Boa tarde pessoal, já li vários artigos relacionados ao assunto Potências, porém, hoje tive a sorte de encontrar esse conteúdo que no qual vi diversas informações novas que me tiraram também diversas dúvidas, estou muito satisfeito com a explanação do professor, valeu.
seus videos vem me ensinando cada vez mais vc tem dado uma contribuição muito grande para quem trabalha na área e também pra quem esta começando , um forte abraço.
Carra eu tenho que agradecer muito a vcs do Mundo da Elétrica, estão me ajudando muito, desdo do começo do meu curso em eletrônica. E Sucesso para o Canal e que vcs continue sempre ajudando os alunos que estão estudando o fantástico mundo da Eletricidade!!! Vlw Mesmo ao Pessoal do Canal!!!
Show de bola essa aula! Mas tenho um questionamento sobre a fórmula do fator de potência mostrado em 6:38. Não deveria ser: F.P = P. Ativa (W)/ P. Aparente (V.A) porque assim o cateto adjacente (potência ativa) dividido pela hipotenusa (potência aparente) é o cosseno de fi.
E esse vídeo chegou na hora certa pois eu estou estudando com o livro que tenho mas sempre fica alguma dúvida. Você sempre nos trazendo conhecimento obrigado sempre por você passar seu conhecimento.Esse vídeo e muito interessante para saber o que é energia reativa e como calcular o fator de potência.
Henrique bom dia venho desde já agradecer por dividir seus conhecimentos com a gente.Obrigado por sempre nos trazer vídeos que nos ensina e aprimora nosso conhecimento e tira nossa dúvida.
esta ai um assunto que me interessa bastante professor.. continue postando mais videos assim... mais como sempre todos os seus videos sao exelente.. valeu fica com Deus.
Mano ja ia questionar nos comentários, mas você questinou primeiro kkk. O "Q" na equação está errado, pois o "Q" séria potência reativa e não aparente.
Caramba o video está errado desde 2016 e cheio de like, ou seja todo mundo aprendeu errado. Eu ia questionar, mas vc chegou primeiro. corretíssimo: Fp=cos(φ) e cos(φ)=cateto adjacente/hipotenusa, logo é só olhar para o triângulo e ver q cateto adjacente=P(W) e hipotenusa=S(va), logo: Fp=cos(φ)=P(W)/S(VA) e não Q como diz no video.
Tbm observei isso. Mas tirando isso acho que o restante está correto. Aparentemente trocou apenas a nomenclatura e a Letra representativa (S= potência reativa por Q=potência reativa)
Pelo que eu aprendi dividindo se a potencia ativa pelo fator de potencia, encontra se a potencia aparente. Logo para se encontrar o fator de potencia, dividi se a potencia ativa pela aparente ( FP=P/S)
Henrique,Boa noite!!Apenas uma correção:A unidade de medida da potência reativa é o volt-ampère reativo (VAr), e não, conforme apontado, na formula, o volte-ampère(VA). Essa unidade de medida é dada para determinar a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente. (P=U x I).Abraço,
Como está Luiz Carlos de Menezes? Tudo certinho? opa obrigado pela correção, farei a correção assim que possível Luiz Carlos de Menezes, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
olá!! gostaria de saber . tenho um inversor onde jogo 1000w em 24 volts. coloquei um medidor para verificar a produção e o mesmo não mostra essa geração de 1000w em 127 volts. mostra 150w +-. nessa inversão de tensão eu perco energia?
Aula muito boa e bem explicada. Só que (s) é potencia aparente e reativa seria (q) no final do vídeo isso aparece e pode confundir a galera que está iniciando. por favor professor arrume lá. obrigado!!!
faz um video falando sobre como obter fator de potência médio através das contas de energia. pois isso é uma realidade em situações que vc tem apenas as contas de energia fornecida pelo cliente para calcular
Meu amigo ANYVILII P/S ou seja potencia ativa igual a potencia aparente é so quando a carga é resistiva neste caso a impedância (Z) é igual a resistência (R) e o fator de potencia neste caso é a unidade ou seja 1 é máximo fator de potencia ja em cargas capacitiva e indutivas ai é diferente
+Turbinex Rodrigues bem basicamente é usado banco de capacitores para reduzir a potência indutiva dos motores e transformadores. Mas isso depende de análise.
