Fui no cinema sem ter nenhum tipo de contato com a obra. Saí da sala do cinema apaixonado tanto pela história quanto pelos personagens. E fiquei muito curioso em saber mais sobre essa incrível história. Venha Duna 2!!
Foi o que imaginei, se não conhece nada sobre a obra é fácil gostar, eu li o livro e é um dos que mais gostei, assisti o filme, foi só decepção, muito raso, super parado, até os diálogos são bem méh
@@MarcosDanielMorais Não necessariamente, porque teve muitas pessoas que também não tiveram contato com a obra e sentiram o mesma sensação que você teve. Assim como muitos que já leram os livros e que acabaram gostando. Acho que é mais questão de gosto e de entender qual foi a proposta do diretor (que seria uma coisa mais introdutória para algo que ainda estar para ser desenvolvidos nos outros filmes)
Você não acha que devido a complexidade da história, Duna não seria melhor contada em uma série? Como Guerra dos Tronos, aos poucos construindo tramas e personagens...
Li o livro antes do filme... acredito que o ritmo cadenciado faz todo o sentido, devido a complexidade da obra. Eu diria que o começo do filme é "didático". Será no segundo que a história se desenrolará... e ver como ficou o primeiro filme só aumenta minha expectativa!
@@Nascimentoxb fui ver com minha esposa, que não leu o livro. E ela me falou que entendeu sim o filme. A meu ver, creio que o diretor conseguiu adaptar o livro de uma forma (e principalmente dedicando tempo do filme) que permitiu "explicar" muito bem o universo. Contudo, vale ressaltar que é uma adaptação. Por mais "longo" que seja o filme, não há como retratar a complexidade do livro. Mas o filme é muito bom. Recomendo! E Tb recomendo a leitura do livro (posteriormente, pois mais de uma centena de páginas leva tempo pra ver e o filme talvez não fique por muito tempo em cartaz)
Para mim a experiência de assistir Duna foi simplesmente Grandiosa. A fotografia lindissima, a trilha sonora de arrepiar (literalmente), o ritmo suave mas nunca lento. Fiquei imersa completamente no universo desde o momento zero, o filme acabou e senti que minha alma ainda tava ali presa na cadeira do cinema. Vi 2x e pretendo assistir de novo.
Meu erro não foi ir ao cinema assistir, assisti em casa mas minha TV embora com boa qualidade, tem um som ruim os graves ficam MUITO altos e a voz dos personagens baixa, resultado? Fiquei irritada com o som e isso me tirou do filme um pouco, mas mesmo assim fiquei bastante intrigada com a história, mas nada que me arrebatasse :(
Caramba eu odiei.......sem história, sem empatia, sem motivos reais pra tudo isso.....tipo o imperador fez todo esse rodeio pra que cara. Assisti achando que seria o novo Senhor dos Anéis, e ri de mim mesmo no final.
Cê poderia "demorar" mais de um mês pra lançar esse vídeo que eu, assim como vários outros, aposto, desejaria saber sobre sua opinião. Suas críticase visão acerca das obras são singulares ❤
Adaptação maravilhosa. O "excesso" de devaneios pra mim tava ok, porque é boa parte da experiência do Paul e o que guia ele nas decisões dele. Amei de verdade. A atenção aos detalhes foi muito boa, socorro. Fiquei até com vontade de reler
Os devaneios fazem parte da evolução do Paul. Poderiam talvez ser menos em câmera lenta. Achei que da forma que foi feito deixa muito no ar sobre o motivo. A mescla das possibilidades de futuro ficaram mais aparentes para quem leu o livro. Mas fica para o segundo filme.
Hanz Zimmer disse que fazer a trilha sonora de Piratas do Caribe foi um pesadelo, pois ele não sentia inspiração nem confiança no projeto. Por outro lado, em um vídeo promocional, ele diz que fazer a trilha sonora de Duna foi a realização de um sonho, pois ele é muito fã da obra, e trabalhou durante meses para compor a música do filme. Na minha opinião, a trilha de Duna é muito boa para o filme, mas é bem esquecível. Já a de Piratas do Caribe é sensacional, sobretudo as do terceiro filme. Irônico.
Ele contou que foi mágico criar a trilha de duna, ele viajou o mundo todo e criou instrumentos só para o filme (porque ele se inspirou no livro, onde foram criados idiomas, coisas que visualmente são difíceis de imaginar, então ele criou instrumentos que passassem esse sentimento, algo que nos deixe boquiabertos pensando "como ele fez isso". De fato, ele não conseguiu. Porém, é uma boa trilha)
na minha opinião, trilhas sonoras fixam nas nossas cabeças com o tempo. A trilha dos Vingadores precisou de vários filmes pra fixar, a de Poderoso Chefão, de décadas. A trilha vira clássica conforme o filme vira clássico, e pra isso, temos que por o filme à prova do tempo. De todos os estímulos mostrados em tela, é claro que o sonoro vai ser o mais esquecível, ainda mais se a fotografia ter tanta qualidade que faz você babar hahaha
Não sei que trilha sonora vocês escutaram porque eu simplesmente escutei umas das melhores trilha sonora da história do cinema na minha percepção nas três vezes que assisti o filme, eu tenho certeza que ganha Oscar fácil na trilha sonora! E eu acho que trilhas sonoras de filmes populares como piratas do Caribe é legal e tal porém são muito enjoativas e genéricas com o passar do tempo fica insuportável escutar ao contrário de uma trilha sonora como duna.
@@omagnifico520 Eu recomendo assistir o filme de novo e preste bem atenção na sonoridade e o impacto que ela tem com a cena do filme e percebera oque ele quis dizer, vocês estão subestimando demais o trabalho magnífico que ele realizou no filme.
Achei curioso que é ela é bem discreta, como você disse muito boa para o filme, é só silêncio quando precisa (combina com o deserto) e dramática quando é necessária mas sem se superimpor ao filme. Talvez concorra para Best Original Score, porque mesclou bem com o filme e o tema dele, mas de um jeito diferente da maioria.
Assistir essa primeira parte de Duna foi uma experiência incrível para mim, pois não sou muito acostumado a ver filmes com uma linguagem lenta. Em Duna, o Denis faz uma lentidão que não cansa, que apresenta o universo e tudo mais. Fiquei apaixonado nesse universo, quero parte 2, parte 3, parte 5000. Foda demais, que filme
Otavio, já pra mim este filme foi absolutamente incrível! Eu não tinha ideia do tamanho e importância dos livros (ainda não os li), mas o filme me absorveu em contemplação totalmente. Quando terminou foi uma mistura de entusiasmo pela descoberta com decepção por ter passado tão rápido.
Perfeita análise Otavio! Só faltou explicar que nesse universo não existem computadores, devido a uma guerra entre humanos e máquinas, então eles valorizam o poder da mente humana, através do pensamento, por isso a necessidade das especiarias, pois elas potencializam os sentidos da mente, principalmente para viajar no espaço. Por isso as bruxas tem grande relevância nas decisões dos líderes das casas e do imperador.
Depende da pessoa, tem gente que vai com aquele esteriótipo de ação desenfreada, mas nem todo filme é assim. Falo por experiência própria, fui assistir "O Farol" com uns amigos, quase todo mundo dormiu kkkkk
Quem já leu o livro não tem como não ter gostado desse filme. Ele entrega tudo o que esperávamos de uma boa adaptação e chego a dizer que em certos momentos ele entrega até mais.
@@fernandafeboli pra entregar tudo mesmo teria que ser um filme de 3-4h (tirando a parte 2) o público já reclama de um filme de 2h30 imagina um de 4 eu senti falta de MAIS da parte política que pra mim é o ponto alto do livro mas ok entendo que são mídias diferentes
@@Junior-xg5ux sim, muita coisa teve que ficar de fora. ficaria maçante em um filme querer entregar toda a complexidade da trama, Duna poderia ser uma série.
Sim, verdade ! Também assisti. Estranho não ser mencionado, pois achei bem melhor que o filme de 84. William Hurt estava muito bem no papel de Leto Atreides
Interessante vc lembrar dessa minissérie .... poucas pessoas se lembram ou conhecem... Ela teve um baixo orçamento pra época e ainda assim, mesmo depois de tanto tempo, ainda acho uma das melhores adaptações da obra. Acho, inclusive, que um episódio de 80 minutos consegue ter um roteiro mais equilibrado, na introdução da história, o que, na minha opinião, faltou nesse filme de 2h 30m. Pareceu um grande prólogo... Que fique claro: ainda assim achei o filme do Denis maravilhoso, digno de encher os olhos (acompanho e gosto muito do estilo do diretor, com seu jeito "lento" de contar histórias), mas como adaptação, prefiro a minissérie...
Meu Deus, tô acompanhando desde a produção em tudo oq é canal, pois desconhecia a obra, mas tive interesse e NINGUÉM nunca sequer tocou nisso. Geral fala de um filme q nunca saiu (Jodorowski), dq essa trilogia, vou conferir pq sou ansioso hahahha
@@dineycosta6836 essa minissérie tá difícil de achar, infelizmente... Eu assisti na época, mas revi aqui no UA-cam (foi ano passado)🤔... acho q a primeira temporada ainda tem completa, porém com legendas automáticas... Mas mesmo assim, vc consegue entender. Espero q as pessoas possam conhecê-la tb, é muito boa 😊!
Rapaz, sou fã do da década de 80, então pra mim esse foi épico. E as filmagens em áreas abertas sem tanta tela verde. Fantástico.... deu vontade de ver de novo.
Achei o visual extraordinário, som impecável, uma obra caprichadíssima. Mas não consegui me envolver com a história e com os personagens...é engraçado, não me importei com nenhum, nem com o protagonista. Se todos morressem (hipótese absurda) eu não estaria nem aí. Talvez eu deva dar uma chance para os livros, pode mudar minha forma de enxergar a obra. Ando meio enojado com política e tramas que envolvam disputa por poder. Isso pode ter me influenciado. Uma obra competente, mas morna. E não acho que seja culpa do diretor...é a história mesmo. Mas olha a incoerência !! Quero ver a parte 2 !!
É exatamente isso! Não há como negar que o filme é muito bem feito, mas é morno e a gente não se empolga com os personagens. Espero, sinceramente, que isso melhore na parte 2 - porque, nesta primeira, ficou devendo.
@@ladytrelena mas no livro a sensação que a gente tem é essa, quando eles chegam em arrakis é tudo tão corrido que eles não tem tempo de sentir a morte de ninguém...
