É o famoso dinheiro não tem cheiro. E aderem ao discurso da moda para simular um apoio com o fim único de lucro próprio. Eles observam demandas na sociedade e se dizem porta voz daqueles que os apoiam. Puro blefe. Procuram sempre dizer aquilo que o público deles quer ouvir e não têm ninguém ideologia própria. Se moldam ao curso daquilo que os traz mais dinheiro.
Adendo: um dos maiores representantes do abolicionismo, foi Joaquim Nabuco, um liberal. Mas sim, foi um movimento que também envolveu conservadores. Da mesma forma que em ambos lados políticos, houve defensores da escravidão,
O movimento abolicionista brasileiro só funcionou por demanda externa, não porque acreditavam de fato nisso. Tão é que tentaram apagar essa ferida da nossa história e as consequencias seguem até hoje com o povo preto e pardo sendo o mais injustiçado.
O liberalismo do século 19 lutava contra um Estado absolutista. O do século 20 luta contra o Estado. O do século 21, contra a própria noção de humanidade, de iluminismo.
@@MultiMarat sim. Mas atualmente não temos muitos defensores da ideia de humanidade e sequer do iluminismo. Tudo foi desconstruído, liberalismo, marxismo e só tem sobrado pós-modernidade no lugar. Um relativismo radical que leva ao fortalecimento dos radicalismos e extremismos. Porque onde a razão não tem mais espaço, resta apenas a imposição potestativa. Some o espaço do diálogo. Da busca pela verdade. Sem Apolo, tudo é apenas impulsividade. Guerra, sexo, caos e morte.
é mto contraditorio e incoerente se dizer liberal na economia e conservador nos costumes ksksk...o estado n pode interferir na vida publica mas pode na vida privada? qual o sentido sentido disso??
@@sullivansilva5361 sentido nenhum isso. Por isso que para mim esses que se dizem conservadores são só reacionários com pânico moral. Conservador culto de verdade, que entende os fenômenos sociais e o chamado "tecido social" são poucos no Brasil.
@@sullivansilva5361Você é que pensa! O liberalismo extremista se desvitalizou já no século XIX. Os liberais propõem a melhor de todas as políticas econômicas e nós a adotamos, mas nunca abriremos mão da nossa sagrada bandeira dos valores cívicos e religiosos. Conosco a liberdade não afronta as sagradas tradições.
Achei um vídeo interessante mas faltou delinear bem as diferenças das tradições. É notável que o liberalismo clássico, tal qual preconizado por pensadores como Adam Smith e Locke foram razoavelmente diferentes do movimento "neoliberal" da direita neoconservadora e do movimento liberal de esquerda da tradição rawlsoniana. Liberais clássicos jamais apoiariam golpes de Estado, ditaduras ou qualquer coisa do tipo, pois o Estado de Direito, A Rule of Law, bem como os princípios de igualdade perante a lei e a democracia representativa, são partes constintuíntes e inegociáveis do pensamento liberal clássico. Além disso, é ruim quando a maior parte das fontes citadas são de esquerda progressista ou liberal social. Isso enviesa o debate. Não digo que a opinião desses estudiosos não deva ser ouvida, mas era necessário chamar liberais clássicos para dizer de fato do que se trata o liberalismo na tradição clássica. Ah, ponto de observação: não é possível falar de liberalismo no Brasil sem citar Guilherme Merquior, grande intelectual.
Basicamente ela chamou todos os críticos ao liberalismo pra falar. Aí saiu só crítica, apoio a ditadura, desemprego, submissão ao fmi, etc... Chamem pessoas com autoridade no assunto pra falar. "Só branco pode ser liberal". Refaçam esse vídeo por favor.
"Vamos fazer uma matéria sobre liberalismo.", "Ótima idéia! Só vou citar opiniões contrárias e tentar associá-lo o tempo todo a regimes autoritários!". Basta dizer que falou muito mais do Chile do que da Inglaterra ou dos Estados Unidos, que são exemplos de democracias liberais.
No geral, curti o conteúdo. Mas ficou muito preso tbm em usar o Chile como mau exemplo, quando há muitos países inclusive nórdicos que possuem uma economia de mercado e que são considerados liberais. Na Alemanha inclusive, por causa do histórico com nazismo e comunismo, a população em geral, quer cada vez menos intervenção do estado em suas vidas privadas. Temos bons exemplos de liberalismo pelo mundo, como Austrália, Noruega, nova Zelândia, Hong Kong, suíça, Finlândia entre muitos outros. Vale uma segunda parte trazendo também histórico destes países.
Lá no Iêmen também tá cheio de seu liberalismo aí, bróder! Por que não o citou como exemplo?! E também sugiro que você pesquise a carga tributária desses países que você citou. Os nórdicos estão no topo!
No vídeo fala que os neoliberais não compactuam com a intervenção estatal na economia e nos países nórdicas há muita, mas muita intervenção do estado na economia. São países liberais progressisitas (esquerda) e não neoliberais (direita)
Todos os países que você citou possuem estados interventores na economia, que fazem políticas públicas e possuem excelentes serviços públicos. Eles possuem economia de mercado e alto nível de liberdade econômica, mas seus estados são enormes, a tributação é elevada, são social-democracias, agem diretamente na distribuição de riqueza e possuem forças de trabalho altamente sindicalizadas. Além disso, não são conservadores nos costumes.
Acho que a matéria só faltou demonstrar o crescimento econômico do Chile, USA e Inglaterra e ao argumento que gera desemprego não encontra amparo estatístico.
A Inglaterra colonizou, escravizou e roubo meio mundo, é fácil ser rico roubando e o USA influência e e apoiou golpes no mundo inteiro pra que as suas empresas continuem ganhando dinheiro principalmente a sua indústria bélica
A única coisa que não entendi é falar que a década de 80 foi ruim por culpa do liberalismo. Sendo que os únicos 2 presidentes dessa década, foi o Figueredo e o SARNEY (todos opostos ao liberalismo) Ótimo vídeo
"A DIFERENÇA ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO É QUE NO CAPITALISMO AS RIQUEZAS SÃO DISTRIBUÍDAS DE MANEIRA DESIGUAL E NO SOCIALISMO A MISÉRIA É IGUALMENTE DISTRIBUÍDA. 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
existe uma outra diferença básica. O capitalismo é baseado em relações voluntárias, enquanto o socialismo é baseado no uso de violência e truculência do Estado
O mundo desenvolvido se baseia na liberdade especialmente a comercial e migratoria pq as pessoas escolhem seus governos pela migracao nao por promessas, nao democracia, mas isso os politicos nao querem q vc saiba
Como liberal não me senti representado por esse texto, alguns momentos até ofendido com a opinião de terceiros que a Nathalia repercutiu. Quase todos foram negativos e com viés elitista. Centrou o liberalismo na luta contra a esquerda que centraliza o poder no estado que está correto mas ignorou a luta que se tem contra os conservadores. O conceito que defendemos de meritocracia, tão distorcido pela direita mais extrema, não é simplesmente "o pobre que lute, eu lutei" não é isso MESMO mas sim que uma pessoa, seja ela de qual faixa for, se houver capacidade e mérito ASCENDA enquanto aquele que não tem mérito DESCENDA. Para isso claro precisamos que todos sejam livres para exercer o seu potencial de maneira igual independente de quanto dinheiro tenha. Não vou me estender mais senão vira palestra mas fica a crítica para que em uma próxima oportunidade se de mais espaço aos pilares liberais e principalmente o bom resultado que países que implementaram a doutrina liberal conseguiram.
Concordo! Imagine eu, libertário, como me senti. É um grande passo a BBC, uma rede soça, estar falando sobre isso. Mas faltou fazerem a lição de casa para passar uma informação mais aprofundada e precisa. Mas convenhamos, por serem soças, até que foram bem longe... eu nunca pensei em ver uma coisa assim que não fosse em canais libertários. Pena que estão ensinando pela metade...
Foi bom citar o Chile, que até hoje é um pais Desenvolvido e Estável, não livre de erros mas é inegável o crescimento e desenvolvimento deles através do Liberalismo.
Total verdade saiu do país mais pobre com pior IDH para o mais rico com melhor IDH da América do Sul, daí ao invés de mostrar os dados mostram um comentário de um esquerdista sem base em nada
O Chile não é considerado desenvolvido, especialmente por causa da elevada desigualdade de renda. Faltou um Estado aí para dividir as bonanças do liberalismo.
A Diferença da Esquerda Europeia pra da America do Sul, é que as daqui veem Liberal como Neoliberal ou "defensor de empresários" kkk essa visão tão miope e distorcida é o que faz a gente ainda continuar razo em discussões Políticas.
A esquerda não apoia empresários, quem apoia empresários é a direita. A esquerda é uma só, mundialmente! A esquerda aqui, nos EUA, na Europa, na África, na Ásia, na Oceania e na Antártica vai ser exatamente a mesma, apoiar as causas sociais, e as minorias sociais incondicionalmente, e ir contra a religião e contra o negacionismo científico.
@@Ccccc-bt5wi fascismo e nazismo é da laia da direita mesmo, não adianta vcs quererem negar a história, por isso os direitistas são tão contra as disciplinas de história, e contra os ensinamentos sobre a escravidão e sobre o que a direita fez no passado e pq mostra na realidade o que gente da laia de vcs fizeram e querem perpetuar hoje em dia. Aí quando ensina as coisas ruins que a direita fez na antiguidade, vcs não gostam e falam que as escolas doutrinam as crianças e adolescentes, que tem doutrinação ideológica. Igual aqueles pais de direita e bolsonaristas, que foram na escola ameaçar com arma os professores pq estava na atividade da filha dele pra falar os progressos das mulheres na sociedade atual em relação a antigamente, ele foi na escola pq não gostou, e achou que estavam fazendo doutrinação ideológica na escola.
Conheço gente do meu círculo social, trabador assalariado, que abre uma MEI e na semana seguinte já se diz contra a qualquer menção de direitos trabalhistas...😅😅😅😅
@@gilbertooliveira8386conheço gente que é concursado e só por isso é a favor de mais estado, não se importando com oq pode ocorrer com o endividamento público 😂😂
Uma correção deve ser levada em conta ou no mínimo, um contraponto entre Hobbes X Locke.O primeiro era um teórico do absolutismo declarado, ao passo que o outro era para alguns teóricos como o Claudio Weffort uma espécie de "Pré-Iluminista". Acredito que esse contraponto, estabeleceria uma distinção primaria entre o clássico liberalismo político.
"existem 2 tipos de liberal": o liberal q é à favor da liberdade absoluta única e exclusiva dele e do grupinho dele "e as minorias tem q se curvar" e o liberal à favor da liberdade de todos da mesma forma q implica em ter q respeitar os limites e a liberdade alheia...
Na realidade a 1° opção vc está profundamente enganado, não tire Bolsonaro como referência pois claramente ele é reacionário radical de centro direta...as Minorias são apenas os LGBTqi e ñ os negros já que o Brasil é 60% deles
O primeiro não é liberal, é conservador e até pode roçar o ditatorial, já o 2º que é aberto à liberdade igualitária, sim e parece que tem funcionado veja os países que a praticam (Escandinavos, Países Baixos).
Engraçado que o seu primeiro exemplo você fala como que se não fosse justamente essas "minorias" que lutassem por liberdade absoluta para elas ao mesmo tempo que condena quem não pertence ao movimento. Hipocrisia purinha. As leis positivadas favorecem e discriminam beneficamente quem? Quem tem mais direitos que quem?
@@stankiewicz1992simples, não seria atendido. Da minha visão, libertarisno ou ancap é uma forma mais culta de promover o que a gente chama na natureza de lei da selva na sociedade, onde apenas os mais sagaz continuam o reinado
@@izanagi3036 seria perfeito! Eu sempre tive vontade e um fetiche de caçar humanos pobres e mais fracos, e usar seus corpos sexualmente para satisfazer meus desejos sádicos....Depois descarta-los num sistema de compostagem para adubar minha horta urbana, pois acho importante ser sustentável e zelar pelo meio ambiente... Sendo rico, num estado mínimo com uma polícia privada, eu poderia fazer isso! Tal qual os nobres faziam na idade média kkkk. Eu adoraria!