, O valor de 0,92, que a concessionaria exige deve ser tanto indutivo e capacitivo?. como por exemplo se for 0.92 capacitivo está dentro da media? será que é aceitável?
Mestre, a conta apresenta no instante 6:35 está incorreta, pois não está do acordo com o cosseno do ângulo apresentado no início do vídeo. Na verdade seria Fp= Pot.ativa(W)/Pot.aparente(VA), e não Pot.ativa(W)/Pot.reativa(VAr), sendo que nem está VAr, está VA, da própria pot.aparente, como está lá.
prof bom dia vamos se por que depois deu ter somado todos os circuitos TUG TUE e iluminação deu 1320w é preciso eu tenho que dividir esse valor por 0,92 pra achar o valor para o disjuntor geral é lembrando meu circuito e monofásico tensão 220v
Atenção acho que houve um duplo equívoco: Na formula do fator de potencia colocaram: Fp = P(W) / Q (VA) Mas não é Q e sim S, potencia aparente em volt-ampere. (6:33min e 7:03min) Q é a potencia reativa em volt-ampere reativo (VAR).
Para o dimensionamento, o que devo considerar? Pelo que percebi, se pegarmos a potência do equipamento e dividirmos pela tensão, teremos uma corrente menor do que realmente teríamos, considerando o fator de potência.
+takashemedeiros olha a questão é que todo choque elétrico pode matar a depender da circunstância. A corrente contínua é menos danosa a nosso organismo mas prejudicial sim. Mas é necessário analisar se a tensão de 12V é suficiente para vencer a resistência do indivíduo que se expõem a este circuito.
Mestres, 2 Chuveiros 5500w 220V em 2 circuitos. Chuveiro 1 entre fases R e S. Chuveiro 2 entre fases S e T. Qual a corrente total nas fases R, S e T? Tensão entre fases 220V.
Gostaria de saber os procedimentos de quando tiro da rede da concessionária e ligo no gerador o fator de potência qual valor correto , para ligar os capacitores?????!!!!!
Eu acho o uso de complexos muito interessante para esta análise rs. Obrigado pela contribuição. Vi que não está inscrito em nosso canal. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
olá professor, obrigado por mais uma vez nos auxiliar. porem uma duvida, não tem como colocar um exemplo real em valores, neste triangulo retangulo? pois este quebra minha cabeça e parece que não entra. desde já muito agradecido!
Olá, você poderia ensinar a calcular a capacitância? Estou construindo uma bobina de tesla e preciso calcular a capacitância do banco de capacitor, dês de já agradeço.
É o resultado da divisão da Potência consumida e cobrada com (a dividir) a Potência Aparente ( que é a que se obtém na união dos vertices das Potências Ativa e Reativa). A Potência Reativa é cobrada para obrigar aos consumidores a evitar a sua existência nos condutores ( se evita produzindo a energía contrária à que aparece na instalação,usando capacitores ou bobinas, depende de que tipo de Reativa está a produzir o nosso circuito). Embora é fácil pensar que vai gastar menos energía por ter um FP mais perto do 1, a verdade é que é a mesma; se o FP for perto do zero vai ter que usar condutores mais grossos para poder transportar a mesma quantidade de energia que precisa ou eles podem aquecer devido a que a corrente (A) vai ser maior
bom dia professor estou em duvida nessa questão, sera que poderia me ajudar ? Desde ja agradeço Um circuito elétrico monofásico de 220 V, 60 Hz possui carga reativa de 20
um eletricista pode fazer a correção da potência, onde o consumidor está pagando multa pelo foto de estar trabalhando fora do Fp, ou tem q ser um engenheiro elétrico?
Roque reis A legislação brasileira, através dois decretos 62 724 de 1968, 75 887 de 1975 e 479 de 1992 determina a manutenção do fator de potência o mais próximo possível de 1, tanto pelas concessionárias como pelos consumidores.
+Leandro Costa não, as lâmpadas de led usam um sistema diferente das lâmpadas fluorescentes a característica da ligação de ambas é bem diferente por isso o reator só servirá para a lâmpada fluorescente.
Apesar da boa explicação ele errou nessa parte. O certo é: FP = P(W) / S(VA). Se estamos tentando encontrar o fator de potência que tem relação com o ângulo de defasagem entre a tensão e a corrente ou seja: quanto maior for o ângulo maior a defasagem e maior o Q(VAR) potência reativa.