Esse filme é incrível. Assisti depois do lançamento, cerca de um mês depois. E até hoje sinto-me triste por não ter assistido nos Cinemas. Ontem assisti-lo novamente para recordar de alguns detalhes e poder assistir a parte dois tranquilamente. E digo, que sem sombras de dúvidas é um dos melhores filmes da última década. 😁
Eu vou resumir esse filme em uma palavra: Imersão. Esse filme é muito imersivo, você se sente dentro dele, o visual a trilha sonora, o cenário, você consegue sentir aquele clima frio, sombrio e triste.
Vou resumir esse filme: sono. Eu desisti de assistir até a metade porque não acontecia nada de interessante. "Ah mas é filme que tem prestar mais atenção " blz... se fosse seguir esse raciocínio, eu não iria gostar de openheimer, que também demanda bastante atenção, mas pelo menos o filme do Nolan tem cenas épicas e te prende até o final.
Eu vi ontem e eu fiquei encantada! Principalmente pelas naves. Confesso que dava pra tirar uns bom minutos de filme com esses sonhos. E se tivesse uma história fechada ia ser umas 10 hrs de filme pq é uma saga grande! E eu custei um pouco pra me simpatizar com o Timoti Chaminé. Como sempre certeiro Otávio ☺️
Nossa, Otavio, que aula esse seu vídeo. Das melhores análises que eu já vi nesse canal, conseguiu abordar tudo com profundidade, falou sobre vários aspectos técnicos de cinema e storytelling... até salvei aqui pra ver mais vezes, parabéns!
É engraçado como este filme, mesmo que sutilmente, conseguiu explicar tudo do universo até o momento da cena final. Até mesmo coisas pequenas e específicas como a natureza dos Mentats foi apresentada. Alguns expectadores podem não ter sacado, mas está lá. Então, sim, concordo contigo. É muito difícil trazer a obra pras telas, mas o diretor conseguiu um baita feito aqui heim.
Excelente critica ! Em 84 ocorreu uma "explicação intensa".. Adaptação do livro e muito boa: Alguns diálogos são idênticos. Não esquecendo também que o fremem cospe no chão não por ser selvagem, mas em sinal de respeito. Um mundo onde a agua tem um valor incalculável, o ato de cuspir ou" descartar de sua própria agua" é um sinal de deferência.
Assisti esse filme segunda no cinema e achei fantástico e intrigante, realmente tendo a sensação de que estava sendo adentrado em um novo Universo. Talvez muitos achem chato e/ou lento, mas eu achei que a narrativa tá casando com a proposta do filme de nos introduzir em um novo mundo. Fiquei vidrado do início ao fim e saí do cinema ansioso por uma sequência.
Gostei muito do filme... Fiquei fascinado com a fotografia e sua imensidão. Aceitei a parte de não ter muita ação, para conhecer mais os personagens. Pois mesmo assim se tornou emocionante. Aguardo ansioso para a próxima parte.
*SPOILERS* Esse é um filme realmente épico, muito rico e belíssimo! O que eu mais gostei foi a exploração do lado mais sci-fi da obra: os olhos revirando dos mentats ao fazer seus cálculos; A medicina não-invasiva dos suks (muito inspirada em técnicas orientais); "A voz" das Bene Gesserits; O funcionamento do traje destilador; Os campos de força... Tudo incrível! Minha maior crítica seria ao fim do filme. Se eu estivesse dirigindo, não deixaria o filme terminar tão longe do seu clímax emocional, que é a invasão Harkonnen. Depois disso, eu me senti muito perdido e já me perguntando quando o filme acabaria. Sem contar que apenas uma "briga de faca" entre o Paul e um fremen não é recompensa emocional suficiente pra fechar um longa metragem. Só eu penso assim? Bora bater papo! HAHA
Bem, eu acho que eu tive exatamente a reação que o diretor esperava: pulei na cadeira e perguntei "mas já acabou"? Foi intencional deixar a gente insatisfeito, querendo ver o resto.
Em termos de adaptação de elementos do livro pro filme, o que mais gostei com certeza foi o efeito utilizado pra Voz. Assisti com algumas pessoas que não leram os livros e sinto que elas perderam um pouco da coisa dos Mentat, mas a Voz, simplesmente acertaram em cheio.
Estava ansiosa para assistir e ouvir a sua critica Otávio. Me tornei fã de Duna depois de assistir ao trailer ano passado. Foi tão surreal que com o adiamento do filme tive que comprar o livro pra ler, conhecer a história e me preparar para o filme. Maravilhoso e extraordinário, mesmo com mudancas/adaptações necessárias para a tela grande toda a essência do livro estava ali. Ansiosa para a parte 2 🙃😊😉
Vi hoje que Incal, obra escrita por Jodorowsky onde ele mesmo admite que algumas ideias do Duna dele foram usados na hq terá Taka Waititi no projeto, provavelmente na direção.
Aí fala sério! Esse livro do Jodorowsky estava aí há um bom tempo, só porque o Denis resolveu fazer o projeto da vida dele, resolveram "lembrar" da versão de Jodorowsky.
@@melaniewilhelm1566 Se o filme do Duna foi bem recebido qual o problema de trazer outra com a mesma vibe? Não é como se depois da Marvel todo mundo quer ter seu próprio universo compartilhado né?
@@melaniewilhelm1566 O livro do Duna tava aí um bom tempo também e fora aquele filme antigo medíocre só resolveram fazer outro depois de anos de Star Wars, Blade runner e outros do gênero.
@@ftravalon lembrando que jodorowsky rodou o mundo todo e fez um projeto genial, influenciando praticamente todas as maiores obras de ficção científica da história de Hollywood. O documentário dele dá uma lição sobre a ganância e o boicote que ele sofreu por causa de dinheiro. Lembrando, também, que nem o próprio Duna é tão original assim. Muito vem de Fundação (que veio bem antes) e de Shakespeare também (como as brigas das famílias e até algumas falas, muito copiadas de guerra das rosas)
É um dos filmes mais lindos visualmente que eu já assisti, em muitos momentos eu fiquei hipnotizado com a fotografia. É um filme que MERECE ser assistido no cinema
É um filme com ideias que agente já viu em otros filmes. A unica diferença é que os outros usaram essas ideias de uma maneira mais divertida. Já duna né!, quem assitiu essa bomba sem dormir é guerreiro.
Achei esse filme lindo, trilha sonora incrível (aliás, o que se espera do hans zimmer), atores com atuações maravilhosas e roteiro bom. Me interessei tanto pela obra que já baixei o pdf do primeiro livro para ler, até pq com sorte, o segundo filme só irá sair no final de 2024
@@aemon6929 eu sei que faz um ano mas não, é o lançamento do filme. Que no caso foi adiado pra novembro de 2023. Essa janela de 2 anos até que é boa, vamos ver como vai se sair essa trilogia
Tive a mesma sensação! Melhor filme que já vi no cinema, pois foi possível mergulhar naquele universo e ficar interessado após o filme acabar. Já espero Duna 2
Eu não conhecia o livro. Fui ao cinema sem saber muito e gostei muito do universo e da história introduzida. Também achei as cenas de sonho/ premonição meio excessivas, que cortavam o ritmo do filme. E o final, apesar de não ter estragado a experiência, foi meio anticlimático. Talvez ter encerrado após a luta fosse mais adequado, não deixaria a sensação de acabar abruptamente. Mas espero a segunda parte!
Eu não sou de rasgar seda pra ninguém não, mas Otávio, cê sabe que o seu trabalho dá orgulho? Eu gosto de notar os detalhes com os quais vc se importa quando faz o roteiro e quando edita o video. Tipo essa fotografia menos saturada aí, por exemplo. Benzadeu, que canal bão, gente...
Ja vi duas vezes, eu não conhecia nada de Duna e gostei muito mesmo, o universo que o filme se passa é bem foda, a historia me pegou facil, alem disso o filme é lindo, qualquer cena que vc pausar da pra fazer um quadro. Resumindo: FODA
Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Antes de ir ao cinema, entrei em briguinha com minha irmã mais velha se iriamos assistir O Último Duelo (Matt Damon, Adam Driver e Jodie Comer, que fez a série The White Princess que é uma de suas favoritas) ou Duna, pois ela também é toda apaixonada pelo Timotinho Chalamet. Infelizmente O Último Duelo ficou em cartaz apenas duas semanas nos cinemas locais e eu perdi a oportunidade, então meio que fui obrigada a assistir Duna. Acredito que esse receio que eu tive foi o que mais ajudou a impactar em minha experiência: sai do cinema maravilhada, conversamos altas horas sobre tudo que gostamos do filme (o que é praticamente ele inteiro) e no dia seguinte acordei pensando no filme. Sinceramente? Vale mais do que pena, é uma experiência que se torna única nas grandes telonas. Se tornou um dos meus favoritos, agora é uma obra que divide meu pódio com Inception e eu não poderia estar mais apaixonada. Os visuais são fantásticos, a trilha sonora capta perfeitamente a essência e a química entre Chalamet e Rebecca Ferguson foi o ponto alto do filme, assistiria sem dúvidas novamente nos cinemas se pudesse. Aliás, já havia ouvido falar do Denis Villeneuve por BDR 2049, uma obra que também amo muito, e fiquei mais interessada nele após o espetáculo que foi Duna. Definitivamente, o filme não me decepcionou em quase nenhum aspecto (exceto o fato de que o personagem do Dave Bautista só entrou pra cumprir presença e sumiu o resto do filme, quando poderia ter encerrado o filme com um arco fechado em uma luta contra Paul), mas fora isso tá perfeitinho. Super recomendo!
O personagem do Dave Batista aparece pouco porque o filme segue a história do livro. Recomendo bastante até que vc leia o livro Duna. Se vc gostou do filme, então vai amar o livro. O livro é simplesmente sensacional. E o filme adaptou apenas a 1a metade do livro, o restante da história será exibida no filme Duna parte 2.
@@MegaNivanio sim sim, eu sei disso, graças aos céus que a continuação foi confirmada e o Denis parece até ter planos pra uma trilogia (quem sabe ele adapte até os outros dois livros, e o restante também), eu até gostaria de comprar o livro mas encontrei na amazon por 70 reais e quase cai pra trás, o livro vai ter que esperar porque nem a pau que eu pago isso em um único livro
@@mgmarcosmg Ih cara, o tanto que eu amei Duna é impossivel eu gostar mais de O Último Duelo, se vc achou melhor beleza, mas Duna agora está no meu coração
Filme de 165 milhões de dólares que não me causou um só momento marcante... achei arrastado. Óbvio que com esse orçamento a parte técnica é excelente, fora isso desperdiça atores de nome e não acho que baste em si mesmo, sobretudo pq se encerra de forma pouco emocionante e com baixa expectativa.