@@stankiewicz1992num sistema onde a moral da sociedade esteja destruída sendo regida apenas pelo dinheiro esse caso seria totalmente possível, pois o ser humano é um dos piores animais existentes na terra
@@izanagi3036 sem contar que, sem estado para proteger essa massa inútil de pobres, poderíamos fazer numa efetiva higiene social nas cidades, acabar com as favelas e realocar os pobres em zonas distantes, usando-os apenas quando necessário...
Completamente enviesado. Vídeo fala sobre liberalismo e “neoliberalismo” mas o único autor citado em aspas liberal é Locke, de séculos atrás! Rsrs mas na crítica mais de 5 “pensadores” atuais. Chega ser risonho.
Me permitam fazer uma observação. Como muitos podem pensar, a frase "mão invisível do mercado" não aparece em nenhuma parte na coletânea "A riqueza das nações", ele só aparece uma única vez em um livro publicado anteriomente.
Ninguém quer mandar na sua vida privada. O que a gente quer é que vcs não façam atos públicos. Se vc gosta de pouca vergonha faça entre quatro paredes. Ninguém é obrigado a ver isso não.
Tá confundindo liberalismo com conservadorismo. Conservadorismo (Deltan Dallagnol por exemplo) se ancoram na religião para querer moldar a vida dos individuos (contra drogas, aborto, etc). Liberalismo mesmo prega a liberdade economica, desburocratização da economia, écontra monopolios como ter 5 ou 6 bancos, 1 unica empresa de petroleo e cntrolada com a mão podre do governo, e tambem é contra o Estado dizer se voce pode ou não abortar, ter uma arma, comprar maconha. Aí estão o Partido Novo, ou alas dele por exemplo. Basicamente, liberais e conservadores se unem porque do outro lado, a esquerda e principalmente o atual desgoverno conseguem ser um desastre compelto em tudo que se propõe a fazer: Economia pífia, mesmo nos anos dourados para economias emergentes comandadas pela china (200-2012), e saíram do poder deixando o país igualmente afundados em criminalidade, educação precária, saneamento basico inexiste pra mais de 50% dos municipios, economia sub-desenvolvida e população vivendo de sub-emprego e emprego não-formal, e ainda milhoes de brasileiros endividados com nome sujo por financiamentos estimualdos a perder de vista. Comprar é bom mas depois precisa pagar, esquecem disso quando citam o governo do Lula. Agora que ele não tem mais tanto vigor economico externo por trás e precia mostrar sviço, ta aí patinando e fazendo papel de trouxa todo dia. Aí o que acontece é ele fazer que todo populista de esquerda faz na america latina, afundar o país e deixar rombo pro futuro, enquanto a midia nacional endeusa ele porque essa mesma mídia se nutre da política nefasta e corrupta dele. Abçs
@@robertmarques8343 se essa é sua definição de pouca vergonha, somos obrigados a aceitarem os valores impostos da cabeça de vocês ? E explique melhor o que você quis dizer com "atos públicos"
O crescimento econômico único e verdadeiro está na educação social, tanto econômica e quanto cultural, liberalismo é importante sim para a sociedade principalmente quando é feita de modo a prover a liberdade do indivíduo do estado, mas em conta partida o estado é fundamental para auxiliar as classes vulneráveis levando educação e qualidade de vida como saneamento básico e promovendo a desportiva nas comunidades junto a cultura e arte, o crescimento do indivíduo na sociedade só vem através da educação consequentemente sua liberdade do estado famoso sair da casa dos pais e desbrava o mundo. Sou liberal e preso pela igualdade de todos os povos e ideologias, juntos somos mais fortes.
Todos olhando para o proprio umbigo. Muito contraditório ser liberal na economia e nao em todo o resto como drogas, aborto, opção sexual etc... E o inverso tambem é igualmente contraditório. Quem defende o ser liberal apenas em algumas áreas esta advogando em causa própria.
@@a7a3lr5m6 continuará controverso; ou é liberal ou não é. Progressistas e conservadores quando falam em liberalismo são controversos da primeira ate a última frase.
@@diso7971 o liberal em si também é um pouco controverso, menos que os progressistas e conservadores, mas ainda tem alguma coesão. Indo mais para o extremo do liberalismo, os libertários e ultraliberais puristas não se importam com esses seus argumentos, para eles o individualismo é sempre levado até as últimas consequências, não se mete na vida alheia, as pessoas tem o tireito inclusive de quererem tirar a própria vida e a eutanásia é permitida, nem em questões como aborto o estado deveria intervir segundo essa posição. Na lei brasileira, apesar de o aborto ser proibido (com algumas exceções), o feto não goza de direitos, a lei só considera um indivíduo capaz de gozar dos direitos de um cidadão o bebê nascido vivo, portanto, aborto, apesar de crime, pela lei brasileira, não é uma assassinato. Essa não é minha opniao, é o que está na lei.
Nitidamente uma avaliação do liberalismo usando os óculos de esquerda progressista. Não é uma abordagem neutra pois faltou o direito ao contraditório, ou seja, incluir também como fonte de referência, análise de políticos, cientistas políticos e economistas que tem visão/posicionamento pró liberal.
Parabéns pessoal. Esse glossário político contextualizado na história está muito bom. Por favor continuem essa série de alfabetização política. Nosso povo precisa muito dela ❤
@@sullivansilva5361 Desde que não incomode ninguém está de boa, eu sou conservador e respeito todo mundo, independentemente se a pessoa é diferente do que eu.
Exato! Era um socialista que a extrema-esquerda chamava de liberal. Aliás, liberal hoje é bem socialista também rsrs... liberal de verdade é libertário
O liberalismo politico nasce ligado a tolerância religiosa (John Locke). Depois, Adam Smith observa que qdo existe condições de alinhar os benefícios coletivos com incentivos individuais, a busca pelo lucro tras prosperidade para a sociedade como um todo. Essa seria a raiz do liberalismo econômico. No século XIX John Stuart Mill, filósofo utilitarista liberal, promoveu a ideia de que para cada indivíduo a felicidade consiste em coisas diferentes e que não caberia ao Estado dizer as pessoas qual era o modelo de felicidade, mas dar condições mínimas para que cada um escolha o que é melhor para si. Mill teve ainda importância em defender o sufrágio univernal, o voto feminino e a abolição da escravidão. Para ele, todos deveriam ter voz, e dentro das regras do Estado de Direito, dentro da lei, buscar a sua felicidade. De certa forma as Democracias Liberais modernas são inspiradas no utilitarismo de Mill. Outros pensadores como Tocqueville, Burke e Montesquieu tbm ajudaram na construção das principais ideias por trás da Democracia Liberal (igualdade perante a lei, estado de direito, direitos de propriedade, separação dos 3 poderes de modo a um controlar o outro, liberdade de expressão e de imprensa, direitos de minorias). O que se chama de "neoliberalismo" é um movimento político que nasce da crise do modelo keynesiano que imperava no Ocidente desde pós guerra. Ainda no contexto da Guerra Fria (anos 70) diante de crises fiscais e inflacionárias mto graves acompanhadas de choques externos (choques do petróleo e de juros). Os políticos dessa época de alguma forma criaram uma mística em torno deles, pois o Ocidente ganhou a Guerra Fria contra os Soviéticos (1989/1992). Outra coisa completamente diferente são as definições de "liberal" nos EUA e na Europa. Nos EUA os liberais são democratas progressistas que se opõe na política local aos conservadores do Partido Republicano. O sistema eleitoral americano baseado no voto distrital puro tende a essa lógica binária política mesmo. Lá os liberais são o que o senso comum chama de "esquerda". Na Europa e na verdade em praticamente todas as outras Democracias, com lógica e/ou cultura eleitoral diversa dos EUA, os liberais estariam mais próximos do Centro ou Centro Direita do espectro partidário. Acho que a reportagem foi rasa e explicou muito mal os diferentes conceitos, misturando bananas com laranjas. Existe o liberalismo histórico com suas vertentes econômica e política, existe a Democracia Liberal (regime que o Brasil, por exemplo, faz parte) e existe as diferentes noções de políticos liberais que dependem das regras eleitorais de cada nação. Existe ainda um movimento político que foi chamado de "neoliberalismo" que surge no final da década de 70 e se populariza nos anos 80 que teve Margaret Thatcher como sua figura mais conhecida. São coisas diferentes e devem ser bem explicadas para não gerar confusão.
Neoliberalismo não é uma corrente política. É um rótulo criado com intenção de ser pejorativo. Nenhum desses citados no vídeo se diziam "neoliberais" apenas liberais.
realmente não é uma corrente politica, é econômica, e vc se fizer uma pesquisa rápida vai descobrir que é uma corrente liberal moderna que ignora algumas ideias liberais clássicas, como a oposição ao autoritarismo, tanto é que neoliberais e ditaduras foram uma dupla clássica aqui na América Latina mesmo a base do liberalismo se opondo a qualquer forma de governo absolutista
@@grandexu sim, a BBC está errada, pois é formada de socialistas que não gostam de estudar profundamente. Neoliberal é o mesmo que esquerdista. Liberalismo de verdade é o liberalismo clássico, coisa que o pessoal da BBC não tem muita idéia e não sabe como funciona
@@adrianohenrique6118 mais ou menos por aí. O problema está na coerção. Todos têm o direito de ser preconceituosos. O grande problema está na coerção desses preconceitos através de violência estatal
"Liberal na economia e conservador nos custumes" é o ápice mau caratismo 😂 QUERO MAIS LIBERDA...mas pera lá. Liberdade só para mim. O outro não pode ter a mesma liberdade 🤬
Nunca ouvi tanta idiotice 😂. A liberdade econômica é pra todos nesse mantra. Vc deve preferir nenhuma liberdade e ser um dependente do estado, como se o estado não fosse se meter nos costumes , vide os casos da China e Rússia por exemplo 😂
O ápice do mau caratismo é desejar que o Estado tome a propriedade alheia, fruto do trabalho alheio. Pra mim quem deseja isso é pior que ladrão qualquer, o ladrão ao menos se arrisca pra roubar, não fica usando o estado pra isso 😂
Sou branco e NÃO tenho a vida ganha. Ralo muito desde cedo até mais de meia-noite todo dia para comprar comida e pagar as contas. Moro numa cidadezinha do interior, e acredito que seríamos mais livres se não pagássemos tanto imposto. Só porque não sou negro não posso pensar assim?
@@enniorodrigues4532 o tanto de horas q vc trabalha excede o tempo pago por seu trabalho. As tecnologias seriam pra diminuir nosso tempo de trabalho seria justo, mas os capitalistas (quem tem capital pra investir/empresários) manteve as 6h ou 8h de trabalho. Assim, vc produz muito e continua recebendo X e o excedente gerado é apropriado pelo capital, na forma da mais-valia. O imposto que o Estado recebe do capital foi antes trabalho não pago realizado pelo trabalhador q retorna na forma de educação publica, saúde, transporte e segurança. O problema é que esses capitalistas compram políticos com propinas e lobbies para sucatear tais serviços pro povo recorrer ao privado ou compram por preço de banana após a privatização. Além disso, a tributação sobre consumo representa praticamente a metade de toda a carga tributária no Brasil. Se a tributação fosse em relação à renda como quer o ministro Haddad as coisas poderiam melhorar, o problema foi esse congresso safado q o povo elegeu em 2022.
Não só isto, mas dizer que "só branco defende estas pautas" é dizer que negros não podem ser liberais, ou associar liberalismo com raciamo. e há vários liberais que são negros (inclusive o prof gomes citado no video). Quem é bbc para dizer o que as pessoas negras devem pensar?
Liberal defende um sistema mais Competitivel, Previsível e individualista no que se refere ao trabalho, Uma economia centralizada continua sendo um modelo Fracassado, tanto que até a China se beneficiou da abertura de mercado e flexibilidade nas Leis trabalhistas.
