Link do livro Como Funciona o Fascismo, A política do nós e eles: amzn.to/2OCSBXd Ganhamos uma comissão pelas compras feitas pelo link, brigado para quem puder :)
Átila, estive pensando outro dia sobre corrupção vs generosidade e onde elas se confundem e como está encrustada na sociedade, e aparentemente na natureza humana. Poderia pensar num vídeo sobre isso?
Atila gostei desse formato com legenda e amei o tema. Minha lista de sugestão é um pouquinho grande rsrsrs. Gostaria de sugerir 05 convidados para futuros encontros: A pesquisadora Valeska Zanello(para falar sobre gênero e saúde mental),a economista Monica de Bolle (para falar sobre renda básica no Brasil), O professor Silvio Almeida(para falar sobre o racismo estrutural).A psicanalista Maria Homem (para falta sobre solidão e solitude na pandemia) A professora Débora Diniz(falar sobre as questões sociais que envolve a luta das mulheres).
O que mais me assustou foi por um longo momento pareceu que Prof Stanley estava descrevendo exatamente a atual situação brasileira e ele completou: "Não sei como está a situação no Brasil". Ele estava usando outros exemplos fascistas que encaixam como uma luva com o Brasil, deu um frio na espinha :((
é engraçado como ele fala que não sabe como é a situação no Brasil, mas quando ele descreve as características do fascismo TUDO bate com o que está acontecendo por aqui...
Caralho, olha o tamanho disso. O cara trouxe a MAIOR referência que ele conhece pra falar sobre o tema que o cara é ESPECIALISTA e já produziu obra sobre este tema, em especial. Parabéns Atila, sério.
Então quer dizer que em tempos de crise líderes fascistas eliminam os competentes de sua equipe, pra substituir por qq imbecil que seja cegamente leal? PUXA VIDA!!! ONDE SERÁ QUE JÁ VI ISSO?
"Olha, Hannah Arendt em "A Origem do Totalitarismo" disse que a competência é inimiga de todo líder fascista. Se tiver uma pessoa competente no governo, você precisa se livrar dela porque a competência é sua inimiga e o que você quer é lealdade." O sorriso do Atila foi tão, mas tão sincero hahahahahahahaha
O sentimento que eu tenho atualmente é: Ainda bem que a gente tem o Átila trabalhando. Força aí, Átila! Imagino que esse momento esteja sendo o maior desafio da sua vida, mas você traz esperança pra MUITA gente sobre muita coisa.... sobre o que nós podemos ser, inclusive, que é bem diferente do que somos como sociedade atualmente. Obrigado.
A sua cara em alguns momentos, enquanto ele explicava características do fascismo é muito "cara... vc não tem noção de que isso é exatamente o que tá rolando por aqui no Brasil"
Atília, só tenho que agradecer, você conseguiu fazer aquilo que a academia não conseguiu, levar o conhecimento cientifico para além das torres de marfim, fico feliz como cientista social, o quanto você nesses últimos anos vem valorizando os outros campos científicos, bem como as Ciências Humanas e Sociais, por fim, agradecido que você consegue observar a importância de profissionais da área estarem presentes nos debates, isso ajuda fortalecer nosso campo e ainda mais os profissionais da área, não esqueçam companheiros toda ciência é antifascista, literalmente.
O professor fala do fascismo, admitindo em alguns momentos, estar por fora da realidade do Brasil! Mas ele falando do facismo, parece descrever com maestria o que está acontecendo com a sociedade brasileira e esse governo atual por qual nós brasileiros estamos passando!!!!!.
Cara, como somos privilegiados por termos um divulgador cientifico como o Atila no Brasil. Fantástico o trabalho que ele vem realizando. Que a cada dia surjam mais e mais cientistas e educadores com tal competência dispostos a divulgar conhecimento técnico e cientifico. No mais meus parabéns Atila, são exemplos como você que precisamos.
Voto por legendado. E é absolutamente assustador ver Jason Stanley falar de forma tão íntima sobre a realidade brasileira sem conhecê-la de fato, ainda que ele tenha conhecimento das origens de como chegamos no atual estágio (como citar Plínio Salgado e a ditadura militar). Minha sugestão para convidado é o filósofo Slavoj Žižek, que eu acredito que seria uma espécie de continuidade ao tema abordado por Stanley, mas um pouco mais voltado para a análise do caráter político-cultural.
Verdade, @UCOweEZR4S-wHEyZ6LSz3CUg ... que tal começarmos a correção deste gigantesco problema de analfabetismo funcional crônico por aqueles que ocupam cargos de liderança neste país? Quem sabe um curso intensivo de etiqueta e respeito ao próximo dê algum jeito, começando pelo Palácio do Alvorada? Talvez assim seja possível mostrar que as atitudes e discursos descolados da realidade reverberam na vida de milhões, grande parte das vezes negativamente. Mas enfim... só não vale achar que esse analfabetismo vai ser "curado" através da dor!
@Eduardo Cambui Jr. Regras de etiqueta são parte do problema, pois é o disfarce do autoengano, e consequentemente do engano generalizado, bem ilustrado no discurso deste vídeo. Estão preocupados em definir impressões apressadas, e então verbalizá-las, para assim acreditarem naquilo que dizem, e não naquilo que vêem.
Fico imaginando o Átila duranta essa conversa, o quanto de autocontrole ele tem, porque eu aqui ouvindo e ligando cada vez mais pontos eu tava querendo é gritar de tamanho nervosismo e preocupação. Que baita aula, esse tipo de conteúdo deveria ser mais acessível e amplamente divulgado, para estudantes mesmo, para evitar ao máximo que pessoas sejam enganadas facilmente por líderes que "paqueram" com fascismo. Ao menos nas minhas aulas de história nunca foram nem perto de tão profundas sobre o tema, seus perigos e como se articula mesmo dentro de uma democracia.
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@arthurwrightman3736 seu comentário me da apenas PREGUIÇA. Fala todo rebuscado (sem necessidade inclusive) mas não chega a lugar nenhum. Sai fora cara. Inclusive vi que você primeiro postou isso como comentário do vídeo, não teve atenção e passou a copiar como resposta a outros comentários. Quanta carência por atenção. Quer parabéns por usar palavras "bonitas" que não constroem nada? 👏
O professor: o líder fascista as vezes prega por uso de força militar pra se manter no comando mas isso é muito raro Atila: Nos estados unidos? professor: é raro nos estados unidos, na europa. Em qualquer lugar civilizado O Brasil: ...
🤔Interessante que se a gente pega o orçamento militar dos EUA, pega as ações militantes pelo mundo, as ações de ingerência em estados nacionais feitas pelas "agências de inteligência" é possível pensar uma lógica fascista de funcionamento do país, ainda que não personalizada em apenas uma pessoa... Mas, seguindo os critérios do autor no vídeo, o EUA seria um Estado Fascista 🤔
"[...] Mas seria muito extremo ter um líder convocando os militares para destruir os tribunais e o senado, ou algo assim, isso seria algo praticamente inédito numa sociedade contemporânea." Laughs in Brazilian
Estou perplexa como esse professor descreveu detalhadamente nosso atual governo e como se comportam, reagem e se organizam. Que aula! Quanto conhecimento. Obrigada Átila, por nos proporcionar esse acesso. Sobre o novo formato, está muito bom, mas pontuo o tamanho e formato da legenda. Assisti na TV e ficou bem pequena. No mais, sucesso com esse novo contexto!!! Esperando o próximo!! 🙌☺️
Realmente não sei se ele estava a par das circunstâncias atuais brasileiras, mas tudo que ele disse, CASOU com ABSOLUTAMENTE TUDO que estamos vivendo enquanto nação.
Em qualquer nação. Por que sempre vão haver conservadores acusando os movimentos minoritários de quererem tomar o poder. O problema é quando isto vem do Estado ou Governo.