Você sabe mais ou menos uma média de quanto as empresas pagam de multa? Sei que depende do porte da empresa e tals, mas se tivesse um valor médio, tipo, uns 8 mil é comum pagar?
Aos 6:35, aparece uma imagem onde diz que: "S = potência reativa (dada em Volt-Ampère [VA]);" Porém, tu está te referindo a potência Aparente (VA) e não a potência reativa como foi posto no vídeo, correto?
Você pode também falar em regra de três dizendo que a carga aparente VA é igual a 1, e a carga ativa W é igual a "x". Aplicando a regra de três, multiplicando em cruz e isolando a incógnita temos o fator de potência percentual, que é igual ao coseno do ângulo. O mesmo pode ser feito com a carga reativa VAr que é calculado pelo seno do ângulo, que também percentualmente é igual ao valor de VAr sobre VA. Contudo este fator percentual ou do seno é diferente do fator de potência, este seria o fator de resistência ou potência reativa. Certo...!?!?! Obrigado! Creio que a unidade do fator de potência é basicamente percentual, ou sem unidade considerando o método de cálculo trigonométrico, onde devemos considerar que 100 é igual a 1, que seria o mesmo que dividir o resultado percentual por 100. Mas em qualquer caso é um fator percentual. Pois, por exemplo, fp = 0,8 equivale a dizer que Potência Ativa (W) é 80% da Potência Aparente (VA).
Professor, tenho dúvidas em relação a potência aparente. Essa potência eo somatório total de um circuito,ou a que chegar no relógio entregue pela consecionaria?. Desde já agradeço.
A FORMULA DA TRIGNOMETRIA QUE APRESENTA ESTÁ ERRADA. O COS(PHI) É IGUAL AO CATETO ADJACENTE SOBRE A HIPOTENUSA A TANGENTE É QUE RELACIONA OS CATETOS. CORRIJA PF.
Por favor me tira uma duvida, quando eu quero achar minha potencia reativa Q= P/Fp , mas quando eu faço esse calculo ele esta me dando a aparente, sera que essa forma está errada.
+The Outra Parada Para calcular a potência reativa você deve calcular o ângulo usando o arccos do valor de Fp ( cos phi) e posteriormente calcular o seno desse angulo, pois a fórmula para o calculo da potência reativa é Q = S * Sen phi.. A fórmula que está utilizando é para o calculo da potência aparente.
cara eu acho que o cálculo do fator de potência deveria ser resisto, se não estou enganado é a potência ativa divido pela potência aparente não pela potência reativa o "Q".
Olá Bruno Ferreira, como vai? peço desculpas e agradeço por mostrar nosso equivoco, estou verificando uma forma de corrigir esse erro Valeu Bruno Ferreira!
E aí? Tudo beleza com você Rabindranath Supervisor Eletrotécnico? obrigado já estou providenciando Obrigado por nos prestigiar! Agradecemos sua mensagem Rabindranath Supervisor Eletrotécnico!
Apesar da boa explicação ele errou nessa parte. O certo é: FP = P(W) / S(VA). Se estamos tentando encontrar o fator de potência que tem relação com o ângulo de defasagem entre a tensão e a corrente ou seja: quanto maior for o ângulo maior a defasagem e maior o Q(VAR) potência reativa.
Só ta errada a tu relação! Na verdade COS do angulo fi = FP = P/S. Em qualquer livro pode verificar isso. e não FP= P/Q , como vc cita no vídeo. Cuida aí mano, vai fazer a galera tirar nota vermelha na prova
Boa tarde pessoal, já li vários artigos relacionados ao assunto Potências, porém, hoje tive a sorte de encontrar esse conteúdo que no qual vi diversas informações novas que me tiraram também diversas dúvidas, estou muito satisfeito com a explanação do professor, valeu.
seus videos vem me ensinando cada vez mais vc tem dado uma contribuição muito grande para quem trabalha na área e também pra quem esta começando , um forte abraço.
+Claudio Lima obrigado agradeço mesmo por nos assistir e isso contribui muito para mim. Obrigado!