Natália, gosto muito de seu trabalho e sempre acompanho seus vídeos aqui com a BBC, mas tenho algumas dúvidas na construção deste vídeo: Qual a diferença de um liberal, um neoliberal e o ultraliberal? ...Ao trazer as informações encontradas para a construção da pauta jornalística que embasa o vídeo, os 3 termos são apresentados e, embora quase nada de diferente se interponha naquilo que requisitam os liberais ao longo dos últimos 50 anos, o termo "ultraliberal" têm sido utilizado nos últimos anos com ênfase nos meios jornalísticos. Eu diria que seu emprego se inicia com os grupos políticos à esquerda, mas não posso proceder à origem de forma literal. Muitas vezes, o sufixo "ultra" é empregado para designar uma direita que assim se posiciona, ora por que se considera conservadora, ora porque se manifesta (com diferentes intensidades) contra os políticos de esquerda, ora porque simplesmente está cansada do peso do Estado sobre o cidadão que empreende ou paga impostos como cidadão comum. No entanto, a ênfase aplicada ao "ultra" intenciona, por meio do discurso, aproximar aqueles que querem menos Estado de grupos neofacistas. Creio que não seja absurda minha afirmação, na medida em que o atual presidente da república afirmou em discurso que se orgulha de ser chamado de comunista em oposição à "extrema-direita fascista". Então pergunto novamente: qual a diferença entre liberais, neoliberais e ultraliberais?
O vídeo comete várias imprecisões históricas: não existe teoria do livre mercado e Smith mal toca nesse assunto. O conservadorismo do século XIX já falava em liberal na economia e conservador nos costumes, e libertários são identificados desde o início do século XX. E o neoliberalismo valoriza o papel do Estado como gerente da economia, apenas pede afastamento de algumas atividades econômicas como produtor. Tem várias outras imprecisões, mas o vídeo é bom como introdução
Eu defendo liberalismo econômico, responsabilidade fiscal, estabilidade monetária, abertura comercial, reforma tributária, reforma administrativa, melhoria da qualidade dos serviços públicos. Eu me oponho a revogação da emenda do teto de gastos, auditoria da dívida pública, taxação das grandes fortunas, estatização de empresas estratégicas, ruptura com organismos internacionais como FMI e o banco Mundial, dolarização da economia brasileira, privatização total do sistema financeiro, redução drástica da carga tributária sem compensação fiscal e a adoção de medidas protecionistas e nacionalistas.
@tonyreis__ Privatização da matriz energética e defesa promove eficiência, atrai investimentos, mas requer regulamentações para proteger os vulneráveis e garantir acesso equitativo a serviços essenciais.
@tonyreis__Os EUA têm um sistema energético complexo com uma forte presença de empresas privadas, mas também mantêm uma regulação rigorosa para garantir segurança, acesso equitativo e estabilidade. A privatização completa da matriz energética não é uma abordagem única para todos os países, pois depende das circunstâncias, recursos e políticas específicas de cada nação. No caso do Brasil, a privatização da matriz energética deve ser considerada com base nas suas necessidades e contextos específicos. Uma abordagem cuidadosamente planejada e regulamentada pode trazer benefícios, como atração de investimentos e eficiência operacional. No entanto, é crucial equilibrar os interesses econômicos com a proteção dos cidadãos e o acesso equitativo a serviços essenciais. O processo deve ser guiado por uma análise aprofundada dos potenciais impactos e uma regulamentação robusta para assegurar que os objetivos do país sejam alcançados de maneira sustentável e inclusiva. Portanto, a privatização da matriz energética no Brasil deve ser considerada com base nas circunstâncias específicas do país, equilibrando benefícios econômicos com regulamentações que protejam os cidadãos e garantam acesso equitativo a serviços essenciais.
@tonyreis__Você não quer se deixar ser convencido por um ponto de vista que difere do seu, mas quis apresentar o seu ponto de vista a mim, que difere do meu. Em outras palavras, você só quer que eu seja convencido, mas mesmo que pareça que eu esteja certo, você nem para e reflete se pode estar do lado errado. Você só quer que eu esteja disposto a mudar de ideia e pare para pensar que posso estar errado.
Ainda hoje o liberalismo não pode ser reduzido ao neoliberalismo (libertarianismo). O vídeo teve que dar um salto e não falou dos liberais de esquerda ao longo da história, além de Rawls. o Prof. Wilson Gomes deu a letra.
Cara ela disse q os libertários apoiam trump e bolsonaro, q o Reagan é liberal, q o DITADOR Pinochet era liberal, q desemprego é uma característica base do liberalismo e ainda fez uma associação ao militarismo a isso. É literalmente só críticas e quando vem algo falando bem é só no meio do vídeo quando ela trouxe o liberalismo progressista americano pq puxa mais a esquerda. Aonde tá excelente isso? Tá completamente enviezado
Que visão limitada do liberalismo, esse vídeo está cheio de chavões e estereótipos sobre o liberalismo, é uma pena ver a BBC fazendo um trabalho tão porco sobre uma vertente política/econômica muito mais sofisticada do que esse material enviesado tenta passar.
mercado é livre por natureza, os humanos trocaram bens por milênios antes sequer de existir algum tipo de governo, mas hoje em dia pessoas que querem poder absoluto acham que precisam regulamentar o mercado
os países mais prósperos do mundo são os que tem o maior índice de liberdade econômica, até a China cresceu depois que abriu o mercado, ai se toda a américa latina fosse liberal a décadas estaríamos muito mais próximo a Europa e não no meio do caminho entre ela e a África.
@@manuelgoncalves5853 Lembrando que o topo do ranking de liberdade economica estão alguns paises nordicos... Alias, a suecia foi um dos paises mais liberais do mundo no seculo 19, mas é mais facil falar um discurso pronto do que estudar o que faria nosso pais realmente sair da miseria que sempre esteve
Oi pra todos. Bom vídeo, o último comentário me fez ficar ironico, pessoa achar que liberalismo é só pra brancos è mais uma tentativa de separar e colocar classes umas contra as outras, o sol , a chuva, o frio , o calor e dentre outras coisas, vem para todos, cabe a cada um saber aproveitar melhor as oportunidades. Me concidero de classe um pouco baixa, nem por isso vou achar um culpado pra querer jogar qualquer tipo de fracasso ou perda que venha a ter.....
eu acho que te enganaram. Ele ganhou essas jóias como presente personalíssimo, da mesma forma que aquele relógio do Lula. Só que como pegaram no pé, o TCU mudou o entendimento (já que o relógio do Lula continua com ele) Bolsonaro entregou as jóias para a União. Levando em conta que, se fosse Lula que tivesse ganho as tais jóias e a soçada não estaria criando caso, dá pra perceber o mau caratismo do brasileiro médio que ainda espalha essa lorota já explicada centenas de vezes. Aliás, a expressão "liberal clássico" não cabe em nenhum lugar da sua frase. Foi apenas mais um caso de desonestidade intelectual
BBC sempre com ótimos conteúdos só que a opinião política de algumas pessoas que modificam o conteúdo estraga um pouco, se soubermos separar as coisas podemos tirar boas lições. O mais legal seria se esse conteúdo fosse feito fora do Brasil por estrangeiros sem opinião política.
@@elargentino1811 Fora da lei não passam de inquisitores assim como os da igreja catolica, o "Estado de Direito" é algum tipo de Demiurgo pra eles. Cama que ja temos a cura bem criptografada.
não existe neoliberalismo, é apenas um termo pejorativo usado contra liberais ou supostos liberais, uma ferramenta usada no debate politico, não existe esse termo técnico dentro da literatura, e ninguém se intitulando neoliberais
O termo neoliberal, foi usado pela primeira vez no século XIX nos escritos do próprio Mises, com o termo neuen Liberalismus, se tornou pejorativo na América Latina devido pela forte adoção das ditaduras latinas ou movimentos antidemocráticos no seculo XX, como Chile e, em seguida, na Argentina, no Uruguai, no Brasil, na Bolívia e no Paraguai.
@@profano9201 o mises ele cita de outra forma, casual, apenas para falar sobre o novo e o velho liberalismo, mas nao da forma q é citada nos dias atuais, os autores nao se declaram neoliberais pq de fato esse termo não existe da forma pregada.
@@rodrigootavioguerreiro1685 Não sei por que você considera pejorativo. "neoliberal" = novo liberalismo. A maioria das vertentes do liberalismo presentes nos partidos pelo mundo tem grandes diferenças se comparado ao liberalismo clássico. Se existisse um partido liberal clássico aí sim seria ignorância chamá-lo de neoliberal.
O teu redator começou de forma razoável, mas se afastou do padrão razoável na parte final da exposição, comprometendo a meu ver a quantidade do conteúdo. Rafael de Lala, jornalista, diretor secretário do Instituto Democracia e Liberdade, Curitiba
Vim achando que iria ver uma explicação do que é ser liberal. Mas o vídeo é parcial e não explica o conceito clássico, parece que o objetivo é ajudar a macular o conceito.
Como é enviesada a reportagem. Onde uma estatal faz bem para o povo? Olhe a pobreza mundial como caiu desde 1900 para cá. Pouca coisa sobre quem defende a liberdade dar pessoas em empreender e não serem roubadas pelo Estado.
Gosto muito do canal, mas esse video é um desfavor politico. Liberalismo e autoritarismo estao em outro eixo politico, assim como esquerda e direita. Tentar explicar liberalismo com exemplo de pessoas é associar todas as acoes dessa pessoa a uma ideologia quando na verdade é preciso entender as definicoes da ideologia e isolar cada acao dessa pessoa. Acaba confundindo mais do que ajudando. Fica clara a confusao dos conceitos quando falam: liberalismo no brasil. O conceito de liberalismo é um só. Politicos que se proclamam liberais nao sao liberais só por falarem isso. Por isso é importante entender o conceito para poder identificar picaretas. Em todo caso isso nao tira o merito dos excelentes videos que fazem por aqui.
Excelente! Só uma observação: o "faire" é meio que o camaleão do francês e empresta muitos significados. É tipo o "get" do inglês, mas não significa o mesmo, claro. "Laissez-faire" pode ser traduzido como "deixe acontecer", o que cabe muito mais no conceito de liberalismo do que "deixe fazer", se eu bem entendi. "Deixe acontecer", isto é, não interfira (na economia, mas na vida dos outros, aí é outra história, né?). Mas, eu adorei a tua explicação.
Um vídeo pra definir liberalismo repleto de meias verdades (cadê osresultado dos governos Reagan, Thatcher e Pinochet?! IDH, PIB, desemprego, qlq coisa?!) e repleto de criticas. Quem diria?! Boa matéria enviesada pra manter na ignorância a quem é conveniente. Quem tiver interesse só pesquise os avanços nos países que adotaram politicas liberais de forma consistente. Atenção especial aos gráficos de liberdade econômica dos países junto com seu IDH. Infalivelmente quando um sobe o outro acompanha. Pq será?! Fica a reflexão.
Será mesmo? Peru tem mais liberdade econômica do que a França, quem tem IDH maior? El Salvador tem mais liberdade econômica que quase todos os países da América Latina, lá é muito bom né? Todos os exemplos de sucesso usados por neoliberais acabam sendo na verdade keynesianos em sua essência, com o estado sempre interferindo a fazendo políticas públicas.
@@gustavol2977 Esquerdistas usam dados qdo os convém e sem vergonha alguma de os manipular. Vamos lá: comparar Peru c França?! Preciso explicar as incompatibilidades abissais da sua falsa simetria?! Sejamos justos, compare Peru com outro sulamericanos. Vc não quer ver esse dado, né?! rs... El Salvador esta tendo liberdade econômica agora, foram anos de economia fechada. Presumo q vc saiba disso tb, mas tem q ignorar pra permanecer em dissonância. O que tem acontecido com El Salvador agora, comparado com o próprio El Salvador dos últimos anos em que tinha uma economia mais fechada?! Melhor ignorar esses dados tb, neh?! Amigo vc pode acreditar no que quiser, não tenho pretensão de convencer ninguém, sobretudo quem vive negando a realidade e consumindo só o que possui viés de confirmação daquilo que acredita, por mais q não seja verdade. Isto posto, vc tem direito a suas próprias opiniões, não aos próprios fatos. Os gráficos estão lá e mostram uma correlação entre liberdade econômica e avanço dos medidores sociais. O que você sente ou seu ego que não permite admitir que está errado não mudam esse fato. p.s.:desculpa por isso. Abraço!