Menino, estou cada vez encantada com você. O que ainda mantém minha esperança no Brasil é constatar que há jovens como você e outros mais que conheci no UA-cam nos últimos meses. E isto de trazer outra pessoa para falar sobre um assunto é uma ideia muito boa.
Eu me assustei quando vi esse vídeo pela primeira vez e vi o quanto parece que ele na vdd estava descrevendo o Brasil... E me assusto agora olhando de novo e vendo que nada mudou
Eu não sei explicar como é incrível poder ver UMA AULA DE VERDADE de um dos, se não O, caras que mais sabem sobre Facismo em todo o mundo. Sério, eu tô até emocionado! Parabéns ao Átila e a toda a equipe do canal!
Minha área de formação é ciência política com ênfase em relações internacionais. Ao estudar a Alemanha nazista aprendemos na teoria como foi o processo. Impressiona que só agora, vivendo este processo de alienação da popular da massa estou realmente entendendo
@@valerialimamimo melhor fazer ciência política e buscar entender a sociedade do que negar a realidade e acreditar que um paraquedista vindo do exército está fazendo um ótimo trabalho na presidência da República expondo o povo à ignorância.
A cara do Átila quando ele fala que numa sociedade democrática contemporânea civilizada seria desconhecido e extremo pensar num líder convocando militares para destruir tribunais etc... A expressão do Átila... diz tudo.
O problema é que essa era da pós verdade e revisionismo atual... Tbm está super acompanhada de um viés de confirmação ideológico. Acho que pode chamar quem for... No final, as pessoas ainda acreditarão no que querem.
Vou começar a assistir agora. Me surpreendi pela coragem do Átila ao comentar um tema que certamente vai gerar muita polêmica e ainda mais haters. Mas já dou os parabéns ao Átila pela qualidade das informações que sempre publicou
Excelente!!! Muito embora ele tenha dito que não conhece muito sobre o Brasil, nós brasileiros, pensantes, sabemos que tudo o que ele disse é o que vivemos hoje. Nunca tinha visto tanta semelhança. Por favor, mantenha legendado.
Achei que o Jason estava descrevendo o Brasil, e só percebi que não era porque ele mesmo diz não saber como estão as coisas por aqui. É assustador a precisão da análise.
Estou arrepiado com o que ouvi nesse vídeo. Meu Deus! Ele pesquisou o presente desgoverno do nosso país pra escrever o livro?! Pqp. Obrigado, Átila. Queria poder fazer muita gente assistir esse vídeo.
Átila não se cale,o que você fez,foi utilidade pública, em transmitir informações a nós nessa pandemia, estamos com você,viva a ciência,a ignorância não vai vencer.
Muito bom ver que apesar do cansaço estampado no seu rosto, ainda encontra forças para trazer um conteúdo de excelente qualidade para esta plataforma! Gostei muito do formato! Obrigado.
Durante todo o vídeo, eu me senti jogando bingo. Tudo que o Jason fala, eu lembro de ações do nosso governo atual e eu vejo o mesmo na face do Atila Da pra fazer um vídeo com exemplos, deu até vontade de fazer essa montagem. Essa entrevista só que com exemplos. Vou chamar de bingo do fascismo Adoraria ver o Pirula falando do campo dele
O sorrisinho na cara do Atila quando o professor fala que seria muito extremo apelar pros militares e que isso não acontece em uma demoracia liberal foi ótimo! dá p ver na cara dele oq todo brasileiro pensou quando ouviu isso LOL
Cada característica apontada por ele fazia passar um filme na minha cabeça de tudo o que está acontecendo do Brasil. É quase como se ele estivesse usando aqui como exemplo. Bizarro!! Excelente vídeo Atila, adorei o formato
Eu até achei difícil de acreditar quando ele falava que "não conhecia muito a realidade brasileira" pq ele descreveu tudo o que tá acontecendo nos último anos
"[...] but would be very extreme to have a leader who call for the military to depose the courts and the senate or something like that, I mean that would be in contemporary society almost unheard of". E então o Átila sorri.
Me assusta ver tanto da realidade do Brasil nas explicações do professor. Conteúdo de altíssima qualidade! Muito obrigada por todo o esforço para trazer essa baita aula para gente, Átila!
Né mano? Oq ele está falando provavelmente é baseado no que aconteceu historicamente na Itália e na Alemanha, nos anos 30, a parada dos camisas negras e conflitos com comunistas e socialistas que eles tinha, a marcha de Roma etc. É assustador pensar que a gente pode ver aplicabilidade pro Brasil tmb
Atila, se fosse para definir seu trabalho com uma única palavra eu talvez escolheria "Sensacional". Imagino o quão trabalhoso deve ter sido para conseguir conciliar o tempo do Jason, que é uma sumidade no assunto, com o seu para gravar o vídeo. Creio que as pessoas que realmente curtem o seu trabalho não tem como costume deixar comentários (eu por exemplo era um deles), mas dada a quantidade de pessoas que tem coragem de comentar algo negativo, me sinto na obrigação de elogiar para que mais conteúdos de qualidade, com preocupação histórica e científica continuem a serem divulgados. PS: fica a dica para os demais admiradores da ciência. Abraços!!
Átila, és o nosso garoto de Ouro. Por favor, use o seu momento, e a sua visibilidade para trazer mais gente assim. Estou mais que fascinado com o conteúdo que trazes.
9:49 Uma pequena correção na tradução. Aqui ele claramente diz "fascist authoritarianism" e na legenda está "fascismo autoritário". A forma mais correta de traduzir isso seria "o autoritarismo facista", até pq se a gente diz "o fascismo autoritário" isso implica dizer que há um outro tipo de fascismo não-autoritário, não-repressivo. E se fosse realmente "fascismo autoritário" ele teria dito "authoritarian fascism".
É tão instrutivo ver alguém de fora falando sobre fascismo (sem conhecer nem direito a realidade brasileira) de forma que parece que ele está falando somente do brasil. Está tão obvio já a forma desse governo de atuar que quem não enxerga está moralmente comprometido.
Eu sou um que voto pelo vídeo legendado. Fiquei abismado com a proximidade da nossa realidade (brasileira) do nazismo/fascismo. Fazia ideia que tinha similaridades, mas com este grau de comparação é algo extremamente preocupante.
Minha compreensão até então do assunto, me dizia que talvez era um pouco de exagero taxar de facista o governo do bozo, mas pqp, o cara ao dar a definição do assunto, basicamente descreveu a situação atual do governo
Então kkkkk, mas é oq o cara disse, atualmente o que mais existe são forças facistas, vc começa a perceber certas ações facistas, e a democracia deve estar forte para lidar contra essas forças. Em tempos contemporâneos não vai existir um governo totalmente facistas, mas com certeza você vai notar as forças facistas, coisa que já vem ocorrendo
Incrível que mesmo o professor afirmando que não descreve um país ou líder em especial, a gente consiga vem a história recente e atual do Brasil claramente! Obrigada, Átila, por mais essa aula! Ah, peço que disponibilize sempre também nesse formato legendado!
Cara você é uma inspiração para mim que quero me tornar cientista, mas não sei se quero biologia ou física mas de qualquer jeito seu conteúdo é incrível e me inspira a 3 anos
Ai Atila, você é tão perfeito que eu nem sei. Por favor, continue com esse formato porque com certeza esse conteúdo vai chegar em pessoas que não teriam acesso de outra forma. Parabéns!
45 minutos descrevendo exatamente o que está acontecendo no momento no Brasil, e que veio sendo construído(principalmente) desde 2018. Parabéns, esse foi o vídeo que melhor me fez entender o que é fascismo até hoje.
Acho que não me expressei bem. O que eu quis dizer é que ficou mais evidente até pra alguém como eu, que antes não ligava muito para política e não sabia o que era fascismo, o que estava acontecendo no Brasil.
Atila, adorei a entrevista, o formato. Se eu puder escolher, prefiro que você mantenha os próximos vídeos na língua original com legendas. Parabéns pelo trabalho!