Carra eu tenho que agradecer muito a vcs do Mundo da Elétrica, estão me ajudando muito, desdo do começo do meu curso em eletrônica. E Sucesso para o Canal e que vcs continue sempre ajudando os alunos que estão estudando o fantástico mundo da Eletricidade!!!
Vlw Mesmo ao Pessoal do Canal!!!
Poxa muito obrigado mesmo, fico muito feliz em ajudar. Já já está formado e no mercado de trabalho :)
Show de bola essa aula! Mas tenho um questionamento sobre a fórmula do fator de potência mostrado em 6:38. Não deveria ser: F.P = P. Ativa (W)/ P. Aparente (V.A) porque assim o cateto adjacente (potência ativa) dividido pela hipotenusa (potência aparente) é o cosseno de fi.
Você está certo, ele cometeu um erro.
Também notei isso amigo, ele deve ter confundido
é bom dar up nesse comentário. Ficou longo, nem todo mundo vai ler.
E esse vídeo chegou na hora certa pois eu estou estudando com o livro que tenho mas sempre fica alguma dúvida. Você sempre nos trazendo conhecimento obrigado sempre por você passar seu conhecimento.Esse vídeo e muito interessante para saber o que é energia reativa e como calcular o fator de potência.
+Fabiano Ulisses obrigado, agradeço e apoio. Fico feliz em poder complementar seus estudos.
Henrique bom dia venho desde já agradecer por dividir seus conhecimentos com a gente.Obrigado por sempre nos trazer vídeos que nos ensina e aprimora nosso conhecimento e tira nossa dúvida.
+Fabiano Ulisses poxa fico mesmo feliz em contribuir, a ideia é ajudar nos estudos.
Boa aula. Falou do que eu queria ouvir, no que eu estava com dúvida.
*Eduardo Filho* fico feliz em tirar sua dúvida... espero que continue assistindo e deixando comentários 😎
gosto muito de assistir suas aulas pra clarear a mente muito bom parabéns
Eu que agradeço por nos assistir e apoiar Edivaldo!
Um muito obrigado professor pela aula!!
Muito boa a aula, pude entender direitinho, obrigada! seguindo e compartilhado..
Ótimo video! De linguagem simples e direta!!! Parabéns!!!
+Ciro Peixoto a ideia é ser simples!!!
esta ai um assunto que me interessa bastante professor.. continue postando mais videos assim... mais como sempre todos os seus videos sao exelente.. valeu fica com Deus.
+Jrt Tobias estamos preparando outros temas relacionados.
Gostei muito do vídeo!
muito boa a aula prof, e tem também um ótimo resumo na descrição do vídeo!!!
parabéns professor :)
Muito obrigado Lineker!
Bon dia aula e nota 10
Gostei muito parabéns amigo estes vidios ajuda muito
ÓTIMO!
me ajudando muitoooo no TCC!
obrigada!
+Jennifer Lobato qual curso faz?
Mundo da Elétrica estou me formando em técnico de construção civil :)
vou começar engenharia civil e pretendo fazer especialização em elétrica.
+Jennifer Lobato que legal, que bom que eu possa estar ajudando.
Mundo da Elétrica esta sim!
ja baixei muitas video aulas aqui do canal!
parabéns e obrigada!
Parabéns pelo vídeo Sucessos!
+Nanddo Ribeiro obrigado agradeço pela mensagem.
Parabéns!!! Muito bem explicado!!!
+Carlos Magno Costa Lima obrigado, precisando estamos aí!
Acho que merece outra aula. Essa ficou como aula de escola técnica.
professor aula perfeita parabens
Muito obrigado! =)
vou fazer curso técnico de mecatrônica e esse canal com certeza vai me ajudar bastante 😥😥😥😥😥
Bacana demais larissa Rodriques! Sucesso pra vc! Tiver dúvidas, estamos a disposição!
Muito bom Obrigafo
boa aula professor! ! por problemas tecnicos passei um tempo fora mas estou de volta 👍👍👍👍
Seja bem vindo novamente! Obrigado por participar!
errado essa aula. fator de potencia seria fp=p/s
p= potencia ativa dada em W
s= potencia aparente dada em VA
q= potência reativa dada em VAr
Acabei de estranhar a formula dada no vídeo
Mano ja ia questionar nos comentários, mas você questinou primeiro kkk.
