Professor. Serei eternamente grato a Deus por ter a oportunidade de conhecer parte do seu trabalho. Com esse vídeo, já é o terceiro ou quarto que vejo, o que dá aproximadamente 4 horas de instruções. Andava triste e sem um rumo até conhecer a educação clássica, pois ela me ajudou a construir vínculos ainda mais fortes com Deus e com a necessidade de estar crescendo em conhecimento. Muito obrigado. Através de sua autoridade estou lapidando minha vocação.
Pois é aqui tem comentários feitos a 4,3,2, anos, agora chegou a minha vez de conhecer essa maravilha chamada Educação Clássica. Que sabedoria desse professor, gratidão. Parabéns Instituto Borborema❤😘
Em suma: é preciso parar de tentar encontrar os culpados pelo fato de JÁ estarmos afundando na areia movediça. Precisamos iniciar as ações para nossa salvação.
O que mencionou na palestra: a taxa de analfebetismo funcional eu ja tinha em mente que no Brasil não tem educão. Mas quando você mostrou as estatísticas fiquei ainda mais estapefado e olhando nosso paranorama atual a fiquei assustado. Tendo em vista que isso estar acontecendo a todo momento, hoje pela manhã a tarde as criancinhas foram estrupadas intelectualmente privadas da educação. Falcón temos o dever combater isso, fazer a nossa parte, reconhecendo que todos nós estamos nessas estatísticas de resultados dantescos, o dever dar uma verdadeira educação as nossas crianças, filhos(a). Virei um admirador do seu trabalho.
Vim parar aqui, por esse impulso que o Rafael falou, me proporcionar uma educação aristocrática, justamente por não achar suficiente o que me ofereceram... Hoje tenho 19 anos, e espero que no futuro esse impulso, não morra, e me leve para faça vez mais e mais longe. Existe algo dentro de casa um de nós que grita por sair, em mim, é esse desejo de me tornar professora de história e latim.
Mas não se esqueça que “sem Jesus não dá”, como já disse o professor Olavo. “NADA ANTECEDA A CRISTO”. Primeiro ame ao Eterno acima de todas as coisas e depois faça tudo isso. É que Jesus abençoe-te. Em nome do Pai, Filho, Espírito Santo. Amém.
Depois de 3 anos 25 mil visualizações, de 8% hj são 12% de pessoas proficientes. Que tristeza, depois dessa pandemia ou muitas pessoas acordaram como eu ou a situação vai piorar.
Só pelo fato de centenas de milhares de crianças terem que interromper o seu processo de alfabetização por conta da paralização já diminui essa porcentagem. Sequëlas permanentes num momento crucial da vida de uma criança. Só vamos entender as consequências disso umas 2 décadas depois.
A palestra trata-se de uma exposição mais detalhada sobre a realidade educacional do brasileiro, segundo uma pesquisa. Não se ver ,na mesma, como deve educar-se. É exposto somente a situação como está hoje.
Finalmente achei alguém que compartilha sobre os meus sentimentos. Parabéns Rafael! Continue em frente! É belo ver um ato de subversão intelectual como seu! Abraços e que Deus lhe abençoe.
Eu aprecio os ensinamentos do Prof. Rafael como se eu estivesse em sala de aula ou em uma peça de ópera, não sei explicar, mas o sentimento é genuíno. Concordo com seu pensamento sobre o Latim e a precarização da Língua Portuguesa, da falta de interpretação de textos, as pessoas não sabem fazer redações. Os dados exibidos são verdadeiros e refletem a pura realidade nacional. Como me envergonho! Devemos sim assumir às responsabilidades pela nossa Educação e à dos nossos. Jamais delegar o que podemos fazer! Terminei Letras e estou procurando uma especialização séria em Latim. Sucesso, Rafael!
Olá! Você acha que uma pós em letras, seria bom para melhor estudar a gramática? Me sinto péssima em português, e matemática. Isso sempre me incomodou, tenho dúvidas se faço uma pós, ou se compro apostilas, e vou estudando.
