímetro e ter a leitura no display desse multímetro a frequência de um cristal oscilador ou ressonador cerâmico de até 30 Megahertz colocado nesse seu testador, na saída desse seu testador de cristais?
Isso, tente colocar na saída do testador. Para funcionar bem, é importante que o frequencímetro desse multímetro tenha sensibilidade adequada para medir esse sinal.
Obrigado pelo retorno, mas um deles é sabidamente 32 mhz novinho em folha, eu retirei alguns redondos de placa e tambem não oscilou, não sei qual a freq deles, tem que ver os códigos, mas valeu cara , no geral funciona muito bem, parabéns pelo canal, ajuda muito a gente.
Ola Mestre !! Duvida ! nao testei com receio d queimar, uso MOC3021 e Triac BT137, como rele, posso usar o MOC, so o lado do diac, como diac comum pra fazer um dimmer básico ? É que comprei um ferro de soldar de 60W, eh muito forte, queria controlar a temperatura, Vlw , abração
Olá Carlos, não deve usar dessa forma, já que o DIAC interno é acionado por luz pelo outro lado do MOC. Você pode fazer um controlador de potência com o MOC e o BT, como apresenta este link: elprojects.blogspot.com/2011/07/moc3021-circuitry-for-inductive-load.html
Muito bom !! Tenho uma placa de (inter clima- Ar condicionado de caminhão) que tem um cristal que está perto de um PIC - Microcontrolador, nesse caso seria o microcontrolador responsável por fazer com que o cristal oscile ?
Se o seu multímetro tiver uma escala de frequência (Hz), com dígitos e alcance suficiente para a medida desejada, deve funcionar bem. Do contrário, precisaria de um frequencímetro ou osciloscópio. Isso para medir no circuito, pois para o cristal fora dele, somente da forma que indiquei no vídeo.
6 років тому+1
@@Electrolab-Eletronica Ok ! show de bola !! brigadão
4 роки тому
Muito bom. Eu comprei um da China veio ontem. Aquele com a placa vermelha. Eu montei testei com alguns cristais e infelizmente o meu só mede frequências acima de 4 mhz. Na descrição dizia 1 a 50 mhz
Obrigado Josué! Frequências baixas podem necessitar talvez de uma maior amplitude, para que o frequencímetro consiga ler corretamente.
4 роки тому
@@Electrolab-Eletronica no caso eu teria que mexer em alguma configuração? tipo tem um potenciômetro na placa, mas ela não veio com esquema, diagrama nada.
Não, na verdade depende do sinal que ele recebe, e não do instrumento! Isso é característica da sensibilidade desse frequencímetro. Não seria possível fazer um instrumento desse porte com a mesma sensibilidade em toda essa faixa larga, por isso pode haver situações de sinais que ele não consegue medir.
4 роки тому+1
@@Electrolab-Eletronica Ah ok entendi !! muito obrigado !!
Medidores simples desse tipo não apresentam bons resultados em frequências baixas. Esse que montei também funciona acima de 4MHz, em poucas situações consegui fazer oscilar em 1MHz, mas com ajustes. Teria que fazer um oscilador exclusivo e separado para cristais de frequências menores e uma chave selecionando entre ele e outro oscilador para frequências maiores.
Eloy, parabéns pelo vídeo. Seria interessante testar este frequencímetro com um gerador de funções para verificar se realmente ele não consegue mostrar a frequência correta a partir dos 20 MHz. Um novo vídeo demonstrando o funcionamento seria válido. Grato.
Ótimo video! Tenho uma placa de captura de video faltando o cristal. É uma Pinnacle Studio DC 10 Plus (Redstone 5.0 51010359) Como posso descobrir o cristal adequado para substituir? Agradeço quem puder me ajudar.
Olá Marcos, melhor usar um transistor para frequências mais altas com o o BF494. Em teoria até 50MHz, mas na prática uns 40Mhz. Depende também do frequencímetro que usar como medidor.
Eu tenho um transitor 2N3019, procurei no datasheet porem não diz nada sobre a frequencia de trabalho. Bom, mas como eu posso testar os cristais de relogio (32768Khz)? Nao encontrei circuitos para eles.
O 2N3019 é bom para alta frequência. Esses cristas de baixa frequências (de relógio), não são muito bons para medir com este circuito. Necessitaria um circuito mais específico para medir bem nessas faixas mais baixas.
Fiz esse circuito, usei um 2N2222 (eu acho) e uso o osciloscópiozinho DS202. Aparece a senoide bem bonitinha mas fica dançando. Queria ver um filtro pra aquietar o sinal.
no seu medidor de cristais a medida deu 1/3 do valor no meu osciloscopio UNT 2102 100 mhz tambem da esse valor por que coloquei a ponteira em x10 mas deu a mesma medida 1/3 do valor do cristal
Precisaria de um oscilador que atue bem em baixas frequências e um frequencímetro ou osciloscópio, para comprovar o funcionamento e a precisão do valor! Há um vídeo recente no canal sobre um oscilador de 1Hz, que mostro o circuito de um oscilador com esse cristal de 32K.
Não conheço, mas tente usar o BF494. O problema aqui de usar qualquer transistor NPN é de ele não oscilar numa faixa larga de frequências, o que diminuiria o alcance do testador.
Acabei de ver o dataschetes do BF494, não tem a frequência máxima de oscilação! Mas tem a frequência mínima: f(T)=120MHz. E do 2SC9018 o f(T[Typ])=1100 MHz e f(T[MIN]=700 MHz. O que significam essas frequências Eloy?
São as frequências de transição, quanto mais altas, maior o alcance do transistor sem perda de ganho. Nesse projeto, o 2SC9018 tem uma ótima ft. O BF deve funcionar também. Pois não mediremos nada acima de 30MHz.
@@Electrolab-Eletronica Verdade, principalmente eu...Rrrss Eu não tenho osciloscópio! Vou usar o frequecímetro do meu multímetro digital de até 30 MHz na saída do testador de cristais e dos ressonadores cerâmicos que estou fazendo artesanalmente!
Olá amigo, estou fazendo um vídeo especial de recomendação dos melhores canais sobre eletrônica aqui no UA-cam, e o seu não poderia ficar de fora dessa seleta lista, por favor queria saber seu nome para mencionar no vídeo. Aguardo seu contato.
Depende do oscilador usado. Os de banda muito larga podem oscilar em certas frequências melhor com os harmônicos que com a fundamental. O problema não é o osciloscópio e sim o oscilador onde o cristal será testado.
Olá Charles, não tenho, não costumo comercializar o que apresento no canal. Mas siga em frente com calma, que logo terá o conhecimento que deseja. Bons estudos!