O "Q" na equação está errado, pois o "Q" séria potência reativa e não aparente.
observei agora tbm kkk
Caramba o video está errado desde 2016 e cheio de like, ou seja todo mundo aprendeu errado. Eu ia questionar, mas vc chegou primeiro. corretíssimo: Fp=cos(φ) e cos(φ)=cateto adjacente/hipotenusa, logo é só olhar para o triângulo e ver q cateto adjacente=P(W) e hipotenusa=S(va), logo: Fp=cos(φ)=P(W)/S(VA) e não Q como diz no video.
Tbm observei isso. Mas tirando isso acho que o restante está correto. Aparentemente trocou apenas a nomenclatura e a Letra representativa (S= potência reativa por Q=potência reativa)
Faça um vídeo sobre o que é harmônico na eletricidade, obrigado.
Obrigado pela sugestão Douglas!
Bem explicado , Parabéns !!!
+Juan Silva obrigado, agradeço o apoio.
Muito obrigado!
Pelo que eu aprendi dividindo se a potencia ativa pelo fator de potencia, encontra se a potencia aparente. Logo para se encontrar o fator de potencia, dividi se a potencia ativa pela aparente ( FP=P/S)
Fico sempre muito feliz em ler isso! 😎
Henrique,Boa noite!!Apenas uma correção:A unidade de medida da potência reativa é o volt-ampère reativo (VAr), e não, conforme apontado, na formula, o volte-ampère(VA). Essa unidade de medida é dada para determinar a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente. (P=U x I).Abraço,
Como está Luiz Carlos de Menezes? Tudo certinho? opa obrigado pela correção, farei a correção assim que possível Luiz Carlos de Menezes, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
eu me enrolei todo por causa disso..
olá!! gostaria de saber .
tenho um inversor onde jogo 1000w em 24 volts. coloquei um medidor para verificar a produção e o mesmo não mostra essa geração de 1000w em 127 volts.
mostra 150w +-.
nessa inversão de tensão eu perco energia?
Muito bom! Parabéns!
Agradecemos por nos assistir Letícia Schroeder Schwabe!
Bom dia. Qual é a AÇÃO que o capacitor faz que corrige esse distúrbio?
Aula muito boa e bem explicada. Só que (s) é potencia aparente e reativa seria (q) no final do vídeo isso aparece e pode confundir a galera que está iniciando. por favor professor arrume lá. obrigado!!!
Opa vou averiguar sim.
Preciso aplicar o fator de potência na instalação de ar condicionado?
faz um video falando sobre como obter fator de potência médio através das contas de energia. pois isso é uma realidade em situações que vc tem apenas as contas de energia fornecida pelo cliente para calcular
Uma boa aula, só gostaria que a acústica do local da gravação fosse melhor, a reverberação atrapalha a inteligibilidade, obrigado
Parabéns pelo vídeo e pelo canal! Nesse vídeo faltou apenas um exemplo numérico com alguma situação prática.
Valeu *Thiago Ferreira* ! Anotado e vamos buscar uma aula mais completa na próxima vez 😎
você tem um vídeo sobre fio terra padrão duplo
+ednaldo almeida de moura não conheço este cabo que esta falando, talvez pelo nome que deu.
Otima explicação!
Valeu Gabi!
O "efeito capacitivo" que menciona não atrapalha o FATOR DE POTENCIA, mas sim ajuda amenizar a potencia perdida.
Meu amigo ANYVILII P/S ou seja potencia ativa igual a potencia aparente é so quando a carga é resistiva neste caso a impedância (Z) é igual a resistência (R) e o fator de potencia neste caso é a unidade ou seja 1 é máximo fator de potencia ja em cargas capacitiva e indutivas ai é diferente
Muito bom. Excelente. Como se corrige o fator de potência numa empresa?
+Turbinex Rodrigues bem basicamente é usado banco de capacitores para reduzir a potência indutiva dos motores e transformadores. Mas isso depende de análise.
Usando capacitores
Como as consenarias cobram a pontencia aparente da gente se só aparece na conta kWh?
Eu quero saber como fazer o cálculo sem saber o valor do fator de potência e sem saber o VA também.
Mundo da eletrica gostaria de saber se vc da curso de capacitor ?