Átila, coloca a legenda pelo sistema do UA-cam pq dá pra ajustar o tamanho da fonte, e sempre coloque legenda mesmo se for com convidados falando português por questão de acessibilidade.
O poema citado no inicio é deveras semelhante a um poema de Bertold Brecht. Primeiro levaram os negros Bertolt Brecht (1898-1956) Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo.
Que agonia!!! o cara o tempo todo variando entre "I'm not sure how things are on brazil specifically" e ao mesmo tempo descrevendo exatamente como as coisas estão aqui
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@saitama2534 é que soa meio contraditório, pois o comentário critica (em tom de denúncia) justamente a falta de conteúdo dos comentários daqui, daí o cara escreve um único parágrafo com uma meia dúzia de palavras rebuscadas e sai colando em todas as resposta... ou ele não sabe articular uma ideia, ou ele é um bot.
Caramba, Átila. Preciso demais melhorar minha gestão de tempo, você me inspira demais. Consegue fazer podcast, vídeo, palestra, live e tudo com uma extrema qualidade.
Rapaz, achei daora. Vi agora, então já recebi notificação do vídeo dublado. Gostei disso. Se puder continuar colocando os dois, vai ser interessante. Muito bom, não conhecia direito e agora consigo entender bastante coisa que me deixava com dúvida. Obrigado!
Podemos concluir que o Brasil não se tornou fascista, o Brasil sempre foi, só agora estamos vendo a verdadeira proporção desse iceberg que ja está na nossa reta a tanto tempo.
@@nordestinoconservador7128 tupiniquins é uma etnia indígena, não é sinônimo de brasileiro. Um conselho camarada é não utilizar isso para descrever brasileiros considerados ruins ou fizeram/fazem algo de errado, é ofensivo aos indígenas.
@@nordestinoconservador7128 a quantidade de gente que venera o líder genuinamente fascista do Brasil (Getúlio) é bizarra. Nós tupiniquins sofremos dessa mazela há quase um século, o "fantasma do Getúlio"
Sensacional, Atila você faz um trabalho incrível por nós! Parabéns esse vídeo foi incrível mesmo. Talvez uma versão dublada para correr pelas redes sociais que é onde a maioria vê dificuldade em legenda já esnoba o vídeo, mesmo quando tem um conteúdo excepcional como o deste, vou compartilhar no facebook mesmo sabendo que muita gente e preguiçosos vão ignorar por ser legendado, mas espero poder levar esse conteúdo para quem ainda não entende o que é fascismo e idolatra certos lideres sem questionar. Parabéns novamente!
Parabéns pelo patamar que o canal atingiu, Atila. Para acrescentar ainda mais a esse tópico, seria extremamente interessante uma conversa com o Yuval Harari, autor de "Sapiens"
Fiz meu tcc de história em fascismo (embora sou da área da filosofia). A complexidade do fascismo é imensa. Tem muita coisa por trás e revolta muito ver pessoas fazendo desse conceito uma mera simplicidade.
Recomendo um livro chamado “ideias e práticas fascistas no Brasil” é uma exposição sequencial de nove artigos de doutores acadêmicos brasileiros que vai desde o Integralismo dos anos 30 até o caso da editora Revisão (Rio Grande do Sul nos anos 90). Sim! Nos anos 90 já havia revisionista no Brasil que queriam fazer os judeus serem culpados pelo holocausto, basta uma pesquisa rápida no Google “editora revisão do Rio Grande do Sul”. Aliás, seria muito legal se o @atila trouxesse esse caso a tona em algum vídeo!
Excelente! É como se você pedisse para alguém num quarto escuro descrever o cenário brasileiro, sem sabê-lo, e ainda assim acertasse em cheio! Já quanto ao formato, muito bom por ser mais em um clima de conversa. Legendo é ótimo, mas, dublado teria mais projeção por aqui. Se fosse possível ambos com o dublado como padrão (pensando na abrangência), acho que seria perfeito. Mas, entendo as dificuldades técnicas disso. Se for por uma opção a apenas, ficaria com o legendo por garantir mais fidelidade ao conteúdo.
O melhor tempo gasto na internet em toda minha vida (e não estou exagerando) garimpa-se muito mas acha-se pouco ouro. Foi mais que uma aula, foi como pensar com a mente dele. Muitíssimo obrigado por esse presente ou dádiva.... Grande abraço nesse dia do amigo!
Triste que quem precisa assistir esse tipo de vídeo, não vai assistir. Continuamos pregando para convertidos! Mas muito boa a iniciativa, tenho certeza que esse projeto pode ser até mesmo utilizado na educação formal, seja por professores de história, biologia e outros.
Conhecimento de qualidade e de livre acesso. Parabéns, precisamos mais disso no mundo. Menos desinformação e mais informação. Eu li o livro antes de ver o vídeo, recomendo demais!
Adorei a cara do Átila quando o Stanley disse que seria muito extremo um líder convocar militares... daí ele fala que não seria tolerado algo assim... o Átila fala "nos EUA" com uma cara de quem está pensando "maaaaaaaano... vc não tá ligado no que tá rolando no Brasil" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sobre a preferência, acho que viabilizar as entrevistas nos dois formatos, dubladas e legendadas, seria o ideal, para que o público escolha. Mas se for inviável as duas opções sempre, eu pessoalmente sou a favor da versão legendada, para que exista uma reprodução mais fiel do que foi dito, além de permitir a familiariadade do público com o inglês. No mais, sobre o novo formato, achei muito bom e gostaria sim de ver mais vídeos assim! Obrigado pelo serviço que nos presta Atila.
Qualquer semelhança não é mera coincidência: "Em "A Origem do Totalitarismo" Hannah Arendt disse que a competência é inimiga de todo líder fascista. Se tiver uma pessoa competente no governo, você precisa se livrar dela porque a competência é sua inimiga e o que você quer é lealdade".
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@arthurwrightman3736 o país tem elementos facistas como qualquer outro mas isto está sendo evidenciado pelo chefe do executivo ao negar a ciência e não permitir trabalho de quem é competente. A subida ao poder de alguém assim ressalta uma ideia que sempre esteve presente na sociedade que é a do salvador. Este suposto salvador exprime frequentemente discursos de segregação e clama pela tomada de poder ao colocar-se numa posição de oposição a parte das instituições do país. No entanto nossas instituições tiveram força de se opor a estas ideias e não permitiram maiores interferencias fora do escopo do presidente. Não é isso que tem ocorrido?
Eu não sei se ele tava mentindo q não sabia muito sobre o Brasil, mas pra mim ele praticamente descreveu o cenário que a gente vive. A maior parte se encaixa até melhor aqui do que nos EUA. Triste e bizarro.
Façam as legendas maiores! Acho que ficaria melhor, mais fácil de enxergar, amei o formato, e acho que poderia trazer especialistas de várias áreas para falar sobre variados temas. De preferência fenômenos históricos e a História do Brasil.
Para mim, foi perfeito! O formato, a legenda, etc. Para falar a verdade, como o o entrevistado fala muito claramente, pode acompanhar quase toda a entrevista como se fosse um podcast, e só parei para verificar duas ou três palavras. Talvez, por conta da parte do público que não tem o hábito da leitura ou de ver filmes com legenda ou não compreendam o inglês (no fim, uma parcela numerosa, certamente a maioria do público do UA-cam, mas não necessariamente do canal), publicar uma versão dublada é uma ótima ideia. Ajudaria a difundir o conhecimento. Mas, penso que deve ser separado do vídeo legendado, e não sei o quanto você poderia dar conta de fazer os dois. De resto, essa entrevista me deixou bem animado. "Como funciona o Fascismo" chegou há pouco aqui em casa, e está na minha fila de leituras importantes. Leio muito em breve!