ONDE E QUANDO COMEÇOU A MUDANÇA - De Getúlio Vargas para cá, em 1930 com a criação do MEC e a publicação do "Manifesto dos pioneiros da Educação Nova", em 1932, assinado por Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo que exigiam dentre outras princípios a laicidade, a obrigatoriedade, a gratuidade e a coeducação. No mesmo ano, Lourenço Filho publica a "Introdução ao Estudo da Escola Nova" . As constituições de 1934 e 1937 seguiram os princípios estabelecidos no Manifesto. Em 1961 foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino. Em 1962, foi introduzida a reformulação do ensino superior; com o Plano Nacional de Educação; em 28/11/1968 foi decretada a reforma universitária Federal e em 1971, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação tornou obrigatório o ensino profissionalizante para o 2º Grau, hoje, ensino médio.
Muito triste isso , sobretudo pq é a plena verdade ... e o pior nisso tudo é saber que somos governados por analfabetos ... logo jamais entenderão a importancia do q seja EDUCAÇÃO. Que Deus nos ajude . Vamos estudar , verdadeiramente estudar sempre é tempo , reconhecer que sou analfabeta funcional ja é o inicio para a mudança...
Eu cheguei a educação clássica através dos meus estudos em libertarianismo. Estou bem tendencioso a estudar Os Lusiadas e fazer o curso básico em Latim para depois me aprofundar na filosofia libertária! Não aceitava o fato de não entender algo que alguém criou, e nos livros deixou mastigado para compreensão. Acabei absorvendo um pouco devido a insistência em reler o mesmo livro diversas vezes! Sou um operário em minha educação. Kkkkkk. Palestra primorosa.
@@kaiser02.y claro, "corra do libertarianismo". O melhor mesmo é ser chicoteado pelos reis do gado, também chamados de membros do Estado. O Estado fez e faz o possível para corromper a alma, destruir famílias, emburrecer a população, escravizar pessoas e passar toda a riqueza para a elite política, mas o neocon quer continuar sendo chicoteado e acha que o Estado não é o problema, só tem que ser eficiente. Estude a escola austríaca de economia e vire libertário ou argumente sua fala, patético.
Isto nos trás a luz a nua e crua realidade de um país que tem em risco a sua soberania e liberdade perante países hostis. Educação é estratégia para um futuro seguro e próspero para todos. Uma missão de vida. Ser auto didata é o começo.
Grande palestra. Este video foi um licao de humildade para muitos de nos. Muito obrigado. Isto me motiva a estudar cada vez mais e mais para entender a realidade.
O Rafael por muitas vezes contrariou os próprios integrantes do IB, ja que para eles a educação começa pelo MEC, já que eles fazem chilique até hoje por causa da saida do "ultra conservador" Abraham Weintraub. Otimo video.
Quem ganha com esse sistema educacional brasileiro? Um país que tem 8.000 km de costa, terra, água, variedade de flora, etc., (riquezas de todos os tipos), e grande parte do povo vivendo em situação de pobreza. Os índices de exportações podem nos ajudar a compreender.
Muito boa palestra. Acho que seria interessante apontar os responsáveis por esta decadência intelectual no Brasil e no mundo e o propósito se houver. Att.
Acredito que a decadência tem sua raiz nos filósofos iluministas materialistas. A partir deles, a educação integral do ser humano começou a ser perdida, restando apenas a educação voltada ao corpo e à técnica científica, desconsiderando o espírito.
Acredito que após a geraçao de são Tomás de Aquino, começou a decadência da educação. Especialmente quando a educação passou a ser correspondido por aqueles que possuem diploma.
É realmente impressionante a dimensão do analfabetismo funcional no país, e uma das piores coisas é o fato desses dados não chegar na população em geral, o que, infelizmente, sabemos que sequer faria diferença na grande maioria dos casos
Se realmente houvesse interesse do poder público em salvar a educação brasileira, um cara desse teria que ser leiloado ao ministério da educação. Se ele se recusasse deveria ser sequestrado e posto lá no mistério da educação. (Brincadeiras à parte).