Tolkien sobre a obra: ‘Na verdade, eu não gostei de Duna… com certa intensidade. E por este infeliz caso, o melhor e mais justo que um autor pode fazer pelo outro é manter o silêncio e se recusar a dar qualquer comentário’
Estava bastante ansioso para assistir duna, e com certeza foram uma das melhores duas horas em um filme, visual incrível, trilha sonora foda, é um filme que nem todas vão gostar, porém eu adorei... melhor filme do ano na minha opinião..filmaço!
É um Sci-fi sem ação (aqui está a frustração de muita gente). Apesar de achar um filmaço, eu deletaria uns 30min de cenas que ao meu ver foram desnecessárias deixando a trama um pouco cansativa.
Quanto às contemplações do Paul com a Chani…. Boa parte do livro é só sobre o Paul divagando, tendo visões, sonhos etc, então eu acho que o diretor até que segurou bem a mão. Se bem que a maioria das viagens do Paul ainda estão por vir, então….
pior que não lembro de ter tantas divagações sobre a Chani em si. Realmente o filme exagera com as visões dela, mas as outras divagações são muito boas
Não entendi esta parte da critica dele pra mim foi as melhores cenas do filme deu um ar de mistério para o Paul sobre seu futuro e como ele aprende a reagir a supostos estímulos do futuro, simplesmente cada cena pra mim foi necessário, principalmente a da tempestade.
@@reclaimer-1177 eu posso estar enganada, mas a maioria das pessoas que reclamam dessas cenas são pessoas que não leram o livro. Talvez porque não percebam ainda que não foi apenas o diretor divagando para deixar as cenas bonitas, mas sim parte importante da história e do crescimento do Paul na persona que ele adotará e isso ficará mais claro na parte 2. Claro que há leitores que também não curtiram essas cenas, mas aí vai mesmo do gosto de cada um e do tipo de coisa que gosta de ver no cinema. Nem sempre o que gostamos em uma leitura é exatamente o que gostamos em um filme.
@@MicaMartins É que no livro ele divaga sobre a Chani as vezes mas no filme realmente ficou cansativo gastar aquele tempo mostrando ela olhando pro horizonte ou coisa parecida, acho que se aparecesse só uma vez ficaria melhor, mas as outras visões são realmente importantes
Um filme como não se via há muitos anos. Ainda resta uma esperança no Reino de Hollywood. Uma das maiores obras de ficção literária , teve , até que enfim, uma adaptação cinematográfica de respeito e de igual grandeza. Já adquiri os 6 livros. Agora é só se deleitar na cultura que inspirou George Lucas. A parte dois já foi confirmada. Graças. Que venham outras.
Concordo com tudo! Não é um filme feito só para quem é entendido no lore da obra literário. É possível mergulhar no "transe" criado pelo diretor e sua competente equipe. Passei os minutos apreciando cada detalhe que fosse possível capitar assim como fiz com Blade Runner 2049 e A Chegada.
O Denis Villeneuve mesmo disse que queria contar a história de forma poética, e com certeza ele conseguiu! O filme é uma obra de arte em todos os sentidos.
JURO que não acredito nas pessoas que dizem que dormiram no cinema, dizer que não gostou do filme (mesmo isso sendo quase um pecado) tudo bem, mas agora, dizer que DORMIU ???? Como que dorme com aquela trilha sonora perfeita, alta, e produzida pelo Hanz Zimmer, desacredito!!!!!!
@Rangel Francis talvez me odeiem por falar isso mas, ultimato é bem paradão no tempo, não dizendo que ele é ruim, mas não acho isso tudo que os marvetes forçam não, e realmente a parte da luta é muito boa, mas o filme em si...
Eu também senti um pouco de incômodo nas aparições das visões, mas nada que tenha estragado a experiências... eu gostei muito do filme, é uma bela introdução, eu particularmente gosto de filmes mais lentos e gradativos, quando são bem feitos, claro! E esse foi um dos raros casos, em momento algum me senti desprendido, muito pelo contrário é tão interessante que você fica aguardando por mais e mais... Estou ansioso pela part 2, e tenho muita expectativas quanto a exploração do universo além dos planetas já apresentados. Enfim. Obrigado Otávios por mais uma crítica, seus vídeos são singulares
Um dos melhores roteiros do ano,que instiga a querer mais em cada cena passada,fazia tempo que não sentia essa sensação,pois filmes bons estão raros a cada ano.
Otávio, adoro dms seu canal e vc!!!! Mega parabéns por seu trabalho fantástico!!! Já tinha assistido a essa sua crítica 🔝 como sempre! Agora acabei de ver DUNE 💥 (foi como se eu nunca tivesse assistido ao 1o) Putzzz q filmaçooo!!! Q experiência surreal e espetacular! Mesmo com os devaneios do Paul (realmente poderiam ser bem menos)... 2 hr e 35 min, pra mim, se passaram em 2 minutos!!! Será qtas vezes vou assistir até sair a sequência? Rsrs
6:50 Só queria pontuar que a história de Paul Atreides se passa a mais de 10.000 depois da criação da guilda. Isso da uns 30.000 anos mais ou menos afrente do nosso tempo.
Assisti Duna ontem. Eu adorei o filme, mas ainda não pude deixar de sentir a enxurrada de informações e conceitos novos que ele apresenta. Adorei como ele nos ambientalizar aos pouquinho de forma "disfarçada" (como o Otávio falou), mas ainda é muita informação. O bom é que não existe informação à toa no filme. Tudo que é mostrado, é aproveitado. Mas de novo: a marcha é muito lenta e pode cansar alguns em certo momento. A sensação é que eles tentaram criar "uma nova franquia tipo Star Wars". Talvez isso se de por Star Wars se inspirar em duna em vários aspectos, mas ainda assim, me pareceu forçar um pouquinho a barra. O final do filme ocorre de forma muito mais fluida e natural do que o resto dele (ah! A parte q ele encontra a ecologista pela primeira vez tbm).
A estória sem dúvidas é magnífica.... agora o filme é outra coisa. Efeitos sonoros mega chatos querendo passar gradiosidade ou suspense de maneira absolutamente desconfortável. Cenas de confusão mental dos personagens que tiraram a relação de espectador do público causando muito mais estranheza que identificação. Personagens importantes apresentados de forma rasa. O roteiro me pareceu perdido ao tentar mostrar um universo tão grande em tão pouco tempo. Faltou um pico no filme... um momento de climax. Seria o encontro com o povo do deserto e aí o filme acaba. A trama da mãe não diz nada, a relação com pai não diz nada, a vida do médico não diz nada, a personagem geóloga não diz nada, todo lado da política é mal elaborado.... enfim Tirando a estória que é ótima - o universo de plano de fundo no caso - nada salva... Nem as possibilidades com aqueles monstros feitos minhocas gigantes salvaram, podia ser melhor. Muito melhor mesmo. Os atores muito bons tentaram mas a falta de profundidade dava muito pouco pra eles terem papeis espetaculares. Minha nota é 3,5 E a parte da trilha sonora... barulhos sonoros na verdade. Meu Deus, é uma agressão aos ouvidos.
Lixo...horrível. Pior filme que vi este ano. Péssimo diretor, que faz questão de complicar o filme. NAO PERCAM SEU TEMPO! Como este lixo pode estar indicado ao Oscar?😡😡
Mandou um parágrafo inteiro pra cagar na trilha sonora quando a trilha sonora foi recebida como CERTEZA de Oscar para a crítica internacional... Era a indicação que TODOS sabiam que ia levar e levou. Trilha sonora e design de som. Viu na HBO com o auto falante da TV, foi?
Sai completamente curiosa para conhecer mais aquele mundo enorme que o diretor deu um gostinho cm 2 hrs e poucos (baita desafio), e agora já to no livro até, esperando já a próxima parte também nas telas. Um dos filmes mais belos que assisti
Não sei se é pq eu fiquei uns dois anos sem ir no cinema, mas nossa que filme fantástico tem uma tensão diplomática muito forte, foi um dos filmes mais fantásticos que já vi no cinema
Conheci Duna através do filme de 84 anos atrás, inclusive assisti por acaso, mudei de canal despretensiosamente de madrugada, vi o Patrick Stewart de farda e pensei: Opa! Tá passando Jornada nas Estrelas, maravilha! Achei o filme bem... Fraco, para dizer o mínimo. Mas fui atrás do livro quando descobri que se tratava de uma adaptação. Entendi na hora, que os realizadores do filme de 84 realmente não tinham tecnologia nem orçamento para adaptar a história como ela merecia. Essa versão de 2021 pega os aspectos mais relevantes da primeira metade da história e adapta tão bem, que me deu vontade de reler Duna imaginando o universo com esse filme como referência. Tem potencial para ser uma adaptação definitiva da obra, se não estragarem tudo na parte 2.
Para mim (e essa dica é obscura) a melhor adaptação de Duna é um fan-edit de Spice Diver neste link: ua-cam.com/video/vJykw3H4PDw/v-deo.html , é uma reedição da versão de 84 com legendas em inglês, espanhol e francês que basicamente corrige todos os problemas do filme original, vale a pena conferir.
Eu amei o filme demais! Quanto mais tempo passa, melhor parece que fica na minha mente. A cena do helicóptero na tempestade de areia é muito boa, dá pra ver muito a evolução do Paul Atreides. Fora a fotografia que é maravilhosa.
Foi brilhante terem divulgado esse filme em dois Nunca 2h de tela dariam para explicar e explorar a história da forma q ela merece A primeira parte é uma abertura para a parte dois, nos livros é assim tbm e é muito bom. Um dos melhores livros de fantasia/ficção q eu ja li Essa adaptação entra pro top das melhores do cinema
Esse diretor é muito bom mesmo. Já havia lido a obra e depois de assistir os dois filmes resolvi reler o livro. Mesmo nas diferenças, adições que não estão no livro, deixou o filme muito bom.