Ótimo video DESinformativo. Recheado de críticas ao liberalismo e propositalmente não mencionando todo o bem estar social e econômico que os países que o adotaram passaram a vivenciar.
Para uma PARTE da sua população, e as custas de muito sangue nas periferias globias (América, África e Ásia). Bancar bem estar social com desgraças dos outros, fácil demais.
@@Adalberto.Ikegami eu sou um estado então? Eu, uma pessoa física, vou invadir países, roubar suas riquezas naturais, explorar seu povo, roubar seus artefatos culturais? Eu, uma pessoa de carne e osso? Mas gnt, por isso a gnt fala q liberal vive numa mundo de suposições malucas.
Antes falavam que o anarcocapitalismo era o comunismo da direita, agora estão colocando a utopia da direita mais a esquerda e citando até mesmo um modelo de governo que não só foi aplicado, como é um dos mais bem sucedidos da história.
@@filippepereira3543 quando existir um Mercado sem nenhuma regulação do governo, digo nenhuma, nenhuma mesmo, sem subsídio Estatal para nada, nada, nadinha, gaste seu próprio dinheiro, aí você vem me falar de Neoliberalismo aplicado. Existem tentativas, assim como do Comunismo, mas são duas coisas que nunca, repito NUNCA, serão alcançadas na prática. Os dois abominam o Estado, mas mamam nas tetas dele incansavelmente, por isso nunca saíram totalmente do papel. Pelo menos quando fracassam sempre vai haver a desculpa que foram "deturpados" 🤷🏻♂️.
@@filippepereira3543 o pib cresceu, mas a desigualdade e o desemprego tbm, o erro da mão invisível é que ela não é humana, ela é implacável e selvagem, o desenvolvimento econômico é acelerado quando se explora mais a base da pirâmide mas não é sustentável a longo prazo como se pode ver na historia, um modelo justo e prospero para todos é impossível de ser alcançado no capitalismo selvagem, a interferência humana por meio do estado é necessária para tornar o sistema mais humano e justo.
@@filippepereira3543cite um país não colonizador nem parte de império colonizador, que era grande, populoso, pobre e na periferia do capitalismo e que se desenvolveu integralmente com políticas neoliberais....Eu não consigo lembrar de nenhum...vc me ajuda??
Vídeo bem editado como sempre, mas completamente parcial e com pegadinhas sobre o assunto. Após falar das características do governo Bolsonaro, e logo depois comentar sobre o neoliberalismo e seus impactos negativos no aumento das desigualdades sociais, é mencionada uma declaração de 3 integrantes do FMI sobre esses impactos, só que essa declaração foi em 2016, ou seja, a cronologia errada dos acontecimentos pode gerar associações históricas equivocadas para quem vê o vídeo de forma mais "distraída". Não estou defendendo Bolsonaro nem o neoliberalismo, mas colocações como essa acabam manipulando a percepção dos espectadores que assistem ao vídeo. Outro detalhe é a predominância de "especialistas" com viés progressista ou de esquerda, tomando como informações verdadeiras apenas a visão de um espectro ideológico.
Excelente trabalho de produção e conteúdo, parabéns à todos. Esse tema precisa ganhar força e abrir debates sobre qual seria um modelo adequado, naturalmente eclético, para cuidarmos melhor do Brasil para o nosso povo.
Adam Smith NUNCA falou sobre "mão invisível" do mercado. Em todos os seus escritos (incluindo cartas pessoais) o pai da economia cita o nome "mão invisível" apenas 3 vezes. Uma delas é em um livro de astronomia que ele escreveu e as outras duas vezes nada tem haver com a "auto-regulação" do mercado. Já passou da hora de desmentir esse mito
Qualquer um que tenha estudado economia política e economia austríaca de forma honesta, entende que liberalismo e conservadorismo são opostos. Você pode querer um estado mínino na economia e forte no controle das liberdades individuais, só não chame isso de liberalismo, porque não é.
Estão de parabéns, pior analise política feita glossário político da BBC 👏 Os "especialistas" ouvidos foram todos do espectro político opostos ao analisado. Só argumento de "autoridade" de alto nível 👌
Começou bem, depois se perdeu em confusão entre o verdadeiro papel do Estado e ideologias políticas de esquerda. Este tema, Papel do Estado, deveria ter sido melhor analisado verificando a realidade de outras economias socialmente mais desenvolvidas e justas como, por exemplo, muitas localizadas na Europa Ocidental.
A reportagem pra quem está tendo um primeiro contato sobre o tema liberalismo é excelente, porém deixa a desejar por não ter acrescentado Adam Smith e o Jonh hobbies os dois maiores filósofos do liberalismo. É importante falar desses dois porque eles trazem a visão transparente de que o Estado não pode legislar o corpo das pessoas, e as pessoas não podem nunca fazer algo que tenha uma lei que proíba. Ou seja, o Estado só faz o que tá aprovado pela lei específica e o individua nunca terá a liberdade pra entrar em conflito com as leis. Essas idéias de Smith e hobbies são o alicerce do liberalismo. ❤❤❤
Infelizmente quando chegou o assunto abordando o Brasil, começou a distorcer o conceito liberal . Uma pena a jornalista deixar-se levar pela sua opção política.
O título do vídeo deveria ser: por que ser liberal é ruim? Abordagem absolutamente enviesada, apresentando rigorosamente TODAS as opiniões de "especialistas" negativas. Isso não é jornalismo, mas sim panfleto político. Que papelão, BBC Brasil.
@@samuelcremascopavandeolive7934, é você quem decide o que é falso ou verdadeiro? O vídeo apresenta diversas correntes políticas que usam a expressão Liberal como autodenominação. As correntes brasileiras mais representativas estão retratadas no vídeo.
O político brasileiro não é liberal ou conservador, simplesmente eles querem o dinheiro. Não importa de onde venha.
Ciro Gomes
@@houou5948 Ciro Gomes = Nota de 3 R$
@@houou5948Ciro não é liberal e nem conservador.
É o famoso dinheiro não tem cheiro. E aderem ao discurso da moda para simular um apoio com o fim único de lucro próprio. Eles observam demandas na sociedade e se dizem porta voz daqueles que os apoiam. Puro blefe. Procuram sempre dizer aquilo que o público deles quer ouvir e não têm ninguém ideologia própria. Se moldam ao curso daquilo que os traz mais dinheiro.
@@houou5948😂
Oh MDS
Kkkkkk
Muita alegria e felicidades pra você e o bebê, Nathalia. Obrigado pelo vídeo. Ótimo roteiro, uma aula!
neo liberalismo econômico é um câncer que destrói países resultando em miseria
Adendo: um dos maiores representantes do abolicionismo, foi Joaquim Nabuco, um liberal. Mas sim, foi um movimento que também envolveu conservadores. Da mesma forma que em ambos lados políticos, houve defensores da escravidão,
O movimento abolicionista brasileiro só funcionou por demanda externa, não porque acreditavam de fato nisso. Tão é que tentaram apagar essa ferida da nossa história e as consequencias seguem até hoje com o povo preto e pardo sendo o mais injustiçado.
Os próprios pensadores que ela citou, defender a propriedade privada sem ser os escravos sem direito a nada.
O liberalismo do século 19 lutava contra um Estado absolutista. O do século 20 luta contra o Estado. O do século 21, contra a própria noção de humanidade, de iluminismo.
@@MultiMarat sim. Mas atualmente não temos muitos defensores da ideia de humanidade e sequer do iluminismo. Tudo foi desconstruído, liberalismo, marxismo e só tem sobrado pós-modernidade no lugar. Um relativismo radical que leva ao fortalecimento dos radicalismos e extremismos. Porque onde a razão não tem mais espaço, resta apenas a imposição potestativa. Some o espaço do diálogo. Da busca pela verdade. Sem Apolo, tudo é apenas impulsividade. Guerra, sexo, caos e morte.
neo liberalismo econômico é um câncer que destrói países resultando em miseria
Liberal de verdade tem que ser liberal na economia e também nos costumes na medida certa.
é mto contraditorio e incoerente se dizer liberal na economia e conservador nos costumes ksksk...o estado n pode interferir na vida publica mas pode na vida privada? qual o sentido sentido disso??
@@sullivansilva5361 sentido nenhum isso. Por isso que para mim esses que se dizem conservadores são só reacionários com pânico moral. Conservador culto de verdade, que entende os fenômenos sociais e o chamado "tecido social" são poucos no Brasil.
Verdade
@@sullivansilva5361Você é que pensa! O liberalismo extremista se desvitalizou já no século XIX. Os liberais propõem a melhor de todas as políticas econômicas e nós a adotamos, mas nunca abriremos mão da nossa sagrada bandeira dos valores cívicos e religiosos. Conosco a liberdade não afronta as sagradas tradições.
@@sullivansilva5361 O que é liberal nos costumes?
Achei um vídeo interessante mas faltou delinear bem as diferenças das tradições. É notável que o liberalismo clássico, tal qual preconizado por pensadores como Adam Smith e Locke foram razoavelmente diferentes do movimento "neoliberal" da direita neoconservadora e do movimento liberal de esquerda da tradição rawlsoniana.
Liberais clássicos jamais apoiariam golpes de Estado, ditaduras ou qualquer coisa do tipo, pois o Estado de Direito, A Rule of Law, bem como os princípios de igualdade perante a lei e a democracia representativa, são partes constintuíntes e inegociáveis do pensamento liberal clássico.
Além disso, é ruim quando a maior parte das fontes citadas são de esquerda progressista ou liberal social. Isso enviesa o debate. Não digo que a opinião desses estudiosos não deva ser ouvida, mas era necessário chamar liberais clássicos para dizer de fato do que se trata o liberalismo na tradição clássica.
Ah, ponto de observação: não é possível falar de liberalismo no Brasil sem citar Guilherme Merquior, grande intelectual.
Exatamente. Por isso hoje o termo "neoliberal" virou chacota entre a esquerda que confunde com o liberalismo clássico
Basicamente ela chamou todos os críticos ao liberalismo pra falar. Aí saiu só crítica, apoio a ditadura, desemprego, submissão ao fmi, etc... Chamem pessoas com autoridade no assunto pra falar. "Só branco pode ser liberal". Refaçam esse vídeo por favor.
@@paulonasEles assim o fizeram, pois assim era de seu interesse.
O viés não foi atoa.
A matéria é propositalmente porca.
Não se engane.
Você foi luz agora... primeiro que neoliberal é um termo de esquerda. Liberais são liberais.
"Vamos fazer uma matéria sobre liberalismo.", "Ótima idéia! Só vou citar opiniões contrárias e tentar associá-lo o tempo todo a regimes autoritários!". Basta dizer que falou muito mais do Chile do que da Inglaterra ou dos Estados Unidos, que são exemplos de democracias liberais.
No geral, curti o conteúdo. Mas ficou muito preso tbm em usar o Chile como mau exemplo, quando há muitos países inclusive nórdicos que possuem uma economia de mercado e que são considerados liberais. Na Alemanha inclusive, por causa do histórico com nazismo e comunismo, a população em geral, quer cada vez menos intervenção do estado em suas vidas privadas. Temos bons exemplos de liberalismo pelo mundo, como Austrália, Noruega, nova Zelândia, Hong Kong, suíça, Finlândia entre muitos outros. Vale uma segunda parte trazendo também histórico destes países.
Lá no Iêmen também tá cheio de seu liberalismo aí, bróder! Por que não o citou como exemplo?!
E também sugiro que você pesquise a carga tributária desses países que você citou. Os nórdicos estão no topo!