Jailson Belarmino Hãããã¿?¿?¿?!?!??? Ué, desde quando uma coisa tem algo a ver com a outra? O que eu disse foi: "A educação, geralmente, precede a religião". Ponto! Isso significa que as pessoas precisam ser educadas primeiro para poderem adentrar na religião.
Jailson Belarmino Rapaz, eu não dissociei nada, apenas estabeleci a relação de prioridade que um dos assuntos deve ter para que o outro exista. Educação precede a religião, e isso não significa que a Igreja não seja fundadora das Universidades. Não é querer forçar a barra, mas talvez você seja exemplo e demonstração máxima do tipo de analfabeto funcional de que o palestrante fala, incapaz de ler um texto simples de internet sem tirar conclusões completamente diferentes daquelas que o autor propôs. Vá estudar, e ler com mais cuidado as coisas.
Esse discurso é o mesmo Olavo de Carvalho. Nada de novo. Decadência cultural, analfabetismo funcional, críticas à educação superior no Brasil etc. Mas não tem nenhuma profundidade analítica. Além disso é muito repetitivo, todo vídeo dele é sempre a mesma citação do enafe. Você não tem em horas de vídeo uma análise mais elaborada dos problemas da educação no Brasil sociologicamente falando.
Ou seja, se podemos fazer uma analogia que o problema descrito por ele é igual a um câncer que já está em metástase e o organismo do paciente está 92% comprometido. O que você quer dele é saber quando esse paciente poderá sair do hospital e voltar a viver socialmente. Quando você quer uma análise sociológica e solução para um problema desse nível é o mesmo que achar que um paciente com metástase pode voltar a trabalhar, ir para festas, viver uma vida normal como se não existisse os sintomas da doença e ele pudesse não ser afetado por eles.
Entendi, só faltou ele expor o que o título se propõe "o dever de educar-se". Pelo próprio título, já seria uma discussão de no mínimo algum teor filosófico (que é o que ele diz evitar discutir por incapacidade dos possíveis engajados, entretanto, ainda assim, pressuposto necessário para seu discurso). O fato é, ele quer impor as suas próprias considerações do que seria bom para uma sociedade a partir das próprias experiências intelectuais dele, e por isso, julga a todos e a si de igual modo. A fala dele condiciona a sociedade ignorante ao estado de miséria - não é o mérito aqui - mas, por que o analfabetismo é algo ruim? Se alguém é enganado por ser leigo, o que há de errado nisso? Percebe? De algum modo ele começa a pressupor ideias da ética e da moral que inevitavelmente aplicados numa palestra ou numa conversação quando demandado definições levam ao que pela filosofia se foi exaustivamente pauta de discussão. Sem mencionar os problemas dos dados científicos, embora eu não seja obrigado a aceitar que sou um possível incompetente intelectual só por conta dele, ele sequer foi bem sucedido em argumentar a necessidade daquilo que ele chama de educação - nem definiu isso. O que me leva a concluir que ele é o incapacitado de falar do que fala.
@@Miquueias expor uma opinião não significa impor a mesma,você deturpou totalmente o conteúdo do vídeo,o que me permite concluir que você deve se aprofundar mais no assunto.
@@luciocosta5747 "você deturpou totalmente o conteúdo do vídeo" e é? Legal, mas, onde? Você concluiu isso só do "impor" na minha fala? Me explica melhor isso. Explicando o ponto do "impor", quando discutimos sobre ética; moral, inevitavelmente o que consideramos ético, antiético, moral e imoral não é referente apenas à nós, mas a sociedade em que convivemos, inclusive, nela se estabelecerá normas de conduta que refletem um tipo de ética comum - isso anula seu entendimento de que "expor opinião não é impor" no sentido e contexto de que quem utilizará ética e moral inevitavelmente julgará a si e os que compõe a sociedade, os impondo em alguma condição de seus próprios juízos pessoais. Quando disse que ele "impôs" não quis dizer que ele usou de agressões verbais e ameaças, mas que - pelo contexto - condicionou "a sociedade ao estado de miséria", e pegando os seus pressupostos concernentes, começo a questionar, "por que o analfabetismo é ruim? Se alguém é enganado por ser leigo, o que há de errado nisso?", mostrando que o discurso dele depende de certo modo das discussões filosóficas que disse evitar. Não vou me estender, e por favor, não conclua nada se não tem condições nenhuma para isso.