Fala Eloy! Beleza? Vc poderia dizer o que acha sobre esses vídeos do pessoal usando uma chave de teste, dessas que captam o campo magnético da rede pra provar que não se deve usar um celular quando ele estiver carregando?
Tudo bom André! Eu diria para você que é uma alerta falso. Essa chaves atuam por indução e isso não significa que na extremidade que vai ao celular há tensão alternada com corrente suficiente para um choque. Mas vale avisar que se for um carregador sem procedência, precisa de tomar certos cuidados, pois certamente o isolamento da fonte chaveada pode não ser adequado e com isso colocar em risco o usuário, no caso de um defeito. Por isso, embora com o produto original o risco seja muito baixo, o melhor é informar ao leigo que por segurança não se deve usar o celular quando estiver carregando. O único detalhe é que o vídeo é alarmista e não explica qual é a verdadeira causa e risco, fazendo um teste que não prova nada.
Electrolab ótimo, eu penso exatamente da mesma forma, o que me preocupou foi ver um vídeo assim em um canal de engenharia elétrica com tamanho alcance como o engehall
Como sempre muito bom. Uma pena que na atualidade descarga muitos componentes eletrônicos para o lixo que poderiam ser aproveitados em fascinantes circuitos de rf e pequenos transmissores. Abrs px4i 3713.
Como sempre um Schow parabéns !! . Deixa eu explorar seu vasto conhecimento . É possível montar um progeto que conte um ciclo de liga e desliga de uma geladeira . Tipo ,quantas vezes uma geladeira liga e desliga ? Se puderes me ajudar fico grato . Ou alguem no canal souber me ajude por favor abraço a todos
Obrigado Marcelo! É possível sim, mas teria que ver o tipo de sensor, por exemplo se vai ser direto no relé do compressor, assim basta um contador marcando as vezes que ele arma. Ou se quer medir pela corrente consumida, assim precisaria de um sensor de corrente que disparasse um contador a cada ciclo de aumento de corrente. Ou seja, embora não complexo, também não é trivial.
Electrolab sim meu amigo !! Pensei direto no relé de partida acretito q seja mais facil. É que sou técnico de refrigeração . E sempre que trocamos um termostato , placa principal,modulo. Temos q saber se ela esta desligando e temos q pedir o cliente q observe e é complicado na correria do dia a dia etc . Como faço para obter este progeto ?? Me ajude por favor !!! Grato deus abençoe .
Marcelo, por falta de tempo não faço projetos. Mas você pode começar procurando por circuitos contadores de 3 dígitos (por exemplo). Há circuitos simples com displays de 7 segmentos e CIs TTLs. E também um 555 na função monoestável, para servir de debouncing para o pulso de um relé que seria acionado pelo relé da geladeira. Assim você conta as vezes que o relé é acionado.
Electrolab bom dia meu amigo. Sou seguir suas arientação. Que pena que vc nao tenha tempo pra fazer um rabisco ai kkk mais fico feliz por sua atenção . Deus o abensoi sempre. Grande abraço .
Eu fiz este frequencímetro do nosso amigo DL4YHF funcionou bem eu queria instalar no radio Philco Transglobe ,mas não funcionou ,na verdade eu nao soube instalar. Oliveira pu2olt
Frequencímetros em receptores, precisam ser instalados no circuito de FI, e usar no programa deles uma soma ou subtração da frequência intermediária, de modo a mostrar a frequência da sintonia. É bom ter o esquema do rádio para conectar corretamente o instrumento. 73!
Estou com uma dúvida muito perturbadora que pode ser a dúvida de diversos projetistas. Como dimensionar e calcular resistores para transistores em paralelo para ganho de corrente nos inversores.
Luis, se você se refere aos famosos resistores de emissor, eles precisam ter um valor muito baixo, para minimizar a queda de tensão, mas ao mesmo tempo não tão baixo, principalmente em circuitos de alta corrente, de forma que não sejam muito grandes em tamanho. Geralmente valores entre 0,1 e 0,47ohms são os mais usados. Calcule a potência deles pela lei de ohm, sabendo a corrente máxima e a queda de tensão em cima do resistor.
Electrolab, gosto muito do seu canal, muito obrigado pela dica, estou finalizando meu inversor de tensão mas encontro muita dificuldade na ária de canho de corrente. Por conta que encontro diversas formas de fazer, mas nunca completaS sempre fico com duvidas.
Oi companheiro da eletrolab eu estou aprendendo eletronica e estou envolvido direto com o detector de metal P I polones do www.lucaslab.grandhost.pl e o transistor bd 140 esta esquentando muito sera q vc poderia me dar uma luz nao consigo achar o defeito.
Olá Joel, esse transistor é o amplificador de áudio do circuito. Se ele não estiver com problemas, ou seja, o próprio transistor com defeito ou um transistor falsificado, veja de se o alto-falante usado está correto e não está em curto (8 ohms), se P3 e R25 estão com os valores corretos. Além disso, teste se a fonte está com 12V. Se nada disso resolver, veja se o 555 está ok. O ideal seria medir isso com um osciloscópio. Depois de resolvido, coloque um pequeno dissipador de calor no BD140.
amigo manda teu watzapp tenho muita vontade de aprender eu sou estalado de antenas meixo com recpito quero concertar esses deco pois eu não sei midir as tensões como eu faço eu tenho ferramentas motrimito . estação de souda smd
Obrigado Joseedson! É que o perfil deste canal são os vídeos mais detalhados (e longos), aprofundando um pouco mais no assunto. Há muitos canais de vídeos de 5 minutos, aqui é um pouco diferente mesmo.
Olá nossa a parte do vídeo em 4:55 me ajudou muito, com a sua explicação do funcionamento do oscilador eu consegui gerar um sinal de clock com cristal de 16MHz e acoplá-lo a entrada XTAL1 do Atmega328 e consegui utilizar novamente meus 2 Atmega328. Pois o Atmega328 vem de fábrica com os seus Fuses bits configurados para oscilador RC interno, sendo assim você consegue trabalhar com ele sem a necessidade de cristais. Ai sem querer um dia na hora de gravar um programa nos 2 Atmega328 eu acabei alterando a configuração padrão do fuse bit para clock externo e quem disse que eu descobria que era isto, passei vários dias quebrando a cabeça rsrs. A sua explicação do oscilador (4:55) salvou meus 2 chips, valew, muito obrigado!!!!!!!!!!!! Ótimo canal que seu canal cresça cada vez mais. Deus abençoe
Obrigado Gomes! Fico feliz que o conteúdo tenha ajudado e resolvido a questão dos microcontroladores! Seja sempre bem vindo ao canal!
Olá professor Eloy!