Esses paises nordicos tem alto IR, tributacao de riqueza e usam mt o PIB deles para politica publica e tem protencionsismo...
Precisa dar una estudada melhor nesses paises. Grande parte das politicas neoliberais nao sao implementadas nesses paises
No vídeo fala que os neoliberais não compactuam com a intervenção estatal na economia e nos países nórdicas há muita, mas muita intervenção do estado na economia. São países liberais progressisitas (esquerda) e não neoliberais (direita)
Todos os países que você citou possuem estados interventores na economia, que fazem políticas públicas e possuem excelentes serviços públicos. Eles possuem economia de mercado e alto nível de liberdade econômica, mas seus estados são enormes, a tributação é elevada, são social-democracias, agem diretamente na distribuição de riqueza e possuem forças de trabalho altamente sindicalizadas. Além disso, não são conservadores nos costumes.
Acho que a matéria só faltou demonstrar o crescimento econômico do Chile, USA e Inglaterra e ao argumento que gera desemprego não encontra amparo estatístico.
O vídeo é raso e enviesado. Todas as fontes são de esquerda. Vindo da BBC é normal
A Inglaterra colonizou, escravizou e roubo meio mundo, é fácil ser rico roubando e o USA influência e e apoiou golpes no mundo inteiro pra que as suas empresas continuem ganhando dinheiro principalmente a sua indústria bélica
Mas quando fazem bobagem si o estado e primordial.
Liberdade sem grana não existe. Muito lindo mas e uma falácia. Grana pra quem, cara pálida?
@@ritas435 O estado não gera riqueza, priu! Acaba aí seus argumentos, cara pálida.
A única coisa que não entendi é falar que a década de 80 foi ruim por culpa do liberalismo.
Sendo que os únicos 2 presidentes dessa década, foi o Figueredo e o SARNEY (todos opostos ao liberalismo)
Ótimo vídeo
Figueredo liberal do regime militar kkkkkkkkkkk
@@ander6368 eu não falei que o Figueredo é liberal, eu falei literalmente o oposto
Mas era regime militar skskskk
neo liberalismo econômico é um câncer que destrói países resultando em miseria
@@eduzitos2814 A interpretação de texto do brasileiro está indo de mau a pior
"A DIFERENÇA ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO É QUE NO CAPITALISMO AS RIQUEZAS SÃO DISTRIBUÍDAS DE MANEIRA DESIGUAL E NO SOCIALISMO A MISÉRIA É IGUALMENTE DISTRIBUÍDA.
🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Então são iguais.😂
Canadá é socialista, sabia?
@@marcelocarvalho7528🤡
Ou seja o pobre sempre se lasca
existe uma outra diferença básica. O capitalismo é baseado em relações voluntárias, enquanto o socialismo é baseado no uso de violência e truculência do Estado
Democracia e liberalismo podem até não serem perfeitos, mas até aqui não surgiu algo melhor
Kkkkkkkkkkk
Se democracia fosse bom nao começava com DEMO
O mundo desenvolvido se baseia na liberdade especialmente a comercial e migratoria pq as pessoas escolhem seus governos pela migracao nao por promessas, nao democracia, mas isso os politicos nao querem q vc saiba
@@BalacypaxKkkk no mundo desenvolvido o que vale e a formação de monopólio e aligopolio, os grandes engole os pequenos.
@@vanderliteodoro3033 exato por isso a necessidade da abolição do estado o maior monopólio de todos e o criador do s outros
Como liberal não me senti representado por esse texto, alguns momentos até ofendido com a opinião de terceiros que a Nathalia repercutiu. Quase todos foram negativos e com viés elitista. Centrou o liberalismo na luta contra a esquerda que centraliza o poder no estado que está correto mas ignorou a luta que se tem contra os conservadores. O conceito que defendemos de meritocracia, tão distorcido pela direita mais extrema, não é simplesmente "o pobre que lute, eu lutei" não é isso MESMO mas sim que uma pessoa, seja ela de qual faixa for, se houver capacidade e mérito ASCENDA enquanto aquele que não tem mérito DESCENDA. Para isso claro precisamos que todos sejam livres para exercer o seu potencial de maneira igual independente de quanto dinheiro tenha. Não vou me estender mais senão vira palestra mas fica a crítica para que em uma próxima oportunidade se de mais espaço aos pilares liberais e principalmente o bom resultado que países que implementaram a doutrina liberal conseguiram.
Concordo! Imagine eu, libertário, como me senti. É um grande passo a BBC, uma rede soça, estar falando sobre isso. Mas faltou fazerem a lição de casa para passar uma informação mais aprofundada e precisa. Mas convenhamos, por serem soças, até que foram bem longe... eu nunca pensei em ver uma coisa assim que não fosse em canais libertários. Pena que estão ensinando pela metade...
Foi bom citar o Chile, que até hoje é um pais Desenvolvido e Estável, não livre de erros mas é inegável o crescimento e desenvolvimento deles através do Liberalismo.
Idosos se SUlClDANDO pela aposentadoria insuficiente e o zé falando em avanço... Pqp! Esse fato é "apenas" a degradação TOTAL da sociedade humana.
Gata você trabalhou com o burrinho
Total verdade saiu do país mais pobre com pior IDH para o mais rico com melhor IDH da América do Sul, daí ao invés de mostrar os dados mostram um comentário de um esquerdista sem base em nada
O Chile não é considerado desenvolvido, especialmente por causa da elevada desigualdade de renda. Faltou um Estado aí para dividir as bonanças do liberalismo.
@quebrisaboavsGrande coisa. A gente sabe muito bem como funciona. 🤓
Que conteúdo excelente! 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bem explicado...
A Diferença da Esquerda Europeia pra da America do Sul, é que as daqui veem Liberal como Neoliberal ou "defensor de empresários" kkk essa visão tão miope e distorcida é o que faz a gente ainda continuar razo em discussões Políticas.
A esquerda não apoia empresários, quem apoia empresários é a direita. A esquerda é uma só, mundialmente! A esquerda aqui, nos EUA, na Europa, na África, na Ásia, na Oceania e na Antártica vai ser exatamente a mesma, apoiar as causas sociais, e as minorias sociais incondicionalmente, e ir contra a religião e contra o negacionismo científico.
@@Ccccc-bt5wi fascismo e nazismo é da laia da direita mesmo, não adianta vcs quererem negar a história, por isso os direitistas são tão contra as disciplinas de história, e contra os ensinamentos sobre a escravidão e sobre o que a direita fez no passado e pq mostra na realidade o que gente da laia de vcs fizeram e querem perpetuar hoje em dia. Aí quando ensina as coisas ruins que a direita fez na antiguidade, vcs não gostam e falam que as escolas doutrinam as crianças e adolescentes, que tem doutrinação ideológica. Igual aqueles pais de direita e bolsonaristas, que foram na escola ameaçar com arma os professores pq estava na atividade da filha dele pra falar os progressos das mulheres na sociedade atual em relação a antigamente, ele foi na escola pq não gostou, e achou que estavam fazendo doutrinação ideológica na escola.
Conheço gente do meu círculo social, trabador assalariado, que abre uma MEI e na semana seguinte já se diz contra a qualquer menção de direitos trabalhistas...😅😅😅😅
@@gilbertooliveira8386e não pode? 😂😂😂 Tem que ser socialistinhEEEE😂😂
@@gilbertooliveira8386conheço gente que é concursado e só por isso é a favor de mais estado, não se importando com oq pode ocorrer com o endividamento público 😂😂
Uma correção deve ser levada em conta ou no mínimo, um contraponto entre Hobbes X Locke.O primeiro era um teórico do absolutismo declarado, ao passo que o outro era para alguns teóricos como o Claudio Weffort uma espécie de "Pré-Iluminista". Acredito que esse contraponto, estabeleceria uma distinção primaria entre o clássico liberalismo político.
"existem 2 tipos de liberal": o liberal q é à favor da liberdade absoluta única e exclusiva dele e do grupinho dele "e as minorias tem q se curvar" e o liberal à favor da liberdade de todos da mesma forma q implica em ter q respeitar os limites e a liberdade alheia...
Na realidade a 1° opção vc está profundamente enganado, não tire Bolsonaro como referência pois claramente ele é reacionário radical de centro direta...as Minorias são apenas os LGBTqi e ñ os negros já que o Brasil é 60% deles
Fato.
Logo o seu primeiro exemplo de "liberal" não tem nada de liberal nele. Ele pode até se auto denominar Liberal, mas de Liberalismo ali não se tem nada.
O primeiro não é liberal, é conservador e até pode roçar o ditatorial, já o 2º que é aberto à liberdade igualitária, sim e parece que tem funcionado veja os países que a praticam (Escandinavos, Países Baixos).
Engraçado que o seu primeiro exemplo você fala como que se não fosse justamente essas "minorias" que lutassem por liberdade absoluta para elas ao mesmo tempo que condena quem não pertence ao movimento. Hipocrisia purinha. As leis positivadas favorecem e discriminam beneficamente quem? Quem tem mais direitos que quem?
Pra mim ser liberal é querer um Estado menos inchado e maior liberdade na iniciativa privada para atender melhor a população.
E como a população, num país pobre, seria atendida por um estado mínimo?
@@stankiewicz1992simples, não seria atendido. Da minha visão, libertarisno ou ancap é uma forma mais culta de promover o que a gente chama na natureza de lei da selva na sociedade, onde apenas os mais sagaz continuam o reinado
@@izanagi3036 seria perfeito!
Eu sempre tive vontade e um fetiche de caçar humanos pobres e mais fracos, e usar seus corpos sexualmente para satisfazer meus desejos sádicos....Depois descarta-los num sistema de compostagem para adubar minha horta urbana, pois acho importante ser sustentável e zelar pelo meio ambiente...
Sendo rico, num estado mínimo com uma polícia privada, eu poderia fazer isso! Tal qual os nobres faziam na idade média kkkk. Eu adoraria!
@@stankiewicz1992num sistema onde a moral da sociedade esteja destruída sendo regida apenas pelo dinheiro esse caso seria totalmente possível, pois o ser humano é um dos piores animais existentes na terra
@@izanagi3036 sem contar que, sem estado para proteger essa massa inútil de pobres, poderíamos fazer numa efetiva higiene social nas cidades, acabar com as favelas e realocar os pobres em zonas distantes, usando-os apenas quando necessário...
Ótimo video, como sempre. Saúdes a tua criança Nathalia, parabéns 👏👏👏👏🥳
Enviesada e meias verdades… O vídeo precisa ser checado para passar mais credibilidade
O vídeo Tá muito enviesado
@@FelipeSilvaVesuvio tão enviesado quanto
@@FelipeSilvaVesuvio sim, cada um deve escolher oque pensar como agir que religiao seguir qual loja comprar, etc
Completamente enviesado. Vídeo fala sobre liberalismo e “neoliberalismo” mas o único autor citado em aspas liberal é Locke, de séculos atrás! Rsrs mas na crítica mais de 5 “pensadores” atuais. Chega ser risonho.
Cara, eu sou comunista. Eu não defendo nenhuma dessas ideologias. O vídeo foi bem feito.
Me permitam fazer uma observação.
Como muitos podem pensar, a frase "mão invisível do mercado" não aparece em nenhuma parte na coletânea "A riqueza das nações", ele só aparece uma única vez em um livro publicado anteriomente.
Engraçado é isso, quer menos estado, mas querem mandar na vida privada do cidadão, liberdades e até na vida sexual.
Esses pessoal não sabe o que quer!
Ninguém quer mandar na sua vida privada. O que a gente quer é que vcs não façam atos públicos. Se vc gosta de pouca vergonha faça entre quatro paredes. Ninguém é obrigado a ver isso não.
Tá confundindo liberalismo com conservadorismo.
Conservadorismo (Deltan Dallagnol por exemplo) se ancoram na religião para querer moldar a vida dos individuos (contra drogas, aborto, etc).