Eu fui assistir o filme sem ter lido o livro e amei a obra, me passou uma impressão de que uma guerra enorme está pra acontecer, não aguentei a ansiedade e fui comprar o livro kkkkkkk
Gostei demais. Vc n sente o filme passar e olhe que poucos filmes com 2h30 podem se vangloriar disso. Li o livro, achei boa a adaptação e tem pontos até melhores, como a da "pesquisadora", no livro é tão diferente kk Mas enfim, quando vi o burburinho de "ah, a zendaya aparece uns 15m" já pensei, vai ter 2 partes e isso é bom. Se posso ter uma critica na adaptação, foi a da luta no fim. Contém spoilers--------------------------------------------------- Bom no livro, eles lutam praticamente sem roupa, pq vale a vida deles e tem toda uma cerimonia após a luta, ok a cerimonia ser cortada mas o lance do Paul ganhar a "água" do seu oponente, além de outras coisas, nem falaram nada. Talvez fique pro outro filme. Vamos aguardar
depois de duas latonas de heineken eu dormi, já tinha visto a participação do Benjamin Clementine... do que vi acho que falou uma coloração mais impactante, tudo era em sépia ou tentendo ao sombrio, sem contar que faltou uma trilha sonora de peso. No projeto original diziam que ia ser Pink Floyd, pra brincar com isso num dos trailer colocaram uma cover do Pink Floyd das antigas...
Eu não conhecia absolutamente nada sobre Duna, nunca tinha ouvido falar nada sobre os livros, nem conhecia direito o ator principal rsrsrs. Assisti o filme somente por que vi na capa a atriz Rebecca Ferguson, então... o filme me surpreendeu... Gostei de absolutamente tudo! Assisti três vezes e continuo querendo assisti de novo. Eu simplesmente amei cada detalhe...Ansiosa em assisti a segunda parte.
Quando o Otavio fala que os fãs esperaram 56 anos por um novo filme nesse universo, eu só consigo pensar que todo mundo que viu o filme nessa época talvez nem consiga mais ir num cinema hahahaha
amei tanto o filme, adoro os livros e tua critica foi ótima, descrição detalhada etc só não gostei da parte que achou as visões com a Chani (Zendaya) maçante XD Quando ela aparece pra ele pessoalmente, o clima entre os dois é sensacional, a ficha de que ela existe caindo. Não tem como não se apaixonar pela quimica entre eles adorei os passinhos dos fremen no fim
Filme é muito bom. Porém se você não leu os livros ou não tem apego pelos atores, MUITAS vezes tem que fazer um esforço pra prestar atenção... única coisa que tenta te manter no foco do filme é a trilha épica que te puxa toda hora
Gostei da crítica, mas acho que vc pouco valorizou a incrível trilha sonora por Hans Zimmer. Simplesmente fenomenal (mas não mais que a trilha sonora de interstellar). Faltou falar sobre isso.
Acabei de assistir o filme, e simplesmente fiquei apaixonada❤ Eu amei toda a história, os personagens, literalmente tudo! Espero que tenha várias continuações, eu não achei o filme nada cansativo e parado, ao contrário! Quando mais me aprofundava na história, mais eu amava conhecer esse novo universo" O final do filme me deixou com gostinho de quero mais". Já estou muito ansiosa para a parte 2😍
Pô, Otávio. Você bem que podia fazer um vídeo só sobre Duna do Jodorowsky. Contextualização para quem não souber: seria um filme de 10 a 12 horas que tinha como atores: Mick Jagger, Salvador Dali e Udo kier(Bacurau) além do próprio filho do Jodorowsky que treinou por dois anos para ser o Paul Atreides. A trilha sonora seria composta pelo Pink Floyd. Com o fim do projeto o diretor aproveitou os conceitos criados por ele e fez um quadrinho chamado "Incal" (que inclusive foi anunciado hoje que vai ter uma adaptação para o cinema, dirigido pelo Taika Waititi).
É um filme mt bem feito, porém parece q nada acontece realmente. Parece um filme sem plot, achei meio vazio sinceramente. Passei o filme inteiro esperando a Zendaya sendo q ela n deve ter nem passado uma smn filmando. E esperando uma guerra q só deve vir na continuação. Jason mamoa fez uma participação legal e as cenas de luta n deixaram a desejar. DESTESTEI aquela música de fundo q está praticamente no filme inteiro. No fim senti q desperdicei duas horas e meia da minha vida mas pelo menos tem uma continuação q espero q seja produzida. Esperar um ano pelo filme dps do adiantamento devido a pandemia foi decepcionante no final. De qlqr forma é um filme bem feito mas vazio na minha opinião, acaba sendo mais uma introdução ao próximo. Quem sabe vc gosta ..
Exatamente..mas o próprio diretor falou isso depois que a continuação foi confirmada. Ele disse que é um filme introdutório, ele queria explicar alguns pontos antes de tudo começar e que no segundo ele está pronto pra tiro, porrada e bomba kkk
"uni, duna, tê, tImothee chalamet" eu não acredito que dei risada com isso
Eu engasguei de rir
Eu também kkkkkk
Eu também!!🤣🤣🤣🤣
kkkkk
Eu ri um bocado. Kkkkkkk
Fui no cinema sem ter nenhum tipo de contato com a obra. Saí da sala do cinema apaixonado tanto pela história quanto pelos personagens. E fiquei muito curioso em saber mais sobre essa incrível história.
Venha Duna 2!!
Parabéns. Achei horrível sem ter lido nada.
@@jfafreire kkkk pq?!
Foi o que imaginei, se não conhece nada sobre a obra é fácil gostar, eu li o livro e é um dos que mais gostei, assisti o filme, foi só decepção, muito raso, super parado, até os diálogos são bem méh
filme e excelente realmente superou o antigo.
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
@@MarcosDanielMorais Não necessariamente, porque teve muitas pessoas que também não tiveram contato com a obra e sentiram o mesma sensação que você teve. Assim como muitos que já leram os livros e que acabaram gostando. Acho que é mais questão de gosto e de entender qual foi a proposta do diretor (que seria uma coisa mais introdutória para algo que ainda estar para ser desenvolvidos nos outros filmes)
q cara charmoso esse timoteo clemente, aí meu
Você não acha que devido a complexidade da história, Duna não seria melhor contada em uma série? Como Guerra dos Tronos, aos poucos construindo tramas e personagens...
Boa! Não tinha pensado nisso! Acho que poderia ser incrível, até porque esse filme conta apenas uma porcentagem DO PRIMEIRO livro.
Mas ia ficar muito caro o orçamento
Série não dá bilheteria. É feito pra vender serviço de streaming, outro mercado.
Claro q sim, porem senhor do anéis fez milagre na trilogia, então tenho fé em duna, já q o primeiro filme foi bem
Com certeza
Fico mais calmo, sabendo o seu incomodo com esse filme seja o mesmo que o meu.. Aí, eu saturei muito fácil com as repetições! Te amo Otavio!!
Li o livro antes do filme... acredito que o ritmo cadenciado faz todo o sentido, devido a complexidade da obra. Eu diria que o começo do filme é "didático". Será no segundo que a história se desenrolará... e ver como ficou o primeiro filme só aumenta minha expectativa!
Ia ver o filme depois que vi que tem livro quero ler primeiro o livro antes de ver
Pra entender a história tem que ler o livro?
@@Nascimentoxb fui ver com minha esposa, que não leu o livro. E ela me falou que entendeu sim o filme. A meu ver, creio que o diretor conseguiu adaptar o livro de uma forma (e principalmente dedicando tempo do filme) que permitiu "explicar" muito bem o universo. Contudo, vale ressaltar que é uma adaptação. Por mais "longo" que seja o filme, não há como retratar a complexidade do livro. Mas o filme é muito bom. Recomendo! E Tb recomendo a leitura do livro (posteriormente, pois mais de uma centena de páginas leva tempo pra ver e o filme talvez não fique por muito tempo em cartaz)
@@italobrunocefet Entendi, vlw, talvez eu vá semana que vem com minha irmã, dps se eu gostar da obra irei dá uma olhada no livro
@@italobrunocefet é verdade! Eu li o livro e achei o filme bem didático!
Para mim a experiência de assistir Duna foi simplesmente Grandiosa. A fotografia lindissima, a trilha sonora de arrepiar (literalmente), o ritmo suave mas nunca lento. Fiquei imersa completamente no universo desde o momento zero, o filme acabou e senti que minha alma ainda tava ali presa na cadeira do cinema. Vi 2x e pretendo assistir de novo.
Hanz Zimmer
@@vhgirotto exatamente amigo
Meu erro não foi ir ao cinema assistir, assisti em casa mas minha TV embora com boa qualidade, tem um som ruim os graves ficam MUITO altos e a voz dos personagens baixa, resultado? Fiquei irritada com o som e isso me tirou do filme um pouco, mas mesmo assim fiquei bastante intrigada com a história, mas nada que me arrebatasse :(
disse tudo, foi assim que me senti também, uma verdadeira obra de arte
Caramba eu odiei.......sem história, sem empatia, sem motivos reais pra tudo isso.....tipo o imperador fez todo esse rodeio pra que cara. Assisti achando que seria o novo Senhor dos Anéis, e ri de mim mesmo no final.
Cê poderia "demorar" mais de um mês pra lançar esse vídeo que eu, assim como vários outros, aposto, desejaria saber sobre sua opinião. Suas críticase visão acerca das obras são singulares ❤
visam...
é só assistir 1 mês depois, ué kkkkkk
Adaptação maravilhosa. O "excesso" de devaneios pra mim tava ok, porque é boa parte da experiência do Paul e o que guia ele nas decisões dele. Amei de verdade. A atenção aos detalhes foi muito boa, socorro. Fiquei até com vontade de reler
Os devaneios fazem parte da evolução do Paul. Poderiam talvez ser menos em câmera lenta. Achei que da forma que foi feito deixa muito no ar sobre o motivo. A mescla das possibilidades de futuro ficaram mais aparentes para quem leu o livro. Mas fica para o segundo filme.
@@liliandefreitasfilme ruim
Desde 'Senhor dos Anéis' nunca havia assistido um filme tão magnífico: trilha sonora, efeitos (especiais ou não), personagens e etc.
ISSO!!
Exatamente meu sentimento!!
caraca, é mais magnífico que o Blade Runner 2049 (do próprio Villenueve)?
@@aquinoguh na minha opiniao bate de frente, a direçao de imagem é INCRIVEL
interestellar acho excelente
Concordo plenamente... Fazia tempo que eu não assistia um filme tão bom
Hanz Zimmer disse que fazer a trilha sonora de Piratas do Caribe foi um pesadelo, pois ele não sentia inspiração nem confiança no projeto. Por outro lado, em um vídeo promocional, ele diz que fazer a trilha sonora de Duna foi a realização de um sonho, pois ele é muito fã da obra, e trabalhou durante meses para compor a música do filme.
Na minha opinião, a trilha de Duna é muito boa para o filme, mas é bem esquecível. Já a de Piratas do Caribe é sensacional, sobretudo as do terceiro filme. Irônico.