Nota 1000 em todos os quesitos: didática, oratória, exemplos práticos, propriedade no que fala. Enfim, que aula primorosa!
Fiquei motivado em montar o frequencímetro e o oscilador para teste de cristais.
Obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar conhecimento. Sem dúvida seu canal é um dos melhores do UA-cam.
Grande abraço.
Muito obrigado David! Seja sempre bem vindo ao canal! Abcs!
Mexi com circuitos de RF por muito tempo, tenho muitos cristais e montei muitos circuitos de RF é uma ótima ocupação, e excelente aula de eletrônica!
Obrigado Dirceu! É de fato uma área fascinante!
Caro Apresentador
Teus vídeos são de ótima qualidade, demonstrando alto nível de conhecimento tecnológico na eletrônica. Sou "robista" na eletrônica apesar da minha formação em outras tecnologias, tuas apresentações agregam valores ao meu conhecimento nesta área. Parabéns pelas todas as apresentações disponíveis na internet.!!!
Muito obrigado Adonai! Seja sempre bem vindo!
Muito bom, como sempre obrigado pôr compartilhar.
Amigo, muito legal mesmo esse seu video de hoje!
Eu assisti ele mais cedo, porem nao tinha feito o comentário, pois tive que ir resolver um problema do meu pai.
Um inquilino dele saiu da casa e fui com o funcionário da imobiliária fazer uma vistoria.
Infelizmente ja e a segunda vistoria e não ta bom, sei que não querem pintar a casa para entregar de forma correta, não resta outra saída a não ser acionar a seguradora.
O inquilino disse ao funcionário da imobiliária que não ia pintar o teto pois ele não sujou lã.
O imobiliária disse a ele que tem que pintar tudo, independente de ta sujo ou não.
Tem muita coisa errada lá, mas deixa pra la isso!
Voltando ao circuito, muito preciso o frequencimetro, bateu bem próximo com o de bancada amigo!
Obrigado Michel! É sim, um frequencímetro pequeno , mas preciso! Quanto aos inquilinos, quase sempre dão dor de cabeça. Para evitar isso, há os contratos que detalham tudo que deve ser feito na devolução do imóvel! Boa sorte!!
Electrolab E meu amigo, eu sei como e inquilino, os bons são raros!
Se eu for listar tudo. Nossa!
arrancaram um dos puxadores da janela da cozinha e deixaram sem, perderam!
Tiráram o chuveiro e deixaram em cima da pia da cozinha!
As tomadas estão todas sujas de tinta.
Passaram massa na parede e nem lixaram, e ainda por cima com alguns pedaços da pintura antiga soltando pedaços e aparecendo com a massa por cima.
Usaram uma tinta para retocar algumas paredes apenas, na verdade não e nem tinta, e uma especie de po que mistura na agua para pintar, não tem cheiro, coisa da pior qualidade.
Passaram esse mesmo produto na grade externa, quando deveria ser esmalte sintético
Não limparam casa para entregar.
Ja mandaram 3 pessoas que não sabem pintar para fazer o serviço.
Como a imobiliária alugou para eles através de seguro fiança, pois não tinham fiadores, vão acabar acionando o seguro.
Chato isso, pois não e bom para ninguém!
Isso ja aconteceu de uma outra vez em outra casa, o morador disse que não ia pintar a casa e a seguradora foi acionada, mas levou uns 90 dias para liberar o dinheiro, ai a imobiliária manda um pintor com o material para fazer o serviço.
É uma pena que não cuidam do que usam, só porque não são os donos! Mas pelo menos o seguro cobrirá os danos!
Estiveram aqui hoje para falar com meu pai, pois sabem que a imobiliária não vai dar baixa no contrato enquanto não estiver ok.Deram uma enrolada e fingiram pintar o teto muito mau feito.Meu pai já sabendo que não querem fazer nada e sim tentar empurrar do jeito que está mandou deixarem do jeito que está.Ele me disse depois que vai mandar arrumar.Já sei que vai sobrar para eu.Cobrei a ele o puxador da janela que arrancaram.Ele falou que iria comprar outro, não acredito muito mais meu pai já está chateado e resolveu deixar para lá.Talvez seja melhor assim!Quanto antes entregar aprontamos e colocamos de novo para alugar!
É melhor assim, menos aborrecimentos!
Eloy, isso é normal: retirei uns 50 capacitores cerâmicos pequenos de cor alaranjada de sucatas de placas velhas, no entanto não tinha nenhum de 22pF, isso desde de segunda feira! Quando foi agora derrubei desastradamente vários resistores no chão. Comecei a ri, e me abaixei para pegá-los do chão. E para a minha surpresa achei um pequeno capacitor cerâmico alaranjado no chão, e advinha o que é tinha inscrito nele? 22! Rsssrss
Muito bom video Elói e como eu tenho muito problema com cristais de placas mae e microprocessadores de áudio graças a vc montei hoje um, mas com um BC547 e funcionou muito bem cravando certinho a frequência, mas a onda distorce um pouco no osciloscópio. Valeu amigo
Maravilha Vagner! Obrigado!
Ótima aula. Sem dúvida um projeto bastante útil. Obrigado. Um abraço.
Obrigado Luiz Antônio!
Valeu vou fazer um gratidão
Valeu Cristiano!
Excelente Trabalho. tenho um frequecimetro digital gooit gy560 com uma antena telescopica. nesse caso será precisso puxar um terra do frequencimetro gooit gy560 para fazer o teste né ?
Obrigado! Sim, seria recomendável.
Em 12:41, Muito bom dia Prezado! tenho uma dúvida: tem um cristal aqui que no invólucro tem escrito " 27.0F2C", Esse cristal é de 27 MHz? Desde já lhe agradeço!
Bom dia! É provável, mas não tem como ter certeza, pois cada fabricante adota um formato diferente para o código. Precisaria medir efetivamente.
@@Electrolab-Eletronica Realmente, tirei ele fora da placa e medir com auxílio daquele circuito do outro vídeo, registrei 27,1 MHz. Na placa, alguém que deveria mandar 141 mV RMS pra ele, não está mandando e o resultado é que a placa mãe não sobe vídeo no monitor ou sobe vídeo quando o conjunto bem entende, Affff. Valeu Electrolab, mais uma vez!
da pra usar um BF494 no lugar do 9018?
No vídeo eu até comento que é uma possibilidade usar o BF494, mas o desempenho pode ser diferente em termos da largura de banda que o teste alcança. Não tendo o outro vale a pena experimentar.