Atila, primeiramente, estou preocupado com você, você ta com uma cara de cansado, descanse um pouco irmão. Segundamente, muito obrigado pelo vídeo, excelente conteúdo de confiança e muito esclarecedor, isso enriquece muito nossa mente, continue esse trabalho maravilhoso. E por fim, a minha opinião de merda é: tudo o que o entrevistado disse, ta muito com cara de Brasil, isso é preocupante demais. Ou seja, podemos sim chamar nosso "excrementíssimo" presidente de fascista.
Cara, QUE ENTREVISTA!!! Eu anotei os livros que ele comenta, a Origem do Totalitarismo eu li na faculdade...li meio por alto, e na pós foi por pdf. Já vou retornar a leitura e resumos. Nossa...muito boa mesmo. Sim, esse modelo de entrevista é muito bom!!!
Dá uma olhada no respota que o negacionista fez no meu comentário... ele acha que não entendemos nada do vídeo e que precisamos aprender a interpretar melhor. 😉
Dublado deixa o conteúdo mais abrangente, além de ser comum o formato. Eu gosto de legendado pois escuto os termos sem tradução e ajuda a enriquecer o vocabulário em outra língua, contribuindo para pesquisas futuras. O formato das legendas poderia ser no padrão de filmes. 02 linhas no máximo e com textos mais curtos para melhorar a relação de tempo entre olhar para as cenas e a legenda. Ahhh e claro meu sonho é ver o Átila conversando com o Yuval Harari, Duncan Trussel, Emicida, Clóvis de Barros e Cortella. Só papo ÉPICO!
Esse vídeo é perfeito. Porém o desespero está em nível máximo porque é uma descrição fiel do que está rolando aqui com a gente também. Preferir prefiro legendado, mas acredito que dublado pode alcançar mais pessoas. Atila sua existência é um grande motivo de alegria. Obrigada.
Manda outro agora!! acho que a dublagem seria muito boa para as pessoas que não entendem o inglês ou que não conseguem ler tão rápido as legendas. Eu tive que explicar para a minha mãe muitas falas, porque ela não conseguia ler a legenda no tempo em que ela passa. Mas foi um vídeo incrível mesmo, entrevistas assim, são sempre boas.
Muito bom! Ir substituindo quem é competente tecnicamente por quem é leal... e a gente vendo aqui a quantidade de ministros da saúde e ministro da educação mudando e só falando asneiras. Explicação excelente!
Isso de colocar pessoas leais e não competentes eu acredito que aconteceu mto + em governos anteriores que o atual. Na verdade acho q é de praxe de todo político... esse governo no começo até tentou colocar um ministério + técnico em algumas situações e teve "problemas" com isso. E digo isso longe de apoiar o bozo... to apenas falando q vejo mto + os outros elemenos fascistas citados no vídeo no governo atual do que isso. Esse caso de colocar pessoas próximas e leais em cargos técnicos me parece + um elemento geral da política aqui do que fascismo do governo atual.
@@Ivancsantana2 É verdade, concordo contigo. Mas é estranho também porque a situação do Covid é muito fora de norma, e mesmo assim o presidente escolheu pessoas leais que talvez tenham atrapalhado uma resposta eficaz do ministério, junto com todo o negacionismo científico. Mas ao mesmo tempo não se pode especular como os outros presidentes agiriam na mesma situação, então não dá para saber.
Carolina Pimenta 1 segundo atrás Legendados!! Grata por sua generosidade e grandeza! Só seres com muita envergadura moral e espirito de liderança conseguiriam fazer o que você fez por muitos nesse momento histórico! Você salvou e salva vidas, cara!! Keep always this in your mind: You saved lives!
Ótimo vídeo, tanto no tema quanto no formato. O incrível e também triste é que dava pra ir dando um check em cada característica do fascismo apresentada pelo entrevistado, quanto à realidade brasileira.
Link do livro Como Funciona o Fascismo, A política do nós e eles: amzn.to/2OCSBXd
Ganhamos uma comissão pelas compras feitas pelo link, brigado para quem puder :)
Já imaginei o tucano de terno e óculos como um dos especialistas
Esse livro é muito bom.
Átila, estive pensando outro dia sobre corrupção vs generosidade e onde elas se confundem e como está encrustada na sociedade, e aparentemente na natureza humana. Poderia pensar num vídeo sobre isso?
Atila gostei desse formato com legenda e amei o tema. Minha lista de sugestão é um pouquinho grande rsrsrs. Gostaria de sugerir 05 convidados para futuros encontros: A pesquisadora Valeska Zanello(para falar sobre gênero e saúde mental),a economista Monica de Bolle (para falar sobre renda básica no Brasil), O professor Silvio Almeida(para falar sobre o racismo estrutural).A psicanalista Maria Homem (para falta sobre solidão e solitude na pandemia) A professora Débora Diniz(falar sobre as questões sociais que envolve a luta das mulheres).
Faz um vídeo sobre o Comunisno
"Os funcionários competentes serão substituídos por aqueles que são completamente leais e não muito competentes" isso explica tanta coisa no Brasil.
O que mais me assustou foi por um longo momento pareceu que Prof Stanley estava descrevendo exatamente a atual situação brasileira e ele completou: "Não sei como está a situação no Brasil". Ele estava usando outros exemplos fascistas que encaixam como uma luva com o Brasil, deu um frio na espinha :((
é engraçado como ele fala que não sabe como é a situação no Brasil, mas quando ele descreve as características do fascismo TUDO bate com o que está acontecendo por aqui...
Pensei o mesmo que você! Dá até um frio na barriga!
O cara praticamente fez um checklist detalhado de tudo o q ocorre aqui, se ainda havia alguma dúvida pra alguém...
Caralho, olha o tamanho disso. O cara trouxe a MAIOR referência que ele conhece pra falar sobre o tema que o cara é ESPECIALISTA e já produziu obra sobre este tema, em especial. Parabéns Atila, sério.
Então quer dizer que em tempos de crise líderes fascistas eliminam os competentes de sua equipe, pra substituir por qq imbecil que seja cegamente leal? PUXA VIDA!!! ONDE SERÁ QUE JÁ VI ISSO?
45 min. O Atila tá se transformando em um Pirulla.
Hmm... onde ? 🤔
Na venuela né?
Porque aqui isso nunca acontece ta ok?
Pirulla num vídeo com 1 Pirulla de duração do Átila. Momentos raros
@@Josiane55 ué mas algumas semamas atras aconteceu kkkkkkk
"Olha, Hannah Arendt em "A Origem do Totalitarismo" disse que a competência é inimiga de todo líder fascista. Se tiver uma pessoa competente no governo, você precisa se livrar dela porque a competência é sua inimiga e o que você quer é lealdade."
O sorriso do Atila foi tão, mas tão sincero hahahahahahahaha
O sentimento que eu tenho atualmente é: Ainda bem que a gente tem o Átila trabalhando. Força aí, Átila! Imagino que esse momento esteja sendo o maior desafio da sua vida, mas você traz esperança pra MUITA gente sobre muita coisa.... sobre o que nós podemos ser, inclusive, que é bem diferente do que somos como sociedade atualmente. Obrigado.
Jason descrevendo o político fascista e todos os brasileiros pensando na mesma pessoa.
Anitta?
A sua cara em alguns momentos, enquanto ele explicava características do fascismo é muito "cara... vc não tem noção de que isso é exatamente o que tá rolando por aqui no Brasil"
Adorei que agora posso continuar chamando o nosso Atual Governo de Fascista sem me preocupar em estar errado
que surpresa ver você aqui
Kkkkk, acho que ele é mt estúpido pra ser fascista.
pode não se preocupar, mas vai continuar errado
@@daniloteixeira9901 pq
@@daniloteixeira9901 errado em que?
Atília, só tenho que agradecer, você conseguiu fazer aquilo que a academia não conseguiu, levar o conhecimento cientifico para além das torres de marfim, fico feliz como cientista social, o quanto você nesses últimos anos vem valorizando os outros campos científicos, bem como as Ciências Humanas e Sociais, por fim, agradecido que você consegue observar a importância de profissionais da área estarem presentes nos debates, isso ajuda fortalecer nosso campo e ainda mais os profissionais da área, não esqueçam companheiros toda ciência é antifascista, literalmente.