TD o que ele falou,resume-se a isto: É preciso sair da zona de conforto e estudar constantemente. Trazer a responsabilidade a si. E não terceirizar nada. O título foi exposto a todo o momento ,com dados,dizendo q a ineficiência pública nós faz entender q temos q abrir caminhos e estar em constante evolução. A medida q ele colocou as próprias considerações, foi mostrando com fatos,muito bem embasados do INAF, que educar-se é urgente. Lembre-se: Fato é diferente de opinião e se não me engano, a pesquisa classificou também quem não consegue diferenciar isso.🤔
Para quem quer um caminho a seguir: acessem o Instagram da melhor aluna do Rafael Falcon, Amandastellac, ela passa o necessário. Comprem o material dela de Os Lusíadas e estudem a obra com afinco e façam o curso de latim do Rafael Falcon. Dinheiro muito bem gasto.
A Amanda é excelente, o trabalho dela no Instagram é ouro, comprei o curso de letramento para a minha irmã, excelente para adquirir fluência em leitura
Professor.
Serei eternamente grato a Deus por ter a oportunidade de conhecer parte do seu trabalho. Com esse vídeo, já é o terceiro ou quarto que vejo, o que dá aproximadamente 4 horas de instruções.
Andava triste e sem um rumo até conhecer a educação clássica, pois ela me ajudou a construir vínculos ainda mais fortes com Deus e com a necessidade de estar crescendo em conhecimento.
Muito obrigado. Através de sua autoridade estou lapidando minha vocação.
09:55 - Nesse trecho ouvi a descrição exata do que eu sinto quando estou numa aula da faculdade de psicologia no 6° período.
Pois é aqui tem comentários feitos a 4,3,2, anos, agora chegou a minha vez de conhecer essa maravilha chamada Educação Clássica. Que sabedoria desse professor, gratidão. Parabéns Instituto Borborema❤😘
@@AndreLuiz-dc7ns A minha também, graças a Deus!
Como vc era jovem nessa palestra ... muito jovem e tao sábio...Mão de Deus
Em suma: é preciso parar de tentar encontrar os culpados pelo fato de JÁ estarmos afundando na areia movediça. Precisamos iniciar as ações para nossa salvação.
Rafael conheci seu trabalho a pouco tempo e estou maravilhado, você é uma benção de Deus na vida de muitos, muito obrigado por seu trabalho!
O que mencionou na palestra: a taxa de analfebetismo funcional eu ja tinha em mente que no Brasil não tem educão. Mas quando você mostrou as estatísticas fiquei ainda mais estapefado e olhando nosso paranorama atual a fiquei assustado. Tendo em vista que isso estar acontecendo a todo momento, hoje pela manhã a tarde as criancinhas foram estrupadas intelectualmente privadas da educação.
Falcón temos o dever combater isso, fazer a nossa parte, reconhecendo que todos nós estamos nessas estatísticas de resultados dantescos, o dever dar uma verdadeira educação as nossas crianças, filhos(a).
Virei um admirador do seu trabalho.
Vim parar aqui, por esse impulso que o Rafael falou, me proporcionar uma educação aristocrática, justamente por não achar suficiente o que me ofereceram...
Hoje tenho 19 anos, e espero que no futuro esse impulso, não morra, e me leve para faça vez mais e mais longe. Existe algo dentro de casa um de nós que grita por sair, em mim, é esse desejo de me tornar professora de história e latim.
Olá, Emmy. Também tenho 19 anos e gostaria de lhe recomendar a playlist Ordem das Disciplinas, do professor Carlos Nougué. Fique com Deus.
Difícil morrer, tenho 26 e cada dia a sede aumenta, prof. Olavo tem mais de 70... Aristóteles morreu com quantos? Mora na Paraíba?
Mas não se esqueça que “sem Jesus não dá”, como já disse o professor Olavo. “NADA ANTECEDA A CRISTO”. Primeiro ame ao Eterno acima de todas as coisas e depois faça tudo isso. É que Jesus abençoe-te. Em nome do Pai, Filho, Espírito Santo. Amém.