Ele contou que foi mágico criar a trilha de duna, ele viajou o mundo todo e criou instrumentos só para o filme (porque ele se inspirou no livro, onde foram criados idiomas, coisas que visualmente são difíceis de imaginar, então ele criou instrumentos que passassem esse sentimento, algo que nos deixe boquiabertos pensando "como ele fez isso". De fato, ele não conseguiu. Porém, é uma boa trilha)
na minha opinião, trilhas sonoras fixam nas nossas cabeças com o tempo. A trilha dos Vingadores precisou de vários filmes pra fixar, a de Poderoso Chefão, de décadas. A trilha vira clássica conforme o filme vira clássico, e pra isso, temos que por o filme à prova do tempo. De todos os estímulos mostrados em tela, é claro que o sonoro vai ser o mais esquecível, ainda mais se a fotografia ter tanta qualidade que faz você babar hahaha
Não sei que trilha sonora vocês escutaram porque eu simplesmente escutei umas das melhores trilha sonora da história do cinema na minha percepção nas três vezes que assisti o filme, eu tenho certeza que ganha Oscar fácil na trilha sonora! E eu acho que trilhas sonoras de filmes populares como piratas do Caribe é legal e tal porém são muito enjoativas e genéricas com o passar do tempo fica insuportável escutar ao contrário de uma trilha sonora como duna.
@@omagnifico520 Eu recomendo assistir o filme de novo e preste bem atenção na sonoridade e o impacto que ela tem com a cena do filme e percebera oque ele quis dizer, vocês estão subestimando demais o trabalho magnífico que ele realizou no filme.
Achei curioso que é ela é bem discreta, como você disse muito boa para o filme, é só silêncio quando precisa (combina com o deserto) e dramática quando é necessária mas sem se superimpor ao filme. Talvez concorra para Best Original Score, porque mesclou bem com o filme e o tema dele, mas de um jeito diferente da maioria.
Os efeitos especiais desse filme são incríveis!!! E o Otávio nem chegou a comentar.
Assistir essa primeira parte de Duna foi uma experiência incrível para mim, pois não sou muito acostumado a ver filmes com uma linguagem lenta. Em Duna, o Denis faz uma lentidão que não cansa, que apresenta o universo e tudo mais. Fiquei apaixonado nesse universo, quero parte 2, parte 3, parte 5000. Foda demais, que filme
Pera, primeira parte? Eu achando que era um filme só
Eu achei um pouco lento sim,tinha horas q dava uma agonia,não desenvolvia nada.
Cansa
Otavio, já pra mim este filme foi absolutamente incrível! Eu não tinha ideia do tamanho e importância dos livros (ainda não os li), mas o filme me absorveu em contemplação totalmente. Quando terminou foi uma mistura de entusiasmo pela descoberta com decepção por ter passado tão rápido.
Perfeita análise Otavio! Só faltou explicar que nesse universo não existem computadores, devido a uma guerra entre humanos e máquinas, então eles valorizam o poder da mente humana, através do pensamento, por isso a necessidade das especiarias, pois elas potencializam os sentidos da mente, principalmente para viajar no espaço. Por isso as bruxas tem grande relevância nas decisões dos líderes das casas e do imperador.
Simplesmente amei esse filme!
Fui assistir com uma amiga, fiquei vidrada enquanto ela dormia kkkk
Eu dormiria nos 5 primeiros minutos.
Depende da pessoa, tem gente que vai com aquele esteriótipo de ação desenfreada, mas nem todo filme é assim. Falo por experiência própria, fui assistir "O Farol" com uns amigos, quase todo mundo dormiu kkkkk
Kkkk realmente dava sono
Sou fã do livro...mas confesso que o filme é de dar sono.
Que pecado
Quem já leu o livro não tem como não ter gostado desse filme. Ele entrega tudo o que esperávamos de uma boa adaptação e chego a dizer que em certos momentos ele entrega até mais.
eu concordo plenamente
Mais eu não acho que entrega não. Mas realmente foi uma ótima adaptação.
Eu sou fã dos livros e gostei muito, meu irmão nunca leu e gostou também.
@@fernandafeboli pra entregar tudo mesmo teria que ser um filme de 3-4h (tirando a parte 2)
o público já reclama de um filme de 2h30 imagina um de 4
eu senti falta de MAIS da parte política que pra mim é o ponto alto do livro mas ok entendo que são mídias diferentes
@@Junior-xg5ux sim, muita coisa teve que ficar de fora. ficaria maçante em um filme querer entregar toda a complexidade da trama, Duna poderia ser uma série.
Eu tmb amei o filme, mas se vc acha que em certos momentos entregou mais que o livro, tu leu o livro errado 😑
Otávio, passou batido a trilogia Duna em: Dune(2000) Três episódios de em média 80 minutos. Muito bom para a época. IMDB 7.8
Sim, verdade ! Também assisti. Estranho não ser mencionado, pois achei bem melhor que o filme de 84. William Hurt estava muito bem no papel de Leto Atreides
Interessante vc lembrar dessa minissérie .... poucas pessoas se lembram ou conhecem... Ela teve um baixo orçamento pra época e ainda assim, mesmo depois de tanto tempo, ainda acho uma das melhores adaptações da obra. Acho, inclusive, que um episódio de 80 minutos consegue ter um roteiro mais equilibrado, na introdução da história, o que, na minha opinião, faltou nesse filme de 2h 30m. Pareceu um grande prólogo... Que fique claro: ainda assim achei o filme do Denis maravilhoso, digno de encher os olhos (acompanho e gosto muito do estilo do diretor, com seu jeito "lento" de contar histórias), mas como adaptação, prefiro a minissérie...
Meu Deus, tô acompanhando desde a produção em tudo oq é canal, pois desconhecia a obra, mas tive interesse e NINGUÉM nunca sequer tocou nisso. Geral fala de um filme q nunca saiu (Jodorowski), dq essa trilogia, vou conferir pq sou ansioso hahahha
@@dineycosta6836 essa minissérie tá difícil de achar, infelizmente... Eu assisti na época, mas revi aqui no UA-cam (foi ano passado)🤔... acho q a primeira temporada ainda tem completa, porém com legendas automáticas... Mas mesmo assim, vc consegue entender. Espero q as pessoas possam conhecê-la tb, é muito boa 😊!
É possível assistir por aqui: ua-cam.com/video/bc3GMf0Rp48/v-deo.html
Esse filme no IMAX foi espetacular, me senti muito imerso e adorei a atuação e os personagens (não li os livro)
assisti em IMAX também mas com um diferencial, o ar condicionado tava com defeito então imagina o calor que ficou, total clima de deserto xD
@@isaquepadilha O seu teve a imersão total ao filme 🤣🤣🤣🤣🤣
Sortudo por ter IMAX na sua cidade
@@isaquepadilha no cinema que eu assisti eu ouvia mais o som do ar condicionado que do filme, isso atrapalhou bastante.
E um filme incrível. Deixou um gostinho de "poxa, já acabou"!
Rapaz, sou fã do da década de 80, então pra mim esse foi épico. E as filmagens em áreas abertas sem tanta tela verde. Fantástico.... deu vontade de ver de novo.
Achei o visual extraordinário, som impecável, uma obra caprichadíssima. Mas não consegui me envolver com a história e com os personagens...é engraçado, não me importei com nenhum, nem com o protagonista. Se todos morressem (hipótese absurda) eu não estaria nem aí. Talvez eu deva dar uma chance para os livros, pode mudar minha forma de enxergar a obra. Ando meio enojado com política e tramas que envolvam disputa por poder. Isso pode ter me influenciado.
Uma obra competente, mas morna. E não acho que seja culpa do diretor...é a história mesmo. Mas olha a incoerência !! Quero ver a parte 2 !!
Eu tenho a mesma opinião, só vejo gente dizendo que adorou e eu não senti muita coisa, como vc disse e concordo é "uma história bem morna"
É exatamente isso!
Não há como negar que o filme é muito bem feito, mas é morno e a gente não se empolga com os personagens. Espero, sinceramente, que isso melhore na parte 2 - porque, nesta primeira, ficou devendo.
@@ladytrelena mas no livro a sensação que a gente tem é essa, quando eles chegam em arrakis é tudo tão corrido que eles não tem tempo de sentir a morte de ninguém...
@@ladytrelena o filmes quis passar exatamente esse sentimento de perda, mas falta de tempo pra sentir a perda, entendeu ?
O filme é muito bonito visualmente, porém ele é chato pra caramba. Dá sono e muito sono.
Sem dúvida nenhuma Denis Villeneuve tá no meu Top 3 como um dos melhores diretores de cinema. O cara detonou nesse filme! Que venha a parte 2!!!!
sim... ele é perfeito
Esse filme é incrível.
Assisti depois do lançamento, cerca de um mês depois. E até hoje sinto-me triste por não ter assistido nos Cinemas.
Ontem assisti-lo novamente para recordar de alguns detalhes e poder assistir a parte dois tranquilamente.
E digo, que sem sombras de dúvidas é um dos melhores filmes da última década. 😁
Eu vou resumir esse filme em uma palavra: Imersão.
Esse filme é muito imersivo, você se sente dentro dele, o visual a trilha sonora, o cenário, você consegue sentir aquele clima frio, sombrio e triste.
Mas n se importa com personagem nenhum
Roteiro: 😴
Vínculo com personagens: 😪
eu vou resumir em duas: MUITO CHATO, mts efeitos especiais pra um roteirinho furreca.
@@paulroddman2300 pra qi de 1 digito o universo é chato mesmo
Vou resumir esse filme: sono. Eu desisti de assistir até a metade porque não acontecia nada de interessante.
"Ah mas é filme que tem prestar mais atenção " blz... se fosse seguir esse raciocínio, eu não iria gostar de openheimer, que também demanda bastante atenção, mas pelo menos o filme do Nolan tem cenas épicas e te prende até o final.
Amo o cuidado que cê tem com as edições... A cor da fotografia, roupa, fundo musical, tudo! ❤️❤️
Eu vi ontem e eu fiquei encantada! Principalmente pelas naves. Confesso que dava pra tirar uns bom minutos de filme com esses sonhos. E se tivesse uma história fechada ia ser umas 10 hrs de filme pq é uma saga grande! E eu custei um pouco pra me simpatizar com o Timoti Chaminé.
Como sempre certeiro Otávio ☺️
Rachei com Timoti Chaminé
Nem sei quem é esse. Talvez vc assistiu ao filme errado.