Olá... sabe Mestre... para mim que amo demais tudo isso chega a ser emocionante assistir as vídeo-aulas nesse canal... porque mesmo com 35 anos trabalhando nessa profissão eu aprendo todos os dias e esse canal com suas aulas coloca as coisas de um jeito muito especial em nossas mentes... é muito diferente de todos os outros... uma pergunta: esse pequeno oscilador é o ideal para mim testar fora da placa os cristais dos smartphones e notebooks com o meu multímetro Vici VC99 que mede frequências até 60 mhz ?
Muito obrigado Marco! Seja sempre bem vindo ao canal! Sim, esse oscilador é indicado, mas certamente iria funcionar bem até uns 50MHz.
@@Electrolab-Eletronica 50Mhz já vai ajudar demais em muitos equipamentos... e também o multímetro mede frequências só até 60 MHz... eu tenho planos de muito breve ter um frequencímetro de bancada até 2.4 Ghz e um osciloscópio que ainda não sei qual vou precisar porque também conserto tvs e equipamentos de som... eu acredito que um de 200 Mhz ou 300 Mhz será o suficiente mas ainda preciso estudar isso para não comprar um fraco e nem um caro demais sem razão de ser... muito obrigado... gratidão sempre por seus ensinamentos e sua atenção comigo...
Excelente professor obrigado
Obrigado José Carlos!
Que idéia genial e simples
Adorei essa dica .
No ensejo, gostaria em saber onde posso encontrar esse tipo de displai que no vídeo apresenta. E
Precisando de desse.
Abraço!
Que Deus abençoe com muita saúde.
Obrigado Jubson! Esses displays você encontra no mercado livre. São displays individuais que montei os 5 dígitos juntos naquela placa.
Obrigado meu amigo
Que Deus abençoe
Gosto muito das suas aulas que são de muita ênfase com muito conhecimento e objetivas
Beleza! Adorei! vou montar o meu freguencimetro. Valeu! Obrigado pela dica!
Obrigado Sebastião! Boa montagem!
Muito bom. Grato pela dica e por compartilhar seus conhecimentos.
Obrigado Oswaldo!
Maravilha!!!
Sempre muito claro e dentro do assunto, com varios suportes.
Obrigado Moacir!
Show de bola amigo!
Obrigado Luiz!
Montei o circuito usando um 2n2222 como transistor e deu certinho. Com o ossiloscopio consigo medir as frequências exatas, a onda apresenta certa distorção, mas nada que interfira na medição
Maravilha Yan!
Que legal. Era isso que estava procurando.
Obrigado Paulo!
Boa tarde. simples e eficiente, poderia testar os ressonadores e filtros ceramico 455?
Boa tarde, sim na maioria dos modelos funciona bem. Tem um vídeo sobre ressonadores no canal, que faço testes com ele.
Olá... Mestre em primeiro lugar muito obrigado por nos tornar melhores com seus excelentes ensinamentos e explicações... uma pergunta: enquanto não chegam os transístores 2SC9018 que adquiri eu posso fazer um teste com um que tenho aqui que é o 2SC2705 ? ... mais uma vez muito obrigado...
Olá Marco, como experiência não há problemas. A questão é que o 9018 é muito superior em respostas nas altas frequências. O outro é mais para áudio.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado...
Estou tentando medir um cristal de 800 khz e um de 455Khz, ambos ceramicos e o circuito nao esta funcionando. Ele nao oscila com frequencias mais baixas??
Não oscila com frequências muito baixas como essas. Para um circuito simples, é muito difícil oscilar numa banda tão larga. E como a maioria dos cristais estão acima de 3 MHz, o foco dele é para essa faixa. Além disso, ressonadores cerâmicos não funcionam bem nesse tipo de circuito, precisaria de um diferente.
@@Electrolab-Eletronica nao achei nenhuma literatura sobre isso. Achei que funcionaria, pois vc testou algins ressonadores ceramicos em outro video com esse mesmo circuito, porem o ressonadot tinha frequencia maior
Sim, os de maior frequência funcionam em alguns casos, mas sendo ressonadores e abaixo de 1 ou 2MHz, dificilmente funcionariam. Busque por osciladores de 455KHz, ele devem servir como teste para esses componentes.
Grande Mestre ELOY boa noite. Solicito uma informação esclarecedora. Uma das causas de uma placa mãe de desktop energizada, não partir (após acionar o botão on/off) é a ausência de funcionamento do cristal cilíndrico de 32khz. A pergunta é : Poderia-se conectar em paralelo um outro cristal de 32khz para ver se a placa starta? Se realmente o cristal oriundo estiver avariado, o outro daria o start na placa ou poderá vir a causar problemas ao circuito? PLINIO Jr. - RJ
Olá Plínio, para esse teste o ideal seria "soltar" pelo menos um dos leads do cristal original e aí sim conectar o outro, pois se por algum motivo o defeito dele estiver gerando alguma alteração no circuito, ele poderia invalidar o teste com o novo cristal. Portanto não conecte em paralelo, sem remover o anterior.
Ótimo video. Gostaria de saber se eu posso utilizar o frequencímetro do multímetro da uni-t (ut61e) sem problemas.
Obrigado Igor! Pode usar sim.
Boa noite cidadão, lhe chamo assim pois não me recordo de já ter ouvido ou visto seu nome, me impressiona seu conhecimento técnico, pergunto; você é engenheiro eletrônico ? Parabéns mais uma vez pelas postagens.
Olá Acivaldo, meu nome é Eloy. Sim, sou engenheiro eletrônico! Obrigado!
Montei o circuito professor com o bf494 e funcionou. Porém cristais de 16k não oscilou. Eu pergunto, só mede cristais de frequência na escala de mega hertz?
Olá Paulo! Sim, cristais na faixa de Khz ele não vai oscilar.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado professor. Tenho que modificar os componentes para essa faixa dr Eloy?
Neste caso precisa mudar o oscilador, esses pequenos cristais de khz só vão oscilar com um teste específico só para eles.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelos valioso esclarecimento
Bom dia . Fiz o circuito e funcionou perfeitamente até 20mhz . Só que ao medir um cristal de 27mhz , indicou 9mhz . Estou lendo no frequencimetro do osciloscópio digital minipa .
É possível, ele é na verdade de 9MHZ e oscila no terceiro harmônico, o que dá exatamente 27MHz. Depende do tipo do cristal.
Fala amigo! É possível faze-lo com capacitores de 47pF? Eu não tenho nenhum de 22pF
Olá Caio, pode até funcionar, mas poderá ter problemas na estabilidade de frequência. Caso tenha dois de 18 ou 15pF, seria preferível.
@@Electrolab-Eletronica Ah, valeu!
Eloy, posso usar uma fonte de 5 V de celular? Outra coisa: tenho uma outra fonte de celular que diz que é 5 V, no entanto quando meço a tensão de saída dá um pouco menos de 9 V! Posso usar essa tensão para energizar esse testador de cristais?