O professor fala do fascismo, admitindo em alguns momentos, estar por fora da realidade do Brasil! Mas ele falando do facismo, parece descrever com maestria o que está acontecendo com a sociedade brasileira e esse governo atual por qual nós brasileiros estamos passando!!!!!.
E adivinha só por que isso acontece?
Se você respondeu "porque nosso governo atual segue um modus operandi fascista", VOCÊ ACERTOU!
Cara, como somos privilegiados por termos um divulgador cientifico como o Atila no Brasil. Fantástico o trabalho que ele vem realizando. Que a cada dia surjam mais e mais cientistas e educadores com tal competência dispostos a divulgar conhecimento técnico e cientifico. No mais meus parabéns Atila, são exemplos como você que precisamos.
Voto por legendado. E é absolutamente assustador ver Jason Stanley falar de forma tão íntima sobre a realidade brasileira sem conhecê-la de fato, ainda que ele tenha conhecimento das origens de como chegamos no atual estágio (como citar Plínio Salgado e a ditadura militar). Minha sugestão para convidado é o filósofo Slavoj Žižek, que eu acredito que seria uma espécie de continuidade ao tema abordado por Stanley, mas um pouco mais voltado para a análise do caráter político-cultural.
Verdade, @UCOweEZR4S-wHEyZ6LSz3CUg ... que tal começarmos a correção deste gigantesco problema de analfabetismo funcional crônico por aqueles que ocupam cargos de liderança neste país? Quem sabe um curso intensivo de etiqueta e respeito ao próximo dê algum jeito, começando pelo Palácio do Alvorada? Talvez assim seja possível mostrar que as atitudes e discursos descolados da realidade reverberam na vida de milhões, grande parte das vezes negativamente. Mas enfim... só não vale achar que esse analfabetismo vai ser "curado" através da dor!
@Eduardo Cambui Jr.
Regras de etiqueta são parte do problema, pois é o disfarce do autoengano, e consequentemente do engano generalizado, bem ilustrado no discurso deste vídeo. Estão preocupados em definir impressões apressadas, e então verbalizá-las, para assim acreditarem naquilo que dizem, e não naquilo que vêem.
além de, talvez, ser um pouco mais didático, zizek é gente como a gente
A cara do Átila ouvindo e pensando "é, aqui é exatamente assim" é absurda
Fico imaginando o Átila duranta essa conversa, o quanto de autocontrole ele tem, porque eu aqui ouvindo e ligando cada vez mais pontos eu tava querendo é gritar de tamanho nervosismo e preocupação.
Que baita aula, esse tipo de conteúdo deveria ser mais acessível e amplamente divulgado, para estudantes mesmo, para evitar ao máximo que pessoas sejam enganadas facilmente por líderes que "paqueram" com fascismo.
Ao menos nas minhas aulas de história nunca foram nem perto de tão profundas sobre o tema, seus perigos e como se articula mesmo dentro de uma democracia.
Eu tava igual você... E pelas caras do Átila durante a entrevista, ele tb hahaha
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@arthurwrightman3736 seu comentário me da apenas PREGUIÇA.
Fala todo rebuscado (sem necessidade inclusive) mas não chega a lugar nenhum. Sai fora cara.
Inclusive vi que você primeiro postou isso como comentário do vídeo, não teve atenção e passou a copiar como resposta a outros comentários. Quanta carência por atenção. Quer parabéns por usar palavras "bonitas" que não constroem nada? 👏
O professor: o líder fascista as vezes prega por uso de força militar pra se manter no comando mas isso é muito raro
Atila: Nos estados unidos?
professor: é raro nos estados unidos, na europa. Em qualquer lugar civilizado
O Brasil: ...
O melhor foi a cara do Átila segurando pra não rir rss
Rafael Rios, você está certo mais sugiro o livro Como as Democracias morrem de Steven Levitsky, Daniel Ziblat.
🤔Interessante que se a gente pega o orçamento militar dos EUA, pega as ações militantes pelo mundo, as ações de ingerência em estados nacionais feitas pelas "agências de inteligência" é possível pensar uma lógica fascista de funcionamento do país, ainda que não personalizada em apenas uma pessoa... Mas, seguindo os critérios do autor no vídeo, o EUA seria um Estado Fascista 🤔
@@77FVP na minha opinião, sempre foi
Meu Deus esse vídeo é mto necessário! Obrigada mais uma vez, Atila, pelo trabalho!
"[...] Mas seria muito extremo ter um líder convocando os militares para destruir os tribunais e o senado, ou algo assim, isso seria algo praticamente inédito numa sociedade contemporânea."
Laughs in Brazilian
"A ciência é antifascista por natureza, pois a realidade não toma lados."
Esse vídeo trouxe frases incríveis. Ótimo trabalho como sempre!
Uma frase muito bonita mas não funciona muito bem na realidade.
@@rodrigoappendino A ciência toma somente o lado da verdade.
amo a capacidade do atila de me desesperar e me dar conhecimento ao mesmo tempo
Tudo o que ele disse é uma descrição exata do que está acontecendo no Brasil.
Estou perplexa como esse professor descreveu detalhadamente nosso atual governo e como se comportam, reagem e se organizam. Que aula! Quanto conhecimento. Obrigada Átila, por nos proporcionar esse acesso. Sobre o novo formato, está muito bom, mas pontuo o tamanho e formato da legenda. Assisti na TV e ficou bem pequena. No mais, sucesso com esse novo contexto!!! Esperando o próximo!! 🙌☺️
Sim, surreal o que está acontecendo no Brasil.
O tamanho da legenda de fato está pequeno.
Realmente não sei se ele estava a par das circunstâncias atuais brasileiras, mas tudo que ele disse, CASOU com ABSOLUTAMENTE TUDO que estamos vivendo enquanto nação.
Em qualquer nação. Por que sempre vão haver conservadores acusando os movimentos minoritários de quererem tomar o poder. O problema é quando isto vem do Estado ou Governo.
Mais explicativo impossível. Parece que esse estudioso estava retratando literalmente o país em que infelizmente vivo.
Menino, estou cada vez encantada com você. O que ainda mantém minha esperança no Brasil é constatar que há jovens como você e outros mais que conheci no UA-cam nos últimos meses. E isto de trazer outra pessoa para falar sobre um assunto é uma ideia muito boa.
Eu me assustei quando vi esse vídeo pela primeira vez e vi o quanto parece que ele na vdd estava descrevendo o Brasil... E me assusto agora olhando de novo e vendo que nada mudou
Na real só piorou...
Eu não sei explicar como é incrível poder ver UMA AULA DE VERDADE de um dos, se não O, caras que mais sabem sobre Facismo em todo o mundo. Sério, eu tô até emocionado! Parabéns ao Átila e a toda a equipe do canal!
Minha área de formação é ciência política com ênfase em relações internacionais. Ao estudar a Alemanha nazista aprendemos na teoria como foi o processo. Impressiona que só agora, vivendo este processo de alienação da popular da massa estou realmente entendendo
Existe um curso de ciências políticas?
@@valerialimamimo melhor fazer ciência política e buscar entender a sociedade do que negar a realidade e acreditar que um paraquedista vindo do exército está fazendo um ótimo trabalho na presidência da República expondo o povo à ignorância.
A cara do Átila quando ele fala que numa sociedade democrática contemporânea civilizada seria desconhecido e extremo pensar num líder convocando militares para destruir tribunais etc... A expressão do Átila... diz tudo.
O interessante é ouvir o cara falando e cada exemplo que ele dá se aplica a esse governo.
Na era da pós verdade e do revisionismo histórico. Nunca é demais relembrar criticamente dos fatos. Parabéns Átila! 👏👏👏
O problema é que essa era da pós verdade e revisionismo atual... Tbm está super acompanhada de um viés de confirmação ideológico. Acho que pode chamar quem for... No final, as pessoas ainda acreditarão no que querem.