@@melaniewilhelm1566 Eu assisti o certo kkk é só um meme msm pq o nome dele é difícil
@@melaniewilhelm1566 é o menino de me chame pelo seu nome e que segue a Saoirse Ronan em tudo que é projeto
Nossa, Otavio, que aula esse seu vídeo. Das melhores análises que eu já vi nesse canal, conseguiu abordar tudo com profundidade, falou sobre vários aspectos técnicos de cinema e storytelling... até salvei aqui pra ver mais vezes, parabéns!
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
Acho uma missão quase impossível apresentar duna como filme para os que não conhecem a obra. Então, qualquer esforço neste sentido é digno de aplausos
Então vai t q se esforçar muito... muito mesmo.
Eu conhecia de relance, era uma obra bem elogiada, mas nunca cheguei a ler ou sequer tomar spoiler, quando vi o filme achei incrível
É engraçado como este filme, mesmo que sutilmente, conseguiu explicar tudo do universo até o momento da cena final. Até mesmo coisas pequenas e específicas como a natureza dos Mentats foi apresentada. Alguns expectadores podem não ter sacado, mas está lá.
Então, sim, concordo contigo. É muito difícil trazer a obra pras telas, mas o diretor conseguiu um baita feito aqui heim.
deve ser mesmo porque eu mesma nao entendi nada desse filme
E foi uma missão cumprida com sucesso, pois eu não conhecia nada da obra original e estou completamente fascinado após assistir ao Duna do Villeneuve!
Excelente critica ! Em 84 ocorreu uma "explicação intensa".. Adaptação do livro e muito boa: Alguns diálogos são idênticos. Não esquecendo também que o fremem cospe no chão não por ser selvagem, mas em sinal de respeito. Um mundo onde a agua tem um valor incalculável, o ato de cuspir ou" descartar de sua própria agua" é um sinal de deferência.
Assisti esse filme segunda no cinema e achei fantástico e intrigante, realmente tendo a sensação de que estava sendo adentrado em um novo Universo. Talvez muitos achem chato e/ou lento, mas eu achei que a narrativa tá casando com a proposta do filme de nos introduzir em um novo mundo. Fiquei vidrado do início ao fim e saí do cinema ansioso por uma sequência.
Também achei grandioso, me lembrou a sensação de assistir Avatar.
Eu fui assistir o filme recentemente
Pensei q já ser chato e q eu ia ficar no celular direto
Mas o filme né prendeu muito
"Esse filme é o primeiro da sequência Una Duna Tê Timothy Chalamet?"
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Tuas piadas são as melhorees, Otávio!!!
Estava ansioso por esse!
Gostei muito do filme... Fiquei fascinado com a fotografia e sua imensidão. Aceitei a parte de não ter muita ação, para conhecer mais os personagens. Pois mesmo assim se tornou emocionante. Aguardo ansioso para a próxima parte.
*SPOILERS*
Esse é um filme realmente épico, muito rico e belíssimo!
O que eu mais gostei foi a exploração do lado mais sci-fi da obra: os olhos revirando dos mentats ao fazer seus cálculos; A medicina não-invasiva dos suks (muito inspirada em técnicas orientais); "A voz" das Bene Gesserits; O funcionamento do traje destilador; Os campos de força... Tudo incrível!
Minha maior crítica seria ao fim do filme. Se eu estivesse dirigindo, não deixaria o filme terminar tão longe do seu clímax emocional, que é a invasão Harkonnen.
Depois disso, eu me senti muito perdido e já me perguntando quando o filme acabaria. Sem contar que apenas uma "briga de faca" entre o Paul e um fremen não é recompensa emocional suficiente pra fechar um longa metragem.
Só eu penso assim? Bora bater papo! HAHA
Me senti assim tb quanto ao final, acho que poderia ter tido mais “high stakes” naquela luta dele
Bem, eu acho que eu tive exatamente a reação que o diretor esperava: pulei na cadeira e perguntei "mas já acabou"? Foi intencional deixar a gente insatisfeito, querendo ver o resto.
Em termos de adaptação de elementos do livro pro filme, o que mais gostei com certeza foi o efeito utilizado pra Voz. Assisti com algumas pessoas que não leram os livros e sinto que elas perderam um pouco da coisa dos Mentat, mas a Voz, simplesmente acertaram em cheio.
Estava ansiosa para assistir e ouvir a sua critica Otávio.
Me tornei fã de Duna depois de assistir ao trailer ano passado. Foi tão surreal que com o adiamento do filme tive que comprar o livro pra ler, conhecer a história e me preparar para o filme. Maravilhoso e extraordinário, mesmo com mudancas/adaptações necessárias para a tela grande toda a essência do livro estava ali. Ansiosa para a parte 2 🙃😊😉
Vi hoje que Incal, obra escrita por Jodorowsky onde ele mesmo admite que algumas ideias do Duna dele foram usados na hq terá Taka Waititi no projeto, provavelmente na direção.
Aí fala sério! Esse livro do Jodorowsky estava aí há um bom tempo, só porque o Denis resolveu fazer o projeto da vida dele, resolveram "lembrar" da versão de Jodorowsky.
@@melaniewilhelm1566 Se o filme do Duna foi bem recebido qual o problema de trazer outra com a mesma vibe? Não é como se depois da Marvel todo mundo quer ter seu próprio universo compartilhado né?
@@melaniewilhelm1566 O livro do Duna tava aí um bom tempo também e fora aquele filme antigo medíocre só resolveram fazer outro depois de anos de Star Wars, Blade runner e outros do gênero.
Pena que o Moebius, que trabalhou tanto e com tanta competencia com cinema, não esta vivo para participar
@@ftravalon lembrando que jodorowsky rodou o mundo todo e fez um projeto genial, influenciando praticamente todas as maiores obras de ficção científica da história de Hollywood. O documentário dele dá uma lição sobre a ganância e o boicote que ele sofreu por causa de dinheiro. Lembrando, também, que nem o próprio Duna é tão original assim. Muito vem de Fundação (que veio bem antes) e de Shakespeare também (como as brigas das famílias e até algumas falas, muito copiadas de guerra das rosas)
O filme melhorou o que queria fazer no primeiro filme, mas ainda da um pouco de sono pelo seu ritmo. Quero ver a segunda parte.
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
É um dos filmes mais lindos visualmente que eu já assisti, em muitos momentos eu fiquei hipnotizado com a fotografia. É um filme que MERECE ser assistido no cinema
É um filme com ideias que agente já viu em otros filmes. A unica diferença é que os outros usaram essas ideias de uma maneira mais divertida. Já duna né!, quem assitiu essa bomba sem dormir é guerreiro.
Quem já leu o livro? É Fantástico 🤩😃
eu li!! se o pessoal ja amou o filme imagina se lessem aquele livro MARAVILHOSO
Achei esse filme lindo, trilha sonora incrível (aliás, o que se espera do hans zimmer), atores com atuações maravilhosas e roteiro bom. Me interessei tanto pela obra que já baixei o pdf do primeiro livro para ler, até pq com sorte, o segundo filme só irá sair no final de 2024
Outubro de 2023*
@@arthurmdoumit outubro de 2023 vai começar as gravações
@@aemon6929 eu sei que faz um ano mas não, é o lançamento do filme. Que no caso foi adiado pra novembro de 2023. Essa janela de 2 anos até que é boa, vamos ver como vai se sair essa trilogia
Filme maravilhoso, melhor experiência que eu tive em um cinema! Melhor filme do ano pra mim👏👏
sim incrível
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
Ctz esse cara não sabe de nada
K K K K K K
Tive a mesma sensação! Melhor filme que já vi no cinema, pois foi possível mergulhar naquele universo e ficar interessado após o filme acabar. Já espero Duna 2
Eu não conhecia o livro. Fui ao cinema sem saber muito e gostei muito do universo e da história introduzida. Também achei as cenas de sonho/ premonição meio excessivas, que cortavam o ritmo do filme. E o final, apesar de não ter estragado a experiência, foi meio anticlimático. Talvez ter encerrado após a luta fosse mais adequado, não deixaria a sensação de acabar abruptamente. Mas espero a segunda parte!
não achei excessivo não, todo o filme é contemplativo mesmo
Eu não sou de rasgar seda pra ninguém não, mas Otávio, cê sabe que o seu trabalho dá orgulho? Eu gosto de notar os detalhes com os quais vc se importa quando faz o roteiro e quando edita o video. Tipo essa fotografia menos saturada aí, por exemplo.
Benzadeu, que canal bão, gente...
Parabéns pela crítica. Deu mais vontade ainda de assistir.
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
Ja vi duas vezes, eu não conhecia nada de Duna e gostei muito mesmo, o universo que o filme se passa é bem foda, a historia me pegou facil, alem disso o filme é lindo, qualquer cena que vc pausar da pra fazer um quadro. Resumindo: FODA
Merece no mínimo uma indicação ao oscar por fotografia e outras categorias técnicas.
E ganhou em diversas categorias, o filme é muito bonito mesmo.
Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Antes de ir ao cinema, entrei em briguinha com minha irmã mais velha se iriamos assistir O Último Duelo (Matt Damon, Adam Driver e Jodie Comer, que fez a série The White Princess que é uma de suas favoritas) ou Duna, pois ela também é toda apaixonada pelo Timotinho Chalamet. Infelizmente O Último Duelo ficou em cartaz apenas duas semanas nos cinemas locais e eu perdi a oportunidade, então meio que fui obrigada a assistir Duna. Acredito que esse receio que eu tive foi o que mais ajudou a impactar em minha experiência: sai do cinema maravilhada, conversamos altas horas sobre tudo que gostamos do filme (o que é praticamente ele inteiro) e no dia seguinte acordei pensando no filme. Sinceramente? Vale mais do que pena, é uma experiência que se torna única nas grandes telonas. Se tornou um dos meus favoritos, agora é uma obra que divide meu pódio com Inception e eu não poderia estar mais apaixonada.
Os visuais são fantásticos, a trilha sonora capta perfeitamente a essência e a química entre Chalamet e Rebecca Ferguson foi o ponto alto do filme, assistiria sem dúvidas novamente nos cinemas se pudesse. Aliás, já havia ouvido falar do Denis Villeneuve por BDR 2049, uma obra que também amo muito, e fiquei mais interessada nele após o espetáculo que foi Duna. Definitivamente, o filme não me decepcionou em quase nenhum aspecto (exceto o fato de que o personagem do Dave Bautista só entrou pra cumprir presença e sumiu o resto do filme, quando poderia ter encerrado o filme com um arco fechado em uma luta contra Paul), mas fora isso tá perfeitinho. Super recomendo!