, O valor de 0,92, que a concessionaria exige deve ser tanto indutivo e capacitivo?. como por exemplo se for 0.92 capacitivo está dentro da media? será que é aceitável?
olá , voce não poderia falar sobre aterramento, preciso fazer um em casa mas não sei de critérios tecnicos para isso
+Antonio Luiz estou preparando material sobre este tema sim. Pretendo gravar em breve.
Mestre, a conta apresenta no instante 6:35 está incorreta, pois não está do acordo com o cosseno do ângulo apresentado no início do vídeo. Na verdade seria Fp= Pot.ativa(W)/Pot.aparente(VA), e não Pot.ativa(W)/Pot.reativa(VAr), sendo que nem está VAr, está VA, da própria pot.aparente, como está lá.
Por favor,tire minha dúvida.
FP seria potencia ativa dividido pela potência aparente VA. No vídeo fala reativa , mas é a hipotenusa
prof bom dia vamos se por que depois deu ter somado todos os circuitos TUG TUE e iluminação deu 1320w é preciso eu tenho que dividir esse valor por 0,92 pra achar o valor para o disjuntor geral é lembrando meu circuito e monofásico tensão 220v
Perfeita explicação
Agradeço demais por nos assistir Paulo Lima Soares!
Atenção acho que houve um duplo equívoco: Na formula do fator de potencia colocaram: Fp = P(W) / Q (VA)
Mas não é Q e sim S, potencia aparente em volt-ampere. (6:33min e 7:03min)
Q é a potencia reativa em volt-ampere reativo (VAR).
+Paulo Cardoso sim sim eu já corrigi, houve mesmo essa falha, me desculpe.
Obrigado pela observação.
Para o dimensionamento, o que devo considerar? Pelo que percebi, se pegarmos a potência do equipamento e dividirmos pela tensão, teremos uma corrente menor do que realmente teríamos, considerando o fator de potência.
Boa noite professor. Gostaria de saber como descobrir o fator de potências dos aparelhos eletrônicos.
Muito bom esse tema, vamos trabalhar em um vídeo para ajudar na sua dúvida.
oi... . muito bom...mundando um pouco. Um choque eletrico em 12v com 700a pode matar? 4 bateria de camanhão 155a em paralelo.
+takashemedeiros olha a questão é que todo choque elétrico pode matar a depender da circunstância. A corrente contínua é menos danosa a nosso organismo mas prejudicial sim. Mas é necessário analisar se a tensão de 12V é suficiente para vencer a resistência do indivíduo que se expõem a este circuito.
Mestres, 2 Chuveiros 5500w 220V em 2 circuitos. Chuveiro 1 entre fases R e S. Chuveiro 2 entre fases S e T. Qual a corrente total nas fases R, S e T? Tensão entre fases 220V.
Como faço para saber o fator de potencia de minha concessionaria?
Gostaria de saber os procedimentos de quando tiro da rede da concessionária e ligo no gerador o fator de potência qual valor correto , para ligar os capacitores?????!!!!!
Gostaria muito da resposta 🙌
Como calcular o seno ? O que o seno?
Tenho observado nas lâmpadas de Led. Já vi lâmpadas com fp 0,3 bem baratinha e outras com fp 0,9 mais cara. Não vou dizer que a última era Phillips 😁.
+Rafael Nascimento é um detalhe que tem que ser observado e poucos realmente atentam para este detalhe.
Isso é verdade. Acabei de medir aqui minhas lâmpadas LED, de 3 marcas diferentes, e os resultados foram:
Philips (modelo 11W) - FP = 0,95
Ourolux (modelo 12W) - FP = 0,63
Tachibra (modelo 4,9W) - FP = 0,62
Henrique,bom dia, gostaria de saber se posso, ligar uma lâmpada de 26w, em um reator de 32w, se isso interferirá no funcionamento dá mêsma?
Outra forma tambem de expressarmos a potencia ativa e reativa de forma complexa é S = P + jQ
Eu acho o uso de complexos muito interessante para esta análise rs. Obrigado pela contribuição.
Vi que não está inscrito em nosso canal.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Porque voce usou a letra Q? (potencia reativa)
Faltou explicar sobre gráficos vetoriais.
bem vou anotar nas sugestões para falar assim que possível.
olá professor, obrigado por mais uma vez nos auxiliar. porem uma duvida, não tem como colocar um exemplo real em valores, neste triangulo retangulo? pois este quebra minha cabeça e parece que não entra. desde já muito agradecido!