Sim, exatamente essa sensação de que está faltando alguma coisa graças a Deus ainda existe pessoas comprometidas com a verdade nesse país.
Quem me dera ter conhecido Olavo, Facon aos 19, 26 anos??
Estou com 38 e esses caras têm me dado inspiração pra mudar os rumos da minha vocação!
Realmente é assutador a qualidade do ensino no Brasil. Palestra fantástica.
Depois de 3 anos 25 mil visualizações, de 8% hj são 12% de pessoas proficientes. Que tristeza, depois dessa pandemia ou muitas pessoas acordaram como eu ou a situação vai piorar.
Só pelo fato de centenas de milhares de crianças terem que interromper o seu processo de alfabetização por conta da paralização já diminui essa porcentagem. Sequëlas permanentes num momento crucial da vida de uma criança. Só vamos entender as consequências disso umas 2 décadas depois.
A palestra trata-se de uma exposição mais detalhada sobre a realidade educacional do brasileiro, segundo uma pesquisa. Não se ver ,na mesma, como deve educar-se. É exposto somente a situação como está hoje.
Vc foi bem na raiz do problema com tanta clareza. Parabéns!
Alguém mais assistindo por indicação da professora Lara Brenner no curso da Brasil Paralelo?
🤝
Euzinha😎
Chocada, realmente, fez muito sentido. Agora entendo, por exemplo, a dificuldade das pessoas passarem na prova de legislação para se habilitarem...
Finalmente achei alguém que compartilha sobre os meus sentimentos. Parabéns Rafael! Continue em frente! É belo ver um ato de subversão intelectual como seu! Abraços e que Deus lhe abençoe.
Eu aprecio os ensinamentos do Prof. Rafael como se eu estivesse em sala de aula ou em uma peça de ópera, não sei explicar, mas o sentimento é genuíno.
Concordo com seu pensamento sobre o Latim e a precarização da Língua Portuguesa, da falta de interpretação de textos, as pessoas não sabem fazer redações.
Os dados exibidos são verdadeiros e refletem a pura realidade nacional. Como me envergonho!
Devemos sim assumir às responsabilidades pela nossa Educação e à dos nossos. Jamais delegar o que podemos fazer!
Terminei Letras e estou procurando uma especialização séria em Latim.
Sucesso, Rafael!
Olá! Você acha que uma pós em letras, seria bom para melhor estudar a gramática? Me sinto péssima em português, e matemática. Isso sempre me incomodou, tenho dúvidas se faço uma pós, ou se compro apostilas, e vou estudando.
impressionante essa palestra, sem palavras.
Parabéns! Graças a Deus que o bem e a sabedoria estão vivos!
Então vamos disseminar o bem!
Parabéns!
ONDE E QUANDO COMEÇOU A MUDANÇA - De Getúlio Vargas para cá, em 1930 com a criação do MEC e a publicação do "Manifesto dos pioneiros da Educação Nova", em 1932, assinado por Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo que exigiam dentre outras princípios a laicidade, a obrigatoriedade, a gratuidade e a coeducação. No mesmo ano, Lourenço Filho publica a "Introdução ao Estudo da Escola Nova" . As constituições de 1934 e 1937 seguiram os princípios estabelecidos no Manifesto. Em 1961 foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino. Em 1962, foi introduzida a reformulação do ensino superior; com o Plano Nacional de Educação; em 28/11/1968 foi decretada a reforma universitária Federal e em 1971, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação tornou obrigatório o ensino profissionalizante para o 2º Grau, hoje, ensino médio.
Pressionar os políticos não vai funcionar pq eles tb precisam educar-se. 1:06:00
Muito triste isso , sobretudo pq é a plena verdade ... e o pior nisso tudo é saber que somos governados por analfabetos ... logo jamais entenderão a importancia do q seja EDUCAÇÃO. Que Deus nos ajude . Vamos estudar , verdadeiramente estudar sempre é tempo , reconhecer que sou analfabeta funcional ja é o inicio para a mudança...