O personagem do Dave Batista aparece pouco porque o filme segue a história do livro. Recomendo bastante até que vc leia o livro Duna. Se vc gostou do filme, então vai amar o livro. O livro é simplesmente sensacional. E o filme adaptou apenas a 1a metade do livro, o restante da história será exibida no filme Duna parte 2.
@@MegaNivanio
sim sim, eu sei disso, graças aos céus que a continuação foi confirmada e o Denis parece até ter planos pra uma trilogia (quem sabe ele adapte até os outros dois livros, e o restante também), eu até gostaria de comprar o livro mas encontrei na amazon por 70 reais e quase cai pra trás, o livro vai ter que esperar porque nem a pau que eu pago isso em um único livro
@@spkelse7701 Tem um sebo online q tá baratinho,só tem q ver se tá disponível
Perdeu de ver um grande filme, o último duelo é muito melhor que duna
@@mgmarcosmg Ih cara, o tanto que eu amei Duna é impossivel eu gostar mais de O Último Duelo, se vc achou melhor beleza, mas Duna agora está no meu coração
Filme de 165 milhões de dólares que não me causou um só momento marcante... achei arrastado. Óbvio que com esse orçamento a parte técnica é excelente, fora isso desperdiça atores de nome e não acho que baste em si mesmo, sobretudo pq se encerra de forma pouco emocionante e com baixa expectativa.
Tolkien sobre a obra:
‘Na verdade, eu não gostei de Duna… com certa intensidade. E por este infeliz caso, o melhor e mais justo que um autor pode fazer pelo outro é manter o silêncio e se recusar a dar qualquer comentário’
Estava bastante ansioso para assistir duna, e com certeza foram uma das melhores duas horas em um filme, visual incrível, trilha sonora foda, é um filme que nem todas vão gostar, porém eu adorei... melhor filme do ano na minha opinião..filmaço!
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
esses comentários estão incríveis
Não gostei desse filme não, eu dormi assistindo esse filme. Chatoooo, essa é, claro, minha opinião, eu respeito a sua.
Filme e bem bonito, mais me deu sono assistindo
@@michelthomas1 também dormi.Kkkkk
Um dos poucos filmes que não perdeu minha atenção nem por um segundo, experiência linda.
Ansiosa para ver pela segunda vez!
filmaço....precisa ter dinheiro, visão e responsabilidade pra fazer algo tão grandioso quanto esse filme
É um Sci-fi sem ação (aqui está a frustração de muita gente). Apesar de achar um filmaço, eu deletaria uns 30min de cenas que ao meu ver foram desnecessárias deixando a trama um pouco cansativa.
Vc tá sendo muito gentil em dizer "um pouco" rs
Quanto às contemplações do Paul com a Chani…. Boa parte do livro é só sobre o Paul divagando, tendo visões, sonhos etc, então eu acho que o diretor até que segurou bem a mão.
Se bem que a maioria das viagens do Paul ainda estão por vir, então….
Exatamente... Foi o livro purinho aquilo ali, haha
pior que não lembro de ter tantas divagações sobre a Chani em si. Realmente o filme exagera com as visões dela, mas as outras divagações são muito boas
Não entendi esta parte da critica dele pra mim foi as melhores cenas do filme deu um ar de mistério para o Paul sobre seu futuro e como ele aprende a reagir a supostos estímulos do futuro, simplesmente cada cena pra mim foi necessário, principalmente a da tempestade.
@@reclaimer-1177 eu posso estar enganada, mas a maioria das pessoas que reclamam dessas cenas são pessoas que não leram o livro. Talvez porque não percebam ainda que não foi apenas o diretor divagando para deixar as cenas bonitas, mas sim parte importante da história e do crescimento do Paul na persona que ele adotará e isso ficará mais claro na parte 2.
Claro que há leitores que também não curtiram essas cenas, mas aí vai mesmo do gosto de cada um e do tipo de coisa que gosta de ver no cinema. Nem sempre o que gostamos em uma leitura é exatamente o que gostamos em um filme.
@@MicaMartins É que no livro ele divaga sobre a Chani as vezes mas no filme realmente ficou cansativo gastar aquele tempo mostrando ela olhando pro horizonte ou coisa parecida, acho que se aparecesse só uma vez ficaria melhor, mas as outras visões são realmente importantes
Um filme como não se via há muitos anos. Ainda resta uma esperança no Reino de Hollywood. Uma das maiores obras de ficção literária , teve , até que enfim, uma adaptação cinematográfica de respeito e de igual grandeza.
Já adquiri os 6 livros. Agora é só se deleitar na cultura que inspirou George Lucas. A parte dois já foi confirmada. Graças. Que venham outras.
Concordo com tudo! Não é um filme feito só para quem é entendido no lore da obra literário. É possível mergulhar no "transe" criado pelo diretor e sua competente equipe. Passei os minutos apreciando cada detalhe que fosse possível capitar assim como fiz com Blade Runner 2049 e A Chegada.
Eu amei, parecia que eu estava vendo uma poesia em tela
o filme e incrível
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
O Denis Villeneuve mesmo disse que queria contar a história de forma poética, e com certeza ele conseguiu! O filme é uma obra de arte em todos os sentidos.
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
O filme e uma bosta
@@fabiodias. faz melhor lá
Eu estava aguardando esse momento ansiosamente 🥰 esse momento é todo meu ❤️🔥 valeu Otávio 👍🏼
JURO que não acredito nas pessoas que dizem que dormiram no cinema, dizer que não gostou do filme (mesmo isso sendo quase um pecado) tudo bem, mas agora, dizer que DORMIU ????
Como que dorme com aquela trilha sonora perfeita, alta, e produzida pelo Hanz Zimmer, desacredito!!!!!!
Eu também não acredito. Na verdade, grande parte de quem tá falando isso só tá indo na onda dos outros, aposto que nem viram o filme nos cinemas.
o filme excelente.
ua-cam.com/video/lYqFSFeawac/v-deo.html
@Rangel Francis talvez me odeiem por falar isso mas, ultimato é bem paradão no tempo, não dizendo que ele é ruim, mas não acho isso tudo que os marvetes forçam não, e realmente a parte da luta é muito boa, mas o filme em si...
@@tamires9897 Eu também acredito nisso, as pessoas querem dar uma de diferentonas dizendo que não gostaram, aí chega o próximo filme vai correndo ver
@@wabdala é fantástico né moço, só não vê quem não quer!
Eu também senti um pouco de incômodo nas aparições das visões, mas nada que tenha estragado a experiências... eu gostei muito do filme, é uma bela introdução, eu particularmente gosto de filmes mais lentos e gradativos, quando são bem feitos, claro! E esse foi um dos raros casos, em momento algum me senti desprendido, muito pelo contrário é tão interessante que você fica aguardando por mais e mais...
Estou ansioso pela part 2, e tenho muita expectativas quanto a exploração do universo além dos planetas já apresentados.
Enfim. Obrigado Otávios por mais uma crítica, seus vídeos são singulares
Um dos melhores roteiros do ano,que instiga a querer mais em cada cena passada,fazia tempo que não sentia essa sensação,pois filmes bons estão raros a cada ano.
Não só o modesto Star Wars mas Duna influenciou o inigualável Tremors: Ataque dos vermes malditos!
classico!
_E Game Of Thrones_
Boa Otávioo.....👏
Bom, muito bom! Não compreendo a crítica alheia!!!
Filme chato e lento.
@@jfafreire chato demais...eu dormir.. Kkkk
ua-cam.com/video/-KV85SXiFiM/v-deo.html
@@jfafreire Lento? O bagulho foi uma speedrun.
@@capitaopacoca8454 lento no sentido de ser paradão .
Otávio, adoro dms seu canal e vc!!!! Mega parabéns por seu trabalho fantástico!!! Já tinha assistido a essa sua crítica 🔝 como sempre! Agora acabei de ver DUNE 💥 (foi como se eu nunca tivesse assistido ao 1o) Putzzz q filmaçooo!!! Q experiência surreal e espetacular! Mesmo com os devaneios do Paul (realmente poderiam ser bem menos)... 2 hr e 35 min, pra mim, se passaram em 2 minutos!!! Será qtas vezes vou assistir até sair a sequência? Rsrs
6:50 Só queria pontuar que a história de Paul Atreides se passa a mais de 10.000 depois da criação da guilda. Isso da uns 30.000 anos mais ou menos afrente do nosso tempo.
Assisti Duna ontem.
Eu adorei o filme, mas ainda não pude deixar de sentir a enxurrada de informações e conceitos novos que ele apresenta. Adorei como ele nos ambientalizar aos pouquinho de forma "disfarçada" (como o Otávio falou), mas ainda é muita informação. O bom é que não existe informação à toa no filme. Tudo que é mostrado, é aproveitado. Mas de novo: a marcha é muito lenta e pode cansar alguns em certo momento.
A sensação é que eles tentaram criar "uma nova franquia tipo Star Wars". Talvez isso se de por Star Wars se inspirar em duna em vários aspectos, mas ainda assim, me pareceu forçar um pouquinho a barra. O final do filme ocorre de forma muito mais fluida e natural do que o resto dele (ah! A parte q ele encontra a ecologista pela primeira vez tbm).
A estória sem dúvidas é magnífica.... agora o filme é outra coisa.
Efeitos sonoros mega chatos querendo passar gradiosidade ou suspense de maneira absolutamente desconfortável.
Cenas de confusão mental dos personagens que tiraram a relação de espectador do público causando muito mais estranheza que identificação.
Personagens importantes apresentados de forma rasa.
O roteiro me pareceu perdido ao tentar mostrar um universo tão grande em tão pouco tempo.
Faltou um pico no filme... um momento de climax. Seria o encontro com o povo do deserto e aí o filme acaba.
A trama da mãe não diz nada, a relação com pai não diz nada, a vida do médico não diz nada, a personagem geóloga não diz nada, todo lado da política é mal elaborado.... enfim
Tirando a estória que é ótima - o universo de plano de fundo no caso - nada salva...
Nem as possibilidades com aqueles monstros feitos minhocas gigantes salvaram, podia ser melhor. Muito melhor mesmo. Os atores muito bons tentaram mas a falta de profundidade dava muito pouco pra eles terem papeis espetaculares.
Minha nota é 3,5
E a parte da trilha sonora... barulhos sonoros na verdade. Meu Deus, é uma agressão aos ouvidos.
Concordo plenamente. O filme é chato demais. Dá sono demais. Tem que ter muita paciência pra assistir isso.
Sábias palavras !!! Filme ruim pra caral%$#
Ainda bem que ninguém liga pra seu 3,5 kkkkk
Lixo...horrível.