Vou analisar uns bons exemplos para falar sobre este assunto.
Olá, você poderia ensinar a calcular a capacitância? Estou construindo uma bobina de tesla e preciso calcular a capacitância do banco de capacitor, dês de já agradeço.
Lucas Sousa, veja estes vídeos: ua-cam.com/users/MundoDaEletricasearch?query=capacit%C3%A2ncia
qual o fator de potência de um motor bomba de 1/5 CV??
Esse valor vem descrito no corpo do motor geralmente.
Olá essa aula foi boa mais eu gostaria de ver a formula do fator de potencia quando tem harmônico porque a formula muda
+Jose carlos tavares ribeiro pretendo chegar lá, mas tem outro conceitos para tratar antes rs.
então o fp seria basicamente o rendimento?
É o resultado da divisão da Potência consumida e cobrada com (a dividir) a Potência Aparente ( que é a que se obtém na união dos vertices das Potências Ativa e Reativa).
A Potência Reativa é cobrada para obrigar aos consumidores a evitar a sua existência nos condutores ( se evita produzindo a energía contrária à que aparece na instalação,usando capacitores ou bobinas, depende de que tipo de Reativa está a produzir o nosso circuito).
Embora é fácil pensar que vai gastar menos energía por ter um FP mais perto do 1, a verdade é que é a mesma; se o FP for perto do zero vai ter que usar condutores mais grossos para poder transportar a mesma quantidade de energia que precisa ou eles podem aquecer devido a que a corrente (A) vai ser maior
bom dia professor estou em duvida nessa questão, sera que poderia me ajudar ? Desde ja agradeço
Um circuito elétrico monofásico de 220 V, 60 Hz possui carga reativa de 20
um eletricista pode fazer a correção da potência, onde o consumidor está pagando multa pelo foto de estar trabalhando fora do Fp, ou tem q ser um engenheiro elétrico?
Roque reis A legislação brasileira, através dois decretos 62 724 de 1968, 75 887 de 1975 e 479 de 1992 determina a manutenção do fator de potência o mais próximo possível de 1, tanto pelas concessionárias como pelos consumidores.
Legal
+Luciano Bispo obrigado!!!!
bom dia!
tenho uma pergunta pode me ajudar?
posso ligar uma lampada de led tubular com um reator?
sim ou nao?
porque?
+Leandro Costa não, as lâmpadas de led usam um sistema diferente das lâmpadas fluorescentes a característica da ligação de ambas é bem diferente por isso o reator só servirá para a lâmpada fluorescente.
Professor, o Fator de Potência não e a razão da Potência (P - W) e a Potência aparente (S - VA)?
Apesar da boa explicação ele errou nessa parte. O certo é: FP = P(W) / S(VA). Se estamos tentando encontrar o fator de potência que tem relação com o ângulo de defasagem entre a tensão e a corrente ou seja: quanto maior for o ângulo maior a defasagem e maior o Q(VAR) potência reativa.
gostei
Desculpe minha ignorância, mas, a potência aparente, é o mesmo que potência nominal?
Você sabe mais ou menos uma média de quanto as empresas pagam de multa? Sei que depende do porte da empresa e tals, mas se tivesse um valor médio, tipo, uns 8 mil é comum pagar?
+Vinícius Duzanski realmente não sei te falar em termos de valores... Isso depende da carga instalada.
Como eu faço para descobrir o fator de potência quando não é informado?
Pode usar um medidor de potências que mostra qual o fator e as potências dividias em aparente, ativa e reativa.
Aos 6:35, aparece uma imagem onde diz que:
"S = potência reativa (dada em Volt-Ampère [VA]);"
Porém, tu está te referindo a potência Aparente (VA) e não a potência reativa como foi posto no vídeo, correto?
Irei corrigir sim.
Você pode também falar em regra de três dizendo que a carga aparente VA é igual a 1, e a carga ativa W é igual a "x". Aplicando a regra de três, multiplicando em cruz e isolando a incógnita temos o fator de potência percentual, que é igual ao coseno do ângulo.
O mesmo pode ser feito com a carga reativa VAr que é calculado pelo seno do ângulo, que também percentualmente é igual ao valor de VAr sobre VA. Contudo este fator percentual ou do seno é diferente do fator de potência, este seria o fator de resistência ou potência reativa. Certo...!?!?! Obrigado!