Muito obrigado, Rafael Falcón.
Eu cheguei a educação clássica através dos meus estudos em libertarianismo. Estou bem tendencioso a estudar Os Lusiadas e fazer o curso básico em Latim para depois me aprofundar na filosofia libertária! Não aceitava o fato de não entender algo que alguém criou, e nos livros deixou mastigado para compreensão. Acabei absorvendo um pouco devido a insistência em reler o mesmo livro diversas vezes! Sou um operário em minha educação. Kkkkkk. Palestra primorosa.
Felipe Valério faça o curso do prpf Rafael Falcon, recomendo!
Corra do libertarianismo.
@@kaiser02.y claro, "corra do libertarianismo". O melhor mesmo é ser chicoteado pelos reis do gado, também chamados de membros do Estado. O Estado fez e faz o possível para corromper a alma, destruir famílias, emburrecer a população, escravizar pessoas e passar toda a riqueza para a elite política, mas o neocon quer continuar sendo chicoteado e acha que o Estado não é o problema, só tem que ser eficiente. Estude a escola austríaca de economia e vire libertário ou argumente sua fala, patético.
@@luizcarvalho7597 Neocon? Se enxerga, parceiro. Eu sou nacionalista. Quero todos os vermes corruptos fora do poder.
@@kaiser02.y puts, bem pior do que pensei. Acredita piamente no estatismo; basicamente, um socialista vestindo verde e amarelo.
Sensacional!
Realmente cada fase da vida nós temos um delirio diferente, e sempre de grandeza.
Isto nos trás a luz a nua e crua realidade de um país que tem em risco a sua soberania e liberdade perante países hostis. Educação é estratégia para um futuro seguro e próspero para todos. Uma missão de vida. Ser auto didata é o começo.
Deus abençoe, irmão, pela contribuição. Siga em frente!
Que Deus te Abençoe querido professor. Grato por ter a oportunidade de assistir seus vídeos.
Excelente
Muito bom ! Parabéns pelo trabalho.
Esse moço é um crânio nos raciocinios lógicos.
31/03/2024. 11:15 h
Muito Obrigado
Grande palestra. Este video foi um licao de humildade para muitos de nos.
Muito obrigado. Isto me motiva a estudar cada vez mais e mais para entender a realidade.
Great talk! Please, share this video! Thank you!
Maravilhosa exposição
Rafael, o que um adulto (com curso superior completo) pode fazer para se alfabetizar?
O próprio Rafael Falcon tem um curso sobre isso: rafaelfalcon.com.br/produto/analfabetismo/
@Jonas Felipe Modena de morais como isso funciona ?
@@aprendizal3x602 Se você começar assim não funciona. Agora se você estiver disposto a sair da sua zona de conforto, funciona sim.
Ótimo, não paro de assistir!
Professor, muito obrigado. Deus abençoe o senhor.
Deus me fez chegar nesse canal.
Verdade, considero um presente de Deus esse canal essas pessoas, esses professores❤
Nota 10. Parabéns pela palestra.
Que incrível! Queria um curso presencial
Ganhou meu like após mandar a real no minuto 1h07
Bravo!
Parabéns , muito bom.
O Rafael por muitas vezes contrariou os próprios integrantes do IB, ja que para eles a educação começa pelo MEC, já que eles fazem chilique até hoje por causa da saida do "ultra conservador" Abraham Weintraub. Otimo video.
Uma aula brilhante!
Parabéns Professor pelo trabalho e contribuição. Mas onde encontrar esses cursos mais tradicionais? Como Aritmética por exemplo..
Desde já, obrigado
Excelente!
Palestra de qualidade.
Saudades professor!!! Volte logo!
PERFEITO
❤
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
agora desejam acabar com a 'dificuldade' das escolas, para podem, permitir as pessoas, de passarem nas universidades.... é um absurdo...
Um tapa na cara.😲😲
Sou da parte que entendo apenas uma parte!🥺😭🤦🏻♀️ meu Deus que desespero!!!!!(certeza..ver mais vezes essa aula)
Eu tbm, vejo várias😅
Hoje estou assistindo seu curso : animus ... nem sei se seria chamado curso ... acho q não...