Sim, pode.
Posso usar outro capacitor cerâmico pequeno alaranjado de 24pF?
Pode!
Ótimo vídeo ! Obrigado pelo vídeo !
Obrigado Paulo!
Valeu!
Um excelente vídeo/explanação!
Grato!
Fiquei relembrando de minha coleção da revista Antena e de meu rádio Sanyo de três faixas, onde aos domingos pela manhã/tarde ficava ouvindo os PY de São Paulo, aqui no Rio. Eram tantos projetos e ensinamentos os quais acompanhava com muito bom grado...
Valeu amigo, infelizmente não sei teu nome, poderia ser colocado para podermos lhe tratar um tanto quanto melhor...
Boa tarde e...
Shalom!
Obrigado Mario Sergio! Boa época! Ainda há uma boa turma falando nos 40m!! Meu nome é Eloy.
Valeu Eloy!
Obrigado mais uma vez!
Meu rádio ainda existe e funciona... vou dar uma olhada nos 40m(domingo)!
Em breve lhe comento se obtive exito...
Até!
Sou viciado em transmissões QRP 40m. Com 2Watts, um monte de cristal dessa faixa, um oscilador movido a BC238, e alguns trimmers para o ajuste perfeito, dois BD135 em saída PUSH PULL, uma boa antena (que por sinal enorme pelo comprimento de onda), casada com o transmissor no quintal, um receptor bom (pode ser até o SW7600 Sony que por sinal é um dos meus Xodós), eu e um grupo de amigos que estamos distantes de 2000 a 3000 Km no Brasil, conseguimos excelentes contatos pelo Brasil afora, com essa baixa potência, quando conseguimos contato é só vibração! Diversão garantida só para quem é daquela época vai entender! kkkk
Parabéns Marcelo! Dizem que nada melhor que um QRP para nos sentirmos verdadeiros radioamadores! Principalmente com transmissores caseiros! A antiga revista ANTENNA, tinha uma seção dedicada aos Qrpistas, com projetos de transmissores mínimos (muitos só para CW), que com boa antena e propagação, faziam DX com meio mundo! Realmente fascinante!
Prezado Eloy, obrigado pelo vídeo, muito explicativo e ajudador. Gostaria de saber se o circuito proposto para teste de cristais é capaz de testar cristais da ordem de KHz, no meu caso, 75 KHz. Obrigado desde já.
Obrigado Anderson! Negativo, ele não oscila em frequências baixas, teria que montar um oscilador em separado para esses cristais de baixas frequências.
@@Electrolab-Eletronica obrigado!
Você tem algum vídeo que ensina testar um ressonador cerâmico ou um cristal mesmo, em operação numa placa eletrônica com um multímetro digital que tenha a escala de frequência?
Não tenho. Na verdade esse tipo de medição pode ser bem crítica em alguns casos. Em certos circuitos, somente com osciloscópio ou frequencímetro seria possível medir, já que as escalas de frequência nos multímetros são limitadas e podem não ter a sensibilidade necessária.
@@Electrolab-Eletronica Eu acabei de comprar um multímetro digital Hikari HM-2090 com frequecímetro que mede até 30 Megahertz! Daria pra ligar e como ligaria as pontas de prova desse multímetro e ter a leitura no display desse multímetro a frequência de um cristal oscilador ou ressonador cerâmico de até 30 Megahertz colocado nesse seu testador, na saída desse seu testador de cristais?
Isso, tente colocar na saída do testador. Para funcionar bem, é importante que o frequencímetro desse multímetro tenha sensibilidade adequada para medir esse sinal
Eloy, tinha uma ligação errada que eu tinha feito! Acabei de ajeitar, porém não sei fazer a leitura dos caracteres no corpo dos cristais e dos ressonadores cerâmicos! Como é mesmo? Só sei que os múltiplos do Hertz são: kiloHertz(KHz), MegaHertz (MHz) e GigaHertz(GHz).
Ressonador cerâmico não responde bem com esse circuito. Os cristais em geral estão na faixa dos MHz, a maioria de 1 a 30MHz. O seu frequencímetro do multímetro, como comentei antes, pode não ter sensibilidade para o sinal desse oscilador e com isso a medida estará sempre errada.
@@Electrolab-Eletronica Descobri ontem de madrugada outra ligação errada, Eloy! Antes de descobrir essa outra ligação errada, o frequecímetro do meu multímetro digital mostrava sempre em kiloHertz, seja um cristal de quatzo seja um ressonador cerâmico! Agora pela a minha surpresa mostrou 4 MHz a leitura de um ressonador cerâmico!
A medida pode estar errada. Ressonadores geralmente operam com frequências mais baixas.
@@Electrolab-Eletronica Um ressonador cerâmico com a inscrição 400G.334 no corpo dele, o frequecímetro do multímetro digital travou em 3,958 MHz! No entanto, 2 a 3 ressonadores cerâmicos, de um total de 8 ressonadores mostraram uma variação no frequecímetro!
Qual a cor do ressonador? São raros mas esse seu pode ser de 4Mhz sim. Nesse caso estaria medindo corretamente. A maioria dos ressonadores são de 455KHz, esses não são possíveis de serem testados nesse circuito, pois ele não oscila em baixas frequências. Por isso o foco dele é com cristais.
Ótimo vídeo e explicações. Grato por compartilhar...
Obrigado Adalberto!
Professor eu posso usar esse circuito oscilador para medir com um multimetro digital que possua frequencimetro?
Em geral pode Edson, dependendo apenas da sensibilidade do frequencímetro que tem nesse multímetro.
nos radio que usamos para aeromodelos eles tem cristais tanbem e eu gostaria de saber se esse teste serve para medir eles tanben meu amigo
Sim, sendo cristais comuns de 2 pinos, serve.
Olá,parabéns pelo vídeo, estou querendo um para fazer leitura na saída de receptor de tv no caso 22khz indicaria algum,desde já agradeço
Olá Renato! Não entendi o que precisa, seria um medidor para cristais ou para frequências?
Electrolab olá amigo teria algum para as duas funções
Esse que apresento no vídeo, serviria para as duas funções. Medir cristais, usando o pequeno oscilador que mostrei o esquema e frequências em geral, usando qualquer frequencímetro, inclusive o simples modelo apresentado no projeto também.
Electrolab olá esses agui ua-cam.com/video/iL4YK9V69A4/v-deo.html vendem no mercado livre seria uma boa para o que eu quero ou não serveria,muito obrigado
Positivo Renato, esse é muito similar ao que eu mostrei no vídeo.
Olá amigo, teu projeto detecta a frequência de 32 khz ??
Olá Moacir, negativo. Só acima de 1MHz.
Muito Bom. Excelente vídeo aula.