Revisionismo é uma área legítima da história. A palavra que vocês estão procurando é Negacionismo mesmo
Essa entrevista é praticamente um checklist do Brasil em 2020. Assustador.
Verdadeiramente assustadora.
Falta ainda pregar o desarmamento civil, defender estado enorme, criar carteira de trabalho e etc.
Só em 2020? Eu vi muitos traços fascistas em meus muitos anos de vida no Brasil. Acho o fascismo um traço bem predominante por aqui.
@@rosemeiresimoes3959 temos um militar no ministério da saúde durante a pior pandemia do século
Isso, amigão. Continue acusando todo mundo de fascista. Depois não se surpreenda quando perderem as eleições de novo...
Vou começar a assistir agora. Me surpreendi pela coragem do Átila ao comentar um tema que certamente vai gerar muita polêmica e ainda mais haters. Mas já dou os parabéns ao Átila pela qualidade das informações que sempre publicou
Excelente!!! Muito embora ele tenha dito que não conhece muito sobre o Brasil, nós brasileiros, pensantes, sabemos que tudo o que ele disse é o que vivemos hoje. Nunca tinha visto tanta semelhança. Por favor, mantenha legendado.
Achei que o Jason estava descrevendo o Brasil, e só percebi que não era porque ele mesmo diz não saber como estão as coisas por aqui. É assustador a precisão da análise.
Estou arrepiado com o que ouvi nesse vídeo. Meu Deus! Ele pesquisou o presente desgoverno do nosso país pra escrever o livro?! Pqp. Obrigado, Átila. Queria poder fazer muita gente assistir esse vídeo.
Dava pra parar na primeira pergunta e só fazer episódios de adendos. Só essa respsota já resumiu o Brasil dos últimos anos.
Sensacional!
Átila não se cale,o que você fez,foi utilidade pública, em transmitir informações a nós nessa pandemia, estamos com você,viva a ciência,a ignorância não vai vencer.
Muito bom ver que apesar do cansaço estampado no seu rosto, ainda encontra forças para trazer um conteúdo de excelente qualidade para esta plataforma! Gostei muito do formato! Obrigado.
Durante todo o vídeo, eu me senti jogando bingo. Tudo que o Jason fala, eu lembro de ações do nosso governo atual e eu vejo o mesmo na face do Atila
Da pra fazer um vídeo com exemplos, deu até vontade de fazer essa montagem. Essa entrevista só que com exemplos. Vou chamar de bingo do fascismo
Adoraria ver o Pirula falando do campo dele
O sorrisinho na cara do Atila quando o professor fala que seria muito extremo apelar pros militares e que isso não acontece em uma demoracia liberal foi ótimo! dá p ver na cara dele oq todo brasileiro pensou quando ouviu isso LOL
Cada característica apontada por ele fazia passar um filme na minha cabeça de tudo o que está acontecendo do Brasil. É quase como se ele estivesse usando aqui como exemplo. Bizarro!!
Excelente vídeo Atila, adorei o formato
Eu até achei difícil de acreditar quando ele falava que "não conhecia muito a realidade brasileira" pq ele descreveu tudo o que tá acontecendo nos último anos
Legendado dá mais credibilidade, pois quem entede Inglês pode checar a integridade do trabalho do tradutor! Por favor, continue assim ! Parabéns !
O professor disse que não sabe muito sobre o Brasil, mas descreveu em detalhes o que estamos vivendo, infelizmente.
21:38 - A definição de "to rindo por desespero" foram atualizadas. Video incrivel demais!!!
"[...] but would be very extreme to have a leader who call for the military to depose the courts and the senate or something like that, I mean that would be in contemporary society almost unheard of".
E então o Átila sorri.
Me assusta ver tanto da realidade do Brasil nas explicações do professor. Conteúdo de altíssima qualidade! Muito obrigada por todo o esforço para trazer essa baita aula para gente, Átila!
Parecia que o autor do livro falava o tempo todo do Brasil. Impressionante.
Mesmo com ele dizendo: "eu não sei muito como está no Brasil, mas nos Estados Unidos [...]"
É tão bizarro uma pessoa descrever exatamente a situação do Brasil sem morar no Brasil ou sem falar especificamente do Brasil
Né mano? Oq ele está falando provavelmente é baseado no que aconteceu historicamente na Itália e na Alemanha, nos anos 30, a parada dos camisas negras e conflitos com comunistas e socialistas que eles tinha, a marcha de Roma etc. É assustador pensar que a gente pode ver aplicabilidade pro Brasil tmb
Atila, se fosse para definir seu trabalho com uma única palavra eu talvez escolheria "Sensacional". Imagino o quão trabalhoso deve ter sido para conseguir conciliar o tempo do Jason, que é uma sumidade no assunto, com o seu para gravar o vídeo. Creio que as pessoas que realmente curtem o seu trabalho não tem como costume deixar comentários (eu por exemplo era um deles), mas dada a quantidade de pessoas que tem coragem de comentar algo negativo, me sinto na obrigação de elogiar para que mais conteúdos de qualidade, com preocupação histórica e científica continuem a serem divulgados. PS: fica a dica para os demais admiradores da ciência. Abraços!!
Átila, és o nosso garoto de Ouro. Por favor, use o seu momento, e a sua visibilidade para trazer mais gente assim. Estou mais que fascinado com o conteúdo que trazes.
9:49 Uma pequena correção na tradução. Aqui ele claramente diz "fascist authoritarianism" e na legenda está "fascismo autoritário". A forma mais correta de traduzir isso seria "o autoritarismo facista", até pq se a gente diz "o fascismo autoritário" isso implica dizer que há um outro tipo de fascismo não-autoritário, não-repressivo. E se fosse realmente "fascismo autoritário" ele teria dito "authoritarian fascism".
me causou estranheza essa expressão, eu entendi perfeitamente, mas tem outros que podem não entender
É tão instrutivo ver alguém de fora falando sobre fascismo (sem conhecer nem direito a realidade brasileira) de forma que parece que ele está falando somente do brasil. Está tão obvio já a forma desse governo de atuar que quem não enxerga está moralmente comprometido.
Eu sou um que voto pelo vídeo legendado. Fiquei abismado com a proximidade da nossa realidade (brasileira) do nazismo/fascismo. Fazia ideia que tinha similaridades, mas com este grau de comparação é algo extremamente preocupante.
Minha compreensão até então do assunto, me dizia que talvez era um pouco de exagero taxar de facista o governo do bozo, mas pqp, o cara ao dar a definição do assunto, basicamente descreveu a situação atual do governo
Então kkkkk, mas é oq o cara disse, atualmente o que mais existe são forças facistas, vc começa a perceber certas ações facistas, e a democracia deve estar forte para lidar contra essas forças.
Em tempos contemporâneos não vai existir um governo totalmente facistas, mas com certeza você vai notar as forças facistas, coisa que já vem ocorrendo
Exato... Um checklist completo do nosso atual governo...
Incrível que mesmo o professor afirmando que não descreve um país ou líder em especial, a gente consiga vem a história recente e atual do Brasil claramente! Obrigada, Átila, por mais essa aula! Ah, peço que disponibilize sempre também nesse formato legendado!
É perturbador como ele diz "não sei sobre o brasil" e logo depois descreve com exatidão a nossa situação.
Inacreditável, né??
EXATAMENTE! Nossa, eu fiquei aflita demais durante o vídeo.
Achei ainda mais perturbador e sinistro, um cara chamado Marcos Freitas escrever exatamente o que pensei enquando assistia o video... ah,ah
Cara você é uma inspiração para mim que quero me tornar cientista, mas não sei se quero biologia ou física mas de qualquer jeito seu conteúdo é incrível e me inspira a 3 anos
Ai Atila, você é tão perfeito que eu nem sei. Por favor, continue com esse formato porque com certeza esse conteúdo vai chegar em pessoas que não teriam acesso de outra forma. Parabéns!