Creio que a unidade do fator de potência é basicamente percentual, ou sem unidade considerando o método de cálculo trigonométrico, onde devemos considerar que 100 é igual a 1, que seria o mesmo que dividir o resultado percentual por 100. Mas em qualquer caso é um fator percentual. Pois, por exemplo, fp = 0,8 equivale a dizer que Potência Ativa (W) é 80% da Potência Aparente (VA).
Professor, tenho dúvidas em relação a potência aparente.
Essa potência eo somatório total de um circuito,ou a que chegar no relógio entregue pela consecionaria?. Desde já agradeço.
E o valor total de todos os circuitos somados.
A FORMULA DA TRIGNOMETRIA QUE APRESENTA ESTÁ ERRADA.
O COS(PHI) É IGUAL AO CATETO ADJACENTE SOBRE A HIPOTENUSA
A TANGENTE É QUE RELACIONA OS CATETOS.
CORRIJA PF.
Por favor me tira uma duvida, quando eu quero achar minha potencia reativa Q= P/Fp , mas quando eu faço esse calculo ele esta me dando a aparente, sera que essa forma está errada.
+The Outra Parada não entendi bem.
+The Outra Parada Para calcular a potência reativa você deve calcular o ângulo usando o arccos do valor de Fp ( cos phi) e posteriormente calcular o seno desse angulo, pois a fórmula para o calculo da potência reativa é Q = S * Sen phi.. A fórmula que está utilizando é para o calculo da potência aparente.
Muito obrigado pela informação e colaboração com nosso canal.
cara eu acho que o cálculo do fator de potência deveria ser resisto, se não estou enganado é a potência ativa divido pela potência aparente não pela potência reativa o "Q".
Olá Bruno Ferreira, como vai? peço desculpas e agradeço por mostrar nosso equivoco, estou verificando uma forma de corrigir esse erro Valeu Bruno Ferreira!
Amigo : Fp=kw/kwa - A reativa aqui não entra , corrige lá !!!!
E aí? Tudo beleza com você Rabindranath Supervisor Eletrotécnico? obrigado já estou providenciando Obrigado por nos prestigiar! Agradecemos sua mensagem Rabindranath Supervisor Eletrotécnico!
Na agricultura TMB usa muitos motores elétricos..
Verifica um detalhe: Q=potência reativa( dada em Volt-Ampére [ VA ] ), está errado !
FP=P/Q? min 6:36. tem certeza?
Q não seria a potência reativa (em VAr)? P(W)=S(VA)xfp
+Matheus de Paula sim, eu já corrigi no vídeo, um deslize na hora de fazer os slides. Agradeço pela observação e pelo apoio.
Potência reativa não é dada em VA e sim em VAr. Potência ativa, sim, é dada em VA
Tá errada a sua fórmula. FP=W / V.A
Em 6:36 a fórmula do fator de potência deveria ser P/S.
Você trocou a potência aparente pela reativa na fórmula e na explicação.
Tarciso Nuo irei verificar, obrigado.
Apesar da boa explicação ele errou nessa parte. O certo é: FP = P(W) / S(VA). Se estamos tentando encontrar o fator de potência que tem relação com o ângulo de defasagem entre a tensão e a corrente ou seja: quanto maior for o ângulo maior a defasagem e maior o Q(VAR) potência reativa.
Você trocou o S pelo Q nas fórmulas, mas o unidade de medida está certa
Gostei da observação *Thiago Rocha* Valeu pelo comentário !
Esse negócio de va, com W que eu n entendo tô terminando o curso industrial e até agr n entendi isso
Só ta errada a tu relação! Na verdade COS do angulo fi = FP = P/S. Em qualquer livro pode verificar isso. e não FP= P/Q , como vc cita no vídeo. Cuida aí mano, vai fazer a galera tirar nota vermelha na prova
Vou analisar e corrigir. Obrigado pela contribuição. :)
também verifiquei esse erro
Obrigado por participarem!
João Alves o cara esplicou bem sim .pois estudo e sim .vc deve ta e com inveja do cara
João Alves vdd. errado essa aula. fator de potencia seria fp=p/s
acho que esta errado essa relação!
Banco de capacitores
A fórmula está errada. A fórmula certa é FP=Potência Ativa/Potência Aparente