Liberalismo mesmo prega a liberdade economica, desburocratização da economia, écontra monopolios como ter 5 ou 6 bancos, 1 unica empresa de petroleo e cntrolada com a mão podre do governo, e tambem é contra o Estado dizer se voce pode ou não abortar, ter uma arma, comprar maconha. Aí estão o Partido Novo, ou alas dele por exemplo.
Basicamente, liberais e conservadores se unem porque do outro lado, a esquerda e principalmente o atual desgoverno conseguem ser um desastre compelto em tudo que se propõe a fazer:
Economia pífia, mesmo nos anos dourados para economias emergentes comandadas pela china (200-2012), e saíram do poder deixando o país igualmente afundados em criminalidade, educação precária, saneamento basico inexiste pra mais de 50% dos municipios, economia sub-desenvolvida e população vivendo de sub-emprego e emprego não-formal, e ainda milhoes de brasileiros endividados com nome sujo por financiamentos estimualdos a perder de vista. Comprar é bom mas depois precisa pagar, esquecem disso quando citam o governo do Lula. Agora que ele não tem mais tanto vigor economico externo por trás e precia mostrar sviço, ta aí patinando e fazendo papel de trouxa todo dia. Aí o que acontece é ele fazer que todo populista de esquerda faz na america latina, afundar o país e deixar rombo pro futuro, enquanto a midia nacional endeusa ele porque essa mesma mídia se nutre da política nefasta e corrupta dele.
Abçs
São falsos liberais...
Quem é liberal de fato defende a liberdade econômica e social
@@robertmarques8343 se essa é sua definição de pouca vergonha, somos obrigados a aceitarem os valores impostos da cabeça de vocês ? E explique melhor o que você quis dizer com "atos públicos"
O crescimento econômico único e verdadeiro está na educação social, tanto econômica e quanto cultural, liberalismo é importante sim para a sociedade principalmente quando é feita de modo a prover a liberdade do indivíduo do estado, mas em conta partida o estado é fundamental para auxiliar as classes vulneráveis levando educação e qualidade de vida como saneamento básico e promovendo a desportiva nas comunidades junto a cultura e arte, o crescimento do indivíduo na sociedade só vem através da educação consequentemente sua liberdade do estado famoso sair da casa dos pais e desbrava o mundo.
Sou liberal e preso pela igualdade de todos os povos e ideologias, juntos somos mais fortes.
Todos olhando para o proprio umbigo. Muito contraditório ser liberal na economia e nao em todo o resto como drogas, aborto, opção sexual etc... E o inverso tambem é igualmente contraditório. Quem defende o ser liberal apenas em algumas áreas esta advogando em causa própria.
Por isso mesmo não tem que ser a definição de liberal a correta pra esquerda ou direita, mas sim se é progressista ou conservador.
@@diso7971Liberalismo no Brasil pode ser resumido como - faça o que eu digo, não o que eu faço. Tô errado??
@@a7a3lr5m6 continuará controverso; ou é liberal ou não é. Progressistas e conservadores quando falam em liberalismo são controversos da primeira ate a última frase.
@@diso7971 o liberal em si também é um pouco controverso, menos que os progressistas e conservadores, mas ainda tem alguma coesão. Indo mais para o extremo do liberalismo, os libertários e ultraliberais puristas não se importam com esses seus argumentos, para eles o individualismo é sempre levado até as últimas consequências, não se mete na vida alheia, as pessoas tem o tireito inclusive de quererem tirar a própria vida e a eutanásia é permitida, nem em questões como aborto o estado deveria intervir segundo essa posição. Na lei brasileira, apesar de o aborto ser proibido (com algumas exceções), o feto não goza de direitos, a lei só considera um indivíduo capaz de gozar dos direitos de um cidadão o bebê nascido vivo, portanto, aborto, apesar de crime, pela lei brasileira, não é uma assassinato. Essa não é minha opniao, é o que está na lei.
@@franciscosousa3368 exatamente.
Gostei muito dessa lista de vídeos do glossário político. Muito completo e direto.
Uma visão distorcida do que é ser liberal.
Nitidamente uma avaliação do liberalismo usando os óculos de esquerda progressista. Não é uma abordagem neutra pois faltou o direito ao contraditório, ou seja, incluir também como fonte de referência, análise de políticos, cientistas políticos e economistas que tem visão/posicionamento pró liberal.
Justamente. Como falar de liberalismo se a definição deste tema ficou por conta de fontes não liberais? 🤷🏽♂️ enviesado para criticar
QUE credencial você tem pra falar de liberalismo, mesmo você sendo liberal?!
COMO tu acusa parcialidade quando tu não oferece nada menos parcial??
Esses vídeos são muito esclarecedores é bem feitos. Parabéns pelo bebê Nathalia, muita saúde para o neném, muita tranquilidade para a mamãe!!
Parabéns pessoal. Esse glossário político contextualizado na história está muito bom. Por favor continuem essa série de alfabetização política. Nosso povo precisa muito dela ❤
Perfeitamente. Alfabetização política. Nosso povo é apaixonado por políticos, não por política de verdade.
neo liberalismo econômico é um câncer que destrói países resultando em miseria
Viva ao Liberalismo econômico. 👏🏼👏🏼
💎🤡👈
so o economico? ser conservador nos costumes ta ok ne kskks
E social tbm 👏👏
@@sullivansilva5361 Desde que não incomode ninguém está de boa, eu sou conservador e respeito todo mundo, independentemente se a pessoa é diferente do que eu.
sarney era um congelador de preços, bem longe de ser liberal
E Michel Temer? O pior presidente do Brasil, não era liberal? O odiado por todos
Exato! Era um socialista que a extrema-esquerda chamava de liberal.
Aliás, liberal hoje é bem socialista também rsrs... liberal de verdade é libertário
O liberalismo politico nasce ligado a tolerância religiosa (John Locke). Depois, Adam Smith observa que qdo existe condições de alinhar os benefícios coletivos com incentivos individuais, a busca pelo lucro tras prosperidade para a sociedade como um todo. Essa seria a raiz do liberalismo econômico.
No século XIX John Stuart Mill, filósofo utilitarista liberal, promoveu a ideia de que para cada indivíduo a felicidade consiste em coisas diferentes e que não caberia ao Estado dizer as pessoas qual era o modelo de felicidade, mas dar condições mínimas para que cada um escolha o que é melhor para si.
Mill teve ainda importância em defender o sufrágio univernal, o voto feminino e a abolição da escravidão. Para ele, todos deveriam ter voz, e dentro das regras do Estado de Direito, dentro da lei, buscar a sua felicidade.
De certa forma as Democracias Liberais modernas são inspiradas no utilitarismo de Mill. Outros pensadores como Tocqueville, Burke e Montesquieu tbm ajudaram na construção das principais ideias por trás da Democracia Liberal (igualdade perante a lei, estado de direito, direitos de propriedade, separação dos 3 poderes de modo a um controlar o outro, liberdade de expressão e de imprensa, direitos de minorias).
O que se chama de "neoliberalismo" é um movimento político que nasce da crise do modelo keynesiano que imperava no Ocidente desde pós guerra. Ainda no contexto da Guerra Fria (anos 70) diante de crises fiscais e inflacionárias mto graves acompanhadas de choques externos (choques do petróleo e de juros). Os políticos dessa época de alguma forma criaram uma mística em torno deles, pois o Ocidente ganhou a Guerra Fria contra os Soviéticos (1989/1992).
Outra coisa completamente diferente são as definições de "liberal" nos EUA e na Europa. Nos EUA os liberais são democratas progressistas que se opõe na política local aos conservadores do Partido Republicano. O sistema eleitoral americano baseado no voto distrital puro tende a essa lógica binária política mesmo. Lá os liberais são o que o senso comum chama de "esquerda". Na Europa e na verdade em praticamente todas as outras Democracias, com lógica e/ou cultura eleitoral diversa dos EUA, os liberais estariam mais próximos do Centro ou Centro Direita do espectro partidário.
Acho que a reportagem foi rasa e explicou muito mal os diferentes conceitos, misturando bananas com laranjas.
Existe o liberalismo histórico com suas vertentes econômica e política, existe a Democracia Liberal (regime que o Brasil, por exemplo, faz parte) e existe as diferentes noções de políticos liberais que dependem das regras eleitorais de cada nação.
Existe ainda um movimento político que foi chamado de "neoliberalismo" que surge no final da década de 70 e se populariza nos anos 80 que teve Margaret Thatcher como sua figura mais conhecida. São coisas diferentes e devem ser bem explicadas para não gerar confusão.
Neoliberalismo não é uma corrente política. É um rótulo criado com intenção de ser pejorativo. Nenhum desses citados no vídeo se diziam "neoliberais" apenas liberais.
sim, bbc tá errada, só vc e os videos de internet estão certos
realmente não é uma corrente politica, é econômica, e vc se fizer uma pesquisa rápida vai descobrir que é uma corrente liberal moderna que ignora algumas ideias liberais clássicas, como a oposição ao autoritarismo, tanto é que neoliberais e ditaduras foram uma dupla clássica aqui na América Latina mesmo a base do liberalismo se opondo a qualquer forma de governo absolutista
concordo totalmente!
@@grandexu sim, a BBC está errada, pois é formada de socialistas que não gostam de estudar profundamente. Neoliberal é o mesmo que esquerdista. Liberalismo de verdade é o liberalismo clássico, coisa que o pessoal da BBC não tem muita idéia e não sabe como funciona
Ela tá grávida 😍😍 que lindaaa
Que piada, literalmente matam o conceito do liberalismo com essa desgraça de "liberais na economia e conservador nos costumes".
Liberal na econmia pq acha q pode ficar rico e conservador é pq é preconceituoso. kkk
@@adrianohenrique6118 mais ou menos por aí. O problema está na coerção. Todos têm o direito de ser preconceituosos. O grande problema está na coerção desses preconceitos através de violência estatal
Muito bom vídeo, bem esclarecedor
Excelente a sua locução . Que seu parto seja em paz , e lhe traga muito alegria .
Reportagem excelente!!
"Liberal na economia e conservador nos custumes" é o ápice mau caratismo 😂
QUERO MAIS LIBERDA...mas pera lá. Liberdade só para mim. O outro não pode ter a mesma liberdade 🤬
Kkkkkk aqui nessa bagaça tem até libertário conservador nos costumes kkkkkkkkk
Nunca ouvi tanta idiotice 😂. A liberdade econômica é pra todos nesse mantra. Vc deve preferir nenhuma liberdade e ser um dependente do estado, como se o estado não fosse se meter nos costumes , vide os casos da China e Rússia por exemplo 😂
O ápice do mau caratismo é desejar que o Estado tome a propriedade alheia, fruto do trabalho alheio. Pra mim quem deseja isso é pior que ladrão qualquer, o ladrão ao menos se arrisca pra roubar, não fica usando o estado pra isso 😂
É o típico que se autodenomina "Cidadão de Bem"
@@cristianolanzoni3186 Senão existisse Estado, grande parte da população teria morrido de Covid simplesmente porque não teriam como comprar a vacina.
Excelente vídeo!
Sou branco e NÃO tenho a vida ganha. Ralo muito desde cedo até mais de meia-noite todo dia para comprar comida e pagar as contas. Moro numa cidadezinha do interior, e acredito que seríamos mais livres se não pagássemos tanto imposto. Só porque não sou negro não posso pensar assim?
Eu sou branco tbm e compartilho da mesma opinião. Ralo pra caramba, não sou rico.
@@enniorodrigues4532 o tanto de horas q vc trabalha excede o tempo pago por seu trabalho. As tecnologias seriam pra diminuir nosso tempo de trabalho seria justo, mas os capitalistas (quem tem capital pra investir/empresários) manteve as 6h ou 8h de trabalho. Assim, vc produz muito e continua recebendo X e o excedente gerado é apropriado pelo capital, na forma da mais-valia. O imposto que o Estado recebe do capital foi antes trabalho não pago realizado pelo trabalhador q retorna na forma de educação publica, saúde, transporte e segurança. O problema é que esses capitalistas compram políticos com propinas e lobbies para sucatear tais serviços pro povo recorrer ao privado ou compram por preço de banana após a privatização. Além disso, a tributação sobre consumo representa praticamente a metade de toda a carga tributária no Brasil. Se a tributação fosse em relação à renda como quer o ministro Haddad as coisas poderiam melhorar, o problema foi esse congresso safado q o povo elegeu em 2022.