A todo momento, do início ao fim do vídeo, senti como se ele estivesse falando especificamente do Brasil.
45 minutos descrevendo exatamente o que está acontecendo no momento no Brasil, e que veio sendo construído(principalmente) desde 2018. Parabéns, esse foi o vídeo que melhor me fez entender o que é fascismo até hoje.
O que acontece hoje vem sendo construído desde 2013
Acho que não me expressei bem. O que eu quis dizer é que ficou mais evidente até pra alguém como eu, que antes não ligava muito para política e não sabia o que era fascismo, o que estava acontecendo no Brasil.
Desde 2018, Getúlio Vargas iniciou a onda fascita no Brasil, e desde então todos os outros deram continuidade ao fascimo estilo tupiniquim.
40:35 "because science is anti-fascist, by nature"
Atila, adorei a entrevista, o formato. Se eu puder escolher, prefiro que você mantenha os próximos vídeos na língua original com legendas. Parabéns pelo trabalho!
Átila, coloca a legenda pelo sistema do UA-cam pq dá pra ajustar o tamanho da fonte, e sempre coloque legenda mesmo se for com convidados falando português por questão de acessibilidade.
Sim! Perfeito.
O poema citado no inicio é deveras semelhante a um poema de Bertold Brecht.
Primeiro levaram os negros
Bertolt Brecht (1898-1956)
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
Brecht era uma pessoa alinhada com movimentos anti fascistas. E fazia um teatro bem marxista. Com certeza Brecht bebeu muito do poema citado no vídeo.
Que agonia!!! o cara o tempo todo variando entre "I'm not sure how things are on brazil specifically" e ao mesmo tempo descrevendo exatamente como as coisas estão aqui
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@arthurwrightman3736 tá copiando e colando o mesmo comentário, é corrente isso??
@@saitama2534 é que soa meio contraditório, pois o comentário critica (em tom de denúncia) justamente a falta de conteúdo dos comentários daqui, daí o cara escreve um único parágrafo com uma meia dúzia de palavras rebuscadas e sai colando em todas as resposta... ou ele não sabe articular uma ideia, ou ele é um bot.
@@arthurwrightman3736 vc tá dizendo q o professor de Yale é analfabeto funcional?
Caramba, Átila. Preciso demais melhorar minha gestão de tempo, você me inspira demais. Consegue fazer podcast, vídeo, palestra, live e tudo com uma extrema qualidade.
É só não dormir
Rapaz, achei daora. Vi agora, então já recebi notificação do vídeo dublado. Gostei disso. Se puder continuar colocando os dois, vai ser interessante. Muito bom, não conhecia direito e agora consigo entender bastante coisa que me deixava com dúvida. Obrigado!
Podemos concluir que o Brasil não se tornou fascista, o Brasil sempre foi, só agora estamos vendo a verdadeira proporção desse iceberg que ja está na nossa reta a tanto tempo.
De Getúlio (o maior dos fascitas tupiniquins) pra cá, o fascimo só se expande no Brasil.
@@nordestinoconservador7128 tupiniquins é uma etnia indígena, não é sinônimo de brasileiro. Um conselho camarada é não utilizar isso para descrever brasileiros considerados ruins ou fizeram/fazem algo de errado, é ofensivo aos indígenas.
@@nordestinoconservador7128 a quantidade de gente que venera o líder genuinamente fascista do Brasil (Getúlio) é bizarra. Nós tupiniquins sofremos dessa mazela há quase um século, o "fantasma do Getúlio"
Sensacional, Atila você faz um trabalho incrível por nós! Parabéns esse vídeo foi incrível mesmo. Talvez uma versão dublada para correr pelas redes sociais que é onde a maioria vê dificuldade em legenda já esnoba o vídeo, mesmo quando tem um conteúdo excepcional como o deste, vou compartilhar no facebook mesmo sabendo que muita gente e preguiçosos vão ignorar por ser legendado, mas espero poder levar esse conteúdo para quem ainda não entende o que é fascismo e idolatra certos lideres sem questionar. Parabéns novamente!
@henrique mito Dublado seria para o gado do facebook e rede sociais entender mesmo, se é o que você quis dizer.
Parabéns pelo patamar que o canal atingiu, Atila. Para acrescentar ainda mais a esse tópico, seria extremamente interessante uma conversa com o Yuval Harari, autor de "Sapiens"
Seria ótimo !
Qualquer semelhança com os dias atuais é mera coincidência
expectativa dos fascistas: eleger um homem forte
realidade: biroliro
Dos dez itens que o Stanley aponta todos se aplicam à atual situação do Brasil. Ele é um excelente autor!
Fiz meu tcc de história em fascismo (embora sou da área da filosofia). A complexidade do fascismo é imensa. Tem muita coisa por trás e revolta muito ver pessoas fazendo desse conceito uma mera simplicidade.
Até porque, quando você banaliza o termo, ele perde o valor na hora que você precisa identificar um fascista de verdade
Recomendo um livro chamado “ideias e práticas fascistas no Brasil” é uma exposição sequencial de nove artigos de doutores acadêmicos brasileiros que vai desde o Integralismo dos anos 30 até o caso da editora Revisão (Rio Grande do Sul nos anos 90). Sim! Nos anos 90 já havia revisionista no Brasil que queriam fazer os judeus serem culpados pelo holocausto, basta uma pesquisa rápida no Google “editora revisão do Rio Grande do Sul”. Aliás, seria muito legal se o @atila trouxesse esse caso a tona em algum vídeo!
Ludmila Maiolini sim
Excelente! É como se você pedisse para alguém num quarto escuro descrever o cenário brasileiro, sem sabê-lo, e ainda assim acertasse em cheio!
Já quanto ao formato, muito bom por ser mais em um clima de conversa. Legendo é ótimo, mas, dublado teria mais projeção por aqui. Se fosse possível ambos com o dublado como padrão (pensando na abrangência), acho que seria perfeito. Mas, entendo as dificuldades técnicas disso. Se for por uma opção a apenas, ficaria com o legendo por garantir mais fidelidade ao conteúdo.
O melhor tempo gasto na internet em toda minha vida (e não estou exagerando) garimpa-se muito mas acha-se pouco ouro. Foi mais que uma aula, foi como pensar com a mente dele. Muitíssimo obrigado por esse presente ou dádiva.... Grande abraço nesse dia do amigo!
Triste que quem precisa assistir esse tipo de vídeo, não vai assistir. Continuamos pregando para convertidos!
Mas muito boa a iniciativa, tenho certeza que esse projeto pode ser até mesmo utilizado na educação formal, seja por professores de história, biologia e outros.
Incrível palestra. O prof descrevendo o fascismo parece q está descrevendo o Brasil atual.
Bem isso
Pior que está 😞
Conhecimento de qualidade e de livre acesso. Parabéns, precisamos mais disso no mundo. Menos desinformação e mais informação. Eu li o livro antes de ver o vídeo, recomendo demais!
Adorei a cara do Átila quando o Stanley disse que seria muito extremo um líder convocar militares... daí ele fala que não seria tolerado algo assim... o Átila fala "nos EUA" com uma cara de quem está pensando "maaaaaaaano... vc não tá ligado no que tá rolando no Brasil" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Incrível o conteúdo. Traga mais pessoas desse nível de qualificação!
Sobre a preferência, acho que viabilizar as entrevistas nos dois formatos, dubladas e legendadas, seria o ideal, para que o público escolha. Mas se for inviável as duas opções sempre, eu pessoalmente sou a favor da versão legendada, para que exista uma reprodução mais fiel do que foi dito, além de permitir a familiariadade do público com o inglês. No mais, sobre o novo formato, achei muito bom e gostaria sim de ver mais vídeos assim! Obrigado pelo serviço que nos presta Atila.