Pior filme que vi este ano.
Péssimo diretor, que faz questão de complicar o filme.
NAO PERCAM SEU TEMPO!
Como este lixo pode estar indicado ao Oscar?😡😡
Mandou um parágrafo inteiro pra cagar na trilha sonora quando a trilha sonora foi recebida como CERTEZA de Oscar para a crítica internacional... Era a indicação que TODOS sabiam que ia levar e levou. Trilha sonora e design de som. Viu na HBO com o auto falante da TV, foi?
Um dos melhores filmes do ano maravilhoso.
Assisti esse filme sem nenhum conhecimento prévio sobre a obra e gostei bastante do que vi, tanto que já estou ansioso pela continuação!
Sai completamente curiosa para conhecer mais aquele mundo enorme que o diretor deu um gostinho cm 2 hrs e poucos (baita desafio), e agora já to no livro até, esperando já a próxima parte também nas telas.
Um dos filmes mais belos que assisti
FILMAÇO!! Um dos melhores do ano!!
Veja eternos kkk
Meu amigo... Que gosto.
@@jfafreire tá bom cara, já entendemos que vc não gostou kkkkkk
@@jfafreire a pessoa fica querendo se fazer de diferente dizendo que não gostou do filme kkkkkkkkkkkk para que tá feio
@@alves1418 kkkkkkk cara tá em todo comentário
Não sei se é pq eu fiquei uns dois anos sem ir no cinema, mas nossa que filme fantástico tem uma tensão diplomática muito forte, foi um dos filmes mais fantásticos que já vi no cinema
Assisti e gostei muito, achei bem interessante as Bene Gesserit, o dilema da força em Star Wars nasceu disso e eu nem sabia, vlw Otávio.
Adoro o conceito dele de se caracterizar em cada vídeo, é um melhor que o outro
Eu amei essa adaptação. A fotografia belíssima e o ritmo envolvente. Tudo que eu esperava de Duna. Que venha o segundo.
Conheci Duna através do filme de 84 anos atrás, inclusive assisti por acaso, mudei de canal despretensiosamente de madrugada, vi o Patrick Stewart de farda e pensei: Opa! Tá passando Jornada nas Estrelas, maravilha! Achei o filme bem... Fraco, para dizer o mínimo.
Mas fui atrás do livro quando descobri que se tratava de uma adaptação. Entendi na hora, que os realizadores do filme de 84 realmente não tinham tecnologia nem orçamento para adaptar a história como ela merecia. Essa versão de 2021 pega os aspectos mais relevantes da primeira metade da história e adapta tão bem, que me deu vontade de reler Duna imaginando o universo com esse filme como referência. Tem potencial para ser uma adaptação definitiva da obra, se não estragarem tudo na parte 2.
Para mim (e essa dica é obscura) a melhor adaptação de Duna é um fan-edit de Spice Diver neste link: ua-cam.com/video/vJykw3H4PDw/v-deo.html , é uma reedição da versão de 84 com legendas em inglês, espanhol e francês que basicamente corrige todos os problemas do filme original, vale a pena conferir.
Eu amei o filme demais! Quanto mais tempo passa, melhor parece que fica na minha mente. A cena do helicóptero na tempestade de areia é muito boa, dá pra ver muito a evolução do Paul Atreides. Fora a fotografia que é maravilhosa.
"helicóptero" rsrsrsrsrsrs
Foi brilhante terem divulgado esse filme em dois
Nunca 2h de tela dariam para explicar e explorar a história da forma q ela merece
A primeira parte é uma abertura para a parte dois, nos livros é assim tbm e é muito bom. Um dos melhores livros de fantasia/ficção q eu ja li
Essa adaptação entra pro top das melhores do cinema
Otavio seu canal é sensacional! 🙌... Parabéns 👏👏👏... Porque só agora descobri meu Deus?... Excelente conteúdo e sucesso sempre!..
Esse diretor é muito bom mesmo. Já havia lido a obra e depois de assistir os dois filmes resolvi reler o livro. Mesmo nas diferenças, adições que não estão no livro, deixou o filme muito bom.
Eu fui assistir o filme sem ter lido o livro e amei a obra, me passou uma impressão de que uma guerra enorme está pra acontecer, não aguentei a ansiedade e fui comprar o livro kkkkkkk
Fez muito bem! Vai amar o livro, pode confiar!
Fala sobre Venom 2 e os eternos Por favor!!!!
Venom 2 é ótimo mais decepcionou na pouco durante de combate ente Venom e Carnificina
1h e 32 min foi muito pouco
Sai do cinema querendo mais
Achei q a personagem da Zendaya durava mais
Venom foi tão pouco q eles filmaram de fevereiro até abril de 2020 ( 2 meses )
Gostei demais. Vc n sente o filme passar e olhe que poucos filmes com 2h30 podem se vangloriar disso. Li o livro, achei boa a adaptação e tem pontos até melhores, como a da "pesquisadora", no livro é tão diferente kk Mas enfim, quando vi o burburinho de "ah, a zendaya aparece uns 15m" já pensei, vai ter 2 partes e isso é bom. Se posso ter uma critica na adaptação, foi a da luta no fim. Contém spoilers--------------------------------------------------- Bom no livro, eles lutam praticamente sem roupa, pq vale a vida deles e tem toda uma cerimonia após a luta, ok a cerimonia ser cortada mas o lance do Paul ganhar a "água" do seu oponente, além de outras coisas, nem falaram nada. Talvez fique pro outro filme. Vamos aguardar
depois de duas latonas de heineken eu dormi, já tinha visto a participação do Benjamin Clementine... do que vi acho que falou uma coloração mais impactante, tudo era em sépia ou tentendo ao sombrio, sem contar que faltou uma trilha sonora de peso. No projeto original diziam que ia ser Pink Floyd, pra brincar com isso num dos trailer colocaram uma cover do Pink Floyd das antigas...
E MAIS UMA COISA TIMOTHEE ARRASANDO, OBRIGADO CALL ME BY YOUR NAME POR ESSE PEDACINHO DE PERFEIÇÃO
Eu não conhecia absolutamente nada sobre Duna, nunca tinha ouvido falar nada sobre os livros, nem conhecia direito o ator principal rsrsrs. Assisti o filme somente por que vi na capa a atriz Rebecca Ferguson, então... o filme me surpreendeu... Gostei de absolutamente tudo! Assisti três vezes e continuo querendo assisti de novo. Eu simplesmente amei cada detalhe...Ansiosa em assisti a segunda parte.
Assim você irá entrar para o Guinness Book, né !!!
Quando o Otavio fala que os fãs esperaram 56 anos por um novo filme nesse universo, eu só consigo pensar que todo mundo que viu o filme nessa época talvez nem consiga mais ir num cinema hahahaha
amei tanto o filme, adoro os livros e tua critica foi ótima, descrição detalhada etc só não gostei da parte que achou as visões com a Chani (Zendaya) maçante XD Quando ela aparece pra ele pessoalmente, o clima entre os dois é sensacional, a ficha de que ela existe caindo. Não tem como não se apaixonar pela quimica entre eles
adorei os passinhos dos fremen no fim
Filme é muito bom. Porém se você não leu os livros ou não tem apego pelos atores, MUITAS vezes tem que fazer um esforço pra prestar atenção... única coisa que tenta te manter no foco do filme é a trilha épica que te puxa toda hora
Gostei da crítica, mas acho que vc pouco valorizou a incrível trilha sonora por Hans Zimmer. Simplesmente fenomenal (mas não mais que a trilha sonora de interstellar). Faltou falar sobre isso.
Mais um crítica maravilhosa 🤩
O filme ficou épico! É a única coisa que posso falar. Amei!
Acabei de assistir o filme, e simplesmente fiquei apaixonada❤ Eu amei toda a história, os personagens, literalmente tudo! Espero que tenha várias continuações, eu não achei o filme nada cansativo e parado, ao contrário! Quando mais me aprofundava na história, mais eu amava conhecer esse novo universo" O final do filme me deixou com gostinho de quero mais". Já estou muito ansiosa para a parte 2😍
Voce pra mim é o melhor sobre filmes.
Faz de Arcane, sei que segue fora da proposta do canal mas está maravilhoso
Até hoje toda vez que venho no canal, procuro pra ver se eu deixei passar uma análise de shang chi, mas não. CADEEEE
Pô, Otávio. Você bem que podia fazer um vídeo só sobre Duna do Jodorowsky.
Contextualização para quem não souber: seria um filme de 10 a 12 horas que tinha como atores: Mick Jagger, Salvador Dali e Udo kier(Bacurau) além do próprio filho do Jodorowsky que treinou por dois anos para ser o Paul Atreides. A trilha sonora seria composta pelo Pink Floyd. Com o fim do projeto o diretor aproveitou os conceitos criados por ele e fez um quadrinho chamado "Incal" (que inclusive foi anunciado hoje que vai ter uma adaptação para o cinema, dirigido pelo Taika Waititi).
É um filme mt bem feito, porém parece q nada acontece realmente. Parece um filme sem plot, achei meio vazio sinceramente. Passei o filme inteiro esperando a Zendaya sendo q ela n deve ter nem passado uma smn filmando. E esperando uma guerra q só deve vir na continuação. Jason mamoa fez uma participação legal e as cenas de luta n deixaram a desejar. DESTESTEI aquela música de fundo q está praticamente no filme inteiro. No fim senti q desperdicei duas horas e meia da minha vida mas pelo menos tem uma continuação q espero q seja produzida. Esperar um ano pelo filme dps do adiantamento devido a pandemia foi decepcionante no final. De qlqr forma é um filme bem feito mas vazio na minha opinião, acaba sendo mais uma introdução ao próximo. Quem sabe vc gosta ..
Fora que não teve nenhuma construção de personagem ou história
Exatamente..mas o próprio diretor falou isso depois que a continuação foi confirmada. Ele disse que é um filme introdutório, ele queria explicar alguns pontos antes de tudo começar e que no segundo ele está pronto pra tiro, porrada e bomba kkk
Esperava mais da Zendaya tbm só 6 minutos,fiquei sabendo q ele ficou 45 horas ( quase 2 dias )no set pra gravar
As filmagens do filme foi de março até julho de 2019 ( 4 meses )
@@shinayder15 mas ela realmente não aparece naquela parte do livro
Crítica mt boa otávio! acho que é minha favorita de todas que vc já fez, e olha que te acompanho faz 3 anos
Confesso que amei, e como fã do diretor e do protagonista, não tenho que reclamar.