Quem ganha com esse sistema educacional brasileiro? Um país que tem 8.000 km de costa, terra, água, variedade de flora, etc., (riquezas de todos os tipos), e grande parte do povo vivendo em situação de pobreza. Os índices de exportações podem nos ajudar a compreender.
Muito boa palestra. Acho que seria interessante apontar os responsáveis por esta decadência intelectual no Brasil e no mundo e o propósito se houver. Att.
Acredito que a decadência tem sua raiz nos filósofos iluministas materialistas. A partir deles, a educação integral do ser humano começou a ser perdida, restando apenas a educação voltada ao corpo e à técnica científica, desconsiderando o espírito.
Acredito que após a geraçao de são Tomás de Aquino, começou a decadência da educação. Especialmente quando a educação passou a ser correspondido por aqueles que possuem diploma.
Quando a educação clássica foi deixada de lado.
Veja: Pátria Educadora do Brasil Paralelo.
Rafael Falcon,qual a sua opinão sobre latim pelo método natural ?
Ele é contra. Você pode ver mais na palestra dele "O Latim não é uma língua".
Profe. Sinto-me analfabeta funcional. Ao ter acesso essa realidade tenho que sair dessa situação por decisão própria. Grata.
50:21
É realmente impressionante a dimensão do analfabetismo funcional no país, e uma das piores coisas é o fato desses dados não chegar na população em geral, o que, infelizmente, sabemos que sequer faria diferença na grande maioria dos casos
Bom dia Rafael. Hoje li sobre seu curso de latim e gostaria de compra - lo. Pode passar informações por favor?
Se realmente houvesse interesse do poder público em salvar a educação brasileira, um cara desse teria que ser leiloado ao ministério da educação. Se ele se recusasse deveria ser sequestrado e posto lá no mistério da educação.
(Brincadeiras à parte).
A educação do Brasil despencou ladeira abaixo 🤦🤦
Crischa SC
educação não dá votos, simples assim.
Vim por indicação da Natália Pickler 😂😂
O grande problema da nossa educação é o afastamento da religião no nosso meio.
A educação, geralmente, vem antes da religião.
João vitor Oliveira
Desde quando que a educação é antes da religião se a Igreja católica é quem criou a universidade?
Jailson Belarmino
Hãããã¿?¿?¿?!?!???
Ué, desde quando uma coisa tem algo a ver com a outra? O que eu disse foi: "A educação, geralmente, precede a religião". Ponto! Isso significa que as pessoas precisam ser educadas primeiro para poderem adentrar na religião.
João vitor Oliveira
Isso revela sua ignorância em dissociar religião cristã com a educação.
Está passando vergonha.
Jailson Belarmino
Rapaz, eu não dissociei nada, apenas estabeleci a relação de prioridade que um dos assuntos deve ter para que o outro exista. Educação precede a religião, e isso não significa que a Igreja não seja fundadora das Universidades.
Não é querer forçar a barra, mas talvez você seja exemplo e demonstração máxima do tipo de analfabeto funcional de que o palestrante fala, incapaz de ler um texto simples de internet sem tirar conclusões completamente diferentes daquelas que o autor propôs. Vá estudar, e ler com mais cuidado as coisas.
...
Não , é um direito .
Esse discurso é o mesmo Olavo de Carvalho. Nada de novo. Decadência cultural, analfabetismo funcional, críticas à educação superior no Brasil etc. Mas não tem nenhuma profundidade analítica. Além disso é muito repetitivo, todo vídeo dele é sempre a mesma citação do enafe. Você não tem em horas de vídeo uma análise mais elaborada dos problemas da educação no Brasil sociologicamente falando.
Ou seja, se podemos fazer uma analogia que o problema descrito por ele é igual a um câncer que já está em metástase e o organismo do paciente está 92% comprometido. O que você quer dele é saber quando esse paciente poderá sair do hospital e voltar a viver socialmente.
Quando você quer uma análise sociológica e solução para um problema desse nível é o mesmo que achar que um paciente com metástase pode voltar a trabalhar, ir para festas, viver uma vida normal como se não existisse os sintomas da doença e ele pudesse não ser afetado por eles.