Não só isto, mas dizer que "só branco defende estas pautas" é dizer que negros não podem ser liberais, ou associar liberalismo com raciamo. e há vários liberais que são negros (inclusive o prof gomes citado no video). Quem é bbc para dizer o que as pessoas negras devem pensar?
Vídeo interessante, mas mais focado na crítica, do que em explicar o que é liberalismo como sugere o título.
Liberal defende um sistema mais Competitivel, Previsível e individualista no que se refere ao trabalho, Uma economia centralizada continua sendo um modelo Fracassado, tanto que até a China se beneficiou da abertura de mercado e flexibilidade nas Leis trabalhistas.
Esse daí já vendeu a mãe é muito
O estado chinês mantém a "mão invisível do mercado" na coleira.
Eles adestraram o capitalismo ...
Cara, sai dessa fantasia e olhe a realidade.
@maninho12 É essa a sua argumentação: "Vai estudar"?
O próprio EUA não defende a liberdade econômica quando é do interesse deles
perfeito! tragam mais esses glossários
Natália, gosto muito de seu trabalho e sempre acompanho seus vídeos aqui com a BBC, mas tenho algumas dúvidas na construção deste vídeo: Qual a diferença de um liberal, um neoliberal e o ultraliberal? ...Ao trazer as informações encontradas para a construção da pauta jornalística que embasa o vídeo, os 3 termos são apresentados e, embora quase nada de diferente se interponha naquilo que requisitam os liberais ao longo dos últimos 50 anos, o termo "ultraliberal" têm sido utilizado nos últimos anos com ênfase nos meios jornalísticos. Eu diria que seu emprego se inicia com os grupos políticos à esquerda, mas não posso proceder à origem de forma literal.
Muitas vezes, o sufixo "ultra" é empregado para designar uma direita que assim se posiciona, ora por que se considera conservadora, ora porque se manifesta (com diferentes intensidades) contra os políticos de esquerda, ora porque simplesmente está cansada do peso do Estado sobre o cidadão que empreende ou paga impostos como cidadão comum. No entanto, a ênfase aplicada ao "ultra" intenciona, por meio do discurso, aproximar aqueles que querem menos Estado de grupos neofacistas. Creio que não seja absurda minha afirmação, na medida em que o atual presidente da república afirmou em discurso que se orgulha de ser chamado de comunista em oposição à "extrema-direita fascista".
Então pergunto novamente: qual a diferença entre liberais, neoliberais e ultraliberais?
Grande desserviço esse vídeo. Mais confunde que ajuda. Joga tudo num balaio só!
O vídeo comete várias imprecisões históricas: não existe teoria do livre mercado e Smith mal toca nesse assunto. O conservadorismo do século XIX já falava em liberal na economia e conservador nos costumes, e libertários são identificados desde o início do século XX. E o neoliberalismo valoriza o papel do Estado como gerente da economia, apenas pede afastamento de algumas atividades econômicas como produtor. Tem várias outras imprecisões, mas o vídeo é bom como introdução
Eu defendo liberalismo econômico, responsabilidade fiscal, estabilidade monetária, abertura comercial, reforma tributária, reforma administrativa, melhoria da qualidade dos serviços públicos. Eu me oponho a revogação da emenda do teto de gastos, auditoria da dívida pública, taxação das grandes fortunas, estatização de empresas estratégicas, ruptura com organismos internacionais como FMI e o banco Mundial, dolarização da economia brasileira, privatização total do sistema financeiro, redução drástica da carga tributária sem compensação fiscal e a adoção de medidas protecionistas e nacionalistas.
Eu estudei com amigo assim só é meio burrinho
@@cattdog meio só é totalmente burro 😀⛏️
@tonyreis__ Privatização da matriz energética e defesa promove eficiência, atrai investimentos, mas requer regulamentações para proteger os vulneráveis e garantir acesso equitativo a serviços essenciais.
@tonyreis__Os EUA têm um sistema energético complexo com uma forte presença de empresas privadas, mas também mantêm uma regulação rigorosa para garantir segurança, acesso equitativo e estabilidade. A privatização completa da matriz energética não é uma abordagem única para todos os países, pois depende das circunstâncias, recursos e políticas específicas de cada nação. No caso do Brasil, a privatização da matriz energética deve ser considerada com base nas suas necessidades e contextos específicos. Uma abordagem cuidadosamente planejada e regulamentada pode trazer benefícios, como atração de investimentos e eficiência operacional. No entanto, é crucial equilibrar os interesses econômicos com a proteção dos cidadãos e o acesso equitativo a serviços essenciais. O processo deve ser guiado por uma análise aprofundada dos potenciais impactos e uma regulamentação robusta para assegurar que os objetivos do país sejam alcançados de maneira sustentável e inclusiva.
Portanto, a privatização da matriz energética no Brasil deve ser considerada com base nas circunstâncias específicas do país, equilibrando benefícios econômicos com regulamentações que protejam os cidadãos e garantam acesso equitativo a serviços essenciais.
@tonyreis__Você não quer se deixar ser convencido por um ponto de vista que difere do seu, mas quis apresentar o seu ponto de vista a mim, que difere do meu. Em outras palavras, você só quer que eu seja convencido, mas mesmo que pareça que eu esteja certo, você nem para e reflete se pode estar do lado errado. Você só quer que eu esteja disposto a mudar de ideia e pare para pensar que posso estar errado.
Excelente conteúdo!
Traga mais vídeos como este e felicidades para vc e sua criança
Ainda hoje o liberalismo não pode ser reduzido ao neoliberalismo (libertarianismo). O vídeo teve que dar um salto e não falou dos liberais de esquerda ao longo da história, além de Rawls. o Prof. Wilson Gomes deu a letra.
Que excelente vídeo. Gosto muito deste assunto de ideologia do espectro político
Cara ela disse q os libertários apoiam trump e bolsonaro, q o Reagan é liberal, q o DITADOR Pinochet era liberal, q desemprego é uma característica base do liberalismo e ainda fez uma associação ao militarismo a isso. É literalmente só críticas e quando vem algo falando bem é só no meio do vídeo quando ela trouxe o liberalismo progressista americano pq puxa mais a esquerda.
Aonde tá excelente isso? Tá completamente enviezado
Sua dicção é tão boa que imposição não aprender essa aula maravilhosa que vc deu.
Excelente Análise como Sempre !!!
Felicitações !!
Os comentários dos especialistas que nós são tão especialistas assim que foi o melhor do vídeo kkkk
Ótimo conteúdo 👏 Tragam mais vídeos como esse,muito conhecimento passado.
Cara, a abolição foi um movimento liberal, André Rebouças, Joaquim Nabuco, Luiz gama, eram todos liberais.
Que visão limitada do liberalismo, esse vídeo está cheio de chavões e estereótipos sobre o liberalismo, é uma pena ver a BBC fazendo um trabalho tão porco sobre uma vertente política/econômica muito mais sofisticada do que esse material enviesado tenta passar.
Vídeo muito ruim mesmo, minha nossa senhora
Não poderia concordar mais
mercado é livre por natureza, os humanos trocaram bens por milênios antes sequer de existir algum tipo de governo, mas hoje em dia pessoas que querem poder absoluto acham que precisam regulamentar o mercado
Mamãe Passarinho 😁.
Todo mundo fala que o problema está na ribinboka da parafuseta mas ninguém sabe onde fica a ribinboka da parafuseta.
os países mais prósperos do mundo são os que tem o maior índice de liberdade econômica, até a China cresceu depois que abriu o mercado, ai se toda a américa latina fosse liberal a décadas estaríamos muito mais próximo a Europa e não no meio do caminho entre ela e a África.
Vamos taxar igual aos Nordicos entao. Que tal?
@@manuelgoncalves5853 Lembrando que o topo do ranking de liberdade economica estão alguns paises nordicos... Alias, a suecia foi um dos paises mais liberais do mundo no seculo 19, mas é mais facil falar um discurso pronto do que estudar o que faria nosso pais realmente sair da miseria que sempre esteve
Oi pra todos. Bom vídeo, o último comentário me fez ficar ironico, pessoa achar que liberalismo é só pra brancos è mais uma tentativa de separar e colocar classes umas contra as outras, o sol , a chuva, o frio , o calor e dentre outras coisas, vem para todos, cabe a cada um saber aproveitar melhor as oportunidades. Me concidero de classe um pouco baixa, nem por isso vou achar um culpado pra querer jogar qualquer tipo de fracasso ou perda que venha a ter.....
Lúcido 👍
Liberalismo na economia é o melhor dos mundos!
liberdade é o certo em todas as áreas, não só na economia
Obrigado pelo conteúdo!! 👏🏿👏🏿👏🏿
Bolsonaro de fato, é um liberal clássico que usou muito bem o conceito da "mão invisível", para as jóias do patrimônio do governo federal 😂😅
Sim, inclusive modificando o lema clássico do EB: "Braço Forte, Mão Leve."
"deus, pátria e farinha"
devemos classificar corretamente o Bolsonaro pois hora ele é fascista hora liberal
eu acho que te enganaram. Ele ganhou essas jóias como presente personalíssimo, da mesma forma que aquele relógio do Lula. Só que como pegaram no pé, o TCU mudou o entendimento (já que o relógio do Lula continua com ele) Bolsonaro entregou as jóias para a União. Levando em conta que, se fosse Lula que tivesse ganho as tais jóias e a soçada não estaria criando caso, dá pra perceber o mau caratismo do brasileiro médio que ainda espalha essa lorota já explicada centenas de vezes.
Aliás, a expressão "liberal clássico" não cabe em nenhum lugar da sua frase. Foi apenas mais um caso de desonestidade intelectual
@@ancapiaSociety sentiu 😂🤣as moedas da fonte matou as carpas 🤣😂
BBC sempre com ótimos conteúdos só que a opinião política de algumas pessoas que modificam o conteúdo estraga um pouco, se soubermos separar as coisas podemos tirar boas lições. O mais legal seria se esse conteúdo fosse feito fora do Brasil por estrangeiros sem opinião política.
Hoje continuamos denunciando os abusos dos imperadores TOGADOS!
Cuja BBC News Brasil é tão conivente!
Parabens ao STF
Coloca essa lixaiada na cadeia
@@elargentino1811 Fora da lei não passam de inquisitores assim como os da igreja catolica, o "Estado de Direito" é algum tipo de Demiurgo pra eles. Cama que ja temos a cura bem criptografada.
não existe neoliberalismo, é apenas um termo pejorativo usado contra liberais ou supostos liberais, uma ferramenta usada no debate politico, não existe esse termo técnico dentro da literatura, e ninguém se intitulando neoliberais
O termo neoliberal, foi usado pela primeira vez no século XIX nos escritos do próprio Mises, com o termo neuen Liberalismus, se tornou pejorativo na América Latina devido pela forte adoção das ditaduras latinas ou movimentos antidemocráticos no seculo XX, como Chile e, em seguida, na Argentina, no Uruguai, no Brasil, na Bolívia e no Paraguai.
@@profano9201 o mises ele cita de outra forma, casual, apenas para falar sobre o novo e o velho liberalismo, mas nao da forma q é citada nos dias atuais, os autores nao se declaram neoliberais pq de fato esse termo não existe da forma pregada.
@@rodrigootavioguerreiro1685
Não sei por que você considera pejorativo. "neoliberal" = novo liberalismo.
A maioria das vertentes do liberalismo presentes nos partidos pelo mundo tem grandes diferenças se comparado ao liberalismo clássico.
Se existisse um partido liberal clássico aí sim seria ignorância chamá-lo de neoliberal.
Excelente vídeo aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Simpatizo com o liberalismo.