Obrigado Railton!
Olá professor..
Comprei esses kits do Aliexpress , mas percebo que não mede abaixo de 4mhz
Aliás até mede somente se eu deixar a ponta do osciloscópio ligada no emissor do transistor.
O circuito é o mesmo do seu..
Será que é alguma capacitância
É possível, mas normalmente o efeito é limitador nas altas frequências.
@@Electrolab-Eletronica mas acima de 4mhz até os 24mhz mede certo..
Apenas abaixo de 4mhz que somente indica se colocar a ponta do osciloscópio no emissor do transistor , se tirar não mede..
Interessante, pode ser que o oscilador não funcione bem nesse extremo inferior, por limitação do circuito mesmo! Precisaria investigar melhor!
@@Electrolab-Eletronica obrigado...assim que tiver um tempinho verifique no seu circuito se mede abaixo de 4mhz
Bom fim de semana..
Eloy, você tem algum vídeo ensinando como fazer a leitura no corpo de um cristal e dos ressonadores cerâmicos?
Não existe um padrão, em geral eles colocam os valores em milhares de KHz. Então se estiver marcando 10.000, é um cristal de 10MHz.
Eu acabei de comprar um multímetro digital Hikari HM-2090 com frequecímetro que mede até 30 Megahertz! Daria pra ligar e como ligaria as pontas de prova desse multímetro e ter a leitura no display desse multímetro a frequência de um cristal oscilador ou ressonador cerâmico de até 30 Megahertz colocado nesse seu testador, na saída desse seu testador de cristais?
Isso, tente colocar na saída do testador. Para funcionar bem, é importante que o frequencímetro desse multímetro tenha sensibilidade adequada para medir esse sinal.
@@Electrolab-Eletronica Como eu sei Eloy, se o multímetro que mencionei tem a sensibilidade adequada?
Montei um aqui num freq. bk precision 100mhz todos os cristais comuns mede perfeitamente, mas os redondos não oscila, poderia me esclarecer?
Pode ser a frequência baixa desse pequenos redondos.
Obrigado pelo retorno, mas um deles é sabidamente 32 mhz novinho em folha, eu retirei alguns redondos de placa e tambem não oscilou, não sei qual a freq deles, tem que ver os códigos, mas valeu cara , no geral funciona muito bem, parabéns pelo canal, ajuda muito a gente.
Ola Mestre !! Duvida ! nao testei com receio d queimar, uso MOC3021 e Triac BT137, como rele, posso usar o MOC, so o lado do diac, como diac comum pra fazer um dimmer básico ? É que comprei um ferro de soldar de 60W, eh muito forte, queria controlar a temperatura, Vlw , abração
Olá Carlos, não deve usar dessa forma, já que o DIAC interno é acionado por luz pelo outro lado do MOC. Você pode fazer um controlador de potência com o MOC e o BT, como apresenta este link: elprojects.blogspot.com/2011/07/moc3021-circuitry-for-inductive-load.html
Eletrolad a possibilidade de testar, diretamente na placa, com utilização de ociloscópio?
Dependendo do circuito, é possível conferir se o oscilador está na frequência do cristal e indiretamente comprovar que o cristal está ok.
Muito bom amigo, ótimas dicas!
Obrigado Maik!
Muito bom !! Tenho uma placa de (inter clima- Ar condicionado de caminhão) que tem um cristal que está perto de um PIC - Microcontrolador, nesse caso seria o microcontrolador responsável por fazer com que o cristal oscile ?
Obrigado Josué! Sim, o microcontrolador tem internamente um oscilador e o cristal é colocado externamente para fixar a frequência escolhida.
@@Electrolab-Eletronica Ok !! muito obrigado !
Só mais uma dúvida referente aos cristais. Com o multímetro é confiável medir ou eu preciso ter um frequencímetro?
Se o seu multímetro tiver uma escala de frequência (Hz), com dígitos e alcance suficiente para a medida desejada, deve funcionar bem. Do contrário, precisaria de um frequencímetro ou osciloscópio. Isso para medir no circuito, pois para o cristal fora dele, somente da forma que indiquei no vídeo.
@@Electrolab-Eletronica Ok ! show de bola !! brigadão
Muito bom. Eu comprei um da China veio ontem. Aquele com a placa vermelha. Eu montei testei com alguns cristais e infelizmente o meu só mede frequências acima de 4 mhz. Na descrição dizia 1 a 50 mhz
Obrigado Josué! Frequências baixas podem necessitar talvez de uma maior amplitude, para que o frequencímetro consiga ler corretamente.
@@Electrolab-Eletronica no caso eu teria que mexer em alguma configuração? tipo tem um potenciômetro na placa, mas ela não veio com esquema, diagrama nada.
Não, na verdade depende do sinal que ele recebe, e não do instrumento! Isso é característica da sensibilidade desse frequencímetro. Não seria possível fazer um instrumento desse porte com a mesma sensibilidade em toda essa faixa larga, por isso pode haver situações de sinais que ele não consegue medir.
@@Electrolab-Eletronica Ah ok entendi !! muito obrigado !!
a partir de que frequencia ele funciona? eu comprei um do aliexpres ele so le apartir de 4.000mhz
Medidores simples desse tipo não apresentam bons resultados em frequências baixas. Esse que montei também funciona acima de 4MHz, em poucas situações consegui fazer oscilar em 1MHz, mas com ajustes. Teria que fazer um oscilador exclusivo e separado para cristais de frequências menores e uma chave selecionando entre ele e outro oscilador para frequências maiores.
Eloy, parabéns pelo vídeo. Seria interessante testar este frequencímetro com um gerador de funções para verificar se realmente ele não consegue mostrar a frequência correta a partir dos 20 MHz. Um novo vídeo demonstrando o funcionamento seria válido. Grato.
Obrigado Edson! Sim, é uma boa sugestão!! Vou verificar!
Bom dia colega você sabe me informar se posso colocar dois cristais em série para aumentar a frequência
Olá Jorge, não é possível essa ligação.
Ótimo video!
Tenho uma placa de captura de video faltando o cristal.
É uma Pinnacle Studio DC 10 Plus (Redstone 5.0 51010359)
Como posso descobrir o cristal adequado para substituir?
Agradeço quem puder me ajudar.
Olá Eros, examinando algumas imagens desse modelo, há um cristal comum (2 pinos) de 26.80MHz e um oscilador à cristal (4 pinos) de 27.000MHz.
Muito bom parabéns
Obrigado Ronaldo!!
Boa tarde,parceiro! Posso transístor bc547, bc548 e etc. ..? Qual a faixa de medição desse circuito. Tenho cristal de 32k até 31mhz
Olá Marcos, melhor usar um transistor para frequências mais altas com o o BF494. Em teoria até 50MHz, mas na prática uns 40Mhz. Depende também do frequencímetro que usar como medidor.