@@mirelerodrigues9778 voce nao entendeu nada.
Blá blá blá... odeio o olavo blá blá blá... logo odeio todos ligados a ele.
Pesquisou nem o site do INAF e exige coisa mais profunda kkkkkkk
@@cleber2167 você é analfabeto hahaha
Entendi, só faltou ele expor o que o título se propõe "o dever de educar-se". Pelo próprio título, já seria uma discussão de no mínimo algum teor filosófico (que é o que ele diz evitar discutir por incapacidade dos possíveis engajados, entretanto, ainda assim, pressuposto necessário para seu discurso). O fato é, ele quer impor as suas próprias considerações do que seria bom para uma sociedade a partir das próprias experiências intelectuais dele, e por isso, julga a todos e a si de igual modo. A fala dele condiciona a sociedade ignorante ao estado de miséria - não é o mérito aqui - mas, por que o analfabetismo é algo ruim? Se alguém é enganado por ser leigo, o que há de errado nisso?
Percebe? De algum modo ele começa a pressupor ideias da ética e da moral que inevitavelmente aplicados numa palestra ou numa conversação quando demandado definições levam ao que pela filosofia se foi exaustivamente pauta de discussão.
Sem mencionar os problemas dos dados científicos, embora eu não seja obrigado a aceitar que sou um possível incompetente intelectual só por conta dele, ele sequer foi bem sucedido em argumentar a necessidade daquilo que ele chama de educação - nem definiu isso. O que me leva a concluir que ele é o incapacitado de falar do que fala.
Tu realmente não entendeu o vídeo.
@@kawandossantospereira5443 legal.
@@Miquueias expor uma opinião não significa impor a mesma,você deturpou totalmente o conteúdo do vídeo,o que me permite concluir que você deve se aprofundar mais no assunto.
@@luciocosta5747 "você deturpou totalmente o conteúdo do vídeo" e é? Legal, mas, onde? Você concluiu isso só do "impor" na minha fala? Me explica melhor isso.
Explicando o ponto do "impor", quando discutimos sobre ética; moral, inevitavelmente o que consideramos ético, antiético, moral e imoral não é referente apenas à nós, mas a sociedade em que convivemos, inclusive, nela se estabelecerá normas de conduta que refletem um tipo de ética comum - isso anula seu entendimento de que "expor opinião não é impor" no sentido e contexto de que quem utilizará ética e moral inevitavelmente julgará a si e os que compõe a sociedade, os impondo em alguma condição de seus próprios juízos pessoais. Quando disse que ele "impôs" não quis dizer que ele usou de agressões verbais e ameaças, mas que - pelo contexto - condicionou "a sociedade ao estado de miséria", e pegando os seus pressupostos concernentes, começo a questionar, "por que o analfabetismo é ruim? Se alguém é enganado por ser leigo, o que há de errado nisso?", mostrando que o discurso dele depende de certo modo das discussões filosóficas que disse evitar. Não vou me estender, e por favor, não conclua nada se não tem condições nenhuma para isso.
TD o que ele falou,resume-se a isto: É preciso sair da zona de conforto e estudar constantemente. Trazer a responsabilidade a si. E não terceirizar nada.
O título foi exposto a todo o momento ,com dados,dizendo q a ineficiência pública nós faz entender q temos q abrir caminhos e estar em constante evolução. A medida q ele colocou as próprias considerações, foi mostrando com fatos,muito bem embasados do INAF, que educar-se é urgente.
Lembre-se: Fato é diferente de opinião e se não me engano, a pesquisa classificou também quem não consegue diferenciar isso.🤔
Para quem quer um caminho a seguir: acessem o Instagram da melhor aluna do Rafael Falcon, Amandastellac, ela passa o necessário. Comprem o material dela de Os Lusíadas e estudem a obra com afinco e façam o curso de latim do Rafael Falcon. Dinheiro muito bem gasto.
A Amanda é excelente, o trabalho dela no Instagram é ouro, comprei o curso de letramento para a minha irmã, excelente para adquirir fluência em leitura