O teu redator começou de forma razoável, mas se afastou do padrão razoável na parte final da exposição, comprometendo a meu ver a quantidade do conteúdo. Rafael de Lala, jornalista, diretor secretário do Instituto Democracia e Liberdade, Curitiba
Vim achando que iria ver uma explicação do que é ser liberal. Mas o vídeo é parcial e não explica o conceito clássico, parece que o objetivo é ajudar a macular o conceito.
Como é enviesada a reportagem.
Onde uma estatal faz bem para o povo?
Olhe a pobreza mundial como caiu desde 1900 para cá.
Pouca coisa sobre quem defende a liberdade dar pessoas em empreender e não serem roubadas pelo Estado.
Gosto muito do canal, mas esse video é um desfavor politico. Liberalismo e autoritarismo estao em outro eixo politico, assim como esquerda e direita. Tentar explicar liberalismo com exemplo de pessoas é associar todas as acoes dessa pessoa a uma ideologia quando na verdade é preciso entender as definicoes da ideologia e isolar cada acao dessa pessoa. Acaba confundindo mais do que ajudando. Fica clara a confusao dos conceitos quando falam: liberalismo no brasil. O conceito de liberalismo é um só. Politicos que se proclamam liberais nao sao liberais só por falarem isso. Por isso é importante entender o conceito para poder identificar picaretas. Em todo caso isso nao tira o merito dos excelentes videos que fazem por aqui.
Ótimo canal!
Parabéns,!
Viva o livre mercado
Viva!
Nós libertários defendemos o Estado somente naquilo que ele faz melhor, mais barato e mais rápido que a iniciativa privada! Ou seja NADA
Perfeito!!! 👏👏👏👏👏
Imposto justo é de 0%
Excelente! Só uma observação: o "faire" é meio que o camaleão do francês e empresta muitos significados. É tipo o "get" do inglês, mas não significa o mesmo, claro. "Laissez-faire" pode ser traduzido como "deixe acontecer", o que cabe muito mais no conceito de liberalismo do que "deixe fazer", se eu bem entendi. "Deixe acontecer", isto é, não interfira (na economia, mas na vida dos outros, aí é outra história, né?). Mas, eu adorei a tua explicação.
O vídeo ta excelente BBC, mas esse final ai deixou muito a desejar.
Um vídeo pra definir liberalismo repleto de meias verdades (cadê osresultado dos governos Reagan, Thatcher e Pinochet?! IDH, PIB, desemprego, qlq coisa?!) e repleto de criticas. Quem diria?! Boa matéria enviesada pra manter na ignorância a quem é conveniente. Quem tiver interesse só pesquise os avanços nos países que adotaram politicas liberais de forma consistente. Atenção especial aos gráficos de liberdade econômica dos países junto com seu IDH. Infalivelmente quando um sobe o outro acompanha. Pq será?! Fica a reflexão.
Será mesmo? Peru tem mais liberdade econômica do que a França, quem tem IDH maior? El Salvador tem mais liberdade econômica que quase todos os países da América Latina, lá é muito bom né? Todos os exemplos de sucesso usados por neoliberais acabam sendo na verdade keynesianos em sua essência, com o estado sempre interferindo a fazendo políticas públicas.
A matéria mostra o que aconteceu.
Você que quer construir uma mentira, pra manter o seu discurso ideológico.
@@shinamuro sim..sem citar nenhum, repito, nenhum dado. Eu que tô em dissonância cognitiva pra manter a ideologia. Vai na fé... rs
@@gustavol2977 Esquerdistas usam dados qdo os convém e sem vergonha alguma de os manipular. Vamos lá: comparar Peru c França?! Preciso explicar as incompatibilidades abissais da sua falsa simetria?! Sejamos justos, compare Peru com outro sulamericanos. Vc não quer ver esse dado, né?! rs... El Salvador esta tendo liberdade econômica agora, foram anos de economia fechada. Presumo q vc saiba disso tb, mas tem q ignorar pra permanecer em dissonância. O que tem acontecido com El Salvador agora, comparado com o próprio El Salvador dos últimos anos em que tinha uma economia mais fechada?! Melhor ignorar esses dados tb, neh?!
Amigo vc pode acreditar no que quiser, não tenho pretensão de convencer ninguém, sobretudo quem vive negando a realidade e consumindo só o que possui viés de confirmação daquilo que acredita, por mais q não seja verdade. Isto posto, vc tem direito a suas próprias opiniões, não aos próprios fatos. Os gráficos estão lá e mostram uma correlação entre liberdade econômica e avanço dos medidores sociais. O que você sente ou seu ego que não permite admitir que está errado não mudam esse fato.
p.s.:desculpa por isso. Abraço!
tras os dados ai então meu amg@@MSRM1986
ou seja,meu filho quero que seja liberal,minha filha conservadora
Ótimo video DESinformativo. Recheado de críticas ao liberalismo e propositalmente não mencionando todo o bem estar social e econômico que os países que o adotaram passaram a vivenciar.
Nenhuma fonte ou aspas de liberal. Inacreditável.
Para uma PARTE da sua população, e as custas de muito sangue nas periferias globias (América, África e Ásia). Bancar bem estar social com desgraças dos outros, fácil demais.
@@AlexCosta001 Se é fácil porque você não faz? Vai lá, prove que é capaz.
@@Adalberto.Ikegami eu sou um estado então? Eu, uma pessoa física, vou invadir países, roubar suas riquezas naturais, explorar seu povo, roubar seus artefatos culturais? Eu, uma pessoa de carne e osso?
Mas gnt, por isso a gnt fala q liberal vive numa mundo de suposições malucas.
Esse vídeo é muito bom. Explica as origens e exatamente a realidade no Brasil.
Parabéns Nathalia Passarinho pelo bebê ❤️
A Thatcher salvou os ingleses da falência.
O Neoliberalismo é o Comunismo da Direita. Duas Utopias para os sonhadores de cada espectro político...
Antes falavam que o anarcocapitalismo era o comunismo da direita, agora estão colocando a utopia da direita mais a esquerda e citando até mesmo um modelo de governo que não só foi aplicado, como é um dos mais bem sucedidos da história.
@@filippepereira3543 quando existir um Mercado sem nenhuma regulação do governo, digo nenhuma, nenhuma mesmo, sem subsídio Estatal para nada, nada, nadinha, gaste seu próprio dinheiro, aí você vem me falar de Neoliberalismo aplicado. Existem tentativas, assim como do Comunismo, mas são duas coisas que nunca, repito NUNCA, serão alcançadas na prática. Os dois abominam o Estado, mas mamam nas tetas dele incansavelmente, por isso nunca saíram totalmente do papel. Pelo menos quando fracassam sempre vai haver a desculpa que foram "deturpados" 🤷🏻♂️.
@@filippepereira3543 o pib cresceu, mas a desigualdade e o desemprego tbm, o erro da mão invisível é que ela não é humana, ela é implacável e selvagem, o desenvolvimento econômico é acelerado quando se explora mais a base da pirâmide mas não é sustentável a longo prazo como se pode ver na historia, um modelo justo e prospero para todos é impossível de ser alcançado no capitalismo selvagem, a interferência humana por meio do estado é necessária para tornar o sistema mais humano e justo.
Eles só não vende a mãe porque já não aceitam cheque sem fundo 😂
@@filippepereira3543cite um país não colonizador nem parte de império colonizador, que era grande, populoso, pobre e na periferia do capitalismo e que se desenvolveu integralmente com políticas neoliberais....Eu não consigo lembrar de nenhum...vc me ajuda??
Discordancia apenas pontual.
Por outro lado, muita saude a vc e o nenem ❤❤❤❤❤
17:08 Aquela "segregadinha" do "bem" 😃
Tbm tive essa impressão 😅
Machucou?
Pow citou somente autores oposicionistas??? Distorceu totalmente a visão do que é ser um libertário!!!
NAO SEJA LIBERAL !
SEJA LIBERTÁRIO!
O CÁLCULO ECONÔMICO É IMPOSSÍVEL NO SOCIALISMO!
Piorou kkkkkkkk
@@ander6368 melhor ser socialista? hahahahahahaaa
Parabéns pelo jornalismo sério que exerce!
Vídeo bem editado como sempre, mas completamente parcial e com pegadinhas sobre o assunto.
Após falar das características do governo Bolsonaro, e logo depois comentar sobre o neoliberalismo e seus impactos negativos no aumento das desigualdades sociais, é mencionada uma declaração de 3 integrantes do FMI sobre esses impactos, só que essa declaração foi em 2016, ou seja, a cronologia errada dos acontecimentos pode gerar associações históricas equivocadas para quem vê o vídeo de forma mais "distraída".
Não estou defendendo Bolsonaro nem o neoliberalismo, mas colocações como essa acabam manipulando a percepção dos espectadores que assistem ao vídeo.
Outro detalhe é a predominância de "especialistas" com viés progressista ou de esquerda, tomando como informações verdadeiras apenas a visão de um espectro ideológico.
Excelente trabalho de produção e conteúdo, parabéns à todos. Esse tema precisa ganhar força e abrir debates sobre qual seria um modelo adequado, naturalmente eclético, para cuidarmos melhor do Brasil para o nosso povo.
Por isso que o Chile é o país mais desenvolvido da América Latina.
Adam Smith NUNCA falou sobre "mão invisível" do mercado. Em todos os seus escritos (incluindo cartas pessoais) o pai da economia cita o nome "mão invisível" apenas 3 vezes. Uma delas é em um livro de astronomia que ele escreveu e as outras duas vezes nada tem haver com a "auto-regulação" do mercado. Já passou da hora de desmentir esse mito
Qualquer um que tenha estudado economia política e economia austríaca de forma honesta, entende que liberalismo e conservadorismo são opostos. Você pode querer um estado mínino na economia e forte no controle das liberdades individuais, só não chame isso de liberalismo, porque não é.
Estão de parabéns, pior analise política feita glossário político da BBC 👏
Os "especialistas" ouvidos foram todos do espectro político opostos ao analisado. Só argumento de "autoridade" de alto nível 👌
Começou bem, depois se perdeu em confusão entre o verdadeiro papel do Estado e ideologias políticas de esquerda. Este tema, Papel do Estado, deveria ter sido melhor analisado verificando a realidade de outras economias socialmente mais desenvolvidas e justas como, por exemplo, muitas localizadas na Europa Ocidental.
A reportagem pra quem está tendo um primeiro contato sobre o tema liberalismo é excelente, porém deixa a desejar por não ter acrescentado Adam Smith e o Jonh hobbies os dois maiores filósofos do liberalismo.
É importante falar desses dois porque eles trazem a visão transparente de que o Estado não pode legislar o corpo das pessoas, e as pessoas não podem nunca fazer algo que tenha uma lei que proíba. Ou seja, o Estado só faz o que tá aprovado pela lei específica e o individua nunca terá a liberdade pra entrar em conflito com as leis. Essas idéias de Smith e hobbies são o alicerce do liberalismo.
❤❤❤
Falou sim , dos dois e John loke tbm.
@@SophiManueCitaram BREVEMENTE...falaram mais do bolsonarismo que dos percussores do movimento 😂
Infelizmente quando chegou o assunto abordando o Brasil, começou a distorcer o conceito liberal . Uma pena a jornalista deixar-se levar pela sua opção política.
O título do vídeo deveria ser: por que ser liberal é ruim?
Abordagem absolutamente enviesada, apresentando rigorosamente TODAS as opiniões de "especialistas" negativas.
Isso não é jornalismo, mas sim panfleto político.
Que papelão, BBC Brasil.
hahahahahhaha
O vídeo expõe as características dos liberais brasileiros. Você que quer fingir que essas características não existem.
@@shinamuro O vídeo é apresentado com a proposta de expor o liberalismo, não os falsos liberais brasileiros
@@samuelcremascopavandeolive7934, é você quem decide o que é falso ou verdadeiro?
O vídeo apresenta diversas correntes políticas que usam a expressão Liberal como autodenominação.
As correntes brasileiras mais representativas estão retratadas no vídeo.
vc esqueceu de acrescentar q o oposto de Liberal é o "Aproveitador" ou "esponja", como preferir.