Eu tenho um transitor 2N3019, procurei no datasheet porem não diz nada sobre a frequencia de trabalho. Bom, mas como eu posso testar os cristais de relogio (32768Khz)? Nao encontrei circuitos para eles.
O 2N3019 é bom para alta frequência. Esses cristas de baixa frequências (de relógio), não são muito bons para medir com este circuito. Necessitaria um circuito mais específico para medir bem nessas faixas mais baixas.
@@Electrolab-Eletronica VX tem idéia de algum circuito?
No momento não tenho Marcos.
Fiz esse circuito, usei um 2N2222 (eu acho) e uso o osciloscópiozinho DS202. Aparece a senoide bem bonitinha mas fica dançando. Queria ver um filtro pra aquietar o sinal.
Filtros não seriam bons nesse caso, tente uma montagem pequena, com trilhas curtas e cabos blindados para estabilizar o sinal.
É tens razão. Está em montagem aranha. Valeu a dica. Aquele abraço aí professor, obrigado.
Fala meu camarada tem como fazer isso com aqueles multímetro digital simples ?
Infelizmente não tem. Eles não têm sensibilidade para essa medida.
E qual tipo de multímetro eu poderia está fazendo isso ?? Analógico ?
Precisa ser um frequencímetro.
Video muito bom! Meus parabens!
Obrigado Jorge!
Parabéns muito bom... obrigado
Obrigado Daniel!
Uma tv que apresenta cor apenas preto e branco pode ser por causa do cristal?
Se for o cristal do circuito de croma nas TVs antigas de tubo, sim, pode ser o problema. Nas novas não seria a causa provável.
Olá amigo electrolab posso usar o frequencimetro do multímetro para o testador?
Positivo Joaquim.
no seu medidor de cristais a medida deu 1/3 do valor no meu osciloscopio UNT 2102 100 mhz tambem da esse valor por que coloquei a ponteira em x10 mas deu a mesma medida 1/3 do valor do cristal
Perfeito! Submúltiplo da fundamental.
colega eu gostaria de medir um cristal com o valor de 32768 khz, como eu faço ?
Precisaria de um oscilador que atue bem em baixas frequências e um frequencímetro ou osciloscópio, para comprovar o funcionamento e a precisão do valor! Há um vídeo recente no canal sobre um oscilador de 1Hz, que mostro o circuito de um oscilador com esse cristal de 32K.
Olá, muito bom , como fazer a alimentacao e a saída para frequencímetro
A alimentação pode ser uma bateria de 9V ou uma pequena fonte. A saída um cabo blindado direto ao conector BNC do frequencímetro.
Tantos comentários positivos no vídeo, diante de tantos deslikes.
É assim mesmo Ricardo! Uma crítica construtiva é muito difícil de aparecer, mais fácil dar um dislike!
Não existe nenhum transístor equivalente ao transístor 2SC9018, Eloy?
Não conheço, mas tente usar o BF494. O problema aqui de usar qualquer transistor NPN é de ele não oscilar numa faixa larga de frequências, o que diminuiria o alcance do testador.
@@Electrolab-Eletronica Como tem isso "Máxima faixa de oscilação" no dataschetes de transístor NPN?
Acabei de ver o dataschetes do BF494, não tem a frequência máxima de oscilação! Mas tem a frequência mínima: f(T)=120MHz. E do 2SC9018 o f(T[Typ])=1100 MHz e f(T[MIN]=700 MHz. O que significam essas frequências Eloy?
São as frequências de transição, quanto mais altas, maior o alcance do transistor sem perda de ganho. Nesse projeto, o 2SC9018 tem uma ótima ft. O BF deve funcionar também. Pois não mediremos nada acima de 30MHz.
@@Electrolab-Eletronica Verdade, principalmente eu...Rrrss Eu não tenho osciloscópio! Vou usar o frequecímetro do meu multímetro digital de até 30 MHz na saída do testador de cristais e dos ressonadores cerâmicos que estou fazendo artesanalmente!
Olá amigo, estou fazendo um vídeo especial de recomendação dos melhores canais sobre eletrônica aqui no UA-cam, e o seu não poderia ficar de fora dessa seleta lista, por favor queria saber seu nome para mencionar no vídeo. Aguardo seu contato.
Olá Amigo, obrigado pela lembrança e parabéns pelo seu canal e pela iniciativa! Me chamo Eloy e sou engenheiro eletrônico.
Obrigado por ter respondido, acredito que o vídeo estará no nesse sábado.
entao o osciloscopio de 100mhz nao da o valor real do cristal em teste obrigado por ter respondido as minhas perguntas
Depende do oscilador usado. Os de banda muito larga podem oscilar em certas frequências melhor com os harmônicos que com a fundamental. O problema não é o osciloscópio e sim o oscilador onde o cristal será testado.
você tem dele pra vender? estou iniciando em eletrônica e queria muito aprender esses princípios, mas me dá ansiedade ao ouvir detalhes técnicos kkkk
Olá Charles, não tenho, não costumo comercializar o que apresento no canal. Mas siga em frente com calma, que logo terá o conhecimento que deseja. Bons estudos!
Fala Eloy! Beleza? Vc poderia dizer o que acha sobre esses vídeos do pessoal usando uma chave de teste, dessas que captam o campo magnético da rede pra provar que não se deve usar um celular quando ele estiver carregando?
Tudo bom André! Eu diria para você que é uma alerta falso. Essa chaves atuam por indução e isso não significa que na extremidade que vai ao celular há tensão alternada com corrente suficiente para um choque. Mas vale avisar que se for um carregador sem procedência, precisa de tomar certos cuidados, pois certamente o isolamento da fonte chaveada pode não ser adequado e com isso colocar em risco o usuário, no caso de um defeito. Por isso, embora com o produto original o risco seja muito baixo, o melhor é informar ao leigo que por segurança não se deve usar o celular quando estiver carregando. O único detalhe é que o vídeo é alarmista e não explica qual é a verdadeira causa e risco, fazendo um teste que não prova nada.
Electrolab ótimo, eu penso exatamente da mesma forma, o que me preocupou foi ver um vídeo assim em um canal de engenharia elétrica com tamanho alcance como o engehall
Pois é André! Se querem dar o alerta, que seja da maneira correta!
Vc tem um 26.225 ? Se tiver me informe o preço e envio ! Grato
Infelizmente não tenho essa frequência. Obrigado.
Como faço pra saber a polaridade dos cristais ? " Se e que tem polaridades"
Não têm polaridade!
Como sempre muito bom.