Qualquer semelhança não é mera coincidência:
"Em "A Origem do Totalitarismo" Hannah Arendt disse que a competência é inimiga de todo líder fascista.
Se tiver uma pessoa competente no governo, você precisa se livrar dela porque a competência é sua inimiga e o que você quer é lealdade".
Por isso que o Mandetta foi demitido.
Qq semelhança é pura receita!
Já Reich comenta que a mentalidade fascista é a do zé ninguém, subjugado, sedento de autoridade, e revoltado.
O conteúdo dos comentários -- daqueles que juram enxergar o Brasil nas palavras do entrevistado -- e a forma como se expressa a maioria dos comentadores aqui evidenciam a incapacidade destes de raciocinar a partir da realidade, substituindo esta por meia dúzia de recortes verbais; o que os torna suscetíveis a discursos histéricos como este do vídeo. São personalidades deformadas por anos de exposição a uma retórica escorada unicamente em chavões e estereótipos que jamais chegam a tocar quaisquer objetos ou fenômenos do mundo real. O problema aqui é o analfabetismo funcional crônico.
@@arthurwrightman3736 o país tem elementos facistas como qualquer outro mas isto está sendo evidenciado pelo chefe do executivo ao negar a ciência e não permitir trabalho de quem é competente. A subida ao poder de alguém assim ressalta uma ideia que sempre esteve presente na sociedade que é a do salvador. Este suposto salvador exprime frequentemente discursos de segregação e clama pela tomada de poder ao colocar-se numa posição de oposição a parte das instituições do país. No entanto nossas instituições tiveram força de se opor a estas ideias e não permitiram maiores interferencias fora do escopo do presidente. Não é isso que tem ocorrido?
Eu não sei se ele tava mentindo q não sabia muito sobre o Brasil, mas pra mim ele praticamente descreveu o cenário que a gente vive. A maior parte se encaixa até melhor aqui do que nos EUA. Triste e bizarro.
Impactada! Muito maravilhoso esse vídeo.... triste como é uma descrição perfeita do atual momento do Brasil.
"Eu não sei muito do Brasil"
Acabou de descrever o Brasil kkkkkkkk
já ouviu falar de viés de confirmação?
Excelente! Se legendado, sugiro uma fonte maior. Pessoas mais velhas ficam com a vista cansada com esta fonte pequena.
Obrigado.
Façam as legendas maiores! Acho que ficaria melhor, mais fácil de enxergar, amei o formato, e acho que poderia trazer especialistas de várias áreas para falar sobre variados temas. De preferência fenômenos históricos e a História do Brasil.
Para mim, foi perfeito!
O formato, a legenda, etc. Para falar a verdade, como o o entrevistado fala muito claramente, pode acompanhar quase toda a entrevista como se fosse um podcast, e só parei para verificar duas ou três palavras.
Talvez, por conta da parte do público que não tem o hábito da leitura ou de ver filmes com legenda ou não compreendam o inglês (no fim, uma parcela numerosa, certamente a maioria do público do UA-cam, mas não necessariamente do canal), publicar uma versão dublada é uma ótima ideia. Ajudaria a difundir o conhecimento. Mas, penso que deve ser separado do vídeo legendado, e não sei o quanto você poderia dar conta de fazer os dois.
De resto, essa entrevista me deixou bem animado. "Como funciona o Fascismo" chegou há pouco aqui em casa, e está na minha fila de leituras importantes. Leio muito em breve!
Atila, primeiramente, estou preocupado com você, você ta com uma cara de cansado, descanse um pouco irmão. Segundamente, muito obrigado pelo vídeo, excelente conteúdo de confiança e muito esclarecedor, isso enriquece muito nossa mente, continue esse trabalho maravilhoso. E por fim, a minha opinião de merda é: tudo o que o entrevistado disse, ta muito com cara de Brasil, isso é preocupante demais. Ou seja, podemos sim chamar nosso "excrementíssimo" presidente de fascista.
Cara, QUE ENTREVISTA!!! Eu anotei os livros que ele comenta, a Origem do Totalitarismo eu li na faculdade...li meio por alto, e na pós foi por pdf. Já vou retornar a leitura e resumos. Nossa...muito boa mesmo. Sim, esse modelo de entrevista é muito bom!!!
Lendo os comentarios dos negacionistas e haters generalizados mostra o tamanho do problema do Brasil sempre: Pura ignorancia e desonestidade!
Dá uma olhada no respota que o negacionista fez no meu comentário... ele acha que não entendemos nada do vídeo e que precisamos aprender a interpretar melhor. 😉
Não tenho essa visão otimista. Não são ignorantes, são sim desonestos, desfilando o mal caratismo e tendo a face lustrada com óleo de peroba.
Um cara respondeu meu comentário "gado" sendo que eu estava parabenizando o Átila, aparentemente ele deletou o comentário, ou era um robo 🤷♂️ kkk
Dublado deixa o conteúdo mais abrangente, além de ser comum o formato.
Eu gosto de legendado pois escuto os termos sem tradução e ajuda a enriquecer o vocabulário em outra língua, contribuindo para pesquisas futuras.
O formato das legendas poderia ser no padrão de filmes. 02 linhas no máximo e com textos mais curtos para melhorar a relação de tempo entre olhar para as cenas e a legenda.
Ahhh e claro meu sonho é ver o Átila conversando com o Yuval Harari, Duncan Trussel, Emicida, Clóvis de Barros e Cortella. Só papo ÉPICO!
Esse vídeo é perfeito. Porém o desespero está em nível máximo porque é uma descrição fiel do que está rolando aqui com a gente também.
Preferir prefiro legendado, mas acredito que dublado pode alcançar mais pessoas.
Atila sua existência é um grande motivo de alegria. Obrigada.
Manda outro agora!!
acho que a dublagem seria muito boa para as pessoas que não entendem o inglês ou que não conseguem ler tão rápido as legendas. Eu tive que explicar para a minha mãe muitas falas, porque ela não conseguia ler a legenda no tempo em que ela passa.
Mas foi um vídeo incrível mesmo, entrevistas assim, são sempre boas.
Notificação: "seu comentário recebeu coração de Átila Iamarino"
Eu: meu comentário O QUÊ?
Sim. Muito importante. Meu irmão é cego, terei q ler pra ele. A dublagem seria uma boa, daria mais acessibilidade.
Muito bom! Ir substituindo quem é competente tecnicamente por quem é leal... e a gente vendo aqui a quantidade de ministros da saúde e ministro da educação mudando e só falando asneiras. Explicação excelente!
Isso de colocar pessoas leais e não competentes eu acredito que aconteceu mto + em governos anteriores que o atual. Na verdade acho q é de praxe de todo político... esse governo no começo até tentou colocar um ministério + técnico em algumas situações e teve "problemas" com isso.
E digo isso longe de apoiar o bozo... to apenas falando q vejo mto + os outros elemenos fascistas citados no vídeo no governo atual do que isso. Esse caso de colocar pessoas próximas e leais em cargos técnicos me parece + um elemento geral da política aqui do que fascismo do governo atual.
@@Ivancsantana2 É verdade, concordo contigo. Mas é estranho também porque a situação do Covid é muito fora de norma, e mesmo assim o presidente escolheu pessoas leais que talvez tenham atrapalhado uma resposta eficaz do ministério, junto com todo o negacionismo científico. Mas ao mesmo tempo não se pode especular como os outros presidentes agiriam na mesma situação, então não dá para saber.
Carolina Pimenta
1 segundo atrás
Legendados!! Grata por sua generosidade e grandeza! Só seres com muita envergadura moral e espirito de liderança conseguiriam fazer o que você fez por muitos nesse momento histórico! Você salvou e salva vidas, cara!! Keep always this in your mind: You saved lives!
Ótimo vídeo, tanto no tema quanto no formato.
O incrível e também triste é que dava pra ir dando um check em cada característica do fascismo apresentada pelo entrevistado, quanto à realidade brasileira.