Uma pena que na atualidade descarga muitos componentes eletrônicos para o lixo que poderiam ser aproveitados em fascinantes circuitos de rf e pequenos transmissores.
Abrs px4i 3713.
Obrigado Weliton! É verdade, muita coisa aproveitável vai para o lixo, principalmente nas antigas TVs de CRT. 73!
Como sempre um Schow parabéns !! . Deixa eu explorar seu vasto conhecimento . É possível montar um progeto que conte um ciclo de liga e desliga de uma geladeira . Tipo ,quantas vezes uma geladeira liga e desliga ? Se puderes me ajudar fico grato . Ou alguem no canal souber me ajude por favor abraço a todos
Obrigado Marcelo! É possível sim, mas teria que ver o tipo de sensor, por exemplo se vai ser direto no relé do compressor, assim basta um contador marcando as vezes que ele arma. Ou se quer medir pela corrente consumida, assim precisaria de um sensor de corrente que disparasse um contador a cada ciclo de aumento de corrente. Ou seja, embora não complexo, também não é trivial.
Electrolab sim meu amigo !! Pensei direto no relé de partida acretito q seja mais facil. É que sou técnico de refrigeração . E sempre que trocamos um termostato , placa principal,modulo. Temos q saber se ela esta desligando e temos q pedir o cliente q observe e é complicado na correria do dia a dia etc . Como faço para obter este progeto ?? Me ajude por favor !!! Grato deus abençoe .
Marcelo, por falta de tempo não faço projetos. Mas você pode começar procurando por circuitos contadores de 3 dígitos (por exemplo). Há circuitos simples com displays de 7 segmentos e CIs TTLs. E também um 555 na função monoestável, para servir de debouncing para o pulso de um relé que seria acionado pelo relé da geladeira. Assim você conta as vezes que o relé é acionado.
Electrolab bom dia meu amigo. Sou seguir suas arientação. Que pena que vc nao tenha tempo pra fazer um rabisco ai kkk mais fico feliz por sua atenção . Deus o abensoi sempre. Grande abraço .
Obrigado Marcelo!
Eu to querendo montar esse frequencimetro tem com vc fazer uma video aula?
Anotada a sugestão Marco, obrigado!
Show!
Obrigado José Carlos!
valeu gostei
Obrigado Cosme!
Bom
Obrigado Paulo!
Esse curso e foca mais em que amigo
Qual curso exatamente Cassio? Na descrição há alguns cursos diferentes recomendados.
vc não faz por encomenda esse sistema ?
Não comercializo os projetos do canal. Obrigado.
Interessante!
Obrigado D'Costa!
Eu fiz este frequencímetro do nosso amigo DL4YHF funcionou bem eu queria instalar no radio Philco Transglobe ,mas não funcionou ,na verdade eu nao soube instalar. Oliveira pu2olt
Frequencímetros em receptores, precisam ser instalados no circuito de FI, e usar no programa deles uma soma ou subtração da frequência intermediária, de modo a mostrar a frequência da sintonia. É bom ter o esquema do rádio para conectar corretamente o instrumento. 73!
É por aí mesmo, mas eu não conseguiria mesmo que tentasse . Tem pessoa digo técnico que sabe mas nunca vi um video deste no UA-cam
esta placa que você testa com o frequencímetro tem o esquema
Sim! Eu mostro o esquema e como funciona no próprio vídeo!!
Estou com uma dúvida muito perturbadora que pode ser a dúvida de diversos projetistas.
Como dimensionar e calcular resistores para transistores em paralelo para ganho de corrente nos inversores.
Luis, se você se refere aos famosos resistores de emissor, eles precisam ter um valor muito baixo, para minimizar a queda de tensão, mas ao mesmo tempo não tão baixo, principalmente em circuitos de alta corrente, de forma que não sejam muito grandes em tamanho. Geralmente valores entre 0,1 e 0,47ohms são os mais usados. Calcule a potência deles pela lei de ohm, sabendo a corrente máxima e a queda de tensão em cima do resistor.
Electrolab, gosto muito do seu canal, muito obrigado pela dica, estou finalizando meu inversor de tensão mas encontro muita dificuldade na ária de canho de corrente.
Por conta que encontro diversas formas de fazer, mas nunca completaS sempre fico com duvidas.
Eu montei com vu...e frequencimetro
Ótima opção!
Eletrolab !? Têm como medir , só com o multímetro mesmo !?
Não tem como, a única coisa que vai poder saber com um multímetro é se estiver em curto, fora isso só com circuito oscilador para testar.
muito legal ! gosto muito dos seus videos ! aprendo bastante ! forte 73 ! PY1ZP
Obrigado Wenderson! 73!
Obrigado pelo VIDEO, como sempre esbanjando KnowHow! Quer ser meu Sócio? (RISOS)
Rsrsrr, Obrigado Régis!!
26.965Mhz é o canal 01 em 11 metros .
Isso mesmo Sebastião!
Oi companheiro da eletrolab eu estou aprendendo eletronica e estou envolvido direto com o detector de metal P I polones do www.lucaslab.grandhost.pl e o transistor bd 140 esta esquentando muito sera q vc poderia me dar uma luz nao consigo achar o defeito.
Olá Joel, esse transistor é o amplificador de áudio do circuito. Se ele não estiver com problemas, ou seja, o próprio transistor com defeito ou um transistor falsificado, veja de se o alto-falante usado está correto e não está em curto (8 ohms), se P3 e R25 estão com os valores corretos. Além disso, teste se a fonte está com 12V. Se nada disso resolver, veja se o 555 está ok. O ideal seria medir isso com um osciloscópio. Depois de resolvido, coloque um pequeno dissipador de calor no BD140.
@@Electrolab-Eletronica Ok vou dar mais uma olhada mais detalhada muito obrigado.
amigo manda teu watzapp tenho muita vontade de aprender eu sou estalado de antenas meixo com recpito quero concertar esses deco pois eu não sei midir as tensões como eu faço
eu tenho ferramentas motrimito . estação de souda smd
Olá Jean, não uso Whatsapp para o canal. Veja os vários vídeos de eletrônica básica que certamente ajudará muito.
parabéns amigo Jean dos Anjos, vc é inteligente só precisa melhorar seu português tá gritante .
Olha, muito bom, bastante eficiente. Formidável. Mas seria melhor ir direto ao assunto. Quando fala demais perde-se tempo.
Obrigado Joseedson! É que o perfil deste canal são os vídeos mais detalhados (e longos), aprofundando um pouco mais no assunto. Há muitos canais de vídeos de 5 minutos, aqui é um pouco diferente mesmo.
Nice 🙂 video ☺️ dear 😍🎁🔔👈🤝🌹🥰
Thanks Farah!